ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO PONTO, LINHA, PLANO E VOLUME. Teoria da Forma e da Cor - Profa. Monique H. Coimbra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO PONTO, LINHA, PLANO E VOLUME. Teoria da Forma e da Cor - Profa. Monique H. Coimbra"

Transcrição

1 ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO PONTO, LINHA, PLANO E VOLUME Teoria da Forma e da Cor - Profa. Monique H. Coimbra

2 BIBLIOGRAFIA: DONDIS, Donis A.. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, p. FONTOURA, Ivens. De.composição da forma manipulação da forma como instrumento para a criação. Curitiba: Itaipu, p. GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, p. WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, p.

3 A FORMA: A forma pode ser definida como a figura ou a imagem visível do conteúdo. De um modo mais prático, ela nos informa sobre a natureza da aparência externa de alguma coisa. Tudo que se vê possui forma

4 Para se perceber uma forma, é necessário que existam variações, ou seja, diferenças no campo visual, contraste, diferença entre a figura e o fundo.

5 FORMA SEM CONTRASTE COM O FUNDO Nesse caso temos um sofá preto sobre uma parede também preta. Perceba como o sofá perde a importância (ênfase) diante do fundo de mesma cor. Para que as formas sejam visíveis é necessário CONTRASTE.

6 FORMA COM MUITO CONTRASTE COM O FUNDO Nesse caso, o fundo claro (branco) serve como pano de fundo para o mobiliário colorido. As formas e cores ficam marcantes e bem definidas, as linhas imaginárias que separam forma e fundo ficam bastante visíveis.

7 A forma pode se constituir num único ponto, numa linha, num plano ou num volume.

8 O PONTO O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutível. É a forma mais orgânica e natural. O ponto sempre serve como referência ou indicador de espaço e tem grande poder de atração visual.

9 O ponto tem grande força atrativa. Em um ambiente pode representar uma cadeira, um quadro, um objeto decorativo, ou qualquer outro elemento que seja bastante pequeno em relação ao espaço, mas que mesmo assim exerça forte atração visual.

10 PONTOS DE ATRAÇÃO VISUAL Elementos marcantes como luminárias, objetos de arte, cadeiras de design assinado, revestimentos chamativos, etc são naturalmente pontos de atração para o olhar e podem ser usados como pontos da composição visual.

11 PONTOS DE ATRAÇÃO VISUAL Revestimento de zebra.

12 PONTOS DE ATRAÇÃO VISUAL Quando existem muitos pontos de atração visual o ambiente pode ficar confuso, saturado ou claustrofóbico. Muitos pontos de atração podem funcionar bem em espaços conceito, mas raramente funcionam bem na vida prática.

13 Quanto mais próximos estiverem os pontos, mais se parecem com uma linha e, maior a capacidade de conduzir o olhar.

14 A LINHA: Quando os pontos se aproximam tanto que não é mais possível distingui-los individualmente temos a linha. A linha nunca é estática, está sempre em movimento. E tem uma grande propriedade em conduzir o olhar.

15 A linha também é a estrutura básica para os desenhos e representar o que ainda não existe, a não ser na imaginação. A linha separa a forma do fundo, tornando visível em duas dimensões o que vemos ou imaginamos em um mundo de três dimensões.

16 LINHAS As linhas podem disfarçar ou ressaltar elementos arquitetônicos de um espaço, dependendo da intenção do designer.

17 LINHAS HORIZONTAIS As linhas horizontais alongam o ambiente e reduzem a altura do pé direito. Transmi te m a sensaçã o de movimento e velocidade, e conferem ao ambiente um aspecto mais despojado e jovem.

18 LINHAS HORIZONTAIS As linhas horizontais alongam o ambiente e reduzem a altura do pé direito. Transmi te m a sensaçã o de movimento e velocidade, e conferem ao ambiente um aspecto mais despojado e jovem.

19 LINHAS VERTICAIS As linhas verticais aumentam o pé direito, são mais elegantes e estáticas do que as linhas horizontais e geralmente conferem ao ambiente um ar mais sóbrio e masculino.

20 El tubo Bar em Lima/Perú. Conceito de Felipe Assadi e Franciesca Pulido

21 O PLANO O plano é a imagem em duas dimensões, altura e largura, sem profundidade, por isso não possui representação de luz e sombra, podendo ser ou não uma forma geometria conhecida.

22 Quando o plano está muito evidente no ambiente pode conferir tranquilidade, peso visual e redução do espaço. Por isso não é muito indicado para ambientes pequenos ou como muitas peças de mobiliário que possam cortar o plano. Paredes coloridas frequentemente constituem-se em planos de atração visual em um ambiente e podem brigar com quadros, mobília e iluminação pendente se não for bem aplicada.

23 PLANO CASA COR PARANÁ 2008 A cama possui a mesma cor das paredes e da peça mais chamativa do ambiente, o painel por trás da cama. Para que o ambiente ganhasse ênfase foram trabalhados planos escuros (a cabeceira da cama e a cortina) valoriznado os tons mais claros do restante do ambiente.

24 PLANO O chão também deve ser visto como plano, tapetes devem ser encarados como uma grande ferramenta do designer para tirar proveito dos espaços e integrar os ambientes.

25

26 O VOLUME Nosso mundo é tridimensional, e é assim que aprendemos a vê-lo desde que nascemos. Representar esse mundo no papel (espaço bidimensional) exige alguns truques. O tom e a perspectiva são as melhores formas de se representar (no papel) a profundidade, a terceira dimensão das formas que observamos no mundo.

27 Quando pensamos em ambientes, precisamos ter a consciência de que estaremos trabalhando com todos os conceitos ao mesmo tempo: Pontos: iluminação, foco da composição decorativa, elementos secundários, condução do olhar, etc. Linhas: de limite entre paredes, teto e piso Planos: piso, tapetes, paredes, telas, quadros, cortinas, etc. Volumes: mobiliário e espaço vazio. Não podemos esquecer ainda que todos esses elementos devem estar dispostos (organizados) de forma conjunta, porque percebemos o todo, a composição e não as partes individualmente.

28

29

30

31

32 ATIVIDADE: EM EQUIPE DE TRÊS/ QUATRO I NTEG RANTES Em revistas, internet, livros, etc., busque por exemplos de ambientes que são concebidos por meio de pontos, linhas, planos ou volumes. Cole a imagem(apenas um exemplo para cada elemento) em uma folha A4 e explique onde aparece o elemento e como foi aplicado no ambiente. No final, construa uma conclusão explicando cada um dos elementos, quando e de que forma podem ser usados nos ambientes interiores.

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann Aula 4 - professor Rafael Hoffmann Harmonia e proporção Quando o designer planeja o espaço em que vai distribuir sua composição, procura critérios que resultem num arranjo harmonizado agradável, atraente,

Leia mais

Harmonização de cores

Harmonização de cores www.casa.com.br/curso-cores Aula 4 por Regina Adorno Para explicar a arte de orquestrar matizes na decoração, a arquiteta Regina Adorno preparou uma aula dinâmica, recheada de bons exemplos, que espantam

Leia mais

Aula 2 - Ponto, linha, forma. professor Rafael Hoffmann

Aula 2 - Ponto, linha, forma. professor Rafael Hoffmann Aula 2 - Ponto, linha, forma professor Rafael Hoffmann Ponto O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutível, é o elemento mais simples que compõe a matéria. Ponto O ponto é a unidade

Leia mais

KKR Financial. Minimalismo na arquitetura e na iluminação. c a s e. Por Claudia Sá Fotos: Jody Pritchard

KKR Financial. Minimalismo na arquitetura e na iluminação. c a s e. Por Claudia Sá Fotos: Jody Pritchard c a s e KKR Financial Por Claudia Sá Fotos: Jody Pritchard Minimalismo na arquitetura e na iluminação Área de estar da recepção: iluminação destaca elementos decorativos e os painéis de madeira das paredes

Leia mais

Abril de 2015. projeto de arquitectura de interiores. CASA MAIA Luanda

Abril de 2015. projeto de arquitectura de interiores. CASA MAIA Luanda Abril de 2015 projeto de arquitectura de interiores CASA MAIA Luanda SALA DE ESTAR SALA DE REFEIÇÕES ZONA DE LEITURA Abril de 2015 HALL /SALA DE ESTAR O hall de entrada é contíguo à sala de estar. Para

