Monitoramento e Prevenção da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Monitoramento e Prevenção da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde"

Transcrição

1 Monitoramento e Prevenção da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Relatório Anual 2008 Termo de Cooperação 37 (TC 37) entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Parceria: Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública CGLAB / SVS / MS Brasília, julho de 09.

2 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1. Título do Projeto Monitoramento e Prevenção da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Área(s) Responsável (is) e participante (s) Responsável (is): Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde GGTES Titular: Heder Murari Borba Cargo: Gerente Geral Endereço: SIA, Trecho 5 área especial 57 lote 200, Bloco D 2ª andar CEP: ggtes@anvisa.gov.br Unidade de Investigação e Prevenção das Infecções e dos Eventos Adversos - UIPEA Titular: Magda Machado de Miranda Cargo: Chefe de Unidade - Substituta Endereço: SIA, Trecho 5 área especial 57 lote 200, Bloco D 2ª andar CEP: magda.miranda@anvisa.gov.br; resistencia.microbiana@anvisa.gov.br Tel.: +55 (61) /5866 Fax: +55 (61) Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde Titular: Ruben Edgardo Figueroa Cargo: Gerente da Unidade Técnica de Prevenção e Controle de Doenças Responsável: Janaina Sallas Endereço: Setor de Embaixada Norte, Lote 19 Asa Norte - Brasília (DF) CEP: sallasja@bra.ops-oms.org Tel.: +55(61) /9523/9516 Fax: +55 (61) Demais áreas participantes: Departamento de Vigilância Epidemiológica Titular: Eduardo Carmo Hage Cargo: Diretor Endereço: SCS Quadra 4, Bloco A, Lote 67/97 Ed. Principal 3º andar CEP: Brasília/DF eduardo.carmo@saude.gov.br Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública - CGLAB Titular: Rosa Maria da Silva Cargo: Coordenadora Substituta Responsável: Joana D Arc Parente dos Reis Endereço: SCS Quadra 4, Bloco A, Lote 67/97 Ed. Principal 3º andar CEP: Brasília/DF rosa.silva@saude.gov.br, cglab@saude.gov.br Tel.: FAX:

3 Coordenação de Vigilância em Serviços Sentinela - CVISS / NUVIG Titular: Clarice Alegre Petramale Cargo: Coordenadora Endereço: SIA, Trecho 5 área especial 57 lote 200, Bloco D 1ª andar CEP: gviss@anvisa.gov.br Tel.: +55 (61) Equipe de apoio à elaboração e acompanhamento André Oliveira Rezende de Souza UIPEA/GGTES/Anvisa Adriana Mitsue Ivama - Gadip/Dicol Carla Leal - Único/GGREL/Anvisa Cássio Marques Nascimento UIPEA/GGTES/Anvisa Edzel Ximenes UIPEA/GGTES/Anvisa Eji Pons Machado OPAS/OMS Fabiana Cristina de Sousa UIPEA/GGTES/Anvisa Heiko Thereza Santana UIPEA/GGTES/Anvisa Janaína Sallas OPAS/OMS Joana D Arc Parente dos Reis CGLAB/SVS Magda Machado Miranda UIPEA/GGTES/Anvisa Paulo Cesar Ferreira Maia APLAN/Anvisa Renata Carvalho - UNICO/GGREL/Anvisa Rogério da Silva Lima OPAS/OMS Yaskara Leonora de Mattos Lima - APLAN/Anvisa Equipe de elaboração deste relatório Janaína Sallas OPAS/OMS Revisão deste relatório André Rezende GGTES/ANVISA Cássio Nascimento Marques GGTES/ANVISA Edzel Ximenes GGTES/ANVISA Joana D Arc Parente dos Reis CGLAB/SVS/MS

4 2. INTRODUÇÃO 2.1. Antecedentes O desenvolvimento extraordinário da tecnologia médica, com aumento da expectativa de vida, proporcionou expressiva elevação na sobrevida humana e conseqüentemente no número de pessoas mantidas em atendimento sob condições críticas, assim como recém nascidos prematuros, idosos e pacientes com doenças crônico-degenerativas. Com pessoas mais susceptíveis expostas a procedimentos cada vez mais invasivos, as infecções hospitalares foram tornando-se cada vez mais freqüentes, com incidência em novas topografias e aumento nas taxas de ataque como um todo (1-3). Agravando esta situação, a resistência dos microrganismos ao tratamento com antimicrobianos vem aumentando rapidamente em todo o mundo, com grande impacto na efetividade da assistência à saúde, principalmente no âmbito hospitalar. Neste contexto, o uso indiscriminado dos antimicrobianos é um fator de risco importante para aparecimento e disseminação dessa resistência. Nas últimas décadas a resistência microbiana vem aumentando rapidamente em todo o mundo, particularmente no ambiente hospitalar. Dados da literatura internacional mostram que as unidades de terapia intensiva são propícias ao aparecimento e disseminação da resistência microbiana. Pacientes internados em unidades de terapia intensiva são mais graves, submetidos a vários procedimentos invasivos e geralmente utilizam antibióticos de amplo espectro de ação (4 8). No Brasil, a magnitude do problema resistência microbiana não é completamente conhecida, mas diversos pesquisadores brasileiros têm evidenciado o grande impacto das infecções causadas por estes patógenos no sistema hospitalar do país (8-33). O monitoramento da resistência propicia uma melhoria da regulação e vigilância sanitária de serviços de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da Unidade de Investigação e Prevenção das Infecções e dos Eventos Adversos (UIPEA), coordena o Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH), cujas atividades foram delineadas pela Lei nº 9.431, de 06 de janeiro de Esta lei dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais manterem um Programa de Infecção Hospitalar e criarem uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). As diretrizes e normas que viabilizaram o planejamento do Programa foram definidas pela Portaria nº 2616, 12 de maio de De acordo com esta Portaria, as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar coordenam as ações de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, supervisionam normas e rotinas técnico-operacionais relacionadas à prevenção e controle das infecções, capacitam o quadro de funcionários e profissionais da instituição, desenvolvem ações para o uso racional de antimicrobianos, saneantes e materiais médico-hospitalares e realizam investigação epidemiológica de casos e surtos, implementando medidas imediatas de controle, dentre outras atividades.

