Os plásticos são todos iguais?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os plásticos são todos iguais?"

Transcrição

1 Acesse: Os pásticos são todos iguais? Propriedades dos pásticos Termopásticos Organizar uma tabea O que você vai aprender O que é matéria-prima Petróeo é uma importante fonte natura de matérias-primas Indústrias petroquímicas usam derivados do petróeo como matériasprimas O que é dissover Fusão de sóidos Seria bom já saber A matéria-prima usada para fabricar detergentes são substâncias extraídas do petróeo. O petróeo é fonte de muitas substâncias. Outra casse de compostos extremamente importantes para a vida moderna são os pásticos e a matériaprima para fabricar os pásticos também é tirada do petróeo. O emprego de pásticos é cada vez maior. Coisas que até há pouco tempo eram feitas de meta hoje são feitas de pástico. Madeiras, vidros, tecidos e até pape foram substituídos por pásticos. As principais vantagens dos pásticos são as seguintes: são mais eves, mais duráveis, mais fáceis de modar, e não são atacados pea água. Um exempo disso são os sacos pásticos para embaagem. Hoje se usa saco pástico para embaar quase tudo. Desde compras nas feiras e nos supermercados até aparehos utra sofisticados são embaados com pásticos. A quantidade de pástico usada é enorme. É por isso que existe muita preocupação na recicagem do pástico. Você já deve ter observado que o pástico amoece com o caor. Essa é uma propriedade tão importante que é usada para cassificar os pásticos. Aquees que amoecem com o caor são chamados de termopásticos. Nós chamamos tudo de pástico, mas na verdade existem muitos tipos de pástico, que são feitos de substâncias diferentes. Mesmo os pásticos feitos a partir da mesma substância podem ter propriedades diferentes, dependendo da maneira como foram fabricados. Isto he interessa P/ as outras apostias de Química, Acesse:

2 Acesse: E por que o pástico não se dissove na água? Para você poder entender mehor a expicação sobre pásticos, faça o seguinte: examine cuidadosamente aguns saquinhos pásticos usados na embaagem de aimentos, e veja se há entre ees diferença na maciez e na resistência ao rasgo com a ponta do dedo. Você deve ter observado que aguns saquinhos podem ser rasgados facimente; outros já são muito difíceis de rasgar. Estes útimos são usados principamente na embaagem de arroz e de feijão. Aguns saquinhos são macios enquanto outros são durinhos. As propriedades de quaquer materia têm reação com a estrutura da matéria. Como no caso do pástico, se é macio, duro, se amoece com o caor ou não, todas essas propriedades estão reacionadas com a estrutura da matéria. Organize as suas observações, escrevendo tudo o que você conseguiu perceber sobre as propriedades dos saquinhos pásticos. Você deve ter escrito aguma coisa semehante a esta. SAQUINHO pequeno de supermercado de arroz OBSERVAÇÃO É macio, rasgou fáci, é fininho. Rasga fáci, é duro, é fininho. É mais grosso, é difíci de rasgar, é macio. Sempre é bom apresentar informações em forma de tabea. Mas essa tabea pode ser mehorada. Vamos ver como. O formato da tabea está bom. Escrever numa couna saquinho e na outra, observação também está bom, mas pode ser mehorado: em vez de saquinho, escrevemos amostra. Outro detahe que podemos mehorar é a cassificação dos saquinhos: em vez de descrevê-os (pequeno, de supermercado etc.), podemos numerá-os (1, 2, 3). Quanto às observações, o mehor é usar o mínimo de paavras possíve e escrever as propriedades sempre na mesma ordem. Por exempo, macio ou duro, fáci ou difíci de rasgar, fino ou grosso etc. A tabea fica assim: AMOSTRA OBSERVAÇÃO macio, rasga fáci, fino duro, rasga fáci, fino macio, difíci de rasgar, grosso Devemos também numerar as amostras, para identificar: (1) saquinho pequeno, (2) de supermercado e (3) de arroz. Quando se faa em petróeo, os compostos de que as pessoas se embram são gasoina, óeo diese etc. Mas as substâncias extraídas do petróeo são matériasprimas para a fabricação de uma variedade muito grande de produtos úteis. Todos os pásticos são fabricados de substâncias extraídas do petróeo. P/ as outras apostias de Química, Acesse:

3 Acesse: Você precisa saber Os pásticos são fabricados de substâncias extraídas do petróeo. Pásticos podem ser recicados. Pásticos não se dissovem em água. Aguns tipos amoecem quando aquecidos. Existem diferentes tipos de pástico, dependendo das substâncias de que são feitos e do modo de fabricação. Cada tipo de pástico tem propriedades diferentes. As propriedades de um materia dependem da estrutura das moécuas de que é formado. Existem vários tipos de pástico, cada um fabricado a partir de uma matériaprima diferente. A fonte natura de todas essas matérias-primas para fazer pásticos é sempre o petróeo. Cada pástico tem uma apicação diferente, que depende das suas propriedades. Muitos pásticos têm nomes bem conhecidos, como isopor, náion e acríico. Outros são conhecidos peos seus nomes químicos, que sempre começam por poi. Aguns são sempre mencionados por uma siga, como PVC e PET, que são abreviaturas dos nomes químicos. Na tabea a seguir são dados aguns pásticos e o respectivo uso. No entanto, muitos pásticos têm mais de uma apicação. Às vezes um mesmo pástico é usado para finaidades bem diferentes, porque tem propriedades diferentes, dependendo de como é fabricado. Por exempo, poiuretano é usado como enchimento de cochão numa forma esponjosa, em que a massa de pástico está cheia de bohas de gás. Também é usado para fazer peças, tais como pára-choques de automóveis, numa forma bastante dura. Vamos pensar mais Evidentemente, você não precisa decorar os nomes dos pásticos; basta perceber a enorme variedade que há entre ees. NOME DO PLÁSTICO isopor PVC náion acríico PET poietieno poipropieno poiuretano USO materia de embaagem tubos de água tecidos entes inquebráveis garrafas de refrigerante saquinhos pásticos potes de margarina enchimento de cochão Os pásticos dos saquinhos, apesar de parecidos, têm pequenas diferenças. Você deve ter percebido que aguns saquinhos rasgam mais facimente, outros são mais duros, ou mais transparentes ou fazem um baruho característico ao serem amassados. É sempre o mesmo pástico, mas fabricado de modo diferente, tendo então propriedades diferentes. P/ as outras apostias de Química, Acesse:

4 Acesse: Aguns pásticos amoecem quando aquecidos. Isso permite transformá-os em objetos com a forma desejada, por simpes aquecimento e prensagem num mode. Estes pásticos são chamados termopásticos. Um exempo é o poietieno dos saquinhos. Outros pásticos não derretem. Quando aquecidos a atas temperaturas, decompõem-se. Esses pásticos, quando são fabricados, já recebem a forma fina do objeto desejado. Ou é feito um boco, que depois é recortado. Estes pásticos são chamados de termofixos. Exempo: o poiuretano. Os pásticos são substâncias inertes, não reagem com nada. De um ado isso é bom, pois torna os objetos de pástico muito duráveis. Por outro ado, quando um materia pástico é jogado no ixo, torna-se um probema. O pástico fica ai por muitos e muitos anos, pois não é atacado pea chuva, peos raios soares nem por micróbios. Por essa razão ee é um pouente bastante sério. Por isso é importante não jogar fora artigos de pástico, mas recicar. A recicagem de pásticos não é fáci. O reaproveitamento dos termopásticos é até certo ponto simpes, uma vez que podem ser derretidos e transformados em outros objetos. Já os termofixos são mais probemáticos, pois não podem ser derretidos; só cortados. Por isso, na recicagem, os pásticos precisam ser separados quanto ao tipo. Não se pode misturar pásticos. Observe saquinhos pásticos e potes. Em muitos dees você deve encontrar o símboo da recicagem, três setas formando um triânguo. No meio do triânguo aparece um número, que indica o tipo de pástico. Modernamente já existem aguns pásticos biodegradáveis ou fotodegradáveis. Ees são atacados por micróbios ou pea uz e, assim, destruídos. Agora eu sei o De onde vem a matéria-prima dos detergentes. o De onde vem a matéria-prima dos pásticos. o Citar três vantagens dos pásticos. o O que são termopásticos. o Que existem diferentes pásticos para fazer saquinhos. o Que as propriedades de um materia dependem da estrutura das moécuas que o compõem. o Como organizar, numa tabea, minhas observações sobre as propriedades de diversos materiais. P/ as outras apostias de Química, Acesse:

5 Acesse: Exercício 1 Cassifique como verdadeira (V) ou fasa (F) cada uma das afirmações a seguir: a) ( ) Pásticos são fabricados com substâncias extraídas do petróeo. b) ( ) Pásticos não podem ser recicados. c) ( ) Pástico é muito difíci de se dissover. d) ( ) Termopásticos dissovem-se com faciidade. e) ( ) Todos os pásticos amoecem quando aquecidos. Vamos exercitar Exercício 2 O que são termopásticos? Exercício 3 Aguns pásticos amoecem e derretem quando aquecidos. Isso quer dizer que ees se dissovem? Expique. Exercício 4 Descreva as propriedades de um saquinho pástico que você usaria para embaar aimentos íquidos. Expique sua resposta. Exercício 5 Muitos materiais são feitos de pásticos semehantes aos que se usa para fabricar os diferentes saquinhos. Aguns desses materiais são: engradados de bebidas, potes de margarina, frascos de produtos de impeza, capacetes de segurança. Anaise esses materiais e observe se ees apresentam as mesmas propriedades apresentadas para os saquinhos de pástico. O que você pode concuir? P/ as outras apostias de Química, Acesse:

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

O que a indústria química faz

O que a indústria química faz Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que a indústria química faz O que você vai aprender O que a indústria química produz Onde instaar uma indústria química Por que as indústrias químicas se agrupam num

Leia mais

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

Ar puro só contém oxigênio?

Ar puro só contém oxigênio? Ar puro só contém oxigênio? A UUL AL A Para respirar na água, o merguhador precisa de um tubo de oxigênio. Ar está em toda parte. Ar ocupa um espaço. Ar contém vários gases. Ar é uma soução gasosa. Oxigênio

Leia mais

Como os químicos se comunicam?

Como os químicos se comunicam? Como os químicos se comunicam? A UU L AL A Símboos de eementos Fórmuas de compostos O que você vai aprender O que é átomo O que é moécua A matéria é formada de átomos Eemento químico Substância simpes

Leia mais

Como prevenir incêndios?

Como prevenir incêndios? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor

Leia mais

19 O que acontece com o metal usado?

19 O que acontece com o metal usado? A UA UL LA O que acontece com o meta usado? O que você vai aprender Como os metais podem ser reconhecidos Sobre a densidade das substâncias Sobre a característica especia do ferro Sobre igas Seria bom

Leia mais

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais

Leia mais

Por que o alumínio compete com o aço?

Por que o alumínio compete com o aço? Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que

Leia mais

Cumprimos nossa. O que é alfabetização científica

Cumprimos nossa. O que é alfabetização científica Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Cumprimos nossa missão O que você vai aprender O que é afabetização científica Seria bom já saber Fenômeno natura Substância Ciência Isto he interessa Não dá para contar

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas; 1 ficha branca vae 5 pretas;

Leia mais

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

20 Para onde vão as sucatas de ferro?

20 Para onde vão as sucatas de ferro? A UA UL LA Para onde vão as sucatas de ferro? O que você vai aprender Ferro gusa e ferro fundido O aço O minério de ferro A extração do ferro do minério A importância de recicar metais Fusão Seria bom

Leia mais

Vamos reciclar plásticos?

Vamos reciclar plásticos? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos

Leia mais

Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de:

Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de: A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Eureca! Ao subir a serra, de vota para casa, Gaspar avistou o mar! Aquea imensidão azu! Como estavam próximos a uma região portuária, viu vários navios aguardando

Leia mais

Do que são formados os átomos?

Do que são formados os átomos? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam

Leia mais

Como se obtém aço a partir da sucata?

Como se obtém aço a partir da sucata? Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas

Leia mais

A volta do ferro à natureza

A volta do ferro à natureza Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições

Leia mais

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura

O que é água pura? Temperatura de ebulição Método de purificação de um líquido Conservação da matéria Substância pura A UUL AL A O que é água pura? Destiação Condensação Vaporização Ebuição Temperatura de ebuição Método de purificação de um íquido Conservação da matéria Substância pura O que você vai aprender Evaporação

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

12 Por que o oxigênio do ar não acaba?

12 Por que o oxigênio do ar não acaba? A UA UL LA Por que o oxigênio do ar não acaba? O que você vai aprender Substância simpes Substância composta Cico do carbono na natureza Como as pantas transformam gás carbônico em oxigênio Decomposição

Leia mais

Do que se compõe o ar?

Do que se compõe o ar? Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está

Leia mais

Papéis e outros substratos

Papéis e outros substratos Papéis e outros substratos Papel e Papelão este grupo estão os sacos e papéis de embrulho, formas simples e baratas de embalagem, as caixas e cartuchos de papelão liso e as caixas de papelão ondulado.

Leia mais

Ácido sulfúrico na estrela-d alva?

Ácido sulfúrico na estrela-d alva? Ácido sufúrico na estrea-d ava? O que você vai aprender Existe ácido sufúrico na atmosfera de aguns panetas Existe um satéite de Júpiter que tem muito enxofre Onde existe enxofre na Terra Produção de ácido

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Aula 16 A Regra das Fases

Aula 16 A Regra das Fases Aula 16 A Regra das Fases 1. Introdução Poderíamos especular se quatro fases de uma única substância poderiam estar em equilíbrio (como, por exemplo, as duas formas sólidas do estanho, o estanho líquido

Leia mais

XXXV OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (13 de agosto de 2011) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental)

XXXV OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (13 de agosto de 2011) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Instruções: XXXV OLIMPÍADA PAULITA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (13 de agosto de 2011) Níve (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamenta) Foha de Perguntas A duração da prova é de 3h30min. O tempo mínimo

Leia mais

Terra: o mundo de nitrogênio

Terra: o mundo de nitrogênio Terra: o mundo de nitrogênio O que você vai aprender O mundo de nitrogênio A forma mais estáve do nitrogênio na Terra Substâncias orgânicas e inorgânicas. Experiências que comprovam a presença de carbono

Leia mais

Como detergente tira gordura?

Como detergente tira gordura? A UU L AL A Como detergente tira gordura? O que é detergente Como o detergente age O que é espuma Como detergentes e sabões funcionam Qua é a diferença entre sabão e detergente O que você vai aprender

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros.

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Polígonos e mosaicos

Polígonos e mosaicos A UUL AL A Polígonos e mosaicos A regularidade de formas encontradas na natureza tem chamado a atenção do ser humano há muitos séculos. Ao observar e estudar essas formas, o homem tem aprendido muitas

Leia mais

Como se obtém gasolina de petróleo?

Como se obtém gasolina de petróleo? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Como se obtém gasoina de petróeo? Formação do petróeo Produtos derivados do petróeo Separação dos produtos do petróeo: destiação fracionada O que você vai

Leia mais

Cada coisa no seu lugar

Cada coisa no seu lugar A U A UL LA M Ó D U L O 13 Cada coisa no seu ugar Cenatexto Hida votava do trabaho, como sempre muito cansada. Como sempre, descera do ônibus na avenida e tinha de subir cinco quarteirões até chegar a

Leia mais

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas A UU L AL A Vamos supor que você seja dono de uma pequena empresa mecânica e alguém lhe encomende 10.000 peças de fixação, que deverão ser fabricadas

Leia mais

Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais

Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais A UU L AL A Em determinadas peças, a disposição adequada das cotas, além de informar sobre o tamanho, também permite deduzir as formas das partes cotadas.

Leia mais

Aplicação do Teorema de Pitágoras

Aplicação do Teorema de Pitágoras A UA U L L A Apicação do Teorema de Pitágoras Para pensar Uma escada de 5 m de comprimento está apoiada num muro. O pé da escada está afastado 3 m da base do muro. Qua é a atura, no muro, que a escada

Leia mais

Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade.

Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade. Lição N o 4 Solubilidade Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade. Material de apoio necessário para completar a lição: 4 copos 1 colherinha

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos esse material.

Leia mais

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T,

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T, Aula: 01 Temática: O Gás Ideal Em nossa primeira aula, estudaremos o estado mais simples da matéria, o gás, que é capaz de encher qualquer recipiente que o contenha. Iniciaremos por uma descrição idealizada

Leia mais

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Recordando operações básicas 01. Calcule as expressões abaixo: a) 2254 + 1258 = b) 300+590 = c) 210+460= d) 104+23 = e) 239 54 = f) 655-340 = g) 216-56= h) 35 x 15 = i) 50 x 210 = j) 366 x 23 = k) 355

Leia mais

Materiais 24-02-2016. Os materiais naturais raramente são utilizados conforme os encontramos na Natureza.

Materiais 24-02-2016. Os materiais naturais raramente são utilizados conforme os encontramos na Natureza. Manual (10-13) Constituição do mundo material Substâncias e misturas de substâncias Propriedades físicas dos Separação dos componentes de uma mistura Transformações físicas e transformações químicas Vídeo

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes

MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes Definição de Alimento De acordo com o Código Nacional de Saúde, Decreto-Lei 986/1969, alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

FRAÇÃO. Número de partes pintadas 3 e números de partes em foi dividida a figura 5

FRAÇÃO. Número de partes pintadas 3 e números de partes em foi dividida a figura 5 Termos de uma fração FRAÇÃO Para se representar uma fração através de figuras, devemos dividir a figura em partes iguais, em que o numerador representar a parte considera (pintada) e o denominador representar

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

Conjuntos mecânicos II

Conjuntos mecânicos II A UU L AL A Conjuntos mecânicos II Nesta aula trataremos de outro assunto também relacionado a conjuntos mecânicos: o desenho de conjunto. Introdução Desenho de conjunto Desenho de conjunto é o desenho

Leia mais

Usando potências de 10

Usando potências de 10 Usando potências de 10 A UUL AL A Nesta aula, vamos ver que todo número positivo pode ser escrito como uma potência de base 10. Por exemplo, vamos aprender que o número 15 pode ser escrito como 10 1,176.

Leia mais

2 Limites e Derivadas. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

2 Limites e Derivadas. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. 2 Limites e Derivadas Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. 2.7 Derivadas e Taxas de Variação Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. Derivadas e Taxas de Variação

Leia mais

A longa viagem pelo tempo

A longa viagem pelo tempo A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A onga viagem peo tempo Arte pré-histórica: figura escupida em pedra. Nesta aua, começaremos uma onga viagem peo tempo, que nos evará ao momento em que surgiram

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central Média, Mediana e Moda 1 Coletando Dados A coleta de dados produz um conjunto de escores de uma ou mais variáveis Para chegar à distribuição dos escores, estes têm de ser arrumados / ordenados do menor

Leia mais

Acessórios de Tubulação Classificação quanto a finalidade e tipos

Acessórios de Tubulação Classificação quanto a finalidade e tipos Acessórios de Tubulação Classificação quanto a finalidade e tipos 1 De acordo com o sistema de ligação empregado os acessórios se classificam em: Acessórios para solda de topo; Acessórios para solda de

Leia mais

Eletrônica: conceitos básicos

Eletrônica: conceitos básicos Eletrônica: conceitos básicos A UU L AL A Você já sabe que sem eletricidade não há automação. Ela está presente no acionamento (motores elétricos), no sensoriamento e mesmo nas bombas hidráulicas e nos

Leia mais

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo... A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não

Leia mais

EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ

EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ EPV-895 PANELA ELÉTRICA DE ARROZ Manual de Instruções Leia e siga todas as instruções deste manual e guarde-o para consultas futuras. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Antes de utilizar o aparelho leia atentamente

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

Ganha o Brasil, ganha o Ceará, ganham todos os cearenses!

Ganha o Brasil, ganha o Ceará, ganham todos os cearenses! Ganha o Brasil, ganha o Ceará, ganham todos os cearenses! O P A Refinaria Premium do Ceará é um compromisso firmado há alguns anos pelo Governo Federal com o Ceará. Chegou a hora de exigirmos que a Refinaria

Leia mais

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria

Lista de Exercícios. Estudo da Matéria FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM Credenciada pela portaria 792, de 27 de março de 2006. Curso: Engenharia Química Lista de Exercícios Disciplina: Química Geral Semestre: 2º / 2013 Docente: Carla Soares Souza

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

Apresentação Sintética Pesquisa IBOPE Inteligência

Apresentação Sintética Pesquisa IBOPE Inteligência Apresentação Sintética Pesquisa IBOPE Inteligência Apresentação As entidades setoriais envolvidas na questão das sacolas plásticas encomendaram uma pesquisa para o IBOPE sobre o tema. Você terá agora acesso

Leia mais

QUESTÃO 11 (SARESP) Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. João está treinando para uma corrida.

QUESTÃO 11 (SARESP) Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. João está treinando para uma corrida. Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 205 Disciplina: MateMática Prova: desafio nota: QUESTÃO (SARESP) Sistema de Avaliação de Rendimento

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno:

Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno: 1 Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina:. Aluno: Turma: Exercícios de Fixação englobando conteúdos das Aulas 1-4. Orientação: Escolha um livro de Química Geral disponível na biblioteca e resolva os

Leia mais

Os jogos 3, 5 e 6 também podem ser jogados referente às formas em vez de cores.

Os jogos 3, 5 e 6 também podem ser jogados referente às formas em vez de cores. 10. Jogo de variações com formas Os jogos 3, 5 e 6 também podem ser jogados referente às formas em vez de cores. 11. Jogo de classificação por tamanho, com uma cor Selecionando um conjunto de cores, vamos

Leia mais

Você guarda coisas que não usa? Feche seus olhos por um momento e pense

Você guarda coisas que não usa? Feche seus olhos por um momento e pense CAPÍTULO UM Você guarda coisas que não usa? Feche seus olhos por um momento e pense em sua casa. Imagine-se caminhando por ela, contando todos os cestos de lixo que vê. Passe pela cozinha, pelos banheiros,

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma CEEJA QUÍMICA CONTEÚDO PARA U. E. 05 Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma O QUE VAMOS APRENDER? Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem Os símbolos

Leia mais

Descobrindo medidas desconhecidas (I)

Descobrindo medidas desconhecidas (I) Descobrindo medidas desconhecidas (I) V ocê é torneiro em uma empresa mecânica. Na rotina de seu trabalho, você recebe ordens de serviço acompanhadas dos desenhos das peças que você tem de tornear. Vamos

Leia mais

Receita de Geleia de Morango Caseira

Receita de Geleia de Morango Caseira Receita de Geleia de Morango Caseira A receita de hoje já é esperada por alguns leitores aqui do 2N4S, pois postamos a prévia no Instagram e também na Fan Page do blog há algumas semanas. Hoje vai finalmente

Leia mais

A UU L AL A As plantas Veja só que refeição saudável! Um prato desses por dia é suficiente para suprir quase todas as suas necessidades nutritivas. E, se você olhou bem, verificou que a refeição é composta

Leia mais

Em cada uma dessas frases, há uma quantidade indicada em forma de fração. Veja:

Em cada uma dessas frases, há uma quantidade indicada em forma de fração. Veja: MATEMÁTICA BÁSICA 4 Frações Leitura Três quartos da população do estado X recebe até um salário mínimo A herança será dividida, cabendo um sétimo do total a cada um dos herdeiros A parede será azulejada

Leia mais

Triângulos especiais

Triângulos especiais A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos especiais Introdução Nesta aua, estudaremos o caso de dois triânguos muito especiais - o equiátero e o retânguo - seus ados, seus ânguos e suas razões

Leia mais

14 Como prevenir incêndios?

14 Como prevenir incêndios? A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ( AULA 03)

DESENHO TÉCNICO ( AULA 03) Sólidos Geométricos DESENHO TÉCNICO ( AULA 03) Você já sabe que todos os pontos de uma figura plana localizam-se no mesmo plano. Quando uma figura geométrica tem pontos situados em diferentes planos, temos

Leia mais

Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial

Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial 3 Rodas Laminadas para Acabamento Rodas Laminadas para Remoção de Rebarbas Leves Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 6 Introdução: As Rodas Laminadas

Leia mais

Informações sobre Acidentes com Mãos & Braços e Prevenção

Informações sobre Acidentes com Mãos & Braços e Prevenção Informações sobre Acidentes com Mãos & Braços e Prevenção Clóvis Gonçalves Técnico Segurança do Trabalho UN-ES/SOP/TSG - CTF6-865-4832 clovis.antonio.fcaa@petrobras.com.br (27) 3235-4832 Que Tipos de Lesões

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

Congruências Lineares

Congruências Lineares Filipe Rodrigues de S Moreira Graduando em Engenharia Mecânica Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Agosto 006 Congruências Lineares Introdução A idéia de se estudar congruências lineares pode vir

Leia mais

Você sabe contar a sua experiência?

Você sabe contar a sua experiência? Você sabe contar a sua experiência? A UUL AL A Permeabiidade Fitração Método científico Reatório O que você vai aprender Fitrar Peneirar Seria bom já saber O jornaeiro e seu amigo conseguiram tirar as

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2016 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 1º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente as questões

Leia mais

Você já pensou em substituir as sacolas plásticas por sacos feitos com jornais, na hora de embalar o lixo?

Você já pensou em substituir as sacolas plásticas por sacos feitos com jornais, na hora de embalar o lixo? Você já pensou em substituir as sacolas plásticas por sacos feitos com jornais, na hora de embalar o lixo? A prática de rejeitar uma sacolinha plástica na hora de fazer compras cada vez mais se difunde

Leia mais

Números inteiros Z ± 7º Ano / 2013

Números inteiros Z ± 7º Ano / 2013 Números inteiros Z ± 7º Ano / 2013 Sobre a origem dos sinais A idéia sobre os sinais vem dos comerciantes da época. Os matemáticos encontraram a melhor notação para expressar esse novo tipo de número.

Leia mais

Por que não flutuamos?

Por que não flutuamos? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Por que não futuamos? Gaspar tinha um sonho: ir à Lua! Ficava horas a fio ohando a bea Lua. Como será andar na Lua?, pensava. Era um unático! E fanático!

Leia mais

Descobrimos como fabricar soda cáustica!

Descobrimos como fabricar soda cáustica! Descobrimos como fabricar soda cáustica! O que você vai aprender Recicagem de pape Fabricação de pape Produção de hidróxido de sódio: eetróise Partícuas carregadas: íons Indicadores Seria bom já saber

Leia mais

CAPÍTULO 3 TRATAMENTOS TÉRMICOS EM LIGAS DE ALUMÍNIO. Os tratamentos térmicos têm como finalidade causar modificações nas

CAPÍTULO 3 TRATAMENTOS TÉRMICOS EM LIGAS DE ALUMÍNIO. Os tratamentos térmicos têm como finalidade causar modificações nas CAPÍTULO 3 TRATAMENTOS TÉRMICOS EM LIGAS DE ALUMÍNIO Os tratamentos térmicos têm como finalidade causar modificações nas propriedades dos materiais pela alteração do tipo e proporção das fases presentes,

Leia mais

FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA

FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA BASES MAGNÉTICAS BROCAS ANULARES 1 2 Você conhece as brocas A n u l a r e s? 3 Também chamadas de brocas copo ou brocas fresa, possuem enorme capacidade de corte! Devido ao

Leia mais

Apostila 1 Física. Capítulo 3. A Natureza das Ondas. Página 302. Gnomo

Apostila 1 Física. Capítulo 3. A Natureza das Ondas. Página 302. Gnomo Apostila 1 Física Capítulo 3 Página 302 A Natureza das Ondas Classificação quanto a natureza Ondas Mecânicas São ondas relacionadas à oscilação das partículas do meio. Portanto, exige a presença de meio

Leia mais

Usando números muito pequenos e números muito grandes

Usando números muito pequenos e números muito grandes Usando números muito pequenos e números muito grandes Leia o seguinte texto, em voz alta, e em menos de 30 segundos: "...como, por exemplo, o nosso Sistema Solar que tem um diâmetro aproximado de 100000000000

Leia mais

Unidade 10 Estudo dos Gases. Introdução Equação dos gases Transformação Isotérmica Transformação Isobárica Transformação Isocórica Diagrama de Fases

Unidade 10 Estudo dos Gases. Introdução Equação dos gases Transformação Isotérmica Transformação Isobárica Transformação Isocórica Diagrama de Fases Unidade 0 Estudo dos Gases Introdução Equação dos gases ransformação Isotérmica ransformação Isobárica ransformação Isocórica Diagrama de Fases Introdução Equação Geral dos Gases Na Química, aprendemos

Leia mais

FONTEDEHERON * I. Introdução. Umbelina G. Piubéli Sérgio Luiz Pibéli Departamento de Física UFMS Campo Grande MS. Resumo

FONTEDEHERON * I. Introdução. Umbelina G. Piubéli Sérgio Luiz Pibéli Departamento de Física UFMS Campo Grande MS. Resumo FONTEDEHERON * Umbelina G. Piubéli Sérgio Luiz Pibéli Departamento de Física UFMS Campo Grande MS Resumo A fonte de Heron parece desafiar a lei da conservação da energia. E- xistem diversas versões de

Leia mais

NDMAT Núcleo de Desenvolvimentos Matemáticos

NDMAT Núcleo de Desenvolvimentos Matemáticos 01) Em um edifício residencial com 54 apartamentos, 36 condôminos pagam taxa de condomínio de R$ 180,00; para os demais, essa taxa é de R$ 240,00. Qual é o valor da taxa média de condomínio nesse edifício?

Leia mais