Leia mais

ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA

ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA Introdução ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA Denis E. Peixoto NASE Brasil Compreender e explicar as fases da tem sido um dos maiores obstáculos enfrentados pelos professores de ciências tanto do Ensino Fundamental

Leia mais

Conjuntos mecânicos II

Conjuntos mecânicos II A UU L AL A Conjuntos mecânicos II Nesta aula trataremos de outro assunto também relacionado a conjuntos mecânicos: o desenho de conjunto. Introdução Desenho de conjunto Desenho de conjunto é o desenho

Leia mais

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação O Cartaz Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação Visual O Cartaz Imagem a imagem informa, divulga, apela... No nosso dia-a-dia estamos constantemente

Leia mais

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA PERSPECTIVA ISOMÉTRICA Aluna: Patricia Carvalho Souza Orientadora: Anna Virgínia Machado Roteiro Perspectiva o Tipos de Perspectiva Perspectiva Axonométrica o Linhas Isométricas e Não Isométricas Papel

Leia mais

GEOMETRIA DESCRITIVA... o que é e para que serve!

GEOMETRIA DESCRITIVA... o que é e para que serve! GEOMETRIA DESCRITIVA... o que é e para que serve! Desde sempre, o homem, na sua necessidade de comunicação, procurou encontrar um meio de representar as formas dos objectos que o rodeavam. Assim, Gaspar

Leia mais

A READEQUAÇÃO DE PEÇAS DESCARTADAS EM BRECHÓS: UM ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO DE VESTIDOS DE FESTA.

A READEQUAÇÃO DE PEÇAS DESCARTADAS EM BRECHÓS: UM ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO DE VESTIDOS DE FESTA. A READEQUAÇÃO DE PEÇAS DESCARTADAS EM BRECHÓS: UM ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO DE VESTIDOS DE FESTA. THE READJUSTMENT OF PARTS DISPOSED IN THRIFT STORES: A STUDY OF THE DEVELOPMENT OF PARTY DRESSES. Caroline

Leia mais

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO Reproduzir as plantas baixa, de cobertura e de localização, cortes e fachada frontal da residência apresentada abaixo. O projeto pode sofrer mudanças,

Leia mais

Artigo Teoria da forma - Gestalt Roberta de Oliveira Chechetto jrobertinha@gmail.com

Artigo Teoria da forma - Gestalt Roberta de Oliveira Chechetto jrobertinha@gmail.com Artigo Teoria da forma - Gestalt Roberta de Oliveira Chechetto jrobertinha@gmail.com Colocar logo analisada aqui. Introdução Este se refere ao trabalho realizado nas aulas da matéria Teoria e Pratica da

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação.

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Manual de Identidade Visual 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Introdução Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual da Agência

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10

Autorizado pela Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10 C U R S O D E A R Q U I T E T U R A E U R B A N I S M O Autorizado pela Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10 Componente Curricular: DESENHO ARQUITETÔNICO II Código: ARQ021 Pré-requisito:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS Este resumo foi preparado listando as informações mais importantes para que se desenvolvam desenhos de arquitetura com clareza, critério e precisão.

Leia mais

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD Parte 6/5: 14. Perspectivas Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula uma introdução aos elementos básicos da perspectiva. (Mateus Machado) 1. DEFINIÇÃO INTRODUÇÃO A PERSPECTIVA Podemos dizer que a perspectiva é sem dúvida uma matéria dentro do desenho

Leia mais

24/03/2014. AULA 02c Elementos, figuras e sólidos primários. Os elementos primários da forma:

24/03/2014. AULA 02c Elementos, figuras e sólidos primários. Os elementos primários da forma: 1 2 Os elementos primários da forma: Consideramos como elementos primários da forma, na ordem de seu desenvolvimento, o ponto, a reta, o plano e o volume. Conceitualmente, esses elementos não são visíveis.

