GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA"

Transcrição

1 Data: Local: Horário: Instrutor: 25/09/2008 Auditório da Associação Comercial de Sarandi 19:00 às 23:00 Marcelo Del Trejo Maringá/PR

2 O Processo Administrativo Administrar é muito mais do que simplesmente tocar o dia-a-divender, pagar contas, receber, comandar equipes e da empresa. É mais que apenas comprar e tantas outras tarefas bem conhecidas dos empresários. Administrar é, entre outras coisas, um processo. O processo administrativo divide-se basicamente em planejamento, execução e controle. três etapas: O Planejamento é a etapa onde a empresa, através de uma análise de seus pontos fortes e de suas fraquezas, das oportunidades e das ameaças, define como pretende atingir seus objetivos e metas. A Execução é a etapaa do processo administrativo no qual a empresa, de acordo com o que foi planejado, põe em prática as decisões tomadas. Este é o momento no qual se dá geração de valor. Por fim, temos a etapaa de Controle, momento no qual verificamos se o planejamento está sendo seguido, se as metas estão sendo atingidas, e fazemos os ajustes necessários no processo de execução ou mesmo no planejamento. A essência do controle reside em verificar se a atividade contr rolada está ou não alcançando os obj o jetivos ou resultados esperados. Planejamento Execução Controle Ajuste Ajuste Fone (44)

3 Gestão do Caixa Sobra de caixa significa lucro? Ou o lucro é a sobra na Demonstração de Resultado? Qualquer que seja a resposta, porém, uma coisa é certa: sem caixa a empresa não vive. Sem ele a empresa fica inadimplente e pode falir, mesmo que sua Demonstração de Resultado apresente lucro. Assim, gerenciar o caixaa é uma das principais tarefas do gestor do negócio. Ao fazê-la, o gestor deve ter em mente dois principais objetivos: Controlar de onde veio e para onde foi o dinheiro, classificando-os de forma a possibilitar as tomadas de decisões; Fazer previsões de caixa, ou seja, tentar desenhar o futuro de um determinado período. É tentar saber com antecedência de onde virão e para onde irão os recursos da empresa. Desse modo, a gestão do caixa passa a ser um importante instrumento de gestão para toda a empresa. A empresa que não faz a gestão do caixa, e que não realiza os controles adequadamente, mas apenas considera que se tem dinheiro em caixa está tudo indo bem, e não se importa em saber a origem dos recursos e suas destinações, corre sérios riscos. A vida empresarial nos prega peças, e se não estivermos atentos cairemos em algumas armadilhas. Uma empresa em crescimento acelerado, por exemplo, na maioria das vezes apresenta problema de caixa, pois o próprio crescimento demanda investimentos, em especial nos estoques e no financiamento aos clientes, e muitas vezes também na ampliação das instalações. Situações como essa por vezes provocam profundo desânimo no empresário, pois na visão dele Não entendo... quanto mais os negócios vão bem e a empresa cresce mais eu devo... Tenho saudades de quando éramos só uma lojinha. Fone (44)

4 Naquele tempo, eu não ganhava muito dinheiro, mas também não faltava e a vida era muito mais tranqüila. Por outro lado, uma empresa em desaceleração quase sempre tende a apresentar num primeiro momento SOBRA DE CAIXA! Como ela não repõe o estoque, pois não vendeu, o recurso que seria anteriormente destinado ao estoque fica disponível. Do mesmo modo, ao diminuírem-se as vendas, o volume total financiado aos clientes também diminui e, novamente, há a liberação de recursos, que muito provavelmente acabarão disponíveis no caixa da empresa e serão mal aplicados. Se lembrarmos que as vendas estão em desaceleração, não é difícil prever o desastre que se aproxima. E então, ouviremos dessa vez o comentário: Não entendo... estava tudo tão bem até dois meses atrás... Vinha pagando tudo certinho, inclusive mês passado até sobrou dinheiro e troquei de carro! E agora, de repente, virou tudo... Fone (44)

5 Lucro X Fluxo de Caixa Qual a diferença entre Lucro e Saldo de Caixa? Lucro é a diferença entra o valor da venda menos o custo da venda. Saldo de Caixa é o que sobra após efetuarmos os recebimentos e pagamentos. É possível l ter lucro, mas s não ter dinheiro em caixa? Suponha a seguinte situação: a empresa compra uma mercadoria por 500,00 para pagamento em 30 dias, e após 15 dias vende-as por 900,00, para recebimento em 30/60. É evidente que a empresa teve, com este produto, um lucro de 400,00. Porém, ao 30º dia a empresa deverá efetuar o pagamento de 500,00 ao fornecedor da mercadoria, e nesse momento ela ainda não recebeu nada, pois somente receberá no 45º dia (15+30). Neste dia, o 30º, a empresa não apenas não terá caixa para honrar seu compromisso, mas também estará em dificuldade financeira e terá que recorrer a empréstimos. Mesmo no 45º dia, quando entrará a 1ª parcela da venda, se não tivesse recorrido a empréstimoss a empresa continuaria inadimplente, pois o valor a receber é de apenas 450,00, e não cobriria os 500,00 que a empresa deve ao fornecedor. Somente após mais 30 dias, ao 75º dia, a empresa finalmente receberá a 2ª parcela da venda e efetivará seu lucro, voltando o caixa a ser positivo e podendo quitar a dívida. Fone (44)

6 Assim, vemos que embora lucrativa, a empresa passou praticamente todo seu ciclo operacional endividada, ou mesmo inadimplente, e a resposta à pergunta que abre o tópico é: SIM! Se tenho dinheiro em ca aixa, então tenho lucro? No exemplo anterior, suponhamos que a empresa tivesse comprado o produto 800,00, e os prazos de venda fossem 0/30/60. Neste caso, o lucro será pequeno, de apenas 100,00. Mas, ao 15º dia, a empresa recebe a 1ª parcela da venda, a parcela a vista, no valor e 300,00. Como ela só deverá pagar o fornecedor ao 30º dia, nesse intervalo de 15 dias, do 15º ao 30º, ela terá 300,00 de saldo de caixa positivo. Note que mesmo que a empresa tivesse feito um péssimo negócio e comprado por 1.100,00 um produto que ela só conseguirá vender por 900,00, ainda assim, nas condições deste exemplo ela terá um saldo de caixa positivo de 300,00 por 15 dias, mesmo tendo feito um negócio com prejuízo de 200,00. Desse modo, fica evidente que a resposta à pergunta do tópico é: NÃO! E aqui, meus amigos, é que mora o perigo. Fone (44)

7 O Ciclo Operacional da Empresa Representa o espaço de tempo entre o momento da compra e o momento em que o empresário recebe do seu cliente. Como podemos verificar pelo gráfico, existe um períodoo em que o empresário necessita de recursos para financiar sua operação. Quanto menor for esse período melhor será a situação financeira da empresa. Para que isso aconteça, algumas decisões podem ser tomadas: aumento do prazo de pagamento aos fornecedores; redução do prazo de recebimento dos clientes; um sistema de cobranças eficiente; controle das compras em função das previsões de vendas, reduzindo o prazo médio de estoques. As duas primeiras opções são geralmente mais difíceis de práticas de mercado no ramo de atuação da empresa controlar por Os prazos concedidos pelos fornecedores são semelhantess em todos os fornecedores e há uma grande resistência por parte deles em mudar essa prática. Fone (44)

8 Quanto ao prazo de recebimento, geralmente o empresário tende a acompanhar os prazos praticados pelos seus concorrentes. Mesmo sendo mais difíceis de controlar, o empresário deve fazer todo o empenho para negociar esses prazos, e ter especial atenção para com os atrasos. Assim, a alternativa que está sob maior controle do empresário é o controle de compras em função da previsão de vendas, que só poderá ser praticada se houver um bom planejamento. O ideal é que o empresário planeje suas compras em função dos prazos de entrega de seus fornecedores. Ou seja, manter estoques suficientes para atender as vendas previstas até à próxima entrega de mercadorias pelo fornecedor, considerando uma margem de segurança em função de imprevistos que possam vir a atrasar essas entregas. O Prazo Médio de Estoques (PME) Vamos ver então como é calculado o Prazo Médio de Estoque, para que possamos nós mesmos calcular o nosso Ciclo Operacional. O primeiro passo, será o cálculo do Estoque Médio, supondo que no decorrer de um mês tenhamos tido a cada dia o saldo de estoque indicado na tabela: Dia Méd Estoque ,5 Estoque Médio = Saldos de Estoques Diários / Nº Dias Estoque Médio = 464 / 30 Estoque Médio = 15,47 Unidades 7

9 Em seguida, já sabendo qual é o nosso estoque médio, e supondo que tenhamos realizados vendas conforme indicado na tabela a seguir, podemos calcular o Giro do Estoque e finalmente o Prazo Médio de Estoque. Dia Total Vendas Giro do Estoque = Vendas / Estoque Médio Giro do Estoque = 75 / 15,5 Giro do Estoque = 4,85 Vezes Prazo Médio do Estoque = Nº Dias / Giro do Estoque Prazo Médio do Estoque = 30 / 4,85 Prazo Médio do Estoque = 6,19 dias Assim, chegamos à conclusão de que cada item permaneceu em estoque por 6,19 dias em média. Outra informação importante que obtivemos no decorrer da execução dos cálculos é o Giro do Estoque, que nesse nosso exemplo é de 4,85 vezes. Isso quer dizer que, no intervalo de um mês, eu vendi o meu estoque inteiro por 4,85 vezes. Não é difícil perceber que quanto maior o giro, mais vendas eu realizo com o mesmo estoque. Em outras palavras, ganho mais dinheiro investindo a mesma coisa. 8

10 O Prazo Médio de Pagamentos (PMP) Para obtermos o prazo médio de pagamentos devemos antes ajustar os prazos aos valores, de modo que os prazos referentes aos valores maiores tenham proporcionalmente maior peso na nossa média. Suponhamos que a empresa tenha efetuado 5 compras no período, sendo elas: ,00 para pagamento em 30 dias; ,00 a vista; ,00 para 60 dias; ,00 para 0/30/60/90 e dias; ,00 para 30/60 dias. O cálculo então ficará da seguinte maneira: Compra Valor Prazo Vlr*Prz , , ,00 0 0, , , ,00 0 0, , , , , , , , , , , , ,00 Prazo Médio de Pagamento = Valor Ajustado Total / Valor Total Prazo Médio de Pagamento = ,00 / 7.700,00 Prazo Médio de Pagamento = 42,47 dias Neste exemplo, o prazo médio de pagamento é de 42,47 dias. 9

11 O Prazo Médio de Recebimentos (PMR) O Prazo Médio de Recebimentos deve ser calculado exatamente como o P.M.P. Porém, como o volume de transações de vendas é muito grande, no dia-a-dia da empresa é praticamente impossível realizar este cálculo sem o auxílio de um software de gestão, pois mesmo com o uso de uma planilha eletrônica seria muito trabalhoso alimentar todos os dados e mantê-los atualizados diariamente. Neste caso, podemos adotar um atalho, que nos dará uma boa estimativa do P.M.R., no entanto depende muito do conhecimento que o empresário tem do seu negócio. Vamos dizer que a empresa venda mensalmente ,00, e as vendas dividam-se da seguinte forma: 1. 20% a vista; 2. 30% 30 dias; 3. 10% 60 dias; 4. 40% 0/30/60/90 dias. O que fazemos então é tratar cada grupo de vendas como se fosse uma única venda, e procedemos o cálculo da maneira já vista anteriormente. Venda Valor Prazo Vlr*Prz ,00 0 0, , , , , ,00 0 0, , , , , , , , ,00 Prazo Médio de Recebimento = Valor Ajustado Total / Valor Total Prazo Médio de Recebimento = ,00 / ,00 Prazo Médio de Recebimento = 33,00 dias 10

12 O Ciclo Operacional da Empresa Vamos, agora, ver graficamente como fica o Ciclo Operacional da empresa. Compra Venda Recebimento Pagamento Prazo Médio de Estoque Prazo Médio de Pagamento Prazo Médio de Recebimento Período de Tempo Financiado por Terceiros Neste exemplo, vemos que a empresa conseguiu vender e receber antes de efetuar o pagamento ao fornecedor, inclusive gerando caixa por cerca de 2 dias. É uma empresa privilegiada e está tendo seu Ciclo Operacional integralmente financiado por terceiros. Ou, num linguajar menos técnico, está ganhando dinheiro sem ter que por a mão no bolso. 11

13 Exercícios Vamos agora Calcular o Ciclo Operacional da nossa empresa. PME (Prazo Médio dos Estoques) Dia Total Estoque Estoque Médio = Saldos de Estoques Diários / Nº Dias Estoque Médio = / Estoque Médio = Dia Total Vendas Neste exercício, como estamos utilizando apenas 5 dias, multiplicaremos o valor total das vendas obtido por 6, e adotaremos este resultado para o mês. Giro do Estoque = Vendas / Estoque Médio Giro do Estoque = / Giro do Estoque = Vezes Prazo Médio do Estoque = Nº Dias / Giro do Estoque Prazo Médio do Estoque = / Prazo Médio do Estoque = dias 12

14 PMP (Prazo Médio de Pagamento) Compra Valor Prazo Vlr*Prz Total Prazo Médio de Pagamento = Valor Ajustado Total / Valor Total Prazo Médio de Pagamento = / Prazo Médio de Pagamento = dias 13

15 PMR (Prazo Médio de Recebimento) Venda Valor Prazo Vlr*Prz Total Prazo Médio de Recebimento = Valor Ajustado Total / Valor Total Prazo Médio de Recebimento = / Prazo Médio de Recebimento = dias 14

16 Ciclo Operacional da Empresa 15

17 O Relatório de Fluxo de Caixa Para que serve o Relató R ório de Fluxo de Caixa? Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período de tempo determinado; Auxiliar o empresário a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro na empresa; Verificar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado; Verificar se os recursos financeiros são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de obtenção de capital de giro; Planejar melhores políticas de prazos de pagamentos e recebimentos; Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos; Conhecer previamente (planejamento estratégico) os grandes números do negócio e sua real importância no período considerado; Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstoss no período considerado; Avaliar o melhor momento; para efetuar as reposições de estoque em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa; Avaliar o momento mais favorável para realizar promoções de vendas visando melhorar o caixa do negócio. Fone (44)

18 Relatório de Fluxo de Caixa 29/09/2008 a 26/10/2008 Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Total Saldo Inicial 5.000, , , , ,00 Entradas , , , , ,00 Vendas a Vista , , , , ,00 Recebimentos , , , , ,00 Empréstimos 0, ,00 0,00 0, ,00 Outras Entradas 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 Saídas 6.000, , , , ,00 Fornecedores 5.000, , , , ,00 Despesas 1.000, , ,00 200, ,00 Salários e Encargos 0, ,00 0,00 0, ,00 Pro-Labore 0, ,00 0,00 0, ,00 Investimentos 0, ,00 0,00 0, ,00 Outras Saídas 0,00 0, ,00 0, ,00 Saldo Final , , ,00 (7.700,00) (7.700,00) Informações importantes O valor do saldo inicial da primeira coluna deve corresponder aos recursos financeiros existentes, sejam em dinheiro, cheques, e também os saldos em conta corrente do banco; As entradas de caixa Recebimentos correspondem aos valores que serão recebidos naquela data, referentes às vendas a prazo efetuadas em períodos anteriores. Devem ser informados os valores correspondentes a duplicatas a receber, notas assinadas, cheques pré-datados e vendas realizadas anteriormente por meio de cartão de crédito e débito, cujos valores estarão sendo disponibilizados naquela data; As saídas de caixa Fornecedores referem-se aos pagamentos que serão efetuados pela empresa aos fornecedores de mercadorias; Despesas refere-se aos pagamentos das despesas operacionais necessárias para manter a atividade empresarial, tais como contas de água, luz, telefone e aluguel do prédio; 17

19 Em Salários lançamos os salários e comissões dos vendedores, e também os adiantamentos; Na conta Pro-Labore, incluiremos todas as retiradas dos sócios, bem como as despesas particulares pagar pela empresa. Se é a empresa que paga o colégio dos filhos do dono, e a mensalidade vence todo dia 10, nessa data deve haver no Relatório de Fluxo de Caixa uma saída referente a pro-labore, no valor a mensalidade. O mesmo vale para consórcios e financiamento de veículos particulares; E, novamente, nunca é demais lembrar: SALDO FINAL E O LUCRO LÍQUIDO NÃO SÃO A MESMA COISA! Exercício Faça, a mais fiel possível, o seu Relatório de Fluxo de Caixa: Relatório de Fluxo de Caixa 29/09/2008 a 26/10/2008 Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Total Saldo Inicial Entradas Vendas a Vista Recebimentos Empréstimos Outras Entradas Saídas Fornecedores Despesas Salários e Encargos Pro-Labore Investimentos Outras Saídas Saldo Final 18

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

A avaliação da magnitude, da distribuição no tempo e do risco dos fluxos de caixa futuros é a essência do orçamento de capital.

A avaliação da magnitude, da distribuição no tempo e do risco dos fluxos de caixa futuros é a essência do orçamento de capital. Fluxo de Caixa o administrador financeiro precisa preocupar-se com o montante de fluxo de caixa que espera receber, quando irá recebê-lo e qual a probabilidade de recebê-lo. A avaliação da magnitude, da

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: / Projeto T2Ti ERP Documento de Visão Fluxo de Caixa Versão 1.

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: / Projeto T2Ti ERP Documento de Visão Fluxo de Caixa Versão 1. Documento de Visão Fluxo de Caixa Versão 1.0 25/05/2011 Introdução Este documento abordará as questões pertinentes ao desenvolvimento do módulo Fluxo de Caixa para o T2Ti ERP. Breve descrição do produto

Leia mais

FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA

FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA OFICINA Competências: FLUXO DE CAIXA Compreender o Fluxo de Caixa como um indicador básicos de desempenho para as micro e pequenas empresas. Refletir sobre

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

Unidade II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Me. Evandro Rafael

Unidade II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Me. Evandro Rafael Unidade II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Me. Evandro Rafael Decisões de financiamento a curto prazo Serão examinadas, as condições para uma apropriada administração das contas que configuram o ativo circulante

Leia mais

5 Os gastos com aquisição de uma marca devem ser classificadas no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial:

5 Os gastos com aquisição de uma marca devem ser classificadas no seguinte grupo de contas do balanço patrimonial: FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso: Disciplina Ano Letivo: Semestre: Ciências Contábeis 1 Relacione a coluna da direita com a da esquerda:

Leia mais

Etapas do Plano de Negócios

Etapas do Plano de Negócios Etapas do Plano de Negócios Etapa 7. Plano financeiro Detalhes Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Etapa 7 Plano Financeiro Investimento

Leia mais

Etapa 7 Plano Financeiro

Etapa 7 Plano Financeiro 17/10/12 Etapas do Plano de Negócios Etapa Detalhes 7. Plano financeiro Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Investimento é tudo

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA INADIMPLÊNCIA NO ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE

A INFLUÊNCIA DA INADIMPLÊNCIA NO ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE A INFLUÊNCIA DA INADIMPLÊNCIA NO ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE GONÇALVES, S. P. 1, GONÇALVES, M. A. 2 ¹ Faculdade IDEAU - Bagé RS Brasil spgbage@bol.com.br ² Faculdade IDEAU - Bagé RS Brasil mateusantunes1@live.com

Leia mais

Definição do investimento inicial na criação de uma empresa

Definição do investimento inicial na criação de uma empresa Definição do investimento inicial na criação de uma empresa Prof. Marco Arbex Introdução O estudo da análise de investimentos nas empresas engloba uma série de decisões que envolvem longo prazo. Uma das

Leia mais

Análise do Capital de Giro. Administração Financeira 4º Sem. Unipampa Prof. Silvia Flores

Análise do Capital de Giro. Administração Financeira 4º Sem. Unipampa Prof. Silvia Flores Análise do Capital de Giro Administração Financeira 4º Sem. Unipampa Prof. Silvia Flores Ciclos da Empresa Compra de Matéria Prima Recebimento Venda CICLO OPERACIONAL Venda Período Médio de Estoques Período

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: EAC0111 NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA

Leia mais

GST0071- Administração Financeira

GST0071- Administração Financeira 7 GST0071- Administração Financeira Objetivos üentender o que é a administração de caixa; ü(1) Compreender o financiamento do capital de giro; ü(2) Gestão de contas a receber; ügvr, IDI e DVR. 22 November

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Lista 01

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Lista 01 Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar Lista 01 Contabilidade Geral Plano de Contas e Procedimentos de Escrituração Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução O que são

Leia mais

Matemática Financeira Aplicada

Matemática Financeira Aplicada MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA... 3 1.1 Introdução... 3 1.2 Conceitos básicos da Matemática Financeira... 3 1.2.1) Valor do dinheiro no tempo... 3 1.2.2) Capital inicial, montante e prazo... 4 1.2.3) Operação

Leia mais

Unidade III. Unidade III

Unidade III. Unidade III Unidade III Unidade III 3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO () UMA PEQUENA INTRODUÇÃO Enquanto o balanço patrimonial nos apresenta a situação econômica e financeira da empresa, demonstrando os saldos

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Em muitas empresas, o proprietário coloca a organização em segundo plano, dando prioridade às operações diárias de produzir e vender. É comum encontrar empresários de pequenas empresas que não conhecem

Leia mais

Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios)

Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios) Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios) Página 1 Exercício Nº 2 Página 2 Balanços Patrimoniais em 31/12/X0 e 31/12/X1 ATIVO 31.12.X0 31.12.X1 PASSIVO 31.12.X0 31.12.X1 Ativo circulante

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

WORKSHOP EMPRESARIAL SJT. O maior valor da vida não é o que você obtêm. O maior valor da vida é o que você se torna. Jim Rohn

WORKSHOP EMPRESARIAL SJT. O maior valor da vida não é o que você obtêm. O maior valor da vida é o que você se torna. Jim Rohn 4º WORKSHOP EMPRESARIAL SJT O maior valor da vida não é o que você obtêm. O maior valor da vida é o que você se torna. Jim Rohn OS DESAFIOS DE MANTER AS FINANÇAS DA SUA EMPRESA NA PALMA DA MÃO. É POSSÍVEL?

Leia mais

De maneira geral, o fluxo de caixa mostra os saldos inicial e final de um período, as entradas e saídas e o saldo operacional, aquele usado no dia a

De maneira geral, o fluxo de caixa mostra os saldos inicial e final de um período, as entradas e saídas e o saldo operacional, aquele usado no dia a FLUXO DE CAIXA De maneira geral, o fluxo de caixa mostra os saldos inicial e final de um período, as entradas e saídas e o saldo operacional, aquele usado no dia a dia. O fluxo de caixa é uma ferramenta

Leia mais

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação:

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: a) compra de galpão para a fábrica. b) venda de mercadoria a prazo. c) pagamento de salários administrativos. d) pagamento

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

Contabilidade. Resumo

Contabilidade. Resumo Contabilidade Resumo Siglas usadas AC = Ativo circulante ADF = Análise de demonstrações financeiras ANC = Ativo não circulante AV = À vista BP = Balanço patrimonial DFC = Demonstração do fluxo de caixa

Leia mais

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,

Leia mais

Seu Negócio de $ucesso

Seu Negócio de $ucesso Seu Negócio de $ucesso 7 Dicas Matadoras Para Lucrar Mais Com Seu Negócio Próprio. Por Vinícius Gonçalves CEO novonegocio.com.br Índice Introdução Dica 1: Se Fosse Impossível Falhar... Dica 2: Seu Negócio

Leia mais

Contabilidade Geral Exercícios de fixação Escrituração 1. Aquisição de mercadorias à vista, em dinheiro, por $

Contabilidade Geral Exercícios de fixação Escrituração 1. Aquisição de mercadorias à vista, em dinheiro, por $ 1 Contabilidade Geral Exercícios de fixação Escrituração 1. Aquisição de mercadorias à vista, em dinheiro, por $ 10.000. 2. Aquisição de mercadorias, a prazo, por $ 10.000. 3. Aquisição de mercadorias,

Leia mais

18. Integralização de capital, no valor de $ , sendo $ , em espécie, e $ em mercadorias.

18. Integralização de capital, no valor de $ , sendo $ , em espécie, e $ em mercadorias. 1 Contabilidade Geral Exercícios de fixação Escrituração 1. Aquisição de mercadorias à vista, em dinheiro, por $ 10.000. 2. Aquisição de mercadorias, a prazo, por $ 10.000. 3. Aquisição de mercadorias,

Leia mais

Caderno de Prova 04, Tipo 001

Caderno de Prova 04, Tipo 001 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Em 31/12/2016 a Cia. das Flores apresentava os seguintes saldos para as contas componentes do seu Patrimônio Líquido: Capital Social... R$ 500.000,00 Reservas de Capital...

Leia mais

Contabilidade Introdutória

Contabilidade Introdutória FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério INTRODUÇÃO FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso: Ciências Contábeis Disciplina Contabilidade Introdutória Ano Letivo: Semestre: 2016 1º A história

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: Vale a pena ter recebimentos em cartões? Cadastro dos seus tipos de recebimentos

Nesse artigo falaremos sobre: Vale a pena ter recebimentos em cartões? Cadastro dos seus tipos de recebimentos Nesse artigo falaremos sobre: Vale a pena ter recebeminetos em cartões? Cadastro dos seus tipos de recebimento Registo de recebimentos em cartões de crédito Análise de bandeiras de cartões Antecipação

Leia mais

Contábil - Módulo 2 Índice

Contábil - Módulo 2 Índice Contábil - MÓDULO 2 Índice Capítulo 1...05 1.1 Análise Vertical e Horizontal...06 1.1.1 Análise Vertical (AV)...06 1.1.2 Análise Horizontal (AH)...11 Trabalho de Desenvolvimento Prático...16 Exercícios...16

Leia mais

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS CUSTOS E DESPESAS EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS ECONÔMICO BENS / PATRIMÔNIO RESULTADOS FINANCEIRO DINHEIRO PAGAMENTOS / RECEBIMENTOS LUCROS / PREJUÍZOS TESOURARIA/ CAIXA PROCESSOS DECISÓRIOS

Leia mais

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O SEU NEGÓCIO Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE AGENDA O que é planejamento financeiro? Qual a importância e quais são os benefícios e resultados

Leia mais

PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO 3 Planejamento de Caixa PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO O planejamento financeiro é um aspecto importante das operações das empresas porque fornece um mapa para a orientação, a coordenação e o controle

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada.

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada. Coleção Resumos para 33 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Alexandre Ogata Contabilidade Geral 3 ª edição revista atualizada 2019 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO 1.

Leia mais

Dicas 01. Contabilidade Geral. Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas. Profs. Gustavo e Vicente 1

Dicas 01. Contabilidade Geral. Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas.  Profs. Gustavo e Vicente 1 bilidade Geral Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas www.pontodosconcursos.com.br Profs. Gustavo e Vicente 1 O essencial para diferenciar ativo de passivo Você que está começando a estudar contabilidade

Leia mais

Tem dúvidas quanto e onde você gasta ou ganha?

Tem dúvidas quanto e onde você gasta ou ganha? Bem-vindo(a) ao módulo 3: Colocando a mão na massa. Aqui estudaremos sobre como preencher a Planilha de Controle de Caixa e utilizá-la considerando sua realidade, também veremos sobre os pontos fundamentais

Leia mais

A U L A 11 CONFECÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

A U L A 11 CONFECÇÃO DE FLUXO DE CAIXA 1 2 Esperamos que você seja capaz, ao final deste estudo, de: Construir uma DFC, baseada em Balanço e DRE de uma empresa. 3 EM PRIMEIRO LUGAR... - ANALISE O ENUNCIADO DO EXERCÍCIO E VERIFIQUE O QUE ELE

Leia mais

QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO?

QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO? QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO? RESULTADO OU LUCRO? O NEGÓCIO Missão É a razão de ser da empresa; Deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais. Gerar valor para nossos clientes, acionistas,

Leia mais

, , ,4 8

, , ,4 8 Matéria de Avaliação: DIRETRIZES ADMINISTRATIVAS 1) Os dados abaixo são de uma Farmácia Exemplo. Examine os seus dados e responda as Perguntas a seguir: QUADRO DE VENDAS LÍQUIDAS OCORRIDAS POR GRUPOS MENSALMENTE

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa

Leia mais

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (cap 3) EAC-106 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg.

Leia mais

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CUSTO FIXO... 5 LIVRO CAIXA... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 CUSTO DO PROCEDIMENTO... 6 DESPESAS... 4 RECEITAS... 4 PREÇO DE VENDA... 7 CONCLUSÃO... 7 CAPITAL DE GIRO... 5 CONSULTÓRIO LEGAL...

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2018 E (Valores em Reais) 02. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2018 E (Valores em Reais) 02. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2018 E 2017. (Valores em Reais) 01. CONTEXTO SOCIAL A Assembléia Paraense é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos e tem por

Leia mais

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana Elaboração da DFC Método Direto A fim de possibilitar melhor entendimento, vamos desenvolver um exemplo passo a passo da montagem da DFC pelo método direto, tomando por base as informações a seguir: Balanço

Leia mais

SENAC - Professor: Rikey Felix, Sorriso MT

SENAC - Professor: Rikey Felix, Sorriso MT AULA 03 Balancete de verificação MODELO: BALANCETE DE VERIFICAÇÃO Nº ORDEM CONTAS SALDO DEVEDOR CREDOR TOTAIS R$ R$ Baseado nos razonetes abertos (OU NO BALANÇO PATRIMONIAL JÁ REFORMULADO) do último exercício

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2017 E (Valores em Reais) 02. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2017 E (Valores em Reais) 02. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE MAIO DE 2017 E 2016. (Valores em Reais) 01. CONTEXTO SOCIAL A Assembléia Paraense é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos e tem por

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL SEI DIRFACIC Nº 2/2018 Disciplina: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I GABARITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL SEI DIRFACIC Nº 2/2018 Disciplina: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I GABARITO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL SEI DIRFACIC Nº 2/2018 Disciplina: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Valor da Avaliação: 100 PONTOS GABARITO Exame de Suficiência para

Leia mais

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade!

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! Gestão Financeira para Farmácias Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! É assim que me sinto agora a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas

Leia mais

e Book Administrando Finanças nas Empresas

e Book Administrando Finanças nas Empresas e Book Administrando Finanças nas Empresas FATORA São Paulo SP Elaborado pela Equipe FATORA Sumário 1. Introdução... 2 2. Estrutura de Custos... 3 2.1. Custo Direto Variável... 3 2.2. Despesas Variáveis...

Leia mais

COMO ELABORAR CONTROLES FINANCEIROS

COMO ELABORAR CONTROLES FINANCEIROS COMO ELABORAR CONTROLES FINANCEIROS COMO ELABORAR CONTROLES FINANCEIROS Apoio: E-mail: amicprojeto@unioeste.br Site: www.unioeste.br/projetoamic Tel.: (45) 3220-3044 Tópicos que serão trabalhados no curso

Leia mais

Conversão de transações e demonstrações em moeda estrangeira.

Conversão de transações e demonstrações em moeda estrangeira. Aula 2 CONVERSÃO EM MOEDA ESTRANGEIRA CPC 02 PRÁTICAS CONTÁBEIS Profº Dr. José Carlos Marion MARION, J. Carlos Contabilidade Empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 18/08/2013 1 Conversão em Moeda

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Administração Financeira aplicação de recursos. distribuição CONCEITOS. Fluxo de caixa previsão de: ingressos desembolsos

FLUXO DE CAIXA. Administração Financeira aplicação de recursos. distribuição CONCEITOS. Fluxo de caixa previsão de: ingressos desembolsos 1 FLUXO DE CAIXA O fluxo de caixa é o instrumento que permite a pessoa de finanças planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. captação

Leia mais

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015 Educação Financeira 01 DÍVIDAS E CRÉDITO Agosto de 2015 Educação Financeira Que tal controlar melhor suas finanças? Para ajudá-lo nesta tarefa, disponibilizamos para você uma planilha de orçamento. Mantendo

Leia mais

1 LISTA DE QUESTÕES. a) ,00 positivos. b) ,00 negativos. c) ,00 positivos. d) ,00 positivos. e) ,00 negativos.

1 LISTA DE QUESTÕES. a) ,00 positivos. b) ,00 negativos. c) ,00 positivos. d) ,00 positivos. e) ,00 negativos. 1 LISTA DE QUESTÕES 1) A empresa Profile S.A. adquiriu, em 31/12/2015, uma máquina por R$ 420.000,00 à vista. Adicionalmente, a empresa incorreu em gastos para instalação adequada da mesma no valor de

Leia mais

Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência

Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Custo financeiro alto CENÁRIO ATUAL Concorrência cada vez mais competitiva Consumidores que exigem maiores

Leia mais

CONTABILIDADE II CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP

CONTABILIDADE II CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP CONTABILIDADE II CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa Fornecedores Banco Conta Movimento Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras ICMS a recolher Duplicatas a receber

Leia mais

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional e Plano Financeiro Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional 1.Layout Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores

Leia mais

Principais Instrumentos Contábeis para Pequenas Empresas Comerciais

Principais Instrumentos Contábeis para Pequenas Empresas Comerciais Principais Instrumentos Contábeis para Pequenas Empresas Comerciais GOMES, Henrique Teixeira [1] FILHO, Sidnei Almeida Moreira [2] SIQUEIRA, Sirlene [3] GOMES, Henrique Teixeira; MOREIRA, Sidnei; SIQUEIRA,

Leia mais

Finanças. Prof. Milton Henrique

Finanças. Prof. Milton Henrique Finanças Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Organizações e Recursos As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Capital Mão de Obra Conhecimento Máquinas

Leia mais

Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva

Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Contabilidade Intermediária Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Conteúdo e Objetivo Nesta aula você irá estudar: Práticas contábeis. Relatórios contábeis. Balanço Patrimonial e

Leia mais

AS DIVERSAS TAXAS DE JUROS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA (toda a teoria e prática mais atual sobre o assunto)

AS DIVERSAS TAXAS DE JUROS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA (toda a teoria e prática mais atual sobre o assunto) AS DIVERSAS TAXAS DE JUROS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA (toda a teoria e prática mais atual sobre o assunto) Existe apenas 1 (um) procedimento correto? Qual a melhor de todas

Leia mais

Lista de Exercícios com Gabarito Indicadores de Liquidez e Indicadores de Atividade

Lista de Exercícios com Gabarito Indicadores de Liquidez e Indicadores de Atividade FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Faculdade de Administração Administração Financeira e Orçamentária I 1º semestre de 2011 Prof.: Tiago Sayão Email: tiagosayao@gmail.com

Leia mais

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (cap 3) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 INTERLIGAÇÃO DE BALANÇOS PATRIMONIAIS

Leia mais

1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200

1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis ALUNO(A): Exercício : a. preencha os balancetes: TURMA 6º CCN AULA 04 e 05 Turno/Horário

Leia mais

ASSEMBLÉIA PARAENSE CNPJ /

ASSEMBLÉIA PARAENSE CNPJ / BALANÇO PATRIMONIAL EM: ( Valores em Reais) ATIVO CIRCULANTE 17.802.769,62 10.829.348,39 DISPONIBILIDADE 7.703.537,60 3.824.493,65 Caixa e Bancos 436.727,86 548.337,85 Aplicações Financeiras 7.266.809,74

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes

Leia mais

ANÁLISE DA ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA COMERCIAL

ANÁLISE DA ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA COMERCIAL ANÁLISE DA ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA COMERCIAL INTRODUÇÃO Taíse Machado Alves 1 Luiz Carlos Schneider 2 Percebe-se que muitos administradores

Leia mais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Ativo Nota 2014 2013 Passivo Nota 2014 2013 (Ajustado) (Ajustado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 5 48.650 835 Fornecedores 10

Leia mais

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu?

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Cuidar bem do seu orçamento inclui utilizar, de forma responsável, os meios de pagamento à sua disposição. O cartão de crédito é um deles. Como utilizar o

Leia mais

Tudo para você praticar gestão financeira em seu negócio

Tudo para você praticar gestão financeira em seu negócio Tudo para você praticar gestão financeira em seu negócio Sumário Apresentação Gestão Financeira: O que é? Quais técnicas? O que é preciso? Como fazer planejamento financeiro? 3 5 8»»» Como fazer um planejamento

Leia mais

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados:

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados: 1. Classifique os itens abaixo em: bens, direitos ou obrigações item bens direito obrigação Empréstimos a receber Dinheiro em caixa Dinheiro depositado no banco veículos biblioteca Salários a pagar estoques

Leia mais

Conceito de estoque e Apuração do Resultado do Exercício Seção 6

Conceito de estoque e Apuração do Resultado do Exercício Seção 6 Conceito de estoque e Apuração do Resultado do Exercício Seção 6 Prof. Me. Hélio Esperidião O que é estoque? Conceito de Estoque Estoque é a acumulação de recursos materiais em um sistema de produção,

Leia mais

Atividades Práticas. 01) Faça os lançamentos em razonetes e levante o Balanço Patrimonial e a DRE para cada situação abaixo:

Atividades Práticas. 01) Faça os lançamentos em razonetes e levante o Balanço Patrimonial e a DRE para cada situação abaixo: CONTABILIDADE II CAPÍTULO 2: DATA PARA ENTREGA: 17/10/2017 PROTOCOLO DE ENTREGA: Data: Data: Ass. Do Aluno: Ass. Do Professor: Atividades Práticas 01) Faça os lançamentos em razonetes e levante o Balanço

Leia mais

Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação

Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação societária. Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração

Leia mais

GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY

GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY EU ANTES DE MARY KAY DIQ. GESTÃO DO NEGÓCIO MARY KAY COMO VENDER? SABER O QUE QUER PARA DEFINIÇÃO DAS METAS PESSOAIS A parte mais importante do planejamento Financeiro e do

Leia mais

Lista de Questões... 2 Questões Comentadas... 8

Lista de Questões... 2 Questões Comentadas... 8 Lista de Questões... 2 Questões Comentadas... 8 Material Extra Prova da Prefeitura de Guarulhos Auditor Fiscal da Receita Municipal Olá, pessoal, estamos apresentando para vocês a prova do concurso da

Leia mais

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP. Fornecedores Banco Conta Movimento. Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP. Fornecedores Banco Conta Movimento. Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalente de caixa Fornecedores Banco Conta Movimento Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras

Leia mais

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE Profa. Ma. Divane A. Silva Unidade III CONTABILIDADE Contabilidade A disciplina está dividida em quatro unidades: Unidade I 1. Contabilidade Unidade II 2. Balanços sucessivos com operações que envolvem

Leia mais

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio

Leia mais

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay Bem-vindas! Planejamento e administração do seu negócio Mary Kay Segundo dados da pesquisa nacional de endividamento e inadimplência do consumidor (peic) o percentual de famílias brasileiras com divida

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6 QUESTIONÁRIO 6 (Questões Exame de Suficiência 1 2013) 2. Relacione os grupos do Ativo descritos, na primeira coluna, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção

Leia mais

Vantagens de ter Recebimentos em Cartões. Mais segurança para o cliente. Recebimentos de Cartões: Vantagens e Cuidados

Vantagens de ter Recebimentos em Cartões. Mais segurança para o cliente. Recebimentos de Cartões: Vantagens e Cuidados Mais de 75% dos brasileiros possuem cartão de crédito e fazem compras no cartão de crédito e, apesar desse número ser de 2012, pouca coisa mudou de lá até aqui, já que as pessoas continuam utilizando essa

Leia mais

Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa. Prof. Marcelo Delsoto

Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa. Prof. Marcelo Delsoto Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa Prof. Marcelo Delsoto Capital de Giro Entender a importância dos prazos de rotação dos Ativos na gestão das empresas. Elaborar os quadros de Ciclo Operacional e o Ciclo

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

Fundamentos da Gestão do Capital de Giro. Paulo Diogo Remo Willame

Fundamentos da Gestão do Capital de Giro. Paulo Diogo Remo Willame Fundamentos da Gestão do Capital de Giro Paulo Diogo Remo Willame Finanças Empresarial: Âmbito Macro Macroeconomia Fluxos Internacionais de Capitais Sistemas Financeiros Mercados de Capitais Âmbito Micro

Leia mais

CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa.

CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa. PLANO DE CONTAS CONCEITO É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Ou seja, É um elenco de todas as contas que se prevê sejam necessárias

Leia mais

Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto

Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto Adriana Pereira de Souza Economista, com especialização em Administração de Empresas pela PUC/SP; Analista da Unidade de Gestão

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA FINANCIAMENTOS Prof. Walter Sousa O que é Fluxo de Caixa? Um fluxo de caixa (PMT) representa o movimento de entradas (recebimentos) e saídas (desembolsos) de capitais ao longo de

Leia mais

ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Índices de Rotação ou Atividades Índices de Prazos Médios

ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Índices de Rotação ou Atividades Índices de Prazos Médios ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Índices de Rotação ou Atividades Índices de Prazos Médios Objetivos Identificar as políticas adotadas pela administração de empresa, relativas aos prazos de recebimentos,

Leia mais

Passo 01. Setor Financeiro. O Controle Financeiro para a obtenção de Demonstrativos Confiáveis

Passo 01. Setor Financeiro. O Controle Financeiro para a obtenção de Demonstrativos Confiáveis Passo 01 Setor Financeiro O Controle Financeiro para a obtenção de Demonstrativos Confiáveis Muitos empresários diariamente tomam decisões erradas, por não conseguirem obter os dados financeiros de forma

Leia mais

Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados

Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados Ter uma boa gestão de estoque na farmácia é fundamental para assegurar o fluxo de vendas e garantir um bom retorno financeiro. O gerenciamento

Leia mais

Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta?

Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta? Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta? FLUXO DE CAIXA: DE ONDE VEM, ONDE VIVE E DO QUE SE ALIMENTA? No mundo empreendedor é muito comum o questionamento: por que eu trabalho tanto

Leia mais