UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ"

Transcrição

1 UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 29/11/2015 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 1. Prova SEM consulta; 2. A prova PODE ser feita a lápis; 3. PROIBIDO o uso de calculadoras e similares; 4. Duração: 2 HORAS. Questão 1 (10 pontos). Considere as funções f(x) = x 2 + 1, g(x) = x 2 1 e suas composições f g(x) e g f(x). Se os domínios das composições são D f g e D g f, então é correto afirmar que: a) D f g = {x R} b) D g f = {x R} c) D g f = {x ( 1, 1)} d) D g f = Resposta: b) Basta notar que D f = {x R} e D g = {x R : x / ( 1, 1)}, assim as alternativas a), c) e d) não são verdadeiras. Questão 2 (10 pontos). Considere a função { x 2, se x < 3 f(x) = ax + b, se x 3 Quais os valores de a e b fazem de f uma função contínua e derivável em R? a) (a, b) = (3, 3) b) (a, b) = (6, 9) c) (a, b) = (2, 0) d) (a, b) Resposta: c) f é definida por duas sentenças deriváveis fora do ponto x = 3, logo são contínuas nestes pontos. No ponto x = 3 é necessário que a derivada no ponto esteja definida. Isto ocorre somente quando a = 6 e b = 9. Questão 3 (10 pontos). Considere a função f(x) = 5 x 2

2 encontre os pontos da reta onde o gráfico dessa função tem concavidade para baixo. a) x (2, + ) b) x (, 2] c) x R d) x (, 2) Resposta: d) A concavidade é para baixo no pontos onde a derivada segunda é negativa. Calculando a derivada segunda obtemos f 10 (x) = (x 2) 3 que é menor que zero em (, 2). Questão 4 (10 pontos). Sabendo que n=1 1 n 2 = π2 6 Considere a sequência a n = 6 n 2 + 4n + 3. é correto afirmar que: a) n=1 a n converge b) n=1 a n diverge c) n=1 a n = π 2 d) n=1 a n > π 2 Resposta: a) Basta fazer o teste de comparação com a série cuja soma é dada. Questão 5 (10 pontos). Calcule π π onde, m e n são números naturais. sen 2m+1 (x)cos n (x)dx a) ( 1)2m+n 3 b) 1 2 c) 0 d) π 4 Resposta: c) Basta notar que para todo valor de m temos uma função ímpar integrada num intervalo simétrico. Questão 6 (10 pontos). Avalie dx ( x 2 x + 1 ) x Resposta: 2

3 Chamando de I(x) a integral indefinida e fazendo a mudança x = y obtemos, 2dy y 2 2y + 1 = 2 1 y + C onde C é uma constante arbitrária. Logo, I(x) = 2 1 x + C. Questão 7 (10 pontos). Considere a função F(x, y) = ax 2 + by 2 com a e b números reais. Encontre as condições sobre a e b para que F seja solução da equação de Laplace F xx + F yy = 0 Resposta: Aplicando a equação de Laplace obtemos, donde a condição é a = b. F xx + F yy = 2(a + b), Questão 8 (10 pontos). Encontre três números positivos cuja soma é 12 de forma que a soma de seus quadrados seja mínima. Resposta: Temos que maximizar a função f(x, y, z) = x 2 + y 2 + z 2 com a restrição z = 12 x y. Assim, temos f(x, y) = x 2 + y 2 + (12 x y) 2. O gradiente tem componentes: f x = 2x 2(12 x y), f y = 2y 2(12 x y) O único ponto crítico é (x, y) = (4, 4). Neste ponto a matriz Hessiana é [ ] 4 2 H = 2 4 Cujo determinante é positivo e f xx > 0, logo (4, 4) é ponto de mínimo de f. Assim, os três números são x = 4, y = 4 e z = 4. Questão 9 (10 pontos). Calcule a derivada da função f(x) = (1 + a x ) x onde a é um número real positivo. 3

4 Resposta: ( ) f (x) = (1 + a x ) x ln(1 + a x ) + xax ln(a) 1+a x Questão 10 (10 pontos). Encontre o volume do sólido obtido pela rotação em torno do eixo y da região delimitada pelas curvas y = x e y = x 2, com x [0, 1]. Resposta: Escolhendo o método da cascas cilíndricas, devemos Calcular a integral: V = 1 0 (2πx)(x x 2 )dx = π 6. 4

5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FÍSICA PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 29/11/2015 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 01 Prova sem consulta. 02 Duração: 2 HORAS 1 a Questão (10 pontos): A figura da esquerda mostra um sistema massa-mola que pode oscilar sem atrito ao longo do eixo x entre os pontos extremos +A e A. Suponha que o bloco seja deslocado até o extremo x = +A e solto com velocidade inicial zero no instante t = 0. Ele passa pelo ponto de equilíbrio (x = 0) e para ao chegar ao ponto x = A no instante t = t 1. A figura da direita mostra uma certa função f(t) para esse movimento. A função f(t) representa: a) A posição do bloco. b) A velocidade do bloco. c) A energia cinética do bloco. d) A energia potencial elástica do bloco. e) A energia mecânica do bloco. Solução: Alternativa (d). No instante t = 0 o bloco está na posição x = +A e sua energia potencial elástica é (k A 2 )/2. À medida em que o tempo passa, a energia potencial elástica diminui até chegar a zero quando o bloco passa pelo ponto de equilíbrio. A partir desse ponto ela volta a aumentar e torna-se novamente (k A 2 )/2 quando o bloco chega à posição x = -A. 2 a Questão (10 pontos): Considere a mesma situação descrita na questão anterior. Quando o bloco passa pelo ponto x = -A/2 é correto afirmar que: a) Sua velocidade é negativa e sua aceleração é positiva. b) Sua aceleração é negativa e sua velocidade é positiva. c) Sua velocidade é negativa e sua aceleração é nula. d) Tanto a velocidade quanto a aceleração são positivas. e) Tanto a velocidade quanto a aceleração são negativas. Solução: Alternativa (a). No ponto x = -A/2 a mola está parcialmente comprimida e, portanto, a força elástica é positiva. Logo, a aceleração do bloco será positiva. Nesse mesmo ponto o bloco se desloca para a esquerda e, portanto, sua velocidade será negativa.

6 3 a Questão (10 pontos): A figura mostra dois blocos, suspensos e em repouso, conectados por um fio inextensível de massa desprezível que passa por duas polias. Se a massa de cada um dos blocos for M e a aceleração da gravidade for g, a magnitude da tração no fio é: a) 4 M g; b) 2 M g; c) M g; d) M g / 2; e) M g / 4. Solução: Alternativa (c). O bloco da esquerda está sujeito a duas forças: a força da gravidade, que vale M g, e a tração no fio. Como o bloco está em repouso, a soma dessas duas forças deve ser nula e, portanto, a magnitude da tração é M g. O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao outro bloco e o resultado será o mesmo. 4 a Questão (10 pontos): Um saco de areia de 5,0 kg é erguido por uma corda que exerce sobre ele uma força de 60 N. Se a aceleração da gravidade for 9,8 m/s 2 e a trajetória do saco de areia for vertical, sua aceleração vale: a) 2,2 m/s 2 b) 9,8 m/s 2 c) 11 m/s 2 d) 21,8 m/s 2 e) 109 m/s 2 Solução: Alternativa (a). O saco de areia está sujeito a duas forças: a força da gravidade, que vale m g, e a tração T no fio. Como ele está acelerado, a soma vetorial dessas duas forças deve ser igual a m a. Portanto T m g = m a e a = g T/m. Substituindo os dados, vem: a = 9,8 (60/5,0) = 2,2 m/s 2. 5 a Questão (10 pontos): Um atleta está de pé no centro de uma plataforma que gira sem atrito. Ele tem os braços abertos e segura um haltere em cada mão. Quando ele fecha os braços, mantendo os halteres sempre na mesma altura, é correto afirmar que: a) A energia mecânica do sistema se conserva, mas seu momento angular não se conserva. b) O momento angular do sistema se conserva, mas sua energia mecânica não se conserva. c) A energia mecânica do sistema se conserva, mas sua energia cinética não se conserva. d) Tanto a energia mecânica quanto o momento angular do sistema se conservam. e) Nem a energia mecânica nem o momento angular do sistema se conservam. Solução: Alternativa (b). Ao fechar os braços, a força muscular realiza trabalho e, portanto, a energia mecânica do sistema não se conserva. Como não há torques externos sobre o sistema, o momento angular se conserva.

7 6 a Questão (10 pontos): Uma locomotiva de 100 toneladas desloca-se ao longo de uma estrada de ferro horizontal a uma velocidade de 2,0 m/s quando colide com um vagão de 30 toneladas, que estava em repouso. Supondo que os freios não estivessem acionados e que o vagão tenha ficado preso à locomotiva, calcule a velocidade do conjunto logo após a colisão. Solução:

8 7 a Questão (10 pontos): Considere um sistema formado por três partículas idênticas, cada uma delas com massa M. A figura mostra duas dessas partículas, localizadas nos pontos A (-a,0) e B (0,a). Determine as coordenadas x e y da terceira partícula para que o centro de massa do sistema fique no ponto O (0,0). Solução:

9 8 a Questão (10 pontos): A força que atua sobre uma partícula é dada, no Sistema Internacional de unidades (SI), pelo vetor F (x,y) = 4,0 x 2 i + 3,0 j. Nessa expressão i e j são, respectivamente, os vetores unitários nas direções x e y. Calcule o trabalho realizado por essa força quando a partícula se desloca do ponto P (10 cm; 10 cm) ao ponto Q (10 cm; 30 cm) ao longo do segmento de reta PQ. Solução:

10 9 a Questão (10 pontos): Um bloco de 2,0 kg desce um plano inclinado com velocidade constante de 1,0 m/s. Considerando que o ângulo que o plano inclinado faz com a horizontal seja 30º e que a aceleração da gravidade seja 9,8 m/s 2, calcule a magnitude da potência dissipada pela força de atrito que há entre o bloco e o plano inclinado. Solução:

11 10 a Questão (10 pontos): Duas partículas de massas m A e m B descrevem um movimento circular uniforme em torno da origem O, como mostra a figura. A distância de A até a origem é o dobro da distância de B à origem e o momento angular das duas partículas em relação a O é igual. Determine a razão entre as massas m A/m B para que a velocidade angular de A seja o triplo da velocidade angular de B. Solução:

Solução: Alternativa (c). Esse movimento é retilíneo e uniforme. Portanto h = (g t 1 2 )/2 e 2 h =

Solução: Alternativa (c). Esse movimento é retilíneo e uniforme. Portanto h = (g t 1 2 )/2 e 2 h = UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FÍSICA PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 9/06/206 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 0 Prova sem consulta. 02 Duração:

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 6//26 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:. Prova

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 30/11/2014 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Processos Seletivos COPS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Processos Seletivos COPS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Pró-Reitoria de Graduação - PRG Coordenação de Processos Seletivos COPS PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 28/06/2015 Física

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 16/10/2016 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 1.

Leia mais

a) m b) m s 1 c) m s 2 d) s 1

a) m b) m s 1 c) m s 2 d) s 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FÍSICA PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 11/6/217 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 1 Prova sem consulta. 2 Duração:

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

SOLUÇÃO. OBSERVAÇÕES: 01 Prova SEM consulta. 02 A prova PODE ser feita a lápis. 03 PROIBIDO o uso de calculadoras e similares. 04 Duração: 2 HORAS.

SOLUÇÃO. OBSERVAÇÕES: 01 Prova SEM consulta. 02 A prova PODE ser feita a lápis. 03 PROIBIDO o uso de calculadoras e similares. 04 Duração: 2 HORAS. UNVERSDDE FEDERL DE TJUÁ ÁLULO 1 e PROV DE TRNSFERÊN NTERN, EXTERN E PR PORTDOR DE DPLOM DE URSO SUPEROR 1/1/1 NDDTO: URSO PRETENDDO: OSERVÇÕES: 1 Prova SEM consulta prova PODE ser feita a lápis PRODO

Leia mais

Física I VS 18/07/2015

Física I VS 18/07/2015 Física I VS 18/07/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 20 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 0,5 ponto Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma indicação em contrário. Nota 1.

Leia mais

Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas)

Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas) Mecânica e Ondas, 0 Semestre 006-007, LEIC Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas) 1. O momento angular duma partícula em relação à origem é dado por: L = r p a) Uma vez que no movimento uniforme

Leia mais

Física 1. 3 a prova 09/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 09/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 09/12/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise a

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 1. Uma partícula move-se em linha reta, partindo do repouso

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [3,7 ponto] Um carretel é composto por um cilindro interno de raio r = R/2 e massa M, enrolado por um fio ideal, com 2 discos idênticos,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2)

LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) A CINEMÁTICA NO MHS 1.1.- (HALLIDAY, 4ª EDIÇÃO, CAP. 14, 1E) Um objeto sujeito a um movimento harmônico simples leva 0,25 s para

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO 1 Um bloco de massa m = 10 kg, inicialmente a uma altura de 2 m do solo, desliza em uma rampa de inclinação 30 o com a horizontal. O bloco é seguro

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/05/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 0/11/014 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:

Leia mais

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica Conservação da Energia o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica 1 Forças conservativas: o Uma força é dita conservativa se o trabalho que ela realiza

Leia mais

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000]

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000] Física I para a Escola Politécnica (330) - SUB (03/0/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova Substitutiva - Gabarito 1. Dois blocos de massas 4, 00 kg e 8, 00 kg estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado de

Leia mais

3 a prova de F 128 Diurno 30/06/2014

3 a prova de F 128 Diurno 30/06/2014 30/06/2014 Nome: RA: Turma: Esta prova contém 14 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva. Não esqueça de passar as respostas das questões de múltipla escolha para o cartão de respostas. Obs:

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,5 pontos] Considere a situação ilustrada na figura abaixo. Um bloco de massa m está conectado através de fios e polias ideais

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

Lista4: Trabalho e Energia

Lista4: Trabalho e Energia Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2015/2016

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2015/2016 MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 015/016 EIC0010 FÍSICA I 1o ANO, o SEMESTRE 1 de junho de 016 Nome: Duração horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 9 Questões 1) A Figura 1 apresenta a vista superior de 3 partículas sobre as quais forças externas agem. A magnitude e a direção das forças sobre 2 partículas são apresentadas. Quais

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Parte 2 - P3 de Física I NOME: DRE Gabarito Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P3 de Física I NOME: DRE Gabarito Teste 1. Assinatura: Parte - P3 de Física I - 018-1 NOME: DRE Gabarito Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [,7 pontos] Uma barra de comprimento L e massa M pode girar livremente, sob a ação da gravidade, em torno de um eixo que

Leia mais

Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 2012

Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 2012 Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 01 1) O retângulo, com base no eixo das abcissas, está inscrito numa parábola, conforme figura abaixo. O valor de x que faz esse retângulo ter perímetro máximo

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 1. Dois corpos A e B, de massa 16M e M, respectivamente, encontram-se no vácuo e estão separados

Leia mais

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 15/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros Movimento Periódico O movimento é um dos fenômenos mais fundamentais

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

Física I Prova 3 19/03/2016

Física I Prova 3 19/03/2016 Nota Física I Prova 3 19/03/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

Lista 5 Leis de Newton

Lista 5 Leis de Newton Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual.

Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual. Física 2ª Lei de Newton I 2 os anos Hugo maio/12 Nome: Nº: Turma: Os exercícios a seguir foram retirados do livro Aulas de Física, volume I, da Editora Atual. 1. Aplica-se uma força F de intensidade 20

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA 2019 FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação, dois

Leia mais

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios 1. Um satélite em órbita ao redor da Terra é atraído pelo nosso planeta e, como reação, atrai a Terra. A figura que representa corretamente esse par ação-reação

Leia mais

massa do corpo A: m A ; massa do corpo B: m B ; massa da polia: M; raio da polia: R; adotando a aceleração da gravidade: g.

massa do corpo A: m A ; massa do corpo B: m B ; massa da polia: M; raio da polia: R; adotando a aceleração da gravidade: g. Uma máquina de Atwood possui massas m A e m B, onde a massa B é maior que a massa A, ligadas por uma corda ideal, inextensível e de massa desprezível, através de uma polia de massa M e raio R. Determinar

Leia mais

Física 1 VS 16/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 16/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 16/12/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