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

selo manual de aplicação 105 anos Rede Federal de educação profissional e tecnológica

selo manual de aplicação 105 anos Rede Federal de educação profissional e tecnológica selo manual de aplicação 105 anos Rede Federal de educação profissional e tecnológica Apresentação Ao apresentar o selo comemorativo dos 105 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica,

Leia mais

Manual de Identidade Corporativa

Manual de Identidade Corporativa Manual de Identidade Corporativa Ìndice: I. Introdução 3 II. O Logótipo 4 III. Tamanhos Máximos e Mínimos 5 IV. Cores 6 V. Tipos de Letra 7 VI. Como utilizar o logótipo 8 VII. Utilizar o logótipo em tons

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão Arquitetura TCP/IP Apresentado por: Ricardo Quintão Roteiro Conexões Inter-redes Serviço Universal Rede Virtual (inter-rede ou internet) Protocolos para ligação inter-redes (TCP/IP) Divisão em camadas

Leia mais

NBR 10126/87 CORTE TOTAL LONGITUDINAL E TRANSVERSAL

NBR 10126/87 CORTE TOTAL LONGITUDINAL E TRANSVERSAL NBR 10126/87 CORTE TOTAL LONGITUDINAL E TRANSVERSAL Podemos definir corte como sendo a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico

Leia mais

Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges

Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges DEFINIÇÃO Os CORTES são representações de vistas ortográficas

Leia mais

é um círculo A tampa A face é um retângulo

é um círculo A tampa A face é um retângulo No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro exemplo: uma lata de óleo tem a forma

Leia mais

Loja Carmim. Projeto de iluminação cria efeitos assimétricos e destaca produtos. c a s e. Por Rodrigo Casarin Fotos: Rita Gonçalves

Loja Carmim. Projeto de iluminação cria efeitos assimétricos e destaca produtos. c a s e. Por Rodrigo Casarin Fotos: Rita Gonçalves c a s e Loja Carmim Projeto de iluminação cria efeitos assimétricos e destaca produtos Por Rodrigo Casarin Fotos: Rita Gonçalves A LOJA CARMIM, QUE HÁ 10 ANOS OCUPA O MESMO ESPAÇO EM uma esquina do Shopping

Leia mais

Qual o tipo de porcelanato ideal para a cozinha?

Qual o tipo de porcelanato ideal para a cozinha? Linha Galleria D'arte Portobello - Botticelli Bianco 60X60 Polido Escolher o porcelanato para cozinha não é tarefa fácil. Com as centenas de modelos disponíveis no mercado, qualquer pessoa fica em dúvida

Leia mais

Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido

Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido CAPÍTULO I Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido SEMESTRE VERÃO 2004/2005 Maria Idália Gomes 1/7 Capitulo I Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido Este capítulo tem por objectivo a familiarização

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 706/7 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE DESENHO A V.S.F.F.

Leia mais

Paradigmas da Teoria da Comunicação

Paradigmas da Teoria da Comunicação Paradigmas da Teoria da Comunicação 1 Semiologia O que é signo? Os signos são entidades centrais e importantes quando tratamos de qualquer linguagem de comunicação. Eles estão presentes na física, na biologia,

Leia mais

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte Docente(s) Joedy Luciana Barros Marins Bamonte Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL

CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL 1.0 Conceitos CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL Cinemática é a parte da Mecânica que descreve os movimentos. Ponto material é um corpo móvel cujas dimensões não interferem no estudo em questão. Trajetória é

Leia mais

CÓDIGO: DC 1.2/14 REVISÃO: 01 PÁGINA: 1 de 5

CÓDIGO: DC 1.2/14 REVISÃO: 01 PÁGINA: 1 de 5 CÓDIGO: DC 1.2/14 REVISÃO: 01 PÁGINA: 1 de 5 NBR 13966:1997 - Móveis para escritório - Mesas - Classificação e características físicas e dimensionais O Objetivo desta Norma é especificar as características

Leia mais

Aula 5 Projetos elétricos

Aula 5 Projetos elétricos Aula 5 Projetos elétricos Um projeto elétrico é um conjunto de símbolos desenhados sobre uma planta baixa interligados de tal forma para mostrar com deve ser executada a obra. Todo projeto elétrico residencial,

Leia mais

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA

Leia com atenção os seguintes textos e responda depois às questões colocadas. GRUPO I NOÇÃO GERAL DE ERGONOMIA DIRECÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO DO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLA DE ARGANIL Escola Básica nº2 de Arganil CEF TIPO 3 (NÍVEL 2) Assistente / Práticas Administrativas - Ano Lectivo - 2009/2010 Módulo 1: Introdução

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

3,00m. 3,00m. Dado o layout da planta de um quarto ou qualquer ambiente que vc queira perspectivar... escala do layout: 1:50.

3,00m. 3,00m. Dado o layout da planta de um quarto ou qualquer ambiente que vc queira perspectivar... escala do layout: 1:50. EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO GRÁICA II - Prof. Carol e Neco Dado o layout da planta de um quarto ou qualquer ambiente que vc queira perspectivar... escala do layout: : método para perspectiva com um ponto

Leia mais

Aula 05 Elementos do Design

Aula 05 Elementos do Design Aula 05 Elementos do Design FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson Composição Visual Elementos que estruturam a linguagem visual Princípios

Leia mais

ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR

ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR Nota: O resumo está semelhante ao resumo enviado pelo professor Eduardo (Xuxu). As alterações são apenas na formatação. 1. Briefing 1.1. O que é Briefing O briefing

Leia mais

Mangas de duas folhas estilo alfaiate

Mangas de duas folhas estilo alfaiate Mangas de duas folhas estilo alfaiate A manga de duas folhas ou estilo alfaiate é muito usada também nos casacos femininos, blazer etc. Na prática ela pode e normalmente é confeccionada em uma única peça

Leia mais

1o) constância da inclinação do eixo de rotação da Terra. 2o) movimento de translação da Terra ao redor do Sol.

1o) constância da inclinação do eixo de rotação da Terra. 2o) movimento de translação da Terra ao redor do Sol. Estações do Ano Aluno: Ricardo Augusto Viana de Lacerda Curso de Especialização em Astronomia (2009)-USP_leste Texto adaptado da Oficina de Astronomia do Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle. a) A lâmpada

Leia mais

CONFECÇÃO DE CADEIRA DE PAPELÃO PARA CRIANÇAS COM COMPROMETIMENTO NEUROMOTOR

CONFECÇÃO DE CADEIRA DE PAPELÃO PARA CRIANÇAS COM COMPROMETIMENTO NEUROMOTOR CONFECÇÃO DE CADEIRA DE PAPELÃO PARA CRIANÇAS COM COMPROMETIMENTO NEUROMOTOR Baseada na Consultoria Hilton Perkins Alex Truesdel e Luz Elena Tirado/1996. 1 LISTA DE MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA CONFECÇÃO

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1 ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1 Elói Bedendo Júnior 2, Lucas Diego Riske 3, Rodrigo Henrique Puhl 4, Marcelo Antonio De Conti 5, Fabio Pisoni

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Curso de Comunicação em Mídias Digitais. Grafismo

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Curso de Comunicação em Mídias Digitais. Grafismo Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Curso de Comunicação em Mídias Digitais Editoração I (1414026) Professor: Henrique Magalhães Grafismo Elementos estruturais do

Leia mais

Atividade experimental - Tema: Luz

Atividade experimental - Tema: Luz 1 Problema: As plantas precisam de luz? 1. Nesta experiência desafiamos-te a observar uma planta aquática a produzir bolhinhas de oxigénio graças à luz que nelas incide. Observa a instalação e regista

Leia mais

ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 1 ARQUITETURA RESIDENCIAL

ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 1 ARQUITETURA RESIDENCIAL SEMINÁRIO 1 ARQUITETURA RESIDENCIAL O que é uma casa? O que é uma casa? O que é uma casa? O que é uma casa? OBRA ARQUITETÔNICA BELEZA TÉCNICA FUNÇÃO COMPOSIÇÃO ESTÉTICA APARÊNCIA CONSTRUÇÃO MATERIAIS REALIZAÇÃO

Leia mais

Aumente o número de aluguéis do seu imóvel

Aumente o número de aluguéis do seu imóvel Aumente o número de aluguéis do seu imóvel ÍNDICE Como alugar mais o seu imóvel?... p.2 e 3 O que é necessário ter no imóvel?... p.4 Detalhes que fazem a diferença... p.5 Lucre até 200% a mais com a sua

Leia mais

Implantação e Partido Formal

Implantação e Partido Formal CASA ATELIER Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 CASA MÍNIMA CASA RIO BONITO Local Nova Friburgo, Rio de Janeiro Ano 2005 CASA VARANDA Local Nova Friburgo, Rio de Janeiro Local Itanhangá, Rio de Janeiro

Leia mais

GDC I AULA TEÓRICA 06

GDC I AULA TEÓRICA 06 GDC I AULA TEÓRICA 06 Perspectiva linear de quadro plano. - Análise de desenhos de perspectiva executados à mão levantada e de imagens fotográficas (perspectivas de 1, 2 e 3 pontos de fuga; noção de sombra

Leia mais

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais A interface está presente nos ambientes virtuais e nas mídias utilizadas em cursos EAD

Leia mais

AULA 09 DESENHO TÉCNICO A GEOMETRIA DESCRITIVA E O SISTEMA MONGEANO. Prof a : Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro

AULA 09 DESENHO TÉCNICO A GEOMETRIA DESCRITIVA E O SISTEMA MONGEANO. Prof a : Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro AULA 09 DESENHO TÉCNICO A GEOMETRIA DESCRITIVA E O SISTEMA MONGEANO Prof a : Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro UM OLHAR NA NATUREZA As colméias têm um padrão hexagonal... As asas dos insetos têm determinadas

Leia mais

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; Corresponde à parte

Leia mais

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles.

FUTEBOL. Como se define? Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. FUTEBOL Gesto Técnico: Passe com o pé Acção individual ofensiva de relação entre dois jogadores da mesma equipa, que permite a troca de bola entre eles. Utiliza-se quando existe um colega desmarcado, em

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NOS LOCAIS INDICADOS E ENTREGUES NESTA FOLHA.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NOS LOCAIS INDICADOS E ENTREGUES NESTA FOLHA. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Beatriz Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Física Resultado /

Leia mais

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A.

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210-3122 Fax: (021) 240-8249/532-2143

Leia mais

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL.

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. Tom e semitom (ou tono e semitono): são diferenças específicas de altura, existentes entre as notas musicais, isto é, são medidas mínimas de diferença entre grave e agudo.

Leia mais

Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD, PMP

Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD, PMP Bem-vindo ao nosso trabalho inteiramente gratuito de coaching! O tema desta sessão é: O Método 5A de coaching desenvolvido por Edgard Pedreira de Cerqueira Neto Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO O Manual de Identidade Visual pretende ser o documento básico de referência para criação das mensagens visuais da empresa, como pastas, cartões de visita, papéis

Leia mais

Capítulo 6 ESCALAS E DIMENSIONAMENTO

Capítulo 6 ESCALAS E DIMENSIONAMENTO Capítulo 6 ESCALAS E DIMENSIONAMENTO Introdução Ainda que o principal objetivo deste livro seja preparar para a leitura e interpretação de desenho técnico, é necessário abordar os princípios básicos de

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ( AULA 03)

DESENHO TÉCNICO ( AULA 03) Sólidos Geométricos DESENHO TÉCNICO ( AULA 03) Você já sabe que todos os pontos de uma figura plana localizam-se no mesmo plano. Quando uma figura geométrica tem pontos situados em diferentes planos, temos

Leia mais

Microsoft Word - DTec_05_-_Escalas-exercicios_2-questoes - V. 01.doc

Microsoft Word - DTec_05_-_Escalas-exercicios_2-questoes - V. 01.doc Página 1 de 7 EXERCÍCIOS DE ESCALAS Exercícios baseados em material didático da disciplina de Cartografia ministrada pelo Prof Severino dos Santos no Curso de Georeferenciamento Aplicado à Geodésia. o

Leia mais

Símbolo Acessível em Libras

Símbolo Acessível em Libras Símbolo Acessível em Libras O símbolo Acessível em Libras foi criado pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), órgão responsável pela produção e divulgação de

Leia mais

Centro de vendas. Luz transmite dramaticidade à maquete em Dubai. p r o j e t o. Por Rodrigo Casarin Fotos: Tiffany Allen

Centro de vendas. Luz transmite dramaticidade à maquete em Dubai. p r o j e t o. Por Rodrigo Casarin Fotos: Tiffany Allen m e u p r o j e t o Centro de vendas Por Rodrigo Casarin Fotos: Tiffany Allen Luz transmite dramaticidade à maquete em Dubai CONSIDERADO UM DOS MAIORES PROJETOS DE DUBAI, A cidade mais populosa e conhecida

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO INTRODUÇÃO

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO INTRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO INTRODUÇÃO A Programação Orientada ao Objeto deu seus primeiros passos ainda na década de 70. A sua origem vem da linguagem Simula (Simula Language) e como o nome indica

Leia mais

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS José Miquel Cabeças 1 INTRODUÇÃO Antropometria é a ciência que opera variáveis como dimensões lineares, massa, forma e propriedades inerciais do corpo humano. A sua natureza

Leia mais

PLANEJAMENTO E MODELAGEM

PLANEJAMENTO E MODELAGEM Apresentação 06 Introdução a Engenharia Elétrica COMO CRIAR MODELOS NA ENGENHARIA. PLANEJAMENTO E MODELAGEM Prof. Edgar Alberto de Brito Continuando os conceitos anteriores, nessa apresentação será mostrado

Leia mais

Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico Prof. Alex S. Vieira

Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico Prof. Alex S. Vieira Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico 1) Se, após o contato e posterior separação, F 2 é o módulo da força coulombiana entre X e Y, podese afirmar corretamente que o quociente F

Leia mais

Escrita de Relatórios

Escrita de Relatórios Guia 6 Escrita de Relatórios Auto-estudo Para o Gestor de Projecto Objectivos de aprendizagem Depois de ter lido o material do Guia de Escrita de Relatórios e ter concluído a secção de auto-estudo, será

Leia mais

Desenho Técnico. Introdução

Desenho Técnico. Introdução Desenho Técnico Assunto: Aula 1 - Introdução ao desenho técnico e a sua simbologia Professor: Emerson Gonçalves Coelho Aluno(A): Data: / / Turma: Introdução O Desenho Técnico é a forma de representacão

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 RECUPERAÇÃO ESTUDOS INDENPENDENTES Nome Nº Turma 3 EJAS Data / / Nota Disciplina Matemática Prof. Elaine e Naísa Valor 30 Instruções: TRABALHO DE

Leia mais

Guia para Modelagem de Casos de Uso Metodologia CELEPAR

Guia para Modelagem de Casos de Uso Metodologia CELEPAR Guia para Modelagem de Casos de Uso Metodologia CELEPAR Agosto 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiamodelagemcasosuso.odt Número de páginas: 14 Versão Data Mudanças Autor 1.0 25/04/07

Leia mais

FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA

FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA FURADEIRAS COM BASE MAGNÉTICA BASES MAGNÉTICAS BROCAS ANULARES 1 2 Você conhece as brocas A n u l a r e s? 3 Também chamadas de brocas copo ou brocas fresa, possuem enorme capacidade de corte! Devido ao

Leia mais

O LAYOUT DA FARMÁCIA. Módulo 9 - Distribuidor O layout da farmácia

O LAYOUT DA FARMÁCIA. Módulo 9 - Distribuidor O layout da farmácia O LAYOUT DA FARMÁCIA O layout de um estabelecimento influencia diretamente o consumidor no ato da compra. Para fidelizar clientes antigos, conquistar novos clientes e alavancar vendas é necessário proporcionar,

Leia mais

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE?

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? O QUE É DESIGN GRÁFICO? Design Gráfico é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais de peças gráficas que servem de suporte para a comunicação de diversos tipos

Leia mais

Sistemas de Projeção Perpectivas

Sistemas de Projeção Perpectivas Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia Disciplina: Representação Manual Técnica I Professor: Emmanuel

Leia mais

L U M E A R Q U I T E T U R A

L U M E A R Q U I T E T U R A i l u m i n a ç ã o e s p o r t i v a O projeto garantiu boa visibilidade para quem se posiciona nas extremidades do ginásio, tanto quanto na Tribuna de Honra. Eficiência e bom fluxo luminoso Por Marina

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DISCRETAS (TABELAS E GRÁFICOS)

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DISCRETAS (TABELAS E GRÁFICOS) DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DISCRETAS (TABELAS E GRÁFICOS) O QUE É ESTATÍSTICA Estatística é a ciência de obter conclusões a partir de dados. Envolve métodos para

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Podcast Área Segmento Duração SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Geometria: características de figuras planas presentes em objetos Matemática Ensino Fundamental Programa de Alfabetização

Leia mais

Viega Advantix Vario. Encurtável com precisão milimétrica e flexibilidade ilimitada.

Viega Advantix Vario. Encurtável com precisão milimétrica e flexibilidade ilimitada. Viega Advantix Vario Encurtável com precisão milimétrica e flexibilidade ilimitada. Viega Advantix Vario Individualidade na sua forma. ELEGANTE E DISCRETA. Design sofisticado e materiais de alta qualidade

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Desenho 2 Área Científica: Desenho Ciclo de Estudos: 1º Ciclo Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS: 6 Tempo de Trabalho: Horas de Contacto:

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Por que devo utilizar este manual?...04 2. A MARCA 2.1 Logotipo oficial...06 2.2 Redução...06 2.3 Padrão tipográfico...07 2.4 Padrão cromático...08

Leia mais

Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais

Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais A UU L AL A Em determinadas peças, a disposição adequada das cotas, além de informar sobre o tamanho, também permite deduzir as formas das partes cotadas.

Leia mais

Disciplina: Processos de Soldagem.

Disciplina: Processos de Soldagem. Disciplina: Processos de Soldagem. SIMBOLOGIA Prof. Eduardo Braga Belém Pará 2012 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 POSICIONAMENTO DOSSÍMBOLOSSÍMBOLOS 3 SÍMBOLOS BÁSICOS DE SOLDAGEM 4 SÍMBOLOS SUPLEMENTARES DE SOLDAGEM

Leia mais

O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL

O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL O PIBID LETRAS PORTUGUÊS NO COLÉGIO ESTADUAL MAHATMA GANDHI: A LEITURA COMPREENSIVA E A APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO PARA O GÊNERO TEATRAL Alessandra Silvestri (Bolsista do PIBID -CAPES UNICENTRO)

Leia mais

AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia, Sistema de Projeções e Introdução ao Desenho técnico. 2012/02

AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia, Sistema de Projeções e Introdução ao Desenho técnico. 2012/02 AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia, Sistema de Projeções e Introdução ao Desenho técnico. 2012/02 Tomando como exemplo o trabalho desenvolvido anteriormente (desenho de cadeira), podemos concluir

Leia mais

COMO DESENVOLVER O ORÇAMENTO

COMO DESENVOLVER O ORÇAMENTO COMO DESENVOLVER O ORÇAMENTO Orçamentos COMO DESENVOLVER O ORÇAMENTO Autora: Amanda Marques Orçamentos Elaboração do Orçamento Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia

Leia mais

Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico

Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico Concepção da Forma Arquitetônica_2 bares e restaurantes _ dimensionamento básico fonte: PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Las Dimensiones en los Espacios Interiores. Mexico: Gustavo Gili, 1996 [1979]. Pg

Leia mais

Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática

Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática JULIANO MAIA ARINS Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro de Apresentação Introdução Objetivos Qualidade de Software Qualidade Princípios da Qualidade

Leia mais

Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015

Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015 Engenharia de Produção Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015 Formatação Relatório Tamanho: o trabalho completo deve ter entre 10 e 20 páginas;

Leia mais

FLIP FLOPS. EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos M-1113A

FLIP FLOPS. EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos M-1113A FLIP FLOPS M-1113A *Only illustrative image./imagen meramente ilustrativa./ Imagem meramente ilustrativa. EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos Conteúdo 1. Objetivos... 2 2.

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos 1. Manipulando Atributos Podemos alterar ou acessar os valores guardados nos atributos de um objeto se tivermos a referência a esse objeto. Os atributos são acessados pelo nome. No

Leia mais

Características das Figuras Geométricas Espaciais

Características das Figuras Geométricas Espaciais Características das Figuras Geométricas Espaciais Introdução A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliação da Geometria plana e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais,

Leia mais

Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil

Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil Enviado por DA REDAÇÃO 15-Abr-2015 PQN - O Portal da Comunicação Um estudo inédito realizado pelo Serviço

Leia mais

1 Noções Primitivas MAT175 - GEOMETRIA ESPACIAL MAT175 - GEOMETRIA ESPACIAL

1 Noções Primitivas MAT175 - GEOMETRIA ESPACIAL MAT175 - GEOMETRIA ESPACIAL MAT175 - GEOMETRIA ESPACIAL Bibliografia: [1] Fundamentos de Matemática Elementar, 10: Geometria Espacial, posição e métrica. Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. 6. ed., São Paulo, Atual, 2005. [2] A

Leia mais

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS.

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS. SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS. FUNDAMENTOS DE HIDROSTÁTICA Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais