SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E REDE DE FRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E REDE DE FRIO"

Transcrição

1 SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E REDE DE FRIO Cartilha SIPNI SIPNI Atualizada em Setembro/15

2 Secretaria Estadual de Saúde Leonardo de Moura Vilela Superitendencia de Vigilância em Saúde Maria Cecília Martins Brito Gerência de Imunizações e Rede de Frio Clécia Di Lourdes Vecci Menezes Elaboração: Carolina de Paula Nunes Barbosa Coordenadora de Sistemas de Informação Clécia Di Lourdes Vecci Menezes Gerente de Imunizações e Rede de Frio Roseny dos Reis Resende Técnica da Coordenação de Sistemas Colaboradores: Alexandre Gomes da Costa Técnico da Coordenação de Sistemas Edna Fonseca de Bulhões - Subcoordenadora de Análise de Dados Genesi Marciana Arruda Técnica da Coordenação de Sistemas Rachel Cristina Sousa Braga Técnica da Gerência de Imunizações e Rede de Frio

3 Apresentação O Programa Nacional de Imunizações é responsável por reunir as informações de vacinação de todo país, com entrada de dados individual e por procedência, permitindo o acompanhamento do vacinado em vários lugares do Brasil, bem como a localização da pessoa a ser vacinada, através dos seus dados cadastrais. O programa disponibiliza a impressão da Caderneta de Vacinação por usuário, em caso de perda ou extravio. O SIPNI é um software que registra individualmente cada pessoa vacinada, em cada sala de vacina do país, por esse motivo, todo estabelecimento que passar a utilizar o software necessita ter um computador. Coletar dados referentes às atividades de vacinação a partir da instância local para subsidiar as decisões e ações no âmbito da sua gestão. Esta Cartilha foi elaborada para orientar no registro das doses de vacinas, movimento de imunobiológicos, atualização do sistema, transmissão e monitoramento dos dados.

4 Sumário PAR T E 1 A) SIPNI NA SALA DE VACINAÇÃO: 1) REGISTRO DE DOSES APLICADAS NA FICHA REGISTRO DO VACINADO 2) DIGITAÇÃO NO SIPNI DESKTOP 3) PREENCHIMENTO DA FICHA MENSAL DE MOVIMENTAÇÃO DOS IMUNOBIOLÓGICOS. 4) EXPORTAÇÃO NA INSTÂNCIA ESTABELECIMENTO (SALA DE VACINA): B) SIPNI NA COORDENAÇÃO MUNICIPAL: 1) IMPORTAÇÃO NA INSTÂNCIA MUNICIPAL: 2) TRANSMISSÃO PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) 3) ACOMPANHAMENTO DE ENVIO. 4)RELATÓRIOS PARA MONITORAMENTO DOS DADOS PAR T E 2 PASSO A PASSO PARA A ATUALIZAÇÃO DO SIPNI

5 PARTE 1 A) SIPNI NA SALA DE VACINAÇÃO: 1) REGISTRO DE DOSES APLICADAS NA FICHA REGISTRO DO VACINADO Para a utilização do SIPNI com eficiência, o responsável pela sala de vacina deverá fazer o preenchimento correto dos campos obrigatórios da ficha de registro do vacinado. Para isso, todas as salas de vacinação devem possuir as fichas de registro do vacinado e a ficha do movimento dos imunobiológicos. Lembramos que a ficha do vacinado deve ser preenchida para todas as pessoas vacinadas na sua sala de vacina e deve conter todas as doses aplicadas naquela pessoa. O Registro Anterior (RA) é um histórico de vacinação. Portanto, deve ser registrado nele somente as doses feitas antes da implantação do SIPNI na sua unidade ou as doses feitas em outras unidades, ou seja, é usado somente para copiar as doses do cartão de vacinação ou cartão espelho feitas anteriormente. Lembramos que este dado em algum momento já foi informado ao Ministério da Saúde. Se a dose feita no dia, na sua unidade, for registrada como registro anterior essa dose não será contabilizada e o município ficará com baixas coberturas vacinais. 2) DIGITAÇÃO NO SIPNI DESKTOP Todas as fichas do vacinado preenchidas deverão ser digitadas no SIPNI, de preferência diariamente para que não ocorra perdas de fichas e consequentemente perdas de dados.

