Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016"

Transcrição

1 Chat com a Dra. Priscilla Dia 18 de fevereiro de 2016 Tema: Atuação da Fisioterapia no Mieloma Múltiplo Total atingido de pessoas na sala: 19 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 Perguntas respondidas: 16 Convidada: Dra. Priscilla Mendoza - Especialista em Fisioterapia Oncológica pela FACIS; Especialista em Fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Membro do Comitê de Fisioterapia da ABRALE Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Moderador: Miguel Mod Estado: São Paulo Seja bem-vindo ao Chat! 12:57:47 - moderador : Boa tarde a todos! Vamos dar início ao chat ABRALE. 12:58:11 - moderador : Tema: Atuação da Fisioterapia no Mieloma Múltiplo 12:58:29 - moderador : Duração do chat: 14h às 15h30. 12:58:57 - moderador : Convidada de hoje: Convidada: Dra. Priscilla Mendoza - Especialista em Fisioterapia Oncológica pela FACIS; Especialista em Fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Membro do Comitê de Fisioterapia da ABRALE Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. 12:59:14 - moderador : Seja bem vinda Dra. Priscilla. Vou liberar a primeira pergunta. 12:59:36 - convidado : Boa tarde a todos!!! 13:00:05 - Alicia: Boa tarde! De forma geral, como a fisio pode ajudar pacientes de mieloma múltiplo?

2 13:02:19 - convidado : A fisioterapia vai atuar nos sintomas que o paciente apresentar. No caso do Mieloma geralmente atua na dor, limitação de movimento, fadiga com objetivo de manter a funcionalidade e melhorar a qualidade de vida deste. 13:04:36 - convidado : É necessário uma avaliação inicial para traçar esses objetivos e condutas. Mas numa forma geral amenizar as queixas que o paciente apresentar. 13:06:43 - Uanderson_ : Olá! Vc diria que para o tratamento do mieloma, eh fundamental um acompanhamento de um profissional de fisio? Pq os sintomas mais comuns são dores, cansaço e etc? 13:09:24 - convidado : Com certeza Vanderson! O acompanhamento da fisioterapia pode auxiliar muito nessa fase e amenizar esses sintomas, tanto da doença como do próprio tratamento pode causar. 13:10:49 - Rafael : Boa tarde a todos! Existe alguma atividade ou exercicio para aliviar as dores frequentes? 13:11:05 - Rafael : tenho muitas dores nas costas, existe algum exercicio ou atividade que possa ajudar numa possivel melhora? 13:11:28 - convidado : Com dor e fadiga a tendência é a pessoa ficar mais parada, sem atividade. E isso vira um ciclo que vai piorar ainda mais as queixas, por isso esse ciclo precisa ser quebrado. 13:13:49 - convidado : Boa tarde Rafael! Existe sim e para indicar o melhor recurso o ideal seria realizar uma avaliação. 13:14:10 - convidado : Mas geralmente alongamento e alguns exercícios ajudariam. 13:15:03 - convidado : Você já realiza alguma atividade? 13:17:31 - Rafael : No momento não. Estou ficando mais em repouso. Mas parece que as dores estão piorando, por isso comecei a pesquisar e vi que eh importante fazer alguma atividade. Tenho acesso a algum profissional de fisio pelo SUS? 13:22:55 - convidado : Você precisa primeiramente falar com o seu médico sobre a fisioterapia, se ele te indica no momento. É difícil encontrar a Fisioterapia no SUS, apesar da necessidade. Precisa procurar na UBS ou posto mais próxima de sua casa e verificar como funciona o encaminhamento, que é diferente em cada região. 13:25:35 - moderador : Canal de Apoio ao Paciente Abrale: (ligação gratuita) ou abrale@abrale.org.br 13:25:44 - Uanderson_ : Eh verdade que se um paciente de mieloma quebrar a perna ele corre o risco de nunca mais andar? 13:30:00 - convidado : Isso pode acontecer, mas depende de vários fatores associados Por exemplo, se o paciente for muito idoso a reabilitação pode ser mais difícil devido as alterações do envelhecimento e os sintomas da doença. Geralmente uma fratura tratada e reabilitada adequadamente não deixa essa sequela tão importante de imobilismo. 13:30:36 - convidado : Por isso a fisioterapia tem que iniciar o mais precoce, assim que o médico liberar.

3 13:31:50 - Monica : não tenho dinheiro para pagar fisioterapia e tenho muitas dores... posso fazer em casa exercícios para aliviar a dor? 13:36:04 - convidado : Boa tarde Monica! primeiro você precisa passar isso para o seu médico, assim ele pode ajusta as doses da medicações para auxiliar na diminuição de dor. Depois conversar com ele se você teria alguma contra indicação de algum exercício. Pois cada caso é um caso que precisa ser avaliado. 13:38:02 - convidado : Vale lembrar que pacientes com Mieloma tem o risco de fraturas patológicas, por isso sempre reforço a importância da liberação médica. Pois ele sabe como está o comprometimento do seu osso e o que você pode ou não fazer. 13:39:12 - Rafaela fala para convidado: Boa tarde! Fui diagnosticada com leucemia recentemente e gostaria de saber se a fisioterapia também é recomendada nesse caso? 13:41:36 - convidado : Boa tarde Rafaela! A fisioterapia também pode ser realizada em pacientes com Leucemia, e sua indicação vai depender da fase do tratamento e de suas condições clínicas. 13:43:06 - moderador : A ABRALE oferece apoio psicológico gratuito. Os atendimentos são realizados na sede em São Paulo ou de forma on-line para todo o Brasil. Entre em contato e obtenha mais informações: (11) psicologia@abrale.org.br 13:43:38 - Nil fala para moderador: o médico que acompanha meu marido liberou somente natação e caminhada por não ter impacto 13:45:23 - Sueli : Boa tarde! Sou fisioterapeuta e meu pai tem mieloma. Além dos exercícios e alongamento, qual tratamento seria mais indicado para dor? 13:46:07 - convidado : Pacientes com Mieloma podem realizar atividade física sem impacto, devido ao risco de fratura. Então atividades de contato devem ser evitadas, como lutas, corridas e jogos. 13:46:41 - convidado : Caminhada e natação são boas opções. 13:48:37 - convidado : A eletroterapia também pode auxiliar na analgesia, assim como terapias manuais para liberação de tecido. 13:48:40 - Jade : Tenho mieloma se eu fraturar minha perna posso fazer a cirurgia ou tenho que esperar até o fim do tratamento? 13:49:46 - convidado : Boa tarde Jade! Isso é uma decisão médica, que leva em conta a fase e o tipo de tratamento que você está realizando. 13:51:19 - Valéria : Tenho muita dor nas costas e se fico deitado na cama a dor alivia. Mas, tenho medo de ficar deitada por muito tempo e os músculos atrofiarem. Isso pode acontecer? 13:56:24 - convidado : A atrofia só acontece quando o músculo fica muito tempo sem ser usado. Então para isso acontecer você precisaria ficar o tempo todo deitada. 13:56:54 - convidado : Pequeno períodos de repouso podem causar uma diminuição da força, mas não a atrofia.

4 13:57:37 - Sebastião : Tenho Mieloma, recém diagnosticado, o médico prescreveu talidomida e um medicamento para os ossos... mas estou preocupado, pois não tive nenhuma fratura, e nos exames os ossos aparecem normais. Minha filha que trabalha na área da saúde está questionando esse remédio para os ossos. Principalmente por ser caro e não estar disponível na rede pública. O procedimento de tratamento é esse mesmo? 13:57:39 - convidado : Por isso é importante manter suas atividade básicas do dia, para manter o músculo ativo 14:01:59 - convidado : A Talidomida é um medicamento realmente muito utilizado no tratamento médico do Mieloma. Sugiro que tire essa dúvida com o seu médico Sebastião, assim vocês ficam tranquilo com o tratamento. 14:04:18 - Diego : Sou paciente de mieloma múltiplo e sempre gostei de fazer ioga. Tem algum problema retomar essa atividade? Minha doença está controlada. 14:05:24 - convidado : Boa tarde Diego! Não tem problema, pois ioga é uma atividade sem impacto. Sugiro que converse com o professor, e retorne de forma gradual. 14:09:16 - Cassio : Por que os pacientes com mieloma múltiplo tem os ossos fracos? 14:15:55 - convidado : As lesões ósseas ocorrem pelo desequilíbrio da função de produção e degradação óssea, que em situações normais trabalham de forma equilibrada. Ou seja, o osso apresenta lesões porque a degradação do osso acontece mais que a produção. 14:16:55 - convidado : o Mieloma causa esse desequilíbrio nas funções de produção e degrada 14:17:26 - convidado : Terminando...degradação óssea 14:18:53 - Cassio : Tive indicação para procurar um profissional de terapia ocupacional. É a mesma coisa que fisioterapia? Qual a diferença? 14:23:13 - convidado : São duas profissões diferentes Cassio, que se complementam. A fisioterapia vai atuar na diminuição de dor, manutenção do movimento e de força muscular. O terapeuta ocupacional atua nas atividades de vida diária, Qual é sua queixa? 14:24:23 - Rafael : Obrigado doutora pelos esclarecimentos, tenho só mais uma pergunta: alimentos ricos em cálcio pode ajudar no fortalecimento dos ossos? Sei que nutrição não eh sua área, mas teria alguma orientação nesse sentido? 14:27:00 - convidado : Espero ter ajudado Rafael! Em relação a parte de alimentação sugiro conversar com uma nutricionista, que pode dar as orientações mais específicas. 14:28:05 - Nk pergunta para : Tenho mieloma múltiplos, fiz 20 químio, e cirurgia na L4, mas tenho dores ainda. Só alivia deitada tb 14:28:29 - Cassio : Entendi. No meu caso, estou com algumas dificuldades para fazer atividades diárias. Muito obrigada e boa tarde a todos! 14:28:42 - Rafael : Ajudou muito, Obrigado irei procurar uma nutricionista. 14:29:33 - convidado : Para qualquer dúvida, continuarei à disposição por meio da ABRALE. Agradeço a participação de todos!!!!

5 14:29:43 - moderador : O chat está encerrado, obrigado a todos que participaram. Se permaneceu alguma dúvida ao final do chat, peço por gentileza que envie para nosso fale conosco (abrale@abrale.org.br ou ) que teremos o prazer em responder! 14:30:03 - moderador : Obrigado Dra. Priscilla pela disponibilidade, a ABRALE agradece sua colaboração voluntária. 14:30:45 - convidado : Convidado 'convidado' saiu da sala. 14:30:58 - moderador : A ABRALE realiza chat com especialistas de 15 em 15 dias, acesse e participe!

Chat com Marília Othero Dia 02 de outubro de 2015

Chat com Marília Othero Dia 02 de outubro de 2015 Chat com Marília Othero Dia 02 de outubro de 2015 Tema: Como ter mais independência nas atividades da vida diária (TO) Total atingido de pessoas na sala: 22 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários

Leia mais

Chat com Annemeri Livinalli Dia 30 de julho de 2015

Chat com Annemeri Livinalli Dia 30 de julho de 2015 Chat com Annemeri Livinalli Dia 30 de julho de 2015 Tema: Como os pacientes oncológicos podem se beneficiar de estudos clínicos: mitos e verdades Total atingido de pessoas na sala: 23 usuários Limite permitido

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 09- setembro/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é

Leia mais

Chat com o Dr. Angelo Dia 10 de abril de 2015

Chat com o Dr. Angelo Dia 10 de abril de 2015 Chat com o Dr. Angelo Dia 10 de abril de 2015 Tema: Mieloma Múltiplo como lidar com a neuropatia periférica secundária ao tratamento Total atingido de pessoas na sala: 27 usuários Limite permitido na sala:

Leia mais

Chat com Marilia Dia 30 de outubro de 2014

Chat com Marilia Dia 30 de outubro de 2014 Chat com Marilia Dia 30 de outubro de 2014 Tema: Cuidados Paliativos - mitos e verdades? Total atingido de pessoas na sala: 35 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (15h às 16h30)

Leia mais

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada FISIOTERAPIA Coluna e Dores Irradiadas Dores musculoesqueléticas localizadas em pontos distantes da coluna podem ser causadas por distúrbios da própria coluna. Márcia Maria Cruz Problemas da coluna se

Leia mais

Chat com o Dr. Abrahão Dia 14 de agosto de 2014

Chat com o Dr. Abrahão Dia 14 de agosto de 2014 Chat com o Dr. Abrahão Dia 14 de agosto de 2014 Tema: Quando o transplante de medula óssea é indicado? Total atingido de pessoas na sala: 34 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30

Leia mais

Doença do laptop dá dores nos punhos, cotovelos e costas

Doença do laptop dá dores nos punhos, cotovelos e costas Doença do laptop dá dores nos punhos, cotovelos e costas JULLIANE SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA PUBLICIDADE Recomendar 1.931 pessoas recomendam isso. O uso prolongado dos notebooks tem aumentado os

Leia mais

Incontinência urinária e estudos urodinâmicos

Incontinência urinária e estudos urodinâmicos Incontinência urinária e estudos urodinâmicos A incontinência urinária de esforço é a perda involuntária de urina que ocorre quando há um aumento da pressão sobre a bexiga durante alguma atividade. A quantidade

Leia mais

Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré Enfermagem em Clínica Médica Síndrome de Guillain-Barré Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com Síndrome de Guillain-Barré É uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico

Leia mais

COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do. fisioterapeuta na intervenção respiratória

COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do. fisioterapeuta na intervenção respiratória COLTEP: equipamento de contramedida ao esforço e postura do fisioterapeuta na intervenção respiratória Marques FO*, Kunrat M*, Maziero LM*, Rush M*, Valduga Filho RA*, Valentim ASL** *Acadêmicos do Curso

Leia mais

Deformidades dos Pés Joanetes

Deformidades dos Pés Joanetes Deformidades dos Pés Joanetes O joanete é uma das situações mais comuns entre os problemas encontrados nos pés. É natural que uma situação tão freqüente esteja acompanhada de dúvidas e mitos. Nosso objetivo

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 6.083, DE 2009

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 6.083, DE 2009 COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 6.083, DE 2009 Institui a obrigatoriedade de realização de ginástica laboral no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro A maioria das pessoas que começa um negócio, não se preocupa muito em fazer um planejamento financeiro. Não dão tanta importância para o navegador da empresa. É o planejamento financeiro

Leia mais

A Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) pronuncia o. seguinte discurso sobre o Dia do Fisioterapeuta e do

A Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) pronuncia o. seguinte discurso sobre o Dia do Fisioterapeuta e do A Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) pronuncia o seguinte discurso sobre o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, O dia 13 de outubro deste ano

Leia mais

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose é o termo genérico usado para relatar o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação. Diferentemente de outras articulações como joelho e quadril,

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE]

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE] [LEPTOSPIROSE] A Leptospirose é uma doença infecciosa grave. 2 leptospirose É causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, que tem vários subtipos (chamados sorovares). Esses sorovares têm diferentes

Leia mais

O QUE É? O RETINOBLASTOMA

O QUE É? O RETINOBLASTOMA O QUE É? O RETINOBLASTOMA Retina O RETINOBLASTOMA O QUE SIGNIFICA ESTADIO? O QUE É O RETINOBLASTOMA? O Retinoblastoma é um tumor que se desenvolve numa zona do olho chamada retina. A retina é uma fina

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA NASF UBS JD. SILVA TELLES E JD. JARAGUÁ PROJETO PREVENÇÃO DE QUEDAS Alexandra Corrêa de Freitas Bruno Benndorf Mangolini Cristiano Roberto de Souza Maíra Caricari

Leia mais

Localização da Celulite

Localização da Celulite Localização da Celulite A celulite pode localizar-se em várias regiões do corpo. Existe uma predilecção pela região glútea, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdómen, a nuca,

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Neste tópico, explicaremos como a determinação de preços é administrada no SAP Business One. Examinaremos tipos de preço que podem ser configurados

Leia mais

Chat com a Dra. Ana Dia 12 de maio de 2011

Chat com a Dra. Ana Dia 12 de maio de 2011 Chat com a Dra. Ana Dia 12 de maio de 2011 Tema: O que você deve saber sobre as Leucemias Total atingido de pessoas na sala: 40 usuários Total de pessoas que acessaram o link do chat: 58 usuários Limite

Leia mais

Programa Saúde e Longevidade

Programa Saúde e Longevidade Programa Saúde e Longevidade Ossos Saudáveis, Vida Ativa! Leia e pratique as orientações da ABET Volume 3 Programa Saúde e Longevidade - Vol.3 OSTEOPOROSE 1. O que é Osteoporose? A Osteoporose é uma doença

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR O Núcleo de Projetos comunitários (NPC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR),

Leia mais

ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!!

ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!! ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!! Denominação Abreviação Porcentagem Equivalente Ótimo OT 100% a 90% Muito bom MB 89% a 81% Bom B 80% a 70% Regular R 69% a 50% Insuficiente I menos de 50% Ficou com

Leia mais

Chat com Suzana Dia 26 de maio de 2011

Chat com Suzana Dia 26 de maio de 2011 Chat com Suzana Dia 26 de maio de 2011 Tema: Cuidando do Cuidador Total atingido de pessoas na sala: 29 usuários Total de pessoas que acessaram o link do chat: 82 usuários Limite permitido na sala: 40

Leia mais

Sandra Aparecida Lino

Sandra Aparecida Lino CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Reeducação Postural dos Trabalhadores de Saúde da Unidade de Saúde de Cascalho Rico/MG Sandra Aparecida Lino Cascalho

Leia mais

Chat com Juliana Dia 04 de fevereiro de 2016

Chat com Juliana Dia 04 de fevereiro de 2016 Chat com Juliana Dia 04 de fevereiro de 2016 Tema: Cuidados com a alimentação podem ajudar no tratamento contra o câncer Total atingido de pessoas na sala: 25 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários

Leia mais

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 1. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 1. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Uso Correto da Medicação Denise Reis Franco Médica Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Eliana M Wendland Doutora em Epidemiologia Oral e Insulina Parte 1 Uso correto da medicação oral e insulina

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida

Leia mais

PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO - PROART

PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO - PROART PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO - PROART Essa pesquisa tem por objetivo coletar informações sobre as dimensões do trabalho que constituem fatores de riscos psicossociais no

Leia mais

4.2.2 Filtrando Macro filtro

4.2.2 Filtrando Macro filtro MACRO FILTRO A: A história O exercício de Macro Filtro é um exercício curto, mas constitui um passo muito importante que liga a geração da idéia de projeto à decisão final sobre a idéia de negócio mais

Leia mais

REGISTRO DE CONSULTA - RETORNO PROBLEMAS DE SAÚDE

REGISTRO DE CONSULTA - RETORNO PROBLEMAS DE SAÚDE REGISTRO DE CONSULTA - RETORNO Paciente: Data: Hora Início: Condições de saúde do paciente 1. PROBLEMAS DE SAÚDE Registrar exames, sinais e sintomas do pacientes relativos a cada doença Fazer HDA quando

Leia mais

Dormindo em pé. Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono

Dormindo em pé. Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono Dormindo em pé Pesquisa feita com 43 mil pessoas mostra que mais da metade da população brasileira apresenta problemas na qualidade do sono Jornal da Tarde - 21/03/07 LOLA FELIX, lola.felix@grupoestado.com.br

Leia mais

Todas as informações fornecidas por você serão mantidas estritamente confidenciais (e seu anonimato é garantido, se assim você desejar).

Todas as informações fornecidas por você serão mantidas estritamente confidenciais (e seu anonimato é garantido, se assim você desejar). ESCALA DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL (IMPACTO-BR) Bandeira, M., Pitta, AMF e Mercier,C (000). Escalas Brasileiras de Avaliação da Satisfação (SATIS-BR) e da sobrecarga

Leia mais

Para a Lei 11.788/2008, a jornada de estágio é de, no máximo 6 horas diárias, e semanalmente no mínimo 20 e no máximo 30 horas.

Para a Lei 11.788/2008, a jornada de estágio é de, no máximo 6 horas diárias, e semanalmente no mínimo 20 e no máximo 30 horas. 1. A partir de quando posso estagiar? Alunos dos Cursos Superiores: a partir do segundo período. Alunos dos Cursos Técnicos Integrados: a partir do segundo ano. Alunos dos Cursos Técnicos Subsequentes:

Leia mais

r o d e s e m p r e. r o d e c o m a v o l v o.

r o d e s e m p r e. r o d e c o m a v o l v o. r o d e s e m p r e. r o d e c o m a v o l v o. EDIÇÃO 2004 REVISADA 14 O DIFERENCIAL É O QUE FAZ A DIFERENÇA! olá! nesta edição, vamos conhecer um pouco mais sobre o diferencial do seu volvo! manutenção

Leia mais

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O objetivo do curso é prover o profissional de conhecimentos atualizados

Leia mais

Acompanhamento Individual

Acompanhamento Individual Acompanhamento Individual 1. Definições: Equipe de Projetos: Equipe composta por pelo menos um membro de cada diretoria da Estat Júnior e que juntos são responsáveis por gerenciar os projetos. Os membros

Leia mais

ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA Andreza Miranda Guzman, UFPB, E-mail: andrezamguzman@gmail.com; Ana Beatriz de Andrade Rangel, UFPB, E-mail:

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS. Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO SOBRE ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS. Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO SOBRE ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 1. UF: 2. Município:

Leia mais

As Idéias e os Avanços da Biotecnologia

As Idéias e os Avanços da Biotecnologia As Idéias e os Avanços da Biotecnologia 1 2 ÍNDICE AS IDÉIAS E OS AVANÇOS DA BIOTECNOLOGIA PÁG. 5 BENEFÍCIOS DA BIOTECNOLOGIA PARA OS ALIMENTOS PÁG. 7 BENEFÍCIOS DA BIOTECNOLOGIA AO MEIO AMBIENTE PÁG.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Atenção Primária de Saúde. Prevenção. Qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE Atenção Primária de Saúde. Prevenção. Qualidade de vida. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

FRANCISCO FERREIRA. Universo. Saude. Desvios Posturais

FRANCISCO FERREIRA. Universo. Saude. Desvios Posturais FRANCISCO FERREIRA Saude Universo Desvios Posturais DESVIOS POSTURAIS E ATIVIDADE FÍSICA Muito se fala em desvios posturais, mas você sabe do que se trata realmente? A coluna vertebral é dividida em região

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL.

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. CARDOSO, ECA OLIVEIRA, RCP FERREIRA, DF UNIMED LIMEIRA SP INTRODUÇÃO A assistência domiciliar da Unimed

Leia mais

PASSO A PASSO CÂMBIO PARA INVESTIMENTO EM FOREX ENVIANDO RECURSOS AO EXTERIOR PARA INVESTIMENTO NO MERCADO FOREX

PASSO A PASSO CÂMBIO PARA INVESTIMENTO EM FOREX ENVIANDO RECURSOS AO EXTERIOR PARA INVESTIMENTO NO MERCADO FOREX PASSO A PASSO CÂMBIO PARA INVESTIMENTO EM FOREX ESSE MATERIAL FOI CRIADO PARA ORIENTAR PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS DE COMO ENVIAR RECURSOS AO EXTERIOR COM A FINALIDADE DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS, ESPECIFICAMENTE

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

e-book Os 10 Poderes do POMPOARISMO e casos Práticos onde é Aplicado Olá amiga, tudo bem? Aqui é a Melissa Branier

e-book Os 10 Poderes do POMPOARISMO e casos Práticos onde é Aplicado Olá amiga, tudo bem? Aqui é a Melissa Branier e-book Os 10 Poderes do POMPOARISMO e casos Práticos onde é Aplicado Olá amiga, tudo bem? Aqui é a Melissa Branier Este material foi feito especialmente para você que quer ter uma vida saudável e ativa.

Leia mais

Perguntas Freqüentes. 1. PST no Mais Educação

Perguntas Freqüentes. 1. PST no Mais Educação Perguntas Freqüentes 1. PST no Mais Educação O Segundo Tempo no Mais Educação é fruto da parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação e se desenvolve por meio da adesão voluntária

Leia mais

Como conduzir uma entrevista de início vencendo as objeções...

Como conduzir uma entrevista de início vencendo as objeções... Como conduzir uma entrevista de início vencendo as objeções... Danielle Chaves Diretora de Vendas Independente Mary Kay 1 Faça uma visita ao você do futuro Se você não entende a importância de plantar,

Leia mais

Perdi peso: emagreci???

Perdi peso: emagreci??? Perdi peso: emagreci??? Sumário: Introdução... 02 Perder peso x Emagrecer?... 03 Balança: falsa amiga... 04 Avaliação antropométrica... 05 Herança genética... 08 Emagrecimento saudável... 10 Conclusão...

Leia mais

Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo. Medicina. Centro de Ciências da Saúde

Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo. Medicina. Centro de Ciências da Saúde Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo Medicina Centro de Ciências da Saúde Medicina O Curso de Medicina da Ufes começou a funcionar efetivamente,

Leia mais

Perguntas frequentes sobre missão de casais missionários

Perguntas frequentes sobre missão de casais missionários Perguntas frequentes sobre missão de casais missionários 1. Gostaríamos como casal de servir missão. Há qualquer limitação e o que devemos fazer? a) Procure o seu bispo. O bispo e o presidente da estaca

Leia mais

TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA

TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA TEORIAS E TÉCNICAS DE MASSAGEM PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA Segundo o grande filósofo e cientista árabe Avicena (980 1037), o

Leia mais

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende HPV Vírus Papiloma Humano Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende O HPV (papiloma vírus humano) é o agente causador de uma doença sexualmente transmissível (DST). Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE CURSO EM EaD. JUSTIFICATIVA (análise de cenário / análise das características da Instituição):

PROJETO BÁSICO DE CURSO EM EaD. JUSTIFICATIVA (análise de cenário / análise das características da Instituição): PROJETO BÁSICO DE CURSO EM EaD JUSTIFICATIVA (análise de cenário / análise das características da Instituição): - Objetivos da Instituição; - Programas da Instituição (citar, indicar em que fase estão

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL Instituição Certificadora: FALC Faculdade da Aldeia de Carapicuíba Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001/ 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA - RIO Unidade Dias

Leia mais

CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO.

CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO. CADEIRAS E POLTRONAS: ERGONOMIA E PRODUTOS ESTE GUIA FOI CRIADO PARA AUXILIAR O PROFISSIONAL NA CONFIGURAÇÃO DE SUA ÁREA DE TRABALHO. Obrigado por ter adquirido os nossos produtos. A Lavore Móveis segue

Leia mais

FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO. Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo :

FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO. Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo : FORMULÁRIO TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO Para o preparo do exame, é necessário preencher o formulário abaixo : Nome: Prontuário: Idade: Peso: Altura: Sexo: ( ) Masculino Raça: ( ) Branco ( ) Negro ( ) Feminino

Leia mais

Dedicatória. Juliana Braga Gomes. Cristiane Flôres Bortoncello

Dedicatória. Juliana Braga Gomes. Cristiane Flôres Bortoncello Dedicatória Dedico este livro aos meus familiares, que nutrem o meu amor todos os dias, em especial aos meus pais, avós, irmãos e meu marido Henrique. Aos meus sobrinhos Pedro, Alice e Marina, que trazem

Leia mais

Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro

Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro Conte conosco! O Itaú está à sua disposição e sabe a importância de oferecer a você o apoio necessário neste momento. Por isso, preparamos este material

Leia mais

A ser preenchido para todos os moradores do domicílio com 50 anos e mais de idade, pelos próprios ou pelo informante do domicílio ou pelo cuidador.

A ser preenchido para todos os moradores do domicílio com 50 anos e mais de idade, pelos próprios ou pelo informante do domicílio ou pelo cuidador. Módulo I Saúde dos indivíduos com 50 anos e mais A ser preenchido para todos os moradores do domicílio com 50 anos e mais de idade, pelos próprios ou pelo informante do domicílio ou pelo cuidador. Primeiramente,

Leia mais

André Merjan Figueiredo Ovidio Salvador Passareli

André Merjan Figueiredo Ovidio Salvador Passareli CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Composição de Equipes de Prevenção para a Redução de Agravos e Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho em servidores

Leia mais

PLANO FORMAÇÃO. Neste sentido, a Alzheimer Portugal tem vindo a realizar cursos de formação para cuidadores profissionais e cuidadores informais.

PLANO FORMAÇÃO. Neste sentido, a Alzheimer Portugal tem vindo a realizar cursos de formação para cuidadores profissionais e cuidadores informais. PLANO FORMAÇÃO 2014 Um dos objetivos primordiais da Alzheimer Portugal consiste em promover a preparação de todos os que prestam cuidados às Pessoas com Demência. Pretende-se, assim, contribuir para que

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas

Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas Equipe Técnica Os protocolos foram estruturados em seis módulos interrelacionados abordando aspectos médicos, farmacêuticos e de gerenciamento.

Leia mais

Três Passos. Programa de Autogestão da Saúde para Celíacos EDUCAÇÃO CELÍACA

Três Passos. Programa de Autogestão da Saúde para Celíacos EDUCAÇÃO CELÍACA EDUCAÇÃO CELÍACA Três Passos Programa de Autogestão da Saúde para Celíacos Nutricionista Dra. Jean E. Guest (Consultora da Celiac Sprue Association Professora Ajunta da Universidade de Nebraska - Lincoln)

Leia mais

INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA

INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA São Paulo, 10 de agosto de 2015. Ao Senhor José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS Av. Augusto Severo, 84 20.021-040 Rio de Janeiro - RJ Ref: Posicionamento

Leia mais

Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY?

Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY? Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY? Para desenvolver o seu negócio, VOCÊ deve se preparar e treinar!!! TUDO começa quando VOCÊ toma a decisão! Não tenha medo de conversar com as pessoas

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 11-06-2016 / 12-06-2016. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM 11-06-2016 / 12-06-2016. HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (JUN 2016) PORTO Os exercícios hipopressivos, representados pela marca Low Pressure Fitness (LPF), dizem respeito a um conjunto de exercícios posturais e respiratórios,

Leia mais

Chat com a Dra. Monika Dia 16 de outubro de 2014

Chat com a Dra. Monika Dia 16 de outubro de 2014 Chat com a Dra. Monika Dia 16 de outubro de 2014 Tema: Adesão ao tratamento da LMC Total atingido de pessoas na sala: 39 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários Duração: 1h30 (13h às 14h30) Perguntas

Leia mais

8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING

8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING 8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING CONTEÚDO DO E-BOOK Neste material, iremos mostrar 8 sinais que está na hora de você mudar a forma como você gerencia

Leia mais

PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS

PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUABIRUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA PREVENINDO PROBLEMAS NA FALA PELO USO ADEQUADO DAS FUNÇÕES ORAIS

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [ESPOROTRICOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [ESPOROTRICOSE] [ESPOROTRICOSE] 2 Esporotricose A Esporotricose é uma doença (micose superficial) que acomete cães e gatos e é causada pelo fungo Sporothrix schenkii. É um fungo com distribuição mundial e é encontrado

Leia mais

FACIDER FACULDADE DE COLIDER

FACIDER FACULDADE DE COLIDER FACIDER FACULDADE DE COLIDER Integralização mínima: 05 anos Integralização máxima: 07 anos LOCAL OBJETIVO Portaria Credenciamento IES: Portaria 1658 D.O.U. 25/07/01. Portaria Autorização Administração

Leia mais

CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo 092 - Janeiro/2012

CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo 092 - Janeiro/2012 Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA CursoID 422 - GradeID 520 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que

Leia mais

UNIMED JOINVILLE - SC

UNIMED JOINVILLE - SC UNIMED JOINVILLE - SC UNIMED JOINVILLE - SC PROGRAMA SAÚDE DO COLABORADOR Autores: Langaro, F; Liell, M.V.V.; Moreira, M.Z.S. PROGRAMA SAÚDE DO COLABORADOR Como iniciou: Foi aplicado questionário (Infomed)

Leia mais

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL Manual de GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/7 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Atendimento Ação Social (31 A V4.07) PROPRIEDADE

Leia mais

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo Versão Online Boletim No: 05 Março, 2015 Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo I. PANORAMA O ano de 2014 ficou marcado pelo regime de chuvas atípico que causou a atual crise

Leia mais

ART: CONCEITOS BÁSICOS DA EMISSÃO E BAIXA

ART: CONCEITOS BÁSICOS DA EMISSÃO E BAIXA ART: CONCEITOS BÁSICOS DA EMISSÃO E BAIXA SISTEMA CONFEA/CREA É o sistema que fiscaliza o exercício das profissões na área tecnológica. 2 COMPONENTES DO SISTEMA CONFEA/CREA INSTITUIÇÕES DE ENSINO ATESTAM

Leia mais

Centro de Informação sobre Medicamentos uma ferramenta para o uso racional.

Centro de Informação sobre Medicamentos uma ferramenta para o uso racional. Centro de Informação sobre Medicamentos uma ferramenta para o uso racional. Autor(as):Iolanda Szabo Márcia Maria B. dos Passos Rio de Janeiro Devido a necessidade de acesso à informações confiáveis sobre

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Relações matemáticas entre grandezas físicas Ciências da Natureza Física e Matemática

Leia mais

PROJETO REVIVENDO O IASERJ

PROJETO REVIVENDO O IASERJ PROJETO REVIVENDO O IASERJ Proposta alternativa à cessão do IASERJ CENTRAL ao INCa Considerando que o servidor público estadual e seus dependentes ( aproximadamente 1.200.000 pessoas ) precisam ter suas

Leia mais

Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE.

Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE. Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE. A LEI BRASILEIRA DE PROTEÇÃO AOS AUTISTAS Fruto da luta das famílias pelos direitos dos seus filhos com autismo,

Leia mais

Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar?

Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar? Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar? Vamos aos requisitos!! Se formar diretora até 1 de agosto

Leia mais

INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIADE ALCOOLISTAS E TOXICÔMANOS, UM DIREITO DA FAMÍLIA

INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIADE ALCOOLISTAS E TOXICÔMANOS, UM DIREITO DA FAMÍLIA INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIADE ALCOOLISTAS E TOXICÔMANOS, UM DIREITO DA FAMÍLIA Anna Karoline Sievert Pereira Zawadzki 1 Este artigo busca sintetizar a dificuldade de internamento involuntário de um familiar

Leia mais

A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano

A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano A Kelly e o Karim desejam ficar à espera de bebé daqui a meio ano A Kelly e o Karim desejam ficar à esperar de bebé daqui a meio ano. 1. A Kelly e o Karim desejam ficar à esperar de bebé daqui a meio ano.

Leia mais

Conjuntos mecânicos I

Conjuntos mecânicos I A UU L AL A Conjuntos mecânicos I O pessoal de uma pequena empresa tem todo o conhecimento necessário sobre elementos de máquinas no que se refere à transmissão, apoio e elementos elásticos. Entretanto,

Leia mais

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva- 2011

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva- 2011 Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva- 2011 UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO DE TELEORIENTAÇÃO CLÍNICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO DE MULHERES SOBRE A DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA Dra. Renata Loureiro

Leia mais

PROVAS MAIS PAIC 2016: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO

PROVAS MAIS PAIC 2016: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS COPEM PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA MAIS PAIC EIXO DE AVALIAÇÃO EXTERNA PROVAS MAIS PAIC 2016: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS INTEGRANTES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO CEREST DE GOVERNADOR VALADARES Nívia

Leia mais

Philipe: Bruno, gostaria que você falasse um pouco sobre a importância da CCS na qualidade do leite

Philipe: Bruno, gostaria que você falasse um pouco sobre a importância da CCS na qualidade do leite Philipe: Boa tarde a todos, em nome do MilkPoint e da DeLaval, agradecemos a presença de todos. Conosco está o Sr. Bruno Lopes Álvares, Químico Industrial, Gerente de Qualidade da DeLaval e Coordenador

Leia mais