Memórias do comércio da juta no baixo-amazonas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Memórias do comércio da juta no baixo-amazonas"

Transcrição

1 Memórias do comércio da juta no baixo-amazonas Elber Norton de Souza dos Santos 1 Luciana Gonçalves de Carvalho 2 Resumo: O presente trabalho procura apresentar as memórias de trabalho de antigos produtores de juta da região oeste do Pará relacionados à cadeia produtiva da mesma levando em consideração os agentes que faziam parte desta cadeia a partir do sistema de trabalho conhecido como aviamento sob uma configuração que difere do modo como é conhecida na literatura como um regime de servidão e super exploração do trabalhador do campo. O trabalho atentou para as diferentes modalidades de trabalho relacionados à juta, em sua produção para a extração de sementes e de fibra para a importação e exportação devido à alta demanda do produto durante 1930 e 1980 que influenciou drasticamente no modo de vida das pessoas que estavam ligadas em sua produção, mapeando redes de relações através do comércio, sistema de adiantamento de crédito entre patrão e empregado, e com o governo que incentivava a produção de sementes e fibra através de subsídios bancários e doação de sementes. Assim através do registro oral de trabalhadores se procura constituir uma memória desse trabalho, a partir do ponto de vista se libertando dos moldes que engessam a história sobre tal assunto, com temas relacionados à territorialidade, interações sociais e saberes. Palavras-chave: Memória; Trabalho; Juta; Aviamento. Abstract: This paper seeks to present the former producers of jute working memories of western Pará related to the productive chain of the same taking into account the agents who were part of this chain from the labor system known as dispensing in a setting that differs from how it is known in the literature as a bonded and super exploitation of the field worker. The work looked at the different working arrangements related to jute in production for extraction of seeds and fiber for the import and export due to high demand of the product during 1930 and 1980 that dramatically influenced the way of life of the people who were connected in their production, mapping networks 1 Discente do curso de Antropologia da Universidade Federal do Oeste do Pará, bolsista Pibic do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia/ICS/Ufopa (PROEXT/MEC). nortonss1@hotmail.com; 2 Doutora em Antropologia, professora de Antropologia na Universidade Federal do Oeste do Pará, coordenadora do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia/ICS/Ufopa (PROEXT/MEC). lu_gcarvalho@yahoo.com.br.

2 of relationships through trade, credit payment system between employer and employee, and the government encouraged the production of seeds and fiber through bank subsidies and donation of seeds. So through the oral record of workers looking constitute a memory of this work, from the point of view breaking free from molds that can imprison the story on this subject, with topics related to territoriality, social interactions and knowledge. Keywords: Memory; Work; Juta; Aviamento. Introdução à Cultura da Juta A produção de juta na Amazônia teve grande impacto em diversos setores da sociedade, entre os quais se pode citar o econômico e o social principalmente, influenciando o modo de vida das populações que viviam nas regiões de várzea do Rio Amazonas durante grande parte do século XX. A história da juta no estado brasileiro se inicia paralelamente à história da economia cafeeira na região sudeste do país, onde as fibras oriundas das plantas de juta eram utilizadas para acondicionar a produção do café, visto que esta não interferia no aroma e no sabor dos grãos, sendo substituta das embalagens feitas de algodão, que se apresentavam sob a forma de um tecido grosseiro e confecção rudimentar (SOUZA, 2008). Este item bastante produzido no século XX em diversas regiões da Amazônia ao longo do rio Amazonas foi o ouro 3 da economia nas cidades de Alenquer, Monte Alegre e Santarém no Pará. O início da produção da juta se iniciou no estado do Amazonas, mas abrangeu também alguns municípios do estado do Pará, dentre eles Alenquer, Óbidos, Juruti e Santarém 4, principalmente, influenciando drasticamente o modo de vida das pessoas que trabalhavam em sua cadeia produtiva durante o auge de sua produção e após a queda de sua economia. Havia dois tipos de juta, a juta branca e a juta roxa, a primeira sendo considerada melhor para plantio visando a obtenção da fibra, pois ela crescia bastante e galhava pouco, diferente da juta roxa que crescia pouco e galhava mais. 3 Categoria utilizada pelos antigos produtores referindo-se ao alto valor que a fibra de juta possuía. 4 Houve também plantações no atual município de Curuá, em Monte Alegre e em Prainha.

3 Durante a viagem ao município de Alenquer conheci dona Assunção, cozinheira de alguns barcos que fazem a linha Santarém-Alenquer-Santarém e que também trabalhou durante certo período na extração da fibra de juta, pessoa que me acolheu e se tornou importante interlocutora durante a pesquisa. A mesma me relatou que a juta fora o item mais importante no comércio de sua cidade natal, tendo trabalhado nas terras de seu pai, juntamente com seus familiares, forma de trabalho muito comum nas comunidades ribeirinhas. Assim se deu início à procura de mais trabalhadores que antigamente se situavam na economia de juta, procurando entender como se organizavam as formas de trabalho, os processos produtivos, os agentes da cadeia e principalmente as memórias dos mesmos que estavam na base desta. A fibra de juta que era colhida nas comunidades era armazenada em galpões onde esperavam embarcações para serem transportadas para usinas de beneficiamento, em Santarém, onde a TECEJUTA, se fixava e em Belém 5. Manoel Onício de Souza, antigo trabalhador da região da Costa do Arapiri, município de Alenquer, relata que foi uma das primeiras pessoas a trabalhar com a juta na região, juntamente com seu sogro, senhor Neço Araújo. O mesmo conta que as sementes eram fornecidas pelos japoneses e para ele que trabalhava como aviador, só cabia o trabalho de plantar, colher e vender a safra, ao mesmo tempo em que havia subsídios de alguns órgãos para o comércio, onde é citado o senhor Marcos Pinto da Caixa Econômica, e também a FIBRASA além de outras empresas que não mais existem atualmente. Seu Manoel conta que o último comprador de juta na região foi Mirton Marques, e que com a crise da juta juntamente com o fenômeno das terras caídas por volta do ano de 1988 não se podia ficar mais na região, então o mesmo foi obrigado a se mudar com a família para outro lugar, Santarém no caso. Aviamento, Crédito e Trabalho Em diversas regiões da Amazônia o comércio e o extrativismo foram marcados pelas relações de trabalho baseadas em sistemas de patronagem e obtenção de crédito para o produtor do interior, produtor de itens muitas vezes de cunho extrativista. Com a produção da juta ao longo do rio amazonas não foi tão diferente. As relações de trabalho que se apresentavam no interior de sua cadeia produtiva diferem em alguns aspectos do 5 Ambas as cidades eram local de moradia de patrões, senhores que financiavam produtores em certas comunidades e regatões para a compra da juta em outras.

4 que se apresenta pela literatura do sistema de aviamento na Amazônia, onde segundo McGrath (...) aviar significa fornecer mercadoria a prazo com o entendimento que o pagamento será feito em produtos extrativos dentro de um prazo especificado. (McGrath, 1999). Esse sistema mercantil que obedece às lógicas capitalistas de produção se detém apenas ao controle indireto sobre o produtor, sendo que o extrativista somente fornece sua mercadoria para venda em determinado período da produção, dependendo do produto a ser extraído este tempo varia conforme a natureza, entregando-o ao aviador ou patrão em tempos específicos. Crédito e dívida são palavras fundamentais para conhecer e adentrar no sistema de aviamento. O pequeno produtor que vive interior não tem contato com as redes de comércio que se estabelecem nas grandes cidades, mantém contato somente com o aviador ou patrão que o avia e recebe seus produtos, estando assim na posição mais baixa da cadeia produtiva. Acima do produtor se encontra o aviador ou patrão, dividindo espaço com os regatões ou marreteiros que desempenham o papel de interligar os produtores com as casas de comércio muitas vezes onde o aviador não possui meios para chegar. Mais acima se encontram os comerciantes e donos de casa que estocam os produtos e os distribuem para a exportação e importação, mantendo contato com as casas de crédito e os bancos, estes últimos que muitas vezes incentivavam as redes de comércio a abrir crédito para os produtores e emprestavam dinheiro aos comerciantes. Sobre o adiantamento de crédito e o endividamento, McGrath (1999) assinala que os mesmos servem como um laço através do qual o credor e o endividado asseguram um ao outro o acesso a mercadorias e a produtos florestais. Assim sendo, é mostrada a distância de mundos entre os produtores e seus patrões, atuando em situações e momentos diferentes na cadeia produtiva. A expansão da globalização eminentemente impactou os modos como eram configurados os diversos sistemas econômicos da região, ditando as maneiras de como se devia produzir e os fins de cada produto. Este sistema pôde ser exemplificado na fala de Seu Manoel que era também comerciante na comunidade, comprava mercadorias na cidade (Alenquer e Santarém) e vendia aos trabalhadores esperando ser pago com juta. Este item então assumia a forma moeda, em um contexto onde as relações de produção e venda eram mediadas pela fibra da juta. Pessoas que tinham suas terras para plantarem podiam facilmente obter bens de consumo com a venda da fibra de juta, devido à grande demanda da mesma pelo

5 mercado interno e externo. O contexto da produção se desenhava em uma relação entre o comércio da juta em Alenquer e outros municípios com a venda de produtos e o beneficiamento da fibra na cidade de Santarém, que servia de entreposto para a carga e a descarga de produtos afins com destino final em Belém. Em entrevista com D. Maria de Nazaré, esposa de Seu Manoel Onício, a mesma fala da vida difícil que se tinha com o trabalho da juta, trabalho que demandava horas e horas de corte da planta com um nível de água por volta da cintura, cuidados com a plantação, o processo de descascar a planta e a lavar. Ela conta que começou a trabalhar com este produto quando estava com vinte anos de idade, e a juta tinha a maior produção entre os trabalhadores da região, explanando sobre a divisão do trabalho, onde os homens cortavam a planta e as mulheres ficavam encarregadas da lavagem e do plantio da mesma. Segundo ela, a planta passava pelo seguinte processo até se obter a fibra, com o roçado sendo feito durante os meses de agosto e setembro, a queima da terra em outubro, a semente sendo plantada em novembro e colhida entre os meses de fevereiro e março juntamente com o corte, corte que levava ao processo de afogamento da planta durante quinze dias e secagem da mesma por dois dias para se enfardar a safra para a venda. Dona Maria ainda relata que no tempo do comércio da fibra de juta não havia endividamento por dívidas entre patrões e empregados, que os segundos tinham a liberdade de escolher para quem vender e conseguiam ganhar bastante dinheiro e comprar suas casas, terrenos, comida e outros produtos, e relata também que sente saudades do contato com as pessoas com as quais trabalhava no roçado, das brincadeiras e conversas que se apresentavam no trabalho. Voltando à cidade de Alenquer, a EMATER local teve um papel importante no melhoramento das sementes para a venda aos produtores e também na extração das sementes. Para tratar disso deve-se ter em mente que a juta não apenas era plantada para se extrair a fibra, mas também para se tirar as sementes dela. O trabalho deve ser dividido da seguinte maneira: nas áreas de várzea a semente era plantada para crescer e se tirar a fibra de seu caule, e nas áreas de terra firme a semente era plantada para crescer e se extrair as sementes, que eram vendidas para a EMATER e distribuídas aos produtores, acarretando assim um melhoramento genético nas sementes, escolhendo os melhores tipos para serem entregues e plantadas para a extração da fibra. O trabalho

6 com a juta assim, era dividida em dois momentos, aspecto relatado somente através dos relatos colhidos na sede da EMATER com o senhor Valdomiro e alguns trabalhadores da terra firme no município de Alenquer. Com a visita à sede da EMATER, foi possível delinear um campo mais extenso de produção da fibra, que incluem as comunidades de Surubimiri (baixo e cima), Surubiaçú, Atumã e Salvação, situando também os agentes governamentais que integravam a cadeia produtiva da juta, sendo eles a EMATER, a Secretaria de Agricultura e o Governo Federal, que se uniam para levar assistência técnica e informação aos produtores de sementes e de fibras. Seu Osmar Alves Cabral e Isaac Marreiro, trabalhadores da terra firma na produção de sementes de juta, contam que havia muita burocracia no processo de produção das sementes, e demandava também um longo período de trabalho das pessoas, em um processo diário de reparo da plantação, com a colheita da planta durante o dia e a batida da mesma para colher as sementes durante a madrugada. A planta precisa de um clima úmido e frio para abrir a sua flor que fica localizada no topo, esta flor fecha durante o dia quando o clima está seco e quente e só se abre durante a madrugada, período em que os produtores aproveitam para bater na flor da planta com um tipo de marreta e de lá tirar as sementes da planta. Assim é possível afirmar através dos relatos que a produção de fibra só existia por que havia a produção de sementes, a fibra na várzea e a semente na terra firme. Senhor Ademar da Silva, de Alenquer também, conta que o preço do Kg da semente acompanhava o preço do Kg da carne de boi, e que atualmente não se planta mais juta, sendo a última safra de seu conhecimento tratando de 2008, que era vendida para a cidade de Manaus no estado do Amazonas, relatando também que nunca houve endividamento dos trabalhadores na cadeia produtiva, falando também que se a juta fosse aberta, a economia do município seria melhor. Ainda em Alenquer, conheci Dona Maria Nesina, mãe de Dona Assunção, mulher de produtor de juta da comunidade de Salvação, que relembra com sorriso no rosto do tempo em que a juta era a principal mercadoria da região, contando sobre os tempos fartos de comida e dinheiro que se lucrava com a venda de juta para os patrões, da família inteira trabalhando no roçado afim de sobreviver...a mesma relata sobre as grandes extensões de terra que a juta abrangia, no desenho que se formava na terra, os

7 diálogos que eram feitos no trabalho, com todos praticamente submersos no rio cortando a planta e deixando para secar em varais...da estocagem de comida, farta, obtida com a venda da juta, e da dificuldade de viver quando a crise do comércio de juta caiu sobre seus ombros, de se trabalhar na produção de outros produtos principalmente farinha e tomate e na mudança do local de moradia, da comunidade para a cidade de Alenquer. Reflexões acerca da cadeia produtiva e o sistema de crédito A rede que abrangia as cidades citadas no presente ensaio era interligada e dependente das pessoas que se relacionavam umas com as outras através da compra e da venda da fibra e da semente de juta na região, de Juruti a Belém diversos eram os patrões, produtores e atravessadores que compunham este mapa e integravam a cadeia de produção da planta de juta. Tomando como ponto de análise para dar escopo aos dados recolhidos em campo através dos relatos orais de antigos produtores, patrões e pessoas que estiveram ligadas de alguma forma com o cultivo da planta, é notável uma diferença na configuração deste sistema de aviamento e adiantamento de crédito como fora concebido pela literatura dominante e amplamente difundida de tal tema. Através da fala de Seu Joilson, filho de antigo produtor de juta, pode-se ver independência por parte dos agricultores em relação aos patrões, os primeiros possuíam autonomia sobre sua produção, assim patrões e atravessadores apenas compravam a fibra de juta das pessoas que queriam vender para os mesmos. Nas comunidades de Bom Jardim e Santa Rita, Seu Joilson diz que se recorda que a fibra colhida na safra de seu pai geralmente era vendida para Santarém e Belém por meio dos atravessadores, figura constante na economia extrativista, pesqueira e agrícola da região. Fazendo paralelo com a literatura recorrente à economia amazônica, um contraste é perceptível, no que diz respeito à mobilidade e capacidade de agência do pequeno produtor para com sua produção, tendo que se sujeitar às diversas configurações de comércio do mercado externo, endividamento constante e permanente para com o patrão do mesmo modo como autonomia de venda de seu produto. Em meio aos dados recolhidos pela voz de Seu Joilson, total consciência sobre seu produto e o que fazer com ele, eram características de seu pai, como diz que o próprio escolhia para quem vender, escolhia para quem vendia mais, assim obtendo seu lucro que era usado na

8 construção ou reforma de sua casa, comprando suprimentos para os seus trabalhadores na lavoura, alimento e afins para a família. Algumas vezes era inevitável o endividamento com os patrões, mas ainda assim, esse débito era tomado conscientemente, sendo resultado de uma ação que visava suprir alguma necessidade mais urgente da família. Em relação com o que acontecia no plantio, Seu Joilson relembra das brincadeiras em meio a lavoura da juta junto com irmãos e primos, com o nível da água elevado e a planta alta, era fácil se esconder por entre as plantas na brincadeira, muitas vezes levantando a ira do pai, por estarem em uma área propícia ao ataque de muitos animais peçonhentos e inclusive do puraquê. Com seu Guido Arruda, proprietário de Supermercados em Monte Alegre, foi possível ter uma percepção menos turva sobre o universo da compra e da venda da juta, tendo-se ideia da amplitude da rede de comércio que se estendia, como dito anteriormente, de Juruti a Belém. Seu Guido conta que começou a trabalhar com a fibra de juta no ano de 1960, quando deixou a cidade de Monte Alegre e foi para o município de Prainha atrás de emprego, ajudando um comerciante da região. A comunidade de Cuçari foi seu ponto de partida na carreira da juta, aonde após certo tempo de trabalho viria a ser financiador de pequenos produtores e intermediário de patrões de Belém e Santarém com os agricultores do interior. Além disso, pegava dinheiro com o Banco para ajudar no financiamento, se munindo dos seguros oferecidos pelo governo 6 caso algo ruim viesse a acontecer com a produção. Da mesma forma como tinha sua produção em Cuçari, Seu Guido ajudava alguns agricultores adiantando produtos de um comércio local ao qual era dono, financiando as ferramentas para o trabalho na lavoura, suprindo em alguns momentos certas necessidades urgentes de algumas famílias além de comprar a safra de outros pequenos produtores para vender aos patrões com quem tinha acordos firmados. Desta forma, observa-se que ao mesmo tempo em que Seu Guido pode ser classificado como patrão na cadeia de produção, ele também trabalha para alguém que está acima dele mais próximo do mercado externo e ciente dos acontecimentos gerais na região. 6 Mais conhecidos como ProAgro, programas de seguro realizados pela EMATER dos municípios que levava assistência aos produtores como forma de proteger a produção em caso de infortúnio com a mesma.

9 Após a época da plantação da juta, a malva foi o que continuou a impulsionar a economia local, sendo plantada nas áreas de várzea e de terra firme, ambas com o intuito de se extrair a fibra, no ultimo caso sendo as plantas semeadas nas beiras de igarapés e açudes de forma semelhante à margem do Amazonas. Alguns nomes citados por seu Guido podem ajudar a vislumbrar o universo que era o comércio da juta, tais como Coimbra; Marcos Pinto; Akata; Tuji. Estes eram de pessoas as quais Seu Guido vendia sua safra juntamente com a juta que comprava em algumas comunidades como atravessador ou regatão periódico, e assumia este papel devido aos patrões pedirem para que o mesmo fosse nas comunidades produtoras comprar suas safras, já que Seu Guida possuía certa credibilidade com tais produtores devido, como ele mesmo diz, saber administrar seus negócios e não ser muito ganancioso, respeitando os acordos que estabelecia de forma informal com todos os produtores e patrões. Um ciclo que iniciava nos grandes centros compradores de juta no exterior, seguindo em direção aos bancos financiadores juntamente com as políticas de assistência aos grandes e pequenos produtores, indo para os patrões donos de posses nas cidades e no interior que tinham também áreas de plantação de juta que compravam muitas vezes a safra dos pequenos produtores financiados pelos patrões ou donos de seus próprios negócios se verifica na fala de Seu Guido, que mostra claramente como as relações eram estabelecidas nessa época onde o ouro da região era representado por uma planta. Desta maneira pode-se ver que a literatura referente ao tema não supre completamente à realidade vivida por quem presenciou o sistema de aviamento em seu cotidiano, preenchendo algumas lacunas oriundas deste, e ainda mais, fornecendo novas possibilidades de pesquisa atentando para os produtores, que quebram com a lógica mercantilista acerca da dominação e subjugação dos mesmos pelo mercado, tendo plena consciência do sistema ao qual estão postos e liberdade de compra e venda de seu produto.

10 Referências Bibliográficas: ARAMBURU, Mikel. Aviamento, modernidade e pós-modernidade na Amazônia. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, 1994, nº. 25, ano 9; MCGRATH, David. Parceiros no crime: o regatão e a resistência cabocla na Amazônia Tradicional. Novos Cadernos NAEA, vol. 2, nº 2, dezembro 1999; SOUZA, Narda Margareth Carvalho Gomes. A Trajetória Da Companhia Têxtil De Castanhal: a mais pura fibra da Amazônia. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Belém, 2008.

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

Comitê de Autossuficiência da Estaca

Comitê de Autossuficiência da Estaca Comitê de Autossuficiência da Estaca Treinamento Especialistas de Estacas 27 FEV 2014 Iniciaremos o treinamento às 20 horas pontualmente (horário de Brasília) Por favor, aguarde alguns minutos Lembre se

Leia mais

VANTAGENS ABSOLUTAS e RELATIVAS (4.2-3.2aParte)

VANTAGENS ABSOLUTAS e RELATIVAS (4.2-3.2aParte) VANTAGENS ABSOLUTAS e RELATIVAS (4.2-3.2aParte) CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004.

Leia mais

Século XVIII e XIX / Europa

Século XVIII e XIX / Europa 1 I REVOLUÇÃO AGRÍCOLA Século XVIII e XIX / Europa! O crescimento populacional e a queda da fertilidade dos solos utilizados após anos de sucessivas culturas no continente europeu, causaram, entre outros

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado.

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado. Módulo 4 Como Organizar a Pesquisa O questionário e a observação são dois métodos básicos de coleta de dados. No questionário os dados são coletados através de perguntas, enquanto que no outro método apenas

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

PC MeeiroPolicy ED 13 pt. Meeiropolicy. Documento Explicativo. Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público

PC MeeiroPolicy ED 13 pt. Meeiropolicy. Documento Explicativo. Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público 13 pt Meeiropolicy Documento Explicativo Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público Índice 0 Propósito... 3 1 Área de candidatura... 3 2 Norma... 3 3 Terminologia para o uso deste documento:...

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. Para que serve o Cadastro Único? O Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar

Leia mais

1 Introdução 1.1. Contextualização

1 Introdução 1.1. Contextualização 1 Introdução 1.1. Contextualização O mercado de cartões no Brasil ainda está em fase de amadurecimento. A maior estabilização da economia brasileira com o plano real após 1994 permitiu uma explosão da

Leia mais

Aula 3 de 4 Versão Aluno

Aula 3 de 4 Versão Aluno Aula 3 de 4 Versão Aluno As Comunidades Indígenas Agora vamos conhecer um pouco das características naturais que atraíram essas diferentes ocupações humanas ao longo dos séculos para a Região da Bacia

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL Natal, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra...

Leia mais

UFRRJ. VII Semana de Extensão. Idosos. Amazônia FEAC. Tratamento de Água. Avaliação de Extensão. Sementes da Reintegração

UFRRJ. VII Semana de Extensão. Idosos. Amazônia FEAC. Tratamento de Água. Avaliação de Extensão. Sementes da Reintegração Wwww.ufrrj.br/portal/revista_ext/revista.html ANO 1 Nº 02 Novembro - Dezembro 2008 EXTENSAO UFRRJ VII Semana de Extensão Mais de 60 projetos ganham espaço Idosos Convivência social e qualidade de vida

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Relatório com as principais notícias divulgadas pela mídia

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004 6.3b Plano de Internacionalização

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR?

O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR? O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR? FERNANDO B. MENEGUIN 1 O FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, regido pela Lei nº 8.036, de 11/05/90, foi instituído, em 1966, em substituição à estabilidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Pronunciamento sobre a questão

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

PROVA MENSAL QUESTÃO 1

PROVA MENSAL QUESTÃO 1 PROVA MENSAL QUESTÃO 1 a) (0,5) O texto acima retrata uma característica urbana que virou uma tendência com o avanço da globalização. Identifique essa característica, utilizando-se de elementos do texto.

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Feira livre, conscientização, meio ambiente, melhores condições.

PALAVRAS CHAVE: Feira livre, conscientização, meio ambiente, melhores condições. AÇÕES INTEGRADAS PARA MELHORIAS DA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE AREIA PB: PERFIL DE COMERCINTES E CONSUMIDORES SOUSA, Francisco de Assys Romero da Mota 1 SILVA, Silvanda de Melo 3 RODRIGUES, Thiane de Lima

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs Instituto Sociedade, População e Natureza... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias para a conservação e uso sustentável do Cerrado (Mapas elaborados pelo

Leia mais

INSTITUIÇÃO EXECUTORA:

INSTITUIÇÃO EXECUTORA: FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO ESTADO DE MATO GROSSO 30 ANOS RELATÓRIO DO PROJETO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO ALGODÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE MATO GROSSO Relatório

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

LEASING. Leasing operacional praticado pelo fabricante do bem, sendo realmente um aluguel. (Telefones, computadores, máquinas e copiadoras).

LEASING. Leasing operacional praticado pelo fabricante do bem, sendo realmente um aluguel. (Telefones, computadores, máquinas e copiadoras). LEASING Leasing operacional praticado pelo fabricante do bem, sendo realmente um aluguel. (Telefones, computadores, máquinas e copiadoras). Leasing financeiro mais comum, funciona como um financiamento.

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

PROPOSTA DE MÓDULO DE FINANCIAMENTO, CONTRATOS, COMERCIALIZAÇÃO E ASSOCIATIVISMO PARA O SNPA

PROPOSTA DE MÓDULO DE FINANCIAMENTO, CONTRATOS, COMERCIALIZAÇÃO E ASSOCIATIVISMO PARA O SNPA Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária PROPOSTA DE MÓDULO DE FINANCIAMENTO, CONTRATOS, COMERCIALIZAÇÃO E ASSOCIATIVISMO PARA O SNPA (Coordenação de Agropecuária) E DA GEPAD (Gerência de Planejamento,

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

1. Leia a reportagem e observe o mapa a seguir. Troca de figurinhas da Copa é mania entre crianças e adultos no Recife

1. Leia a reportagem e observe o mapa a seguir. Troca de figurinhas da Copa é mania entre crianças e adultos no Recife 3ºano 1.3 HISTÓRIA & GEOGRAFIA 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS

4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS 44 4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS 4.1 Cheque O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido diretamente na agência em que o emitente mantém conta ou depositado em outra agência, para ser

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

Capítulo 2. Logística e Cadeia de Suprimentos

Capítulo 2. Logística e Cadeia de Suprimentos Capítulo 2 Logística e Cadeia de Suprimentos Prof. Glauber Santos glauber@justocantins.com.br 1 Capítulo 2 - Logística e Cadeia de Suprimentos Papel primordial da Logística na organização Gestão da Produção

Leia mais

Investimento para Mulheres

Investimento para Mulheres Investimento para Mulheres Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar INCT Observatório das Metrópoles Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar As mudanças desencadeadas pelo avanço da tecnologia digital hoje, no Brasil, não tem precedentes.

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014 PE MPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014 1 MPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014 PE MPRA DIA DAS CRIANÇAS 2014 2 Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Intenção de Compra para o Dia das Crianças 2014 Rua Venâncio Borges do

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

O FINANCIAMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL

O FINANCIAMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL O FINANCIAMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL Abril/2014 2014 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

DECRETO N 037/2014. O Prefeito Municipal de Santa Teresa Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO N 037/2014. O Prefeito Municipal de Santa Teresa Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, DECRETO N 037/2014 Regulamenta aplicação das Instruções Normativas SDE Nº 01/2014 a 02/2014, que dispõem sobre as Rotinas e Procedimentos do Sistema de Desenvolvimento Econômico a serem observados no âmbito

Leia mais

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados Veículo: Assunto: Data: ABN 28/09/2012 Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=71860 Que o Brasil há muitos anos produz cafés de qualidade excepcional

Leia mais

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção.

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. Modos de Produção O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRA NATAL 2014

INTENÇÃO DE COMPRA NATAL 2014 1 INTENÇÃO DE COMPRA NATAL 2014 2 Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Intenção de Compra para o Natal 2014 Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 Jardim Tv Morena Campo Grande - MS, 79050-700 Fone:

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS

QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS O percentual de famílias endividadas em Santa Catarina caiu de 93% em julho para 90% em agosto.

Leia mais

Reabilitação experimental de lavouras de café abandonadas como pequenas unidades de produção familiar em Angola CFC/ICO/15 (AEP: INCA)

Reabilitação experimental de lavouras de café abandonadas como pequenas unidades de produção familiar em Angola CFC/ICO/15 (AEP: INCA) PJ 29 fevereiro 2012 Original: inglês 29/12 Add. 1 (P) P Comitê de Projetos/ Conselho Internacional do Café 5 8 março 2012 Londres, Reino Unido Resumo dos relatórios de andamento apresentados pelas Agências

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista.

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI Questão 1 Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. a) Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM OPERAÇÕES COMERCIAIS CONTABILIDADE. Sônia Maria de Araújo. Conceito, Débito, Crédito e Saldo. Maria Selma da Costa Cabral

CURSO TÉCNICO EM OPERAÇÕES COMERCIAIS CONTABILIDADE. Sônia Maria de Araújo. Conceito, Débito, Crédito e Saldo. Maria Selma da Costa Cabral CURSO TÉCNICO EM OPERAÇÕES COMERCIAIS 05 CONTABILIDADE Sônia Maria de Araújo Conceito, Débito, Crédito e Saldo Maria Selma da Costa Cabral Governo Federal Ministério da Educação Projeto Gráfico Secretaria

Leia mais

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia.

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Luiz Felipe de Oliveira Pinheiro * RESUMO O presente mini-ensaio, apresenta os desvios que envolvem o conceito de micro e pequena empresa

Leia mais

APRESENTAÇÃO Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)

APRESENTAÇÃO Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) APRESENTAÇÃO A formação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e a participação atuante das comunidades são imprescindíveis para o desenvolvimento rural. É função dos Conselhos

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Raquel Alves de Oliveira, Vânia Galindo Massabni ESALQ - USP Eixo: 03 Ciências Agrárias Resumo O presente trabalho trata a respeito do projeto desenvolvido

Leia mais

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6 Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Parte 6 1 NBC TG 16 - ESTOQUES 6.1 Objetivo da NBC TG 16 (Estoques) O objetivo da NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, tendo como questão fundamental

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

Análise de Viabilidade Econômica e Financeira. Da Sociedade Subsidiária Integral

Análise de Viabilidade Econômica e Financeira. Da Sociedade Subsidiária Integral Análise de Viabilidade Econômica e Financeira Da Sociedade Subsidiária Integral 1) Da Operação O objeto da Subsidiária Integral será a exploração das atividades de tinturaria e ramagem, mediante prestação

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V. Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo.

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V. Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo. 1 MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo Abril / 2014 Metodologia 2 Metodologia 3 Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 1. INTRODUÇÃO O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realiza sistematicamente

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 21 de Outubro de 2009 00:29 - Última atualização Qua, 05 de Maio de 2010 01:17

Escrito por Administrator Qua, 21 de Outubro de 2009 00:29 - Última atualização Qua, 05 de Maio de 2010 01:17 O filme O Diabo Veste Prada, dirigido por David Frankel e baseado no livro de Lauren Weisberger, mostra a história de uma jovem jornalista Andrea. Recém formada em uma das melhores universidades dos Estados

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico. Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges

Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico. Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges Análise do Ambiente Externo processo de planejamento estratégico 1ª etapa

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

SAFRAS & CIFRAS IMPOSTO DE RENDA LEÃO QUER SE ALIMENTAR DE SOJA LEÃO

SAFRAS & CIFRAS IMPOSTO DE RENDA LEÃO QUER SE ALIMENTAR DE SOJA LEÃO IMPOSTO DE RENDA HO LEÃO QUER SE ALIMENTAR DE SOJA *Cilotér Borges Iribarrem LEÃO * Enio Borges Paiva *Lizandra Blass * Rafael de Freitas Bittencourt Todos estão de olho no negócio soja, produtores rurais,

Leia mais

NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA

NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA Ainda que o consumo de Soja continue crescendo com força, puxado principalmente pela China, as produções dos EUA e também do Brasil nos últimos dois anos

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável Saberes para uma sociedade sustentável Material de Apoio - Saberes Para uma Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental

Leia mais

Como crescer soja em Moçambique

Como crescer soja em Moçambique Como crescer soja em Moçambique A soja é uma excelente safra de levantar em sua fazenda A soja é muito nutritivo e é um bom substituto para a carne. Ela pode ser feita em vários tipos diferentes de alimentos,

Leia mais

Risco: um modelo para a mitigação

Risco: um modelo para a mitigação Risco: um modelo para a mitigação Uma perspectiva dos produtores Que é risco? Uma perspectiva dos produtores Quem vai receber meu café (menos de 24 horas) após a apanha? Como vou conseguir o melhor preço

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar.

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar. DIAGNOSTICO DA UTILIZAÇÃO DOS FASCÍCULOS DE CARTOGRAFIA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA GO Manoel Victor Peres ARAUJO Graduando em Geografia

Leia mais

Política Agrícola e Comércio Internacional. Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia

Política Agrícola e Comércio Internacional. Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia Introdução O seguro agrícola é um dos instrumentos da política agrícola mais eficaz utilizado para minimizar

Leia mais

4 Metodologia da Pesquisa

4 Metodologia da Pesquisa 79 4 Metodologia da Pesquisa Este capítulo se preocupa em retratar como se enquadra a pesquisa de campo e como foram desenvolvidas as entrevistas incluindo o universo pesquisado e a forma de analisá-las

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014. Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 86 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Análise de indicadores bancários e financeiros em 2014 1 A concentração bancária brasileira em

Leia mais

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação 14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação Nesta primeira parte são apresentados os dados essenciais à identificação do projeto, quais sejam: a) título e subtítulo (se houver);

Leia mais