A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA PROMOÇÃO DO SANEAMENTO AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA PROMOÇÃO DO SANEAMENTO AMBIENTAL"

Transcrição

1 XXI ENCONTRO TÉCNICO AESABESP A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA PROMOÇÃO DO SANEAMENTO AMBIENTAL São Paulo/SP, 11 de Agosto de 2010 GERMANO HERNANDES FILHO

2 PARADIGMA DA MODERNIDADE

3 PARADIGMA DA MODERNIDADE - CARACTERÍSTICAS GERAIS Desenvolvimento Social medido pelo crescimento econômico; Crescimento Econômico contínuo e baseado na industrialização e na tecnologia virtualmente infinitos; Descontinuidade entre natureza e a sociedade;

4 PARADIGMA DA MODERNIDADE - CARACTERÍSTICAS GERAIS Natureza é matéria prima para a produção, que por sua vez garante a continuidade da transformação social; Transformação Social que se assenta na propriedade privada dos bens de produção; Que gera um individualismo possessivo, consumismo, exclusão social e degradação ambiental.

5 PARADIGMA EMERGENTE

6 PARADIGMA EMERGENTE- CARACTERÍSTICAS GERAIS O Desenvolvimento Social é medido pelo modo como são satisfeitas as necessidades humanas fundamentais e é tanto maior quanto mais diverso e menos desigual; O ser humano não é o centro da teia da vida, mas apenas um dos seus elementos; Desenvolvimento Integrado e Sustentável.

7 COMPARAÇÕES ENTRE PARADIGMAS MODERNIDADE EMERGENTE racional racional/intuitivo fragmentado holístico democracia/ representativa democracia/ interativa e participativa setorialidade intersetorialidade

8 COMPARAÇÕES ENTRE PARADIGMAS MODERNIDADE EMERGENTE egocêntrico ciência ecológico ciência/intuição centralização distribuído globalização glocalização

9 GLOCALIZAÇÃO É a possibilidade da conexão GLOBAL LOCAL A Globalização ao contrário do que se imagina, não leva uma aldeia global, mas a unidades de aldeias localizadas globais. Assim o Global se localiza e o Local se globaliza quando ativa suas conexões externas.

10 GLOCALIZAÇÃO LOCALIZAR não é encontrar um local. É criar um LOCAL (bairro, município, região). Existe LOCALIZAÇÃO se existir perspectiva de um futuro compartilhado por uma coletividade e puder ser antecipada no presente.

11 GLOCALIZAÇÃO O que chamamos de Desenvolvimento é o caminho em direção ao futuro desejado ou seja é a caminhada que depende do coletivo humano estável à partir do presente. Esta estabilidade do coletivo humano requer cooperação, que por sua vez leva a comunidade à interdependência, a parceria, a flexibilidade, a diversidade e a se reciclar continuamente. Cooperação é um atributo do modo como as pessoas se organizam.

12 ESTAMOS FALANDO... DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL - DLIS

13 DLIS CAPITAL NATURAL. CAPITAL HUMANO.

14 DLIS MAS POR QUE APESAR DESTE CAPITAL HUMANO, ALGUMAS COMUNIDADES NÃO ESTÃO CONSEGUINDO SE DESENVOLVER?

15 DLIS PORQUE EM CERTOS AMBIENTES SOCIAIS AS PESSOAS NÃO SE SENTEM COM PODER SUFICIENTE PARA PROMOVER COLETIVAMENTE O SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO.

16 DLIS CAPITAL SOCIAL. = REDE SOCIAL.

17 Centralizada Descentralizada Distribuída Hierarquia Hierarquia Rede

18 DLIS NOVA CIÊNCIA DAS REDES Barabási, Strogatz, Watts VERTENTES análise de redes sociais; redes como estruturas que se desenvolvem; redes como sistemas dinâmicos complexos.

19 DLIS NOVA CIÊNCIA DAS REDES maior a conectividade e grau de distribuição da rede; menor o Mundo; Empoderamento Social;

20 DLIS Esse poder que passa da coletividade para cada pessoa é o CAPITAL SOCIAL da comunidade. O CAPITAL SOCIAL É A CAPACIDADE DE COOPERAÇÃO AMPLIADA SOCIALMENTE.

21 DLIS 1% das pessoas conectadas

22 DLIS Sociedades só se transformarão em comunidades sustentáveis à medida que seus padrões de organização e de convivência social forem capazes de constituir ambientes favoráveis ao desenvolvimento humano e social, o que depende não há como negarmos da maneira como as pessoas interagem e de como regulam seus conflitos.

23 DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL Humano

24 DESENVOLVIMENTO HUMANO Educação; Saúde; Habitação; Esporte e Lazer; Renda;

25 DESENVOLVIMENTO HUMANO Segurança; Alimentação; Transporte; Empreendedorismo Cooperativo.

26 DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL Humano Social

27 DESENVOLVIMENTO SOCIAL O CAPITAL SOCIAL SERÁ BAIXO: Hierarquia; Centralização / Multicentralização; Assistencialismo; Clientelismo.

28 DESENVOLVIMENTO SOCIAL O CAPITAL SOCIAL = REDE SOCIAL SERÁ ALTO: Maior a conectividade entre as pessoas; Maior o grau de distribuição da rede; Democracia Completa

29 DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL Político Humano Social

30 DESENVOLVIMENTO POLÍTICO O CAPITAL SOCIAL SERÁ ALTO: Maior a conectividade entre as pessoas; Maior o grau de distribuição da rede; Democracia Completa

31 DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL Político e Econômico Econômico Político

32 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Crescimento Econômico não significa necessariamente DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Não é possível distribuir renda, que é um dos fatores do Desenvolvimento, enquanto a Riqueza, o Conhecimento e o Poder estiverem concentrados.

33 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Diversidade Econômica; Vários empreendedores; Circulação de Mercadorias e Moeda; Inovação; Crescimento Econômico; Sócio-Econômico.

34 DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL Territorial Político e Econômico Humano Social

35 DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Planejamento Urbano Uso e Ocupação do Solo, Plano Diretor; Sistema de Transporte e Circulação; Sistemas de Redes de Energia. Sistemas de Telecomunicação. Obras Públicas e Privadas.

36 DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL Territorial Ambiental Político e Econômico Humano Social

37 DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL Gestão dos Recursos Hídricos; Saneamento Ambiental Água, Esgoto Sanitário, Drenagem e Resíduos Sólidos; Programa para Proteção, Recuperação, Conservação e Melhoria do Ambiente; Educação Ambiental.

38 Cultural Territorial Ambiental Humano e Social Econômico Político

39 Não se pode deixar de reconhecer que alguns indivíduos, como alguns povos, conseguiram guiar suas vidas individuais ou culturas, de maneira mais harmoniosas e organizada que outros, pois a harmonia quer dizer proporção, concordância ou adequação recíprocas entre as partes de um todo.

40 Se admitirmos que indivíduos ou povos cultos são aqueles que conseguiram essa harmonia e essa organização, cultura seria uma capacidade de compreender equilibradamente os vários aspectos: materiais, naturais, artificiais e espirituais do mundo em que se vive.

41 Portanto homem culto não seria aquele que tão somente, conseguiu aprender ciências; pois esses correspondem a um domínio sobre a natureza que nada tem a ver com o equilíbrio interno do cientista.

42 Nem será culto aquele que domina as artes; pois também esses se limitam as emoções, nada tendo a ver diretamente com os conhecimentos. Muito menos cultos seriam aqueles que conseguiram poder sobre seus semelhantes; pois esse não implica necessariamente harmonia interna.

43 Por isso é possível dizer-se que cultura dentro de sua variabilidade, é unidade de desígnios ou seja unidade de projetos. Se tudo que existe para um determinado povo puder ser visto como decorrente de um projeto (desígnio) unitário, então podemos afirmar que esse povo subordina-se a uma cultura.

44 Isto é, o desenvolvimento da cultura é como que dirigido por uma integração, tanto no campo da sociedade como no do indivíduo. Ambos têm de se integrar segundo um dado modelo. Se não, poderá ser um povo civilizado, mas não necessariamente culto.

45 OBRIGADO.

46 Germano Hernandes Filho Av. Aniloel Nazareth, 5650 Mansur Daud CEP: São José do Rio Preto/SP FONE: (17)

Uso racional da água de abastecimento e a conservação das águas urbanas.

Uso racional da água de abastecimento e a conservação das águas urbanas. Construção Sustentável e Água Uso racional da água de abastecimento e a conservação das águas urbanas. Wilson Passeto Maceió, 10 de junho de 2010 As cidades como protagonistas das mudanças Representam

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. 1/5 LEI Nº 4588 de 03 de setembro de 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. MARCOS JOSÉ DA SILVA, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que

Leia mais

COBESA SALVADOR - BAHIA 11 A 16 DE JULHO DE

COBESA SALVADOR - BAHIA 11 A 16 DE JULHO DE A necessária interface entre as Políticas de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano, de Saneamento Básico e de Saúde com a Política de Gestão das Águas: a Qualidade das Águas como Indicador da Eficiência

Leia mais

Projeto Akvolernigi (Parceria UNICAMP/SABESP intermediado pela ABES-SP)

Projeto Akvolernigi (Parceria UNICAMP/SABESP intermediado pela ABES-SP) AKVO = Água I - Projeto Akvolernigi (Material preparado para o Curso) LERNIGI = Ensinar, I - Aspectos Legislativos e Instrumentos de Gestão Aprender e Fazer a) Princípios Gerais do Direito Ambiental b)

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável A Educação Ambiental no Saneamento CONCEITO E BASE LEGAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO Educação Ambiental Art. 1 Entendem-se por educação ambiental

Leia mais

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016 Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas Penedo, dezembro de 2016 Revitalização de Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão. Água como elemento integrador

Leia mais

Arquitetura das redes sociotecnicas em São Paulo e no Rio de Janeiro

Arquitetura das redes sociotecnicas em São Paulo e no Rio de Janeiro Arquitetura das redes sociotecnicas em São Paulo e no Rio de Janeiro Paula Sobrino de Souza Assumpção Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Prof. Rodrigo Mesquita Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

CONCEITOS e FUNDAMENTOS

CONCEITOS e FUNDAMENTOS DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DO TURISMO CONCEITOS e FUNDAMENTOS Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira - marcos.ufpr@yahoo.com.br Docente e Pesquisador Universidade Federal do Paraná PPGGEO/PPGTUR/ Laboratório

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A POLÍTICA NACIONAL E O SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei 6.938/1981 Regulamentada pelo Decreto 99.274/1990 Objetivo geral: preservação, melhoria e recuperação

Leia mais

Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural

Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural Política de Gestão da Paisagem e Diversidade Cultural PDDI-RMBH Dezembro de 2010 A Política e seus Programas Programa 1- Conformação de Complexos Ambientais Culturais na RMBH Programa 2- Valorização e

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO PROJETO DE LEI DE REVISÃO DO PLANO PLURIANUAL PARA

CONGRESSO NACIONAL COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO PROJETO DE LEI DE REVISÃO DO PLANO PLURIANUAL PARA CONGRESSO NACIONAL COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO PROJETO DE LEI DE REVISÃO DO PLANO PLURIANUAL PARA 2004-2007 (Projeto de Lei nº 41/2005-CN) PARECER DA COMISSÃO SUBSTITUTIVO

Leia mais

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente.

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente. Muito obrigado a todos que participaram da primeira rodada de discussões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. As seis discussões focaram nos temas Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 Art. 4 o São princípios básicos da Educação Ambiental: Princípios Básicos I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;

Leia mais

O POTENCIAL DA GERAÇÃO DE EMPREGO E A O DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO DE LONDRINA (PR) 1

O POTENCIAL DA GERAÇÃO DE EMPREGO E A O DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO DE LONDRINA (PR) 1 O POTENCIAL DA GERAÇÃO DE EMPREGO E A O DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO DE LONDRINA (PR) 1 1. INTRODUÇÃO Celina Hiromi Tamaki Ota 2 Cristiane Mansur de Moraes Souza 3 O tema do presente artigo é o Desenvolvimento

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL A sociedade brasileira experimenta nas últimas décadas o seu mais longo caminho para a democracia. Já estamos na 6ª edição de um processo de alternância do poder central do

Leia mais

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico O que é sustentabilidade? Um caminho para a sustentabilidade: Recursos Naturais Degradação

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM. Panorâmica Municipal Integrada

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM. Panorâmica Municipal Integrada Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal do Meio Ambiente Centro de Educação e Informação Ambiental EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SMAM Panorâmica Municipal Integrada 2016 Jaqueline Lessa Maciel

Leia mais

Desafios e Possibilidades nas Interações entre 1º,2º e 3º Setor

Desafios e Possibilidades nas Interações entre 1º,2º e 3º Setor Desafios e Possibilidades nas Interações entre 1º,2º e 3º Setor Qual seu sonho de futuro? Que tipo de futuro queremos? Crianças brasileiras são as mais estressadas do mundo Pesquisa canal de TV Nickelodeon

Leia mais

"DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 1134, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010 "DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". HERCULANO CASTILHO PASSOS JÚNIOR, Prefeito da

Leia mais

Questões Ambientais e Aspectos Legais

Questões Ambientais e Aspectos Legais 1 Questões Ambientais e Aspectos Legais 2 Questões Ambientais Constituição Federal Brasileira Art. 225: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMENTA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINA: Educação Ambiental EMENTA: Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental.

Leia mais

25/03/2011. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes

25/03/2011. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes IFMA - Campus Bacabal Prof.M.Sc. Maron Stanley S. O. Gomes 21 A Agenda 21 Global é um programa de ação que 179 países assumiram para cuidar do planeta. Ela tem

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 165, DE 23 DE MAIO DE Projeto de lei de autoria do Poder Executivo

LEI COMPLEMENTAR Nº 165, DE 23 DE MAIO DE Projeto de lei de autoria do Poder Executivo O PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ Projeto de lei de autoria do Poder Executivo Cria o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Taubaté COMDEMAT FAZ SABER que a Câmara Municipal aprova e ele sanciona e promulga

Leia mais

SSM. SSM - Smart Strategy Management (Industrial Revolution Expertise) Indústria 4.0. Você está se preparando para a nova Revolução Industrial?

SSM. SSM - Smart Strategy Management (Industrial Revolution Expertise) Indústria 4.0. Você está se preparando para a nova Revolução Industrial? SSM Indústria 4.0 Você está se preparando para a nova Revolução Industrial? 1 AMBIENTE E DESAFIOS DA I.4.0: Alta complexidade nos sistemas Alta conectividade virtual Um dos maiores desafios da 4ª Revolução

Leia mais

Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013.

Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013. III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013. SOCIEDADE DE RISCO * Uma sociedade que se expões ao

Leia mais

A Questão Ambiental PETER BERNSTEIN (1996) Direito Ambiental

A Questão Ambiental PETER BERNSTEIN (1996) Direito Ambiental Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CTGÁS-ER Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis DISCIPLINA: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos DOCENTE: Hugo Alexandre M. Fonseca Art. 225, parágrafo 1, inc. VI,

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DOS AFLUENTES MINEIROS DO BAIXO PARANAÍBA PN3

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DOS AFLUENTES MINEIROS DO BAIXO PARANAÍBA PN3 COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DOS AFLUENTES MINEIROS DO BAIXO PARANAÍBA PN3 Presidente: Cristina Garvil CBH-PN3 Criado em 30 de abril de 2004, através do Decreto nº 43.797. CBH-PN3 possui 64 membros entre

Leia mais

Escola Santi. Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012

Escola Santi. Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012 Escola Santi Trabalho de Geografia: Desenvolvimento Sustentável Respeito ao Meio Ambiente Qualidade de Vida Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012 Alunos: Felipe Barbosa

Leia mais

GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS ESTRUTURA ECOLÓGICA DO MUNICIPIO DE SETÚBAL

GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS ESTRUTURA ECOLÓGICA DO MUNICIPIO DE SETÚBAL GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS Estrutura da apresentação: 1. Enquadramento 2. Objetivos 3. Metodologia 4. Estrutura Ecológica Municipal (EEM) 5. Compatibilização com o PROTAML 6. Corredores Ecológicos 7.

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GOVERNO "FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR

DIRETRIZES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GOVERNO FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR DIRETRIZES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GOVERNO "FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR A COLIGAÇÃO FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR, com o objetivo de atender à Legislação Eleitoral e de expressar os compromissos programáticos

Leia mais

Só muda, cria, transforma, revoluciona, quem for realista! Sonhar juntos vira realidade!!

Só muda, cria, transforma, revoluciona, quem for realista! Sonhar juntos vira realidade!! Só muda, cria, transforma, revoluciona, quem for realista! Sonhar juntos vira realidade!! Muitas pessoas acreditam que invenção é algo que brota da mente de alguém. Essa é uma visão romântica que pouco

Leia mais

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa Smart Cities Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa O que é uma Cidade Inteligente? Usa da tecnologia para melhorar a qualidade

Leia mais

Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP

Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP IV Conferência sobre Mudanças Globais Abril 4-7 2011 São Paulo Pedro Roberto Jacobi Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da

Leia mais

Faculdade de Ciências e Tecnologias

Faculdade de Ciências e Tecnologias Faculdade de Ciências e Tecnologias Universidade Nova de Lisboa Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente Duração: 5 anos Grau: Mestrado Coordenador: Maria de Graça Martinho Objectivos: A Engenharia

Leia mais

TEMA 11 Gestão Ambiental e Saneamento Conflitos com a Urbanização

TEMA 11 Gestão Ambiental e Saneamento Conflitos com a Urbanização TEMA 11 Gestão Ambiental e Saneamento Conflitos com a Urbanização GRUPO Je SeokYon Marcelo Oliveira Homa Pedro Palma Saneamento - ações relacionadas com ões relacionadas com: Abastecimento de água tratada;

Leia mais

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL

POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Título do Trabalho POLÍTICAS TERRITORIAIS URBANAS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA LOCAL Nome do Autor (a) Principal Gabriela Ribeiro da Silva Campos Nome (s) do Coautor (a) (s) Adriana Fortunato de Almeida;

Leia mais

M4: Trabalho realizado por: Vanessa Cardoso Nrº ºH Disciplina: Área de Integração Professora: João Mesquita

M4: Trabalho realizado por: Vanessa Cardoso Nrº ºH Disciplina: Área de Integração Professora: João Mesquita EB1 JI Fundo de Vila Ano letivo de 2012/2013 EB1 JI Parque AGRUPAMENTO DE ESCOLAS M4: 3.3 Homem-Natureza: uma relação sustentável? 6.2 O desenvolvimento de novas atitudes no trabalho e no emprego: o empreendedorismo

Leia mais

CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL FORUM 2012 Governação e Gestão das Cidades à luz da Estratégia EU 2020 EIXO ATLÂNTICO VIANA DO CASTELO CIDADES, ENERGIA E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL Joaquim Borges Gouveia, DEGEI U. AVEIRO Luís Castanheira.

Leia mais

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. MEDIAÇÕES ENTRE A PROMOÇÃO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-

Leia mais

Painel II: Pesquisa e Desenvolvimento em Mobilidade

Painel II: Pesquisa e Desenvolvimento em Mobilidade Painel II: Pesquisa e Desenvolvimento em Mobilidade Palestra: Mobilidade Urbana Sustentável: Programas e Ações do MCTI para Pesquisa e Desenvolvimento Sônia da Costa Secretária Interina de Ciência e Tecnologia

Leia mais

BACIA DO RIO JOANES BREVE DIAGNÓSTICO

BACIA DO RIO JOANES BREVE DIAGNÓSTICO BACIA DO RIO JOANES BREVE DIAGNÓSTICO Geneci Braz de Sousa Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gestor da APA Joanes-Ipitanga Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA OS MANANCIAIS

Leia mais

Homem Ambiente. HOMEM PRIMITIVO para sobreviver. As forças da natureza. Vegetais e animais HOMEM NÔMADE. Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO

Homem Ambiente. HOMEM PRIMITIVO para sobreviver. As forças da natureza. Vegetais e animais HOMEM NÔMADE. Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO Homem Ambiente HOMEM PRIMITIVO para sobreviver As forças da natureza Vegetais e animais HOMEM NÔMADE Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO AVANÇOS TECNOLÓGICOS Como está nossa dependência da natureza? 1 A Biosfera

Leia mais

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral 1. Conceito A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

A importância da engenharia para a qualidade de vida e desenvolvimento dos municípios

A importância da engenharia para a qualidade de vida e desenvolvimento dos municípios A importância da engenharia para a qualidade de vida e desenvolvimento dos municípios Coordenador Eng. Civil Bernardo Abraão Lopes Instrutores Eng. Civil Alaize Elizabeth Gonçalves Eng. Civil Anderson

Leia mais

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária Regularização Fundiária de Assentamentos Informais em Áreas Urbanas Disciplina: Regularização Fundiária e Plano Diretor Unidade 02 Professor(a): Laura Bueno e Pedro Monteiro AULA 2. Aspectos Ambientais

Leia mais

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTA DE BELGRADO - 1975 Defende as bases para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos

Leia mais

OS CAMINHOS DO RIO GRANDE DO NORTE SUGESTÕES PARA UMA POLÍTICA AMBIENTAL

OS CAMINHOS DO RIO GRANDE DO NORTE SUGESTÕES PARA UMA POLÍTICA AMBIENTAL OS CAMINHOS DO RIO GRANDE DO NORTE SUGESTÕES PARA UMA POLÍTICA AMBIENTAL SUMÁRIO 1. Concepção Paradigmática 2. Aspectos da Estrutura Organizacional do Estado 3. Proposições para o Planejamento Ambiental

Leia mais

Cooperação, cidadania e educação.

Cooperação, cidadania e educação. Cooperação, cidadania e educação www.juliofurtado.com.br O sentido de educar Educar é favorecer a expansão das potencialidades do outro para que ele possa integrar-se de forma ativa à sociedade em que

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

BAFATÁ MISTI IAGU ABASTECIMENTO E GESTÃO DE ÁGUA À CIDADE DE BAFATÁ. Miguel Silva Andreia Gonçalves

BAFATÁ MISTI IAGU ABASTECIMENTO E GESTÃO DE ÁGUA À CIDADE DE BAFATÁ. Miguel Silva Andreia Gonçalves BAFATÁ MISTI IAGU ABASTECIMENTO E GESTÃO DE ÁGUA À CIDADE DE BAFATÁ Miguel Silva Andreia Gonçalves Lisboa, 06 de Junho de 2013 2 COMO ACTUA A TESE? INVESTIGAÇÃO Desenvolvemos estudos e trabalhos de investigação,

Leia mais

SEMINÁRIO DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA INDÚSTRIA

SEMINÁRIO DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA INDÚSTRIA SEMINÁRIO DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA INDÚSTRIA PAINEL 1: Saneamento e Segurança Hídrica: Oportunidades e Desafios para o Executivo As Interfaces de uma Política de Segurança Hídrica MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no

Leia mais

Seminário franco-brasileiro sobre saúde ambiental : água, saúde e desenvolvimento. 1ª sessão : Água, saúde e desenvolvimento : que direitos?

Seminário franco-brasileiro sobre saúde ambiental : água, saúde e desenvolvimento. 1ª sessão : Água, saúde e desenvolvimento : que direitos? Seminário franco-brasileiro sobre saúde ambiental : água, saúde e desenvolvimento 28-30 de junho de 2011, Auditório da Fiocruz, Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília - Brasília DF 1ª sessão

Leia mais

TIETÊ: esse rio é nosso!

TIETÊ: esse rio é nosso! TIETÊ: esse rio é nosso! EE Dr Reinaldo R. da Silva Professor(es) Apresentador(es): Acquarone, Regina reacquarone@gmail.com Costa, Suely suelycriscosta@gmail.com Realização: Foco do Projeto AÇÕES REALIZADAS

Leia mais

Planejamento Urbano. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

Planejamento Urbano. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Planejamento Urbano Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira REFLEXÃO Introdução Evolução do Urbanismo Planejamento Urbano Desafios contemporâneos e Oportunidades Caminho a seguir O planejamento territorial

Leia mais

O papel das ADL e o Desenvolvimento Rural: Balanço e Perspetivas e Propostas de Ação para 2030

O papel das ADL e o Desenvolvimento Rural: Balanço e Perspetivas e Propostas de Ação para 2030 O papel das ADL e o Desenvolvimento Rural: Balanço 2014-2020 e Perspetivas e Propostas de Ação para 2030 Ciclo de Conferências Políticas de Agricultura e Desenvolvimento Rural: Balanço 2014-2020, Perspetivas

Leia mais

PLATAFORMA PARA AS ELEIÇÕES 2.014

PLATAFORMA PARA AS ELEIÇÕES 2.014 PLATAFORMA PARA AS ELEIÇÕES 2014 Considerando que a Bacia do Rio Paraguai abrange a maior planície inundável do planeta, o Pantanal; Considerando que a bacia abriga mais de 8 milhões de habitantes com

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA POLÍTICA DE SANEAMENTO BÁSICO E DE RECURSOS HÍDRICOS

ASPECTOS LEGAIS DA POLÍTICA DE SANEAMENTO BÁSICO E DE RECURSOS HÍDRICOS AILTON FRANCISCO DA ROCHA Superintendente de Recursos Hídricos Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe 09 DE DEZEMBRO DE 2015 POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS (LEI Nº 9.433/1997):

Leia mais

NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades

NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades NORTE ON BIKE: Mais Bicicletas: Melhores Cidades Fernando Gomes CCDR-N Porto, 19 de abril de 2017 norte2020.pt Sumário Enquadramento 1. Objetivos 2. Ações 3. Modelo de Governação 4. Cronograma Enquadramento

Leia mais

VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE. Políticas Públicas. Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade

VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE. Políticas Públicas. Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE Políticas Públicas Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade Políticas Públicas e Saneamento Ambiental Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade Constituição

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 1/5 LEI Nº 3274, de 28 de outubro de 2009. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. MILTON SERAFIM, Prefeito Municipal de Vinhedo, Estado de São Paulo, usando de suas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano ANO LETIVO: 2018 / 2019 Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais e urbanas Tema IV A população: como se movimenta e comunica Tema V Portugal

Leia mais

Como a família pode ajudar a escola? Maria Izabel de Oliveira Massoni

Como a família pode ajudar a escola? Maria Izabel de Oliveira Massoni Como a família pode ajudar a escola? Maria Izabel de Oliveira Massoni O que é da escola? O que é da família? No que a escola pode ajudar a família? No que a família pode ajudar a escola? De que família

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no

Leia mais

Região do Médio Tejo. Características e Desafios

Região do Médio Tejo. Características e Desafios Região do Médio Tejo Características e Desafios 09 março 2015 A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Território e Municípios A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Atribuições e Competências das

Leia mais

O ESTATUTO DA CIDADE E O USO DAS PROPRIEDADES PÚBLICAS URBANAS E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA ARQUITETURA DA CIDADE. ESTUDO DO BAIRRO FLORESTA DE PORTO

O ESTATUTO DA CIDADE E O USO DAS PROPRIEDADES PÚBLICAS URBANAS E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA ARQUITETURA DA CIDADE. ESTUDO DO BAIRRO FLORESTA DE PORTO O ESTATUTO DA CIDADE E O USO DAS PROPRIEDADES PÚBLICAS URBANAS E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA ARQUITETURA DA CIDADE. ESTUDO DO BAIRRO FLORESTA DE PORTO ALEGRE. INTRODUÇÃO PATRIMÔNIO ESTATUTO COMUNIDADE INTRODUÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAR A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

Leia mais

Introdução. Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia;

Introdução. Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia; Introdução Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia; Estrutura A teoria; A dimensão do homem; Teoria A dimensão da empresa; A dimensão de novas tecnologias. Tecnologia A Dimensão Infra-Estrutura

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 1/5 LEI Nº 1820, DE 4 DE OUTUBRO DE 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. OCIMAR POLLI, Prefeito Municipal de Itupeva,

Leia mais

INICIATIVA SOBRE A COALIZÃO SUSTENTABILIDADE DIÁLOGO GERAÇÃO ORGANIZAÇÕES COMUNIDADE DIVERGENTE POSITIVO EVOLUÇÃO HOLÍSTICO BENS NATURAIS SOCIAL

INICIATIVA SOBRE A COALIZÃO SUSTENTABILIDADE DIÁLOGO GERAÇÃO ORGANIZAÇÕES COMUNIDADE DIVERGENTE POSITIVO EVOLUÇÃO HOLÍSTICO BENS NATURAIS SOCIAL DIÁLOGO COMUNIDADE COOPERAÇÃO GERAÇÃO ECONÔMICO ORGANIZAÇÕES BENS NATURAIS SOCIAL PLATAFORMA COLABORATIVA RELACIONAMENTO SUSTENTABILIDADE DIVERGENTE POSITIVO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CELEIRO NATUREZAAMBIENTAL

Leia mais

De qual Educaçâo estamos falando?: De qual Ambiente estamos falando?: De quais Valores estamos falando?: O que é valioso para nós?

De qual Educaçâo estamos falando?: De qual Ambiente estamos falando?: De quais Valores estamos falando?: O que é valioso para nós? De qual Educaçâo estamos falando?: De qual Ambiente estamos falando?: De quais Valores estamos falando?: O que é valioso para nós? La Maison em Petites Cubes Kunio Kato HOPE A QUESTÃO

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II OBJETIVOS 1. Melhorar a qualidade de vida da população

Leia mais

Ex.mo Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ex.mo Senhor Presidente da Camara Municipal de Aveiro,

Ex.mo Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ex.mo Senhor Presidente da Camara Municipal de Aveiro, Ex.ma Senhora Secretária de Estado da Habitação, Professora Doutora Ana Pinho Ex.mo Senhor Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dr. António Veiga Simão Ex.mo

Leia mais

Mostra de Projetos Lixo que vale

Mostra de Projetos Lixo que vale Mostra de Projetos 2011 Lixo que vale Mostra Local de: Umuarama Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal de Umuarama

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR ES C/ 3º CICLO DR. BERNARDINO MACHADO ANO LETIVO: 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais

Leia mais

Pnad 2006 Saneamento e Habitação

Pnad 2006 Saneamento e Habitação Pnad 2006 Saneamento e Habitação 1. Avanços na situação brasileira Os indicadores da Pnad mostram que houve uma melhoria considerável nas condições de moradia da população urbana brasileira entre 2001

Leia mais

De acordo com o Michaelis...

De acordo com o Michaelis... POR QUE CONSERVAR? De acordo com o Michaelis... Conservar: manter no estado ou no lugar; fazer durar, impedir que acabe ou se deteriore; continuar a ter; durar, manter-se; reter; guardar cuidadosamente,

Leia mais

O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios. Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Raul Ristow Krauser

O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios. Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Raul Ristow Krauser O desenvolvimento rural brasileiro cenário atual e desafios Movimento dos Pequenos Agricultores MPA Raul Ristow Krauser www.mpabrasil.org.br MUNDO EM CRISE Crise Alimentar: 1 Bilhão de pessoas famintas

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Instrumentos de Participação Social na Gestão das Cidades

Instrumentos de Participação Social na Gestão das Cidades Instrumentos de Participação Social na Gestão das Cidades Renato Morgado Gestor Ambiental do Imaflora Presidente do COMDEMA Piracicaba www.imaflora.org Democracia Participativa e Representativa e o Papel

Leia mais

Camila, Daniel, Rossi e Thayná

Camila, Daniel, Rossi e Thayná Uma abordagem para otimizar os esforços de restauração da biodiversidade baseados na cobertura e conectividade da paisagem Artigo submetido na Restoration Ecology Camila, Daniel, Rossi e Thayná 1 Escala

Leia mais

COMPETÊNCIA TÉCNICA-COGNITIVA Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

COMPETÊNCIA TÉCNICA-COGNITIVA Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Curso: Pesquisador: Tânia Maria Barza Ramos dos Santos Sugestão de carga horária: 855 horas PERFIL TÉCNICO- PROFISSIONAL O é o profissional com visão sistêmica

Leia mais

CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 ORGANIZAÇAO DOS ESPAÇOS TERRITORIAIS 1. Organização dos espaços no país Território e fronteira Organização política do Brasil Regiões

Leia mais

Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Territorial do Município de Içara

Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Territorial do Município de Içara Uso e ocupação do solo Acessibilidade e Mobilidade Saneamento e Infraestrutura Desenvolvimento Econômico Perímetro Urbano e Parcelamento do solo Habitação Equipamentos e espaços públicos Patrimônio e Meio

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) 1972, Estocolmo, Suécia 113

Leia mais