1 CONHECENDO O FLASH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 CONHECENDO O FLASH"

Transcrição

1 1 CONHECENDO O FLASH Visão geral da lição Nesta lição, você vai aprender a: Criar um novo arquivo no Flash Ajustar as configurações Stage no inspetor de propriedades Adicionar camadas (layers) à Timeline Gerenciar keyframes na Timeline Trabalhar com imagens importadas no painel Library Mover e reposicionar objetos no Stage Abrir e trabalhar com painéis Selecionar e utilizar ferramentas no painel Tools Visualizar sua animação Flash Procurar tópicos no Flash Help Acessar recursos online para o Flash Esta lição levará menos de uma hora para ser concluída. Copie a pasta Lesson01 do CD do Adobe Flash Professional CS5 Classroom in a Book para a sua unidade de disco se ainda não tiver feito isso.

2 No Flash, o Stage é onde a ação acontece; a Timeline, ou linha do tempo, organiza quadros e camadas; e os outros painéis permitem editar e controlar sua criação.

3 22 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Inicie o Flash e abra um arquivo Nota: Você também pode iniciar o Flash dando um clique duplo em um arquivo Flash (*.fla), como o arquivo 01End.fla, dado como exemplo do projeto finalizado. Na primeira vez em que iniciar o Flash, você verá uma tela Welcome com links para modelos de arquivo, tutoriais e outros recursos padrão. Nesta lição, você vai criar uma animação simples para mostrar algumas fotografias de férias. Você vai adicionar as fotos e um título enquanto aprende a posicionar elementos no Stage e ao longo da Timeline. 1 Inicie o Adobe Flash Professional. No Windows, escolha Iniciar > Programas > Adobe Flash CS5. No Mac OS, dê um clique em Adobe Flash Professional CS5 na pasta Applications ou no Dock. 2 Escolha File > Open. Na caixa de diálogo Open, selecione o arquivo 01End. swf na pasta Lesson01/01End e clique em Open para visualizar o projeto final. Uma animação em que aparecem fotos uma a uma e, no final, um título, é reproduzida. 3 Feche a janela de visualização. 4 Escolha File > New. Na caixa de diálogo New Document, escolha Action Script 3.0. Clique OK. ActionScript 3.0 é a versão mais recente da linguagem de criação de scripts Flash, utilizada para adicionar interatividade, e requer que o navegador tenha o Flash Player 9 ou versão superior. Nesta lição, você não trabalha com o ActionScript, mas ainda precisa escolher com qual versão seu arquivo é compatível.

4 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 23 5 Escolha File > Save. Nomeie o arquivo como 01_workingcopy.fla e do menu suspenso Format selecione Flash CS5 document (*.fla). Salve-o na pasta 01Start. Salvar o arquivo imediatamente é um bom hábito de trabalho, em especial, para o caso de o aplicativo ou o computador travarem. Você sempre deve salvar o arquivo Flash com a extensão.fla para identificá-lo como um arquivo de origem Flash. Conheça a área de trabalho A área de trabalho do Adobe Flash Professional inclui os menus de comando na parte superior da tela e uma variedade de ferramentas e painéis para editar e adicionar elementos ao seu filme. Você pode criar todos os objetos para sua animação no Flash ou importar elementos que você criou no Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe After Effects e outros aplicativos compatíveis. Por padrão, o Flash exibe a barra de menus, a Timeline, o Stage, o painel Tools, o inspetor de propriedades e alguns outros painéis. À medida que trabalha no Flash, você pode abrir, fechar, encaixar, desencaixar e mover painéis pela tela para adaptá-los a seu estilo de trabalho ou à resolução de sua tela. Painel de Ferramentas Layers Stage Timeline Inspetor de propriedades

5 24 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Escolha uma nova área de trabalho O Flash oferece também uma nova configuração do painel capaz de melhor atender às necessidades de diferentes usuários. As diversas configurações do painel são listadas no menu suspenso, no canto superior direito da área de trabalho do Flash, ou no menu superior em Window > Workspace. 1 Clique no botão Essentials, no canto superior direito da área de trabalho, e escolha uma nova área de trabalho. Os diversos painéis são redispostos e redimensionados de acordo com sua importância para cada usuário. Por exemplo, as áreas de trabalho Animator e Designer colocam a Timeline no topo da tela, para facilitar o acesso a qualquer momento. 2 Se você deslocou alguns dos painéis e deseja retornar a uma das áreas de trabalho predefinidas, escolha Window > Workspace > Reset e o nome da área de trabalho predefinida. 3 Para retornar à área de trabalho padrão, selecione Window > Workspace > Essentials. Neste Classroom in a Book, usaremos a área de trabalho Essentials. Salve sua área de trabalho Se você encontrar uma disposição de painéis que considere adequada para seu estilo de trabalho, você poderá salvar essa área de trabalho específica e utilizá-la novamente a qualquer momento. 1 Clique no botão Workspace, no canto superior direito da área de trabalho do Flash, e escolha New Workspace. A caixa de diálogo New Workspace é exibida. 2 Digite um nome para a sua nova área de trabalho. Clique em OK. A configuração atual de painéis é salva. Sua área de trabalho é acrescentada às opções do menu suspenso no Workspace e pode ser acessada quando necessário.

6 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 25 O Stage O grande retângulo branco no meio da janela do Flash é chamado Stage. Como um palco ou uma tela, o Stage é a área em que o filme é exibido. Ele contém o texto, as imagens e o vídeo que aparecem na tela mova os elementos para dentro e para fora do Stage para exibi-los e ocultá-los. Você pode usar réguas (View > Rulers) ou grades (View > Grid > Show Grid) para posicionar itens no Stage e também o painel Align e outras ferramentas que você conhecerá nas lições deste livro. Por padrão, você também visualiza a área cinza fora do Stage, chamada Pasteboard, na qual você pode inserir elementos que não estarão visíveis para a audiência. Para ver somente o Stage, escolha View > Pasteboard para desmarcar essa opção. Por enquanto, deixe a opção selecionada. Para redimensionar o Stage a fim de que ele se ajuste completamente à janela do aplicativo, escolha View > Magnification > Fit in Window. Você também pode escolher opções de ampliação diferentes no menu pop-up acima do Stage. Altere as propriedades do Stage É recomendável, primeiro, escolher as cores e dimensões do Stage. Essas opções estão disponíveis no inspetor de propriedades, que é o painel vertical à direita do Stage. 1 Na parte inferior do inspetor de propriedades, observe que as dimensões do Stage estão configuradas em 550 x 400 pixels. Clique no botão Edit. A caixa de diálogo Document Settings aparece.

7 26 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book 2 Nas caixas Width e Height, digite as novas dimensões em pixels. Coloque 800 em Width (largura) e 600 em Height (altura). 3 Clique no botão Background Color e escolha uma nova cor para o Stage. Escolha cinza-escuro (#333333). 4 Clique em OK. Seu Stage agora tem dimensão e cor diferentes. Você também pode alterar as cores do Stage clicando no botão Stage diretamente no inspetor de propriedades. As propriedades do Stage podem ser alteradas a qualquer momento. Trabalhe com o painel Library Nota: Você aprenderá mais sobre símbolos na Lição 3. Acesse o painel Library pela guia à direita do inspetor de propriedades. O painel Library é onde você armazena e organiza símbolos criados no Flash e também arquivos importados, incluindo bitmaps, elementos gráficos, arquivos de som e videoclipes. Símbolos são elementos gráficos frequentemente utilizados para animação e interatividade. O painel Library O painel Library permite organizar itens de biblioteca em pastas, ver a frequência com que um item é utilizado em um documento e classificar itens por tipo. Ao importar itens para o Flash, você pode fazê-lo diretamente para o Stage ou para a biblioteca. Entretanto, qualquer item importado para o Stage também é adicionado à biblioteca, e o mesmo ocorre com os símbolos que você cria. Você pode então acessar facilmente os itens para adicioná-los ao Stage novamente, editá-los ou ver suas propriedades. Para exibir o painel Library, escolha Window > Library, ou pressione Ctrl+L (Windows) ou Command+L (Mac OS).

8 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 27 Importe um item para o painel Library Independentemente de você criar elementos gráficos diretamente com as ferramentas de desenho do Flash e depois salvá-los como símbolos ou importar mídia como imagens JPEG, ou arquivos de som MP3, os itens são sempre armazenados na Library. Nesta lição, você vai importar várias imagens JPEG a serem usadas na animação para a Library. 1 Escolha File > Import > Import To Library. Na caixa de diálogo Open, selecione o arquivo background.jpg na pasta Lesson01/01Start e clique em Open. 2 O Flash importa a imagem JPEG selecionada e a insere no painel Library. 3 Continue a importar photo1.jpg, photo2.jpg e photo3.jpg da pasta 01Start. Não importe a última imagem, photo4.jpg. Você utilizará essa imagem mais tarde, ainda nesta lição. Você pode manter pressionada a tecla Shift para selecionar diversos arquivos e importá-los de uma só vez. 4 O painel Library exibe todas as imagens JPEG importadas com seus nomes de arquivo e uma miniatura. Essas imagens agora podem ser usadas no seu documento Flash.

9 28 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Adicione um item do painel Library ao Stage Para usar uma imagem importada, arraste-a do painel Library para o Stage. 1 Escolha Window > Library para abrir o painel Library, se ele já não estiver aberto. 2 Selecione o item background.jpg no painel Library. 3 Arraste-o e posicione-o mais ou menos no centro do Stage. Entenda a Timeline A Timeline fica abaixo do Stage. Como ocorre com filmes, os documentos Flash medem o tempo em frames. À medida que o filme é reproduzido, o indicador de reprodução, mostrado como uma linha vertical vermelha, avança pelos frames na Timeline. Você pode alterar o conteúdo no Stage para diferentes frames. Para exibir o conteúdo de um frame no Stage, mova o cabeçote de reprodução para esse frame na Timeline. Na parte inferior da Timeline, o Flash indica o número do frame selecionado, a velocidade de projeção (quantos frames são reproduzidos por segundo) e o tempo transcorrido no filme. A Timeline também contém camadas que o ajudam a organizar a arte-final no seu documento. Pense nelas como várias tiras de filme empilhadas uma sobre a outra. Cada camada contém uma imagem diferente que aparece no Stage, e você pode desenhar e editar objetos em uma camada sem afetar os objetos em outra. As camadas são empilhadas na ordem em que se sobrepõem, de modo que os objetos na camada inferior, na Timeline, estão na parte inferior da pilha do

10 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 29 Stage. Você pode ocultar, mostrar, bloquear ou desbloquear camadas. Os frames de cada camada são únicos, mas você pode arrastá-los para um novo local na mesma camada, copiá-los ou movê-los para outra. Renomeie uma camada Uma boa ideia é separar seu conteúdo em camadas diferentes e nomeá-las individualmente para indicar seu conteúdo, assim, você pode localizar com facilidade a camada que precisará mais tarde. 1 Selecione a camada existente na Timeline. 2 Dê um clique duplo no nome da camada para renomeá-la e digite background. 3 Clique fora da caixa para aplicar o novo nome. 4 Clique no ponto abaixo do ícone de cadeado para bloquear a camada. Bloquear uma camada evita que você faça alterações nela acidentalmente. Adicione uma camada Um documento Flash novo contém apenas uma camada, mas você pode adicionar quantas forem necessárias. Os objetos nas camadas superiores se sobrepõem aos objetos nas camadas inferiores. 1 Selecione a camada background na Timeline.