5 O monitoramento da resistência microbiana em serviços de saúde é imprescindível para o desenvolvimento de ações de controle e prevenção a nível local relacionadas principalmente ao uso racional de antimicrobianos. Para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, será um instrumento fundamental na definição de políticas prioritárias para a redução da resistência microbiana, tais como, capacitação de profissionais de laboratórios de microbiologia; treinamento de prescritores em uso racional de antimicrobianos; atualização da legislação sobre controle de infecção em serviços de saúde; definição de critérios para registro de novos medicamentos antimicrobianos; proibição da comercialização de produtos com associações de dois ou mais antimicrobianos com outras classes de medicamentos, quando não existe comprovação científica de benefício; controle rigoroso sobre a publicidade e promoção de medicamentos contendo antimicrobianos; dentre outros. O Termo de Cooperação TC 37, nos anos de 2007 e 2008, foi responsável pela consolidação das ações desenvolvidas nos anos anteriores e pela implantação definitiva da Rede RM envolvendo 114 hospitais da Rede Sentinela, 27 Laboratórios de Saúde Pública LACEN, Vigilâncias Sanitárias Estaduais e diversos coordenadores. Neste período os profissionais dos laboratórios de microbiologia e das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar CCIH dos hospitais participantes e os profissionais dos LACEN foram capacitados para utilizar as padronizações da rede: CLSI Clinical and Laboratory Standard Institute (laboratorial) e NNISS - National Nosocomial Infections Surveillance System (critérios de infecção hospitalar). Os hospitais iniciaram, em julho de 2006, a notificação dos resultados de teste de susceptibilidade dos patógenos prioritários causadores de infecção primária de corrente sanguínea em UTI por meio do SINAIS Sistema Nacional de Informações para Controle de Infecções em Serviços de Saúde ( Em abril de 2007, foi divulgada a primeira edição do Boletim Resistência Microbiana em Foco, com os dados de perfil de susceptibilidade notificados pelos hospitais da Rede RM e periodicidade trimestral. E em 2007 e 2008 foram publicados 5 (cinco) Boletim Informativo da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde - Rede RM. Por meio do TC 37, foi implantado o Controle Interno da Qualidade nos laboratórios de microbiologia da Rede RM. Foi disponibilizado o Manual de Controle Interno da Qualidade para Testes de Sensibilidade a Antimicrobianos s.pdf, publicado em março de 2006, com download até 27/02/07. Ainda como estratégia para auxiliar os laboratórios na implantação dos controles de qualidade foi distribuída cepas de referência no ano de 2008.

6 Foram realizadas no ano de 2007 e 2008 a elaboração de 2 (dois) curso a distância na área de controle de infecção hospitalar, como marco do Termo de Cooperação Técnica entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em parceria com a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública CGLAB/SVS/MS e realização da Disciplina de Infectologia, Departamento de Informática em Saúde (DIS) e Fundação de Apoio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O Programa de Educação a Distância Medidas de Prevenção e Controle da Resistência Microbiana e Programa de Uso Racional de Antimicrobianos em Serviços de Saúde promoveu o treinamento de aproximadamente 1000 profissionais da área da saúde e ficou disponível na internet por nove semanas (período de 15 de outubro a 14 de dezembro de 2007). O Programa de Educação a Distância Uso Racional de Antimicrobianos para Prescritores promoveu a capacitação de aproximadamente 809 médicos e 108 dentistas envolvidos no cuidado de pacientes com infecções adquiridas tanto na comunidade como nas infecções relacionadas à assistência à saúde é o que este projeto se propôs, contribuindo, de maneira efetiva, para a educação e a formação de profissionais da saúde e ficou disponível na internet por nove semanas (período de 18 de fevereiro a 18 de abril de 2008). Os cursos de educação à distância promoveram aos alunos rever o conteúdo e multiplicar o conhecimento adquirido para outros profissionais através do CD-ROM e da apostila que acompanha o material fornecido aos alunos e como marco no ano de 2009 está sendo disponibilizado à população, profissionais de saúde. Em 2007 e 2008, foi iniciada a elaboração, diagramação do Manual de Interpretação dos Resultados dos Testes de Susceptibilidade aos Antimicrobianos com o objetivo de orientação aos profissionais de serviço de saúde voltados para a qualidade da prescrição de antimicrobianos. Esse foi diagramado e está em fase de impressão prevista para o segundo semestre de E como estratégia de orientar aos profissionais de saúde no processo de capacitação para medidas de prevenção e controle de infecções hospitalares foram traduzidos, revisão gramatical, diagramação, impressos os modelos da Organização Mundial de Saúde (OMS) dos cincos momentos para a higienização das mãos. Dentre os materiais produzidos apresentamos o manual de Higienização das Mãos em Serviço de Saúde Manual de Segurança do Paciente Higienização das Mãos e produção de cartazes e vídeo

7 E ainda em 2008 foi iniciado, um curso para dar continuidade ao programa de capacitação aos profissionais dos laboratórios de microbiologia que compõem a Rede RM em Boas Práticas em Microbiologia Clínica (MC Boas Práticas), dividido em duas etapas, uma à distância com aproximadamente 300 participantes e segunda etapa presencial com aproximadamente 150 participantes A parte teórica aconteceu no período de 03 de novembro a 14 de dezembro de Em maio de 2009, foi realizada a parte práticas para 150 participantes que obtiveram nota superior. Foram selecionados pelo menos um participante de cada uma das instituições participantes da Rede RM. Por meio do TC 37, foram lançados dois editais de pesquisa, publicados nos anos de 2007 e 2008, voltados para o tema resistência microbiana, sendo aprovados 17 projetos, atualmente em andamento. Atividades Instituição Coordenador Prazos Composição clonal de bactérias Gram-Negativas FUNDAÇAO UNIVERSITARIA Beatriz Meurer Moreira 20/06/09 JOSE BONIFACIO Avaliação da colonização intestinal por Enterococos FUNDAÇAO EUCLIDES DA Silvia Susana Bona de 15/07/09 resistentes a vancomicina em pacientes internados CUNHA DE APOIO Mondino no Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói, RJ, INSTITUCIONAL A UFF por métodos convencionais e moleculares Comparação da Atividade in vitro de Marcas Comerciais de Clorexidina, Triclosan, Cloreto de Benzalcônio e PVP-I Contra Clones Bacterianos Multirresistentes Disseminados no Território Brasileiro Impacto das medidas de controle e prevenção sobre as infecções hospitalares de corrente sanguínea por bactérias gram-negativas resistentes em unidades neonatais públicas da região norte do Brasil FUNDAÇAO DE APOIO A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO-FAP- UNIFESP FUNDAÇAO SANTA CASA DE MISERICORDIA DO PARA Ana Cristina Gales 15/07/09 Salma Saraty Malveira 15/07/09

8 Atividades Instituição Coordenador Prazos FUNDAÇAO DOM AGUIRRE Maria Inês de Toledo 10/02/09 Plataforma de integração de dados de infecção hospitalar e consumo de antibióticos: estratégia para o uso racional de antibióticos Padronização, desenvolvimento e aplicação de teste imunoenzimático para detecção de resíduos de enrofloxacina e ciprofloxacina em frangos de corte Desenvolvimento de PCR em tempo real para diagnóstico molecular rápido de Enterococos Resistentes a Vancomicina (VRE) em amostras fecais de pacientes hospitalizados. Projeto sentinela de resistência a antifúngicos em leveduras causadoras de infecção de corrente sanguínea em hospitais do estado de São Paulo, Brasil. Avaliação da diversidade genética e resistência a antimicrobianos de bactérias e leveduras isoladas de pacientes internados em um hospital sentinela no noroeste do Paraná. Caracterizar a resistência antimicrobiana a oxacilina através de diferentes metodologias e correlacionar com os tipos de cassete cromossômico mec e genótipos em amostras de Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase-negativos isoladas de hospitais da cidade do Rio de Janeiro. Pesquisa da suscetibilidade de micobactérias de crescimento rápido (MCR) frente ao desinfetante contendo ácido peracético INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO - USP FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE. (FFFCMPA) Antonio Walter Ferreira 10/06/09 Pedro Alves d Azevedo 30/09/09 INSTITUTO ADOLFO LUTZ Márcia de Souza Carvalho Melhem FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ FUNDAÇAO UNIVERSITARIA JOSE BONIFACIO FUNDAÇÃO CRUZ - FIOCRUZ OSVALDO Terezinha Estivalet Inez Svidzinski Kátia Regina Netto dos Santos Neide Hiromi Tokumaru Miyazaki 30/09/09 30/09/09 30/09/09 30/09/09

