Relatório de Atividades e Prestação de Contas do ano de 2015 Cosems RJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Atividades e Prestação de Contas do ano de 2015 Cosems RJ"

Transcrição

1 Relatório de Atividades e Prestação de Contas do ano de 2015 Cosems RJ

2 apresentação O Cosems RJ, entidade que congrega os secretários municipais de saúde do ERJ, tem assegurado uma participação coletiva, associativa e combativa que tem valorizado e sedimentado a compreensão das outras entidades representativas dos gestores, dos diversos órgãos de classes e instituições ligadas à saúde, da importância exercida por seus dirigentes no cenário estadual e nacional. Com uma conjuntura econômico-financeira totalmente adversa, em que ações tripartites se voltaram para garantir, no mínimo, a não redução de recursos para a área de saúde, 2015 ficou marcado pela dificuldade que as gestões municipais enfrentaram para cumprir as obrigações inerentes às suas atribuições normativas. O envolvimento infatigável da diretoria nas instâncias municipais, regionais, estadual e nacional tem reafirmado a necessidade de maiores recursos direcionados para a área da saúde, sem a qual dificilmente se garantirá o sonho sanitário de construir um SUS com qualidade para toda população brasileira. Nossa gestão, iniciada no ano de 2015, não tem poupado esforços no sentido de sustentar os avanços conquistados com a manutenção e ampliação de um corpo técnico de assessores e de apoiadores que, a despeito de toda esta crise, tem acompanhado muito de perto as gestões municipais no sentido de colaborar pelo fortalecimento e aperfeiçoamento das secretarias municipais de saúde. Maria da Conceição de Souza Rocha

3 Janeiro 1 assembleia ordinária Assembleia Ordinária realizada em 22 de janeiro, com a presença de 43 participantes. Esta reunião ficou marcada por ser a última da então Presidente do Cosems RJ, Maria Juraci de Andrade Dutra Cici. Na pauta foram abordados assuntos como: Eleições Cosems RJ 2015/ edital, comissão, prazos; Mais Médicos novo edital; Calendário Anual (congresso, seminário, assembleias) Repasses SES e MS; Siops; Portarias do Período; Pauta Cib.

4 Fevereiro Cosems RJ elege nova diretoria 1 assembleia extraordinária e 2 assembleia ordinária O Cosems RJ elegeu sua diretoria para o período 2015/2017 no dia 26 de fevereiro em assembleia extraordinária. A diretoria eleita conta com a Secretária de Saúde de Piraí Maria da Conceição de Souza Rocha, como presidente e tem representantes de todas as regiões de saúde do Estado. A presidente eleita, afirmou que o processo de articulação da chapa se deu pela busca do consenso, de forma madura fortalecendo o Cosems RJ e o Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, iniciou-se a assembleia ordinária que contou com temas como Siops, portarias do período e repasses estaduais aos municípios.

5 Março 3 assembleia ordinária A pauta da assembleia de 12 de março contou com os seguintes assuntos: reivindicação de regularização dos repasses de recursos estaduais aos municípios; desabastecimento de diversas vacinas; recomposição de cargo na diretoria; siops; portarias; apresentações da educação permanente e do planejamento e informes gerais. V Fórum de Atenção Básica Ocorrido em Brasília DF, nos dias 25 a 27 de março, contou com a presença da assessora técnica Marcela Caldas e da Presidente Maria da Conceição de Souza Rocha. Cit e Diretoria Conasems A Cit de março e a reunião de diretoria do Conasems de março (25 e 26), contou com a representação do Cosems RJ com seu 1 Vice Presidente Rodrigo Oliveira

6 Abril 4 assembleia ordinária Em destaque na pauta foi necessidade de regularização dos repasses de recursos estaduais para a Saúde e o remanejamento de recursos. A desvinculação de recursos financeiros da saúde que não foram executados entrou em debate. A desvinculação de recursos estaduais até o ano de 2013, e recursos federais até o ano de 2014, pode dar flexibilidade ao gestor. Visita a Unicamp No dia 10 de abril, Aparecida Barbosa, Carlos Vasconcellos, Rodrigo Lages e Manoel Santos estiveram em Campinas/ Unicamp onde participaram da avaliação do processo de regulação de uma região de saúde, para contribuição a Reuni. I Congresso Regional Sul/Sudeste/Centro Oeste O Congresso ocorreu em Foz do Iguaçú PR, nos dias 14 a 17 de abril. Representando o Cosems RJ, Maria da Conceição Rocha, Marta Magalhães, José Marcos Gois e Aparecida Barbosa. Cit A Cit de 30 de abril contou com a representação do então 2 Vice Presidente Luiz Antônio Teixeira Jr e da Secretária Executiva Aparecida Barbosa.

7 Maio 5 assembleia ordinária Na 5ª assembleia ordinária do Cosems RJ debateu temas como a regularização dos repasses de recursos estaduais aos municípios. O assessor técnico do Cosems RJ, Carlos Vasconcellos, fez um breve histórico do processo de construção da proposta de regulação que vem sendo estruturada por técnicos e gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde da Capital, do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde e do Cosems RJ. A presidente do Cosems lembrou ainda que a organização do Complexo Regulador do Estado envolve a organização dos municípios e a organização regional; e pontuou que o atendimento à média e à alta complexidade são os setores que mais afligem os gestores municipais, porém, que é no ambulatório se dá a porta de entrada para a diagnose e o procedimento especializado. Conares A Presidente Maria da Conceição Rocha e a representante no Conares Marta Magalhães participaram da reunião do Conares/Conasems em Brasília no dia 22 de maio. Cit O 1 Vice Presidente Rodrigo Oliveira participou da reunião da Cit em 28 de maio.

8 Maio (continuação) Oficina de Planejamento do Cosems RJ Técnicos e diretores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) participaram nos dias 6 e 7 de maio, no Centro do Rio de Janeiro, de uma oficina de planejamento para subdisiar a entidade no processo de formulação de seu plano de trabalho, com a revisão de diretrizes e implementação de estratégias para a atuação institucional. A condução da oficina ficou a cargo de Carmen Cecília de Campos Lavras e Domenico Feliciello, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência direta na gestão municipal da Saúde e na organização da Atenção Básica. A pesquisadora propôs que os participantes pensassem como o Cosems RJ pode acompanhar, dinamizar e viabilizar as mudanças necessárias na gestão municipal, de forma a aprimorar e assegurar o SUS. Ela avaliou que um dos carros-chefes dessa atuação é o projeto Apoiadores Regionais, que deve ser encarado como um programa.

9 Maio (continuação) Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro Com o objetivo do fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no estado do Rio de Janeiro, este seminário foi realizado pela SES em parceria com o Cosems RJ, contou com a presença de vários prefeitos, secretários municipais de saúde e técnicos, no dia 29 de maio em Niterói. Essa forma de cooperação possibilita superar dificuldades enfrentadas cotidianamente pelos gestores municipais, na busca pela garantia da atenção integral à saúde. O evento contou com a apresentação e debates sobre a legislação e financiamento e experiências de sucesso do estado do Rio de Janeiro (cisbaf, cismepa e ciscentrosul) e dos estados de Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul. O assessor jurídico do Cosems RJ Mauro Silva explanou sobre legislação e financiamento e a Presidente Maria da Conceição Rocha abordou em sua fala os avanços e desafios dos consórcios. O governador e o secretário estadual de saúde estiveram no evento.

