Apresentação. O Programa tem as seguintes linhas de atuação: Geração de renda e oportunidade de trabalho. Educação para a qualificação profissional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação. O Programa tem as seguintes linhas de atuação: Geração de renda e oportunidade de trabalho. Educação para a qualificação profissional"

Transcrição

1 Apresentação O Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento local, regional e nacional.apoiamos iniciativas que promovam, de forma digna e produtiva, a inserção social de pessoas e grupos, reduzindo a pobreza e a desigualdade. O Programa tem as seguintes linhas de atuação: Geração de renda e oportunidade de trabalho Educação para a qualificação profissional Garantia dos direitos da criança e do adolescente Destacamos também que gênero, igualdade racial, pessoas com deficiência, pescadores e outros povos e comunidades tradicionais são temas transversais do Programa.

2 2 Sumário Metas de desempenho do programa... 3 Seção 1 Resumo do projeto... 5 Seção 2 Em que contexto se insere o projeto? Do que se trata a sua organização? Em que realidade o projeto vai atuar? Quais serão os participantes do projeto?... 9 Seção 3 Como o projeto será organizado? Qual é o objetivo geral do projeto? Quais são os objetivos específicos? Que ações serão realizadas? Que resultados serão esperados? Como o projeto será realizado na prática? Quem coordenará o projeto e qual será a equipe técnica? Seção 4 Como cuidar da sustentabilidade do projeto? Como a comunidade vai participar do projeto? Quais serão os parceiros do projeto? Como o projeto pretende interagir com políticas públicas? Como será o Planejamento de Comunicação do projeto? Seção 5 Como avaliar o projeto? Seção 6 Qual será o cronograma do projeto? Seção 7 Que recursos financeiros serão necessários? Orçamento Resumido Orçamento físico-financeiro... 35

3 3 Metas de desempenho do programa Com o objetivo de aprimorar a gestão de seus investimentos sociais, a Petrobras estabeleceu um conjunto de metas que deverão ser atingidas pela carteira de projetos. Portanto, ao elaborar o seu projeto, recomendamos que seja especificado como se pretende contribuir para o alcance das metas abaixo: Linha de atuação Metas 70% de projetos apoiados com Planos de Negócio Estruturados. # Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho 60% de projetos apoiados, com tecnologia e/ou infraestrutura incorporados pela organização, aptos à geração de renda e oportunidade de trabalho. 60% de elevação da renda per capita média dos participantes do projeto. Investimentos em Projetos Sociais # Educação para a Qualificação Profissional 20% do público participante dos projetos voltados para a qualificação profissional incluídos no mundo do trabalho. 60% dos participantes com certificados emitidos por entidade certificadora nacionalmente reconhecida (Sistema S, faculdades, universidades, ministérios, secretarias municipais e estaduais). 80% dos participantes dos cursos profissionalizantes e projetos de alfabetização com certificado de conclusão. 30% dos participantes dos projetos voltados para a qualificação profissional apresentam evolução de escolaridade. # Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente 60% dos participantes em atividades de educação complementar com melhoria de desempenho na educação formal. 80% dos participantes em projetos voltados para a proteção (saúde, creche e pré-escola, combate ao trabalho infantil, combate à exploração sexual, programas socioeducativos) concluindo o período total de atendimento. 70% dos projetos com atividades de formação para profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

4 N O T A S

5 Seção 1 Resumo do projeto

6 6 N O T A S O resumo do projeto é uma síntese das ações a serem executadas e uma das partes mais importantes na elaboração de um projeto. É a partir dele que os avaliadores do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania poderão ter uma visão geral da proposta. Seja claro e objetivo, incluindo apenas as informações essenciais ao entendimento do projeto. Descreva o projeto, considerando os principais objetivos, o perfil e o número de participantes, o método de trabalho a ser aplicado, as principais ações, a participação da comunidade, as ações de sustentabilidade organizacional, o foco da comunicação, os resultados esperados e o valor do investimento solicitado. É fundamental destacar os resultados a serem obtidos. Isso ajuda a entender as dimensões e o potencial transformador do projeto. De acordo com o objetivo geral do projeto, defina em qual(ou quais) das seguintes linhas de atuação o projeto se enquadra: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho. Educação para a qualificação profissional Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Indique também se o projeto aborda algum dos temas transversais: gênero, igualdade racial, pessoas com deficiência, pescadores e outros povos e comunidades tradicionais. Lembre-se que o resumo do projeto é, geralmente, a última parte a ser escrita, portanto, deve-se buscar no documento completo apenas as informações mais importantes. Inclua também um índice no seu projeto que ajude a localizar cada uma de suas partes (veja um exemplo no Formulário de Apresentação de Projetos). O projeto deve ter entre 30 e 40 páginas, assim evite que o resumo ultrapasse duas páginas. Atenção: Dê um nome ao seu projeto utilizando nomes curtos e objetivos com até 40 caracteres que facilitem a sua comunicação.

7 7 N O T A S Seção 2 Em que contexto se insere o projeto?

8 8 N O T A S Sugerimos que a discussão de contexto aqui proposta não ultrapasse oito páginas do projeto Do que se trata a sua organização? Nesta seção, é importante falar sobre sua organização (a proponente), sua história e suas experiências. Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto. Por que e quando sua organização foi criada; Qual é a missão de sua organização; Quais são os principais objetivos e linhas de atuação; Quem a constitui e como ela é dirigida; Quais as experiências mais importantes que a organização acumula; Quais são seus principais parceiros e apoiadores; Quais são as principais fontes de recursos; Informe se a instituição já foi apoiada pela Petrobras alguma vez; 2.2. Em que realidade o projeto vai atuar? Este item refere-se à realidade em que sua organização atua e a situação na qual o projeto pretende intervir, ou seja, os problemas prioritários a serem enfrentados. Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto. Com que questão social o projeto vai trabalhar; Como essa questão se apresenta na área geográfica específica do projeto; Quais as características socioeconômicas e culturais dessa área; Que problemas e oportunidades são considerados prioritários;

9 9 Com que problemas o projeto pretende lidar; Quais as causas desses problemas; Procure agregar informações de diagnósticos e pesquisas que efetivamente retratem a realidade em que o projeto vai atuar. Neste item, a Petrobras não quer apenas dados estatísticos oficiais (como os do IBGE), mas também de outras fontes com atuação na região. Lembramos que projetos que considerarem o mapeamento do Programa Petrobras Agenda 21 ( serão priorizados nas situações de empate técnico, em qualquer uma das fases do processo seletivo Quais serão os participantes do projeto? Caracterize os participantes segundo sua etnia, atividade econômica, condição de saúde, orientação sexual, faixa etária, região de moradia, escolaridade, entre outros aspectos. Lembramos que a Petrobras prioriza o atendimento à juventude (15 a 29 anos), portanto, se o projeto desenvolver ações com pessoas desse perfil, não deixe de explicitar nesta seção. Para a Petrobras, os participantes diretos são aqueles atendidos por uma atividade do projeto (cooperado, aluno, jovem em liberdade assistida, educador, etc.). Abaixo, segue o quadro que deve ser preenchido no formulário de elaboração de projetos para explicitar o número de pessoas e a faixa etária com o qual o projeto pretende trabalhar diretamente. Crianças (0-6) Crianças (7-11) Crianças (12-14) adolescentes (15-17) jovens (18-29) adultos (30-59) idosos (60 e +) total Atenção A Petrobras não apoia projetos que ofereçam serviços a serem pagos pelos participantes, seja na forma de mensalidade ou qualquer outra contrapartida financeira ou em trabalho.

10 N O T A S

11 Seção 3 Como o projeto será organizado?

12 12 N O T A S Nesta seção, devem ser descritos os objetivos (geral e específicos), as ações, resultados esperados, como o projeto será realizado na prática e a coordenação e equipe técnica do projeto. Sugerimos que o texto desta seção não ultrapasse 12 páginas. As intervenções sociais são ações coletivas, portanto, é fundamental que os envolvidos nas ações participem da elaboração do projeto e contribuam com suas reflexões, garantindo a legitimidade do projeto Qual é o objetivo geral do projeto? O objetivo geral é a missão do projeto. Deve estar diretamente relacionado à linha de atuação e demonstrar o resultado que se pretende alcançar com a sua realização. Este objetivo deve contribuir para a mudança da realidade descrita no contexto (Seção 2), demonstrando a proposta de melhoria da condição atual. Precisa ser passível de ser alcançado por meio dos objetivos específicos e das atividades propostas. Não deve conter números ou descrição de atividades Quais são os objetivos específicos? São os passos fundamentais para se alcançar o objetivo geral. Devem ser capazes de demonstrar as estratégias que serão utilizadas pelo projeto, ser viáveis, hierarquizados e mensuráveis. Para este projeto, sugerimos que sejam apresentados, no máximo, seis objetivos específicos.

13 Que ações serão realizadas? São atividades que levam ao alcance dos objetivos específicos propostos. Elas têm de estar relacionadas a cada objetivo específico estabelecido para o projeto e ser: mensuráveis (refletir a quantidade a ser atingida); específicas (não genéricas); temporais (indicar prazo para sua realização); alcançáveis (serem factíveis, realizáveis); significativas (importantes para o alcance dos resultados e para resolver ou minimizar o problema descrito no contexto). Atente para não incluir aqui atividades-meio, como compras e contratação Que resultados serão esperados? Os resultados esperados são transformações no contexto social decorrentes da realização do projeto, por isso devem estar associados aos objetivos específicos. Referemse a mudanças de conhecimento, percepção, habilidade, atitudes, opiniões, aspirações, motivação, comportamento, práticas, condição ou status. Para a Petrobras é importante que as metas do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania (vide tabela de metas na Apresentação) estejam incluídas nos resultados esperados. Faça associações constantes entre objetivo geral, objetivos específicos, ações e resultados. Quanto mais clara a conexão entre esses aspectos, maior a chance de sucesso do projeto. Vejamos o exemplo:

14 14 Objetivo Geral (3.1) Promover a reintegração na sociedade de jovens e adultos, egressos do sistema penitenciário, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho e exercer a plenitude de sua cidadania, através de programas de educação e qualificação profissional. Objetivo especifico (3.2) Ações (3.3) Resultados esperados (3.4) 1. Capacitar 120 jovens e adultos nos cursos de qualificação profissional nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil. 2. Viabilizar a empregabilidade dos participantes por meio da articulação com instituições e empresas parceiras Oferecer 06 turmas do curso de mecânica automotiva, com 120h cada; 1.2. Oferecer 04 turmas de marcenaria, com 80h cada; 1.3. Oferecer 08 turmas de pintura e construção civil, com 110h cada; 1.4. Oferecer 08 palestras sobre cidadania, com 4h cada Formar carteira de parceiros, contatá-los rotineiramente e abrir outros canais de relacionamento Criar e manter site para cadastro de formandos dos cursos para organizar e divulgar oferta a empregadores ou clientes. 120 jovens e adultos formados, com certificado de conclusão reconhecido por entidade certificadora, preparados para atuar profissionalmente nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil. 50% de participantes empregados formalmente; e 50% com capacidade e possibilidade de exercer autonomamente uma profissão. 3. Apoiar a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo a assistência psicossocial aos indivíduos e suas famílias e trabalhando para a ampliação da sociabilidade dos egressos Realizar 01 atividade mensal de promoção da cidadania, com 4h, para os participantes e/ou seus familiares após a formação; 3.2. Apoiar o avanço de escolaridade por ações que viabilizem aos participantes o acesso a classes em Educação de Jovens e Adultos (EJA); 3.3. Realizar acompanhamento psicossocial semanal dos participantes e seus familiares, com elaboração de relatórios para avaliação de evolução na participação coletiva e autorrealização. 70% dos participantes com evolução em indicadores psicossociais relacionados a participação na comunidade e construção de projetos de realização pessoal e profissional; e 50% dos participantes com evolução de escolaridade. Atenção O modelo acima é apenas um exemplo. Ajuste-o à realidade do seu projeto. Quanto mais gente envolvida nesse trabalho, melhor poderá ser a produção de objetivos claros e consistentes.

15 Como o projeto será realizado na prática? Nesta seção, descreva com precisão como o projeto será desenvolvido, ou seja, o como fazer. Relate como as atividades serão implementadas para atingir os objetivos específicos. Descreva etapas, processos e rotinas previstas para o projeto. Indique conteúdos trabalhados pelo projeto, o plano pedagógico (quando houver), grades de formação, cronograma de cursos etc. É neste item que a instituição deve detalhar as ações apresentadas no item 3.3 (ações). Podem ser apresentadas aqui as ações meio (contratações, compras etc.) e as justificativas teóricas para o método de trabalho, caso existam. Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto: Sobre o método empregado: Pode ser reaplicado ou multiplicado em contextos semelhantes; 3.6. Quem coordenará o projeto e qual será a equipe técnica? Relacione a equipe técnica do projeto, incluindo formação e qualificação profissional (administrador, pedagogo, educador popular, líder comunitário, entre outros), a função ou cargo (coordenador, educador, assistente administrativo, supervisor, entre outros), a natureza do vínculo profissional (CLT, cooperado, autônomo, estágio) e carga horária. Defina também se o profissional será remunerado ou não com os recursos solicitados à Petrobras. Apenas os nomes da equipe de coordenação precisam estar definidos. É importante que a experiência profissional e/ou formação do coordenador esteja coerente com o objetivo do projeto e com a função que ele vai desempenhar. Os nomes da equipe técnica podem ser informados após a aprovação do projeto na Seleção Pública, mas a instituição deverá especificar todos os cargos previstos. Já foi usado em outras situações? É participativo e/ou promove o diálogo, a troca e a apropriação de conhecimentos pelas instituições e pelas comunidades envolvidas; Já foi sistematizado e/ou registrado; Será utilizada alguma Tecnologia Social 1 já reconhecida? 1 Tecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social. (fonte: rts.org.br/rts/tecnologia-social/tecnologia-social).

16 16 nome Função no Projeto Formação Profissional Natureza do Vínculo Carga Horária Semanal Remunerado com os recursos solicitados? Antônio W. Pereira Coordenador Administração CLT 40 horas sim A definir Educador Pedagogia CLT 20 horas não A definir Supervisor Lider comunitário Cooperado 6 horas sim A definir Educadora Educador popular Autônoma 20 horas sim A Petrobras utiliza um sistema online de monitoramento e acompanhamento periódico das atividades. Por meio dele é possível evidenciar o trabalho realizado e os resultados obtidos, assim como conferir transparência e credibilidade a todo o processo. Por isso, sugerimos que a instituição faça a previsão, na sua equipe, de um profissional responsável pela elaboração do relatório, registro das atividades e acompanhamento dos indicadores propostos. Atenção A natureza do vínculo e a carga horária da equipe técnica devem respeitar a legislação trabalhista.