6 Para a digitação é necessário que o SIPNI esteja: - Aplicação (versão) atualizada; - Bancos de dados (tabelas) atualizadas; - instância atualizada. (ver passo a passo da atualização do SIPNI logo abaixo). 3) PREENCHIMENTO DA FICHA MENSAL DE MOVIMENTAÇÃO DOS IMUNOBIOLÓGICOS. Na ficha mensal de movimentação de imunobiológicos são registrados todos os movimentos dos imunobiológicos existentes na sua unidade, no período 01 ao último dia do mês. Deve ser digitada até o dia 5 de cada mês no SIPNI. Lembramos que no movimento de imunobiológicos devem ser lançados somente os diluentes da Triplice Viral, Hib e Febre Amarela, pois estes podem ser repostos. Dúvidas no preenchimento: Imunobiológico/apresentação: nome do imunobiológico/ quantidades de doses existentes no frasco, ou ampola ou bisnaga (exemplo: BCG de 10 doses, Febre amarela de 5 doses, hepatite B 5 ml= 5 doses ou hepatite 10 ml = 10 doses). Laboratório: citar nome do laboratório. Lotes: número completo dos lotes dos imunobiológicos.

7 Disponível anterior: quantidade de frascos existentes e disponíveis que sobraram no mês anterior. Indisponível anterior: quantidade de frascos com desvio de qualidade (sob suspeita), ou seja, indisponíveis para uso que sobraram no mês anterior. Recebido: Frascos recebidos no decorrer no mês. Transferido: Frasco transferido de uma sala de vacina para outra. Utilizado: Frasco aberto para o uso, ou seja, tirar pelo menos uma dose já caracteriza como utilizado. Os itens abaixo serão contados somente frascos não utilizados, ou seja, frascos fechados. Quebra: desde que não tenha utilizada nenhuma dose do frasco. Falta de energia: Imunobiológico exposto a temperatura inadequada pela ocorrência de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Falha de equipamento: falha mecânica no equipamento que o acondiciona. Validade vencida: frasco perdido por expiração do prazo de validade informado no rótulo do produto. Procedimento inadequado: erro na diluição, contaminação do frasco na manipulação do profissional, desligou a tomada acidentalmente e a porta do equipamento ficou aberta. Falha no transporte: exposição do imunobiológico porque houve demora na entrega ou violação das caixas térmicas durante o transporte. Outros motivos: frascos sem rótulos, liófilos sem diluentes (sem condição de reposição), alteração da cor do imunobiológico e presença de corpos estranhos no frasco. Saldo disponível: frascos existentes no final do mês. Saldo indisponível: frascos com desvio de qualidade (sob suspeita) ocorridos no referido mês, indisponível para uso. Na ficha de movimentação dos imunobiológicos lembrar que, serão lançados somente frascos. Imunobiológicos de laboratórios e apresentações iguais somam-se os frascos e de laboratórios e apresentações diferentes serão lançados separadamente. - FRASCO ABERTO É CONSIDERADO FRASCO UTILIZADO!

8 4) EXPORTAÇÃO NA INSTÂNCIA ESTABELECIMENTO (SALA DE VACINA): Após digitação dos dados (fichas do vacinado e movimento de imunobiológicos) no SIPNI, gerar o arquivo de exportação. PARA ORGANIZAR O TRABALHO, CRIE UMA PASTA SIPNI COM O NOME ARQUIVO EXPORTAÇÃO SIPNI. QUANDO FOR FEITA A EXPORTAÇÃO DE UM ARQUIVO, SALVE NESTA PASTA ARQUIVO EXPORTAÇÃO, SEMPRE QUE FOR ENCAMINHADO PARA A COORDENAÇÃO MUNICIPAL. DESTA FORMA TERÁ O CONTROLE DOS ARQUIVOS GERADOS (EXPORTADOS) E DOS ARQUIVOS ENVIADOS). Essa é a única forma que deve ser utilizada para envio dos dados de produção de imunização de cada estabelecimento. Para isso é necessário gerar o arquivo de exportação através do acesso. UTILITÁRIOS/ TRANSFERÊNCIA/ EXPORTAÇÃO/SIPNI. O sistema solicitará que você informe a competência (mês e ano) a ser exportado, após deve-se clicar em EXPORTAR. O sistema gerará automaticamente um ARQUIVO E, que deverá ser salvo na pasta criada pelo usuário para posterior exportação. Essa exportação deve ser encaminhada para a coordenação Municipal por via segura, CD, institucional ou pendrive! B) SIPNI NA NA COORDENAÇÃO MUNICIPAL : Para que os dados da sala de vacina sejam importados para a instância municipal, é necessário que o SIPNI da instância municipal esteja com:

9 - Aplicação (versão) atualizada; - Bancos de dados (tabelas) atualizada; - Instância atualizada. (ver passo a passo da atualização do sipni logo abaixo). As instâncias estabelecimento de saúde e municipal deverão estar com as mesmas versões. Se as versões estiverem diferentes, o arquivo será gerado, porém sem informações, ou seja, estará zerado. 1) IMPORTAÇÃO NA INSTÂNCIA MUNICIPAL: Para que a importação seja realizada, deve-se acessar: UTILITÁRIOS/TRANSFERÊNCIA/IMPORTAÇÃO/SIPNI. O sistema abrirá uma tela para a importação dos arquivos. Depois para a exportação do arquivo para o Ministério da Saúde, deve-se acessar: UTILITÁRIOS/ TRANSFERÊNCIA/ EXPORTAÇÃO/SIPNI. O sistema abrirá uma nova janela para que os arquivos importados de cada estabelecimento de saúde sejam exportados, gerando o ARQUIVO M.

10 2) TRANSMISSÃO PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) Para a transmissão de dados do SIPNI para o MS é necessária a instalação do transmissor. O transmissor é um aplicativo do DATASUS que serve exclusivamente para transmissão de dados dos sistemas de informação. Verificar se a versão do transmissor está atualizada atual antes da transmissão, ver site transmissor.datasus.gov.br - Os dados devem ser enviados até o dia 10 de cada mês. - Após o envio, acompanhar os dados através do site: sipni.datasus.gov.br. LEMBRAMOS QUE O TRANSMISSOR PERMITE O ENVIO DE ARQUIVOS DO SIPNI EM QUALQUER PERÍODO. 3) ACOMPANHAMENTO DE ENVIO. Para acompanhar a transmissão dos dados, o relatório que permite ao município visualizar as informações de todos os estabelecimentos de saúde cadastrados no SIPNI, são os seguintes: SIGNIFICADO DOS CAMPOS: PACIENTE: É O CADASTRO DO PACIENTE. VACINADO: SÃO AS DOSES APLICADAS.

11 MOVIMENTAÇÃO: É O REGISTRO DOS IMUNOBIOLÓGICOS. Quando for verificado no relatório o ícone Quando for verificado, o ícone indica que a importação foi realizada com sucesso. indica que houve erro na importação, que pode ter sido causado por desatualização, falta de registro do vacinado ou falta de movimentação. Caso ocorra erro, faça a correção e encaminhe o arquivo já corrigido. Atenção: correções serão feitas tanto na instância municipal quanto na instância estabelecimento de saúde, para os municípios que possuem mais de uma sala de vacina. Por isso é importante que seja feita a avaliação constante dos arquivos enviados, porque o fato de ter sido enviado com sucesso, não que dizer que dentro desses arquivos estejam os dados corretos. Para esse controle verificar o seguinte relatório:

12 4) RELATÓRIOS PARA MONITORAMENTO DOS DADOS Para a verificação das coberturas vacinais, doses aplicadas de bancos em vigência e série histórica de bancos fechados do seu município, acessar o site: pni.datasus.gov.br COBERTURA MENOR DE 1 ANO: Metas preconizadas: BCG (DU) e VORH (D2): 90%; Meningo C(D2), Penta(D3), Polio(D3), Pneumo(D3):95% e Febre Amarela (DI): 100%.

13 COBERTURA 1 ANO: Metas preconizadas: Tríplice Viral (D1), Tetra Viral(DU) e Hepatite A pediátrica(d1). DOSES APLICADAS

14 SÉRIE HISTÓRICA

15 PARTE 2 Passo a passo para a Atualização do SIPNI Para realizar à atualização do SIPNI, seguir os seguintes passos: 1º passo: clique no menu iniciar, vá no ícone computador clique em cima com o botão direito, clique em propriedades; onde observará se o sistema é de 32 ou 64 bits, ou poderá ser observado também em iniciar painel de controle - sistema. 2º passo: crie na área de trabalho uma nova pasta; Para criar pasta na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse novo - pasta. Não esquecer de identificar essa nova pasta como atualização do sipni. 3 º passo: no site sipni.datasus.gov.br, entrar com seu usuário e senha, clica no ícone downloads sipni instaladores sipni (aplicação), atualização de tabela (banco de dados), atualização de instâncias (para inclusão de salas de vacinas ou inativação das mesmas).

16 4º passo: Baixar os três arquivos: instalador, tabela e instância, não esquecer de observar se o arquivo a ser baixado do instalador é o compatível com sua máquina 32 ou 64 bits, conforme passo 1. 5º passo: Após o término do downloads, localizar os arquivos na pasta de downloads e copiá-los para a pasta atualização do sipni que foi criada na área de trabalho, conforme passo 2. 6º passo: Antes de qualquer atualização fazer backup do sistema SIPNI (Municipal e/ou Estabelecimento de Saúde). O backup deve ser realizado sempre e salvo em mídia separada do computador, CD, DVD, Pen drive, HD externo ou HD compartilhado. 7º passo: Abra a pasta atualização sipni, clique em cima do arquivo sipniinstwin.zip: Para Windows XP: clicar com botão direito do mouse com o cursor em cima do arquivo sipniinstwin.zip selecionar extrair aqui. Com o botão direito em cima do arquivo extraído - sipniinstwin.exe, e abrir. Para Windows 7 ou 8: clicar com botão direito do mouse com o cursor em cima do arquivo sipniinstwin.zip selecionar extrair aqui. Com o botão direito em cima do arquivo extraído - sipniinstwin.exe e selecionar executar como administrador. 8º passo: Para atualizar a tabela e a instâncias, deverá entrar no sipni utilitários - segurança-atualizar base de dados, buscar os arquivos (tabelas.update e instâncias.update) na pasta de atualização do sipni que está na área de trabalho.

17 Quando identificar algum erro no SIPNI, faça um Print Screen da tela e envie por para sua Região de Saúde. Dúvidas: Fones: (62) / 7882 (Coordenação SIPNI-GO) pnigoias@gmail.com Referências bibliográficas: Manual SIPNI fevereiro/2014 Sites: pni.datasus.gov.br sipni.datasus.gov.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk.

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. O Help Desk é o sistema responsável por gerenciar chamados, com ele, é possível

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:...

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 1 Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 10 Como enviar os arquivos de cupom fiscal?... 11

Leia mais

Orientações sobre manuseio no SIPNI Web

Orientações sobre manuseio no SIPNI Web Orientações sobre manuseio no SIPNI Web Este material tem a finalidade de orientar os operadores quanto ao manuseio do sistema e está dividido em blocos, cujas funcionalidades compõem o SIPNI Web, a saber:

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita)

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) Manual do Usuário Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) - Lançamento de receitas, despesas, gastos, depósitos. - Controla um ou mais caixas, para pessoas ou empresas que necessitem separar saldos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

para o SIGAA. Os dados importados referem-se aos últimos quatro anos, incluindo o ano atual

para o SIGAA. Os dados importados referem-se aos últimos quatro anos, incluindo o ano atual Prezados professores: Esse roteiro foi criado com o intuito de facilitar a importação de dados do Currículo Lattes para o SIGAA. Os dados importados referem-se aos últimos quatro anos, incluindo o ano

Leia mais

UNIMED LITORAL MANUAL DE PROCESSOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIMED LITORAL MANUAL DE PROCESSOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIMED LITORAL MANUAL DE PROCESSOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PORTAL UNIMED AUTORIZAÇÃO Site: www.unimedlitoral.com.br/planodesaude A senha e login será sempre o CPF do Médico Desenvolvido por: Larissa

Leia mais

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Atenção Básica. Manual do Digitador

Atenção Básica. Manual do Digitador Ministério da Saúde Atenção Básica Sistema com Coleta de Dados Simplificada CDS Manual do Digitador (Versão preliminar - em fase de diagramação) Brasília - DF 2013 SUMÁRIO 1. ORIENTAÇÕES GERAIS... 6 2.

Leia mais

TCI Sistemas Integrados

TCI Sistemas Integrados TCI Sistemas Integrados Manual Gera arquivo Prefeitura 1 Índice 1 - Cadastros obrigatórios para Gerar Arquivo para Prefeitura...3 2 Gerar Arquivo...8 3 Retorno Arquivo Prefeitura...19 2 1 Cadastros obrigatórios

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Alpha - Secretaria de Igrejas www.digitop.inf.br Fone: (34) 3223-6348 / 9674-8895 Uberlândia MG

Alpha - Secretaria de Igrejas www.digitop.inf.br Fone: (34) 3223-6348 / 9674-8895 Uberlândia MG 1 INSTALAÇÃO 1. Coloque o CD no drive 2. Encontre a Pasta: X:\Alpha-??? ( X representa a unidade) 3. De dois cliques no arquivo SETUP.EXE (ícone de um computador) 4. Confirme cada tela clicando sobre o

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série).

Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série). Procedimento de configuração Atualização de firmware DVR linha GTK-DVR (Conferencia nº série). www.greatek.com.br Imagens meramente ilustrativas 1- Para realizar o procedimento de atualização de firmware

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

Erros e Soluções para esocial

Erros e Soluções para esocial Erros e Soluções para esocial Arquivo XML gerado não foi válidado pelo Schema XSD. Falha na análise do elemento natrubr Ao enviar o Registro S 1010 - TAbela de Rubricas o aplicativo do Governo retorna

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Cobrança de Títulos para Cobrança em Carteira ou Boleto Bancário

Manual do Usuário. Sistema Cobrança de Títulos para Cobrança em Carteira ou Boleto Bancário Manual do Usuário Sistema Cobrança de Títulos para Cobrança em Carteira ou Boleto Bancário - Cadastro de Pessoas (sacado, emissor ou beneficiário). - Cadastro de Títulos, baixa valores pagos. - Emite boleto

Leia mais

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos)

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Manual do Usuário Versão 1.0 Fevereiro, 2014 Índice

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

Procedimentos para download e instalação no Ubuntu 8.04

Procedimentos para download e instalação no Ubuntu 8.04 1. Procedimentos para download e instalação no Ubuntu 8.04 Para realizar a instalação dos programas do imposto de renda deve seguir os seguintes passos: Clicar no menu do SERPRO -> Acessórios e selecionar

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques Conteúdo 1Introdução 2Comentários - Relatórios Fixos 3Natureza da Receita Produto 4Cheque 5Cancelamento de NFe 6O.S. no orçamento 7Devolução 8SNGPC Introdução Este artigo tem como objetivo tirar dúvidas

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

Sistema de Gestão Avícola SYSAVES. O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos

Sistema de Gestão Avícola SYSAVES. O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos Sistema de Gestão Avícola SYSAVES O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos galpões dos fornecedores (granjeiros) de aves até a emissão de relatórios das saídas dos galpões para os

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0

Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0 Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0 Definição: Este documento tem por finalidade ensinar os procedimentos para implantação da Nota Fiscal Eletrônica versão 2. 0 para os clientes cadastrados no SAC Gerencial.

Leia mais

Instalação do SayerDispenser

Instalação do SayerDispenser Instalação do SayerDispenser 1 - Para baixar o setup do SayerDispenser, favor acessar o link abaixo: http://matriz.sayerlack.com.br/sayerdispenser - Clicar no link Instalação do SayerDispenser - Realizar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DO USUÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DO USUÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DO USUÁRIO 1 ÍNDICE: Página 1 APRESENTAÇÃO... 03 2 INSTALANDO O SISTEMA... 03 3 INICIANDO O USO DO ISSC@I... 04 4 DECLARANDO OS SERVIÇOS PRESTADOS...

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SEMAD DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI GUIA DO USUÁRIO COMUNICADOR SPARK INÍCIO O comunicador SPARK

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

SIMFatura - Enquadramento Legal do IPI

SIMFatura - Enquadramento Legal do IPI Pág. 1 / 20 O que é O governo acaba de publicar a Tabela de Código de Enquadramento Legal do IPI que associa um código (numérico) de três dígitos ao código (grupo) da situação tributária (CST) do IPI.

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO ÍNDICE 1. PREPARAUpdateGP... 2 1.1. Instalação do PREPARAUpdateGP... 2 1.2. Execução o PREPARAUpdateGP... 4 1.3. Utilizando o PREPARAUpdateGP... 5 1.4. Nova Versão... 8 1.4.1. Área Informativa de Autenticação...

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação

Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação Versão do produto: 1.0 Edição do documento: 1.0 Abril de 2012 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento

Leia mais

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO Rev. 01.00 Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando o Driver USB... 2 3 Instalando o Driver MFE (Monitor)... 8 4 Instalando o Integrador... 15 5 Instalando

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL 1) Digite o endereço do site: www.oabmg.org.br/servicos/inssdigital 2) Ao

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 - APRESENTAÇÃO

MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 - APRESENTAÇÃO 1 1 - APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo orientar o usuário na utilização do Sistema Informatizado de Monitoramento e Avaliação SMA, do Programa Nacional de Educação Fiscal, desenvolvido para ser

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS

INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS A inscrição de um candidato para um concurso público, vestibular ou seleção no IFG é feita pela internet. O candidato é cadastrado

Leia mais

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Birigui SP Setembro - 2013 1. Objetivo. Configurar a Nota Fiscal Eletrônica para que possa ser utilizada no GigaERP. A configuração abrange o módulo

Leia mais

Procedimentos Etiquetas de Preços. Instruções ao fornecedor

Procedimentos Etiquetas de Preços. Instruções ao fornecedor Procedimentos Etiquetas de Preços Instruções ao fornecedor Índice 1. Objetivo...03 2. Portal Marisa... 04 3. Autolog... 07 3.1. Instalação... 07 3.2. Desinstalação... 14 3.3. Impressoras... 18 3.4. Etiquetas

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

Manual do Sistema de Envio de Eletrocardiograma

Manual do Sistema de Envio de Eletrocardiograma Manual do Sistema de Envio de Eletrocardiograma Esse procedimento deverá ser executado após a realização do exame através do software especifico do fabricante do aparelho, ou seja, esse processo é somente

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 3www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP HABITACIONAL

www. inf.br Outubro/2008 3www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP HABITACIONAL 3 www. HABISP. Outubro/2008 inf.br TREINAMENTO HABISP MÓDULO CADASTRO HABITACIONAL 1 FICHA DE CADASTRO HABITACIONAL O acesso ao instrumental de cadastro pode ser feito de duas formas. Conforme as figuras

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

MANUAL DATASYS SOESP ODONTO RESUMO DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES

MANUAL DATASYS SOESP ODONTO RESUMO DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES RESUMO DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES Agosto/2017 Aplicativo para envio de imagens DataSys IMPORTANTE: A partir de 11/08/17, não receberemos mais imagens por WhatsApp/E-mail. As películas de RX Periapical e

Leia mais

Ressaltamos caso não esteja aberta no banco de dados da prefeitura a Unidade Câmara ou a Unidade Município os seguintes passos deverão ser seguidos:

Ressaltamos caso não esteja aberta no banco de dados da prefeitura a Unidade Câmara ou a Unidade Município os seguintes passos deverão ser seguidos: Manual da Prestação de Contas do SiaceLRF Primeiro Bimestre Dentro do Sistema da SH3 o primeiro passo é fazer a consolidação dos dados da prefeitura e da Câmara dentro do Município, para os municípios

Leia mais

Ministério da Saúde. Manual de Operação Business Intellingence BI Microcefalia

Ministério da Saúde. Manual de Operação Business Intellingence BI Microcefalia Ministério da Saúde Manual de Operação Business Intellingence BI Microcefalia Microcefalia 2016 0 Manual de operação do Business Inteligency BI / Ministério da Saúde/ DEVIT/CGVR/ CIEVS. Elaborado em Novembro

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 A instalação do certificado A1 somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows (conforme pré-requisitos), utilizando navegador Internet

Leia mais

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR

Atualização Firmware Tablet AOC Breeze MW0922BR Modelos: Sintoma: Solução: Somente para o modelo: MW0922BR. Não inicializa o Android ; Trava / Não responde Comandos ; Problemas para instalar Aplicativos (Compatíveis) ; Interferência na imagem. Realizar

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

MANUAL DATASYS SOESP ODONTO RESUMO DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES Agosto/2017. Aplicativo para envio de imagens. DataSys

MANUAL DATASYS SOESP ODONTO RESUMO DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES Agosto/2017. Aplicativo para envio de imagens. DataSys RESUMO DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES Agosto/2017 Aplicativo para envio de imagens DataSys 01 A partir de 11/08/17, não receberemos mais imagens por WhatsApp/E-mail. As películas de RX Periapical e Panorâmica

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 1. BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL Para iniciar o processo de emissão do Certificado Digital Soluti, será necessário acessar o endereço

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

MODERNIZAÇÃO PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S

MODERNIZAÇÃO PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S Sistema de Informação ao Cidadão MODERNIZAÇÃO PÚBLICA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Guia do usuário e-sic (Sistema de Informação ao

Leia mais

Copyright 2004/ VLC

Copyright 2004/ VLC Contador Manual do Usuário Versão 2.1 Atualizado em 09/08/2016 Copyright 2004/2016 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas,

Leia mais

MANUAL DE CA DASTRO DIGITA TISS

MANUAL DE CA DASTRO DIGITA TISS MANUAL DE CA DASTRO DIGITA TISS Instalando o Digitador TIS S Para iniciar a instalação, clique sobre o Instalador_ DigitaTISS.exe. Obs.: Na primeira instalação, ou quando for lançada uma nova versão do

Leia mais

Manual Operacional do imercado

Manual Operacional do imercado Informação Pública 31/8/2016 [data] Conteúdo 1 Introdução... 4 1.1 O que é o imercado... 4 1.2 Abreviações... 4 1.3 Glossário... 5 2 Acesso ao sistema... 5 2.1 Pré-requisitos de software... 5 2.2 Acessando

Leia mais

O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o

O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o devem ser baixados paraprograma ambos os Sistemas DE TRANSFERÊNCIA Operacionais. O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o arquivoo que primeiro nele se passo encontra

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

Portal e-contas Versão 2015: Prestação de Contas Mensais

Portal e-contas Versão 2015: Prestação de Contas Mensais Tribunal de Contas do Estado do Amazonas Diretoria de Tecnologia da Informação - DITIN Portal e-contas Versão 2015: Contas Mensais Elaborado por: Sheila da Nóbrega Silva Analista Técnico de Controle Externo

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Procedimentos para realização de backup

Procedimentos para realização de backup Procedimentos para realização de backup Este guia objetiva orientar o usuário sobre como proceder com a cópia dos arquivos considerados importantes e que estão gravados no(s) disco(s) rígido(s) de sua

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada.

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada. BUSCA XML - CLIENTE Busca XML - Cliente Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

sisgep 2013 Declaração Mensal de Remunerações - AT (De acordo com a Portaria nº 6/2013 de 10 de Janeiro) Data última versão:

sisgep 2013 Declaração Mensal de Remunerações - AT (De acordo com a Portaria nº 6/2013 de 10 de Janeiro) Data última versão: Manual do Utilizador sisgep 2013 Declaração Mensal de Remunerações - AT (De acordo com a Portaria nº 6/2013 de 10 de Janeiro) Data última versão: 08-02-2013 Data criação: 08-02-2013 Versão: 1.00 R. Dr.

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Superior Eleitoral Eleições 2010 SPCE 2010 Manual para Importação da Prestação de Contas Agosto/2010 O SPCE, Sistema de Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais, é o sistema desenvolvido pela

Leia mais

Auxílio Estudantil Fase de análise

Auxílio Estudantil Fase de análise UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ASSESSORIA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Auxílio Estudantil Fase de análise

Leia mais

Pública-Cotação VERSÃO de 9

Pública-Cotação VERSÃO de 9 Pública-Cotação VERSÃO 2.0.1 1 de 9 1 1 Introdução Bem-vindo ao Pública-Cotação. Esta ferramenta irá auxiliá-lo a montar a sua proposta de preços, bem como dar uma maior agilidade a abertura dos envelopes

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais