Psychiatry Res Dec 30;113(3):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Psychiatry Res. 2002 Dec 30;113(3):237-43."

Transcrição

1 5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono Doutor, O objetivo deste informe científico é apresentar um estudo que comprovou a eficácia da administração aguda do 5-HTP na inibição do pânico induzido pelo dióxido de carbono (CO2) em pacientes com o transtorno do pânico. Transtorno do pânico (TP) O TP é uma condição clínica complexa que envolve fatores biológicos e psicossociais na gênese de seus sintomas (2). O TP tem sido objeto de intensos estudos fisiopatológicos. O caráter essencialmente biológico dos ataques de pânico é sugerido pela sua espontaneidade e pela estereotipia de suas manifestações clínicas em diferentes culturas (Weissman et al., 1997). Uma influência genética no TP é também sugerida pelo fato de 35% dos parentes de primeiro grau dos pacientes com TP sofrerem do mesmo problema (2). Fisiopatologia Como para outros quadros, as hipóteses sobre a fisiopatologia do TP são formuladas com base nos conhecimentos disponíveis sobre o mecanismo de ação dos tratamentos mais eficazes. Porém, diferente da maioria dos outros transtornos psiquiátricos, os sintomas de um ataque de pânico podem ser reproduzidos em laboratório, de forma mais ou menos seletiva e específica, por meio de agentes como lactato, CO2, cafeína, noradrenalina, ioimbina, betacarbolinas, entre outros, o que amplia bastante a capacidade de estudo e a possibilidade de formular hipóteses fisiopatológicas (2). Tratamento O tratamento do TP apresenta duas etapas: a) a supressão das crises de pânico, geralmente por meio de intervenções farmacológicas; e b) a correção dos comportamentos fóbicos associados (medo de sair sozinho, de dirigir automóveis, de estar em multidões, etc.), geralmente mediante psicoterapia cognitivo-comportamental (9).

2 Administração aguda de 5-hidroxitriptofano inibe o pânico induzido pelo dióxido de carbono em pacientes com a síndrome do pânico (1). Schruers K, van Diest R, Overbeek T, Griez E. Department of Psychiatry and Neuropsychology, Institute of Brain and Behaviour, Maastricht University, P.O. Box 88, The Netherlands. koen.schruers@pn.unimaas.nl Pesquisas anteriores mostraram que a redução da biodisponibilidade de serotonina no cérebro pela depleção de triptofano aumenta a vulnerabilidade da desordem do pânico em pacientes submetidos à provocação de ataque do pânico experimental com 35% de CO2. Os resultados também sugerem que a biodisponibilidade aumentada de serotonina inibe a resposta de forma semelhante à provocação. No presente estudo, essa citação foi examinada. A reação de 24 pacientes com distúrbio do pânico e 24 voluntários saudáveis, que foram submetidos à provocação de ataque de pânico com 35% de CO2, foi acessada após a administração de L-5-hidroxitriptofano 200 mg (o precursor imediato de serotonina) ou placebo. O L-5-hidroxitriptofano reduziu significativamente a reação à provocação de ataque do pânico em pacientes com o distúrbio, relativa à ansiedade subjetiva, ao score dos sintomas do pânico e ao número de ataques de pânico. Nenhum efeito foi observado nos voluntários saudáveis. O L-5-hidroxitriptofano age na inibição do pânico, a qual suporta uma função modulatória da serotonina na desordem do pânico. Publication Types: Clinical Trial Randomized Controlled Trial PMID: [PubMed - indexed for MEDLINE]

3 Administração aguda de 5-hidroxitriptofano inibe o pânico induzido pelo dióxido de carbono em pacientes com a síndrome do pânico (1). O objetivo desse estudo foi avaliar se o aumento da biodisponibilidade de serotonina no cérebro inibia a resposta à provocação de ataque do pânico com 35% de CO2 em pacientes com distúrbio do pânico. 48 pacientes 24 pacientes com o distúrbio do pânico e 24 voluntários saudáveis, foram submetidos à provocação de ataque de pânico com 35% de CO2. Anteriormente a esse procedimento, foram administrados aos pacientes 200 mg de 5-HTP ou placebo. Resultados: A administração de 5-HTP reduziu significativamente a reação à provocação de ataque do pânico em pacientes com o distúrbio, relativa à ansiedade subjetiva, ao score dos sintomas do pânico e ao número de ataques de pânico; Nenhum efeito foi observado nos voluntários saudáveis. Conclusão: 5-HTP age na inibição do pânico, o qual suporta uma função modulatória da serotonina na desordem do pânico.

4 O 5-HTP (5-hidroxitriptofano) é o metabólito ativo do triptofano. É o precursor imediato da serotonina (1). Mecanismo de Ação (4,5) Triptofano Hidroxilase 5-HTP Descarboxilase Serotonina-N-acetiltransferase Hidroxiindol-O-metiltransferase Serotonina Serotonina acetilada Melatonina Legenda: a serotonina é acetilada, originando a N-acetilserotonina, que por sua vez é metilada através da ação da Hidroxiindol-O-metiltransferase, originando a melatonina. Indicação Tratamento do distúrbio do pânico (1). Posologia 200 mg (1). Efeitos adversos Eosinofilia e mialgia eosinofílica (EMS) tem sido reportados. Outros efeitos adversos incluem náusea, diarréia, perda de apetite, vômito e dificuldade de respirar (8). Vantagens do 5-HTP (3) O triptofano é utilizado em doses de 1 g a 2 g ao dia e tem característica de produzir tanto a serotonina como a melatonina, porém quando administrado nessa forma (não é a forma ativa), tem que ser associado às vitaminas B 3 e B 6, porque na síntese da serotonina o Triptofano previamente forma ácido nicotínico e cloridrato de piridoxina. As doses do 5-HTP são reduzidas a cerca de 10% a 20% em relação às doses de Triptofano, não sendo necessário administrar as vitaminas B 3 e B 6. Contra-indicações Hipersensibilidade ao 5-HTP. É também contra-indicado para pacientes com tumores carcinóides e durante e/ou após 2 semanas da descontinuação do tratamento com inibidores da MAO tipo A (8).

5 FORMULÁRIO Terapia com 5-HTP 1. Cápsulas de 5-HTP (1) Psychiatry Res Dec 30;113(3): HTP 200 mg - Precursor imediato da serotonina. Eficácia na inibição do pânico induzida pelo CO2 em pacientes com distúrbio do pânico (1). Tomar conforme orientação médica. 2. Gotas de 5-HTP 5-HTP 200 mg (1) /ml - Precursor imediato da serotonina. Eficácia na inibição do pânico induzida pelo CO2 em pacientes com distúrbio do pânico (1). Gotas de cereja qsp 30 ml - Veículo. Tomar conforme orientação médica. Cada ml de solução contém 200 mg de 5-HTP. Por que prescrever 5-HTP? A administração de 5-HTP reduziu significativamente a reação à provocação de ataque do pânico em pacientes com o distúrbio, relativa à ansiedade subjetiva, ao score dos sintomas do pânico e ao número de ataques de pânico.

6 Antidepressivos ISRS Inibem Seletivamente a Recaptação de Serotonina Diferenças Farmacológicas (6,7) Droga Ação sedativa Ação antimuscarínica Bloqueio da Bomba de aminas SER NE DOP Fluoxetina ,+ 0,+ Sertralina Paroxetina SER- Serotonina, NE Norepinefrina, DOP Dopamina. 1. Cápsulas de Paroxetina (7) Paroxetina 20 mg Tomar 1 cápsula ao dia, em dose única ou a critério médico. 2. Cápsulas de Sertralina (7) Sertralina 50 mg Tomar 1 cápsula ao dia como dose única, pela manhã ou à noite ou a critério médico. Ansiolíticos 3. Cápsulas de Fluoxetina (7) Fluoxetina 20 mg Tomar 1 cápsula ao dia pela manhã ou a critério médico. Benzodiazepínicos 1. Cápsulas de lorazepam (7) Lorazepam 0,5 mg a 1 mg Tomar 1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico. 3. Cápsulas de clobazam (7) Clobazam 5 mg a 10 mg Tomar 1 a 2 cápsulas 2 vezes ao dia ou a critério médico. 2. Cápsulas de alprazolam (7) Alprazolam 0,25 mg Tomar 1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico. 4. Cápsulas de bromazepam (7) Bromazepam 1 mg Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia ou a critério médico.

7 Referências Bibliográficas 1. Schruers K, van Diest R, Overbeek T, Griez E. Acute L-5- hydroxytryptophan administration inhibits carbon dioxide-induced panic in panic disorder patients. Department of Psychiatry and Neuropsychology, Institute of Brain and Behaviour, Maastricht University, P.O. Box 88, The Netherlands. 2. Ramos, R.T. As bases biológicas do transtorno de pânico. Disponível em: Acesso em: 20/12/ Olszewer, E., Clínica Ortomolecular, 2000, Editora Roca Ltda 4. Olszewer, E., Tratado de medicina ortomolecular e bioquímica médica, 2002, Editora Ícone. 5. The Pineal Gland and Melatonin. Disponível em: l.html Acesso em: 20/12/ Katzung, B.G., Farmacologia Básica e Clínica. 8º Edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, Korolkovas A. Dicionário Terapêutico Guanabara. Edição 2000/2001. Editora Guanabara Koogan. 8. PDRHealth - 5-Hydroxytryptophan. Disponível em: acesso em: 20/12/ Prado, F. C; Ramos, J; Valle, J. R. Atualização Terapêutica ª edição. Artes Médicas.

8 Apoio Farmacotécnico GOTAS DE CEREJA Xarope de Groselha 30% Sorbitol 70% Modo de Preparo: Misturar os componentes, até completa homogeneização. Lista de Fornecedores 5-HTP Paroxetina Serotonina Sertralina Lorazepam alprazolam Clobazam Bromazepam Elaborado por Direitos Autorais Protegidos pela Lei 9610 de 19 de Fev. de Estas informações devem ser analisadas pelo profissional prescritor antes de adotados na clínica, e são de distribuição e uso exclusivo de médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários devidamente inscritos em seus C.R.s.

9

5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono

5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono 5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono Doutor, O objetivo deste informe científico é apresentar um estudo que comprovou a eficácia da administração

Leia mais

Braam LA, Knapen MH, Geusens P, Brouns F, Hamulyak K, Gerichhausen MJ, Vermeer C. Department of Biochemistry, University of Maastricht, The

Braam LA, Knapen MH, Geusens P, Brouns F, Hamulyak K, Gerichhausen MJ, Vermeer C. Department of Biochemistry, University of Maastricht, The Vitamina K 1 Co-administrada com minerais e vitamina D, pode contribuir substancialmente na redução da perda óssea pós-menopausal do pescoço do fêmur. Doutor, O objetivo deste informe científico é abordar

Leia mais

ALPRAZOLAM Ansiolítico eficaz com rápido início de ação e baixíssima taxa de dependência Ansiedade (7,8)

ALPRAZOLAM Ansiolítico eficaz com rápido início de ação e baixíssima taxa de dependência     Ansiedade (7,8) ALPRAZOLAM Ansiolítico eficaz com rápido início de ação e baixíssima taxa de dependência Doutor, o objetivo desse informe científico é apresentar estudos que relatam grande vantagem do alprazolam, rápido

Leia mais

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope pediátrico de 7,5 mg/5ml: frasco com 120 ml

Leia mais

durante a fase lútea do ciclo menstrual, podendo interferir no funcionamento sexual, ocupacional e social da mulher (4).

durante a fase lútea do ciclo menstrual, podendo interferir no funcionamento sexual, ocupacional e social da mulher (4). L-triptofano 6 g ao dia Benefícios no tratamento da desordem disfórica pré-menstrual da fase lútea (1) De 2% a 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam disfunção causada pela desordem disfórica

Leia mais

Metactive. NOME CIENTÍFICO: Camellia sinensis L. NOME DA FAMÍLIA: Theaceae NOME POPULAR: Chá Verde PARTE DA PLANTA UTILIZADA: Folhas não fermentadas

Metactive. NOME CIENTÍFICO: Camellia sinensis L. NOME DA FAMÍLIA: Theaceae NOME POPULAR: Chá Verde PARTE DA PLANTA UTILIZADA: Folhas não fermentadas Metactive Metactive - Extrato Seco de Camellia sinensis, é o primeiro fitoterápico a base da planta Camellia sinensis com registro na Anvisa. Metactive exerce uma potente ação antioxidante, auxiliando

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA FILMCEL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril hipromelose 0,5% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo 10 ml de solução

Leia mais

ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES

ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DOS TRANSTORNOS ANSIOSOS Autor: Dr. Iso Jorge Teixeira Adaptação: Dr Alexandre

Leia mais

Conclusões científicas

Conclusões científicas Anexo II Conclusões científicas e fundamentos do parecer positivo sujeito à condição da Autorização de Introdução no Mercado e para a alteração do Resumo das Características do Medicamento e do Folheto

Leia mais

GLYCOPHOS. Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml. Glycophos_BU_05

GLYCOPHOS. Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml. Glycophos_BU_05 GLYCOPHOS Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio Forma farmacêutica e apresentações: Solução injetável. GLYCOPHOS (glicerofosfato de sódio 216 mg/ml): Caixa contendo

Leia mais

18,6 MG DE FENOL 1,3 MG DE MENTOL

18,6 MG DE FENOL 1,3 MG DE MENTOL AURIS-SEDINA Laboratórios Osório de Moraes Ltda. SOLUÇÃO OTOLÓGICA 18,6 MG DE FENOL 1,3 MG DE MENTOL MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Leia mais

Cobactin cloridrato de ciproeptadina cobamamida

Cobactin cloridrato de ciproeptadina cobamamida Cobactin cloridrato de ciproeptadina cobamamida Forma farmacêutica e apresentação Xarope sabor morango: 1 envelope com 6 g de granulado para preparado extemporâneo e frasco de 120 ml com copo medida. USO

Leia mais

GAMMAR (Ácido. Gamaminobutírico)

GAMMAR (Ácido. Gamaminobutírico) Registro de Medicamento Genérico GAMMAR (Ácido Gamaminobutírico) Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda Comprimido Simples 250 mg Bula do Paciente I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GAMMAR ácido gamaminobutírico

Leia mais

FLORALYTE 45. (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A

FLORALYTE 45. (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A FLORALYTE 45 (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A Solução hidroeletrolítica pronta para uso sódio 45 meq/l; potássio 20 meq/l; cloreto

Leia mais

Depressão e Transtornos de Ansiedade. Depressão. Prevalência. Critérios de depressão DSM-IV FACULDADE DE MEDICINA UNIC/HGU PSIQUIATRIA.

Depressão e Transtornos de Ansiedade. Depressão. Prevalência. Critérios de depressão DSM-IV FACULDADE DE MEDICINA UNIC/HGU PSIQUIATRIA. FACULDADE DE MEDICINA UNIC/HGU PSIQUIATRIA Depressão e Transtornos de Ansiedade Alaor Santos Filho Professor de Psiquiatria da HGU/UNIC Doutor em Saúde Mental pela USP-FMRP alaorsantos@hotmail.com Prevalência

Leia mais

Loradine. Comprimido 10mg

Loradine. Comprimido 10mg Loradine Comprimido 10mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Loradine loratadina APRESENTAÇÃO Comprimido 10mg Embalagem contendo 12 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

Leia mais

GRIFFONIA SIMPLICIFOLIA

GRIFFONIA SIMPLICIFOLIA GRIFFONIA SIMPLICIFOLIA Fonte natural de 5-HTP Introdução A Griffonia simplicifolia é uma planta que cresce no Oeste da África, como por exemplo Gana e Togo. Em sua tradicional aplicação nestes países,

Leia mais

dicloridrato de betaistina Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimido 16 mg e 24 mg

dicloridrato de betaistina Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimido 16 mg e 24 mg dicloridrato de betaistina Biosintética Farmacêutica Ltda. comprimido 16 mg e 24 mg MODELO DE BULA PARA O PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO dicloridrato de betaistina Medicamento genérico Lei nº

Leia mais

Pharmaton Kiddi polivitamínico, cálcio e lisina

Pharmaton Kiddi polivitamínico, cálcio e lisina Pharmaton Kiddi polivitamínico, cálcio e lisina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Xarope: frascos com 200 ml, acompanhado de copo-medida. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 1 ANO Cada 15 ml do xarope

Leia mais

VITEX AGNUS-CASTUS Efetivo e bem tolerado no alívio dos sintomas do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual Vitex agnus-castus Vitex agnus-castus

VITEX AGNUS-CASTUS Efetivo e bem tolerado no alívio dos sintomas do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual  Vitex agnus-castus  Vitex agnus-castus VITEX AGNUS-CASTUS Efetivo e bem tolerado no alívio dos sintomas do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual Doutor, O objetivo desse Informe Científico é apresentar o Vitex agnus-castus, um fitoterápico que

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 301/2014 Informações sobre Depressão: Carbolitium CR,Cymbalta e Wellbutrin

RESPOSTA RÁPIDA 301/2014 Informações sobre Depressão: Carbolitium CR,Cymbalta e Wellbutrin RESPOSTA RÁPIDA 301/2014 Informações sobre Depressão: Carbolitium CR,Cymbalta e Wellbutrin SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO Dra. Renata Abranches Perdigão Juíza de Direito do JESP da Fazenda Pública de Campo

Leia mais

Pitiríase versicolor. O tratamento consiste numa boa higiene da pele e no uso de antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos.

Pitiríase versicolor. O tratamento consiste numa boa higiene da pele e no uso de antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos. CETOCONAZOL EM ESPUMA Maior eficácia no tratamento da dermatite seborréica e da pitiríase versicolor Doutor O objetivo deste informe científico é demonstrar a eficácia do tratamento com CETOCONAZOL 2%

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Forten poliaminoácido com vitamina

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Forten poliaminoácido com vitamina IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Forten poliaminoácido com vitamina APRESENTAÇÕES Solução e pó para preparação de uso oral. Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 ml para preparação antes do uso. USO ORAL USO

Leia mais

Tylenol Criança Suspensão Oral

Tylenol Criança Suspensão Oral Tylenol Criança Suspensão Oral JANSSEN- CILAG FARMACÊUTICA LTDA. Atualizado em 09/12/2014 Tylenol Criança Suspensão Oral Identificação de Tylenol Criança Suspensão Oral Formas Farmacêuticas e Apresentações

Leia mais

APROVADO EM 28-04-2004 INFARMED

APROVADO EM 28-04-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Betina dicloridrato de betaistina. Eurofarma Laboratórios S.A. Comprimido 16 mg e 24 mg

Betina dicloridrato de betaistina. Eurofarma Laboratórios S.A. Comprimido 16 mg e 24 mg Betina dicloridrato de betaistina Eurofarma Laboratórios S.A. Comprimido 16 mg e 24 mg Betina dicloridrato de betaistina Comprimido USO ADULTO USO ORAL FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Cada comprimido

Leia mais

Vonau Flash cloridrato de ondansetrona. 4 mg e 8 mg

Vonau Flash cloridrato de ondansetrona. 4 mg e 8 mg Vonau Flash cloridrato de ondansetrona 4 mg e 8 mg Comprimido de desintegração oral Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MODELO DE BULA DO PACIENTE Vonau Flash ondansetrona cloridrato

Leia mais

APRESENTAÇÕES Solução aerossol solução salina de água do mar embalagem com 100 ml.

APRESENTAÇÕES Solução aerossol solução salina de água do mar embalagem com 100 ml. Modelo de texto de bula Profissional de Saúde LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO I. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nasoclean Solução salina de água do mar APRESENTAÇÕES Solução aerossol

Leia mais

Anexo A. FORTEN poliaminoácidos. Chiesi Farmacêutica Ltda. Solução e pó para preparação de uso oral

Anexo A. FORTEN poliaminoácidos. Chiesi Farmacêutica Ltda. Solução e pó para preparação de uso oral Anexo A FORTEN poliaminoácidos Chiesi Farmacêutica Ltda. Solução e pó para preparação de uso oral 10 mg/ml cloridrato de arginina, 4 mg/ml dexfosfosserina, 1 mg/ml fosfato de levotreonina, 6 mg/ml glutamina,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Ascaridil. Terapêutica da ascaridíase

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Ascaridil. Terapêutica da ascaridíase IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ascaridil cloridrato de levamisol Terapêutica da ascaridíase Comprimidos APRESENTAÇÕES Comprimidos de 150 mg de cloridrato de levamisol (adultos) em embalagens com 1 e 100

Leia mais

4.2. Posologia e modo de administração

4.2. Posologia e modo de administração 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Infacalm, 66,66 mg/ml, gotas orais,emulsão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml de gotas orais, emulsão contém 66,66 mg de simeticone. Excipientes: 1 ml de gotas

Leia mais

Maxapran. Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 20 mg. Maxapran_BU 02_VP 1

Maxapran. Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 20 mg. Maxapran_BU 02_VP 1 Maxapran Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos revestidos 20 mg Maxapran_BU 02_VP 1 BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: MAXAPRAN citalopram

Leia mais

VENDAS DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS EM UMA FARMÁCIA COMERCIAL¹ 1

VENDAS DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS EM UMA FARMÁCIA COMERCIAL¹ 1 VENDAS DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS EM UMA FARMÁCIA COMERCIAL¹ 1 Vanderlei Boff Hedlund 2, Angélica Cristiane Moreira 3. 1 Estudo produzido na disciplina Estágio VI: Farmácias e Drogarias 2 Acadêmico do

Leia mais

CAMOMILINA C. Theraskin Farmacêutica Ltda. Cápsulas. extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25mg, vitamina D3 150UI

CAMOMILINA C. Theraskin Farmacêutica Ltda. Cápsulas. extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25mg, vitamina D3 150UI CAMOMILINA C Theraskin Farmacêutica Ltda. Cápsulas extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina C 25mg, vitamina D3 150UI CAMOMILINA C extrato de camomila 25mg, extrato de alcaçuz 5mg, vitamina

Leia mais

FURP-PARACETAMOL. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 200 mg/ml

FURP-PARACETAMOL. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 200 mg/ml FURP-PARACETAMOL Fundação para o Remédio Popular FURP Solução Oral 200 mg/ml BULA PARA O PACIENTE FURP-PARACETAMOL 200 mg/ml Solução Oral paracetamol APRESENTAÇÃO Solução oral Frasco com 15 ml de solução

Leia mais

Naratano. EMS Sigma Pharma Ltda. Comprimido revestido. 2,5mg

Naratano. EMS Sigma Pharma Ltda. Comprimido revestido. 2,5mg Naratano EMS Sigma Pharma Ltda. Comprimido revestido 2,5mg Naratano comprimido revestido bula do paciente I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Naratano Cloridrato de naratriptana APRESENTAÇÕES Cloridrato de

Leia mais

MODELO DE BULA PARA O PACIENTE. DUPHALAC lactulose

MODELO DE BULA PARA O PACIENTE. DUPHALAC lactulose MODELO DE BULA PARA O PACIENTE DUPHALAC lactulose Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. XAROPE 200mL 1 ml contém 667 mg de lactulose 1 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DUPHALAC lactulose FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

POP 08 DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

POP 08 DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS 1 Objetivos Definir as normas a serem aplicadas na dispensação de medicamentos em Farmácia. 2 Alcance Auxiliares de farmácia que receberam o treinamento. 3 Responsabilidades: Farmacêutico Responsável.

Leia mais

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 10, 15 e 30 ml.

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 10, 15 e 30 ml. BULA RDC 47/09 Profissional da Saúde IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 10, 15 e 30 ml. USO ORAL USO ADULTO E

Leia mais

V Simpósio de Atualização em Psicofarmacologia

V Simpósio de Atualização em Psicofarmacologia V Simpósio de Atualização em Psicofarmacologia Grupo de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP Manejo Farmacológico dos Transtornos Ansiosos Médica pesquisadora do CEAPESQ - Centro de Apoio

Leia mais

Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas

Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas Estrutura e Montagem dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas Equipe Técnica Os protocolos foram estruturados em seis módulos interrelacionados abordando aspectos médicos, farmacêuticos e de gerenciamento.

Leia mais

A SAÚDE DA MULHER EMS S/A SOLUÇÃO ORAL

A SAÚDE DA MULHER EMS S/A SOLUÇÃO ORAL A SAÚDE DA MULHER EMS S/A SOLUÇÃO ORAL tintura de Plumeria lancifolia 0,625 ml/15 ml + salicilato de sódio 400 mg/15 ml + extrato fluido de Passiflora alata 0,300 ml/15 ml + extrato fluido de casca de

Leia mais

REGENERADOR OSTEOARTICULAR

REGENERADOR OSTEOARTICULAR REGENERADOR OSTEOARTICULAR OSTEOCART PLUS é um regenerador osteoarticular com formulação exclusiva. Possui décadas de eficácia comprovada por milhares de médicos veterinários e animais de estimação, em

Leia mais

TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg

TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg TEGAN alfaestradiol APRESENTAÇÕES Solução tópica capilar contendo 0,25 mg de alfaestradiol. Embalagem contendo 1 frasco plástico com

Leia mais

Nome comercial: NAUSILON B6 Nome genérico: dimenidrinato (DCB 03051) + cloridrato de piridoxina (DCB 07167)

Nome comercial: NAUSILON B6 Nome genérico: dimenidrinato (DCB 03051) + cloridrato de piridoxina (DCB 07167) USILON B6 dimenidrinato DCB: 03051 cloridrato de piridoxina DCB: 07167 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: USILON B6 Nome genérico: dimenidrinato (DCB 03051) + cloridrato de piridoxina (DCB

Leia mais

Probabilidade pré-teste de doença arterial coronariana pela idade, sexo e sintomas

Probabilidade pré-teste de doença arterial coronariana pela idade, sexo e sintomas Pergunta: Quais são as principais indicações do teste ergométrico? Resposta: Há décadas o ECG de esforço vem sendo o principal instrumento no diagnóstico da doença cardíaca isquêmica estável e sua indicação

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: --- NOME ATUAL: --- NOVO NOME: SAÚDE MENTAL EM CUIDADOS PRIMÁRIOS

Leia mais

ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA

ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA Pedro Guimarães Coscarelli Médico Dstrab/Cvast/Svea/SVS/SES-RJ Professor

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA)

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) ANDRESSA FOGLIARINI DE MOURA LUCINÉIA HOFFMANN REBECA LAUFFER OLIVEIRA SABRINA HENCKE SUZANA DAPPER SILVA TAQUARA, 2016 OBJETIVO

Leia mais

guaifenesina-20mg/ml TRAVEL DIRECTION TRAVEL DIRECTION

guaifenesina-20mg/ml TRAVEL DIRECTION TRAVEL DIRECTION ocorra uma reação alérgica ou qualquer outra reação indesejável; a tosse recorra, apresente piora ou persista por mais de 7 dias; a tosse seja acompanhada de febre, mancha no corpo ou dor de cabeça contínua.

Leia mais

Por volta de dois a três anos de idade, as cefaléias atingem 4,3% das crianças, aumentando progressivamente até o início da vida escolar (11).

Por volta de dois a três anos de idade, as cefaléias atingem 4,3% das crianças, aumentando progressivamente até o início da vida escolar (11). Migrânea Pediátrica Tratamento agudo e profilático na pediatria Opções disponíveis na manipulação Doutor O objetivo deste informe científico é apresentar as vantagens das opções disponíveis na manipulação

Leia mais

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g MUD oral Bula para paciente pomada 1 mg/g Mud Oral (triancinolona acetonida) TÓPICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: USO ADULTO USO ORAL Embalagem contendo 1 bisnaga de 10 g. COMPOSIÇÃO: Cada grama

Leia mais

Zyplo. levodropropizina. Formas farmacêuticas e apresentações:

Zyplo. levodropropizina. Formas farmacêuticas e apresentações: Zyplo levodropropizina Formas farmacêuticas e apresentações: Zyplo gotas (60 mg/ml) - frasco com 15 ml e 30 ml. Zyplo xarope (6 mg/ml) - frasco com 60 ml, 120 ml e 200 ml. Uso Oral - ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

GLICENAX glicerol. Forma farmacêutica: Enema

GLICENAX glicerol. Forma farmacêutica: Enema GLICENAX glicerol Forma farmacêutica: Enema MODELO DE BULA GLICENAX glicerol Forma farmacêutica e apresentações: Enema GLICENAX (glicerol) 120 mg/ml: Caixa contendo 1 frasco de plástico com 250 ml ou 500

Leia mais

Maria João Begonha Docente Faculdade de Ciências da Saúde - UFP mbegonha@ufp.pt

Maria João Begonha Docente Faculdade de Ciências da Saúde - UFP mbegonha@ufp.pt RELAÇÃO ENTRE MEDICAMENTOS GENÉRICOS E MEDICAMENTOS DE MARCA PRESCRITOS EM MEDICINA DENTÁRIA Maria João Begonha Docente Faculdade de Ciências da Saúde - UFP mbegonha@ufp.pt Sandra Gago Docente Faculdade

Leia mais

PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença?

PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? Centro de Ciências da Saúde - UFRJ Rio de Janeiro, 8 de abril de 2002 LEGISLAÇÕES DE 1968-1988 Decreto - Lei 986/69 - Normas Básicas de Alimentos Alimento

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO (Elaborado de acordo com o anexo II da Portaria nº 161/96)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO (Elaborado de acordo com o anexo II da Portaria nº 161/96) RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO (Elaborado de acordo com o anexo II da Portaria nº 161/96) 1 DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO: DERMOFIX 300mg óvulo 2 COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA : Um óvulo

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 328/2014. Cilostazol, ticlopidina, Memantina

RESPOSTA RÁPIDA 328/2014. Cilostazol, ticlopidina, Memantina 22/06/2014 RESPOSTA RÁPIDA 328/2014 Cilostazol, ticlopidina, Memantina SOLICITANTE :Dra. Maria Augusta Balbinot Juíza de Direito de São João Del Rei - MG NÚMERO DO PROCESSO: 0625.14.005159-4 SOLICITAÇÃO/

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Forten poliaminoácido com vitamina

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Forten poliaminoácido com vitamina IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO CHIESI FARMACÊUTICA Forten poliaminoácido com vitamina APRESENTAÇÕES Solução e pó para preparação de uso oral. Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 ml para preparação antes

Leia mais

4.1 Indicações terapêuticas Tratamento preventivo e sintomático da conjuntivite alérgica crónica e sazonal.

4.1 Indicações terapêuticas Tratamento preventivo e sintomático da conjuntivite alérgica crónica e sazonal. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Lidina é um colírio, solução em recipiente unidose, sem

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido para mastigar contém 42 mg de simeticone.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada comprimido para mastigar contém 42 mg de simeticone. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Aero-OM, 42 mg, comprimidos para mastigar 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido para mastigar contém 42 mg de simeticone.

Leia mais

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO ALERGIA X INTOLERÂNCIA ALIMENTAR Laíse Souza Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO COMO DIFERENCIAR A ALERGIA ALIMENTAR DA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR?! ALERGIA ALIMENTAR

Leia mais

DONILA. Aché Laboratórios Farmacêuticos Comprimidos revestidos 5 mg e 10 mg

DONILA. Aché Laboratórios Farmacêuticos Comprimidos revestidos 5 mg e 10 mg DONILA Aché Laboratórios Farmacêuticos Comprimidos revestidos 5 mg e 10 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DONILA cloridrato de donepezila

Leia mais

Nausedron (cloridrato de ondansetrona)

Nausedron (cloridrato de ondansetrona) Nausedron (cloridrato de ondansetrona) Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. Solução Injetável 4mg/2mL e 8mg/4mL Modelo de Bula para Paciente I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nausedron cloridrato

Leia mais

Seki. Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Xarope 3,54 mg fendizoato de cloperastina

Seki. Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Xarope 3,54 mg fendizoato de cloperastina Seki Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Xarope 3,54 mg fendizoato de cloperastina I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SEKI fendizoato de cloperastina APRESENTAÇÃO Xarope: Frasco com 120 ml + copo medida

Leia mais

Fármacos antidepressivos. Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor em Biotecnologia

Fármacos antidepressivos. Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor em Biotecnologia Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor em Biotecnologia Jequié 2015 Introdução Depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns Classificação Depressão

Leia mais

Anexo A. FORTEN Poliaminoácido com vitamina. Chiesi Farmacêutica Ltda. Solução e pó para preparação de uso oral

Anexo A. FORTEN Poliaminoácido com vitamina. Chiesi Farmacêutica Ltda. Solução e pó para preparação de uso oral Anexo A FORTEN Poliaminoácido com vitamina Chiesi Farmacêutica Ltda. Solução e pó para preparação de uso oral IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO CHIESI FARMACÊUTICA Forten poliaminoácido com vitamina APRESENTAÇÕES

Leia mais

INFARMED. Circular Informativa. N.º 136/CA Data: 2004-12-21

INFARMED. Circular Informativa. N.º 136/CA Data: 2004-12-21 INFARMED Circular Informativa N.º 136/CA Data: 2004-12-21 Assunto: Novos dados farmacocinéticos importantes demonstram que sulfato de atazanavir (REYATAZ) em associação com ritonavir (NORVIR) e omeprazol

Leia mais

"Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse. headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic

Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse. headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic "Disability, anxiety and depression associated with medication-overuse headache can be considerably reduced by detoxification and prophylactic treatment. Results from a multicentre, multinational study

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA - RIO Unidade Dias

Leia mais

Sal de Andrews. Pó efervescente. Sulfato de magnésio(0,8825g) GlaxoSmithKline

Sal de Andrews. Pó efervescente. Sulfato de magnésio(0,8825g) GlaxoSmithKline Sal de Andrews GlaxoSmithKline Sulfato de magnésio(0,882) Sal de Andrews sulfato de magnésio APRESENTAÇÃO USO ORAL - USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada de pó efervescente contém: sulfato de magnésio(0,882), bicarbonato

Leia mais

FLUCOLIC. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Cápsulas Gelatinosas 125 mg simeticona

FLUCOLIC. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Cápsulas Gelatinosas 125 mg simeticona FLUCOLIC Kley Hertz Farmacêutica S.A. Cápsulas Gelatinosas 125 mg simeticona APRESENTAÇÃO Cápsulas gelatinosas contendo 125 mg de simeticona em cartucho com 12 ou 120 cápsulas em blísteres. USO ADULTO

Leia mais

GLICENAX glicerol. Forma farmacêutica: Enema

GLICENAX glicerol. Forma farmacêutica: Enema GLICENAX glicerol Forma farmacêutica: Enema MODELO DE BULA GLICENAX glicerol Forma farmacêutica e apresentações: Enema GLICENAX (glicerol) 120 mg/ml: Caixa contendo 1 frasco de plástico com 250 ml ou 500

Leia mais

PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g

PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g PROMERGAN Prometazina APRESENTAÇÃO Creme 20 mg/g, bisnaga de 30 g. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS. COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML

FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML Fungirox Solução Tópica ciclopirox olamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO FUNGIROX SOLUÇÃO TÓPICA: Cartucho com frasco conta-gotas

Leia mais

24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas. 40 mil. Mais de 200 indústria farmacêutica. 270 milhões unidades produzidas por ano

24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas. 40 mil. Mais de 200 indústria farmacêutica. 270 milhões unidades produzidas por ano ENTRE AS MAIORES INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL E COM O MAIOR CRESCIMENTO DO MERCADO. 9 empresas 24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas Mais de O Grupo Cimed é assim: medicamentos,

Leia mais

Medicina Baseada Em Evidência (MBE) Preenchendo a Lacuna Entre a Investigação Clínica e a Prática Médica

Medicina Baseada Em Evidência (MBE) Preenchendo a Lacuna Entre a Investigação Clínica e a Prática Médica Medicina Baseada Em Evidência (MBE) Preenchendo a Lacuna Entre a Investigação Clínica e a Prática Médica Bases racionais para a adoção de condutas médicas Acesso fácil à informação tem modificado as bases

Leia mais

O Tratamento Farmacológico da Ansiedade. Benzodiazepinicos

O Tratamento Farmacológico da Ansiedade. Benzodiazepinicos O Tratamento Farmacológico da Ansiedade Benzodiazepinicos Ansiedade Medo sem razão aparente Reação de luta ou fuga: Descarga do Simpático: Aumento da FC da PA Do Fluxo Sanguineo M.Esq. Ansiedade Simpático:

Leia mais

FACULDADE DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE DE LISBOA MESTRADO CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO CIÊNCIAS BIOFARMACÊUTICAS Acreditado pela A3ES 5 ª Edição 2014/2016 Colaboração Research Institute for Medicines

Leia mais

APROVADO EM 05-12-2007 INFARMED

APROVADO EM 05-12-2007 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Drill Tosse Seca 1 mg/ml xarope 2.COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 100 ml de xarope contem 0,100 g de bromidrato de dextrometorfano

Leia mais

Normolax EMS S/A. Xarope. 667 mg/ml

Normolax EMS S/A. Xarope. 667 mg/ml Normolax EMS S/A Xarope 667 mg/ml I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Normolax lactulose APRESENTAÇÃO: NORMOLAX (lactulose) Xarope 667 mg/ml sabor ameixa: frasco com 100, 120, 150, 200, 250 e 480 ml. Xarope

Leia mais

Ministério da Saúde Consultoria Jurídica/Advocacia Geral da União

Ministério da Saúde Consultoria Jurídica/Advocacia Geral da União Nota Técnica N 52 /2012 Brasília, maio de 2012. Princípio Ativo: sertralina. Nomes Comerciais 1 : Assert ; Cefelic ; Dieloft ; Inosert ; Sered ; Serenata ; Serolift ; Sertralin ; Tolrest ; Zoloft ; Zoltralina

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE LORATAMED

Modelo de Bula PACIENTE LORATAMED LORATAMED loratadina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 1 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO LORATAMED loratadina APRESENTAÇÕES Xarope de 1 mg/ml em embalagem com 1 frasco com 100 ml acompanhado

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR INDICAÇÕES PARA TRANSFUSÃO DE PLASMA FRESCO CONGELADO E CRIOPRECIPITADO Apoliano Albuquerque PLASMA FRESCO CONGELADO - PFC Consiste na

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Disciplina: Educação Física 1º ano Ensino Médio 1º Trimestre Professor: Renato Doenças e suas relações com

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Venex Forte 450 mg Comprimidos revestidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido revestido de Venex Forte contém 450 mg

Leia mais

Wellmune WGP IDENTIFICAÇÃO. Produto. N/D Peso molecular N/D. Estrutura Molecular N/D DCB / DCI INCI N/D CAS N/D. Pó fino bege claro.

Wellmune WGP IDENTIFICAÇÃO. Produto. N/D Peso molecular N/D. Estrutura Molecular N/D DCB / DCI INCI N/D CAS N/D. Pó fino bege claro. IDENTIFICAÇÃO Produto Wellmune WGP Estrutura Molecular DCB / DCI Peso molecular INCI CAS Apresentação / especificação Descrição / Propriedades Pó fino bege claro. Wellmune WGP é um polímero funcional natural

Leia mais

Excipientes Tiomersal (Conservante)... 0,3 mg. Bovinos (Vacas, novilhas e vitelos; a partir das 4 semanas de idade)

Excipientes Tiomersal (Conservante)... 0,3 mg. Bovinos (Vacas, novilhas e vitelos; a partir das 4 semanas de idade) 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO HIPRABOVIS BALANCE 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição por dose (3 ml): Substâncias activas: Vírus da Parainfluenza-3, inactivado, estirpe SF4... IHA*

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Strepsuis 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de dois ml: Substância ativa: Streptococcus suis, serotipo

Leia mais

LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE

LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE LUFTAL GEL CAPS BULA DO PACIENTE Takeda Pharma Ltda. Cápsula gelatinosa 125mg/cápsula (simeticona) LUFTAL GEL CAPS simeticona APRESENTAÇÕES Cápsulas gelatinosas de 125 mg em embalagem com 10 cápsulas.

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Glucosamina MYLAN 1500 mg Pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu

Leia mais

ATENÇÃO FARMACÊUTICA BÁSICA NA HIPERTENSÃO ARTERIAL E NO DIABETES RESUMO

ATENÇÃO FARMACÊUTICA BÁSICA NA HIPERTENSÃO ARTERIAL E NO DIABETES RESUMO ATENÇÃO FARMACÊUTICA BÁSICA NA HIPERTENSÃO ARTERIAL E NO DIABETES Rômulo Herlon Vidal De Negreiros¹ RESUMO Este trabalho mostra a atenção farmacêutica como um dos principais instrumentos no controle da

Leia mais

Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores

Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores Ansiedade e Transtornos de Humor: Uso de medicamentos depressores Profa. Norma Moreira Salgado Franco Auxiliar: André Mendonça CLASSIFICAÇÃO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE Ataque de Pânico Início súbito de intensa

Leia mais

Magnoral contém a substância ativa magnésio e pertence ao grupo dos medicamentos utilizados em nutrição (vitaminas e sais minerais).

Magnoral contém a substância ativa magnésio e pertence ao grupo dos medicamentos utilizados em nutrição (vitaminas e sais minerais). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Magnoral 1028,4 mg/10 ml solução oral Cloreto de magnésio hexahidratado Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

CEBION Glicose. Merck S/A. granulado 1 g + 5 g. ácido ascórbico (vitamina C) glicose

CEBION Glicose. Merck S/A. granulado 1 g + 5 g. ácido ascórbico (vitamina C) glicose CEBION Glicose ácido ascórbico (vitamina C) glicose granulado 1 g + 5 g Merck S/A APRESENTAÇÕES Granulado - Embalagens contendo 10 ou 50 envelopes. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica:

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica: BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Tutorial de Pesquisa Bibliográfica: Informações baseada no Tutorial da BVS Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br 1 Busca Bibliográfica É o levantamento de um determinado

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012 RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012 A pesquisa comparativa de preços de medicamentos foi realizada por funcionários do Núcleo Regional Campinas (Fundação Procon/SP)

Leia mais

VITAMINA C. MARIOL INDUSTRIAL LTDA. Comprimido 500 mg

VITAMINA C. MARIOL INDUSTRIAL LTDA. Comprimido 500 mg VITAMINA C MARIOL INDUSTRIAL LTDA. Comprimido 500 mg VITAMINA C ácido ascórbico DCB: 00104 Forma Farmacêutica Comprimidos de 500 mg Via de Administração Uso oral USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 10 ANOS

Leia mais