17 Seção 4 Como cuidar da sustentabilidade do projeto?

18 18 N O T A S Entendemos a sustentabilidade como o conjunto de forças, relações e recursos que contribuem para a continuidade do projeto e permanência dos resultados após o encerramento do patrocínio da Petrobras. Neste sentido, é importante a participação da comunidade, as parcerias institucionais, o alinhamento com políticas públicas e a forma como o projeto será comunicado. Procure não ultrapassar o limite de cinco páginas do projeto para esta seção Como a comunidade vai participar do projeto? Para a Petrobras um bom projeto é aquele que é criado a partir de uma demanda da comunidade. Seu envolvimento confere legitimidade ao projeto, ao mesmo tempo em que é uma forma de apoiar o desenvolvimento dessas pessoas. Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto. O quanto a comunidade deseja o projeto; Como a comunidade participou da identificação do problema; De que forma a comunidade participou da elaboração do projeto; Como a comunidade será beneficiada; Tem representação da comunidade na condução do projeto; Como a comunidade participará da avaliação o projeto (acompanhamento das ações, resultados, aplicação dos recursos etc.).

19 Quais serão os parceiros do projeto? O segundo aspecto abordado nesta seção diz respeito não só às parcerias já estabelecidas, mas também às estratégias da instituição para agregar novos parceiros. Elas são centrais para lidar com a complexidade do setor social. As redes, os conselhos, as alianças etc. têm sido alternativas importantes para superar a escassez de recursos. Utilize os tópicos a seguir para orientar o seu texto. De que tipos de parcerias o projeto precisa; Há envolvimento do Governo, de empresas, fundações nacionais ou internacionais; Há cooperação com outras organizações da sociedade civil ou universidades; Como o projeto pretende cuidar dessas relações de parceria Como o projeto pretende interagir com políticas públicas? Outro aspecto importante desta seção refere-se a forma que os projetos se articulam com políticas públicas. É fundamental que a organização descreva como pretende integrar as ações propostas no projeto com políticas públicas (Sistema Único de Saúde, Secretarias de Educação, Assistência Social, Bolsa Família etc). Utilize os tópicos abaixo para orientar o seu texto. Identificar as políticas públicas (locais, estaduais ou federais) que podem contribuir para o seu projeto; De que maneira o projeto vai fortalecer, relacionar-se ou influenciar a criação de políticas públicas. Atenção: A Petrobras solicitará a comprovação das parcerias no momento da contratação caso o projeto seja aprovado na Seleção Pública. Podem ser anexadas ao projeto cartas de intenção dos parceiros. Exemplo: Nome do Parceiro Tipo de Contribuição (Financeira, Técnica, Recursos Humanos ou Outra) Secretaria Municipal de Educação Organização de turmas de EJA Secretaria de Segurança Pública Encaminhamento de participantes

20 20 N O T A S 4.4. Como será o Planejamento de Comunicação do projeto? Os projetos sociais trabalham para transformar uma realidade. Nesse processo de transformação, a comunicação é ferramenta fundamental para a mobilização social, porque é por meio dela que os projetos conseguem envolver as pessoas, criando o sentimento de participação e responsabilidade. A comunicação deve ser utilizada não só para divulgar os resultados do projeto, mas também para subsidiar todo o processo de mobilização social. Para a Petrobras, as formas de comunicação do projeto representam elementos importantes da proposta e da sustentabilidade de suas iniciativas e, por esse motivo, devem ser pensadas e definidas como uma questão estratégica de relacionamento com diversos públicos de interesse (parceiros, líderes locais, formadores de opinião no setor social e comunidade em geral, entre outros). Por isso, recomendamos que a instituição faça uma previsão do profissional responsável pelas atividades de comunicação do projeto. Para estruturar o seu planejamento de comunicação considere que: Todo planejamento de comunicação deve se basear nas pessoas (públicos) as quais se destina. Portanto, descreva os objetivos de comunicação, considerando as características desses públicos. Deve-se estabelecer o quê fazer e como fazer. Defina as estratégias e táticas de comunicação para alcançar os objetivos propostos. Também é importante definir quais são as melhores formas de acesso aos públicos, por meio da seleção das mídias e instrumentos de comunicação a serem utilizados. Veja o exemplo a seguir:

21 21 Objetivos de Comunicação (para que?) Informar a proposta do projeto e divulgar o andamento e os resultados obtidos Dar visibilidade ao projeto Agregar novas parceiras Públicos de interesse (para quem?) Estratégias (como?) Instrumentos de comunicação e mídias (o que?) Quantidade (quantos?) Período (mês de realização das ações) Participantes Banner 2 1º / 22º mês Famílias Evento de lançamento / encerramento do projeto Convites 200 1º / 22º mês Comunidade em geral Folder º / 22º mês Opinião Pública Ações de publicidade Spot de rádio 30 1º / 6º / 12º / 18º / 23º mês Assessoria de Imprensa Release 10 1º / 6º / 12º / 18º / 22º mês Parceiros consolidados Acompanhamento dos Revista º / 12º mês resultados Newsletter digital 10 6º / 12º mês Potenciais parceiros Divulgação na internet Site 1 2º mês Atenção Objetivo é o que se pretende alcançar com o planejamento de comunicação. Público é para quem a comunicação se destina. Considere sempre a realidade local e as características dos seus públicos. Estratégia são ações que serão implementadas para o alcance do objetivo de comunicação proposto. Instrumentos de comunicação e mídias são materiais produzidos para o desenvolvimento das ações e o alcance dos objetivos propostos (ex.: uniformes, boletins, banner, folder, revista etc.). Quantidade é para informar o quanto será produzido de cada instrumento e suas possíveis edições. Período é o mês de realização das ações previstas.