9 Atividades Instituição Coordenador Prazos Afonso L. Barth 30/09/09 Teste de suscetibilidade em biofilme e métodos de detecção de P. aeruginosa hipermutantes em pacientes com fibrose cística em dois centros brasileiros. Perfil de susceptibilidade de leveduras isoladas em casos de infecção hospitalar fúngica oriundos dos Hospitais Universitários em Cuiabá MT Avaliação do perfil de susceptibilidade antimicrobiana e caracterização molecular de micobactérias atípicas isoladas de pacientes com infecção pós-cirúrgica na cidade de Goiânia Goiás. Prevenção e tratamento de infecção em cateter de hemodiálise com M-EDTA Avaliação da eficácia da atividade antimicrobiana de saneante utilizado em hospital. Caracterização epidemiológica de linhagens multirresistentes de Staphylococcus spp enterotoxigênicos veiculados por alimentos. FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A MATERNINDADE DE CUIABÁ - HOSPITAL GERAL UNIVERSITÁRIO FUNAPE FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FOR A Rosane Christine Hahn 30/09/09 André Kipnis 30/09/09 Fernando Thomé 30/09/09 Célia Hitomi Yamamoto 30/09/09 FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS Ricardo Sousa Dias 30/09/09

10 Por meio do TC 37, no ano de 2008, foram realizadas outras pesquisas conforme solicitação da Anvisa/OPAS/CGLAB, que tiveram como objetivo identificar as medidas de intervenção para a prevenção e controle de infecções hospitalares. Atividades Instituição Coordenador Avaliação da suscetibilidade de micobactérias de crescimento rápido em produto a base de glutaraldeído como medida de prevenção de infecções. Intervenção para a aplicação da Estratégia Multimodal de melhoria da higiene das mãos - Prevenção e controle da transmissão cruzada de patógenos multirresistente FUNDAÇAO PARA O Pedro Ribeiro DESENVOLVIMENTO Barbosa/Neide Hiromi CIENTIFICO E Tokumaru Miyazaki TECNOLOGICO EM SAUDE - FIOTEC ALBERT SABIN/CE; Ester Carnevalle HRAN/DF SIRIO Racuia; Nirla Gomes LIBANES/SP; HOSPITAL DE Guedes; Fernanda de CLINICAS/RS; SANTA CASA Mello Chassot; Edilson DE MISERICORDIA/PA Ferreira Calandrine; Marlene Assunção Carrara Prazos 5/10/08 10/09/09

11 3. ATIVIDADES REALIZADAS E RESULTADOS ALCANÇADOS No ano de 2008, as atividades realizadas e resultados alcançados estão descritas abaixo. Algumas atividades não foram realizadas devido atrasos na contratação de serviços especializados e nas reuniões de avaliação do projeto essas foram reestruturadas e programadas para o ano de ATIVIDADE Análise das informações da resistência produzida pela rede de monitoramento A análise dos dados gerados pela Rede RM foi realizada por meio de contratos, a saber: 1) Análise dos dados de perfil de sensibilidade dos patógenos prioritários da Rede: contratada - Dra. Adélia Aparecida Marçal dos Santos. Os dados enviados pelos hospitais participantes da Rede RM são encaminhados via para a profissional contratada, que desempenha as seguintes atividades: - Análise preliminar dos dados, quanto à consistência e qualidade da informação; - Inserção dos dados em banco Epi-Info; - Emissão de relatórios semestrais com o consolidado dos dados de perfil de sensibilidade, que são divulgados a toda sociedade por meio do Boletim Eletrônico Resistência Microbiana em Foco - Proporção de microrganismos notificados nos principais estados (até um total de nove estados analisados), por região e nacional. - Sensibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos padronizados pela Rede RM, com resultados globais e por tipo de UTI (neonatal e adulto), nos principais estados (até um total de nove estados analisados), por região e nacional. - Freqüência mensal de envio de dados por instituição participante da Rede RM. No ano de 2008, foi realizado novo contrato com a Dra Adélia Aparecida Marçal dos Santos para análise dos dados de Esses serão apresentados no Boletim Eletrônico Resistência Microbiana em Foco, em julho de ) Análise dos dados de controle de qualidade dos laboratórios da Rede: contratada - Dra. Maria Rita Elmor de Araújo. Os relatórios de controle interno da qualidade dos laboratórios da Rede RM são encaminhados mensalmente para a profissional contratada, e os dados são compilados e divulgados por meio do Boletim Eletrônico Resistência Microbiana em Foco Além disso, as medidas corretivas são encaminhadas por para os laboratórios, quando necessário.

12 ATIVIDADE Avaliação do projeto A coordenação do projeto realizou, durante o ano de 2008, avaliação contínua das atividades executadas e planejadas, por meio de reuniões bimestrais. ATIVIDADE Desenvolvimento e implementação do programa Interno da qualidade laboratorial a) Módulos do Manual de Microbiologia Durante o ano de 2007, foi dada continuidade ao contrato para redação dos novos módulos e revisão dos sete módulos prévios do Manual de Microbiologia firmado pela OPAS com a Fundação da Universidade de Campinas FUCAMP. Atualmente, os módulos encontram-se em fase de diagramação, sob a supervisão do Dr. Carlos Emilio Levy (UNICAMP). Foi finalizado o processo de diagramação do manual de Microbiologia, 3 módulos: Livro 1. Fascículo V - Detecção e identificação de bactérias de importância médica; Livro 2. Descrição dos meios de cultura empregados nos exames microbiológicos;. Livro 3. Detecção e identificação de microbactérias de importância médica; Os demais módulos estão em fase de diagramação e a entrega dos módulos impressos está prevista para o primeiro semestre de ATIVIDADE Estabelecimento da rede de referência laboratorial para o diagnóstico e monitoramento de resistência microbiana de organismos prioritários em serviços de saúde. Esta atividade tem como objetivo definir Laboratórios de Saúde Pública LACEN de referência para Resistência Microbiana. Estes laboratórios auxiliarão na avaliação de cepas inconclusivas, quando laboratórios de microbiologia da Rede RM ou outros LACEN não obtiverem sucesso na determinação do perfil de sensibilidade de determinada cepa. O estabelecimento desta rede de referência será realizado pela CGLAB, por meio de Portaria do Ministério da Saúde. No projeto original, o cronograma previu a execução desta atividade no primeiro trimestre de O atraso na definição desta rede se deve a questões internas da CGLAB, sendo que a publicação desta portaria está prevista para o ano de ATIVIDADE Distribuição das cepas INCQS A Coordenação Nacional da Rede RM renovou, durante o ano de 2007, o contrato com o Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS) para fornecimento das cepas de referência. O INCQS é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), autorizado pelo Decreto n 4.725/2003 a executar atividades de controle da qualidade de produtos nas áreas de saúde e da biotecnologia. De acordo com a Política Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, o INCQS definiu como uma de suas estratégias a busca por um projeto de autosuficiência em Material de Referência.

13 Neste contexto, em 1983 foi estabelecida a Coleção de Microrganismos de Referência do INCQS atualmente registrada no WFCC sob o número INCQS EDCM575. No ano de 2000, foi elaborado um documento à American Type Culture Collection (ATCC) no qual foram informados os objetivos da aquisição, bem como os procedimentos de disponibilização dos microrganismos de referência. Após avaliação da ATCC, o INCQS recebeu seu customer number e passou a ser cliente cadastrado. Segundo o INCQS, esses microrganismos originários da ATCC são manipulados com base nos parâmetros das Boas Práticas de Laboratório, incluindo ensaios fenotípicos e genotípicos que confirmam suas características originais. As culturas recebem uma numeração e são fornecidas como cepas do INCQS, que passa a ter inteira responsabilidade pela integridade das mesmas. ATIVIDADE Aquisição e atualização dos manuais do Clinical and Laboratory Standarts Institute (CLSI) Para que a informação da Rede RM seja confiável e comparável entre instituições, é essencial a padronização das técnicas para determinação do perfil de sensibilidade dos microrganismos. Para garantir à Rede RM o uso de um padrão único, a Anvisa, em colaboração com a OPAS, adquiriu no ano de 2005 os direitos de tradução para a língua portuguesa dos manuais do Clinical and Laboratory Standarts Institute (CLSI), disponíveis no site da Anvisa - Para o primeiro semestre de 2006, o projeto previu a compra dos direitos autorais e tradução de mais cinco módulos do CLSI, a fim de permitir permanente atualização dos participantes da Rede. De acordo com o planejamento semestral, foi realizada a previsão do número de cópias por módulo, a saber: 1) Performance Standards for Antimicrobial Disk Susceptibility Tests; Approved Standard - Ninth Edition -M02-A9: 600 cópias. 2) Methods for Dilution Antimicrobial Susceptibility Tests for Bacteria That Grow Aerobically; Approved Standard - Seventh Edition - M07-A7: 600 cópias. 3) Performance Standards for Antimicrobial Susceptibility Testing; Sixteenth Informational Supplement -M100/S17: 600 cópias. 4) Method for Antifungal Disk Diffusion Susceptibility Testing of Yeasts; Approved Guideline -M44: 100 cópias. 5) Methods for Antimicrobial Susceptibility Testing of Anaerobic Bacteria; Approved Standard - Sixth Edition - M11A7: 100 cópias. O contrato com CLSI foi concluído no ano de 2007, mas houve atraso na tradução e revisão dos manuais. Na avaliação do projeto, em 2008, ficou acordado a aquisição e disponibilização dos manuais em inglês para que os profissionais de serviços de saúde possam estar recebendo em um prazo curto os mesmos. Assim, atualmente a disponibilização para download (mediante senha de acesso) será julho de 09, juntamente com as novas atualizações de 2009.

14 ATIVIDADE Ampliação da rede de monitoramento Em 2008, na avaliação do projeto a atividade de ampliação da rede de monitoramento não foi realizada devido a necessidade de reavaliação da participação das instituições que compõem a Rede RM. Essa reavaliação será iniciada em 2009 no envio de novo termo de adesão às instituições reforçando as atribuições e os critérios de exclusão. ATIVIDADE Cooperação Internacional com a Rede de Monitoramento da Resistência da OPAS e da OMS Para o cumprimento desta atividade, foram realizados os seguintes intercâmbios com instituições internacionais: - Dr. Leandro Santi (Cuenca), membro da coordenação da Rede RM, participação no Taller Seminário Internacional da REACT (Raccion Contra La Resistência Bacteriana), 09 a 13 de junho de Janaina Sallas (San Salvador), membro da coordenação da Rede RM, participação na Reunião Anual Regional da Rede de Monitoramento e Vigilância da Resistência aos Antibióticos, 20 a 22 de agosto de ATIVIDADE Retro-alimentação dos notificantes Em 2008, foram publicados dois boletins no Boletim Eletrônico Resistência Microbiana em Foco, disponibilizados em e O boletim é lançado trimestralmente, intercalando os dois temas Monitoramento da Resistência Microbiana e Uso racional de antimicrobianos e medidas de prevenção e controle da resistência microbiana. O objetivo é construir um instrumento que seja capaz de informar e divulgar os dados de perfil de sensibilidade e de controle interno da qualidade dos laboratórios notificados pelos participantes (1ª área temática), e que ao mesmo tempo sirva para divulgar artigos, eventos e atividades relacionados ao uso racional de antimicrobianos e às medidas de prevenção e controle da resistência microbiana (2ª área temática). ATIVIDADE Boletim de divulgação sobre uso racional de antimicrobianos e controle de resistência microbiana. Vide atividade ATIVIDADE Criação de instrumentos padrão e definição dos microrganismos passíveis de notificação Atividade realizada no ano de Vide relatório anterior, disponível em df.

15 ATIVIDADE Curso avançado para profissionais de serviço de saúde voltados às áreas assistenciais de maior densidade de prescrição de antimicrobianos (terapia intensiva, pediatria, pneumologia e oncologia) - curso à distancia modular: básico e avançado destinados a prescritores O curso a distância "Uso Racional de Antimicrobianos para Prescritores" foi implementado por meio de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA e a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, em parceria com Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública CGLAB/SVS/MS, e realização da Disciplina de Infectologia e Fundação de Apoio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O curso foi realizado via internet, com apoio de tutores da UNIFESP, e disponibilização de material impresso e em CD, com o seguinte conteúdo: 1. Uso racional de antimicrobianos e a resistência microbiana; 2. Interpretação de dados microbiológicos; 3. Prescrição de antimicrobianos: tratamento das principais infecções comunitárias, hospitalares e profilaxia antimicrobiana em cirurgia; 4. Uso de antimicrobianos em populações especiais: pacientes com insuficiência renal, insuficiência hepática, gestantes, crianças e neonatos. Foram selecionados 700 prescritores para o curso no período de 18/02/08 a 18/04/08. O acesso às aulas e provas do curso foi realizado por meio do site ATIVIDADE Publicação de manual técnico sobre interpretação de resultados microbiológicos para auxiliar na prescrição racional de antimicrobianos O contrato firmado com a Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina Hospital São Paulo, sob coordenação da Professora Antônia Maria de Oliveira Machado (diretora técnica do Laboratório Central do Hospital São Paulo), já foi finalizado. Em 2008, foi finalizado a diagramação, entretanto devido atrasos na contratação de serviços para impressão ficou agendado para o ano de ATIVIDADE Capacitação para os profissionais dos laboratórios de microbiologia dos hospitais sentinelas e colaboradores e LACEN para MC Boas Práticas Em 2008, o contrato firmado com a Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina Hospital São Paulo, sob coordenação da Professora Antônia Maria de Oliveira Machado (diretora técnica do Laboratório Central do Hospital São Paulo). O curso à distância BOAS PRÁTICAS EM MICROBIOLOGIA CLÍNICA - MC Boas Práticas tem como objetivos: 1. Dar continuidade ao programa de capacitação aos Laboratórios de Microbiologia que compõem a Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Rede RM. 2. Fornecer informações técnicas atualizadas os profissionais matriculados no curso; 3. Assessorar, por meio de informações impressas, Internet e Central telefônica, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos em âmbito nacional, auxiliando no conhecimento sobre os processos de rotina de um Laboratório de Microbiologia; e 4. Padronização dos processos realizados nos laboratórios de microbiologia participantes da Rede RM.

16 O curso foi executado em duas etapas: A primeira parte do curso à distância oferece a oportunidade para um número maior de alunos por um menor custo, além de oferecer a facilidade da escolha do local e horário de estudo pelo aluno. O plano de trabalho da primeira fase envolve a produção de um ambiente de ensino à distância por meio de três mídias: 1) Material didático impresso; 2) CD-ROM; e 3) Internet. O ambiente virtual foi produzido com o apoio do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Também foi mantido o espaço virtual para orientações e respostas às dúvidas e uma linha telefônica exclusiva para orientação (controle de uso), A primeira fase foi teórica e foi realizada no período de 03 de novembro a 14 de dezembro de 2008, com aproximadamente 300 profissionais. A segunda fase ocorreu no período de 03 a 07 de maio de Essa atividade contou com material impresso para suporte didático entregue no dia do encontro para cada um dos 150 participantes. A turma foi dividida em 2 grupos de 75 alunos e tiveram duração de 2 dias, em período integral. ATIVIDADE Publicação de manuais, informes, folder, pôsteres, materiais científicos e técnicos No ano de 2008, foram realizadas a tradução, diagramação e impressão com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para medidas de prevenção de infecção hospitalar. Dentre os materiais produzidos apresentamos o manual de Higienização das Mãos em Serviço de Saúde ( ), Manual de Segurança do Paciente Higienização das Mãos ( ) e produção de cartazes e vídeo ( ). ATIVIDADE Realizar encontros periódicos com especialistas para elaboração das normas técnicas No ano de 2008, foi realizado uma reunião com o CURAREM, em 24 e 25 de junho de 2008, em Brasília, com o objetivo de apresentar e discutir proposta de alteração da legislação vigente para a venda de antimicrobianos. ATIVIDADE Realizar estudos por meio de parcerias com as instituições A Anvisa divulgou dois editais de pesquisa, em janeiro e setembro de 2007 ( As 17 pesquisas ainda estão em andamento devido atrasos na contratação de serviços. Os resultados serão apresentados no segundo semestre de 2009.

17 4. AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO ATIVIDADES INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO Análise das Número de Divulgação dos informações da relatórios/ano boletins e resistência produzida relatórios pela rede de monitoramento Avaliação do Número de Lista de projeto Desenvolvimento e implementação do programa interno da qualidade laboratorial Estabelecimento da rede de referência laboratorial para o diagnóstico e monitoramento de resistência microbiana de organismos prioritários em serviços de saúde Distribuição das cepas INCQS Aquisição e atualização dos manuais do Clinical and Laboratory Standarts Institute reuniões/ano Percentual de instituições realizando controle interno da qualidade. Número de publicações Número de referência Definida Percentual de participantes da rede que receberam as cepas controle Número de exemplares Distribuídos presença Avaliação periódica de desempenho, divulgação da publicação Grade de Referência Verificação do envio das cepas para as instituições participantes e laboratórios de referência. Notificação de recebimento dos manuais RESULTADOS 2 boletins publicados e divulgados Relatório disponível no site da Anvisa Execução parcial da atividade proposta para este ano: - Diagramação de 3 módulos. Outros módulos em fase de diagramação; Atividade a ser executada pela CGLAB adiada para % (as cepas foram encaminhadas a todos os LACEN). Execução parcial da atividade proposta Definição do número de cópias: realizado - Compra dos direitos de distribuição:realizado - Disponibilização: 2009

18 ATIVIDADES INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO Cooperação Número de visitas Lista de Internacional com a técnicas/ano presença; Rede de Certificados Monitoramento da Resistência da OPAS e da OMS Retroalimentação dos Notificantes Boletim de divulgação sobre uso racional de antimicrobianos e controle de resistência microbiana Criação de instrumentos padrão e definição dos microrganismos passíveis de notificação Capacitação do profissional do serviço de saúde voltada para a qualidade da prescrição de antimicrobianos e curso avançado para profissionais de serviço de saúde voltados às áreas assistenciais de maior densidade de prescrição de antimicrobianos Publicação de manual técnico sobre interpretação de resultados microbiológicos para auxiliar na prescrição racional de antimicrobianos Número de boletim/ano Número de boletim/ano Percentual de microrganismos prioritários notificados via SINAIS Número de profissionais prescritores capacitados. Número de publicação e número de distribuição Divulgação das Informações Divulgação das Informações Análise dos dados Lista de Participação Número de donwload RESULTADOS 100% (2 passagens internacionais) 2 boletim em boletim em Notificação dos 9 patógenos prioritários (100%) 70% dos hospitais notificando 100% (700 prescritores Concluíram o curso) Disponibilização no site da Anvisa. Prevista em 2009

19 ATIVIDADES INDICADORES MEIOS DE VERIFICAÇÃO Capacitação Número de Lista de para os profissionais profissionais presença dos laboratórios de capacitados microbiologia dos hospitais sentinelas e colaboradores e LACEN para MC Boas Práticas Publicação de manuais, informes, folder, pôsteres, materiais científicos e técnicos Realização de encontros periódicos com especialistas para elaboração das normas técnicas Realizar estudos por meio de parcerias com as instituições. Número de publicações, materiais técnicos produzidos Número de grupos mantidos na elaboração das normas técnicas Percentual de pesquisas concluídas. Divulgação no site da Anvisa Divulgação dos boletins e relatórios Publicação RESULTADOS 300 profissionais capacitados na parte teórica e 150 na parte prática 100% concluído Realização da reunião com o CURAREM em % (17 pesquisas selecionadas e em andamento, previsão novembro de 2009) 5. PONTOS POSITIVOS No ano de 2008, a coordenação nacional teve como principal objetivo avaliar o projeto da Rede RM quanto suas atividades, indicadores e meios de verificação. Nessa constante avaliação durante esse período foram identificados alguns pilares que serão propostos para 2009 e destes podemos destacar: dados microbiológicos com qualidade; dados de perfil de sensibilidade para base para um programa permanente; vigilância participativa; profissionais dos serviços de saúde capacitados. O aumento do envio dos dados de perfis de sensibilidade e controle interno da qualidade pelos participantes vem mostrar situação da resistência microbiana nos serviços de saúde e sua importância para priorização de ações que possam servir como base para um programa permanente para no Brasil. A Rede RM, pode destacar no ano de 2008, a iniciativa de educação à distância direcionada aos profissionais dos serviços de saúde para prescritores, quanto ao uso racional de antimicrobianos e para os profissionais dos laboratórios de microbiologia quanto Boas Práticas em Microbiologia Clínica. Os cursos receberam inscrições de todo o Brasil.

20 Ainda como objetivo de divulgar e obter dados quanto ao tema, a Rede RM elaborou novo edital de pesquisa que teve 17 pesquisas selecionadas, atendendo as 5 regiões do Brasil. A colaboração dos pesquisadores à Rede RM deve ser vista como uma iniciativa para fortalecimento e direcionamento para um plano ou políticas de saúde. E ainda tem interesse mostrar as diversas pesquisas desenvolvidas sobre o tema no Brasil. Em 2008, a divulgação dos dados emitidos pela Rede RM, por meio dos boletins eletrônicos representou importante avanço, apresentando à sociedade o problema da resistência microbiana nos serviços de saúde e apontando a necessidade de adoção de medidas de prevenção e controle. A Rede RM vem buscando parceiros para o desenvolvimento das ações para o monitoramento, prevenção e controle da resistência microbiana nos serviços de saúde e podemos destacar no ano de 2008, o trabalho com instituições de ensino e pesquisa, UNIFESP, INCQS e UNICAMP e com as profissionais responsáveis pela análise dos dados tem sido de extrema importância para o sucesso da implantação da Rede RM e execução das diversas atividades previstas neste Projeto. 6. ANÁLISE DE DIFICULDADES No ano de 2008, a Rede RM, passou por várias dificuldades dessas podemos destacar mudanças gerenciais e técnicas, o que ocasionou atrasos nos contratos de solicitação de serviços, atividades programadas e ainda o número de profissionais participantes da coordenação nacional. Foi identificado ainda problemas quanto ao fluxo de informação entre os participantes e a coordenação nacional. A descontinuidade e atraso no envio dos dados dificuldade a análise das informações e geram problemas na retroalimentação aos participantes e a comunidade como um todo. A falta de comunicação da situação das instituições participantes quanto a implantação dos controles internos e externos da qualidade e notificação de infecções hospitalares dificultam o andamento e planejamento das ações à coordenação nacional. A falta de conhecimento das ações implantadas nas coordenações estaduais e municipais de resistência microbiana à coordenação nacional dificulta o andamento do processo de implementação da Rede RM.

Relatório do I Seminário Nacional da Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde

Relatório do I Seminário Nacional da Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Relatório do I Seminário Nacional da Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde I - RESUMO EXECUTIVO Responsáveis: - Adélia Aparecida Marçal dos Santos Gerência de

Leia mais

REDE NACIONAL DE MONITORAMENTO DA RESISTÊNCIA MICROBIANA EM SERVIÇOS DE SAÚDE REDE RM NOVO TERMO DE ADESÃO

REDE NACIONAL DE MONITORAMENTO DA RESISTÊNCIA MICROBIANA EM SERVIÇOS DE SAÚDE REDE RM NOVO TERMO DE ADESÃO REDE NACIONAL DE MONITORAMENTO DA RESISTÊNCIA MICROBIANA EM SERVIÇOS DE SAÚDE REDE RM NOVO TERMO DE ADESÃO Atribuições dos participantes da Rede RM 1) Gestor dos Hospitais Colaboradores da Rede RM Indicar

Leia mais

Relatório do I Seminário Semestral de Gerenciamento da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Rede RM

Relatório do I Seminário Semestral de Gerenciamento da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Rede RM Relatório do I Seminário Semestral de Gerenciamento da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Rede RM Data: 12 de dezembro de 2006 Local: OPAS - Brasília Participantes

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE O CADASTRAMENTO DAS COORDENAÇÕES MUNICIPAIS DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - CMCIH 2010/2012

RELATÓRIO SOBRE O CADASTRAMENTO DAS COORDENAÇÕES MUNICIPAIS DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - CMCIH 2010/2012 RELATÓRIO SOBRE O CADASTRAMENTO DAS COORDENAÇÕES MUNICIPAIS DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - CMCIH 200/202 Brasília, Maio de 202 Diretores: Dirceu Brás Aparecido Barbano Diretor-Presidente Jaime Cesar

Leia mais

Relatório de Gestão da CCIH

Relatório de Gestão da CCIH Relatório de Gestão da CCIH 1 - Apresentação A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH é formada por membros executores -01 enfermeira, 01 farmacêutica e 01 infectologista e consultoresrepresentantes

Leia mais

ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR

ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE APOIO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Pelo presente termo de compromisso, de um lado a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Rio de Janeiro/ Fundo Estadual de Saúde, com endereço

Leia mais

Relatório Final II Seminário Semestral de Gerenciamento da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Rede RM

Relatório Final II Seminário Semestral de Gerenciamento da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Rede RM Relatório Final II Seminário Semestral de Gerenciamento da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Rede RM Data: 28 de agosto de 2007 Local: OPAS - Brasília I - PARTICIPANTES

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004 Dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no

Leia mais

Relatório de Pesquisa de monitoramento de resultados de ações conjuntas ABDI -ANVISA SEBRAE

Relatório de Pesquisa de monitoramento de resultados de ações conjuntas ABDI -ANVISA SEBRAE Relatório de Pesquisa de monitoramento de resultados de ações conjuntas ABDI -ANVISA SEBRAE Dezembro -2012 2012 - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI Relatório de Pesquisa de monitoramento

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PCIH. Orientações

PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PCIH. Orientações PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PCIH Orientações O que é o PCIH Considera-se Programa de Controle de Infecção Hospitalar o conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com

Leia mais

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente?

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente? O tema Segurança do Paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde sua criação, cooperando com a missão da Vigilância Sanitária de proteger

Leia mais

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Nº 08/2012 Av. Teotônio Segurado, Quadra 401 Sul, ACSU-SO 40, conjunto 1, Lote 17, 1º andar (prédio do antigo Sine) Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Diante da crescente procura por

Leia mais

COMUNICADO DE RISCO N 001/2014 - GVIMS/GGTES/SSNVS/ANVISA

COMUNICADO DE RISCO N 001/2014 - GVIMS/GGTES/SSNVS/ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária COMUNICADO DE RISCO N 001/2014 - GVIMS/GGTES/SSNVS/ANVISA Orientações para os serviços de saúde em virtude da suspensão do uso em todo o território nacional de

Leia mais

O desafio é A Segurança do Paciente

O desafio é A Segurança do Paciente O desafio é A Segurança do Paciente CAISM - Fevereiro de 2011: Implantação do Segundo Desafio Global Cirurgias Seguras Salvam Vidas Profª Drª Roseli Calil Enfº Adilton Dorival Leite Conhecendo um pouco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD EDITAL Nº 01/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD EDITAL Nº 01/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD EDITAL Nº 01/2013 A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

Relatório de Gestão da CCIH

Relatório de Gestão da CCIH Relatório de Gestão da CCIH 1 - Apresentação A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH é formada por membros executores -01 Enfermeira, 01 Farmacêutica e 01 Medico Infectologista e consultores-representantes

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

Monitoramento e Gestão de Risco Sanitário os desafios do SNVS para o usuário que é sujeito, cidadão e cliente

Monitoramento e Gestão de Risco Sanitário os desafios do SNVS para o usuário que é sujeito, cidadão e cliente Monitoramento e Gestão de Risco Sanitário os desafios do SNVS para o usuário que é sujeito, cidadão e cliente 15 Encontro da Rede Sentinela - Fórum Internacional de Monitoramento e Gestão do Risco Sanitário

Leia mais

Controle da infecção hospitalar no Estado de São Paulo. Cilmara Polido Garcia

Controle da infecção hospitalar no Estado de São Paulo. Cilmara Polido Garcia Controle da infecção hospitalar no Estado de São Paulo Cilmara Polido Garcia Períodos de 1855 N. de soldados admitidos no hospital N. (%) de soldados que morreram Janeiro a março 10.283 3354 (33) Abril

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA SANTA CASA: SAÚDE PÚBLICA COMPROMETIDA COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL Responsável pelo trabalho: Bruna Vallandro Trolli Vieira - Analista

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial Programa 0049 DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Objetivo Ampliar e melhorar a oferta de atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais. Público Alvo Alunos com necessidades educativas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

Consulta Pública n.º 09/2013

Consulta Pública n.º 09/2013 Consulta Pública n.º 09/2013 Diretor Relator: Dirceu Barbano Regime de tramitação: comum Publicação: 02/04/2013 Prazo para contribuição: 30 dias 09/04 à 08/05 Agenda Regulatória: não Área Técnica: GGTES

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1.Objetivo geral: Apoiar tecnicamente a gestão e implementação das atividades dos Projetos de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica (Termo de Cooperação

Leia mais

Qualidade e Segurança do Paciente: A perspectiva do Controle de Infecção. Paula Marques Vidal APECIH Hospital São Camilo Unidade Pompéia

Qualidade e Segurança do Paciente: A perspectiva do Controle de Infecção. Paula Marques Vidal APECIH Hospital São Camilo Unidade Pompéia Qualidade e Segurança do Paciente: A perspectiva do Controle de Infecção Paula Marques Vidal APECIH Hospital São Camilo Unidade Pompéia Tópicos 1. CCIH no Brasil 2. CCIH e a Segurança do Paciente: Qual

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. A Diretoria Colegiada

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO TOR/FNDE/DTI/MEC

Leia mais

MANUAL DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS TUTORES DA REDE EAD-MT

MANUAL DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS TUTORES DA REDE EAD-MT SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE MATO GROSSO SECRETARIA ADJUNTA DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS GESTÃO ESTADUAL EAD COORDENAÇÃO DE ENSINO MANUAL DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS

Leia mais

31 de julho de 2014. Gerente da Coordenação de Educação da Fundacentro

31 de julho de 2014. Gerente da Coordenação de Educação da Fundacentro 31 de julho de 2014 Gerente da Coordenação de Educação da Fundacentro Decreto Nº 7.602, de 7 de Novembro De 2011 Objetivos I - A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho PNSST tem por objetivos

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

Anexo 01 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SESU PROGRAMA MAIS MÉDICOS PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL

Anexo 01 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SESU PROGRAMA MAIS MÉDICOS PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL Anexo 01 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SESU PROGRAMA MAIS MÉDICOS PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL Termo de Adesão ao Projeto Mais Médicos para o Brasil Pelo presente Termo a

Leia mais

A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011

A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011 A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011 Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde-DAGVS Secretaria de Vigilância em Saúde dagvs@saude.gov.br 06/03/2012 IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÂO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (CCIH) E SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (SCIH) DO HU/UFJF

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÂO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (CCIH) E SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (SCIH) DO HU/UFJF REGIMENTO INTERNO DA COMISSÂO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (CCIH) E SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (SCIH) DO HU/UFJF CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO Artigo 1º Atendendo à Portaria de número

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

Mapeamento de Processos

Mapeamento de Processos Agência Nacional de Vigilância Sanitária Mapeamento de Processos Projeto a ser desenvolvido no âmbito da Gerência de Sistemas/GGTIN Brasília, agosto de 2006. 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1. Título do

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR É DEFICIENTE EM MAIS DE 90% DOS HOSPITAIS DE SÃO PAULO

CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR É DEFICIENTE EM MAIS DE 90% DOS HOSPITAIS DE SÃO PAULO CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR É DEFICIENTE EM MAIS DE 90% DOS HOSPITAIS DE SÃO PAULO 13/04/2009 Levantamento inédito sobre a situação do controle da infecção hospitalar realizado pelo Conselho Regional

Leia mais

Estruturação dos Projetos SERVIÇOS CANAL DE SUPORTE JURÍDICO Problema / Oportunidade

Estruturação dos Projetos SERVIÇOS CANAL DE SUPORTE JURÍDICO Problema / Oportunidade CANAL DE SUPORTE JURÍDICO Dificuldade do associado, quando questionado juridicamente ou com a possibilidade de uma situação de solução através da justiça; muitas vezes não sabe a que área do direito recorrer.

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento, elaborado pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de São Paulo, tem por objetivo regulamentar o desenvolvimento

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999)

Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999) BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999) 1. Introdução Este documento descreve o projeto para o desenvolvimento

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI EDITAL 03/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI A Pró-reitora de Pesquisa, por meio da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi torna público o

Leia mais

Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 2013. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD.

Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 2013. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD. Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 203. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD. GESTÃO EAD Os currículos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico

Leia mais

Apresentação. Módulos integrantes

Apresentação. Módulos integrantes Apresentação O Sistema de Informações Gerenciais de Acompanhamento de Projetos (SIGAP) tem por objetivo organizar informações referentes ao acompanhamento da execução de projetos de cooperação técnica

Leia mais

ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1

ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1 ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1 1.- Objetivos do Curso de Mestrado: a. Formação de professores para o magistério superior; b. Formação de pesquisadores; c. Capacitação para o exercício

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM SAÚDE

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM SAÚDE Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM SAÚDE ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em Saúde. OBJETIVO DO CURSO:

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015 Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil UNISOL, entidade sem fins econômicos, com sede

Leia mais

Contribuição da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para a Segurança do Paciente

Contribuição da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para a Segurança do Paciente Contribuição da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para a Segurança do Paciente Paula Marques Vidal Hospital Geral de Carapicuíba- OSS Grupo São Camilo Abril -2013 TÓPICOS CCIH no Brasil Trabalho

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

ANEXO 3 da Ata 3/ 2000 da XXIII Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL

ANEXO 3 da Ata 3/ 2000 da XXIII Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL ANEXO 3 da Ata 3/ 2000 da XXIII Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL Ata da 3 a Reunião da Comissão Temática de Capacitação de Recursos Humanos e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL Nº 22/2012 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PLANEJAMENTO E GESTÃO

EDITAL Nº 22/2012 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PLANEJAMENTO E GESTÃO EDITAL Nº 22/2012 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PLANEJAMENTO E GESTÃO 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO Com a possibilidade de atualização constante

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos

Leia mais

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense 1. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Início Janeiro de 2015 Período de Execução Término

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL ANEXOII ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PARA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREGO PÚBLICO Nº. 001/2010 JUNDIAÍ DO SUL PARANÁ 1. Para os cargos do grupo PSF Programa da Saúde da Família, conveniados com o Governo Federal:

Leia mais

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0 SST - PPP 11.8.x abril de 2015 Versão: 4.0 1 Sumário 1 Objetivo... 4 2 Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 4 3 Introdução... 5 4 PPP... 6 4.1 Principais botões do sistema...

Leia mais

Gráfico 01: Número de EAS que notificaram mensalmente dados de IRAS no SONIH em 2013:

Gráfico 01: Número de EAS que notificaram mensalmente dados de IRAS no SONIH em 2013: BOLETIM INFORMATIVO DENSIDADES DE INCIDÊNCIA DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO ESTADO DO PARANÁ, NOTIFICADAS ATRAVÉS DO SISTEMA ONLINE DE NOTIFICAÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR (SONIH) Os

Leia mais

Objetivos, métodos e abrangência da Vigilância Epidemiológica das IRAS

Objetivos, métodos e abrangência da Vigilância Epidemiológica das IRAS III Simpósio Estadual de Controle de Infecção Hospitalar Objetivos, métodos e abrangência da Vigilância Epidemiológica das IRAS Enf. Thiago Batista Especialista em controle de infecção MBA em gestão em

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

CARTA TÉCNICA. Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica CARTA TÉCNICA Nome do Credenciamento: PRONON Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica ENTIDADES QUE PODEM SE CREDENCIAR: - Entidades beneficentes de assistência social (certificadas como entidades

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2015

CHAMADA PÚBLICA 2015 EDITAL N º 13 /PRPPGI/2015 CHAMADA PÚBLICA 2015 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM FINALIDADE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO EXECUÇÃO: MAIO A NOVEMBRO DE 2015. A Reitora

Leia mais

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013 p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do

Leia mais

I Seminário Assistência Farmacêutica da Bahia II Fórum de Educação Farmacêutica da Bahia

I Seminário Assistência Farmacêutica da Bahia II Fórum de Educação Farmacêutica da Bahia I Seminário Assistência Farmacêutica da Bahia II Fórum de Educação Farmacêutica da Bahia Salvador - Bahia 12 a 13 de agosto de 2011 Realização Apoio 1 Relatório do evento científico Título: I SEMINÁRIO

Leia mais

Capacitação dos gestores do serviço público em qualidade e segurança do paciente (com o uso da simulação realística)

Capacitação dos gestores do serviço público em qualidade e segurança do paciente (com o uso da simulação realística) Capacitação dos gestores do serviço público em qualidade e segurança do paciente (com o uso da simulação realística) Parceria da ANVISA com o Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert

Leia mais

CE150/INF/6 (Port.) Anexo A - 2 - A. DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE. Introdução

CE150/INF/6 (Port.) Anexo A - 2 - A. DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE. Introdução Anexo A - 2 - A. DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Introdução 1. A Assembleia Mundial da Saúde, mediante a Resolução WHA62.14 (2009), Reduzir as desigualdades de saúde mediante ações sobre os determinantes

Leia mais

1. Instituído pela Genzyme do Brasil, o Edital do PAPAP é regido pelo presente regulamento.

1. Instituído pela Genzyme do Brasil, o Edital do PAPAP é regido pelo presente regulamento. A Genzyme do Brasil ( Genzyme ) torna pública a abertura do Edital 001/2015 para o Programa de Apoio aos Projetos de Associações de Pacientes ( PAPAP ) e define o processo seletivo para o ano de 2016,

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

EDITAL Nº 01/FCCE/2015 (6ª Oferta UFRRJ)

EDITAL Nº 01/FCCE/2015 (6ª Oferta UFRRJ) Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares EDITAL Nº 01/FCCE/2015 (6ª Oferta UFRRJ) Seleção para 240 vagas do Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos

Leia mais

REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DO COMPLEXO REGULADOR DE FLORIANÓPOLIS

REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DO COMPLEXO REGULADOR DE FLORIANÓPOLIS TÍTULO DA PRÁTICA: REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DO COMPLEXO REGULADOR DE FLORIANÓPOLIS CÓDIGO DA PRÁTICA: T66 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Complexo Regulador caracteriza-se

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP REGULAMENTO DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUTO - LIDEP A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR-PCIH

PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR-PCIH Código: PCIH. SCIH. 001 Versão: 1.0 Revisão: 00 Página: 1de 9 PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR-PCIH 2013 Código: PCIH. SCIH. 001 Versão: 1.0 Revisão: 00 Página: 2de 9 Programa de Atividades

Leia mais

Page 1. Objetivos da investigação. Surtos de infecção de sítio cirúrgico por micobactérias de crescimento rápido Brasil, 2003/2008

Page 1. Objetivos da investigação. Surtos de infecção de sítio cirúrgico por micobactérias de crescimento rápido Brasil, 2003/2008 Surtos de infecção de sítio cirúrgico por micobactérias de crescimento rápido Brasil, 2003/2008 Gerência de Investigação e Prevenção das Infecções e dos Eventos Adversos Gerência Geral de Tecnologia em

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC

1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC 1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC 1.1 Definição de Iniciação Científica A iniciação cientifica é uma atividade acadêmica que permite introduzir os discentes de graduação na pesquisa cientifica.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR GOIÁS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO O CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO DO ESCOLAR DA UFG (CECANE-UFG) informa que estão abertas as inscrições para processo seletivo interno para consultores com as seguintes especificações.

Leia mais

DOENÇA DIARREICA AGUDA. Edição nº 9, fevereiro / 2014 Ano III. DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09

DOENÇA DIARREICA AGUDA. Edição nº 9, fevereiro / 2014 Ano III. DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09 NOME DO AGRAVO CID-10: DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09 A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome clínica de diversas etiologias (bactérias, vírus e parasitos) que se caracteriza por alterações

Leia mais

Manual Básico do Usuário. Monitoramento de Iniciativas Estratégicas. Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020

Manual Básico do Usuário. Monitoramento de Iniciativas Estratégicas. Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020 Manual Básico do Usuário Monitoramento de Iniciativas Estratégicas Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020 Brasília DF, Maio de 2015 1 Sumário Planejamento Estratégico Anvisa 2010 a 2020:... 4 Supervisão

Leia mais

REGIMENTO INTERNO AMIBNET

REGIMENTO INTERNO AMIBNET REGIMENTO INTERNO AMIBNET CAPÍTULO I DA NATUREZA, SEDE E FINALIDADE Artigo 1º - A AMIB net, formada em 2009 para atuar como uma rede de cooperação em pesquisa clínica entre os intensivistas do Brasil,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 02/2010

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 02/2010 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATTURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PROJETO FLORESTA EM PÉ TERMO DE REFERÊNCIA N.º 02/2010 TÍTULO DO SERVIÇO A SER PRESTADO: Assessoria de natureza financeira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAUDE COLETIVA PROGRAMA INTEGRADO EM SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAUDE COLETIVA PROGRAMA INTEGRADO EM SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAUDE COLETIVA PROGRAMA INTEGRADO EM SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR CEPIST - Curso de Especialização a Distância de Epidemiologia em Saúde do Trabalhador. É

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES - Edital Nº 32, de 24 de julho de 2014 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES - Edital Nº 32, de 24 de julho de 2014 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES - Edital Nº 32, de 24 de julho de 2014 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE FINANCIAMENTO DE BOLSAS DE RESIDÊNCIA

Leia mais

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA PROFISSIONAL NÍVEL SUPERIOR CONTEUDISTA (MESTRE) PARA O CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, COM UTILIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE GESTÃO DA

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais