Explorar Restrições Esboço

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Explorar Restrições Esboço"

Transcrição

1 Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos Aplicar restrições. Estabelecer relações entre a geometria. Exibir e excluir restrições. Pré-requisitos Saiba como definir o projeto ativo, navegar no espaço do modelo com as ferramentas de vista diferentes, e realizar funções comuns de modelagem, tais como desenho e extrusão. Consulte o tópico da Ajuda "Getting Started" para mais informações. Dicas de Navegação Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior. Começar 1. Primeiro, defina o projeto ativo para tutorial_files. 2. Abra o arquivo de amostra sk1.ipt. 3. Clique duas vezes em Sketch1 no navegador para abrir o desenho para editar. 4. Para orientar a opinião do, clique em Ver cara da barra de navegação e clique em Sketch1 no browser para o desenho é paralelo à tela.

2 O esquema usado neste tutorial contém quatro segmentos de linhas rectas traçadas de modo que os pontos finais da linha são obrigados a ser coincidentes. Caso contrário, a geometria é irrestrita. Arraste Geometria Mover o ponto de extremidade de uma das linhas: 1. Mova o cursor do mouse sobre o ponto final mais alto. 2. Quando se destaca, clique e segure o botão do mouse pressionado, e arraste a ponta para cima e para a direita. 3. Solte o botão do mouse para selecionar a nova posição. Dois segmentos de linha alongar para se ajustar à nova posição especificada para o ponto final. Arraste Geometry (continuação) Mover uma das seguintes linhas: 1. Mover o cursor do mouse sobre a linha mais à esquerda. 2. Quando se destaca, clique e segure o botão do mouse pressionado e arraste a linha para a esquerda. 3. Solte o botão do mouse para selecionar a nova posição.

3 Dois segmentos de linha alongar para se ajustar à nova posição, enquanto o segmento selecionado torna-se mais curto. Arraste toda a geometria Mova todas as linhas: 1. Mover o cursor do mouse para a esquerda e abaixo da geometria do sketch. 2. Clique e arraste uma janela de seleção em torno da geometria. Solte o botão do mouse para selecionar a geometria. 3. Mova o cursor do mouse sobre uma das linhas. 4. Quando os destaques da linha, clique e segure o botão do mouse pressionado, e arraste para cima e para a direita. 5. Solte o botão do mouse para selecionar a nova posição. Os reposiciona programa toda a geometria seleccionada sem alterar o tamanho ou o ângulo de qualquer um dos segmentos de linha. 6. Clique na janela do gráfico para cancelar a seleção de todos os quatro segmentos de linha antes de prosseguir para a próxima etapa. Girar uma linha esboçada Girar uma das linhas: 1. Na faixa de opções, clique na guia Esboço painel Modify Girar. 2. Selecione a linha mais à esquerda no desenho. 3. Botão direito do mouse e selecione Continuar. 4. Selecione o limite mais baixo do segmento de linha como o seu ponto central. Este é o ponto de articulação para a rotação. 5. Clique Nenhum na caixa de diálogo que solicita que você se você deseja remover restrições. Se você clicar Sim, as restrições sobre a linha e são excluídos da linha de gira independente da outra geometria. 6. Arraste a alça exibida para girar o segmento de linha. Nota: Você também pode inserir um valor no campo Ângulo da caixa de diálogo e clique em Aplicar para visualizar a alteração.

4 Note-se que uma extremidade da linha permanece fixo enquanto que o programa dinamicamente reposiciona o outro. O segmento ligado também ajusta comprimento e ângulo de permanecer em anexo. 7. Clique para selecionar um novo ângulo para o seu segmento de linha e clique em Concluído para fechar a caixa de diálogo Girar. Restringir à origem Cada parte e arquivo de montagem contém um sistema de coordenadas. O sistema de coordenadas é representada por um conjunto de aviões, os eixos, e um ponto de recolhidos para a pasta de origem no browser. Por padrão, essa geometria trabalho não é visível, mas você pode usá-lo para limitações e torná-lo visível. 1. Direito do mouse na Origem pasta no navegador, e selecione Expandir todas as crianças para ver os nós do navegador que você usa para selecionar a geometria origem quando ele não é exibido. 2. Na faixa de opções, clique em Esboço guia Sorteio painel Geometry Project. 3. Selecione o navegador nó ponto central para incluir o ponto de origem como um ponto em seu desenho. 4. Clique na guia Esboço Restringir painel restrição Coincidente. 5. Seleccione o ponto final inferior da linha mais à esquerda, e, em seguida, o ponto de origem projectada. Note-se que dois segmentos de linha ajustar o seu comprimento e do ângulo para permitir que o ponto de extremidade para se tornar coincidente com o ponto de origem. Nota: Não se preocupe se a forma de sua geometria não corresponder exatamente as ilustrações. Aplique uma restrição horizontal O conjunto de restrições geométricas contém tanto uma restrição horizontal e vertical. Você pode aplicar a linhas para torná-los horizontal ou vertical relativa ao esboço X ou Y orientação.