11 30 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book 2 Escolha Insert > Timeline > Layer. Você também pode clicar no botão New Layer, abaixo da Timeline. Uma nova camada aparece acima da camada background. 3 Dê um clique duplo na nova camada para renomeá-la e digite photo1. Clique fora da caixa para aplicar o novo nome. Sua Timeline agora tem duas camadas. A camada background contém a foto de fundo e a camada photo1 acima dela está vazia. 4 Selecione camada photo1. 5 Escolha Window > Library para abrir o painel Library, se já não estiver aberto. 6 Arraste o item chamado photo1.jpg da Library para o Stage. O JPEG da photo1 aparece no Stage sobre a camada background, JPEG background.

12 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 31 7 Escolha Insert > Timeline > Layer ou clique no botão New Layer ( ), abaixo da Timeline, para adicionar uma terceira camada. 8 Renomeie a terceira camada como photo2. Trabalhe com camadas Se não quiser uma camada, você pode excluí-la selecionando-a e clicando no botão Delete, abaixo da Timeline. Se quiser reorganizar as camadas, clique e arraste qualquer camada a fim de movê-la para uma nova posição na pilha de camadas. Insira quadros Por enquanto você tem uma foto de fundo e outra sobreposta no Stage, mas a duração da animação inteira é de apenas um frame. Para criar uma animação mais longa, você deve adicionar mais frames. 1 Selecione o frame 48 na camada background.

13 32 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book 2 Escolha Insert > Timeline > Frame (F5). Você também pode clicar com o botão direito do mouse (Windows) ou clicar com a tecla Ctrl pressionada (Mac) e escolher Insert Frame no menu de contexto que aparece. O Flash adiciona frames na camada background até o ponto selecionado, o frame Selecione o frame 48 na camada photo1. 4 Escolha Insert > Timeline > Frame (F5). Você também pode clicar com o botão direito do mouse ou clicar com a tecla Ctrl pressionada e escolher Insert Frame no menu de contexto. O Flash adiciona frames à camada photo1 até o ponto selecionado, o frame Selecione o frame 48 na camada photo2 e insira frames nessa camada. Você agora tem três camadas, todas com 48 frames na Timeline. Como a velocidade de projeção do documento Flash é 24 frames por segundo, essa animação dura dois segundos. Selecione vários frames Assim como você mantém pressionada a tecla Shift para selecionar vários arquivos na área de trabalho, o mesmo pode ser feito para selecionar vários frames na Timeline do Flash. Se tiver várias camadas e quiser inserir frames em todas elas, mantenha a tecla Shift pressionada e clique no ponto em que quer adicionar os frames em todas as camadas. Então escolha Insert > Timeline > Frame.

14 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 33 Crie um keyframe Um keyframe assinala uma alteração de conteúdo no Stage. Na Timeline, os keyframes são indicados por um círculo. Um círculo vazio significa que não há nada nessa camada específica, nesse determinado momento; um círculo preenchido com preto significa que há algo nessa camada específica, nesse determinado momento. A camada background, por exemplo, contém um keyframe preenchido (círculo preto) no primeiro quadro. A camada photo1 também contém um keyframe preenchido no seu primeiro quadro. As duas contêm fotos. A camada photo2, porém, contém um keyframe vazio no primeiro quadro, indicando que ela está vazia no momento. Você irá inserir um keyframe na camada photo2, naquele ponto no tempo em que quer que a próxima foto apareça. 1 Selecione o frame 24 na camada photo2. Quando você seleciona um frame, o Flash exibe o número dele abaixo da Timeline. 2 Escolha Insert > Timeline > Keyframe (F6). Um novo keyframe, indicado por um círculo vazio, aparece na camada photo2, no keyframe Selecione o novo keyframe, no frame 24, na camada photo2. 4 Arraste o arquivo photo2.jpg da sua biblioteca para o Stage. O círculo vazio no frame 24 é preenchido, indicando que agora há uma mudança na camada photo2 sua foto aparece no Stage. Clique e arraste o cabeçote de reprodução vermelho para visualizar o que está acontecendo no Stage em qualquer ponto da Timeline. Você verá que a foto de background e a photo1 permanecem no Stage por toda a Timeline, mas a photo2 aparece apenas no frame 24.

15 34 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Entender os frames e os keyframes é essencial para dominar o Flash. Tenha certeza de que você entende a maneira como a camada photo2 contém 48 frames e dois keyframes um keyframe vazio no frame 1 e um keyframe preenchido no frame 24. Mova um keyframe Se quiser que sua photo2.jpg apareça antes ou depois, mova o keyframe no qual ela aparece para frente ou para trás na Timeline. Qualquer keyframe pode ser facilmente movido ao longo da Timeline, basta selecioná-lo e arrastá-lo para uma nova posição. 1 Selecione o keyframe no frame 24, na camada photo2. 2 Mova o cursor do mouse para ver um ícone de caixa aparecer perto do cursor, o que indica que você pode reposicionar o keyframe.

16 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 35 3 Clique e arraste o keyframe até o frame 12 na camada photo2. O photo2.jpg agora aparece no Stage, mais cedo, na animação. Remova keyframes Se quiser remover um keyframe, não pressione a tecla Delete! Isso excluirá o conteúdo desse keyframe do Stage. Em vez disso, selecione o keyframe e escolha Modify > Timeline > Clear Keyframe (Shift+F6). O keyframe é removido da Timeline. Organize as camadas em uma Timeline Neste ponto, seu arquivo Flash de trabalho tem apenas três camadas: uma camada de fundo, background; uma camada photo1; e uma camada photo2. Você adicionará mais camadas a esse projeto e, com isso, como na maioria dos projetos, precisará gerenciar múltiplas camadas. Pastas de camadas ajudam a agrupar camadas relacionadas a fim de manter sua Timeline organizada e gerenciável, tal como as pastas para documentos relacionados no seu computador. Embora criar as pastas possa demorar um pouco, você economizará tempo mais tarde, porque saberá exatamente onde procurar uma camada específica. Crie pastas de camadas Para esse projeto, você vai continuar a adicionar camadas para fotos extras e inseri-las em uma pasta de camadas. 1 Selecione a camada photo2 e clique no botão Add New Layer ( ). 2 Nomeie a camada photo3. 3 Insira um keyframe no frame 24.

17 36 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book 4 Arraste o photo3.jpg da biblioteca até o Stage. Você tem agora quatro camadas. As três de cima possuem fotos de cenas de Coney Island, que aparecem em diferentes keyframes. 5 Selecione a camada photo3 e clique no ícone Insert Layer Folder ( ). Uma nova pasta de camada aparece acima da camada photo3. 6 Nomeie a pasta como photos.

18 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 37 Adicione camadas às pastas de camada Agora, você vai adicionar as camadas de foto à pasta de fotos. Ao organizar as camadas, lembre que o Flash as exibe na ordem em que elas aparecem na Timeline, com a camada superior na frente e a inferior atrás. 1 Arraste a camada photo1 até a pasta de fotos. Observe como a linha em negrito indica o destino da sua camada. Quando uma camada é inserida dentro de uma pasta, o nome da camada é recuado. 2 Arraste a camada photo2 até a pasta de fotos. 3 Arraste a camada photo3 até a pasta de fotos. Todas as camadas de fotos devem estar na pasta de fotos. Você pode recolher a pasta clicando na seta; expanda a pasta clicando na seta novamente. Esteja ciente de que, se excluir uma pasta de camadas, você também excluirá todas as camadas dentro dela. Mude a aparência da Timeline Você pode ajustar a aparência da Timeline ao seu fluxo de trabalho. Se quiser ver mais camadas, selecione Short no menu pop-up Frame View, no canto superior direito da Timeline. A opção Short diminui a altura das linhas das células do frame. As opções Preview e Preview in Context exibem miniaturas dos conteúdos de suas keyframes na Timeline. Você também pode alterar a largura das células do frame ao selecionar Tiny, Small, Normal, Medium ou Large.

19 38 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Utilize o inspetor de propriedades O inspetor de propriedades (Property inspector) fornece acesso rápido aos atributos que você provavelmente usará mais. O que aparece no inspetor de propriedades depende daquilo que você selecionou. Por exemplo, se não há nada selecionado, o inspetor de propriedades inclui as opções para um documento comum do Flash, como a alteração das cores ou das dimensões do Stage; se há um objeto selecionado no Stage, o inspetor de propriedades mostra as coordenadas x e y, bem como a largura e a altura, entre outras informações. Você vai usar o inspetor de propriedades para mover suas fotos para o Stage. Posicione um objeto no Stage Você vai começar movimentando as fotos com o inspetor de propriedades. Também vai usar o painel Transform para girar as fotos. 1 No frame 1 da Timeline, selecione o photo1.jpg que você arrastou até o Stage na camada photo1. Um contorno azul indica que o objeto está selecionado. 2 No inspetor de propriedades, digite 50 para o valor X e 50 para o valor Y. Pressione Enter/Return para aplicar os valores. Você também pode clicar e arrastar o cursor do mouse sobre os valores X e Y para alterar suas posições. A foto move-se para o lado esquerdo do Stage. Nota: Se o inspetor de propriedades não estiver aberto, escolha Window > Properties ou pressione Ctrl/Command+F3.

20 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 39 Os valores X e Y são medidos no Stage, a partir do canto superior esquerdo. O valor de X começa em 0 e aumenta para a direita, e o de Y começa em 0 e aumenta para baixo. O ponto de registro para fotos importadas é o canto superior esquerdo. 3 Escolha Window > Transform para abrir o painel Transform. 4 No painel Transform, escolha Rotate e digite -12 na caixa Rotate ou clique e arraste sobre o valor para alterar a rotação. Pressione Enter/Return para aplicar o valor. A foto selecionada no Stage roda 12 graus no sentido anti-horário. 5 Selecione o frame 12 da camada photo2. Agora clique em photo2.jpg, no Stage. 6 Utilize o inspetor de propriedades e o painel Transform para girar e posicionar a segunda foto de um jeito interessante. Utilize X=80, Y=50 e Rotate de 6 para contrastá-la mais com a primeira foto.

21 40 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Trabalhe com painéis Quase tudo que você faz no Flash envolve um painel. Nesta lição, você usa os painéis Library e Tools, o inspetor de propriedades, o painel Transform, o painel History e a Timeline. Em lições posteriores, você utilizará os painéis Actions, Color, Motion e outros que permitem controlar vários aspectos de seu projeto. Como os painéis são uma parte integralmente da área de trabalho do Flash, vale a pena saber gerenciá-los. Para abrir um painel no Flash, escolha o respectivo nome no menu Window. Em alguns casos, talvez você precise escolher o painel a partir de um submenu, como Window > Other Panels > History. Por padrão, o inspetor de propriedades, o painel Library e o painel Tools aparecem juntos no lado direito da tela, a Timeline e o Motion Editor estão na parte inferior e o Stage está na parte superior. Mas você pode mover um painel para a posição que lhe for mais conveniente. Para desencaixar um painel no lado direito da tela, arraste-o pela guia para uma nova posição. Para encaixar um painel, arraste-o pela guia até o encaixe numa nova posição na tela. Você pode arrastá-lo para cima, para baixo ou posicioná-lo entre outros painéis. Um realce azul indica onde você pode encaixar um painel. Para agrupar um painel com outro, arraste sua guia para dentro da guia do outro painel. Para mover um grupo de painéis, arraste o grupo por sua barra cinza na parte superior. Você também pode exibir a maioria dos painéis como ícones para economizar espaço e ter acesso rápido. Clique nas setas que apontam para cima e para a direita para recolher e transformar os painéis em ícones. Clique nas setas novamente para expandir os painéis.

22 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 41 7 Selecione o frame 24 na camada photo3. Agora, clique em photo3.jpg, no Stage. 8 Utilize o inspetor de propriedades e o painel Transform para posicionar e girar a terceira foto. Utilize X=120, Y=55 e Rotate 2 para destacá-la das outras fotos. Nota: Quando as imagens são redimensionadas ou giradas no Flash, elas podem parecer um pouco distorcidas. Você pode ajustar o foco clicando duas vezes no ícone bitmap do painel da Library. Na caixa de diálogo Bitmap Properties, selecione Allow Smoothing. Utilize o painel Tools O painel Tools o longo e estreito painel no lado direito da área de trabalho contém ferramentas de seleção, de desenho e texto, de pintura e edição, de navegação e opções de ferramentas. Você vai usar muito o painel Tools para trocar a ferramenta Selection pela ferramenta Text e por uma ferramenta de desenho. Ao selecionar uma ferramenta, verifique na área de opções, na parte inferior do painel, outras opções e configurações apropriadas para sua tarefa. Selecione e utilize uma ferramenta Ao selecionar uma ferramenta, as opções disponíveis na parte inferior do painel Tools e do inspetor de propriedades mudam. Por exemplo, quando você seleciona a ferramenta Rectangle, o modo Object Drawing e as opções Snap To Objects são exibidos. Ao selecionar a ferramenta Zoom, as opções Enlarge e Reduce aparecem. O painel Tools contém ferramentas demais para exibir todas de uma só vez. Algumas ferramentas estão organizadas em grupos no painel Tools; somente a última ferramenta selecionada é exibida. Um pequeno triângulo no canto inferior direito do botão da ferramenta indica que há outras nesse grupo. Clique e mantenha pressionado o ícone da ferramenta visível para ver as outras ferramentas disponíveis e então selecione uma no menu pop-up.

23 42 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Você vai usar a ferramenta Text para adicionar um título a sua animação. 1 Selecione a camada de cima na Timeline e clique no botão New Layer. 2 Dê o nome de text para a nova camada. 3 Bloqueie as outras camadas abaixo dela para que você não adicione acidentalmente nada a elas. 4 Na Timeline, mova o cabeçote de reprodução para o frame 36 e selecione-o na camada text. 5 Escolha Insert > Timeline > Keyframe (F6) para inserir um novo keyframe no frame 36, na camada text. Você vai criar um texto para que ele apareça no frame 36, nessa camada. 6 No painel Tools, selecione a ferramenta Text, indicada pelo T maiúsculo. 7 No inspetor de propriedades, escolha Classic Text no menu suspenso. Selecione Static Text do menu suspenso inferior. Classic Text é um modo de adicionar textos simples que não requerem opções sofisticadas, como colunas múltiplas ou exibição ao redor de outros objetos. Static Text é a opção para qualquer texto com propósitos de exibição. Dynamic e Input Text são opções para texto especial com objetivos mais interativos e podem ser controladas com o ActionScript. Você aprenderá mais sobre as opções avançadas de texto na Lição 7. 8 Selecione uma fonte e um tamanho no inspetor de propriedades. Seu computador talvez não tenha as mesmas fontes que as mostradas nesta lição, mas escolha uma com aparência aproximada. 9 Clique no quadrado colorido, no inspetor de propriedades, para escolher uma cor de texto. Você pode clicar no disco de cores, na parte superior direita, para acessar o Adobe Color Picker ou alterar a porcentagem Alpha, o que determina o nível de transparência.

24 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 43 Cor atual Transparência Selecionador de cor Escolha de cores 10 Verifique se o keyframe vazio no frame 36 da camada de título está selecionado e clique no ponto do Stage em que você quer começar a adicionar texto. Você pode clicar uma vez e começar a digitar, ou clicar e arrastar para definir a largura do seu campo de texto. 11 Digite um título que descreva as fotos exibidas no Stage.

25 44 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Visão geral do painel Tools O painel Tools contém ferramentas de seleção, de desenho e pintura e de navegação. A área de opções no painel Tools permite modificar a ferramenta selecionada. O menu expandido à direita mostra as ferramentas ocultas. Os quadrados pretos no menu expandido à direita indicam a ferramenta padrão que aparece no painel. As letras maiúsculas entre parênteses indicam os atalhos de teclado para essas ferramentas. Observe como são agrupadas por semelhança de função. Ferramentas de seleção Selection (V) Subselection (A) Lasso (L) Ferramentas de texto e desenho Text (T) Line (L) Pencil (Y) Deco (U) Ferramentas de retoque Ferramentas de navegação Eyedropper (I) Eraser (E) Hand (H) Zoom (Z) Stroke Color Área de cores Fill Color Black and white Swap colors Área de opções

26 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash Feche a ferramenta Text selecionando a ferramenta Selection ( ). 13 Se preferir, utilize o inspetor de propriedades ou o painel Transform para reposicionar ou girar o texto no Stage. Como alternativa, selecione a ferramenta Selection e arraste seu texto a uma nova posição no Stage. Os valores de X e Y no inspetor de propriedades são atualizados à medida que você arrasta o texto no Stage. 14 Sua animação para esta lição está concluída! Compare seu arquivo com o arquivo final, 01End.fla. Desfaça ações no Flash Em um mundo perfeito, tudo ocorreria como o planejado. Mas às vezes você precisa desfazer uma ou duas ações e começar de novo. Você pode desfazer ações no Flash utilizando o comando Undo ou o painel History. Para desfazer uma só ação no Flash, escolha Edit > Undo ou pressione Ctrl/ Command+Z. Para refazer uma ação que você desfez, escolha Edit > Redo. Para desfazer várias ações no Flash, é mais fácil utilizar o painel History, que exibe uma lista de todas as últimas 100 ações que você realizou desde que abriu o documento. Fechar um documento limpa seu histórico. Para abrir o painel History, escolha Window > Other Panels > History. Por exemplo, se não estiver satisfeito com o texto adicionado, você pode desfazer seu trabalho e retornar seu documento Flash ao estado anterior.

27 46 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Nota: Se desfizer ações no painel History e então fizer outras ações, as ações desfeitas não estarão mais disponíveis. 1 Escolha Edit > Undo para desfazer a sua última ação. Escolha o comando Undo várias vezes para voltar até o número de passos listados no painel History. Você pode alterar o número máximo de comandos Undo selecionando Flash > Preferences. 2 Escolha Window > Other Panels > History para abrir o painel History. 3 Arraste o controle deslizante do painel History até a ação anterior ao seu erro. As ações abaixo desse ponto são desativadas no painel History e removidas do projeto. Para refazer uma ação, mova o controle deslizante para baixo. Visualize seu filme Ao trabalhar em um projeto, uma boa ideia é visualizá-lo com frequência para conferir se você está alcançando o efeito desejado. Para ver rapidamente como uma animação ou filme aparecerá para um espectador, escolha Control > Test Movie > no Flash Professional. Você também pode pressionar Ctrl+Enter ou Command+Return para visualizar seu filme. 1 Escolha Control > Test Movie> no Flash Professional.

28 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 47 O Flash cria um arquivo SWF no mesmo local do seu arquivo FLA e abre e reproduz esse arquivo em uma janela em separado. Um arquivo SWF é o arquivo compactado e publicado com o qual você vai fazer o upload na Internet. O Flash faz automaticamente um ciclo do seu filme nesse modo de visualização. Se você não quiser que o filme faça um loop, escolha Control > Loop para desmarcar a opção. 2 Feche a janela de visualização. 3 Clique no Stage com a ferramenta Selection. Na parte inferior do inspetor de propriedades, observe que o History SWF exibe e mantém um registro do tamanho do arquivo, data e hora da última publicação do arquivo SWF. Isso o ajudará a acompanhar a evolução de seu trabalho e das revisões feitas. Publique seu filme Quando estiver pronto para compartilhar seu filme, publique-o pelo Flash. Para a maioria dos projetos, o Flash cria um arquivo HTML e um arquivo SWF. O arquivo SWF é seu filme Flash final e o arquivo HTML informa o navegador Web sobre como exibir o arquivo SWF. Você precisa carregar os dois arquivos na mesma pasta, no seu servidor Web. Sempre teste o filme depois de carregá-lo para verificar se ele funciona adequadamente. 1 Escolha File > Publish Settings. 2 Clique na guia Formats. Nota: Você aprenderá mais sobre opções de publicação na Lição 10.

29 48 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book 3 Selecione Flash (.swf) e HTML (.html). 4 Clique na guia HTML. 5 Desmarque a opção Loop.

30 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 49 6 Clique em Publish no final da caixa de diálogo Publish Settings. 7 Clique em OK para fechar a caixa de diálogo. 8 Navegue até a pasta Lesson01/01Start para ver os arquivos Flash criados. Salve seu filme Você já salvou seu filme Flash como arquivo FLA, mas existe a opção de salválo em um formato não compactado, conhecido como formato XFL. O formato XFL, na verdade, é uma pasta de arquivos, não um único documento. Ele exibe os conteúdos de seu filme Flash de maneira a permitir que outros desenvolvedores editem seu arquivo ou administrem suas características com facilidade, sem precisar abrir o filme no aplicativo Flash. Por exemplo, todas as fotos importadas de seu painel Library aparecem em uma pasta Library no formato XFL. Você pode editar a biblioteca de fotos ou acrescentar novas fotos a ela. O Flash efetua as substituições no filme automaticamente. 1 Selecione File > Save As. 2 Nomeie o arquivo como 01_workingcopy.xfl e selecione Flash CS5 Uncompressed Document (*.xfl). Clique em Save. O Flash cria um arquivo com nome 01_workingcopy, contendo todas as informações de seu filme Flash. 3 Selecione o documento Flash escolhendo File > Close.

31 50 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Modifique um documento XFL Nesta etapa, você aprenderá a modificar a pasta Library do documento XFL para efetuar as alterações em seu filme Flash. 1 Abra a pasta LIBRARY na pasta 01_workingcopy. A pasta contém todas as fotos que você importou em seu filme Flash. 2 Selecione o arquivo photo3.jpg e delete. 3 Arraste o arquivo photo4.jpg da pasta 01Start para a pasta LIBRARY na pasta 01_workingcopy. Renomeie o arquivo photo4.jpg como photo3.jpg. A substituição de photo3.jpg por uma nova imagem na pasta LIBRARY efetua essa alteração automaticamente no filme Flash. 4 Para abrir um documento XFL, dê um clique duplo no arquivo xfl. A última imagem na keyframe 24 de sua Timeline é substituída pela imagem photo4.jpg com que você fez a substituição.

32 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 51 Localize os recursos para usar o Flash Para informações completas e atualizadas sobre como utilizar painéis, ferramentas e outros recursos do aplicativo Flash, visite o site da Adobe. Escolha Help > Flash Help. Você se conecta ao site Adobe Community Help, em que é possível pesquisar o Flash Help e documentos de suporte, bem como outros sites relevantes aos usuários do Flash. Você pode diminuir o escopo dos resultados da sua pesquisa para visualizar apenas a ajuda da Adobe e documentos de apoio. Se você planeja trabalhar no Flash sem estar conectado à Internet, faça o download da versão em PDF do Flash Help em Para recursos adicionais, como dicas, técnicas e informações mais recentes sobre o produto, verifique a página Adobe Community Help em community.adobe. com/help/main. Nota: Se o Flash detectar que você não está conectado à Internet quando o aplicativo foi inicializado, escolha Help > Flash Help para abrir as páginas Help HTML instaladas com o Flash. Para informações adicionais atualizadas, visualize os arquivos Help online ou faça o download do PDF para referência.

33 52 ADOBE FLASH CS5 Classroom in a Book Verifique se há atualizações A Adobe fornece atualizações para o software periodicamente. Você pode obter essas atualizações por meio do Adobe Updater, desde que tenha uma conexão ativa com a Internet. 1 No Flash, escolha Help > Updates. O Adobe Application Manager verifica automaticamente as atualizações disponíveis para seu software Adobe. 2 Na caixa de diálogo Adobe Application Manager, selecione as atualizações que você quer instalar e clique em Download And Install Updates para instalá-las. Nota: Para configurar suas preferências para futuras atualizações, escolha Help>Updates e então clique em Preferences no Adobe Application Manager. Selecione a frequência com que quer que o Adobe Application Manager verifique as atualizações, para quais aplicativos e se é preciso fazer o download delas automaticamente. Clique em OK para aceitar as novas configurações.

34 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 53 Perguntas de revisão 1 O que é o Stage? 2 Qual é a diferença entre um frame e um keyframe? 3 O que é uma ferramenta oculta e como ela é acessada? 4 Identifique dois métodos para desfazer ações no Flash e os descreva. 5 Como localizar respostas a perguntas que você tem sobre o Flash? Respostas 1 O Stage é a área que os espectadores veem quando um filme é reproduzido no Flash Player ou em um navegador Web. Ele contém o texto, as imagens e o vídeo que aparecem na tela. Objetos que você armazena no Pasteboard (extensão da área de trabalho), fora do Stage, não aparecem no filme. 2 Um frame é uma medida do tempo na Timeline. Um keyframe é representado na Timeline por um círculo e indica uma modificação no conteúdo, no Stage. 3 Como há ferramentas demais para serem todas exibidas de uma só vez no painel Tools, algumas são agrupadas e somente uma no grupo é exibida (a ferramenta que você utilizou mais recentemente). Pequenos triângulos aparecem em ícones de ferramenta para indicar que ferramentas ocultas estão disponíveis. Para selecionar uma ferramenta oculta, clique e mantenha pressionado o ícone da ferramenta mostrada e selecione a ferramenta oculta no menu. 4 Você pode desfazer ações no Flash utilizando o comando Undo ou o painel History. Para desfazer uma só ação por vez, escolha Edit > Undo. Para desfazer várias ações de uma vez, arraste o controle deslizante no painel History. 5 Escolha Help > Flash Help para navegar ou pesquisar o Flash Help para informações sobre como utilizar o Flash CS5 e o ActionScript 3.0. Escolha Help > Flash Support Center ou visite para ver tutoriais, dicas e outros recursos para os usuários do Flash.

1 CONHECENDO O FLASH. Visão geral da lição

1 CONHECENDO O FLASH. Visão geral da lição 1 CONHECENDO O FLASH Visão geral da lição Nesta lição você vai aprender a: Criar um novo arquivo no Flash Ajustar as configurações do Stage e as propriedades do documento Adicionar camadas (layers) à Timeline

Leia mais

No Flash, o Stage é onde a ação acontece, a Timeline, ou linha do tempo, organiza os frames e as camadas, e os outros painéis permitem editar e

No Flash, o Stage é onde a ação acontece, a Timeline, ou linha do tempo, organiza os frames e as camadas, e os outros painéis permitem editar e No Flash, o Stage é onde a ação acontece, a Timeline, ou linha do tempo, organiza os frames e as camadas, e os outros painéis permitem editar e controlar sua criação. 1 Conhecendo o Flash Visão geral da

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação UnidadeA 1. Conceitos Iniciais Introdução a Programação para animação web Prezado(a) Aluno(a), Antes de começar a conversar sobre Programação para Animação Web, gostaria de lhe apresentar alguns sites.

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Kindle Textbook Creator Guia do usuário

Kindle Textbook Creator Guia do usuário Kindle Textbook Creator Guia do usuário Versão 2.7 Copyright 2015 Amazon.com, Inc. ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Página 1 Histórico de revisões Número de revisão Notas da revisão 2.7

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Criando uma animação simples em Flash CS5

Criando uma animação simples em Flash CS5 Criando uma animação simples em Flash CS5 Neste tutorial, você aprenderá como criar uma animação simples motociclista em Flash CS5 com um efeito de queda de neve no fundo. Este tutorial vai ensinar como

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Adobe. Dreamweaver CS4

Adobe. Dreamweaver CS4 Adobe Dreamweaver CS4 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O DREAMWEAVER... 7 CONHECENDO A TELA DO DREAMWEAVER... 8 CAPÍTULO 2 INICIANDO A CRIAÇÃO DO SITE... 15 REDIMENSIONANDO A JANELA DO DOCUMENTO... 18 INSERINDO

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Aula 11 Windows Movie Maker

Aula 11 Windows Movie Maker Novo Abrir Salvar Desfazer Refazer Mostrar ou Ocultar o Painel Tarefas de Vídeos Mostrar ou Ocultar o Painel Coleções Local Um nível acima Pasta Nova Coleção Modos de exibição COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro UnidadeC Animação no flash Prezado(a) aluno(a), Até aqui você aprendeu a utilizar a estrutura e as ferramentas do Flash para criar e organizar gráficos imóveis. Nesta unidade, você conhecerá algumas técnicas

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4 CAPÍTULO 5 CAPÍTULO 6. Adobe Flash Professional CC 5

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4 CAPÍTULO 5 CAPÍTULO 6. Adobe Flash Professional CC 5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Área de trabalho do Flash CC... 8 Criando e configurando um novo documento... 14 CAPÍTULO 2 Ferramentas de visualização... 20 Ferramentas de seleção... 22 CAPÍTULO 3

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Tipos de arquivos Algumas extensões de arquivo de imagem Extensões mais utilizadas Extensão Nome próprio Descrição.bmp Windows Bitmap Usado pelos programas Microsoft

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Flash CS5 Flash CS5 Flash CS5

Flash CS5 Flash CS5 Flash CS5 FLASH CS5 INTRODUÇÃO O Flash CS5 é uma ferramenta profi ssional utilizada na criação de elementos para a web, com alta qualidade em criação multimídia, principalmente de imagens vetoriais animadas, podendo

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Animação 2D Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Sobre o Flash O Flash é uma ferramenta que permite criar qualquer item, desde uma simples animação até uma aplicação para Web interactiva e complexa,

Leia mais

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5923 - Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC 1.1. Novidades do Flash CC... 21 1.2. Iniciar o Flash CC... 22 1.2.1. Tela Inicial... 23 1.2.2. Área

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CC - cód.5923 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC Aula 2 1 - Introdução ao Flash CC Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula 4 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash

Leia mais

Fiery Command WorkStation

Fiery Command WorkStation 2017 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 25 de novembro de 2017 Conteúdo 3 Conteúdo Visão geral da Fiery

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

INDICE INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9

INDICE INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9 INDICE INTRODUÇÃO... 5 CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9 CAPÍTULO 2 Criando um novo arquivo... 14 Abrindo Arquivos... 15 Salvando Arquivos... 16 CAPÍTULO 3 Modo

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher

Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher Sumário Sumário... 3 Exibição de tutoriais para organogramas cross-browser publicados... 3 Condução de uma pesquisa em um organograma Silverlight

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios)

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Novidades no Windows 8.1

Novidades no Windows 8.1 Novidades no Windows 8. Conteúdo. Introdução... 4. Guia de Referência Rápida I Tela Inicial... 5. Guia de Referência Rápida II Tela de Aplicativos... 6 4. Guia de Referência Rápida III Modo de Exibição

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Adobe FLASH C FLASH FLASH CS4 S CS

Adobe FLASH C FLASH FLASH CS4 S CS Adobe FLASH CS4 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O FLASH...7 IMAGENS VETORIAIS...8 IMAGENS DE BITMAP...8 CAPÍTULO 2 ÁREA DE TRABALHO DO FLASH CS4...10 CRIANDO UM NOVO DOCUMENTO...13 PROPRIEDADES DO DOCUMENTO...14

Leia mais

Copiar e colar movimentos

Copiar e colar movimentos Copiar e colar movimentos Crie um ficheiro novo Desenhe uma bola e transforme-a num símbolo gráfico Adicione um keyframe no quadro 60, altere o tamanho e posição da bola, aplique um efeito de cor Aplique

Leia mais

12/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi.

12/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi. Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Solução Adobe para criação de animações e de títulos hipermídia. Consiste em uma poderosa ferramenta para distribuição

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Curso Técnico em Informática Centro de referência de Capetinga PRONATEC Editores de Imagens Módulo II. Fireworks CS3. Princípios básicos do Fireworks

Curso Técnico em Informática Centro de referência de Capetinga PRONATEC Editores de Imagens Módulo II. Fireworks CS3. Princípios básicos do Fireworks Fireworks CS3 Princípios básicos do Fireworks O Adobe Fireworks é um programa versátil para criação, edição e otimização de gráficos da Web. Você pode criar e editar imagens de bitmap e de vetor, projetar

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

07/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi. AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA

07/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi.  AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA 1 Solução Adobe para criação de animações e de títulos hipermídia. Consiste em uma poderosa

Leia mais

JORNADAS.LIDi. Manual. de uso do LIDi

JORNADAS.LIDi. Manual. de uso do LIDi JORNADAS.LIDi Manual de uso do LIDi JORNADAS.LIDi Manual de uso do LIDi Menu da obra Este é o menu da obra. Ele permite que você navegue por áreas selecionadas de cada livro, como seções, boxes, obras

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN.

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN. Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Servidor Fiery e na impressora a partir de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CS6 - cód.5282 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 2 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash CS6... 23 1.2. Iniciando

Leia mais

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando as imagens selecionadas Passo 3: Preparando-se para a criação de seu

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Prof: Heni Mirna Cruz Santos

Prof: Heni Mirna Cruz Santos Prof: Heni Mirna Cruz Santos Email: henimirna@hotmail.com New Abre um novo arquivo. Open Abre um arquivo salvo. Save Salva o arquivo. Save As Salvar como. Cloud Options: Salva ou atualiza uma cópia do

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Fireworks CS6 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Fireworks CS6 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5019 - Fireworks CS6 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Fireworks CS6 1.1. Novidades da Versão... 23 1.2. Inicializar o Fireworks CS6... 24 1.3. Área de Trabalho...

Leia mais

Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba;

Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba; Firefox 3.0 Navegação por abas Navegação por abas Como abrir links em uma nova aba? Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba; Ou clique no link com a rodinha do mouse (*); Ou clique

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Características da VideoCAM Eye

Características da VideoCAM Eye Características da VideoCAM Eye Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Indicador de LED 3 Lente 4 Base giratória Instalação da VideoCAM Eye 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Eye

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT INTRODUÇÃO PASSO 01 PASSO 02 PASSO 03. em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw.

ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT INTRODUÇÃO PASSO 01 PASSO 02 PASSO 03. em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw. INTRODUÇÃO ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw. Illustrator e o CorelDRAW, e fornece uma maneira simples de cortar desenhos ENVIANDO UM DESENHO

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências GPETEC Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências Linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais Guia Instrucional para utilização do ApowerEdit software

Leia mais