22 22 N O T A S Atenção Este modelo é apenas um exemplo. Seja criativo e ajuste o plano à realidade do seu projeto. Caso o projeto seja contratado, a marca da Petrobras, do Governo Federal e o selo do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania deverão ser aplicados de forma padronizada e previamente aprovada pela Companhia em todas as peças de comunicação do projeto, independentemente do meio e do formato utilizados, em conformidade com as cláusulas estipuladas em contrato. A Petrobras deverá, ainda, ser mencionada como patrocinadora em eventos, entrevistas, artigos e outras peças de difusão e promoção do projeto. Devem ser previstos recursos para todos os instrumentos e mídias do plano de comunicação, sejam eles da Petrobras, de contrapartida da instituição ou de outros parceiros.

23 23 N O T A S Seção 5 Como avaliar o projeto?

24 24 Indicadores são informações objetivas que permitem medir o avanço do projeto e os resultados alcançados. Nesta seção, a instituição deve apresentar indicadores pertinentes para o bom acompanhamento do projeto, que podem ser qualitativos, quantitativos, de processo ou de resultado. Os Indicadores de Processo apontam se as ações do projeto estão acontecendo da forma planejada e são mensurados durante a sua implementação. Os Indicadores de Resultado demonstram os efeitos ou transformações provocados pelo projeto. Devem ser mensurados a partir da fase intermediária, fornecendo informações sobre os resultados parciais, e, ao final do projeto, apontando os resultados finais alcançados. Veja o exemplo abaixo: OBJETIVOS ESPECÍFICOS INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO PERÍODO DE VERIFICAÇÃO 1.a. Números de aulas e cursos realizados Listas de presença e relatórios com registro fotográfico Trimestral 1. Capacitar 120 jovens e adultos nos cursos de qualificação profissional nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil. 1.b. Percentual de frequência dos participantes nos cursos 1.c. Percentual de participantes satisfeitos com os cursos 1.d. N de jovens e adultos formados nos cursos com certificado de conclusão reconhecido Listas de presença e relatórios de frequência dos participantes nos cursos Pesquisa de satisfação com os participantes e relatório de avaliação dos cursos Listagem de certificados entregues Mensalmente Trimestral Semestral 1.e. Percentual de participantes que apresentam aproveitamento satisfatório dos cursos Relatórios de avaliação elaborados pelos educadores e instrutores do projeto Semestral 2.a. Número de empresas parceiras Documento de formalização das parcerias Trimestral 2. Viabilizar a empregabilidade dos participantes por meio de articulação com instituições e empresas parceiras. 2.b. Percentual de participantes empregados Relatório de acompanhamento dos participantes inseridos no mercado de trabalho Semestral 2.c. Percentual de participantes trabalhando como autônomos Relatório de acompanhamento dos participantes trabalhadores autônomos Semestral

25 25 OBJETIVOS ESPECÍFICOS INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO PERÍODO DE VERIFICAÇÃO 3.a. Número de atividades realizadas Listas de presença e relatórios com registro fotográfico Trimestral 3. Apoiar a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo a assistência psicossocial aos indivíduos e suas famílias e trabalhando para a ampliação da sociabilidade dos egressos. 3.b. Percentual de participantes com evolução em indicadores psicossociais 3.c. Percentual de evasão de participantes do projeto Relatórios de acompanhamento psicossocial Cadastro de participantes Semestral Trimestral 3.d. Percentual de participantes com evolução de escolaridade Relatórios de acompanhamento pedagógico Anual Na coluna Indicadores, devem ser inseridos os Indicadores de Processo e os Indicadores de Resultado. Para que sejam verificáveis, todos os indicadores devem ser expressos em números ou percentuais, sejam qualitativos ou quantitativos. Os meios de verificação são as fontes de dados/informações que evidenciam o indicador e como esses dados serão coletados e registrados. Sugerimos que os diferentes públicos de interesse do projeto sejam convocados a participar dos processos de avaliação (ex.: a equipe executora do projeto, os participantes diretos, os familiares etc). Quanto maior o número de envolvidos maior sua legitimidade. Período de verificação refere-se ao momento que esses indicadores serão avaliados. É fundamental saber escolher e priorizar os indicadores, pois qualidade é mais importante que quantidade.

26 N O T A S

27 27 N O T A S Seção 6 Qual será o cronograma do projeto?

28 28 Definidas as ações, é importante organizá-las com o auxílio de um quadro que as distribua mês a mês, como no modelo abaixo. Repare que os objetivos e ações que constam no cronograma devem ser os mesmos da seção 3.3 (Que ações serão realizadas?). Exemplo: Ano I Objetivos específicos Ações Oferecer 06 turmas do curso de mecânica automotiva, com 120h cada x x x 1. Capacitar 120 jovens e adultos nos cursos de qualificação profissional nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil Oferecer 04 turmas de marcenaria, com 80h cada 1.3. Oferecer 08 turmas de pintura e construção civil, com 110h cada x x x x x x 1.4. Oferecer 08 palestras sobre cidadania, com 4h cada x x x x 2. Viabilizar a empregabilidade dos participantes por meio da articulação com instituições e empresas parceiras 2.1. Formar carteira de parceiros, contatá-los rotineiramente e abrir outros canais de relacionamento Criar e manter site para cadastro de formandos dos cursos para organizar e divulgar oferta a empregadores ou clientes x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

29 29 Ano I Continuação OBJETIVOS ESPECÍFICOS ações mês 01 mês 02 mês 03 mês 04 mês 05 mês 06 mês 07 mês 08 mês 09 mês 10 mês 11 mês Apoiar a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo a assistência psicossocial aos indivíduos e suas famílias e trabalhando para a ampliação da sociabilidade dos egressos Realizar 01 atividade mensal de promoção da cidadania, com 4h, para os participantes e/ou seus familiares após a formação 3.2. Apoiar o avanço de escolaridade por ações que viabilizem aos participantes o acesso a classes em Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3.3. Realizar acompanhamento psicossocial semanal dos participantes e seus familiares, com elaboração de relatórios para avaliação de evolução na participação coletiva e autorrealização x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

30 30 Ano II Objetivos específicos Ações Capacitar 120 jovens e adultos, distribuídos em turmas, nos cursos de qualificação profissional nas áreas de mecânica automotiva, marcenaria, pintura e construção civil Oferecer 06 turmas do curso de mecânica automotiva, com 120h cada 1.2.Oferecer 04 turmas de marcenaria, com 80h cada 1.3.Oferecer 08 turmas de pintura e construção civil, com 110h cada 1.4. Oferecer 08 palestras sobre cidadania, com 4h cada x x x x x x x x x x x x x 2. Viabilizar a empregabilidade dos participantes através da articulação com instituições e empresas parceiras Formar carteira de parceiros, contatá-los rotineiramente e abrir outros canais de relacionamento Criar e manter site para cadastro de formandos dos cursos para organizar e divulgar oferta a empregadores ou clientes x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

31 31 Ano II Continuação Objetivos específicos Ações Apoiar a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo a assistência psicossocial aos indivíduos e suas famílias e trabalhando para a ampliação da sociabilidade dos egressos 3.1. Realizar 01 atividade mensal de promoção da cidadania, com 4h, para os participantes e/ou seus familiares após a formação 3.2. Apoiar o avanço de escolaridade por ações que viabilizem aos participantes o acesso a classes em Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3.3.Realizar acompanhamento psicossocial semanal dos participantes e seus familiares, com elaboração de relatórios para avaliação de evolução na participação coletiva e autorrealização x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Atenção 01, mês 02, e assim por diante, indicam os meses de realização do projeto a partir do início do contrato com a Petrobras e não os meses do ano. Assim, se o contrato se iniciar num mês de maio, este será o mês 01 do projeto. O cronograma, assim como as ações do projeto, devem priorizar o atendimento direto aos participantes. O período destinado às ações de planejamento, diagnóstico e pesquisa deve ser otimizado.

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS DADOS DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE Razão Social CNPJ Endereço Completo Inscrição Telefone Email Representante Legal

Leia mais

Roteiro de Elaboração de Projetos. Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania Seleção Pública de Projetos 2010

Roteiro de Elaboração de Projetos. Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania Seleção Pública de Projetos 2010 Roteiro de Elaboração de Projetos Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania Seleção Pública de Projetos 2010 1 Anexo 01 Roteiro para Elaboração de Projetos Prezados Colegas, Se você está lendo este

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA)

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) I - CAPA NA CAPA DEVE CONSTAR: - Nome da Unidade Escolar com DRE; - Nome do professor responsável pela elaboração

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Integração Petrobras Comunidade Seleção Pública de Projetos

Integração Petrobras Comunidade Seleção Pública de Projetos Roteiro para elaboração de projetos anexo 1 Integração Petrobras Comunidade Seleção Pública de Projetos Prezados Colegas, Se você está lendo este roteiro é porque está ligado a uma das organizações da

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PROJETO Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos

Leia mais

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder Universidade de Brasília Faculdade de Planaltina FUP Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO Curso: Agronegócio. Nível: graduação (02 créditos) Horário: SEXTA-FEIRA: 14H.-16H. Professor: Paulo Henrique da S. Santarém

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais 2014 --- Roteiro para a Elaboração de Projetos

Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais 2014 --- Roteiro para a Elaboração de Projetos Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais 2014 --- Roteiro para a Elaboração de Projetos Capa: Centro de Referência Esportiva (PE) Imagem: Guilherme Costa / Banco de Imagens Petrobras Ponto de

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO 1.DADOS CADASTRAIS DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROPONENTE NOME DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (abreviatura caso possua) NOME FANTASIA

Leia mais

O título do projeto deve refletir a natureza do problema enfocado e ter um impacto significativo em seu leitor. Não deve ser muito extenso.

O título do projeto deve refletir a natureza do problema enfocado e ter um impacto significativo em seu leitor. Não deve ser muito extenso. P R O G R A M A D E R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I A L C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O E S T Á C I O D O C E A R Á E S T Á C I O - F I C CURSO: COORDENADOR: DADOS DO PROFESSOR RESPONSÁVEL

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos

PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos A CESE recebe projetos por e-mail, mas não recebe documentos institucionais escaneados (esses devem ser enviados por correio convencional).

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Roteiro para elaboração de Projeto Proposta

Roteiro para elaboração de Projeto Proposta . Capa: - Título do projeto - Nome da instituição proponente - Linha de ação a ser apoiada. Roteiro para elaboração de Projeto Proposta. Identificação da instituição proponente e responsável legal - devem

Leia mais

CARAVANA ESPORTIVA. Projetos Esportivos Educacionais

CARAVANA ESPORTIVA. Projetos Esportivos Educacionais CARAVANA ESPORTIVA Seleção Pública P de Projetos Esportivos Educacionais Programa Petrobras Esporte & Cidadania Fomentar o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro; Democratizar o acesso ao esporte

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

PROGRAMA PETROBRAS ESPORTE & CIDADANIA ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS EDUCACIONAIS 1

PROGRAMA PETROBRAS ESPORTE & CIDADANIA ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS EDUCACIONAIS 1 ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS EDUCACIONAIS PROGRAMA PETROBRAS ESPORTE & CIDADANIA ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS EDUCACIONAIS 1 Sumário 1. Apresentação do Programa Petrobras

Leia mais

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 1. APRESENTAÇÃO A presente proposta de projeto refere-se ao Monitoramento do Programa Aprendiz Legal idealizado

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense 1. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Início Janeiro de 2015 Período de Execução Término

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e caráter jurídico próprio, de natureza civil, constituídas para prestar serviços aos cooperados. Sua missão é promover a qualidade de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Dimensão formativa do programa voltada à educação para a cidadania

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria Financeira de conciliação das informações repassadas pelos

Leia mais

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Programa de Fortalecimento e Barro Alto -

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher TERMO DE REFERENCIA Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Supervisão Geral No âmbito do Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO Este roteiro de elaboração do Documento Técnico do Projeto tem por objetivo subsidiar a apresentação de propostas para desenvolvimento do Programa Luta pela Cidadania, que

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Serviços e Cidadania

Mostra de Projetos 2011. Serviços e Cidadania Mostra de Projetos 2011 Serviços e Cidadania Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Instituto GRPCOM Cidade: Londrina.

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM FOCO NA FAMÍLIA Março/2010 ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABOR-AÇÃO: palavra-latim-elabore preparar, formar,ordenar AÇÃO: atuação, ato PRO-JETOS: palavra-latim-projetus

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO - ABC INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA - IICA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultor para a elaboração e execução do Projeto Conceitual e do Planejamento

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS ANEXO III EDITAL Nº 01/2012. Roteiro para Apresentação de Projetos

SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS ANEXO III EDITAL Nº 01/2012. Roteiro para Apresentação de Projetos SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS ANEXO III EDITAL Nº 01/2012 Roteiro para Apresentação de Projetos Entidade: Programa: PROGRAMA ESTADUAL DE APOIO À RECUPERAÇÃO DE USUÁRIOS

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

Os serviços, objetos desse termo de referência, deverão ser desenvolvidos em 03 (três) etapas, conforme descrição a seguir:

Os serviços, objetos desse termo de referência, deverão ser desenvolvidos em 03 (três) etapas, conforme descrição a seguir: Termo de Referência 1. Objeto Contratação de empresa especializada em gestão de saúde para execução de atividades visando a reestruturação do modelo de atenção à saúde, objetivando diagnosticar novas proposituras

Leia mais

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EIXO Macroação ATIVIDADES Compor a equipe técnica com experiências no trabalho de desenvolvimento de comunidade. Identificar

Leia mais

EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014

EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 EDITAL DE APOIO A INICIATIVAS DE JOVENS PELA PROTEÇAO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 INTRODUÇÃO Esse edital é fruto de uma parceria entre a Childhood Brasil e a OAK Foundation

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto BRA 06/005 A Educação Como Fator de Coesão Social Natureza do Serviço Modalidade Localidade de Trabalho Consultoria Produto Brasília/DF Objetivo da Contratação

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS -1/2013 A União dos Escoteiros do Brasil torna público o Edital para seleção e financiamento de projetos escoteiros,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR)

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIVERSIDADE COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica

Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica A avaliação econômica é um importante instrumento de gestão de qualquer projeto social ou política pública. Deve-se pensar o desenho da avaliação

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

Orientações para Elaboração de Projetos

Orientações para Elaboração de Projetos Orientações para Elaboração de Projetos Para que possam ser cadastrados, os projetos devem ter todas as informações solicitadas. PARTE I 1. Informações Cadastrais da Organização Proponente Nome completo

Leia mais

Metodologia de Elaboração do PPA-Plano. Cuiabá, Março de 2011

Metodologia de Elaboração do PPA-Plano. Cuiabá, Março de 2011 Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual 2012/2015 Cuiabá, Março de 2011 Estratégia e PPA Plano Estratégico de Desenvolvimento MT+ 20 2012/2032 Orientações Estratégicas de Longo Prazo Plano Plurianual

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

Roteiro para elaboração de projetos 1

Roteiro para elaboração de projetos 1 1 Roteiro para elaboração de projetos 1 O objetivo aqui é que vocês exercitem a criatividade, a atitude empreendedora, a inteligência emocional (liderar e ser liderado) e a responsabilidade (individual

Leia mais

EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM

EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS 1.2. Universalização do ensino fundamental de nove anos

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Programa de Aprendizagem Profissional

Mostra de Projetos 2011. Programa de Aprendizagem Profissional Mostra de Projetos 2011 Programa de Aprendizagem Profissional Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Fundação Isis Bruder Cidade: Maringá Contato:

Leia mais

ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS

ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS ANEXO II ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS Roteiro Pedagógico e Metodológico Parte 1. Identificação do Projeto 1.1. Instituição de ensino proponente, com a respectiva identificação 1.2. Título do Projeto/Objeto

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

Prêmio Itaú-Unicef Fundamentos da edição 2007. Ações Socioeducativas

Prêmio Itaú-Unicef Fundamentos da edição 2007. Ações Socioeducativas Fundamentos da edição 2007 Ações Socioeducativas I - conjuguem educação e proteção social como meio de assegurar o direito ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em condições

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Reserva Extrativista Chico Mendes Termo de Referência 2013.0729.00042-4 1 - Identificação Contratação de Serviço Pessoa

Leia mais

1. Instituído pela Genzyme do Brasil, o Edital do PAPAP é regido pelo presente regulamento.

1. Instituído pela Genzyme do Brasil, o Edital do PAPAP é regido pelo presente regulamento. A Genzyme do Brasil ( Genzyme ) torna pública a abertura do Edital 001/2015 para o Programa de Apoio aos Projetos de Associações de Pacientes ( PAPAP ) e define o processo seletivo para o ano de 2016,

Leia mais

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS

POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS sicoobcentro.com.br POLÍTICA DE APOIO A PROJETOS SOCIAIS Cooperativa de Crédito *Esta Política de Apoio a Projetos Sociais é baseada no projeto da Cooperativa Sicoob Credip* ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...3

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 2013. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD.

Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 2013. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD. Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 203. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD. GESTÃO EAD Os currículos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico

Leia mais

Hospital de Caridade de Ijuí. Projeto Jovem Aprendiz

Hospital de Caridade de Ijuí. Projeto Jovem Aprendiz Hospital de Caridade de Ijuí Projeto Jovem Aprendiz Abril / 2010 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Nome: Associação Hospital de Caridade Ijuí CNPJ: 90.730.508/0001-38 Principal Responsável pela Organização:

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL.

SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. O Secretário de Educação, no uso de suas atribuições, instaura o processo

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 1 Elaboração de Projetos - objetivo da Cooperação Técnica; - a importância do Planejamento na elaboração de um projeto; - o significado de projeto; - detalhamento da ação; - trabalhando

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos Dicas para captação de recursos Anexo que consta do Manual de Procedimentos da Rede OSB Princípios da

Leia mais

I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR

I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS: modelos, condições e experiências Jéferson Weber dos Santos Porto Alegre, 16 de agosto de 2012 1 O Projeto

Leia mais

Prazo de execução: xxxx meses, a partir da assinatura do convênio

Prazo de execução: xxxx meses, a partir da assinatura do convênio MODELO PARA APRESENTAÇÃO PLANO DE TRABALHO EDITAL 2013 1 - IDENTIFICAÇÃO 1.1 DO PROJETO Nome do Projeto: Local onde será executado o projeto: (endereço completo) Nº de Beneficiários diretos: xx crianças

Leia mais

CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO. Caio Nakashima Março 2012

CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO. Caio Nakashima Março 2012 CECAD Consulta Extração Seleção de Informações do CADÚNICO Caio Nakashima Março 2012 Introdução O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é o principal instrumento de identificação e seleção

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Elaboração de Projetos Sociais

Elaboração de Projetos Sociais Elaboração de Projetos Sociais Marco Antonio Pereira 18 DE JULHO DE 2009 Missão A Razão de Ser da organização. O por que ela existe. O para que ela existe. PROJETOS E... PROJETOS PROJETO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais