ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT INTRODUÇÃO PASSO 01 PASSO 02 PASSO 03. em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT INTRODUÇÃO PASSO 01 PASSO 02 PASSO 03. em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw."

Transcrição

1

2 INTRODUÇÃO ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw. Illustrator e o CorelDRAW, e fornece uma maneira simples de cortar desenhos ENVIANDO UM DESENHO PARA O SILHOUETTE CONNECT DO ADOBE ILLUSTRATOR 01. Clique em Arquivo ENVIANDO UM DESENHO PARA O SILHOUETTE CONNECT DO CORELDRAW PASSO 01 CRIANDO UM DESENHO 01. de ferramentas padrão. 02. selecione Enviar Linhas de Corte Connect. cortar o trabalho, o desenho pode ser enviado para o PASSO 02 AJUSTAR AS CONFIGURAÇÕES DE CORTE NO SILHOUETTE CONNECT DICAS PARA CRIAR UM DESENHO Para fazer um desenho com o Adobe Illustrator ou com o CorelDRAW, lembre-se sempre das seguintes dicas: 01. ferramenta de corte. 02. Connect irá ignorar o padrão, fazendo só o contorno. 03. saiam separadamente. PASSO 03 ENVIAR PARA A SUA SILHOUETTE Certifique-se que sua s ilhouette está Cone Ctada

3 PLANO DA SILHOUETTE CONNECT com uma breve descrição de cada seção. MENU SUSPENSOS FERRAMENTAS ZOOM DE NAVEGAÇÃO BOTÕES PARA OPÇÕES DE CORTE PAINEL LATERAL DE CONFIGURAÇÃO DE CORTE BOTÃO REFAZER E DESFAZER JANELA DE VISUALIZAÇÃO TRABALHOS ABERTOS

4 JANELA DE VISUALIZAÇÃO DESFAZER/REFAZER A janela de visualização é o local onde o tamanho do material (representado pelo espaço em branco) e o trabalho podem ser visualizados. Todas as alterações feitas no Painel Lateral impressora, se executar a impressão e o corte). A área de visualização é composta pela área do material, as réguas, as abas de trabalho, e a esteira de corte (se selecionada). As réguas estão localizadas no topo e na lateral direita da janela de Visualização. A cor cinza mais escuro representa o tamanho do material. A esteira de corte (se necessária) é mostrada por trás da página branca e pode ser ajustada no painel lateral das O tamanho da página do material é representado pelo espaço em branco e pode ser ajustado no As abas representam os trabalhos abertos. A aba mais clara é o trabalho que está sendo visualizado. Quando clicar em uma aba diferente, mudará para esse trabalho. DESFAZER REFAZER DESFAZER teclado e pressionando a tecla Z, conhecido como Control+Z. No Mac, isso pode ser feito com o Command+Z REFAZER FERRAMENTAS DE ZOOM PARA NAVEGAÇÃO As ferramentas de zoom para navegação ajudam a aumentar ou diminuir o tamanho do seu desenho para navegar em diferentes áreas do seu projeto com uma melhor visualização. PAN ZOOM IN ZOOM OUT SELEÇÃO ZOOM AJUSTAR O ZOOM IN DESLIZANTE TAMANHO DA JANELA A ferramenta ENQUADRAMENTO ajudará a arrastar o desenho na janela de pré-visualização. A ferramenta ZOOM IN aumentará o tamanho para que partes do seu desenho possam ser vistas mais de perto. A ferramenta ZOOM OUT diminuirá o tamanho do seu desenho para que possa enxerga-lo na sua totalidade. A ferramenta SELEÇÃO ZOOM permite desenhar um retângulo na área que você gostaria de ampliar. Clique, segure e arraste o mouse para desenhar um retângulo na área que gostaria A ferramenta ZOOM DESLIZANTE permite usar o movimento do mouse para aumentar ou diminuir o desenho. Clique e segure com o botão esquerdo, mova o mouse para cima e o O botão AJUSTAR O TAMANHO DA JANELA ajustará o espaço de trabalho na janela de visualização.

5 CONDIÇÕES DE CORTE Nesta seção do painel, você pode optar por Cortar por Camada ou Cortar por Cores. Cores de OPÇÕES DE CORTE Connect que permitem navegar pelos diferentes menus. Ao clicar em qualquer um desses de opções pode ser acessado através do menu Arquivo também. Uma descrição de cada botão pode ser encontrada abaixo. CONFIGURAÇÃO CONFIGURAÇÃO DE CORTE DE RECORTE Connect. A Ab de corte ou camada no trabalho. Por exemplo, você pode usar duas camadas separadas para impressão e corte. A camada de impressão irá conter tudo o necessário para ser impresso cortar cada camada ou cor na ordem em que aparecer na lista. Você pode reorganizar a ordem clicando e arrastando a seleção para cima ou para baixo na lista ENVIAR PARA A SILHOUETTE O menu de CONFIGURAÇÕES DE CORTE é aquele onde você ajusta as propriedades da O menu CONFIGURAÇÕES DE RECORTE borda de recorte (se for necessário). camada / cor: 01. material. 02. ENVIAR PARA A SILHOUETTE Condição do Corte - Corte em Camadas MENU DE CONFIGURAÇÕES DE CORTE de um trabalho que for criado no Adobe Illustrator ou no CorelDRAW. Pro Priedades da Página corresponderá com o nome das camadas no Adobe Illustrator ou no CorelDRAW. material na janela de visualização irá ajustar-se em conformidade. ORIENTAÇÃO e cortados não podem ser girados. BASE DE CORTE uma base de corte, selecione Nenhum na lista. revelar a grade da base de corte embaixo. desmarcando a caixa correspondente do nome da camada, à esquerda.

6 Condição do Corte - Corte Por Cor Cortar por cores ajuda a determinar as cores que devem ser cortadas. A lista de cores está baseada no Adobe Illustrator ou no CorelDRAW. Velocidade: Esta é a velocidade da lâmina quando está cortando. Espessura: Quanto mais alto o número da espessura, maior pressão deve ser aplicada. Corte Duplo: Marque esta caixa se quiser que a lâmina ou o lápis passe duas vezes. Padrão da Linha de Corte: a caixa correspondente da amostra da cor, à esquerda. Sobrecorte do Segmento da Linha: Esta função pode ser habilitada para assegurar que a Condições do Corte a di Cionando Pausas Alguns projetos (tais como projetos de esboço) exigem uma pausa entre as seleções la novamente. colocada após a seleção da camada/cor, clicando com o botão direito na seleção e escolher AVANÇADO Auto-Solda: Converter Traçados em Contornos: quando você desenha uma linha com um traço forte, Condições de Corte - t ipo de material caminho em torno da borda de uma linha grossa. sugeridas na Lista de Tipo de Material. Você pode adicionar e subtrair os itens da lista usando os botões + e - no canto inferior direito da lista. material clicando duas vezes em qualquer item na Lista Tipo de Material. Nome do Material: Este é o nome que aparecerá na Lista de Tipo de Material. Tipo de Lâmina: Esta será geralmente a lâmina ou a caneta/lápis esboço. Você pode ajustar a profundidade da lâmina clicando nas setas aos lados do ícone da lâmina. NOTA: O ícone só diz a qual profundidade manualmente. Selecionar Somente: Em Selecionar Somente, apenas os itens que você selecionou no aparecerão na área de trabalho. Retornar ao Original: corte, selecione Retornar ao Original. Alimentação (Feed): enrolado (como o vinil) e você pretende fazer vários cortes no mesmo rolo.

7 MENU DE CONFIGURAÇÕES DE RECORTE UTILIZAR MARCAS DE REGISTRO Fronteiras e linhas de recorte tornam mais fácil a remoção do excesso do material quando pode ser feito de maneira simples quando são seguidos os seguintes passos: FRONTEIRA DE RECORTE Uma fronteira de recorte é um retângulo que rodeia o trabalho. A caixa de marcação Mostrar Fronteira de Recorte, irá mostrar a fronteira de recorte ou desligá-la. 01. Crie o desenho no Adobe Illustrator ou no CorelDRAW. 02. Crie um contorno em volta do desenho que irá representar a linha de corte para a realização dos trabalhos de impressão e corte. 03. Crie as marcas de registro Imprima o desenho incluindo as marcas de registro. 06. Acolchoamento (Padding) é a distância entre o desenho e a fronteira de recorte. LINHAS DE RECORTE Esta seção apresenta várias opções para a colocação da linha de recorte. Horizontal: adicionará linhas horizontais de recorte entre os caracteres (quando as caracteres ou objetos. Recursiva: MARCAS DE CORTE MARCAS DE REGISTRO ser posicionadas dentro do Adobe Illustrator ou do CorelDRAW. ENVIAR PARA O MENU DA SILHOUETTE a ferramenta eletrônica de corte que está conectada ao seu computador. Uma vez que a ferramenta eletrônica de corte está ligada, conectada, e carregada com o material desejado, você pode começar a cortar, clicando no botão clicando no botão de teste de corte no canto superior direito do menu. Caso quiser pausar o processo de corte entre camadas, pressione o botão pausa. cortada. Sem elas, a linha de corte não seria cortada com precisão ao executar uma tarefa de impressão e corte. Para colocar as marcas de registro no Adobe Illustrator e no CorelDRAW, a janela Marcas de Registro tem que estar aberta. Para abrir a janela de Marcas de Registro em cada aplicação: Adobe Illustrator: Marcas de Registro CorelDRAW:

8 Assim que abrir a janela Marcas de Registro, serão exibidas as opções para a criação de marcas de registro no Adobe Illustrator ou no CorelDraw. A janela é independente do Adobe Illustrator e do CorelDraw. Por essa razão, qualquer mudança dentro dessa janela poderá ser visualizada clicando no botão Aplicar. ESTILOS DAS MARCAS DE REGISTRO Tipo 1: as marcas de registro consistem em um quadrado e duas marcas em ângulo reto e só podem ser usadas com a CAMEO e as ferramentas eletrônicas de corte Portrait. Tipo 2: as marcas de registro consistem de três marcas de ângulo reto e só podem ser usadas As opções de Marcas de Registro são: Unidade: é a unidade de medida para trabalhar Dimensão: é o tamanho das marcas de registro individuais. Espessura: é a espessura da linha das marcas de registro. Margem: é a distância onde as marcas de registro são colocadas tanto para o trabalho de corte quanto a borda da página do material. irá compensar (contrabalancear) as marcas de registro em relação à borda externa do trabalho de corte. irá inserir as marcas página do material. Alinhar documento original com marcas de registro: irá basear o posicionamento das marcas de registro com a origem do documento. Reset: das marcas de registro e de qualquer mudança que possa ocorrer na área de trabalho do ou do CorelDraw. NOTA: Connect cria as marcas de registro. Caso você mudar a localização do objeto de corte com as marcas de registro, delete a camada das marcas de registro e, em seguida, recrie as marcas de registro depois que o objeto de corte é movido. TIPO 1 TIPO 2

9 PREFERÊNCIAS DE CONFIGURAÇÃO óbvias. As preferências podem ser acessadas clicando no menu Arquivo (PC) ou no menu No lado esquerdo da janela, as opções de preferências estão agrupadas. Ao clicar em GERAL Idioma determina a língua na que você gostaria que o programa funcionasse. OPÇÃO IMPORTAR Fazer das linhas brancas, pretas, quando marcada, vai mostrar contornos pretos para DISPLAY Tamanho do Botão determina o tamanho do botão. Animação determina a velocidade da animação do programa. Muitas operações, como desfazer, refazer, zoom, etc., são animadas, o que proporciona um toque mais suave e corte mais suave. AVANÇADO mais lenta. MEDIDA DISPOSITIVOS DA SILHOUETTE SERVIÇO DE ATENÇÃO AO CONSUMIDOR Para maiores informações, entre em contato com o Serviço de Atenção ao Consumidor (SAC): SerilonCrafts.com - atendimento@seriloncrafts.com.br (43)

Índice Introdução... 3 Enviando Desenhos ao Silhouette Connect...3 Enviando um Desenho do Adobe Illustrator para o Silhouette Connect...

Índice Introdução... 3 Enviando Desenhos ao Silhouette Connect...3 Enviando um Desenho do Adobe Illustrator para o Silhouette Connect... manual do usuário Índice Introdução... 3 Enviando Desenhos ao Silhouette Connect...3 Enviando um Desenho do Adobe Illustrator para o Silhouette Connect...3 Enviando um Desenho do CorelDRAW para o Silhouette

Leia mais

Instalação Silhouette Studio

Instalação Silhouette Studio Manual Silhouette Cameo - Instalação - Corte Simples - Corte com registro 31 3279 1050 - www.tmt.net.br Instalação Silhouette Studio Crie sua arte no CorelDraw ou Illustrator, utilizando contorno preto,

Leia mais

Instalação Silhouette Studio

Instalação Silhouette Studio Manual Silhouette Cameo - Instalação - Corte Simples - Corte com registro 31 3279 1050 - www.tmt.net.br Instalação Silhouette Studio Crie sua arte no CorelDraw ou Illustrator, utilizando contorno preto,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Instalação - FlexiStarter

Instalação - FlexiStarter Inserir o CD de instalação, após abrir o CD clicar em Autorun Inserir também o Token no computador. Na janela que vai abrir, deixe selecionado «Português(padrão) e clique em Ok. Aguarde que o programa

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

5. Sistema de corte de contorno

5. Sistema de corte de contorno 5. Sistema de corte de contorno 5.1 Introdução A série Jaguar III tem como característica um sistema de corte de contorno para garantir um corte de contorno preciso por marcações de registro impressas

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário A nova ferramenta de animação de imagens do INPE/CPTEC/DSA é acessível por qualquer

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Procedimento corte de contorno pelo Corel Draw Este manual contém informação para os modelos Puma III e Jaguar IV

Procedimento corte de contorno pelo Corel Draw Este manual contém informação para os modelos Puma III e Jaguar IV Antes de seguir as orientações deste manual, certifique que todo procedimento de instalação foi executado conforme manual de instalação. Leia antes, o manual de corte pelo corel, para facilitar o entendimento

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

Usando recursos de impressão especiais

Usando recursos de impressão especiais Usando recursos de impressão especiais Os recursos de impressão especiais incluem: Imprimindo várias páginas em uma única folha de papel. Impressão de pôsteres. Imprimindo livretos. Imprimindo em ambos

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Manual do SymbolEditor. Stephen P. Allewell

Manual do SymbolEditor. Stephen P. Allewell Stephen P. Allewell 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Interface do Usuário 6 2.1 Janela principal do SymbolEditor............................. 6 2.1.1 Janela do Editor................................... 6 2.1.2

Leia mais

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser em cores Phaser 7750

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser em cores Phaser 7750 Opções avançadas Este tópico inclui: "Imprimindo páginas de separação" na página 2-81 "Imprimindo várias páginas em uma única folha de papel (várias em 1)" na página 2-82 "Imprimindo livretos" na página

Leia mais

5. Sistema de corte de contorno

5. Sistema de corte de contorno 5. Sistema de corte de contorno 5.1 Introdução A série Jaguar III tem como característica um sistema de corte de contorno para garantir um corte de contorno preciso por marcações de registro impressas

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Usando o Tux Paint. Ícone TuxPaint. A tela principal é dividida em seções, cada uma com sua finalidade:

Usando o Tux Paint. Ícone TuxPaint. A tela principal é dividida em seções, cada uma com sua finalidade: Usando o Tux Paint Usuários Windows Se o Tux Paint foi instalado em seu computador por meio do instalador, o assistente de instalação ofereceu a opção de criar atalhos no menu de Iniciar e/ou criar um

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 2. Crie um mapa.

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 2. Crie um mapa. Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 2 Crie um mapa Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Crie um mapa Neste módulo, você vai recriar o mapa que explorou no Módulo 1 desta série.

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

Como acessar. No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual

Como acessar. No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual Manual de Uso Como acessar No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual Como acessar Após clicar no link da Biblioteca Virtual, o usuário deve digitar seu login e senha

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III Posicionamento e edição de módulos Inserção de módulos: A inserção de módulos no projeto pode ser realizada de duas maneiras: por arraste ou duplo clique. Por arraste basta

Leia mais

AULA 13 Plugin TerraPrint

AULA 13 Plugin TerraPrint 13.1 AULA 13 Plugin TerraPrint Esta aula apresenta as funcionalidades básicas do plugin de diagramação de impressão do TerraView denominado TerraPrint. Nela será utilizado o mesmo banco de dados criado

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

QGIS CONCEITOS BÁSICOS *

QGIS CONCEITOS BÁSICOS * QGIS CONCEITOS BÁSICOS * Laboratório de Geotecnologias da UPM 1. Introdução O QGIS é um Sistema de Informações Geográficas (SIG) gratuito e de código aberto (GNU General Public License) desenvolvido pela

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Material original criado por: Cesar Ferreira, Cláudio Gilberto César e Susana Seidel Disponibilizado

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac Atalhos do Keynote for Mac Português É possível utilizar os atalhos de teclado para realizar várias tarefas rapidamente no Keynote. Para utilizar um atalho de teclado, pressione todas as teclas do atalho

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks Guia do usuário Como utilizar os aplicativos da EvoBooks? A metodologia de Ensino Digital EvoBooks utiliza uma série de aplicativos com conteúdos e aulas digitais estruturados. Vamos aprender como utilizar

Leia mais

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências GPETEC Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências Linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais Guia Instrucional para utilização do ApowerEdit software

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função _ Um formulário é um objeto do banco de dados que permite a visualização e manipulação (inclusão /alteração /exclusão das informações contidas

Leia mais

Illustrator CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Illustrator CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5052 - Illustrator CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Adobe Illustrator CS6 1.1. Novidades do Illustrator CS6... 21 1.2. Abrir o Programa... 23 1.3. Criar

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Novidades no Windows 8.1

Novidades no Windows 8.1 Novidades no Windows 8. Conteúdo. Introdução... 4. Guia de Referência Rápida I Tela Inicial... 5. Guia de Referência Rápida II Tela de Aplicativos... 6 4. Guia de Referência Rápida III Modo de Exibição

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Tutorial - Mapa Cadastral

Tutorial - Mapa Cadastral Tutorial - Mapa Cadastral Neste tutorial são apresentados os passos para criar um mapa cadastral. Como exemplo, é criado um mapa cadastral de um loteamento. 1. Na barra de ferramenta, clicar em Modelo

Leia mais

Plano de Aula - Illustrator CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Illustrator CS6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Illustrator CS6 - cód.5052 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Adobe Illustrator CS6 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Adobe Illustrator CS6 Aula 3 Capítulo 2

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

Configurando os sistemas da linha 4U para impressão de cupom de venda (versão ou superior)

Configurando os sistemas da linha 4U para impressão de cupom de venda (versão ou superior) Configurando os sistemas da linha 4U para impressão de cupom de venda (versão 5.4.0.0 ou superior) Antes de começar a configurar o sistema em si é interessante ativar o compartilhamento de rede da impressora

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Editor id. Este guia pode ser descarregado como beginner_id-editor_pt.odt ou beginner_ideditor_pt.pdf

Editor id. Este guia pode ser descarregado como beginner_id-editor_pt.odt ou beginner_ideditor_pt.pdf Editor id O Editor id Este guia pode ser descarregado como beginner_id-editor_pt.odt ou beginner_ideditor_pt.pdf Revisto em 2016-03-30 TOC {:toc} O editor id é o editor padrão do OpenStreetMap integrado

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil

Leia mais

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro UnidadeC Animação no flash Prezado(a) aluno(a), Até aqui você aprendeu a utilizar a estrutura e as ferramentas do Flash para criar e organizar gráficos imóveis. Nesta unidade, você conhecerá algumas técnicas

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet Slide 6 Estante Slide 7 Botões da Estante Slide 8 Ajuda Slide 9 FAQ Frequently Asked Questions Slide 11 Como atualizar seus dados

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação UnidadeA 1. Conceitos Iniciais Introdução a Programação para animação web Prezado(a) Aluno(a), Antes de começar a conversar sobre Programação para Animação Web, gostaria de lhe apresentar alguns sites.

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Como usar o Caderno Digital?

Como usar o Caderno Digital? Como usar o Caderno Digital? www.plurall.net @plurallnet 1. Acesse plurall.net e faça login normalmente! Olá, vamos começar? Nesse tutorial você vai conhecer um pouco mais sobre o Caderno Digital. Agora

Leia mais

JORNADAS.LIDi. Manual. de uso do LIDi

JORNADAS.LIDi. Manual. de uso do LIDi JORNADAS.LIDi Manual de uso do LIDi JORNADAS.LIDi Manual de uso do LIDi Menu da obra Este é o menu da obra. Ele permite que você navegue por áreas selecionadas de cada livro, como seções, boxes, obras

Leia mais

Biblioteca Digital Minha Biblioteca

Biblioteca Digital Minha Biblioteca Biblioteca Digital Minha Biblioteca Sumário 1. TELA PRINCIPAL... 4 1.1 Exibição... 4 1.1.1 Visualização em grade... 4 1.1.2 Visualização em lista... 4 1.2 Filtro... 5 1.3 Ordem... 6 1.4 Pesquisar títulos...

Leia mais

Illustrator CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Illustrator CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5764 - Illustrator CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Illustrator CC 1.1. Novidades do Illustrator CC... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Sincronizar Configurações...

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA Como acessar: http://bibliotecadigital.unicruz.edu.br/ Ou através do moodle ead > Bibliotecas > Biblioteca Digital http://ead.unicruz.edu.br/ Inserir RA/Usuário e senha

Leia mais