5 1. Selecione a restrição horizontal de comando. 2. Selecione a linha inferior do desenho. Nota: Certifique-se de selecionar a linha e não do ponto médio da linha. Note-se que o segmento inferior torna-se horizontal, enquanto permanecendo coincidente com a origem. Aplicar uma restrição Perpendicular O conjunto de restrições geométricas contém uma restrição perpendicular que faz com que uma linha perpendicular à outra. 1. Selecione a restrição Perpendicular comando. 2. Selecione a linha mais à direita do esboço. 3. Selecione a linha (agora horizontal) menor do esboço. O segmento de linha torna-se perpendicular ao segmento inferior. Nota: Se uma alteração de design mais tarde requer que você gire o seu esboço, muitas vezes é mais apropriado para fazer uma linha perpendicular ao outro ao invés de usar as restrições horizontais ou verticais (que impedem a rotação). Aplicar uma restrição Paralela O conjunto de restrições geométricas contém uma restrição paralelo que faz com que uma linha paralela ao outro. 1. Selecione a restrição paralela de comando.

6 2. Selecione a linha mais à direita do esboço. 3. Selecione a linha mais à esquerda do desenho. Embora o segmento de linha esquerda torna-se paralelo ao segmento de linha direita, o comprimento das linhas superior e inferior alterado. Em seguida, aplique dimensões que limitam a sua geometria de um tamanho específico. Aplicar uma dimensão Use o comando dimensão geral no ambiente de desenho para colocar dimensões lineares e angulares. O que você selecionar determina que tipo de dimensão obtidos. Se você quiser dimensão do comprimento de uma linha, você pode selecionar a linha. Se você quiser colocar uma dimensão entre dois pedaços de geometria de esboço, você pode selecionar cada peça de geometria. 1. Na faixa de opções, clique na guia Esboço Restringir painel Dimensão. 2. Selecione a linha mais à direita do esboço. 3. Selecione a linha mais à esquerda do desenho. 4. Clique para colocar a dimensão. 5. Clique na dimensão para alterar o valor. 6. Digite um novo valor de 4 em e clique na marca de seleção para aplicar o novo valor. Dica: Você pode definir uma opção de aplicação para que você possa editar dimensões durante a colocação. Cada vez que você clica para colocar uma dimensão, a caixa de diálogo Edit Dimension aparece automaticamente e você pode especificar a dimensão real ou equação. A opção é chamado Editar dimensão quando criou e está localizado no Esboço guia da caixa de diálogo Opções do Aplicativo. Aplicar uma dimensão angular

7 A Dimensão de comando ainda está ativo. Coloque uma dimensão ângulo entre a linha mais à direita vertical ea linha superior: 1. Selecione a linha mais à direita do esboço. 2. Selecione a linha de cima para a maior parte do esboço. 3. Clique entre as linhas de colocar a dimensão. 4. Clique na dimensão para alterar o valor. 5. Digite um novo valor de 60 graus, e clique na marca de seleção para aplicar o novo valor. Nota: Você também pode excluir dimensões. Com nenhum comando ativo, botão direito do mouse e selecione a dimensão Excluir no menu de contexto. Alternativamente, selecione a dimensão e, em seguida, pressione a tecla Delete. Nas próximas etapas, você explora as restrições que você aplicou e formas de eliminar as restrições que você não precisa mais. Mostrar todas as restrições Saber o que as restrições do programa aplica-se a que as partes da geometria é fundamental para o comportamento esboço previsível. 1. Botão direito do mouse em uma área vazia de seu esboço. 2. Selecione Feito a partir do menu de contexto para terminar a colocação de dimensões. 3. Botão direito do mouse novamente em uma área vazia do seu desenho. 4. Agora, selecione Mostrar todas as restrições a partir do menu de contexto. Observe que os ícones aparecem perto cada pedaço de geometria com indicação das restrições aplicadas. Examinar as relações de restrição

8 Os ícones representam as restrições que você aplicou a geometria ou que o sistema aplicado quando você criou a geometria. Pause o mouse sobre o ícone de restrição perpendicular perto da parte inferior do segmento de linha mais à direita vertical. Note-se que as linhas que são perpendiculares destacam, como o faz o ícone restrição perpendicular.usando essa técnica você pode entender a rede de restrições que governam o comportamento de seu esboço. Excluir uma restrição Ao direito do mouse em um ícone de restrição exibido, você pode excluir a restrição. 1. Botão direito do mouse no ícone de restrição perpendicular perto da parte inferior do segmento de linha mais à direita vertical. 2. Selecione Excluir para remover a restrição perpendicular entre esta linha eo segmento de linha horizontal inferior. 3. Clique e arraste a extremidade superior mais para ver como a geometria agora se comporta. Finalmente, botão direito do mouse numa área vazia do seu desenho, e selecione Ocultar todas as restrições para tornar os ícones de restrição invisível.

Trabalhar com Blocos de esboço

Trabalhar com Blocos de esboço Trabalhar com Blocos de esboço Categoria Novos Usuários Tempo necessário 40 minutos Arquivo Tutorial Usado Esboço do assento de carro Blocks.ipt Definir blocos de esboço para capturar configurações geométricas

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Introdução à interface Ribbon

Introdução à interface Ribbon Introdução à interface Ribbon Categoria Novos Usuários Tempo necessário 25 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um arquivo de peça nova. Realize fluxos de trabalho para chamar a atenção para as principais

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

45 minutos. Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior. Abra o arquivo Tutorial

45 minutos. Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior. Abra o arquivo Tutorial Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 45 minutos Arquivo Tutorial Usado Corpo do cilindro Sub-Assembly.idw Abra um desenho e modificar os estilos de desenho para as dimensões. Aplicar os

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Prepare Desenhos Finais

Prepare Desenhos Finais Prepare Desenhos Finais Categoria Novos Usuários Tempo necessário 45 minutos Arquivos Tutorial usados hinge.idw hinge.ipt Clamp.idw Cilindro Abrir e rever um desenho, e, em seguida, criar e salvar um desenho

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Autodesk Inventor 9 DocTec4 Construção de um Modelo Tridimensional Parte 1

Autodesk Inventor 9 DocTec4 Construção de um Modelo Tridimensional Parte 1 TECAD Soluções CAD e Projecto Colaborativo Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A 2635-477 Rio de Mouro Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt Autodesk Inventor

Leia mais

Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior.

Utilize seguinte ou anterior no canto inferior esquerdo para avançar para a próxima página ou voltar ao anterior. Navegue no Espaço 3D ViewCube SteeringWheel Objetivos Demonstre o Cube Ver e SteeringWheels comandos usando uma combinação de texto, imagens e animações. Entenda ver ferramentas para ajudar a navegar no

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Dando uma volta na Área de trabalho

Dando uma volta na Área de trabalho Dando uma volta na Área de trabalho Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho.

Leia mais

Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher

Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher Sumário Sumário... 3 Exibição de tutoriais para organogramas cross-browser publicados... 3 Condução de uma pesquisa em um organograma Silverlight

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 03... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.1. Exercício 1... 21 1.2. Exercício 2... 29 2 1. Objetivos da Lição 03 Nesta lição serão abordadas novas técnicas de modelagem

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de Caso Exercício

Sumário Objetivos Estudo de Caso Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 12 2 1. Objetivos Nesta lição, serão utilizadas as ferramentas de modelagem do SolidWorks para criação de peças com

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

Navegação nas vistascapítulo1:

Navegação nas vistascapítulo1: Navegação nas vistascapítulo1: Capítulo 1 Neste capítulo, você aprenderá sobre os aprimoramentos na navegação de vistas que tornam extremamente fácil a movimentação nas janelas de gráficos do Inventor.

Leia mais

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio Edição - orientações para edição de filme - O imovie O imovie é um programa de edição de vídeos da Apple, que permite criar, editar e compartilhar filmes e trailers a partir de seu Mac ou ios. Sua interface,

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Kindle Textbook Creator Guia do usuário

Kindle Textbook Creator Guia do usuário Kindle Textbook Creator Guia do usuário Versão 2.7 Copyright 2015 Amazon.com, Inc. ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Página 1 Histórico de revisões Número de revisão Notas da revisão 2.7

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Neste tutorial, você constrói uma base de grampo de montagem utilizando geometria de esboço e técnicas de construção comuns.

Neste tutorial, você constrói uma base de grampo de montagem utilizando geometria de esboço e técnicas de construção comuns. Criar Base de Dados Neste tutorial, você constrói uma base de grampo de montagem utilizando geometria de esboço e técnicas de construção comuns. Objetivos Criar um plano de trabalho que corta a parte para

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Novidades na Versão... 8 Novo documento... 9 Visão geral da janela documentos... 11 Criação de tamanhos personalizados de página... 14 Grades... 14 Configurar uma grade

Leia mais

Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2

Índice Analítico. José Antelo Cancela   Pág. 2 José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

2017 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto.

2017 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 2017 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 17 de abril de 2017 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Barra de status do...5

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição iniciaremos o trabalho com o ambiente de montagem do SolidWorks. Conheceremos as ferramentas que o software

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Guia de utilizador final do planeamento cross-browser do OrgPublisher

Guia de utilizador final do planeamento cross-browser do OrgPublisher Guia de utilizador final do planeamento cross-browser do OrgPublisher Índice Índice Iniciar sessão no Planeamento cross-browser... 4 Trabalhar com Gráficos de planeamento cross-browser... 5 Enviar gráfico

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados Página 1 de 5 Excel > Planilhas > Exibindo dados Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos

Leia mais

Personalizando o seu PC

Personalizando o seu PC Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém muitas informações

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir!

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir! Criando fórum Criando fórum O fórum é uma ferramenta muito utilizada em cursos a distância por permitir a discussão de um tema específico de modo assíncrono, ou seja, a interação entre os participantes

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Brazilian Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de telas

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Brazilian Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de telas JLR EPC Guia de início rápido Índice Guia passo a passo......2-7 Guia de telas........8-11 Brazilian Portuguese Version 2.0 JLR JLR EPC Guia de início rápido 1. Início do aplicativo Problemas no log-in?

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan.

UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan. UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan. Criação de modelos com uma só feature (base feature) 1) Procure a Pasta Base Feature na

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos explorar as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos e ferramentas

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando uma

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

AULA: BrOffice Impress segunda parte

AULA: BrOffice Impress segunda parte AULA: BrOffice Impress segunda parte Objetivos Ter uma visão geral do BrOffice Impress; Aprender a trabalhar com o modo de exibição dos slides; Saber utilizar cores ou textura em segundo plano; Aprender

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web)

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Esse manual visa descrever os principais passos para instalar/atualizar o ActiveViewer. O ActiveViewer é um controle ActiveX e pode necessitar

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Apostila sobre montagens. Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira:

Apostila sobre montagens. Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira: Apostila sobre montagens Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira: Clique em novo Selecione o template de montagem do IF-SC Clique em OK Quando o arquivo de montagem

Leia mais

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac Atalhos do Keynote for Mac Português É possível utilizar os atalhos de teclado para realizar várias tarefas rapidamente no Keynote. Para utilizar um atalho de teclado, pressione todas as teclas do atalho

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Gmail O E-mail do Google Professor: Charles Leite Criar uma Conta do Google Uma Conta do Google permite que você acesse produtos do Google, como Gmail, YouTube,

Leia mais

1º Passo: acesse o site da FPG ( passe o mouse sobre o menu ÁREA DO ALUNO e logo em seguida clique em Portal RM.

1º Passo: acesse o site da FPG (  passe o mouse sobre o menu ÁREA DO ALUNO e logo em seguida clique em Portal RM. TUTORIAL PORTAL RM ( Requerimento Online ) 1º Passo: acesse o site da FPG (http://www.fpg.edu.br), passe o mouse sobre o menu ÁREA DO ALUNO e logo em seguida clique em Portal RM. 2º Passo: efetuar o login

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências GPETEC Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências Linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais Guia Instrucional para utilização do ApowerEdit software

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Introdução ao Pro/ENGINEER

Introdução ao Pro/ENGINEER Introdução ao Pro/ENGINEER Benefícios da Modelagem de Sólidos: Modelos sólidos possuem volumes e cálculos de áreas Você pode obter propriedades de massa diretamente do modelo gerado. Figura 1: Exemplo

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO Neste tutorial, vamos apresentar o passo a passo para criar cada um dos três organizadores de conteúdo do Blackboard: 1 - pasta do conteúdo; 2 - módulo de aprendizado;

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 11 Formatação... 2 Guias e Réguas... 2 Definindo ações a objetos... 2 Botões de ação... 4 Inserindo Cabeçalho e Rodapé... 4 Propriedades... 5! Informações Gerais... 5! Informações de Resumo...

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem:

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem: SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais