19 O que acontece com o metal usado?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "19 O que acontece com o metal usado?"

Transcrição

1 A UA UL LA O que acontece com o meta usado? O que você vai aprender Como os metais podem ser reconhecidos Sobre a densidade das substâncias Sobre a característica especia do ferro Sobre igas Seria bom já saber Soução Mistura homogênea O que é sucata Substância pura Substância simpes Substância composta Isto he interessa Quando estudamos a água e o ar atmosférico, vimos que tanto a água como o ar são substâncias insubstituíveis para nós. Sem a água e o ar não podemos viver. Nós usamos a água para fazer uma porção de coisas e depois devovemos para a natureza. Com o ar é a mesma coisa. Nós precisamos do ar, principamente, na respiração e na queima. Na queima, o oxigênio se transforma em gás carbônico e depois as pantas transformam o gás carbônico em oxigênio outra vez. Com isso, sempre temos oxigênio à nossa disposição. Mas a água e o ar, que são tão importantes para nós, podem prejudicar muitas substâncias que usamos no dia-a-dia, como, por exempo, os metais. Nas auas sobre os metais, vamos ver o que acontece com esses materiais no ambiente em que vivemos, ou seja, em contato com o ar e com a umidade. Vamos ver também como esses metais são recicados para serem reutiizados. Metais são muito importantes para o homem São materiais que produzem som; têm briho; deixam passar facimente o caor e a eetricidade. Podem ser transformados em chapas e fios e por isso podemos fabricar diversas coisas úteis com os metais.

2 Todos os dias estamos usando objetos feitos de meta, desde uma simpes chave até ônibus, trens etc. Aém disso usamos todos os dias muitos objetos que são fabricados com máquinas construídas com metais. A U L A Depois que nós usamos os objetos de meta, quando ees não servem mais, o que nós fazemos com ees? Simpesmente jogamos no ixo. Ou então vendemos para o ferro veho. Os objetos vehos de metais são vendidos para compradores de jorna que vendem para sucateiros pequenos de bairros de periferia. Os sucateiros grandes compram desses pequenos e vendem para as siderúrgicas. E para onde vão as sucatas? Os metais que se encontram no depósito de sucatas são todos vendidos para siderúrgicas, que fabricam chapas, fios, esquadrias, ferros de construção, bocos para construir máquinas etc. As pessoas que trabaham no depósito de sucatas precisam saber como separar o ferro dos outros metais, porque o ferro é o meta mais barato. Os outros metais são mais caros. Por isso os sucateiros os chamam de metais finos. Para o sucateiro não interessa vender peças de outros metais misturados com o ferro. Como reconhecer um meta? Para aprender a reconhecer um meta, vamos nos coocar no ugar de um funcionário que começa a trabahar num depósito de sucatas. A primeira coisa que ee precisa aprender a fazer é reconhecer um meta. Tudo que se vê no depósito de sucatas é feito de meta. Ou, quase tudo. Tem agumas coisas de pástico, de borracha ou de madeira que estão junto porque estavam grudadas no meta, como vedação das portas de geadeira, botão de pástico do fogão e outras coisas. É muito comum as pessoas oharem a cor para identificar um meta. Chamam tudo que é amareado de meta, o que é escuro de ferro e os prateados de aumínio. É uma cassificação errada. Ferro é meta, o aumínio, o chumbo, o cobre, o zinco, o estanho, a parata, o ouro, são todos metais. Todos os metais puros são substâncias simpes. Exercício 1 Você é capaz de citar o nome de outros metais?

3 A U L A O meta dourado que parece ouro é atão. O atão não é um meta puro; é uma mistura de cobre e zinco. As propriedades do atão são competamente diferentes das propriedades do cobre e do zinco, separados. A cor não serve para identificar um meta. Podemos reconhecer um meta peo peso dee. Observe bem a figura da esquerda e expique o que está errado nessa comparação. Para comparar dois metais devemos pesar peças do mesmo tamanho. Por exempo, pesando dois cubinhos do mesmo tamanho, podemos ver se são feitos do mesmo meta ou não. Na reaidade o que nós estamos comparando não é o peso dos metais, mas uma propriedade conhecida como densidade. Os cubinhos são do mesmo tamanho e têm massas diferentes. Quando duas substâncias de mesmo tamanho têm massas diferentes é porque têm densidades diferentes. Densidade de uma substância é a massa de um cubo que tem um centímetro de ado. Representa-se por cm 3 e ê-se centímetro cúbico. Na tabea a seguir estão istadas as densidades de várias substâncias. Os números representam a massa de 1 cm 3 de cada um desses metais. DENSIDADE DE ALGUNS METAIS, MEDIDA A O C (g/cm 3 = gramas por centímetro cúbico) METAL DENSIDADE g/cm 3 Magnésio 01,7 Aumínio 02,7 Cobre 08,9 Chumbo 11,3 Ouro,3 Densidade é uma propriedade característica de uma substância.

4 Exercício 2 Se você tiver duas paneas do mesmo tamanho, de ferro e de cobre, qua deas é mais pesada? Exercício 3 Imagine paneas de aumínio e de ferro, todas do mesmo tamanho. Quantas paneas de aumínio são iguais em peso a uma panea de ferro? A U L A O atão, que é uma mistura de cobre e zinco, é obtido derretendo esses metais juntos. Ao esfriar se obtém o atão. Veja na tabea abaixo a densidade do cobre, do zinco e do atão. MATERIAL DENSIDADE DENSIDADE (g/cm 3 ) Cobre 8,9 Zinco 7,1 Latão 8,6 Latão é uma iga. Ligas são misturas homogêneas de dois ou mais metais. Nem sempre temos à nossa disposição cubinhos do materia. Como devemos fazer para determinar a densidade desses materiais? Se for um boco reguar, devemos pesar e medir o tamanho com uma régua. Vamos pensar num boco de ferro que tenha 7 cm 4 cm 10 cm. Primeiro vamos cacuar o tamanho ou, numa inguagem mais precisa, o voume do boco. É só mutipicar: = 280 cm 3 Lembre-se que 1cm 3 é a medida de cubinhos de 1cm de ado. Portanto, dentro desse boco de 280cm 3, há 280 cubinhos de um centímetro de ado. Como g é a massa desses 280 cubinhos, dividindo por 280, temos a massa de um cubinho de 1cm de ado: = 7,8 g/cm 3, que é a densidade do ferro. Exercício 4 Um boco de um meta pesou 832 gramas. O boco media 10cm 8cm 4cm. Qua é esse meta? Veja a tabea de densidade de aguns metais. E quando o objeto não tem um formato reguar e por isso não dá para medir os ados com régua, como se mede o voume?

5 A U L A Existe uma maneira de determinar o voume de sóidos, muito simpes e que é muito usada em Química. Cooca-se água num instrumento que tenha graduação, por exempo, um copo graduado de medida. Cooca-se água no copo graduado. Faz-se a eitura do voume de água coocado. Cooca-se o objeto. Lê-se o voume outra vez. A diferença no voume da água antes e depois de coocar o objeto corresponde ao voume do objeto. 100 cm proveta: instrumento de medida de voume Exercício 5 Uma pessoa só tinha copo graduado pequeno para medir o voume e tinha também uma baança para pesar. Queria determinar a densidade do materia de um objeto de meta, mas ee não cabia no copo graduado. Resoveu fazer o seguinte: - Pegou uma bacia grande vazia. - Coocou dentro dessa bacia uma bacia menor. - Coocou água até a borda dentro da bacia menor. - Coocou o objeto com muito cuidado dentro da bacia pequena. - Mediu o voume de água derramado na bacia grande. - Considerou o voume dessa água como sendo o voume do objeto. Você concorda com essa experiência? Agumas vezes, objetos de ferro estão banhados com atão. Nesse caso, o reconhecimento por meio da densidade é difíci, porque a densidade do ferro é parecida com a do atão. Só se a pessoa tiver muita prática é que ea vai conseguir avaiar a densidade com as mãos. Nesse caso, usa-se uma propriedade que identifica o ferro: ee é atraído peo ímã.

6 A maioria dos objetos que nós usamos é feita de ferro, ou foi fabricada com um instrumento ou uma máquina de ferro. Aém do ferro, existem muitos outros metais, como aumínio, cobre, zinco, chumbo etc. Cada um tem uma propriedade característica. Por isso ees são usados de maneiras diferentes. Assim, cada um dees tem uma densidade característica. Aguns metais podem ser dissovidos em outros metais, dando o que nós chamamos de igas. Latão é uma iga. É o zinco misturado no cobre. Aém disso, o ferro é o único meta que é atraído peo ímã. A U L A Você precisa saber Substância pura é matéria que não se pode separar por meios físicos, como decantação, fitração, destiação, peneiração, separação com ímã etc. Pode-se separar uma mistura heterogênea em seus constituintes por um dos seguintes métodos: - decantação; - fitração; - peneiração; - separação por ímã etc. Mistura homogênea ou soução não pode ser separada em seus constituintes por meio de decantação, fitração, peneiração, separação por ímã etc., mas pode ser separada por destiação. Substância simpes é matéria que não pode ser separada de nenhum jeito para dar outra substância simpes. Substância composta ou simpesmente composto, é matéria que pode ser separada em substâncias simpes. Eemento químico é o constituinte das substâncias simpes e das substâncias compostas. Por exempo, o eemento carbono constitui o carvão, aparece no monóxido de carbono, no gás carbônico e em inúmeros outros compostos. O eemento ferro constitui o meta ferro e aparece na ferrugem. Liga é uma mistura homogênea de dois ou mais metais. Maeabiidade é a propriedade de um materia de ser transformado, marteado ou prensado, ficando então com determinada forma. Ductiidade é a propriedade de um materia de poder ser esticado, formando um fio, sem romper. Meta é um eemento químico, ou uma iga, que tem briho, é maeáve, dúcti, deixa passar eetricidade e conduz caor.

7 A U L A Densidade de um objeto é sua massa dividida por seu voume. Se o objeto é feito de uma só substância, a densidade do objeto é a densidade da substância. A densidade é dada em gramas por centímetro cúbico (g/cm 3 ). Metais importantes, que são eementos químicos: - ferro - aumínio - cobre - chumbo - zinco - ouro - prata - magnésio - mercúrio Metais importantes, que são igas: - atão (iga de cobre e zinco) - bronze (iga de cobre e estanho) - aço (iga de ferro e carbono) Um ímã atrai o ferro e quase todos os aços, mas não atrai outros metais. Metais são obtidos a partir de minérios encontrados na natureza. Recicar metais é fundir objetos metáicos para obter novamente o meta puro ou uma iga. Vamos pensar mais Os metais têm propriedades bem diferentes de outras substâncias. Essas propriedades são: - briho - maeabiidade - ductiidade - condutividade eétrica - condutividade térmica Todos os metais briham. Você acha que não? Acontece que muitos metais se combinam com oxigênio do ar. É o caso do ferro, que enferruja. Aí ee fica feio, não briha. Isso acontece com muitos metais, mas todos ees, quando estão impos, briham. Só cobre e ouro têm cor. Cobre é quase vermeho, ouro é amareado. Todos os outros metais são acinzentados ou brancos. A maeabiidade é a propriedade dos metais que permite que dobremos um pedaço de meta sem que ee quebre. Podemos, por exempo, dobrar uma coher; ea fica com a forma que he damos.

8 Os metais são dúcteis: podem ser esticados sem se romper. Por isso os fio de cobre são usados nas instaações eétricas. O fio não vota, como um eástico; ee fica do tamanho até o qua foi esticado. Os metais têm boa condutividade eétrica, o que significa que deixam passar facimente a eetricidade. Por isso os fios eétricos são de cobre e as chaves eétricas na caixa de fusíveis, também. Os metais têm boa condutividade térmica, o que significa que conduzem bem o caor. Por isso não podemos segurar por muito tempo uma barra de ferro no fogo; ea ogo fica quente. Uma das maneiras de reconhecer um meta, isto é, saber qua é o meta, é descobrir sua densidade. Isso pode ser feito de maneira rigorosa, pesando um pedaço do meta e medindo seu voume. Você viu como determinar densidade na seção Isto he interessa. Também dá para pegar simpesmente o pedaço de meta na mão e sentir seu peso. Mas é só depois de praticar muito que se consegue dizer qua é o meta. Pode-se determinar a densidade de quaquer substância. É só pesar certa quantidade da substância e cacuar seu voume. Dividindo a massa peo voume, tem-se a densidade. O ar também tem densidade. É caro que a densidade do ar é muito baixa. Um voume grande de ar pesa quase nada. A tabea abaixo mostra a densidade de aguns íquidos. A U L A SUBSTÂNCIA DENSIDADE DE ALGUNS LÍQUIDOS A 20 O C g/cm 3 ) DENSIDADE (g/cm água 1,0 ácoo 0,79 óeo 0,83 mercúrio 13,6 Você deve ter notado que sempre que damos a densidade de substâncias, damos também a temperatura em que ea foi medida. Isto acontece porque as substâncias diatam quando a temperatura aumenta. Se a substância diata, seu voume fica maior. Sua massa, porém, fica a mesma. A densidade depende da temperatura. Você também deve ter notado que o mercúrio aparece nessa tabea de íquidos e na ista de metais importantes. É isso mesmo, o mercúrio é íquido. É o único meta íquido na temperatura em que a gente vive. O que é um meta. Que a cor não serve para identificar um meta. Por que os metais são úteis para nós. O que é ductiidade. O que é maeabiidade. Qua é a principa característica do ferro. O que é densidade. Determinar a densidade de um sóido de formato reguar. Determinar a densidade de um sóido de formato irreguar. Densidade caracteriza uma substância. Agora eu sei

9 AVamos U L A Exercício 6 exercitar Compete o quadro a seguir, identificando os metais com as paavras sim ou não: SUBSTÂNCIA É METAL? Ferro... Oxigênio... Aumínio... Cobre... Água... Gás carbônico... Chumbo... Zinco... Ouro... Nitrogênio... Prata... Sa de cozinha... Magnésio... Hidrogênio... Níque... Exercício 7 Cite, peo menos, quatro propriedades dos metais. Exercício 8 O que significa dizer que um meta é maeáve? Exercício 9 Qua é a diferença entre maeabiidade e ductiidade? Exercício 10 O quadro abaixo mostra aguns objetos de meta. Escreva, ao ado de cada um, o nome de uma propriedade que justifique o uso do meta o fim mencionado: MATERIAL PROPRIEDADE Pape de aumínio... Fios de cobre... Portões de ferro... Panea de aumínio... Fohas de zinco... Fio eétrico de cobre... Latas de aumínio... Sino de igreja... Jóia de ouro... Exercício 11 O cobre é um meta muito dúcti. Como esta propriedade do cobre é usada no dia-a-dia?

10 Exercício 12 Cassifique cada afirmação a seguir como verdadeira (V) ou fasa (F): a) ( ) O ferro é um meta. b) ( ) O atão é uma iga. c) ( ) Pea diferença de cor, pode-se distinguir um meta de outro. d) ( ) As propriedades de uma iga são iguais às dos metais que a formam. e) ( ) O ferro é atraído por ímã. A U L A Exercício 13 O aumínio é uma substância simpes ou composta? Por quê? Exercício 14 Cite três exempos de substâncias simpes que são metais e três que não são metais. Exercício 15 Para onde vão os objetos feitos de meta, quando jogados no ixo? Exercício 16 Por que os sucateiros não vendem peças de outros metais misturados com ferro? Exercício 17 O que é o atão? Exercício 18 O que é uma iga? Exercício O que significa dizer que a densidade do magnésio é 1,7g/cm 3? Exercício 20 Dá para saber se um objeto é feito de aumínio ou de cobre se a gente os pesar? Por quê? Exercício 21 Usando um copo graduado e uma baança, descreva como você faria para determinar a densidade de um materia sóido. Exercício 22 As densidades do aumínio e do cobre são, respectivamente, 2,7g/cm 3 e 8,9g/cm 3. Usando esses dados, expique por que os aviões são feitos de aumínio e não de cobre. Exercício 23 Descreva como você faria para saber qua dos metais, o ferro ou o chumbo, tem densidade menor. Exercício 24 Como você faria para saber se um objeto é feito de atão ou de ferro recoberto com atão?

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

Ar puro só contém oxigênio?

Ar puro só contém oxigênio? Ar puro só contém oxigênio? A UUL AL A Para respirar na água, o merguhador precisa de um tubo de oxigênio. Ar está em toda parte. Ar ocupa um espaço. Ar contém vários gases. Ar é uma soução gasosa. Oxigênio

Leia mais

Como os químicos se comunicam?

Como os químicos se comunicam? Como os químicos se comunicam? A UU L AL A Símboos de eementos Fórmuas de compostos O que você vai aprender O que é átomo O que é moécua A matéria é formada de átomos Eemento químico Substância simpes

Leia mais

O que acontece com o metal usado?

O que acontece com o metal usado? CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 08 O que acontece com o metal usado? O QUE VAMOS APRENDER? Como os metais podem ser reconhecidos Sobre a densidade das substâncias Sobre a característica especial do ferro

Leia mais

Por que o alumínio compete com o aço?

Por que o alumínio compete com o aço? Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que

Leia mais

O que a indústria química faz

O que a indústria química faz Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que a indústria química faz O que você vai aprender O que a indústria química produz Onde instaar uma indústria química Por que as indústrias químicas se agrupam num

Leia mais

Os plásticos são todos iguais?

Os plásticos são todos iguais? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Os pásticos são todos iguais? Propriedades dos pásticos Termopásticos Organizar uma tabea O que você vai aprender O que é matéria-prima Petróeo é uma importante fonte

Leia mais

20 Para onde vão as sucatas de ferro?

20 Para onde vão as sucatas de ferro? A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

Como prevenir incêndios?

Como prevenir incêndios? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas; 1 ficha branca vae 5 pretas;

Leia mais

Como se obtém aço a partir da sucata?

Como se obtém aço a partir da sucata? Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas

Leia mais

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica.

Átomos & Moléculas. Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Definição: é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são característica. SUBSTÂNCIA (Material Puro): material formado

Leia mais

A volta do ferro à natureza

A volta do ferro à natureza Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições

Leia mais

Do que são formados os átomos?

Do que são formados os átomos? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam

Leia mais

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Substâncias Puras e Misturas

Substâncias Puras e Misturas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES Substâncias Puras e Misturas Elementos Químicos

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO

DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Ciências Físico-Químicas 2009/2010 DETERMINAÇÃO DA MASSA VOLÚMICA DE UM SÓLIDO Trabalho realizado por: Ano: Nº T: Índice Introdução 3 Objectivos.4 Material/

Leia mais

Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de:

Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de: A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Eureca! Ao subir a serra, de vota para casa, Gaspar avistou o mar! Aquea imensidão azu! Como estavam próximos a uma região portuária, viu vários navios aguardando

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.

AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA. AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA. Toda e qualquer alteração que a matéria venha a sofrer é denominada de transformação ou fenômeno. Algumas transformações (fenômenos) são reversíveis, isto é, podem ser desfeitas

Leia mais

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM Credenciada pela portaria 792, de 27 de março de 2006. Curso: Engenharia Química Lista de Exercícios Disciplina: Química Geral Semestre: 2º / 2013 Docente: Carla Soares Souza

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

é um círculo A tampa A face é um retângulo

é um círculo A tampa A face é um retângulo No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro exemplo: uma lata de óleo tem a forma

Leia mais

SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS NOTAS DE AULA (QUÍMICA) SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: ITALLO CEZAR 1 INTRODUÇÃO A química é a ciência da matéria e suas transformações, isto é, estuda a matéria. O conceito da

Leia mais

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura A UUL AL A O que é água pura? Destiação Condensação Vaporização Ebuição Temperatura de ebuição Método de purificação de um íquido Conservação da matéria Substância pura O que você vai aprender Evaporação

Leia mais

HOMOGÊNEO HETEROGÊNEO

HOMOGÊNEO HETEROGÊNEO Sistemas materiais HOMOGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA? SIMPLES MISTURA HOMOGÊNEA? COMPOSTA SISTEMA? HETEROGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA HETEROGÊNEA Sistema É parte do universo físico f que contenha ou não matéria,

Leia mais

M A S S A S E M E D I D A S

M A S S A S E M E D I D A S M A S S A S E M E D I D A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2010 > Prof. Agamenon Roberto ATOMÍSTICA www.agamenonquimica.com 2 MASSAS E MEDIDAS UNIDADE DE MASSA ATÔMICA (u.m.a.) Para pesar ou medir algo se torna

Leia mais

Ácido sulfúrico na estrela-d alva?

Ácido sulfúrico na estrela-d alva? Ácido sufúrico na estrea-d ava? O que você vai aprender Existe ácido sufúrico na atmosfera de aguns panetas Existe um satéite de Júpiter que tem muito enxofre Onde existe enxofre na Terra Produção de ácido

Leia mais

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS 01. Item B AULA 01 TURMA ANUAL I Correto. Ao passar para um nível mais interno o elétron emite energia na forma de luz. II Falso. Rutherford não propôs um átomo maciço,

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno:

Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno: 1 Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina:. Aluno: Turma: Exercícios de Fixação englobando conteúdos das Aulas 1-4. Orientação: Escolha um livro de Química Geral disponível na biblioteca e resolva os

Leia mais

Do que se compõe o ar?

Do que se compõe o ar? Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 05 Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma O QUE VAMOS APRENDER? Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem Os símbolos

Leia mais

Cumprimos nossa. O que é alfabetização científica

Cumprimos nossa. O que é alfabetização científica Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Cumprimos nossa missão O que você vai aprender O que é afabetização científica Seria bom já saber Fenômeno natura Substância Ciência Isto he interessa Não dá para contar

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA 53 5 Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa?

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

ENERGIA TÉRMICA: A Energia Térmica de um corpo é a energia cinética de suas moléculas e corresponde à sua temperatura.

ENERGIA TÉRMICA: A Energia Térmica de um corpo é a energia cinética de suas moléculas e corresponde à sua temperatura. CALOR 1 ENERGIA: É a capacidade de se realizar um trabalho. Ela se apresenta sob várias formas: cinética (de movimento), gravitacional, elástica (de molas), elétrica, térmica, radiante e outras. Mede-se

Leia mais

Química Prof. Rogério 2016. Química. Professor Rogério. Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet

Química Prof. Rogério 2016. Química. Professor Rogério. Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Química Prof. Rogério 2016 Química Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet 1º MOMENTO - Propriedades básicas da matéria - Tabela periódica - Estrutura

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa? Foram

Leia mais

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR.

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. UNIDADE DE MASSA ATÔMICA Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada estabeleceu-se: DEFINIÇÃO DE MASSA

Leia mais

Aulas: 1, 2 e 3. 4. Qual será a massa de uma amostra de 150 ml de urina, sabendo-se que sua densidade é 1,085 g.ml -1?

Aulas: 1, 2 e 3. 4. Qual será a massa de uma amostra de 150 ml de urina, sabendo-se que sua densidade é 1,085 g.ml -1? Lista de Exercícios Professor: Igor Saburo Suga Serie: Nome: Aulas: 1, 2 e 3 Ano: n⁰ 1. Transforme as massas em gramas: a) 0,20 kg; b) 200 mg; c) 1x10-3 kg; d)5,0 x 10 2 mg 2. Transforme os volumes em

Leia mais

8ª série / 9º ano U. E. 13

8ª série / 9º ano U. E. 13 8ª série / 9º ano U. E. 13 Introdução ao estudo da química A ciência é formada por um conjunto de disciplinas que se relacionam entre si. A química faz parte desse conjunto e é responsável por estudar

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof FERENC

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof FERENC PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof FERENC SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um

Leia mais

Aula 5_ Cursinho TRIU - 08_04_2013-Profa: Luciana Assis Terra. Tópicos: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS_2

Aula 5_ Cursinho TRIU - 08_04_2013-Profa: Luciana Assis Terra. Tópicos: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS_2 Aula 5_ Cursinho TRIU - 08_04_2013-Profa: Luciana Assis Terra Tópicos: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS_2 Continuação de Métodos de Separação de Misturas Heterogênea Sedimentação ou decantação é o processo

Leia mais

Atração fatal. Ernesto atritou um canudo de refresco com. A força elétrica como um vetor

Atração fatal. Ernesto atritou um canudo de refresco com. A força elétrica como um vetor A U A UL LA Atração fatal Ernesto atritou um canudo de refresco com um pedaço de papel higiênico. Depois colocou o canudo contra uma parede, enquanto Roberto observava. - Olha como ele fica grudado! -

Leia mais

Química na cozinha: A família de seu Raimundo preparava-se

Química na cozinha: A família de seu Raimundo preparava-se A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Química na cozinha: reações químicas Atenção A família de seu Raimundo preparava-se para mais um dia de trabalho e estudo. Foi quando dona Sônia percebeu

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre:

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre: COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o 1 O Trimestre: LISTA DE CONTEÚDOS Ecologia o Níveis de organização: organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma. o Componentes do

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

Terra: o mundo de nitrogênio

Terra: o mundo de nitrogênio Terra: o mundo de nitrogênio O que você vai aprender O mundo de nitrogênio A forma mais estáve do nitrogênio na Terra Substâncias orgânicas e inorgânicas. Experiências que comprovam a presença de carbono

Leia mais

O círculo e o número p

O círculo e o número p A UA UL LA 45 O círcuo e o número p Para pensar O círcuo é uma figura geométrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe à sua vota quantos objetos circuares estão presentes: nas moedas, nos discos,

Leia mais

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA

Concurso de Seleção 2004 NÚMERO DE INSCRIÇÃO - QUÍMICA QUÍMICA QUESTÃO 21 Muitas pessoas já ouviram falar de gás hilariante. Mas será que ele é realmente capaz de provocar o riso? Na verdade, essa substância, o óxido nitroso (N 2 O), descoberta há quase 230

Leia mais

12 Por que o oxigênio do ar não acaba?

12 Por que o oxigênio do ar não acaba? A UA UL LA Por que o oxigênio do ar não acaba? O que você vai aprender Substância simpes Substância composta Cico do carbono na natureza Como as pantas transformam gás carbônico em oxigênio Decomposição

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Atividade Regulação do 3º Bimestre Ciências

ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Atividade Regulação do 3º Bimestre Ciências ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Refazer as avaliações; Refazer as listas de exercícios; Refazer exercícios do caderno. Entregar a atividade abaixo no dia da avaliação

Leia mais

Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação

Química - 9º ano. Água Potável. Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Química - 9º ano Atividade complementar sobre as misturas e suas técnicas de separação Água Potável A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez

Leia mais

GERAL I. Fonte de consultas: http://dequi.eel.usp.br/domingos. Email: giordani@dequi.eel.usp.br. Telefone: 3159-5142

GERAL I. Fonte de consultas: http://dequi.eel.usp.br/domingos. Email: giordani@dequi.eel.usp.br. Telefone: 3159-5142 QUÍMICA GERAL I Fonte de consultas: http://dequi.eel.usp.br/domingos Email: giordani@dequi.eel.usp.br Telefone: 3159-5142 QUÍMICA GERAL I Unidade 1 Princípios Elementares em Química O estudo da química

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Disciplina:

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Disciplina: CONTEÚDO A SER EXIGIDO COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Disciplina: Professor(a): Data: Química Natan 30/10/2014 Roteiro e Período: Exercícios 4 o Prova final e Recuperação final. Bimestre Aluno: Nº

Leia mais

14 Como prevenir incêndios?

14 Como prevenir incêndios? A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do

Leia mais

Impacto a baixas temperaturas

Impacto a baixas temperaturas A U A UL LA Impacto a baixas temperaturas Introdução Conta-se que os primeiros exploradores do Ártico enfrentaram dificuldades fenomenais para levar a cabo sua missão, porque os equipamentos de que dispunham

Leia mais

Como se pode proteger o ferro?

Como se pode proteger o ferro? Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na

Leia mais

Métodos de separação dos componentes de uma mistura. Métodos de separação de misturas heterogéneas

Métodos de separação dos componentes de uma mistura. Métodos de separação de misturas heterogéneas TEXTO DE APOIO Métodos de separação dos componentes de uma mistura Na natureza as substâncias raramente existem no estado "puro". Elas surgem quase sempre como componentes de uma mistura. Como no estado

Leia mais

Como detergente tira gordura?

Como detergente tira gordura? A UU L AL A Como detergente tira gordura? O que é detergente Como o detergente age O que é espuma Como detergentes e sabões funcionam Qua é a diferença entre sabão e detergente O que você vai aprender

Leia mais

Física Térmica Exercícios. Dilatação.

Física Térmica Exercícios. Dilatação. Física Térmica Exercícios. Dilatação. Dilatação linear 1- Uma bobina contendo 2000 m de fio de cobre medido num dia em que a temperatura era de 35 C. Se o fio for medido de novo em um dia que a temperatura

Leia mais

Aula 16 A Regra das Fases

Aula 16 A Regra das Fases Aula 16 A Regra das Fases 1. Introdução Poderíamos especular se quatro fases de uma única substância poderiam estar em equilíbrio (como, por exemplo, as duas formas sólidas do estanho, o estanho líquido

Leia mais

Aos materiais que a Química usa como matéria-prima podemos classificá-los como:

Aos materiais que a Química usa como matéria-prima podemos classificá-los como: Sumário Módulo inicial Unidade temática 0 A sua origem, a sua constituição e a sua composição. Classificação de misturas e classificação de substâncias. Processos físicos de separação de misturas. Unidades

Leia mais

Eletrônica: conceitos básicos

Eletrônica: conceitos básicos Eletrônica: conceitos básicos A UU L AL A Você já sabe que sem eletricidade não há automação. Ela está presente no acionamento (motores elétricos), no sensoriamento e mesmo nas bombas hidráulicas e nos

Leia mais

Massa é a grandeza física que mede quanto de matéria possui um corpo ou objeto. Ocupar lugar no espaço significa ter volume.

Massa é a grandeza física que mede quanto de matéria possui um corpo ou objeto. Ocupar lugar no espaço significa ter volume. Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço Massa é a grandeza física que mede quanto de matéria possui um corpo ou objeto. Ocupar lugar no espaço significa ter volume. Como exemplos de matéria

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas;

Leia mais

Vamos reciclar plásticos?

Vamos reciclar plásticos? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos

Leia mais

www.professormazzei.com Propriedades da Matéria Folha 05- Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com Propriedades da Matéria Folha 05- Prof.: João Roberto Mazzei Questão 01 Em uma cena de um filme, um indivíduo corre carregando uma maleta tipo 007 (volume 20 dm³) cheia de barras de um certo metal. Considerando que um adulto de peso médio (70 kg) pode deslocar,

Leia mais

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s Educação Infantil - Ensino Fundamental I - Ensino Médio 1 TRIMESTRE Química 1ª Série do Ensino Médio Conteúdo Introdução a Química Átomo Molécula

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Moedas, do que são feitas? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg Habilidades: H3: Identificar

Leia mais

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS Termoquímica: Estudo das quantidades de energia, na forma de calor, liberada ou absorvida durante os processos de interesse da Química,

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

c B = 25 g/l m soluto = 200 g V solução = 2,5 L ; V esfera = πr 3 F I C H A N. o 2 T E R R A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O

c B = 25 g/l m soluto = 200 g V solução = 2,5 L ; V esfera = πr 3 F I C H A N. o 2 T E R R A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O F I C H A N. o 2 T E R R A E M T R A N S F O R M A Ç Ã O Nome N. o Turma Data / / Prof. Enc. de educação 01. Considera duas soluções aquosas de sulfato de cobre, ambas de cor azul. Solução A m soluto =

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Série: 1 Disciplina: Data da prova:

Aluno(a): Nº. Professor: Série: 1 Disciplina: Data da prova: Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Série: 1 Disciplina: Data da prova: 1. (UFAC) O gráfico abaixo mostra a curva de aquecimento para o clorofórmio, usualmente utilizado como solvente para lipídeos.

Leia mais

Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade.

Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade. Lição N o 4 Solubilidade Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade. Material de apoio necessário para completar a lição: 4 copos 1 colherinha

Leia mais

Aula 01 QUÍMICA GERAL

Aula 01 QUÍMICA GERAL Aula 01 QUÍMICA GERAL 1 Natureza da matéria Tales de Mileto (624-548 a. C.) Tudo é água Anaxímenes de Mileto (585-528 a. C.) Tudo provém do ar e retorna ao ar Empédocle (484-424 a. C.) As quatro raízes,

Leia mais

CONDIÇÃO: Sólidos que facilmente são separados à mão ou com a ajuda de um. CONDIÇÃO: Sólidos com densidades diferentes, em que um deles facilmente é

CONDIÇÃO: Sólidos que facilmente são separados à mão ou com a ajuda de um. CONDIÇÃO: Sólidos com densidades diferentes, em que um deles facilmente é TEMA B TERRA EM TRANSFORMAÇÃO B1 MATERIAIS 1.1 Constituição do mundo material 1.2 Substâncias e misturas de substâncias 1.3 Soluções 1.4 Transformações dos materiais 1.5 Propriedades físicas e químicas

Leia mais

Cobre, prata e ouro. Introdução. Materiais Necessários

Cobre, prata e ouro. Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Realize o sonho dos alquimistas e transforme uma moeda de cobre em ouro. Descubra o que realmente acontece neste experimento. Cadastrada por Leandro Fantini Material - onde encontrar

Leia mais

Aplicação do Teorema de Pitágoras

Aplicação do Teorema de Pitágoras A UA U L L A Apicação do Teorema de Pitágoras Para pensar Uma escada de 5 m de comprimento está apoiada num muro. O pé da escada está afastado 3 m da base do muro. Qua é a atura, no muro, que a escada

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 3º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 3º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 3º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. Um incêndio

Leia mais

Escola Básica e Secundária da Calheta. Físico-Química 7.º Ano de escolaridade

Escola Básica e Secundária da Calheta. Físico-Química 7.º Ano de escolaridade Escola Básica e Secundária da Calheta Físico-Química 7.º Ano de escolaridade Ano letivo 2015/2016 FICHA INFORMATIVA 1 Classificação dos materiais NOME: N.º TURMA DATA DA REALIZAÇÃO: / / CLASSIFICAÇÃO DOS

Leia mais

Questão 1. Como podemos explicar a dilatação dos corpos ao serem aquecidos?

Questão 1. Como podemos explicar a dilatação dos corpos ao serem aquecidos? SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 2º TURMA(S):

Leia mais

EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS

EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTO 1 MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS 1. OBJETIVOS No final deste experimento o aluno deverá ser capaz de: Ler e usar corretamente termômetros, balanças, provetas e pipetas. Utilizar algarismos significativos.

Leia mais

Materiais 24-02-2016. Os materiais naturais raramente são utilizados conforme os encontramos na Natureza.

Materiais 24-02-2016. Os materiais naturais raramente são utilizados conforme os encontramos na Natureza. Manual (10-13) Constituição do mundo material Substâncias e misturas de substâncias Propriedades físicas dos Separação dos componentes de uma mistura Transformações físicas e transformações químicas Vídeo

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais