A longa viagem pelo tempo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A longa viagem pelo tempo"

Transcrição

1 A U A UL LA Acesse: A onga viagem peo tempo Arte pré-histórica: figura escupida em pedra. Nesta aua, começaremos uma onga viagem peo tempo, que nos evará ao momento em que surgiram os primeiros homens e as primeiras muheres na face de nosso paneta. Chegaremos à útima etapa da História da Terra, que ainda estamos atravessando. Os continentes que conhecemos hoje sofreram aguns pequenos retoques por causa das gaciações, que cobriram quase toda a superfície da Terra com montanhas de geo e neve, e deixaram muitos agos. As gaciações ocorreram várias vezes. Antes da útima dessas gaciações, há mais de três mihões e meio de anos, apareceu o homem. É por isso que essa era geoógica é chamada de era quaternária ou antropozóica, que quer dizer: era em que surge a vida humana. O surgimento da humanidade Os primeiros homens e as primeiras muheres que apareceram no nosso paneta não se pareciam muito conosco. Eram mais peudos. O formato de sua cabeça era diferente e ees andavam quase agachados, como os macacos. Mas o que fez com que ees e eas se tornassem diferentes dos outros animais? Foi que ees começaram a produzir ferramentas com as mãos para viver mehor. Quando esses animais passaram a conversar, ou seja, a se comunicar com outros homens e outras muheres, e a escrever, é que ees reamente ficaram diferentes dos outros animais. A pré-história Cerâmica: artefato de barro cozido. A pré-história é o estudo do passado da humanidade antes da descoberta da escrita. Também é o período no qua a humanidade criou uma série de técnicas para aproveitar a natureza e para sobreviver com menos esforço. Sabemos disso graças aos arqueóogos - pessoas que estudam as coisas feitas por homens e muheres desde que surgiram na Terra, como uma vasiha de cerâmica ou um enorme tempo. Esses estudiosos nos mostram que a pré- História pode ser dividida em três momentos diferentes. Nesses diferentes momentos, o homem desenvoveu técnicas mais compexas, que o ajudaram a dominar a natureza e a dominar os outros homens que ainda não haviam descoberto como fazer esses objetos. Por exempo, é simpes P/ as outras apostias de História, Acesse:

2 Acesse: imaginar que um homem que criou um objeto cortante, como aguma espécie de faca feita de pedra ascada, era mais forte do que o homem que ainda não tinha descoberto como fazer sua própria faca. A U L A O Paeoítico ou a antiga Idade da Pedra Os homens e as muheres do Paeoítico andavam nus, e a principa preocupação que tinham era encontrar aguma coisa para comer todos os dias. Ees caçavam, pescavam e precisavam se defender dos grandes animais que habitavam a Terra naquea época. Graças à sua inteigência, o homem pôde contar com dois aiados muito importantes que o ajudaram a dominar a natureza: a pedra e o fogo. Você deve estar embrado de que o homem apareceu na Terra no fina da útima gaciação. Muito tempo depois, quando o geo votou aos póos e o cima de certas regiões da Terra ficou mais quente e agradáve, o homem deixou as cavernas e se fixou nas panícies, onde havia imensas manadas de renas. Assim, ee garantia o seu aimento e podia se proteger do frio, com as pees desses animais. Isso ocorreu há mais ou menos 2 mi anos. A sobrevivência dos homens e das muheres ficou mais fáci. Foi então que ees começaram a ascar a pedra para fazer facas, anzóis, aguhas e fechas que, por sua vez, eram usados para caçar outros animais. São dessa época, também, os primeiros desenhos que o homem deixou nas cavernas, e que representavam os animais que ee costumava caçar: búfaos, renas e javais. Durante essa época, o homem era nômade. Andava sempre à procura do ugar que tivesse mais animais para caçar e mais frutos para coetar, pois o ser humano ainda não sabia como pantar e coher aquio de que precisava para viver. Nômade: pessoa que não mora num ugar fixo. P/ as outras apostias de História, Acesse:

3 A U L A Pinturas rupestres, ou seja, pinturas feitas nas rochas das cavernas habitadas no Neoítico. Descobrindo a agricutura: a revoução do Neoítico ou a nova Idade da Pedra O homem só aprendeu a pantar e a coher no Neoítico, ou nova Idade da Pedra. A descoberta do cico das coheitas fez com que a vida do homem mudasse bastante. A Idade dos Metais A descoberta da agricutura fez com que ee abandonasse a vida nômade e se tornasse sedentário. Domesticou animais e começou a criar rebanhos de cabras, carneiros, bois e cavaos. Por causa disso, já não dependia tanto da caça, da pesca e da coeta de frutos. Outra coisa muito importante diferencia esses homens: ees começaram a viver em grupos. Foi assim que surgiram as primeiras tribos. Podemos ver, então, que o homem do Neoítico, aém de se tornar sedentário, começou a viver em sociedade, junto com outros homens. As técnicas conquistadas peo homem do Neoítico, se comparadas com as que o homem moderno acançou, podem não parecer muito significativas. Mesmo assim, é bom embrar que sem essas descobertas reaizadas há mais de 0 mi anos dificimente viveríamos como vivemos hoje. No continente americano, essas descobertas ocorreram há aproximadamente anos. Uma das grandes descobertas do Neoítico foi que o homem aprendeu a usar a roda para fazer muitas coisas. Também começou a poir a pedra e os ossos dos animais que caçava para produzir facas, anzóis e machados mehores. Aém disso, percebeu que, cozinhando a terra, conseguia fabricar vasos e vasihas para guardar água e armazenar o que sobrava daquio que ee cohia. Foi assim que nasceu a cerâmica. A moda do Neoítico também sofreu agumas modificações. O homem começou a tecer a ã dos animais e agumas fibras vegetais, produzindo os primeiros tecidos. Os arqueóogos que encontraram os esqueetos e os objetos dos homens do Neoítico, perceberam que ees, aém de poir a pedra, fazer cerâmica e tecer, também enterravam os mortos em cemitérios. O cuto aos mortos é outra das características do Neoítico. Partindo dessas descobertas, o homem do Neoítico inventou, provavemente sem querer, um jeito de derreter aguns metais. Todos os objetos e ferramentas que eram feitos com as pedras e os ossos, passaram a ser produzidos em meta. Acesse: O primeiro meta que o homem começou a utiizar foi o cobre. Logo depois, ee misturou o cobre com o estanho e conseguiu o bronze, que é mais duro do que o cobre. O bronze surgiu no Oriente Médio há 7 mi anos. O machado de bronze teve importante pape na derrubada de forestas para o aproveitamento de terras cutiváveis. P/ as outras apostias de História, Acesse:

4 Acesse: É bom embrar, entretanto, que as inovações do Neoítico não aconteceram ao mesmo tempo em todos os ugares do mundo. Os habitantes da América demoraram muito tempo para desenvover as técnicas do Neoítico. No território que é hoje o Brasi, a maioria dos habitantes não conhecia a agricutura até a chegada dos conquistadores europeus, no sécuo XVI. Existem grupos de pessoas em aguns ugares do mundo que, ainda hoje, vivem como se estivessem na pré-história. Atuamente, agumas tribos de índios brasieiros, por exempo, vivem de maneira bastante parecida com a dos homens do Paeoítico e do Neoítico. A U L A O amanhecer da História O homem conseguiu se comunicar com os outros homens e desenvoveu, ou criou, uma inguagem. Muito tempo depois, essa inguagem transformou-se em escrita. A escrita é formada por símboos ou desenhos que todas as pessoas que vivem juntas numa sociedade ou num povo entendem. É como hoje em dia no Brasi. Todos nós faamos e escrevemos o português. O desenvovimento da escrita acompanhou o surgimento de sociedades mais compexas do que as tribos e os cãs. O chefe ou o rei de um grande Estado ou de um Império tinha de saber quantas vasihas de cerâmica de cereais sobraram da coheita do ano anterior. Ou quantas ovehas havia numa determinada região governada por ee. Posteriormente, a reigião e a ciência utiizaram a escrita para transmitir conhecimentos para as futuras gerações. Mesmo assim, é muito difíci dizer exatamente quando a História começou. Também é difíci dizer quando o homem, que antes era um nômade soitário, começou a viver em pequenos grupos. Ou quando esses pequenos grupos foram crescendo até formarem cãs e sociedades, cujo modo de viver e de fazer as coisas era diferente daquee de outras sociedades. O modo de vida das sociedades - ou seja, o que comiam, como construíam suas casas, quais deuses adoravam e assim por diante - forma o que chamamos de cutura. Quando uma cutura dura muito tempo, e seus vaores permanecem vivos durante muitos anos, ea é chamada de civiização. Com a descoberta do cico das coheitas, as pessoas perceberam que não era preciso que todo o grupo trabahasse na terra. Aos poucos, cada membro do grupo começou a se especiaizar naquio que fazia mehor. Uns produziam cerâmica para armazenar o que sobrava das coheitas, outros teciam, aguns caçavam e pescavam, e outros, ainda, começaram a construir casas, já que a essa atura ees tinham descoberto como fazer tijoos. Isto é o que chamaremos de divisão de trabaho. O mais hábi e forte era o chefe, é caro. P/ as outras apostias de História, Acesse:

5 A U L A Acesse: As eras históricas Quando você nasceu, sua idade começou a ser contada a partir daquee momento. Na História ocorre a mesma coisa. No Brasi, por exempo, nós contamos o tempo histórico a partir de um acontecimento que os portugueses que coonizaram o Brasi achavam muito importante: o nascimento de Cristo. É por isso que quando você ê um ivro de História, vê que a pessoa que escreveu esse ivro faa em fatos que aconteceram antes do nascimento de Cristo (a.c.), ou depois do nascimento de Cristo (d.c.). A civiização fuvia do Egito surgiu há cerca de 4 mi anos antes do nascimento de Cristo, ou 4000 a.c. (ou -4000). O descobrimento do Brasi se deu.500 anos depois do nascimento de Cristo, ou 500 d.c. (ou 500). Mas nem todas as pessoas contam o tempo a partir do mesmo acontecimento. Os judeus contam o tempo a partir do momento em que o deus dees anunciou que tinham de ir para a Terra Prometida. Os muçumanos contam o tempo a partir do momento em que Maomé, o profeta dees (assim como Cristo foi o profeta dos cristãos), teve de fugir de Meca, a cidade sagrada dos muçumanos. Os chineses contam o tempo a partir de outro acontecimento que é importante para ees. Exercícios Exercício Quais eram as características dos homens e das muheres do Neoítico? Exercício 2 Expique, com base no texto que você eu, como surgiram e o que significam estas paavras: sociedade, inguagem e escrita, cutura, civiização e divi- são de trabaho. P/ as outras apostias de História, Acesse:

Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A arte nasceu da vontade dos seres humanos de representarem o mundo

Leia mais

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e

Leia mais

Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. O ser humano foi enfrentado as barreiras da natureza e desenvolvendo as soluções do cotidiano. Pré-História É dividido em três fases: Paleolítico,

Leia mais

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c.

PRÉ-HISTÓRIA. Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c. PRÉ-HISTÓRIA Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c. Coleta/nomadismo Surgimento dos clãs Importância da mulher Arte/magia Controle do fogo 1 Neolítico Pedra Polida, de 10 mil a.c., até cerca

Leia mais

Os plásticos são todos iguais?

Os plásticos são todos iguais? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Os pásticos são todos iguais? Propriedades dos pásticos Termopásticos Organizar uma tabea O que você vai aprender O que é matéria-prima Petróeo é uma importante fonte

Leia mais

O que a indústria química faz

O que a indústria química faz Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que a indústria química faz O que você vai aprender O que a indústria química produz Onde instaar uma indústria química Por que as indústrias químicas se agrupam num

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série Alunos de 1ª a 4ª série O QUE É ARQUEOLOGIA? Ciência que estuda a história humana através dos materiais usadas no dia a dia das pessoas no passado (ferramentas, utensílios e outras coisas antigas). Tipo

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Teste de Avaliação nº 2 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Como os químicos se comunicam?

Como os químicos se comunicam? Como os químicos se comunicam? A UU L AL A Símboos de eementos Fórmuas de compostos O que você vai aprender O que é átomo O que é moécua A matéria é formada de átomos Eemento químico Substância simpes

Leia mais

Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de:

Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de: A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Eureca! Ao subir a serra, de vota para casa, Gaspar avistou o mar! Aquea imensidão azu! Como estavam próximos a uma região portuária, viu vários navios aguardando

Leia mais

5 A diversidade da vida na Terra

5 A diversidade da vida na Terra A U A UL LA Atenção A diversidade da vida na Terra O primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, conta que todos os seres vivos da Terra foram aniquilados por uma enchente monstruosa, no início dos tempos. Escaparam

Leia mais

Evolução dos seres vivos

Evolução dos seres vivos Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Evoução dos seres vivos A UU L AL A iustrações você conhece? Quais dos animais que aparecem nestas Atenção O homem nas iustrações serve de eemento de comparação com os

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

Ana Mendes Sebastião Seguro. A Caneta como objecto de design

Ana Mendes Sebastião Seguro. A Caneta como objecto de design Ana Mendes Sebastião Seguro A Caneta como objecto de design Faculdade de Arquitectura da Universidade técnica de Lisboa, Curso de Design Outubro de 2011 Índice Introdução: pintura rupestre, a necessidade

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia. Nome: Turma: ARTE INDÍGENA

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia. Nome: Turma: ARTE INDÍGENA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia Nome: Turma: ARTE INDÍGENA Qual é a origem dos índios? Existe uma lenda indígena que conta que o Criador, cujo coração

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA FUNDAMENTAL 4 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP ROTEIRO DA UNIDADE Finalidade: Através desta Unidade de Estudo, você conhecerá,

Leia mais

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

Formas de expressão: "ARTE

Formas de expressão: ARTE Arte Africana Segundo a arqueologia, o continente africano é o território habitado a mais tempo no planeta. Assim como o Brasil, a história africana é contada pelos colonizadores europeus, os viajantes,

Leia mais

Como prevenir incêndios?

Como prevenir incêndios? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor

Leia mais

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C. PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões

Leia mais

O TERRÍVEL SENHOR SAL E O REINO CORPO HUMANO

O TERRÍVEL SENHOR SAL E O REINO CORPO HUMANO O TERRÍVEL SENHOR SAL E O REINO CORPO HUMANO MOVIMENTO 2020 MOVIMENTO 2020 O TERRÍVEL SENHOR SAL E O REINO CORPO HUMANO Era uma vez um reino mágico chamado Corpo Humano, onde tudo funcionava em sintonia.

Leia mais

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba

LITOSFERA. Tempo Geológico. Página 1 com Prof. Giba LITOSFERA Tempo Geológico Página 1 Considera-se tempo geológico aquele transcorrido através de fenômenos naturais desde a formação da Terra até os dias de hoje, o tempo histórico se inicia com o surgimento

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2012 Nota: Professora: Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 65 pontos Orientações

Leia mais

Pré-História. Uma galinha é cultura também

Pré-História. Uma galinha é cultura também Pré-História 1) Leia atentamente o texto e observe a tabela a seguir. Uma galinha é cultura também Além dos seres vivos e da matéria cósmica, existem, também, coisas culturais, muitíssimo mais complicadas.

Leia mais

Itapecerica Da Serra. Esse é o lugar em que vivemos... Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração.

Itapecerica Da Serra. Esse é o lugar em que vivemos... Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração. Itapecerica Da Serra Esse é o lugar em que vivemos Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração. Itapecerica da Serra NOSSA HISTÓRIA Itapecerica da Serra tem sua origem no século

Leia mais

Todo poder emana da língua

Todo poder emana da língua A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Todo poder emana da íngua Cenatexto Zé dos Anjos perdeu no desafio com Osias, mas ficou vários dias pensando: Um dia é da caça e outro do caçador. Assim,

Leia mais

Let s try again. Nesta aula, iniciamos um novo módulo, e o A U L A. Assunto do dia. Na história de hoje

Let s try again. Nesta aula, iniciamos um novo módulo, e o A U L A. Assunto do dia. Na história de hoje Let s try again Assunto do dia Nesta aua, iniciamos um novo móduo, e o nosso tema é fazer sugestões. Muitas vezes, no dia-a-dia, fazer sugestões é uma maneira de contornar um probema ou auxiiar uma pessoa

Leia mais

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd)

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd) Nome do Aluno Turma 4º ANO Carteira Nº Questões 9 Tipo Data 19/mar/10 Disciplina CIÊNCIAS Bimestre 1º Nota Pensando no que você estudou sobre habitat, nicho ecológico e ecossistema, resolva sua prova com

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

Roteiro semanal. 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Roteiro semanal 5º ano Matutino De 22 a 24 de abril Colégio Guilherme Ramos. Goiânia, 22 de abril de 2015. Professora: Nome: Turma: 5 ano Ensino Fundamental Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais

Leia mais

Ar puro só contém oxigênio?

Ar puro só contém oxigênio? Ar puro só contém oxigênio? A UUL AL A Para respirar na água, o merguhador precisa de um tubo de oxigênio. Ar está em toda parte. Ar ocupa um espaço. Ar contém vários gases. Ar é uma soução gasosa. Oxigênio

Leia mais

História e Teologia de Missões

História e Teologia de Missões MISSIONÁRIOS DA FÉ Dependentes apenas de Deus O Movimento Missionários da Fé teve seu foco no interior, em lugares não alcançados. Sem sombra de dúvida, motivado pela Missão para o Interior da China. Seus

Leia mais

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística.

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística. Estudo dirigido Capítulo 0 introdução 01. No livro de Graça Proença intitulado História da arte, a autora correlaciona o ato de criar ferramentas, realizado pelos humanos, com a interferência dos seres

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas; 1 ficha branca vae 5 pretas;

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Unidade 1 Nós, seres humanos

Unidade 1 Nós, seres humanos Sugestões de atividades Unidade 1 Nós, seres humanos 8 CIÊNCIAS 1 Primeiros seres vivos 1. Que evento na história da Terra possibilitou a existência de seres autótrofos fotossintetizantes, isto é, capazes

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 07/04/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

26 Centro-Sul: o cinturão urbano-industrial

26 Centro-Sul: o cinturão urbano-industrial A U A UL LA Centro-Su: o cinturão urbano-industria Nesta aua, veremos como a cidade mundia - São Pauo - foi responsáve pea consoidação de um cinturão urbano- industria na região Sudeste, que incorporou

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA III 1º BIMESTRE PROVA A Valor da prova: Vitória-régia Os pajés tupis-guaranis contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Nome: Data: / / 1. Lê com atenção o Documento 1. Documento 1 O arquiteto supremo escolheu o homem

Leia mais

19 O que acontece com o metal usado?

19 O que acontece com o metal usado? A UA UL LA O que acontece com o meta usado? O que você vai aprender Como os metais podem ser reconhecidos Sobre a densidade das substâncias Sobre a característica especia do ferro Sobre igas Seria bom

Leia mais

RESUMÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS. BIOMA: É formado por um conjunto de ECOSSITEMAS.

RESUMÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS. BIOMA: É formado por um conjunto de ECOSSITEMAS. RESUMÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS BIOMA: É formado por um conjunto de ECOSSITEMAS. ECOSSISTEMA: É formado por SERES VIVOS e COMPONENTES NÃO VIVOS (água, luz, temperatura e outros) e a relação estabelecida entre

Leia mais

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus tinha um plano para Moisés. Ensinar a cada aluno que Deus tem um plano para sua vida e ele pode confiar em Deus para guia-lo. 2. Lição Bíblica:

Leia mais

Evolução dos seres vivos

Evolução dos seres vivos iustrações você conhece? Evoução dos seres vivos Quais dos animais que aparecem nestas A UU L AL A Atenção O homem nas iustrações serve de eemento de comparação com os outros animais. Imaginando-se um

Leia mais

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano. por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. alavanca.

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano. por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. alavanca. A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Máquinas simpes Ao ongo de sua história, o ser humano procurou mehorar suas condições de trabaho, principamente no que se refere à redução de seu esforço

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos esse material.

Leia mais

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo.

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. 1. É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. O arco-íris pode parecer muito estranho se você não

Leia mais

Conceitos hist his óric óric

Conceitos hist his óric óric Conceitos históricos Conhecimento histórico Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Compreensão dos acontecimentos do passado: sua importânciatemporal

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

A Terra, um grande ecossistema

A Terra, um grande ecossistema A U A UL LA A Terra, um grande ecossistema Nesta aua veremos os efeitos positivos e negativos das mudanças na natureza, entendendo o significado de equií- brio e desequiíbrio ambienta sobre a vida no paneta

Leia mais

Nome: Eduardo 4ª Série 3ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. O mico-leão-dourado e o rato

Nome: Eduardo 4ª Série 3ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. O mico-leão-dourado e o rato Nome: Eduardo 4ª Série 3ª O mico-leão-dourado e o rato Um mico-leão-dourado estava louco para ter seu aniversário. O rato, que é seu amigo, perguntou-lhe: Meu amigo mico-leão-dourado, você está ansioso

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções:

Data: Bim.: 4. Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Data: Bim.: 4 Nome: 8 ANO A Nº Disciplina: Ciências Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação 1.Quais são os distúrbios do sistema endócrino? 2.O que é

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

Capítulo 5 O Egito Antigo. Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba

Capítulo 5 O Egito Antigo. Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba Capítulo 5 O Egito Antigo Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba Egito atual O Egito Antigo 5.000 a.c. O Rio Nilo atraiu populações às suas margens em busca de água, vegetação

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

Uma floresta de interesses

Uma floresta de interesses A U A UL LA MÓDULO 18 Uma foresta de interesses Cenatexto Na útima aua, você conheceu doutor Armando, o empresário que, para ampiar seu negócio, precisa destruir parte de uma foresta. Conheceu também o

Leia mais

Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros

Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros Evolução da Caneta Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros utensílios, a caneta passou por diferentes

Leia mais

Bronzes da Antiguidade da China

Bronzes da Antiguidade da China SOCIEDADE MARTINS SARMENTO EXPOSIÇÃO Bronzes da Antiguidade da China Colaboração e patrocínio da Embaixada em Portugal da República Popular da China 13 Dez. 1996 05 Jan. 1997 A Direcção da Sociedade Martins

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

A PRÉ-HISTÓRIA. Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita. PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. DIA DA CRIANÇA 12 de outubro

DATAS COMEMORATIVAS. DIA DA CRIANÇA 12 de outubro DIA DA CRIANÇA 12 de outubro Há muitos anos, alguns países, como o Japão e a China, tinham dias especiais para homenagear as crianças. No Brasil, o Dia da Criança foi criado em 1955 por um executivo da

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa? Foram

Leia mais

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você Olá, amiguinho, Como é bom estarmos juntos novamente! Neste trimestre, teremos muitas novidades para você. Você descobrirá, lendo as primeiras histórias desta revista, que Deus nos deu um livro muito especial

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS CALENDÁRIOS JUDAICO, CRISTÃO E ISLÂMICO O TEMPO E A HISTÓRIA A TRANSIÇÃO: PRÉ-HISTÓRIA PARA HISTÓRIA... Produção do excedente agrícola; Trocas comerciais; Surgimento

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 01/04/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

1 O mundo da Física. A curiosidade do homem pode ser compreendida

1 O mundo da Física. A curiosidade do homem pode ser compreendida A U A UL LA O mundo da Física A curiosidade do homem pode ser compreendida de várias maneiras: aguns dizem que vem de uma necessidade de sobrevivência, outros dizem que é uma forma de prazer ou, ainda,

Leia mais

Por que não flutuamos?

Por que não flutuamos? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Por que não futuamos? Gaspar tinha um sonho: ir à Lua! Ficava horas a fio ohando a bea Lua. Como será andar na Lua?, pensava. Era um unático! E fanático!

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 22/4/2009 PROVA GRUPO GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Cuidando do lixo Segundo dados

Leia mais

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu.

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu. Pré-História Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de 3.100 a.c., período em que a escrita surgiu. Os conhecimentos que temos da Pré- História são derivados de fragmentos obtidos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga INTRODUÇÃO Este estudo de revisão tem como objetivo uma NOVA OPORTUNIDADE

Leia mais

Cumprimos nossa. O que é alfabetização científica

Cumprimos nossa. O que é alfabetização científica Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Cumprimos nossa missão O que você vai aprender O que é afabetização científica Seria bom já saber Fenômeno natura Substância Ciência Isto he interessa Não dá para contar

Leia mais

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta.

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a utilidade da História?

Leia mais

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros.

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Somando os termos de uma progressão aritmética

Somando os termos de uma progressão aritmética A UA UL LA Somando os termos de uma progressão aritmética Introdução Um pouco de História Na aula passada, mostramos como calcular qualquer termo de uma progressão aritmética se conhecemos um de seus termos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais (deslocamentos), que tendem a um equilíbrio demográfico à superfície

Leia mais

Saúde www.teachingforafrica.com página 1

Saúde www.teachingforafrica.com página 1 Saúde www.teachingforafrica.com página 1. Trazido por Every Child Ministries Uma ONG cristã trazendo esperança as crianças esquecidas da Africa Porque as crianças são os grandes recursos de qualquer nação

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER Graciella Leus Tomé Quase a meados da década de 90, e aqui estamos falando do ano de 1990,

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano A U L A

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano A U L A Máquinas simpes Ao ongo de sua história, o ser humano procurou mehorar suas condições de trabaho, principamente no que se refere à redução de seu esforço físico. ara isso, o homem utiizou, iniciamente,

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Combate Aula 2 Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

GEOGRAFIA 3º. Meu bairro

GEOGRAFIA 3º. Meu bairro 3º ANO 11 M/T 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º Meu bairro Eu me chamo Natália. Quando era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade

Leia mais

Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in

Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in Breve história das ideias evolucionistas O conceito de evolução biológica Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade

Leia mais

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social

3 Unidade 1 Construção da Identidade Social CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade 1 Construção da Identidade Social 3 Pré-História 5 A importância da História 6 A contagem do tempo 7 Identificando os séculos 8 Fontes históricas 10 Os primeiros habitantes

Leia mais

Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS. Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial

Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS. Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial América do Norte e América Anglo-Saxônica. Quarto país mais extenso do mundo. Politicamente, os EUA dividem-se em 50

Leia mais

Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica

Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica 1 P a g e Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica Trabalho realizado realizado pelo aluno Paulo Joon nº2 da turma 2 do 11º ano do Colégio de S. Teotónio no âmbito da disciplina de Filosofia(2º

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM

THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM CAMPINAS SP 2010 SUMÁRIO Prólogo Um homem extraordinário...1 Capítulo 1 Ele nasceu em Belém...5 Capítulo 2 Pastores e magos...9 Capítulo 3 Fugindo a Herodes...13

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

Resumo de Sociologia 2º ano

Resumo de Sociologia 2º ano Resumo elaborado pelos professores do Colégio Odete São Paio: Milra e Jorge. Resumo de Sociologia 2º ano Bens e serviços Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou produzidas para satisfazer

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS AC ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Junho 2016.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS AC ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Junho 2016. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO -CULTURAIS AC ATIVIDADES COMPLEMENTARES Junho 2016.1 Vídeo 1. Tema: Programa de Palavras- Capítulo 5. ( Letras/Pedagogia

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS

AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS No planeta terra, cerca de 10.000 a.c. os glaciares derretem e o clima torna-se mais quente e húmido em muitas regiões,alterando a paisagem. Também, em consequência das

Leia mais