MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 - APRESENTAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 - APRESENTAÇÃO"

Transcrição

1 1 1 - APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo orientar o usuário na utilização do Sistema Informatizado de Monitoramento e Avaliação SMA, do Programa Nacional de Educação Fiscal, desenvolvido para ser utilizado pelo conjunto de instituições responsáveis pela implementação do PNEF. O manual representa um instrumento efetivo de consultas e orientações que devem ser adotadas pelos usuários que manuseiam o sistema, evitando procedimentos inadequados em sua utilização e morosidade quanto ao envio das informações. A Comissão do SMA

2 2 2 - INSTRUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MANUAL O manual do usuário do Sistema Informatizado de Monitoramento e Avaliação do PNEF SMA, compõe-se de um único volume, dividido em partes, que deverão ser observadas por todos os usuários do SMA, conforme descrição abaixo: Abreviaturas e Siglas... Contém a relação de todas as siglas e abreviaturas que serão utilizadas no documento ou estão contidas nas metas. Apresentação... Descreve a finalidade a que se destina o manual. Instruções para uso do manual... Explicita sucintamente a composição e divisão do manual. Introdução ao SMA... Fornece a estrutura e instruções básicas para uso correto do sistema, indicando seus objetivos, funções e funcionalidades. Instruções gerais para preenchimento das telas e coleta de dados... Informa as principais funcionalidades contidas na telas destinadas á coleta de informações dos blocos de telas. Bloco I... Contém o Bloco I de telas do sistema, destinado à coleta de informações sobre as metas das Comissões Temáticas do Grupo de Trabalho Educação Fiscal GEF. Bloco II... Apresenta o Bloco II de telas do sistema, correspondente às metas sob a responsabilidade das instituições gestoras do PNEF.

3 3 Bloco III... Aglutina as telas relativas às metas a serem atingidas pelos GEFEs das diversas Unidades da federação brasileira. Referências... Descrevem as fontes que serviram de base para a elaboração do manual. Anexo... Explicita os principais conceitos adotados na elaboração das metas e do manual. O manual deverá ser distribuído a todos os usuários envolvidos no processo de monitoramento e avaliação, para que tenham conhecimento de seu conteúdo. Além de versão impressa, será distribuída a cada unidade da federação, Instituição gestora e comissão, CD contendo os arquivos do manual. As alterações que se fizerem necessárias deverão ser anotadas e encaminhadas para o Administrador do Sistema ou Comissão de Monitoramento e Avaliação, conforme o caso, responsáveis respectivamente pela manutenção do sistema e atualização do manual.

4 4 3. INTRODUÇÃO AO SMA O Sistema Informatizado de Educação Fiscal SMA foi concebido para atuar como suporte tecnológico para a realização do monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Educação Fiscal, constituindo-se em importante ferramenta de apoio à gestão do PNEF. Este manual visa fornecer informações essenciais acerca da utilização da opção coleta do SMA, relativamente ao Módulo II, que terá como foco o acompanhamento da execução das metas do Planejamento Estratégico PE / PNEF, de forma específica, no que se refere ao exercício de 2005, o que certamente facilitará o processo de monitoramento da implementação do programa em nível nacional.

5 Características do SMA Dentre as características mais importantes do sistema informatizado de monitoramento e avaliação, quando disponibilizadas todas as suas funcionalidades, destacam-se: a) Integração das informações. b) Acompanhamento da execução física de metas do PNEF Estrutura do SMA O SMA será composto por módulos e funcionalidades organizados nos seguintes menus: a) O menu Institucional, que já possui sua concepção teórica desenvolvida, agregará os blocos e funcionalidades relativos à estrutura e capacidade institucional das instituições responsáveis pela implementação do PNEF, e estará disponível em termos de sistema informatizado, em b) O menu Acompanhamento de metas do PE/ PNEF , pronto para utilização em 2005, nas opções coleta e consulta on-line (sem emissão de relatórios), agrega os blocos e funcionalidades relativas às metas das comissões, metas das instituições gestoras e metas dos GEFEs. c) O menu Impacto, em desenvolvimento do ponto de vista teórico, ainda não tem definida a data de sua disponibilização no que concerne ao sistema informatizado Requisitos Mínimos para uso do SMA O SMA foi desenvolvido para ser executado em ambiente Internet (on-line), utilizando o Navegador Internet Explorer 5,5 ou superior, independentemente da configuração de hardware do equipamento, com opção de download das telas para a colheita das informações off-line.

6 Perfis de acesso O SMA trabalhará com perfis de acesso para seus usuários, por meio dos quais será realizado o controle de quais módulos e funcionalidades podem ser acessadas para fins de visualização, inserção ou alteração de dados, seguindo os critérios estabelecidos para monitoramento e avaliação do PNEF. O sistema possuirá os seguintes perfis de senha: Administrador: responsável em manter todas as funcionalidades do sistema. Gestor: usuário que acessará o software para informar, alterar, excluir e consultar dados relacionados às respostas informadas pelos respondentes e responsáveis por manter o cadastro de usuários e prazos de respostas. Estas funcionalidades estão subordinadas aos seguintes níveis hierárquicos: nacional, estadual e por instituição. Respondente: usuário que acessará o software para informar, alterar, excluir e consultar dados relacionados aos questionários de uma unidade da Federação, instituição ou comissão na qual pertence e realizar consultas aos relatórios disponibilizados; Pesquisador: usuários que farão consultas aos relatórios disponibilizados; Atenção! Em 2005, apenas os perfis Administrador do Sistema Respondente estarão à disposição dos usuários. As consultas estarão restritas aos usuários cadastrados.

7 Como acessar o SMA a) O acesso ao SMA deverá ocorrer por meio do site da Escola de Administração Fazendária Esaf. O usuário deverá clicar no botão Educação Fiscal, situado no menu de opções do lado esquerdo da tela.

8 8 b) Uma vez na sub-página da Educação Fiscal, o usuário deverá se dirigir ao lado direito da tela, na lapela links de interesse, e clicar na opção SMA, que se apresentará na forma da logo do sistema, conforme se pode visualizar abaixo. c) Ao realizar esse procedimento, o usuário será encaminhado para a tela de abertura do SMA.

9 Como se tornar um usuário do sistema Uma vez na tela de abertura do sistema, o usuário poderá: I - consultar textos sobre o SMA A tela de abertura contém do lado esquerdo o menu de opções explicativas do sistema: apresentação, objetivos e abrangência. Ao clicar em cada um dos botões (apresentação, objetivos e abrangência), o usuário terá aberto um pop up com o conteúdo informativo. Para fechar essa janela basta clicar no X na parte superior direita

10 10 II - Acessar o sistema através do preenchimento do login (usuário) e senha, clicando no botão entrar. Do lado direito da tela, encontram-se os campos para realização de login por meio dos quais será possível se ter acesso à inserção de dados no sistema e consultas. Nos campos login e senha digitar os caracteres iniciais cadastrados para esse fim pelo Administrador do sistema e que serão anteriormente informados a cada um dos responsáveis pelo preenchimento. Inicialmente os usuários serão cadastrados pelo Administrador do sistema obedecendo à classificação de instituição gestora, GEFE e unidade da federação. Atenção! Em 2005, haverá apenas 1 senha para cada unidade da federação, instituição gestora do PNEF no âmbito federal e comissão do GEF; senha esta, que será atribuída pelo gestor do sistema a um usuário denominado de Respondente. Na coleta de dados relativos a 2006, outros critérios de acesso e perfis de usuário serão disponibilizados e previamente informados.

11 11 Também será possível ao usuário: III - Recuperar a senha de acesso ao sistema, quando a tiver esquecido. Na tela de ingresso ao sistema, o usuário tem acesso à opção "esqueci minha senha". Ao clicar nessa opção, será aberta a tela de manutenção de senhas, que possibilitará a recuperação da última senha cadastrada. Para receber a senha outra vez, é necessário informar o com o qual o usuário foi cadastrado no sistema pelo gestor. Para retornar à tela inicial do sistema e depois sair, o usuário deverá clicar aqui. Logo após, digitar o , clicar em enviar e o sistema automaticamente enviará para o endereço informado, a senha que se encontra cadastrada. Caso o usuário deseje alterar essa senha, deverá seguir os procedimentos destinados a alteração de senha.

12 12 Depois da entrada de dados do usuário, ser-lhe-á mostrada a tela seguinte onde as opções habilitadas estarão disponíveis de acordo com a permissão de coleta de cada usuário. Observe agora as funcionalidades dessa nova tela: Na lapela coletas encontra-se o menu de acesso aos três blocos. de telas: comissões, instituições e GEFEs dos estados. O botão do menu apenas estará ativo (disponível) para aquela opção para qual o usuário esteja habilitado. Quando se tratar de metas dos GEFEs dos estados, se o botão não indicar o estado do respondente, este deverá assinalar a unidade da federação para o qual está cadastrado. Nesta lapela é possível conhecer, tela a tela, todas as respostas oferecidas pelos usuários do sistema. Em se tratando dos GEFEs dos estados, torna-se necessário assinalar qual a unidade da federação a qual se deseja visualizar as informações arquivadas no sistema Essa lapela permite que o usuário baixe as telas nas quais está cadastrado como respondente, para fins de coleta das informações que pretende responder. Atenção! Para a coleta de dados, o sistema não permite o envio de arquivos preenchidos off-line. Caso o usuário opte por utilizar o download para baixar os formulários (telas) para realizar inicialmente seu preenchimento off-line; será necessário que realize a digitação on-line do conteúdo das informações coletadas, efetuando o salvamento. destas.

13 13 Na tela 2 do sistema ainda é possível encontrar duas outras funcionalidades: as opções de "alterar senha" e "sair". Ao clicar nesta opção será aberta a tela seguinte, onde o usuário poderá alterar sua senha, inclusive a senha inicial cadastrada pelo administrador do sistema. A nova senha será enviada para o do usuário que foi cadastrado pelo administrador. A opção sair serve para finalizar a sessão, evitando que outras pessoas entrem e alterem o que foi digitado. A nova senha deverá possuír até 11 dígitos alfa e/ou numéricos. Caso a nova senha não chegue a seu correio no prazo de 24horas realize contato com acontacte a GEREF.

14 14 Lembre-se ainda! a) Na coleta o usuário somente terá acesso às metas nas quais tem permissão de preenchimento e alteração. Para visualizar demais metas ele terá que acessar a opção de consulta. b) Se o usuário for responsável pela informação em mais de um grupo de Metas (ex: comissões e GEFE dos estados), tão logo realize o preenchimento de uma das telas, deverá retornar ao Menu Principal, realizar novo login e clicar na lapela o nome do segundo preenchimento a ser realizado. Não é demais lembrar que serão fornecidas senhas específicas para cada usuário e meta (s) que deverá (ão) ser preenchida (s). c) Também é possível retornar à tela do Menu Principal clicando sobre o logotipo do SMA (mapa) que se encontra no canto superior esquerdo da tela. d) Para certificar se a informação digitada foi realmente salva, recomenda-se após o preenchimento, a utilização da consulta e verificação do teor da informação salva. 1.6 Inserção de dados, alterações e solução de problemas O período de preenchimento e envio das informações será previamente divulgado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do PNEF. Durante o espaço de tempo destinado à coleta (preenchimento das telas) será possível ao usuário realizar quaisquer alterações dos dados informados, sem necessidade de justificação. Se durante o preenchimento for detectado qualquer problema operacional, a exemplo de campos que não permitem preenchimento, não salvamento de informações, etc; o usuário deverá entrar em contado com Conceição Teodora Baptista, na GEREF - Esaf, por meio dos telefones (061) e , das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, e do ( ) Caso o usuário tenha alguma dúvida acerca das informações contidas neste manual ou sobre o preenchimento das telas, deverá entrar em contato com a Comissão de Monitoramento e Avaliação, por meio dos telefones (079) ou , das 08:00 às 13:00 horas e do duvidasma@yahoo.com.br

15 15 4. INSTRUÇÕES GERAIS PARA PREENCHIMENTO DAS TELAS E COLETA DE DADOS Realizado o login e uma vez escolhido o bloco de telas para o qual o usuário tem permissão de acesso; estando de posse das informações, o usuário poderá dar início ao procedimento de preenchimento das referidas telas. Observe abaixo as funcionalidades oferecidas pelo SMA para a realização do envio das informações solicitadas: Botão de retorno à tela inicial do sistema. Basta clicar sobre o desenho do mapa e haverá retorno à tela do login. Sua utilização é indicada para usuários responsáveis pelo preenchimento de metas em mais de um bloco. Identificador do Bloco de metas. Permite a visualização do nome do bloco a que a meta pertence. Navegador tela a tela. Botões que permitem a ida e retorno às telas dentro de um mesmo bloco. Links para conceitos essenciais ao preenchimento. Tem por objetivo nortear e padronizar a o foco e abrangência da resposta. Para fechar a caixa de texto basta clicar no X na parte superior direita Display numérico de acompanhamento de metas. Por meio deste dispositivo é possível se acompanhar a quantidade total de metas do bloco e em que parte do percurso a tela aberta se situa e clicando sobre ele é possível mudar de tela dentro do bloco. Barra de rolagem vertical, que é utilizada quando a tela possui mais caracteres / campos do que aqueles possíveis de serem visualizados de uma única vez. Recomenda-se que sempre seja verificado se há necessidade de se utilizá-la.

16 16 Os campos justificativa e efeitos produzidos são de preenchimento obrigatório, nos termos propostos na definição atribuída a cada um deles. O limite de preenchimento previsto para o campo justificativa é de 300 caracteres. O campo efeitos produzidos poderá ser preenchido com até 500 caracteres. O botão salvar realiza o salvamento das informações digitadas nas telas do SMA. O respondente (no caso de meta dos Gefes dos Estados) deverá logo após o salvamento, clicar no botão continuar, para seguir no preenchimento de outras metas. Lembre-se! a) Por caracteres são considerados letras, números, símbolos, pontuação, espaçamento entre palavras. b) O campo efeitos produzidos não permite o envio de anexos contendo evidências de ações realizadas, a exemplo de arquivos de texto, imagem ou som. c) Para sair com segurança do sistema, o usuário deverá clicar na logo do SMA (Mapa do Brasil) no canto superior esquerdo da tela que o levará á tela inicial do sistema. Na tela principal é só fechar no canto superior direito o navegador no botão X.

17 17 BLOCO I METAS DAS COMISSÕES Tela 1 Responsável pela informação: Coordenador da Comissão Unidade de medida da Meta: Referencial Teórico Metodológico Prazo para cumprimento da Meta: Junho de 2005 Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas em cada um dos itens 1 a 3. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta e apertar o botão direito do mouse. Todas as respostas são de preenchimento obrigatório. Os itens de 01 a 03 são questionamentos que contemplam as ações previstas para o cumprimento da meta. Lembre-se! Independentemente do tipo de resposta assinalada nos três itens, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos. Para retornar na tela do Menu Principal clique sobre o logotipo do SMA (mapa). Para salvar clicar no ícone do disquete. Se houver dúvidas quanto aos conceitos contidos na descrição da meta, clique no link (?)

18 18 Tela 2 Meta das Comissões Responsável pela informação: Coordenador da Comissão Unidade de medida da Meta: Projeto de Comunicação e Marketing Prazo para cumprimento da Meta: Lembre-se! Para retornar na tela do Menu Principal clique sobre o logotipo do SMA (mapa). Para salvar clicar no ícone do disquete. Se houver dúvidas quanto aos conceitos contidos na descrição da meta, clique no link (?) Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

19 19 Tela 3 Meta das Comissões Responsável pela informação: Coordenador da Comissão Unidade de medida da Meta: Instituição Prazo para cumprimento da Meta: Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma ou mais instituições dentre aquelas apontadas na tela, na qual ou nas quais tenha havido ações de sensibilização em Lembre-se! Não é possível citar outras instituições que não as já previamente definidas no Planejamento Estratégico PE/PNEF. Independentemente da quantidade de respostas assinaladas, o respondente deverá preencher o campo justificativa e indicar os efeitos produzidos em cada uma das instituições sensibilizadas.

20 20 Tela 4 Meta das Comissões Responsável pela informação: Coordenador da Comissão Unidade de medida da Meta: Monitoramento e Avaliação do PNEF Prazo para cumprimento da Meta: agosto de Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. É importante atentar para cada um dos conceitos mencionados na descrição da meta. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

21 21 BLOCO II METAS DAS INSTITUIÇÕES Tela 1 Responsável pela informação: ESAF Unidade de medida da Meta: Divulgação de Planejamento Estratégico Prazo para cumprimento da Meta: Instruções para a realização do preenchimento: Nesta tela o respondente deverá assinalar uma ou mais instituições dentre aquelas apontadas na meta, na qual ou nas quais tenha havido ações de sensibilização em Não é possível citar outras instituições que não as já previamente definidas no Planejamento Estratégico PE/PNEF. Lembre-se! Independentemente da quantidade de respostas assinaladas, o respondente deverá preencher o campo justificativa e indicar os efeitos produzidos em cada uma das instituições sensibilizadas.

22 22 Tela 2 Metas das Instituições Responsável pela informação: MEC Unidade de medida da Meta: Conselho de Reitores Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de 2005 Importante! Para melhor compreensão do escopo e unidade medida da Meta, verifique o conteúdo deste link. Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta os respondentes (MEC e ESAF) deverão assinalar uma das respostas contidas em na pergunta, bastando para tanto, posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta escolhida e apertar o botão direito do mouse. Os campos justificativa e efeitos produzidos deverão ser preenchidos, independentemente da resposta a ser fornecida.

23 23 Tela 3 Metas das Instituições Responsável pela informação: MEC / ESAF / RFB / STN Unidade de medida da Meta: Site do PNEF Prazo para cumprimento da Meta: Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta cada um dos respondentes deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos. Importante! Nesta tela o respondente será cada uma das instituições elencadas na Meta, que também deverá informar o campo justificativa e indicar os efeitos produzidos, independentemente da opção de resposta assinalada. instituições sensibilizadas. Conhecer os conceitos contidos na meta é essencial para a resposta a ser informada.

24 24 Tela 4 Metas das Instituições Responsável pela informação: ESAF Unidade de medida da Meta: Disseminador Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de 2005 Importante! Para melhor compreensão do escopo da Meta, verifique o conteúdo deste link. Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá apor o número de disseminadores formados em cada unidade da federação brasileira, de acordo com as informações previamente fornecidas por cada GEFE durante o processo de capacitação. Os números devem ser informados de forma contínua, sem ponto ou hífen intermediário ou serem precedidos do número 0. O respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

25 25 Tela 5 Metas das Instituições Responsável pela informação: ESAF Unidade de medida da Meta: Disseminador Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de 2005 Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente (ESAF) deverá apor o número de professores formados em cada unidade da federação brasileira, no campo correspondente, de acordo com as informações previamente fornecidas por cada GEFE durante o processo de capacitação. O respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

26 26 Tela 6 Metas das Instituições Responsável pela informação: ESAF Unidade de medida da Meta: Atualização dos integrantes do GEF Prazo para cumprimento da Meta: Lembre-se! Para retornar na tela do Menu Principal clique sobre o logotipo do SMA (mapa). Para salvar clicar no ícone do disquete. Se houver dúvidas quanto aos conceitos contidos na descrição da meta, clique no link (?) Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

27 27 Tela 7 Metas das Instituições Responsável pela informação: ESAF Unidade de medida da Meta: Instituições que participam do GEF Prazo para cumprimento da Meta: Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente (ESAF) deverá indicar as unidades da Federação onde ocorreu articulação política relativa ap PNEF. A sigla do (s) estado (s) deverá ser digitada e se houver mais de 01 (um) deverá ser separado por vírgula. Os campos justificativa e efeitos produzidos deverão preenchidos ser obrigatoriamente. Se durante o processo de articulação ocorrido nas Unidades da Federação brasileira, outras instituições além de SEFAZ/SEDUC e RFB tiverem sido contactadas, registrar neste campo o nome e estado em que se situa. BLOCO III METAS DOS GEFES DOS ESTADOS

28 28 TELA 1 Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Segmentos da sociedade civil organizada. Prazo para cumprimento da Meta: Dezembro de Antes de responder, confira cada um desses conceitos. O respondente deverá informar numericamente, para cada uma das modalidades de organizações do terceiro setor, que foram sensibilizadas. O percentual da meta será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base na relação entre o número de cada um dos segmentos trabalhados pelos GEFEs e o universo definido para o PE, ou seja, no caso de ONGs e OSCIPs, o cadastro dos Ministérios da Justiça e da Previdência Social. Para os demais segmentos, as instituições existentes em cada unidade da Federação. Antes de passar para a próxima tela, lembre-se de clicar neste ícone para salvar as informações digitadas.

29 29 TELA 2 METAS DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Instituição de ensino superior público Prazo para cumprimento da Meta: Dezembro de 2005 Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá indicar o número de instituições de ensino superior pública que foram sensibilizadas, tendo como abrangência as três dependências administrativas. Os campos justificativa e efeitos produzidos deverão preenchidos ser obrigatoriamente. Importante! O percentual da meta atingido pelo GEFE será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base na relação entre o número de instituições de ensino superior sensibilizadas e as informadas pelo INEP / MEC.

30 30 TELA 3 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Escolas do ensino fundamental público Prazo para cumprimento da Meta: Dezembro de 2005 Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá indicar o número (que deve ser informado de forma contínua, sem ponto ou hífen intermediário ou serem precedidos do número 0), de escolas do ensino fundamental público que foram sensibilizadas, tendo como abrangência as três dependências administrativas. O percentual da meta atingido pelo GEFE será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base na relação entre o número de instituições de ensino superior sensibilizadas e as constantes informadas pelo INEP / MEC. Os campos Importante! Informar apenas os dados relativos a 2005.

31 31 TELA 4 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Escolas do ensino médio público Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá indicar o número de escolas do ensino médio público que foram sensibilizadas, tendo como abrangência as três dependências administrativas. Os campos justificativa e efeitos produzidos deverão preenchidos ser obrigatoriamente. O percentual da meta atingido pelo GEFE será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base nos dados fornecidos pelo INEP/MEC. Importante! Informar apenas os. dados relativos a 2005.

32 32 TELA 5 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Escolas particulares de ensino fundamental Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá indicar o número de escolas particulares com ensino fundamental que foram sensibilizadas. Os campos justificativa e efeitos produzidos deverão preenchidos ser obrigatoriamente. O percentual da meta atingido pelo GEFE será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base nos dados fornecidos pelo INEP/MEC. Os números devem ser informados de forma contínua, sem ponto ou hífen intermediário ou serem precedidos do número 0. Importante! Informar apenas os dados relativos a 2005.

33 33 TELA 6 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Escolas particulares de ensino fundamental Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá indicar o número de escolas particulares de ensino médio que foram sensibilizadas. Os campos justificativa e efeitos produzidos deverão preenchidos ser obrigatoriamente. O percentual da meta atingido pelo GEFE será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base nos dados fornecidos pelo INEP/MEC. Os números devem ser informados de forma contínua, sem ponto ou hífen intermediário ou serem precedidos do número 0. Importante! Informar apenas os dados relativos a 2005.

34 34 TELA 7 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Projeto de Comunicação e Marketing Prazo para cumprimento da Meta: Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Lembre-se!. Para retornar na tela do Menu Principal clique sobre o logotipo do SMA (mapa). Para salvar clicar no ícone do disquete. Se houver dúvidas quanto aos conceitos contidos na descrição da meta, clique no link (?) Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

35 35 TELA 8 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Site do PNEF Prazo para cumprimento da Meta: Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas nas suas perguntas. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos. Importante! Nesta tela o respondente poderá ser uma ou mais instituições gestoras do GEFE, que também deverá (ão) informar o campo justificativa e indicar os efeitos produzidos, independentemente da opção de resposta assinalada. instituições sensibilizadas. Conhecer os conceitos contidos na meta é essencial para a resposta a ser informada. As informações devem se referir ao ano-base 2005.

36 36 TELA 9 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Disseminadores Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos. Importante! Nesta meta o respondente deverá considerar o conceito constante no anexo do manual.

37 37 TELA 10 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Complemento presencial e outras capacitações Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de O percentual da meta atingido pelo GEFE será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base nos dados fornecidos pelo INEP/MEC. Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Não esqueça! Os números devem ser informados de forma contínua, sem ponto ou hífen intermediário ou serem precedidos do número 0. O respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

38 38 TELA 11 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Município Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá informar a quantidade de Municípios em que realizou atividades de sensibilização A resposta deverá ser justificada e efeitos produzidos comentados. Não esqueça! Os números devem ser informados de forma contínua, sem ponto ou hífen intermediário ou serem precedidos do número 0.

39 39 TELA 12 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Município Prazo para cumprimento da Meta: Não deixe de verificar o conteúdo deste link Não esqueça! Os números devem ser informados de forma contínua, sem ponto ou hífen intermediário ou serem precedidos do número 0. O percentual da meta atingido pelo GEFE será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base nos dados fornecidos pelo INEP/MEC.

40 40 TELA 13 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Escola de ensino fundamental Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a Dezembro. O percentual da meta atingido pelo GEFE será calculado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, com base nos dados fornecidos pelo INEP/MEC. Marcar uma das respostas solicitadas. Qualquer das opções deverá ter os campos justificativa e efeitos produzidos preenchidos. Informar numericamente, por dependência administrativa.

41 41 TELA 14 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Escola de ensino médio Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de O percentual da meta atingido pelo GEFE será determinado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação a partir das informações coletadas e os dados do INEP. Informar numericamente, por dependência administrativa da escola.

42 42 TELA 15 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Instituição de Ensino Superior Público Prazo para cumprimento da Meta: O percentual da meta atingido pelo GEFE será determinado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação a partir das informações coletadas e os dados do INEP. Informar numericamente, por dependência administrativa da escola.

43 43 TELA 16 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Instituições Prazo para cumprimento da Meta: Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

44 44 TELA 17 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Dirigentes das instituições do GEFE Prazo para cumprimento da Meta: Assinalar uma das opções e indicar nº de reuniões realizadas. Informar o nome de outras instituições que façam parte do GEFE e indicar nº de reuniões realizadas.

45 45 TELA 18 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Planejamento Estratégico das Instituições Gestoras Prazo para cumprimento da Meta: Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

46 46 TELA 19 META DOS GEFES DOS ESTADOS Responsável pela informação: GEFE Unidade de medida da Meta: Seminário Prazo para cumprimento da Meta: Janeiro a dezembro de Instruções para a realização do preenchimento: Nesta meta o respondente deverá assinalar uma das respostas contidas na pergunta. Para tanto, basta posicionar a seta do mouse no espaço circular em branco que antecede o tipo de resposta desejada e apertar o botão direito do mouse. Independentemente do tipo de resposta assinalada, o respondente deverá preencher obrigatoriamente os campos justificativa e efeitos produzidos.

47 47

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos)

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Manual do Usuário Versão 1.0 Fevereiro, 2014 Índice

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS O cadastro dos usuários é a etapa que antecede a elaboração do PLANO DE DESEMVOLVIMENTO DA ESCOLA, no PDE Interativo e precisa ser feito por

Leia mais

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia Módulo Odontologia Sumário Odontologia Este módulo contêm as informações referentes como lançar os dados do atendimento odontológico dos pacientes, bem como a(s) receita(s) a ele fornecidas e o(s) exame(s)

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Alteração Feita Responsável Data Atualização do

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

Guia operação site www.atu.com.br

Guia operação site www.atu.com.br Guia operação site www.atu.com.br OBS: as telas no site bem como no sistema de gestão poderão sofrer alguma alteração, com base nos exemplos ilustrativos deste manual. 1. Objetivo Este guia tem como objetivo

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8 CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Manual do Usuário - Firma Inspetora SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Edital de Credenciamento.

Edital de Credenciamento. 1 1 F 2 Prezado Candidato, Fornecemos por meio deste Manual auxílio para preenchimento do Cadastro de Empresas Prestadoras de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Lembramos que o Credenciamento ocorre

Leia mais

Manual do Autorização

Manual do Autorização Manual do Autorização 1 Acesse o site da FUNDAFFEMG wwwfundaffemgcombr 2 Na página inicial, clique em Credenciados 3 Você será direcionado para a página específica de credenciados, onde poderá acessar

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0 Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação Versão 1.0 Sumário 1. Visão Geral do Sistema 2. Acesso ao sistema da CBDS - Painel Filiada 3. Painel Filiada para as Federações (Filiação Direta)

Leia mais

Centralx Clinic Cloud

Centralx Clinic Cloud 1 Introdução Os dados do Centralx Clinic podem ser sincronizados com nossos servidores de modo a possibilitar que sejam acessados online, através de qualquer equipamento conectado à internet. O acesso

Leia mais

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS Versão 1.1 26/09/2016

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação

Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação Versão do produto: 1.0 Edição do documento: 1.0 Abril de 2012 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE PROJETO HAE - WEB www.cpscetec.com.br/hae *NÃO DEVERÃO ser lançados os projetos de Coordenação de Curso, Responsável por Laboratório, Coordenação de Projetos Responsável

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Proposta... 3 3. Solicitando uma Licença... 4 4. Acesso... 4 a. Cadastro de usuário... 4 b. Acesso ao Sistema... 4 c. Esqueci a senha...

Leia mais

Atenção Básica. Manual do Digitador

Atenção Básica. Manual do Digitador Ministério da Saúde Atenção Básica Sistema com Coleta de Dados Simplificada CDS Manual do Digitador (Versão preliminar - em fase de diagramação) Brasília - DF 2013 SUMÁRIO 1. ORIENTAÇÕES GERAIS... 6 2.

Leia mais

ACESSANDO O SPC BRASIL

ACESSANDO O SPC BRASIL ACESSANDO O SPC BRASIL Para ter acesso ao sistema de consultas é necessário acessar http://www.aceslo.com.br após isso clique no link: CONSULTA SPC (sistema nacional) Preencha corretamente os campos abaixo,

Leia mais

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Processo de submissão Visão geral dos passos de submissão PASSO 1 Iniciar submissão PASSO 2 Inclusão

Leia mais

SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS

SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PROPG Departamento de Pesquisa DPq SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Cadastramento de Proponente, Consórcio Público e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos

Portal dos Convênios - Siconv. Cadastramento de Proponente, Consórcio Público e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Cadastramento de Proponente, Consórcio

Leia mais

MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR. Governo do Estado do Piauí

MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR. Governo do Estado do Piauí MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR Governo do Estado do Piauí 1 Conteúdo Introdução... 3 Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-sic)... 4 Primeiro Acesso... 5 Cadastro...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AVINST

GUIA DO USUÁRIO AVINST Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO AVINST Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Sobre o sistema AVINST O sistema AVINST é um sistema online desenvolvido em parceria com

Leia mais

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS FATURAMENTO FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA TISS COMO ACESSAR O SISTEMA 1. Acesse o site da Fundação Copel (www.fcopel.org.br) 2. No Portal do Prestador, clique em SAÚDE CONNECT 3.02 3. Digite seu

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno Portaria 0988/2013- GAB, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo:

Leia mais

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma Versão On-line Sumário Apresentação da plataforma Vetor On-line (VOL)... 3 1º Acesso... 4 Tela Inicial... 6 Consultando as instruções específicas de

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

1 ACESSANDO O SPC BRASIL

1 ACESSANDO O SPC BRASIL 1 ACESSANDO O SPC BRASIL Para ter acesso ao sistema de consultas é necessário acessar www.acedv.com.br após isso clique no link: CONSULTA SPC Preencha corretamente os campos abaixo, com os dados fornecidos

Leia mais

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÃO Digitador do Quadro de Estoque Última atualização: 22/02/2010 ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema deve ser feito por meio do endereço de internet: http://estoquedse.edunet.sp.gov.br

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS 2016

MANUAL DO SISTEMA DE BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS 2016 MANUAL DO SISTEMA DE BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS 2016 LINKS DISPONÍVEIS: HOME Retorna para página inicial. DOWNLOADS Passe o mouse por cima do link para abrir as opções: 1. MANUAL Ao clicar neste link a

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

Treinamento Hospital

Treinamento Hospital Treinamento Hospital O que é o Projeto SGU? É o projeto de implantação do sistema de gestão de planos de saúde - SGU (Sistema de Gestão Unimed) que irá substituir o Top Saúde. O Módulo SGU-Card é um sistema

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015

Prefeitura de Araxá sábado, 11 de setembro de 2015 sábado, 11 de setembro de 2015 ÍNDICE Desbloquear PopUps SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial anônimos Acesso Restrito Direcionado a Empresas

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Manual do Usuário - Prestador

Manual do Usuário - Prestador Manual do Usuário - Prestador Agosto/2008 Índice 1. Apresentação e acesso ao sistema 2. Acesso à página de consulta dos relatórios 3. Demonstrativo de Pagamento 4. Demonstrativo de Conta Médica 5. Orientações

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

ITBI Online. Manual do Usuário

ITBI Online. Manual do Usuário ITBI Online Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO Este manual foi desenvolvido para orientar o cidadão/contribuinte na utilização do sistema de ITBI Online da Prefeitura. Acesse o site da Prefeitura e nele

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais?

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais? Obs.: Para acessar os links deste guia basta clicar sobre o link. Obs².: Clicando sobre o link das perguntas aqui embaixo você será direcionado diretamente para a resposta que você procura. 1) Como devo

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos

Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos Guia de Utilização do Com vistas a agilizar os processos de perícia, autorização e realização de procedimentos do Plano Odontocasse,

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA 1. ACESSO AO SISTEMA DE CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS Para visualizar o Cadastro e Resolução de Recursos, o usuário com o perfil de Solicitante

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores:

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores: MANUAL DO PROFESSOR - Inscrições Colégios Colégios Participantes de Temporadas anteriores: O Professor deverá acessar o link Inscrições Colégios no menu esquerdo da página inicial do site da LE2 e com

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário

CONCAFÉ. Manual do Usuário CONCAFÉ Manual do Usuário SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema?...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...3 2.3. Como recuperar

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web 3.1

Manual de Utilização Autorizador Web 3.1 Manual de Utilização Autorizador Web 3.1 Principais mudanças: A numeração da carteirinha, anteriormente 14 dígitos no formato xxxx.xx.xxxxx.xx-x, passará a ter 11 dígitos, no formato xxxx-xxxxx-xx. Para

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR Versão: 01 Página: 1 / 14 HOSPITAL POMPÉIA PROJETO TASY COTAÇÃO DE COMPRA WEB Versão: 01 Página: 2 / 14 COTAÇÃO DE COMPRA WEB O Hospital Pompéia está disponibilizando o sistema de Cotação de Compras Web

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

MANUAL BÁSICO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO SEI-PMPA

MANUAL BÁSICO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO SEI-PMPA MANUAL BÁSICO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO SEI-PMPA Versão atualizada 2.6 Dezembro de 2015 Sumário Seção Página 1 Entrando no SEI-PMPA 2 2 Controle de Processos 3 3 Criar um novo Processo no SEI-PMPA

Leia mais

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Submissão

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Submissão Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Submissão Centro de Informática de São Carlos 2011 Versão 2.1 Última atualização: 12/07/2011 UNIVERSIDADE

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante ÍNDICE Apresentação Acesso ao Sistema PSC Primeiro acesso Ambiente do Portal de Serviços PSC Perfil Solicitante Início Abertura de Chamados Trâmites Lista de Chamados

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 2 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

Relacionamento - Cliente

Relacionamento - Cliente Relacionamento - Cliente Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 2 1.2. Conhecendo a Plataforma Sage... 4 1.2.1. Seleção de Empresa de Trabalho... 4 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Manual Candidato Edital Público. Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público

Manual Candidato Edital Público. Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público Última Atualização: 22/10/2013 1 Índice 1. Visão Geral...4 2. Incrição On-line em Edital Público...4 2.1 Visualizar cursos de Lato Sensu ou Stricto

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO

CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO Assuntos Legislativos CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO MANUAL PARA O SISTEMA Elaboramos este manual para orientar o processo de preenchimento das

Leia mais

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito SISVAN WEB Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito Este documento tem o objetivo de orientar a navegação pelo ambiente restrito do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN Web. Aqui

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a),

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a), 1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD Caro(a) Aluno(a), Este tutorial tem o intuito de apresentar as orientações necessárias, que possam prevenir possíveis dificuldades no uso do ambiente virtual de aprendizagem.

Leia mais

Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina da UFMG Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG Endereço eletrônico para acesso as teleconsultorias www.medicina.ufmg.br/cetes Clicar na opção Teleconsultoria disponível no menu ao lado esquerdo

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE

SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE E ACESSIBILIDADE TUTORIAL USUÁRIO MÓDULO 1 Expediente Gilciano Saraiva Nogueira Reitor Cláudio Eduardo Rodrigues Vice-reitor Paulo Henrique Fidêncio

Leia mais