Tutorial básico para Kdenlive

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial básico para Kdenlive"

Transcrição

1 Tutorial básico para Kdenlive

2 Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive - Criando um Projeto 6. Edição com o Kdenlive - Importando um clipe e Editando na Timeline 7. Edição com o Kdenlive - Transições e Efeitos 8. Edição com o Kdenlive Exportando o clipe 9. Teclas de Atalho Link para o tutorial:

3 CONHECENDO O PROGRAMA - INTERFACE

4 INTERFACE Por padrão, o Kdenlive possui 4 janelas em sua interface. Essa interface é totalmente personalizável, e é possível retirar essas janelas ou acrescentar outras, bem como alterar o tamanho das mesmas.

5 Interface

6 1. Janela do projeto A janela do projeto ou project bin é o local onde se adiciona os arquivos que serão colocados na timeline para a edição. Nessa janela, é possível adicionar arquivos de vídeo, áudio e imagens de diversos formatos. Nela também encontramos os atalhos: adicionar clipe, criação de pasta, propriedade do clip e a opção pesquisar.

7 Janela do projeto

8 2. Janela de efeitos Aqui, temos listados todos os efeitos do programa que podem ser adicionados aos arquivos de vídeo e áudio. Há 3 abas que subdividem algumas opções relacionadas aos efeitos:

9 Transition: São listados os efeitos de transição Effects: Aqui encontramos os diversos tipos de efeitos, tanto para vídeo como para áudio, disponíveis no programa, como por exemplo: corretor de cores, efeitos artísticos, efeitos visuais e etc. Properties: Em properties ou propriedades, temos a opções de controle os efeitos e transições aplicados ao seu projeto.

10 Janela de efeito

11 3. Monitor de clipe Nesta janela, temos uma pré-visualização dos arquivos que foram adicionados na janela de projeto e na timeline. Há 2 abas nomeadas de project monitor e clip monitor. Em project monitor são exibidos os arquivos ainda brutos, adicionados na janela do projeto e, quando clicamos sobre eles, e em clip monitor, visualizamos os que é adicionado na timeline, então temos uma pré-visualização do que está sendo editado.

12 Ainda no Monitor de Clipe, temos opções que são úteis na hora da edição. É possível pré-selecionar os trechos do clipe, tanto no Monitor de Clipe como no Monitor de Projeto, do que deseja editar na timeline.

13 1. - em Set Zone In, ou Definir Início da Zona, posicione o cursor do Monitor onde o clipe irá iniciar, e clique no atalho. O atalho no teclado para essa função é a letra (I). - da mesma forma, em Set Zone Out, ou Definir Fim da Zona, posicione o curso do Monitor onde queira que a préseleção termine. O Atalho no teclado para essa função é a letra (O).

14 Quando realizar essas demarcações com os atalhos, irá parecer um aviso na tela: In Point e Out Point. Essa opção é bem útil para selecionar apenas aquilo que tem interesse que vá para timeline.

15 2. Controladores de tempo - rewind, ou rebobinar, serve para retroceder o clipe até determinado ponto - forward, ou avançar, serve para adiantar o clipe até determinado ponto

16 3. Também é possível chegar em determinado tempo do clipe, inserindo os números no contador. Há também a opção de escolher os frames ou trecho que desejar visualizar, apenas clicando na timeline que se encontra abaixo do vídeo do monitor, como mostra a figura abaixo.

17 Ainda nessa mesma barra de opção, temos o ícone, que nos dá opções relacionada às imagens que irão ser exibidas nos Monitores. Ao clicá-lo, aparecem as seguinte opções:

18 Force Monitor Size: Controla o tamanho em porcentagem do vídeo que está aparecendo no monitor. Extract frame: Extrai o frame que está sendo visto do vídeo, e salva em algum diretório de sua escolha em vários formatos. Split view: Permite que você dívida a tela para ver dois vídeos simultâneos.

19 4. Timeline A janela da timeline é onde serão feitos os cortes, colagem e montagem do áudio e vídeo de seu projeto. Ela é composta pela faixa de vídeo e áudio, que são indicados no canto superior esquerdo de cada faixa

20 Faixas de vídeo podem receber arquivos de áudio, mas apenas reproduzem o som. Somente as faixas de vídeo recebem vídeo e o reproduzem. A faixa de áudio recebe arquivos de vídeo, mas só reproduzem o som. Também é possível desativar áudio e vídeo das respectivas faixas, clicando nos ícones: e. As faixas também possuem a opção de bloqueio, que impossibilitam que qualquer tipo de alteração seja feita, basta clicar no ícone:

21 No canto inferior direito, há uma série de ferramentas que tanto podem ser acessadas clicando nesses determinados ícones, ou por meio de atalhos no teclado, vejamos alguns deles.

22 Modo Normal (Normal Mode): Quando este modo está ativado, qualquer tipo de clipe que seja arrastado para a linha do tempo, irá com seu tamanho completo, respeitando o tamanho de algum outro arquivo que esteja na mesma faixa, ou seja, é preciso ter espaço para um arquivo com essa opção ativada, possa ser alocado em determinada faixa. Atalho: tecla (N)

23 Modo Sobrescrita (Overwrite Mode): Ao contrário do modo normal, com essa opção ativada, qualquer arquivo jogado na timeline com ele ativado, sobrescreve os demais clipes e assim, excluindo os trechos que ele passar por cima, tomando o seu espaço. Atalho: tecla (O)

24 Ferramenta seleção (Tool Selection): Essa ferramenta serve para movimentar os clipes adicionados na timeline. Ela também funciona para deslocar os clipes que estiverem em outras faixas. É possível selecionar várias faixas, segurando a teclado ctrl e clicando nos clipes desejados, para movê-los para determinado local da timeline, e ainda com essa seleção de clipes ativada, ao clicar no botão direito em cima dos arquivos, é possível agrupálos, selecionando a opção Agrupar Clipes Agroup Clip, faça o mesmo processo para desagrupá-los.

25 Ferramenta de Navalha (Razor Tool): A ferramenta de navalha, ou de corte, como também é conhecida, serve para cortar parte de um clipe adicionado em determinada faixa. Você pode acessa-la clicando diretamente em seu ícone e escolhendo o trecho que deseja cortar, ou pode usar o atalho, apertando a tecla: (X). Também é possível cortar usando o cursor da timeline, veja a próxima figura:

26

27 Há outras duas maneiras para realizar um corte no clipe. Com o cursor no local que escolheu para cortar, aperte as teclas Shit+R, que fará um corte automático. Ou também, se preferir, ainda no local desejado com o cursor da timeline posicionado, clique com o botão direito e selecione a opção Cortar Clip (Cut Clip). Lembrando que é preciso que o clipe esteja selecionando para cortá-lo com o atalho Shit+R. Também é aconselhado que aprenda e utilize os atalhos por uma questão de facilidade e rapidez na hora da edição.

28 Ferramenta Espaçador (Spacer Tool): Parecido como a ferramenta de seleção, ele possibilita que todos os clipes das faixas ativas, que estejam localizados à direita da seta, sejam selecionados.

29 Split and audio automatically: Ao deixar esse botão ativado, todos os arquivos de vídeo que tenham áudio, quando adicionados na timeline,, terão sua faixa de áudio mostradas na trilha de áudio que esteja criada, como vemos abaixo:

30 Esses arquivos serão adicionados como um grupo. Caso queira desagrupá-los para excluir o vídeo ou o áudio separadamente, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do clipe, e selecionar a opção Ungroup Clips (Desagrupar Clipes), assim, se tornarão separadamente. arquivos distintos, podendo ser apagados

31 Encontramos também algumas ferramentas para controlar alguns recursos visuais que auxiliam na edição, como os botões zoom, pré-configurações, como também é possível escolher diretamente na barra de rolagem, o nível que deseja. E por fim, ao lado dessas opções, há também alguns controladores para habilitar ou desabilitar o thumbnail do vídeo, que irá mostrar um frame para ajudar na identificação do clipe, e no áudio, a onda visual do som.

32 Barra de tarefas: Na barra de tarefas encontramos os botões úteis na hora da edição, como o: refazer, colar, copiar, novo, arquivo, salvar e o render. E também configurações as configurações avançados e própria do sistema. Quase todos os comandos, atalhos e botões encontrados aqui, também são encontrados em suas respectivas janelas.

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão Gráficos Imagens Editando Imagens - Removendo o plano de fundo Videos e Audios Temas para Apresentação Exercício de Fixação

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora.

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Programas Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Contudo, o foco aqui será no programa VIDEOPAD, um programa simples e de tamanho modesto capaz de fazer edições em nível profissional.

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Windows Movie Maker TUTORIAL. Especialização em Letramento Digital

Windows Movie Maker TUTORIAL. Especialização em Letramento Digital Windows Movie Maker TUTORIAL Especialização em Letramento Digital Universidade do Estado do Amazonas UEA Elaborado por Prof. Msc. Almir de Oliveira Costa Junior Manaus, 2019. Sumário Instalando o Windows

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências GPETEC Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências Linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais Guia Instrucional para utilização do ApowerEdit software

Leia mais

Guia de Início Rápido do Kdenlive

Guia de Início Rápido do Kdenlive Esta documentação foi convertida a partir da página da Base de Usuários do KDE Kdenlive/Manual/QuickStart. Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Criar um novo projeto 5 2 Adicionar vídeos 7 3 Linha do tempo

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Os Assistentes... 3! Assistente de Autoconteúdo... 3! Escolhendo uma apresentação em branco... 3! Abrir uma apresentação existente... 4 Salvando Apresentações... 4 A Janela do PowerPoint... 5 1

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS

TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS O registro de nuvens de pontos por tie points é realizado pelo ScanMaster em escaneamentos onde, em campo, no momento do escaneamento foram

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Módulo II Tecnologia Assistiva

Módulo II Tecnologia Assistiva TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MECDAISY MARCOS LEONEL DE SOUZA LILIANE SANTOS MACHADO 1 MECDAISY Esse tutorial irá orientá-lo quanto à utilização do software MecDaisy. 1. CRIANDO PASTA NO COMPUTADOR

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Atividade 07 - Tutorial sobre o Astah Community

Atividade 07 - Tutorial sobre o Astah Community Atividade 07 - Tutorial sobre o Astah Community 1. Introdução Astah Community é uma poderosa ferramenta que ajuda você a modelar seus diagramas em UML. Nesse tutorial nós vamos guiar você na criação de

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Importando e editando vídeos

Importando e editando vídeos O Adobe Premiere é um dos mais aclamados editores de vídeos da atualidade, sendo utilizado por muitos profissionais da área. Neste tutorial você vai conhecer as funções básicas do Adobe Premiere CS3 e

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Manual do usuário. Protrader Web Desktop

Manual do usuário. Protrader Web Desktop Manual do usuário Protrader Web Desktop Introdução A plataforma Protrader Desktop é uma ferramenta de negociação com interface totalmente personalizável. A Protrader tem uma funcionalidade de alto nível,

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES 1 LOGIN Entrar em modo edição no Portal Acesse o endereço que será disponibilizado pela DIRCOM; Digite seu login e senha o mesmo

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio Edição - orientações para edição de filme - O imovie O imovie é um programa de edição de vídeos da Apple, que permite criar, editar e compartilhar filmes e trailers a partir de seu Mac ou ios. Sua interface,

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Manual do Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer. Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer. Visualizando imagens. Copiando imagens para o computador

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer. Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer. Visualizando imagens. Copiando imagens para o computador Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para o computador Editando imagens copiadas Editando partes desnecessárias dos

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Figura 1 Tela principal da disciplina

Figura 1 Tela principal da disciplina CONTEÚDO DAS AULAS O conteúdo das aulas pode estar distribuído em documentos de texto, telas web programadas ou na própria tela central do ambiente. Tanto os arquivos de texto como as páginas web são acessadas

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Manual Site Unidéias.Net

Manual Site Unidéias.Net Manual Site Unidéias.Net Outubro 2015 Acesso ao site O site está publicado e disponível no endereço www.unideias.net. Acesso ao Sistema (módulo de Blog e Projetos) Para acessar o sistema e gerenciar suas

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE

Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Índice O manual de uso é uma importante ferramenta pois permite que usuários da plataforma estejam aptos a navegar com facilidade e utilizar todas as funções

Leia mais

Personalizando o seu PC

Personalizando o seu PC Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém muitas informações

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Utilizando o Audacity

Utilizando o Audacity Utilizando o Audacity Imaginemos a seguinte: possuímos uma música em MP3, mas no começo ou no fim dela há um espaço em branco que não toca nada. Para solucionar este problema existem os editores de arquivos

Leia mais

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Sumário 1. Instalação...2 1.1. Instalar o arquivo InstalaSupervisório MMS-03...2 1.2. Identificar e definir a porta serial...2 2. Interface

Leia mais

MECDAISY PARA LEITURA DE LIVROS DIGITAIS BENTO GONÇALVES

MECDAISY PARA LEITURA DE LIVROS DIGITAIS BENTO GONÇALVES MECDAISY PARA LEITURA DE LIVROS DIGITAIS BENTO GONÇALVES Setembro de 2015 Sumário Apresentação do Mecdaisy... 4 O que é?... 4 Objetivos... 4 Links Úteis... 5 Navegação pelos Livros... 6 Instruções Iniciais...

Leia mais

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 03 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar uma apresentação no formato slides; Microsoft Office Power Point 2007 O Microsoft

Leia mais

Parte I. Tela inicial

Parte I. Tela inicial Manual do Usuário Índice Parte I Tela inicial Parte II Visão geral das ferramentas de navegação Ferramenta de zoom automático Ferramenta de zoom in e zoom out com escolha de centro Ferramenta de zoom window

Leia mais

PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE UFRJ

PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB  CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE UFRJ PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB HTTP://SOURCEFORGE.NET/PROJECTS/PETRILAB/ CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE SOUZA @ UFRJ Sumário 1. Download e instalação... 1 2. Interface... 2 3. Inserir elementos...

Leia mais

SEMINÁRIO DE AUDIOVISUAL DA ARTICULAÇÃO DE JOVENS LIDERANÇAS JONGUEIRAS. Histórico da montagem e noções de técnicas de edição no software Kdenlive

SEMINÁRIO DE AUDIOVISUAL DA ARTICULAÇÃO DE JOVENS LIDERANÇAS JONGUEIRAS. Histórico da montagem e noções de técnicas de edição no software Kdenlive SEMINÁRIO DE AUDIOVISUAL DA ARTICULAÇÃO DE JOVENS LIDERANÇAS JONGUEIRAS Histórico da montagem e noções de técnicas de edição no software Kdenlive BREVE HISTÓRICO DA MONTAGEM Montagem ou edição é um processo

Leia mais

Webmail Roundcube Tutorial -

Webmail Roundcube Tutorial - Webmail Roundcube Tutorial - www.mail.ufu.br O Webmail RoundCube é uma ferramenta Web que possibilita ao usuário o acesso ao seu correio eletrônico institucional. Ele possui uma boa aparência, é direto,

Leia mais

Prof. Claudio Benossi

Prof. Claudio Benossi Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 Índice 01 Conhecendo a interface do Power Point 2016... 2 Iniciando um documento em branco... 4 Painel de Slide no Power Point 2016... 7 Abrindo Apresentação no

Leia mais

Criando uma animação simples em Flash CS5

Criando uma animação simples em Flash CS5 Criando uma animação simples em Flash CS5 Neste tutorial, você aprenderá como criar uma animação simples motociclista em Flash CS5 com um efeito de queda de neve no fundo. Este tutorial vai ensinar como

Leia mais

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017 VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO Ver 2.0 23/06/2017 R. Rita de Carvalho Monteiro, 140 - Sorocaba - SP - CEP 18085-750 Fone (15) 3218-1326 Sumário Aspectos Gerais... 3 Funcionalidades... 3 Requerimentos

Leia mais

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO Neste tutorial, vamos apresentar o passo a passo para criar cada um dos três organizadores de conteúdo do Blackboard: 1 - pasta do conteúdo; 2 - módulo de aprendizado;

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Manual do Usuário Webmail SoftSul

Manual do Usuário Webmail SoftSul Manual do Usuário Webmail SoftSul 2 Índice Interface Geral do Webmail 03 Caixa de entrada 04 Opções de apresentação e filtro 05 Os e-mails nos seus estados 06 Marcar um e-mail 07 Acesso a Configurações

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Dell UltraSharp U2917W Dell Display Manager Manual de Usuário

Dell UltraSharp U2917W Dell Display Manager Manual de Usuário Dell UltraSharp U2917W Dell Display Manager Manual de Usuário Modelo: U2917W Modelo Regulatório: U2917Wt OBSERVAÇÃO: Uma NOTA indica informações importantes que o ajudam a usar melhor seu computador. Copyright

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D Visualizador 3D O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer uma análise geral de como ficou o edifício, como

Leia mais

TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018

TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018 TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018 BAIXANDO ÁUDIOS E VÍDEOS DA INTERNET É possível baixar áudios e vídeos da internet para serem utilizados posteriormente. Para isso pode-se utilizar os

Leia mais

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2 Conhecendo o Prezi Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Conteúdo Como utilizar o Prezi... 2 1. Criar uma conta... 2 2. Criando um Prezi... 2 3. Escolhendo template...

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES LOGIN Entrar em modo edição no Portal Acesse o endereço que será disponibilizado pela DIRCOM. Digite seu login e senha o

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Tutotial Microsoft Word

Tutotial Microsoft Word Tutotial Microsoft Word Comentado [EF1]: Título Times new roman 48 - Negrito centralizado Comentado [EF2]: Quebra de página Lista de Figuras Figura 1 Galeria de Estilos da Página Inicial... 5 Figura 2

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Programas recomendados para produção de Arquivos PDF

Programas recomendados para produção de Arquivos PDF Programas recomendados para produção de Arquivos PDF 1- PDFill PDF Tools O programa PDFill PDF Tools é uma ferramenta gratuita e completa para produção de arquivos PDFs. Destacamos abaixo as principais

Leia mais

TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL

TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL Ministério do Turismo Secretaria Executiva Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL SUMÁRIO 1- ACESSO AO EXTRATOR 2- ABERTURA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais