MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE"

Transcrição

1 MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização

2 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2 Tela inicial...4 Tela de chamados...4 Abrir novo chamado...5 Chamados Telas e abas de um chamado Chamado Processando chamado: Documentos Inserindo anexos Inserindo acompanhamentos Encerramento do chamado F.A.Q. (Base de conhecimento)... 22

3 2 Login Abrir sistema O sistema de chamados continua acessível pelo navegador de internet, no mesmo endereço, sendo este: Autenticação Ao entrar no sistema, será exibida a tela de autenticação:

4 3 Para entrar, basta digitar o mesmo usuário e senha utilizados antes da atualização. Seguindo o exemplo, em seguida, clique em Enviar.

5 4 Tela inicial Tela de chamados Ao entrar no sistema, será apresentada a tela de chamados, onde pode-se verificar se há chamados abertos para um problema semelhante. Caso seja um problema coletivo, basta aguardar uma solução, portanto não há a necessidade de abertura de chamado.

6 5 Abrir novo chamado Há dois caminhos para abrir um chamado. Basta colocar o mouse sobre o menu Assistência, e irá surgir algumas opções, clique em Criar Chamado ou clique no sinal: no canto superior esquerdo da tela inicial: Sinal + para adicionar um chamado em destaque.

7 6 O navegador irá exibir o formulário para abertura de chamados: Para abrir o chamado, é necessário preencher no mínimo os seguintes campos:

8 7 O Título* deve ser uma descrição breve do problema, de forma que se possa entender a categoria do chamado. A Descrição* deve ser preenchida com as informações já solicitadas por padrão, sendo estas: Telefone - Telefone do solicitante Filial - Nome da filial do solicitante Nome do computador Nome do computador do solicitante, essa informação geralmente é encontrada no programa de acesso remoto (ver exemplo abaixo). Descrição do Problema Deve-se descrever detalhes do problema de forma a auxiliar na solução, assim como, se possível, as providências já tomadas para tentar resolver o mesmo.

9 8 Para encontrar o nome do computador basta dar dois cliques neste ícone: que fica perto do relógio: Na janela que será aberta, será exibido o nome do computador no canto superior esquerdo: Após preencher todos os campos, basta clicar em. O sistema irá abrir o chamado e notificar no próprio navegador através de uma pequena mensagem na tela, como no exemplo abaixo:

10 9 Será exibida uma mensagem como no exemplo, o número é o ID do chamado, Use-o para acompanhar o seu chamado. Abaixo também em azul, o título do chamado será exibido. Simultaneamente será enviado uma mensagem para o seu da Transpedrosa, para que você possa acompanhar e interagir com seu chamado, como no exemplo abaixo:

11 10 Exemplo de enviado pelo sistema ao abrir um chamado. Para acessar o chamado, basta abrir este e clicar no botão: Observação: Sempre ao clicar o botão instruído aqui no manual., talvez seja necessário fazer login novamente, conforme

12 11 E será aberta a tela do chamado:

13 12 Chamados Telas e abas de um chamado Haverá uma lista de opções no menu lateral ao chamado, dentre estas, as principais são: Chamado: É a tela padrão exibida ao clicar em Contém todas as informações básicas do chamado, como: Data de abertura Categoria Título Descrição Requerente Observadores Técnico para o qual foi atribuído Dentre outros.

14 13 Processando chamado: É a tela onde se encontra informações do chamado e de sua solução, dispostas como uma linha do tempo, nesta tela encontram-se: Data do evento (Abertura, Acompanhamento, Anexos) Título do chamado (verde) Descrição do chamado (verde) Acompanhamentos do chamado, os quais podem ser inseridos pelos técnicos ou pelo usuário (cinza) Documentos do chamado (ícone, nome do documento e tipo de documento) Solução do chamado (em azul), que será inserida pelo técnico no encerramento do chamado.

15 14 Documentos Na aba de documentos, encontra-se a tela onde estão listados todos os documentos anexados ao chamado, os quais podem ser acessados para download.

16 15 Inserindo anexos Ao abrir um chamado ou ao inserir um acompanhamento, é possível sempre anexar documentos, que podem auxiliar na análise e na solução do problema Para inserir, basta clicar em acima. Caso clique em ou clicar no arquivo desejado e arrastar para dentro do quadrado pontilhado como no exemplo, será aberto um diálogo para escolher o arquivo semelhante a este:

17 16 Dentre os arquivos que podem ser enviados, estão: Imagens (jpeg, png, bmp...) Documentos (pdf, doc, docx, txt...) Planilhas (csv, xls, xlsx...) Basta escolher o arquivo, clicar em abrir ele será enviado. Ao clicar em, o chamado será salvo juntamente com o arquivo anexo. Todos anexos são salvos na linha do tempo na aba Processando Chamado, aparecem desta forma, como o exemplo: Basta clicar no link (em azul) para abrir ou baixar o arquivo.

18 17 Inserindo acompanhamentos É possível adicionar e responder comentários no chamado, na aba Processando Chamado. Basta clicar no botão Será aberto um pequeno formulário, o qual deve ser preenchido. Descrição É o conteúdo do acompanhamento, ou seja, a mensagem que será postada ou a resposta para outro acompanhamento. Adicionar um documento É semelhante à adição de anexo na abertura de chamado, e o anexo pode ser inserido da mesma forma. Origem do acompanhamento Deve permanecer inalterado. Privado Por padrão os acompanhamentos não são privados, ou seja, podem ser visualizados por todos, para deixar visível somente para o Requerente, os Observadores e os Técnicos envolvidos, basta alterar o valor deste campo para Sim. Após preencher todos os campos, basta clicar em Chamado. e o acompanhamento será inserido na linha do tempo na aba Processando

19 18 Sempre que alguém inserir um acompanhamento, será enviado um para todos envolvidos (requerentes, observadores e/ou técnicos), Conforme o exemplo:

20 19 Assim como no da abertura do chamado, é sempre possível clicar em no para abrir o chamado, ao clicar será aberto o chamado em questão. Talvez seja necessário fazer o login para visualizar o chamado, caso não esteja logado no sistema. Atenção: Caso responda o que é enviado pelo sistema não será inserido nenhum acompanhamento, e nenhum dos envolvidos receberá este . Deve-se SEMPRE ABRIR o chamado no sistema e inserir o acompanhamento conforme instrução deste manual. Todos acompanhamentos são salvos na linha do tempo na aba Processando Chamado, aparecem em cinza, conforme o exemplo: Lembrando que: É muito importante responder aos acompanhamentos dos técnicos, pois são importantes para a solução do chamado. Caso um acompanhamento não seja respondido após 12 horas, o chamado poderá ser fechado por falta de interação do solicitante. Responder o recebido pelo sistema não é resposta de acompanhamento e não tem efeito nenhum sobre o processo.

21 20 Encerramento do chamado Quando o chamado é solucionado, caso a solução não seja viável ou caso não haja interação por parte do solicitante, o chamado é encerrado. No encerramento do chamado, é disponibilizada a solução do problema, a qual é descrita pelo técnico responsável pelo chamado e esta irá aparecer na aba Processando chamado, em azul, conforme o exemplo abaixo: Será apresentado neste campo: Data/hora do registro da solução Responsável pela solução Descrição da solução Tipo da solução (Resolvido / Não resolvido / Falta de interação)

22 21 Para que o requerente do chamado também saiba quando o chamado é solucionado sem ter que entrar constantemente no sistema, é enviado um para todos os envolvidos, informando a solução, conforme exemplo abaixo: Com isso o processo do chamado está completo e para qualquer outra solicitação, mesmo que relacionado a este mesmo chamado, deve-se abrir um novo chamado.

23 22 F.A.Q. (Base de conhecimento) O FAQ, é uma base de conhecimentos do sistema utilizada para documentar questões comuns ou soluções para problemas que já aconteceram. É importante consultar o FAQ para evitar a perda de tempo procurando soluções para problemas já resolvidos. Para acessar, primeiramente faça o login no sistema, caso já esteja logado, basta colocar o mouse sobre o menu Ferramentas, e irá surgir algumas opções, clique em Base de conhecimento:

24 23

25 24 Será aberta a tela de Base de Conhecimento. Poderá ser feita a pesquisa sobre o assunto desejado no campo Pesquisar : Para alterar a visualização de acordo com as categorias, é possível clicar em Navegar:

26 25 Ao entrar nos diretórios ( pastas ) será possível ver os artigos, bem como os assuntos e categorias:

27 26 Clicando em um artigo, será possível visualiza-lo. Assim como os chamados, os artigos na base de conhecimento possuem um menu lateral. Clicando na aba Documentos serão apresentados os referentes ao artigo, conforme o exemplo abaixo: Basta clicar para abrir ou fazer o download do documento.

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil técnico 2016 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk ApexBrasil?... 3 O que é o perfil técnico?...

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO 2 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 E-MAIL DE BOAS VINDAS... 3 3 LOGIN... 4 4 DADOS CADASTRAIS... 4 5 NAVEGAÇÃO... 5 6 FAQ... 6 7 ABERTURA DE OCORRÊNCIA... 7 7.1 Categorização... 7

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Versão 1.0 Guia Rápido do Usuário SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ACESSANDO O SACS 4 3 ABRINDO UM CHAMADO 5 4 CONSULTA AOS CHAMADOS ABERTOS 7 5 ACRESCENTANDO

Leia mais

Manual de Instruções de Uso do Sistema de Solicitações. Área do Cliente

Manual de Instruções de Uso do Sistema de Solicitações. Área do Cliente Manual de Instruções de Uso do Sistema de Solicitações Área do Cliente FORTALEZA 2016 SUMÁRIO 1 Acessando o Sistema... 3 2 Abrindo Chamados... 3 2.1 Preenchendo sua Solicitação... 4 3 Meus Chamados...

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Service Desk Allianz ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. LISTA DE TICKETS IV. TICKETS a. CRIAR TICKETS

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Portal MGS No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Portal MGS  No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS. Portal MGS WWW.MGS.SRV.BR O usuário deverá acessar o Portal MGS, através do endereço WWW.MGS.SRV.BR No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO http://superadesk.superabiz.com.br Elaborado em 24/04/2014 Sumário Regras do Suporte...3 Objetivo...4 Página Inicial...4 Abertura de chamados...6 Acompanhando sua solicitação...9

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Gestão de Serviços de TI ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. HISTÓRICO DE TICKETS IV. TICKETS a.

Leia mais

Versão: DTI. Manual de usuário GLPI Vr /04/2016 Página 1

Versão: DTI. Manual de usuário GLPI Vr /04/2016 Página 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Versão: 1.1 - DTI Manual de usuário

Leia mais

SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O SISTEMA GLPI... 5 2.1. LOGIN E SENHA... 5 2.2. ALTERAÇÃO DE SENHA... 5 3. O CHAMADO...

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral.

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. O sistema SGPe deverá ser utilizado nos navegadores FIREFOX ou INTERNET

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK Novembro de 2015 Objetivo: Esse manual, baseado no manual GLPI, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do Service Desk GLPI,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS Março de 2019 2 Objetivo Esse manual do GLPI tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do GLPI, sistema de Service Desk. Neste documento

Leia mais

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Universidade Federal de Goiás Sumário Apresentação... 2 1. Como acessar o sistema?... 3 2. Ambiente do Usuário Externo...

Leia mais

Guia de Utilização da. Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B

Guia de Utilização da. Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B Guia de Utilização da Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B Índice Objetivo... 3 Acesso à Aplicação... 4 Menu de Acesso... 5 Abertura de Chamados Para cadastro e Lotações do sistema

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores Atendimento Acesso ao sistema de atendimento aos setores Acesse o sistema de atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao. Aparece, então, a página de login do sistema, mostrada

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

No texto do de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação.

No texto do  de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação. COTAÇÃO WEB Como o fornecedor registra cotações no Módulo de Cotação Web 01. No momento em que o comprador dispara a Cotação Web, um e-mail é enviado a cada fornecedor participante da mesma. É a partir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS GLPI v1.1

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS GLPI v1.1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS GLPI v1.1 Julho de 2016 1 Objetivo: Esse manual, baseado no manual GLPI elaborado pela CTI, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE Sumário 1 Introdução...3 1.1 O que é e qual a finalidade do sistema?...3 1.2 Quem pode acessar estas informações?...3 1.3 O que há

Leia mais

MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO

MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO 2017 MANUAL DE USO SISTEMA CUBO 1. ACESSO DO USUÁRIO 1.1 Acesse o endereço https://sistemas.uft.edu.br/cubo/admin/login

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Conteúdo 1. Cadastro de requerimentos... 2 2. Cadastro de solicitações... 3 3. Acompanhamento de solicitações... 3 4. Disponibilizando uma solicitação...

Leia mais

Manual de abertura de chamados técnicos de TI

Manual de abertura de chamados técnicos de TI Manual de abertura de chamados técnicos de TI SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Entendendo o processo de atendimento... 3 4. Instruções de uso... 4 4.1 Como realizar o acesso ao GLPI... 4

Leia mais

Procedimento para abertura de chamados de Manutenção

Procedimento para abertura de chamados de Manutenção Procedimento para abertura de chamados de Manutenção Introdução Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management - um aplicativo que permite a abertura

Leia mais

Centralx Clinic Cloud

Centralx Clinic Cloud 1 Introdução Os dados do Centralx Clinic podem ser sincronizados com nossos servidores de modo a possibilitar que sejam acessados online, através de qualquer equipamento conectado à internet. O acesso

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Departamento de Serviços Gerais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Departamento de Serviços Gerais MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS GERAIS Apresentação Este documento apresenta os procedimentos para utilização do sistema informatizado adotado pelo

Leia mais

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante.

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Manual de usabilidade Aluno Caro(a) Mestrando(a), Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Navegando pelos menus do PROFSAÚDE

Leia mais

PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE

PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Adicionais, Auxílios, Benefícios e Gratificações >

Leia mais

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas Material de Apoio Portal de Atendimento Betha Sistemas Sumário 1. Portal de Atendimento Cliente Betha 1.1. Como realizar o acesso ao novo Portal de Atendimento 1.2. Como abrir um chamado pelo Portal de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Proposta... 3 3. Solicitando uma Licença... 4 4. Acesso... 4 a. Cadastro de usuário... 4 b. Acesso ao Sistema... 4 c. Esqueci a senha...

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO INSTRUÇÃO DE TRABALHO MANUAL DE DE OPERAÇÃO DO PORTAL SYMANTEC DE SERVIÇOS ALTIRIS IT DS003-v1 IT DS003-v3 IDENTIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO Nº DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT DS003-v3 NOME DA INSTRUÇÃO

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante 4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio Muito importante O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não "rodar" corretamente

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk.

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. O Help Desk é o sistema responsável por gerenciar chamados, com ele, é possível

Leia mais

Acessando o Webmail. Primeiramente digite em seu navegador: webmail.seudominio.com.br. Em seguida, digite seu e sua senha, clique em entrar ;

Acessando o Webmail. Primeiramente digite em seu navegador: webmail.seudominio.com.br. Em seguida, digite seu  e sua senha, clique em entrar ; Acessando o Webmail Neste tutorial você aprenderá como utilizar as funções básicas do webmail(enviar e-mails, adicionar contatos, editar assinatura, etc...), escolhemos trabalhar com a plataforma Roundcube,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL DE CHAMADOS GRTELECOM MANAUS versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL DE CHAMADOS GRTELECOM MANAUS versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL DE CHAMADOS GRTELECOM MANAUS versão 1.0 Manaus, AM 2018 Neste documento contem informações e passos para abertura de chamados através de nosso sistema, apenas a GrTelecom e a

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016. GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1)

MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016. GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1) MANUAL DO USUÁRIO DATA: 01/08/2016 GCHT0042 Manual do Cliente para Utilização do Zendesk (Revisão 1) 2 Índice Índice... 2 Pré Requisitos... 3 Introdução:... 4 Abrindo um chamado diretamente pelo site...

Leia mais

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE ATENÇÃO: Solicitamos que em caso de ao acessar o Office 2 CRM, encontrar qualquer informação divergente de sua empresa, nos comunique imediatamente, por favor,

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14

Manual do Usuário SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Página 1 de 14 SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA GLPI ( GESTÃO LIVRE DE PARQUE DE INFORMÁTICA ) Manual do Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação 2016 Página 1 de 14 Apresentação Este tutorial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA...

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA... Manual MAZK (Aluno) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GLPI Objetivo: Esse manual, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do GLPI, sistema de Help Desk utilizado pela Coordenação de Gestão

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

Atendimento. Acesso ao Sistema Atendimento. O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço:

Atendimento. Acesso ao Sistema Atendimento. O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço: Atendimento Acesso ao Sistema Atendimento O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao Digitando o endereço acima, aparecerá a HOME PAGE do Sistema

Leia mais

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat Atendimento por Telefone: (11) 2175-3600 - E-mail: fornecedores@me.com.br - Atendimento via Chat www.me.com.br Atualizado em 08/08/2016 Sumário Cadastrando-se no Mercado Eletrônico...3,4,5,6,7,8,9. Primeiro

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA)

SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA) SALA DE COLABORAÇÃO (NOVA) Objetivo: Este tópico possibilita que o usuário fornecedor visualize e crie mensagens e anexos através sala de colaboração. Possibilita também o envio de mensagens e anexos atrelados

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil autoatendimento 2017 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk Apex-Brasil?... 3 O que é o perfil de autoatendimento?... 3 Como acessar o sistema

Leia mais

Laudador de Eletroencefalografia (EEG)

Laudador de Eletroencefalografia (EEG) STT SISTEMA CATARINENSE DE TELEMEDICINA E TELESSAÚDE Manual de Laudador de Eletroencefalografia (EEG) Manual Laudador de Eletroencefalografia (EEG) Laboratório de Telemedicina Lab Med Universidade Federal

Leia mais

Manual de Usuário GLPI

Manual de Usuário GLPI Manual de Usuário GLPI Versão: 3.0 Conteúdo Funcionalidades... 4 Entrar no sistema... 4 Criar Chamado... 5 Acompanhamento de Chamado... 9 Fechamento de Chamado... 11 Pesquisa de Satisfação... 13 Versão:

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Página 1 Introdução Os beneficiários da AMS que não se encontram como empregados ativos na Petrobras ou subsidiárias

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service 1 182 1 Elaboração Nome André Alvim Tolentino Nome Eliane Borges Trindade de Lemos Cargo Tecnólogo Rede de Cargo Gerente de Computadores Aprovação Qualidade Data 11/02/17 Data 17/02/17 Assinatura Assinatura

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Manual do Usuário V Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015

Manual do Usuário V Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015 Manual do Usuário V.1.0.0 2015 Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Este manual foi desenvolvido para auxiliar o usuário do Sistema GBEFC (Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística).

Este manual foi desenvolvido para auxiliar o usuário do Sistema GBEFC (Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística). Manual do Usuário 1 Índice Lista de figuras...2 Introdução...3 Login...5 Cadastrando pela 1º(primeira) vez....6 Conhecendo a Tela Principal...10 Como Usar o Sistema...11 Buscar Paciente...12 Como cadastrar

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema Saturno Nível: Usuário

Tutorial para utilização do Sistema Saturno Nível: Usuário Tutorial para utilização do Sistema Saturno Nível: Usuário versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas em julho de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Evandro F. Gonçalves Luciana A. Carradori 1. PREFÁCIO

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

Manual do Usuário SAGITTA

Manual do Usuário SAGITTA Universidade Federal do Pará Manual do Usuário SAGITTA Belém 2015 UFPA- Manual do Usuário SIG Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os servidores e discentes da UFPA a realizarem a criação

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil

MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil São Paulo Agosto de 2016 FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP Jézio Hernani Bomfim Gutierre Diretor-Presidente e Coordenador Geral dos Cursos de Formação a Distância Comissão Consultiva

Leia mais