Fasci-Tech UMA ANÁLISE DE UM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE FOCADO EM VIRTUALIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fasci-Tech UMA ANÁLISE DE UM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE FOCADO EM VIRTUALIZAÇÃO"

Transcrição

1 UMA ANÁLISE DE UM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE FOCADO EM VIRTUALIZAÇÃO Resumo ADRIANO HENRIQUE DA SILVA 1 PROF. DR. RODRIGO AMORIM MOTTA CARVALHO 2 Abstract Sustentabilidade é um conceito do sistema relacionado com os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Isto é o mesmo que explorar áreas ou utilizar os recursos oferecidos pelo planeta de forma a não causar um grande impacto ao mesmo. Na área de tecnologia, essas ações sustentáveis são conhecidas como TI Verde que é a prática de produção, gerenciamento e descarte de equipamentos eletrônicos de forma a prejudicar o menos possível o planeta, bem como o uso correto da energia elétrica e a escolha de materiais adequados para a fabricação de hardwares. Grande parte das empresas tem projetos focados nesta área que procuram diminuir o impacto ambiental causado no planeta. Portanto, este trabalho irá tratar de um desses projetos, realizado pela Microsoft, onde foi feita uma profunda análise de servidores candidatos a virtualização e a estimativa de economia que a empresa teria com a implantação desta técnica em seus Data Centers. Palavras-chave: Virtualização; Data Center; TI Verde. Sustainability is a concept of the system related to the economic, social, cultural and environmental aspects of human society. This is the same as exploring areas or use features offered by the planet in order not to make a big impact to it. In the technology area, these sustainable actions are known as Green IT which is the practice of production, management and disposal of electronic equipment in order to affect the planet as little as possible, as well as the correct use of power and choice of materials suitable for the manufacture of hardware. Most companies in this area have been focused on projects that seek to reduce the environmental impact on the planet. Therefore, this paper will deal with one of these projects, conducted by Microsoft, where it was made a deep analysis of candidates for server virtualization and the estimated savings that the company had with the implementation of this technique in their data centers. Keywords:Virtualization; Data Center; Green IT. 1 Aluno de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação da Fatec-São Caetano do Sul. 2 Professor da FATEC-São Caetano do Sul (Orientador do Trabalho).

2 1. Introdução Nos últimos anos, práticas de responsabilidade social com o meio ambiente têm se tornado parte de uma estratégia para as empresas reduzirem gastos com energia, espaço, entre outros. Porém este não é o único ganho com sustentabilidade. A cada dia que se passa é mais necessário que as empresas entendam que fazem parte do mundo, e não podem ser apenas consumidoras deste. Portanto este trabalho, além de ser uma tentativa de conscientizar o leitor da necessidade de ser sustentável, aborda um projeto de virtualização implementado na Microsoft, no qual o espaço para servidores no datacenter da empresa praticamente inexistia, além do alto custo de manutenção dos antigos servidores, e, após a adesão ao projeto implementado pela Microsoft, conseguiu-se reverter estes problemas com a utilização de práticas sustentáveis. 2. Sustentabilidade O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como um processo que possui dois lados. No primeiro lado, estão as restrições que são mais relevantes relacionadas com a exploração de recursos e a orientação de desenvolvimento tecnológico. No outro, devem ser enfatizados os aspectos qualitativos relacionados ao uso de recursos, equidade e geração de resíduos que contaminam o ambiente. O ser humano é um observador externo e separado da natureza que serve, somente, para servir ao crescimento econômico como promover diversos avanços e benefícios na ciência, tecnologia e indústria. Por outro lado, a economia foi criada com a lógica de extrair, produzir, vender, consumir e descartar acreditando que os recursos naturais são fartos e que, se faltar em algum lugar, sobrará em outro. O problema é que o ser humano não leva em conta a capacidade de suporte da terra e de que tudo que é produzido e consumido por nós depende da natureza. A busca por soluções sustentáveis em tecnologia da informação está cada vez maior. São quatro mandamentos: Economia de recursos Rastreabilidade Responsabilidade socioambiental Conscientização.

3 2.1 A sustentabilidade e a TI verde A tecnologia da informação afeta nosso ambiente de várias maneiras diferentes. Cada fase da vida de um computador, desde a sua produção, ao longo de sua utilização, e em sua disposição, apresenta problemas ambientais. O computador consome energia elétrica, sua fabricação utiliza componentes eletrônicos, matérias-primas, produtos químicos e água, e gera, ainda, resíduos perigosos. Todos estes, direta ou indiretamente, aumentam as emissões de dióxido de carbono e o impacto no meio ambiente. O consumo total de energia elétrica por servidores, computadores, monitores, equipamentos de comunicação de dados e sistemas de refrigeração dos datacenters está aumentando. Isto resulta em aumento de consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa. Cada computador em uso gera cerca de uma tonelada de dióxido de carbono a cada ano. 2.2 Conceito de TI Verde De acordo com Lamb (2009), a TI verde é o estudo e a prática de usar recursos computacionais eficientemente. Tipicamente, os sistemas tecnológicos e produtos de computação incorporam princípios da computação verde, que são a viabilidade econômica, responsabilidade social e o impacto ambiental. Esta abordagem difere das práticas tradicionais de negócio que focam principalmente na viabilidade econômica ou nos benefícios econômicos obtidos com o uso da computação. Estes novos focos são similares aos focos sustentáveis: redução do uso de materiais perigosos, como o chumbo na fase de fabricação, maximização da eficiência energética durante a utilização do produto e, por fim, a reciclagem ou biodegradabilidade tanto de um produto extinto quanto qualquer perda dos resíduos de fábrica. Em maio de 2007, a IBM apresentou o Projeto Big Green, que é um redirecionamento de $1 Bilhão por ano para aumentar a eficiência energética da IBM produtos e serviços. O objetivo é reduzir o consumo de energia utilizado pelos data centers e transformar a infraestrutura tecnológica do cliente em data centers verdes, com uma economia média de até 40% por data center.

4 A TI Verde e os data centers ecologicamente corretos abrangem um amplo aspecto, com torres de resfriamento e ventiladores de velocidade variável, para o uso de sistemas de energia eficientes de TI, como servidores virtuais, servidores blade e armazenamento virtual de dados. A competição promovida por estas questões globais inspirou a criação de produtos e serviços de tecnologia, com um baixo consumo de energia, em todo o mundo (por exemplo, Sun, Dell, HP, Fujitsu-Siemens, a APC, Liebert, e assim por diante). Essa competição, juntamente com a regulamentação e normas para medição de eficiência energética, vai continuar a conduzir rapidamente a eficiência energética através do mundo. A TI Verde é uma maneira ideal para as empresas darem um significante passo em direção à preservação ambiental. 3. Virtualização Uma das formas mais eficientes de se reduzir custos com energia, aquisição de novos equipamentos, reduzir o espaço utilizado pela TI e a emissão de gases nocivos é com a virtualização de servidores e armazenamento de dados. Segundo Lamb (2009), virtualização é o conceito de tratar sistemas abstratos. A virtualização reduz tanto o uso de energia quanto o número de servidores físicos. Ela permite consolidar até 10 servidores com aplicações completamente diferentes em um único servidor físico, de modo que cada servidor virtual vai ter seu próprio nome, endereço de IP, entre outras características. Os servidores virtuais continuam a aparecer para os usuários como se fossem servidores físicos separados, mas através da virtualização é possível reduzir drasticamente o espaço nos centro de processamento de dados (CPD data center). Originalmente, a maioria dos computadores vem com apenas um sistema operacional no qual executamos diversos aplicativos. Através da virtualização, os computadores usam a tecnologia de memória virtual para executar vários sistemas operacionais ou aplicativos ao mesmo tempo.

5 Atualmente, existem algumas técnicas utilizadas nos servidores virtuais. Em muitos casos elas são a solução para tornar um equipamento ineficiente e pouco utilizado em um equipamento bem utilizado. Quanto ao particionamento, Lamb (2009, p.92) o define como: A capacidade que um sistema computacional tem de conectar a sua reserva de recursos (CPU, memória, e I/O) para formar uma única instância de um computador de trabalho ou partição lógica (LPAR). (...) A energia fornecida para o sistema do computador físico existente é usada agora para todos estes sistemas lógicos, mas esses sistemas lógicos operam de forma totalmente independente um do outro. V-Motion é uma tecnologia presente no servidor VMWare ESX. Através da completa virtualização de servidores, armazenamento e rede, uma máquina virtual inteira que esteja rodando pode ser transferida de um servidor para outro em minutos. O cluster do VMWare, o VMFS, permite que tanto o servidor fonte, quanto o servidor alvo acessem os arquivos da máquina virtual de forma simultânea. De acordo com Menascé (2006), existem várias vantagens da virtualização através de diversas dimensões. Segurança: Por compartimentar ambientes com diferentes requisitos de segurança em diferentes máquinas virtuais, pode-se selecionar o sistema virtual visitante e as ferramentas mais apropriadas para cada ambiente. Um ataque de segurança em uma máquina virtual não irá comprometer os outros servidores, porque eles são isolados uns dos outros. Confiabilidade e disponibilidade: Uma falha de software em um máquina virtual não afeta outras máquinas virtuais. Custo: É possivel chegar a grandes reduções de custo com a consolidação de pequenos servidores em poderosos servidores. Essas reduções provêm da queda nos gastos com hardware e gastos em termos de funcionários, espaço e licenças de software.

6 Adaptabilidade às variações de carga de trabalho: Mudanças nos níveis de intensidade da carga de trabalho podem ser facilmente atendidas pela transferência de recursos e atribuições prioritárias de máquinas virtuais. Esses recursos podem ser utilizados para mover processadores de uma maquina virtual para outra. Sistemas Legados: Mesmo que uma organização decida migrar para um sistema operacional diferente, é possivel continuar a utilizar aplicações do antigo funcionando como um visitante dentro da máquina virtual. Isto reduz o custo da migração. 4. Exemplo de aplicação da pesquisa Este artigo apresenta um estudo de caso realizado pela empresa Microsoft, onde, durante vários anos, sua TI estava ciente de que o número de servidores em seus data centers estava crescendo rapidamente, enquanto a utilização de servidores era muito baixa. A Microsoft tem cerca de servidores localizados em data centers ou instalações de laboratório gerenciados, que fornecem o poder de computação de 550 edifícios em 98 países. Em setembro de 2005, a média de utilização do processador para servidores de data center da Microsoft era de apenas 9,75%. Ao estimar demandas de processador contra melhorias na capacidade deste, a Microsoft projetou que, até 2008, a utilização do processador pode ser tão baixa quanto 2%. Um dos objetivos da iniciativa rightsizing era assegurar que a utilização do processador não continue a diminuir. Durante este mesmo tempo, muitos grupos empresariais da Microsoft estavam comprando novos servidores com base em desejos pessoais. Por exemplo, os grupos empresariais que sempre compraram servidores de médio porte para rodar aplicativos de negócios, continuavam a comprar servidores de médio porte, sem qualquer avaliação da capacidade do servidor ou utilização. Entretanto, um servidor de tamanho médio comprado em 2008 tem, pelo menos, seis vezes mais poder de processamento do que um de tamanho médio comprado em Em muitos casos, os servidores que estavam em execução em menos de 5 por cento de utilização e chegaram ao fim da vida foram

7 sendo substituídos por servidores cada vez mais potentes, sem aumentar a carga de trabalho. O problema foi agravado pelo número de linhas de negócios comprando servidores e a falta de planejamento de capacidade, quer dentro do grupo empresarial ou em toda a corporação. Em 2005, a Microsoft tinha até 40 linhas de negócios diferentes, que poderiam colocar o hardware em data centers corporativos. No entanto, muitos desses grupos empresariais não têm um processo de planejamento consistente para a compra de hardware. Além disso, cada linha de negócio opera de forma autônoma. 4.1 Solução A TI da Microsoft identificou a virtualização como uma das estratégias principais para resolver os problemas de pouca utilização da capacidade do servidor e do data center. Ao usar o Microsoft Virtual Server 2005 para implementar a virtualização em servidores que executam o sistema operacional Windows Server 2003, a TI da Microsoft poderia executar várias máquinas virtuais num único servidor físico. Porque muitos dos servidores (especialmente no desenvolvimento e ambiente de testes) estavam funcionando com uma utilização extremamente baixa, a TI da Microsoft poderia funcionar com 25 máquinas virtuais em um servidor físico em um ambiente de laboratório, e executar até 10 máquinas virtuais em um servidor físico em um ambiente de produção. Esta solução apresenta vantagens significativas: Ao implantar máquinas virtuais ao invés de computadores físicos, o número total de servidores nos data centers diminuiria em vez de aumentar continuamente. Com a implantação do laboratório de 25 ou 10 máquinas virtuais de produção (cada substituição de um servidor físico de duas a quatro unidades de rack) em um servidor físico de quatro unidades de rack, a quantidade de espaço usado no data center diminuiria significativamente. Com a implementação de máquinas virtuais, a potência necessária para executar os servidores diminuiria significativamente. A TI da Microsoft

8 estimou que, em média, uma máquina virtual com a utilização típica requer energia em cerca de 90% menos do que um servidor físico. O objetivo da Microsoft era ter 25% dos servidores de produção e os servidores do laboratório de gestão de TI como máquinas virtuais em execução até junho de Em maio de 2008, a Microsoft estava perto de alcançar essa meta, com servidores virtuais em execução nos data centers e ambientes de gestão do laboratório. A Microsoft definiu uma meta de rodar mais de 50% da produção e conseguiu gerenciar servidores do laboratório em Windows Server 2008 e tecnologia Hyper-V, em Junho de As economias de custo potencial para a Microsoft são difíceis de ignorar. Uma estimativa é que, se a TI da Microsoft virtualiza servidores, vai economizar $7 milhões em custos de hospedagem por ano. Por três anos, as economias de custo vão crescer para $20 milhões por ano, porque os servidores não precisarão ser substituídos por novos hardwares físicos. 4.2 Implementação Para tratar das questões referentes a dados de centro-espacial e utilização do servidor, a Microsoft iniciou a estratégia Compute Utility no verão de Um componente fundamental dessa estratégia é a iniciativa rightsizing, que são esforços, com a finalidade de promover novos modelos para a implantação de servidores virtuais. Um elemento importante desta iniciativa é identificar compras de servidor que são candidatos à virtualização, e redirecionar essas compras para uma oferta de uma plataforma de máquina virtual. 4.3 A estratégia Compute Utility A TI da Microsoft implementou a estratégia Compute Utility para remover o conceito de propriedade do servidor para grupos empresariais e substituí-lo com um conceito de compra de capacidade de computação. Com essa estratégia, as linhas de negócios da Microsoft definem as suas necessidades de capacidade de computação para os aplicativos que eles precisam para executar seus negócios e, em seguida, a TI da Microsoft se concentra em atender as necessidades de capacidade de computação.

9 A TI da Microsoft utiliza como referência o Standard Performance Evaluation Corporation (SPEC) para atribuir uma unidade computacional para cada servidor. A unidade de computação é uma medida da capacidade de computação de servidor: um servidor high-end típico pode ter unidades de computação. A TI da Microsoft utiliza este valor para adequar a capacidade de computação com as exigências do negócio. Por exemplo, se um aplicativo de negócio está sendo executado em um servidor mais antigo com 40 unidades de computação, e apenas 20% desse servidor é utilizado, substituindo o servidor com o novo hardware que possui 160 unidades de computação pode-se diminuir a utilização para menos de 5%. Se um servidor físico é a única maneira de satisfazer os requisitos de negócio, a TI da Microsoft fornece-o. No entanto, em muitos casos, uma máquina virtual pode amplamente atender aos requisitos do negócio. A estratégia Compute Utility tenta criar um nível de abstração para o grupo empresarial; o grupo agora está comprando capacidade de computação e espaço em uma rede de área de armazenamento, ao invés de um servidor físico real. 4.4 A Iniciativa Rightsizing A iniciativa rightsizing é um componente de uma estratégia mais ampla Compute Utility e tem dois objetivos. O primeiro é identificar os servidores que seriam bons candidatos para virtualização, e então encorajar grupos empresariais a substituir os servidores físicos por máquinas virtuais. O segundo objetivo é assegurar que se um grupo empresarial requer um servidor físico, o servidor é de tamanho adequado. Para identificar os servidores que seriam bons candidatos para a virtualização, a Microsoft IT implementou as seguintes etapas: 1. Identificar as características de desempenho dos servidores atualmente no centro de dados Para identificar as características de desempenho dos servidores no data center, a TI da Microsoft utilizou o Microsoft Operations Manager 2005, e, mais tarde, o Microsoft System Center Operations Manager 2007 para coletar informações sobre cada servidor. A TI da Microsoft configurou o sistema para capturar dados de utilização da CPU em intervalos de 15 minutos por dia. Este esforço mostrou que a utilização da

10 CPU é de 96 pontos por dia, e cerca de pontos por mês. A TI da Microsoft manteve este nível de detalhe por servidor, pelo menos, 12 meses. A equipe rightsizing precisava de mais informações para uma perspectiva histórica, por isso também recolheu o diário de agregação de dados Microsoft Operations Manager. Esses dados agregados para a maioria dos servidores estava disponível para cerca de 18 meses. Os dados diários agregados continham os seguintes valores: Máximo: O maior nível de utilização da CPU capturado durante o dia relatado. Média: Uma média de todos os pontos de utilização de CPU, dados capturados durante o dia relatado (soma de pontos de dados / quantidade de pontos de dados = média). Mínimo: O menor nível de utilização da CPU capturado durante o dia relatado. A equipe rightsizing desenvolveu então um cubo usando os dados diários agregados, para oferecer os seguintes valores de comparação mensal: Valor Máximo: O valor mais elevado de agregação diária que o Microsoft Operations Manager capturado para o período de referência. Média do Valor Máximo: Uma média de um mês da diária máxima de Valores relatados (soma de pontos de dados Valor Máximo para o mês / quantidade de pontos de dados = Média do Valor Máximo). Média do Valor médio: Uma média de um mês, a média diária de Valores relatados (soma de pontos de dados Valor médio para o mês / quantidade de pontos de dados = média do valor médio). Isso também pode ser considerado como "média do Valor médio". Média do Valor Mínimo: Uma média de um mês do diário mínimo Valores relatados (soma de pontos de dados Valor Mínimo para o mês / quantidade de pontos de dados = Média do Valor Mínimo). Para melhorar a leitura do relatório rightsizing, a equipe definiu quatro categorias de "temperatura": permafrost, fria, aquecido e quente. Cada temperatura tem um valor definido pelo nível de utilização média de %CPU (média do Valor médio) e

11 %Max CPU (Média do Valor Máximo). A Tabela a seguir mostra as temperaturas e valores: Tabela 1 Identificando a utilização de servidores por temperatura Temperatura % CPU Mínimo % CPU Máximo Permafrost <=1 <=5 Frio <=5 <=20 Aquecido <=20 <=50 Quente >20 >50 Adaptado de Microsoft, 2011 Usando esses dados de desempenho, a equipe rightsizing poderia identificar quais servidores foram excelentes candidatos para a virtualização. Essencialmente, a equipe considerou qualquer servidor identificado como Permafrost ou frio para ser um candidato para a virtualização. 2. Coletar informações sobre o hardware, sistema operacional e aplicativos em execução nos servidores de data center Para identificar os servidores que foram bons candidatos à virtualização, a equipe rightsizing precisava coletar mais informações sobre os servidores. Além dos dados do Microsoft Operations Manager, a equipe usou informações de configuração armazenadas em um banco de dados de gerenciamento de configuração. 3. Desenvolver recomendações específicas do aplicativo para virtualização de servidores Ao longo do tempo, a equipe rightsizing identificou quais servidores eram bons candidatos à virtualização. A TI da Microsoft implantou máquinas virtuais em Virtual Server 2005 rodando no Windows Server A orientação inicial da equipe recomendava que todos os servidores que utilizavam o Internet Information Services (IIS) ou funcionavam como servidores do Microsoft SharePoint deviam passar pelo processo de virtualização. Estas recomendações focaram em primeiro lugar ambientes de laboratório, mas também incluíram alguns servidores de produção. Quando a equipe estava desenvolvendo as recomendações iniciais não eram recomendados servidores altamente utilizados (por exemplo, os servidores executando

12 várias instâncias do Microsoft SQL Server ) para a virtualização. Todos os outros sistemas eram candidatos à virtualização. No entanto, a TI da Microsoft começou recentemente a implantação de máquinas virtuais no Windows Server 2008 Hyper-V. Esta ferramenta oferece melhor desempenho e suporta 64-bit máquinas virtuais. 4. Comunicação rightsizing para grupos empresariais. Enquanto coletavam dados e recomendações, a equipe rightsizing também trabalhou em formas de apresentar as informações para grupos de negócios da Microsoft. Para fazer isso, a equipe desenvolveu um scorecard. Este utiliza as informações coletadas pelo Microsoft Operations Manager 2005 e o System Center Operations Manager 2007 para apresentar uma visão atual abrangente do status do grupo empresarial de virtualização, bem como apresentar as possibilidades futuras para a virtualização adicional. O scorecard fornece informações de alto nível sobre a implantação de servidores físicos e máquinas virtuais para toda a organização, bem como informações detalhadas sobre o desempenho de cada grupo empresarial. 4.5 Propostas Foram apresentadas três propostas para os grupos de negócio: Opção A: Trocar todos os servidores em final de vida e fora da garantia que têm a temperatura permafrost e frio. Servidores em final de vida são aqueles aos quais a TI da Microsoft não oferece mais suporte em ambientes de produção devido a problemas de performance, custo ou outros. Opção B: Opção A, além de realizar a troca de servidores em final de vida e servidores fora do período de garantia que possuem valor de uso de CPU irrisórios. Opção C: Opção B, além de realizar a troca de 50% de servidores antigos que têm a temperatura permafrost e fria. A tabela a seguir irá mostrar uma expectativa de redução de custos com o uso das opções apresentadas:

13 Tabela 2 Economias Por Opção Apresentada Opção A Opção B Op ção C Número de Servidores Custo atual de hospedagem $650,814 $920,744 $1,439,536 Custo do VSU $258,318 $355,950 $578,673 Custos Adicionais $51,664 $71,190 $115,735 Hospedagem VSU $297,180 $409,500 $665,730 Custo VSU Total $607,162 $836,641 $1,360,138 Economias $43,653 $84,104 $79,398 Meses para recuperar o dinheiro investido 10.5 Meses 10.0 Meses 10.8 Meses Economia por Servidor $344 $481 $279 Adaptado de Microsoft, 2011 O scorecard do Rightsizing ainda oferece informação detalhada para os grupos de negócio que incluem: Número de servidores físicos contra máquinas virtuais. Número de servidores rodando sistemas operacionais de 64-Bit Número de servidores rodando o Windows Server Estatísticas de performance dos servidores. Número de servidores em cada nível de temperatura. Para cada categoria, o scorecard inclui informação para poder comparar os grupos de negócio da Microsoft que estão utilizando a iniciativa contra grupos que não a utilizam. 5. Considerações Finais Baseando-se no exemplo de aplicação, é possível concluir que muitas organizações estão chegando perto da capacidade máxima de seus Data Centers, devido à falta de espaço. Isto ocorre devido ao fato de muitos servidores serem subutilizados pelas companhias, muitas vezes não chegando nem a 10% da sua capacidade total. A TI da Microsoft conseguiu identificar a virtualização como uma ferramenta importante para reduzir o espaço utilizado pelos data centers, diminuir custos e ainda contribuir com o meio ambiente, reduzindo o gasto de energia e emissão de CO 2. Para identificar

14 tais servidores, a Microsoft criou uma iniciativa que ficou conhecida como Rightsizing, que coletou dados sobre o desempenho do servidor. Ao realizar isto, a equipe encontrou diversos servidores que funcionavam a menos de 20% da capacidade total, que poderiam ser utilizados. Além disto a equipe também criou um scorecard para demonstrar aos grupos de negócio os ganhos que eles teriam com o uso da virtualização. Visto todos estes dados, podemos concluir que a virtualização é um excelente projeto de TI Verde, que, além de diminuir os custos das empresas, ainda pode reduzir, consideravelmente, o espaço utilizado pelos Data Centers. Referências BAROUDI, C. et al. Green IT for dummies. Hoboken: Willey Publishing, CALLENBACH, E. et al. Gerenciamento ecológico: Guia do Instituto Elmwood de Auditoria Ecológica e Negócios Sustentáveis. São Paulo: Cultrix/Amaná, CUPERTINO, Calif. Symantec Study Reveals Green IT Now Essential IT Practice. Symantec, United States, HARRIS, J. Green Computing and Green IT Best Practices on Regulations and Industry Initiatives, Virtualization, Power Management, Materials Recycling and Telecommuting. Raleigh: Lulu.com, 2008 KURP, Patrick. Green Computing: Are you ready for a personal energy meter? Communications of the ACM. Vol. 51 No LAMB, J. P. The greening of IT: How companies can make a difference for the enviroment. Boston: Pearson Education, MENSACÉ, DANIEL A. Virtualization: Concepts, Applications and performance modeling. Dept. of Computer Science, George Mason University, Fairfax, USA, MICROSOFT. Identifying Server Candidates for Virtualization. Disponível em < Acesso em 26 de Fevereiro de MURUGESAN, San. Harnessing Green IT: Principles and Practices. Multimedia Univ., Cyberjaya, 2008.

15 PONIATOWSKI, M. Foundations of green IT: consolidation, virtualization, efficiency, and ROI in the data Center. New Jersey: Prentice Hall, SEGAN, Sascha. Green Tech: Reduce, Reuse, That's It. PC Magazine, 2007.

Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica

Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica Windows Azure Soluções para clientes - Estudo de caso Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica Visão geral País ou região: Índia Setor: Tecnologia da informação Perfil

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO.

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. Muitas empresas brasileiras estão interessadas nas vantagens proporcionadas pela computação em nuvem, como flexibilidade, agilidade e escalabilidade,

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

Sede global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.508.872.8200 Fax.508.935.4015 www.idc.com

Sede global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.508.872.8200 Fax.508.935.4015 www.idc.com Sede global: 5 Speen Street Framingham, MA 01701 EUA Tel.508.872.8200 Fax.508.935.4015 www.idc.com B O L E T I M I N F O R M A T I V O R e d H a t E n t e r p r i s e L i n u x e m u s o : E m p r e s

Leia mais

O IMPACTO AMBIENTAL DA COMPUTAÇÃO

O IMPACTO AMBIENTAL DA COMPUTAÇÃO O IMPACTO AMBIENTAL DA COMPUTAÇÃO Tema 11 Grupo 03 Adriano José Ferreira Gasparini 5890114 Diogo Ferrari Meletto 5890201 Luiz Antonio Bezerra de Andrade 5967745 Tópicos: Impacto Ambiental: Lixo Eletrônico;

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA Julho de 2015 Com nuvens privadas de fácil uso concebidas para executar aplicativos corporativos essenciais para os negócios, as principais organizações se beneficiam

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

Consolidação inteligente de servidores com o System Center

Consolidação inteligente de servidores com o System Center Consolidação de servidores por meio da virtualização Determinação do local dos sistemas convidados: a necessidade de determinar o melhor host de virtualização que possa lidar com os requisitos do sistema

Leia mais

Forefront Server Security Management Console: Gerenciamento Simplificado da Segurança para Mensagens e Colaboração White Paper

Forefront Server Security Management Console: Gerenciamento Simplificado da Segurança para Mensagens e Colaboração White Paper Forefront Server Security Management Console: Gerenciamento Simplificado da Segurança para Mensagens e Colaboração White Paper Outubro de 2007 Resumo Este white paper explica a função do Forefront Server

Leia mais

Administração de Sistemas (ASIST)

Administração de Sistemas (ASIST) Administração de Sistemas (ASIST) Funções do Administrador de Sistemas Centros de Processamento de Dados Virtualização de Servidores Setembro de 2014 1 As funções do Administrador de Sistemas Abrangem

Leia mais

LEAN SIX SIGMA PARA O SERVICE DESK

LEAN SIX SIGMA PARA O SERVICE DESK LEAN SIX SIGMA PARA O SERVICE DESK Algumas reclamações de clientes/ usuários finais são bastante comuns: Eu tive que falar sobre o mesmo problema para mais de uma pessoa antes dele ser resolvido, e a cada

Leia mais

Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br. Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado

Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br. Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado de TI. Apresentar alguns conceitos e técnicas sobre a tecnologia

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO

PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO Resultados da América Latina 2012 SUMÁRIO 3 METODOLOGIA 4 INTRODUÇÃO 5 AS 7 SÃO 9 NÃO 11 RECOMENDAÇÕES INFORMAÇÕES ESTÃO AUMENTANDO VERTIGINOSAMENTE... E ELAS

Leia mais

Informatização das administrações tributária e aduaneira Objetivos dos projetos de informatização da receita fiscal

Informatização das administrações tributária e aduaneira Objetivos dos projetos de informatização da receita fiscal Informatização das administrações tributária e aduaneira A informatização é uma parte importante dos projetos do Banco Mundial relacionados a impostos e alfândega. Baseando-se em projetos concluídos e

Leia mais

Soluções para gerenciamento de clientes e Impressão móvel

Soluções para gerenciamento de clientes e Impressão móvel Soluções para gerenciamento de clientes e Impressão móvel Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com SUMÁRIO Introdução... 4 Nuvem pública: quando ela é ideal... 9 Nuvem privada: quando utilizá-la... 12 Alternativas de sistemas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana

A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana CUSTOMER SUCCESS STORY NOVEMBRO 2010 A TNT Garante a Entrega de 4,4 Milhões de Pacotes por Semana PERFIL DO CLIENTE Sector: Transporte e distribuição Organização: TNT Express Ingressos: Mais de 6.600 milhões

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO QUALIDADE DE SOFTWARE Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura

Leia mais

D E S P A C H O. Alinhamento Estratégico:

D E S P A C H O. Alinhamento Estratégico: D E S P A C H O Em atendimento ao solicitado às fls. 30 do referido processo, encaminhamos abaixo, as razões comprobatórias de vantajosidade da contratação pretendida. Alinhamento Estratégico: O elevado

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios

Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios Em TI, o fracasso não é uma opção. Não surpreendentemente, as organizações tornaram uma prioridade alta desenvolver e implementar planos

Leia mais

ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO

ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO OBJETIVO Objetivo do deste trabalho é o autoaprendizado e a disseminação do conhecimento empregado no conceito de virtualização. Assim como a demostração de seu uso em conjunto

Leia mais

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt

Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Virtualização e Consolidação de Centro de Dados O Caso da UTAD António Costa - acosta@utad.pt Agenda A UTAD Virtualização Uma definição Introdução e abrangência

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Produtividade. Sem tempo a

Produtividade. Sem tempo a Produtividade Sem tempo a A NDREA MARQUES/ FOTONAUTA perder Contax investe em tecnologias Microsoft para facilitar o trabalho de seus operadores e garantir que eles atendam os clientes com mais agilidade

Leia mais

Introdução. Uso do disco Vantagens Desvantagens Baixo custo, facilidade de manutenção do software e do hardware, simetria e flexibilidade

Introdução. Uso do disco Vantagens Desvantagens Baixo custo, facilidade de manutenção do software e do hardware, simetria e flexibilidade Introdução É sabido que os processos rodam em processadores. Nos sistemas tradicionais existe somente um único processador, de forma que não há dúvida a respeito de como ele deve ser usado. Em um sistema

Leia mais

Manual de Vendas. Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2

Manual de Vendas. Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2 Manual de Vendas Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2 O Windows Server 2012 R2 fornece soluções de datacenter e de nuvem híbrida de classe empresarial que são simples

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade

Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB 18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB Autor(es) HARLEI MIGUEL DE ARRUDA LEITE Orientador(es) PLÍNIO ROBERTO SOUZA VILELA Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

PLAYBOOK. Criando uma Infraestrutura de TI que se Adapta ao Seu Negócio

PLAYBOOK. Criando uma Infraestrutura de TI que se Adapta ao Seu Negócio PLAYBOOK P A R A M U D A N Ç A Criando uma Infraestrutura de TI que se Adapta ao Seu Negócio Durante décadas, os data centers foram sobre provisionados de duas à três vezes em uma tentativa de planejar

Leia mais

Semana do Meio Ambiente. TI Verde by Eng. Tarcísio Lemos

Semana do Meio Ambiente. TI Verde by Eng. Tarcísio Lemos Semana do Meio Ambiente TI Verde by Eng. Tarcísio Lemos Biografia Engenheiro da Computação (IESAM, 2008) Especialista em Sistemas de Banco de Dados (UFPA, 2010) Especialista em Sistemas GNU/Linux (Virtual

Leia mais

Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Índice de Informações Digitais

Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Índice de Informações Digitais Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação: Visão geral A mais recente Pesquisa sobre Custo e Gestão da Informação 2012 da Symantec de 2012 revela o primeiro e apresenta um panorama das informações de

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA DE BANCO DE DADOS

PLANO DE CONTINGÊNCIA DE BANCO DE DADOS PLANO DE CONTINGÊNCIA DE BANCO DE DADOS Pedro Henrique Jussani 1, Luiz Fernando Braga Lopes 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil pedrohenriquejussani@hotmail.com, lfbraga@unipar.br

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

SERVIDORES REDES E SR1

SERVIDORES REDES E SR1 SERVIDORES REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ HARDWARE Você pode instalar um sistema operacional para servidores em qualquer computador, ao menos na teoria tudo irá funcionar sem grandes dificuldades. Só

Leia mais

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento É hora de renovar O mercado de retrofit tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Novas regulamentações

Leia mais

Gerenciamento e Impressão

Gerenciamento e Impressão Gerenciamento e Impressão Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. Intel e Centrino são marcas

Leia mais

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS por Heinz P. Bloch Para TECÉM - tecem.com.br 05/10/2013 Parcerias com um único fornecedor de selo mecânico nem sempre

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo.

Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo. Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo. Desafios da vigilância por vídeo hoje O mercado de vigilância por vídeo está crescendo, impulsionado por preocupações de segurança

Leia mais

Visão do Sistema Operacional

Visão do Sistema Operacional Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas, sistemas e aplicativos Usuários Sistema Operacional memória discos Hardware UCP fitas impressoras monitores O que é um Sistema

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável?

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . Conceitos: Responsabilidade Social Ecoeficiência Conceitos Responsabilidade Social - é a relação ética e transparente da organização

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

Guia de Licenciamento por Volume Microsoft

Guia de Licenciamento por Volume Microsoft iii Sumário Capítulo 1: Introdução ao Licenciamento por Volume... 1 Pontos chave para entender o Licenciamento por Volume Microsoft... 1 Programas de licenciamento para sua organização... 1 Licenciamento

Leia mais

OS 7 KPIs MAIS COMUNS PARA MONITORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

OS 7 KPIs MAIS COMUNS PARA MONITORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO OS 7 KPIs MAIS COMUNS PARA MONITORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO A GESTÃO VISUAL NA GESTÃO DA PRODUÇÃO WHITE PAPER ÍNDICE Introdução O que são KPIs indicadores chave de desempenho? O que é Gestão Visual? 7 KPIs comuns

Leia mais

Luz verde para a sustentabilidade

Luz verde para a sustentabilidade Luz verde para a sustentabilidade QUEM SOMOS Somos uma empresa de soluções de eficiência energética, com base tecnológica, orientada para o cliente. Desenvolvemos as melhores soluções de eficiência energética,

Leia mais

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle.

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle. Introdução Os principais elementos de um sistema de computação são a unidade central de processamento (central processing unit CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO

DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO Consultoria Frost & Sullivan Por que investir em Data Center? Mercado brasileiro de Data Center

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Desempenho Prof Daves Martins Msc Computação de Alto Desempenho Email: daves.martins@ifsudestemg.edu.br Fundamentos de Organização de Computadores Desempenho Avaliação de Desempenho

Leia mais

Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware)

Computador Digital Circuitos de um computador (Hardware) Computador Digital SIS17 - Arquitetura de Computadores (Parte I) Máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções que lhe são fornecidas. Executa Programas conjunto de instruções

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Security and Compliance CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de segurança

Leia mais

Segurança sem complicações. os ambientes virtuais SECURITY FOR VIRTUAL AND CLOUD ENVIRONMENTS

Segurança sem complicações. os ambientes virtuais SECURITY FOR VIRTUAL AND CLOUD ENVIRONMENTS Segurança sem complicações para todos os ambientes virtuais SECURITY FOR VIRTUAL AND CLOUD ENVIRONMENTS Proteção ou desempenho? O número de máquinas virtuais ultrapassou o de máquinas físicas em 2009.

Leia mais

Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais

Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial O QI da empresa

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS. Prof. Marcelo de Sá Barbosa

SISTEMAS DISTRIBUIDOS. Prof. Marcelo de Sá Barbosa Prof. Marcelo de Sá Barbosa CLUSTER: Um cluster é um conjunto de computadores independentes conectados por rede que formam um sistema único através do uso de software. Um cluster, ou aglomerado de computadores,

Leia mais

Confiança no crescimento em baixa

Confiança no crescimento em baixa 10Minutos 19ª Pesquisa Global com CEOs Setor de Engenharia e Construção Confiança no crescimento em baixa Destaques Março 2016 Destaques Com 65% das indicações, suborno e corrupção são consideradas as

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 01 de Novembro de 2013. Revisão aula passada Projeto de Arquitetura Decisões de projeto de Arquitetura

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Não é tarde demais para combater as mudanças climáticas O sumário do IPCC diz:

Não é tarde demais para combater as mudanças climáticas O sumário do IPCC diz: Sumário dos resultados-chave do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Grupo de Trabalho III de Mitigação de Mudanças Climáticas Bangkok, Maio de 2007 Não é

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Especificação Operacional.

Especificação Operacional. Especificação Operacional. Para muitos sistemas, a incerteza acerca dos requisitos leva a mudanças e problemas mais tarde no desenvolvimento de software. Zave (1984) sugere um modelo de processo que permite

Leia mais

O Desafio de Inovar em um Ambiente em Contínua Evolução

O Desafio de Inovar em um Ambiente em Contínua Evolução O Desafio de Inovar em um Ambiente em Contínua Evolução Dorgival Olavo Guedes Neto 1 Pesquisador Associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG Doutor em

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais