EXAMES FINAIS 1ª Série / EM DATA DISCIPLINA HORÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXAMES FINAIS 1ª Série / EM DATA DISCIPLINA HORÁRIO"

Transcrição

1 EXAMES FINAIS 1ª Série / EM CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DISCIPLINA HORÁRIO 13/12 (sábado) História / Sociologia 9h às 12h 15/12 (2ª feira) Geografia / Língua Portuguesa 9h às 12h 16/12 (3ª feira) Biologia / Inglês / Redação 9h às 12h 17/12 (4ª feira) Física / Espanhol 9h às 12h 18/12 (5ª feira) Química / Literatura 9h às 12h 19/12 (6ª feira) Matemática / Filosofia 9h às 12h Entrega do Boletim: 10/12 (quarta-feira) Ensino Fundamental 11/12 (quinta-feira) Ensino Médio Horário: 9h às 11h - O resultado poderá ser acessado no site da escola. ( Inscrição para os Exames Finais: O aluno poderá se inscrever em todas as disciplinas em que obtiver nota inferior a 60 pontos e superior a 40 pontos durante o ano. Passo a Passo: Ensino Fundamental: 10/12 (quarta-feira), 11/12 (5ª feira) e 12/12 (6ª feira) Ensino Médio: 11/12 (5ª feira) e 12/12 (6ª feira) 1. O aluno ou responsável deve comparecer primeiramente à Secretaria para cadastrar as disciplinas em Exames Finais. 2. Após o cadastramento da(s) disciplina(s), efetuar o pagamento na Tesouraria, conforme horário de atendimento: 7h15 às 17h30 Valor da taxa: R$ 19,00 (dezenove reais), por disciplina. OBS.: Após o pagamento, guardar o comprovante para apresentá-lo no dia da prova. Roteiro de Estudos para Exames Finais: Deve ser acessado no site da escola Não haverá cópia impressa. Entrega do Boletim de Exames Finais: 23/12 (terça-feira) de 9h às 11h. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. No dia da prova o aluno deverá estar devidamente uniformizado e apresentar o comprovante de inscrição. Não haverá 2ª chamada para prova de Exames Finais.

2 OBSERVAÇÕES Os Exames Finais destinam-se ao aluno com rendimento escolar insuficiente, após o encerramento do ano letivo. Poderá submeter-se a Exame Final o aluno que se inscrever nos conteúdos curriculares desejados em que obteve menos de 60% dos pontos distribuídos ao longo do ano letivo e mais de 40% (inclusive) dos pontos no aproveitamento escolar. Caso o somatório seja menor que 40 pontos, em alguma disciplina, o aluno estará reprovado. A avaliação terá o valor de 60,0 pontos. Para o cálculo da nota final, utilizamos 50% dos pontos obtidos durante o ano, mais os pontos alcançados na prova de Exame Final. TPA N = + 2 Exame Final

3 DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: 13/12 - SÁBADO ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSOR EXAME FINAL 1ª Médio M Fábio Baião CAPÍTULO 5 A CIVILIZAÇÃO GREGA - Livro Didático Parte I (páginas 100 a 115). CAPÍTULO 6 ROMA E A ANTIGUIDADE TARDIA - Livro Didático Parte I (páginas 117 a 136). CAPÍTULO 7 A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL - Livro Didático Parte I (páginas 146 a 164). CAPÍTULO 9 O OUTONO DA IDADE MÉDIA - Livro Didático Parte I (páginas 185 a 196). CAPÍTULO 10 A CIVILIZAÇÃO DO RENASCIMENTO - Livro Didático Parte I (páginas 208 a 218). CAPÍTULO 12 O ABSOLUTISMO E A FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO - Livro Didático Parte I (páginas 237 a 248). CAPÍTULO 13 O IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS - Livro Didático Parte II (páginas 260 a 272). CAPÍTULO 14 A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA - Livro Didático Parte II (páginas 275 a 285). CAPÍTULO 15 O ATLÂNTICO NEGRO: O TRÁFICO DE ESCRAVOS E AS RELAÇÕES COMERCIAIS COM A ÁFRICA. - Livro Didático Parte II (páginas 287 a 300). CAPÍTULO 16 A MINERAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA - Livro Didático Parte II (páginas 302 a 313). CAPÍTULO 17 AS TREZES COLÔNIAS E A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS. - Livro Didático Parte II (páginas 215 a 329).

4 DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DATA: 13/12 - SÁBADO ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORA EXAME FINAL 1ª Médio M Mariah Tópicos de estudo: 1) O conceito de Sociedade; a distinção Natureza x Sociedade; Regras e Instituições sociais (Capítulo 1 Livro; Registros no Caderno, Folhas de Exercícios). 2) O processo de socialização (Capítulo 2 Livro; Registros no Caderno, Folhas de Exercícios). 3) O conceito de cultura e etnocentrismo (Capítulo 18 - Livro; Registros no Caderno, Folhas de Exercícios). 4) Cultura de Massas e Indústria Cultural (Capítulos 19 e 20 Livro; Power Points; Registros no Caderno, Folhas de Exercícios). 5) Movimentos de Contracultura (Registros no Caderno, Power Point). 6) O trabalho nas diversas sociedades (Capítulo 4 Livro; Power Point; Registros no Caderno, Folhas de Exercícios). 7) O trabalho na sociedade moderna capitalista e a crítica de Karl Marx (Capítulo 5 Livro; Power Point; Registros no Caderno, Folhas de Exercícios). 8) A proposta socialista de Karl Marx (Registros no Caderno e Power Point).

5 DISCIPLINA: GEOGRAFIA DATA: 15/12 (2ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORA EXAME FINAL 1ª Médio M Flávia Conteúdo abordado 1. Cartografia: Capítulos 2 e 3 Orientação geográfica pontos cardeais e colaterais Coordenadas geográficas - latitude e longitude Projeções cartográficas Cilíndrica, Cônica e Azimutal e diferenças entre a projeção de Mercator e Peters. Escala Tipos de escala, cálculos envolvendo escala e tamanhos de escala Fuso horário cálculo, linha de mudança de data Curvas de nível análise de perfil do relevo. 2. Estrutura, formas e Dinâmica da Terra Capítulo 4 Estações do ano, solstícios e equinócios Evolução da Terra e fenômenos geológicos Teoria da Deriva Continental, Expansão dos fundos oceânicos e Placas Tectônicas. Eras Geológicas As Camadas internas da Terra Crosta, Manto e Núcleo 3. Relevo Capítulos 4 e 6 Agentes internos e externos tectonismo, vulcanismo, abalos sísmicos, intemperismo e erosão. Formas de relevo planaltos, planície, montanha e depressão. 4. A Atmosfera terrestre Capítulo 7 e 8 Camadas e composição da atmosfera Elementos e fatores do clima pressão, temperatura e umidade Circulação Geral da atmosfera Ventos locais e ventos destruidores Tipos climáticos e análise de climogramas 5. As grandes paisagens naturais da Terra. Capítulo8. As zonas térmicas e suas paisagens (Vegetação) Tundra, taiga, florestas, savanas, vegetação desértica, pradarias. 6. Os grandes problemas ambientais Capítulos 7 e 13 El Niño, La Niña, ilha de calor, buraco na camada de ozônio, efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida, desertificação e inversão térmica 7. A dinâmica das águas na Terra Capítulo 10 Hidrografia Elementos e partes de um rio A distribuição da água no mundo O comprometimento da qualidade das águas na Terra. Rever todos os registros, atividades e folhas trabalhadas durante o ano referente ao conteúdo. Bons estudos e sucesso para todos!