10 Maio (continuação) 1 Fórum Perinatal da Região Metropolitana 1 Melhorar o cuidado materno-infantil e reduzir os riscos na hora do parto; com esse objetivo, foi lançado no dia 12/5, na sede do Ministério Público Estadual, o primeiro Fórum Perinatal da Região Metropolitana I. O evento propôs compartilhar conhecimentos e experiências, a fim de contribuir na assistência do período perinatal, que compreende desde o início da gravidez até o desenvolvimento da criança em seus dois anos de vida. Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde com apoio do Cosems RJ, em cumprimento as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde, como estratégia o projeto Rede Cegonha. O Fórum Perinatal conta com a participação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério Público Federal e das secretarias municipais de saúde da Região Metropolitana 1.

11 Junho Reunião com o Ministro da Saúde, Secretário de Saúde Estadual e Diretoria do Cosems RJ A diretoria e técnicos do Cosems RJ, estiveram reunidos, com o ministro da Saúde, e o secretário estadual de Saúde. Os diretores do Cosems RJ entregaram ao ministro Arthur Chioro um ofício em que a entidade apresenta as demandas mais urgentes dos municípios com relação às políticas federais para a área de Saúde no estado. Uma das solicitações registradas no documento entregue pelo Cosems RJ é o apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde ao processo de regulação. A presidente Maria da Conceição Rocha, primeiro vice-presidente Rodrigo Oliveira, segundo vice-presidente, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior, o secretário geral, Daniel Soranz, o diretor de Direito Sanitário Francisco Arthur Oliveira, o Diretor de Regionalização e Descentralização José Marcos Góes, o diretor Financeiro Luiz Alberto Barbosa, a representante do Cosems RJ no Conares/Conasems Marta Magalhães, a secretária executiva Aparecida Barbosa, e os técnicos Rodrigo Lages e Carlos Vasconcellos, participaram do encontro.

12 Junho (continuação) Inauguração da Central de Regulação Unificada - REUNI Com o intuito de garantir um processo único de regulação no território e fortalecer o acesso aos serviços de saúde, ordenando as listas de espera por procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurada a REUNI no dia 8 de junho, após quase dois anos de esforços conjuntos entre SES RJ/ SMS Rio/ Cosems RJ/ DGH. 22 Fórum Permanente de Atenção Básica No dia 23 de junho, SES/SAS/SAB promoveu a 22ª edição do Fórum Permanente de Atenção Básica, abordando a temática Gestão da Atenção Básica no estado do Rio de Janeiro: Refletindo sobre Dados do 1º e 2º Ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade PMAQ. A presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha foi uma das palestrantes convidadas do evento. Mais médicos conclusão da especialização Unasus A formatura da primeira turma de Especialização em Saúde da Família no âmbito do programa Mais Médicos aconteceu no dia 12 de junho. A cerimônia contou com a participação dos coordenadores, docentes e alunos, e do 1 vice presidente do Cosems RJ Rodrigo Oliveira.

13 Julho 6 assembleia ordinária No dia 16 de julho, a assembleia pactuou a institucionalização da Central Unificada de Regulação do Rio Janeiro. A Reuni-RJ assume a função estratégica de ordenar o acesso dos usuários dos municípios a serviços de saúde localizados na capital e constitui um importante avanço para garantir a equidade em saúde no Estado. A iniciativa é fruto de parceria do Cosems RJ com as secretarias estadual e municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde. A assembleia do Cosems RJ debateu assuntos relevantes para a saúde do estado e contou com a apresentação do desenvolvimento do programa Rede Cegonha no Estado do Rio de Janeiro. Ciclo de debates em vigilância sanitária: Desafios e tendências região sudeste Em julho de 21 a 23, os assessores técnicos/ apoiadores regionais Manoel Santos, Dilian Hill, D stefano Marcondes e Solange Cirico, participaram do evento promovido pela Anvisa em Belo Horizonte. Os grupos de trabalho contaram Eixo 1 A Visa e regulação no mundo contemporâneo; Eixo 2 - A Visa e suas relações Eixo 3 Coordenação Federativa das Ações de Vigilância Sanitária; Eixo 4 O Trabalho e o Trabalhador em Visa. Também participaram representantes das regiões médio Paraíba; metropolitana 1 e 2 e baixada litorânea.

14 Agosto 31 Congresso das Secretarias Municipais de Saúde O Cosems RJ esteve presente no 31º Conasems, realizado de 06 a 08 de agosto, em Brasília, participando ativamente da extensa programação, organizada em torno de plenárias, painéis, cursos, seminários e oficinas. A entidade esteve muito bem representada por seus técnicos e pelos secretários e secretárias de saúde, que participaram de diversas apresentações orais, de pôster e rodas de conversa nas mostras temáticas Brasil Aqui tem SUS; Mostra Nacional de Experiências dos Cosems e 1ª Mostra de Comunicação e Saúde. Foram 15 trabalhos na Mostra do ERJ

15 Agosto (continuação) 8 Congresso Nacional dos Farmacêuticos Manoel Santos representou o Cosems RJ no evento que aconteceu de 06 a 08 de agosto, como palestrante. Ciclo de debates de Controle, avaliação e regulação do MS O evento contou com a participação dos técnicos Solange Costa, Rodrigo Dias e Carlos Vasconcellos aconteceu no período 18 a 19 de agosto. Posse da Diretoria Conasems A cerimônia de posse da diretoria eleita no 31 congresso, aconteceu no dia 25 de agosto. O Cosems RJ esteve representado por Maria da Conceição Rocha, Marta Magalhães e Daniel Soranz. 7 assembleia ordinária A assembleia de agosto contou com a apresentação do estado da arte da Reuni feita pela Superintendente de Regulação Ana Raquel Bonder; Avaliação da participação do Cosems RJ no Congresso do Conasems; a Pauta CIB; Apresentação das Emendas Parlamentares 2014; Repasses SES; Portarias de Interesse e SIOPS.

16 Setembro 8 assembleia ordinária A reunião aconteceu no dia 10 de setembro. Os representantes da SES-RJ apresentaram o elenco de especialidades a serem reguladas pela Reuni-RJ: Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia, em suas subespecialidades e nas variantes adulto e infantil. Foi apresentada, ainda, para apreciação dos gestores municipais, a minuta que seria pactuada em CIB. Também discutiu-se a necessidade de integração entre as centrais regionais e a Reuni-RJ para o melhor atendimento à população, garantindo desta maneira uma fila única para o Estado do Rio de Janeiro nessas especialidades. Oficina de Trabalho Residência Médica e Multidisciplinar A oficina de trabalho sobre os programas de Residência Médica e Multidisciplinar, foi realizada dia 22 de setembro, no Rio de Janeiro. O objetivo, de promover um espaço de debate sobre a expansão e a qualificação de vagas de Residência Médica e Multidisciplinar, divulgar e estimular gestores municipais e instituições de nível superior a participarem dos editais Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional. Estiveram presentes 20 municípios e gestores de saúde e 12 instituições de ensino, além de representantes do MS, SES RJ e Cosems RJ.

17 Setembro (continuação) I Oficina de fortalecimento dos Cosems O Cosems RJ participou da I Oficina de Fortalecimento dos Cosems, promovida pelo Conasems em 21, 22 e 23 de setembro, em Brasília DF. A oficina contou com dois eixos O projeto apoiador e fortalecimento dos cosems á luz da lei /2011. Participaram a Presidente, a Secretária Executiva e a Coordenadora do Projeto Apoiadores do Cosems RJ. Cit e Diretoria Conasems A Cit de março e a reunião de diretoria do Conasems de setembro (23 e 24), contou com a representação do Cosems RJ com seu 1 Vice Presidente Rodrigo Oliveira.

18 Setembro (continuação) Documentário sobre o Projeto Apoiadores Regionais O Projeto Apoiadores Regionais do Estado do Rio de Janeiro, uma parceria entre Cosems RJ, o Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC), o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) e o Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ, lançou em setembro um documentário que registra a história da iniciativa. O Projeto Apoiadores Regionais do COSEMS RJ é viabilizado através de uma Carta Acordo celebrada com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesta etapa, a produção científica foi o Documentário. O objetivo de registrar em vídeo é ampliar a visibilidade do projeto. Divulgar as ações em outro meio de comunicação, diferente do livro, e buscar novos espaços de divulgação deste trabalho. O documentário registra as ações dos apoiadores e constrói a memória de atuação do COSEMS RJ no âmbito da gestão do SUS.

19 Outubro 9 assembleia ordinária Contou com a apresentação dos cursos tratam de dengue e outras doenças viroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O primeiro - O ciclo de treinamento em Manejo Clínico de Dengue no Estado do Rio, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para 600 profissionais de saúde e o segundo, pela Fundação Oswaldo Cruz que oferece capacitação sobre o tema com o seminário Vigilância em saúde da febre Chikungunya, Zika vírus e Dengue. O representante da SES avisou que 170 veículos serão distribuídos pela subsecretaria de vigilância sanitária. 5 Congresso Fluminense de Municípios No último dia 08 de outubro, a presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, foi a palestrante convidada da mesa Alternativas para modernização e qualificação da gestão do SUS, durante o 5º Congresso Fluminense de Municípios, promovido pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro AEMERJ, realizado entre os dias 08 e 09 de outubro.

20 Outubro (continuação) 7 Conferência Estadual de Saúde De 01 a 04 de outubro, mais de mil participantes estiveram reunidos no Maracanãzinho, para debater o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro durante a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. A presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, participou da mesa de abertura do evento, representando os secretários municipais de saúde fluminenses. Foram quatro dias de palestras, debates, rodas de conversa, troca de experiências e informações. O objetivo foi o de avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde, previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, para que o acolhimento e a qualidade da atenção integral sejam garantidos. A conferência definiu diretrizes para que reforçar a Saúde como direito fundamental a todos.

21 Outubro (continuação) Seminário da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS e a Educação Popular O Seminário aconteceu em Brasília nos dias 05 e 06 de outubro e contou com a participação da assessora técnica Dilian Duarte Jorge Hill. Ciclo de Debates Anvisa A etapa nacional aconteceu em Brasília nos dias 21 a 23 de outubro e contou com a participação dos apoiadores Solange Costa e D Stephano Marcondes. VI Fórum de Atenção Básica e I Seminário de Saúde Prisional O Fórum e Seminário aconteceram em Brasília nos dias 21 a 23 de outubro e contou com a participação da assessora técnica Dilian Duarte Jorge Hill. Seminário sobre a Política Nacional de Saúde da Criança O Seminário aconteceu em Florianópolis nos dias 26 e 27 de outubro e contou com a participação da secretária executiva Aparecida Barbosa. III Congresso das Prefeituras e Secretarias de Saúde do Maranhão O Congresso ocorreu de 25 a 27 de outubro em São Luis, Maranhão, e contou com as presenças de Maria Conceição Rocha e Marta Magalhães, que participaram também do Conares na ocasião.

22 Outubro (continuação) CTBms 2015, - 20ª Conferência Internacional de Telemedicina e Telessáude, o 7º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e o Simpósio Rio Telessaúde De 28 a 30 de outubro, foi realizado no Rio de Janeiro o CTBms 2015, promovido pelo Laboratório de Telessaúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A iniciativa reuniu em um só evento a 20ª Conferência Internacional de Telemedicina e Telessaude, o 7º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e o Simpósio Rio Telessaúde. O Cosems RJ esteve representado pelo seu primeiro vice-presidente Rodrigo Alves Torres de Oliveira que também representou o Conasems no evento como convidado do painel O Estado do Rio de Janeiro no uso das tecnologias como apoio às ações de saúde, realizado na manhã do dia 28 de outubro. O Cosems RJ foi um dos diversos patrocinadores do evento.

23 Novembro 10 assembleia ordinária A pauta desta assembleia realizada no dia 12 de novembro, contou com os seguintes temas: Apresentação de ferramenta para monitoramento da regulação; Apresentação de nova ferramenta da REUNI; apresentação do terceiro ciclo do PMAQ AB; dificuldades de aquisição de medicamentos enfrentadas pelos municípios; informe da Publicação da Portaria nº 1.809/MS que aporta recursos para a Central de Regulação do SAMU da Região Serrana; relação dos municípios com informações em dia com o SIOPS; portarias de interesse publicadas no período e a discussão da pauta da 10ª Reunião Ordinária da CIB-RJ. Seminário sobre Contratação de Serviços de Saúde no SUS Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado no dia 18 de novembro, contou com a participação do assessor jurídico do Cosems Mauro Silva como palestrante.

24 Dezembro 15 conferência nacional de saúde A conferência foi coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, e teve comoo tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. O Cosems RJ esteve representado por uma delegação formada por secretários municipais de saúde, membros da diretoria e corpo técnico. Com a participação de pessoas, a conferência contou com 28 grupos de trabalho que debateram as propostas definidas nas etapas preparatórias da conferência, produzidas em plenárias populares regionais, em conferências municipais e estaduais e nas conferências livres realizadas desde abril em todo o país. Seminário SIOPS O seminário foi promovido pela região Serrana no dia 09 de dezembro e contou com a participação do Assessor Jurídico Antônio Júlio Dias como palestrante.

25 Assessorias Comunicação Social Mudança para plataforma word press em maio de 2015 Atualização semanal das seções Notícias do Cosems RJ, Notícias da Saúde e SUS que dá Certo Divulgação das assembleias e cobertura de eventos realizados pelo Cosems RJ ou que contaram com a participação da entidade Elaboração de entrevistas com gestores, diretoria e corpo técnico sobre temas de interesse da gestão municipal de saúde, além de matéria jornalística com a retrospectiva das ações de 2015 Mais de 15 mil visualizações no site do Cosems RJ, chegando a cerca de 6 mil usuários desde a mudança da plataforma Newsletter - Lançamento em setembro de 2015; Primeira edição: 5 mil destinatários; 644 visualizações; * o dobro da tiragem do boletim impresso Foram elaboradas e enviadas 04 edições do Informe Eletrônico em Setembro, outubro, novembro e dezembro apresentou durante a mostra o trabalho Comunicação para o fortalecimento da gestão municipal de saúde no Estado do Rio de Janeiro, que registra os avanços na comunicação institucional do Cosems RJ

26 Assessorias Assessoria Jurídica Siops - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde O Cosems RJ intensificou através de sua assessoria jurídica o apoio aos municípios para a alimentação dos dados no sistema. A alimentação destes dados é obrigatória. A cargo do Dr. Antônio Júlio Dias Jr que apresentou o tema em diversas assembleias do Cosems RJ e atendeu os municípios in loco, quando solicitado. Portarias e Atos Normativos O Cosems RJ intensificou seu apoio aos municípios com a interpretação jurídica dos atos normativos e suas consequências. O trabalho é muito elogiado e sempre faz parte da pauta das assembleias da entidade. Está a cargo do Dr. Mauro Lúcio Silva, que também atende os municípios quando solicitado. Assistência farmacêutica O Cosems RJ tem ressaltado em todos os fóruns que participa a necessidade urgente de definir e garantir uma Política Estadual para o setor que defina diretrizes e objetivos estruturais, estratégias, financiamento e critérios mínimos de organização e de estruturação dos serviços nas esferas estadual e municipal.

27 Assessorias (continuação) Educação em Saúde Curso Caminhos do Cuidado O Curso ministrado pelo MS, destinou-se aos ACS (100%) e 1 técnico de enfermagem por equipe. Fechamos o curso com 98% de participação. Curso de especialização em Micropolítica Gestão e Trabalho em Saúde O Curso ministrado pela UFF, pactuado pelo MS, Conasems e Cosems destinou-se a gestão municipal. No RJ foram 125 vagas preenchidas em todas as 9 regiões. VerSUS A versão de 2015 aconteceu em agosto, nos seguintes municípios: Rio Claro, Angra dos Reis e Rio de Janeiro. Curso de Capacitação em Pré Natal de Risco Habitual Pactuado para todas as regiões, em 2015 iniciou pelas regiões metro 1, metro 2 e serrana. Para as demais regiões será em Telessaúde Redes Programa de Valorização do Profissional PROVAB e Mais Médicos Participação nos fóruns, oficinas e seminários para o desenvolvimento da política nacional de educação e saúde

28 Assessorias (continuação) Atenção Básica Acompanhamento e assessoria dos diversos programas, projetos, comissões e grupos de trabalho prioritários em parceria tripartite: Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ e Atenção Básica Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde Requalifica UBS E-SUS Melhor em Casa, Academia da Saúde e Saúde na Escola Participação nas comissões, grupos de trabalho e apoio nas ações intergestoras Comissões Bipartites - CIB e CIR s Câmaras Técnicas - CIB e CIR s Participação na REUNI Participação em todas reuniões do grupo técnico e eventos Participação nos grupos condutores das redes prioritárias cegonha, pessoa com deficiência, raps e rue

29 atividades realizadas em 2015 Projeto Apoiadores Regionais Lançamento do documentário "Apoiadores Regionais Cosems RJ Programa Mais Médicos e Provab VerSUS Pmaq Requalifica UBS E-SUS Melhor em Casa, Academia da Saúde e Saúde na Escola Congresso Nacional das SMS Comunicação Social Assistência Farmacêutica Qualifar-SUS Assistência Farmacêutica Hórus Levantamento das demandas assistenciais do interior Participação do Fórum Gestor Curso de especialização em Micropolítica Gestão e Trabalho em Saúde Curso de Capacitação em Pré Natal de Risco Habitual (pactuado para todas as regiões de saúde do RJ) Educação em Saúde - Curso Caminhos do Cuidado Acompanhamento e assessoria dos diversos programas, projetos, comissões e grupos de trabalho prioritários em parceria tripartite (REDES) Participação nas comissões, grupos de trabalho e apoio nas ações intergestoras Participação na Reuni Participação nas câmaras técnicas e CIR regionais das 9 regiões Participação nas câmaras técnicas e nas 11 Cib 10 Assembleias Ordinárias e 01 Assembleia Extraordinária

30 RESULTADOS FINANCEIROS

31 BALANCETE I - SALDO INICIAL DE DISPONIBILIDADES EM 31/12/ ,13 ( + ) Caixa 24,65 ( + ) Banco Brasil S/A - c/c (OPAS 2013) 36,00 ( + ) Banco Brasil S/A - c/c ,48 II - ENTRADA DE RECURSOS Recebimentos de Contr.Associativas e Aplicação Financeira ,43 (+) Contribuição Associativas das Secr.Mun. Saúde ,72 (+) Receita de Aplicação Financeira ,05 (+) Receita Org. Panamericana Saúde BB c/c.2668-x (OPAS 2014) ,66 (-) Devolução do saldo - BB - c/c (OPAS 2013) 1.676,66 SUB TOTAL (I + II) ,56 III - SAIDA DE RECURSOS (-)Pagamentos ,03 SALDO DE CAIXA EXISTENTE EM 31/12/ ,53

32 DEMONSTRATIVO DA SAÍDA DE RECURSOS Tipo de despesa valor % (-) Diária e Ajuda de Custo ,20 3,92 (-) Folha de Pessoal ,96 31,47 (-) 13º Salário 9.459,86 0,61 (-) Férias ,79 3,01 (-) Estagiário 7.748,96 0,75 (-) Vale Alimentação (para Funcionários COSEMSRJ) ,00 2,36 (-) Correios e Postagens 1.226,98 0,12 (-) Telefone e Internet ,28 5,51

33 DEMONSTRATIVO DA SAÍDA DE RECURSOS Tipo de despesa valor % (-) Honorários Contábeis (P.J.) ,60 2,92 (-) Hospedagem + Despesas aéreas + condução (Diretoria para participar de reuniões diversas) ,28 3,87 (-) Despesas com Condução 7.271,97 0,71 (-) Despesas com viagens ,51 2,14 (-) Serviços Prestados P. Fisica ,13 17,91 (-) Serviços prestados P. Jurídica ,64 33,54

34 DEMONSTRATIVO DA SAÍDA DE RECURSOS Tipo de despesa valor % (-) Seguros 45,60 0,04 (-) Vale Transporte 890,80 0,09 (-) Propaganda e Publicidade 884,31 0,09 (-) Material de Escritório 7.172,30 0,69 (-) Reembolso de Despesas 435,00 0,08 (-) Despesas c/ Cópias 9.026,50 0,87

35 DEMONSTRATIVO DA SAÍDA DE RECURSOS Tipo de despesa valor % (-) Material de Expediente 819,50 0,08 (-) IR Retido s/ Folha ,94 1,18 (-) Cartórios 1.295,58 0,13 (-) Máquinas, Equip. e Ferramentas 383,58 0,04 (-) Móveis e Utensílios 8.764,25 0,85 (-) Computadores e Periféricos 939,62 0,09

36 DEMONSTRATIVO DA SAÍDA DE RECURSOS Tipo de despesa valor % (-) Refeições e lanches para Diretoria (Reuniões Diretoria / SES / Assembleia / CIB) ,82 2,75 (-) Material de Expediente de uso e Consumo 5.617,36 0,54 (-) Despesas Diversas 4.531,20 0,44

37 DEMONSTRATIVO DA SAÍDA DE RECURSOS Tipo de despesa valor % (-) IR Retido s/ Salários e Pro Labore ,94 0,20 (-) Despesas Financeiras 446,03 0,04 (-) Juros e Multas 1.021,67 0,10 (-) IR Retido de Terceiros ,92 0,17 (-) FGTS ,70 0,22

38 DEMONSTRATIVO DA SAÍDA DE RECURSOS Tipo de despesa valor % (-) INSS Folha Pagto Funcionários + Prestadores de Serviços P.F. e P. J ,02 1,39 (-) PIS - folha Pagto 2.116,19 0,20 (-) ISS Retido de Terceiros 1.500,00 0,01 TOTAL GERAL DAS SAÍDAS ,03 100,00

39 Obrigado! EQUIPE COSEMS RJ

I CONGRESSO REGIONAL CENTRO OESTE/SUDESTE/SUL/ XXXI CONGRESSO PARANAENSE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER

I CONGRESSO REGIONAL CENTRO OESTE/SUDESTE/SUL/ XXXI CONGRESSO PARANAENSE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER I CONGRESSO REGIONAL CENTRO OESTE/SUDESTE/SUL/ XXXI CONGRESSO PARANAENSE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE GESTÃO DO SUS O MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE : Os municípios e as Soluções RAFAIN PALACE HOTEL &

Leia mais

Atividades desenvolvidas em 2012:

Atividades desenvolvidas em 2012: Relatório de atividades 2012 COSEMS RJ Consolidando o reconhecimento do COSEMS RJ como entidade representativa das secretarias municipais de Saúde no ERJ e valorizando, a partir de seus eventos, as saudáveis

Leia mais

COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES

COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES 1º. Quadrimestre JANEIRO À ABRIL/2017 Diretriz 1: Processo de Educação Permanente em Saúde CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ COSEMS PR Diretriz 1:

Leia mais

RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018

RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018 RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018 Atividades realizadas em Janeiro de 2018, Reunião com Equipe técnica preparatória para organização do Evento Caixa Único, integração vigilância

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO Projeto de melhoria da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes A Cidade de Osasco constitui-se em importante polo de desenvolvimento da Região Oeste Metropolitana de São Paulo

Leia mais

Assembleia ordinária do Cosems AL. Izabelle Monteiro Alcântara Pereira Secretária Municipal de Saúde de Teotônio Vilela Presidente Cosems/AL

Assembleia ordinária do Cosems AL. Izabelle Monteiro Alcântara Pereira Secretária Municipal de Saúde de Teotônio Vilela Presidente Cosems/AL Assembleia ordinária do Cosems AL Izabelle Monteiro Alcântara Pereira Secretária Municipal de Saúde de Teotônio Vilela Presidente Cosems/AL Maceió Dezembro - 2017 Cenário das dificuldades enfrentadas pelos

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011 REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS Programa SOS Emergências Ministério da Saúde Brasil Ação Estratégica do Ministério da Saúde para as Portas de Entrada Hospitalares Prioritárias Lançamento Nacional

Leia mais

ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE/2017. Mauro Junqueira, Presidente do CONASEMS Secretário Municipal de Saúde de Carmo de Minas/MG

ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE/2017. Mauro Junqueira, Presidente do CONASEMS Secretário Municipal de Saúde de Carmo de Minas/MG ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE/2017 Mauro Junqueira, Presidente do CONASEMS Secretário Municipal de Saúde de Carmo de Minas/MG INÍCIO DA GESTÃO Série de prazos e de obrigações e ao mesmo

Leia mais

O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NA CONSOLIDAÇÃO DO SUS DENISE RINEHART ASSESSORA TÉCNICA

O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NA CONSOLIDAÇÃO DO SUS DENISE RINEHART ASSESSORA TÉCNICA Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Seminário Cidadania, Fiscalização e Controle Social em Defesa da Saúde e do SUS O Direito à Saúde e o SUS O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NA CONSOLIDAÇÃO DO

Leia mais

Justificativa: O Cosems RJ vem ampliando seu espaço na agenda política da saúde, a partir de seus eventos, seminários e fóruns, seja como entidade

Justificativa: O Cosems RJ vem ampliando seu espaço na agenda política da saúde, a partir de seus eventos, seminários e fóruns, seja como entidade Relatório de Atividades Cosems RJ 2013 Justificativa: O Cosems RJ vem ampliando seu espaço na agenda política da saúde, a partir de seus eventos, seminários e fóruns, seja como entidade organizadora ou

Leia mais

A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: DCEBAS - AVANÇOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO DO SUS

A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: DCEBAS - AVANÇOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO DO SUS MINISTÉRIO DA SAÚDE - MS SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SAÚDE - DCEBAS A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: DCEBAS - AVANÇOS

Leia mais

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos 13 de julho de 2016 Gestão e Financiamento 1 - Melhorar a gestão e o financiamento da saúde,

Leia mais

Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais. Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL

Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais. Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL Porto Seguro/BA 2017 Divisão das Regiões de Saúde Resgate Histórico

Leia mais

PAUTA DETALHADA. 1. HOMOLOGAÇÃO: a) Secretaria Executiva da CIB-SUS/MG: Consolidado de Pactuações CIRA e CIR.

PAUTA DETALHADA. 1. HOMOLOGAÇÃO: a) Secretaria Executiva da CIB-SUS/MG: Consolidado de Pactuações CIRA e CIR. Ofício SUBGR/CIB-SUS/MG nº 04/2018 Belo Horizonte, 16 de fevereiro de 2018. Para: Eduardo Luiz da Silva Presidente do COSEMS/MG Assunto: Convocação da 239ª Reunião Ordinária da CIB-SUS/MG. Prezado Presidente,

Leia mais

INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA E PACTUAÇÃO DO SUS, O PAPEL DO COSEMS/MG

INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA E PACTUAÇÃO DO SUS, O PAPEL DO COSEMS/MG INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA E PACTUAÇÃO DO SUS, O PAPEL DO COSEMS/MG O COSEMS/MG O COSEMS/MG é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial,

Leia mais

CHAMADA INTERNA 1/2016 VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR NOS EVENTOS CONGRESSO INTERNACIONAL WFCP 2016 E 40ª REDITEC

CHAMADA INTERNA 1/2016 VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR NOS EVENTOS CONGRESSO INTERNACIONAL WFCP 2016 E 40ª REDITEC CHAMADA INTERNA 1/2016 VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR NOS EVENTOS CONGRESSO INTERNACIONAL WFCP 2016 E 40ª REDITEC A Comissão Organizadora da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional

Leia mais

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015 O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A Gestão proposta pelo SUAS pauta-se no Pacto Federativo onde devem ser atribuídas e detalhadas as competências e responsabilidades

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS

REGULAMENTO DA MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS 1. INTRODUÇÃO: REGULAMENTO DA MOSTRA ALAGOAS AQUI TEM SUS - 2014 A realização da MOSTRA Alagoas aqui tem SUS tem por objeto propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no SUS e assim

Leia mais

Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual no Brasil: Avanços e Desafios

Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual no Brasil: Avanços e Desafios Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual no Brasil: Avanços e Desafios João Pessoa - PB Novembro, 2015 Regionalização do Estado da Paraíba 16 Regiões de Saúde Resolução CIB n. 203/2011 Rede Cegonha Rede de

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

RELATÓRIO PARCIAL DE AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ARTE E CULTURA (PROEX) RELATÓRIO PARCIAL DE AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI Redenção/CE, fevereiro

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/ME Nº 3.019, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/ME Nº 3.019, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007 PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/ME Nº 3.019, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde - para os cursos de graduação da área

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016 GERALDO DE OLIVEIRA BARBOSA Secretário Municipal de Saúde/ Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro RIO CLARO SP 2016 INTRODUÇÃO O Sistema de Planejamento

Leia mais

Gerência de Atenção à Saúde Gerência Operacional da Atenção Básica. Reflexões sobre a implantação do e-sus/ab na Paraíba

Gerência de Atenção à Saúde Gerência Operacional da Atenção Básica. Reflexões sobre a implantação do e-sus/ab na Paraíba Gerência de Atenção à Saúde Gerência Operacional da Atenção Básica Reflexões sobre a implantação do e-sus/ab na Paraíba Março de 2015 Regiões de Saúde Macrorregião do Estado da Paraíba Gerências Regionais

Leia mais

O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva

O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

A RELAÇÃO MÉDICO X SUS

A RELAÇÃO MÉDICO X SUS A RELAÇÃO MÉDICO X SUS Condições de trabalho Remuneração Direitos e deveres Dr. Angelo Mário Sarti Alta Mogiana / 2013 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Em 1998,elaboração de Manual: SAÚDE & CIDADANIA - 12 volumes,

Leia mais

ÁREA: Estudos Técnicos e Saúde TÍTULO: Parâmetros referente a quantidade de Agentes de Combate à Endemias (ACE) por Município.

ÁREA: Estudos Técnicos e Saúde TÍTULO: Parâmetros referente a quantidade de Agentes de Combate à Endemias (ACE) por Município. NOTA TÉCNICA Nº 23/2016 Brasília, 14 de Junho de 2016. ÁREA: Estudos Técnicos e Saúde TÍTULO: Parâmetros referente a quantidade de Agentes de Combate à Endemias (ACE) por Município. 1- LEGISLAÇÃO A Lei

Leia mais

BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015

BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015 BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015 1 BALANÇO 2014 Viabilização de auditório e coffee-break para reuniões mensais do Cosems; Criação da comissão de AF juntamente com a SESAP e construção da REMUNE

Leia mais

PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Assessor Nacional do Pró-Saúde

PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Assessor Nacional do Pró-Saúde PRÓ-SAÚDE E PET SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Geraldo Cunha Cury Geraldo Cunha Cury Assessor Nacional do Pró-Saúde B 29 e 30 maio de 2008 Como

Leia mais

CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015

CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015 CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015 MESA Regionalização nas diferentes redes de atenção: COAP e Regulação Secretaria Estadual de Saúde Assessoria Técnica e de Planejamento ASSTEPLAN Porto

Leia mais

Reunião ampliada - COSEMS. Oficina de Planejamento. Assessoria de Planejamento e Gestão

Reunião ampliada - COSEMS. Oficina de Planejamento. Assessoria de Planejamento e Gestão Reunião ampliada - COSEMS Oficina de Planejamento Assessoria de Planejamento e Gestão ASPECTOS RELEVANTES NESSA AGENDA Instrumentos do ciclo de Planejamento do SUS e sua relação com as responsabilidades

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO O CONCEITO ATENÇÃO BÁSICA A ATENÇÃO BÁSICA CARACTERIZA-SE POR UM CONJUNTO DE AÇÕES DE SAÚDE, NO ÂMBITO INDIVIDUAL E COLETIVO, QUE ABRANGE A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL TÓPICO 1: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL O Artigo 7, Inciso XXII, determina como direito do trabalhador a garantia de redução

Leia mais

O papel dos laboratórios oficiais no acesso a medicamentos no SUS

O papel dos laboratórios oficiais no acesso a medicamentos no SUS O papel dos laboratórios oficiais no acesso a medicamentos no SUS Os desafios da expansão de produção de fármacos para os componentes as Assistência Farmacêutica No Brasil, o desabastecimento de medicamentos

Leia mais

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR FIXO: Uma análise do nível de conhecimento dos enfermeiros de PSF, à luz da Portaria 2048/GM (2002).

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR FIXO: Uma análise do nível de conhecimento dos enfermeiros de PSF, à luz da Portaria 2048/GM (2002). ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR FIXO: Uma análise do nível de conhecimento dos enfermeiros de PSF, à luz da Portaria 2048/GM (2002). Considerando que a área de urgência e emergência constitui um importante

Leia mais

AVALIAÇÃO PROJETO e PERSPECTIVAS

AVALIAÇÃO PROJETO e PERSPECTIVAS AVALIAÇÃO PROJETO e PERSPECTIVAS PROJETO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS 2017 Avanços Sobre o vínculo com gestores: Garantia de acesso às informações em tempo real Valorização

Leia mais

REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS Processo Seletivo de Apoiadores

REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS Processo Seletivo de Apoiadores HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO

Leia mais

QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL

QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL Financiamento Estadual Constituição de 1988: Garantia de direito à saúde; Obrigou ao Estado realizar políticas sociais

Leia mais

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO (CADAR), no uso de suas atribuições, torna público o Plano de Classificação

Leia mais

Eleição da Mesa Diretora. Presidente Vice-Presidente Secretário 2º Secretário

Eleição da Mesa Diretora. Presidente Vice-Presidente Secretário 2º Secretário Eleição da Mesa Diretora Presidente Vice-Presidente Secretário 2º Secretário Aprovação da Ata de 2015 Raio-X de 2015/2016 Relatório de Gestão 2015/2016 RESULTADOS EXPRESSIVOS - Prêmio Nacional Rede Padrão:

Leia mais

Gestão em Saúde. Prof. Arruda Bastos (85)

Gestão em Saúde. Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos arrudabastos@gmail.com (85) 9925.1122 1. Gestão da própria imagem; Gestão em Saúde 2. Panorama histórico da Gestão da Saúde; 3. Gestão do SUS Introdução, Regulação e

Leia mais

Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil. Aparecido Hojaij Presidente da Assemae

Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil. Aparecido Hojaij Presidente da Assemae Perspectivas de atuação da Assemae para fomento do saneamento básico no Brasil Aparecido Hojaij Presidente da Assemae XV Assembleia da Assemae Regional de Santa Catarina 25 de agosto de 2015 Sobre a Assemae

Leia mais

Sumário. Clipping. Data:03/08/05

Sumário. Clipping. Data:03/08/05 Clipping Data:03/08/05 Título: Caminhos para qualificação... 2 Título: Cont. - Caminhos para qualificação... 3 Título: Feira debate rumos do comécio exterior... 4 Título: Snow visita indústria e periferia

Leia mais

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Sebastião de Moraes - COSEMS/SP CNPJ / CARTA DE ARARAQUARA

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Sebastião de Moraes - COSEMS/SP CNPJ / CARTA DE ARARAQUARA CARTA DE ARARAQUARA Os Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, reunidos em Araraquara, no X Congresso e XXI Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, posicionam-se

Leia mais

Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue

Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue SITUAÇÃO NACIONAL SITUAÇÃO NACIONAL (2008 2009) Redução de 50% do número de casos (1º de janeiro a 13 de junho). Essa redução ocorreu

Leia mais

PORTARIA Nº 83, DE 10 DE JANEIRO DE 2018

PORTARIA Nº 83, DE 10 DE JANEIRO DE 2018 PORTARIA Nº 83, DE 10 DE JANEIRO DE 2018 Institui o Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde - PROFAGS, para oferta de curso de formação técnica em enfermagem para Agentes Comunitários de Saúde

Leia mais

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 Estabelece o conjunto de dados e eventos referentes aos medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e do Programa Farmácia Popular

Leia mais

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde 2016 QUESTIONÁRIO REDE

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA Associação dos Municipios do Oeste de Santa Catarina RELATORIO DE ATIVIDADES

ESTADO DE SANTA CATARINA Associação dos Municipios do Oeste de Santa Catarina RELATORIO DE ATIVIDADES AMOSC S/P 14/01/2014 Correios e compra de material de expediente para a conferência da produção S/P 22/08/2014 Chaveiro S/P 03/10/2014 Camiseta Outubro Rosa - palestrante MUNICIPIO DE AGUAS DE CHAPECO

Leia mais

PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Políticas de Formação e Qualificação do SUS

PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Políticas de Formação e Qualificação do SUS Seminário Nacional PRÓ- e PET- Políticas de Formação e Qualificação do SUS Ao sistema único de saúde compete... ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde (Artigo 200 da Constituição Brasileira)

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013

REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013 REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS-2013 1. Introdução: O principal objetivo desta mostra é propiciar o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos no SUS, e assim estimular, fortalecer e divulgar as

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS DECRETO Nº 9970 Estabelece regulamentos para a realização de consulta e audiência pública sobre o contrato de programa para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário

Leia mais

ATIVIDADES COSEMS/SP

ATIVIDADES COSEMS/SP Audiencia pública ALESP COSEMS SP 2015-2016 REUNIÃO Diretoria 15ª CNS / BSB Reunião SGTEP /MS Reunião representantes regionais e apoiadores CIB Sala de situação Dengue Jornal COSEMS/SP Seminario Judicialização

Leia mais

EDITAL. PARA INVESTIMENTO NAS ASSOCIAÇÕES METODISTAS DE AÇÃO SOCIAL AMAS e MINISTÉRIOS DE AÇÃO SOCIAL (MAS)

EDITAL. PARA INVESTIMENTO NAS ASSOCIAÇÕES METODISTAS DE AÇÃO SOCIAL AMAS e MINISTÉRIOS DE AÇÃO SOCIAL (MAS) EDITAL PARA INVESTIMENTO NAS ASSOCIAÇÕES METODISTAS DE AÇÃO SOCIAL AMAS e MINISTÉRIOS DE AÇÃO SOCIAL (MAS) A Câmara de Ação Social da 3ª Região Eclesiástica, visando a aplicação de recursos destinados

Leia mais

A Regulação da Atenção

A Regulação da Atenção XXVI CONGRESSO DO COSEMS Marília Março de 2012 Curso de Regulação A Regulação da Atenção Troccoli CONCEITOS Dicionário Houaiss 1. estabelecer regras, sujeitar a regras; 2. regrar; 3. dirigir em conformidade

Leia mais

2.2 Estruturar ação de oficina de integração com gestores, trabalhadores, usuários e familiares da RAPS, redes de saúde e rede intersetorial.

2.2 Estruturar ação de oficina de integração com gestores, trabalhadores, usuários e familiares da RAPS, redes de saúde e rede intersetorial. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. II Chamada para Seleção de Redes Visitantes

Leia mais

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DA AGENDA DO SERVIDOR / 2016

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DA AGENDA DO SERVIDOR / 2016 PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DA AGENDA DO SERVIDOR / 2016 (Homenagem ao Dr. Enio Rafaeli dos Santos Filho) 1. Introdução A legislação trabalhista referente à saúde do trabalhador no Brasil avançou a grandes

Leia mais

NOTA TÉCNICA PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE OU PROJETOS SIMILARES DE ATIVIDADE FÍSICA

NOTA TÉCNICA PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE OU PROJETOS SIMILARES DE ATIVIDADE FÍSICA NOTA TÉCNICA 22 2012 PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE OU PROJETOS SIMILARES DE ATIVIDADE FÍSICA Repasse de recursos financeiros do Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde para apoio técnico, monitoramento

Leia mais

INFORME SOBRE DESASTRES 17 de janeiro de 2012

INFORME SOBRE DESASTRES 17 de janeiro de 2012 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental 1. Situação geral dos Estados

Leia mais

Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS. Jorge Harada

Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS. Jorge Harada Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS Jorge Harada Voltando no tempo... Estado autoritário, controlador, centralizador Sistema de Saúde Fragmentado Restrição de acesso Sem participação

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 19 Profª. Tatianeda Silva Campos Pacto de Gestão do

Leia mais

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP Instância deliberativa de articulação e pactuação das diretrizes e políticas públicas de saúde no âmbito do Estado Foi criada em 1993 com a NOB93 Regulamentadas pelo Decreto

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2017

EDITAL DE DIVULGAÇÃO 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2017 EDITAL DE DIVULGAÇÃO 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2017 O Mapeamento de Experiências Estaduais, Municipais e Distrito

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 16 Profª. Tatiane da Silva Campos Outras normas complementares

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA. Hisham Mohamad Hamida Secretário Municipal de Saúde Goianésia-GO

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA. Hisham Mohamad Hamida Secretário Municipal de Saúde Goianésia-GO POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA Hisham Mohamad Hamida Secretário Municipal de Saúde Goianésia-GO Goiânia, 24/11/2017 ATUALIZAÇÃO Demanda do CONASEMS a partir da análise das várias portarias sobre a

Leia mais

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Mesa Redonda Por uma AB acessível, cuidadora e resolutiva Alzira de Oliveira Jorge SES MG TRILHA PARA A CONVERSA COM O QUE CHEGAMOS O QUE ENCONTRAMOS PERSPECTIVAS

Leia mais

Carta do Rio de Janeiro

Carta do Rio de Janeiro Carta do Rio de Janeiro Os Secretários Municipais de Saúde, reunidos no III Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de junho de 2011, na cidade do Rio

Leia mais

CIR/ IV REGIÃO PERNAMBUCO

CIR/ IV REGIÃO PERNAMBUCO RESUMO EXECUTIVO DA SESSÃO ORDINÁRIA Nº 41 Local: Auditório da IV GERES Coordenação: Djair de Lima Ferreira Júnior Data: 25 de outubro de 2011 Início: 09h50min Verificado o quórum, o Coordenador do CIR

Leia mais

CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508

CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508 XXVIII Congresso de Secretários Municipais de do Estado de São Paulo CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508 CRS Coordenadoria de Regiões de da Secretaria de Estado da de São Paulo

Leia mais

ADINS/ASCOM Divulgação na Imprensa e em Sites Oficiais sobre a Seleção Unificada da Residência Médica no Ceará Página 1 de 8

ADINS/ASCOM Divulgação na Imprensa e em Sites Oficiais sobre a Seleção Unificada da Residência Médica no Ceará Página 1 de 8 ADINS/ASCOM Divulgação na Imprensa e em Sites Oficiais sobre a Seleção Unificada da Residência Médica no Ceará Coletânea das notícias publicadas e divulgadas Página 1 de 8 Veículo: Site Diálogos Políticos

Leia mais

Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013):

Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013): Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013): I - promover a integração operacional e assistencial dos serviços de saúde vinculados ao Ministério

Leia mais

II SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE PRÓ- SAÚDE

II SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE PRÓ- SAÚDE II SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE PRÓ- SAÚDE Local: Hotel Nacional - BRASÍLIA, DF Data: 29 e 30 DE MAIO DE 2008 INTRODUÇÃO O Programa Nacional

Leia mais

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas

Leia mais

Da Condução do Processo de Eleição dos Membros

Da Condução do Processo de Eleição dos Membros 10.179 de 17 de março de 2014, Resolução CERH Nº 001/2000 e Decreto Estadual Nº 1.934- DELIBERAÇÃO Nº 003, de 30 de março de 2016. Estabelece as normas, procedimentos e critérios para o processo de eleição

Leia mais

PORTARIAS DE DIRETRIZES PARA REGULAÇÃO e INCENTIVO DE CUSTEIO PARA COMPLEXOS REGULADORES

PORTARIAS DE DIRETRIZES PARA REGULAÇÃO e INCENTIVO DE CUSTEIO PARA COMPLEXOS REGULADORES Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação-Geral de Regulação e Avaliação PORTARIAS DE DIRETRIZES PARA REGULAÇÃO e INCENTIVO DE CUSTEIO PARA COMPLEXOS

Leia mais

MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE.

MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE. MINUTA DIRETRIZES PARA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTROLE DA DENGUE. INTRODUÇÃO O planejamento e a implementação da política de saúde pressupõe a interface entre governo e sociedade, por meio

Leia mais

Gestão Pública Democrática

Gestão Pública Democrática Gestão Pública Democrática Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Gestão Pública Democrática Conceito de gestão Tem origem na palavra latina gestione que se refere ao ato de gerir, gerenciar e administrar.

Leia mais

Formação em Vigilância em Saúde

Formação em Vigilância em Saúde Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Formação em Vigilância em Saúde Julia Neves - Secretaria de Comunicação da RET-SUS, Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

Educação Permanente em Saúde: uma estratégia de Gestão do Trabalho para o fortalecimento do SUS em Natal.

Educação Permanente em Saúde: uma estratégia de Gestão do Trabalho para o fortalecimento do SUS em Natal. Educação Permanente em Saúde: uma estratégia de Gestão do Trabalho para o fortalecimento do SUS em Natal. Oficina de Premiação INOVASUS 2014 NTECEDENTES HISTÓRICOS A trajetória do SUS é marcada pelo registro

Leia mais

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Sebastião de Moraes - COSEMS/SP CNPJ /

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Sebastião de Moraes - COSEMS/SP CNPJ / CARTA DE BAURU Os Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, reunidos em Bauru, no XXII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, no período de 25 a 29 de março

Leia mais

O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo

O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São

Leia mais

Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora

Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Ministério da Saúde -Inscrição dos Médicos -Edital de Adesão dos Municípios -TC com Estados -Financiamento das Bolsas

Leia mais

PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ

PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ I - EIXO VIGILÂNCIA AÇÕES DE CURTO PRAZO: de 0 a 90 dias EIXO I - FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AÇÕES ESTRATÉGIAS RESULTADO ESPERADO RESPONSÁVEIS

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE REGIMENTO DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE* CAPÍTULO I DO OBJETIVO DA CONFERÊNCIA Art.

Leia mais

Quadro 1: As Conferências Nacionais de Saúde

Quadro 1: As Conferências Nacionais de Saúde TRIBUNA A 12 ª Conferência Nacional de Saúde Neuza Marina Mauad e Rosangela Maria Greco, Editoras associadas da Revista de APS Email: revaps@nates.ufjf.br As Conferências de Saúde foram instituídas pela

Leia mais

XXVI CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO REDES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO SUS

XXVI CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO REDES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO SUS XXVI CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO REDES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO SUS MARÍLIA Março/2012 1 REGIONALIZAÇÃO NO SUS ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES 1988: CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1990:

Leia mais

Prezados(as) gestores(as),

Prezados(as) gestores(as), Prezados(as) gestores(as), Este boletim tem como objetivo trazer informações atualizadas sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Apresenta o panorama nacional das equipes do Nasf, alguns dados

Leia mais

INSTRUMENTOS DE GESTÃO RESPONSABILIDADES GESTORAS

INSTRUMENTOS DE GESTÃO RESPONSABILIDADES GESTORAS INSTRUMENTOS DE GESTÃO RESPONSABILIDADES GESTORAS INSTRUMENTOS DE GESTÃO Responsabilidades Gestoras FRANCISCA NOGUEIRA DA SILVA Especialista em Gestão em Saúde. 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias

Leia mais

MINUTA PLANO DE TRABALHO Nº /2010 FUNDAÇÃO

MINUTA PLANO DE TRABALHO Nº /2010 FUNDAÇÃO MINUTA PLANO DE TRABALHO Nº /2010 FUNDAÇÃO PROJETO: Curso de Especialização em Epidemiologia 2ª Turma 1 Identificação do objeto a ser executado: a) Unid./Orgão: Instituto de Patologia Tropical e Saúde

Leia mais

RELATÓRIO FINANCEIRO 2014

RELATÓRIO FINANCEIRO 2014 PREPARADOS PARA VENCER RELATÓRIO FINANCEIRO 2014 RT 007/2015 Demonstrações Financeiras Confederação Brasileira de Judô 31 de dezembro de 2014 Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016

SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016 SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016 EDITAL DE ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL DO CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM

Leia mais

CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO

CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO Diretoria de Políticas de Atenção Primária à Saúde Superintendência de Atenção Primária à Saúde Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde Secretaria

Leia mais

CONGRESSO COSEMSRS/2016. Sistema de Gerenciamento de Consultas

CONGRESSO COSEMSRS/2016. Sistema de Gerenciamento de Consultas CONGRESSO COSEMSRS/2016 Oficina 1 Mudança do Sistema de Regulação do Rio Grande do Sul Sistema de Gerenciamento de Consultas GRUPO DE TRABALHO (Portaria 712 de 18/06/2015 - DOPA ) CR CMCE, GTI, CRAB, CRAE,

Leia mais

Eventos. Gestão 2015/2016 encerra suas atividades. XVIII Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

Eventos. Gestão 2015/2016 encerra suas atividades. XVIII Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica Eventos Gestão 2015/2016 encerra suas atividades Em reunião ordinária no dia 02/12/2016, na sede da Elektro em Campinas - SP, a gestão 2015/2016 do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Elektro

Leia mais

A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE. Salvador 2017

A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE. Salvador 2017 A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE Salvador 2017 Assistência Farmacêutica no SUS Lei nº. 8080/ 1990: Art. 6, 1, Al. d Reconhece a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica,

Leia mais

Construção da Linha Regional de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS) Ministério da Saúde

Construção da Linha Regional de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS) Ministério da Saúde Construção da Linha Regional de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS) Ministério da Saúde OBESIDADE E SOBREPESO NO BRASIL 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2

Leia mais