Manual de Treinamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Treinamento"

Transcrição

1 Manual de Treinamento Utilização do portal de Compras 1ª Parte Sistema Integrado de Governança Crescimento com excelência

2 Introdução Caro Fornecedor, Buscando aperfeiçoar sua cadeia de suprimentos a Delta Sucroenergia implantou uma nova ferramenta, o SAP SRM, pelo qual o objetivo é permitir o controle de todas as transações do processo de compra, firmando assim parcerias duradouras com empresas que se identificam com nossos valores e acima de tudo, que tenham postura ética e de respeito em suas relações. O SAP SRM permite a simplificação e automatização do processo de compra. Ele integra práticas estratégicas para qualificação do fornecedor, negociação e gestão de contrato mais rigorosa e economicamente eficiente por meio de uma estrutura única e suporte para habilitação de fornecedor por canais múltiplos para automatizar e simplificar o processo de compra. O relacionamento entre Delta Sucroenergia e Fornecedores será através do Portal do Fornecedor, uma iniciativa que dá início a uma nova fase de comunicação da empresa com seus fornecedores, trazendo incrementos na interatividade já conquistada, pois será possível realizar a partir da ferramenta, novas funções, como realização de cotações e envio de pedidos. Este guia de uso traz a explicação das principais funcionalidades do portal, ilustrada com telas e enriquecida com a definição de termos. Nosso objetivo é promover o entendimento de cada aplicativo, os conceitos envolvidos e como executar cada tarefa. Se você já é um fornecedor da Delta Sucroenergia, faça bom proveito e grandes negócios. Requisitos mínimos de acesso Utilização do browser Internet Explorer; E se necessário desative seu bloqueador de pop-up. Em caso de dúvidas, acesse nosso tutorial sobre navegadores de internet. Acesso a fornecedor já homologado Caso já seja fornecedor da Delta Sucroenergia, acesse o sistema utilizando sua identificação de usuário e senha enviados pelo Atendimento ao Fornecedor Delta Sucroenergia ou pelo Comprador Delta Sucroenergia. Se não tiver recebido esses dados, solicite através do duvidas.srm@deltasucroenergia.com.br informando o CNPJ e nome da empresa para assim ficar ativo em nossos processos de compras. Quando for utilizar nosso Portal de Compras pela primeira vez, será necessário para sua segurança, que você modifique a senha recebida por uma nova senha. Após alteração, clique em Modificar. Não se esqueça do seu usuário e da sua nova senha, eles são a chave para participar das Cotações em nosso Portal.

3 Acesso ao site Acesse o site e digite seu usuário e senha recebidos por . No seu primeiro acesso insira o usuário e senha recebidos por . Solicitações de Cotações e Leilões Para acessar as suas cotações e/ou leilões, clique em Solicitações de Cotações e Leilões. Nesta aba, será possível visualizar todas as solicitações, podendo filtrar conforme desejado. Tenha atenção sobre os prazos de abertura e encerramento para resposta de suas propostas.

4 Para solicitação de cotação, ver Licitações na Web Você poderá ainda filtrar estes itens, como Publicado, Encerrado ou Todos. Licitações na Web Solicitação de Cotação Há dois tipos de cotações que poderá ser lhe enviado, uma que será necessário Registrar-se para após apresentar sua cotação e outra que apenas apresentará sua cotação e enviará ao comprador para análise. Explicaremos aqui as duas formas para melhor entendimento: Botão Criar resposta habilitado Neste caso para responder a cotação, selecione a linha deixando-a na cor laranja e clique em Criar resposta para preencher os campos solicitados. Registrar Caso o botão Criar resposta não esteja habilitado, selecione a linha desejada deixando-a na cor laranja e clique em Exibir evento. O botão Exibir evento também serve para fazer consulta sobre a cotação antes mesmo de respondê-la.

5 Em Exibir evento consta mais informações referentes à cotação selecionada. Aqui será necessário clicar em Registrar para serem disponibilizados os campos para preenchimento da cotação. Após registrar, certifique se há perguntas do comprador sobre a cotação selecionada, na aba Questões. Havendo alguma pergunta, responda e envie no campo indicado. Depois de atualizado aparecerá os botões conforme imagem a seguir, dando opções de Participar, Não participar e Perguntas e respostas, este último, uma comunicação entre o comprador e fornecedor. Após clicar em Participar, clique agora em Criar lance e preencha os campos conforme próximas instruções.

6 Botão Perguntas e Respostas Esse botão é um chat com o comprador, onde poderá conversar, via Portal do Fornecedor, sobre a solicitação de cotação em aberto. Sempre ao responder ou começar uma conversa, clique em Enviar para enviar mensagem ao comprador. Responder as cotações Após clicar em Criar resposta ou mesmo em Participar e depois Criar lance, na tela a seguir, estão os campos onde deverão ser preenchidas as condições comerciais: Aba Informações de Solicitação de Cotação Não se esqueça de preencher o Incoterm (Frete) + a localidade/uf, ou mesmo um texto a respeito do frete.

7 Questões Fique atento a esta aba, pois, poderá haver questões relevantes sobre a cotação. Notas e anexos Mais um canal de comunicação com o comprador e fornecedor. Se necessário, poderá incluir anexos para a cotação que será enviada para um de nossos compradores. Aba: Itens Nesta aba são exibidos os produtos para cotação. Selecione um produto por vez, deixando a linha, na cor laranja. A seguir, clique em detalhes para disponibilizar os campos necessários para preenchimento das condições comerciais. Após todo o preenchimento, clique em Enviar para envio da cotação.

8 Detalhes do Item Em Detalhes do Item é possível verificar as informações de cada item/produto e completar com suas informações sobre a cotação. Aba: Questões e Aba: Notas e Anexos Nesta aba constam informações relevantes do comprador para o fornecedor referente apenas ao item/produto selecionado. Em cada item/produto, sempre clique nas abas Questões e Notas e Anexos, pois o comprador poderá ter colocado alguma pergunta sobre o item ou mesmo uma nota e/ou anexo sobre o mesmo para você responder. Na aba Questões caso tenha alguma pergunta que não foi respondida ao clicar em Enviar surgirá uma mensagem com o titulo da mensagem informando que a mesma não foi preenchida. Caso isto ocorra, volte em detalhes do item e responda a(s) questões.

9 Aba: Notas e Anexos Nesta aba você poderá colocar informações relevantes para o comprador verificar assim que você enviar a cotação preenchida. Não confunda esta aba com a aba de mesmo nome em Detalhes do produto, pois são coisas totalmente distintas. Aqui você poderá colocar informações e ou anexos para o comprador da Delta Sucroenergia. Notas Para colocar uma nota, clique em Inserir e depois Notas do proponente. O comprador irá visualizar está informação assim que você enviar a cotação.

10 Inserir Anexo Aqui você poderá inserir algum anexo relevante ao comprador sobre a cotação ou sobre algum produto da cotação. Este processo é semelhante ao anexo do Windows, onde você localiza o arquivo e clique para anexá-lo. Depois de localizado e descrito o anexo, clique em Ok para salvar. Agrupamento Agrupamento é apenas para visualizar informações da cotação. Sua visualização é importante, pois informa detalhes do que você fez na cotação inteira. Rastreamento São informações sobre a cotação, no qual poderá analisar ou comparar as versões alteradas da cotação caso necessárias. Esta aba é interessante no intuito de verificar as modificações ocorridas. Você encontrará essas informações, clicando em Comparar. Botão Enviar solicitação de cotação Preenchido todos os campos, clique em Enviar. Pronto. Agora é só aguardar o comprador avaliar sua cotação e posteriormente sendo viável a Delta Sucroeenrgia, o comprador emitirá um pedido para sua empresa com o(s) produto(s) da cotação enviada por você.

11 Botão Processar Solicitação de cotação Caso necessite alterar algum campo após já ter enviado a cotação ao comprador, clique em Processar. A data que aparecerá ao comprador será a da última edição feita na cotação.

12 Não aceite pedido Quando receber o pedido e não concordar, siga os procedimentos abaixo. Do contrario você deverá enviar o material. Se for enviar parcialmente, controle as quantidades, até nosso Workflow de aceite e controle de parcialmente recebidos entrar em operação. Para não aceitar clique em anular, o lance aparecera como anulado para o comprador. Aparecera a seguinte mensagem: Se necessitar realizar alterações no lance, avise imediatamente o comprador e repita os procedimentos para alteração.

13 Dúvidas? Entre em contato com a Central de Atendimento ao Fornecedor Delta Sucroenergia. de contato: duvidas.srm@deltasucroenergia.com.br Telefone: (34) DeltaSucroenergiaSA Delta_Sucro DeltaSucroenergia

Manual de Treinamento

Manual de Treinamento Manual de Treinamento Utilização do portal de Compras 2ª Parte Sistema Integrado de Governança Crescimento com excelência Introdução Caro Fornecedor, Buscando aperfeiçoar sua cadeia de suprimentos a Delta

Leia mais

Portal de Fornecedores Não-Revenda

Portal de Fornecedores Não-Revenda Portal de Fornecedores Não-Revenda Negociação e Resposta de Cotação Consulte neste manual os procedimentos relativos gestão de negociação no Portal de Fornecedores: consulta, participação/rejeição e criação

Leia mais

MANUAL DE #NOVAGOL SUPORTE FORNECEDORES

MANUAL DE #NOVAGOL SUPORTE FORNECEDORES MANUAL DE SUPORTE #NOVAGOL FORNECEDORES SU MÁ RIO 1. REQUISITOS DE CADASTRO... 1.1. Documentação Necessária... 2. PRÉ-CADASTRO DE FORNECEDORES... 2.1. Como Fazer o Pré-cadastro... 2.2. Informações Básicas...

Leia mais

Upgrade SRM 7.0 Comprador/Contratador

Upgrade SRM 7.0 Comprador/Contratador Upgrade SRM 7.0 Comprador/Contratador Última Atualização 07/01/2011 Instruções Gerais Por favor verifique se o áudio do seu computador está habilitado, pois nesta apresentação seu microfone não estará

Leia mais

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador / Versão.0 Pearson Sistemas do Brasil Pág./ 2/ Índice Analítico. Introdução... 4 2. Acessando o Programa de Gestão de Usuários... 5 3. Preenchimento de Dados... 7 3. Aba Dados Pessoais... 9 3.2 Aba Documentos...

Leia mais

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat Atendimento por Telefone: (11) 2175-3600 - E-mail: fornecedores@me.com.br - Atendimento via Chat www.me.com.br Atualizado em 08/08/2016 Sumário Cadastrando-se no Mercado Eletrônico...3,4,5,6,7,8,9. Primeiro

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA)

SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA) SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA) Objetivo: Este tópico possibilita que o usuário fornecedor visualize e crie mensagens e anexos através sala de colaboração. Possibilita também o envio de mensagens e anexos atrelados

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1 PROCESSOS E SISTEMAS Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE 2017 Instrução aos Fornecedores Página 1 ÍNDICE 1. INTRUÇÕES PARA CADASTRO DE FORNECEDORES... 3 1.1. COMO FAZER O MEU PRÉ-CADASTRO?...

Leia mais

SRM RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES MANUAL DO FORNECEDOR. Junho Versão 2

SRM RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES MANUAL DO FORNECEDOR. Junho Versão 2 SRM RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES MANUAL DO FORNECEDOR Junho 2013 Versão 2 2 de 26 ÍNDICE Capítulo/Seção Página 1. BEM-VINDOS... 3 2. INFORMAÇÃO DO CONVITE À OFERTA... 4 2.1 ACESSO À SRM... 4 2.2 USUÁRIO

Leia mais

Manual de utilização do Portal Rio 2016 Envio de Propostas. Técnicas e Comerciais

Manual de utilização do Portal Rio 2016 Envio de Propostas. Técnicas e Comerciais Manual de utilização do Portal Rio 2016 Envio de Propostas Técnicas e Comerciais 1. Como proceder para responder uma concorrência nas modalidades de Cotação e Sourcing Flow. 2. Dar aceite do seu pedido

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1

INSTRUÇÕES AOS FORNECEDORES PROCESSOS E SISTEMAS. Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE Instrução aos Fornecedores Página 1 PROCESSOS E SISTEMAS Documento de Treinamento VERSÃO 3.0 AGOSTO DE 2016 Instrução aos Fornecedores Página 1 INDICE DESCRIÇÃO PAG. INTRUÇÕES DE CADASTRO 1.1 Como fazer o meu cadastro? 3 1.1 - Como resetar

Leia mais

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES Operação da plataforma ACESSO Tópicos desta sessão: Primeiro acesso Esqueci a senha Alteração de Cadastro Cadastrar ou alterar categorias PRIMEIRO ACESSO