6 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA DATA: 15/12 (2ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORA EXAME FINAL 1ª Médio M Ana Carolina Ler é a condição de se estar no mundo. Será sempre a leitura apropriação, invenção e produção de significados. Para isso, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Batista, deverão trabalhar com leitura de textos de gêneros diversos, tais como: notícia, poema, charge, textos publicitários, reportagem, tirinhas, dentre outros gêneros já estudados. Os conteúdos listados estão registrados nos cadernos, no livro e na gramática e serão novamente discutidos em salas de aula. Serão empregadas estratégias voltadas para: 1. Leitura, interpretação e reflexão de textos de gêneros variados; 2. Acentuação; 3. Ortografia; 4. Reforma ortográfica; 5. Função da linguagem; 6. Ironia; 7. Língua e Linguagem; 8. Linguagem verbal e não verbal; 9. Linguagem formal e informal; 10. Variedade Linguística; 11. Regras de colocação pronominal; 12. Morfemas; 13. Processo de formação de palavras.

7 DISCIPLINA: BIOLOGIA DATA: 16/12 (3ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORA EXAME FINAL 1ª Médio M Ângela Conteúdos Ecologia: A Teia da Vida, Fluxo de Energia e Matéria nos ecossistemas, Relações entre os seres de uma comunidade, O Estudo das Populações, Sucessão Ecológica e a Biodiversidade, Desequilíbrios Ambientais. ( Módulo 4 ) - Reconhecer a importância e os processos de obtenção de energia dos organismos. - Valorizar o estudo dos processos energéticos celulares como forma de compreender as relações de interdependência entre os seres vivos e a composição físico-química do ambiente. - Reconhecer que a fotossíntese é um processo de transformação de energia química a partir de CO2 e água, na presença de luz. - Identificar o sol como fonte primária de energia. - Relacionar os fatores ambientais que interferem na fotossíntese. - Interpretar o papel da água, luz e gás carbônico da fotossíntese e na respiração em situações-problema. - Reconhecer que a matéria orgânica produzida pela planta é utilizada como fonte de energia por todos os seres heterótrofos. - Reconhecer as relações alimentares como forma de transferência de energia e materiais. - Analisar cadeias e teias alimentares reconhecendo a existência de fluxo de energia e ciclo dos materiais. - Reconhecer que o carbono, nitrogênio e oxigênio realizam um ciclo e os seres vivos participam deste ciclo. - Traçar o circuito de determinados elementos químicos como o carbono, o oxigênio e o nitrogênio, colocando em evidência o deslocamento desses elementos entre o mundo inorgânico (solo, água, ar) e o mundo orgânico (tecidos, fluidos e estruturas animais e vegetais). - Analisar em situações-problema a interferência do ser humano nos ciclos dos materiais. Identificar as principais causas da destruição dos ecossistemas brasileiros. - Conhecer e compreender os mecanismos de ações que resultam nas principais formas de impacto ambiental, elaborando estratégias que promovam sua resolução e contribuam para a melhoria da qualidade de vida. Reconhecer, no estudo da Ecologia, como o uso da preservação e a manutenção dos recursos naturais afetam a estrutura sócio econômica da população. Evolução e a História da Vida: As ideias transformistas, Classificação Biológica, As árvores da Vida, A evolução dos seres vivos no tempo geológico. ( Vírus, Bactérias, Protozoários ) Módulo 1. Comparar as explicações utilizadas por Darwin e por Lamarck sobre as transformações dos seres vivos. - Reconhecer que os seres vivos se transformam ao longo tempo evolutivo. - Utilizar-se das evidências tais como fósseis, características anatômicas, fisiológicas e embriológicas para explicar a evolução dos seres vivos. - Identificar em situações-problema os mecanismos evolutivos que propiciam a biodiversidade. Conhecer e compreender as principais evidências da evolução biológica. Compreender o significado biológico dos órgãos análogos e homólogos. Comparar as ideias evolucionistas. Conhecer o conceito atual de espécie biológica. - Conceituar classificação biológica, reconhecendo sua importância na organização e compreensão da diversidade da vida, revelando padrões de semelhança que evidenciam as relações de parentesco evolutivo entre diferentes grupos de organismos. - Conhecer a hierarquia nas relações de inclusão das seguintes categorias taxonômicas: espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino. - Identificar as características que diferenciam os organismos dos cinco reinos de seres vivos. - Reconhecer os representantes de cada reino de seres vivos. - Identificar a organização hierárquica da diversidade biológica. - Reconhecer as ações humanas como fatores de influência ao surgimento de doenças parasitárias; Compreender que os vírus não são incluídos em nenhum dos cinco reinos porque são acelulares. A variedade das características animais, tanto para aumentar a compreensão geral sobre o fenômeno vida, como utilizar esse conhecimento em aspectos práticos. - Reconhecer que as infecções constituem mecanismos de multiplicação. - Elaborar argumentos científicos que corroborem ou refutem o fato dos vírus não serem considerados seres vivos. - Compreender os mecanismos de transmissão das doenças, relacionando-os às medidas profiláticas. - Compreender os meios de imunização e tratamentos, tais como vacinação, uso de antibióticos, antivirais, fungicidas e outros. Identificar os agentes causadores das doenças infectocontagiosas - Reconhecer a estrutura geral de cada grupo de organismo, compreendendo o desenvolvimento evolutivo do grupo.

8 A evolução dos seres vivos no tempo geológico: Reino Fungi, Reino Metazoa ( Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Verminoses causadas por platelmintos e nematelmintos, Moluscos, Anelídeos.) Módulo 2 - Reconhecer as ações humanas como fatores de influência ao surgimento de doenças parasitárias; - Reconhecer a estrutura geral de cada grupo de organismo, compreendendo o desenvolvimento evolutivo do grupo. - Compreender os mecanismos de transmissão das doenças, relacionando-os às medidas profiláticas. - Reconhecer a importância das bactérias como organismos decompositores de matéria orgânica e seu papel na indústria saúde. Identificar os agentes causadores das doenças infectocontagiosas - Listar e comparar evolutivamente as principais características (diblásticos e triblásticos, acelomados, pseudocelomados e celomados, simetria) dos seres do grupo animália. - Comparar os filos estudados quanto aos aspectos morfofisiológicos: - Reconhecer a estrutura geral de cada grupo de organismo, compreendendo o desenvolvimento evolutivo do grupo. - Compreender os mecanismos de transmissão das doenças, relacionando-os às medidas profiláticas. - Interpretar as principais etapas dos ciclos de vida dos seguintes parasitas humanos: esquistossomo, tênia, lombriga, ancilóstomo e filaria; identificar, em cada ciclo, os eventuais hospedeiros intermediários e as medidas e atitudes preventivas aplicáveis. - Reconhecer em esquemas e desenhos os animais estudados, suas estruturas adaptativas e ciclos reprodutivos. - Compreender o funcionamento do SUS e o papel da medicina preventiva e terapêutica. - Identificar características morfológicas e fisiológicas dos animais, tais como: alimentação, digestão, circulação, excreção e trocas gasosas, relacionando-as com o modo de vida terrestre ou aquático.

9 DISCIPLINA: INGLÊS DATA: 16/12 (3ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORA EXAME FINAL 1ª Médio M Veída CONTEÚDO: Subject and object pronouns Possessive adjectives and pronouns Simple Present (affirmative, negative and interrogative forms) Simple Past regular and irregular verbs Simple Past (affirmative, negative and interrogative forms) Verb to be past (affirmative, negative and interrogative forms) Linking words (páginas 147 e 148) COMO ESTUDAR: Estude pelas anotações do seu caderno e em gramáticas da língua inglesa. Refaça as questões que você errou nas duas provas da etapa. Refaça os exercícios do livro referentes ao conteúdo acima, do caderno e das atividades extras. Use um dicionário. Faça uma lista das palavras que você não sabe o significado. Estude escrevendo. Acredito no seu sucesso! Veída.

10 DISCIPLINA: REDAÇÃO DATA: 16/12 (3ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORA EXAME FINAL 1ª Médio M Márcia ORIENTAÇÕES: Querido aluno, este roteiro foi elaborado para ajudá-lo a estudar, direcionando sua atenção para os conteúdos importantes para a prova. Bom estudo e boa prova! HABILIDADE: Produzir textos com organização temática adequada aos contextos de produção, circulação e recepção. 1. Gênero textual: Dissertativo-argumentativo 2. Critérios de correção Texto construído de acordo com os aspectos solicitados na proposta. Criação de título que desperte no leitor o desejo de ler o texto. Apresentação de um problema. exposição das causas do problema e maneiras do destinatário da carta solucionar o que foi apresentado. Paragrafação do gênero do domínio argumentativo com vistas à produção de sentido. Ou paragrafação adequada à progressão temática. Apresentação de um ponto de vista pessoal, fora do senso comum. Parágrafos que apresentem argumentos de comprovação, de sustentação ou de contra-argumentação capazes de sustentar o ponto de vista defendido. Presença suficiente de informação para atender ao objetivo do texto (ver nível de informatividade). Uso adequado de elementos e/ou expressões (conjunções, advérbios/locuções adverbiais, pronomes, tempos e modos verbais) que articulem as frases, os períodos e os parágrafos do texto. Uso adequado de valores temporais, aspectuais e modalizadores dos tempos verbais do modo indicativo em gêneros do domínio argumentativo. Uso adequado da norma padrão de pronome relativo em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam. Uso adequado da concordância verbal (sujeito simples e composto anteposto e posposto ao verbo; verbo haver/existir) Adequação vocabular ao discurso argumentativo e à proposta comunicativa. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1. Fonte de Estudo Pasta de redação área de trabalho - computador em sala de aula; Produções corrigidas na segunda etapa; Registros em sala de aula. (Coesão aula de Português; Notações gramaticais aula de redação).

11 DISCIPLINA: ESPANHOL DATA: 17/12 (4ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORA EXAME FINAL 1ª Médio M Débora CONTENIDO CÓMO ESTUDIAR 1. Comprensión lectora y vocabulario: 2. Artículos: Determinados e indeterminados (cuaderno y diapositivas); 3. Muy y mucho (cuaderno y diapositivas); 4. Construcciones Valorativas (cuaderno y diapositivas. Libro p. 13, 79-80); 5. Expresiones de tiempo (Unidad 3); 6. Gerundio (Unidad 4); 7. Expresiones de acuerdo y desacuerdo (Unidad 5); Lee el contenido. Rehaz las actividades del libro, cuaderno y hojas. Entrena usando las hojas separadas, las pruebas de la etapa y los ejercicios de estudio autónomos. Mucha atención al realizar las tareas y utiliza el diccionario siempre que tengas alguna duda. Aprovecha bien esa oportunidad! Buen estudio! 8. Construcción valorativa: verbo interesar (Unidad 5); 9. Los comparativos (Unidad 6); 10. Vocabulario de ropa (Unidad 6); 11. Verbo llevar (Unidad 6 y 7); 12. Vocabulario de alimentos (Unidad 7).

12 DISCIPLINA: FÍSICA DATA: 17/12 (4ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSOR EXAME FINAL 1ª Médio M Wagner Recomenda-se estudar o conteúdo abordado nos capítulos do livro e as respectivas seções listadas logo abaixo, todas as notas de aula que estão no caderno, aulas práticas, exercícios do livro e folhas de exercícios avulsas. Lembre-se de que todos os exercícios foram feitos e corrigidos durante as aulas. Além disso, não se esqueça de refazer as provas que foram dadas no decorrer do ano (relativas aos conteúdos cobrados para o Exame Final) e, também, de revisar as práticas trabalhadas no laboratório. Ao final de seus estudos você deverá ser capaz de interpretar gráficos, tabelas e expressões matemáticas envolvendo grandezas físicas, reconhecer e saber usar corretamente símbolos, códigos e nomenclatura das grandezas físicas estudadas, ler e interpretar informações apresentadas em diferentes linguagens e representações, reconhecer a natureza dos fenômenos físicos envolvidos, associar fenômenos que ocorrem em situações semelhantes do dia a dia e compreender o desenvolvimento histórico da tecnologia nos mais diversos campos. Capítulos abordados em seu livro didático: FÍSICA CONTEXTO & APLICAÇÕES volume 1 Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga 1ª edição editora Scipione. Capitulo 4 Primeira e terceiras leis de Newton 4.1 A primeira lei de Newton 4.2 Equilíbrio de uma partícula 4.3 A terceira lei de Newton 4.4 Força de atrito Capitulo 5 Segunda lei de Newton 5.1 A segunda lei de Newton 5.2 Unidades de força e massa 5.3 Massa e peso 5.4 Aplicações da segunda lei de Newton 5.5 Queda com resistência no ar 5.6 Forças no movimento circular Capítulo 7 Conservação da energia 7.1 Trabalho de uma força 7.2 Potência 7.3 Trabalho e energia cinética 7.4 Energia potencial gravitacional 7.5 Energia potencial elástica 7.7 Aplicações da conservação da energia ATENÇÃO: Tenha iniciativa e domínio próprio, não espere que o mandem cumprir com suas obrigações e deveres. Fique sempre em dia com seus estudos. Não deixe que a matéria se acumule e nem deixe para estudar na véspera da prova. Seja responsável, organizado, disciplinado, obediente, pontual, tolerante e verdadeiro com você mesmo, com todos e com seus compromissos, sendo um dos principais a escola; pois, o seu futuro só depende de você. Deus é nosso refúgio e a nossa força socorro que não falta em tempos de aflição. Salmo 46:1 Que Deus te abençoe grandemente, Professor: Wagner Francisco Bom trabalho. Boas Festas.

