No Flash, o Stage é onde a ação acontece, a Timeline, ou linha do tempo, organiza os frames e as camadas, e os outros painéis permitem editar e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "No Flash, o Stage é onde a ação acontece, a Timeline, ou linha do tempo, organiza os frames e as camadas, e os outros painéis permitem editar e"

Transcrição

1 No Flash, o Stage é onde a ação acontece, a Timeline, ou linha do tempo, organiza os frames e as camadas, e os outros painéis permitem editar e controlar sua criação.

2 1 Conhecendo o Flash Visão geral da lição Nesta lição, você aprenderá a: Abrir um arquivo no Flash Adicionar camadas ( layers)* à Timeline Criar um keyframe na Timeline Ajustar as configurações no inspetor de propriedades Abrir e trabalhar com painéis Selecionar e utilizar ferramentas no painel Tools Procurar tópicos no Flash Help Acessar recursos on-line para o Flash Esta lição levará menos de uma hora para ser concluída. Copie a pasta Lesson01 do CD Adobe Flash CS3 Professional para a unidade de disco se ainda não tiver feito isso. Inicie o Flash e abra um arquivo Na primeira vez que iniciar o Flash, você verá uma tela Welcome com links para modelos de arquivo, tutoriais e outros recursos padrão. Nesta lição, você completará uma animação para uma empresa de água mineral. A maior parte do trabalho artístico já foi feita. À medida que começa a conhecer o espaço de trabalho do Flash, você adicionará um objeto ao Stage a partir do painel Library e irá animá-lo. * N. de R.T.: Os termos camadas e layers são usuais. Neste livro, optamos por usar camadas.

3 20 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book 1 Inicie o Adobe Flash. No Windows, escolha Iniciar > Todos os programas> Adobe Flash CS3. No Mac OS, dê um clique duplo no ícone do Adobe Flash CS3 na pasta Applications ou no Dock. Nota: Você também pode iniciar o Flash dando um clique duplo em um arquivo Flash (*.fla), como o arquivo 01Start.fla que você utilizará nesta lição. 2 Escolha File > Open. Na caixa de diálogo Open, selecione o arquivo 01End.swf na pasta Lesson01/01End e clique em Open para visualizar o projeto final. Uma animação é reproduzida. Durante a animação, uma garrafa se move pela tela e derrama água. 3 Feche a janela de visualização. 4 Escolha File > Open. Na caixa de diálogo Open, dê um clique duplo no arquivo 01Start. fla na pasta Lesson01/01Start. O arquivo 01Start.fla abre com um logotipo no Stage. A Timeline contém várias camadas; o conteúdo dessas camadas muda nos diferentes quadros. 5 Escolha File > Save As. Atribua ao arquivo o nome de 01_workingcopy.fla e salve-o na pasta 01Start. Salvar uma cópia de trabalho assegura que o arquivo original inicial esteja disponível caso você deseje começar novamente. Conheça a área de trabalho A área de trabalho do Adobe Flash inclui os menus de comando na parte superior da tela e uma variedade de ferramentas e painéis para editar e adicionar elementos ao seu filme. Você pode criar todos os objetos para sua animação no Flash, ou pode importar elementos que criou no Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe After Effects e outros aplicativos compatíveis.

4 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 21 Por padrão, o Flash exibe a barra de menus, a Timeline, o Stage, o painel Tools, o inspetor de propriedades e alguns outros painéis. À medida que trabalha no Flash, você pode abrir, fechar, encaixar, desencaixar e mover painéis pela tela. Para retornar ao espaço de trabalho padrão, escolha Default no menu Workspace na barra Edit, um pouco acima do Stage.

5 22 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Sobre o Stage Como com um palco, o Stage no Flash é a área que os usuários vêem quando um filme é exibido. Ele contém o texto, as imagens e o vídeo que aparecem na tela. Mova elementos sobre e fora do Stage para deslocá-los para dentro e para fora da área retangular no Flash Player ou da janela de navegador da Web em que seu filme de Flash será reproduzido. Você pode utilizar a grade, as guias e réguas para ajudá-lo a posicionar itens no Stage. Você também pode utilizar o painel Align e outras ferramentas que lhe serão apresentadas nas lições deste livro. Para ver a área de trabalho em torno do Stage, utilize a ferramenta Zoom ( ou escolha View > Pasteboard. ) para ampliar Para redimensionar o Stage de modo que ele se ajuste completamente à janela do aplicativo, escolha View > Magnification > Fit in Window. Você também pode escolher visualizar as opções no menu pop-up um pouco acima do Stage.

6 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 23 Entenda a Timeline Como ocorre com filmes, documentos do Flash medem o tempo em frames. À medida que o filme é reproduzido, o cabeçote de reprodução avança pelos frames na Timeline. Você pode alterar o conteúdo no Stage para diferentes frames. Para exibir o conteúdo de um frame no Stage, mova o cabeçote de reprodução para esse frame na Timeline. Na parte inferior da Timeline, o Flash indica o número do frame selecionado, a velocidade de projeção (quantos frames são reproduzidos por segundo) e o tempo transcorrido no filme. A Timeline também contém camadas que o ajudam a organizar o trabalho artístico no seu documento. Pense nas camadas como múltiplas faixas de filme empilhadas uma sobre a outra. Cada camada contém uma imagem diferente que aparece no Stage e você pode desenhar e editar objetos em uma camada sem afetar os objetos em outra. As camadas são empilhadas na ordem em que aparecem na Timeline, de modo que os objetos na camada inferior na Timeline permaneçam na parte inferior da pilha no Stage. Você pode ocultar, mostrar, bloquear ou desbloquear camadas. As camadas de cada frame são únicas, mas você pode arrastá-las para um novo local na mesma camada, copiar ou movê-las para outra camada.

7 24 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Adicione uma camada Um novo documento do Flash contém apenas uma camada, mas é possível adicionar outras conforme necessário. Uma boa idéia é atribuir nomes que indiquem seu conteúdo a fim de que possa ser localizada facilmente quando você precisar dela. Agora, você adicionará uma camada à Timeline para conter a imagem da garrafa que você vai animar mais tarde. 1 Selecione a camada Mask na Timeline. 2 Escolha Insert > Timeline > Layer. Uma nova camada aparece entre as camadas Labels e Mask. 3 Dê um clique duplo na nova camada para renomeá-la e digite Pour. Clique fora da caixa Name para aplicar o novo nome. 4 Clique no ícone de cadeado acima das camadas para bloquear todas as camadas. Bloquear uma camada evita que você faça acidentalmente alterações nela. 5 Clique no ícone de cadeado ao lado da camada Pour para desbloqueá-la.

8 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 25 Crie um keyframe Um keyframe indica uma alteração do conteúdo no Stage. Você irá inserir um keyframe na camada Pour no primeiro local em que quiser que a garrafa apareça. 1 Selecione o frame 18 na camada Pour. À medida que você seleciona um frame, o Flash exibe o número dele abaixo da Timeline. 2 Escolha Insert > Timeline > Keyframe.

9 26 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Trabalhe com o painel Library O painel Library é o local em que você armazena e organiza símbolos criados no Flash e também arquivos importados, incluindo bitmaps, imagens gráficas, arquivos de som e videoclipes. A imagem da garrafa que você utilizará já foi adicionada à biblioteca e convertida em um símbolo. Nota: Você aprenderá muito mais sobre símbolos na Lição 3. Sobre o painel Library O painel Library permite organizar itens de biblioteca em pastas, ver a freqüência com que um item é utilizado em um documento e classificar itens por tipo. Ao importar itens para o Flash, você pode importá-los para o Stage ou para a biblioteca. Entretanto, qualquer item que você importa para o Stage também é adicionado à biblioteca, o mesmo acontece com os símbolos que você cria. Dessa maneira, você pode facilmente acessar os itens para adicionálos ao Stage novamente, editá-los ou ver suas propriedades. Para exibir o painel Library, escolha Window > Library ou pressione Ctrl+L (Windows) ou Command+L (Mac OS). Ao selecionar um item no painel Library, ele exibe uma visualização em miniatura daquele item. Se o item que você selecionou for um arquivo de som ou for animado, clique no botão Play na janela de visualização para reproduzi-lo.

10 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 27 Adicione um item a partir do painel Library Para adicionar um item de biblioteca a um documento do Flash, simplesmente arraste-o do painel Library para o Stage. Você já criou um keyframe para o símbolo pour_bottle. Agora, você arrastará uma instância desse símbolo para o Stage. 1 Escolha Window > Library para abrir o painel Library se ele ainda não estiver aberto. 2 Selecione o keyframe que você criou no frame 18 da camada Pour. 3 Selecione o símbolo pour_bottle no painel Library.

11 28 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book 4 Arraste uma instância do símbolo pour_bottle para o Stage. Você a moverá para a posição correta na próxima seção desta lição.

12 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 29 Utilize o inspetor de propriedades O inspetor de propriedades fornece acesso rápido aos atributos que você mais provavelmente precisará. O que aparece no inspetor de propriedades depende daquilo que você selecionou. Por exemplo, se um frame for selecionado, o inspetor de propriedades incluirá uma opção Tween; se for um objeto no Stage, ele mostrará suas coordenadas x e y. Você utilizará o inspetor de propriedades para mover a garrafa para suas posições iniciais e finais no Stage, e então adicionará um tween motion que animará a garrafa. Propriedades do frame Propriedades do objeto

13 30 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Posicione um objeto no Stage Primeiro, você moverá a garrafa para a posição inicial utilizando o inspetor de propriedades. Você também utilizará o painel Transform para girar a garrafa. 1 Selecione a garrafa que você arrastou para o Stage. 2 No inspetor de propriedades, digite 689 para o valor X e 59 para o valor Y. Pressione Enter ou Return para aplicar os valores. A garrafa se move para a direita, acima do Stage. Nota: Se o inspetor de propriedades não estiver aberto, escolha Window > Properties > Properties ou pressione Ctrl+F3 (Windows) ou Command+F3 (Mac OS). 3 Escolha Window > Transform para abrir o painel Transform.

14 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 31 4 No painel Transform, selecione Rotate e digite 35 na caixa Rotate. Pressione Enter ou Return para aplicar o valor. Utilize tween motion para animar um objeto A garrafa deve estar inclinada para pareça que a água está sendo derramada. Para conseguir esse efeito, você poderia criar um keyframe para cada quadro na Timeline e então mover levemente a garrafa em cada keyframe. É muito mais fácil, porém, especificar as posições iniciais e finais e então deixar que o Flash crie os passos intermediários. O processo de criar passos intermediários é chamado tweening. Nota: Você aprenderá mais sobre tween motion nas Lições 2 e 4. Você animará a garrafa para que pareça que ela está derramando a água e então a moverá para fora do Stage. 1 Selecione o frame 24 na camada Pour e pressione F6 para inserir um keyframe. 2 Selecione a garrafa que você posicionou no pasteboard. 3 No inspetor de propriedades, digite 668 para o valor X e 31 para o valor Y. Pressione Enter ou Return para aplicar os valores.

15 32 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book 4 No painel Transform, digite 25 na caixa Rotate e pressione Enter ou Return. 5 Na Timeline, selecione qualquer frame entre os frames 18 e 24 na camada Pour bottle. 6 No inspetor de propriedades, escolha Motion no menu Tween. O Flash adiciona uma seta para os frames na Timeline a fim de mostrar que um motion tween foi aplicado.

16 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 33 7 Na Timeline, selecione o frame 42 na camada Pour e pressione F6 para inserir um keyframe. 8 Selecione a garrafa no Stage e, no painel Transform, digite 35 na caixa Rotate. Pressione Enter ou Return. 9 Selecione o frame 59 e pressione F6 para inserir um keyframe. 10 Com o frame 59 selecionado na Timeline, arraste a garrafa diretamente para a direita, fora do Stage. Pressione Shift ao arrastar para restringir seu movimento a uma linha horizontal. 11 Selecione qualquer frame entre os frames 42 e 59 e escolha Motion a partir do menu Tween no inspetor de propriedades. A Timeline exibe uma seta para mostrar que um tween motion foi aplicado. Se mover o cabeçote de reprodução do frame 42 para o frame 59, a garrafa se moverá para fora do Stage.

17 34 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Trabalhando com painéis Quase tudo que você faz no Flash envolve um painel. Nesta lição, você utilizará os painéis Library, Tools, Transform, History, o inspetor de propriedades e a Timeline. Em lições posteriores, você utilizará os painéis Actions, Color, Align e outros que permitem controlar vários aspectos do seu projeto. Como os painéis são uma parte essencial do espaço de trabalho do Flash, vale a pena saber como gerenciá-los. Para abrir um painel no Flash, escolha seu respectivo nome no menu Window. Em alguns casos, talvez você precise escolher o painel a partir de um submenu, como Window > Properties > Properties ou Window > Other Panels > History. Por padrão, o inspetor de propriedades, o painel Filters e o painel Parameters aparecem juntos na parte inferior da tela, a Timeline está na parte superior e o painel Tools está no lado esquerdo. A maioria dos outros painéis é exibida no lado direito da tela, mas é possível mover um painel para qualquer posição que seja mais conveniente para você. Para desencaixar um painel do lado direito da tela, arraste-o pela sua guia para uma nova localização. Para encaixar um painel, arraste-o pela sua guia até o encaixe no lado direito da tela. Você pode arrastá-lo para a parte superior ou inferior da tela, ou posicioná-lo entre outros painéis. Para agrupar dois ou mais painéis, arraste a guia de um dos painéis até a guia do outro. Para mover um grupo de painéis, arraste o grupo pela sua barra de título.

18 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 35 Utilize o painel Tools O painel Tools o longo e estreito painel localizado no lado esquerdo da área de trabalho contém ferramentas de seleção, ferramentas de desenho e de texto, ferramentas de pintura e de edição, ferramentas de navegação e opções de ferramentas. Você utilizará os painéis Tools freqüentemente para trocar a ferramenta Selection pela ferramenta Text ou por uma ferramenta de desenho. Ao selecionar uma ferramenta, lembre-se de verificar a área de opções na parte inferior do painel a fim de assegurar que você está utilizando as configurações de preenchimento e de traço ou outras apropriadas para sua tarefa. Você utilizará a ferramenta Zoom para expandir a área central de logotipo no Stage. Em seguida, você usará a ferramenta Oval para desenhar um contorno em torno do círculo do logotipo. Selecione e use uma ferramenta Ao selecionar uma ferramenta, as opções disponíveis na parte inferior do painel Tools mudam. Por exemplo, quando você seleciona uma ferramenta de desenho, o modo Object Drawing e as opções Snap To Object são exibidas. Ao selecionar a ferramenta Zoom, as opções Enlarge e Reduce aparecem. Primeiro, amplie a imagem para ver o círculo do logotipo mais claramente. 1 Selecione a ferramenta Zoom no painel Tools.

19 36 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book 2 Selecione o ícone Enlarge ( ) na área de opções do painel Tools. 3 Clique no círculo azul-esverdeado para expandi-lo na tela. Selecione uma ferramenta oculta O painel Tools contém muitas ferramentas e não é possível exibir todas elas de uma só vez. Algumas ferramentas são organizadas em grupos no painel Tools; somente a última ferramenta selecionada de um grupo é exibida. Se houver um pequeno triângulo no canto inferior direito do botão da ferramenta, haverá outras ferramentas nesse grupo. Clique e mantenha pressionado o ícone da ferramenta visível para ver as outras ferramentas disponíveis, e então selecione uma no menu pop-up. Utilizaremos a ferramenta Oval, oculta pela ferramenta Rectangle, para desenhar um contorno no círculo do logotipo. 1 Selecione a camada Pour na Timeline e clique no ícone Insert Layer ( ). 2 Atribua à nova camada o nome Outline. 3 Bloqueie a camada Pour para que você não mova acidentalmente nada nela. 4 Na Timeline, mova o cabeçote de reprodução para o frame 293, o último frame no filme, e selecione o frame 293 na camada Outline.

20 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 37 5 Clique e segure a ferramenta Rectangle no painel Tools e então selecione a ferramenta Oval no menu pop-up. 6 Clique no ícone Stroke Color ( ) na área de opções do painel Tools. O Adobe Color Picker abre. 7 Selecione preto no Color Picker. 8 Clique no ícone Fill Color ( ) na área de opções do painel Tools. O Color Picker se abre novamente. 9 Selecione No Color dentro do Color Picker. 10 Mantenha pressionada a tecla Shift ao desenhar uma forma oval em torno do círculo do logotipo.

21 38 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Nota: Pressionar a tecla Shift à medida que você desenha faz com que a ferramenta desenhe um círculo perfeito. Você pode modificar muitas ferramentas pressionando alguma tecla enquanto as utiliza. Por exemplo, pressione a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac OS) à medida que utiliza a ferramenta Zoom para alterá-la do modo Enlarge para o modo Reduce. 11 Selecione a ferramenta Selection ( ) e então selecione a forma oval. 12 No inspetor de propriedades, altere os valores de largura (width) e de altura (height) para 101 de modo que a forma oval que você desenhou coincida exatamente com o círculo do logotipo. 13 Selecione a oval e utilize as teclas de seta no teclado para deslocar o círculo para a posição precisa. 14 No inspetor de propriedades, altere Stroke Height para 4.

22 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 39 Visão geral do painel Tools O painel Tools contém ferramentas de seleção, ferramentas de desenho e de pintura e ferramentas de navegação. A área de opções no painel Tools permite modificar a ferramenta selecionada. A B C D E A Ferramentas de seleção Selection (V)* Subselection (A) Free Transform (Q) Gradient Transform (F) Lasso (L) B C Ferramentas de desenho e texto Pen (P) Add Anchor Point (=) Delete Anchor Point (-) Convert Anchor Point (C) Text (T) Line (N) Rectangle (R) Oval (O) Rectangle Primitive (R) Oval Primitive (U) Polystar Pencil (V) Brush (B) Ferramentas de pintura e retoque D Ferramentas de navegação Hand (H) Zoom (M, Z) E Área de opções Stroke color Fill color Black and white Swap colors No color Selection Snap To Objects Smooth Straighten Free Transform Rotate and Skew Scale Distort Envelope Lasso Magic Wand Magic Wand Settings Polygon Mode Pen, Line, Rectangle Object Drawing Snap To Objects Pencil Object Drawing Pencil Mode: Straighten Smooth Ink Brush Object Drawing Lock Fill Brush Mode: Paint Normal Paint Fills Paint Behind Paint Selection Paint Inside Brush Size Brush Shape Paint Bucket Gap Size: Don t Close Gaps Close Small Gaps Close Medium Gaps Close Large Gaps Lock Fill Eraser Eraser Mode: Erase Normal Erase Fills Erase Lines Erase Selection Fills Erase Inside Faucet Brush Shape Ink Bottle (S) Paint Bucket (K) Eyedropper (I) Eraser (E) Zoom Enlarge Reduce Indica a ferramenta padrão. * Atalhos pelo teclado aparecem dentro dos parênteses.

23 40 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Desfaça ações no Flash Em um mundo perfeito, tudo ocorreria como o planejado, mas às vezes você precisa desfazer uma ou duas ações e começar de novo. Você pode desfazer ações no Flash utilizando o comando Undo ou o painel History. Para desfazer uma única ação no Flash, escolha Edit > Undo ou pressione Control+Z (Windows) ou Command+Z (Mac OS). Para refazer uma ação que você desfez, escolha Edit > Redo. Para desfazer múltiplas ações no Flash, é mais fácil utilizar o painel History, que exibe uma lista de todas as ações que você realizou desde que abriu o documento atual. Fechar um documento limpa seu histórico. Para abrir o painel History, escolha Window > Other Panels > History. O logotipo parecia melhor antes de você adicionar o círculo preto, portanto você removerá esse círculo. Primeiro, desfaça a alteração no tamanho do traço utilizando o comando Undo e então remova toda a camada Outline utilizando o painel History. 1 Escolha Edit > Undo para alterar o valor de Stroke de volta para 1. 2 Escolha Window > Other Panels > History para abrir o painel History.

24 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 41 3 Arraste o controle deslizante do painel History para cima da ação anterior à que você criou a camada Outline. As ações abaixo desse ponto permanecem desativadas no painel History e são removidas do projeto. Para refazer uma ação, mova o controle deslizante para baixo. Nota: Se desfizer ações no painel History e então fizer outras ações, as ações desfeitas não estarão mais disponíveis. Visualize seu filme Ao trabalhar em um projeto, uma boa idéia é visualizá-lo freqüentemente a fim de assegurar que você está conseguindo o efeito desejado. Para ver rapidamente como uma animação ou um filme aparecerá para um espectador, escolha Control > Test Movie. Você também pode pressionar Ctrl+Enter (Windows) ou Command+Return (Mac OS) para visualizar seu filme. 1 Escolha Control > Test Movie. O Flash abre e reproduz o filme em uma janela separada. 2 Feche a janela de visualização.

25 42 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Publique seu filme Quando estiver pronto para compartilhar seu filme, publique-o a partir do Flash. Para a maioria dos projetos, o Flash criará um arquivo HTML, um arquivo SWF e um arquivo JavaScript (.js). O arquivo SWF é seu filme de Flash final, o arquivo HTML contém o arquivo SWF e o arquivo JavaScript assegura que os navegadores funcionem bem com seu filme. Será necessário carregar os três arquivos na mesma pasta no seu servidor da Web. Sempre teste seu filme depois de carregá-lo para ter certeza de que ele está funcionando adequadamente. Nota: Você aprenderá mais sobre opções de publicação na Lição Escolha File > Publish Settings. 2 Clique em Formats. 3 Selecione Flash (.swf) e HTML (.html). 4 Clique em Publish.

26 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 43 5 Clique em OK para fechar a caixa de diálogo. 6 Navegue até a pasta Lesson01/01Start para ver os arquivos Flash criados. Utilize a ajuda do Flash Para informações completas sobre como utilizar painéis, ferramentas e outros recursos de aplicativo, consulte a ajuda do Flash (em inglês). Para abrir a ajuda do Flash, escolha Help> Flash Help.

27 44 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book A ajuda do Flash está dividida em vários livros. O livro Using Flash inclui dicas do tipo como fazer, tutoriais e explicações dos conceitos e descrições dos recursos do Flash. Programming ActionScript 3.0, ActionScript 3.0 Language, Components Reference e Using ActionScript 3.0 Components são referências para o ActionScript 3.0 que permitem estender as funcionalidades e incluir interatividade a seus filmes de Flash. Nota: A ajuda do Flash também inclui referências a versões anteriores do ActionScript e às múltiplas versões do Flash Lite, que é utilizado para criar animações para dispositivos móveis e de mão. Navegue pelo sumário Se quiser aprender mais sobre um conjunto geral de recursos ou conceitos no Flash, navegue até o sumário. Você utilizará o sumário para ver informações adicionais sobre as novidades no Flash CS3. 1 Escolha Help > Flash Help.

28 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 45 2 Expanda o livro Using Flash para visualizar o sumário. 3 Clique em Getting Started > What s New > New Features para ver links para os novos recursos no Flash CS3.

29 46 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Procure palavras-chave Se não estiver seguro sobre em que seção um tópico estaria incluído no sumário, ou se quiser ver todos os tópicos que se referem a um conceito ou termo, procure a palavra-chave apropriada. Você utilizará a função de pesquisa para aprender mais sobre o painel History. 1 Escolha Help > Flash Help. 2 No campo Search, digite history. 3 Clique em Search.

30 LIÇÃO 1 Conhecendo o Flash 47 4 Selecione Using History Panel para ler sobre o painel History. Utilize os serviços on-line da Adobe Outra maneira de obter informações sobre o Flash e permanecer a par das atualizações é utilizar os serviços on-line da Adobe. Com uma conexão ativa de Internet, você pode acessar o site da Adobe ( para informações sobre o Flash e outros produtos da Adobe. 1 No Flash, escolha Help> Help Resources Online.

31 48 ADOBE FLASH CS3 PROFESSIONAL Classroom in a Book Seu navegador da Web padrão carrega e exibe a página de suporte do Adobe Flash no Website da Adobe Systems nos EUA. 2 Explore o site. Você pode encontrar dicas e técnicas, galerias de trabalhos artísticos por designers da Adobe e de artistas em todo o mundo, informações mais recentes sobre produtos e solução de problemas e informações técnicas. 3 Feche seu navegador. Parabéns. Você terminou a Lição 1. Agora que conhece o espaço de trabalho do Flash, prossiga para a Lição 2 para aprender a utilizar ferramentas de desenho do Flash. Se preferir, pule para qualquer lição no livro. Entretanto, a maioria das pessoas achará útil trabalhar pelas lições em ordem, uma vez que cada lição aprimora os conceitos e as habilidades que você aprendeu nas lições anteriores.

32 Revisão Perguntas 1 O que é o Stage? 2 Como você abre um painel no Flash? 3 O que é uma ferramenta oculta e como você pode acessá-la? 4 Identifique dois métodos para desfazer ações no Flash e os descreva. 5 Como você pode localizar respostas a perguntas que você tem sobre o Flash? Respostas 1 O Stage é a área que os usuários vêem quando um filme está sendo reproduzido no Flash Player ou em um navegador da Web. Ele contém o texto, as imagens e o vídeo que aparecem na tela. Objetos que você armazena no pasteboard fora do Stage não aparecem no filme. 2 Para abrir um painel no Flash, escolha Window> [nome do painel]. Alguns painéis, como o painel History, estão no submenu Other Panels. 3 Como há ferramentas demais para exibir de uma só vez no painel Tools, algumas ferramentas são agrupadas e somente uma ferramenta no grupo é exibida (a ferramenta que você utilizou mais recentemente é a mostrada). Pequenos triângulos aparecem em ícones de ferramenta para indicar que ferramentas ocultas estão disponíveis. Para selecionar uma ferramenta oculta, clique e segure o ícone de ferramenta para a ferramenta que é mostrada, e então selecione a ferramenta oculta no menu. 4 Você pode desfazer ações no Flash utilizando o comando Undo ou o painel History. Para desfazer uma única ação por vez, escolha Edit > Undo. Para desfazer múltiplas ações de uma vez, arraste o controle deslizante para cima no painel History. 5 Escolha Help > Flash Help para navegar ou pesquisar o Flash Help para informações sobre como utilizar o Flash CS3 e o ActionScript 3.0. Escolha Help > Help Resources Online ou visite para ver tutoriais, dicas e outros recursos para usuários do Flash.

Ferramentas do Flash CS3

Ferramentas do Flash CS3 Ferramentas do Flash CS3 Podemos dividir a Tools Bar nas seguintes secções: ferramentas, visionamento, cores e opções. Para mostrar ou ocultar a barra de ferramentas usamos o atalho: cmd+ F2. Ferramentas

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4 CAPÍTULO 5 CAPÍTULO 6. Adobe Flash Professional CC 5

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4 CAPÍTULO 5 CAPÍTULO 6. Adobe Flash Professional CC 5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Área de trabalho do Flash CC... 8 Criando e configurando um novo documento... 14 CAPÍTULO 2 Ferramentas de visualização... 20 Ferramentas de seleção... 22 CAPÍTULO 3

Leia mais

1 CONHECENDO O FLASH

1 CONHECENDO O FLASH 1 CONHECENDO O FLASH Visão geral da lição Nesta lição, você vai aprender a: Criar um novo arquivo no Flash Ajustar as configurações Stage no inspetor de propriedades Adicionar camadas (layers) à Timeline

Leia mais

Flash CS5 Flash CS5 Flash CS5

Flash CS5 Flash CS5 Flash CS5 FLASH CS5 INTRODUÇÃO O Flash CS5 é uma ferramenta profi ssional utilizada na criação de elementos para a web, com alta qualidade em criação multimídia, principalmente de imagens vetoriais animadas, podendo

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação UnidadeA 1. Conceitos Iniciais Introdução a Programação para animação web Prezado(a) Aluno(a), Antes de começar a conversar sobre Programação para Animação Web, gostaria de lhe apresentar alguns sites.

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Criando uma animação simples em Flash CS5

Criando uma animação simples em Flash CS5 Criando uma animação simples em Flash CS5 Neste tutorial, você aprenderá como criar uma animação simples motociclista em Flash CS5 com um efeito de queda de neve no fundo. Este tutorial vai ensinar como

Leia mais

1 CONHECENDO O FLASH. Visão geral da lição

1 CONHECENDO O FLASH. Visão geral da lição 1 CONHECENDO O FLASH Visão geral da lição Nesta lição você vai aprender a: Criar um novo arquivo no Flash Ajustar as configurações do Stage e as propriedades do documento Adicionar camadas (layers) à Timeline

Leia mais

Animação 2D. Desenvolvido por Helder Oliveira

Animação 2D. Desenvolvido por Helder Oliveira Animação 2D Desenvolvido por Helder Oliveira.1 .01 Ambiente de Trabalho.02 Conceitos básicos de.03 Animações Palco (stage) 4 Propriedades do filme 8 Frame-by-frame 18 Timeline 4 Timeline 8 Tween 18 Caixa

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Adobe FLASH C FLASH FLASH CS4 S CS

Adobe FLASH C FLASH FLASH CS4 S CS Adobe FLASH CS4 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O FLASH...7 IMAGENS VETORIAIS...8 IMAGENS DE BITMAP...8 CAPÍTULO 2 ÁREA DE TRABALHO DO FLASH CS4...10 CRIANDO UM NOVO DOCUMENTO...13 PROPRIEDADES DO DOCUMENTO...14

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Animação 2D Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Sobre o Flash O Flash é uma ferramenta que permite criar qualquer item, desde uma simples animação até uma aplicação para Web interactiva e complexa,

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Kindle Textbook Creator Guia do usuário

Kindle Textbook Creator Guia do usuário Kindle Textbook Creator Guia do usuário Versão 2.7 Copyright 2015 Amazon.com, Inc. ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Página 1 Histórico de revisões Número de revisão Notas da revisão 2.7

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

INDICE INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9

INDICE INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9 INDICE INTRODUÇÃO... 5 CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9 CAPÍTULO 2 Criando um novo arquivo... 14 Abrindo Arquivos... 15 Salvando Arquivos... 16 CAPÍTULO 3 Modo

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Aula 11 Windows Movie Maker

Aula 11 Windows Movie Maker Novo Abrir Salvar Desfazer Refazer Mostrar ou Ocultar o Painel Tarefas de Vídeos Mostrar ou Ocultar o Painel Coleções Local Um nível acima Pasta Nova Coleção Modos de exibição COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS

Leia mais

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro UnidadeC Animação no flash Prezado(a) aluno(a), Até aqui você aprendeu a utilizar a estrutura e as ferramentas do Flash para criar e organizar gráficos imóveis. Nesta unidade, você conhecerá algumas técnicas

Leia mais

Caixa de Ferramentas do InDesign.

Caixa de Ferramentas do InDesign. Caixa de Ferramentas do InDesign. Na 1ª linha as ferramentas de seleção: Selection Tool (Seleção) atalho: V Como o próprio nome diz, essa ferramenta seleciona os objetos; basta clicar no objeto ou clicar

Leia mais

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5923 - Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC 1.1. Novidades do Flash CC... 21 1.2. Iniciar o Flash CC... 22 1.2.1. Tela Inicial... 23 1.2.2. Área

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CC - cód.5923 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC Aula 2 1 - Introdução ao Flash CC Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula 4 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash

Leia mais

ANEL ROTATIVO. Introdução

ANEL ROTATIVO. Introdução ANEL ROTATIVO Introdução Vamos com este tutorial criar em Flash um anel rotativo. Se pensarmos num anel como um cilindro, depressa chegamos á conclusão que os seus topos são iguais. Isto quer dizer que

Leia mais

Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CS6 - cód.5282 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 2 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash CS6... 23 1.2. Iniciando

Leia mais

Curso Técnico em Informática Centro de referência de Capetinga PRONATEC Editores de Imagens Módulo II. Fireworks CS3. Princípios básicos do Fireworks

Curso Técnico em Informática Centro de referência de Capetinga PRONATEC Editores de Imagens Módulo II. Fireworks CS3. Princípios básicos do Fireworks Fireworks CS3 Princípios básicos do Fireworks O Adobe Fireworks é um programa versátil para criação, edição e otimização de gráficos da Web. Você pode criar e editar imagens de bitmap e de vetor, projetar

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

Copiar e colar movimentos

Copiar e colar movimentos Copiar e colar movimentos Crie um ficheiro novo Desenhe uma bola e transforme-a num símbolo gráfico Adicione um keyframe no quadro 60, altere o tamanho e posição da bola, aplique um efeito de cor Aplique

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Capítulo 4 Criando uma animação

Capítulo 4 Criando uma animação Capítulo 4 Criando uma animação Índice 1. Animação Quadro a Quadro (Frame by Frame)...3 1.1 A barra Onion Skin...5 1.1.1 Onion Skin Outlines...5 1.1.2 Edit Multiple Frames...5 2. Animações com Tweening...6

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Q3 Qual a opção do menu Modify que permite separar cada letra de uma caixa de texto (TextField) no palco (Stage)? A. Divide B. Separte C.

Q3 Qual a opção do menu Modify que permite separar cada letra de uma caixa de texto (TextField) no palco (Stage)? A. Divide B. Separte C. Q3 Qual a opção do menu Modify que permite separar cada letra de uma caixa de texto (TextField) no palco (Stage)? A. Divide B. Separte C. Break Apart D. Individualize Q8 Quando converte um elemento para

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Prática 14 Componentes II

Prática 14 Componentes II Prática 14 Componentes II 1. Objetivos Implementar e modificar componentes Usar componentes para disparar eventos 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

3. Conhecimentos Básicos

3. Conhecimentos Básicos 3. Conhecimentos Básicos 3.1 Sistema de Coordenadas A área de trabalho do AutoCAD é baseada em um sistema cartesiano de coordenadas, onde serão posicionados os pontos que definirão as entidades do desenho.

Leia mais

CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES. 5.1 Tipos de animação. Frame-by-frame

CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES. 5.1 Tipos de animação. Frame-by-frame 5 CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES Neste capítulo iremos aprender os diferentes tipos de animações que podemos criar no Flash; para facilitar a sua aprendizagem serão acompanhados de exercícios. 5.1 Tipos de animação

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios)

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Fireworks CS6 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Fireworks CS6 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5019 - Fireworks CS6 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Fireworks CS6 1.1. Novidades da Versão... 23 1.2. Inicializar o Fireworks CS6... 24 1.3. Área de Trabalho...

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Novidades na Versão... 8 Novo documento... 9 Visão geral da janela documentos... 11 Criação de tamanhos personalizados de página... 14 Grades... 14 Configurar uma grade

Leia mais

Impressão e acabamento: Inova 1ª edição: Junho de 2006 ISBN: Depósito legal:

Impressão e acabamento: Inova 1ª edição: Junho de 2006 ISBN: Depósito legal: Reservados todos os direitos por Centro Atlântico, Lda. Qualquer reprodução, incluindo fotocópia, só pode ser feita com autorização expressa dos editores da obra. Flash 8 Colecção: Software Obrigatório

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Adobe. Dreamweaver CS4

Adobe. Dreamweaver CS4 Adobe Dreamweaver CS4 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O DREAMWEAVER... 7 CONHECENDO A TELA DO DREAMWEAVER... 8 CAPÍTULO 2 INICIANDO A CRIAÇÃO DO SITE... 15 REDIMENSIONANDO A JANELA DO DOCUMENTO... 18 INSERINDO

Leia mais

Plano de Aula - Fireworks CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Fireworks CS6 - cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Fireworks CS6 Aula 2 Capítulo 2 - Trabalhando com Arquivos e Documentos e Capítulo 3 - Trabalhando com Textos Plano de Aula - Fireworks CS6 - cód. 5019 16 Horas/Aula 1.1.

Leia mais

Prof: Heni Mirna Cruz Santos

Prof: Heni Mirna Cruz Santos Prof: Heni Mirna Cruz Santos Email: henimirna@hotmail.com New Abre um novo arquivo. Open Abre um arquivo salvo. Save Salva o arquivo. Save As Salvar como. Cloud Options: Salva ou atualiza uma cópia do

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 03 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar uma apresentação no formato slides; Microsoft Office Power Point 2007 O Microsoft

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

CRIANDO SITES EM FLASH

CRIANDO SITES EM FLASH UnidadeE Prezado(a) Aluno(a), Nesta unidade iremos trabalhar com arquivos e objetos externos ao Flash utilizando o ActionScript e a Importação. No final iremos criar um Site utilizando a tecnologia Flash.

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT INTRODUÇÃO PASSO 01 PASSO 02 PASSO 03. em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw.

ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT INTRODUÇÃO PASSO 01 PASSO 02 PASSO 03. em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw. INTRODUÇÃO ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw. Illustrator e o CorelDRAW, e fornece uma maneira simples de cortar desenhos ENVIANDO UM DESENHO

Leia mais

Adobe CS6 Professional

Adobe CS6 Professional Adobe CS6 Professional Objetivos Gerais: O curso Flash CS6 reúne todas as ferramentas de criação de interfaces do software, capacitando os profissionais para empregar recursos como textos, gráficos, animações,

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Criar vídeos em 3D no VideoWave O modo simples

Criar vídeos em 3D no VideoWave O modo simples Criar vídeos em 3D no VideoWave O modo simples O VideoWave pode produzir vídeos em 3D a partir de imagens capturadas por câmeras de vídeo de 3D, como a Fujifilm FinePix REAL 3D W1, ou convertendo a definição

Leia mais

Introdução ao flash Nuno Machado

Introdução ao flash Nuno Machado Revista de Ciência Elementar Volume 2 Número 1 Introdução ao flash Nuno Machado Esta primeira lição é de iniciação ao flash e servirá para apresentar o interface do programa, criar e importar objetos para

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Coleção de atalhos de teclados para Mac

Coleção de atalhos de teclados para Mac Coleção de atalhos de teclados para Mac apple A itecpro selecionou um guia com todos os possíveis atalhos de teclado para facilitar seu cotidiano com o seu Mac. Como sempre, trazemos a nossos clientes

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

Criar um logo animado

Criar um logo animado Criar um logo animado Bem-vindo ao Corel R.A.V.E., um poderoso programa de animação baseado em objetos concebido para criar gráficos animados. Você aprenderá a Neste tutorial, você vai adicionar efeitos

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. Tutorial 2 Fireworks CS3..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. ::Objetivo:: Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool). Nesta primeira parte

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher

Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher Guia do Usuário de Organogramas Cross-Browser do OrgPublisher Sumário Sumário... 3 Exibição de tutoriais para organogramas cross-browser publicados... 3 Condução de uma pesquisa em um organograma Silverlight

Leia mais

Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE

Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Índice O manual de uso é uma importante ferramenta pois permite que usuários da plataforma estejam aptos a navegar com facilidade e utilizar todas as funções

Leia mais

Novidades no Windows 8.1

Novidades no Windows 8.1 Novidades no Windows 8. Conteúdo. Introdução... 4. Guia de Referência Rápida I Tela Inicial... 5. Guia de Referência Rápida II Tela de Aplicativos... 6 4. Guia de Referência Rápida III Modo de Exibição

Leia mais

12/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi.

12/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi. Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Solução Adobe para criação de animações e de títulos hipermídia. Consiste em uma poderosa ferramenta para distribuição

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

APOSTILA MACROMEDIA FLASH 5

APOSTILA MACROMEDIA FLASH 5 APOSTILA MACROMEDIA FLASH 5 Apostila: Macromedia Interface: Português Formato: A4 Nível: Iniciante / Intermediário Autor: Leonardo Revisão: Luciano Sumário Introdução...07 Iniciar o...08 O ambiente de

Leia mais

ANIMANDO NO FLASH. Professor Luciano Rocha

ANIMANDO NO FLASH. Professor Luciano Rocha ANIMANDO NO FLASH Professor Luciano Rocha Conhecendo a Linha do Tempo Localizada na parte superior da interface; Composto pelo subpainelde Camadas e pela linha do tempo de cada camada; É utilizado não

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba;

Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba; Firefox 3.0 Navegação por abas Navegação por abas Como abrir links em uma nova aba? Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba; Ou clique no link com a rodinha do mouse (*); Ou clique

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Para utilizar as extensas capacidades de desenho, pintura e de edição no Adobe Illustrator CS3 da melhor maneira possível, é importante entender como

Para utilizar as extensas capacidades de desenho, pintura e de edição no Adobe Illustrator CS3 da melhor maneira possível, é importante entender como Para utilizar as extensas capacidades de desenho, pintura e de edição no Adobe Illustrator CS3 da melhor maneira possível, é importante entender como navegar pela área de trabalho. A área de trabalho consiste

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

07/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi. AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA

07/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi.  AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA 1 Solução Adobe para criação de animações e de títulos hipermídia. Consiste em uma poderosa

Leia mais

Flash 8. M14 Trabalhar com Sons

Flash 8. M14 Trabalhar com Sons Flash 8 M14 Trabalhar com Sons Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Tipos de Sons no Flash Existem dois tipos de sons no Flash: os sons de eventos; Os sons de eventos

Leia mais

Biblioteca Digital Minha Biblioteca

Biblioteca Digital Minha Biblioteca Biblioteca Digital Minha Biblioteca Sumário 1. TELA PRINCIPAL... 4 1.1 Exibição... 4 1.1.1 Visualização em grade... 4 1.1.2 Visualização em lista... 4 1.2 Filtro... 5 1.3 Ordem... 6 1.4 Pesquisar títulos...

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 2 PÁGINAS E PÁGINAS ESPELHADAS...24 ADICIONAR NOVAS PÁGINAS A UM DOCUMENTO...28

ÍNDICE CAPÍTULO 2 PÁGINAS E PÁGINAS ESPELHADAS...24 ADICIONAR NOVAS PÁGINAS A UM DOCUMENTO...28 ÍNDICE CAPÍTULO 1 TELA DE BOAS VINDAS INDESING CS4...06 NOVO DOCUMENTO...07 VISÃO GERAL DA JANELA DOCUMENTOS...09 CRIAÇÃO DE TAMANHOS PERSONALIZADOS DE PÁGINAS...12 GRADES...14 EXIBIR ATALHOS...20 CAPÍTULO

Leia mais