Leia mais

SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA)

SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA) SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA) Objetivo: Este tópico possibilita que o usuário fornecedor visualize e crie mensagens e anexos através sala de colaboração. Possibilita também o envio de mensagens e anexos atrelados

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

TREINAMENTO PORTAL SABIC 2016

TREINAMENTO PORTAL SABIC 2016 TREINAMENTO PORTAL SABIC 2016 Versão 1 Agosto 2016 CONTEÚDO DO PORTAL DA SABIC 1 Entrar no Portal 2 Criar uma ordem: Criar uma nova ordem Copiar ordem existente 3 Gerenciar ordens 4 Gerenciar Faturas Faturas

Leia mais

Manual de utilização Criação do primeiro acesso Criação de administrador de portal Criação de usuários

Manual de utilização Criação do primeiro acesso Criação de administrador de portal Criação de usuários Portal de Fornecedor Manual de utilização Criação do primeiro acesso Criação de administrador de portal Criação de usuários Página 1 Sumário 1. Introdução ao Portal de Fornecedor...3 1.1. Usuário e Senha...3

Leia mais

Manual de Participação em Eventos

Manual de Participação em Eventos Manual de Participação em Eventos Ariba Spend Management DATA: 6-06-207 VERSÃO: Versão.0 Suporte SAP Ariba: 0800 89 3988 Página de 5 ÍNDICE. PRIMEIRO ACESSO... 3.. Cadastro... 3.2. Cadastro Ariba Commerce

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Upgrade SRM 7.0 Comprador/Contratador

Upgrade SRM 7.0 Comprador/Contratador Upgrade SRM 7.0 Comprador/Contratador Última Atualização 07/01/2011 Objetivo O SRM é o sistema utilizado na gestão de relacionamento com fornecedores do Sistema Petrobras, sendo utilizado para compras

Leia mais

No texto do de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação.

No texto do  de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação. COTAÇÃO WEB Como o fornecedor registra cotações no Módulo de Cotação Web 01. No momento em que o comprador dispara a Cotação Web, um e-mail é enviado a cada fornecedor participante da mesma. É a partir

Leia mais

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Acadêmico Programa de Gestão de Usuários

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Acadêmico Programa de Gestão de Usuários / 0 Versão.0 Visão Coordenador Pearson Sistemas do Brasil Pág./0 2/ 0 Índice Analítico. Introdução... 4 2. Acessando o Programa de Gestão de Usuários... 5 3. Preenchimento de Dados... 6 3. Aba Dados Pessoais...

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 1 12/08/2015 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO SE CADASTRAR NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3 3. Ariba Network

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador / 0 Versão 2.5.3 Pearson Sistemas do Brasil Pág./0 2/ 0 Índice Analítico. Introdução... 4 2. Acessando o Programa de Gestão de Usuários... 5 3. Preenchimento de Dados... 6 3. Aba Dados Pessoais... 8 3.2

Leia mais

Manual de utilização do Portal Rio 2016 Cadastro de. fornecedores

Manual de utilização do Portal Rio 2016 Cadastro de. fornecedores Manual de utilização do Portal Rio 2016 Cadastro de fornecedores COMO PROCEDER PARA SE CADASTRAR NO PORTAL DE SUPRIMENTOS DO RIO 2016 O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE TUTORIAL Início Pré- Cadastro Cadastro

Leia mais

TREINAMENTO PORTAL SABIC

TREINAMENTO PORTAL SABIC TREINAMENTO PORTAL SABIC Versão 2 Octubre 2017 CONTEÚDO DO PORTAL DA SABIC 1. Logar no Portal da Sabic 2. Criar uma ordem: Criar uma nova ordem Copiar ordem existente 3. Gerenciar ordens 4. Gerenciar Faturas

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC INTRODUÇÃO Para atualizar os dados de sua empresa junto a Rede Petro-BC, você deve seguir os procedimentos abaixo. O cadastro está organizado em: Dados Principais, endereços, contatos, apresentação da

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3

Leia mais

Pré-Qualificação - Fornecedor. Última Atualização 23/03/2018

Pré-Qualificação - Fornecedor. Última Atualização 23/03/2018 Pré-Qualificação - Fornecedor MT-43-1-00164 Última Atualização 23/03/2018 Índice I Cosultar Pré-Qualificação área pública II Inscrever-se em uma Pré-Qualificação III Cosultar Pré-Qualificação área interna

Leia mais

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Seja bem vindo ao nosso portal! Ele foi criado para facilitar suas operações de câmbio, este material te guiará por todas as funções. ACESSE O PORTAL www.santander.com.br/negociosinternacionais

Leia mais

Manual do fornecedor. Cadastro

Manual do fornecedor. Cadastro Manual do fornecedor Cadastro 1 Sumário I. Criação de conta pelo próprio fornecedor... 3 I.1. Registro no site... 3 I.2. Atualizar Perfil... 7 II. Criação de novo usuário fornecedor... 20 III. Criação

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

TUTORIAL DISPENSA DE LICITAÇÃO FORNECEDOR

TUTORIAL DISPENSA DE LICITAÇÃO FORNECEDOR TUTORIAL DISPENSA DE LICITAÇÃO FORNECEDOR Acesse o site www.bec.sp.gov.br. Selecione a opção Login, no menu à esquerda, e clique em Negociações Eletrônicas. Coordenadoria de Entidades Descentralizadas

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR Versão: 01 Página: 1 / 14 HOSPITAL POMPÉIA PROJETO TASY COTAÇÃO DE COMPRA WEB Versão: 01 Página: 2 / 14 COTAÇÃO DE COMPRA WEB O Hospital Pompéia está disponibilizando o sistema de Cotação de Compras Web

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Pré-qualificação - Fornecedor

Pré-qualificação - Fornecedor Pré-qualificação - Fornecedor MT-43-1-00164-2 Última Atualização 22/05/2018 Roteiro I. Consultar Pré-qualificação área pública II. Inscrever-se em uma Pré-qualificação III. Consultar Pré-qualificação área

Leia mais

MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP

MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Solicitar material em um registro de preços... 4 2.1. Visualizar Ata... 6 2.2. Solicitar material em um Registro de Preços...

Leia mais

SANEAMENTO DE GOIÁS S/A - SANEAGO. Tutorial do Pregão Eletrônico

SANEAMENTO DE GOIÁS S/A - SANEAGO. Tutorial do Pregão Eletrônico SANEAMENTO DE GOIÁS S/A - SANEAGO Tutorial do Pregão Eletrônico 1. Para participar de qualquer procedimento licitatório na SANEAGO, o fornecedor deverá realizar o seu cadastro na empresa. Os procedimentos

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Sub-rogação de Proponente

Sub-rogação de Proponente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Sub-rogação de Proponente Perfil

Leia mais

Rua Xavantes, nº 54, 1º Andar (3º piso), Bairro Atiradores Joinville, SC Telefone: (47)

Rua Xavantes, nº 54, 1º Andar (3º piso), Bairro Atiradores Joinville, SC Telefone: (47) Rua Manoel Bento da Cruz, 11-29 Bauru, SP Telefone: (14) 4009-8900. Rua Machado Bittencourt, 361, 3º andar, Vila Mariana São Paulo, SP Telefone: (11) 4306-8900. Rua Xavantes, nº 54, 1º Andar (3º piso),

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Material...4 2.1 Cadastrar Requisição...4 2.1.1

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Página 1 de 21 AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Conheça o Autorizador Eletrônico da ELOSAÚDE. Mais facilidade para o seu dia-a-dia, mas agilidade para os beneficiários. Índice Pré-requisitos de sistema

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO

Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO Manual de Instalação e Utilização CATÁLOGO ELETRÔNICO PELLEGRINO Versão 3.0 FEV/2010 1 ÍNDICE INSTALAÇÃO Perguntas e respostas da versão 3.0 do catálogo Pág. 3 Quais os requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

Manual de Procedimento

Manual de Procedimento Manual de Procedimento StaWeb Versão 1.0 Santaconstancia Tecelagem Rua Soldado Amarilho Gonçalves Queiroz 77-02147-901 - São Paulo - SP - Brasil Tel. 55 11 2982-7800 - Fax 55 11 2201-4872 Manual de Procedimento

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES

MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES MANUAL DO PRE-CADASTRO DE FORNECEDORES Procedimento para Pre-cadastro de fornecedores Abril/2018 1 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Acesso ao Portal de Relacionamento com Fornecedores... 4 3. Iniciando o Pre-cadastro

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 19/02/2016)

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 19/02/2016) Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico Compatibilidade de Navegadores Versões de navegadores Web homologadas pelo fabricante para utilização do Portal: Sistema Operacional Internet Explorer Mozilla Firefox

Leia mais

Portal de Compras do Sistema FIEB. Manual do Fornecedor

Portal de Compras do Sistema FIEB. Manual do Fornecedor Portal de Compras do Sistema FIEB Manual do Fornecedor NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR https://compras.fieb.org.br Acessar no Portal de Compras o botão Cadastro. NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR Clicar no botão

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

Conheça as funcionalidades do novo Portal do Prestador

Conheça as funcionalidades do novo Portal do Prestador Informativo portal de serviços do prestador Conheça as funcionalidades do novo Portal do Prestador ACESSANDO O PORTAL Uma das inovações do portal da Cemig Saúde, que será lançado no dia 1º de fevereiro,

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO http://superadesk.superabiz.com.br Elaborado em 24/04/2014 Sumário Regras do Suporte...3 Objetivo...4 Página Inicial...4 Abertura de chamados...6 Acompanhando sua solicitação...9

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Versão 1.0 Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Manual de Instalação e Utilização Versão 1.0 (Fevereiro/2017) Tempro Software Conteúdo 1. CONTATOS... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Elaborado em Manual do Novo Portal de Fornecedores

Elaborado em Manual do Novo Portal de Fornecedores Elaborado em 11.03.2011 Manual do Novo Portal de Fornecedores 1 Índice: 1. Como acessar o Novo portal...03 1.1. Primeiro acesso...02 1.2. Esqueci minha senha...05 2. Conhecendo o Novo Portal...06 2.1.

Leia mais

Guia Rápido do Usuário Caderno de dicas práticas para trazer mais eficiência no uso da nova ferramenta

Guia Rápido do Usuário Caderno de dicas práticas para trazer mais eficiência no uso da nova ferramenta Guia Rápido do Usuário Caderno de dicas práticas para trazer mais eficiência no uso da nova ferramenta Grupo Edson Queiroz Versão: 1.0 Data: 13/07/2012 Índice 1. Em caso de esquecer a senha ou usuário.

Leia mais

VISUALIZAÇÃO DE DADOS DA OPORTUNIDADE

VISUALIZAÇÃO DE DADOS DA OPORTUNIDADE VISUALIZAÇÃO DE DADOS DA OPORTUNIDADE Objetivo: Este tópico possibilita que o usuário fornecedor visualize as informações da oportunidade. Consultas: 1. Acesse o menu inicial Cotações Eletrônicas ; 2.

Leia mais

Manual. Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil

Manual. Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil Manual Portal de Fornecedores Grupo MAHLE Brasil Índice Índice...1 Introdução...2 Aplicabilidade...2 Formas de acessar o Sistema...3 Solicitação de Cotação...4 Cabeçalho e dados básicos...5 Recusar cotação,

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS

INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS Após ter acessado o portal do Congresso Científico (http://sistemas.unifai.com.br/cic/) ACESSE A ÁREA DE AUTOR: Pelo link http://sistemas.unifai.com.br/cic2017/index.php?conteudo=autor_login

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB 1ª Parte Primeiro Acesso 2ª Parte Esqueceu a Senha? Versão axsg.02 Sumário INTRODUÇÃO... 3 FUNDAMENTOS... 4 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 4 1ª Parte - PRIMEIRO ACESSO... 5 2ª Parte

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Manual do Docente PAAD Plano Anual do Docente e RAAD Relatório Anual do Docente

Manual do Docente PAAD Plano Anual do Docente e RAAD Relatório Anual do Docente Manual do Docente PAAD Plano Anual do Docente e RAAD Relatório Anual do Docente ÍNDICE 1. Introdução... 4 1.1 Problemas com o acesso ao SIG@... 4 1.2 Acessando a funcionalidade Preencher PAAD e Raad no

Leia mais

Novas Funcionalidades: Versão 2.8. Guia de Consulta Rápida

Novas Funcionalidades: Versão 2.8. Guia de Consulta Rápida Novas Funcionalidades: Versão 2.8 Guia de Consulta Rápida 1 Versão 2.8 O presente documento tem como objetivo divulgar os novos desenvolvimentos da versão 2.8, com o intuito de oferecer maior praticidade

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais