Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

Transcrição

1 Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

2 Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade e sua relação com o meio ambiente. A extração de recursos naturais, a poluição dos rios, o desmatamento entre outras ações, além do crescimento populacional, tornaram-se fatores preponderantes de alteração do meio ambiente.

3 Desenvolvimento sustentável Na Suécia, em 1972, foi lançada a base do que entendemos como desenvolvimento sustentável: A harmonia entre desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. A necessidade de proteção ao meio ambiente foi um alicerce para o desenvolvimento da política de sustentabilidade.

4 Desenvolvimento sustentável É necessário, atualmente, desenvolver mais tecnologias limpas, com menos consumo de matéria e energia, menor quantidade de resíduos e maior possibilidade de reutilização de materiais. Além disso, é preciso conscientizar a população para que modifique seus hábitos e repense a forma de produção sustentável.

5 Desenvolvimento sustentável De que forma podemos colaborar? reutilizar bens e recursos sempre que possível; reciclar os materiais; exigir padrão de qualidade ambiental nos produtos consumidos; promover o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e o meio ambiente.

6 Desenvolvimento sustentável Assim, o desenvolvimento sustentável pode ser compreendido como um princípio que visa harmonizar o desenvolvimento econômico com proteção ao meio ambiente, atendendo à necessidade do presente, sem comprometer as gerações futuras.

7 A questão ambiental A atividade de transformar a natureza para satisfazer as necessidades do homem é chamada de trabalho. O trabalho humano tem como objetivo a manutenção da espécie no ambiente natural, melhorando sua qualidade de vida. Desse modo, o homem estabeleceu metas a serem atingidas, organizando-se e, assim, conseguindo melhores rendimentos por meio de suas ações.

8 A questão ambiental A capacidade de intervir na natureza tornou-se fundamental para que os objetivos sejam atingidos. Primeiro, houve o domínio do plantio e a domesticação de animais, mudando cursos de rios e florestas e aumentando a degradação da natureza. A Revolução Industrial promoveu o crescimento econômico, o aumento de riquezas e da qualidade de vida.

9 A questão ambiental Entretanto, com o crescimento desordenado, os problemas ambientais se agravaram a partir da década de 60.

10 Interatividade Como o desenvolvimento sustentável pode ser compreendido? a) Harmonia entre o desenvolvimento econômico e a proteção ao meio ambiente, sem considerar as gerações futuras. b) Harmonia entre o desenvolvimento econômico com proteção ao meio ambiente, considerando as gerações futuras. c) Ações do homem no ambiente, considerando os aspectos de preservação da água, o maior problema ambiental atual. d) Atividade de transformar a natureza para satisfazer as necessidades do homem. e) NDA.

11 Conferências mundiais Em 1968, em Roma, aconteceu o primeiro encontro para debater sobre o meio ambiente. O encontro previu um desastre ecológico nos próximos cem anos se medidas não forem tomadas. A importância deste encontro foi apresentar propostas de desenvolvimento considerando o esgotamento das fontes naturais.

12 Conferências mundiais Ainda em 1968, um segundo encontro aconteceu como consequência do primeiro, em busca de uma melhor adaptação do homem ao meio ambiente. No terceiro, em 1972, surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável. A Rio 92, outra conferência realizada, concluiu que: A proteção ambiental constitui parte integrante do processo de desenvolvimento, e não pode ser considerada isoladamente deste, (...)

13 Conferências mundiais bem como desenvolvimento sustentável não se constitui num problema técnico, mas social e político. Depois de dez anos, houve a Rio+10 em Joanesburgo, objetivando avaliar o meio ambiente. Neste encontro, constatou-se que os problemas ambientais eram globais; portanto, as responsabilidades também deveriam ser.

14 Conferências mundiais Concluiu-se que os problemas ambientais estão relacionados com o desenvolvimento excessivo, ou seja, nos países desenvolvidos, o desenvolvimento não é sustentável e chega a ser ecologicamente irracional. Já nos países em desenvolvimento, há a degradação e a exploração da natureza sem tecnologia adequada. O vínculo entre a proteção ao meio ambiente e o combate à pobreza são fundamentais.

15 Meio ambiente A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em seu artigo 3º, inciso I, diz: I. Meio ambiente: o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida de todas as suas formas. Perceba que não há nenhuma referência às variáveis econômicas e sociais - uma falha na lei brasileira.

16 Meio ambiente Direito ambiental O meio ambiente hoje é definido como um sistema no qual interagem fatores de ordem física, biológica e socioeconômica. Direito ambiental: é a ciência que estuda os problemas ambientais e suas interligações com o homem, visando à proteção do meio ambiente para a melhoria das condições de vida de modo geral.

17 Meio ambiente Princípios do direito ambiental Os princípios do direito ambiental estão voltados para a finalidade de proteção à vida, em qualquer forma que se apresente, garantindo um padrão de existência digno para os seres humanos desta e de futuras gerações.

18 Meio ambiente Princípio do ambiente ecologicamente equilibrado Entende-se que ter um ambiente sadio é parte da extensão da vida e da qualidade de viver num meio saudável.

19 Meio ambiente Princípio do direito à sadia qualidade de vida Este princípio está na Constituição brasileira de 1988 e diz respeito a ter uma condição de vida sadia e viver com dignidade. Esta qualidade está ligada à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento humano. Mais uma vez, a equação ideal é o equilíbrio entre estes dois fatores.

20 Interatividade Qual é um dos principais problemas dos países em desenvolvimento em relação ao meio ambiente? a) Consumo excessivo e descontrolado de sua população. b) Ausência de políticas ambientais. c) Degradação e exploração da natureza sem tecnologia adequada. d) Considerar os problemas ambientais como superficiais. e) NDA.

21 Meio ambiente Princípio do usuário-pagador e do poluidorpagador É sabido que os recursos ambientais são escassos e que seu uso na produção e no consumo acarreta a sua redução e degradação, podendo tal uso ser gratuito ou pago. Portanto, não se deve considerar o termo pagar para poluir. Devem-se considerar políticas que eliminem esta falha.

22 Meio ambiente Princípio do controle do Poder Público Para proteger o meio ambiente, é necessária uma sistemática legal e eficaz, bem como uma fiscalização concreta na execução de políticas ambientais e na execução de obras que demandem depredação do meio ambiente. Este princípio dispõe sobre as intervenções do Poder Público, necessárias à manutenção, preservação e restauração dos recursos ambientais.

23 Meio ambiente A administração pública deve, portanto, limitar o exercício dos direitos individuais, visando assegurar o bemestar da coletividade. O Poder Público tem o papel de guardião da vida, da liberdade, da saúde e do meio ambiente, visando garantir a saúde deste e dos seres humanos.

24 Meio ambiente Princípio da prevenção Prevenir tem o significado direto de agir antecipadamente. Assim, para a prevenção, é preciso que haja, inicialmente, uma avaliação prévia das consequências de determinados comportamentos humanos que coloquem em risco o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

25 Meio ambiente O princípio da prevenção está ligado ao direito ambiental, visto que, geralmente, os danos são irreversíveis. Assim, o princípio da prevenção estendese ao questionamento sobre a própria razão de existir de uma determinada atividade, contrapondo-se o objetivo desta ao seu grau de risco ao meio ambiente e à saúde.

26 Meio ambiente Princípio da precaução Este princípio determina que, antes de ter certeza de que determinada intervenção não será adversa ao meio ambiente, esta não deverá acontecer, sob a pena de ocorrerem danos irreparáveis. O princípio da precaução visa à durabilidade da sadia qualidade de vida das gerações humanas e à continuidade da natureza existente no planeta.

27 Meio ambiente Princípio da informação e da participação Diz respeito ao cidadão ter acesso a informações que interfiram no meio ambiente, desta forma permitindo sua participação legal no processo de decisão.

28 Meio ambiente Princípio da cooperação e princípio da cooperação entre povos Por meio deste princípio, abre-se espaço para a cooperação entre Estados e Munícipios e também internacionalmente, permitindo a cooperação entre povos para o progresso da humanidade.

29 Interatividade Assinale a alternativa correta em relação ao princípio do controle do Poder Público: a) Define intervenções necessárias à manutenção, preservação e restauração dos recursos ambientais. b) Por meio deste princípio, abre-se espaço para a cooperação entre Estados e Munícipios. c) Diz respeito ao cidadão ter acesso a informações que interfiram no meio ambiente. d) Define a avaliação das consequências de determinados comportamentos humanos que coloquem em risco o meio ambiente. e) NDA.

30 Legislação ambiental Lei da Política Nacional do Meio Ambiente Lei 6.938, de 1981 Objetivos: Gerais: preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida. Específicos: compatibilizar o desenvolvimento e a preservação, desenvolver pesquisas, preservar e manter recursos naturais, impor sanções e punições.

31 Legislação ambiental Para alcançar os objetivos descritos, a Lei define os seguintes princípios: ação do governo para manutenção ecológica; racionalização do uso do solo, água e ar; planejamento; fiscalização; proteção do ecossistema; recuperação áreas degradadas; educação ambiental.

32 Legislação ambiental Lei de crimes ambientais A emissão indiscriminada de substâncias poluentes e contaminantes no meio natural é um dos crimes mais comuns no mundo. Exemplos: poluição do ar e das águas, contaminação radioativa, entre outras. A Lei 9.605/98 julga situações de crimes contra o meio ambiente.

33 Legislação ambiental Crime ambiental: é qualquer tipo de ação que prejudique o meio ambiente. Pode ser aplicada à pessoa física e jurídica. As penas vão desde multas até a suspensão de atividades de uma empresa quando reincidente na situação.

34 Estudo de impacto ambiental O estudo de impacto ambiental é um dos mais importantes instrumentos de proteção ao meio ambiente e pode compor uma etapa do licenciamento ambiental. Impacto ambiental: é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia do homem que afeta a segurança e a saúde da população.

35 Estudo de impacto ambiental O relatório EIA (Estudo de Impacto Ambiental) deve levar em consideração: Impacto ecológico meios físicos, como água, solo, ar e clima; meio biológico, como fauna, flora e áreas de preservação. Aspectos socioeconômicos uso e ocupação do solo, atividades econômicas exercidas, como a agrícola e a industrial.

36 Interatividade O que são crimes ambientais? a) Crimes relacionados à ação da pessoa física, exclusivamente. b) Quaisquer tipos de ação que prejudiquem o meio ambiente, praticadas por pessoa física ou jurídica. c) Crimes relacionados à poluição da água e do ar, principalmente. d) Crimes relacionados à radioatividade, comuns no mundo atual. e) NDA.

37 ATÉ A PRÓXIMA!

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016.

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016. ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Londrina, 06 de julho de 2016. AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 127, da Constituição Federal: O Ministério Público é instituição

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita UMA INTRODUÇÃO À TUTELA JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita E

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO

DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO Felipe BLENSKI 1 Fernando do Rego BARROS FILHO 2 Igor RATKOSKI 3 Genésio Aires de SIQUEIRA 4 1.1 CONCEITOS DE DIREITO AMBIENTAL Em sua obra de Direito Ambiental

Leia mais

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM.

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. TUTELA CIVIL DO MEIO AMBIENTE Sergio Antonio Fabris Editor Porto Alegre, 2006 CATALOGAÇÃO

Leia mais

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária Regularização Fundiária de Assentamentos Informais em Áreas Urbanas Disciplina: Regularização Fundiária e Plano Diretor Unidade 02 Professor(a): Laura Bueno e Pedro Monteiro AULA 2. Aspectos Ambientais

Leia mais

Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013.

Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013. III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013. SOCIEDADE DE RISCO * Uma sociedade que se expões ao

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Lei nº 6.938/81 SINOPSE: a) Meio ambiente é PATRIMÔNIO PÚBLICO, devendo ser protegido, tendo em vista o uso coletivo; b) Planejar, fiscalizar e racionalizar o uso dos recursos ambientais; c) Proteger os

Leia mais

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

A Questão Ambiental PETER BERNSTEIN (1996) Direito Ambiental

A Questão Ambiental PETER BERNSTEIN (1996) Direito Ambiental Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) 1972, Estocolmo, Suécia 113

Leia mais

Avaliação de risco e legislação ambiental

Avaliação de risco e legislação ambiental VII Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas Avaliação de risco e legislação ambiental Ana Luiza Silva Spínola 21 de outubro de 2010 Contextualização Planejamento

Leia mais

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CTGÁS-ER Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis DISCIPLINA: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos DOCENTE: Hugo Alexandre M. Fonseca Art. 225, parágrafo 1, inc. VI,

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº de Decreto nº de Princípios e objetivos da PNMA Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº de Decreto nº de Princípios e objetivos da PNMA Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº 6.938 de 1981- Decreto nº 99.274 de 1990 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Roteiro da Apresentação 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Evolução Histórica da Legislação Brasileira Período Colonial (século XVI a XIX) contrabando de animais (rota marítima

Leia mais

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 11 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 23 III.

Leia mais

POLÍTICAS AMBIENTAIS

POLÍTICAS AMBIENTAIS POLÍTICAS AMBIENTAIS Prof a. Dalciana Vicente Tanaka dalciana@gmail.com DIREITO AMBIENTAL DIREITO DIREITO PÚBLICO DIREITO AMBIENTAL DIREITO PRIVADO DIREITO DIFUSO 1 DIREITO PÚBLICO Trata de interesses

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 19 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 21 I. Introdução... 21 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 24 III.

Leia mais

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL Professor Giordano Fontoura Bombardelli SUMÁRIO 1. O meio ambiente nas relações internacionais 2. Macro divisão natural do espaço

Leia mais

DESFLORESTAMENTO DA MATA ATLÂNTICA

DESFLORESTAMENTO DA MATA ATLÂNTICA IFRJ- CAMPUS NILO PEÇANHA PINHEIRAL DESFLORESTAMENTO DA MATA ATLÂNTICA Profa. Cristiana do Couto Miranda Ecossistema em equilíbrio funções Serviços ambientais Interações meio biótico (organismos vegetais,

Leia mais

Escola Santi. Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012

Escola Santi. Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012 Escola Santi Trabalho de Geografia: Desenvolvimento Sustentável Respeito ao Meio Ambiente Qualidade de Vida Professora Adriana Gallão do Rego 8º ano A São Paulo, 14 de maio de 2012 Alunos: Felipe Barbosa

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Sumário Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 17 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável...

Leia mais

Questões Ambientais e Aspectos Legais

Questões Ambientais e Aspectos Legais 1 Questões Ambientais e Aspectos Legais 2 Questões Ambientais Constituição Federal Brasileira Art. 225: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

DIMENSÕES DA CIDADANIA

DIMENSÕES DA CIDADANIA Guilhardes de Jesus Júnior Mestre e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente UESC/PRODEMA O QUE É CIDADANIA? Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Homens e mulheres são

Leia mais

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes.

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes. Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE Prof.ª Yngrid Nantes yngrid.nantes@yahoo.com.br Meio Ambiente Conceitos Básicos Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química,

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

Princípios do Direito Ambiental. Prof. Me. Luane Lemos disponível em

Princípios do Direito Ambiental. Prof. Me. Luane Lemos disponível em Princípios do Direito Ambiental Prof. Me. Luane Lemos disponível em www.luanelemos.adv.br 1. PRINCIPIO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO A ideia do equilíbrio é muito vaga. Resumindo, não existe

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de :24

Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de :24 Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de 2010 19:24 Projeto de Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra Elaborado na Conferência Mundial dos Povos sobre Mudança Climática

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS

POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS As primeiras manifestações de gestão ambiental procuraram solucionar problemas de escassez de recurso, mas só após a Revolução Industrial os problemas que concernem à poluição

Leia mais

Neste conceito, a situação de saúde é direta ou indiretamente produto das condições da vida biológica, social e cultural e da interação entre o meio

Neste conceito, a situação de saúde é direta ou indiretamente produto das condições da vida biológica, social e cultural e da interação entre o meio Neste conceito, a situação de saúde é direta ou indiretamente produto das condições da vida biológica, social e cultural e da interação entre o meio físico e social. A interdependência entre saúde, meio

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL

DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL DIREITO AMBIENTAL Direito ecológico ou direito da natureza limitam o campo de estudo a elementos naturais. Direito ambiental Questões ambientais e suas relações

Leia mais

Aula 06 PRINCÍPIO DO CONSERVADOR-RECEBEDOR

Aula 06 PRINCÍPIO DO CONSERVADOR-RECEBEDOR Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: Direito Ambiental - 06 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 06 PRINCÍPIO DO CONSERVADOR-RECEBEDOR Também chamado de bolsa

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS. Professor Eduardo Coral Viegas

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS. Professor Eduardo Coral Viegas DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS Professor Eduardo Coral Viegas É o conjunto de princípios que dá autonomia ao Direito Ambiental. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT - 6ª fase Advogado de Estatais Período 2006-2016 1) CESGRANRIO Advogado BNDES (2010) No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos CTGÁS-ER Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis DISCIPLINA: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos DOCENTE: Hugo Alexandre

Leia mais

-ECOLOGIA APLICADA. Espécies símbolos. Prevenção da Poluição. Conservação de áreas. Preservação da diversidade genética bbbb

-ECOLOGIA APLICADA. Espécies símbolos. Prevenção da Poluição. Conservação de áreas. Preservação da diversidade genética bbbb -ECOLOGIA APLICADA * É o estudo dos efeitos causados pelo homem nos sistemas ecológicos, e o consequente manejo desses sistemas e recursos em benefício da sociedade. Espécies símbolos Questões Prevenção

Leia mais

Projeto Akvolernigi (Parceria UNICAMP/SABESP intermediado pela ABES-SP)

Projeto Akvolernigi (Parceria UNICAMP/SABESP intermediado pela ABES-SP) AKVO = Água I - Projeto Akvolernigi (Material preparado para o Curso) LERNIGI = Ensinar, I - Aspectos Legislativos e Instrumentos de Gestão Aprender e Fazer a) Princípios Gerais do Direito Ambiental b)

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Educação Ambiental como Importância para a Preservação do Meio Ambiente

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Educação Ambiental como Importância para a Preservação do Meio Ambiente SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Educação Ambiental como Importância para a Preservação do Meio Ambiente Adriana Sales do Santos Discente do Curso de Administração

Leia mais

Introdução Crise Ambiental

Introdução Crise Ambiental PHA3334 Exploração de Recursos Naturais Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Introdução Crise Ambiental Aula 1 Prof. Dr. Arisvaldo V. Méllo Jr.

Leia mais

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Novembro 2008 Felipe Carvalho

Leia mais

Materiais para produzir utensílios Materiais para construir, pintar Materiais para os adornos decorativos Materiais para a medicina

Materiais para produzir utensílios Materiais para construir, pintar Materiais para os adornos decorativos Materiais para a medicina Materiais para produzir utensílios Materiais para construir, pintar Materiais para os adornos decorativos Materiais para a medicina Fontes primárias de energia A par do incessante desenvolvimento que carateriza

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Unidades de Conservação: aspectos legais, importância, como funciona e outras experiências. Palestrante: Eduardo de Araujo Rodrigues

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes da PNMA Instrumentos p/ a execução

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Princípios do direito ambiental. Princípio da Ubiquidade Parte 2. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Princípios do direito ambiental. Princípio da Ubiquidade Parte 2. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Princípios do direito ambiental Parte 2 Professora Eliana Khader Ex. 2: tributação Além da tradicional finalidade arrecadatória, os tributos podem ser dotados de extrafiscalidade, destinando-se

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A POLÍTICA NACIONAL E O SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei 6.938/1981 Regulamentada pelo Decreto 99.274/1990 Objetivo geral: preservação, melhoria e recuperação

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I ESCOPO E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO ESCOPO A Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, objetivando a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente,

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

Organização da Aula. Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 6. Contextualização. Adequação Ambiental. Prof. Francisco W.

Organização da Aula. Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 6. Contextualização. Adequação Ambiental. Prof. Francisco W. Recuperação de Áreas Degradadas Aula 6 Prof. Francisco W. von Hartenthal Organização da Aula Adequação Ambiental e Biologia da Conservação 1. Adequação Ambiental de Atividades Produtivas 2. Preservação,

Leia mais

Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE

Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE Ana Lucia Dolabella Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental São Paulo, 03/09/2012 Sustentabilidade Ambiental Econômica Social

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental. Prof. Especialista Leandro Borges de Lima Silva

Responsabilidade Socioambiental. Prof. Especialista Leandro Borges de Lima Silva 1 Responsabilidade Socioambiental 2 ECO/RIO-92 A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida - João Bosco da Silva Eco/Rio - 92 3 A preocupação com os problemas

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador JORGE VIANA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador JORGE VIANA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 428, de 2015, do Senador Valdir Raupp,

Leia mais

QUÍMICA AMBIENTAL QUÍMICA AMBIENTAL

QUÍMICA AMBIENTAL QUÍMICA AMBIENTAL HISTÓRICO: CLUBE DE ROMA LIMITS TO GROWTH (1972) RISCOS DE UM CRESCIMENTO ECONÔMICO CONTÍNUO PRIMEIROS MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DO AR DESCONTAMINAÇÃO DO RIO TÂMISA MELHORIA DO

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 2 Algumas considerações Direito Ambiental Lei nº 6.938/81 Política Nacional do Meio Ambiente

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula A PNMA no ordenamento jurídico brasileiro Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FRENTE ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS ENVOLVENDO AS ATIVIDADES DE SUINOCULTURA e AVICULTURA

A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FRENTE ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS ENVOLVENDO AS ATIVIDADES DE SUINOCULTURA e AVICULTURA A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FRENTE ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS ENVOLVENDO AS ATIVIDADES DE SUINOCULTURA e AVICULTURA GIOVANI FERRI Promotor de Justiça CONFLITOS ENTRE AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E A PROTEÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO AMBIENTAL. Profª Me. Isabel Kleinpaul

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO AMBIENTAL. Profª Me. Isabel Kleinpaul INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO AMBIENTAL Profª Me. Isabel Kleinpaul O QUE É MEIO AMBIENTE? Aspecto restrito: meio ambiente natural - ecologia = eckos (casa) + logia

Leia mais

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos Prof. ª Karen Wrobel Straub MEIO AMBIENTE De acordo com a definição contida na norma NBR ISO 14001:1996- Sistemas de Gestão Ambiental Meio ambiente é a circunvizinhança

Leia mais

Lei Complementar n 140/11. Competências: Licenciamento e Fiscalização

Lei Complementar n 140/11. Competências: Licenciamento e Fiscalização Lei Complementar n 140/11 Competências: Licenciamento e Fiscalização Características Iniciais Fixou normas, nos termos dos incisos III, VI e VI do caput e do parágrafo único do artigo 23 da CF. Cooperação

Leia mais

Meio ambiente do trabalho: está vinculado à saúde e ao bem-estar do trabalhador.

Meio ambiente do trabalho: está vinculado à saúde e ao bem-estar do trabalhador. Osmar Jose Gebauer 1- Conceito de Direito Ambiental: é um ramo do Direito que contém um conjunto de regras que regulamentam a proteção e o uso do meio ambiente visando à concretização de uma sadia qualidade

Leia mais

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências.

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências. Da Ordem Social: do Meio Ambiente e dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Ambiental Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Do meio ambiente A CF de 1988 consagra o direito

Leia mais

11º GV - Vereador Floriano Pesaro

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 576 /2013 Institui o Projeto Calçada Limpa no âmbito das subprefeituras, e dá outras providências. A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA: Art. 1º A presente Lei institui o Projeto Calçada

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Sensibilização Ambiental Importância e Relação com a... Gestão Ambiental Naturlink

07/06/2015 Imprimir Sensibilização Ambiental Importância e Relação com a... Gestão Ambiental Naturlink Naturlink Sensibilização Ambiental Importância e Relação com a Gestão Ambiental Rita Teixeira d Azevedo Muito se tem falado do papel da Sensibilização Ambiental como ferramenta essencial para se atingir

Leia mais

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO. O Projeto apresenta trinta e dois (32) artigos, divididos em sete (07) capítulos.

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO. O Projeto apresenta trinta e dois (32) artigos, divididos em sete (07) capítulos. PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA Projeto de Lei nº 145 de 18 de setembro de 2013 AUTOR: Poder Executivo PARECER: Favorável, sem apresentação de emendas EMENTA: Estabelece normas de Proteção

Leia mais

Degradação da Diversidade Biológica

Degradação da Diversidade Biológica Degradação da Diversidade Biológica Guilherme Antonio Ferrari Scudeller Jaqueline R. de Almeida Nijima Novello Rumenos Ricieri Cioci Thalita Moraes da Silva Tópicos Abordados Conceito de diversidade biológica;

Leia mais

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Professor Antônio Ruas. 4 créditos 60 horas. 1. Conceitos gerais de sustentabilidade. 2. Histórico da idéia de sustentabilidade.

Professor Antônio Ruas. 4 créditos 60 horas. 1. Conceitos gerais de sustentabilidade. 2. Histórico da idéia de sustentabilidade. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Professor Antônio Ruas 4 créditos 60 horas

Leia mais

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico O que é sustentabilidade? Um caminho para a sustentabilidade: Recursos Naturais Degradação

Leia mais

Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e

Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e O Meio Ambiente Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e estão ligadas a vida dos seres humanos.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1 Maria Valentina Valente 2, Maria E. De Abreu 3, Mateus Ribas 4, Tania Conrad Aosani 5 1 Trabalho de pesquisa Seminário Integrado Ensino Médio 2 TRABALHO DE PESQUISA ENSINO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O direito à informação e o princípio da participação social no âmbito ambiental Bianca Helena dos Santos* Em todas as civilizações, inclusive naquelas onde já havia um esboço de

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS - CONCEITOS E DEFINIÇÕES-

IMPACTOS AMBIENTAIS - CONCEITOS E DEFINIÇÕES- 1 IMPACTOS AMBIENTAIS - CONCEITOS E DEFINIÇÕES- Prof.ª. Dr.ª Karla Maria Silva de Faria Conceitos 2 Ambiente Natural Meio Ambiente Construido Conceito - Meio Ambiente CONAMA 306/2002: Meio Ambiente é o

Leia mais

NORMAS DE USO E ZONEAMENTO DA APA MORRO DA BORÚSSIA

NORMAS DE USO E ZONEAMENTO DA APA MORRO DA BORÚSSIA NORMAS DE USO E ZONEAMENTO DA APA MORRO DA BORÚSSIA Kananda Batista Lopes 1 Laura de Oliveira Nunes 1 Moysés Teixeira Abrahão 1 Fernanda Mallman 2 RESUMO: Esta discussão é provocada, no sentido de haver

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO NA REABILITAÇÃO DE BROWNFIELDS URBANOS

A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO NA REABILITAÇÃO DE BROWNFIELDS URBANOS A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO NA REABILITAÇÃO DE BROWNFIELDS URBANOS Magda Adelaide Lombardo (Professora Titular da Universidade Estadual Paulista / Centro de Análise e Planejamento

Leia mais

PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL. 1. Princípio significa começo, origem de algo, mas também significa preceito, regra, lei.

PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL. 1. Princípio significa começo, origem de algo, mas também significa preceito, regra, lei. PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL 1. O QUE É UM PRINCÍPIO? 1. Princípio significa começo, origem de algo, mas também significa preceito, regra, lei. 2. Para Celso Antonio Bandeira de Melo (Elementos do Direito

Leia mais

A Terra, um planeta muito especial

A Terra, um planeta muito especial Biologia e Geologia 10º ano Tema 2 A Terra, um planeta muito especial 2015 A face da Terra: Continentes e fundos oceânicos Áreas Continentais Áreas Continentais 36% da superfície 29% emersos 7% imersos

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 1 Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Impacto Ambiental Mariana Torres C. de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS. Ecossistemologia 2017 Prof. Reinaldo

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS. Ecossistemologia 2017 Prof. Reinaldo AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Ecossistemologia 2017 Prof. Reinaldo Qual é a situação do mundo hoje? Qual é a situação do mundo hoje? Consumo 20% > que capacidade planetária de suporte e reposição (WWF,

Leia mais

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem. Aula-tema 7: População e Meio Ambiente

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem. Aula-tema 7: População e Meio Ambiente Questões para Acompanhamento da Aprendizagem Aula-tema 7: População e Meio Ambiente QUESTÃO 01 Julgue as alternativas como Verdadeiras ou Falsas: I. Segundo Malthus, o aumento populacional é exponencial,

Leia mais

TCE DIREITO AMBIENTAL

TCE DIREITO AMBIENTAL TCE DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente Prof. Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Ambiental POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA)

Leia mais

Considerando o acelerado crescimento urbano e industrial brasileiro e da frota de veículos automotores;

Considerando o acelerado crescimento urbano e industrial brasileiro e da frota de veículos automotores; RESOLUÇÃO CONAMA Nº 005, de 15 de junho de 1989 O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VII, do Art. 8º, da Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981 e

Leia mais

Meio Ambiente & Sociedade. Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos.

Meio Ambiente & Sociedade. Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Meio Ambiente & Sociedade Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Vamos contextualizar a chegada do marco legal que institui

Leia mais

De acordo com o Michaelis...

De acordo com o Michaelis... POR QUE CONSERVAR? De acordo com o Michaelis... Conservar: manter no estado ou no lugar; fazer durar, impedir que acabe ou se deteriore; continuar a ter; durar, manter-se; reter; guardar cuidadosamente,

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA Eduardo Rodrigues Jhennifer Senna Larissa Barros Lazaro Zaidan Luiza Miranda Maria Clara Melo Victória Pancini RESUMO Este artigo se compõe a uma invenção organizada pelos

Leia mais

TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR

TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR Mariana Domingos Alves 1 RESUMO: Buscou-se com o presente artigo, através de um breve apontamento sobre o tema, apresentar as principais

Leia mais

Meio Ambiente & Sociedade

Meio Ambiente & Sociedade Meio Ambiente & Sociedade Quinta feira 22 de setembro de 2011 Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Vamos contextualizar a

Leia mais

Avaliação de Impactos Ambientais Aula 1. Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental

Avaliação de Impactos Ambientais Aula 1. Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental Avaliação de Impactos Ambientais Aula 1 Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental lima_biologia@hotmail.com Hoje são necessários mais quatro planetas Terra para permitir que todas

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 225, CF: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Ambiental A Legislação Ambiental "A natureza é sábia. Sábia, abundante e paciente. (Ubiracy Araújo, Procurador Geral do IBAMA) História da Legislação Ambiental Dois momentos distintos,

Leia mais

Matéria Sustentabilidade Turma de Exercícios Professor Alex Mendes

Matéria Sustentabilidade Turma de Exercícios Professor Alex Mendes Matéria Sustentabilidade Turma de Exercícios Professor Alex Mendes 1. Ano: 2016Banca: FCCÓrgão: SEGEP-MAProva: Analista Ambiental Pedagogo A problemática da sustentabilidade assume neste novo século um

Leia mais

PROTEÇÃO AMBIENTAL. Significa o ato de proteger. É a dedicação pessoal àquele ou àquilo que dela precisa; é a defesa daquele ou daquilo que é ameaçado

PROTEÇÃO AMBIENTAL. Significa o ato de proteger. É a dedicação pessoal àquele ou àquilo que dela precisa; é a defesa daquele ou daquilo que é ameaçado MEIO AMBIENTE Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Preservação do patrimônio ambiental: consciência no presente, com olhos no futuro por Clovis Brasil Pereira* O presente trabalho, elaborado no mês em que se comemora o Meio Ambiente,

Leia mais

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina

Leia mais