13 DISCIPLINA: QUÍMICA DATA: 18/12 (5ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES EXAME FINAL 1ª Médio M Michele, Priscila, Victor CAPÍTULO 4 Nosso universo. Relacionar temperatura com energia cinética média (massa e velocidade). Compreender as propriedades específicas densidade, TF, TE e solubilidade. Caracterizar a substâncias e misturas relacionando-as com a sua temperatura de fusão e ebulição e com a sua densidade. CAPÍTULO 5 Os estados físicos da matéria. Representar, utilizando o modelo microscópico de partículas, os materiais sólidos, líquidos e gasosos, relacionando esses modelos com a densidade dos mesmos. Entender o modelo cinético de partículas. Nomear os estados físicos (estados de agregação) dos materiais e suas mudanças. Descrever como ocorrem as mudanças de estado físico nos universos micro e macroscópicos. Ciclo da água. Identificar as propriedades gerais, organolépticas e físicas dos materiais. CAPÍTULO 6 A composição da matéria. Conceituar elemento químico com a ajuda da Tabela Periódica. Entender o significado científico de átomo, elemento, molécula, substância elementar e composta, mistura, fase, homogêneo, heterogêneo, solução. Entender que não podemos ver o átomo e que por isso é importante criar imagens ilustrativas sobre os modelos atômicos. CAPÍTULO 7 Processos de separação de misturas. Identificar e diferenciar o equipamento e o procedimento a ser utilizado na separação de mistura (heterogênea e homogênea). Entender que muitas vezes serão necessários mais de um equipamento e procedimento para separar os componentes de uma única mistura. CAPÍTULO 8 Transformações da matéria. Conceituar e entender microscopicamente transformações físicas e químicas. Classificar as transformações em físicas ou químicas, em alguns casos usando evidências visuais. Conceituar combustão completa e incompleta. CAPÍTULO 9 História da Química. Entender a Lei de Lavoisier (conservação das massas) e Lei de Proust (proporções fixas) e utilizá-las para resolução de problemas. CAPÍTULO 10 Descobrindo a estrutura atômica. Comparar os modelos atômicos: Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr. CAPÍTULO 11 Principais características do átomo e suas relações. Conceituar número atômico (Z), número de massa (A), elemento químico, íons (cátions e ânions).

14 Calcular número de prótons, elétrons e nêutrons de átomos e íons. Representar os elementos à partir de seu símbolo, Z e A com a ajuda da Tabela Periódica. Conceituar isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos para resolução de problemas. CAPÍTULO 12 Evolução do modelo atômico. Entender o diagrama de Linus Pauling: níveis, subníveis, elétrons de valência = elétrons mais externos, elétrons mais energéticos. Fazer a distribuição eletrônica de átomos, cátions e ânions. Comparar os tamanhos (raios) de átomos, cátions e ânions. CAPÍTULO 13 Bases da organização dos elementos. Conceituar períodos (7) e famílias = grupos = colunas (18 e nomeá-las). Diferenciar elementos representativos dos elementos de transição (externa e interna: série dos lantanídios e actinídios). Diferenciar metais, ametais (não-metais) e gases nobres na Tabela Periódica. Entender as propriedades dos metais e dos ametais. Relacionar o número de elétrons de valência dos elementos representativos com a sua coluna na Tabela Periódica. Relacionar a distribuição eletrônica com a posição dos elementos na Tabela Periódica (para os períodos e colunas). CAPÍTULO 14 Propriedades periódicas. Conceituar raio atômico (tamanho do átomo) e raio iônico (tamanho do íon), energia de ionização (potencial de ionização) e eletronegatividade. Prever raio atômico, energia de ionização e eletronegatividade com o auxílio da Tabela Periódica. CAPÍTULO 15, 16 e 17 Ligações iônicas ou eletrovalentes, Ligações covalentes e Ligações metálicas. Relacionar a camada de valência com a tendência do elemento em perder ou receber elétrons para a formação de íons eletronicamente estáveis. Gases nobres: modelo de estabilidade. Regra do octeto: utilização e limitações. Ligações iônica, metálica e covalente. Substâncias iônicas, metálicas, covalentes e moleculares. Reconhecer algumas ligas metálicas e suas propriedades. Energia em processos de formação ou rompimento de ligações químicas: gráficos. Propriedades macroscópicas de substâncias (moleculares, iônicas, covalentes e metálicas) e soluções: correlação com os modelos de ligações químicas. Introdução à leitura de moléculas orgânicas e suas representações especiais. CAPÍTULO 18 e 19 Geometria molecular e Polaridade. Identificar a geometria de moléculas simples por meio da determinação de nuvens eletrônicas ao redor do átomo central e do número de átomos ligados a eles. Fórmulas eletrônicas e estruturais de moléculas: representação e geometria. Polaridade das moléculas e sua influência na solubilidade das substâncias. Classificar as ligações químicas em polar ou apolar em relação à diferença de eletronegatividade dos átomos ligados. Relacionar a soma vetorial com a classificação em polar ou apolar da molécula. Comparar o número de nuvens eletrônicas ao redor do átomo central com o número de ligantes iguais desse átomo e, com isso, classificar a molécula em polar ou apolar. CAPÍTULO 20 Ligações intermoleculares. Identificar e caracterizar as interações intermoleculares. Relacionar a temperatura de ebulição com o tamanho e o tipo de interação intermolecular existente entre elas.

15 CAPÍTULO 21 Dissociação e ionização. Diferenciar dissociação de ionização. Diferenciar e reconhecer as soluções eletrolíticas e as soluções não-eletrolíticas. CAPÍTULOS 22, 23, 24, 25 Ácidos, Bases ou hidróxidos, Sais e Óxidos. Definir ácidos e bases segundo Arrhenius. Associar a ação dos ácidos sobre indicadores, metais, carbonatos e bicarbonatos. Conhecer os principais ácidos e bases presentes em seu cotidiano. Associar a ação das bases sobre indicadores. Reconhecer as principais funções inorgânicas: óxidos, hidróxidos, ácidos e sais (ácidos, básicos e neutros). Propriedades das funções. Indicadores e ph. CAPÍTULOS 26, 29, 35 - Reações químicas e seus cálculos. Saber as principais reações químicas (como por exemplo: neutralização, ácido com metal e carbonatos, combustão, óxidos com água entre outras.) Saber balancear uma reação e trabalhar com suas relações estequiométricas. Entender o número de Avogadro (mol) e massa molar de uma substância. Laboratórios, exercícios do livro, folhas de exercícios e anotações extras no caderno.

16 DISCIPLINA: LITERATURA DATA: 18/12 (5ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORA EXAME FINAL 1ª Médio M Ana Glades CONTEÚDOS: CONTEÚDOS DO CADERNO: Anotações e exercícios feitos em sala de aula. SLIDES DE CONTEÚDOS ENVIADOS AO DE CADA TURMA. LIVRO DIDÁTICO: ABAURRE, Maria Luíza; ABAURRE, Maria Bernadete; PONTARA, Marcela. PORTUGUÊS: Contexto, interlocução e sentido. UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO À LITERATURA (Capítulo 3: Literatura é gênero - épico e lírico. P. 28 a 46) (Capítulo 4: Literatura é gênero - o dramático. P. 46 a 56) UNIDADE 2 - ORIGENS EUROPEIAS (CAPÍTULO 6: Literatura na Idade Média. P. 74 a 94) (CAPÍTULO 8: Classicismo. P. 110 a 127) UNIDADE 3 - A LITERATURA NO PERÍODO COLONIAL (CAPÍTULO 10: Barroco brasileiro. P. 161 a 170) (CAPÍTULO 11: Arcadismo brasileiro. P. 182 a 193) COMO ESTUDAR Leia atentamente os conteúdos; Sempre faça anotações e resumos do que você estudar; Refaça os exercícios do livro didático; Releia e estude novamente as anotações feitas no seu caderno. Releia os livros recomendados, já estudados e avaliados durante o ano letivo. LEITURA RECOMENDADA: Os Lusíadas. Episódios Inês de Castro e O velho do Restelo. (Domínio público) O Conde de Monte Cristo. Alexandre Dumas. Adaptação de José Angeli. Coleção Reencontro. Ed. Scipione. Miss Dolar, de Machado de Assis. (Domínio público). Desejo que você realize ótimos estudos e faça uma excelente prova! Um abraço, Ana Glades.

17 DISCIPLINA: MATEMÁTICA DATA: 19/12 (6ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSORES EXAME FINAL 1ª Médio M Carla e Carlos Prezado(a) aluno(a), Este roteiro foi elaborado com o objetivo de orientá-lo durante todos os seus momentos de estudo para o Exame Final. Nele, estão detalhados todos os conteúdos que serão cobrados na avaliação. Refaça as atividades do livro e das listas extras de exercícios que foram distribuídas ao longo do ano. Esperamos que nossas orientações contribuam para o seu crescimento! Desejamos seu sucesso! Carla e Carlos VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE Funções (Registros do caderno; livro páginas 49 a 82; listas de exercícios) Reconhecer relações entre grandezas variáveis dadas por gráficos, tabelas e fórmulas Compreender a definição de função Interpretar função através do diagrama de Venn Relacionar elementos do conjunto domínio com os elementos do conjunto contradomínio através de diagrama e equação Analisar e determinar o domínio, contradomínio e imagem de uma função através de gráfico e equação Ler, interpretar e produzir gráficos de funções. 2. Função do 1º grau (Registros do caderno; livro páginas 83 a 112; listas de exercícios) Compreender a definição de função do 1º grau Reconhecer e representar graficamente a função polinomial do 1º grau Determinar a lei da função do 1º grau a partir de pontos do seu gráfico Identificar e utilizar a função linear para representar relações numéricas entre grandezas diretamente proporcionais Resolver problemas envolvendo a função polinomial do 1º grau e inequação do 1º grau Relacionar inequações do 1º grau e o estudo de sinal da função polinomial do 1º grau Resolver sistema de inequações do 1º grau e inequações produto e quociente. 3. Função do 2º grau (Registros do caderno; livro páginas 113 a 142; listas de exercícios) Compreender a definição de função do 2º grau Determinar raízes (ou zeros da função) do 2º grau Analisar e determinar domínio, contradomínio e imagem de uma função polinomial do 2º grau Calcular as coordenadas do vértice da função; 3.5. Ler, interpretar e produzir gráficos de funções do 2º grau; 3.6. Analisar gráficos para interpretar sinal, crescimento, decrescimento e raízes da função do 2º grau Resolver problemas envolvendo a função do 2º grau e inequação do 2º grau Estudar o sinal da função quadrática Resolver inequações do 2º grau. 4. Função exponencial (Registros do caderno; livro páginas 163 a 189; listas de exercícios) Reconhecer e aplicar as propriedades das potências e das raízes Compreender a definição de função exponencial Ler, interpretar e produzir gráficos de função exponencial Analisar a função exponencial e sua representação gráfica quanto ao crescimento e decrescimento Resolver equação exponencial Resolver situações-problemas envolvendo função exponencial.

18 5. Função logarítmica (Registros do caderno; livro páginas 190 a 242; listas de exercícios) Compreender a definição de função logarítmica Calcular logaritmos, conhecidas sua base e logaritmando Conhecer logaritmos decimais Conhecer e utilizar as consequências da definição de logaritmo Conhecer e utilizar as propriedades operatórias dos logaritmos Compreender o mecanismo de mudança de base do logaritmo Reconhecer e representar graficamente a função logarítmica Reconhecer e utilizar as propriedades do gráfico de uma função logarítmica Analisar a lei de uma função logarítmica e classificá-la como crescente ou decrescente Determinar a lei da função logarítmica a partir de pontos do seu gráfico Reconhecer a função logarítmica como inversa da função exponencial Resolver problemas de função exponencial, que recaem na utilização de logaritmos Resolver equações logarítmicas Resolver inequações logarítmicas Resolver situações-problema de funções logarítmicas. 6. Progressão Aritmética (Registros do caderno; livro páginas 243 a 254; listas de exercícios) Compreender a ideia de sequência numérica finita e infinita Reconhecer o padrão de uma sequência numérica, dados seus elementos Encontrar a lei de formação (ou o termo geral) de uma sequência Conhecer a definição de progressão aritmética (P.A.) e de sua razão Classificar uma progressão aritmética como crescente, decrescente ou constante Encontrar a fórmula do termo geral de uma progressão aritmética Resolver situações-problema que envolvam progressão aritmética Conhecer e utilizar a fórmula da soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética Relacionar a progressão aritmética com uma função afim. 7. Progressão Geométrica (Registros do caderno; livro páginas 254 a 277; listas de exercícios) Conhecer a definição de progressão geométrica (P.G.) e de sua razão Classificar uma progressão geométrica como crescente, decrescente, constante, alternada (ou oscilante) ou estacionária Encontrar a fórmula do termo geral de uma progressão geométrica Resolver situações-problema que envolvam progressão geométrica Conhecer e utilizar a fórmula da soma dos n primeiros termos de uma progressão geométrica Conhecer e utilizar a fórmula da soma dos n primeiros termos de uma progressão geométrica infinita Conhecer e utilizar a fórmula do produto dos n primeiros termos de uma progressão geométrica Relacionar a progressão geométrica com uma função exponencial. 8. Matemática comercial e financeira (Registros do caderno; livro páginas 278 a 305; listas de exercícios) Compreender e utilizar porcentagens Resolver situações-problema que envolvam aumentos ou descontos Compreender e utilizar variação percentual de crescimento (acréscimo) ou de decrescimento (decréscimo) Compreender o conceito de juros (simples ou compostos) Conhecer e utilizar a fórmula de juros simples Conhecer e utilizar a fórmula do montante, em uma situação-problema que envolva juros simples Conhecer e utilizar a fórmula de juros compostos Conhecer e utilizar a fórmula do montante, em uma situação-problema que envolva juros compostos Resolver situações-problema que envolvam juros compostos com taxa de juros variável Relacionar juros e funções.

19 DISCIPLINA: FILOSOFIA DATA: 19/12 (6ª FEIRA) ETAPA SÉRIE ENSINO TURNO PROFESSOR EXAME FINAL 1ª Médio M Nivton Tema central: Introdução à Filosofia; Felicidade Conceitos: A passagem do mito ao logos; A experiência filosófica; Felicidade, de acordo com: Platão; Aristóteles; Epicuro; Estóicos. Ética e moral. Referências: Pág. 167 do livro didático para a passagem do mito ao logos; Págs para o tema da felicidade e seus subtemas; Pág. 291 para o tema ética e moral, mas apenas como complemento. O principal encontra-se no caderno. Anotações feitas em sala. Conteúdo da 2ª etapa: Tema central: Filosofia pré-socrática Conceitos: Passagem do Mito para o Logos: observar a estrutura das duas proposições; Princípios norteadores da primeira filosofia; Filósofos pré-socráticos / Investigação sobre o elemento primordial. Referências: Páginas 166 a 181 do livro didático; Texto complementar entregue pelo professor junto com a atividade de registro; Atividade de registro; Anotações feitas em sala. Conteúdo da 3ª etapa: Temas centrais: A democracia ateniense, Sócrates e os sofistas; Platão e Aristóteles. Referências: Registros de sala de aula; Livro didático, nas páginas 182 a 195. Textos originais de Platão entregues pelo professor e trabalhados em sala de aula.

20

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 134, Toledo PR Fone: 377-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA SÉRIE: 1ª SÉRIE E.M. PROFESSOR: Paulo

Leia mais

EXAMES FINAIS 1ª SÉRIE / EM

EXAMES FINAIS 1ª SÉRIE / EM EXAMES FINAIS 1ª SÉRIE / EM CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISICPLINA 14/12/15 2ª feira Biologia / Literatura/ Língua Portuguesa 15/12/15 3ª feira Geografia / Redação / Filosofia 16/12/15 4ª feira

Leia mais

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Roteiro de Recuperação 2ª Etapa 1ª Série Ensino CRONOGRAMA DE PROVAS 1ª PROVA DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA HORÁRIO 18/09 5ª feira Geografia 19/09 6ª feira Literatura / Redação 14h às 17h 20/09 SÁBADO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA COLÉGIO ESTADUAL BARBOSA FERRAZ Ensino Médio, Normal e Profissional Rua Rio Grande do Sul, 1200 Centro - Telefone: (43) 3472-5009 www.colegiobarbosa.com.br e.mail: colbarbosa@ig.com.br CEP: 86870-000 -

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL Conteúdos Competências / Habilidades Avaliação/Atividades Estrutura atômica I (Unid. 02 e 3) COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 1º ANO BIOLOGIA Origem da vida Citologia Teoria da geração espontânea e biogênese. Teoria de Oparin e Haldane. Panspermia. Criacionismo. Os primeiros seres vivos. Água. Sais

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano Língua Portuguesa - Perceber as modificações realizadas nas antigas regras de acentuação, fixando as que permanecem inalteradas pelo novo acordo ortográfico; - Conhecer as classes gramaticais; - Apresentar

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º ano EMENTA

IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º ano EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais CURSO: Técnico em Química FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( )

Leia mais

Conteúdos para Exames Finais. 1º ano

Conteúdos para Exames Finais. 1º ano Conteúdos para Exames Finais 1º ano Matemática: Teoria de Conjuntos; Funções particulares (Função quadrática, Funções exponencial, logarítmica e modular); Progressões aritméticas e geométricas. Artes:

Leia mais

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º FÍSICA 1ª CAIONE 1º Bimestre: MÓDULOS 2... MÉTODO DA POLIGONAL 3... REGRA DO PARALELOGRAMO 4... DECOMPOSIÇÃO VETORIAL E DIFERENÇA VETORIAIS 5... INTRODUÇÃO À DINÂMICA E PRIMEIRA LEI DE NEWTON 6... SEGUNDA

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente BIOLOGIA I TRIMESTRE A descoberta da vida Biologia e ciência Origem da vida

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 1ª SÉRIE - 06/ 08/ 2014 - Capítulo 6 Citoplasma e organelas citoplasmáticas; - Capítulo 7 Núcleo e cromossomos; - Capítulo 8 Divisão celular:

Leia mais

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO IMPORTANTE!!! O ALUNO DEVE ESTUDAR ALÉM DOS CONTEÚDOS ABAIXO, O DO CADERNO, LIVRO E CADERNO DE ATIVIDADES. Disciplina Data da prova Conteúdo Apresentação

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2012, apresentará uma redação e 180 questões objetivas, divididas nas quatro áreas do conhecimento: - Ciências

Leia mais

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO COLÉGIO E CURSO COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Antônio Felipe, 780 Fone/Fax (44) 3421-8250 Paranavaí PR e-mail: paroquial@colegioparoquial.com.br

Leia mais

ROTEIRO DE CONTEÚDOS PARA ESTUDOS AUTÔNOMOS 1ª ETAPA/2011. Dicas do professor:

ROTEIRO DE CONTEÚDOS PARA ESTUDOS AUTÔNOMOS 1ª ETAPA/2011. Dicas do professor: /2011 Professor(a): Angela Velloso Disciplina: Inglês Interpretação de textos. Vocabulário: - Tour guide (p. 32, 33); - Cashier (p. 110, 111) - Synonyms (p. 40) Gramática: - Verb to be; - WH- questions;

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012-

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- BIOLOGIA Célula, a unidade da vida. *Origem da célula. *Célula procariótica. *Célula Eucariótica. Organizando a diversidade dos seres vivos. *Regras

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES

CIÊNCIAS DESCRITORES CIÊNCIAS DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Componente Curricular: Química Série:

Leia mais

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PORTUGUÊS PRIMEIRO ANO Programa da 1ª série: Interpretação de texto Linguagem figurada Trovadorismo Humanismo "Auto da barca do inferno" BIOLOGIA Características gerais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: :CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 CIÊNCIAS DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. ORIGEM DA TERRA 1.1. Origem da vida no Planeta Terra (principais teorias). 1.2. Fósseis,

Leia mais

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - 2013. Plano de Ensino

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - 2013. Plano de Ensino Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS Turma: A / B / C / D /E SÉRIE/ANO: 8ª / 9º Turno: MATUTINO Bimestral: 1º / 2º / 3º / 4º Anual: 2013 Professor: MÁRIO CÉSAR CASTRO E-mail:

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 1 o Ano (TAB) Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Senhores pais e alunos, Estaremos realizando as Verificações Bimestrais do 3 o bimestre no período de 21/09 a 25/09/2015.

Leia mais

COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais. 1º ano D. Arte

COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais. 1º ano D. Arte COMUNICADO Nº 32/2014 SÉRIE: 1º ano / Ensino Médio ASSUNTO: Conteúdo das Avaliações Bimestrais Arte -Resumo Arte feminino plural Função pragmática ou utilitária Função naturalista As linguagens artísticas

Leia mais

Planejamento da Recuperação Final - 2013. Turma: 102

Planejamento da Recuperação Final - 2013. Turma: 102 Professor: Marcos A. Loureiro Nº de aulas: 03 Disciplina: BIOLOGIA Turma: 102 1ºaula: data: _02_/ 12 /2013 nº de aulas no dia ( 01 ) Esclarecer dúvidas referentes a quatro capítulos da Apostila (1º Trimestre).

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: : SÃO CARLOS Área de conhecimento:ciencias DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: : MATEMATICA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA DISCIPLINA QUIMICA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA DISCIPLINA QUIMICA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO - Compreender as transformações químicas em linguagem discursivas. - Compreender os códigos

Leia mais

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto.

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto. LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros textuais e literários, verbais e não verbais, realizando inferências, e comparando-os, considerando os recursos expressivos

Leia mais

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio São Paulo, 6 de abril de 2015. Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio 1 a Série A Matemática - Profa. Silvia - (Setor A) Resolução de problemas com conjuntos (diagramas); propriedades da potenciação e da

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Plano de recuperação final 3º ano E.M.

Plano de recuperação final 3º ano E.M. Plano de recuperação final 3º ano E.M. Avaliação: 0 (zero) a 10 (dez): serão aplicados no mínimo dois instrumentos de avaliação com conteúdo referente ao ano letivo e de acordo com orientações de cada

Leia mais

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios,

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios, Prezados colégios, Buscando atender a demanda por GeekieTestes para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, elaboramos nossa Matriz Geekie de Avaliação para 2014. Nela, buscamos contemplar os principais conteúdos

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010 COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 248 4768 SITE: www.cmidf.com.br VALOR:10 pontos. NOTA: 9ºano 2º PERÍODO Prova de Recuperação Bimestral de Ciências

Leia mais

Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular.

Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. 1 D1 (B) Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. D2 (b) Explicar a inter-relação entre fotossíntese e respiração celular nas células dos organismos

Leia mais

X Olimpíada Santa Cecília de Ciências da Natureza, Matemática e Redação 6º ANO

X Olimpíada Santa Cecília de Ciências da Natureza, Matemática e Redação 6º ANO 6º ANO 3933_3ªET/14-Circular Olimp.(6º)CP_ARIS369 6º ANO Olimpíada Santa Cecília de Ciências, na(s) seguinte(s) disciplina(s): ( ) ( ) Ciências ( ) Redação Ciências de 05, e terá a duração de 4 As provas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN Curso Tutoria de nivelamento em Biologia Campus Centro Carga horária: 30h Tutor: Karoline Marques Cabral (e-mail: karol.m.cabral@gmail.com) Orientadores: Profª Kyria Cilene de Andrade Bortoleti (e-mail:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: :CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Prof. Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital-SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 Nome: Nº 6º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 2.0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano

Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano Roteiro de Recuperação 1ª Etapa 7º ano SR CRONOGRAMA DE PROVAS DATA DIA DA SEMANA DISCIPLINA 15/05 6ª feira Redação 18/05 2ª feira Inglês 19/05 3ª feira Ciências 20/05 4ª feira Espanhol 21/05 5ª feira

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014.

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Classes de palavras: - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Conteúdo para Exames Finais

Conteúdo para Exames Finais Conteúdo para Exames Finais 1º ano Português Elementos da comunicação; Linguagem verbal e não verbal; Linguagem formal e informal; Variações linguísticas; História e origem da Língua Portuguesa; Estrutura

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: MATEMÁTICA Período: Anual Professor: AMPARO MAGUILLA RODRIGUEZ Série e segmento: 1º ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE Objetivo Geral * Desenvolver

Leia mais

Apostila de Química Geral

Apostila de Química Geral Cursinho Vitoriano UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus de São José do Rio Preto Apostila de Química Geral Período noturno Ligações químicas interatômicas Vanessa R.

Leia mais

Planejamento Anual 2014. Modalidade: Ensino Médio. Disciplina: Matemática. 1º Ano D. Prof: Alan Ricardo Lorenzon

Planejamento Anual 2014. Modalidade: Ensino Médio. Disciplina: Matemática. 1º Ano D. Prof: Alan Ricardo Lorenzon COLEGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL Rua Haroldo Hamilton, 271 Centro - CEP 85905-390 Fone/Fax 45 3378-5343 - Email: colegiodariovellozo@yahoo.com.br Toledo Paraná Planejamento

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Professor Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C

Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 9º ano C Senhores pais e/ou responsáveis, Segue o funcionamento da primeira

Leia mais

Recuperação 1ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 2015 - Biologia. Biologia

Recuperação 1ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 2015 - Biologia. Biologia Recuperação ª Série Regular e Integral 2º SEMESTRE DE 205 - Biologia Biologia Módulo Módulo 6 Bio Módulo 0 Bio Módulo 9 Bio Módulo 20 Bio Módulo 23 Bio Módulo 29 Bio Módulo 6 Bio 2 Módulo 0 Bio 2 Módulo

Leia mais

Matéria e energia nos ecossistemas

Matéria e energia nos ecossistemas Aula de hoje Matéria e energia nos ecossistemas Matéria e energia nos ecossistemas A forma e funcionamento dos organismos vivos evoluiu parcialmente il em respostas às condições prevalecentes no mundo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO BIOLOGIA 1. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA 1.1. Substâncias inorgânicas:

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio GRAMÁTICA Fascículo 3 As palavras da nossa língua Estrutura das palavras: o Palavra, frase e texto; o Letra e fonema; o Classificação quanto

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres, o aluno deve ser capaz de: Compreender a Terra como um planeta especial

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012-

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -2º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- BIOLOGIA Fascículos Evolução. *Teorias da evolução e fatores evolutivos HISTÓRIA Descobrimento do Brasil Tratado de Tordesilhas Fundamentalismo Islamismo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES TURMA: I ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diagnose da turma. Trabalho individual

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES TURMA: I ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diagnose da turma. Trabalho individual ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente DISCIPLINA: FÌSICA E QUÌMICA TURMA: I ANO: 12º ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS

Leia mais

ATENÇÃO 1ªs SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. Conteúdo: (Exame Final) - 1ºs Anos Profª. Bianca - Redação

ATENÇÃO 1ªs SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. Conteúdo: (Exame Final) - 1ºs Anos Profª. Bianca - Redação OBJETIVO JUNDIAÍ ATENÇÃO 1ªs SÉRIES DO ENSINO MÉDIO * Produção de Texto Crônica Conteúdo: (Exame Final) - 1ºs Anos Profª. Bianca - Redação Conteúdo: (Exame Final) - 1ºs Anos Profª. Maria Teresa - Gramática

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIA DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: MATEMÁTICA I SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:.

Leia mais

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 1ª SÉRIE

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 1ª SÉRIE FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 1ª SÉRIE Disciplina: Redação Turmas: 101, 102 e 103 Profª: Maria Luiza Livro 1: Gêneros do discurso / Tipos de Composição Objetivo: identificar gêneros textuais

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 1.1 Materiais 1.1.1 Materiais

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

PROFESSOR PAULO RODRIGUES

PROFESSOR PAULO RODRIGUES MATEMÁTICA MATEMÁTICA Conjuntos (Capítulo 1). Funções (Capítulo 3). Função Afim (Capítulo 4). Função Quadrática (Capítulo 5). Função Modular (Capítulo 6). Função Exponencial (Capítulo 8). Função Logarítmica

Leia mais

2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa

2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa 2013 Ensino Médio ------ Prova Substitutiva 2 Etapa Disciplina Data Conteúdo Filosofia 1º ano 26/08 2º ano - 26/08 3º ano 26/08 Aula sobre o poder de percepção e as correntes de reflexão. com questões

Leia mais

Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas.

Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas. 1ª série Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas. Simone - setor B. Química Geral Modelos Atômicos. Distribuição Eletrônica. Danilo - Mecânica

Leia mais

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO Ano: 3º ANO Disciplina: História Professor Responsável: Wladson Quiozine OBJETIVOS 3º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO 1. Retomar os aspectos essenciais do conteúdo programático da disciplina de História do Ensino

Leia mais

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA TEMAS 1. Estrutura da matéria 1.1 Elementos, átomos e iões 1.2

Leia mais

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano Brasília, 17 de setembro de 2013. Prezado responsável, Conforme consta no calendário escolar, no dia 30/9 (segunda-feira), das 7h30 às 12h10,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 7º ano PROFESSORAS: SANDRA MARA

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. 1ª série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. 1ª série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Professora: Maria Luiza 1ª série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA 1º PERÍODO TEMAS / CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE: BLOCOS (90 min) ALGUMAS SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 Podemos sempre mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle Caros Pais e Alunos, A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas já estudados,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 049, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014 O Reitor do Instituto

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final Disciplina: Química Ano: 2012 Professor (a): Elisa Landim Turma: 1º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça a lista

Leia mais

-2013- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2013- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2013- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

Análise dos Vestibulares

Análise dos Vestibulares Análise dos Vestibulares

Leia mais

MATEMÁTICA. Logaritmos Função seno e função cosseno Sistemas lineares Cilindro Cone INGLES

MATEMÁTICA. Logaritmos Função seno e função cosseno Sistemas lineares Cilindro Cone INGLES MATEMÁTICA Logaritmos Função seno e função cosseno Sistemas lineares Cilindro Cone INGLES - If Clauses - Passive Voice - Verbal tenses - Text interpretation BIOLOGIA CAPÍTULOS DA FRENTE 1 Os Vírus Explique

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

Programa de Provas Módulo I

Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013

ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 7º ANO EF2 ROTEIRO DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Frase, oração e período Morfossintaxe: a seleção e a combinação das palavras (sujeito e predicado) Sujeito indeterminado e oração sem sujeito

Leia mais

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 Matérias 1º MÉDIO 2º MÉDIO 3º MÉDIO Português Figuras de Linguagem Linguagem Coloquial Normativa Formal Informal -Conectivos -Gêneros textuais Literatura: Barroco,Arcadismo,Romantismo

Leia mais

6ª Série/Ensino Fundamental

6ª Série/Ensino Fundamental 6ª Série/Ensino Fundamental ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO /DEZEMBRO 2013 CIÊNCIAS NATURAIS: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA répteis; mamíferos. REDAÇÃO: 16/12/13 SEGUNDA FEIRA Leitura e interpretação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

PROGRAMA DO 7ª SÉRIE / 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE

PROGRAMA DO 7ª SÉRIE / 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 7ª SÉRIE / 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 I UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA ARTES EDUCAÇÃO

Leia mais

DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015

DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015 DIÁRIO DE SALA 1º ANO A 4º BIMESTRE 2015 DISCIPLINA TA CONTEÚDO E TAREFAS QUE FORAM TRABALHADOS EM SALA DESCRIÇÃO TAREFA PARA CASA TA MATEMÁTICA 06/10 Correção do DNA e atividade em dupla da apostila Terminar

Leia mais

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades.

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades. ANEXO I - PROGRAMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS E DE REDAÇÃO Prova (Todos os Cursos) Trabalhando em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, o UNIFEMM entende que as avaliações do processo

Leia mais