Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ao subir a serra, de volta para casa, Gaspar. Para realizar esta atividade, você vai precisar de:"

Transcrição

1 A U A UL LA Acesse: Eureca! Ao subir a serra, de vota para casa, Gaspar avistou o mar! Aquea imensidão azu! Como estavam próximos a uma região portuária, viu vários navios aguardando para entrar no porto. Aberta, ohe quantos navios! A maioria dees carrega grandes e pesadas cargas, veja só como são enormes! Devem pesar toneadas! É verdade! Eu sempre me pergunto: como é que ees conseguem boiar? Por que não afundam? Eu não sei expicar disse Gaspar. E você? Também já teve essa dúvida? Sabe como é que os navios, que pesam várias toneadas, conseguem boiar? Nesta aua, vamos investigar a Física que existe por trás desse fenômeno e, então, seremos capazes de expicá-o. Para isso, vamos utiizar aguns conhecimentos adquiridos nas útimas auas. Para reaizar esta atividade, você vai precisar de: um recipiente com água; uma roha de garrafa. Cooque a roha no recipiente com água. O que você observa? Agora, com o dedo, tente empurrá-a para baixo, isto é, tente afundá-a. O que você observa? Você deve ter sentido uma resistência, uma dificudade, ao tentar afundar a roha, como se ago empurrasse a roha para cima. Se você evar a roha até o fundo e depois sotá-a, verá que sobe imediatamente. De fato, para que a roha suba, é preciso que haja uma força que a empurre para cima. Mas que força é essa? E como ea surge? Na aua passada, vimos o que é pressão e como ea se reaciona com força (p = F/A). Aém disso, vimos como ea se comporta no interior dos íquidos: a pressão aumenta com a profundidade. Observe a Figura 1: uma roha merguhada num íquido. Note que a roha se estende por uma certa região do íquido. P/ as outras apostias de Física, Acesse:

2 Acesse: Podemos pensar nea como se fosse formada por vários pedaços: cada um merguhado numa profundidade diferente. Lembre-se de que a pressão é o resutado da apicação de uma força sobre uma superfície. Vamos estudar as forças que atuam nas diferentes partes do corpo. Sabemos Figura 1 que a força é diretamente proporciona à pressão: ogo, a força é maior onde a pressão é maior. Na Figura 1 as setas indicam as forças que atuam nas diferentes partes do corpo. Note que o tamanho da seta indica a intensidade da força naquee ponto. Observe que as forças que atuam na parte de baixo do objeto, isto é, aqueas que tendem a empurrar o objeto para cima, são maiores do que as que tendem a empurrar o objeto para baixo. Somando todas essas forças, vemos que existe uma força resutante que tem a direção vertica e o sentido para cima. Essa força é o empuxo e é ee que empurra para cima os corpos merguhados nos íquidos, incusive a nossa roha. Se a pressão não variasse com a profundidade, todas as forças seriam iguais e se anuariam, portanto, a resutante seria zero e não haveria empuxo. Então, um corpo pode boiar graças ao empuxo. Mas não são todos os corpos que bóiam, quando coocados num íquido. Por exempo: um tijoo bóia na água? E um pedaço de madeira? Veremos adiante como cacuar o empuxo recebido por um corpo e em que condições um corpo bóia ou afunda. A U L A Como cacuar o empuxo? Foi o fiósofo e matemático grego Arquimedes, que viveu no sécuo III a.c., quem descobriu, a partir de experiências cuidadosas, como cacuar o empuxo. Arquimedes expressou as concusões de suas observações num princípio que conhecemos como o princípio de Arquimedes, e que diz o seguinte: Todo corpo merguhado num íquido recebe um empuxo vertica, para cima, cujo vaor é igua ao peso do íquido desocado peo corpo. Então, para cacuar o vaor do empuxo exercido sobre um corpo, basta cacuar o peso do íquido desocado peo corpo. Portanto, quanto mais íquido o objeto desocar, maior será o empuxo. Podemos obter a expressão matemática para cacuar o empuxo sobre um corpo. Dissemos que o empuxo (E) é igua ao peso do íquido desocado (P íq ): E = P íq O peso é igua ao produto da sua massa, pea aceeração da gravidade. Portanto: P íq = m íq g ; assim: E = m íq g Não é muito conveniente medir a massa do íquido desocado peo corpo. Um jeito seria encher o recipiente até a borda, merguhar o corpo, recoher a água que transborda e coocá-a numa baança. Pouco prático, não é mesmo? Existe uma maneira indireta de saber qua foi a massa desocada. Na aua passada, discutimos o conceito de massa específica. Vimos que massa específica, também chamada de densidade, é uma grandeza que reaciona a massa de um corpo e o seu voume: d = m/v ou m = d V Assim, no ugar da massa do íquido desocado, podemos utiizar o produto da densidade do íquido (obtida numa tabea) peo voume desocado (V d ). Arquimedes: fiósofo e matemático grego P/ as outras apostias de Física, Acesse:

3 A U L A Acesse: Você pode estar se perguntando: será que é preciso recoher a água e medir o seu voume? Não! Com o voume é mais simpes. Primeiro, podemos utiizar um recipiente que contenha uma graduação (em miiitros, por exempo), de modo que, para saber o voume de íquido desocado, basta verificar o níve do íquido antes e depois de merguhar o objeto. Figura 2. Pea ateração do níve do íquido sabemos o voume desocado. v d Note que o voume de íquido desocado é igua ao voume do objeto imerso, isto é, merguhado no íquido. Portanto, uma outra maneira de conhecer o voume de íquido desocado é a partir do voume do objeto imerso. Utiizando m = d. V, o empuxo será dado por: E = d íq V d g Então, o vaor do empuxo será tanto maior quanto maior for a densidade do íquido e quanto maior for o voume de íquido desocado. Sobe, desce ou fica parado? Nem todos os objetos que coocamos num íquido se comportam da mesma forma: aguns afundam, outros ficam na superfície, outros, descem um pouco e param no meio do íquido. E Quando é que cada uma dessas situações acontece? Quando um objeto é merguhado num íquido, fica sujeito a duas forças: ao seu próprio peso e ao empuxo. P Figura 3 Para saber o que ocorre com o objeto, precisamos estudar a reação entre as forças que agem sobre ee. Podem ocorrer três situações distintas: Na tabea abaixo, está um resumo que expica o que ocorre em cada uma das três situações: TABELA 1 Situação Descrição O peso do objeto é maior do que o empuxo:o objeto afunda até atingir o fundo. O peso do objeto é igua ao empuxo: o objeto fica parado onde foi abandonado. O peso do objeto é menor que o empuxo: o objeto sobe no íquido. Exempo Uma pedra ou um tijoo na água. Um submarino. Uma roha ou um navio na água. P/ as outras apostias de Física, Acesse:

4 Prevendo situações Acesse: Existe uma maneira de saber se um objeto vai afundar ou não num determinado íquido. Como vimos, o empuxo depende de três grandezas: do voume de íquido desocado; da densidade do íquido; da aceeração da gravidade. Isto é: E = d íq V d g Por outro ado, o peso do objeto (P o = m o g) pode ser escrito em função: do seu voume; da sua densidade; da aceeração da gravidade. Isto é: P = V o g A U L A onde a massa foi escrita como: m o = V o Podemos comparar essas duas expressões, ta como fizemos na seção anterior (Tabea 1). Teremos novamente três situações: Vamos supor que o objeto está totamente imerso no íquido e, que, portanto: V íq = V O Então, as duas expressões: E = d íq V d g e P = V o g só diferem quanto às densidades, isto é, quanto aos vaores de d íq e. Vamos anaisar os três casos. 1º Vimos que o objeto afunda. Nesse caso, > d íq, isto é, o objeto é mais denso que o íquido. É o exempo do tijoo e da pedra. 2º Vimos que o objeto permanece parado, em equiíbrio, na posição onde foi deixado, totamente imerso no íquido. Nesse caso, temos = d íq, isto é, a densidade do objeto é igua à densidade do íquido. É o exempo do submarino. 3º Vimos que o corpo sobe até atingir o equiíbrio na superfície, ficando com uma parte para fora do íquido (emersa). Ohando as expressões, teremos < d íq. Portanto, se a densidade do objeto for menor do que a densidade do íquido, ee poderá boiar. É o caso do navio e da roha. Assim, conhecendo a densidade do íquido e do objeto, podemos prever o que ocorrerá quando o objeto for merguhado no íquido. Esta tabea resume as nossas concusões: TABELA 2 Forças Densidade Situação > d íq = d íq < d íq O objeto afunda O objeto fica equiibrado totamente imerso. O objeto bóia com uma parte emersa. P/ as outras apostias de Física, Acesse:

5 A U L A Acesse: Você sabia? Eureca é uma paavra grega que significa: achei. Segundo consta, ea foi empregada por Arquimedes quando ee soucionou o probema da coroa do rei Hieron. O rei suspeitava que sua coroa não era de ouro puro, e Arquimedes foi incumbido de soucionar o caso. Arquimedes teria achado a soução do probema enquanto tomava banho, ao observar a eevação do níve da água, quando merguhou seu corpo na banheira. Ee teria ficado tão entusiasmado que saiu correndo peas ruas, gritando: Eureca! Eureca!. Só que se esqueceu de pegar a toaha! Nesta aua, você aprendeu: o que é empuxo (E): uma força vertica, dirigida para cima, que aparece sempre que um corpo está merguhado num fuido quaquer; que o empuxo surge em conseqüência do fato de a pressão variar com a profundidade no interior de um íquido; o Princípio de Arquimedes, que nos diz: Todo corpo merguhado em um íquido recebe um empuxo vertica, para cima, igua ao peso do íquido desocado peo corpo ; que, matematicamente, o empuxo se escreve como E = d íq g V desocado ; que é possíve prever o que ocorrerá com um corpo quando ee for merguhado num certo íquido, apenas anaisando as suas densidades. Exercício 1 Uma pedra está merguhada num rio, apoiada sobre o seu eito. Você se abaixa e evanta, mas sem tirá-a da água. a) Faça um esquema mostrando as forças que agem sobre a pedra. b) Ea he parecerá mais eve ou mais pesada do que se estivesse fora da água? Expique. Exercício 2 Um tronco está boiando na superfície de um ago. Metade do tronco fica para fora da água, e a outra metade fica imersa. O voume do tronco é 1 m 3. Considere a densidade da água do ago como sendo de kg/m 3. a) Faça um esquema indicando as forças que agem sobre o tronco. b) Cacue o vaor do empuxo recebido peo tronco. c) Qua o seu peso? E qua a sua massa? d) Cacue a densidade do materia que compõe o tronco. Exercício 3 A massa de um objeto é 80 g e o seu voume 100 cm 3. a) Cacue a sua densidade. b) Sabendo que a densidade da gasoina é 0,70 g/cm 3, e a densidade da água 1,00 g/cm 3, verifique o que acontece quando o objeto é merguhado em cada um desses íquidos. Exercício 4 Por que um navio pode boiar? O que podemos dizer sobre a densidade média do navio, quando comparada com a densidade da água do mar? P/ as outras apostias de Física, Acesse:

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor

Quando pega fogo? O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima Temperatura de ignição Temperatura de fulgor A UA UL LA Quando pega fogo? As queimadas propagam-se porque o caor ogo passa para outras pantas da área. O que você vai aprender O que é fogo O que é queima O que acontece quando uma substância queima

Leia mais

Do que é feita a matéria?

Do que é feita a matéria? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que é feita a matéria? COMO SERÁ QUE VAMOS DIVIDIR O ÁTOMO?! O que você vai aprender O que são átomos O que são moécuas A reação entre as propriedades das substâncias

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas; 1 ficha branca vae 5 pretas;

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

FÍSICA EXERCÍCIOS DE HIDROSTÁTICA

FÍSICA EXERCÍCIOS DE HIDROSTÁTICA FÍSICA EXERCÍCIOS DE HIDROSTÁTICA 1 SOBRE Apanhado de exercícios sobre hidrostática selecionados por segrev. O objetivo é que com esses exercícios você esteja preparado para a prova, mas não use-os como

Leia mais

Ar puro só contém oxigênio?

Ar puro só contém oxigênio? Ar puro só contém oxigênio? A UUL AL A Para respirar na água, o merguhador precisa de um tubo de oxigênio. Ar está em toda parte. Ar ocupa um espaço. Ar contém vários gases. Ar é uma soução gasosa. Oxigênio

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

O círculo e o número p

O círculo e o número p A UA UL LA 45 O círcuo e o número p Para pensar O círcuo é uma figura geométrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe à sua vota quantos objetos circuares estão presentes: nas moedas, nos discos,

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

Por que não flutuamos?

Por que não flutuamos? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Por que não futuamos? Gaspar tinha um sonho: ir à Lua! Ficava horas a fio ohando a bea Lua. Como será andar na Lua?, pensava. Era um unático! E fanático!

Leia mais

Aplicação do Teorema de Pitágoras

Aplicação do Teorema de Pitágoras A UA U L L A Apicação do Teorema de Pitágoras Para pensar Uma escada de 5 m de comprimento está apoiada num muro. O pé da escada está afastado 3 m da base do muro. Qua é a atura, no muro, que a escada

Leia mais

Como os químicos se comunicam?

Como os químicos se comunicam? Como os químicos se comunicam? A UU L AL A Símboos de eementos Fórmuas de compostos O que você vai aprender O que é átomo O que é moécua A matéria é formada de átomos Eemento químico Substância simpes

Leia mais

Os plásticos são todos iguais?

Os plásticos são todos iguais? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Os pásticos são todos iguais? Propriedades dos pásticos Termopásticos Organizar uma tabea O que você vai aprender O que é matéria-prima Petróeo é uma importante fonte

Leia mais

XXXV OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (13 de agosto de 2011) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental)

XXXV OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (13 de agosto de 2011) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Instruções: XXXV OLIMPÍADA PAULITA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (13 de agosto de 2011) Níve (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamenta) Foha de Perguntas A duração da prova é de 3h30min. O tempo mínimo

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas;

Leia mais

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS.

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS. SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS. FUNDAMENTOS DE HIDROSTÁTICA Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido

Leia mais

Definição Empuxo Equação Peso aparente Flutuação

Definição Empuxo Equação Peso aparente Flutuação Definição Empuxo Equação Peso aparente Flutuação Definição de Empuxo Quando um corpo está total ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, este exerce sobre o corpo uma força, denominada EMPUXO,

Leia mais

Princípio de Arquimedes: Empuxo. P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a

Princípio de Arquimedes: Empuxo. P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a Princípio de Arquimedes: Empuxo P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a A história... Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso

Leia mais

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T,

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T, Aula: 01 Temática: O Gás Ideal Em nossa primeira aula, estudaremos o estado mais simples da matéria, o gás, que é capaz de encher qualquer recipiente que o contenha. Iniciaremos por uma descrição idealizada

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Força dos Fluídos. Empuxo

Força dos Fluídos. Empuxo Força dos Fluídos Empuxo Arquimedes Nasceu em Siracusa, atual Itália 287 a.c. 212 a.c.; Foi um matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo grego; Dedicou se a genial aplicação da mecânica à geometria,

Leia mais

Quando exigimos das pessoas que moram. mando em vapor d água! E a água que escorre pelo ralo, também se transforma?

Quando exigimos das pessoas que moram. mando em vapor d água! E a água que escorre pelo ralo, também se transforma? A U A UL LA Conservação, o x da questão! Quando exigimos das pessoas que moram em nossa casa que apaguem a uz ao sair de um aposento, não deixem a teevisão igada à noite enquanto dormem, fechem bem a torneira

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

A volta do ferro à natureza

A volta do ferro à natureza Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A vota do ferro à natureza AUUL AL A + + Ferrugem Ferrugem é úti na recicagem do ferro Enferrujamento aumenta o peso do ferro É possíve prever o peso da ferrugem As condições

Leia mais

Triângulos especiais

Triângulos especiais A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos especiais Introdução Nesta aua, estudaremos o caso de dois triânguos muito especiais - o equiátero e o retânguo - seus ados, seus ânguos e suas razões

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7 Potencial Elétrico Quando estudamos campo elétrico nas aulas passadas, vimos que ele pode ser definido em termos da força elétrica que uma carga q exerce sobre uma carga de prova q 0. Essa força é, pela

Leia mais

Apostila de Física 31 Hidrostática

Apostila de Física 31 Hidrostática Apostila de Física 31 Hidrostática 1.0 Definições 1.1 Conceito de Pressão Pressão Relação entre a intensidade da força que atua perpendicularmente e a área que ela se distribui. Uma força exerce maior

Leia mais

Atração fatal. Ernesto atritou um canudo de refresco com. A força elétrica como um vetor

Atração fatal. Ernesto atritou um canudo de refresco com. A força elétrica como um vetor A U A UL LA Atração fatal Ernesto atritou um canudo de refresco com um pedaço de papel higiênico. Depois colocou o canudo contra uma parede, enquanto Roberto observava. - Olha como ele fica grudado! -

Leia mais

Módulo 05 - Balança Hidrostática

Módulo 05 - Balança Hidrostática Módulo 05 - Balança Hidrostática No século III a.c., o grande filósofo, matemático e físico Arquimedes, realizando experiências cuidadosas, descobriu uma maneira de calcular o empuxo que atua em corpos

Leia mais

Do que são formados os átomos?

Do que são formados os átomos? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam

Leia mais

Exercícios. 1) Conceitue:

Exercícios. 1) Conceitue: Exercícios 1) Conceitue: a) Teorema de Stevin? b) Cite pelo menos dois enunciados do teorema de Stevin? c) Lei de Pascal? d) Carga de pressão? e) Princípio de Arquimedes? 2) Determinar o valor da pressão

Leia mais

PROPRIEDADES DOS FLUÍDOS

PROPRIEDADES DOS FLUÍDOS NATAÇÃO I Fundamentos do Desporto PROPRIEDADES DOS FLUÍDOS Fluidez e noção de fluxo Compressibilidade e incompressibilidade Massa específica, peso volúmico e densidade Viscosidade, fluidos reais e fluidos

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa? Foram

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

Definição Pressão exercida por fluídos Teorema de Stevin Pressão atmosférica Vasos comunicantes Princípio de Pascal Aplicação prensa hidráulica

Definição Pressão exercida por fluídos Teorema de Stevin Pressão atmosférica Vasos comunicantes Princípio de Pascal Aplicação prensa hidráulica Definição Pressão exercida por fluídos Teorema de Stevin Pressão atmosférica Vasos comunicantes Princípio de Pascal Aplicação prensa hidráulica PRESSÃO Suponhamos que sobre uma superfície plana de área

Leia mais

Tópico 9. Aula Prática: Empuxo

Tópico 9. Aula Prática: Empuxo Tópico 9. Aula Prática: Empuxo 1. INTRODUÇÃO Conta-se que na Grécia Antiga o Rei Herão II, de Siracusa, apresentou um problema a Arquimedes (287a.C. - 212a.C.), um sábio da época. O rei havia recebido

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos

Leia mais

RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA

RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS RUSSAS CENTRO DE TECNOLOGIA LABORATÓRIO DE FÍSICA FÍSICA EXPERIMENTAL PARA ENGENHARIA RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA ALUNO: ANTÔNIO

Leia mais

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas A UU L AL A Vamos supor que você seja dono de uma pequena empresa mecânica e alguém lhe encomende 10.000 peças de fixação, que deverão ser fabricadas

Leia mais

FÍSICA. Por que você se sente mais leve quando está imerso ou parcialmente imerso na água?.

FÍSICA. Por que você se sente mais leve quando está imerso ou parcialmente imerso na água?. FÍSICA 2 MECÂNICA II 3. 4. Pêndulo Princípio simples de Arquimedes - Empuxo Parte I Medida da densidade de um sólido Parte II Medida da densidade de um líquido NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA PARTE

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA 53 5 Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa?

Leia mais

19 O que acontece com o metal usado?

19 O que acontece com o metal usado? A UA UL LA O que acontece com o meta usado? O que você vai aprender Como os metais podem ser reconhecidos Sobre a densidade das substâncias Sobre a característica especia do ferro Sobre igas Seria bom

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton)

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Exercício 1. (TAUBATÉ) Um automóvel viaja com velocidade constante de 72km/h em trecho retilíneo de estrada. Pode-se afirmar que a resultante das

Leia mais

d = densidade (g/cm 3 ) m = massa (g) V = volume (cm 3 ) Além da unidade g/cm 3 g/cm 3 gf/cm 3 AL 2,7 VIDRO 2,4-2,7 PB 11,35 MÁRMORE 2,5-2,8

d = densidade (g/cm 3 ) m = massa (g) V = volume (cm 3 ) Além da unidade g/cm 3 g/cm 3 gf/cm 3 AL 2,7 VIDRO 2,4-2,7 PB 11,35 MÁRMORE 2,5-2,8 FÍSICA EXPERIMENTAL AULA 03: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA TÓPICO 01: DENSIMETRIA Nesta aula estudaremos o conceito de Densidade e como determiná-la experimentalmente; veremos também porque um

Leia mais

O que a indústria química faz

O que a indústria química faz Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que a indústria química faz O que você vai aprender O que a indústria química produz Onde instaar uma indústria química Por que as indústrias químicas se agrupam num

Leia mais

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado.

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado. Apostila de Revisão n 4 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 2M311 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 4. Corpo Rígido 4.1. Torque análise semiquantitativa, na Primeira Etapa, e quantitativa, na

Leia mais

5 Tudo que sobe, desce

5 Tudo que sobe, desce A U A UL LA Tudo que sobe, desce Rio de Janeiro, temperatura atíssima, tumuto na praia, começa o corre-corre! Dizem que é um arrastão! A poícia chega e a correria se torna desordenada, quando aguém dá

Leia mais

IF/UFRJ Introdução às Ciências Físicas 1 1 o Semestre de 2011 AP3 de ICF1 e ICF1Q

IF/UFRJ Introdução às Ciências Físicas 1 1 o Semestre de 2011 AP3 de ICF1 e ICF1Q Instituto de Física UFRJ Gabarito da Terceira Avaliação Presencial de ICF1 e Segunda Avaliação Presencial de ICF1Q AP3 Primeiro Semestre de 2011 PROVA AP31 DE ICF1 Questão 1 (3,5 pontos) A Figura 1 mostra

Leia mais

Como se obtém aço a partir da sucata?

Como se obtém aço a partir da sucata? Como se obtém aço a partir da sucata? AUUL AL A minério na terra escavação minério misturado concentração minério concentrado Que existem muitos tipos de aço Aço inoxidáve Tamanho e massa das partícuas

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 10 EQUILÍBRIO DE CORPOS EXTENSOS F d M 0 F = Fd O + - A C α B Q F at T N α P B P Q F at T T sen α N A T cos α α B P B PQ Como pode cair no enem? Desde muito cedo, bem antes do início

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 14

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 14 Ondas 5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Introdução: elementos básicos sobre ondas De maneira geral, uma onda é qualquer sinal que se transmite de um ponto a outro

Leia mais

3.3 Qual o menor caminho até a Escola? 28 CAPÍTULO 3. CICLOS E CAMINHOS

3.3 Qual o menor caminho até a Escola? 28 CAPÍTULO 3. CICLOS E CAMINHOS 2 CAPÍTULO. CICLOS E CAMINHOS solução para um problema tem se modificado. Em vez de procurarmos um número, uma resposta (o que em muitos casos é necessário), procuramos um algoritmo, isto é, uma série

Leia mais

Como prevenir incêndios?

Como prevenir incêndios? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor

Leia mais

Aula 6 Propagação de erros

Aula 6 Propagação de erros Aula 6 Propagação de erros Conteúdo da aula: Como estimar incertezas de uma medida indireta Como realizar propagação de erros? Exemplo: medimos A e B e suas incertezas. Com calcular a incerteza de C, se

Leia mais

2. TRANSFERÊNCIA OU TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

2. TRANSFERÊNCIA OU TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA Física: 1º ano Jair Júnior Nota de aula (7/11/014) 1. ENERGIA Um dos princípios básicos da Física diz que a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída. Então, o que é energia?

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

Mecânica Geral. Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio

Mecânica Geral. Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio 1 - Equilíbrio de um Ponto Material (Revisão) Condição de equilíbrio de um Ponto Material Y F 0 F X 0 e F 0 Exemplo 01 - Determine a tensão nos cabos AB e AD para

Leia mais

Calculando seno(x)/x com o interpretador Hall.

Calculando seno(x)/x com o interpretador Hall. Calculando seno(x)/x com o interpretador Hall. Problema Seja, por exemplo, calcular o valor do limite fundamental f(x)=sen(x)/x quando x tende a zero. Considerações Fazendo-se a substituição do valor 0

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

Números escritos em notação científica

Números escritos em notação científica Notação Científica Números escritos em notação científica Escrever um número em notação científica tem muitas vantagens: Para números muito grandes ou muito pequenos poderem ser escritos de forma abreviada.

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula uma introdução aos elementos básicos da perspectiva. (Mateus Machado) 1. DEFINIÇÃO INTRODUÇÃO A PERSPECTIVA Podemos dizer que a perspectiva é sem dúvida uma matéria dentro do desenho

Leia mais

EXPERIÊNCIA 05. Nome Número Turma Data. Figura 5.1 Plano inclinado

EXPERIÊNCIA 05. Nome Número Turma Data. Figura 5.1 Plano inclinado Faculdade de Engenharia de Sorocaba Laboratório de Física Física Experimental I EXPERIÊNCIA 05 Nome Número Turma Data Plano Inclinado 5.1 Fundamentos Teóricos Componente do Peso Considere o plano inclinado

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS

MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS 1 MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS 1. (Ufrj) Dois blocos de massa igual a 4kg e 2kg, respectivamente, estão presos entre si por um fio inextensível e de massa desprezível. Deseja-se

Leia mais

Mecânica Geral. Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força

Mecânica Geral. Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força 1 - INTRODUÇÃO A Mecânica é uma ciência física aplicada que trata dos estudos das forças e dos movimentos. A Mecânica descreve e prediz as condições

Leia mais

PLANO INCLINADO. a. a aceleração com que o bloco desce o plano; b. a intensidade da reação normal sobre o bloco;

PLANO INCLINADO. a. a aceleração com que o bloco desce o plano; b. a intensidade da reação normal sobre o bloco; PLANO INCLINADO 1. Um corpo de massa m = 10kg está apoiado num plano inclinado de 30 em relação à horizontal, sem atrito, e é abandonado no ponto A, distante 20m do solo. Supondo a aceleração da gravidade

Leia mais

1 Objectivo. 2 Material. 3 Procedimento. Experiências de demonstração relacionadas com fluidos.

1 Objectivo. 2 Material. 3 Procedimento. Experiências de demonstração relacionadas com fluidos. Estudo do Meio Físico-Natural I P04 - Fluidos 1 Objectivo Experiências de demonstração relacionadas com fluidos. 2 Material Vários recipientes de plástico, palhinhas, tubos flexíveis ou mangueiras, copo,

Leia mais

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio?

Qual é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? A UA UL LA Qua é a diferença entre oxigênio e nitrogênio? O que você vai aprender Propriedades da matéria Propriedades do nitrogênio e do oxigênio Pouentes do ar Faciidade do oxigênio para se igar a metais

Leia mais

Unidade 5. A letra como incógnita equações do segundo grau

Unidade 5. A letra como incógnita equações do segundo grau Unidade 5 A letra como incógnita equações do segundo grau Para início de conversa... Vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Desta vez, vamos nos focar nas equações do segundo grau. Esses

Leia mais

BALANÇO ENERGÉTICO NUM SISTEMA TERMODINÂMICO

BALANÇO ENERGÉTICO NUM SISTEMA TERMODINÂMICO BALANÇO ENERGÉTICO NUM SISTEMA TERMODINÂMICO O que se pretende Determinar experimentalmente qual dos seguintes processos é o mais eficaz para arrefecer água à temperatura ambiente: Processo A com água

Leia mais

Você já percebeu que os gráficos são cada vez. Relatórios de empresas Análises governamentais Relatórios de pesquisas Balanços financeiros

Você já percebeu que os gráficos são cada vez. Relatórios de empresas Análises governamentais Relatórios de pesquisas Balanços financeiros A UA UL LA 66 Gráfico de uma equação Introdução Você já percebeu que os gráficos são cada vez mais usados na comunicação. Podemos encontrá-os em vários tipos de pubicação, expressando os mais diversos

Leia mais

MODELO 1 RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO V1 V2 T2 330 K = V2 = V1 V1 V2 = 1,1.V1 T1 T2 T1 300 K

MODELO 1 RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO V1 V2 T2 330 K = V2 = V1 V1 V2 = 1,1.V1 T1 T2 T1 300 K MODELO 1 1) Suponha que um gás ideal tenha sofrido uma transformação isobárica, na qual sua temperatura varia de 27 C para 57 C. Qual seria a porcentagem de variação que o volume do gás iria experimentar?

Leia mais

Operando com potências

Operando com potências A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Operando com potências Introdução Operações com potências são muito utiizadas em diversas áreas da Matemática, e em especia no cácuo agébrico. O conhecimento

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

Atividade experimental - Tema: Luz

Atividade experimental - Tema: Luz 1 Problema: As plantas precisam de luz? 1. Nesta experiência desafiamos-te a observar uma planta aquática a produzir bolhinhas de oxigénio graças à luz que nelas incide. Observa a instalação e regista

Leia mais

Matemática - Série Concursos Públicos Curso Prático & Objetivo. Hidrostática

Matemática - Série Concursos Públicos Curso Prático & Objetivo. Hidrostática Hidrostática 01. Introdução De maneira simples, pode-se dizer que um fluido adquire o formato do recipiente que o contém. São considerados fluidos os líquidos e os gases. Dessa maneira estudaremos as propriedades

Leia mais

Fases da matéria Massa especifica Densidade

Fases da matéria Massa especifica Densidade Fases da matéria Massa especifica Densidade PRIMÓRDIOS RDIOS DA HIDROSTÁTICA TICA A hidrostática, estudo do equilíbrio dos líquidos, é inaugurada por Arquimedes. Diz a lenda que Hierão, rei de Siracusa,

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO 2010 QUESTÃO 1 Na reta numérica abaixo, há

Leia mais

ÁLGEBRA. Aula 1 _ Função Polinomial do 2º Grau Professor Luciano Nóbrega. Maria Auxiliadora

ÁLGEBRA. Aula 1 _ Função Polinomial do 2º Grau Professor Luciano Nóbrega. Maria Auxiliadora 1 ÁLGEBRA Aula 1 _ Função Polinomial do 2º Grau Professor Luciano Nóbrega Maria Auxiliadora FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU 2 Uma função polinomial do 2º grau (ou simplesmente, função do 2º grau) é uma relação

Leia mais

Apresentação: Então, ao jogarmos fora estamos jogando algo que pode valer ouro nas mãos de quem tem criatividade. Sugestões Práticas:

Apresentação: Então, ao jogarmos fora estamos jogando algo que pode valer ouro nas mãos de quem tem criatividade. Sugestões Práticas: Apresentação: As Lâmpadas econômicas do tipo apresentadas nesse tutorial tem a tendência natural de em algum momento não ligar mais após certo tempo de uso, pelo mesmo motivo muitas vezes pegamos as mesmas

Leia mais

FLUTUAÇÃO EM LÍQUIDOS

FLUTUAÇÃO EM LÍQUIDOS FLUTUAÇÃO EM LÍQUIDOS António Carloto Esta apresentação visa introduzir e fornecer uma panorâmica geral do tema da flutuação em líquidos. Este tema será posteriormente trabalhado com mais detalhe e utilizando

Leia mais

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação Aula Extra Depurador Code::Blocks Monitoria de Introdução à Programação Depurador - Definição Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Receita de Geleia de Morango Caseira

Receita de Geleia de Morango Caseira Receita de Geleia de Morango Caseira A receita de hoje já é esperada por alguns leitores aqui do 2N4S, pois postamos a prévia no Instagram e também na Fan Page do blog há algumas semanas. Hoje vai finalmente

Leia mais

Prática X PÊNDULO SIMPLES

Prática X PÊNDULO SIMPLES Prática X PÊNDULO SIMPLES OBJETIVO Determinação do vaor da gravidade g em nosso aboratório. A figura abaixo representa um pênduo simpes. Ee consiste de um corpo de massa m, preso à extremidade de um fio

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Que algarismos devem ser colocados nos pontinhos da conta abaixo? ... 34 x 41... O. IS x 12 = 180 300-180 = 120

Que algarismos devem ser colocados nos pontinhos da conta abaixo? ... 34 x 41... O. IS x 12 = 180 300-180 = 120 Que algarismos devem ser colocados nos pontinhos da conta abaixo?... 34 x 41... O Invente um problema que tenha como solução os cálculos abaixo: IS x 12 = 180 300-180 = 120 Em diversas situações do nosso

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº09 Prof. Paulo Henrique

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº09 Prof. Paulo Henrique Nome: Ano: º Ano do E.M. Escola: Data: / / 3º Ano do Ensino Médio Aula nº09 Prof. Paulo Henrique Assunto: Funções do Segundo Grau 1. Conceitos básicos Definição: É uma função que segue a lei: onde, Tipos

Leia mais

Lista de Exercícios Campo Elétrico

Lista de Exercícios Campo Elétrico Considere k o = 9,0. 10 9 N. m 2 /C 2 Lista de Exercícios Campo Elétrico 1. Uma partícula de carga q = 2,5. 10-8 C e massa m = 5,0. 10-4 kg, colocada num determinado ponto P de uma região onde existe um

Leia mais

3ª Lei de Newton ou Lei da Ação-Reação Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade

3ª Lei de Newton ou Lei da Ação-Reação Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade Ciências Físico-químicas - 9º ano de Unidade 1 EM TRÂNSITO O que magoa mais: A pisadela de um elefante? A pisadela de um sapato de salto alto? Pressão e Impulsão Qual a diferença? Por que razão quando

Leia mais

5.1. Metodologia de análise pelo Método das Forças

5.1. Metodologia de análise pelo Método das Forças 5. MÉTODO DAS FORÇAS Na soução de uma estrutura hiperestática, conforme introduzido no Capítuo (Seção.), é necessário considerar os três grupos de condições básicas da Anáise Estrutura: condições de equiíbrio,

Leia mais

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão:

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão: PROVA DE FÍSICA DO VESTIBULAR 96/97 DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (03/12/96) 1 a Questão: Valor : 1,0 Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da

Leia mais