PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA"

Transcrição

1 Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no contexto das cidades brasileiras, considerando suas articulações com os circuitos da produção e reprodução da pobreza urbana e refinar a análise espacial da exclusão social em cidades brasileiras, estabelecendo parâmetros que considerem o processo de precarização das condições de vida e a mobilidade populacional intra e interurbana. Clima urbano e qualidade sócio-ambiental José Tadeu Garcia Tommaselli, Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim Este projeto tem como objetivo identificar como se processa a produção do clima urbano em cidades médias e pequenas, partindo de uma análise das formas de estruturação do espaço, das características do uso do solo e dos materiais construtivos na geração de ilhas de calor e suas implicações no conforto ambiental. Busca também analisar a qualidade sócio-ambiental na perspectiva da relação sociedade e natureza, avaliando e propondo medidas de adaptação para a melhoria da qualidade ambiental urbana. Dinâmica climática e gestão do território Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim Este projeto de pesquisa pretende desenvolver estudos relacionados à dinâmica climática e sua influência na produção do espaço e gestão do território. A análise do clima como fenômeno geográfico indica uma concepção teórica em que, além dos estudos físicos dos elementos meteorológicos, propõe interações com o processo de produção do espaço geográfico, por meio de uma análise integrada da relação sociedade-natureza. Sob este aspecto, este projeto considera as diversas escalas climáticas que interferem nas diversas escalas geográficas, desde o ritmo climático nas escalas do cotidiano, passando pela variabilidade climática nas escalas regionais de organização do espaço até a escala das mudanças climáticas, nas escalas globais. Desenvolvem-se particularmente sub-projetos considerando a influência do clima nas cidades (clima urbano, clima e saúde, clima e conforto ambiental) e nas áreas rurais (climatologia agrícola, climatologia ecológica).

2 Dinâmica fluvial e zoneamento de áreas alagáveis em sistemas fluviais e bacias hidrográficas Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, José Tadeu Garcia Tommaselli, Paulo Cesar Rocha, Renata Ribeiro de Araújo Pretende-se com este projeto: 1) avaliar os processos em geomorfologia fluvial, assim como as variações de regime hidrológico em sistemas fluviais, a partir de medidas em campo, dados de estações fluviométricas, técnicas de laboratório e geoprocessamento, associando-os com os processos ambientais naturais e antropomórficos; 2) avaliar a influência de fatores importantes que determinam a espacialização (zoneamento) em ambientes aquáticos, a utilização do ritmo climático e sistemas produtores de tempo (massas de ar) e suas influências sobre o comportamento de variáveis limnológicas, e a influência do regime hidrométrico dos rios sobre a morfologia do sistema fluvial e da planície fluvial, possibilitando com os resultados mapear as diferentes áreas inundáveis ou em conectividade durante uma série temporal. Espera-se como resultados, o entendimento das alterações observadas no ambiente fluvial, na sua dinâmica morfológica, de escoamento, estado de degradação e de alterações no seu regime hidrológico em diferentes escalas espaciais e temporais, assim como o entendimento dos processos determinantes no próprio meio fluvial e nas vertentes. Também poderão ser obtidos produtos da aplicação da cartografia temática para a expressão dos resultados de análises espaciais e temporais, obtidas na avaliação de áreas alagáveis, disponibilidade hídrica, morfologia fluvial e relações com o regime hidrodinâmico do sistema. Tais pesquisas poder servir de suporte para a gestão dos recursos naturais e dos recursos hídricos no âmbito dos comitês de bacias hidrográficas e de políticas públicas do Estado de São Paulo. Educação ambiental e gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos Antonio Cezar Leal Projeto desenvolvido em parceria com várias instituições, visando pesquisar e intervir no grave problema sócio ambiental dos resíduos sólidos urbanos e das condições de trabalho de catadores de materiais recicláveis. São realizadas várias atividades de organização de trabalhadores, implantação de coleta seletiva e montagem de cooperativas em municípios. As pesquisas têm como foco fomentar, acompanhar e fomentar o processo de organização dos trabalhadores e do gerenciamento municipal dos resíduos sólidos.

3 Estudo de microbacias hidrográficas e do uso da terra em áreas de preservação permanente e reservas legais Antonio Cezar Leal, Cláudio Antonio Di Mauro, Edson Luís Piroli A busca da ocupação sustentada dos recursos naturais tem sido apresentada como uma das premissas para a estabilidade ambiental do planeta terra. O estudo, o planejamento e a implantação das atividades humanas tendo como base a microbacia hidrográfica além de atender à legislação ambiental atual, permite também a atuação de maneira racional, ocupando a natureza levando em conta as características de cada ecossistema como um todo, implantando atividades produtivas com menor impacto e de maneira sustentada. A análise do uso da terra nas áreas de preservação permanente e de reservas legais permite o conhecimento da situação, sobretudo relacionada aos impactos ambientais, sócio-econômicos e aos aspectos legais, oferecendo subsídios para a discussão e o estabelecimento de políticas públicas de manutenção e ou recuperação destes locais. Estudos climáticos do Estado de São Paulo José Tadeu Garcia Tommaselli, Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim Elaborar análise e/ou estudos climáticos de regiões do Estado de São Paulo e, posteriormente, um estudo global de todo o Estado de São Paulo, com base nos elementos climáticos, temperatura e pressão e radiação solar global. Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Ambiental e Agrícola Edson Luís Piroli, Eduardo Paulon Girardi Neste projeto busca-se aplicar ferramentas de geoprocessamento na coleta, análise e interpretação de dados, bem como na geração de informações georreferenciadas sobre o ambiente e sua ocupação, dando ênfase ao recorte espacial das bacias e microbacias hidrográficas.

4 Gerenciamento de recursos hídricos e planejamento ambiental Antonio Cezar Leal, Cláudio Antonio Di Mauro, Edson Luís Piroli, Paulo Augusto Romera e Silva, Renata Ribeiro de Araújo No projeto busca-se acompanhar a implantação e desenvolvimento das políticas e sistemas de gerenciamento de recursos hídricos, nacional e dos Estados brasileiros, especialmente a formação de colegiados por bacias hidrográficas. Visa-se aplicar e analisar as metodologias de elaboração de planos ambientais, de recursos hídricos e de bacias hidrográficas, bem como estudos direcionados aos demais instrumentos de gestão e à educação ambiental. Mapeamento Ambiental Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, José Mariano Caccia Gouveia, Paulo Cesar Rocha O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de produtos cartográficos a partir da elaboração e compilação de mapas do meio físico e cobertura da terra em diferentes escalas geográficas. Nesta linha de pesquisa, procura-se integrar estudos relacionados às alterações no meio físico (relevo, solos) provocadas pelas diferentes formas de ocupação das vertentes, procurando-se mapear e entender a dinâmica dos processos como erosão acelerada, perda de solo, assoreamento de canais e na formação de depósitos tecnogênicos e outros produtos associados. Esperamse como resultados, mapas e relatórios de situação e predição, que venham servir de base para o direcionamento de pesquisas tanto no campo acadêmico interdisciplinar como também servir de apoio para a administração pública local e regional (prefeitura e órgãos públicos, comitês de bacias hidrográficas). Regiões de saúde e suas articulações escalares Desenvolvimento Regional (DR) Raul Borges Guimarães O projeto visa estudar a produção da saúde coletiva em suas diversas escalas geográficas, desde o espaço intra-urbano até a escala internacional. Para isto, são consideradas as contribuições recentes da Geografia da Saúde, assim como sua interlocução com o campo da Epidemiologia e da Saúde Pública. O foco principal do trabalho é a realidade brasileira, com ênfase no processo de implementação do Sistema Único de Saúde, ainda que também seja importante a articulação desta política com escalas mais amplas que envolvem a discussão da saúde em área de fronteira internacional e em países da

5 América Latina.

6 Zoneamento hidrológico em bacias hidrográficas José Tadeu Garcia Tommaselli, Paulo Cesar Rocha Pretende-se com este projeto: 1) mapear e avaliar os fatores e processos associados com as variações de regime hidrológico em sistemas fluviais, como dados do meio físico da superfície, atmosfera, dados de estações pluviométricas e fluviométricas, mudanças na cobertura da terra, técnicas de mapeamento e geoprocessamento, associando-os com os processos ambientais naturais e antropomórficos; 2) elaborar cartas de zoneamento hidrológico e disponibilidade hídrica superficial, balanço hídrico em bacias hidrográficas em diferentes escalas espaciais e temporais; 3) avaliar a influência dos fatores e processos que determinam a espacialização (zoneamento) hidrológico superficial, em diferentes escalas de tempo. Espera-se como resultados, o entendimento das alterações observadas no sistema hidrológico superficial, na sua dinâmica de escoamento e de alterações no seu regime hidrológico em diferentes escalas espaciais e temporais, assim como o entendimento dos processos determinantes. Também poderão ser obtidos produtos da aplicação da cartografia temática para a expressão dos resultados de análises espaciais e temporais obtidas na avaliação da disponibilidade hídrica e relações com o regime hidrológico nas bacias hidrográficas. Tais resultados poderão ser de suma importância na política e gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo e Brasil.

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA

PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS AO MESTRADO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA Circuitos da exclusão social e da pobreza urbana Produção do Espaço Urbano (PEU) Raul Borges Guimarães Este projeto tem como objetivos aprofundar o conhecimento sobre os processos de exclusão social no

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS DA NATUREZA

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS DA NATUREZA Clima urbano e qualidade socioambiental Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim João Lima Sant Anna Neto Este projeto tem como objetivo identificar como se processa a produção do clima urbano em cidades

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS DA NATUREZA

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS DA NATUREZA Clima urbano e qualidade socioambiental Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim João Lima Sant Anna Neto Este projeto tem como objetivo identificar como se processa a produção do clima urbano em cidades

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL PROJETO: Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Antonio Cezar Leal Antonio Thomaz Júnior Neste projeto objetiva-se contribuir para a análise da geração

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Antonio Cezar Leal Antonio Thomaz Júnior Encarnita Salas Martin Renata Ribeiro de Araújo Neste projeto objetiva-se contribuir para a análise da geração e do gerenciamento

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Antonio Thomaz Júnior Neste projeto objetiva-se contribuir para a análise da geração e do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, notadamente em relação às

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Antonio Cezar Leal Antonio Thomaz Júnior Encarnita Salas Martin Neste projeto objetiva-se contribuir para a análise da geração e do gerenciamento de resíduos sólidos

Leia mais

HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 2013 CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 1º ANO (MATUTINO) 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 2013 CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 1º ANO (MATUTINO) 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 20 CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 1º ANO (MATUTINO) :00 Pensamento Geográfico Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol GHR9367 Geografia do Brasil Maria Encarnação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE

HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 26 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE Fundamentos de Biologia Ana Flora Dalberto Vasconcelos FQB7991 Introdução à Engenharia Ambiental

Leia mais

O 2º do artigo 22 passa a vigorar com a seguinte redação:

O 2º do artigo 22 passa a vigorar com a seguinte redação: SUGESTÃO Nº 113 Autor: MÁRCIA O. KAUFFMAN O 2º do artigo 22 passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 22 -... 1º -... 2º - Para a elaboração de Planos de Estruturação Urbana, conforme o estabelecido

Leia mais

Sumário. Apresentação I Apresentação II Apresentação III Prefácio Capítulo 1 Introdução... 37

Sumário. Apresentação I Apresentação II Apresentação III Prefácio Capítulo 1 Introdução... 37 Sumário Apresentação I... 19 Apresentação II... 23 Apresentação III... 29 Prefácio... 35 Capítulo 1 Introdução... 37 Capítulo 2 Bacia hidrográfica como Unidade de Planejamento... 47 Capítulo 3 Localização

Leia mais

Rozely Ferreira dos Santos

Rozely Ferreira dos Santos Fig 2.1 Exemplo de estruturação geral das fases do planejamento. Espera-se de cada fase determinado produto. Por exemplo, o banco de dados um importante produto da fase INVENTÁRIO, permite a visualização

Leia mais

DOCENTE 1º ANO MATUTINO NOTURNO DISCIPLINA CÓDIGO LIC. BACH. CRÉD. CH SEM/ANUAL PRÉ-REQUISITO CÓ-REQUISITO DEPARTAMENTO

DOCENTE 1º ANO MATUTINO NOTURNO DISCIPLINA CÓDIGO LIC. BACH. CRÉD. CH SEM/ANUAL PRÉ-REQUISITO CÓ-REQUISITO DEPARTAMENTO 1º ANO Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol Geografia Humana GHR0491 OB OB 4 60 1º Geografia a contratar a contratar Geografia Física GHR0483 OB OB 4 60 1º

Leia mais

HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 2017 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE

HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 2017 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 27 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE Fundamentos de Biologia Ana Flora Dalberto Vasconcelos FQB7991 Introdução à Engenharia Ambiental

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: Compreender o objeto e o método da Geografia. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre. Compreender diferentes tipos de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS /2 (em ordem alfabética)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS /2 (em ordem alfabética) EMENTAS DAS DISCIPLINAS - 2019/2 (em ordem alfabética) CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Ementa: A relação entre Cartografia e Geografia. Fundamentos geodésicos básicos da Cartografia Geográfica. Principais bases

Leia mais

A TEORIA DO CONFORTO NATURAL, A DINÂMICA DA NATUREZA TERRESTRE E O PARADIGMA DA GEOGRAFIA ARTICULADA AO CONHECIMENTO HUMANO

A TEORIA DO CONFORTO NATURAL, A DINÂMICA DA NATUREZA TERRESTRE E O PARADIGMA DA GEOGRAFIA ARTICULADA AO CONHECIMENTO HUMANO Ricardo Carlos Trindade FCT/ UNESP Universidade Estadual Paulista ricatri86@gmail.com A TEORIA DO CONFORTO NATURAL, A DINÂMICA DA NATUREZA TERRESTRE E O PARADIGMA DA GEOGRAFIA ARTICULADA AO CONHECIMENTO

Leia mais

ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO

ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO Aluno - Laura Milani da Silva Dias - Unifal-MG Orientadora - Profa. Dra. Marta Felícia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 ESCOLA BÁSICA / MARTIM DE FREITAS Ano letivo 06/0 º Ano de Escolaridade I Período (6 aulas) (6 aulas) I ( aulas) DOMÍNIO: A TERRA, ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Unidade A Geografia e o Território -O objeto

Leia mais

Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos

Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes Pelotas, 2018. Água x Recursos Hídricos

Leia mais

GEOGRAFIA. Bacharelado. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia

GEOGRAFIA. Bacharelado. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia GEOGRAFIA Bacharelado COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia eduardomaia@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 375 Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil que o capacite a compreender

Leia mais

GEOGRAFIA. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia

GEOGRAFIA. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia GEOGRAFIA COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia eduardomaia@ufv.br 314 Currículos dos Cursos do CCH UFV Currículo do Curso de Geografia Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil

Leia mais

BRASIL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA. Distribuição da Água Doce no Brasil. Recursos hídricos Superfície População

BRASIL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA. Distribuição da Água Doce no Brasil. Recursos hídricos Superfície População DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS NO PAÍS PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA Devanir Garcia dos Santos Gerente de Uso Sustentável de Água e Solo Superintendência de Implementação

Leia mais

GEOGRAFIA Licenciatura

GEOGRAFIA Licenciatura GEOGRAFIA Licenciatura COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia eduardomaia@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 381 Licenciatura ATUAÇÃO O curso de Licenciatura em Geografia da UFV objetiva formar Professores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISCIPLINAS E EMENTAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISCIPLINAS E EMENTAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS E EMENTAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 1. Desastres naturais: marco conceitual, teórico e legal Obrigatória: Sim Carga Horária: 30h/a Creditos: 02 Evolução conceitual de ameaça, risco, vulnerabilidade,

Leia mais

DOCENTE 1º ANO MATUTINO NOTURNO DISCIPLINA CÓDIGO LIC. BACH. CRÉD. CH SEM/ANUAL PRÉ-REQUISITO CÓ-REQUISITO DEPARTAMENTO

DOCENTE 1º ANO MATUTINO NOTURNO DISCIPLINA CÓDIGO LIC. BACH. CRÉD. CH SEM/ANUAL PRÉ-REQUISITO CÓ-REQUISITO DEPARTAMENTO 1º ANO Clifford Andrew Welch Clifford Andrew Welch História Contemporânea** GHR9383 OB OB 4 60 1º Geografia Bernardo Mançano Fernandes Bernardo Mançano Fernandes Pensamento Geográfico** GHR9367 OB OB 4

Leia mais

Currículo do Curso de Geografia

Currículo do Curso de Geografia Currículo do Curso de Geografia Licenciatura ATUAÇÃO O curso de Licenciatura em Geografia da UFV objetiva formar Professores de Geografia para exercer as funções de docência no ensino fundamental e médio.

Leia mais

Currículo do Curso de Geografia

Currículo do Curso de Geografia Currículo do Curso de Geografia Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil que o capacite a compreender os elementos e processos concernentes ao espaço natural e ao espaço construído,

Leia mais

HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 2018 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE

HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 2018 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE HORÁRIO DE AULA PARA O ANO LETIVO DE 28 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 1º ANO (INTEGRAL) 1º SEMESTRE Fundamentos de Biologia Ana Flora Dalberto Vasconcelos FQB7991 Introdução à Engenharia Ambiental

Leia mais

"Geotecnologias, Geomática, Geoprocessamento: Conjunto de Tecnologias ou Ciência da Informaçao?" Prof. Roberto W. Lourenço UNESP Sorocaba

Geotecnologias, Geomática, Geoprocessamento: Conjunto de Tecnologias ou Ciência da Informaçao? Prof. Roberto W. Lourenço UNESP Sorocaba "Geotecnologias, Geomática, Geoprocessamento: Conjunto de Tecnologias ou Ciência da Informaçao?" Prof. Roberto W. Lourenço UNESP Sorocaba Muitas perguntas... A Geomática é um campo da Geografia ou uma

Leia mais

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA Turno: MATUTINO Reconhecido pelo Decreto n 32.242, de 10.02.53, D.O.U. de 20.02.53 Para completar o currículo pleno do

Leia mais

SOBRINHO, J. Falcão ; ROSS, J. L. S.. O Processo de Erosão em Ambiente de Superfície Sertaneja - Varjota (CE). Geousp, v. 21, p.

SOBRINHO, J. Falcão ; ROSS, J. L. S.. O Processo de Erosão em Ambiente de Superfície Sertaneja - Varjota (CE). Geousp, v. 21, p. SOBRINHO, J. Falcão ; ROSS, J. L. S.. O Processo de Erosão em Ambiente de Superfície Sertaneja - Varjota (CE). Geousp, v. 21, p. 53-66, 2007 SANTOS, Leonardo J. C ; OKA-FIORI, C. ; CANALI, N. E. ; FIORI,

Leia mais

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016 Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas Penedo, dezembro de 2016 Revitalização de Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão. Água como elemento integrador

Leia mais

Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA

Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA Tema Segurança Hídrica Painel: Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho, ANA IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS JOAQUIM GONDIM SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS E EVENTOS CRÍTICOS São

Leia mais

GEOGRAFIA BACHARELADO E LICENCIATURA. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia

GEOGRAFIA BACHARELADO E LICENCIATURA. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia GEOGRAFIA BACHARELADO E LICENCIATURA COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia eduardomaia@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2009 333 Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil que o

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale

UFV Catálogo de Graduação GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale UFV Catálogo de Graduação 2012 161 GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Leonardo Civale civale@ufv.br 162 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter

Leia mais

RESUMOS COM RESULTADOS ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 95

RESUMOS COM RESULTADOS ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 95 92 RESUMOS COM RESULTADOS... 93 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 95 RESUMOS COM RESULTADOS 93 PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA DO CÓRREGO DO COROADO, MUNICÍPIO DE NANTES - SP... 94 94 Extensão (ENAEXT)

Leia mais

Levantamento de informações sobre os Planos de Recursos Hídricos. 12 set 2018

Levantamento de informações sobre os Planos de Recursos Hídricos. 12 set 2018 Levantamento de informações sobre os Planos de Recursos Hídricos 12 set 2018 Objetivos Apresentação da situação de implementação das ações dos Planos de Bacia já aprovados e referendados pelo CRH 1. Gravataí

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale

UFV Catálogo de Graduação GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale UFV Catálogo de Graduação 2014 425 GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Leonardo Civale civale@ufv.br 426 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve

Leia mais

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de:

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: O meio natural A Terra: estudos e representações CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: Ensino Básico Ano letivo: 2016/2017

Leia mais

ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI

ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI RESUMO Fausto Miguel da Luz Netto faustoluz_netto@hotmail.com Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Leia mais

ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO A ENCHENTES E INUNDAÇÕES EM ALFENAS-MG.

ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO A ENCHENTES E INUNDAÇÕES EM ALFENAS-MG. ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO A ENCHENTES E INUNDAÇÕES EM ALFENAS-MG. FONSECA, Homero Ferreira da¹ homeros77@hotmail.com BONASSI, Igor Rafael Pernambuco¹ igor1505@hotmail.com SANTOS, Clibson Alves dos² clibsonsantos@gmail.com

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra. Anexo B. Habilitações. Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2

Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra. Anexo B. Habilitações. Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2 UFRJ Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Anexo B Habilitações Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2 Habilitação: Ciências da Terra e Patrimônio Natural... B-5 Habilitação: Sensoriamento

Leia mais

ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP.

ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP. ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP. Rita Monteiro Falcão - Aluna do curso de Geografia da FFLCH/USP. E-mail: rita.falcao@usp.br Emerson Galvani

Leia mais

Nuno de Santos Loureiro Universidade do Algarve. Combate à Desertificação e Desenvolvimento Sustentável

Nuno de Santos Loureiro Universidade do Algarve. Combate à Desertificação e Desenvolvimento Sustentável Nuno de Santos Loureiro Universidade do Algarve Combate à Desertificação e Desenvolvimento Sustentável 1992, Junho Na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de

Leia mais

MATUTINO NOTURNO DISCIPLINA CÓDIGO LIC. BACH. CRÉD. CH SEM/ANUAL PRÉ-REQUISITO CÓ-REQUISITO DEPARTAMENTO

MATUTINO NOTURNO DISCIPLINA CÓDIGO LIC. BACH. CRÉD. CH SEM/ANUAL PRÉ-REQUISITO CÓ-REQUISITO DEPARTAMENTO 1º ANO Eda Maria Góes Eda Maria Góes História Contemporânea** GHR9383 OB OB 4 60 2º Geografia Bernardo Mançano Fernandes Bernardo Mançano Fernandes Pensamento Geográfico** GHR9367 OB OB 4 60 1º Geografia

Leia mais

CONCEITOS E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

CONCEITOS E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Disciplina: Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas Prof a. Dr a. Cristiana do Couto Miranda CONCEITOS E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Hidrologia É a ciência que se ocupa dos processos que regulam o

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV. GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale

Currículos dos Cursos UFV. GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale 150 Currículos dos Cursos UFV GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Leonardo Civale civale@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 151 Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter

Leia mais

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria.

6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. HABILITAÇÃO: BACHARELADO 1ª Série 6GEO052 CARTOGRAFIA Noção de Astronomia de Posição; Sistema de Referência Terrestre; Cartografia Sistemática; Cartometria. 6GEO054 CLIMATOLOGIA Bases teóricas da climatologia:

Leia mais

422 Currículos dos Cursos do CCH UFV. GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale

422 Currículos dos Cursos do CCH UFV. GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale 422 Currículos dos Cursos do CCH UFV GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Leonardo Civale civale@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 423 Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

Centro Universitário Geraldo Di Biase Campus Nova Iguaçu Curso de Engenharia Ambiental Disciplina de Climatologia e Meteorologia AULA 1

Centro Universitário Geraldo Di Biase Campus Nova Iguaçu Curso de Engenharia Ambiental Disciplina de Climatologia e Meteorologia AULA 1 Centro Universitário Geraldo Di Biase Campus Nova Iguaçu Curso de Engenharia Ambiental Disciplina de Climatologia e Meteorologia AULA 1 Professor: Pedro Henrique Ferreira Coura O que é Climatologia? Questões

Leia mais

Hidrologia Bacias hidrográficas

Hidrologia Bacias hidrográficas Hidrologia Bacias hidrográficas 1. Introdução 2. Bacia hidrográfica 2.1. Definição e conceitos 2.2. Caracterização de bacias hidrográficas 3. Comportamento hidrológico da bacia hidrográfica 3.1. Enxurrada

Leia mais

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ Geografia (7.º,8.º e 9.

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ Geografia (7.º,8.º e 9. Conhecimentos /Capacidades Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ 2019 Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Informação aos Encarregados de Educação

Leia mais

H1. Conhecer o objetivo do estudo da Geografia para entender o espaço em que vive.

H1. Conhecer o objetivo do estudo da Geografia para entender o espaço em que vive. 2ª Geografia 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1- CATEGORIAS DA GEOGRAFIA: Compreender a Geografia como ciência do espaço geográfico, reconhecendo-se, de forma crítica, como elemento

Leia mais

DISCIPLINA CÓDIGO EMENTA

DISCIPLINA CÓDIGO EMENTA CONSTRUÇÕES RURAIS DEAS 108 Materiais de construção. Técnicas de construção. Projetos: habitações rurais, instalações rurais. Noções de saneamento. Organização de orçamentos. Estrada e eletrificação rural.

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

O programa Aliança EcoÁgua Pantanal e sua contribuição para o Pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal. Maitê Tambelini Ibraim Fantin da Cruz

O programa Aliança EcoÁgua Pantanal e sua contribuição para o Pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal. Maitê Tambelini Ibraim Fantin da Cruz O programa Aliança EcoÁgua Pantanal e sua contribuição para o Pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal Maitê Tambelini Ibraim Fantin da Cruz APRESENTAÇÃO Iniciativa Objetivo Atividades ELOHA Estudo de

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 346/2006

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 346/2006 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 346/2006 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Geografia Titulação: Bacharelado. O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

PNRH. Política Nacional de Recursos Hídricos Lei Nº 9.433/1997. II - recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

PNRH. Política Nacional de Recursos Hídricos Lei Nº 9.433/1997. II - recurso natural limitado, dotado de valor econômico; Política Nacional de Recursos Hídricos Lei Nº 9.433/1997 Princípios (denominados fundamentos) - Lei Nº 9433/97, Art 1º I- domínio público; II - recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva

Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva 1 Ciclo hidrológico global Energia do sol que atua sobre o sistema terrestre: 36% de toda a energia que chega a terra é utilizada

Leia mais

Geografia (7.º,8.º e 9.º anos)

Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Conhecimentos /Capacidades Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ 2018 Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Informação aos Encarregados de Educação

Leia mais

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060 PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS santos.ufpr@gmail.com PROGRAMA DA DISCIPLINA Introdução Fatores externos responsáveis pela elaboração do

Leia mais

TIM-1. Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área de Montante da Bacia do Córrego Leitão

TIM-1. Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área de Montante da Bacia do Córrego Leitão UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Engenharia Curso de Engenharia Civil TIM-1 Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área de Montante da Bacia do Córrego Leitão

Leia mais

eventos extremos ligados a recursos hídricos

eventos extremos ligados a recursos hídricos Mudanças climáticas e eventos extremos ligados a recursos hídricos JOAQUIM GONDIM SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS Brasília, 4 de agosto de 2009 AS INUNDAÇÕES E AS SECAS TÊM CADA VEZ MAIS CHAMADO A ATENÇÃO

Leia mais

1.Introdução. 2.Enquadramento Geral

1.Introdução. 2.Enquadramento Geral 1.Introdução O governo de Angola através do GABHIC Gabinete para a Administração da Bacia Hidrográfica do Rio Cunene está a promover a realização de planos gerais de utilização integrada dos recursos Hídricos

Leia mais

DEGRADAÇÃO DOS SOLOS

DEGRADAÇÃO DOS SOLOS DEGRADAÇÃO DOS SOLOS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS AO TEMA 15 de Abril é dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881-07/07/1960) DEGRADAÇÃO DOS SOLOS:

Leia mais

Definição e Identificação de Áreas Ambientalmente Sensíveis

Definição e Identificação de Áreas Ambientalmente Sensíveis Definição e Identificação de Áreas Ambientalmente Sensíveis Semasa Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André Definição e Identificação de Áreas Ambientalmente Sensíveis 00 TEMA: Definição

Leia mais

Profª Ana Claudia Ramos Sacramento

Profª Ana Claudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Coordenação de Pesquisa CPesq Projetos DGEO (Atualização em Julho de 2015) Profª Ana Claudia Ramos Sacramento Um estudo sobre

Leia mais

ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PORECATU NO MUNICÍPIO DE MANDAGUAÇU-PR

ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PORECATU NO MUNICÍPIO DE MANDAGUAÇU-PR ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PORECATU NO MUNICÍPIO DE MANDAGUAÇU-PR Marcel Hideyuki Fumiya (PIBIC/Fundação Araucária-UEM), Nelson Vicente Lovatto Gasparetto (Orientador),

Leia mais

Introdução a Ciência Hidrológica

Introdução a Ciência Hidrológica 16/03/2016 -Hidrologia origina do Grego - hydor (água) e logos (estudo). Introdução a Ciência Hidrológica - A ciência que trata do estudo da água na natureza. -... da água na Terra, sua ocorrência, circulação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 Afinal, o que é Geomorfologia?

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS VULNERAVEIS A EROSÃO LAMINAR NA BACIA DO RIO VERMELHO

IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS VULNERAVEIS A EROSÃO LAMINAR NA BACIA DO RIO VERMELHO IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS VULNERAVEIS A EROSÃO LAMINAR NA BACIA DO RIO VERMELHO Joana Carolina Silva Rocha 1,2, 5 Maria Alcione Silva 1,3,4, 5 Ranulfo Ferreira Filho 1,3,4,5 Gabriela Nogueira Ferreira da

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

21/2/2012. Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. A bacia hidrográfica. Introdução

21/2/2012. Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. A bacia hidrográfica. Introdução Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Aula 2: Água no semi-árido Disciplina: Irrigação e Drenagem Prof.: Marcos Eric Barbosa Brito A bacia hidrográfica Lei

Leia mais

Modelação Hidrológica Distribuída na Bacia. Hidrológica do Rio Guadiana

Modelação Hidrológica Distribuída na Bacia. Hidrológica do Rio Guadiana Modelação Hidrológica Distribuída na Bacia Hidrológica do Rio Guadiana A metodologia proposta baseia-se na integração de modelos hidrológicos com Sistemas de Informação Geográfica, de uma forma distribuída,

Leia mais

TIM-1. Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área da Bacia do Córrego Navio

TIM-1. Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área da Bacia do Córrego Navio UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Engenharia Curso de Engenharia Civil TIM-1 Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação da Área da Bacia do Córrego Navio 1º SEMESTRE

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014) BIOGEOGRAFIA 136 H/A 2902 Fundamentos da Biogeografia. Meio Abiótico e Biótico. Regiões Biogeográficas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar diferentes tipos de representação da superfície terrestre (globo terrestre, maquetes, mapas, plantas, croquis). Identificar diferenças entre as representações do espaço geográfico. Comparar

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCH UFV GEOGRAFIA. COORDENADORA DO CURSO DE GEOGRAFIA Cristine Carole Muggler

Currículos dos Cursos do CCH UFV GEOGRAFIA. COORDENADORA DO CURSO DE GEOGRAFIA Cristine Carole Muggler 212 Currículos dos Cursos do CCH UFV GEOGRAFIA COORDENADORA DO CURSO DE GEOGRAFIA Cristine Carole Muggler cmuggler@solos.ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 213 Bacharelado e Licenciatura Núcleo Comum

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Descentralização de políticas públicas, participação social e desenvolvimento regional O projeto tem como objetivo analisar o processo de descentralização das políticas públicas no Brasil e seus efeitos

Leia mais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida no Nordeste de Minas Gerais Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais Janaina Mendonça Pereira Bióloga e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade: Recursos naturais

Leia mais

Riscos de inundações fluviais e estuarinas

Riscos de inundações fluviais e estuarinas Riscos de inundações fluviais e estuarinas Elsa Alves Marta Rodrigues Iniciativa Riscos Ciclo de Encontros Riscos Naturais 20 de Setembro de 2012, Fundação Calouste Gulbenkian Riscos de inundações fluviais

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE TRABALHO 123: GEOPROCESSAMENTO E CADASTRAMENTO DE PROPRIEDADES DO OESTE BAIANO

TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE TRABALHO 123: GEOPROCESSAMENTO E CADASTRAMENTO DE PROPRIEDADES DO OESTE BAIANO TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE TRABALHO 123: GEOPROCESSAMENTO E CADASTRAMENTO DE PROPRIEDADES DO OESTE BAIANO 1 - Identificação da Consultoria GEO 3.1 Prestação de serviço especializado de consultoria pessoa

Leia mais

HIDROGRÁFICA DO MAUAZINHO, MANAUS-AM.

HIDROGRÁFICA DO MAUAZINHO, MANAUS-AM. Roberto Epifânio Lessa Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas-UFAM robertoepifaniolessa.rel@gmail.com Antonio Fábio Sabbá Guimarães Vieira Professor

Leia mais

Compensação de Ausência 3º Bimestre Geografia 3º ano

Compensação de Ausência 3º Bimestre Geografia 3º ano Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Compensação de Ausência 3º Bimestre

Leia mais

Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos

Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos José Teixeira Filho Faculdade de Engenharia Agrícola Ciência da Terra - Geografia UNICAMP

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA 10º. ANO LECIONAÇÃO DOS

PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA 10º. ANO LECIONAÇÃO DOS Direção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Código 161366 Contribuinte nº 600 074 978 Escola Secundária Dr. Bernardino Machado PLANIFICAÇÃO DE GEOGRAFIA 10º. ANO 2012 2013

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018-1º Período DISCIPLINA: Geografia A ANO: 10º CURSO: CIENTÍFICO HUMANÍSTICO Total de aulas Previstas : 74

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018-1º Período DISCIPLINA: Geografia A ANO: 10º CURSO: CIENTÍFICO HUMANÍSTICO Total de aulas Previstas : 74 2017/2018-1º Período DISCIPLINA: Geografia A ANO: º CURSO: CIENTÍFICO HUMANÍSTICO Total de aulas Previstas : 74 Mês Unidades Temáticas Conteúdos Competências / Objetivos Nº Aulas Estratégias Avaliação

Leia mais

EIXO TEMÁTICO: TÉCNICA E MÉTODOS DE CARTOGRAFIA, GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, APLICADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAIS

EIXO TEMÁTICO: TÉCNICA E MÉTODOS DE CARTOGRAFIA, GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, APLICADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAIS EIXO TEMÁTICO: TÉCNICA E MÉTODOS DE CARTOGRAFIA, GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, APLICADAS AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAIS UTILIZAÇÃO DE UM SIG PARA O ESTUDO DE SUSCEPTIBILIDADE À DESERTIFICAÇÃO

Leia mais

DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA A PROTEÇÃO DE NASCENTES

DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA A PROTEÇÃO DE NASCENTES DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS PARA A PROTEÇÃO DE NASCENTES Autores: Marcelo Batista Haas* Roberto Verdum* INTRODUÇÃO Este trabalho é uma proposta de discussão da temática relacionada às nascentes. Ele surge

Leia mais

Geografia Humana Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol 04 créditos 60 horas/aula L/B OB Semestral GHR0491 2º SEMESTRE

Geografia Humana Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol 04 créditos 60 horas/aula L/B OB Semestral GHR0491 2º SEMESTRE CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 1º ANO (MATUTINO) 09: : Pensamento Geográfico Bernardo Mançano Fernandes GHR9367 História Contemporânea Clifford Andrew Welch GHR9383 Geografia Humana Rosângela Aparecida

Leia mais

Dinâmica de uma bacia hidrográfica

Dinâmica de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica Início A água, na superfície terrestre, está em constante movimento, permitindo uma constante modelação da paisagem. Essa modelação

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

Obtenção de Parâmetros para Simulação Hidrológica na Bacia do Rio Japaratuba por meio de Geotecnologias

Obtenção de Parâmetros para Simulação Hidrológica na Bacia do Rio Japaratuba por meio de Geotecnologias 168 III Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros Obtenção de Parâmetros para Simulação Hidrológica na Bacia do Rio Japaratuba por meio de Geotecnologias Rafael

Leia mais

ANÁLISE MULTI-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DA COBERTURA VEGETAL NO SUL DE MINAS GERAIS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E CBERS-2B

ANÁLISE MULTI-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DA COBERTURA VEGETAL NO SUL DE MINAS GERAIS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E CBERS-2B ANÁLISE MULTI-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DA COBERTURA VEGETAL NO SUL DE MINAS GERAIS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E CBERS-2B DIEGO GOMES DE SOUSA¹ e FERNANDO SHINJI KAWAKUBO² dgomes.sousa@gmail.com,

Leia mais