QUESTÕES UFBA ª FASE: DINÂMICA

QUESTÕES UFBA ª FASE: DINÂMICA QUESTÕES UFBA 09-04 ª FASE: DINÂMICA UFBA 009 UFBA 008 UFBA 007 UFBA 006 UFBA 005 UFBA 004 GABARITO UFBA 009 UFBA 008 QUESTÃO 01 (Valor: 15 pontos) Velocidade final do conjunto Como as forças de atrito

Leia mais

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2016-1 Nota Q1 Questão 1 Três átomos idênticos de massa m se deslocam no plano horizontal xy com velocidades de mesmo módulo v 0, de tal forma que os três colidem

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/11/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/11/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/11/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 07/01/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS 1.Um movimento harmônico simples é descrito pela função x = 7 cos(4 t + ), em unidades de Sistema Internacional. Nesse movimento, a amplitude e o

Leia mais

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018)

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018) ITA18 - Revisão LFIS1A - IME 2018 1a fase Questão 1 Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R, é atingido por um projétil, que se move verticalmente

Leia mais

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 07/01/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

d) Determine a posição da partícula quando ela atinge o repouso definitivamente.

d) Determine a posição da partícula quando ela atinge o repouso definitivamente. QUESTÕES DE TRABALHO E ENERGIA DA UFPE DE FÍSICA 1 - PROVA 2 2002.2 1) Um bloco de massa M = 1,0 Kg é solto a partir do repouso no ponto A a uma altura H = 0,8 m, conforme mostrado na figura. No trecho

Leia mais

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 20 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma

Leia mais

Física 1. 3 a prova 30/06/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 30/06/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 30/06/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois blocos se deslocam em linha reta sobre uma mesa horizontal sem atrito. O bloco A, de massa m, tem velocidade

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

DISCURSIVAS. Solução: (a) Com os eixos escolhidos conforme a figura, a altura instantânea da caixa a partir do instante t=0 em que começa a cair é

DISCURSIVAS. Solução: (a) Com os eixos escolhidos conforme a figura, a altura instantânea da caixa a partir do instante t=0 em que começa a cair é DISCURSIVAS 1. Um pequeno avião monomotor, à altitude de 500m, deixa cair uma caixa. No instante em que a caixa é largada, o avião voava a 60,0m/s inclinado de 30,0 0 acima da horizontal. (a) A caixa atinge

Leia mais

PROAC / COSEAC - Gabarito. Prova de Conhecimentos Específicos. 1 a Questão: (1,5 pontos) x x x.

PROAC / COSEAC - Gabarito. Prova de Conhecimentos Específicos. 1 a Questão: (1,5 pontos) x x x. Prova de Conhecimentos Específicos a Questão: (, pontos) Considere a função f definida por f(x) x. x + Determine: a) seu domínio; b) os intervalos onde f é crescente e onde f é decrescente; c) pontos de

Leia mais

CURSO de FÍSICA - Gabarito

CURSO de FÍSICA - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA o semestre letivo de 8 e 1 o semestre letivo de 9 CURSO de FÍSICA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém: PROVA DE REDAÇÃO enunciada

Leia mais

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 22/09/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016c

Física I Prova 1 04/06/2016c Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

Física 1-2ª Prova 19/05/2012

Física 1-2ª Prova 19/05/2012 Física 1-2ª Prova 19/05/2012 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 1. Leia os enunciados com atenção. 2. Tente, responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3.

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 16/10/2016 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 1.

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A I Capítulo 16 Oscilações 1. Um oscilador

Leia mais

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III 13.3 O trem de 160 Mg parte do repouso e começa a subir o aclive, como mostrado na figura. Se o motor exerce uma força de tração F de 1/8 do peso do trem, determine

Leia mais

UFF - Universidade Federal Fluminense

UFF - Universidade Federal Fluminense U - Universidade ederal luminense Pólo Universitário de Volta Redonda - ísica I Lista de exercícios n o 6: trabalho e energia cinética 1 - Um próton (massa m = 1, 67 10 27 kg) está sendo acelerado em linha

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MAF- 04.05.2012 Prof. Dr. Antônio Newton Borges 1. Na caixa de 2,0 kg da figura abaixo são aplicadas duas forças, mais somente uma é mostrada. A aceleração da

