e-nota MCO Módulo de Controle Operacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e-nota MCO Módulo de Controle Operacional"

Transcrição

1 Página1 e-nota MCO Módulo de Controle Operacional Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa

2 Página2 Índice 1. Safeweb e-nota MCO Fluxo de Comunicação Acesso e-nota MCO Guia de Navegação... xx 5. Plano de Contas Configurações Movimento Diário Movimento Mensal Contas a Receber Contas a Pagar Estoque O que é um Plano de Contas... 33

3 Página3 1. Safeweb e-nota MCO O e-nota MCO foi desenvolvido para auxiliar e facilitar, internamente, um controle financeiro empresarial, além de fornecer um controle eficiente para questões financeiras e de fluxos de caixa interno. É um módulo integrado ao Safeweb e-nota NF-e (Geração e Emissão de Nota Fiscal eletrônica), que ajuda no controle dos recursos operacionais e funcionais da empresa de uma forma simples e fácil. Antes de começar, certifique-se de que o programa do Token, para acesso ao sistema Safeweb e-nota MCO, está instalado no computador. Se preferir, acesse o link abaixo para consultar o material de instalação entregue no momento da validação: A Safeweb recomenda a utilização de Certificados Digitais apenas do modelo A1 para computadores MAC. Não nos responsabilizamos pelo funcionamento de Certificados Digitais modelo A3 nesses computadores.

4 Página4 2. Fluxo de Comunicação O objetivo deste fluxo é tornar possível a compreensão sobre a estrutura de funcionamento e como o e-nota MCO pode ser utilizado para controle administrativo interno. É importante ressaltar que para sua atualização e funcionamento, algumas questões precisam ser definidas. Entendendo sua base de funcionamento, o processo se torna mais prático e fácil. Observe que a partir da geração de notas ocorrerá o controle realizado neste módulo: Veja que o Plano de Contas controla os saldos do módulo. E que também, é a partir dele que serão calculadas as Contas a Pagar (para notas de entrada) e as Contas a Receber (para notas de saída). Obrigatoriamente todas as notas emitidas passarão pelo Movimento Mensal. O controle do Estoque físico dos produtos é independente do controle financeiro das contas, assim, sejam a pagar ou a receber, o módulo poderá quantificar os saldos de estoque.

5 Página5 3. Acesso e-nota MCO Para entrar no ambiente, siga os passos indicados abaixo. Abra o navegador padrão e digite o site da Safeweb na barra de endereços: Em seguida selecione o atalho identificado pela nuvem e clique em Portal e-nota. Selecione o Certificado Digital da empresa emissora e digite a senha. Ao abrir aparecerá no Portal e-nota, as soluções para emissão de documentos eletrônicos que a Safeweb disponibiliza para seus clientes.

6 Página6 Cada módulo é ilustrado por uma pasta, identificando os sistemas. Pastas na cor azul são os sistemas contratados pela empresa. Clique na que identifica o e-nota MCO. Então acesse o ambiente Safeweb Virtual. Lá, você encontra material, como tutoriais e manuais que podem contribuir no entendimento do funcionamento dos sistemas Safeweb.

7 Página7 Ao acessar o e-nota MCO, observe o menu de navegação, que corresponde aos pontos que serão trabalhados ao longo deste manual. Cada link é relacionado a uma função especifica do módulo, permitindo a edição manual e a qualquer tempo de suas informações. Entretanto, considere que todos os dados oriundos de notas fiscais geradas no sistema e-nota NF-e serão automaticamente atualizadas para a sua respectiva função. Para acessar qualquer uma de suas funções, basta clicar sobre: Estes botões serão utilizados para atualizar dados: E estes para incluir ou excluir dados manualmente:

8 Página8 4. Guia de Navegação Este guia orienta sobre as abas do módulo ao lado de suas respectivas funções. Como vimos no Fluxo de Comunicação, a empresa poderá optar por trabalhar apenas com: Estoque: para o controle do estoque de produtos. Ler com atenção os capítulos: Configurações e Estoque, focando nas abas destacadas em Verde, conforme imagem abaixo. Financeiro: para o controle de contas a pagar e a receber. Nestes casos será preciso criar um Plano de Contas e relacioná-lo em Configurações. Atente sobre as abas destacadas em Azul. As abas Laranja relacionam-se automaticamente entre si, e em Cinza são opcionais, use-as se necessário.

9 Página9 5. Plano de Contas É o principal instrumento de controle econômico-financeiro e patrimonial das empresas, sua função é definir a estrutura das contas da empresa e gerenciar os saldos disponíveis. Para montar a estrutura, é necessário determinar os números de todas as contas, um nome para cada e ainda, quantos níveis cada conta principal terá. (1) Aba Estrutura: Aqui é onde o processo de desenvolvimento da estrutura (níveis, número, saldo e descrição), de todas as contas e subcontas são criadas. Estes dados controlarão automaticamente os débitos, créditos e saldos conforme a emissão das notas fiscais eletrônicas, no sistema e-nota NF-e. O primeiro campo desta aba é o (2) Número da Conta, que mostra como a conta é dividida e qual a numeração de cada conta. Inclua os números das contas, respeitando os níveis que ela contém.

10 Página O campo (3) Descrição da Conta corresponde à nomenclatura de cada nível da estrutura da conta. Escreva o nome da conta. O campo (4) Nro Níveis identifica a quantidade de níveis de cada conta e em qual nível está inserida cada subconta. Estes níveis são preenchidos automaticamente conforme a aba Número da Conta. Se ela tiver um nível com dois números, por exemplo, a aba de níveis será preenchida com o número 2. O (5) Saldo Anterior mostra o valor do saldo da conta antes do movimento diário e mensal. Ou seja, na primeira configuração é preciso incluir o valor que cada conta e seus níveis começarão. Assim que as NF-es são emitidas, o módulo atualiza a movimentação dos saldos.

11 Página11 Vejamos os botões: O botão Calcular Saldos, representado pelo cifrão em verde, calcula todos os saldos de cada conta. O botão Adicionar acrescenta um novo espaço para criar uma nova linha na estrutura da conta. Para excluir uma conta, basta selecionar a linha e clicar no botão Deletar. (1) Aba Acumulados de Crédito /(2) Aba Acumulados de Débito: Nestas abas são calculados os acumulados de crédito e débito de cada uma das contas: diária, mensal e anual. O sistema calcula todos os valores do movimento mensal. Ao final de cada dia disponibiliza o acumulado no dia e acrescenta ao já somado no mês e no ano. 1 2

12 Página12 (1) Aba Saldos: É possível visualizar a soma de todos os saldos: anterior, acumulados de débito e acumulados de crédito. O cálculo é realizado automaticamente pelo módulo, e mantém disponível o saldo atual de todas as contas listadas no plano de contas. 1

13 Página13 6. Configurações A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Como vimos o Plano de Contas dá a ideia inicial da estrutura das contas, para, a partir daí, em configurações relacionar a montagem dos níveis indicados no plano. (1) Aba Empresa: É necessário preencher todos os campos. O primeiro item a ser respondido é o (2) Regime Tributário. Neste campo, o sistema traz um conjunto de leis que rege a tributação do país. Selecione em qual dos regimes a empresa se enquadra. Logo abaixo temos a (3) Estrutura do Plano de Contas, que é o conjunto de contas previamente estabelecido e serve de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Cada nível é criado a partir dos movimentos referenciados nas contas específicas. Ou seja, a empresa trabalha com uma conta pai e dentro dela tem as contas relacionadas a ela. (4) Período do Movimento, nos campos abaixo é possível escolher uma competência de dias desejada, por exemplo, um mês, para que o módulo e-nota MCO deixe disponível para visualização, os dados da data referenciada. Ao passar de um dia para outro, todos os cálculos e dados são passados para o Movimento Mensal. Ao clicar no botão Fechar Movimento, o sistema finaliza o período e atualiza o movimento mensal automaticamente.

14 Página (5) Contas Identificadas, nestes campos, se relaciona qual conta e tipo de operação será feita para as contas a pagar, contas a receber e a conta caixa. Assim, toda vez que uma NF-e entrar no Contas a Pagar ou no Contas a Receber, automaticamente o valor já será debitado ou creditado na conta identificada. Com as contas já criadas no Plano de Contas, selecione as que serão referenciadas às operações. 6) Contas de Contra Partida, auxiliam na organização e direcionamento dos movimentos de entrada e de saída de valores nas contas bancárias correspondentes. Para acrescentar, clique no botão Adicionar. Os campos Conta e Banco ficarão editáveis para incluir os dados necessários. As contas bancárias já cadastradas no Plano de Contas ficam disponíveis para escolha. O objetivo das contas de contra partida é escolher a conta e o banco para qual operação/movimentação será realizada. Ao inserir a data de pagamento (conta a pagar ou conta a receber), automaticamente o sistema mostra a lista das contas.

15 Página15 Aba Impostos: Esta aba contém itens tributários, que são valores pagos em moeda nacional, por pessoas físicas e jurídicas e incidem sobre a renda e patrimônio. Para inserir os impostos, clique no botão Adicionar, localizado no canto inferior direito da página. No campo UF, informe a sigla do Estado (RS, SC, PR, etc.) que estiver em exercício. No ICMS, PIS e COFINS, informe a alíquota correspondente a cada um. Para excluir as informações, selecione no campo desejado e clique no botão Deletar. Aba Faturamento: Aqui é disponibilizada a soma dos valores das faturas emitidas em determinado período comercial. Indique o prazo em dias para a cobrança. Para inserir os dados do faturamento, clique no botão Adicionar, localizado no canto inferior direito da página. No campo Prazos (em dias), estabeleça os prazos para cobrança. Para excluir as informações, selecione o campo e clique em Deletar.

16 Página16 Aba Dados Bancários: São as informações gerais da conta em que os valores serão debitados ou creditados. Para inserir os dados bancários, clique no botão Adicionar : Em Banco, selecione um dos que constam no sistema e indique os demais campos: (o código da) Carteira (se houver), Agência/Dígito, Conta/Dígito e Convênio (com o banco). Caso queira excluir algum banco, clique em Deletar.

17 Página17 O botão Instruções inclui dados nos boletos gerados. Após digitar, clique em Adicionar. Salve para confirmar a instrução. Caso queira excluir, clique em Deletar. Aba Lançamentos Gerais: Nesta aba deverá ser lançada a forma de pagamento das notas e qual(is) desta(s) ação(ões) irá gerar uma conta a receber. Para inserir os dados dos lançamentos gerais, clique no botão Adicionar : No campo Forma de Pagamento, selecione como o pagamento será efetuado. Os pagamentos podem ser em Dinheiro, Cheque, Boleto, Depósito, entre outros disponíveis. Deixe marcado o Gerar Conta a Receber para a forma de pagamento que sempre que selecionada irá gerar no sistema uma conta a receber. Para excluir as informações, selecione no campo desejado e clique no botão Deletar.

18 Página18 Aba Lançamento Estoque Financeiro: Esta aba refere-se a escolher ou não uma conta específica para receber e debitar um ou mais produtos. Escolha uma das opções: Lançamento direto utilizando código do produto : Selecionando esta opção, o sistema fica habilitado para dar entrada financeira de todos os produtos, ou seja, de todas as notas de entrada geradas. Lançamento relacionado utilizando código do produto : Nesta, você vai relacionar o código do produto cadastrado no e-nota NF-e para que este seja relacionado em uma conta específica e já criada no plano de contas. Assim o sistema cria uma relação entre o número da conta e o código do produto para poder gerar os cálculos. Para inserir os dados, clique em Adicionar, localizado no canto inferior direito da página e preencha os campos Conta Crédito, Conta Débito e Código Produto. Para excluir as informações, selecione o campo e clique no botão Deletar.

19 Página19 Aba Lançamento NFSe: Esta aba é utilizada apenas para lançamento de serviços (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) em uma conta específica e já criada no plano de contas. Para inserir os dados, clique em Adicionar, localizado no canto inferior direito da página e preencha os campos Conta Crédito, Conta Débito e Código Produto. Para excluir as informações, selecione o campo e clique no botão Deletar.

20 Página20 Aba CFOPs para baixa de estoque: Esta aba tem duas finalidades. A primeira serve para definir quais os CFOPs (Código Fiscal de Operações e Prestações) que, dependendo da conta de débito ou crédito, irão realizar as baixas dos produtos no estoque. E a segunda, é para o caso de criar uma nota de remessa, quando a mercadoria precisa ser transportada de uma filial à outra, por exemplo, e tem que registrar no sistema esta movimentação. Assim, o e-nota MCO agrupa os produtos da NF-e e usa uma conta informada aqui nas configurações, para calcular e computar quanto de crédito ou de débito foi realizado em cada na operação.

21 Página21 7. Movimento Diário O movimento diário funciona como um controlador do fluxo do caixa do dia. Todas as notas aqui visualizadas serão somente, as emitidas no mesmo dia, a partir das Notas Fiscais eletrônicas emitidas pelo sistema Safeweb e-nota NF-e. Período de Movimento (menu Configurações) Com esta configuração definida não é necessário abrir o caixa. Observe que Estado do Caixa constará automaticamente como Aberto. Abrir Caixa/ Fechar Caixa Quando trabalhamos com o caixa direto no Movimento Diário, não podemos nos esquecer de fechá-lo sempre no final de cada dia. Com a forma de pagamento informada nas notas fiscais eletrônicas daquele dia, o sistema permite que o caixa seja fechado. E ainda atualiza as notas diretamente para o movimento mensal. Aba Gerenciamento do Caixa: Nesta aba é permitido indicar a Data do Movimento e então Abrir Caixa. No mesmo dia, o caixa pode ser aberto e fechado várias vezes.

22 Página22 Aba Visualizar Movimento: Esta aba mostra todo o movimento diário das NF-es emitidas no dia. É permitida a consulta às notas durante a visualização do movimento.

23 Página23 As notas que forem puxadas do e-nota NF-e e que não estiverem com a Forma de Pagamento informada, deverão ser indicadas nesta aba, assim como os campos: Data de Vencimento e então será possível gerar o Doc Pagamento. Quando aparecer este item clique. O banco que aparecerá para a geração do boleto será o cadastrado previamente no plano de contas e configurado no sistema. O botão gera um relatório do movimento diário. Serve para exportar os dados das notas fiscais, conforme o que está no filtro de pesquisa.

24 Página24 No filtro de pesquisa, escolhemos a Forma de Pagamento para filtrar, por exemplo, uma forma de pagamento e o sistema mostrará o que há de NF-e disponível. Ao clicar no botão para gerar o relatório, o sistema mostrará somente os dados do que está sendo filtrado. Aba Total do Dia: O total diário é atualizado de acordo com o movimento financeiro das NF-es. São mostrados os valores totais separados por forma de pagamento. Esta tela tem a função de informar à empresa os valores do dia, inclusive para um controle sobre as formas de pagamento mais utilizadas.

25 Página25 8. Movimento Mensal Esta opção guarda automaticamente toda a movimentação das notas fiscais eletrônicas de cada dia, dentro de um mesmo mês ou período de movimento, se este estiver estipulado nas configurações. No campo Filtro de Pesquisa movimentos de um mesmo período ou mais antigos podem ser pesquisados. Preencha pelo menos um dos campos (Número da NF-e, Série, Conta Crédito, Conta Débito, Data do Movimento), e clique em Pesquisar :

26 Página26 Assim que atualizar o movimento, o módulo também altera o Total de Movimentos, na parte de baixo da tela. Lançamentos manuais neste movimento também acrescem no total geral. Notas não puxadas de outros dias pelo fato de, por exemplo, por ter ficado o caixa aberto de um dia para outro, devem ser atualizadas, através do botão atualizar movimento geral Lançamento Manual /Botão Adicionar: O módulo e-nota MCO também permite que outros tipos de movimentação sejam lançados no movimento mensal, como, por exemplo, um valor que foi repassado de uma conta a outra. Insira a conta do crédito e a conta do débito do movimento, a data realizada, o valor total e o histórico da operação, que, por padrão, vem preenchido com o número da nota em lançamentos automáticos vindos do movimento diário. Após preencher os campos, clique em Adicionar. E o lançamento foi acrescentado ao movimento mensal. Para excluir um movimento adicionado selecione a linha desejada e clique em Deletar.

27 Página27 9. Contas a Receber As contas a receber são geradas a partir da forma de pagamento informada no Movimento Diário. Esta função realiza a geração de boletos e o controle de cobranças e consultas ao histórico dos pagamentos.

28 Página28 Para buscar uma conta ou visualizar um período, preencha um dos campos do filtro de pesquisa e clique em Pesquisar. Ainda no Filtro de Pesquisa, temos o botão Carregar Retorno, que carrega os arquivos de retorno dos boletos e aceita, por enquanto, somente o layout padrão do Banco do Brasil (.bbt). O botão Gerar Remessa cria um arquivo de remessa dos boletos. O botão Excel assim como no movimento diário, serve para exportar os dados das notas fiscais e gerar um relatório das contas a receber. Para gerar o boleto com o valor do pagamento, informe o prazo no campo Data Vencimento. Em seguida clique em Doc Pagamento para o sistema gerar o boleto. Lembrando que as opções dos bancos são cadastradas nas configurações e que esta ação será feita somente dentro do e-nota MCO e não na conta real do banco. Após incluir o banco e a data do pagamento de cada conta a receber o sistema passará a conta para o Movimento Mensal.

29 Página29 Lançamento Manual /Botão Adicionar: Use para incluir um lançamento manual nas contas a receber: Preencha os campos indicados para identificar os dados do lançamento manual. Neste tipo de lançamento também é possível gerar boletos para pagamentos. Para excluir uma conta a receber, selecione a linha e clique em Deletar.

30 Página Contas a Pagar Esta opção verifica o controle de cobranças e consultas aos históricos de pagamento. Com as Contas identificadas e as Contas de Contra Partida criadas nas configurações, as NF-es que tiverem o campo Data Movimento informado no contas a pagar, serão atualizadas para o Movimento Mensal. Esta função, assim como outras do sistema e-nota MCO, também dispõe de um botão para gerar relatório. Após filtrar as contas a pagar, clique no ícone do relatório, salve e abra a planilha em Excel para identificar as informações das contas.

31 Página31 Lançamento Manual /Botão Adicionar: Use lançar manualmente uma conta a pagar que não consta na lista. Todos os campos com asterisco do lado devem ser obrigatoriamente preenchidos. No campo Conta Despesa deverá ser informada a conta no qual, o valor do pagamento será creditado. Para excluir uma conta, selecione a linha desejada e clique em Deletar.

32 Página Estoque É um estoque de produtos físicos e que também armazena os movimentos de entrada e de saída das mercadorias. Estes movimentos podem ser feitos tanto através das notas fiscais eletrônicas, enviadas pelos fornecedores, quanto das notas emitidas pelo cliente. O valor do estoque está diretamente ligado no pagamento de cada produto. Preencha pelo menos um dos itens indicados e clique em Pesquisar para o módulo fazer a busca da movimentação do estoque.

33 Página33 Ainda nesta aba é possível controlar a movimentação das notas fiscais eletrônicas. Os principais itens são Quantidade de Entradas e Quantidade de Saídas, pois através destes é ver a quantidade total disponível no estoque. Aba Fornecedor/ Empresa: Controla a movimentação dos produtos. Se os produtos estiverem previamente cadastrados no e-nota NF-e, o código aparecerá no campo Código produto Fornecedor. O mesmo acontece no campo Código produto Empresa, caso esteja configurado no módulo.

34 Página O que é um Plano de Contas? O Plano de Contas obedece a uma estrutura estabelecida pela Lei n 4.320/64 e pela Portaria Interministerial n 163/01. No nível 1 é identificado se a conta é ativa, passiva, patrimônio líquido, receitas, custos ou despesas; No nível 2 estão os sub-níveis Circulante, Não Circulante (Ativo) e Patrimônio Líquido (Passivo), Receita Bruta, Deduções da Receita Bruta, Outras Receitas Operacionais (Receitas), Custos e Despesas Operacionais; No nível 3, são contas que evidenciem os grupos a que se referem, como por exemplo: Nível 3 - Bancos Conta Disponível; No nível 4, há as sub-contas que evidenciem o tipo de registro contabilizado, como por exemplo: - Banco do Brasil. Observe o exemplo, respeitando a hierarquia da estrutura:

35 Página35 Chegamos ao final deste manual. Entre novamente no Portal e-nota para ter acesso aos demais módulos da Safeweb.

36 Página36 e-nota MCO Módulo de Controle Operacional Manual do Usuário

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Acessar a página www.passaquatro.mg.gov.br, ir a SERVIÇOS e clicar em NFS-e que será redirecionado para a tela de autenticação do usuário e precisará informar o Usuário (Login) e

Leia mais

Como Gerar Boletos? FS132

Como Gerar Boletos? FS132 Como Gerar Boletos? FS132 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Envio Referência: FS132 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para gerar boletos através do sistema.

Leia mais

1. Importações Cordilheira

1. Importações Cordilheira 1. Importações Cordilheira 1.1. Nf-e (Entrada) Esta rotina tem como objetivo importar as Notas Fiscais de Entrada correspondentes ao Estabelecimento, a partir de uma nota de saída de seu fornecedor. Selecione

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 30 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Realizando seu primeiro pedido de vendas

Realizando seu primeiro pedido de vendas 1 Requisitos mínimos: Conhecimentos básicos de informática. Produtos e condições de pagamentos já cadastrados previamente. 1. Pedido de vendas: O pedido de vendas é realizado através do PDV. Para efetuar

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29 Como Criar um Venda? - FS72 Pedido de Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2016.08.29 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

Configurar conta corrente para cada Forma de Pagamento

Configurar conta corrente para cada Forma de Pagamento Configurar conta corrente para cada Forma de Pagamento Primeiro de tudo cadastrar uma conta corrente para a conta. Entre no módulo Financeiro > conta corrente > cadastro de conta corrente. Atenção: É necessário

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

Aplicativo de Pedidos para Android

Aplicativo de Pedidos para Android VHSYS Sistema de Gesta?o Empresarial http://vhsys.com.br Aplicativo de Pedidos para Android Aplicativo de Pedidos para Android - Configurações do Aplicativo Sua empresa precisa de um Sistema de Pedidos

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.00 Utilizando I.S.C (Índice de Satisfação do Cliente)....2 Configurações...2 Grupo I.S.C....2 Perguntas I.S.C....4 Saudação/Finalização I.S.C....7 Pesquisa I.S.C....8 Visualizando

Leia mais

SISTEMA SFUST. 1 A empresa deve designar um ou mais funcionários autorizados para acessar o Sistema Boleto em nome da entidade.

SISTEMA SFUST. 1 A empresa deve designar um ou mais funcionários autorizados para acessar o Sistema Boleto em nome da entidade. SISTEMA SFUST Acessar o site http://sistemas.anatel.gov.br/sis/sistemasinterativos.asp e clicar no link SFUST - Sistema de Acolhimento da Declaração do FUST. 1 A empresa deve designar um ou mais funcionários

Leia mais

Manual do Portal do Beneficiário

Manual do Portal do Beneficiário 1 Manual do Portal do Beneficiário ÍNDICE Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Acesso por cada Plano contratado 5 3 Cadastrar a senha 6 4 Esqueci a senha 8 5 Login / Acesso

Leia mais

Modulo 04 PREÇOS CGAINFORMÁTICA. Retwin

Modulo 04 PREÇOS CGAINFORMÁTICA. Retwin Modulo 04 0 CGAINFORMÁTICA Retwin PREÇOS Sumário Preços 2 3.1 Configuração Geral... 3 3.2 Manutenção de Preços... 3 3.2.1 Alteração de Preços... 4 3.2.2 Encerramento de Promoção... 5 3.3 Relatórios...

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA EMISSÃO DE BOLETOS NO ECLOUD 1. CONFIGURAÇÃO 1.1 Cadastrar conta Bancária: Acesse GERÊNCIA CONFIGURAÇÕES TABELA DE CONTAS BANCÁRIAS. Informe os dados da conta bancária e clique em SALVAR. 1.2 Configuração

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL

TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL Cadastros 1) Cadastro > Empresa 2) Cadastro > Contador 3) Documentações > Sócios Plano de Contas 4) Cadastro > Plano de Contas > Plano de Contas Contábil

Leia mais

Manual Portal Fornecedor Importação de XML

Manual Portal Fornecedor Importação de XML Manual Portal Fornecedor Importação de XML Sumário 1. Introdução...8 2. Descrição do Processo...9 3. Acesso ao Portal de Fornecedores...10 4. Dados do Fornecedor...11 5. Módulo Nota Fiscal...12 6. Gerenciamento

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

Table of Contents. WinThor 7. Index 0. 1 34 - Gestão... Patrimonial

Table of Contents. WinThor 7. Index 0. 1 34 - Gestão... Patrimonial Table of Contents WinThor 7 1 34 - Gestão... Patrimonial 7 3421 Saída de... bens patrimoniais 7 Como Controlar... a entrada e o cancelamento de nota fiscal 7 Nova nota fiscal de... saída 8 Cancelar nota

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

ECF: A Geração do Arquivo

ECF: A Geração do Arquivo ECF: A Geração do Arquivo 1 Sumário Apresentação... 3 Como gerar o arquivo da ECF... 4 Configuração do Livro Caixa... 5 Gerar arquivo da ECF (Parte II)... 6 Como configurar o layout?... 7 É importante

Leia mais

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Para efetuar a parametrização da DMPL, deverá clicar no menu Cadastro, e em seguida clicar na opção Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças 1 Manual de usuário 1. Acesso ao sistema: Para acessar a página inicial do e-crv,

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO DO AUTOSYSTEM INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO, OPERAÇÕES E USO DA NFE

MANUAL DE TREINAMENTO DO AUTOSYSTEM INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO, OPERAÇÕES E USO DA NFE MANUAL DE TREINAMENTO DO AUTOSYSTEM INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO, OPERAÇÕES E USO DA NFE Junho/2012 Fabrício Armelini 1.Requisitos Necessários: Para o correto funcionamento da NFe, deve-se atender todos os

Leia mais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais PJE Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

TUTORIAL CONTROLE DE VALES

TUTORIAL CONTROLE DE VALES Últimas alterações Abaixo, descrição da criação e das últimas alterações efetuadas no documento especificando, a data, a versão e o comentário da alteração realizada. Data Versão Comentário 28/12/2012

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BIRIGUI

PREFEITURA MUNICIPAL DE BIRIGUI PREFEITURA MUNICIPAL DE BIRIGUI Nota Fiscal Eletrônica FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS - 1 - GUIA DO USUARIO SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. CONHECENDO OS COMANDOS DO SISTEMA 04 2.1 Menu do sistema

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Vendas Copyright Logycware Sistemas de Informática 2009 Todos os Direitos Reservados 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo abordar o processo para efetuar

Leia mais

www.datapar.com.br Descrição Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nos lançamentos de cartões.

www.datapar.com.br Descrição Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nos lançamentos de cartões. Página 1 de 9 Descrição Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nos lançamentos de cartões. Relação dos Tópicos a serem vistos neste manual Frota Cadastro Tipo de Ficha Cartões Movimentação

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis Manual do sistema SMARam Módulo Cadastro de Bens Intangíveis LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Bens Intangíveis... 5 Figura 2-Aba básico... 5 Figura 3-Aba Financeiro... 6 Figura 4-Aba Movimentação...

Leia mais

CEST. Alterdata Software

CEST. Alterdata Software CEST Alterdata Software O que é CEST? Através do Convênio ICMS 92/2015 foi criado a obrigatoriedade de informar, na nota fiscal, o Código Especificador da Substituição Tributária CEST, que identifica a

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012

ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPORÃ SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO ARAPORÃ MINAS GERAIS 2012 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online e Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e

Leia mais

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes

Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Como criar uma palavra cruzada no Hot Potatoes Abaixo está um passo a passo explicando como se cria uma palavra cruzada utilizando o Hot Potatoes. Vejam: Passo 1: Com o Hot Potatoes instalado no seu micro,

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

Nº Nome Telefone e-mail

Nº Nome Telefone e-mail PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0032 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) COBRANÇA/FINANCEIRO MÓDULO/MENU FINANCEIRO Versão do Documento Nº 1.1 Data da Revisão 11/03/2016

Leia mais

Assina S_Line Manual de Uso

Assina S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames gerados no formato S_Line em XML ou PDF, fazendo uma cópia dos mesmos em um diretório definido pelo Cliente. Os documentos

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre importação de dados do cadastro do item utilizando o Data Transfer Workbench.

Bem-vindo ao tópico sobre importação de dados do cadastro do item utilizando o Data Transfer Workbench. Bem-vindo ao tópico sobre importação de dados do cadastro do item utilizando o Data Transfer Workbench. 1 Nesse curso, você verá como importar dados do cadastro do item, incluindo preços nas listas de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE ESTADO DE SÃO PAULO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE ESTADO DE SÃO PAULO Versão 1.12.03 Manual de Instalação do Programa de Declaração dos Contribuintes do ICMS Manual desenvolvido pelo Departamento de Informática da Prefeitura

Leia mais

PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS

PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS INSTRUÇÃO FDE / DRA Nº 005/2011 PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS NOVA SISTEMÁTICA DE LANÇAMENTO NO SISTEMA GDAE Fevereiro/2011 Página 1 de 13 1 Apresentação Com o objetivo de aprimorar e tornar mais consistentes

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.05 Considerações Gerais...1 Configurações...2 Configurando Tipo de Ordem de Serviço...3 Inserindo um Controle de Recall / Campanha...4 Chassis em Recall / Campanha...6 Aviso

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf) e em sistema operacional Windows

Leia mais

Manual Loja Virtual 2.0

Manual Loja Virtual 2.0 Conteúdo Acessando o Gestor da Loja Virtual... 2 Trocar sua senha... 2 Meus Dados... 2 Produto... 3 Cadastrar novo produto... 3 Buscar Produto... 3 Subitens do Produto... 4 Categorias do Produto... 4 Itens

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI BY TEXA

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI BY TEXA ASSUNTO: Configuração Bluetooth Família Navigator. OBJETIVO: Orientar configuração do dispositivo Navigator com o computador. DESTINO: Usuários de Scanners Magneti Marelli by Texa Família Navigator. INTRODUÇÃO

Leia mais

gerador é a circulação de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior. O ICMS incide sobre diversos tipos de serviços,

gerador é a circulação de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior. O ICMS incide sobre diversos tipos de serviços, ICMS O que é ICMS? O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ou ICMS é um imposto nacional sendo

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Manual Sistema Débito Web

Manual Sistema Débito Web 1 Manual Sistema Débito Web A objetivo deste manual é orientar os usuários na utilização do novo sistema Débito, versão Web. Este sistema foi concebido para substituir o antigo Débito off-line no cálculo

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS

MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO NO RECEITA/PR O preenchimento do formulário online disponível no Receita/PR é uma das opções para transmissão das informações

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e. Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento;

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e. Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento; GUIA DE UTILIZAÇÃO DO SF-FACIL SAT FISCAL CF-e Click 2 x sobre o icone SfFacilSatFiscal no desktop de seu equipamento; Será apresentado a tela de boas vindas do sistema; Informe sua senha de acesso ao

Leia mais

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador.

Manual Notícias. Note que abriu uma nova tela que permite procurar a imagem desejada em seu computador. Manual Notícias 1 Primeiro passo, redimensionar a imagem da notícia usando o programa GIMP. Abra o programa de edição de imagem chamado GIMP em seu computador. Obs.: Caso seu computador não tenha o GIMP

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 26 Intimação de Sociedade de Advogados SUMÁRIO 1. USUÁRIOS DO SAJ/PG (USUÁRIOS INTERNOS)...2

Procedimento Operacional Padrão nº 26 Intimação de Sociedade de Advogados SUMÁRIO 1. USUÁRIOS DO SAJ/PG (USUÁRIOS INTERNOS)...2 1 Procedimento Operacional Padrão nº 26 Intimação de Sociedade de Advogados SUMÁRIO 1. USUÁRIOS DO SAJ/PG (USUÁRIOS INTERNOS)...2 1.1 Cadastro de Pessoas (Cadastro Controlado)...2 1.2 Cadastro de Partes

Leia mais

Liberação de Procedimentos. Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan.

Liberação de Procedimentos. Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan. 1 de 8 1. OBJETIVO: Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan. 2. DEFINIÇÕES: 2.1 Webplan Módulo do Sistema Informatizado do PLANO FAMÍLIA que permite ao beneficiário

Leia mais

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor

Leia mais

Acessando o Sistema. Acesse o endereço:

Acessando o Sistema. Acesse o endereço: Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços GUIA DO USUARIO FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Emissor de Nota Fiscal Eletrônica SORTEE v3.10 A partir de 01/04/2015 entra em vigor a versão 3.10 da Nota Fiscal Eletrônica. Nesta versão, a conexão com a SEFAZ é realizada diretamente

Leia mais

Table of Contents. mymix 7. Index 0

Table of Contents. mymix 7. Index 0 Table of Contents mymix 7 1 11 - mymix... 7 1147 - Manutenção... de inventário rotativo 7 Como Gerenciar... Manutenção de Inventário Rotativo 7 Montar Inventário... Rotativo/Geral 8 Montar Inventário...

Leia mais

Tutorial de emissão de GRU via Sinapse

Tutorial de emissão de GRU via Sinapse Tutorial de emissão de GRU via Sinapse O novo sistema de Emissão e Controle de GRU (Guia de Recolhimento da União) foi desenvolvido no intuito de integrar a Emissão de GRU's dos tipos Simples e Cobrança,

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

ENCERRAMENTO DE SALDOS (ZERAMENTO) DAS CONTAS DE RESULTADO

ENCERRAMENTO DE SALDOS (ZERAMENTO) DAS CONTAS DE RESULTADO ENCERRAMENTO DE SALDOS (ZERAMENTO) DAS CONTAS DE RESULTADO As contas de resultado são contas de saldo periódico. Ao final de cada período contábil (apuração de resultado), seus saldos devem ser encerrados.

Leia mais

Guia do Usuário Gestor Web TIM

Guia do Usuário Gestor Web TIM Gestor Web TIM Página 1 de 15 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 3 2 FUNCIONALIDADES 4 2.1 Login 4 Gestor Web TIM 2.2 Número Abreviado 6 2.3 Conta Pré-Paga 6 2.4 Chamadas Originadas 8 2.5 Siga-me 9 2.6 Limite de Créditos

Leia mais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Assessor do Promotor Template Versão 1.1 SUMÁRIO Introdução... 3 Requisitos Básicos... 3 Softwares Requeridos... 3 Softwares Úteis... 3 Orientações

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-E VERSÃO ON-LINE. Manual do Usuário do Sistema NFS-E

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-E VERSÃO ON-LINE. Manual do Usuário do Sistema NFS-E NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-E VERSÃO ON-LINE Manual do Usuário do Sistema NFS-E PRONIM NFS-e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Usuário Pagina 1 Sumário 1. TELA DE ACESSO AO SISTEMA

Leia mais

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle Release Incremental - Boletos Produto : TOTVS11 - Faturamento de Planos TOTVS 12.1.3 Chamado : D_GPS_A11 / PCREQ-2076 Data da publicação : 09/12/2014 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress/Oracle

Leia mais

Sistema Salas - (MRBS¹)

Sistema Salas - (MRBS¹) Sistema Salas - (MRBS¹) Manual de utilização Versão 1.1 Rua Princesa Isabel Feliz RS 95770-000 T. (51) 3637-4424 sti@feliz.ifrs.edu.br http://salas.feliz.ifrs.edu.br 1 - MRBS MEETING ROOM BOOKING SYSTEM

Leia mais

SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais

SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL. MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais SISTEMA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL MANUAL DO ADMINISTRADOR Módulo Dados Pessoais Prodesp Tecnologia da Informação SDS Superintendência Desenvolvimento de Sistemas DVP - Gerência de Desenvolvimento Folha

Leia mais

Informativo de Versão 19.10

Informativo de Versão 19.10 Informativo de Versão 19.10 Índice Compras... 2 Solicitação de Compras de Produtos (Chamado 28228)... 2 ERP Faturamento... 3 Máscara de Telefone (Chamado 28025)... 3 Digitação / Emissão NF-e de Exportação

Leia mais

Apresentação do Microsoft Excel

Apresentação do Microsoft Excel Aula 03 Apresentação do Microsoft Excel Microsoft Excel é um programa desenvolvido para trabalhar com cálculos feitos em planilhas eletrônicas, desenvolvimento de gráficos e controlador de banco de dados.

Leia mais

CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário

CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário Índice 1. Cadastro eletrônico de pessoas que desempenham Atividades Florestais... 3 2. Cadastrando uma nova pessoa

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NFS-E E DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS - DEISS MANUAL DE PROCEDIMENTOS INICIAIS

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NFS-E E DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS - DEISS MANUAL DE PROCEDIMENTOS INICIAIS NOTA FISCAL ELETRÔNICA NFS-E E DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS - DEISS MANUAL DE PROCEDIMENTOS INICIAIS MAIO DE 2016 GOVBR 1 SUMÁRIO Objetivo... 2 Entendendo o Conjunto de Soluções... 3 Módulo de Nota

Leia mais

Na tela acima clique em CONSULTA DE PEDIDOS e o sistema mostrará a tela:

Na tela acima clique em CONSULTA DE PEDIDOS e o sistema mostrará a tela: Tutorial UltraPDV ULT-019-COMO CONSULTAR PEDIDO-ENTRADA NO ESTOQUE Entre no ULTRAADM, digite a senha e quando aparecer a tela abaixo clique em PRODUTOS e aparecerá a tela: Na tela acima clique em COMPRAS

Leia mais

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM Manual de Software CAPÍTULO 4 da coleta CPXSIAP: Software de Inventário Patrimonial V 1.1.0 Elaboração:

Leia mais

Como Cadastrar Mesas? FGS09

Como Cadastrar Mesas? FGS09 Como Cadastrar Mesas? FGS09 Sistema: Gourmet Server Caminho: Cadastros>Restaurante>Mesa Referência: FGS09 Versão: 2016.03.14 Como funciona: A tela de Mesa é utilizada para cadastrar as mesas disponíveis

Leia mais

ULT-028-SISTEMA ULTRAPDV MÓDULO ULTRAADM 1.1.- MODULO NOTA FISCAL ELETRONICA PROGRAMA GRATUITO SECRETARIA DA FAZENDA INSTALAÇÃO /CONFIGURAÇÃO

ULT-028-SISTEMA ULTRAPDV MÓDULO ULTRAADM 1.1.- MODULO NOTA FISCAL ELETRONICA PROGRAMA GRATUITO SECRETARIA DA FAZENDA INSTALAÇÃO /CONFIGURAÇÃO ULT-028-SISTEMA ULTRAPDV MÓDULO ULTRAADM 1.1.- MODULO NOTA FISCAL ELETRONICA PROGRAMA GRATUITO SECRETARIA DA FAZENDA INSTALAÇÃO /CONFIGURAÇÃO Este módulo deverá ser Instalado uma única vez com auxilio

Leia mais

EstoqMan PAF-ECF 4.5 Manual de início rápido para o usuário

EstoqMan PAF-ECF 4.5 Manual de início rápido para o usuário EstoqMan PAF-ECF 4.5 Manual de início rápido para o usuário Este guia de início rápido auxiliará o usuário nas operações básicas do sistema EstoqMan PAF-ECF 4.5. Serão listadas aqui as principais funcionalidades

Leia mais

e-nota NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica)

e-nota NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão completa) apresenta informações do Sistema Safeweb e-nota NFS-e. O que é preciso para acessar

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais