Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?"

Transcrição

1 A UA UL LA Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa? Foram feitos 8 furos iguais em duas pacas de madeira. As pacas são de mesmo tamanho e mesma espessura, como indica a figura: Após terem sido furadas, qua deas possui maior área? Quantos quadradinhos de 1 centímetro (1cm) de ado serão necessários para cobrir um quadrado de 1 metro quadrado (1m ) de área? Nossa aua Leia com atenção o texto seguinte, que foi extraído do Jorna do Teecurso 1º Grau - Matemática, 3ª 3 fase (Fundação Roberto Marinho, Editora Gobo, 1981). Cacuando áreas Existem muitas situações práticas que envovem o cácuo de áreas, como veremos nos exempos a seguir. Um azuejista, ao ser chamado para executar um serviço, começará seu trabaho cacuando a área das paredes que vão ser revestidas. Depois, ee vai comprar o materia e, quando pedir os azuejos, o baconista certamente he perguntará quantos metros quadrados ee deseja. Assim, cacuando a área das paredes, e das portas e janeas, o azuejista poderá pedir a quantidade certa de azuejos, evitando a fata ou o desperdício de materia. P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

2 Uma vez eaborado o projeto de uma casa, é necessário preparar seu orçamento. É preciso saber, por exempo, qua a quantidade de tijoos a ser usada na obra. Para isso, devemos saber quantos metros quadrados de parede a casa terá. Esse cácuo é necessário não apenas para saber a quantidade de materia que se deve comprar, mas também para avaiar o custo da mão-de-obra que vai ser utiizada. As cadeiras industriais são fabricadas com chapas de aço. Quando são projetadas, é preciso cacuar a área das chapas que vão ser usadas na sua construção. Esse cácuo serve para fazer o orçamento do custo da cadeira e, também, para prever o peso que ea terá. Os garotos da rua acertaram a boa numa vidraça, e vão ter de comprar uma nova. Você já foi ao vidraceiro comprar um pedaço de vidro? Quando damos as medidas do vidro que queremos, o vidraceiro faz aguns cácuos e diz o preço a pagar. Você sabe o que ee está cacuando? Se não sabe, tente descobrir o que ee cacua. Esses são aguns dos exempos que mostram que o cácuo de áreas faz parte do dia-a-dia de muitos profissionais. A U L A O que é área de uma superfície? Medir uma superfície é compará-a com outra, tomada como unidade. O resutado da comparação é um número positivo, ao qua chamamos de área. Como não existe instrumento para medir a área de uma superfície, comparamos sua área com a área de uma figura mais simpes, como o retânguo ou o quadrado. EXEMPLO 1 Deseja-se forrar uma parede de 3 m 5 m com quadrados de cortiça de 1 m de ado. Quantos quadrados de cortiça serão necessários? Para resover esse probema, é preciso cacuar a área da parede, que tem a forma de um retânguo e a área do pedaço de cortiça, que tem a forma de um quadrado. Área do retânguo = comprimento argura = 3 m 5 m = 15 m Área do quadrado = ado ado = 1 m 1 m = 1 m Como cada quadrado tem 1 m de área, serão necessários 15 pedaços de cortiça para forrar a parede. P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

3 A U L A Unidade de área Na Aua 15, estudamos unidades específicas para cada figura a ser medida. No quadro abaixo, vamos recordar as unidades de área mais usuais. Metro quadrado (m ): é a superfície de um quadrado de 1 metro (1 m) de ado. 1 m 1 m 1 m Quiômetro quadrado (km ): é a superfície de um quadrado de 1 quiômetro (1 km) de ado. Centímetro quadrado (cm ): é a superfície de um quadrado de 1 centímetro (1 cm) de ado. Existem ainda: o hectômetro quadrado (hm ), o decâmetro quadrado (dam ), o decímetro quadrado (dm ) e o miímetro quadrado (mm ). Observação: No Brasi, costuma-se usar o hectare (ha) ou o aqueire para medir grandes extensões de terra. Lembre que: 1 hectare (ha) = m (um quadrado cujos ados medem 100 metros). O aqueire não é uma medida uniforme para todo o país. Existem: o aqueire pauista; o aqueire do norte; o aqueire mineiro. Mudando de unidade Quantos centímetros quadrados cabem em um quadrado de 1 metro de ado? 1 cm 1 m 1 m 1 m Observe que 1 m = 100 cm, ogo, a área desse quadrado é: 100 cm 100 cm = cm Portanto, concuímos que: em um quadrado de 1 m de área, cabem quadradinhos de 1 cm de área, isto é, quadradinhos de 1 cm de ado. Agora, é sua vez! Quantos quadrados de 1 m de ado são necessários para cobrir um quadrado de 1 km de área? P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

