REVISÃO 1º BIM. 9ºs anos. Professora Cristina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVISÃO 1º BIM. 9ºs anos. Professora Cristina"

Transcrição

1 REVISÃO 1º BIM 9ºs anos Professora Cristina

2 Aula 1. Estética, a filosofia da arte A Mesa de Jantar (harmonia em vermelho) Henry Matisse óleo s/ tela 180cm x 246cm. Hermitage Museum, S. Pitsburg 1908.

3 Estética, a filosofia da arte A palavra estética, que surgiu do grego aisthetikos (perceber pelos sentidos), já despertou o interesse de vários filósofos que formularam teorias sobre o belo e a arte. A estética tem por objetivo o vasto império da beleza ou do belo, é a investigação das belas artes. O belo é obra da livre contemplação que proporciona um prazer desinteressado, pelo qual penetramos no mundo das ideias. A arte tem por função conciliar a ideia e a representação sensível por meio da estética. Para distinguir se algo é belo ou não, não remetemos sua representação apenas ao entendimento ou ao conhecimento, e sim ao sentimento de prazer, mediante a imaginação.

4 Representação das linhas e forma da obra de Kandinsky.

5 Representação das linhas e forma da obra de Paul Klee.

6 Representação das linhas e forma da obra de Paul Klee.

7 Representação das linhas e forma da obra de Paul Klee.

8 Aula 2. O gosto O jovem Baco Caravaggio óleo s/ tela 94cm x 85cm Galeria Uffizi Florença Itália.

9 O juízo de gosto é estético. Para distinguir se uma coisa é bela ou não, não remetemos sua representação ao objeto, por meio do conhecimento em vista de um conhecimento, mas ao sujeito e ao sentimento de prazer ou dor, mediante a imaginação (unida talvez ao entendimento); o juízo do gosto não é, pois, um juízo de conhecimento; por conseguinte não é lógico, mas estético; quer-se dizer com isso que seu princípio determinante só pode ser subjetivo. (Imanuel Kant)

10 ARTE FIGURATIVA ARTE ABSTRATA Figurativismo ou arte figurativa são os termos usados para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem. Ele pode ser realista ou estilizado, desde que haja o reconhecimento do que foi desenhado. A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

11 Composição abstrata Formas Ivan Serpa 97cm x 130cm Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.

12 Composição abstrata Black and Violet - Wassily Kandinsky 30.6cm 39.5cm Coleção privada. 1923

13 Composição abstrata Composição VIII Wassily Kandinsky 140cm x 201cm Museu Solomon R. Guggenheim, Nova Iorque, Estados Unidos 1923

14 Composição abstrata Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo Piet Mondrian 86cm x 66cm Coleção privada,1930.

15 Composição figurativa Cavalinhos Amarelos Frans Marc óleo s/ tela 66cm x104,5cm Stoats Galerie Stuttgart 1912.

16 Composição figurativa Colheita do Algodão José Antônio da Silva óleo s/ tela 50cm x 100cm Museu de Arte de São Paulo.

17 Composição figurativa A Traição das Imagens René Magritte (Bélgica, ) óleo s/ tela 60cm x 81cm Los Angeles County Museum of Art Los Angeles 1928.

18 Composição figurativa Operários Tarsila do Amaral óleo s/ tela 150cm x 205cm Acervo do Governo do Estado de São Paulo, 1933.

19 Aula 3. Espontaneidade na arte Pintura rupestre mostrando uma cena de caçada a um grande animal, encontrada na Toca do Baixão, Piauí.

20 Certa ingenuidade e autodidatismo com técnicas resolvidas com a prática, permitindo ao artista total liberdade de expressão sem preocupação com simetria e perspectiva, são notados em várias culturas. A espontaneidade, muitas vezes, é negligenciada por quem a vê. A arte nasceu com o homem. Cada povo tem sua história, sua poesia e seu estilo. Desde a primeira manifestação do instinto do homem das cavernas, ao marcar uma pedra rochosa com sua mão molhada de cor ou delineada de tinta, percebemos a arte. Sem qualquer grau de conhecimento, o homem usou uma forma especial de resguardar, eternizar e compartilhar com outros a sua fantástica experiência de vida. Mesmo na pintura rupestre mais antiga, temos mais do que a observação ou adoração a um animal. Isto porque ela mostra a qualidade de seu traço, a cor e o movimento expressivo adquiridos com o passar do tempo. É por meio dessas imagens que irão se formar signos, surgindo, assim, a primeira forma escrita, chamada pictográfica.

21 A arte africana, conhecida, mas desprezada pelos europeus, foi redescoberta por Pablo Picasso. Buscando inspiração na África, ele descobriu, nas máscaras de madeira e folhas, na policromia das esculturas e nas pinturas corporais, toda a força da arte negra, fazendo de seu trabalho uma obra-prima do Modernismo. Máscara Africanas Estudo para a obra de Picasso LES DEMOISELLES d'avignon

22 Um exemplo da influencia africana na obra de Picasso é o importante quadro "Les Demoiselles D'avignon".

23 Pablo Picasso ( ), um dos precursores do Cubismo começou a desenvolver o estilo a partir de visitas a uma exposição de Arte Africana, no Museu do Homem de Paris, em O trabalho exposto causou uma forte impressão no artista, especialmente as máscaras, o que fez com que ele procurasse retratálas em suas pinturas.

24 Estudo para a obra de Picasso AUTORRETRATO Máscara Africanas

25 Feita em 1907, a obra de arte Autorretrato de Pablo Picasso foi a pintura que anteviu o movimento cubista.

26 Aula 4. Estética clássica O Império do belo Partenon Templo de mármore erigido sob as ordens de Péricles Atenas.

27 - Arte antropocêntrica (exprimindo valores de equilíbrio, harmonia, ordem, proporção e medida): exalta a beleza e o calor da vida humana, não o mundo além-túmulo. - Inspirados na filosofia racionalista e humanista da época a arte estava ligada ao intelectualismo, valorização do homem, busca da perfeição, harmonia, equilíbrio, proporção. Inspiração na natureza, realismo. -Arquitetura: religiosa (Templos), edifícios públicos (teatros etc.). As principais características da arquitetura grega são: Caráter público Conceito de Belo (teor estético) Monumentalidade (grandes Templos) Perspectiva e proporcionalidade Simetria e harmonia Equilíbrio e rigor das formas Presença de colunas e pórticos -Ordens arquitetônicas: -Ordem dórica -Ordem jônica -Ordem coríntia Arte Grega

28 Arte Grega - Pórticos Frontão Capitel Jônico Capitel Coríntio Frontão Capitel Dórico

29 Arquiteturas com influência da estética grega Casa de 2 andares com pórtico composto por frontão triangular e 4 colunas Casa de 2 andares com pórtico composto por frontão triangular e 2 colunas

30 Arquiteturas com influência da estética grega Casa de 2 andares com pórtico composto por frontão triangular e 4 colunas Pórtico composto por frontão triangular e 6 colunas

31 Arte Grega Ordens arquitetônicas: Dórica Jônica Coríntia

32 Arte Grega Ordens Arquitetônicas Colunas Dórica, Jônica e Coríntia:

33 Arte Grega Ordens Arquitetônicas Capitel Dórico Capitel Jônico Capitel Coríntio Templo Dórico Templo Jônico Templo Coríntio

34 Arte Grega Cariátides (colunas em forma de mulheres)

35 A Criação de Adão Interior da Capela Sistina Michelangelo Vaticano 1508 e Aula 5. Estética clássica no Renascimento

36 Entre os anos de 1300 e 1650 houve, na Europa, um súbito renascer dos ideais da cultura grecoromana por meio do movimento que se chamou Renascimento. Na verdade, o Renascimento foi um momento da história muito mais amplo e complexo do que o simples reviver da antiga cultura greco-romana. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.

37 Trabalhando ora o espaço na arquitetura, ora as linhas e cores na pintura, ou, ainda, volumes na escultura, os artistas do Renascimento sempre expressaram os maiores valores da época: a racionalidade e a dignidade do ser humano. Na arquitetura, era preciso criar espaços compreensíveis a partir de todos os ângulos visuais que fossem resultantes de uma justa proporção, baseados em relações matemáticas entre todas as partes do edifício. Na pintura, o uso da perspectiva, seguindo princípios da matemática e geometria, conduziu a outro recurso: o uso do claro/escuro para dar maior realismo às pinturas. Na escultura, há uma espécie de força interior que não aparece no humanismo idealizado pelos gregos.

38 Aula 6. Arte acadêmica

39 A Academia é um local onde se promove o estudo das artes ou ciências. Podemos dizer que a primeira Academia foi um bosque em Atenas onde Platão ensinava filosofia. Ao longo do tempo, muitas Academias surgiram. Durante o Renascimento, o termo era utilizado para designar qualquer grupo de artistas que discutia questões científicas e artísticas. A fundação da primeira Academia de Arte ocorreu em Florença, em É chamada de arte acadêmica aquela produzida de acordo com padrões e técnicas desenvolvidos em cursos.

40 Aula 7. Deformação A Traição das Imagens René Magritte (Bélgica, ) óleo s/ tela 60cm x 81cm Los Angeles County Museum of Art Los Angeles 1928.

41 Quando falamos de arte, ouvimos, quase sempre, comentários sobre o fato de a arte moderna deformar demais. Desse fato surge a ideia de que é difícil para o público aceitar a arte de nossos dias. Outro comentário é o de que algumas pessoas gostariam de fazer arte, porém não conseguiriam desenhar direito. Mas, o que significa desenhar direito? Apesar de serem problemas diferentes, ambos partem do mesmo princípio: a arte é essencialmente imitativa. Isso está errado. É conveniente dizer que a arte não copia a natureza.

42 Se um artista imitativo se propõe a desenhar uma árvore exatamente como ela é, isso já faz com que ele esteja transformando e deformando a natureza. Os termos da linguagem já deixam de ser a árvore real. Ao desenhar sobre uma folha de papel, uma árvore tal qual ela é, já se torna possível observar a deformação. Por mais parecida que seja, a árvore deixa de ser árvore, em toda sua plenitude. Ela já não terá mais cheiro de árvore, textura de árvore.

43 Quando olhamos para uma imagem o que vemos estará de acordo com o nosso repertório cultural. O contato do espectador com a obra de arte depende muito de seus conhecimentos anteriores. Portanto, quanto mais experiências tivermos, maiores e diferentes serão as possibilidades e perspectivas para análises e interpretações.

44 O artista, por mais que queira representar algo como vê, ao formar, ao dar forma à imagem, vê-se obrigado a deformá-la, pois estará substituindo as formas da natureza por formas humanas.

45 Aula 8. Estética urbanas e cultura pop

46 Pensadores culturais contemporâneos têm colocado em evidência assuntos antes não discutidos, como esporte, rock, moda, estilos de cabelo, compras, jogos e ritos sociais, passando a utilizar nessas áreas o mesmo grau de sofisticação teórica que empregariam na dita alta cultura. Com o progressivo advento dos meios de comunicação, as informações chegam cada vez mais rápido. Essa rapidez proporciona o conhecimento dos fatos que acontecem no planeta. Por meio de livros, revistas ou jornais, rádio, televisão ou internet, diferentes culturas nos são apresentadas, fazendo com que, em determinadas situações, se torne difícil distinguir a originalidade autêntica da simples exploração comercial.

47 LEGENDA DE OBRAS DE ARTE Nome da obra Artista Local de nascimento e morte do artista Ano de nascimento e morte do artista Mona Lisa, Leonardo da Vinci (Itália, ), pintura a óleo s/ madeira de álamo, cm, Museu do Louvre, Material e/ou técnica da Local onde obra se encontra a obra Ano/período em que foi feita a obra Dimensões da obra

48

REVISÃO 4º BIM. 9ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 4º BIM. 9ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 4º BIM 9ºs anos Professora Cristina REFLEXOS NO MUNDO DAS ARTES (AULA 24) A arte, muitas vezes, absorve a mensagem de outras culturas, sem repudiar sua origem. As máscaras africanas, carregadas

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL O TERMO RENASCIMENTO: O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

RENASCIMENTO. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de

RENASCIMENTO. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de RENASCIMENTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos

Leia mais

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 4º BIM 6ºs anos Professora Cristina SUPORTE Em arte, suporte é o que serve de base para uma obra de arte. Por exemplo: o suporte de uma pintura sobre tela é a tela; o de uma pintura sobre parede

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães R enascimento Prof.: André Vinícius Magalhães O que é Renascimento????? O termo Renascimento é comumente aplicado à Europa entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália LILIAN RODRIGUES ITÁLIA 1300-1650 Com os estudos sobre a natureza iniciados nesse período, a cultura clássica e os ideais greco-romanos

Leia mais

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo. 2.2. O conhecimento científico da Natureza - A matematização do real - Álgebra (equações, operações, polinómios ) - Geometria (forma, tamanho, posição

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

Partenon (Templo à deusa Atena)

Partenon (Templo à deusa Atena) ARTE GREGA A arte grega é focada na busca do prazer pelo homem, ao contrário do que era praticado nas civilizações da Antiguidade Oriental, os gregos buscavam o Antropocentrismo, ou seja todas as respostas

Leia mais

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES Escola Secundária e Artística António Arroio Prova 824 / 8 Páginas Prova de Equivalência à Frequência de HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei Nº 74/2004) Duração da Prova

Leia mais

REVISÃO 2º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 2º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 2º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 2 LINGUAGEM E ARTE Módulo 3: O que é linguagem? 1. Língua e linguagem Hieróglifos egípcios. Linguagem é diferente de língua. Língua é linguagem, porém

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

Aula 3 Arte na Grécia

Aula 3 Arte na Grécia ARTE VISUAL SÉRIE: 1º ano Aula 3 Arte na Grécia Profª Andréia Leite A Arte na Grécia -Por volta do século X a.c., os habitantes da Grécia eram formados por pequenas comunidades (cidades-estado). - Com

Leia mais

Grécia. A arte do pensar A Filosofia

Grécia. A arte do pensar A Filosofia Grécia A arte do pensar A Filosofia Sócrates, Platão e Aristóteles Arquitetura A arquitetura apresenta 3 ordens: A Dórica, Jônica e Coríntia Principais características da arquitetura grega: - Planta

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens

Leia mais

Para começo de conversa...

Para começo de conversa... Para começo de conversa... A Arte durante a Idade Média, entre os séculos V e XV. A Anunciação. 1150. De um evangelho manuscrito suábio. WürBembergische, Landesbibliothek, StuBgart. Alemanha. Para começo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES UC5 - PRESTAR INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL. A ARTE E ARQUITETURA GREGA E SUA INFLUÊNCIA NO RN Prof. Elisângela Bezerra das

Leia mais

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas TURMA 601 Aula 07 Formas Geométricas As figuras geométricas sempre chamaram a atenção dos artistas plásticos. As composições com figuras geométricas é um trabalho de buscar o equilíbrio entre as formas.

Leia mais

A arte Grega.

A arte Grega. A arte Grega Arte de Destaque A expressão arte grega engloba as expressões culturais, arquitetônicas, de pintura, de escultura, de literatura, de teatro, etc. do período que se inicia na Idade do Ferro

Leia mais

A transição do século XVIII para o século XIX

A transição do século XVIII para o século XIX A transição do século XVIII para o século XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística em

Leia mais

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

ARTE NA GRECIA. História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles ARTE NA GRECIA História das artes e estética UNIARAXA - Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência,

Leia mais

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata?

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? Mulher sentada (1909) Pablo Picasso FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES Geometria É a

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Elementos fundamentais; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística

Leia mais

Introdução à Estética

Introdução à Estética Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda consueloholanda2010@hotmail.com Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda Estética cotidiana O uso comum da palavra estética se dá no sentido de beleza

Leia mais

II Capítulo Grécia 19

II Capítulo Grécia 19 II Capítulo Grécia 19 Os Gregos foram os primeiros artistas realistas. Representavam a natureza tal como ela é. Utilizavam o estudo das proporções baseando-se na consagrada máxima, ou seja: O HOMEM É A

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

se desenvolveu entre 1300 e 1650

se desenvolveu entre 1300 e 1650 RENASCIMENTO se desenvolveu entre 1300 e 1650 ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. a valorização do Humanismo e da natureza,

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini ENASCIMENTO Prof. Igor Pelegrini RENASCIMENTO ITALIANO TRECENTO (SÉC. XIV) TRECENTO ESSE PERÍODO SE DESTACA COMO O INÍCIO DO MOVIMENTO RENASCENTISTA. ONDE ENCONTRAMOS ESSENCIALMENTE NA ITÁLIA, EM ESPECIAL

Leia mais

O que é arte para você?

O que é arte para você? O que é arte para você? Em uma pagina do caderno escreva a palavra ARTE e ao redor dela escreva palavras ou uma frase que para você resume o significado de arte. A arte esta presente em sua vida? De que

Leia mais

Arte Grega e Arte Romana

Arte Grega e Arte Romana Arte Visual/A SÉRIE: 3º ano E.M. Arte Grega e Arte Romana ANDREIA LEITE N1C2 3º ano Obras Figura 1 Vênus de Lespugue, 21000 a.c. Figura 2 - Kouros, 600 a.c. Figura 3 - Busto de Bruto Capitolino, 300-275

Leia mais

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos:

Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/ /08/2016 Capítulos: Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 2º/2016 03/08/2016 Capítulos: 4 - A Arte na Hélade Grécia Antiga 5 - A Arte na Roma

Leia mais

Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE

Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE Arte Visual/A SÉRIE: 2º ano E.M. A ARTE RENASCENTISTA A ARTE MANEIRISTA ANDREIA LEITE 2019 2º ano Professora: Andreia Leite Arte Visual E.M. Instruções para Aula de Arte 1) Material didático: Livro didático

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade

Leia mais

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de 1300. Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram os maiores centros do comércio europeu. Em cidades

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade

Leia mais

RENASCIMENTO. A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma

RENASCIMENTO. A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma RENASCIMENTO A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma INFLUÊNCIAS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA Temática Técnica Ideológica TEMÁTICA O NASCIMENTO DE

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

O que mais sobressai da arquitetura grega é:

O que mais sobressai da arquitetura grega é: 2 O que mais sobressai da arquitetura grega é: A ordem (a que cada edifício pertence); A harmonia das suas proporções: os edifícios não são excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana; O

Leia mais

DIVISÃO DO MOVIMENTO:

DIVISÃO DO MOVIMENTO: CUBISMO CONTEXTO HISTÓRICO: Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por

Leia mais

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas CUBISMO Informações gerais Os trabalhos cubistas têm como principais referenciais as pinturas do pós-impressionista Paul Cézanne, a arte Africana e as ideias científicas sobre o tempo como quarta dimensão

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

Maria Luiza Costa

Maria Luiza Costa 45 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Maria Luiza Costa m_luiza@pop.com.br Brasília-DF 2008 46 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Resumo Maria Luiza Costa 1 m_luiza@pop.com.br Este trabalho pretende

Leia mais

1º Ano Artes 4ª Aula 2015 Prof. Juventino

1º Ano Artes 4ª Aula 2015 Prof. Juventino 1º Ano Artes 4ª Aula 2015 Prof. Juventino Contrapondo-se a Egípcia vida pósmortem. Arte grega fundamenta-se na inteligência Os governantes não eram deuses, mas seres mortais Usavam a razão e o senso de

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: EXPRESSÃO PLÁSTICA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1º ANO LETIVO:

Leia mais

ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE. Grupo I

ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE. Grupo I História Ficha Formativa Nome: Data: / / ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE Grupo I 1. - Menciona as características presentes na arquitetura renascentista.

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo

Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo Leonardo da Vinci:. Características do Renascimento: - Humanismo - Valorização da cultura greco-romana - Antropocentrismo - Racionalismo - Individualismo - Naturalismo A Renascença foi um período de grande

Leia mais

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia- Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdos Cores

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1

ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1 ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1 TOZZI, C. Colcha de retalhos. Mosaico figurativo. Estação de Metrô Sé. Disponível em: www.arteforadomuseu.com.br. Acesso em 8 mar. 2013. Colcha de retalhos representa a essência

Leia mais

Ficha Formativa. Correção

Ficha Formativa. Correção Ficha Formativa Correção 1. Localiza no mapa o território ocupado pela Grécia Antiga. 2. Descreve as condições naturais da Grécia. A Grécia fica situada numa península montanhosa, com poucas planícies

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO 611 22/11 Trabalho 1: Desenho inspirado nos Gatos do artista Aldemir Martins e pintura

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNÓLOGO - PROVA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO CONTEXTO Fim do Feudalismo Formação das Monarquias Europeias. Renascimento Urbano e Comercial Surgimento das Universidades (Reis + Igreja Católica). Afetaram o modo de

Leia mais

Prof. Hélder Pereira

Prof. Hélder Pereira Prof. Hélder Pereira Pergunta 1 Em que país da Europa surgiu o Renascimento? Itália Portugal França Pergunta 2 Em que séculos este movimento se afirmou? XIII e XIV XV e XVI XVII e XVIII Pergunta 3 Qual

Leia mais

O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE. Renascimento

O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE. Renascimento O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE Renascimento O movimento da Renascença ou Renascimento Cultural ou Renascentismo teve início em 1400, em Florença, antiga cidade/estado da atual Itália,

Leia mais

1.OBJETO DE AVALIAÇÃO: informação-exame de recuperação/módulos em atraso

1.OBJETO DE AVALIAÇÃO: informação-exame de recuperação/módulos em atraso data: 3.06.017 informação-exame de recuperação/módulos em atraso HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES módulo n.º 1 curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural curso profissional de Técnico de

Leia mais

O Templo foi o edifício de maior expressão da arquitetura grega. Para os gregos, ele simboliza a morada e abrigo da divindade, local onde se colocava

O Templo foi o edifício de maior expressão da arquitetura grega. Para os gregos, ele simboliza a morada e abrigo da divindade, local onde se colocava ORIGEM Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela é. Para tal, foi fundamental o estudo das proporções, em

Leia mais

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO O Cubismo Surgiu no século XX, sendo que o marco inicial foi em 1907 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Picasso. Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS AUT

Leia mais

O Renascimento. Professora: Martha J. da Silva

O Renascimento. Professora: Martha J. da Silva O Renascimento Professora: Martha J. da Silva Renascimento As mudanças na rígida hierarquia da sociedade europeia veio se modificando, fazendo com que muitos intelectuais dessa época buscassem explicações

Leia mais

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique:

Levando em consideração o valor das cores nas obras de arte, explique: Atividade extra Módulo 1 Fascículo 1 Artes Unidade 1 Artes: Princípios e Linguagens Questão 1 As cores são capazes de nos transmitir diversas sensações, criar espaços, dar volume a um objeto, aproximá-lo

Leia mais

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico).

Arte 1º. Ano do Ensino Médio. Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Arte 1º. Ano do Ensino Médio 1º. Trimestre - Conteúdo Avaliativo: Linha do Tempo da História da Arte (Períodos/ Movimentos Artísticos/ Contexto Histórico). Períodos Artísticos: Pré-História/Idade Antiga

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, memória, imaginação, sensibilidade e reflexão. Desenvolver relação de autoconfiança

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi O Renascimento da Arte Profª Sthephane Godoi Todos os caminhos partem de Florença A Renascença: o começo da pintura moderna No ínicio dos anos de 1400, o mundo acordou. Tendo início em Florença, a Renascença,

Leia mais

A estética, vem do termo grego aisthetiké, que significa "perceptive pelos sentidos", mas seu uso consagrou-se para se referir mais especificamente a

A estética, vem do termo grego aisthetiké, que significa perceptive pelos sentidos, mas seu uso consagrou-se para se referir mais especificamente a A estética A estética, vem do termo grego aisthetiké, que significa "perceptive pelos sentidos", mas seu uso consagrou-se para se referir mais especificamente a tudo que se pode ser percebido como agradável

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro Elevar? Libertar? O que é arte? Do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio

Leia mais

Piet Mondrian ( )

Piet Mondrian ( ) 7 de Março de 1872 nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA: ARTE SÉRIE/ TURMA: 6º ANO BIMESTRE: 1º 01 O mundo da arte É hora de produzir - pág. 5 Caso não der tempo de realizar a atividade em sala a mesma ira para casa. 02 O ponto gráfico Atividade

Leia mais