Boswellia serrata no tratamento da osteoartrite de joelho: efeito antiinflamatório, analgésico e antiartrítico (1).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Boswellia serrata no tratamento da osteoartrite de joelho: efeito antiinflamatório, analgésico e antiartrítico (1)."

Transcrição

1 Boswellia serrata, Cordiapholium e Cat s claw Fitoterápicos úteis na Reumatologia Doutor O objetivo deste informe científico é demonstrar a eficácia do tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide utilizando Boswellia serrata, Cordiapholium e Cat s claw. As diferenças observadas entre os grupos tratados com placebo e com fitoterápicos foram estatisticamente significativas e clinicamente relevantes. Osteoartrite A osteoartrite ou osteoartrose (OA) é a doença articular mais freqüente, sendo a primeira causa de dor musculoesquelética. Por longo tempo foi entendida como uma doença degenerativa, conseqüência natural do envelhecimento. No entanto, estudos recentes têm demonstrado diferenças relevantes entre a cartilagem do idoso e a acometida pela OA (12). Além de provocar dores, sensações de rigidez e edema (inchaço), a osteoartrite pode ocasionar limitações funcionais, tais como: perda de movimentos, deformidades e incapacidade total do membro, de acordo com a articulação atingida (12). Artrite reumatóide Artrite reumatóide é uma doença auto-imune, inflamatória, caracterizada por poliartrite crônica, simétrica, erosiva e geralmente progressiva. Pode acometer também outros órgãos, sendo melhor denominada doença reumatóide (12). Em 70% dos casos a doença se inicia de forma insidiosa, comprometendo preferencialmente as pequenas articulações das mãos, de forma aditiva, simétrica e com rigidez matinal prolongada. Epidemiologia (12) Osteoartrite Acomete 20% da população mundial, sendo a 3ª causa de afastamento do trabalho no Brasil. É mais prevalente no sexo feminino. A incidência começa a aumentar a partir dos 40 anos de idade. Artrite reumatóide Acomete 1% da população adulta. Afeta 3 vezes mais mulheres do que homens e apresenta maior incidência entre os 35 e os 65 anos. Boswellia serrata no tratamento da osteoartrite de joelho: efeito antiinflamatório, analgésico e antiartrítico (1).

2 Eficácia, segurança e tolerabilidade do extrato de Boswellia serrata no tratamento da osteoartrite de joelho (1). Estudo designado como randomizado, duplo-cego e placebo-controlado avaliou a eficácia e a tolerabidade do extrato de Boswellia serrata no tratamento da osteoartrite de joelho em pacientes. 30 pacientes foram selecionados e divididos em 2 grupos para receber por 8 semanas: - Grupo 1: 15 pacientes receberam Boswellia serrata; - Grupo 2: 15 pacientes receberam placebo. Após 8 semanas inverteu-se as terapias, de forma que os pacientes que estavam recebendo Boswellia serrata passaram a receber placebo e viceversa. Resultados: Todos os pacientes que receberam Boswellia serrata apresentaram: - Redução da dor no joelho; - Aumento da flexão do joelho; - Aumento da distância percorrida; - Redução da freqüência de inchaço do joelho. As diferenças observadas entre os grupos tratados com placebo e com Boswellia serrata foram estatisticamente significativas e clinicamente relevantes. A terapia com Boswellia serrata foi bem tolerada. Conclusão: o extrato de Boswellia serrata está recomendado para os pacientes com osteoartrite de joelho, com possível uso terapêutico também no tratamento das artrites. Phytomedicine Jan;10(1):3-7. Outros estudos comprovaram: - Segundo estudo realizado em caninos com osteoartrite e com outras condições degenerativas, a terapia com Boswellia serrata, por 6 semanas, reduziu de forma estatisticamente significativa a severidade e os sinais clínicos típicos, assim como a fraqueza e a dor local (2). Schweiz Arch Tierheilkd Feb;146(2): A resina gomosa extraída da Boswellia serrata tem sido utilizada como um remédio tradicional na Medicina Ayurvédica na Índia para o tratamento das desordens inflamatórias (4). Wien Med Wochenschr. 2002;152(15-16): Cat s claw no tratamento da artrite reumatóide ativa (5).

3 Extrato de alcalóide pentacíclico da Uncaria tomentosa apresenta eficácia e segurança em pacientes com artrite reumatóide ativa tratados com sulfassalazina ou hidroxicloroquina (5). Estudo randomizado e duplo-cego avaliou a segurança e a eficácia clínica do extrato do alcalóide pentacíclico da Uncaria tomentosa em pacientes com artrite reumatóide. 40 pacientes tratados com sulfassalazina ou hidroxicloroquina foram selecionados para participar desse estudo randomizado de 52 semanas de duração e com 2 fases: Durante a 1ª fase do estudo, que durou 24 semanas, os pacientes foram tratados com o extrato de Uncaria tomentosa ou placebo. Durante a 2ª fase do estudo, que durou 28 semanas, todos os pacientes receberam o extrato de Uncaria tomentosa. Resultados: - Após 24 semanas de tratamento com o extrato de Uncaria tomentosa, foi observada redução maior do número de articulações dolorosas, quando comparado ao tratamento com placebo; - Após a 2ª fase do tratamento, os pacientes que receberam o extrato de Uncaria tomentosa apresentaram redução do número de articulações dolorosas e inchadas de forma superior ao placebo. Conclusão: em pacientes tratados com sulfassalazina ou hidroxicloroquina a terapia com o extrato de alcalóide pentacíclico da Uncaria tomentosa demonstrou benefício e segurança no tratamento de pacientes com artrite reumatóide ativa. J Rheumatol Apr;29(4): Comment in: J Rheumatol Apr;29(4): Cat s claw no tratamento da osteoartrite de joelho (6).

4 Eficácia e segurança do extrato de Uncaria guianensis* no tratamento da osteoartrite de joelho (6). O objetivo desse estudo foi avaliar a habilidade do Cat s claw no tratamento da osteoartrite de joelho, coletando dados de segurança e tolerabilidade, e comparando in vitro a atividade antioxidante e antiinflamatória entre a Uncaria guaianensis e a Uncaria tomentosa. 45 pacientes com osteoartrite de joelho foram selecionados e divididos para receber, por 4 semanas: 30 pacientes receberam extrato seco de Uncaria guaianensis 15 pacientes receberam placebo Resultados: Resultados in vivo - Cat s claw não promoveu efeitos deletérios em nível sanguíneo e na função hepática ou outros efeitos adversos quando comparado ao placebo; - Os scores para dor, avaliados por médicos e pacientes, foram significativamente reduzidos, com benefícios ocorrendo logo na 1ª semana de tratamento. Resultados in vitro - Resultados in vitro mostraram a equivalência do efeito varredor de radicais livres entre a Uncaria tomentosa e a Uncaria guaianensis, assim como na inibição da produção do TNF-alfa. Conclusão: Cat s claw é considerado um tratamento efetivo no tratamento da osteoartrite de joelho. Inflamm Res Sep;50(9): * Uncaria guaianensis: é uma espécie aparentada da Uncaria tomentosa. Possui os mesmos alcalóides que a Uncaria tomentosa e é também conhecida como Cat s claw. É originária da Bolívia (7). Ambas as espécies (U. guaianensis e U. tomentosa) apresentam equivalência terapêutica como antioxidante (6). Segundo estudo realizado pelo Departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo, Brasil, Cordia verbenacea apresenta, além da atividade antiinflamatória, efeito protetor da mucosa gástrica (3).

5 Cordia verbenacea: efeitos antiinflamatórios e gastroprotetores comprovados cientificamente (3). A administração oral do extrato de Cordia verbenacea inibiu significativamente o edema induzido pela Nistatina. Efeito da aplicação tópica do Extrato de Cordia verbenacea no edema produzido por óleo de Cróton em orelhas de ratos. Tratamento Inibição do Edema (%) Extrato de Cordia verbenacea 50,9 Naproxeno 29,5 Dexametasona 75,7 Cordia verbenacea promoveu importante efeito gastroprotetor, reduzindo significativamente as lesões gástricas. Conclusão: Cordia verbenacea apresenta efeito antiinflamatório comparável à Dexametasona e superior ao naproxeno, além de apresentar efeito gastroprotetor. J Ethnopharmacol Feb;31(2): Outros estudos comprovaram: Cordia verbenacea reduziu a formação do granuloma de forma similar à fenilbutazona em modelos animais (8,9). Cordia verbenacea promoveu a inibição significativa do edema carragenina-induzido em modelos animais; Cordia verbenacea promoveu efeito antiinflamatório e redução da formação de granuloma similar à Fenilbutazona em modelos animais; Cordia verbenacea promoveu a redução da permeabilidade vascular à histamina intracutânea em modelos animais; Experimentos toxicológicos subagudos indicaram uma toxicidade muito baixa. Planta Med Feb;56(1): Farmaco, 50: 4, 1995 Apr, Uncaria tomentosa, mais comumente conhecida como Cat s claw, é uma planta tradicionalmente utilizada no tratamento da artrite (10). Os componentes ativos são os alcalóides Boswellia serrata tem sido utilizada na Medicina Tradicional Indiana no tratamento da artrite reumatóide e em outras condições inflamatórias. Os marcadores farmacológicos da Boswellia serrata são os ácidos boswélicos. Seu uso está associado ao alívio da dor em processos inflamatórios (13).

6 Mecanismo de Ação Boswellia serrata - Estudo in vitro demonstrou que a Boswellia serrata decresce a síntese de leucotrienos (3). - Segundo resultados de outro estudo, os ácidos boswélicos são os responsáveis pela atividade antiinflamatória da Boswellia serrata. Seu mecanismo de ação está baseado na inibição da biossíntese de leucotrienos em granulócitos neutrofílicos através da inibição nãoredox e não-competitiva da 5-lipooxigenase (4). - Outros mecanismos propostos baseiam-se na inibição, por alguns ácidos boswélicos, da enzima elastase em leucócitos, na inibição da proliferação e na indução da apoptose. Cat s claw Uncaria tomentosa - Apresenta ação antiinflamatória (6). - Protege contra o estresse oxidativo in vitro (10). - Inibe a ativação do NF-kappaB (10). - Reduz a atividade da enzima mieloperoxidase (10). - Atenua a apoptose peroxinitrito-induzida em macrófagos (10). Cordia verbenacea Cordiapholium - Apresenta efeito antiinflamatório marcante (8). - Reduz a permeabilidade vascular à histamina intracutânea (8). - Apresenta importante efeito gastroprotetor, reduzindo significativamente o número de lesões gástricas (11). Indicação e posologia Indicação Boswellia serrata Osteoartrite de joelho (1), artrite reumatóide e outros processos inflamatórios (13). (6) Cat s claw Osteoartrite de joelho e artrite reumatóide ativa (5). Cordiapholium Doenças reumáticas em geral. Posologia 150 a 400 mg 3 vezes ao dia, por 2 a 3 meses (13). 500 a 1000 mg 1 a 3 vezes ao dia (14). 150 mg 3 vezes ao dia. Doses maiores podem ser utilizadas a critério médico.

7 1.Cápsulas de Boswellin FORMULÁRIO - Extrato obtido da planta Boswellia serrata. A ação terapêutica dos ácidos boswélicos pode estar na Boswellin 300 mg (13) exclusiva inibição da enzima lipooxigenase-5, que previne a formação de leucotrienos inflamatórios (4). Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia. 2. Cápsulas de Unha-de-gato Cat s Claw E. padron. 1,27%_500 mg (14) - Ação antiinflamatória. Inibe a ativação do NF-kappaB (10). Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia. 2. Cápsulas de Cordiapholium Cordiapholium E. padron._150 mg - Potente antiinflamatório. Extrato padronizado de Cordia verbenacea. Mande 90 cápsulas. Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia. Apresenta efeito gastroprotetor Sugerido pelo Phytomedicine Jan;10(1):3-7 Sugerido pelo J Rheumatol Apr;29(4): Sugerido pelo J Ethnopharmacol Feb;31(2):239-47

8 Associações úteis 1. Cápsulas de Cordiapholium + Boswellin Cordiapholium E. - Potente antiinflamatório. Extrato padron. 200 mg padronizado de Cordia verbenacea. - A ação terapêutica dos ácidos boswélicos pode estar na exclusiva Boswellin 300 mg inibição da enzima lipooxigenase-5, que previne a formação de leucotrienos inflamatórios. Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia ou a critério médico. 2. Cápsulas de Cordiapholium + Unha-de-gato Cordiapholium E. padron._ 200 mg - Potente antiinflamatório. Extrato padronizado de Cordia verbenacea. - Ação antiinflamatória. Inibe a Cat s Claw E. padron. 300 mg ativação do NF-kappaB (10). Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia ou a critério médico. 3. Cápsulas de Cat s claw + Boswellin - Ação antiinflamatória. Inibe a Cat s Claw E. padron. 300 mg ativação do NF-kappaB (10). - A ação terapêutica dos ácidos boswélicos pode estar na exclusiva Boswellin 300 mg inibição da enzima lipooxigenase-5, que previne a formação de leucotrienos inflamatórios. Mande 60 cápsulas. Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia ou a critério médico.

9 Terapias tópicas 1. Solução tópica de Diclofenaco sódico Diclofenaco sódico 1,5% (15) - Antiinflamatório. Inibe a COX-1 e a COX-2. Solução de DMSO a 45,5% qsp 30 g - Veículo com DMSO, um Chemical penetration enhancer com propriedade antiinflamatória e analgésica. Aplicar na região afetada 4 vezes ao dia ou conforme orientação médica. 2. Gel de Nimesulida a 1% (18) Nimesulida 1% - Antiinflamatória e analgésica. Inibe seletivamente a COX-2 e apresenta ação antinociceptiva. Gel alcoólico qsp 30 g - Veículo. Aplicar na região afetada 3 vezes ao dia. 3. Creme de Ibuprofeno (16) Ibuprofeno 5% - Antiinflamatório e analgésico. Inibidor da COX-1 e COX-2. Creme não-iônico qsp 30 g - Veículo. Aplicar na região afetada 3 vezes ao dia. 4. Gel de Meloxicam (17) Terapia sugerida pelo CMAJ Aug 17;171(4):333-8 Sugerido pelo Eur J Clin Pharmacol Sep;54(7):541-7 Sugerido pelo J Rheumatol Mar;31(3): Sugerido pelo Skin Pharmacol Appl Skin Physiol Mar-Apr;15(2): Meloxicam 1% - Antiinflamatório e analgésico. Inibidor seletivo da COX-2. Gel alcoólico qsp 30 g - Veículo. Aplicar na região afetada 3 vezes ao dia. 5. Gel de Piroxicam (18) Sugerido pelo Eur J Clin Pharmacol Sep;54(7):541-7 Piroxicam 1% - Antiinflamatório e analgésico. Inibe a COX-1 e 2. Gel de natrosol qsp 30 g - Veículo. Aplicar na região afetada 3 vezes ao dia.

10 Referências Bibliográficas 1. Kimmatkar N, Thawani V, Hingorani L, Khiyani R. Efficacy and tolerability of Boswellia serrata extract in treatment of osteoarthritis of knee--a randomized double blind placebo controlled trial. MS Orthopedics, Indira Gandhi Medical College, Nagpur, India. Phytomedicine Jan;10(1): Reichling J, Schmokel H, Fitzi J, Bucher S, Saller R. Dietary support with Boswellia resin in canine inflammatory joint and spinal disease. Institut fur Pharmazie und Molekulare Biotechnologie (IPMB), Abteilung Biologie, Ruprecht-Karls- University Heidelberg, Germany. Schweiz Arch Tierheilkd Feb;146(2): Sander O, Herborn G, Rau R. [Is H15 (resin extract of Boswellia serrata, "incense") a useful supplement to established drug therapy of chronic polyarthritis? Results of a double-blind pilot study] Rheumatologische Klinik, Evangelisches Fachkrankenhaus Ratingen. Z Rheumatol Feb;57(1): Ammon HP. [Boswellic acids (components of frankincense) as the active principle in treatment of chronic inflammatory diseases] Lehrstuhl Pharmakologie fur Naturwissenschaftler, Pharmazeutisches Institut der Universitat Tubingen, Deutschland. sekretariat.ammon@uni-tuebingen.de Wien Med Wochenschr. 2002;152(15-16): Mur E, Hartig F, Eibl G, Schirmer M. Randomized double blind trial of an extract from the pentacyclic alkaloid-chemotype of uncaria tomentosa for the treatment of rheumatoid arthritis. Department of Internal Medicine, Innsbruck University Hospital, Austria. erich.mur@uibk.ac.at J Rheumatol Apr;29(4): Comment in: J Rheumatol Apr;29(4): Piscoya J, Rodriguez Z, Bustamante SA, Okuhama NN, Miller MJ, Sandoval M. Efficacy and safety of freeze-dried cat's claw in osteoarthritis of the knee: mechanisms of action of the species Uncaria guianensis. Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Facultad de Medicina, Lima, Peru. Inflamm Res Sep;50(9): Sertie JA, Basile AC, Panizza S, Oshiro TT, Azzolini CP, Penna SC. Pharmacological assay of Cordia verbenacea. III: Oral and topical antiinflammatory activity and gastrotoxicity of a crude leaf extract. Department of Pharmacology, Universidade de Sao Paulo, Brazil. J Ethnopharmacol Feb;31(2): Sertie JA, Basile AC, Panizza S, Matida AK, Zelnik R. Anti-inflammatory activity and sub-acute toxicity of artemetin. Department of Pharmacology, Universidade de Sao Paulo, Brasil. Planta Med Feb;56(1): Ficarra R; Ficarra P; Tommasini S; Calabrò ML; Ragusa S; Barbera R; Rapisarda A Leaf extracts of some Cordia species: analgesic and anti-inflammatory activities as well as their chromatographic analysis. Dipartimento Farmaco-Chimico, Università di Messina, Italy. Farmaco, 50: 4, 1995 Apr, Sandoval-Chacon M, Thompson JH, Zhang XJ, Liu X, Mannick EE, Sadowska-Krowicka H, Charbonnet RM, Clark DA, Miller MJ. Antiinflammatory actions of cat's claw: the role of NF-kappaB. LSU Medical Center, Department of Paediatrics and Stanley S. Scott Cancer Center, New Orleans, LA 70112, USA. Aliment Pharmacol Ther Dec;12(12): Sertié JA; Basile AC; Panizza S; Oshiro TT; Azzolini CP; Penna SC Pharmacological assay of Cordia verbenacea. III: Oral and topical antiinflammatory activity and gastrotoxicity of a crude leaf extract. Department of Pharmacology, Universidade de Säo Paulo, Brazil. J Ethnopharmacol, 31: 2, 1991 Feb, Prado, F. C.; Ramos, J.; Valle, J. R. Atualização Terapêutica ª Edição Editora: Artes Médicas The Veterinary Institute of Integrative Medicine. Disponível em: Bookman AA, Williams KS, Shainhouse JZ. Effect of a topical diclofenac solution for relieving symptoms of primary osteoarthritis of the knee: a randomized controlled trial. CMAJ Aug 17;171(4):333-8.

11 16. Trnavsky, K., Fischer, M., Vogtle-Junkert, U., Schreyger, F.. Efficacy and safety of 5% ibuprofen cream treatment in knee osteoarthritis. Results of a randomized, double-blind, placebocontrolled study. J Rheumatol Mar;31(3): Gupta, S.K., Bansal, P., Bhardwaj, R.K., Jaiswal, J., Velpandian, T.. Comparison of analgesic and anti-inflammatory activity of meloxicam gel with diclofenac and piroxicam gels in animal models: pharmacokinetic parameters after topical application. Skin Pharmacol Appl Skin Physiol Mar-Apr;15(2): Sengupta S, Velpandian T, Kabir SR, Gupta SK. Analgesic efficacy and pharmacokinetics of topical nimesulide gel in healthy human volunteers: double-blind comparison with piroxicam, diclofenac and placebo. Eur J Clin Pharmacol Sep;54(7): APOIO FARMACOTÉCNICO Solução de DMSO a 45,5% com diclofenaco sódico DMSO 45,5% Diclofenaco de sódio 1,5% Agua Destilada qsp 100% Modo de Preparo: - Pesar o diclofenaco de sódio, solubilizar num qs de DMSO. - Adicionar a água e homogeneizar. Gel de DMSO DMSO 50% Gel de natrosol qsp Modo de Preparo: Incorporar o DMSO no gel de natrosol lentamente, sob agitação. Boswellin Cat s claw Cordiapholium Diclofenaco sódico Ibuprofeno Meloxicam Naproxeno Nimesulida Piroxicam Lista de Fornecedores Galena Purifarma Gerbras Purifarma/ Gerbrás/ Via Farma e outros, ver lista Purifarma/ Gerbrás/ Via Farma e outros, ver lista Purifarma/ Gerbrás/ Via Farma e outros, ver lista Purifarma/ Gerbrás/ Via Farma e outros, ver lista Purifarma/ Gerbrás/ Via Farma e outros, ver lista Purifarma/ Gerbrás/ Via Farma e outros, ver lista

12 Osteoartrite A osteoartrite, antes conhecida como osteoartrose ou simplesmente artrose, corresponde a um grupo de problemas que resulta em alterações anatômicas, com conseqüentes repercussões nas juntas (articulações), principalmente em: joelhos; quadris; mãos; coluna vertebral. Algumas vezes, apenas uma única articulação (junta) é comprometida, mas em outras situações, poucas ou muitas delas podem ser afetadas ao mesmo tempo e com intensidades diferentes. Além de provocar dores, sensações de rigidez e edema (inchaço), a osteoartrite pode ocasionar limitações funcionais, tais como: perda de movimentos; deformidades; incapacidade total do membro, de acordo com a articulação atingida. É uma doença muito freqüente, tanto que, segundo a experiência médica, a maioria das pessoas acima de 65 anos e cerca de 80% daquelas que já passaram dos 75 anos acabam sofrendo dessa enfermidade. Pode surgir sem uma causa aparente, sendo então considerada primária ou idiopática (sem causa conhecida) ou ter um fator identificado que favoreça seu aparecimento (fator predisponente); é a chamada osteoartrite secundária. Diversas condições têm sido relacionadas como agentes causais de osteoartrite secundária, particularmente as doenças metabólicas, distúrbios anatômicos, traumas, artrites e infecções.

13 Artrite reumatóide Fonte: O que é Artrite Reumatóide? A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica severa, debilitante, com localização variada mais comumente nas articulações sinoviais e tecidos periarticulares, com dores e deformidades progressivas, considerada até o momento incurável. A expectativa de vida pode ser reduzida tanto em homens como em mulheres com artrite reumatóide e aqueles pacientes com o tipo mais grave da doença apresentam as mais altas taxas de mortalidade; por essa razão, muitos reumatologistas estão desenvolvendo estratégias terapêuticas mais agressivas para essa doença. É muito freqüente, aproximadamente 10% das manifestações articulares são devido a Artrite Reumatóide. A origem da doença está relacionada com distúrbios emocionais ou ao sistema imunológico (auto-imune). Quem pode ter Artrite Reumatóide? A Artrite Reumatóide acomete homens e mulheres de todas as idades, com picos de incidência em adultos jovens e mulheres em pré-menopausa. A sua incidência é maior entre mulheres entre 50 e 70 anos, tendo uma relação de prevalecência de 2 a 3 mulheres para 1 homem. Como se manifesta a Artrite Reumatóide? A Artrite Reumatóide é caracterizada pela inflamação da membrana (sinovial) que forra a cápsula fibrosa que envolve e protege as articulações. O início é insidioso com sintomas gerais: febrícula, mal-estar, sudorese, perda do apetite, emagrecimento, moleza, angústia e irritabilidade. O começo pode também simular outras doenças, como: tenossinovite, manifestações pulmonares, fibromialgia, etc, ou atingir a várias articulações, geralmente as maiores, sendo simétrica (direita e esquerda). Apresentam sinais evidentes de inflamação: dor, rigidez matinal (mais intensa após despertar), artrite em três ou mais áreas articulares, edema, calor, rubor, aumento dos gânglios, anemia e nódulos subcutânios. Qualquer articulação sinovial pode apresentar a inflamação da artrite reumatóide, sendo que algumas com mais conseqüências. Entre ela podemos destacar: - Mãos; - Joelhos; - Pés; - Cotovelos; - Ombros;

14 - Têmporo-mandibular; - Coluna cervical. As principais complicações geradas pela doença são: - Deformidades progressivas com perda funcional; - Desgaste das juntas (artrose); - Ruptura de tendões; - Instabilidade da coluna cervical Como deve ser o tratamento da Artrite Reumatóide? A Artrite Reumatóide é uma doença de difícil tratamento. Até 75% dos pacientes apresentam melhora quando são tratados com baixas doses de um número mínimo de medicações durante o primeiro ano da doença, porém 10% ou mais são eventualmente incapacitados por ela. Os pacientes que apresentam diagnóstico de artrite reumatóide precisam receber informações sobre a doença, seu curso, as diferentes modalidades terapêuticas, os efeitos colaterais induzidos pela medicação, as conseqüências da doença e as técnicas para ocultar o problema. O tratamento da artrite reumatóide poderá ser realizado pelo paciente de duas maneiras: tratamento não farmacológico e tratamento farmacológico. - Tratamento Não Farmacológico: O repouso completo no leito durante um curto período de tempo pode ser benéfico para pacientes com doença grave ativa e dolorosa, mas períodos regulares de repouso podem ser recomendados para pacientes com sintomas menos graves. Além disso, aparelhos para mobilização podem poupar a articulação em locais específicos de inflamação. Programas de exercícios também podem contribuir para a prevenção de deformidades e a manutenção da massa muscular, embora eles devam ser iniciados cuidadosamente se o processo inflamatório agudo ainda estiver ativo. Exercícios e fisioterapia oferecem maior sucesso quando iniciados após a inflamação ter sido suprimida. Vários dispositivos encontram-se disponíveis para ajudar os pacientes com artrite reumatóide a realizar as tarefas diárias. Sapatos ortopédicos e outros tipos de calçados podem também ser muito úteis. - Tratamento Farmacológico: O tratamento farmacológico da artrite reumatóide tem sido tradicionalmente dividido em medicações de primeira e de segunda linhas. Os agentes de primeira linha, incluindo AINEs, aspirina e coxibs exercem rápido efeito supressor dos sinais de inflamação, tais como dor e rigidez,

15 mas, infelizmente, eles não alteram a progressão do dano articular, conforme evidenciado por estudos que utilizaram radiografias seriadas. As medicações de segunda linha são aquelas que conseguem modificar o curso da doença. Dentre estas, podemos destacar a sulfassalazina, a hidroxicloroquina, o metotrexato, a azatioprina, os sais de ouro, a penicilamina, a ciclofosfamida e a ciclosporina. Atualmente as medicações modificadoras da doença estão sendo usadas no início do processo patológico para ajudar a prevenir complicações e incapacidade. Devido a este fato, os agentes de segunda linha estão sendo classificados agora como medicações anti-reumáticas modificadoras da doença (DMARDs), medicações indutoras de remissão (RIDs) ou medicações anti-reumáticas de ação lenta (SAARDs). Elaborado por Direitos Autorais Protegidos pela Lei 9610 de 19 de Fev. de Estas informações devem ser analisadas pelo profissional prescritor antes de adotados na clínica, e são de distribuição e uso exclusivo de médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários devidamente inscritos em seus C.R.s.

Acomete 1% da população adulta. Afeta 3 vezes mais mulheres do que homens e apresenta maior incidência entre os 35 e os 65 anos.

Acomete 1% da população adulta. Afeta 3 vezes mais mulheres do que homens e apresenta maior incidência entre os 35 e os 65 anos. Boswellia serrata, Cordiapholium e Cat s claw Fitoterápicos úteis na Reumatologia Doutor O objetivo deste informe científico é demonstrar a eficácia do tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide

Leia mais

326 pacientes com osteoartrite de joelho foram randomizados para receber por 12 semanas:

326 pacientes com osteoartrite de joelho foram randomizados para receber por 12 semanas: Solução tópica de DICLOFENACO SÓDICO a 1,5% Eficácia e segurança comprovadas no tratamento da osteoartrite primária de joelho, com menor ocorrência de efeitos adversos sistêmicos Doutor O objetivo deste

Leia mais

Phytomedicine. 2000 Jun;7(3):177-83.

Phytomedicine. 2000 Jun;7(3):177-83. Garra-do-diabo Eficácia similar à diacereína, com maior segurança no tratamento da osteoartrite (1) Doutor, O objetivo deste Informe Científico é apresentar um estudo que apontou a eficácia do uso da garra-do-diabo

Leia mais

Extrato vegetal padronizado obtido através de rigoroso processo extrativo, garantindo sua qualidade;

Extrato vegetal padronizado obtido através de rigoroso processo extrativo, garantindo sua qualidade; CORDIAPHOLIUM Origem O Cordiapholium é um extrato vegetal padronizado desenvolvido no país e extraído da planta Cordia verbenacea, popularmente conhecida como Erva baleeira. Pertence à família das Boragináceas,

Leia mais

326 pacientes com osteoartrite de joelho foram randomizados para receber por 12 semanas:

326 pacientes com osteoartrite de joelho foram randomizados para receber por 12 semanas: Solução tópica de DICLOFENACO SÓDICO a 1,5% Eficácia e segurança comprovadas no tratamento da osteoartrite primária de joelho, com menor ocorrência de efeitos adversos sistêmicos Doutor O objetivo deste

Leia mais

Eficaz e bem tolerada no tratamento da artrite, melhorando, sobretudo a qualidade de vida dos pacientes 1.

Eficaz e bem tolerada no tratamento da artrite, melhorando, sobretudo a qualidade de vida dos pacientes 1. Atualização em Nutracêuticos Garra do diabo nas doenças reumáticas Eficaz e bem tolerada no tratamento da artrite, melhorando, sobretudo a qualidade de vida dos pacientes 1. O tratamento com harpagosídeo,

Leia mais

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose é o termo genérico usado para relatar o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação. Diferentemente de outras articulações como joelho e quadril,

Leia mais

Osteoartrose. Ms. Roberpaulo Anacleto

Osteoartrose. Ms. Roberpaulo Anacleto Osteoartrose Ms. Roberpaulo Anacleto Introdução Sinônimos: Osteoartrite; Doença Articular Degenerativa Não há sintomas sistêmicos Locais mais acometidos: Membros inferiores e segmentos vertebrais. Associação:

Leia mais

O entorse de tornozelo é uma das lesões mais freqüentes.

O entorse de tornozelo é uma das lesões mais freqüentes. Creme de confrei Eficaz e seguro no tratamento agudo do entorse de tornozelo, com excelente tolerabilidade (1) Doutor, O objetivo deste informe científico é apresentar um estudo que apontou a eficácia

Leia mais

LITERATURA MOVE ANTIINFLAMATÓRIO NATURAL MELHORA RÁPIDA DA DOR ARTICULAR

LITERATURA MOVE ANTIINFLAMATÓRIO NATURAL MELHORA RÁPIDA DA DOR ARTICULAR MOVE ANTIINFLAMATÓRIO NATURAL MELHORA RÁPIDA DA DOR ARTICULAR A osteoartrite (OA), doença articular degenerativa, artrose ou osteoartrose, como ainda é conhecida em nosso meio, é a doença articular mais

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 290/2014 Hilano GF 20 (Synvisc ) e Sulfato de condroitina + glucosamina no tratamento da artrose do joelho

RESPOSTA RÁPIDA 290/2014 Hilano GF 20 (Synvisc ) e Sulfato de condroitina + glucosamina no tratamento da artrose do joelho RESPOSTA RÁPIDA 290/2014 Hilano GF 20 (Synvisc ) e Sulfato de condroitina + glucosamina no tratamento da artrose do joelho SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO DATA 29/05/14 Dra. Maria Augusta Balbinot Juíza

Leia mais

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica Parte utilizada: Raíz Uso: Interno A osteoartrite (OA), artrose ou osteoartrose,

Leia mais

REGENERADOR OSTEOARTICULAR

REGENERADOR OSTEOARTICULAR REGENERADOR OSTEOARTICULAR OSTEOCART PLUS é um regenerador osteoarticular com formulação exclusiva. Possui décadas de eficácia comprovada por milhares de médicos veterinários e animais de estimação, em

Leia mais

UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas

UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas UC-II na Osteoartrite de Joelhos Bem Tolerado e Eficaz na Melhora dos Sintomas UC-II Colágeno Tipo II Não Desnaturado Aliado na Ortopedia e Reumatologia UC-II na Melhora da Dor nas Articulações O colágeno

Leia mais

UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e

UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e Glucosamina Promove a Reposição de Colágeno das Articulações

Leia mais

Cópia dos exames: VHS, PCR, hemograma, plaquetas, ALT, AST, depuração de creatinina e. B-HCG para mulheres em idade fértil.

Cópia dos exames: VHS, PCR, hemograma, plaquetas, ALT, AST, depuração de creatinina e. B-HCG para mulheres em idade fértil. ARTRITE PSORÍACA Portaria SAS/MS n 1204 04/11/2014 Medicamento SULFASSALAZINA METOTREXATO NAPROXENO CID 10 M07.0, M07.3 M07.0, M07.3 Apresentação 500mg (comprimido) 2,5mg (comprimido) e 500mg (comprimido)

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE]

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE] [LEPTOSPIROSE] A Leptospirose é uma doença infecciosa grave. 2 leptospirose É causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, que tem vários subtipos (chamados sorovares). Esses sorovares têm diferentes

Leia mais

5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono

5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono 5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono Doutor, O objetivo deste informe científico é apresentar um estudo que comprovou a eficácia da administração

Leia mais

Psychiatry Res. 2002 Dec 30;113(3):237-43.

Psychiatry Res. 2002 Dec 30;113(3):237-43. 5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono Doutor, O objetivo deste informe científico é apresentar um estudo que comprovou a eficácia da administração

Leia mais

Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré Enfermagem em Clínica Médica Síndrome de Guillain-Barré Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com Síndrome de Guillain-Barré É uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Glucosamina MYLAN 1500 mg Pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu

Leia mais

Risco cardiovascular e aterosclerose na

Risco cardiovascular e aterosclerose na Risco cardiovascular e aterosclerose na Doença cardiovascular: principal causa de morte! Taxas de mortalidade (10 5 hab) pelas principais causas de morte Entre os 55 e os 64 anos Acima dos 75 anos Paulo

Leia mais

CONDROFLEX. sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina. Cápsula. 500mg + 400mg

CONDROFLEX. sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina. Cápsula. 500mg + 400mg CONDROFLEX sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina Cápsula 500mg + 400mg CONDROFLEX sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina APRESENTAÇÕES Condroflex 500mg + 400mg. Embalagem com

Leia mais

TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA

TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): JULIANA CICELINI ORIENTADOR(ES):

Leia mais

TENHA MELHOR APARÊNCIA, SINTA-SE MELHOR E VIVA MELHOR. Saúde das Articulações

TENHA MELHOR APARÊNCIA, SINTA-SE MELHOR E VIVA MELHOR. Saúde das Articulações TENHA MELHOR APARÊNCIA, SINTA-SE MELHOR E VIVA MELHOR Saúde das Articulações Pycnogenol para a Saúde das Articulações Nossas articulações estão sujeitas ao desgaste e, com o avanço da idade, o revestimento

Leia mais

Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e

Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e Conduta. QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO DAS PRÓXIMAS AULAS; HORÁRIO DE ATENDIMENTO ON-LINE; blog do professor:

Leia mais

TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA

TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA Segundo o grande filósofo e cientista árabe Avicena (980 1037), o

Leia mais

Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are)

Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are) Versão de 2016 1. O QUE SÃO AS ESPONDILARTRITES JUVENIS/ARTRITE RELACIONADA COM ENTESITE

Leia mais

Boa leitura! Luiz Carlos Motta, presidente

Boa leitura! Luiz Carlos Motta, presidente Nos últimos anos, infelizmente o assunto dengue tem ganhado cada vez mais espaço no noticiário. Os casos não param de aumentar e o número de cidades onde a doença se transformou em epidemia, também. Para

Leia mais

DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO

DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação Curso de Graduação em Odontologia Disciplina de Periodontia 5 o período DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com

Leia mais

Deformidades dos Pés Joanetes

Deformidades dos Pés Joanetes Deformidades dos Pés Joanetes O joanete é uma das situações mais comuns entre os problemas encontrados nos pés. É natural que uma situação tão freqüente esteja acompanhada de dúvidas e mitos. Nosso objetivo

Leia mais

Óleo de oliva na osteoartrite

Óleo de oliva na osteoartrite Atualização em Farmacoterapia 1 Óleo de oliva na osteoartrite Eficácia na redução das dores e melhora física dos joelhos 1. A aplicação do gel com arnica proporciona efetivo alívio dos sintomas da osteoartrite,

Leia mais

FRANCISCO FERREIRA. Universo. Saude. Desvios Posturais

FRANCISCO FERREIRA. Universo. Saude. Desvios Posturais FRANCISCO FERREIRA Saude Universo Desvios Posturais DESVIOS POSTURAIS E ATIVIDADE FÍSICA Muito se fala em desvios posturais, mas você sabe do que se trata realmente? A coluna vertebral é dividida em região

Leia mais

Doença de base 2. CARACTERIZAÇÃO DAS LESÕES

Doença de base 2. CARACTERIZAÇÃO DAS LESÕES Doença de base As patologias de base dos pacientes corresponderam ao grupo ao qual pertenciam. Assim, o diabetes mellitus e a insuficiência venosa crônica, isolados ou associados a outras patologias, como

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS Alexandra Corrêa de Freitas Bruno Benndorf Mangolini Cristiano Roberto de Souza Maíra Caricari

Leia mais

Assunto: Posicionamento do Ministério da Saúde acerca da integralidade da saúde dos homens no contexto do Novembro Azul.

Assunto: Posicionamento do Ministério da Saúde acerca da integralidade da saúde dos homens no contexto do Novembro Azul. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS COORDENAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE DOS HOMENS COORDENAÇÃO DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO

Leia mais

j/d TM Canine auxilia em casos de osteoartrite 8

j/d TM Canine auxilia em casos de osteoartrite 8 j/d TM Canine auxilia em casos de osteoartrite 8 A eficácia de j/d TM Canine nas manifestações clínicas de osteoartrite foi avaliada através de estudo clínico em dois grupos de cães: Grupo teste: 71 cães

Leia mais

Glaucoma. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Glaucoma. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Glaucoma Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho GLAUCOMA O Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Glaucoma Crônico e agudo Crônico:

Leia mais

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada FISIOTERAPIA Coluna e Dores Irradiadas Dores musculoesqueléticas localizadas em pontos distantes da coluna podem ser causadas por distúrbios da própria coluna. Márcia Maria Cruz Problemas da coluna se

Leia mais

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel

Pressão Arterial. Profª. Claudia Witzel Pressão Arterial Profª. Claudia Witzel Pressão do sangue Quando o volume de sangue que sai do coração é maior do que o determinado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, acima de 130 x 85 mmhg. A

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende HPV Vírus Papiloma Humano Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende O HPV (papiloma vírus humano) é o agente causador de uma doença sexualmente transmissível (DST). Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida

Leia mais

TÍTULO: BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS E PLANTAS MEDICINAIS COM AÇÃO ANTIOXIDANTE EM PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

TÍTULO: BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS E PLANTAS MEDICINAIS COM AÇÃO ANTIOXIDANTE EM PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA TÍTULO: BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS E PLANTAS MEDICINAIS COM AÇÃO ANTIOXIDANTE EM PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO

Leia mais

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010)

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010) Acre Em, no estado do Acre (AC) moravam 734 mil pessoas, e uma parcela ainda pequena dessa população, 4,3% (32 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 22 municípios, dos quais sete

Leia mais

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O objetivo do curso é prover o profissional de conhecimentos atualizados

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Kamillosan solução cutânea 967.5 mg/ml 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 100 ml de Extracto, contém: Extracto de flores de

Leia mais

FURP-PARACETAMOL. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 200 mg/ml

FURP-PARACETAMOL. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 200 mg/ml FURP-PARACETAMOL Fundação para o Remédio Popular FURP Solução Oral 200 mg/ml BULA PARA O PACIENTE FURP-PARACETAMOL 200 mg/ml Solução Oral paracetamol APRESENTAÇÃO Solução oral Frasco com 15 ml de solução

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Generis 1500 mg Pó para solução oral (sulfato de glucosamina) Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Serenoa repens na HPB Eficácia e segurança cientificamente comprovadas Hiperplasia prostática benigna (HPB)(2)

Serenoa repens na HPB Eficácia e segurança cientificamente comprovadas    Hiperplasia prostática benigna (HPB)(2) Serenoa repens na HPB Eficácia e segurança cientificamente comprovadas Doutor, O objetivo desse informe científico é apresentar os estudos que comprovaram a segurança e a eficácia do extrato de Serenoa

Leia mais

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g MUD oral Bula para paciente pomada 1 mg/g Mud Oral (triancinolona acetonida) TÓPICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: USO ADULTO USO ORAL Embalagem contendo 1 bisnaga de 10 g. COMPOSIÇÃO: Cada grama

Leia mais

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope pediátrico de 7,5 mg/5ml: frasco com 120 ml

Leia mais

Braam LA, Knapen MH, Geusens P, Brouns F, Hamulyak K, Gerichhausen MJ, Vermeer C. Department of Biochemistry, University of Maastricht, The

Braam LA, Knapen MH, Geusens P, Brouns F, Hamulyak K, Gerichhausen MJ, Vermeer C. Department of Biochemistry, University of Maastricht, The Vitamina K 1 Co-administrada com minerais e vitamina D, pode contribuir substancialmente na redução da perda óssea pós-menopausal do pescoço do fêmur. Doutor, O objetivo deste informe científico é abordar

Leia mais

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 1. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 1. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Uso Correto da Medicação Denise Reis Franco Médica Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Eliana M Wendland Doutora em Epidemiologia Oral e Insulina Parte 1 Uso correto da medicação oral e insulina

Leia mais

Metactive. NOME CIENTÍFICO: Camellia sinensis L. NOME DA FAMÍLIA: Theaceae NOME POPULAR: Chá Verde PARTE DA PLANTA UTILIZADA: Folhas não fermentadas

Metactive. NOME CIENTÍFICO: Camellia sinensis L. NOME DA FAMÍLIA: Theaceae NOME POPULAR: Chá Verde PARTE DA PLANTA UTILIZADA: Folhas não fermentadas Metactive Metactive - Extrato Seco de Camellia sinensis, é o primeiro fitoterápico a base da planta Camellia sinensis com registro na Anvisa. Metactive exerce uma potente ação antioxidante, auxiliando

Leia mais

O QUE É A CICLOSPORINA TEVA E PARA QUE SE UTILIZA. Forma farmacêutica e conteúdo; grupo fármaco-terapêutico

O QUE É A CICLOSPORINA TEVA E PARA QUE SE UTILIZA. Forma farmacêutica e conteúdo; grupo fármaco-terapêutico FOLHETO INFORMATIVO CICLOSPORINA TEVA 25/50/100 mg Cápsulas moles Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia mais

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010)

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010) Maranhão Em, no estado do Maranhão (MA), moravam 6,6 milhões de pessoas, onde parcela considerável (6,%, 396, mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 217 municípios, dos quais um

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

APROVADO EM 28-04-2004 INFARMED

APROVADO EM 28-04-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

7. Hipertensão Arterial

7. Hipertensão Arterial 7. Hipertensão Arterial Situação Epidemiológica A hipertensão arterial é a doença de maior prevalência no Brasil. Além da magnitude, trata-se de doença de relativa gravidade, em decorrência de sua cronicidade

Leia mais

TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg

TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg TEGAN alfaestradiol APRESENTAÇÕES Solução tópica capilar contendo 0,25 mg de alfaestradiol. Embalagem contendo 1 frasco plástico com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO e CONTROLE do Clostridium difficile 1 Introdução Clostridium difficile (CD) é uma bactéria Gram-positiva, anaeróbia obrigatória com forma de bacilo, formadora de esporos e produtora de toxinas.

Leia mais

USO DA ALOE VERA NA PROFILAXIA DAS RADIODERMITES EM PACIENTES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À CIRURGIA E TRATADAS COM RADIOTERAPIA ADJUVANTE

USO DA ALOE VERA NA PROFILAXIA DAS RADIODERMITES EM PACIENTES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À CIRURGIA E TRATADAS COM RADIOTERAPIA ADJUVANTE USO DA ALOE VERA NA PROFILAXIA DAS RADIODERMITES EM PACIENTES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS À CIRURGIA E TRATADAS COM RADIOTERAPIA ADJUVANTE Orientado por: Prof. Dr. Fernando Augusto Soares Prof.

Leia mais

EVOLUÇÃO CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM CAPSULITE ADESIVA DE OMBRO.

EVOLUÇÃO CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM CAPSULITE ADESIVA DE OMBRO. EVOLUÇÃO CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM CAPSULITE ADESIVA DE OMBRO. Jordano Leite Cavalcante de Macedo* NOVAFAPI Karla Cristina Fianco* NOVAFAPI Klaus Avelino Santos e Silva* NOVAFAPI Ana Vannise

Leia mais

LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE

LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE Takeda Pharma Ltda. Cápsula gelatinosa 125mg/cápsula (simeticona) LUFTAL GEL CAPS simeticona APRESENTAÇÕES Cápsulas gelatinosas de 125 mg em embalagem com 10 cápsulas.

Leia mais

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo.

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo. Filariose Linfática Parasito Reino: Animalia Filo: Nemathelminthes Classe: Nematoda Família: Onchocercidae Gênero: Wuchereria Espécies: Wuchereria bancrofti - Esses vermes, chamados de filarídeos, não

Leia mais

Probabilidade pré-teste de doença arterial coronariana pela idade, sexo e sintomas

Probabilidade pré-teste de doença arterial coronariana pela idade, sexo e sintomas Pergunta: Quais são as principais indicações do teste ergométrico? Resposta: Há décadas o ECG de esforço vem sendo o principal instrumento no diagnóstico da doença cardíaca isquêmica estável e sua indicação

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 09- setembro/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é

Leia mais

OS-SantaCatarina. Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

OS-SantaCatarina. Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI OS-SantaCatarina Um novo modo de pensar e fazer saúde. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI COMO O MOSQUITO AEDES AEGYPTI SE COMPORTA? O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive perto do homem. Ele

Leia mais

CAMOMILINA C. Theraskin Farmacêutica Ltda. Cápsulas. extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25mg, vitamina D3 150UI

CAMOMILINA C. Theraskin Farmacêutica Ltda. Cápsulas. extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25mg, vitamina D3 150UI CAMOMILINA C Theraskin Farmacêutica Ltda. Cápsulas extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25mg, vitamina D3 150UI CAMOMILINA C extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina

Leia mais

Artrose Guia para pacientes. Voltar a experimentar o movimento! A artrose das grandes e pequenas articulações e o seu tratamento com

Artrose Guia para pacientes. Voltar a experimentar o movimento! A artrose das grandes e pequenas articulações e o seu tratamento com Artrose Guia para pacientes Voltar a experimentar o movimento! A artrose das grandes e pequenas articulações e o seu tratamento com O que se entende por artrose? A artrose é um sintoma típico do desgaste

Leia mais

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável.

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável. Material Técnico Acetato de zinco Identificação Fórmula Molecular: CH3CO2)2Zn,2H2O Peso molecular: 219,5 DCB / DCI: Não aplicável. CAS: 5970-45-6 INCI: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável.

Leia mais

Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016

Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016 Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016 Tema: Atuação da Fisioterapia no Mieloma Múltiplo Total atingido de pessoas na sala: 19 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30

Leia mais

Informativo. Edição de 02/02/2016

Informativo. Edição de 02/02/2016 1 O Informativo do Instituto de Medicina Avançada Amato, em artigo do Dr. Marcos Galan Morillo em esclarecedoras informações, correlacionou fatos fundamentais para as pessoas idosas e, consequentemente

Leia mais

Pitiríase versicolor. O tratamento consiste numa boa higiene da pele e no uso de antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos.

Pitiríase versicolor. O tratamento consiste numa boa higiene da pele e no uso de antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos. CETOCONAZOL EM ESPUMA Maior eficácia no tratamento da dermatite seborréica e da pitiríase versicolor Doutor O objetivo deste informe científico é demonstrar a eficácia do tratamento com CETOCONAZOL 2%

Leia mais

Fraturas Pro r f Mo M isé s s é Me M n e d n e d s e

Fraturas Pro r f Mo M isé s s é Me M n e d n e d s e Fraturas Prof Moisés Mendes Fraturas - definição CONCEITO Corresponde a divisão brusca e violenta de um osso ou cartilagem. A incidência é maior no sexo masculino, devido a uma exposição maior aos traumas,

Leia mais

APROVADO EM 18-12-2013 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Feldene 5 mg/g gel Piroxicam

APROVADO EM 18-12-2013 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Feldene 5 mg/g gel Piroxicam Folheto informativo: Informação para o utilizador Feldene 5 mg/g gel Piroxicam Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA

TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA PONTOS-CHAVE Permite determinar a presença e os níveis de anticorpos IgG a mais de 200 alimentos. A análise é realizada em duplicado a cada um dos alimentos,

Leia mais

Curso de Especialização em Podiatria Clínica tem nova turma de formandos em 2014

Curso de Especialização em Podiatria Clínica tem nova turma de formandos em 2014 Curso de Especialização em Podiatria Clínica tem nova turma de formandos em 2014 A Especialização agora conta com novidade no quadro curricular Confraternização entre avaliadores e parte dos formandos,

Leia mais

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof.

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof. Cinesiologia Classificação planar da posição e dos movimentos Prof. Cláudio Manoel Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço Movimento de único ponto (C.G.) Posição de uma única articulação

Leia mais

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição PIROXICAM Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético Descrição Piroxicam é um anti-inflamatório não esteroide (AINE), indicado para uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA FILMCEL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril hipromelose 0,5% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo 10 ml de solução

Leia mais

Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas

Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas Equipe Técnica Os protocolos foram estruturados em seis módulos interrelacionados abordando aspectos médicos, farmacêuticos e de gerenciamento.

Leia mais

GLYCOPHOS. Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml. Glycophos_BU_05

GLYCOPHOS. Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml. Glycophos_BU_05 GLYCOPHOS Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio Forma farmacêutica e apresentações: Solução injetável. GLYCOPHOS (glicerofosfato de sódio 216 mg/ml): Caixa contendo

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

NUTRAPLUS ureia CREME. 100 mg/g

NUTRAPLUS ureia CREME. 100 mg/g NUTRAPLUS ureia CREME 100 mg/g 1 NUTRAPLUS Ureia Creme Hidratante Para pele seca e áspera Hidratação intensa APRESENTAÇÃO: Creme contendo ureia 100mg/g, apresentado em bisnagas plásticas com 60 g. USO

Leia mais

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial A University of Southern California Divisão de Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional, juntamente com a Western Psychological Services

Leia mais

FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO. Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo :

FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO. Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo : FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo : Nome: Prontuário: Idade: Peso: Altura: Sexo: ( ) Masculino Raça: ( ) Branco ( ) Negro ( ) Feminino

Leia mais

ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA

ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA Pedro Guimarães Coscarelli Médico Dstrab/Cvast/Svea/SVS/SES-RJ Professor

Leia mais

Maria João Begonha Docente Faculdade de Ciências da Saúde - UFP mbegonha@ufp.pt

Maria João Begonha Docente Faculdade de Ciências da Saúde - UFP mbegonha@ufp.pt RELAÇÃO ENTRE MEDICAMENTOS GENÉRICOS E MEDICAMENTOS DE MARCA PRESCRITOS EM MEDICINA DENTÁRIA Maria João Begonha Docente Faculdade de Ciências da Saúde - UFP mbegonha@ufp.pt Sandra Gago Docente Faculdade

Leia mais

DISTROFIAS DISTROFIA MUSCULA R DO TIPO DUCHENNE (DMD)

DISTROFIAS DISTROFIA MUSCULA R DO TIPO DUCHENNE (DMD) Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DISTROFIAS As Distrofias Musculares Progressivas (DMPs) englobam um grupo de doenças genéticas, que

Leia mais

Programa Saúde e Longevidade

Programa Saúde e Longevidade Programa Saúde e Longevidade Ossos Saudáveis, Vida Ativa! Leia e pratique as orientações da ABET Volume 3 Programa Saúde e Longevidade - Vol.3 OSTEOPOROSE 1. O que é Osteoporose? A Osteoporose é uma doença

Leia mais

Definir febre. Identificar os aspectos peculiares da avaliação e condução de pacientes com febre no ambiente de atenção primária à saúde / atenção

Definir febre. Identificar os aspectos peculiares da avaliação e condução de pacientes com febre no ambiente de atenção primária à saúde / atenção Definir febre. Identificar os aspectos peculiares da avaliação e condução de pacientes com febre no ambiente de atenção primária à saúde / atenção básica. Reconhecer os elementos fundamentais da avaliação

Leia mais

Bactroban GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pomada 20mg/g

Bactroban GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pomada 20mg/g Bactroban GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pomada 20mg/g LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Bactroban pomada mupirocina APRESENTAÇÃO Pomada com 2% de

Leia mais

orientações sobre Licença Capacitação

orientações sobre Licença Capacitação orientações sobre Licença Capacitação O que é... Licença Capacitação A Licença Capacitação é um direito garantido aos servidores pelo artigo 87 da Lei 8.112/1990. 1 6 A licença capacitação não é cumulativa,

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

"Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse. headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic

Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse. headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic "Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic treatment. Results from a multicentre, multinational study

Leia mais

Meta-análise: aplicações em fisioterapia

Meta-análise: aplicações em fisioterapia Meta-análise: aplicações em fisioterapia Arminda Lucia Siqueira 1 George Schayer Sabino 1 Pollyanna Vieira Gomes da Silva 1 1 Introdução A junção de resultados de vários estudos recebe o nome de meta-análise

Leia mais

FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML

FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML Fungirox Solução Tópica ciclopirox olamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO FUNGIROX SOLUÇÃO TÓPICA: Cartucho com frasco conta-gotas

Leia mais