PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 SALES MANAGEMENT PÁG. 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 SALES MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT PÁG. 1"

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. PÁG. 1

2 SALES MANAGEMENT 3ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor José Veríssimo Prof. Dr. João Pargana NATUREZA DO CURSO E PERFIL DA FORMAÇÃO As universidades portuguesas oferecem um número muito reduzido de programas focados no desenvolvimento de competências de vendas e gestão comercial, pese embora o elevado número de profissionais que exercem funções nesta área. Este curso de Pós-Graduação em Sales Management foi concebido para responder às necessidades latentes do mercado de trabalho em termos de formação e atualização na área comercial. OBJETIVOS Pretende-se desenvolver e/ou potenciar de forma intensiva competências para um desempenho comercial mais eficiente nos executivos, gestores e quadros dirigentes, nomeadamente nas seguintes áreas fundamentais: Análise, organização, planeamento e gestão da área comercial, designadamente das vendas; Análise do comportamento do cliente empresarial, desenvolvimento de relacionamentos; Gestão de categorias, da carteira de clientes, do trade marketing e dos canais de distribuição e sua interligação com as vendas. Complementarmente, propicia-se o desenvolvimento de competências pessoais necessárias á função comercial, incluindo: Técnicas de Apresentação e condução de reuniões; Negociação Win-Win; Liderança e gestão de equipas; Para assegurar a integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso os participantes elaboram durante o último bloco um Projeto Final aplicado à área comercial. DESTINATÁRIOS Profissionais cujo desempenho da função esteja relacionado com atividades comerciais, nomeadamente: Diretores Comerciais, National Account Managers, Key Account Managers, Diretores de Marketing, Gestores de Categoria, Gestores de Produto, Business Unit Managers, Chefes de Vendas, Supervisores de Vendas e Vendedores. METODOLOGIA A metodologia adoptada privilegia os aspetos práticos e a troca de experiências entre os participantes. Serão utilizados Role Plays sempre que apropriado para simular situações vividas pelos participantes na vida real. Tendo o referencial teórico como ponto de partida, o enriquecimento pedagógico será apoiado com o recurso às mais recentes tecnologias, estudo/discussão de casos reais e participação de gestores de referência como oradores convidados nas suas áreas de especialidade.

3 PLANO CURRICULAR BLOCO 1 UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS Estratégia e Competitividade Francisco Lopes dos Santos 14 3 Gestão Comercial Cristina Baptista 16 4 Direito Comercial Ana Sofia Batista 8 1,5 Finanças Aplicadas à Gestão Comercial Irene Cachapa 14 3 Gestão e Liderança João Pargana 14 3 Workshop BLOCO 2 UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS Marketing Empresarial João Mesquita Mota 14 3 Gestão da Marca Maria Margarida Duarte 14 3 Trade Marketing e Gestão de Canais Otto Teixeira da Cruz 14 3 E-Commerce Filipe Carrera 8 1,5 Negociação Win-Win Luis da Encarnação Lima 16 4 Workshop BLOCO 3 UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM) Paulo José 14 3 Gestão de Categorias Graça Borges 14 3 Métricas de Vendas e Promoções José Veríssimo 14 3 Gestão da Carteira de Clientes Paulo Farias Rodrigues 14 3 Técnicas de Apresentação e Condução de Reuniões Ângela Marçal Rajot 8 2 Workshop Projeto Final de Curso José Veríssimo e João Pargana 15 3 TOTAL HORAS: 220 TOTAL CRÉDITOS: 46 PÁG. 3

4 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS BLOCO 1 BLOCO 2 ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE FRANCISCO LOPES DOS SANTOS Estratégia e planeamento estratégico. A análise estratégica. A escolha de estratégias do negócio e da empresa. Movimentos estratégicos. A estratégia e a estrutura organizacional. GESTÃO COMERCIAL CRISTINA BAPTISTA Processo de venda. A gestão de plataformas. Planeamento da atividade comercial. Preparação da visita aos clientes. O contacto com o cliente e a deteção de necessidades e motivações. A argumentação com benefícios e o tratamento de objeções.o pós-venda e o seguimento. DIREITO COMERCIAL ANA SOFIA BATISTA Noções de direito societario: conceito e tipos de sociedades, vicissitudes na vida das sociedades. Noções de registos comercial e predial. Noções de notariado. Noções de contratos comerciais mais comuns. FINANÇAS APLICADAS À GESTÃO COMERCIAL IRENE CACHAPA Conceitos e documentos básicos de análise económico-financeira. Técnicas de análise económico-financeira. Avaliação do desempenho através do método dos rácios. Análise do equilíbrio financeiro. Análise do ponto crítico. GESTÃO E LIDERANÇA JOÃO PARGANA A gestão de equipas hoje: integração, feedback quotidiano, avaliação de desempenho. A definição de objetivos, planeamento e controlo. Estilos de Liderança: quando e como utilizá-los adequadamente? Liderança e Motivação. MARKETING EMPRESARIAL JOÃO MESQUITA MOTA Mercados empresariais, redes de relacionamentos e valor. A compreensão das empresas como clientes. Gestão e desenvolvimento de ofertas de mercado. Gestão de relacionamentos com clientes. GESTÃO DA MARCA MARIA MARGARIDA DUARTE Introdução à marca. Identificação e estabelecimento de posicionamento e de valores da marca. Planeamento e implementação de programas de marketing da marca. Mensuração e interpretação do desempenho da marca. Marca corporativa e reputação da empresa. TRADE MARKETING E GESTÃO DE CANAIS OTTO TEIXEIRA DA CRUZ O Marketing orientado à distribuição. A comunicação na linha de distribuição. Gestão da satisfação dos clientes através do portefólio. Áreas de responsabilidade do Trade Marketing. O Trade Marketing no ponto de venda.

5 BLOCO 3 E-COMMERCE FILIPE CARRERA Introdução ao Comércio Electrónico. E-Business e o impacto no posicionamento nas empresas. O Marketing Digital. Impacto das redes sociais online. Online Reputation Management. Economia dos Transportes. NEGOCIAÇÃO WIN-WIN LUIS DA ENCARNAÇÃO LIMA A negociação comercial: O processo Pré-venda; vender: o quê? quando? como?; o processo Pósvenda. As atitudes e técnicas num processo de venda. GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM) PAULO JOSÉ A evolução do marketing de massas até ao CRM. Elementos que constituem o CRM como estratégia orientada para a criação de relacionamentos entre a empresa e os seus clientes. O desenvolvimento de uma estratégia de CRM. Avaliação e implementação de ferramentas tecnológicas de CRM. A Internet e os canais eletrónicos na gestão de relacionamento com os clientes. GESTÃO DE CATEGORIAS GRAÇA BORGES Enquadramento da Distribuição Moderna, sua tipologia, e evolução do mercado. Definição e modo de funcionamento da Gestão por Categorias. Impacto da Gestão de Clientes no negócio. GESTÃO DA CARTEIRA DE CLIENTES PAULO FARIAS RODRIGUES Conceito de gestão da carteira de clientes, rentabilidade e valor. Indicadores de desempenho e métodos de análise da carteira de clientes. Funções e competências do gestor da carteira de clientes. Planificação da carteira e estratégia de vendas em função da frequência e cobertura dos alvos. Estratégias de atuação. Ciclo de vida da relação com clientes. Dimensão adequa da da força de vendas. TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO E CONDUÇÃO DE REUNIÕES ÂNGELA MARÇAL RAJOT Os fatores críticos da Comunicação. A estrutura de uma apresentação eficaz. A gestão das adversidades durante as apresentações. A condução e gestão de reuniões. MÉTRICAS DE VENDAS E PROMOÇÕES JOSÉ VERÍSSIMO Contrução e planeamento de campanhas promocionais. Análise de sensibilidade ao preço de venda e às promoções. Avaliação qualitativa e quantitativa da eficácia promocional. PÁG. 5

6 CORPO DOCENTE ANA SOFIA BATISTA Sócia da Abreu Advogados. Mestre em Direito Financeiro Internacional (LL.M. em International Business Law) pelo King s College, Londres. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica. ÂNGELA MARÇAL RAJOT Partner da Dynargie. Membro da Comissão Executiva da Hand Team & Associados. Pós-Graduada em Marketing Management pelo ISEG. Licenciada em Assessoria e Administração de Empresas pelo INP. CRISTINA BAPTISTA Professora Auxiliar do ISEG. Doutorada em Business Administration and Economics pela Universidade Técnica de Luleå, Suécia. FILIPE CARRERA Consultor e formador internacional. MBA com especialização em e-business e e-comerce pela Universidad Politécnica de Madrid. Pós-Graduado em e-business e e-comerce pela Universidad Politécnica de Madrid. Licenciado em Economia pelo ISEG. FRANCISCO LOPES DO SANTOS Professor Auxiliar ISEG. Revisor Oficial de Contas. MBA da UNL/Wharton School University. Mestre em Gestão de Empresas pela UNL. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISEG. GRAÇA BORGES Head of Solution Studio & Channel Marketing. Out of Home at Unilever Jerónimo Martins. Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minhos. IRENE CACHAPA Assumiu diversos cargos em empresas multinacionais, entre os quais: Diretora de Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão, Diretora Financeira, Consultora e Formadora. Mestre em Contabilidade pelo ISCTE. Pós-Graduada em Corporate Finance pelo INDEG. Licenciada em Gestão de Empresas pelo ISEG. JOÃO MESQUITA MOTA Professor Catedrático do ISEG. Doutorado em Ciências Empresariais pela Falculdade de Economia-UP. Mestre em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo ISEG-UTL. JOÃO PARGANA Professor Auxiliar Convidado ISEG. Presidente da Hand Team SGPS e da Bonding, S.A. Fundador da Dynargie. Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Técnica de Lisboa (ISEG). JOSÉ VERÍSSIMO Professor Auxiliar do ISEG. MBA pela European University. Doutorado em Gestão (Marketing) pela Manchester Business School, University of Manchester (UK). Licenciado em Gestão pelo ISEG. LUIS DA ENCARNAÇÃO LIMA Partner da Dynargie Portugal. Gestor de Grandes Contas. Professor Convidado do ISEG no MBA e em Pós-Graduações. Licenciado em Economia pelo ISEG. MARIA MARGARIDA DUARTE Professora Associada ISEG. Doutora em Gestão (Marketing) pela Manchester Business School, University of Manchester (UK). OTTO TEIXEIRA DA CRUZ Ex- Administrador Executivo da Unicer. Ex-Administrador da Compal. Licenciado em Gestão pelo ISCTE.

7 PAULO FARIAS RODRIGUES Partner e Diretor de Projetos da Visão Maior Consultores. Ex-Diretor de Marketing, Diretor de Vendas e Diretor-Geral em diversas empresas nacionais e multinacionais. Mestre em Ciências da Comunicação pelo ISCSP. Master em Gestão Comercial e Marketing. Licenciado em Marketing, Publicidade e Relações Públicas pelo ISLA. General Management Course pelo INSEAD. PAULO JOSÉ Manager & CTO da V2S, Serviços e Consultoria Informática. Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Moderna de Lisboa. PÁG. 7

8 INFORMAÇÕES GERAIS HABILITAÇÕES DE ACESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO As habilitações de acesso correspondem ao grau de Licenciatura ou equivalente e não licenciados detentores de um currículo profissional atestando capacidade para realização do curso. Poderá ser solicitada a realização de uma entrevista ou a prestação de provas ou testes adicionais para efeitos de seleção. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO E DIPLOMA A avaliação de conhecimentos será feita de forma diversificada. Para além de uma prova escrita, com duas épocas de exame, poderá envolver trabalhos individuais, trabalhos de grupo, resolução de casos, simulações de marketing e vendas e participação individual e em grupo nas aulas. A nota mínima para obtenção do diploma do ISEG/UTL é de dez valores. A conclusão do curso confere aos participantes o direito de receber o diploma de Pós-Graduação em Sales Management. CALENDÁRIO O curso terá início em finais de Setembro de 2013, decorrendo as sessões em dois dias por semana, em horário pós-laboral. PROPINAS As propinas do curso, no total de 4.500, repartem-se da seguinte forma: MATRÍCULA (a pagar até uma semana após a aceitação no curso) 500 1ª PROPINA (a pagar até 1 de Setembro de 2013) ª PROPINA (a pagar até 1 de Novembro de 2013) ª PROPINA (a pagar até 1 de Janeiro de 2014) ª PROPINA (a pagar até 1 de Março de 2014) Desconto de pronto pagamento: 10% sobre o valor total das propinas. Pré-inscrição em: PARA MAIS INFORMAÇÕES: Secretaria do IDEFE Telefone: /9; Fax: ISEG/IDEFE - Rua do Quelhas, 6, 4ºPiso Lisboa Com o apoio de:

9 PÁG. 9

10 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. IDEFE.PT/PGSM

SALES MANAGEMENT. 2013/14 3ª edição PÓS-GRADUAÇÃO. Coordenação Científica. Natureza do curso e perfil da formação

SALES MANAGEMENT. 2013/14 3ª edição PÓS-GRADUAÇÃO. Coordenação Científica. Natureza do curso e perfil da formação 3ª edição PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2013/14 3ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Manuel Veríssimo Prof. Dr. João Pargana Natureza do curso e perfil da formação As universidades portuguesas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT COORDENAÇÃO Prof. Doutor José Manuel Veríssimo Prof. Dr. João Pargana APRESENTAÇÃO As universidades portuguesas oferecem um número

Leia mais

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 12ª edição PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2015 12ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Augusto Felício direção executiva dr. José António Rousseau (Presidente do Fórum de

Leia mais

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 12ª edição PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2015 12ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Augusto Felício direção executiva dr. José António Rousseau (Presidente do Fórum de

Leia mais

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição Pós-Graduação Leadership & Management 3ª Edição 2010/2011 Leadership & Management Direcção Científica Prof. Doutor José Verissimo Doutora Teresa Passos A Direcção Executiva é partilhada entre o IDEFE e

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 11ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor José Augusto Felício

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO

Leia mais

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 11ª edição PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2013/14 11ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Augusto Felício DIREÇÃO EXECUTIVA Dr. José António Rousseau ( EX-APED Associação

Leia mais

LEADERSHIP & MANAGEMENT

LEADERSHIP & MANAGEMENT 4ª edição PÓS-GRADUAÇÃO LEADERSHIP & MANAGEMENT 2013/14 4ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Manuel Veríssimo Prof.ª Dr.ª Teresa Passos Natureza do curso e perfil da formação O curso de Pós-Graduação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 MARKETING MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 MARKETING MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING MANAGEMENT 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT MARKETING MANAGEMENT 37ª e 38ª EDIÇÕES COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof.ª Doutora Maria Margarida Duarte Prof. Doutor João

Leia mais

MARKETING MANAGEMENT 2014/15 39ª EDIÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO. Coordenação Científica. Natureza do curso e perfil da formação

MARKETING MANAGEMENT 2014/15 39ª EDIÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO. Coordenação Científica. Natureza do curso e perfil da formação 39ª EDIÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING MANAGEMENT 2014/15 39ª EDIÇÃO Coordenação Científica Profª. Doutora Maria Margarida Duarte Prof. Doutor João Mota Natureza do curso e perfil da formação O curso de Pós-Graduação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 LEADERSHIP & MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 LEADERSHIP & MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO LEADERSHIP & MANAGEMENT 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 LEADERSHIP & MANAGEMENT 5ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO EXECUTIVA Prof. Doutor José Veríssimo Doutora

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA COORDENAÇÃO Prof. Doutor José Augusto Felício APRESENTAÇÃO Direção Executiva A Direção Executiva

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO RETAIL MANAGEMENT AND LOGISTICS

PÓS-GRADUAÇÃO RETAIL MANAGEMENT AND LOGISTICS PÓS-GRADUAÇÃO RETAIL MANAGEMENT AND LOGISTICS 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO RETAIL MANAGEMENT AND LOGISTICS COORDENAÇÃO Prof. Doutor José Augusto Felício APRESENTAÇÃO Direção Executiva A Direção Executiva

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS WWW.IDEFE.PT

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS WWW.IDEFE.PT PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT 1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 10 ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING MANAGEMENT 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING MANAGEMENT 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING MANAGEMENT 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING MANAGEMENT COORDENAÇÃO Prof.ª Doutora Maria Margarida Duarte Prof. Doutor João Mota APRESENTAÇÃO O curso de Pós-Graduação em Marketing

Leia mais

Natureza do curso e perfil da formação

Natureza do curso e perfil da formação 11ª EDIÇão 11ª EDIÇão COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof. Doutor Sérgio Sousa Natureza do curso e perfil da formação A dinâmica da realidade empresarial e a maximização do contributo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE MARKETING, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA 2015-2016 > 2 APRESENTAÇÃO Através de aulas dinâmicas e interativas, estudos de caso e de trabalhos/discussões em grupo, os participantes serão

Leia mais

2014/15 12ª EDIÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO. Natureza do curso e perfil da formação. Coordenação Científica. Prof. Doutor Eduardo Couto Mestre António Samagaio

2014/15 12ª EDIÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO. Natureza do curso e perfil da formação. Coordenação Científica. Prof. Doutor Eduardo Couto Mestre António Samagaio 12ª EDIÇão PÓS-GRADUAÇÃO Controlo de Gestão e Finanças Empresariais 2014/15 12ª EDIÇÃO Coordenação Científica Prof. Doutor Eduardo Couto Mestre António Samagaio Natureza do curso e perfil da formação Os

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 ECONOMIA E POLÍTICA DE TRANSPORTES WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 ECONOMIA E POLÍTICA DE TRANSPORTES WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA E POLÍTICA DE TRANSPORTES 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 ECONOMIA E POLÍTICA DE TRANSPORTES 1ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO EXECUTIVA Prof. Doutor

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 ECONOMIA, GESTÃO DO TURISMO E DIREÇÃO HOTELEIRA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 ECONOMIA, GESTÃO DO TURISMO E DIREÇÃO HOTELEIRA WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA, GESTÃO DO TURISMO E DIREÇÃO HOTELEIRA 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 ECONOMIA, GESTÃO DO TURISMO E DIREÇÃO HOTELEIRA 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO EMPRESARIAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO EMPRESARIAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO EMPRESARIAL 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado

Leia mais

gestão 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Natureza do curso e perfil da formação

gestão 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Natureza do curso e perfil da formação 6ª EDIÇão PÓS-GRADUAÇÃO gestão EMPRESARIAL 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado Prof. Doutor Pedro Verga Matos Natureza do curso e perfil

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição Pós-Graduação Mercados Internacionais e Diplomacia Económica 1ª Edição 2011/2012 Mercados Internacionais e Diplomacia Económica Coordenação Científica Prof. Doutor Joaquim Ramos Silva Prof. Doutor Manuel

Leia mais

PGG PROGRAMA GERAL DE GESTÃO. Unleash your. full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS

PGG PROGRAMA GERAL DE GESTÃO. Unleash your. full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PGG PROGRAMA GERAL Unleash your full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PGG PROGRAMA GERAL O PGG - Programa Geral de Gestão, proporciona uma formação geral em Gestão de Empresas. Destina-se a

Leia mais

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master www. indeg. iscte-iul. pt EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO AVANÇADA NO STATE OF THE ART E NAS ALTERAÇÕES MAIS RECENTES NAS TEMÁTICAS, NORMATIVAS E MÉTODOS DE REPORTE INTEGRADO DAS ORGANIZAÇÕES VISANDO UM DESEMPENHO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS COORDENAÇÃO Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof. Doutor Sérgio

Leia mais

Gestão e Novas Tecnologias

Gestão e Novas Tecnologias Curso de Especialização em Gestão e Novas Tecnologias Índice 1- Enquadramento 2- Objectivos 3- Destinatários 4- Conteúdos programáticos 5- Corpo docente 6- Planeamento da formação 7- Organização e responsabilidade

Leia mais

4ª edição. Em parceria

4ª edição. Em parceria 4ª edição Em parceria com o ISA/ULisboa PÓS-GRADUAÇÃO WINE BUSINESS 2014/15 4ª edição coordenação científica prof. doutor José manuel Veríssimo (iseg) prof. doutor Carlos Lopes (isa) Natureza do curso

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 ECONOMIC AND STRATEGIC INTELLIGENCE WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 ECONOMIC AND STRATEGIC INTELLIGENCE WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIC AND STRATEGIC INTELLIGENCE 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 ECONOMIC AND STRATEGIC INTELLIGENCE 1ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO EXECUTIVA Prof.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 GESTÃO DE PROJETOS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 GESTÃO DE PROJETOS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO DE PROJETOS 11ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO EXECUTIVA Prof. Doutor Alberto Pereira Prof.ª Doutora

Leia mais

MARKETING RESEARCH. Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor João Quelhas Mesquita Mota Mestre Dr.ª Helena Milagre Martins Gonçalves

MARKETING RESEARCH. Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor João Quelhas Mesquita Mota Mestre Dr.ª Helena Milagre Martins Gonçalves MARKETING RESEARCH Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor João Quelhas Mesquita Mota Mestre Dr.ª Helena Milagre Martins Gonçalves PÓS-GRADUAÇÃO/IDEFE Pós-Graduação // Marketing Research PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Coordenação Científica

Coordenação Científica 18ª Edição Coordenação Científica Prof. Doutor Jorge Landeiro de Vaz Natureza do curso e perfil da formação O desenvolvimento dos mercados de produtos e serviços financeiros (bancários, seguros e de fundos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE BANCOS E SEGURADORAS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE BANCOS E SEGURADORAS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE BANCOS E SEGURADORAS 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO DE BANCOS E SEGURADORAS 17ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor Jorge Landeiro de Vaz

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 23ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO F O R M A Ç Ã O A V A N Ç A D A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS ENQUADRAMENTO O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 7ª EDIÇÃO Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor J. Augusto Felício PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG Pós-Graduação // Gestão da Distribuição e Logística PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO AGRIBUSINESS 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO AGRIBUSINESS 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO AGRIBUSINESS 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO AGRIBUSINESS COORDENAÇÃO PARCERIA Prof. Doutor José Manuel Veríssimo Prof. Doutor Carlos Noéme ISA Engº Pedro Miguel Santos Consulai APRESENTAÇÃO As

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 CONTABILIDADE PÚBLICA, FINANÇAS E GESTÃO ORÇAMENTAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 CONTABILIDADE PÚBLICA, FINANÇAS E GESTÃO ORÇAMENTAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE PÚBLICA, FINANÇAS E GESTÃO ORÇAMENTAL 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 CONTABILIDADE PÚBLICA, FINANÇAS E GESTÃO ORÇAMENTAL 11ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL COORDENAÇÃO Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado Prof. Doutor Pedro Verga Matos APRESENTAÇÃO Este

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

GESTÃO DE AUTARQUIAS. Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG

GESTÃO DE AUTARQUIAS. Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG GESTÃO DE AUTARQUIAS Direcção e Coordenação Científica: Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves PÓS-GRADUAÇÃO/ISEG Pós-Graduação // Gestão de Autarquias PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE AUTARQUIAS NATUREZA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 WINE BUSINESS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 WINE BUSINESS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO WINE BUSINESS 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 WINE BUSINESS 3ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor José Manuel Veríssimo (ISEG) Prof. Doutor Manuel Belo Moreira

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS MEDICAMENTOS 8ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor Carlos Gouveia

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MBA-VET O R D E M D O S M É D I C O S V E T E R I N Á R I O S ENQUADRAMENTO Este curso destina-se a médicos veterinários que procuram desenvolver

Leia mais

e Tecnologias de Informação para

e Tecnologias de Informação para 25ª edição PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações 2014/15 Coordenação Científica Prof. Doutor António Palma dos Reis Profª Eng.ª Ana Lucas Natureza do curso e perfil da

Leia mais

CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL. porto. aveiro. lisboa

CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL. porto. aveiro. lisboa CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL porto. aveiro. lisboa LICENCIATURA & MESTRADO THE MARKETING SCHOOL Somos uma escola vocacionada essencialmente para as empresas e mercados. Queremos qualificar

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE PROJETOS WWW.IDEFE.PT

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE PROJETOS WWW.IDEFE.PT PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT 1 GESTÃO DE PROJETOS 13ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO EXECUTIVA Prof.ª Doutora Graça Silva Prof.ª Doutora Winnie

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO DINSTITUTO SUPERIOR CURSOS PARA EXECUTIVOS E GESTÃO BANCÁRIA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS STIC SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO Início: 29 de Setembro de 2005 INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO

Leia mais

MARKETING MANAGEMENT. Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria Margarida Duarte 07/08 PÓS-GRADUAÇÃO

MARKETING MANAGEMENT. Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria Margarida Duarte 07/08 PÓS-GRADUAÇÃO valor acrescentado para a sua carreira MARKETING MANAGEMENT Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria Margarida Duarte PÓS-GRADUAÇÃO 07/08 Pós-Graduação // Marketing Management PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING

Leia mais

curso de especialização em gestão

curso de especialização em gestão F OR M A Ç Ã O A V A N Ç A D A curso de especialização em gestão FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS Enquadramento O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

BUSINESS ENTREPRENEURSHIP

BUSINESS ENTREPRENEURSHIP valor acrescentado para a sua carreira BUSINESS ENTREPRENEURSHIP Coordenação Científica: Prof. Doutor Manuel Laranja Direcção Executiva: Mestre Dr. Telmo Francisco Vieira PÓS-GRADUAÇÃO 07/08 Pós-Graduação

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS valor acrescentado para a sua carreira GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 4ª edição Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria da Nazaré Barroso Direcção Executiva: Mestre Sérgio Sousa PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários

MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION para Médicos Veterinários MBA-VET O R D E M D O S M É D I C O S V E T E R I N Á R I O S ENQUADRAMENTO Este curso destina-se a médicos veterinários que procuram desenvolver

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA Gestão Empresarial Internacional e Diplomacia Económica International Management and Economic Diplomacy 2 O aumento das exportações

Leia mais

Finanças para Não Financeiros

Finanças para Não Financeiros www.pwc.pt/academy Finanças para Não Financeiros Academia da PwC Este curso permite-lhe compreender melhor as demonstrações financeiras, os termos utilizados e interpretar os principais indicadores sobre

Leia mais

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU Programas de MESTRADO Online MBA Master in Business Administration Mestrado em Direcção de Empresas Mestrado em Direcção de Marketing e Vendas Mestrado em Direcção Financeira Mestrado em Comércio Internacional

Leia mais

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015 Edição 1ª Edição Calendário outubro dezembro 2015 Duração 112 Horas / 3 meses Regime Pós-laboral e ao sábado MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS Em parceria com: SGS ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS COORDENAÇÃO

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE

GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE valor acrescentado para a sua carreira GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE Coordenação Científica: Prof. Doutor José Miguel Soares PÓS-GRADUAÇÃO 06/07 Pós-Graduação // Gestão da Qualidade na Saúde PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

MESTRADO EM. Métodos Quantitativos e Gestão

MESTRADO EM. Métodos Quantitativos e Gestão MESTRADO EM Métodos Quantitativos em Economia e Gestão ANO LECTIVO 2011/2012 Mestrado em Métodos Quantitativos em Economia e Gestão Apresentação O Mestrado em Métodos Quantitativos em Economia e Gestão

Leia mais

Com o apoio. Formação Avançada. Key Account Management

Com o apoio. Formação Avançada. Key Account Management Com o apoio Formação Avançada Testemunhos A EAB é um exemplo extraordinário de uma aliança estratégica entre as empresas e o ensino superior. João Rebelo Cotta Presidente da Associação Empresarial da Região

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CONTROLO DE GESTÃO E FINANÇAS EMPRESARIAIS

PÓS-GRADUAÇÃO CONTROLO DE GESTÃO E FINANÇAS EMPRESARIAIS PÓS-GRADUAÇÃO CONTROLO DE GESTÃO E FINANÇAS EMPRESARIAIS 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO CONTROLO DE GESTÃO E FINANÇAS EMPRESARIAIS COORDENAÇÃO Prof. Doutor Eduardo Barbosa do Couto Mestre António Samagaio APRESENTAÇÃO

Leia mais

MERCADOS INTERNACIONAIS E DIPLOMACIA ECONÓMICA

MERCADOS INTERNACIONAIS E DIPLOMACIA ECONÓMICA valor acrescentado para a sua carreira MERCADOS INTERNACIONAIS E DIPLOMACIA ECONÓMICA Coordenação Científica: Prof. Doutor Joaquim Ramos Silva Prof. Doutor Manuel Ennes Ferreira PÓS-GRADUAÇÃO 07/08 Pós-Graduação

Leia mais

Pós-Graduação em INOVAÇÃO E SISTEMAS INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA ISGB THE PORTUGUESE SCHOOL OF BANK MANAGEMENT

Pós-Graduação em INOVAÇÃO E SISTEMAS INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA ISGB THE PORTUGUESE SCHOOL OF BANK MANAGEMENT BSUPERIOR DE GESTÃO INSTITUTO 0101011010101001010 0101011010101001010 Pós-Graduação em INOVAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO no Sector Financeiro 2005 2006 Associação Portuguesa de Bancos INSTITUTO SUPERIOR

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

Curso de Empreendedorismo de Base Científica e Tecnológica

Curso de Empreendedorismo de Base Científica e Tecnológica Curso de Empreendedorismo de Base Científica e Tecnológica PROGR AMA PROV I SÓ RIO Edição de 2012 O rganização OTIC UTL Co ordenação Prof. Jorge R omero Prof. Manuel M ira Godinho Índice Âmbito do Curso

Leia mais

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010 Cidade da Praia, Cabo Verde A ponte para o futuro Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010

Leia mais

2009-2010 PROGRAMA INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO. Presencial, Semi-Presencial e a Distância

2009-2010 PROGRAMA INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO. Presencial, Semi-Presencial e a Distância PROGRAMA INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO - Presencial, Semi-Presencial e a Distância Portugal Angola Brasil Cabo Verde Moçambique S. Tomé e Príncipe Objectivos e Destinatários A FORMEDIA A FORMEDIA

Leia mais

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS: promover competências pessoais específicas; disponibilizar ferramentas práticas de gestão de competências pessoais e profissionais;

Leia mais

MBA EM GESTÃO E PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS 12ª EDIÇÃO RECONHECIDO PELA CMVM

MBA EM GESTÃO E PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS 12ª EDIÇÃO RECONHECIDO PELA CMVM MBA EM GESTÃO E PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS 12ª EDIÇÃO RECONHECIDO PELA CMVM Objectivos Dotar os alunos de conhecimentos e consciência crítica sobre a teoria e a prática da Gestão e da Promoção Imobiliária,

Leia mais

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição www.pwc.pt/academia Controlo de Gestão 2ª Edição Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013 Academia da PwC 2ª edição Este curso permite-lhe compreender melhor os princípios do controlo de gestão, com especial enfoque

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações

Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa 2 A globalização da Sociedade da Informação em

Leia mais

OFERTA FORMATIVA BRAGA

OFERTA FORMATIVA BRAGA 20 OFERTA FORMATIVA BRAGA Rua Diogo Botelho, 127 416-005 Porto T. +51 226 196 260 F. +51 226 196 259 www.catolicabs.porto.ucp.pt Campus Camões 4710-62 Braga T. +51 25 206 100 F. +51 25 206 10 www.braga.ucp.pt

Leia mais

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações Member of www.catolicabs.porto.ucp.pt A Católica Porto Business School Fundada em 2002, a Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade

Leia mais

Destinatários /Requisitos. Calendário /Horário. Equipa Formadora. Plano do Curso. Porquê o Fast-Track MBA? Objetivos. Modelo de Aprendizagem

Destinatários /Requisitos. Calendário /Horário. Equipa Formadora. Plano do Curso. Porquê o Fast-Track MBA? Objetivos. Modelo de Aprendizagem 18/ 23 JAN 01 Destinatários /Requisitos 06 Calendário /Horário 02 Plano do Curso 07 Equipa Formadora 03 Objetivos 08 Porquê o Fast-Track MBA? 04 Modelo de Aprendizagem 09 Investimento /Condições de Pagamento

Leia mais

gestão de Projetos 2013/14 Coordenação Científica e Direção Executiva Natureza do curso e perfil da formação

gestão de Projetos 2013/14 Coordenação Científica e Direção Executiva Natureza do curso e perfil da formação 13ª E 14ª EDIÇÕES PÓS-GRADUAÇÃO gestão de Projetos 2013/14 13ª Edição: Setembro 2013 14ª Edição: Janeiro 2014 Coordenação Científica e Direção Executiva Prof.ª Doutora Graça Silva Prof.ª Doutora Winnie

Leia mais

EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação)

EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação) EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação) Rua Castilho 90 2ºesq 1250-071 Lisboa, Portugal Rua José Gomes Ferreira nº219 - Aviz 4150-442 Porto, Portugal info@beill.pt / www.beill.pt Sobre A Beill

Leia mais

Informações: Inscrições no site até 30/08/2015. Início das Aulas: 02/09/2015. Dias e horários das aulas: Quartas e Quintas-feiras das 19h00 às 22h50

Informações: Inscrições no site até 30/08/2015. Início das Aulas: 02/09/2015. Dias e horários das aulas: Quartas e Quintas-feiras das 19h00 às 22h50 MBA Marketing Informações: Inscrições no site até 30/08/2015 Início das Aulas: 02/09/2015 Dias e horários das aulas: Quartas e Quintas-feiras das 19h00 às 22h50 Carga horária: 600 Horas O curso tem duração

Leia mais

Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza

Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza VI Conferência Profissional Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza Novos Desafios e Estratégias Comunicação Assertiva, PNL, Influência - RP e Branding- Novas Tecnologias-

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade

Contabilidade e Fiscalidade www. indeg. iscte-iul. pt ARTICULA OS PRINCIPAIS TEMAS DE RELEVÂNCIA ATUAL E FUTURA NA ÁREA DA ATRAVÉS DE UMA ESTRUTURA PROGRAMÁTICA SÓLIDA E ABRANGENTE NA ÁREA CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE Contabilidade

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DE VENDAS (15 horas)

CURSO DE GESTÃO DE VENDAS (15 horas) CURSO DE GESTÃO DE VENDAS Inedem- Apotec Outono 2007 25 e 26 de Setembro 9h00 às 18h30 Dirigido a gestores da área financeira com necessidade de ferramentas informáticas de elevada eficácia na avaliação

Leia mais

HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES

HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES 2011 HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES COM O PATROCÍNIO DE: ÍNDICE A NOSSA PROPOSTA DE VALOR 3 HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES 4 Estrutura e Coordenação 5 Conteúdos e Corpo Docente 6 Introdução: Health Servuction

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO QUALIDADE, AMBIENTE, SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL FORMAÇÃO SGS ACADEMY PORQUÊ A SGS ACADEMY? Criada, em 2003, como área de negócio da

Leia mais

Avaliação e Gestão da Atividade Imobiliária

Avaliação e Gestão da Atividade Imobiliária Avaliação e Gestão da Atividade Imobiliária Enquadramento/Apresentação O curso de Avaliação e Gestão da Atividade Imobiliária é um curso de Pós-graduação, cujo objetivo é formar ativos na área da avaliação

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Mestrados do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver programas

Leia mais

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013 Proposta / Ponto 4 Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral Grupo Soares da Costa, SGPS,S.A. Exmo. Senhor Presidente, Relativamente

Leia mais

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance www.pwc.pt/academy Linking Strategy, People and Performance Lisboa, 8 e 9 de abril de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as tendências e melhores práticas de alinhamento da estratégia com

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E GESTÃO DO TURISMO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E GESTÃO DO TURISMO Curso de Pós-Graduação em Economia e Gestão do Turismo CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E GESTÃO DO TURISMO INTRODUÇÃO Esta iniciativa do IDEFE/ISEG visa responder a necessidades sentidas de formação

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza

Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza VI Conferência Profissional Secretariado Executivo 2014 Lisboa. 26 de Junho - Hotel Lisboa Plaza Novos Desafios e Estratégias Comunicação Assertiva, PNL, Influência - RP e Branding- Novas Tecnologias-

Leia mais

DIREÇÃO COMERCIAL E VENDAS / SALES & TRADE MARKETING**

DIREÇÃO COMERCIAL E VENDAS / SALES & TRADE MARKETING** Porquê fazer este Master? O Programa de Aperfeiçoamento em Direção Comercial e Vendas/Sales & Trade Marketing constitui-se, prioritariamente, como uma ferramenta global ao serviço de um desempenho diferenciador.

Leia mais