Leia mais

b) a intensidade da força de contato entre A e B.

b) a intensidade da força de contato entre A e B. LISTA DE ATRITO 1. (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força de atrito entre o bloco de massa de 10 kg e o plano horizontal de apoio. Os fios e as polias são ideais e adota-se g = 10 m/s

Leia mais

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura:

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura: Segunda Chamada de Física I - 016- NOME: Assinatura: DE Nota Q1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

Lista 12: Oscilações NOME:

Lista 12: Oscilações NOME: Lista 12: Oscilações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Capítulo 5 DINÂMICA θ α

Capítulo 5 DINÂMICA θ α Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P3 - Gabarito 1. Três partículas de massa m estão presas em uma haste fina e rígida de massa desprezível e comprimento l. O conjunto assim formado

Leia mais

GRUPO 1 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O domínio da função real dada por 2ª QUESTÃO

GRUPO 1 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O domínio da função real dada por 2ª QUESTÃO GRUPO MATEMÁTICA ª QUESTÃO O domínio da função real dada por é A) / B) / C) / D) / E) / ª QUESTÃO Seja a área do triângulo cujos vértices são 0,0,, e,0. Então, para 0, podemos afirmar que a função é A)

Leia mais

Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/07/2012

Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/07/2012 4320195-Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/0/2012 Nome: N o USP: Professor: Turma: A duração da prova é de 2 horas. Material: lápis, caneta, borracha, régua. O uso de calculadora

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O domínio da função = A),4 4,+ B),0] [3,+ C), 4 4, 3] [0,+ D), 4 4,0] [3,+ E), 4 [3,+ 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O domínio da função = A),4 4,+ B),0] [3,+ C), 4 4, 3] [0,+ D), 4 4,0] [3,+ E), 4 [3,+ 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O domínio da função = A),4 4,+ B),0] [3,+ C), 4 4, 3] [0,+ D), 4 4,0] [3,+ E), 4 [3,+ é 2ª QUESTÃO As equações das retas assíntotas horizontais do gráfico da função = são A) = 1 e

Leia mais

Gabarito da Prova P1 - Física 1

Gabarito da Prova P1 - Física 1 Gabarito da Prova P1 - Física 1 1. Duas partículas (1 e 2) se movem ao longo do eixo x e y, respectivamente, com velocidades constantes v 1 = 2ˆx cm/s e v 2 = 3ŷ cm/s. Em t = 0 s elas estão nas posições:

Leia mais

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5) [16A7]-p1/8 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5) Em toda a prova, quando necessário, use g=10 m/s 2. A menos de indicação explícita, o Sistema Internacional de unidades é utilizado. (1) [1,0 pt] Dois veículos

Leia mais

Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME:

Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME: Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO À DINÂMICA

EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO À DINÂMICA ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSORES: CÁSSIO - POMPEU ALUNO (A): N º SÉRIE: 9 a TURMA: 9A EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO À DINÂMICA

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10. 2) O que ocorre com o ioiô inicialmente estacionário da Figura 2 se este é excitado por uma força (a) F 2, (b)

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10. 2) O que ocorre com o ioiô inicialmente estacionário da Figura 2 se este é excitado por uma força (a) F 2, (b) LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 10 Questões 1) Na Figura 1, 3 forças de mesma magnitude são aplicadas em uma partícula que encontra-se na origem do sistema de referência. Ordene as forças de acordo com as magnitudes

Leia mais

Dinâmica aula 02 Atrito e Plano Inclinado

Dinâmica aula 02 Atrito e Plano Inclinado 1) figura abaixo ilustra três corpos, e C unidos por fio inextensível e de massa desprezível. s massas dos corpos são, respectivamente, iguais a 10 kg, 15 kg e 25 C kg. intensidade da força F é 100 N e

Leia mais

Resposta: (A) o traço é positivo (B) o determinante é negativo (C) o determinante é nulo (D) o traço é negativo (E) o traço é nulo.

Resposta: (A) o traço é positivo (B) o determinante é negativo (C) o determinante é nulo (D) o traço é negativo (E) o traço é nulo. MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 201/2018 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, 2º SEMESTRE 12 de junho de 2018 Nome: Duração 2 horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário

Leia mais