Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação. Docente: Clara Silva Brito EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS (EDUCAÇÃO BÁSICA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação. Docente: Clara Silva Brito EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS (EDUCAÇÃO BÁSICA)"

Transcrição

1 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação Docente: Clara Silva Brito EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS (EDUCAÇÃO BÁSICA) EXPRESSÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS (EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA)

2 Expressões Artísticas Contemporâneas Escola Superior de Educação de Santarém Sumário O impacto das descobertas em novas tecnologias da imagem e os seus reflexos na arte dos finais do século XIX. Primórdios da arte moderna: A fotografia no séc. XIX e as correntes artísticas, Realismo, Naturalismo e Impressionismo. 1. DESCOBERTA E DIVULGAÇÃO DA FOTOGRAFIA 2. PRIMÓRDIOS DO CINEMA 3. O NATURALISMO E O REALISMO 4. O IMPRESSIONISMO 5. O PÓS-IMPRESSIONISMO

3 Século XIX Primórdios da FOTOGRAFIA Joseph Nicéphore Niépce (França, ) Louis Jacques M. Daguerre (França, ) Willian Henry Fox-Talbot (UK )

4 Vista da janela em Le Gras Joseph Niépce (1826)

5 La table servie (1822) par Joseph Nicéphore Niépce

6 Niépce desenvolve nas suas fotografias um dos temas tradicionais da história da Pintura ocidental: A natureza morta. Cézane ( )

7 Fotografia de Niépce Harmen Steenwijk, Natureza morta com crânio e cachimbo, séc. XVII

8 Equipamento completo para a daguerreotipia O daguerreótipo é um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa. Foi criada pelo francês Louis Daguerre em 1837 e anunciada em Foi declarado pelo Governo Francês como invento do domínio público.

9 Louis Daguérre : Paris, 1839 Paralelamente ao surgimento do daguerreótipo, acontecia na Europa, e principalmente na França, o Impressionismo. Este novo estilo trazia técnicas inovadoras para a pintura devido ao desejo de exprimir a luz atmosférica.

10 Pissarro ( ): Boulevard. Óleo sobre tela

11 DIORAMA Inventado por Daguerre, é um modo de apresentação artística, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. A cena que pode ser uma paisagem, plantas, animais, eventos históricos, etc,. É pintada sobre uma tela de fundo curvo, de tal maneira que simulem um contorno real. A tela colocada na obscuridade e iluminada de maneira adequada dá uma ilusão de profundidade e de movimento, dando a impressão de tridimensionalidade. O modelo é pintado de tal forma que cria uma perspectiva falsa, modificando com cuidado a escala dos objectos para reforçar a ilusão de realismo.

12 Inglês, escritor e cientista aficionado, Willian Henry Fox- Talbot ( ) usava a câmara escura para desenhos nas suas viagens. Na intenção de fugir da patente do daguerreótipo pesquisou uma fórmula alternativa de impressionar quimicamente o papel. A primeira fotografia obtida pelo processo negativo/positivo foi feita com uma pequena câmara de madeira.

13 The Oriel Window, Lacock Abbey Como o negativo da talbotipia era constituído de um papel de boa qualidade como base de sensibilização, na passagem para o positivo perdiam-se muitos detalhes devido à textura do papel. Mais tarde os fotógrafos pensaram em melhorar a qualidade da cópia utilizando como base o vidro.

14 Eastman, 1888

15 PRIMÓRDIOS DO CINEMA

16 Primórdios do CINEMA CAMÂRA ESCURA Quando as imagens dos objectos iluminados penetram num compartimento escuro através de um pequeno orifício e se recebem sobre um papel branco situado a uma certa distância desse orifício, vêem-se no papel, os objectos invertidos com as suas formas e cores próprias. Leonardo da Vinci, in Codex Atlanticus

17 Primórdios do CINEMA Sombra Chinesa Teatro de Sombras

18

19 Praxinoscópio

20

21 Taumatroscópio FlipBook

22 Georges Méliès ( )

23 EIXOS FILOSÓFICOS SUBJACENTES À ARTE MODERNA Período considerado: da segunda metade do séc. XIX a meados do século XX Europa RACIONALISMO Realismo Naturalismo (Portugal) Impressionismo (França, ) Cubismo (França, 1907) IDEALISMO Simbolismo (188 ) Expressionismo (Van Gogh) Expressionismo Francês (Fauvismo, 1905) Pintura metafísica (Giorgio di Chirico, 1909) Futurismo (Itália, 1909) Raionismo (Rússia, 1911) Suprematismo (Rússia, 1913) 1ª Guerra Mundial Construtivismo (Russia, 1919); Bauhaus (Alemanha, 1919) Expressionismo Alemão ( Der blau reiter; Die brucke, ) Orfismo (França, 1912) Dadaísmo (França, 1916) Neoplasticismo ( Holanda, De Stijl, 1917 ) Surrealismo (França, 1924)

24 O Naturalismo

25 Em Portugal o Naturalismo Silva Porto ( ) José Malhoa ( ) Praia das Maças 1918, óleo sobre madeira, 690 x 870 mm Museu do Chiado, Lisboa, Portugal. Colheita - Ceifeiras c. 1893, óleo sobre tela 90,5 x 120,3 cm Museu Nacional de Soares dos Reis Porto, Portugal

26 Silva Porto Silva Porto

27 Realismo Honoré de Daumier ( )

28 O Realismo H. Daumier (1863) José Malhoa: o fado (1910)

29 António Teixeira Lopes ( ): baco Auguste Rodin ( ): O beijo

30 L Impressionisme Cézanne

31 Pintores Impressionistas: Claude Monet, Pierre Auguste Renoir, Camille Pissaro, Edgar Degas, Toulouse- Lautrec.

32 Na primeira metade do século XIX, a Academia de Belas Artes dominava a cena artística em França e impunha os padrões tradicionais de pintura tanto em matéria de conteúdo como de estilo. Os temas valorizados eram os históricos, os religiosos e os retratos, preferindo-se uma pintura cuidadosamente acabada. A cor era sombria e conservadora, as pinceladas eram reprimidas, ocultando as técnicas de trabalho, as emoções e a personalidade do artista.

33 Os impressionistas descobriram que se podiam captar ao ar livre, os efeitos momentâneos e passageiros da luz e que a cor se modificava em função da mesma.

34 Claude Monet Impressão ao nascer do sol

35 O tamanho das telas passa a ser muito mais pequeno no devido à necessidade de as transportar para os locais de observação.

36 Os temas preferidos são informais, e além da representação da natureza, os impressionistas representavam cenas relacionadas com a vida próxima e familiar do artista. Edgar Degas

37 O termo "Impressionista" foi aceite pelos próprios artistas e popularizou-se entre o público e os críticos que passaram a acreditar que estes tinham a oferecer uma nova visão do mundo e da sua representação.

38 Radicais no seu tempo, os impressionistas quebraram as leis da academia. Claude Monet: meda de feno, 1898

39 Marc Rotko ( ) Expressionismo abstrato. Traduz a intensidade da cor e da luz procurada pelos impressionistas.

40 Impressionismo Pós-Impressionismo Georges Seurat, La Seine à la Grande-Jatte, 1888 Claude Monet (França, ) Impressão do pôr do sol

41 PÓS- IMPRESSIONISMO Seurat : La grand jatte Van Gogh: pormenor de Os Girassóis

42 Cézanne: Precursor do CUBISMO Paul Cézanne ( ): Mont. St. Vittoire

43 Características fundamentais do CUBISMO Decomposição do espaço tridimensional do quadro e da sensação volumétrica que daí derivava, reivindicando a tridimensionalidade; Autonomia do quadro em relação à Natureza, regendo-se por leis próprias: (forma, luz e cor não são naturalistas) ; Recusa da concepção estática da pintura tradicional, que representava o objecto ã partir dum único ponto de vista; Introdução da quarta dimensão, (tempo) pela visão simultânea do objecto, quer de frente, quer de perfil e pelos seus contornos posteriores e inferiores; A linguagem geométrica é utilizada para procurar a estrutura das coisas; Criação de uma nova realidade, não como a vemos, mas como a pensamos; Abolição de tudo o que é acessório, o que conduz à simplificação das formas, que são geometrizadas.

44 Cubismo (analitico) Pablo Picasso, Fábrica em Horta del'hebro, 1909 Picasso As meninas d Avinhon, 1907

45 CUBISMO ANALÍTICO Entre 1909 e 1912, desenvolveu-se a fase analítica, definida pela visão simultânea e multifacetada dos vários aspectos do motivo observado, fazendo com que o objecto aparecesse na tela como que fragmentado. O artista não o representa apenas pelo que vê do objeto, mas também, e sobretudo, pelo que dele conhece. Para simplificar a leitura da obra, as cores empregues são sóbrias, quase sempre monocromáticas (ocre, terra e cinzento-esverdeado).

46 Cubismo (sintético) Picasso Juan Gris

47 O CUBISMO SINTÉTICO Por volta de 1912, Braque e Picasso começaram a introduzir nas suas telas alguns elementos estranhos à pintura. São letras, bocados de madeira panos, cartas de jogar, pautas de música, pedaços de jornal, embalagens de cigarros e de fósforos, bilhetes, etiquetas, areia, etc. Estes elementos, pintados ou de matéria concreta, acrescentados à obra, tiveram como objectivo estimular visualmente o espectador, desfazendo a carga hermética da imagem, característica da fase analítica. A par das formas simplificadas surgiu, com maior pujança, a cor vibrante, em sobreposiçõese transparências de planos, dando alguma emoção ao quadro. Tudo o que é acessório, inútil ou decorativo é extraído

48 Amadeu de Sousa Cardoso

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VITRINISMO Planificação anual de História e Cultura das Artes 11 º Ano

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE VITRINISMO Planificação anual de História e Cultura das Artes 11 º Ano Planificação anual de História e Cultura das Artes 11 º Ano Turma: J Professora: Clara Marreiros 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de História da Cultura e das Artes, componente de

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Modernidade. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Modernidade. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Modernidade 1 Professor Isaac Antonio Camargo Modernismo e Modernidade Modernismo e Modernidade são dois termos usados para identificar as obras de arte que ocorrem a partir do final do

Leia mais

Área do Conhecimento: Arte

Área do Conhecimento: Arte Área do Conhecimento: Arte Série: 1ª Carga Horária: 4h/a Período: Semestral (conteúdos) Elementos Formais Composição Movimentos e Períodos 1. Ponto, linha, plano, volume, textura, cor 2. Ponto, linha,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase Curso 2501/12 - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003814B - História da Arte: do Impressionismo ao Contemporâneo Docente(s) Joedy Luciana Barros Marins Bamonte Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

MODERNISMO. Propostas e Movimentos

MODERNISMO. Propostas e Movimentos MODERNISMO Propostas e Movimentos Modernismo Passagem de um regime representativo da arte para um regime estético da arte Jacques Rancière EXPRESSIONISMO Proposta: - expressar os sentimentos e visões de

Leia mais

Arte 1º. Ano do Ensino Médio

Arte 1º. Ano do Ensino Médio Conteúdo Avaliativo 3º. Trimestre: Arte 1º. Ano do Ensino Médio 1. A transição do século XVIII XIX: Neoclassicismo/Romantismo/Realismo. 2. Impressionismo/Fotografia. 3. Vanguardas Europeias: Expressionismo/Cubismo/Surrealismo/Dadaísmo.

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

IMPRESSIONISMO

IMPRESSIONISMO IMPRESSIONISMO 1870-1930 Movimento de arte em França no final do século XIX, criado por um grupo de artistas conhecidos pelas suas técnicas inovadoras de pintura e uso da cor na arte. OS IMPRESSIONISTAS

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO É UM MOVIMENTO ARTÍSTICO QUE SURGIU NA FRANÇA NO FINAL DO SÉCULO XIX, DURANTE O PERÍODO DA BELLE ÉPOQUE.

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX O que era ser um artista moderno? Vincent Van Gogh- Auto retrato com orelha decepada, (1889) Vincent Van Gogh Autorretrato com orelha decepada (1889) Todo

Leia mais

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as

Leia mais

Antes de começarmos a entender o cubismo precisamos conhecer uma pessoa que foi essencial para que esse movimento surgisse

Antes de começarmos a entender o cubismo precisamos conhecer uma pessoa que foi essencial para que esse movimento surgisse C U B I S M O Antes de começarmos a entender o cubismo precisamos conhecer uma pessoa que foi essencial para que esse movimento surgisse O que é o Cubismo? O Cubismo foi um movimento iniciado por Georges

Leia mais

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do Realismo Pintura Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do cotidiano de pessoas comuns. Transformações

Leia mais

VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO

VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO VANGUARDAS DO SÉCULO XX FUTURISMO ARTE MODERNA No século XX a arte passa por grandes mudanças: A arte se concentra menos na realidade visual externa e mais na visão interna; Retrata a vida contemporânea

Leia mais

Vanguardas Históricas I

Vanguardas Históricas I Vanguardas Históricas I As transformações do início do século XX e as vanguardas históricas Os avanços da ciência realizados a partir do século XIX mudaram a percepção da realidade e conduziram, no campo

Leia mais

Impressionismo. Artes Plásticas

Impressionismo. Artes Plásticas Impressionismo Introdução Embora resultante de uma experiência espontânea e localizada, desenvolvida por alguns pintores franceses no final de oitocentos, o Impressionismo rapidamente ganhou uma dimensão

Leia mais

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS Impressionismo foi um movimento originado na pintura durante o século XIX, na França. Nesse período, vivia-se a chamada Belle Époque (Bela Época) europeia, marcada

Leia mais

Unidade III Trabalho A trajetória humana, suas produções e manifestações

Unidade III Trabalho A trajetória humana, suas produções e manifestações Unidade III Trabalho A trajetória humana, suas produções e manifestações 17.1 Conteúdo: As vanguardas na Europa e no Mundo. Habilidades: Entender as ações das vanguardas europeias e suas influências na

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ART001 EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO I Desenho de observação. Conceito. Artistas. Técnica de representação gráfica da tridimensionalidade. Proporção, volume, luz e sombra, perspectiva.

Leia mais

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor.

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. Impressionismo Surge em 1.863 em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. O artista rompeu definitivamente com os valores clássicos da antiguidade; apesar de não se considerar um impressionista

Leia mais

Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo

Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo Prof. André de Freitas Barbosa O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais, resultando numa reação ao espírito iluminista,

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 02 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno (a): 8º Ano: Questão 01 Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual,

Leia mais

Holanda: ladrões roubam obras de Picasso, Monet e outros famosos

Holanda: ladrões roubam obras de Picasso, Monet e outros famosos Holanda: ladrões roubam obras de Picasso, Monet e outros famosos Mulher diante de uma janela aberta, de Paul Gauguin, é um dos quadros que foram roubados do museu Kunsthal. Foto: AP Sete quadros de grande

Leia mais

HISTÓRIA DAS ARTES 12º ANO. Curriculo e Avaliação

HISTÓRIA DAS ARTES 12º ANO. Curriculo e Avaliação HISTÓRIA DAS ARTES 12º ANO Curriculo e Avaliação Bloco 1 - A arte, do Impressionismo ao Expressionismo Abstracto - Módulo 1 A Arte Impressionista e Pós-Impressionista. - Módulo 2 Arte, indústria, arquitectura

Leia mais

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO & PÓS-IMPRESSIONISMO ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO Impressão, Nascer do Sol (1872), de Claude Monet. Definição IMPRESSIONISMO Surgiu no último

Leia mais

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Palavras-chave: física moderna, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional,

Leia mais

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO 2º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO Professora Alba Baroni Arquiteta IMPRESSIONISMO Movimento com origem na França no fim do século XIX que explorou a intensidade

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de HISTÓRIA DA CULTURA E ARTES

Prova escrita de conhecimentos específicos de HISTÓRIA DA CULTURA E ARTES Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2014 Instruções gerais Prova escrita

Leia mais

MODERNISMO Europa / Brasil

MODERNISMO Europa / Brasil MODERNISMO Europa / Brasil MODERNISMO A expressão movimentos de vanguardas europeias ou o Modernismo começou a ser usado na década de 1860, final do século XIX e inicio do século XX. Este movimento ocorreu

Leia mais

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!!

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França

Leia mais

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa. Turma Sábado. manhnã. outubro

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa. Turma Sábado. manhnã. outubro INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1 2013 Programa. Turma Sábado. manhnã. outubro INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA PROGRAMA DE CURSO. 2013 Criada em 1997, por Marcelo Reis, o Instituto Casa

Leia mais

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação anual de História da Cultura e das Artes- 10ºano

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação anual de História da Cultura e das Artes- 10ºano CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação anual de História da Cultura e das Artes- 10ºano Turmas: G, H Professor(es): Francisca Duarte e Otília Lopes 1 - Estrutura e Finalidades

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

Piet Mondrian ( )

Piet Mondrian ( ) 7 de Março de 1872 nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à

Leia mais

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Quais são as transformações estilísticas na História da Imagem? QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Barroco Rococó Realismo Impressionismo

Leia mais

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO JOSÉ REIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014 PROFESSORA: Patricia Fermino Antonio SÉRIE: 7 º ANO TURMAS: C e D Áreas Artísticas: ( X ) Artes Visuais (

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2013. Ano: 9 Turma: 91/92

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2013. Ano: 9 Turma: 91/92 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 9 Turma: 91/92 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi Maneirismo/Barroco/Rococó = apresentação naturalista observação do real representando, de maneira expressionista ou clássica, temas "ideais" em que os valores tonais preponderam e a sensação de "real"

Leia mais

QUESTÃO 1. 2.a Certificação de Habilidade Específica de 2012 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura)

QUESTÃO 1. 2.a Certificação de Habilidade Específica de 2012 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) QUESTÃO 1 Pablo Picasso. Mulher com gralha. 1904, carvão, pastel e aquarela sobre papel, 64,6 cm 49,5 cm, The Toledo Museum od Ar t, T oledo (OH), EUA. Yves Klein. International Klein Blue IKB 3. 1960,

Leia mais

CINEMA DE BOLSO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA. Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes)

CINEMA DE BOLSO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA. Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes) CINEMA DE BOLSO CINEMA DE BOLSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DO CINEMA Histórico do cinema Formas de cinema Roteiro de cinema (Formato Master Scenes) CONCEITOS BÁSICOS PARA REALIZAR UMA

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

RENASCIMENTO. Localização Espacial: Cidades Italianas, Países Baixos e reinos alemães. Localização Temporal: Século XV e XVI

RENASCIMENTO. Localização Espacial: Cidades Italianas, Países Baixos e reinos alemães. Localização Temporal: Século XV e XVI RENASCIMENTO Localização Espacial: Cidades Italianas, Países Baixos e reinos alemães Localização Temporal: Século XV e XVI Não há uma definição de Renascimentos mas sim definições. Este período histórico

Leia mais

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39

CARTÃO-POSTAL REVITALIZADO - Prefeitura entrega Centro Cultural Estação Paulista Sex, 22 de Setembro de 2006 14:39 O prédio central da Estação da Paulista, um dos principais cartões-postais de Piracicaba transformado pela Prefeitura de Piracicaba em centro cultural será entregue à população neste sábado (23), às 16

Leia mais

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo Colégio Santa Clara Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha 1 1. Academicismo O termo academicismo faz uma referência à existência das academias e da produção

Leia mais

ARTE BARROCA. Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão

ARTE BARROCA. Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão ARTE BARROCA Arte e Estética Contemporânea Professora: Tais Vieira Pereira Aluna: Vitória da Silva Adão A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a expandir-se por outros países da

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015

PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015 PROVAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS - 2015 Nome Cotações:

Leia mais

³$LOXPLQDomRGR3RQWRGHYLVWDGR,PSUHVVLRQLVPR

³$LOXPLQDomRGR3RQWRGHYLVWDGR,PSUHVVLRQLVPR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS,QVWLWXWRGH$UWHV 'HSDUWDPHQWRGH$UWHV&RUSRUDLV *UDGXDomRHP'DQoD 0DWpULD7ySLFRV(VSHFLDLVHP'DQoD±,OXPLQDomR Professor: Valmir Perez ³$LOXPLQDomRGR3RQWRGHYLVWDGR,PSUHVVLRQLVPR

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

FÍSICA - Tomás ESPELHOS PLANOS ÓPTICA

FÍSICA - Tomás ESPELHOS PLANOS ÓPTICA CONCEITOS BÁSICOS LUZ Energia radiante que se propaga no espaço através de ondas eletromagnéticas e que sensibiliza nossa visão. C = 300.000km/s = 3.10 8 m/s Raio de luz - Segmento de reta que representa

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013 CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 13 Pág. 1 de 5 001-13 Luminária de Materiais Expressivos Lúcio Magalhães h 3ª feira 5 dias /09 a 08/ 14 às 18h OBJETIVOS: Oferecer aos alunos informações básicas para

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO PONTO, LINHA, PLANO E VOLUME. Teoria da Forma e da Cor - Profa. Monique H. Coimbra

ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO PONTO, LINHA, PLANO E VOLUME. Teoria da Forma e da Cor - Profa. Monique H. Coimbra ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO PONTO, LINHA, PLANO E VOLUME Teoria da Forma e da Cor - Profa. Monique H. Coimbra BIBLIOGRAFIA: DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA Entidades: Instituto Politécnico do Porto/ Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE); Câmara Municipal do Porto / Teatro Municipal do Porto Rivoli Campo

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO 1.5.2. Tendências culturais: entre o naturalismo e as vanguardas - Pintura Tradicional: naturalismo Academismo: Columbano B. Pinheiro e Silva Porto, por ex. Cenas de costume (cenas populares, rurais) botas

Leia mais

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA Modernismo Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA O Modernismo Cidade limpa, sintética, funcional e racional; construções como ferramenta social econômica. Negação do ornamento; rejeição

Leia mais

Hernández, Fernando - Transgressão e Mudança na Educação os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues - Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Hernández, Fernando - Transgressão e Mudança na Educação os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues - Porto Alegre: ArtMed, 1998. ... Hernández, Fernando - Transgressão e Mudança na Educação os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues - Porto Alegre: ArtMed, 1998. Este livro é um convite à transgressão das barreiras

Leia mais

ENSAIO FILOSÓFICO ACERCA DO TEMA FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO

ENSAIO FILOSÓFICO ACERCA DO TEMA FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO 27 ENSAIO FILOSÓFICO ACERCA DO TEMA FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO Júlia de Holanda juliadeholanda@filosofiacapital.org Brasília-DF 2006 28 ENSAIO FILOSÓFICO ACERCA DO TEMA FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO Júlia

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º - Ensino Médio Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: ITRDU Este estudo

Leia mais

Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã?

Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã? Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã? O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, Impressão, nascer do sol, de

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

1. Desenvolvimento da Animação Tradicional 1.1. A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos Arte da Animação.

1. Desenvolvimento da Animação Tradicional 1.1. A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos Arte da Animação. 1 1. Desenvolvimento da Animação Tradicional 1.1. A invenção dos dispositivos óptico-mecânicos BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. Arte da Animação. São Paulo; Editora Senac São Paulo, 2011. Em Arte da Animação,

Leia mais

Curso Básico de Fotografia Científica

Curso Básico de Fotografia Científica Curso Básico de Fotografia Científica INTRODUÇÃO -A palavra fotografia vem do Grego e significa escrever com a luz. -A luz é o elemento mais importante, aliada a outros elementos como: o assunto, a câmera,

Leia mais

Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft.

Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. Professora Sabrina Quarentani A.TEMA : Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. B. Professora: Sabrina Quarentani. Disciplina: Artes.

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 3 A partir de 2015 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento

Leia mais

Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo

Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo Contexto artístico no início do século XX 2º. ano Prof. André Araújo A virada do século XX A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII na Inglaterra, afetou a economia mundial e gerou um intenso crescimento

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula uma introdução aos elementos básicos da perspectiva. (Mateus Machado) 1. DEFINIÇÃO INTRODUÇÃO A PERSPECTIVA Podemos dizer que a perspectiva é sem dúvida uma matéria dentro do desenho

Leia mais

Impressão: nascer do sol

Impressão: nascer do sol IMPRESSIONISMO França 1860 a 1886. Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma impressão ou as percepções iniciais registradas

Leia mais

Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Desenho de Observação Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Introdução Desenhar o que vemos à nossa volta serve para investigar,

Leia mais

Licenciatura em artes Visuais. Identificação da turma 658. Cidade de Funcionamento. Ano/Período de Ingresso 2011.1. Ano/Período cursado 2011.

Licenciatura em artes Visuais. Identificação da turma 658. Cidade de Funcionamento. Ano/Período de Ingresso 2011.1. Ano/Período cursado 2011. Identificação da turma 8 ALMEIRIM 0. PORTUGUES INSTRUMENTAL LABORATÓRIO DE DESENHO I LABORATÓRIO DE DESENHO II 8h 0h 8h LABORATORIO DE PINTURA I HISTÓRIA GERAL DA ARTE II LINGUAGEM VISUAL HISTORIA GERAL

Leia mais

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Projeto Presente! Formação / História 1 A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Texto 1 Cássia Marconi Ricardo Dreguer Os documentos são fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas

Leia mais

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do Impressionismo Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX; O termo impressionismo foi imprimido

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Nome: Data: / / 1. Lê com atenção o Documento 1. Documento 1 O arquiteto supremo escolheu o homem

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO O Cubismo Surgiu no século XX, sendo que o marco inicial foi em 1907 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Picasso. Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque,

Leia mais

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio Artes Visuais Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC 12 e 13 de Maio Temas propostos para discussão O que é Arte? A arte e a educação. O que são Artes Visuais?

Leia mais

AULA 20 LITERATURA VANGUARDA EUROPÉIA

AULA 20 LITERATURA VANGUARDA EUROPÉIA AULA 20 LITERATURA PROFª Edna Prado VANGUARDA EUROPÉIA I OS VÁRIOS -ISMOS As principais manifestações artísticas do início do século XX foram fundamentais para o desenvolvimento do Modernismo literário.

Leia mais

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo.

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo IV Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O Impressionismo como base das transformações

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO A EUROPA E BRASIL NO SÉCULO XIX (Resumo apostila 04 ) Tempo e Espaço, são duas coisas importantes para você se localizar

Leia mais

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos.

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. Outubro de 2016 O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. A Arte pode nos ajudar a compreender a diversidade e riqueza da cultura

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

CARACTERÍSITICAS DO REALISMO

CARACTERÍSITICAS DO REALISMO REALISMO Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades.

Leia mais

Aula Teórica. Tema: Vamos conhecer a fábula? Objetivo(s):

Aula Teórica. Tema: Vamos conhecer a fábula? Objetivo(s): Aula Teórica Tema: Vamos conhecer a fábula? Objetivo(s): Introdução às narrativas fabulísticas; Leitura de fábulas clássicas; Exploração do elemento fantástico; Apresentação das etapas de persuasão e moral.

Leia mais

V SEMINÁRIO DO MUSEU DOM JOÃO VI - Coleções de arte: formação, exibição e ensino Painéis de Pesquisa Anais Eletrônicos

V SEMINÁRIO DO MUSEU DOM JOÃO VI - Coleções de arte: formação, exibição e ensino Painéis de Pesquisa Anais Eletrônicos 1 Coleção Dr. Pedro Nava Fonte para a História da Medicina Márcia Cristina Alves 1 As artes plásticas são outra grande fonte informativa para o estudo da história da medicina. Telas, murais, afrescos,

Leia mais

MONTAGEM E ALINHAMENTO DE SISTEMAS DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS

MONTAGEM E ALINHAMENTO DE SISTEMAS DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS Programa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP PIC Jr MONTAGEM E ALINHAMENTO DE SISTEMAS DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS Aluno: Rafael Pedro da Silva Orientador: Professor José Joaquín

Leia mais

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2012 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura)

QUESTÃO 1. 1.a Certificação de Habilidade Específica de 2012 Prova de Habilidades Específicas Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) QUESTÃO 1 Nicolas Poussin. Echo e Narciso. 1628-30, 74 cm 100 cm, óleo sobre tela, Louvre, Paris. Michelangelo Caravaggio. Narciso. 1598-99, óleo sobre tela, 110 cm 92 cm, Galleria Nazionale d'arte Antica,

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º A Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Tema/conteúdo: Dever de casa avaliativo Impressionismo, Pós-Impressionismo, Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Surrealismo, Futurismo, Dadaísmo.

Tema/conteúdo: Dever de casa avaliativo Impressionismo, Pós-Impressionismo, Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Surrealismo, Futurismo, Dadaísmo. J+C Atividade de História da Arte 3 etapa/2015 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Data: 21/09/2015 Resumo para estudos Tema/conteúdo: Dever de casa avaliativo Impressionismo,

Leia mais

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE A invenção da fotografia em 1823 influencia as artes de diversas maneiras; Surgem duas correntes, os Realistas e os Impressionistas;

Leia mais