4 Áreas de figuras geométricas panas Área do quadrado Considere um quadrado quaquer. Usando a ágebra para representar a medida do ado desse quadrado, vamos chamá-o por a. A área desse quadrado é: A U L A A = a a = a a Área do retânguo Considere um retânguo quaquer, de dimensões a e b. A área do retânguo é o produto da medida da base pea atura. Então: atura (a) base (b) A = b a Área do paraeogramo Observe as figuras abaixo. Podemos cortar um pedaço do paraeogramo e encaixá-o do outro ado, transformando o paraeogramo num retânguo: atura atura (h) (h) h base (b) b A área do paraeogramo é, assim, igua à área do retânguo obtido, ou seja, ao produto das medidas da base pea atura: A = b h Observação: a atura do paraeogramo é a distância de uma base a outra; portanto, é perpendicuar à base. Área do osango O osango é uma figura geométrica de ados iguais e diagonais perpendicuares. A C D AB = diagona maior CD = diagona menor B P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

5 A U L A Podemos construir um retânguo de ta forma que o osango fique inscrito nessa construção. Observe que, dessa forma, a área do osango é metade da área do retânguo, sendo determinada em função de suas diagonais: Diagona maior diagona menor diagona maior ou, em inguagem agébrica: A = D d diagona menor Área do trapézio O trapézio é um quadriátero com dois ados paraeos, chamados bases: base menor (b) base maior (B) Construa dois trapézios iguais e encaixe-os, coocando um dees de cabeça para baixo em reação ao outro. b B atura B b A figura obtida é um paraeogramo cuja área é o dobro da área do trapézio. Dessa forma, a área do trapézio é: Área do trapézio = (base maior + base menor) atura = α B + bφ h P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

6 EXEMPLO Um terreno em forma de trapézio tem 75 m na base menor, 100 m na base maior e 40 m de atura. Qua a área desse terreno? A U L A 75 m 40 m 40 m 75 m 100 m 100 m Área = = ( ) = 1 = = = Logo, a área do terreno é de m. Área do triânguo Usaremos um raciocínio semehante ao que usamos para determinar a área do trapézio. Assim, construímos dois triânguos iguais: Encaixando-os, como na figura da esquerda, obtemos um paraeogramo cuja área é o dobro da área do triânguo. Como a área do paraeogramo é determinada peo produto da base pea atura, a área do triânguo é igua à área do paraeogramo dividida por dois. atura (h) base (b) Área do triânguo = base atura = b h Se o triânguo for retânguo, a área pode ser cacuada mutipicando-se os catetos e dividindo o resutado por, pois, nesse caso, um cateto corresponde à base (b) e o outro à atura (h). a A = b h b P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

7 A U L A Decompondo figuras panas Muitas vezes nos deparamos com figuras estranhas, que não são nem triânguos, nem trapézios, nem nenhuma dessas figuras cujas áreas sabemos determinar. E aí, o que fazer? Nesses casos, podemos usar uma técnica muito simpes: decompor a figura estranha em outras de formatos conhecidos, cujas áreas são mais fáceis de serem obtidas. Veja o exempo seguinte. EXEMPLO 3 Cacue a área da figura: 3 cm 4,5 cm 4,5 cm 1,5 cm,5 cm 3 cm Podemos decompor essa figura da seguinte maneira: 1 3 Cacuamos, então, a área de cada uma das figuras: (1) é um trapézio de área: (3+4,5) 1,5 = 5,65m () é um paraeogramo de área: 4,5.,5 = 11,5 cm (3) é um triânguo de área: 4,5 3 = 6,75m Somando os três resutados, temos a área da figura dada: 5, ,5 + 6,75 = 3,65 Assim, a área da figura é 3,65 cm. P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

8 Cácuo aproximado de áreas Existem figuras panas cujas áreas são obtidas por cácuos aproximados. EXEMPLO 4 A U L A Esta figura representa a panta de um terreno, na qua cada cm corresponde a 1 km no rea. Qua é a área do terreno? Quadricuamos a figura tomando, por exempo, o centímetro quadrado como unidade de área: Figura B Figura A Contando os quadradinhos internos e os que cobrem a figura, temos: Figura A (quadradinhos internos) = 43 cm Figura B (quadradinhos que cobrem a figura) = 80 cm A área da figura, portanto, está entre 43 cm e 80 cm. P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

9 A U L A Aproximamos os vaores encontrados por meio de média aritmética: A área da figura é, portanto, 61,5 cm. = 61, 5cm Como cada cm corresponde a 1 km, na reaidade o terreno têm uma área de, aproximadamente, 61,5 km. Observação: Se usarmos uma unidade de área menor, como por exempo o miímetro quadrado (mm ), o resutado obtido será mais preciso. Exercícios Exercício 1 Com a ajuda de uma régua, meça os comprimentos necessários e determine a área das figuras. a) b) h c) Exercício Dê o significado de: a) 1 m b) 1 km Exercício 3 Cacue a área da capa de seu ivro de Matemática do Teecurso 000. Exercício 4 Cacue a área do banheiro de sua casa. Exercício 5 Uma cozinha tem formato de um paraeepípedo com as seguintes dimensões: 3 m 3 m 3,5 m 4 m Deseja-se azuejar as paredes dessa cozinha até o teto. Quantos azuejos devemos comprar, se os azuejos são quadrados de 15 cm de ado? P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

10 Exercício 6 Pedro desenhou retas paraeas. Em uma marcou o segmento AB e em outra marcou os pontos C, D, E e F, como mostra a figura: C D E F A U L A A Em seguida igou aguns pontos formando os triânguos CAB, DAB, EAB e FAB. Anaisando esses triânguos, Pedro descobriu um segredo sobre suas áreas. Qua foi o segredo descoberto por Pedro? B Exercício 7 Cacue a área da figura: 4 cm 1 cm 1 cm cm cm 4 cm 3 cm Exercício 8 Quantos metros quadrados de pape são necessários para forrar uma caixa fechada, no formato de um cubo de 0 centímetros de aresta? Exercício 9 Considerando o quadradinho como unidade de área (u), determine o vaor aproximado da área da figura: u P/ as outras apostias de Matemática, Acesse:

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA 53 5 Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa?

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

Você já participou da reforma ou da construção de um imóvel?

Você já participou da reforma ou da construção de um imóvel? ÁREA DE POLÍGONOS CONTEÚDOS Área de retânguo Área de paraeogramo Área de triânguo Área de trapézio Área de hexágono AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Área do retânguo e quadrado Você já participou da reforma

Leia mais

Aplicação do Teorema de Pitágoras

Aplicação do Teorema de Pitágoras A UA U L L A Apicação do Teorema de Pitágoras Para pensar Uma escada de 5 m de comprimento está apoiada num muro. O pé da escada está afastado 3 m da base do muro. Qua é a atura, no muro, que a escada

Leia mais

GABARITO LISTA 5 = REVISÃO GEOMETRIA ESPACIAL: PRISMAS, CILINDROS, PIRÂMIDES, CONES E ESFERAS.

GABARITO LISTA 5 = REVISÃO GEOMETRIA ESPACIAL: PRISMAS, CILINDROS, PIRÂMIDES, CONES E ESFERAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO - INSTITUTO DE MATEMÁTICA LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA Professores: Luis Mazzei e Mariana Duro Acadêmicos: Marcos Vinícius

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

O círculo e o número p

O círculo e o número p A UA UL LA 45 O círcuo e o número p Para pensar O círcuo é uma figura geométrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe à sua vota quantos objetos circuares estão presentes: nas moedas, nos discos,

Leia mais

TRIGONOMETRIA. Aula 2. Trigonometria no Triângulo Retângulo Professor Luciano Nóbrega. 1º Bimestre. Maria Auxiliadora

TRIGONOMETRIA. Aula 2. Trigonometria no Triângulo Retângulo Professor Luciano Nóbrega. 1º Bimestre. Maria Auxiliadora TRIGONOMETRIA Aua Trigonometria no Triânguo Retânguo Professor Luciano Nóbrega º Bimestre Maria Auxiiadora Eementos de um triânguo retânguo ß a cateto adjacente ao ânguo ß B c A Lembre-se: A soma das medidas

Leia mais

MEDIDAS Como surgiu a geometria Medidas medidas Medição de Segmentos comensuráveis

MEDIDAS Como surgiu a geometria Medidas medidas Medição de Segmentos comensuráveis MEDIDAS Como surgiu a geometria As origens da Geometria (do grego medir a terra) parecem coincidir com as necessidades do dia-a-dia. Partilhar terras férteis às margens dos rios, construir casas, observar

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Nome: nº Data: / / Professor: Lucas Factor Curso/Série 8º Ano Ensino Fundamental II Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Os cálculos de perímetro e área são necessários, seja para a compra de um

Leia mais

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET RACIOCÍNIO LÓGICO

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  RACIOCÍNIO LÓGICO C Curso destinado à preparação para Concursos Púbicos e Aprimoramento Profissiona via INTENET ACIOCÍNIO LÓGICO AULA 10 POLÍGONOS EGULAES TIÂNGULO EQUILÁTEO É o triânguo que apresenta os três ados iguais.

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pea Universidade Federa do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pea UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 199.

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pea Universidade Federa do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pea UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 199.

Leia mais

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Aula 12 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar as grandezas geométricas: perímetro, área e volume. Objetivos Após

Leia mais

Triângulos especiais

Triângulos especiais A UA UL LA Triânguos especiais Introdução Nesta aua, estudaremos o caso de dois triânguos muito especiais - o equiátero e o retânguo - seus ados, seus ânguos e suas razões trigonométricas. Antes, vamos

Leia mais

Matemática D Semiextensivo V. 2

Matemática D Semiextensivo V. 2 GITO Matemática Semietensivo V. Eercícios 0) 0) 0) I. Fasa. ontra-eempo: trapézio isóscees. II. Fasa. Nem todos. III. Verdadeira. Peo teorema de Taes. Verdadeira. oaterais internos. Verdadeira. Semehança

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO AT VIRTUA TRANFORMAÇÃO DE UNIDADE UNIDADE DE COMPRIMENTO UNIDADE DE TEMPO 1h 60min 1min 60seg km hm dam m dm cm mm EXERCÍCIO UNIDADE DE ÁREA km hm dam m dm cm mm UNIDADE DE VOLUME 01) Transforme: a),5km

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 04 SUPERFÍCIE E ÁREA Medir uma superfície é compará-la com outra, tomada como unidade. O resultado da comparação é um número positivo, ao

Leia mais

ÁREAS. Matemática. AH = h é a altura do triangulo; BC = b é a base do triângulo. A área do triângulo de base b e altura h é dada por: A =.

ÁREAS. Matemática. AH = h é a altura do triangulo; BC = b é a base do triângulo. A área do triângulo de base b e altura h é dada por: A =. ÁRS. ÁR O TRIÂNGULO.3) Área do trapézio Temo que: H H é a atura do trianguo; é a ae do triânguo. área do triânguo de ae e atura é dada por:. xempo: acue a área da figura aaixo: Temo que; é a ae maior.

Leia mais

Você já percebeu que os gráficos são cada vez. Relatórios de empresas Análises governamentais Relatórios de pesquisas Balanços financeiros

Você já percebeu que os gráficos são cada vez. Relatórios de empresas Análises governamentais Relatórios de pesquisas Balanços financeiros A UA UL LA 66 Gráfico de uma equação Introdução Você já percebeu que os gráficos são cada vez mais usados na comunicação. Podemos encontrá-os em vários tipos de pubicação, expressando os mais diversos

Leia mais

Lista de exercícios 06. Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 06. Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Lista de exercícios 06 Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática No Anhanguera você é + Enem Observações: Data da entrega: 26/09/2015. A lista deverá apresentar

Leia mais

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (19) O ELITE RESOLVE IME 2012 MATEMÁTICA DISCURSIVAS MATEMÁTICA

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (19) O ELITE RESOLVE IME 2012 MATEMÁTICA DISCURSIVAS MATEMÁTICA (9) 5-0 O EITE ESOVE IME 0 MTEMÁTIC DISCUSIVS MTEMÁTIC QUESTÃO 0 O segundo, o sétimo e o vigésimo sétimo termos de uma rogressão ritmética () de números inteiros, de razão r, formam, nesta ordem, uma rogressão

Leia mais

3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo

3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo 3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo LISTA DE ESTUDO.. Áreas 1. Calcule a área da região mais escura. 2. Um quadrado tem área de 25 cm 2. O que

Leia mais

XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase

XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase XXVII Oimpíada Brasieira de Matemática GBRITO Segunda Fase Souções Níve 3 Segunda Fase Parte CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PRTE Na parte serão atribuídos 4 pontos para cada resposta correta e a pontuação máxima

Leia mais

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações.

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações. Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ AUUL AL A As combinações Até agora você estudou probemas de anáise combinatória que envoviam o princípio mutipicativo e as permutações. Introdução Se observar os probemas

Leia mais

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento Noções de medida As primeiras noções de medida foram adquiridas com o auxílio de algumas partes do corpo humano, tornandoseunidades de medida o pé, o passo, o palmo, os dedos. É importante ressaltar que

Leia mais

Equacionando problemas - I

Equacionando problemas - I A UA UL LA 70 Equacionando probemas - I Introdução Você já percebeu que a Matemática é um eceente recurso para resover muitos dos probemas do nosso dia-a-dia. Mas a Matemática também pode ser vista sob

Leia mais

Ano: 7ºA EF II Data: / / LISTA DE EXERCÍCIO PRÉ AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3º BIMESTRE

Ano: 7ºA EF II Data: / / LISTA DE EXERCÍCIO PRÉ AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3º BIMESTRE Aluno(a): Ano: 7ºA EF II Data: / / Conteúdo: Área, Perímetro e Volume LISTA DE EXERCÍCIO PRÉ AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3º BIMESTRE 1. Sei que o lado de um quadrado mede 18 cm, calcule o seu perímetro. 2. D e

Leia mais

CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS. Professor: Marcelo Silva. Natal-RN, agosto de 2013

CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS. Professor: Marcelo Silva. Natal-RN, agosto de 2013 CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS Professor: Marcelo Silva Natal-RN, agosto de 013 ÁREA A reunião de um polígono com sua região interior é denominada superfície do polígono. A medida da superfície é expressa

Leia mais

Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL

Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL Nome completo: nº Disciplina: Geometria Ano: 9 Data: / / Professor: André Moreira Instruções Gerais: 1) Leia atentamente as questões. Confira sempre os resultados

Leia mais

MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE

MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE No módulo anterior, estudamos os Sistemas de Unidades de Comprimento, Massa e de Tempo. Nesse módulo iremos estudar outros Sistemas de Unidades de Medidas,

Leia mais

Atividade: Escalas utilizadas em mapas

Atividade: Escalas utilizadas em mapas Atividade: Escalas utilizadas em mapas I. Introdução: Os mapas são representações gráficas reduzidas de uma determinada região e de grande importância para vários profissionais como engenheiros, geógrafos,

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0. Aluno: R.A :

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0. Aluno: R.A : UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0 Aluno: R.A : 1) Realize as operações abaixo: a) 45 45 59 + 86º54 12 = b) 128º42 57 + 325º41 52 = c) 120º00 00 56º24º03 = d) 178º20 30

Leia mais

Parábola. Sumário Parábola com vértice V = (x o, y o ) e reta focal. paralela ao eixo OX... 7

Parábola. Sumário Parábola com vértice V = (x o, y o ) e reta focal. paralela ao eixo OX... 7 7 aráboa Sumário 7.1 Introdução....................... 2 7.2 aráboa........................ 3 7.3 ormas canônicas da paráboa............ 4 7.3.1 aráboa com vértice na origem e reta foca coincidente com

Leia mais

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo.

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo. MEDIDAS LINEARES Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/299.792.458 segundo. Nome e símbolo As unidades do Sistema Internacional podem ser escritas

Leia mais

Colégio Jardim Paulista

Colégio Jardim Paulista Colégio Jardim Paulista Nome: Nº Série: Profª:_ Roberto Salgado Período: 4º Bimestre Data: / / Trabalho de Matemática 6 º ano A Nota Medidas de comprimento: 1) Ana e Antônia fizeram algumas medições e

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 9R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Áreas de Figuras Planas MATEMÁTICA O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria

Leia mais

Geometria Espacial PRISMA RETO DE BASE TRIANGULAR (OU PRISMA TRIANGULAR)

Geometria Espacial PRISMA RETO DE BASE TRIANGULAR (OU PRISMA TRIANGULAR) Espacial 1 PRISMAS Os prismas são sólidos geométricos bastante recorrentes em Espacial. Podemos definir o prisma da seguinte forma: PRISMA RETO DE BASE TRIANGULAR (OU PRISMA TRIANGULAR) Prisma é um sólido

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOM. ESPACIAL MÉTRICA 2º E. M. PROF. MARCO POLO. Nome: Nº: Turma:

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOM. ESPACIAL MÉTRICA 2º E. M. PROF. MARCO POLO. Nome: Nº: Turma: LIST DE EXERCÍCIOS GEOM. ESPCIL MÉTRIC º E. M. PROF. MRCO POLO Nome: Nº: Turma: 01. Cacue a diagona, a área tota e o voume de um paraeepípedo de dimensões, 4 e 6. 0. Cacue a diagona, a área tota e o voume

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas; 1 ficha branca vae 5 pretas;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios 1. Um triângulo isósceles tem base medindo 8cm e lados iguais com medidas de 5cm. Qual é a área do triângulo? 2. Em um triângulo retângulo,

Leia mais

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Desenho Técnico Material de aula Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Geometria Conversão de unidades Polígonos e sólidos Escala Desenho

Leia mais

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 20/04/13 PROFESSOR: MALTEZ

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 20/04/13 PROFESSOR: MALTEZ RSLUÇÃ VLIÇÃ MTMÁTI o N NSIN MÉI T: 0/0/1 PRFSSR: MLTZ QUSTÃ 01 Para determinar a atura do edifício, o síndico usou um artifício. Mediu a sombra do prédio que deu 6 metros e a sua própria sombra, que deu

Leia mais

MEDIDAS. O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento.

MEDIDAS. O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento. MEDIDAS Comprimento O tamanho de uma régua, a distância entre duas cidades, a altura de um poste e a largura de uma sala tudo isso é medido em comprimento. Existem várias unidades que podem ser utilizadas

Leia mais

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios.

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios. Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios. 8 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Unidades de Medidas de Comprimentos e

Leia mais

Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano

Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano Os conteúdos estão abaixo selecionados e deverão ser estudados pelo caderno

Leia mais

Sumário 4- As distâncias no Universo Ficha de trabalho

Sumário 4- As distâncias no Universo Ficha de trabalho Sumário 4- As distâncias no Universo - Que unidades se usam para medir distâncias no nosso dia-a-dia? - A unidade astronómica, o ano-luz e o parsec. Ficha de trabalho. Vídeo: Distâncias no dia-a-dia Que

Leia mais

5 Tudo que sobe, desce

5 Tudo que sobe, desce A U A UL LA Tudo que sobe, desce Rio de Janeiro, temperatura atíssima, tumuto na praia, começa o corre-corre! Dizem que é um arrastão! A poícia chega e a correria se torna desordenada, quando aguém dá

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 014. Geometria Euclidiana Plana Parte II Joyce Danielle de Araújo - Engenharia de Produção Vitor Bruno - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios,

Leia mais

Área das figuras planas

Área das figuras planas AS ESPOSTAS ESTÃO NO FINAL DOS EXECÍCIOS. ) Calcule as áreas dos retângulos de base b e altura h nos seguintes casos: a) b = cm e h = 7cm b) b =,dm e h = dm c) b = m e h = m d) b =,m e h =,m ) Determine:

Leia mais

Versão Online ISBN 978-85-8015-040-7 Cadernos PDE VOLUME II. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica

Versão Online ISBN 978-85-8015-040-7 Cadernos PDE VOLUME II. O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica Versão Onine ISBN 978-85-8015-040-7 Cadernos PDE VOLUME II O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica 008 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

Calculando a rpm e o gpm a partir da

Calculando a rpm e o gpm a partir da Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Cacuando a rpm e o gpm a partir da veocidade de corte A UU L AL A Para que uma ferramenta corte um materia, é necessário que um se movimente em reação ao outro a uma

Leia mais

C U R S O T É C N I C O E M S E G U R A N Ç A D O T R A B A L H O. matemática. Calculando áreas de figuras geométricas planas

C U R S O T É C N I C O E M S E G U R A N Ç A D O T R A B A L H O. matemática. Calculando áreas de figuras geométricas planas C U R S O T É C N I C O E M S E G U R A N Ç A D O T R A B A L H O 05 matemática Calculando áreas de figuras geométricas planas Elizabete Alves de Freitas Governo Federal Ministério da Educação Projeto

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

MATEMÁTICA LISTA DE PRISMAS

MATEMÁTICA LISTA DE PRISMAS NOME: MÊS: SÉRIE:: 1 a TURMA: ENSINO: MÉDIO LISTA DE PRISMAS MATEMÁTICA 1) Observe o prisma regular hexagonal ilustrado na figura a seguir. A medida da aresta da base é 6 cm e a medida da altura é 10 cm.

Leia mais

Sumário. O Universo. Vídeo: Distâncias no Universo 27/10/ e 14

Sumário. O Universo. Vídeo: Distâncias no Universo 27/10/ e 14 Sumário Correção do TPC. Que unidades se usam para medir distâncias no nosso dia-a-dia? A unidade astronómica, o ano-luz e o parsec. Ficha de trabalho. Vídeo: 1 Distâncias no dia-a-dia Que unidades se

Leia mais

Exame Nacional de 2005 1. a chamada

Exame Nacional de 2005 1. a chamada Exame Naciona de 200 1. a chamada 1. Na escoa da Rita, fez-se um estudo sobre o gosto dos aunos pea eitura. Um inquérito reaizado incuía a questão seguinte. «Quantos ivros este desde o início do ano ectivo?»

Leia mais

Curso de Professores do Ensino Básico Variante de Português, História e Ciências Sociais. Disciplina: Matemática Data: Ficha de trabalho: 15

Curso de Professores do Ensino Básico Variante de Português, História e Ciências Sociais. Disciplina: Matemática Data: Ficha de trabalho: 15 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação Curso de Professores do Ensino Básico Variante de Português, História e Ciências Sociais Conteúdos: grandezas e medidas 1. Resolva cada um

Leia mais

Leandro Lima Rasmussen

Leandro Lima Rasmussen Resoução da ista de eercícios de Resistência dos Materiais Eercício 1) Leandro Lima Rasmussen No intuito de soucionar o probema, deve ser feita a superposição de casos: Um, considerando a chapa BC como

Leia mais

Calculando engrenagens cilíndricas

Calculando engrenagens cilíndricas Cacuando engrenagens ciíndricas A UU L AL A Em uma empresa, o setor de manutenção mecânica desenvove um importante pape na continuidade do fuxo da produção. Após o diagnóstico do defeito, reaizam-se a

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO ANO 2015 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Bruno Rezende Pereira Matemática ALUNO (a) SÉRIE 3º Ano do Ensino Médio

Leia mais

OS PRISMAS. 1) Conceito :

OS PRISMAS. 1) Conceito : 1 SÍNTESE DE CONTEÚDO MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE - ENSINO MÉDIO ASSUNTO : OS PRISMAS NOME :...NÚMERO :... TURMA :... ============================================================ OS PRISMAS 1) Conceito :

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Áreas parte 1 Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Introdução Desde os egípcios, que procuravam medir e demarcar suas terras, até hoje, quando topógrafos, engenheiros e arquitetos fazem seus mapeamentos

Leia mais

ϕ ( + ) para rotações com o Flechas e deflexões

ϕ ( + ) para rotações com o Flechas e deflexões Fechas e defeões Seja uma barra reta, em euiíbrio, apoiada em suas etremidades, submetida a uma feão norma. Esta barra fetida, deia de ser reta assumindo uma forma, como a mostrada na figura. figura barra

Leia mais

QUESTÃO 16 A moldura de um quadro de um excêntrico pintor moderno é formada por 5 trapézios, todos com altura igual a 5 cm.

QUESTÃO 16 A moldura de um quadro de um excêntrico pintor moderno é formada por 5 trapézios, todos com altura igual a 5 cm. Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA A 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 016 Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO NOTA: QUESTÃO 16 A moldura de um quadro de um excêntrico pintor

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

3º TRIMESTRE DE 2016

3º TRIMESTRE DE 2016 COLÉGIO MILITAR DO RIO E JANEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOMETRIA ESPACIAL º ANO DO ENSINO MÉDIO Equipe: Prof. Cap Boente, Prof Magda, Prof Fernando e Prof Zamboti 3º TRIMESTRE DE 06 PRISMAS

Leia mais

Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso. Vamos, inicialmente, escolher nossas incógnitas: x = número de homens. y = número de mulheres.

Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso. Vamos, inicialmente, escolher nossas incógnitas: x = número de homens. y = número de mulheres. A UA UL LA Revisão I Introdução Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso curso do 2º grau. Ela será feita em forma de exemplos que vão abordar de novo os principais conteúdos. Para aproveitar bem

Leia mais

11 Sistemas resolvem problemas

11 Sistemas resolvem problemas A UA UL LA Sistemas resovem probemas Introdução Na aua anterior, mostramos como resover sistemas de duas equações de 1º grau com duas incógnitas. Agora vamos usar essa importante ferramenta da matemática

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir.

PROPOSTA DIDÁTICA. A atividade será divididas em etapas. Cada etapa e o tempo previsto estão descritos a seguir. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Tanara da Silva Dicetti 1.2 Público alvo: 6 e 7 anos 1.3 Duração: 2 Horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Áreas de figuras planas 2. Objetivo(s)

Leia mais

ou A= d.d' ou A = d'.d Área das figuras planas d d

ou A= d.d' ou A = d'.d Área das figuras planas d d PII 9º no (ns. Fund.) 39 QUIVÊNI FIGUS PNS paavra equivaência deriva de: equi = igua + vaência = vaor. m Geometria, equivaência significa área igua, ou seja, figuras equivaentes são aqueas que possuem

Leia mais

PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria

PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria PREPARATÓRIO PROFMAT/ AULA 8 Geometria QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (PROFMAT-2012) As figuras a seguir mostram duas circunferências distintas, com centros C 1 e C 2 que se intersectam nos pontos A e

Leia mais

CAPÍTULO 7 INÉRCIA DE SUPERFÍCIES

CAPÍTULO 7 INÉRCIA DE SUPERFÍCIES CPÍTULO 7 NÉRC DE SUPERFÍCES MOMENTO DE NÉRC DE SUPERFÍCES Considere uma viga simpesmente apoiada e soicitada por dois momentos iguais e opostos apicados em suas etremidades, está em um estado de soicitação

Leia mais

Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de:

Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de: A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Eureca! Ao subir a serra, de vota para casa, Gaspar avistou o mar! Aquea imensidão azu! Como estavam próximos a uma região portuária, viu vários navios aguardando

Leia mais

3.1 Distâncias na Terra, no Sistema Solar e para além do Sistema Solar

3.1 Distâncias na Terra, no Sistema Solar e para além do Sistema Solar Distâncias no Universo Na Terra utilizamos unidades pequenas para medir distâncias. Distâncias no Universo Dada a grande distância entre os diferentes corpos estelares e o grande tamanho das estruturas

Leia mais

Grandezas e Medidas no CAp UFRJ Introdução. Exercícios

Grandezas e Medidas no CAp UFRJ Introdução. Exercícios Grandezas e Medidas no CAp UFRJ Introdução Exercícios 1) Indique três aspectos diferentes que podem ser medidos num carro. Para cada aspecto identificado, informe a grandeza e a unidade de medida correspondente

Leia mais

1) Em cada Prisma representado a seguir, calcule a área da base (A b ), a área lateral (A L ), a área total (A T ) e o volume (V):

1) Em cada Prisma representado a seguir, calcule a área da base (A b ), a área lateral (A L ), a área total (A T ) e o volume (V): EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO GEOMETRIA SÓLIDA ÁREAS E VOLUMES DE PRISMAS, CILINDROS E CONES 2 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 2011 ==========================================================================================

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Revisão de Matemática Faremos aqui uma pequena revisão de matemática necessária à nossa matéria, e sem a qual poderemos ter dificuldades em apreender os conceitos básicos e

Leia mais

3 Estática das estruturas planas

3 Estática das estruturas planas STÁTI 3674 27 3 stática das estruturas panas 3.1 ácuo das reações vincuares - apoios 3.1.1 ondições de equiíbrio estático O equiíbrio estático de uma estrutura bidimensiona (a estrutura considerada, as

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 00 / 01 QUESTÃO ÚNICA

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 00 / 01 QUESTÃO ÚNICA 14 QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA Item 01. Um conjunto A contém os cinco primeiros números naturais, os cinco primeiros números

Leia mais

Exercício 1) Uma praça circular tem 200 m de raio. Quantos metros de grade serão necessários para cerca-la?

Exercício 1) Uma praça circular tem 200 m de raio. Quantos metros de grade serão necessários para cerca-la? O círculo e o número π As formas circulares aparecem com freqüência nas construções e nos objetos presente em nosso mundo. As formas circulares estão presentes: nas moedas, nos discos, roda do carro...

Leia mais

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 2ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH Nome Completo: 16/10/12

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 2ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH Nome Completo: 16/10/12 ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH 013 Nome Completo: 16/10/1 Instruções ao candidato: * Esta prova é composta de 0 questões de múltipla escolha; * A duração da prova é de horas, incluindo

Leia mais

Para começar esta aula, vamos "quebrar a cabeça". Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado.

Para começar esta aula, vamos quebrar a cabeça. Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado. Para começar esta aula, vamos "quebrar a cabeça". Nosso jogo é este: remontar as peças que formam o triângulo de modo a formar um quadrado. Você aprendeu a calcular a quantidade de rodapé a ser gasta em

Leia mais

Área: conceito e áreas do quadrado e do retângulo

Área: conceito e áreas do quadrado e do retângulo Área: conceito e áreas do quadrado e do retângulo Dada uma figura no plano, vamos definir a área desta figuracomo o resultado da comparação da figura dada como uma certa unidade de medida. No caso do conceito

Leia mais

Numa circunferência está inscrito um triângulo equilátero cujo apótema mede 3cm. A medida do diâmetro dessa circunferência é:

Numa circunferência está inscrito um triângulo equilátero cujo apótema mede 3cm. A medida do diâmetro dessa circunferência é: EXERCÍCIO COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - 3ª ETAPA ============================================================================================== 01- Assunto: Função Polinomial

Leia mais

Potências de dez, ordens de grandeza e algarismos significativos

Potências de dez, ordens de grandeza e algarismos significativos Potências de dez, ordens de grandeza e algarismos significativos Potências de dez Há muitos séculos que o homem procura compreender e prever o comportamento da natureza. O que chamamos de ciências naturais

Leia mais

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL

SISTEMA MÉTRICO DECIMAL 1 - Medida de comprimento SISTEMA MÉTRICO DECIMAL No sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro, cuja abreviação é m. Existem os múltiplos e os submúltiplos do metro,

Leia mais

8º ANO Segmentos de reta incomensuráveis. Pontos irracionais da reta numérica. Nuno Marreiros Comensurável VS Incomensurável

8º ANO Segmentos de reta incomensuráveis. Pontos irracionais da reta numérica. Nuno Marreiros Comensurável VS Incomensurável NÚMEROS REAIS 8º ANO Segmentos de reta incomensuráveis. Pontos irracionais da reta numérica. Nuno Marreiros Comensurável VS Incomensurável A medida pode ser comparada com um padrão. A medida não pode ser

Leia mais

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria 1. A figura representa três círculos idênticos no interior do triângulo retângulo isósceles ABC. 3. Observando a figura a seguir, determine (em cm): a) o valor de x. b) a medida do segmento AN, sabendo

Leia mais

Matemática - 3C12/14/15/16/26 Lista 2

Matemática - 3C12/14/15/16/26 Lista 2 Matemática - 3C12/14/15/16/26 Lista 2 Poliedros Convexos 1) Determine qual é o poliedro convexo e fechado que tem 6 vértices e 12 arestas. 2) Determine o nº de vértices de dodecaedro convexo que tem 20

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da entrega: 21/11/2014.

Disciplina: Matemática Data da entrega: 21/11/2014. Lista de Exercícios - 08 Aluno (a): Nº. Professor: Flávio Série: 2º (Ensino médio) Disciplina: Matemática Data da entrega: 21/11/2014. Observação: A lista deverá apresentar capa e enunciados. 1. Uma pirâmide

Leia mais

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medida de Área e Exercícios. 6 ano/e.f.

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medida de Área e Exercícios. 6 ano/e.f. Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas Unidades de Medida de Área e Exercícios. 6 ano/e.f. Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medida de Área e Exercícios. 1 Exercícios

Leia mais

Lista de Exercícios: Geometria Plana. Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é:

Lista de Exercícios: Geometria Plana. Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é: Lista de Exercícios: Geometria Plana Questão 1 Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é: A( ) 20 cm 2. B( ) 10 cm 2. C( ) 24 cm 2. D( )

Leia mais