Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet."

Transcrição

1 Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece e que sirva de base para consultas futuras. Antes de começar a entender o que cada recurso faz, anote essas dicas abaixo: 1-) QUEBRA DE LINHA (Enter): Para quebrar uma linha se você apenas apertar no botão ENTER do seu teclado ele dará um salto de 15px entre uma linha e outra. Para dar um salto menor, aperte e segure o botão SHIFT e depois aperte ENTER no seu teclado. Verás então que o salto entre uma linha e outra será menor. 2-) PERMISSÃO DE ACESSO: Toda vez que você copiar, colar ou recortar algo da área de edição e aparecer esse recado, clique em PERMITIR ACESSO. Em alguns navegadores como o Firefox, por exemplo, pode ser que não seja permitido o uso do clique com o botão direito, por isso use os comandos básicos do teclado que são: Crtl + C = Copiar / Crtl + V = Colar / Crtl + X = Recortar / Crtl + A = Selecionar tudo

2 3-) APAGANDO PÁGINA: Nunca apague no visual todo o conteúdo de uma página caso queira iniciar de uma página em branco. Sempre clique no botão NOVO para iniciar uma nova página. Isso ocorre devido ao códigofonte que pode ficar e deformar seu conteúdo. CÓDIGO-FONTE Utilizado apenas para fazer edições diretas no código-fonte da página. Recomendado para usuários avançados, ou para o Suporte técnico da IDEON Brazil. NOVO Sempre que quiser apagar uma página e começar novamente, clique nesse botão. VISUALIZAR Para visualizar como ficará o conteúdo antes mesmo de inseri-lo. RECORTAR Para recortar um texto ou uma imagem da área do editor, selecione-a e clique no botão acima. COPIAR Para copiar um texto ou uma imagem da área do editor, selecione-a e clique no botão acima. COLAR Para colar um texto ou uma imagem da área do editor, selecione-a e clique no botão acima. Para colar texto de outros locais, recomendamos ver as outras duas opções de colar conforme abaixo.

3 COLAR (Texto sem formatação) Para colar um texto sem formatação na área do editor, selecione-a e clique no botão acima. Essa é a melhor indicação para colar texto de outras páginas da web. COLAR (Texto do Word) Caso você tenha escrito um texto e deseja copiá-lo diretamente para a área de edição do seu Editor, use essa opção, pois ela remove toda a formatação proveniente do MS Word. Caso você não utilize essa opção, a sua página pode ficar com erros de formatação quando for visualizada. Para utilizar essa função, clique no ícone COLAR DO WORD, espere abrir a janela conforme acima e cole todo o conteúdo na área de edição. Deixe marcado o campo IGNORAR DEFINIÇÕES DE FONTE e marque também a opção REMOVE DEFINIÇÕES DE ESTILO. Pronto, agora basta clicar em OK para que seu conteúdo seja colado na sua área de edição sem nenhuma formatação. DESFAZER Errou? Clique nesse botão para desfazer seu erro. É o mesmo que dar CRTL + Z. REFAZER Errou de novo? Clique nesse botão para refazer como estava anteriormente. É o mesmo que dar CRTL + R.

4 LOCALIZAR Utilize essa opção para localizar uma palavra, frase ou caractere dentro do seu conteúdo. Além disso, você pode ao mesmo tempo localizar e substituir todas as palavras iguais dentro do seu conteúdo. Na janela acima, é possível localizar qualquer palavra dentro do texto. Basta digitar a palavra n campo PROCURAR POR e clicar no botão LOCALIZAR que automaticamente será apontado no texto onde está a palavra. Caso deseje substituir todas as palavras editor por editoriais, clique na aba SUBSTIUIR e no campo PROCURAR POR: coloque a palavra editor e no campo SUBSTITUIR POR: a palavra editoriais e clique no botão SUBSTITUIR TUDO. Pronto, todas as palavras editor contidas no conteúdo foram alteradas para editoriais. SELECIONAR TUDO Clique no botão acima para selecionar todo o conteúdo da área de edição ao mesmo tempo.

5 REMOVER FORMATAÇÃO Para remover a formatação de um texto, selecione-o todo e clique no botão acima que automaticamente será removida a formatação dele. NEGRITO Selecione o texto e clique no botão para dar o destaque em negrito no texto. ITÁLICO Selecione o texto e clique no botão para dar o destaque em itálico no texto. SUBLINHADO Selecione o texto e clique no botão para dar o destaque em sublinhado no texto. NUMERAÇÃO (Inserir e/ou remover) Para inserir numeração antes de cada parágrafo ao dar uma quebra de linha, selecione os parágrafos que deseja e clique no botão acima. MARCADORES (Inserir e/ou remover) Para inserir marcadores antes de cada parágrafo ao dar uma quebra de linha, selecione os parágrafos que deseja e clique no botão acima. DIMINUIR RECUO Para diminuir o recuo do parágrafo, selecione-o e clique no botão acima.

6 AUMENTAR RECUO Para aumentar o recuo do parágrafo, selecione-o e clique no botão acima. ALINHAMENTO (Esquerda) Para alinhar todo o parágrafo no lado esquerdo, selecione-o e clique no botão acima. ALINHAMENTO (Centralizado) Para alinhar todo o parágrafo no centro da área de edição, selecione-o e clique no botão acima. ALINHAMENTO (Direita) Para alinhar todo o parágrafo no lado direito, selecione-o e clique no botão acima. ALINHAMENTO (Justificar) Para alinhar todo o parágrafo no lado esquerdo e direito na forma de preenchimento de área, selecione-o e clique no botão acima. HIPERLINK (Inserir e/ou editar) Para linkar o texto ou uma imagem a uma página da web ou , selecione-o e clique no botão acima. Aguarde abrir a janela conforme abaixo:

7 Na aba INFORMAÇÕES, escolha o tipo de hiperlink: URL (página da web) ou e coloque o endereço no campo URL do Hiperlink. Na aba DESTINO, especifique como será aberto esse hiperlink (mesma página, pop-up, nova página, etc...) Caso deseja vincular algum arquivo a esse link para download, clique em procurar o arquivo em seu computador, selecione ele e clique em ENVIAR AO SERVIDOR. Aguarde o aviso de upload com sucesso e clique em OK.

8 Na aba avançado, preencha apenas os campos se você é um usuário avançado e sabe as configurações HTML que os campos pedem. Para finalizar seu hiperlink, clique no botão OK. HIPERLINK (Remover) Para remover um texto ou imagem com hiperlink ativo, basta selecioná-lo e clicar no botão acima que automaticamente será retirado o hiperlink. FIGURA (Inserir e/ou editar) Como você aprendeu a inserir um hiperlink anteriormente, para inserir uma imagem ou foto é muito parecido, portanto note como fazer abaixo:

9 Após ter escolhido o local na área de edição onde irá aparecer sua imagem, clique no botão INSERIR/EDITAR FIGURA e aguarde carregar a janela acima. Clique na aba ENVIAR AO SERVIDOR e anote abaixo o próximo passo: Primeiramente você deve localizar no seu computador a imagem que você quer inserir, clicando no botão procurar. Após localizada, selecione-a e clique em ok que irá aparecer o endereço dela no campo e abaixo dele clique no botão ENVIAR AO SERVIDOR. Aguarde até o aviso de enviado com sucesso ser exibido e clique em OK. Caso você tenha subido uma imagem com o mesmo nome de outra que já está no servidor, o editor automaticamente a renomeará colocando um (1) no final do seu nome. Após enviada a imagem ao servidor e clicado em OK, você será redirecionado novamente a aba inicial INFORMAÇÕES DA FIGURA. Aqui você poderá fazer as seguintes configurações, tais como colocar o texto no qual aparecerá quando o cursor do mouse estiver sobre a imagem (TEXTO ALTERNATIVO), ajustar a largura e/ou a altura, lembrando que por padrão ela reduz proporcionalmente o tamanho, e caso queira desabilitar essa função, basta clicar no cadeado ao lado. Para voltar ao tamanho original imagem, clique na seta circular ao lado do cadeado.

10 Além disso, você pode colocar borda na imagem, apenas preenchendo um número 1, 2, 3, etc. que se refere a espessura em pixel da borda. Quanto maior o número mais grossa será a borda. O ajuste da imagem na área de edição pode ser definida em números nos campos HORIZONTAL E VERTICAL (centímetros longe das bordas) ou apenas seu simples alinhamento através do campo ALINHAMENTO. Depois de inserida e formatada a imagem, caso você queira poderá colocar um hiperlink nela. Para isso, basta clicar na aba HIPERLINK e no campo URL DO HIPERLINK colocar o endereço da página Para inserir a imagem, basta clicar no botão OK ou CANCELAR se não deseja mais inserir a imagem. CARACTERES ESPECIAIS (Inserir) Caso você queira inserir um caractere especial que não tem no seu teclado, clique no botão acima e aguarde abrir a caixa abaixo. Após aberta, clique no caractere que você deseja inserir e ele automaticamente aparecerá na sua área de edição e a janela fechará.

11 FONTE Após ter o texto inserido na sua área de edição, selecione-o e clique no botão acima para expandir o box das fontes. Clique em uma das opções para modificar o texto. Estão disponíveis apenas as fontes padrões encontradas em todos os computadores e mais utilizadas na internet.após clicar no modelo escolhido, o texto selecionado na área de edição é automaticamente alterado e a janela fechada. TAMANHO DA FONTE Após ter escolhido o tipo de fonte usada, vamos ajustar o tamanho dela selecionando o texto na área de edição e escolhendo o tamanho clicando no botão acima e escolhendo a melhor opção. Após clicar no modelo escolhido, o texto selecionado na área de edição é automaticamente alterado e a janela fechada. COR DA FONTE Para alterar a cor de sua fonte, primeiro selecione o texto a ser trocado. Feito isso, clique no botão acima para expandir a paleta e selecione a cor desejada. Por exemplo, selecionamos o texto TESTE DE EXMPLO e vamos mudá-lo para a cor laranja, ficando assim: TESTE DE EXEMPLO. COR DE FUNDO DA FONTE Para que seu texto apareça com uma cor de fundo, basta selecionar o texto e clicar no botão acima para abrir a paleta e escolher a cor desejada. Seguindo o exemplo anterior que mudamos a cor da fonte para a cor laranja, escolheremos a cor de fundo azul e o texto ficará assim: TESTE DE EXEMPLO Manual elaborado pela equipe de suporte da IDEON Brazil. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização do mesmo.

Sumário. 1- Notícias. 1.1 Publicando uma nova notícia Blocos de edição

Sumário. 1- Notícias. 1.1 Publicando uma nova notícia Blocos de edição O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Manual para usuários do site Este manual foi especialmente desenvolvido para os administradores de conteúdo de cada departamento, que terá uma pessoa responsável pelas atualizações das informações departamentais

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site

Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site Login Para se autenticar no site acesse unifei.edu.br/user e entre com seu nome de usuário (seu CPF) e

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

SGCD 2.0. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

SGCD 2.0. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizadoem 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

PORTAL INSTITUCIONAL

PORTAL INSTITUCIONAL MANUAL DE CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO DO PORTAL INSTITUCIONAL Elaborado por: Dalila G. P. Laperuta Divisão de Manutenção e Suporte ao Usuário UTFPR Campus Pato Branco PATO BRANCO NOVEMBRO DE 2013

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

GUIA Assinaturas de

GUIA Assinaturas de Pensando no novo posicionamento da empresa em relação ao mercado, elaboramos esse pequeno guia para que você possa utilizar a sua nova assinatura de email. Sua assinatura será enviada juntamente com este

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Tutorial para Usuários Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o campo login (com

Leia mais

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017 Manual do Usuário Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Versão 3 19/05/2017 Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PUBLICAÇÃO TUTORIAL VÍDEO DO AULA - EAD AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Publicação Vídeo Aula EAD Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o VIMEO. 2. Como publicar arquivos VIMEO no BLACKBOARD. 2

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

Oficina: Processador de Texto

Oficina: Processador de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra

Centro de Competência Entre Mar e Serra 1. Como utilizar o Moodle 1.1. O Editor de Texto do Moodle Ao longo do seu trabalho no Moodle irá encontrar vários dos campos das janelas de introdução de dados que permitem texto formatado, mediante um

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed.

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed. FORMATAÇÃO: WORD 2017 2. ed. Sumário Fonte e tamanho do papel Como inserir quebra de página Formatando as margens na parte pré-textual Formatando as margens nas partes textual e pós-textual para impressão

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

GLOSSÁRIO DE MATEMÁTICA

GLOSSÁRIO DE MATEMÁTICA GLOSSÁRIO DE MATEMÁTICA Capa (fonte: Times New Roman, Tamanho: 20) Sumário (os itens serão inseridos a cada novo conhecimento adquirido pelo aluno) Tipo de fonte: Times New Roman; Tamanho da fonte: 16

Leia mais

3 Cabeçalho/ logótipo 4 Menu principal 5 Autenticação

3 Cabeçalho/ logótipo 4 Menu principal 5 Autenticação Escolas de Primeiro Ciclo no site do Agrupamento Iniciar com o endereço www.aecarvalhos.pt 1 1 Clicar em ESCOLAS DO AGRUPAMENTO (lado direito do site). 2 2 Apontar para EB1/JI e clicar na escola respetiva.

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Construção de Páginas html com o editor NVU

Construção de Páginas html com o editor NVU 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível APRESENTAÇÃO CONHEÇA O EDITOR DE PÁGINAS HTML NVU Construção de Páginas html com o editor NVU Crie e edite páginas

Leia mais

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento.

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento. Bem-vindo ao Word Instruções que você pode editar, compartilhar e imprimir Ao contrário dos antigos guias de usuários, este documento é seu para adaptar exatamente às suas necessidades. Durante a leitura,

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Módulo I. Conhecendo a aba Início

Módulo I. Conhecendo a aba Início Módulo I Conhecendo a aba Início Grupo: Área de Trabalho... pág. 2 Grupo: Fonte... pág. 4 Grupo: Alinhamento... pág. 5 Grupo: Número... pág. 6 Grupo: Células... pág. 8 +Mais... pág. 11 Exercícios... pág.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO AO WORD GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica [Escolha a data] 2 ÍNDICE CAPÍTULO 1 Introdução ao Microsoft Word 2003... 3 CAPÍTULO 2 Abrindo um Documento

Leia mais

Oficina: Editor de Texto

Oficina: Editor de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

1- Digite o endereçodeseusite/admin, irá abrir o administrador do opencart que pedirá o seu logon e a senha:

1- Digite o endereçodeseusite/admin, irá abrir o administrador do opencart que pedirá o seu logon e a senha: 1- Digite o endereçodeseusite/admin, irá abrir o administrador do opencart que pedirá o seu logon e a senha: 2- Após acessar você já estará no painel de controle de sua loja. No painel de controle você

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr:

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Manual FLICKR e LR 1 1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Existem várias maneiras de reduzir o tamanho de suas fotos via programas de edição (os que fizeram o curso básico

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Gmail O E-mail do Google Professor: Charles Leite Criar uma Conta do Google Uma Conta do Google permite que você acesse produtos do Google, como Gmail, YouTube,

Leia mais

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 INSERIR NUMERAÇÃO NAS PÁGINAS De acordo com a ABNT NBR 14 724 todas as páginas, a partir da folha de rosto, devem ser

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007

EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007 EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007 PROFª. CRISTINA MARTINS 1 MICROSOFT OFFICE WORD 2007 Um editor de texto é um programa que permite criar arquivos com formatação de cartas, resumos, currículos,

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007.

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. PLANO DE AULA DATA: CARGA HORÁRIA: 2h PROFESSOR: Ivan de Jesus Ribeiro OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. METODOLOGIA DE ENSINO: Dialogada, Expositiva

Leia mais

Sumário. Tutorial: Webquest

Sumário. Tutorial: Webquest 1 Sumário Acessando a Ferramenta... 2 Página Inicial do ambiente de Ferramentas... 3 Acessar o ambiente da Webquest... 4 Criando uma Webquest... 5 Etapas para Criação da Webquest... 6 Gerenciador de imagem...

Leia mais

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Profa. Dra. Conceição Aparecida de Camargo FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FORMATAÇÃO E USO DE RECURSOS DO WORD PARA REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 INSERIR NUMERAÇÃO NAS PÁGINAS De acordo com a ABNT NBR 14 724 todas as páginas, a partir da folha de rosto, devem ser

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Writer. Interface e Formatação de Estilos

Writer. Interface e Formatação de Estilos Writer Interface e Formatação de Estilos INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5 Guia de uso Revisão 10/09/2015 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo... 3 3. Alterando o

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Verificação Ortográfica

Verificação Ortográfica Verificação Ortográfica Podemos verificar a ortografia de uma só vez depois de concluir a digitação de um documento. Utilizamos a verificação ortográfica e gramatical automática para reduzir ao máximo

Leia mais

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos.

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos. Formatar Caractere Usamos a formatação de caracteres para destacar uma palavra. Caracte nada mais é do que o formato da letra, ou sejá, é a fonte. É fonte quem determina se a letra será mais quadrada,

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Formatação personalizada

Formatação personalizada Formatação personalizada Para mudar a aparência de um texto é necessário selecioná-lo* e utilizar uma ou mais opções de formatos, os quais podem ser aplicados: * Para selecionar um texto, você deve clicar,

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO Conteúdo ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL... 3 MODIFICAR PERFIL... 4 MODIFICAR SENHA... 7 VERIFICAR O PERFIL... 8 ENVIO DE MENSAGEM... 8 CRIANDO

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS Este recurso permite ao tutor publicar diversos tipos de materiais, bem como: links, vídeos, documentos, textos e imagens. PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS EM FORMATO URL Ative a edição

Leia mais

NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS DA ABNT PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MEDIANEIRA 2018 SUMÁRIO 1. 3 2. 3 2.1 4 3 12 3.1 12 1. VAMOS FORMATAR? As normas da ABNT descrevem que a estrutura de tese, dissertação ou trabalho

Leia mais

Sistema Gestão Portal UFGD

Sistema Gestão Portal UFGD Sistema Gestão Portal UFGD 1. Acesso ao Sistema de Gestão do Portal UFGD 1.1. Como acessar o Sistema de Gestão do Portal UFGD 2. Adicionar informações aos componentes 2.0.1. Adicionar Editais 2.0.2. Adicionar

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais