JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY"

Transcrição

1 O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante da realidade social, é elemento de estrutura de tal sociedade e expressão da prática social e espiritual do homem. Já para MERLEAU-PONTY (1980), a arte não é tradução do mundo, mas a instalação de um mundo. A expressão não pode ser então a tradução de um pensamento já claro, pois que os pensamentos claros são os que já foram ditos em nós ou pelos outros.

2 Alguns artistas também tentaram definir um conceito para a arte: Será Arte tudo o que eu disser que é Arte (Marcel Duchamp). A Arte é uma mentira que nos permite dizer a verdade (Pablo Picasso). A Arte não reproduz o visível, torna visível (Paul Klee). A Arte não tem nada a ver com o gosto, não há nada que o prove (Marx Ernst). A beleza perece na vida, porém na Arte é imortal (Leonardo Da Vinci). A fantasia, isolada da razão, só produz monstros impossíveis. Unida a ela, ao contrário, é a mãe da Arte e fonte de seus desejos (Francisco de Goya). Enquanto a ciência tranquiliza, a Arte perturba (George Braque). Se eu pinto meu cachorro exatamente como é, naturalmente terei dois cachorros, mas não uma obra de arte (Johann Wolfgang Von Goethe).

3 Por que estudar arte? Além de situar historicamente a produção artística, compreendendo-a no contexto em que está inserida, é preciso destacar as razões que nos levam a estudá-la.

4

5

6 São tantos os acontecimentos que a vida parece passar diante dos nossos olhos tão rapidamente que, além de nos deixar atordoados, deixa-nos também sem tempo para pensar. Por exemplo, você tem o costume de olhar para o céu? Ou acha que isso é perda de tempo? Sabe quando é lua cheia, ainda conta estrelas e procura figuras nas nuvens? Ou isso é coisa de criança ou de quem não tem o que fazer?

7 Habitamos um mundo que vem trocando sua paisagem natural por um cenário criado pelo homem, pelo qual circulam pessoas, produtos, informações e principalmente imagens. Se temos que conviver diariamente com essa produção infinita, melhor será aprendermos a avaliar esta paisagem, sua função, sua forma e seu conteúdo, o que exige o uso de nossa sensibilidade estética. Só assim poderemos deixar de ser observadores passivos para nos tornarmos espectadores críticos, participantes e exigentes.

8 Pela arte, o ser humano torna-se consciente da sua existência individual e social, ele se percebe e se interroga, sendo levado a interpretar o mundo e a si mesmo. O acesso que temos à arte e ao seu conhecimento possibilita tornarmo-nos mais críticos e conscientes em relação ao mundo, pois passamos a compreendê-la e a percebê-la, não só como parte da realidade humano-social, mas como algo que transcende essa realidade.

9 A arte não vive num puro terreno da afetividade imediata. Ela requer, para o criador como para o consumidor, a posse de um certo número de ferramentas intelectuais e técnicas que nenhuma espontaneidade permite dispensar.

10 Conteúdos estruturantes São eles: Elementos Formais (linha, cor, timbre, altura, duração, ação, personagem, movimento corporal...). Composição (figurativa, tridimensional, harmonia, enredo, coreografia...) Movimentos e Períodos (medieval, barroco, romantismo, vanguardas artísticas...).

11 O conhecimento desses conteúdos nos permitirá compreender um pouco da complexidade da arte. E por ser uma atividade complexa, aprender, conhecer e fazer arte exige de nós muita pesquisa, concentração, criatividade, entre outros.

12 Elementos Formais Forma é figurativa quando representa figuras e objetos e é abstrata quando não tem intenção figurativa. Quando usamos a forma abstrata em uma obra, não representamos pessoas ou objetos, mas, mesmo assim podemos dizer muita coisa, ou seja, representar algo, pois as formas podem evocar alegria, tristeza, beleza, tranquilidade, agitação, dinamicidade, conflitos, soluções, representar a vida humana.

13 g

14

15

16

17

18

19

20 LINHA DO TEMPO HISTÓRIA DA ARTE

21

22 PRÉ HISTÓRIA

23 PRÉ HISTÓRIA ARTE RUPESTRE

24 PRÉ HISTÓRIA ARTE RUPESTRE A MAIS ANTIGA DAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, GRAVADAS EM CAVERNAS EM SUAS PAREDES.

25 PRÉ HISTÓRIA IDADE ANTIGA ARTE RUPESTRE A MAIS ANTIGA DAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, GRAVADAS EM CAVERNAS EM SUAS PAREDES.

26 PRÉ HISTÓRIA IDADE ANTIGA ARTE RUPESTRE ARTE EGÍPCIA A MAIS ANTIGA DAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, GRAVADAS EM CAVERNAS EM SUAS PAREDES.

27 PRÉ HISTÓRIA IDADE ANTIGA ARTE RUPESTRE ARTE EGÍPCIA ARTE GREGA A MAIS ANTIGA DAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, GRAVADAS EM CAVERNAS EM SUAS PAREDES.

28 PRÉ HISTÓRIA IDADE ANTIGA IDADE MÉDIA ARTE RUPESTRE ARTE EGÍPCIA ARTE GREGA ARTE ROMANA ARTE GÓTICA A MAIS ANTIGA DAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, GRAVADAS EM CAVERNAS EM SUAS PAREDES. FOI A ÉPOCA DOS MOSAICOS E VITRAIS IDADE MODERNA IDADE CONTEMPORÂNEA RENASCIMENTO BARROCO ROCOCÓ ROMANTISMO IMPRESSIONISMO CUBISMO ABSTRACIONISMO SURREALISMO REMBRANDT ALEIJADINHO PICASSO E TARSILA DO AMARAL LEONARDO DA VINCI, MICHELANGELO E RAFAEL GOYA E DELACROIX CEZANNE, DEGAS, GAUGUIN, MONET, RENOIR, VAN GOGH E TOULOUSE-LAUTREC KANDINSKY, MANABU MABE E TOMIE OHTAKE SALVADOR DALI E TARSILA DO AMARAL

29 PRÉ HISTÓRIA ARTE RUPESTRE A MAIS ANTIGA DAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, GRAVADAS EM CAVERNAS EM SUAS PAREDES. DESENHO DAS MÃOS como assinatura HOMENS CAÇANDO E ANIMAIS DE CAÇA

30 IDADE ANTIGA ARTE EGÍPCIA

31 IDADE ANTIGA ARTE GREGA ESCULTURAS E CERÂMICAS

32 IDADE ANTIGA ARTE ROMANA

33 IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA MOSAICOS

34 IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA VITRAIS

35 IDADE MODERNA - RENASCIMENTO MICHELANGELO LEONARDO DA VINCI RAFAEL

36 IDADE MODERNA - BARROCO REMBRANDT

37 IDADE MODERNA - ROCOCÓ ALEIJADINHO

38 IDADE CONTEMPORÂNEA - ROMANTISMO FRANCISCO GOYA DELACROIX

39 IDADE CONTEMPORÂNEA - IMPRESSIONISMO PAUL CEZANNE EDGAR DEGAS

40 IDADE CONTEMPORÂNEA - IMPRESSIONISMO CLAUDE MONET PAUL GAUGUIN

41 IDADE CONTEMPORÂNEA - IMPRESSIONISMO RENOIR TOULOUSE-LAUTREC

42 IDADE CONTEMPORÂNEA - IMPRESSIONISMO VINCENT VAN GOGH

43 IDADE CONTEMPORÂNEA - CUBISMO PABLO PICASSO TARSILA DO AMARAL

44 IDADE CONTEMPORÂNEA - ABSTRACIONISMO WASSILY KANDINSKY

45 IDADE CONTEMPORÂNEA ABSTRACIONISMO MANABU MABE

46 IDADE CONTEMPORÂNEA - ABSTRACIONISMO TOMIE OHTAKE

47 IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO SALVADOR DALI

48 IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO SALVADOR DALI

49 IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO TARSILA DO AMARAL

50 IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO JACEK YERKA

51 IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO JACEK YERKA

52 IDADE CONTEMPORÂNEA - SURREALISMO JACEK YERKA

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, memória, imaginação, sensibilidade e reflexão. Desenvolver relação de autoconfiança

Leia mais

Programa Anual ARTE. A proposta. O trabalho do aluno. O trabalho do professor

Programa Anual ARTE. A proposta. O trabalho do aluno. O trabalho do professor Programa Anual ARTE A proposta O ensino da Arte na escola precisa possibilitar a produção de um auto-retrato das múltiplas faces e funções desta área de conhecimento, revelando as formas de ser e habitar

Leia mais

História da Arte - Linha do Tempo

História da Arte - Linha do Tempo PRÉ- HISTÓRIA: História da Arte - Linha do Tempo -Período Paleolítico e neolítico; -Primeiras manifestações artísticas, pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas. Arte Rupestre. 25 mil anos

Leia mais

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Quais são as transformações estilísticas na História da Imagem? QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo Barroco Rococó Realismo Impressionismo

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo Colégio Santa Clara Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha 1 1. Academicismo O termo academicismo faz uma referência à existência das academias e da produção

Leia mais

Cap.22 e 23. Capítulo 22 (p.250 a 263) Capítulo 23 (p. 265 a 275). CAP. 24 A 26: Cap.24 (p. 276 a 288). Cap.25 (p.290 a 305). Cap. 26 (p.307 a 323).

Cap.22 e 23. Capítulo 22 (p.250 a 263) Capítulo 23 (p. 265 a 275). CAP. 24 A 26: Cap.24 (p. 276 a 288). Cap.25 (p.290 a 305). Cap. 26 (p.307 a 323). COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO TURNO MATUTINO CONTEÚDOS DE AVALIAÇÃO PROFESSORA :EVA CRISTINA MIRANDA FEITOSA COMPONENTE CURRICULAR: ARTES TIPO AVALIAÇÃO CONTEÚDO DATA AV1 ESCRITA DISCURSIVA

Leia mais

Iniciação à História da Arte e do Mobiliário. Profª Natalia Pieroni

Iniciação à História da Arte e do Mobiliário. Profª Natalia Pieroni Iniciação à História da Arte e do Mobiliário Profª Natalia Pieroni INICIAÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE QUESTIONAMENTOS: POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR HISTÓRIA DA ARTE? Mancha de tinta sobre papel dobrado O QUE

Leia mais

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX O que era ser um artista moderno? Vincent Van Gogh- Auto retrato com orelha decepada, (1889) Vincent Van Gogh Autorretrato com orelha decepada (1889) Todo

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA. Professora: Kenniane Nogueira

HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA. Professora: Kenniane Nogueira HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA Professora: Kenniane Nogueira UNIDADE I O QUE É ARTE? SEGUNDO COLI, ARTE SÃO CERTAS MANIFESTAÇÕES DA ATIVIDADE HUMANA DIANTE DAS QUAIS NOSSO SENTIMENTO É ADMIRATIVO, ISTO É:

Leia mais

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi Maneirismo/Barroco/Rococó = apresentação naturalista observação do real representando, de maneira expressionista ou clássica, temas "ideais" em que os valores tonais preponderam e a sensação de "real"

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

Área do Conhecimento: Arte

Área do Conhecimento: Arte Área do Conhecimento: Arte Série: 1ª Carga Horária: 4h/a Período: Semestral (conteúdos) Elementos Formais Composição Movimentos e Períodos 1. Ponto, linha, plano, volume, textura, cor 2. Ponto, linha,

Leia mais

ARTE NO ENEM. Prof. Kamilla Albani

ARTE NO ENEM. Prof. Kamilla Albani ARTE NO ENEM Prof. Kamilla Albani Matriz de referência de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Competência: Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Principais movimentos europeus: 1. FUTURISMO 2. EXPRESSIONISMO 3. CUBISMO 4. DADAÍSMO 5. SURREALISMO

Principais movimentos europeus: 1. FUTURISMO 2. EXPRESSIONISMO 3. CUBISMO 4. DADAÍSMO 5. SURREALISMO Vanguardas Europeias A palavra VANGUARDA deriva do francês AVANT-GARDE, termo militar que designa aqueles que, em campanha, vão à frente da unidade. A partir do início do séc. XX, passou a ser empregada

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Como elaborar o currículo de Música e Artes. Katarine Jordão

Como elaborar o currículo de Música e Artes. Katarine Jordão Como elaborar o currículo de Música e Artes Katarine Jordão Referências: Documentários: - Why Beauty Matters Roger Scruton - Why is Modern Art so Bad? Robert Florczak Livros: - Educação por Princípios:

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas TURMA 601 Aula 07 Formas Geométricas As figuras geométricas sempre chamaram a atenção dos artistas plásticos. As composições com figuras geométricas é um trabalho de buscar o equilíbrio entre as formas.

Leia mais

- PROVA TEÓRICA E PRÁTICA - LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

- PROVA TEÓRICA E PRÁTICA - LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Realização: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ EDITAL 04/2017 COPESE COORDENADORIA PERMANENTE DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROVA TEÓRICA E PRÁTICA - LICENCIATURA EM ARTES

Leia mais

MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO

MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO Brasileiro, baiano, nascido em Salvador em 1961; Diplomado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador, onde também cursou filosofia; Funcionário público federal concursado

Leia mais

autorretratos Grandes Mestres

autorretratos Grandes Mestres Plínio Santos Filho - Ph.D. autorretratos Grandes Mestres aprenda Desenho e Pintura estudando Grandes Artistas ebook Desenho e Pintura Percepção Visual Anatomia Artística História da Arte e Gravura Prof.

Leia mais

MODERNISMO. Propostas e Movimentos

MODERNISMO. Propostas e Movimentos MODERNISMO Propostas e Movimentos Modernismo Passagem de um regime representativo da arte para um regime estético da arte Jacques Rancière EXPRESSIONISMO Proposta: - expressar os sentimentos e visões de

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa Ano: 7º Turma: 7.1

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa Ano: 7º Turma: 7.1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 7º Turma: 7.1 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO: HISTÓRIA DA ARTE ENTRE APRENDER A VER E APRENDER A FAZER

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO: HISTÓRIA DA ARTE ENTRE APRENDER A VER E APRENDER A FAZER 106 EXPERIÊNCIAS DE ENSINO: HISTÓRIA DA ARTE ENTRE APRENDER A VER E APRENDER A FAZER Paulo Henrique Tôrres Valgas ¹ Lucas Souza ² INTRODUÇÃO Durante o ano de 2016, os professores Paulo Henrique Tôrres

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código:091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Técnico e Processo Industrial Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas CUBISMO Informações gerais Os trabalhos cubistas têm como principais referenciais as pinturas do pós-impressionista Paul Cézanne, a arte Africana e as ideias científicas sobre o tempo como quarta dimensão

Leia mais

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO 2º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO Professora Alba Baroni Arquiteta IMPRESSIONISMO Movimento com origem na França no fim do século XIX que explorou a intensidade

Leia mais

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico)

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico) PREFEITURA MUNICIPAL DE POMERODE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EMPREENDEDORA CNPJ 83.102.251/0001-04 Fone: (47) 3395-6300 E-mail: educacao@pomerode.sc.gov.br Rua 15 de Novembro, 649 Bairro Centro 89107-000

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE

PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE SÉC. XX - XXI História da Arte Profª Natalia Pieroni PÓS-MODERNISMO - Produção artística a partir dos anos 60 (pós movimento modernista), caracterizada pelas inquietações

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

O Expressionimo das Formas

O Expressionimo das Formas O Expressionimo das Formas Na sua opinião existem formas diferentes de representar uma mesma idéia ou uma mesma emoção? Como você representaria, por exemplo, a dor e o sofrimento humano? Mas, e o que é

Leia mais

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO - 2017 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDÚSTRIAIS 1.2 CURSO: Técnico em Análises Químicas 1.2 UNIDADE DIDÁTICA: Artes I CH: 67 h/r DOCENTE RESPONSÁVEL: Mauricio

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco. Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio

HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco. Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio O contexto de uma imagem nos apresenta o cenário geral em que ela foi produzida, sua função e o impacto

Leia mais

História da Arte - Linha do Tempo

História da Arte - Linha do Tempo História da Arte - Linha do Tempo PRÉ- HISTÓRIA (1000000 A 3600 a.c.) Primeiras manifestações artísticas. Pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas. Sangue de animais, saliva, fragmentos

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Contra modelos e conceitos

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Posicionando-se contrariamente

Leia mais

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO & PÓS-IMPRESSIONISMO ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO Impressão, Nascer do Sol (1872), de Claude Monet. Definição IMPRESSIONISMO Surgiu no último

Leia mais

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo.

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo IV Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O Impressionismo como base das transformações

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Disciplina: Artes Curso: Técnico Em Eletromecânica Integrado Ao Ensino Médio Série: 1º Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável: EMENTA O universo da arte, numa abordagem

Leia mais

MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA 1ª METADE DO SÉCULO XX (VANGUARDA):

MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA 1ª METADE DO SÉCULO XX (VANGUARDA): TEXTO COMPLEMENTAR 9º ANO ARTES VISUAIS PROF. SUSSUMO Olá! Como já conversamos em sala de aula, o objetivo deste texto é apresentar de forma sucinta tudo o que eu já escrevi no quadro. Lembrando que neste

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 9ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 9ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 9ºs anos Professora Cristina Aula 1. Estética, a filosofia da arte A Mesa de Jantar (harmonia em vermelho) Henry Matisse óleo s/ tela 180cm x 246cm. Hermitage Museum, S. Pitsburg 1908. Estética,

Leia mais

PROGRAMA DE DESENHO 10ª Classe

PROGRAMA DE DESENHO 10ª Classe E64 PROGRAMA DE DESENHO 10ª Classe Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Disciplina de Educação Visual e Plástica Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Desenho - 10ª Classe Formação de Professores

Leia mais

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!!

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França

Leia mais

EMENTA DA DISCIPLINA

EMENTA DA DISCIPLINA ART01-09405 HISTÓRIA DA ARTE I (x) obrigatória TEÓRICA TOTAL Estudar obras consideradas paradigmáticas produzidas durante a assim chamada pré-história e a antiguidade representativas sobretudo da arte

Leia mais

IMPRESSIONISMO

IMPRESSIONISMO IMPRESSIONISMO 1870-1930 Movimento de arte em França no final do século XIX, criado por um grupo de artistas conhecidos pelas suas técnicas inovadoras de pintura e uso da cor na arte. OS IMPRESSIONISTAS

Leia mais

O que é arte para você?

O que é arte para você? O que é arte para você? Em uma pagina do caderno escreva a palavra ARTE e ao redor dela escreva palavras ou uma frase que para você resume o significado de arte. A arte esta presente em sua vida? De que

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 01 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Aluno(a): 9 Ano Questão 01 Data da entrega: 28/04/2017. Alguns trabalhos meus se aproximam do expressionismo. Quando se diz expressionismo,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 -

Leia mais

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos.

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. Outubro de 2016 O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. A Arte pode nos ajudar a compreender a diversidade e riqueza da cultura

Leia mais

Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE

Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE 2019 2º ano Professora: Andreia Leite Arte Visual E.M. Instruções para Aula de Arte 1) Material didático: Livro didático

Leia mais

GIACOMETTI. Sempre há progresso/não refazer as coisas negativas 108. É preciso destruir (destrói mesmo?) tudo (= cabeça) 49

GIACOMETTI. Sempre há progresso/não refazer as coisas negativas 108. É preciso destruir (destrói mesmo?) tudo (= cabeça) 49 GIACOMETTI QUESTÕES SINTÁTICAS CONCEITO DE INACABAMENTO Inacabamento insatisfação 27/64 (não fim de obra) Inacabamento Cézanne 44 Tempo inacabamento 113 / 117 / 119 Obra não é abandonada enquanto há chance

Leia mais

Museo Thyssen- Bornemisza

Museo Thyssen- Bornemisza Português Pablo Picasso Arlequim com espelho, 923 Piso 0, sala 45 Museo Thyssen-Bornemisza Museo Thyssen- Bornemisza O Museo Thyssen-Bornemisza foi inaugurado no dia 8 de Outubro de 992 para albergar uma

Leia mais

Antropólogos, arqueólogos, historiadores, filósofos, linguistas e outros tantos pesquisadores tentam, desde muito tempo, desvendar as origens da

Antropólogos, arqueólogos, historiadores, filósofos, linguistas e outros tantos pesquisadores tentam, desde muito tempo, desvendar as origens da O QUE É ARTE? ORIGEM ARS Antropólogos, arqueólogos, historiadores, filósofos, linguistas e outros tantos pesquisadores tentam, desde muito tempo, desvendar as origens da humanidade. A despeito das conclusões

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓD. CURSO CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO CÓD. DISC. 17031461 DISCIPLINA EVOLUÇÃO DAS ARTES VISUAIS I ETAPA 1 CH ANO 2009 CRÉDITOS

Leia mais

CADERNO DE PROVAS. Cargo PROFESSOR DE ARTES

CADERNO DE PROVAS. Cargo PROFESSOR DE ARTES Concurso Público para provimento de vagas em cargos do quadro permanente de pessoal, e emprego público vinculado ao Programa de Saúde da Família, da CADERNO DE PROVAS Cargo PROFESSOR DE ARTES Domingo,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE LINHA DO TEMPO

HISTÓRIA DA ARTE LINHA DO TEMPO A arte na Grécia A arte no Egito A arte na Pré-História A arte Gótica A arte Românica A arte Romana Segunda metade do séc. XX Primeira metade do séc XX Pós-Impressionismo O Pontilhismo A arte Barroca O

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique:

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique: Atividade extra Módulo 1 Fascículo 1 Artes Unidade 1 Artes: Princípios e Linguagens Questão 1 As cores são capazes de nos transmitir diversas sensações, criar espaços, dar volume a um objeto, aproximá-lo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento Orientador de Gestão do Programa de História da Cultura e das Artes

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento Orientador de Gestão do Programa de História da Cultura e das Artes MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO Documento Orientador de Gestão do Programa de História da Cultura e das Artes 10º

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º - Ensino Médio Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: ITRDU Este estudo

Leia mais

A Transição para a Arte do Século XX A Coragem de Transgredir

A Transição para a Arte do Século XX A Coragem de Transgredir Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São

Leia mais

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata?

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? Mulher sentada (1909) Pablo Picasso FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES Geometria É a

Leia mais

ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1

ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1 ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1 TOZZI, C. Colcha de retalhos. Mosaico figurativo. Estação de Metrô Sé. Disponível em: www.arteforadomuseu.com.br. Acesso em 8 mar. 2013. Colcha de retalhos representa a essência

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 3 A partir de 2015 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento

Leia mais

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria. ARTE Objetivas 01 Em relação ao que aprendemos sobre o que é ARTE, marque (V) para citações verdadeiras e (F) para as falsas: a) ( ) A arte sobrevive sem a interferência do Homem. b) ( ) Atualmente, de

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO 611 22/11 Trabalho 1: Desenho inspirado nos Gatos do artista Aldemir Martins e pintura

Leia mais

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique:

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique: Atividade extra Artes: Princípios e Linguagens Questão 1 As cores são capazes de nos transmitir diversas sensações, criar espaços, dar volume a um objeto, aproximá-lo ou distanciá-lo. Nas telas de artistas

Leia mais

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade

Leia mais

Arte e Religião Leitura dos discursos visuais

Arte e Religião Leitura dos discursos visuais Arte e Religião Leitura dos discursos visuais A Idade Média e o Renascimento Clássico A exploração dos mistérios da natureza e leis do universo como requisito fundamental para a atividade artística. O

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Instruções para Aula de Arte

Instruções para Aula de Arte 2019 Doppler Professora: Andreia Leite Arte Visual Instruções para Aula de Arte 1) Material didático: Livro didático Coleção Poliedro trazer em todas as aulas. 2) Artes Plásticas da pág. 67 até a pág.

Leia mais

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade

Leia mais

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS Impressionismo foi um movimento originado na pintura durante o século XIX, na França. Nesse período, vivia-se a chamada Belle Époque (Bela Época) europeia, marcada

Leia mais

TEXTOS SOBRE ARTE 9º ANO ARTES VISUAIS SUSSUMO 2BIM

TEXTOS SOBRE ARTE 9º ANO ARTES VISUAIS SUSSUMO 2BIM TEXTOS SOBRE ARTE 9º ANO ARTES VISUAIS SUSSUMO 2BIM Olá! Como já conversamos em sala de aula, o objetivo deste texto é apresentar de forma sucinta tudo o que eu já escrevi no quadro. Lembrando que neste

Leia mais

Revisão Arte 1 Ano Ensino Médio

Revisão Arte 1 Ano Ensino Médio Revisão Arte 1 Ano Ensino Médio Um olhar sobre a Arte/ Aprendendo a olhar as artes plásticas/ Arte pré-histórica: Paleolítico e Neolítico/ Arte no Brasil da pré-história Assim como o conceito de Arte,

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula 2 Prof. Carlos Café Dias REFORÇANDO REPOSITÓRIO docente.ifrn.edu.br/carlosdias O QUE É CRIATIVIDADE? Criatividade é uma forma de loucura. Platão Inspiração

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 02 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno (a): 8º Ano: Questão 01 Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual,

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 6ª - Ensino Fundamental Professora: Ione A. Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 05 / 2016 Aluno(a): N o.: Turma: ORIENTAÇÕES:

Leia mais

SPA - Professor de Ed. Básica II - Artes LÍNGUA PORTUGUESA

SPA - Professor de Ed. Básica II - Artes LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA Um anjo dorme aqui; na aurora apenas, disse adeus ao brilhar das açucenas sem ter da vida alevantado o véu. - Rosa tocada do cruel granizo Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do

Leia mais

COLÉGIO SHALOM ENSINO FUNDAMENTAL - 7 Ano Profº: Antonio Carlos Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM ENSINO FUNDAMENTAL - 7 Ano Profº: Antonio Carlos Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM ENSINO FUNDAMENTAL - 7 Ano Profº: Antonio Carlos Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No. RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1. Ler e fazer resumo dos capítulos abaixo com resolução dos exercícios no final

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

Georg Wilhelm Friedrich HEGEL ( )

Georg Wilhelm Friedrich HEGEL ( ) Georg Wilhelm Friedrich HEGEL (1770-1831) Hegel ocupou durante muitas décadas uma posição dominante na história da filosofia. É considerado até hoje um dos maiores filósofos alemães. Ele concebia que a

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Professor-Carlos Juscimar de Souza Série: 1º Turma:D Período:NOTURNO Ano: 2014 ESTRUTURANTE: ESPECÍFICO: Objetivo/Justificativa Metodologia Critério de. História Conhecer, contextualizar e da Arte: desenvolver

Leia mais

D - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Desenvolver capacidade de observação. Documentar e organizar informações e material produzido pertinente a cada p

D - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Desenvolver capacidade de observação. Documentar e organizar informações e material produzido pertinente a cada p Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 747 de 10/09/2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção cultural

Leia mais