Manual ProRestPos Copyright Prolider,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual ProRestPos Copyright Prolider,"

Transcrição

1

2 INSTALAÇÃO Para que a aplicação ProRestPos seja bem instalada, o sistema Operativo deverá estar actualizado. Os requisitos mínimos do equipamento são:. 2 Gbytes de memória RAM. 200 Gbytes de espaço livre em disco. Windows XP ou superior NOTA: deverá desactivar a protecção do Windows designada por UAC Para iniciar a instalação da aplicação ProRestPos, deverá introduzir o CD e executar o ficheiro Setup.exe. Depois de a instalação ser executada, deverá seguir os passos pedidos pela aplicação de instalação, nomeadamente o nome da instância SQL (por defeito é PLDSQLDEMO), assim como a palavra passe de acesso à respectiva instância (por defeito a palavra passe é prolider2011. ) Após a finalização da instalação, serão criados dois ícones no ambiente de trabalho. Como configurar a aplicação ProRestPos A aplicação ProRestPos deverá ser configurada inicialmente no Painel de Administrador e só depois da empresa criada e configurada é que se poderá dar início à configuração do FrontOffice. Para efetuar a configuração inicial deverá aceder ao Painel de Administrador e consultar o manual existente.

3 FrontOffice Manual ProRestPos Por onde começar Para iniciar a configuração do ProRestPos, deverá aceder à aplicação, através do ícone ProRestPos No ecrã de entrada da aplicação, deverá seleccionar o Utilizador da aplicação. NOTA: Por defeito é criado o utilizador Admin com privilégios de administrador e sem palavra passe. Após a selecção do utilizador, é apresentado o ecrã de login do Operador. NOTA: Para o caso de não existir nenhum operador criado, a aplicação alerta para o facto, permitindo no entanto o normal funcionamento da mesma. Nesta situação, deverá criar o Operador através do seguinte caminho: Outras Operações/Setup/Operadores.

4 FrontOffice O ecrã do FrontOffice encontra-se dividido em várias partes, conforme descrito no ecrã seguinte. Botões de atalho para ecrãs/artigos Campo para leitura do código de Barras ou introdução do código de Artigo manualmente Grelha com descritivo dos artigos movimentados Botão de acesso rápido para ecrãs/artigos Menu do utilizador Teclado para introdução da quantidade de artigos a movimentar

5 Menu Lateral A estrutura do menu lateral é a seguinte: Menu Principal:. Devolução. Devolução Total. Pesquisar Artigos. Suspender Vendas. Finalizar Documento (Proceder à finalização do movimento. Emissão do Documento de Venda). Emissão de Recibos. Outras Opções. Caixa. Abertura de Caixa. Reforço de Caixa. Retirada de Caixa. Fecho de Caixa. Movimentos de Caixa. Documentos. Consulta de Documentos. Anular Documentos. 2ª Via de Documentos. Emissão de Vales *. Talão de Troca *. Emissão de Recibo. 2ª Via de Recibo. Analises. IVA Diário. IVA Mensal. Movimentos por Operador. Movimento por Classes. Setup. Logotipos. Atalhos. Artigos. Outros Parâmetros. Classes. Operadores. Periféricos. Temas. Abrir Gaveta. Fichas. Ficha de Artigo. Ficha de Cliente. Ficha de Classes de Artigos. Admin. SAF-T(PT) (Exportação do SAF-T). Certificar e anular ultimo Documento. Palavra passe de Administrador. Sair. Menu Principal. BackOffice *. Mudar Operador. BackOffice * (*) Só disponível em algumas versões do ProRestPos

6 Criar o Operador Manual ProRestPos Para criar o/os operadores, deverá através do menu lateral seleccionar: Outras Opções/Setup/Operadores Neste ecrã poderá criar os operadores do FrontOffice, assim como atribuir os acessos às opções. Para a versão ECO do ProRestPos, aconselhámos a que o operador seja Operador Mestre já que esta versão encontra-se limitada a um único Operador. venda. Nome Deverá digitar o nome do Operador do FrontOffice. Este nome é impresso em todos os documentos de Psw Palavra passe para login do respectivo operador (esta palavra passe deverá ser numérica) Serie de Faturação Qual a serie de Faturação a utilizar para o operador. Opções: Operador Mestre Se o operador é classificado como Administrador (Seleccionando esta opção, o operador terá acesso a todas as opções do ProRestPos) Abertura de Caixa O operador poderá efetuar a abertura de Caixa Omitir botão de gaveta O operador não poderá efetuar a abertura da gaveta sem nenhum movimento. Reforço de Caixa O operador poderá efetuar um reforço de Caixa. Emissão de segundas Vias O operador poderá emitir segundas vias de documentos. Retirada de Caixa - O operador poderá efetuar retiradas de caixa. Emissão de Fatura O operador poderá efetuar a emissão de Faturas (Documentos para conta corrente) Fecho de Caixa - O operador poderá efetuar o fecho de caixa. Consulta de Documentos - O operador poderá efetuar consulta de documentos. Movimento de Caixa - O operador poderá emitir a análise de movimentos de caixa. Alteração de Preços O operador poderá alterar os preços de venda. IVA diário - O operador poderá emitir a analise de IVA diário. Movimentos por Operador O operador poderá emitir a analise de movimentos por operador. IVA mensal O operador poderá emitir a analise de IVA mensal. Emissão de Vales O operador poderá emitir vales de desconto. Movimentos por classe O operador poderá emitir a analise de movimentos por classe. Emissão de Recibos O operador poderá emitir recibos de documentos em conta corrente.

7 Criar Classes de Artigos (Famílias de artigos) Para criar as classes de artigos, deverá através do menu lateral seleccionar: Outras Opções/Fichas/Ficha Classes Neste ecrã poderá criar as Classes dos Artigos a utilizar. Estas classes são importantes, já que na criação dos botões do FrontOffice, o ProRestPos organiza os ecrãs pelas classes existentes.

8 Criar Artigos Manual ProRestPos Para criar as classes de artigos, deverá através do menu lateral seleccionar: Outras Opções/Fichas/Ficha Artigos Código Deverá criar um código para o artigo que deseja inserir (o código poderá ser alfanumérico). Família Deverá seleccionar a família do Artigo. Para consultar as famílias existentes, deverá clicar em Classe Descrição Descrição do Artigo (esta descrição será impressa nos documentos de Venda). PVP1/2/3/4 Deverá introduzir o preço de Vendo do artigo (o preço deverá conter o valor do IVA). No Pack Restaurante, poderá ser definido um preço por cada sala (Exemplo: a esplanada poderá ter um preço diferente do serviço no interior do estabelecimento) NOTA: Se desejar que o preço seja pedido aquando da movimentação do Artigo, deverá deixar o preço a zeros (exemplo: 0,00). IVA Deverá introduzir a Taxa de IVA correspondente ao Artigo em questão. Unidade Deverá introduzir a unidade de movimentação do Artigo (exemplo: UNI, LT, etc). NOTA: Para movimentação de artigos ao peso (Kilos) e, se desejar que o ProRestPos peça a quantidade aquando da movimentação, ou no caso de existir uma balança configurada, deverá introduzir na unidade kg. EAN Neste campo deverá ser introduzido o código de barras do artigo. Tipo de Produto Deverá seleccionar o tipo de produto, este poderá ser Mercadoria, Serviço, Imposto ou Outros. NOTA: A taxa de IVA introduzida deverá existir na definição de Taxas de IVA no Painel de Administrador. EcoValor/SigBvu/EcoLub - Campos reservados para as ecotaxas que serão tratadas automaticamente pelo ProRestPos. Fornecedor Campo preenchido automaticamente pelo ProRestPos, aquando do lançamento de uma Fatura de Fornecedor (esta opção só se encontra disponível no Pack Standard e Restauração). Preço de Custo Campo preenchido automaticamente pela aplicação aquando do lançamento de uma Fatura de Fornecedor (esta opção não se encontra disponível no Pack Caixa). Descrição para o Botão PLU A descrição introduzida neste campo será a visualizada no PLU (botão do FrontOffice). Gera Stock Se desejar que todos os movimentos do Artigo movimentem stock, deverá seleccionar esta opção. Imagem Este campo, serve para identificar uma imagem do artigo, que será utilizada na definição do PLU (botão do FrontOffice)

9 Criar Clientes Manual ProRestPos Para criar as classes de artigos, deverá através do menu lateral seleccionar: Outras Opções/Fichas/Ficha Clientes Neste ecrã poderá criar/alterar ou eliminar fichas de clientes. Para pesquisar clientes, deverá clicar no nome e utilizar a pesquisa por nome ou NIF. O código do cliente ser-lhe-á atribuído automaticamente pelo ProRestPos, tendo em conta o ultimo numero de cliente aberto. NOTA: Deverá sempre existir a ficha de cliente com o código que corresponde ao cliente Consumidor Final com o NIF IMPORTANTE: Não poderá eliminar nenhuma ficha de cliente que já tenha documentos emitidos, nem alterar o NIF.

10 Configuração do POS Após a criação das classes de artigos e dos respectivos artigos, poderemos proceder à configuração dos botões do FrontOffice. DEFINIÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS BOTÕES Para efetuar a configuração dos Atalhos deverá do menu lateral seleccionar: Outras Opções/Setup/Artigos Sendo uma nova definição dos botões de FrontOffice, poderá criar de uma forma automática os botões com base nas classes e artigos criados previamente através do botão identificado por Gerar botões Automáticos. NOTA: Ao gerar automaticamente os botões, todas as configurações existentes serão eliminadas. IMPORTANTE: A geração automática dos botões é efectuada por operador. No case de existir mais que um operador, poderá duplicar as configurações para outro operador, clicando no botão Duplicar p/outros operadores. Outras opções na configuração de Botões TEMAS Possibilita a alteração das cores do botão, cor da letra, tamanho e estilo da letra do ecrã em questão GRELHA LATERAL DIREITA ECRÃS Poderá associar ecrãs aos botões, clicando na grelha (os botões ficam de cor verde) e clicando no botão que deseja. ARTIGOS Poderá associar artigos aos botões, clicando na grelha (os botões ficam de cor verde) e clicando no botão que deseja. TROCAR POSIÇÃO DE BOTÕES Se desejar trocar a posição dos botões, ou dispor os mesmos de forma diferente, deverá clicar no botão identificado por Trocar Posição de Botões (o botão fica verde estando a opção ativa). De seguida, seleccionar o botão que deseja trocar e clicar no botão de destino.

11 ELIMINAR UM BOTÃO Estando o botão identificado por Eliminar de cor verde, poderá seleccionar o botão que deseja eliminar, clicando de seguida no botão identificado por Eliminar. ALTERAR CONFIGURAÇÃO DE BOTÕES Para altera a configuração de um botão (Cor, imagem, texto, etc) deverá clicar duas vezes no botão correspondente e ser-lhe-á apresentado o seguinte ecrã: Aspecto do botão Cor de fundo do botão Cor da letra do botão Botão visível/escondido Guardar as alterações Colocar imagem no botão Várias opções para texto/imagem Exemplo do aspecto final do ecrã de FrontOffice.

12 DEFINIÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS BOTÕES DE ATALHOS Para efetuar a configuração dos Atalhos deverá do menu lateral seleccionar: Outras Opções/Setup/Atalhos Neste ecrã poderá adicionar até 6 botões de atalhos para os ecrãs mais utilizados. Para efetuar a associação de um ecrã ao botão de atalho, deverá clicar no ecrã desejado na grelha e, de seguida clicar no botão que deseja associar. Para efetuar a configuração dos botões de atalhos, deverá clicar no botão identificado por Configuração e no ecrã de configuração clicar no botão que deseja configurar (Cor do botão, cor da letra, imagem, etc)

13 Logotipos dos documentos Para efetuar a configuração dos logotipos deverá no menu lateral seleccionar: Outras Opções/Setup/Logotipos Os logotipos para os documentos em formato talão encontram-se no directório dados dentro do directório da aplicação ProRestPos (Exemplo: C:\Prolider\ProRestPos\dados ). Os logotipos podem ser criados em qualquer editor de imagem, desde que mantenham o nome e formato de acordo com o seguinte: Logopos.jpg Logo utilizado para o cabeçalho dos documentos em formato de talão. Logofundopos.jpg Logo utilizado para o rodapé dos documentos em formato talão. Logopos.bmp Logo utilizado para o cabeçalho dos recibos em formato talão. Logoposmesa.jpg Logo utilizado para a emissão da consulta de mesa (Pack Restaurantes). NOTA: Para os equipamentos de impressão directa (exemplo: Lpt1, com1, etc) o cabeçalho dos documentos em formato talão deve ser criado no directório da aplicação, com o notepad e com o nome POSCAB.TXT. IMPORTANTE: Para a criação do logotipo para documentos A4 (Pack Caixa, Standard ou Restauração) deverá consultar o manual do Painel de Administrador.

14 Outros Parâmetros Para efetuar a configuração dos logotipos deverá no menu lateral seleccionar: Outras Opções/Setup/Outros Parâmetros Neste ecrã, poderá configurar o comportamento do FrontOffice com base nas necessidades e actividade do utilizador do ProRestPos, nomeadamente: Uni Comercial p/defeito Unidade comercial por defeito a utilizar. Número de Posto Numero do Posto. Por cada sistema de rede, só poderá existir um único número de Posto. Documento p/defeito Na emissão do documento de venda qual será o documento a emitir por defeito. Impressora de Etiquetas Qual a impressora que o ProRestPos deverá utilizar na emissão de etiquetas de Artigos (só disponível no Pack Caixa, Standard e Restaurante). Bloquear Terminal com Login após a Venda Seleccionando esta opção, ser-lhe-á pedido sempre o login do operador após a finalização de cada venda (emissão do documento de Venda). Emitir Fatura-Recibo para valores superiores a De acordo com a legislação actual e dependendo da actividade do utilizador, poderá configurar se o ProRestPos só emite Faturas Simplificadas até ao montante de ou de Agrupar Itens idênticos Seleccionando esta opção, o ProRestPos agrupe agrupa todos os itens idênticos numa única linha de movimento, mesmo que os mesmo sejam recolhidos separadamente. Abertura automática de Fichas de Clientes Seleccionado esta opção, o ProRestPos abre a ficha de cliente automaticamente, sempre que os dados do cliente sejam introduzidos (para NIF s diferentes de ). Não abandonar a aplicação sem psw mestre Seleccionando esta opção, o utilizador não poderá abandonar a aplicação sem a introdução da palavra passe de administrador. Imprime Total de Artigos no Talão de Venda Seleccionando esta opção, será impresso no documento de Venda a quantidade total de artigos movimentados. Controle de Data Manual Seleccionando esta opção, a data dos movimentos manter-se-á a mesma até que seja reiniciada a aplicação novamente. Esta opção é utilizada para as atividades que normalmente tenham movimentos após a meia-noite (exemplos: Bares, Restaurantes, etc). Mostrar ecrã de resumo do documento Seleccionando esta opção, após a emissão do documento de venda ser-lhe-á mostrado um ecrã com o resumo do movimento efectuado (Total, valor entregue e troco).

15 Utiliza teclado virtual Seleccionando esta opção, sempre que existir a necessidade de introdução de dados, ser-lhe-á mostrado o teclado virtual. Emissão de Faturas Preços com IVA incluído no detalhe Seleccionando esta opção na emissão do documento de venda com descriminação do IVA, o detalhe do documento será apresentado com IVA incluído. Emissão de Notas de Crédito e débito com psw mestre Seleccionando esta opção, o utilizador só poderá emitir notas de crédito e notas de débito introduzindo a palavra passe de administrador. Ligação a balanças RS232 A ligação a balanças através da comunicação RS232 está disponível na opção Outros. Neste painel, deverá definir os parâmetros de comunicação parametrizados na balança e introduzir o código de leitura correspondente. O ProRestPos já tem a configuração base para as balanças de báscula Barbal e Dibal, bastando para isso seleccionar o modelo da balança utilizada. NOTA: Para que a aplicação efetue a leitura do peso, deverá introduzir na unidade do artigo kg.

16 BackOffice O ProRestpos também possibilita a criação e configuração do sistema em BackOffice (versões Caixa, Standard e Rest), mais adequado para a utilização do teclado e Rato. Como configurar a aplicação ProRestPos A aplicação ProRestPos deverá ser configurada inicialmente no Painel de Administrador e só depois da empresa criada e configurada é que se poderá dar início à configuração do FrontOffice. Para efetuar a configuração inicial deverá aceder ao Painel de Administrador e consultar o manual existente. 1. Parametrizar o ProRestPos a. Utilizadores Para definir os acessos dos utilizadores deverá através do menu: - Ficheiros - Utilizadores Clicar para selecionar o utilizador Neste ecrã poderá definir se o utilizador tem acesso ao BackOffice ou se entra diretamente no FrontOffice, para tal, deverá selecionar o utilizador ao qual deseja alterar o acesso, clicando no local identificado, de seguida clicar na caixa identificada por Acesso direto ao FrontOffice e clicar no botão OK.

17 b. Operadores Para definir os operadores que terão acesso a efetuar movimentos no FrontOffice, deverá através do menu: - Ficheiros - Operadores Neste ecrã poderá criar ou alterar operadores autorizados a movimentar no FrontOffice. Na caixa identificada por Permissões para Outros Parâmetros, poderá ativar ou desativar acessos a determinadas analises ou funções. Para alterar as permissões de um operador já existente, deverá clicar duas vezes no operador e de seguida proceder às alterações necessárias. Para gravar as alterações deverá clicar no botão Gravar.

18 c. Parâmetros de Faturação Para configurar os parâmetros de Faturação, deverá através do menu: - Ficheiros - Parâmetros de Faturação Neste ecrã deverá definir: - A serie a utilizar nos movimentos efetuados no FrontOffice. - Para atribuir ou alterar a serie a utilizar, deverá clicar no botão Alterar Serie Atribuída e de seguida selecionar a serie no campo existente. - Poderá selecionar o visto no campo identificado por Numerar Artigos se desejar que na criação dos artigos o ProRestPos atribua sequencialmente um código de Artigo. - Deverá selecionar o número de casas decimais a utilizar pelo ProRestPos tanto para as quantidades como para o Preço de Venda (entre 0 e 5 casas decimais).

19 d. Outros Parâmetros Para configurar os outros parâmetros, deverá através do menu: - Ficheiros - Outros Parâmetros Neste ecrã deverá configurar os parâmetros, consoante a necessidade de cada Cliente. Separador Parâmetros Gerais - Documento por defeito Selecionar qual o documento a utilizar por defeito na finalização do documento de venda (o documento pode ser alterado a qualquer altura); - Imprime Doc. c/valor superior a Esta opção deverá ser preenchida para a emissão automática do documento de venda (atualmente a lei prevê que todos os documentos com valor superior a 9.99 devem ser obrigatoriamente impressos).

20 - Bloquear Terminal c/operador após a Venda Ao selecionar esta opção, sempre que for finalizada uma venda, ser-lhe-á pedido o código do operador (esta situação é útil para empresas onde existe mais que um operador a efetuar vendas em simultâneo). - Impressora Etiquetas Deverá definir qual a impressora a utilizar para a impressão de etiquetas (se não utilizar a impressão de etiquetas poderá deixar este campo com o valor por defeito) - Não abandonar a aplicação sem psw Mestre Se desejar que os operadores não fechem a aplicação ProRestPos sem autorização, deverá selecionar esta opção. Com esta opção selecionada, só será possível abandonar a aplicação com a introdução da palavra passe mestre. - Agrupar items idênticos Se desejar que o ProRestPos agrupe os artigos idênticos (mesmo código de artigo e preço unitário), deverá selecionar esta opção. - Abertura automática de Fichas de Cliente Se desejar que o ProRestPos crie automaticamente a ficha de cliente, sempre que preencher dados para a emissão do documento de venda, deverá selecionar esta opção. - Mostrar ecrã de resumo do documento Se desejar que após a emissão do documento de venda, o ProRestPos mostre o resumo do movimento efetuado (Total do documento, desconto efetuado, valor entregue e troco) deverá selecionar esta opção. Separador Vendas ao balcão Este separador é reservado para os Pack Caixa e Standard

21 - Talão de Troca Ao selecionar esta opção, na finalização do documento estará visível uma opção para emitir o talão de troca. NOTA: Mesmo que o talão de troca não seja emitido aquando da emissão do documento, o mesmo poderá ser impresso utilizando a opção de outras funções e consulta de documentos no FrontOffice. - Emissão de Vales Ao selecionar esta opção, será possível ao operador emitir vales para desconto, numa venda com a validade da data introduzida. - Os seguintes campos São campo de configurações para ligação a balanças eletrónicas. - Leitura Cod.EAN 13 Ao selecionar esta opção, o ProRestPos irá efetuar uma filtragem aos códigos de barra introduzidos mediante a configuração introduzida. Esta leitura de códigos de barra é utilizada para situações tais como: efetuar a leitura de etiquetas emitidas por balanças que contenham o artigo e quantidade no código de barra. Separador Restauração Este separador é reservado para o Pack Restaurante. - Emissão Pedidos/Documento Automático Deverá selecionar esta opção se desejar que os pedidos sejam efetuados aquando da emissão do documento de venda. - Permitir Fecho Caixa com Mesas em Aberto Deverá selecionar esta opção se desejar que o fecho da Caixa (normalmente efetuado ao final do dia) seja efetuado, mesmo que existam mesas com movimento.

22 e. Utilitário de teste de impressão Manual ProRestPos Para configurar os logotipos a utilizar, deverá através do menu: - Ficheiros - Utilitários Diversos - Teste de Impressão Neste ecrã poderá definir o logotipo a utilizar nas impressões de documentos e testar a sua impressão sem necessidade de criar um documento. A edição do logotipo poderá ser efetuada com qualquer programa de desenho sendo que, o ProRestPos utiliza o editor existente no Windows. Características do Logotipo: A dimensão do logotipo para talões, deverá ser: Largura: Altura: 7 cm 4 cm Nota: Para melhorar a definição do logotipo, poderá aumentar a dimensão, sempre com múltiplos das dimensões base (exemplo: 14 cm x 8 cm, 21 cm x 12 cm). A localização dos logotipos deverá ser: C:\prolider\ProRestPos\dados

23 Definições de Porta/Display/Gaveta Manual ProRestPos Para configurar os periféricos, deverá através do menu: - Parâmetros - Definições Porta/Display/Gaveta Neste ecrã poderá definir todos os periféricos ligados ao sistema ProRestPos. Tipo de Impressão Gaveta - Impressão direta Este campo deverá ser configurado se, o sistema utilizar uma impressora direta (Porta paralela ou serie. Excluem-se as portas USB ou impressoras com drivers do Windows). - Porta Porta onde a impressora esta conectada (Lpt1:, Lpt2:, com1:, etc). - Código Letra Pequena Deverá introduzir o código Decimal de letra pequena (para epson compatível o código é ). A configuração da gaveta só é necessária se a mesma estiver diretamente ligada ao computador. Se a gaveta estiver ligada à impressora, deverá configurar a gaveta nos drivers do Windows. - Porta Porta onde a gaveta se encontra ligada. - Código de Abertura Código a ser enviado pelo ProRestPos para efetuar a abertura da gaveta.

24 Display de Cliente Se o sistema tiver um display de cliente, este deverá ser configurado. - Utiliza display Deverá selecionar este campo se utilizar um display de Cliente. - Porta Porta onde o display de Cliente está ligado (poderá ver qual a porta através do gestor de dispositivos do Windows). - Modelo do Display Deverá selecionar qual o modelo do display a utilizar (AQ300, DSP800, DSP800-USB ou outros). Para um display ligado a uma porta USB, deverá utilizar o display DSP800-USB. - Comando inicialização Dec Código do comando de inicialização do display (o código decimal de inicialização poderá ser consultado no manual do display). - Máximo de Colunas Numero máximo de caracteres por linha aceite pelo display. - Dois campos seguintes Descrição a aparecer no display sempre que finalize uma Venda. Diversos - Mensagem a aparecer no talão Poderá definir uma mensagem que será impressa no final do talão de Venda. - Documento de Venda Em algumas impressoras, o corte de papel é efetuado antes do final do talão de venda, cortando alguns elementos. Nessas situações, é possível definir linhas de avanço, para que o talão seja cortado corretamente. - Pedidos de TakeAway Avanço em relação ao corte de papel. Após as configurações efetuadas, poderá testar se todos os periféricos estão corretamente configurados clicando no botão Testar Parâmetros

25 Como Criar/Inserir Artigos Manual ProRestPos Para proceder à criação de Artigos, deverá através do Menu: - Parâmetros - Artigos Neste ecrã, poderá inserir novos Artigos, alterar artigos ou mesmo eliminar artigos existentes. Para inserir Artigos, deverá clicar no botão Inserir.

26 Ao clicar no botão Inserir, será apresentado o ecrã anterior. - Código Deverá criarr um código para o artigo que deseja inserir (o código poderá ser alfanumérico). - Família Deverá selecionar a família do Artigo. Para consultar as famílias existentes, deverá clicar no botão ou premir a tecla F1. No caso de não existir a família pretendida, deverá clicar em criar a Família, ou premindo a tecla F5, ou ainda aceder através do menu, ao ecrã de Famílias (caminho através do menu principal: - Parâmetros / Parâmetros Gerais / Classes de Artigos). NOTA: A classificação dos Artigos por Família é importante, pois o ProRestPos utiliza as famílias para agrupar os artigos na criação dos Plu s (botões do FrontOffice). - Descrição Descrição do Artigo (esta descrição será impressa nos documentos de Venda). - Descrição para o Botão PLU A descrição introduzida neste campo será a visualizada no PLU (botão do FrontOffice). - Tipo de Produto Deverá selecionar o tipo de produto, este poderá ser Mercadoria, Serviço, Imposto ou Outros. - IVA Deverá introduzir a Taxa de IVA correspondente ao Artigo em questão. NOTA: A taxa de IVA introduzida deverá existir na definição de Taxas de IVA no Painel de Administrador. - Unidade Deverá introduzir a unidade de movimentação do Artigo (exemplo: UNI, LT, etc). NOTA: Para movimentação de artigos ao peso (Kilos) e, se desejar que o ProRestPos peça a quantidade aquando da movimentação, deverá introduzir na unidade kg.

27 - Preço de Custo Campo preenchido automaticamente pela aplicação aquando do lançamento de uma Fatura de Fornecedor (esta opção não se encontra disponível no Pack Caixa). - PVP1/2/3/4 Deverá introduzir o preço de Vendo do artigo (o preço deverá conter o valor do IVA). No Pack Restaurante, poderá ser definido um preço por cada sala (Exemplo: a esplanada poderá ter um preço diferente do serviço no interior do estabelecimento) NOTA: Se desejar que o preço seja pedido aquando da movimentação do Artigo, deverá deixar o preço a zeros (exemplo: 0,00 ). - Gera Stock Se desejar que todos os movimentos do Artigo movimentem stock, deverá selecionar a opção Sim. - Produto Acabado Esta opção só está disponível no Pack TakeAway e identifica se o produto em questão é um produto composto. - Observação Poderá utilizar este campo para colocar uma observação sobre o artigo. Este campo só é utilizado e visualizado na ficha de artigo. - Imagem do Artigo Este campo, situado á direita das observações, serve para identificar uma imagem do artigo, que será utilizada na definição do PLU (botão do FrontOffice) - Fornecedor Campo preenchido automaticamente pelo ProRestPos, aquando do lançamento de uma Fatura de Fornecedor (esta opção não se encontra disponível no Pack Caixa).

28 Como Alterar preços dos Artigos Manual ProRestPos Para proceder à alteração de preços dos Artigos, deverá através do Menu: - Parâmetros - Artigos Neste ecrã, deverá posicionar o rato na coluna identificada por PVP1 ou PVP2 ou PVP3 ou PVP4 (conforme exemplo) e seguir os seguintes passos:. Clicar na tecla F2. Digitar o preço correto.. Premir a tecla Enter.

29 Como Criar/Inserir Clientes Manual ProRestPos Para proceder à criação de Artigos, deverá através do Menu: - Parâmetros - Clientes Neste ecrã, poderá inserir, alterar ou mesmo eliminar fichas de Clientes existentes. Para inserir Clientes, deverá clicar no botão Inserir. NOTA: O ProRestPos não deixa eliminar clientes que já tenham movimento. Esta situação só poderá ser efetuada após o fecho do ano fiscal. IMPORTANTE: Com a certificação das aplicações de Faturação, passa a ser obrigatório a identificação fiscal dos clientes. Nessa conformidade, deverá sempre preencher os dados base dos clientes, nomeadamente (Nome, Morada,

30 Código Postal, Localidade, Pais e Numero de Contribuinte). No caso de um cliente indiferenciado (Cliente ao Balcão) deverá introduzir sempre o número de contribuinte Código Código do Cliente (numérico). - Classe Código da classe de Cliente. Poderá premir a tecla F1 para pesquisar as classes de Clientes existentes ou a tecla F5 para criar uma nova classe. - Nome Nome ou identificação do Cliente. - Morada Morada fiscal do Cliente. - Código Postal Código Postal do Cliente. - Localidade Localidade da morada fiscal do Cliente. - Distrito Distrito da morada fiscal do Cliente. - País Identificação do País da morada fiscal do Cliente. - Telefone Numero de telefone do cliente. - Telefone2 Numero de telefone alternativo do Cliente.

31 - Fax Numero de Fax do Cliente. Manual ProRestPos - Endereço de correio eletrónico do Cliente. - Contribuinte Numero de identificação fiscal do cliente. Nunca deverá deixar este campo por preencher. Se não for possível identificar o número fiscal do Cliente, deverá introduzir NOTA: Se desejar validar o número fiscal de contribuinte (Só para Portugal), poderá clicar no campo identificado por Contribuinte. - Responsável Nome do responsável ou pessoa a contactar. - Vendedor Código do Vendedor associado ao Cliente (por defeito 00 ). - Cond. Pagam. Código das condições de pagamento para o Cliente (Só utilizado na emissão de documentos em BackOffice). - Sujeito a IVA Se o Cliente está sujeito a IVA. No caso de o Cliente estar isento de IVA, deverá obrigatoriamente preencher o campo Art. De Isenção com o Artigo de Isenção do Cliente. - Art. De Isenção Deverá preencher o campo com o Artigo de Isenção do Cliente, no caso de o cliente estar isento de IVA. - Observação Campo reservado a uma observação referente ao Cliente. - F. Pagamento Código da forma de pagamento habitual para o Cliente (este campo só é utilizado no BackOffice). - F. Expedição Código da forma de expedição habitualmente utilizada para o Cliente (este campo só é utilizado no BackOffice).

32 Criar Promoções de Artigos entre períodos Manual ProRestPos O ProRestPos, nos pack s Caixa e Standard, permitem a criação de promoções de Artigos (Preços de venda) entre determinados períodos. Para criar as promoções, e através do menu principal, deverá aceder a: Parâmetros Promoções Recolha de Promoções Neste ecrã poderá introduzir as promoções, com validade entre períodos e o preço válido durante esse mesmo período. Na recolha das promoções, poderá também alterar a descrição do Artigo a movimentar. Após a recolha das promoções, não é necessário ativar mais nenhuma opção, pois o ProRestPos detecta a existência da promoção. Para eliminar Promoções já efectuadas (período da promoção anterior à data actual), poderá clicar no botão identificado por Eliminar promoções fora de prazo. Para eliminar uma linha de promoção, deverá clicar com a tecla do rato do lado direito, na promoção em questão e seleccionar a opção Eliminar promoção. Para alterar o preço de uma promoção, deverá clicar na respectiva promoção e, de seguida alterar o preço de Venda e clicar no botão identificado por Gravar. Para inserir uma nova promoção, deverá clicar no botão identificado como Novo e preencher todos os campos.

33 Operacionalidade do ProRestPos Manual ProRestPos Movimentação de Artigos no FrontOffice (Eco, Caixa e Standard) Para que seja possível efetuar movimentos de Artigos no ProRestPos, é necessário efetuar a abertura de Caixa e introduzir o fundo de maneio (valor colocado na caixa para trocos). Esta abertura é efectuada automaticamente, a partir do momento que seja efectuado o primeiro movimento. A recolha dos artigos é efectuada da seguinte forma: Através dos PLU s criados, clicando no plu correspondente Através da leitura do código de barra Através da introdução directa do código de artigo RECOLHA DE ARTIGOS COM QUANTIDADES Para recolher mais do que uma unidade de um artigo, deverá digitar a quantidade que deseja movimentar no painel numérico situado na parte inferior do ecrã, clicando de seguida no plu correspondente. DEVOLUÇÃO DE UM ARTIGO LANÇADO ERRADAMENTE Para anular um artigo lançado erradamente, deverá clicar no artigo em questão e, de seguida clicar no botão identificado por Devolução, localizado no menu lateral. DEVOLUÇÃO TOTAL DOS ARTIGOS LANÇADOS Para anular todos os artigos recolhidos, deverá clicar no botão identificado por Devolução Total, localizado no menu lateral. ALTERAR O PREÇO DE UM ARTIGO RECOLHIDO Para alterar um preço de um artigo já recolhido, deverá clicar duas vezes na coluna identificada por Pr.Uni. e, introduzir o preço desejado. ALTERAR A QUANTIDADE DE UM ARTIGO RECOLHIDO Para alterar a quantidade de um artigo, deverá clicar duas vezes na coluna identificada por Qtd. E introduzir a quantidade desejada. EFETUAR UM DESCONTO EM DETERMINADO ARTIGO Para efetuar um desconto num artigo específico, deverá clicar duas vezes na coluna identificada por Total e no ecrã seleccionar a percentagem do desconto a efetuar.

34 FINALIZAR O DOCUMENTO Para finalizar o documento, deverá clicar no botão identificado por Finalizar Documento, localizado no menu lateral. Finalização e emissão do documento Para finalizar qualquer documento, deverá clicar no botão identificado por Finalizar Documento, localizado no ecrã lateral. No ecrã de pagamento, poderá: - Selecionar a formar de pagamento Para selecionar a forma de pagamento, deverá clicar num dos botões identificados por Dinheiro, Cheque, Visa, Multibanco, Outros ou Conta Corrente (só possível para emissão de Faturas) - Selecionar o documento a emitir; Para selecionar o documento a emitir, deverá clicar no botão do lado direito identificado por Fatura, Fatura Simplificada, Nota de Crédito ou Nota de débito. NOTA: No caso de desejar emitir uma Fatura, deverá previamente ter aberto a ficha de cliente, pois não é possível emitir uma Fatura sem ficha de cliente. - Efetuar um desconto em valor; Para efetuar um desconto em valor, deverá clicar no campo identificado por V.Desc. e introduzir o valor do desconto a efetuar.

35 - Efetuar um desconto em percentagem Para efetuar um desconto em percentagem, deverá clicar no botão identificado por Desc(%) e, introduzir a percentagem de desconto desejada. - Introduzir o Valor entregue Para introduzir o valor entregue, deverá clicar no botão identificado por Entregue e, introduzir o montante entregue pelo cliente. - Introduzir o numero de contribuinte do Cliente Para introduzir os dados do cliente, deverá clicar no campo identificado por e, de seguida, introduzir o número de contribuinte do cliente. Para introduzir os restantes dados do cliente, de forma a que o documento saía identificado, deverá clicar nos respectivos campos e introduzir os dados do cliente. NOTA: Ao introduzir o NIF do cliente, e, se já tiver sido efectuado um documento para esse cliente, o ProRestPos preencherá automaticamente os restantes dados do cliente. - Introduzir um documento de referência para o documento a emitir Se existir a necessidade de referenciar o documento a emitir, deverá clicar no campo correspondente à referência e introduzir o documento de referência (Exemplo: CFAC 2014/123). IMPORTANTE: Para a emissão de Notas de Crédito ou Notas de Débito de documentos existentes no ProRestPos, deverá obrigatoriamente utilizar o botão identificado por Documentos de rectificação localizado no menu lateral do FrontOffice e nunca a referência manual. NOTA: Se desejar referenciar o documento recolhido a uma guia de Transporte global, deverá clicar no botão identificado por Referencia e selecionar a guia correspondente. - Emitir o documento Para emitir o documento, deverá clicar no botão identificado pela imagem Inventários (AT) De forma a criar o inventário para submissão no site da AT, em primeiro é necessário que crie todos os artigos e que os classifique de acordo com as exigências da AT. M mercadorias P matérias-primas, subsidiárias e de consumo A produtos acabados e intermédios S subprodutos, desperdícios e refugos T produtos e trabalhos em curso Além desta classificação, também é necessário classificar os artigos no que diz respeito à unidade de comercialização (exemplo: Uni, Kg, Ltr, etc) Para este inventário só são exportados os artigos classificados como mercadoria e que tenham existência. PREPARAÇÃO DO INVENTÁRIO O inventário poderá ser acedido de duas formas: Através do Front Office: Clicando no botão do menu identificado por Outras Opções, Admin e Inventário. Através do BackOffice: Acedendo ao menu principal, seleccionando Stocks/Inventário AT

36 Neste ecrã, deverá selecionar o ano que deseja tratar. Se a empresa efetua uma gestão de stocks, deverá selecionar a opção Existências por Stock, caso contrário, deverá deixar esta opção por seleccionar. Utilizando gestão de stocks De seguida, deverá clicar em pesquisar, para que a aplicação analise os movimentos e respectivas existências. De seguida, deverá verificar se todos os artigos estão bem classificados e de seguida clicar no botão para exportar o ficheiro no formato desejado. Não utilizando gestão de Stocks De seguida deverá clicar em pesquisar, para que a aplicação analise os movimentos e respectivas existências. De seguida, deverá verificar se todos os artigos estão bem classificados e introduzir a existência de cada artigo na coluna identificada por Qtd. Após a introdução das existências, deverá clicar no botão Exportar (csv) ou Exportar (xml) para efetuar a exportação do ficheiro, consoante o formato desejado. ALTERAÇÃO DE SERIES (Novo ano Fiscal) Em cada novo ano fiscal, é aconselhável criar uma nova serie. Este procedimento pode ser efetuado no Painel de Administrador (para mais informações, por favor consultar o manual do Painel de Administrador). Após a criação das respetivas series, as mesmas têm que ser definidas no operadores do ProRestPos. IMPORTANTE: Esta definição só deverá ser efetuada no inicio do ano fiscal. Para associar a nova serie ao operador, deverá clicar no botão do menu lateral identificado por Outras Opções, Setup e Operadores.

37 Seleccionando o operador no painel do lado esquerdo, de seguida, na opção identificada por Serie faturação, deverá seleccionar a serie que deseja utilizar. De seguida clicar no botão Gravar para atualizar os dados.

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Exemplo de número de caixa. Exemplo de número de posto

Exemplo de número de caixa. Exemplo de número de posto 1. Índice 2. Inicialização....2 3. Configuração..3 4. Configuração inicial de ZS Rest APP em terminal móvel........12 5. Funcionamento ZS Rest APP em terminal móvel.....14 2 Este manual serve para o ajudar

Leia mais

ZS POS MOBILE manual de utilização

ZS POS MOBILE manual de utilização ZS POS MOBILE manual de utilização Índice Introdução... 2 Inicialização... 3 Configurações... 8 Introdução Este manual foi desenvolvido para o apoio na configuração e utilização da aplicação ZS Pos Mobile.

Leia mais

Índice 1. Introdução Nova Empresa Registo da empresa Perfis de utilizadores Descrição dos perfis Fun

Índice 1. Introdução Nova Empresa Registo da empresa Perfis de utilizadores Descrição dos perfis Fun Guia Rápido BVET Data de publicação: Março 2018. Índice 1. Introdução... 3 2. Nova Empresa... 3 2.1. Registo da empresa...3 2.2. Perfis de utilizadores...6 2.2.1. Descrição dos perfis... 6 2.2.2. Funcionalidades

Leia mais

Vendedores Sim Sim Sim Sim. Possibilidade de associar uma caixa por omissão ao vendedor Sim Sim Sim Sim. Clientes Sim Sim Sim Sim

Vendedores Sim Sim Sim Sim. Possibilidade de associar uma caixa por omissão ao vendedor Sim Sim Sim Sim. Clientes Sim Sim Sim Sim PosPlus Funcionalidades Standard Premier Prestige Produto base* Funcionalidades gerais dos produtos Nº de postos 1 2 3 1 Nº de empresas 1 1 1 1 Muti-Utilizador Base de Dados MDB MDB MDB MDB Tabelas genéricas:

Leia mais

Formas de Pagamento Resumida... 34 Vendas Vendedor... 34 Vendas Vendedor Resumido... 35 Vendas Vendedor Caixa... 35 Vendas por Artigos...

Formas de Pagamento Resumida... 34 Vendas Vendedor... 34 Vendas Vendedor Resumido... 35 Vendas Vendedor Caixa... 35 Vendas por Artigos... Manual POS Conteúdo Configuração no Servidor... 3 Gestão de Stocks... 3 Manutenção de Artigos... 3 Gestão de Clientes... 4 Gestão de Fornecedores... 5 Sistema POS... 6 Manutenção de Series de Armazéns...

Leia mais

ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.13

ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.13 ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.13 COPYRIGHT Esta adenda foi elaborada pela itbase soluções informáticas s.a.. ( itbase ), tendo sido redigida ao abrigo do novo acordo ortográfico. Esta adenda é entregue aos

Leia mais

Manual de Integração. Soluções Pssst! e Tlim v8.15

Manual de Integração. Soluções Pssst! e Tlim v8.15 Manual de Integração Soluções Pssst! e Tlim v8.15 Versão 1.2 março 2015 Índice Índice... 2 Integração com o ERP PRIMAVERA... 3 Versões compatíveis... 5 Configuração... 6 Importação... 12 Integração...

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 5.0 Faturação o Descontos o NIF estrangeiro o Observações o IVA nas linhas o Parametrização das margens o N.º de conta sequencial o Honorários editáveis o Impressão do meio de pagamento

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 2.6 o o o o o o Data de vencimento das faturas Listagem de controlo de vencimento de faturas Otimização conta corrente Regularização com documentos em conta corrente Importação e exportação

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

POS - Touch SINGEST POS Touch

POS - Touch SINGEST POS Touch SINGEST POS Touch O Singest POS destina-se essencialmente ao apoio à gestão de empresas e instituições na área do ponto de venda. É um sistema modular, evolutivo e parametrizável, o utilizador pode integrar

Leia mais

PCplusExpress Manual de Utilização

PCplusExpress Manual de Utilização Funcionalidades Ponto de Venda Download Contato Suporte Manual www.pcplusexpress.pt / www.pcplus.com.pt - Rua São João Bosco, 283-4100 Porto 226104033 / 925822864 1 Índice Criação de um novo cliente 3

Leia mais

SAGE BUSINESS CONNECT

SAGE BUSINESS CONNECT SAGE BUSINESS CONNECT Sage Retail, Sage Gestão Comercial Sage Fevereiro 2018 Sage Business Connect... 3 O que é?... 3 Instalação... 3 Licenciamento... 3 Configuração no Sage Retail / Sage Gestão Comercial...

Leia mais

COMUNICAÇÃO DO INVENTÁRIO E STOCK SIMPLIFICADO COM POS / REST / DISCO

COMUNICAÇÃO DO INVENTÁRIO E STOCK SIMPLIFICADO COM POS / REST / DISCO COMUNICAÇÃO DO INVENTÁRIO E STOCK SIMPLIFICADO COM POS / REST / DISCO A partir de Janeiro de 2015 todas as empresas com faturação superior a cem mil euros são obrigadas a comunicar o seu Inventário de

Leia mais

Manual de Configuração de Postos

Manual de Configuração de Postos Manual de Dezembro de 2008 ÍNDICE O MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE POSTOS... 1 Introdução... 1 Objectivos... 1 Condições de Utilização... 1 CONFIGURAÇÃO DE POSTOS... 2 Comportamento... 2 Impressão... 3 Valores

Leia mais

Para retirar o nosso Modelo de Importação de Clientes vá ao menu Relatórios e Utilitários -» Utilitários -» Importação de Entidades.

Para retirar o nosso Modelo de Importação de Clientes vá ao menu Relatórios e Utilitários -» Utilitários -» Importação de Entidades. Manual Importações Como posso importar dados para o KeyInvoice? Atualmente tem possibilidade de importar os dados relativos aos Clientes, Fornecedores, Contatos e Artigos para o KeyInvoice. Para o conseguir

Leia mais

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0 CLIENTE Manual de Utilização Integrador ERP Primavera - E-Schooling Versão 1.0 16-03-2012 ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 1 INTEGRADOR ERP PRIMAVERA - E-SCHOOLING... 1 1. ÂMBITO... 3 2. OBJECTIVO... 3 3.

Leia mais

Manual Sage Retail/Gestão Comercial/Gespos v

Manual Sage Retail/Gestão Comercial/Gespos v www.sage.pt Manual Sage Retail/Gestão Comercial/Gespos v2013.01.02 www.sage.pt Versão Autor Data Observações 2013 Sage Portugal 18-12-2012 2013.01.02 www.sage.pt Índice NOVAS REGRAS DE FACTURAÇÃO... 2

Leia mais

Manual de POS Teclado Operador de Caixa

Manual de POS Teclado Operador de Caixa Manual de POS Teclado Operador de Caixa Dezembro de 2008 ÍNDICE O MANUAL DE POS TECLADO OPERADOR DE CAIXA... 1 Introdução... 1 Objectivos... 1 Condições de Utilização... 1 POS TECLADO - OPERADOR DE CAIXA...

Leia mais

PROCEDIMENTOS. Alteração de taxas e escalões de IVA

PROCEDIMENTOS. Alteração de taxas e escalões de IVA PROCEDIMENTOS Alteração de taxas e escalões de IVA Os procedimentos enumerados neste documento pressupõem a existência de uma versão atualizada das aplicações referenciadas, apresentando funcionalidades

Leia mais

Versão 2.0. Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8

Versão 2.0. Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8 Versão 2.0 Manual do Utilizador Para Windows Vista, 7 e 8 GestãoAG, v.2.0 2 Índice Introdução... 3 Contactos... 3 Requisitos... 3 Funcionamento do Programa... 4 Aba de Início e Navegabilidade... 4 Consultar

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 3-6 Entrada na aplicação... 3 Recuperação de dados... 4-5 Atualização de dados... 5-6 Alteração de password... 6 Saída da aplicação... 6 2. FUNCIONALIDADES... 7-41 2.1 Painel...

Leia mais

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS

GESPOS WINDOWS. Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS GESPOS WINDOWS Manual do Utilizador GESTÃO DE CORES E TAMANHOS 1 A Gestão de cores e tamanhos do Gespos Windows é seguramente a gestão mais eficaz para qualquer tipo de loja que comercialize produtos no

Leia mais

Posso interligar a Impressora, Caixa Registadora, Leitor Código de Barras e TouchScreen com o POS?

Posso interligar a Impressora, Caixa Registadora, Leitor Código de Barras e TouchScreen com o POS? Menu POS - Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale, ou seja, Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, como por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público.

Leia mais

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3 Manual Certificação de Documentos Transporte Gestão Administrativa 3 20 de Abril de 2013 Introdução Este manual tem como principal objetivo ajudar o utilizador configurar o sistema para a comunicação de

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

Posso interligar a Impressora, Caixa Registadora, Leitor Código de Barras e TouchScreen com o POS?

Posso interligar a Impressora, Caixa Registadora, Leitor Código de Barras e TouchScreen com o POS? Menu POS - Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale, ou seja, Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, como por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público.

Leia mais

GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos:

GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos: GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES 1. Registo de Cheques de Recebimentos 1.1. Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos: 1.1.1. Permite identificar

Leia mais

Etiquetas. Página 1 de 10

Etiquetas. Página 1 de 10 Etiquetas Página 1 de 10 Configuração Para obter a máxima performance de uma impressora de Etiquetas, deverá instalar os drivers Windows (poderá efectuar o download dos NiceLabel em www.nicelabel.com).

Leia mais

Manual. Validação de Requisições de Substâncias Controladas

Manual. Validação de Requisições de Substâncias Controladas Manual Validação de Requisições de Substâncias Controladas Validação de Requisições de Substâncias Controladas De acordo com o divulgado na Circular n.º 21/18, o processo de validação das Requisições de

Leia mais

Posso interligar a Impressora, Caixa Registadora, Leitor Código de Barras e TouchScreen com o POS?

Posso interligar a Impressora, Caixa Registadora, Leitor Código de Barras e TouchScreen com o POS? Menu POS - Restauração O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale, ou seja, Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público.

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Produto Projecto Projecto WinGCS, WinUTE, WinGSO, WinGTE

Produto Projecto Projecto WinGCS, WinUTE, WinGSO, WinGTE 1.1 Geração do Modelo 37... 4 Seleção de Encargos nas aplicações IPSS envolvidas... 7 1.1.1 Modelo37 em WinUTE... 7 1.1.1.1 Parâmetros... 7 1.1.1.2 Manutenção Códigos e Tipo Recibos Gerais... 8 1.1.1.3

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

Principais correcções efectuadas

Principais correcções efectuadas GIAE Versão 2.1.0 15 Março de 2011 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, todos os módulos são actualizados para a versão 2.1.0. Muito Importante: Antes

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física... 1 Versão 1.0... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 5 1.2

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

Módulo POS Restauração

Módulo POS Restauração Módulo POS Restauração O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, um Restaurante. Por outras palavras, o POS

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico

1.2.5 As operações básicas do sistema operativo de interface gráfico Marco Soares 1 Um sistema operativo de interface gráfico, como o Windows XP, inclui inúmeras formas de ajudar o utilizador sempre que lhe surjam dúvidas sobre como executar determinada tarefa Marco Soares

Leia mais

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador 4 - ANILHAGEM QUADRO DE INSERÇÃO DE DADOS DE ANILHAGEM Ao seleccionar o botão Anilhagem, obtêm-se acesso ao quadro de inserção de dados de anilhagem, cujo aspecto pode ser visto nas figuras 22 e 22a, uma

Leia mais

Universidade Aberta Serviços de Informática 29 de setembro de 2017 Página 1 de 6

Universidade Aberta Serviços de Informática 29 de setembro de 2017 Página 1 de 6 Instalar a impressão centralizada da Konica Minolta em PC s fora do domínio Cliente YSoft SafeQ em qualquer versão e arquitetura de Windows (7 ou superior) PARTE I Instalação do Cliente YSoft 1 Transferir

Leia mais

Agrupamento de Escolas Templários

Agrupamento de Escolas Templários Agrupamento de Escolas Templários Guião do utilizador Início Na página inicial do GIAE Online poderá aceder à área pessoal (netgiae) e a área geral (netalunos). O GIAE Online é uma aplicação instalada

Leia mais

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35 Página 1 de 35 Manual de Utilizador do Software TimeNET Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 2 de 35 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: - O Software TimeNET foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias

Leia mais

Manual de Programa TOP4POS

Manual de Programa TOP4POS Manual de Programa TOP4POS Sumário Manual de Instalação de Programa TOP4POS...1 COMO INICIAR O PROGRAMA:...2 ENTRAR NO PROGRAMA...3 A PALAVRA PASSE...4 COMO FAZER UMA VENDA...5 TERMINAR A VENDA...5 OS

Leia mais

UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE IMPOSTOS, TAXAS OU ENCARGOS PARAFISCAIS (ECOTAXAS)

UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE IMPOSTOS, TAXAS OU ENCARGOS PARAFISCAIS (ECOTAXAS) UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE IMPOSTOS, TAXAS OU ENCARGOS PARAFISCAIS (ECOTAXAS) Conteúdo 1. Listagem de Impostos, taxas ou encargos parafiscais... 3 2. Criação de Configuração... 4 3. Fórmula de Cálculo...

Leia mais

HS-SGICM. Manual do Utilizador HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA PEDIDOS DE SERVIÇOS DATA: FORMAÇÃO VERSÃO: 2.

HS-SGICM. Manual do Utilizador HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA PEDIDOS DE SERVIÇOS DATA: FORMAÇÃO VERSÃO: 2. HS-SGICM - MANUAL DE FORMAÇÃO DOCUMENTO N.º CLIENTE ÁREA ELABORADO POR PEDIDOS DE SERVIÇOS FORMAÇÃO GLINTT -HS DATA: 2010-06-11 VERSÃO: 2.0 HS-SGICM Manual do Utilizador Confidencial, para uso no âmbito

Leia mais

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Criar tabelas Considerações importantes: Os nomes das tabelas deverão ter por base as entidades que representam.

Leia mais

LOJAS CABELEIREIROS SUPERMERCADOS QUIOSQUES

LOJAS CABELEIREIROS SUPERMERCADOS QUIOSQUES LOJAS CABELEIREIROS SUPERMERCADOS QUIOSQUES SINGEST Touch O Singest destina-se essencialmente ao apoio à gestão de empresas e instituições na área do ponto de venda. É um sistema modular, evolutivo e parametrizável,

Leia mais

Manual de Produto Pssst! Mobile Versão Pg 1

Manual de Produto Pssst! Mobile Versão Pg 1 Manual de Produto Pssst! Mobile Versão 8.10 Pg 1 Índice Introdução 3 Requisitos do sistema 4 Idiomas suportados 4 Antes de começar 4 Conceitos elementares 4 Touchscreen 5 Configurações 6 Configurações

Leia mais

ConvertProfissões 2011

ConvertProfissões 2011 ConvertProfissões 2011 Alteração face à nova Classificação Portuguesa das Profissões Portugal Versão 1.0 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 3 Requisitos... 4 Instalação... 4 Licenciamento...

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.9 Índice I. Acesso 20 Aula Digital... 4 1. Ativar um código de acesso 20 Aula Digital... 4 II. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 6 1. Registo...

Leia mais

Redes Sociais. Informação sujeita a alterações Última atualização: 20/11/2015 Versão ETPICK 1.

Redes Sociais.   Informação sujeita a alterações Última atualização: 20/11/2015 Versão ETPICK 1. ~ SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. www.sdilab.pt Redes Sociais www.facebook.com/sdilab www.youtube.com/sdilab www.linkedin.com/company/sdilab Informação sujeita a alterações Última

Leia mais

Manual de Configuração WooCommerce

Manual de Configuração WooCommerce Manual de Configuração WooCommerce Índice 1. Introdução... 3 2. Requisitos... 4 3. Passos de Configuração... 5 4. Realizar o pagamento da compra... 9 5. Atualizar os pagamentos manualmente... 18 2 1. Introdução

Leia mais

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Introdução No Escritório Virtual da Naturgy estão reunidas todas as informações que podem interessar-lhe relacionadas

Leia mais

Manual Utilizador - Digitalização SGATDP - Front-Office

Manual Utilizador - Digitalização SGATDP - Front-Office Manual Utilizador - Digitalização SGATDP - Front-Office V1.4 Página 1 Índice Índice... 2 1. Introdução... 3 1.1.1 Dados Documentos... 4 1.1.2 Anexação de Documentos... 4 1.1.3 Outros Documentos... 7 1.1.4

Leia mais

Conceito e objectivo. destaques deste produto. How To ARES POS

Conceito e objectivo. destaques deste produto. How To ARES POS HOW TO ARES POS Este documento é propriedade intelectual do GrupoPIE Portugal S.A., e não pode ser alterado ou usado para outro fim, que não o acordado, sem prévia autorização escrita do GrupoPIE. Conceito

Leia mais

EOLPP. Manual do utilizador

EOLPP. Manual do utilizador EOLPP Manual do utilizador Introdução... 3 Objetivos... 3 Convenções de Linguagem... 3 Acesso à EOLPP... 4 Funcionalidades Comuns a Todas as Páginas... 6 Página Principal... 7 Consultas... 8 Download da

Leia mais

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR MANUAL DE INSTRUÇÕES Editor de bases de dados NSS EDITOR Manual de Instruções Editor de bases de dados NSS Editor 1. Introdução Este manual aplica-se ao software de edição de bases de dados para indicadores

Leia mais

Manual de Ligação Software XD com AirMenu

Manual de Ligação Software XD com AirMenu Manual de Ligação Software XD com AirMenu Para configurar o Software XD com AirMenu siga os seguintes passos: 1- Inicie o Software XD (POS / REST / DISCO) e aceda ao menu de Configurações Gerais (imagem

Leia mais

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10 Manual do Utilizador Declaração Anual Suporte Informático Anexo J /Modelo 10 TSR Sistemas de Informação, Lda. FEVEREIRO 2010 Pág. 2 Índice Objectivo... 3 Instalação... 3 Utilizadores... 3 Utilitários de

Leia mais

Manual de Utilização ZSPDA

Manual de Utilização ZSPDA Manual de Utilização ZSPDA Ao entrar no software de PDA, é mostrado o seguinte menu. (Fig. 1) 1 (Fig. 1) A data mostrada no menu, indica a data de facturação. Para alterar essa data, o utilizador deverá

Leia mais

Software-Global 1/10

Software-Global 1/10 Acesso ao Programa: Manual do Utilizador O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir todas as opções do programa. CONFIGURAÇÕES: Uma

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores... 1 Versão 1.1... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 4 1.2 Organização

Leia mais

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet :

Versão 1.1. DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº Lisboa Internet : Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística e Planeamento Rua Castilho, Nº 24 2 1250-069 Lisboa Internet : http://www.deep.msst.gov.pt Índice Folha 2 ÍNDICE Folha 1 - Requisitos -------------------------------------------------------------

Leia mais

Manual de Campos Existentes na Ficha de Artigos

Manual de Campos Existentes na Ficha de Artigos Manual de Campos Existentes na Ficha de Artigos Índice Objetivo... 2 Introdução... 2 Análise de Separador Dados... 4 Análise de separador Preços... 7 Análise de separador Observações... 8 Análise de separador

Leia mais

Manual do Utilizador Brother Meter Read Tool

Manual do Utilizador Brother Meter Read Tool Manual do Utilizador Brother Meter Read Tool POR Versão 0 Direitos de autor Direitos de autor 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

CONFIGURAÇÕES GERAIS. Manual Retail/ Gestão Comercial/ GesPOS/ POSPlus/ FactuPlus Evolução

CONFIGURAÇÕES GERAIS. Manual Retail/ Gestão Comercial/ GesPOS/ POSPlus/ FactuPlus Evolução CONFIGURAÇÕES GERAIS Manual Retail/ Gestão Comercial/ GesPOS/ POSPlus/ FactuPlus Índice O manual de...4 Introdução...4 Objectivos...4 Condições de Utilização...4...5 O que são...5 Configurações existentes...5

Leia mais

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação Direcção de Serviços de Formação e Adaptações Tecnológicas Manual de Formação Elaborado por: Rua dos Ilhéus,

Leia mais

Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos

Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 O GESTOR DE CAMINHOS DE DADOS (DATA FOLDER SELECTOR) 2 O GESTOR DE COMPANHIAS (COMPANY MANAGER) 3 O GESTOR DE TRABALHOS (JOB MANAGER) 4 CÓPIA

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE TERMINAL

CONFIGURAÇÃO DE TERMINAL Configuração de Terminal Área GERAL Número de Terminal. Número associado a este terminal. Não pode ser repetido. Descrição. Definição do nome deste terminal. Estabelecimento. Número do estabelecimento

Leia mais

Assim, a emissão de documentos de transporte, em 3 exemplares, deverá ser efetuada nos seguintes termos:

Assim, a emissão de documentos de transporte, em 3 exemplares, deverá ser efetuada nos seguintes termos: No dia 1 de julho de 2013, entrarão em vigor as alterações ao novo Regime dos Bens em Circulação (DL n.º 147/2003 de 11/07), introduzidas pelo DL n.º 198/2012 de 24 de agosto. Assim, a emissão de documentos

Leia mais

MANUAL. ARTSOFT Sales

MANUAL. ARTSOFT Sales MANUAL ARTSOFT Sales 1 INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 1. Login... 4 2. Home... 5 3. Funcionalidades... 6 3.1. Configuração... 6 3.2. Sincronização... 11 3.3. Consultas...

Leia mais

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE BIBLIOTECA ANACOM - Manual do Utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 6 Pesquisa simples... 6

Leia mais

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO ÍNDICE Enquadramento... 4 Passo-a-Passo... 4 1. Importação do Mapa de Quantidades... 5 2. Registo do Auto de Medição...

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 2 3. Funcionalidades

Leia mais

Centros de Produção MANUAL DE APOIO ZONESOFT 2011 ZSREST

Centros de Produção MANUAL DE APOIO ZONESOFT 2011 ZSREST Centros de Produção MANUAL DE APOIO ZONESOFT 2011 ZSREST Índice 1. Os centros de produção... 3 2. Criar centro de produção... 4 3. Definir impressoras... 5 4. Opções de impressão... 7 5. Impressão por

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio/2011 Formatar colunas (1, 2 ou 3 ) Limites à volta do texto: Pág. 1/21 Capitulares Maiúsculas / Minúsculas Seleccionar a opção pretendida: (não esquecer que tem de estar já seleccionado o texto ao qual se pretende

Leia mais

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV POST Sistemas Manual do Módulo PDV Sumário Histórico de Modificações... 4 Introdução... 5 Imagem da Tela... 5 Disponibilidade... 6 Restrição / Permissão de Operações... 6 Como Operar... 6 Registrar Produtos...

Leia mais

Índice. LeYa Multimédia

Índice. LeYa Multimédia Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 3 2. Registo no 20 Aula Digital... 4 3. Autenticação... 5 3.1. Editar os dados de perfil... 5 3.2. Ativar código... 5 4. Página de entrada... 6 4.1. Pesquisar um

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Sistema do Ciclo de Vida do Cartão de Cidadão Versão 3 Modo Offline

Sistema do Ciclo de Vida do Cartão de Cidadão Versão 3 Modo Offline Sistema do Ciclo de Vida do Cartão de Cidadão Versão 3 Modo Offline FICHA TÉCNICA TÍTULO SCVCC 3 Modo Offline (2017 v.1) PROPRIEDADE Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. AUTOR Departamento de Identificação

Leia mais

1.ENTRAR NO MENU DE PROGRAMAÇÃO 2 2.PROGRAMAR CABEÇALHO 2 3. PROGRAMAÇÕES DIVERSAS 2

1.ENTRAR NO MENU DE PROGRAMAÇÃO 2 2.PROGRAMAR CABEÇALHO 2 3. PROGRAMAÇÕES DIVERSAS 2 INDICE Pag. MANUAL DE PROGRAMAÇÃO 1.ENTRAR NO MENU DE PROGRAMAÇÃO 2 2.PROGRAMAR CABEÇALHO 2 3. PROGRAMAÇÕES DIVERSAS 2 MANUAL DE FUNCIONAMENTO 1.PROGRAMAR NOMES NOS PLU S 3 2.PROGRAMAR PREÇOS NOS PLU S

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR Ano de referência MANUAL DO UTILIZADOR Aplicação para Preenchimento NOTA: Sempre que possível, as alterações relativas ao documento vigente no ano anterior serão assinaladas com cor diferente. 1 2 Índice

Leia mais

Versão

Versão Versão 5.0.1 20.06.17 Índice 1. Registo de Novos Membros... 3 2. Membros» Fazer Login... 3 2.1. Dificuldades com o Login... 3 3. Funcionalidades Disponibilizadas... 4 3.1. Ver/Editar Dados Pessoais...

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice 1. PROCEDIMENTOS DE ACESSO...4 2. RECOLHA DE TURNOS...15 2.1 NAVEGAÇÃO NO ECRÃ...16 2.2 PESQUISAS NO

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão.

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Centro de ajuda ao cliente VHSYS Vendas Balcão - PDV Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Índice 1. Lançar venda 2. Gerenciando suas Vendas Balcão 2.1 Busca Avançada

Leia mais

Este template permite implementar uma solução de cartão de pontos de cliente. Em cada compra efetuada, o cliente beneficia de pontos, que podem ser

Este template permite implementar uma solução de cartão de pontos de cliente. Em cada compra efetuada, o cliente beneficia de pontos, que podem ser Este template permite implementar uma solução de cartão de pontos de cliente. Em cada compra efetuada, o cliente beneficia de pontos, que podem ser utilizados para os mais diversos fins. 1 Cartão de Pontos

Leia mais