PROVA ESPECÍFICA Cargo 40. Sobre a evolução do texto publicitário no Brasil, é INCORRETO afirmar:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA ESPECÍFICA Cargo 40. Sobre a evolução do texto publicitário no Brasil, é INCORRETO afirmar:"

Transcrição

1 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 40 QUESTÃO 41 Sobre a evolução do texto publicitário no Brasil, é INCORRETO afirmar: a) O primeiro anúncio de que se tem notícia no Brasil é de b) O texto dos anúncios em língua estrangeira foi proibido no século XIX. c) A partir de 1900, artistas e poetas começaram a se tornar uma constante nos diários. d) No início do século XIX, os textos eram curtos, sem ilustrações, os chamados classificados. QUESTÃO 42 O que na publicidade se convencionou chamar de Unique Selling Proposition é quando o anúncio contém: a) apenas um texto corrido, sem nenhuma ilustração. b) uma única imagem, cuja proposta é impactar o público. c) uma redundância para melhor fixação da mensagem proposta. d) uma única proposição de venda, desenvolvida ao longo do texto. QUESTÃO 43 Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Todo texto publicitário é hiperbólico, isto é, consiste na ênfase resultante de um exagero deliberado. b) O texto publicitário em circuito fechado evita o questionamento e objetiva levar o leitor a conclusões definitivas. c) Um dos elementos que caracteriza o texto publicitário contemporâneo, incorporado pelos redatores a partir dos anos 60, é a estrutura circular. d) A construção de uma mensagem persuasiva é fruto de uma cuidadosa pesquisa de palavras, vital na elaboração do texto de propaganda impressa.

2 30 QUESTÃO 44 Podemos considerar como Anúncio Interativo aquele a) veiculado apenas na Internet, levando o consumidor a uma resposta imediata. b) cujo discurso está propositalmente completo, criando um vínculo direto com o consumidor. c) no qual a informação é lacônica, levando o leitor a utilizar-se de outra mídia para melhor compreendê-lo. d) criado com a finalidade de levar o leitor a interagir com o suporte, obrigando-o a ter algum tipo de ação para compreender toda a comunicação. INSTRUÇÃO: As questões 45, 46 e 47 contêm duas afirmações sobre a concentração multinacional da publicidade. Em relação a estas questões, assinale na Folha de Respostas: a) Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. b) Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. c) Se as duas afirmações são falsas. d) Se as duas afirmações são verdadeiras. QUESTÃO 45 1ª afirmação: A publicidade contemporânea fomenta uma mentalidade consumista orientada para a disseminação de um leque de idéias e bens em gigantescas bases mercadológicas. ( ) 2ª afirmação: Com a recente crise financeira mundial, o montante de investimentos em publicidade parou de crescer, fazendo com que a economia do setor diminuísse 5% em relação a ( ) QUESTÃO 46 1ª afirmação: A maioria das agências de publicidade está baseada nos Estados Unidos da América, operando globalmente através de redes de filiais e coligadas. ( ) 2ª afirmação: Os conglomerados publicitários generalizam estratégias persuasivas, em sintonia com as exigências de macromercados, reconfigurando-se por intermédio de fusões, acordos, aquisição e diversificação de serviços. ( )

3 31 QUESTÃO 47 1ª afirmação: Os conteúdos das campanhas publicitárias estimulam especificidades históricas em detrimento da formação de uma memória coletiva. ( ) 2ª afirmação: Os produtos e as marcas de ponta não conseguem ser assimilados pelo sistema mundial, reforçando a noção de territórios não globalizados. ( ) QUESTÃO 48 Os seguintes preceitos básicos definem a ética publicitária, EXCETO: a) Todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro, além de respeitar as leis do país. b) Deve-se ter presente a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor. c) Deve-se respeitar a atividade publicitária e não desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta. d) Toda peça publicitária deve ser preparada com o devido senso de responsabilidade social e, portanto, deve acentuar as diferenciações sociais. QUESTÃO 49 A respeito do CONAR Código de Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária, é INCORRETO afirmar que: a) tem poderes para fiscalizar e julgar a propaganda política nacional, em todas as suas instâncias. b) é uma ONG, fundada e mantida pela propaganda brasileira, ou seja, pelas agências de publicidade, por empresas de anunciantes e veículos de comunicação. c) é a instituição que fiscaliza a ética da propaganda comercial veiculada no Brasil. d) tem como objeto de análise o produto defeituoso, o serviço não prestado e a ideologia arrojada.

4 32 QUESTÃO 50 Sobre a regulamentação dos Anúncios Testemunhais, é INCORRETO afirmar: a) O testemunho utilizado deve ser sempre comprovável. b) O uso de sósias independe da autorização da pessoa retratada ou imitada. c) O uso de modelos trajados com uniformes ou vestimentas características de uma profissão não deve induzir o consumidor a erro. d) O anúncio abrigará depoimentos genuínos e personalizados, ligados à experiência do depoente, ou daquele a quem o personificar. QUESTÃO 51 Para se tornar proprietário de uma marca nome, símbolo ou figura para identificar empresas, entidades produtos ou serviços, é necessário registrá-la. O órgão responsável por esse procedimento é a) ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. b) ISO International Standardization Organization. c) INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial. d) INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

5 33 QUESTÃO 52 Uma boa marca não é, necessariamente, a alma do negócio, mas é o seu nome, e isso é importante. Para substituir Tokio Tsushin Kasuki por Sony, fiquei semanas a fio pensando e consultando dicionários. Até que encontrei a palavra latina sonu (som): ela casava perfeitamente com a nossa filosofia e com o que pretendíamos. Não me cansei desse nome até hoje e o público também não. Com esse grande nome e a nossa imagem de competência, jamais abri mão de timbrar a marca Sony em todos os meus produtos. Recusei um grande pedido, 100 mil rádios de bolso, quando a empresa estava apenas começando, porque os aparelhos teriam de sair com a marca da empresa que fez a encomenda. Com base em meu sexto sentido, há ocasiões em que não bastam apenas ciência e técnica, eu sabia que a empresa acabaria emplacando e não estava disposto a trabalhar duro para fazer a fama dos outros. Nunca abra mão de sua marca. A partir desse depoimento de Akio Morita, presidente da Sony, assinale a afirmativa INCORRETA: a) A fixação da marca exige uma estratégia para sua visibilidade e fidelização. b) A criação de um nome para um produto exige trabalho, pesquisa e conhecimento. c) A marca, independente do produto, deve ser substituída depois de algum tempo de uso. d) A segurança gerencial e emocional e a visão empreendedora de Morita levaram-no a desprezar um lucro imediato para conquistá-lo a médio e longo prazo. QUESTÃO 53 Tendo em vista as modernas tendências mundiais e atendidas as normas pertinentes do Código da Propriedade Industrial, a publicidade comparativa será aceita, EXCETO quando a) tenha por princípios básicos a subjetividade na comparação, desde que haja uma fundamentação psicológica ou emocional. b) seu objetivo maior seja o esclarecimento, se não a defesa do consumidor. c) não se estabeleça confusão entre produtos e marcas concorrentes. d) não se utilize injustificadamente a imagem corporativa ou o prestígio de terceiros.

6 34 QUESTÃO 54 Sobre anúncios impressos, assinale a afirmativa CORRETA: a) A policromia é fundamental para a legibilidade do texto e a sedução da foto. b) O título deve tomar 1/3 (um terço) da página para prender a atenção do público e evitar a dispersão. c) Caso o anúncio seja de meia página, deve-se aproveitar o máximo da área, deixando o mínimo de espaços em branco. d) Deve-se adequar o anúncio com o público e o produto. Jovens merecem linguagem jovem. Público sério, linguagem séria. QUESTÃO 55 A concentração multinacionalizada condiciona toda a cadeia produtiva da publicidade. Os fatores abaixo concorrem para isto, EXCETO: a) A descentralização das decisões fundamentais e dos planos de inovação entre as subsidiárias das holdings no exterior. b) A intensa concorrência entre um número cada vez menor de agências transnacionais, constituídas por fusões e aquisições. c) A interligação dos mercados por redes infoeletrônicas de comunicação, largamente favorecida por regulamentações neoliberais. d) O alinhamento de contas multinacionais, com vistas à padronização das mensagens e à racionalização de custos das campanhas globais. QUESTÃO 56 É CORRETO afirmar que os anúncios publicitários voltados ao consumo de crianças e adolescentes deverão a) demonstrar a noção de que o consumo do produto proporciona superioridade ou, na sua falta, inferioridade. b) apregoar que o produto contenha características peculiares, mesmo que, na verdade, sejam encontradas em similares. c) contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos, alunos e professores e demais relacionamentos que envolvam o públicoalvo. d) utilizar formato jornalístico, a fim de que o produto seja percebido como notícia.

7 35 QUESTÃO 57 São princípios que regem a propaganda de tratamentos clínicos e cirúrgicos, como, por exemplo, emagrecimento e cirurgia plástica, EXCETO: a) Deve dar uma descrição clara e adequada do caráter do tratamento. b) Não necessita mencionar a direção médica responsável. c) Não pode conter testemunhais prestados por leigo. d) Não pode prometer cura. QUESTÃO 58 Assinale a afirmativa CORRETA a respeito da propaganda de automóveis, caminhões, ônibus e tratores: a) São permitidos, em formato de desenhos animados, anúncios que induzam o usuário a desrespeitar as regras de silêncio. b) É permitido que, em situações ficcionais, o anúncio contenha sugestões de ultrapassagens, excesso de velocidade e desempenho extraordinário. c) Os anúncios não deverão induzir a erro quanto a características específicas do veículo, tais como consumo, velocidade, desempenho, conforto e segurança. d) É permitida a divulgação de dados de desempenho que correspondam a corridas de automóveis quando a peça for uma paródia de filmes cinematográficos. QUESTÃO 59 Frase concisa, marcante, geralmente incisiva, atraente, de fácil percepção ou memorização, condensada, às vezes bem humorada, em outras impactante e que apregoa as qualidades de um produto, serviço ou idéia é a) teaser. b) slogan. c) sobrescrito. d) slow-motion. QUESTÃO 60 Vitrine ou lugar onde o produto está exposto de forma a ser apreciado, tocado, além de ser responsável por 85% das decisões de compra, é denominado a) ponto-de-venda. b) promoter. c) customized marketing. d) customer oriented.

8 36 ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Dois indivíduos podem ter exatamente o mesmo conhecimento de algo, porém ter capacidades muito diferentes de utilizar seus conhecimentos.

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 5 OS TIPOS DE CAMPANHAS

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 5 OS TIPOS DE CAMPANHAS CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4 DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA Apostila 5 OS TIPOS DE CAMPANHAS OUTUBRO 2008 OS TIPOS DE CAMPANHAS Já vimos que campanha publicitária é um

Leia mais

Regulação da publicidade infantil e prevenção da obesidade

Regulação da publicidade infantil e prevenção da obesidade Regulação da publicidade infantil e prevenção da obesidade 241ª Assembleia Ordinária do CONANDA 09 de julho de 2015 Mariana de Araujo Ferraz Advogada e Consultora Mestre em Direitos Humanos - USP Ex-conselheira

Leia mais

Do Persuadir para o Educar: o chocolate Baton e a evolução do seu discurso publicitário

Do Persuadir para o Educar: o chocolate Baton e a evolução do seu discurso publicitário Do Persuadir para o Educar: o chocolate Baton e a evolução do seu discurso publicitário Rafael Picello Pascoalini Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: rafaelpicello@hotmail.com Profa. Ma. Nirave

Leia mais

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial 1 O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SEGUNDO A NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE E O PBQP-H

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SEGUNDO A NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE E O PBQP-H 1 ICQ BRASIL OCS - Organismo de Certificação de Sistema da Qualidade e OCO Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil, acreditado pelo

Leia mais

Proposta de Regulamentação da Lei nº 9/02 de 30 de Julho. Decreto nº /08 De / /2008

Proposta de Regulamentação da Lei nº 9/02 de 30 de Julho. Decreto nº /08 De / /2008 Proposta de Regulamentação da Lei nº 9/02 de 30 de Julho Decreto nº /08 De / /2008 Considerando que o recurso à publicidade constitui uma das formas de fomento ao desenvolvimento económico do país, na

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA e NORMAS DE CONDUTA REVOLUTYON

CÓDIGO DE ÉTICA e NORMAS DE CONDUTA REVOLUTYON CÓDIGO DE ÉTICA e NORMAS DE CONDUTA REVOLUTYON A Revolutyon é uma Empresa regida por uma escala de valores, que se orgulha da qualidade e do caráter de todos os seus Membros. O presente Código de Ética

Leia mais

Bebidas Alcoólicas, classificações sua publicidade. Newton Takeshi Okuno Engenheiro de Alimentos CREA/SP - 5062840489

Bebidas Alcoólicas, classificações sua publicidade. Newton Takeshi Okuno Engenheiro de Alimentos CREA/SP - 5062840489 Bebidas Alcoólicas, classificações suas e sua publicidade Newton Takeshi Okuno Engenheiro de Alimentos CREA/SP - 5062840489 Agosto/2015 CID-10 (OMS) Versão 2015 F10 - Transtornos mentais e comportamentais

Leia mais

A Responsabilidade Ética na Propaganda & Marketing. Com DANILO CUNHA

A Responsabilidade Ética na Propaganda & Marketing. Com DANILO CUNHA A Responsabilidade Ética na Propaganda & Marketing Com DANILO CUNHA Ética A Responsabilidade Ética na Propaganda & Marketing Conceito Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível

Leia mais

Tratados e Acordos Internacionais na Área Cultural

Tratados e Acordos Internacionais na Área Cultural Perfil do Administrador Cultural Conhecimentos Básicos no Campo da Administração Cultural Planejamento Estratégico È a base e o início do trabalho do Administrador Cultural. O conhecimento dos objetivos,

Leia mais

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO.

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. São Paulo - SP 2016 RENAN ROCHA ALVES - RA: 6448758 E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA SUMÁRIO 1 ÉTICA...03 2 APRESENTAÇÃO...04 3 APLICAÇÃO...05 4 FINALIDADES...06 5 DEFINIÇÕES...07 6 CULTURA ORGANIZACIONAL...08 6.1 MISSÃO...08 6.2 VISÃO...08 6.3 VALORES...08 6.4

Leia mais

Prefácio. Julio Rezende Pai, empreendedor

Prefácio. Julio Rezende Pai, empreendedor Prefácio Nesse treinamento vou compartilhar o que os empresários do ramo de SEGURANÇA ELETRÔNICA não compartilham com ninguém, aliás, nenhum empresário quer contar o segredo de suas Empresas, Correto?

Leia mais

4.1.1) ATUALIZAÇÃO. (1) www.nuevamirada.cl/la_pedagogiahtml

4.1.1) ATUALIZAÇÃO. (1) www.nuevamirada.cl/la_pedagogiahtml Figura 96 - Trecho do desenho da paisagem local, formado por desenhos individuais colados justapostos um no outro, constituindo uma só peça, um extenso rolo A localização da escola, no tocante a sua topografia,

Leia mais

Nessas e em tantas outras expressões está presente a eficácia da cultura do automóvel no modo de vida do brasileiro.

Nessas e em tantas outras expressões está presente a eficácia da cultura do automóvel no modo de vida do brasileiro. Mídia e Transito ALGUMAS REFLEXÕES Ricardo Figueiredo Moretzsohn * O fenômeno trânsito e transporte têm crescido em grandes proporções, infelizmente, muitas vezes em direção contrária à vida e aos direitos

Leia mais

MT/002-14 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA ARGUS 12/2014 - VINHEDO, SP

MT/002-14 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA ARGUS 12/2014 - VINHEDO, SP MT/002-14 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA ARGUS 12/2014 - VINHEDO, SP 1 Código de Ética e Conduta da Argus MENSAGEM DO PRESIDENTE Este Código de Ética e Conduta foi elaborado com a finalidade de explicitar

Leia mais

CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO

CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1. Esta prova contém Redação e 20(vinte) questões objetivas. Caso o caderno esteja incompleto

Leia mais

Gestão de. O que é Marketing? Steven Albuquerque. Steven Albuquerque DISCIPLINA. Conceituação de Marketing. Conceituação de Marketing 15/02/2016

Gestão de. O que é Marketing? Steven Albuquerque. Steven Albuquerque DISCIPLINA. Conceituação de Marketing. Conceituação de Marketing 15/02/2016 2 Gestão de Mestre em Administração Univ. Federal de Pernambuco - UFPE Master em International Business Universidad de Barcelona MBA em Estratégico Univ. Federal de Pernambuco - UFPE Administrador Univ.

Leia mais

Revista Unimed Digital. Dr. Evandro Costa Rosa e João Ricardo Athas

Revista Unimed Digital. Dr. Evandro Costa Rosa e João Ricardo Athas Revista Unimed Digital Dr. Evandro Costa Rosa e João Ricardo Athas 2 Posicionar-se diante de temas importantes da nossa região e que estão ligados, diretamente, à saúde, é o que propõe a Revista Unimed.

Leia mais

Custa a engolir? Prendas de Natal

Custa a engolir? Prendas de Natal Passatempo Yoggi 131 / 2014 Custa a engolir? Prendas de Natal - Condições de Participação LONGA VIDA IND. LÁCTEAS, SA., contribuinte no 500011443, com sede social no lugar de Matadouro, 4455-550 Perafita,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 00170.002641/2013-70 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL OFÍCIO-Circular nº 07/2014/SECEX/SECOM-PR Brasília, 20 de março de 2014. A Sua Excelência o Senhor Fernando Luiz Albuquerque

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO MÚSICO

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO MÚSICO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO MÚSICO I DEVERES FUNDAMENTAIS A É dever do músico defender os interesses que lhe são confiados e zelar pelo prestígio de sua classe, pela dignidade do magistério, pelo aperfeiçoamento

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA LOGZ LOGÍSTICA BRASIL S.A.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA LOGZ LOGÍSTICA BRASIL S.A. APRESENTAÇÃO A LOGZ Logística Brasil S.A. (a Companhia ou LOGZ ) é uma sociedade holding consolidadora de participações em ativos logísticos e tem como objetivo a expansão de suas atividades possibilitando

Leia mais

Pesquisas Eleitorais Res. TSE nº 23.453/15 Lei nº 12.891/2013.

Pesquisas Eleitorais Res. TSE nº 23.453/15 Lei nº 12.891/2013. Pesquisas Eleitorais Res. TSE nº 23.453/15 Lei nº 12.891/2013. PESQUISAS E TESTES PRÉ-ELEITORAIS Duas regras básicas: 1º) para conhecimento pessoal ou uso interno, pode ser feita de forma livre e informal;

Leia mais

DESAFIOS. (Autor desconhecido)

DESAFIOS. (Autor desconhecido) QUEM É O EMPREENDEDOR? POR QUE SER EMPRESÁRIO? DEFINIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO O empreendedor é motivado pela autorealização, desejo de assumir responsabilidades e independência. Considera irresistível

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL COMO DETERMINANTE DA IMAGEM CORPORATIVA

IDENTIDADE VISUAL COMO DETERMINANTE DA IMAGEM CORPORATIVA IDENTIDADE VISUAL COMO DETERMINANTE DA IMAGEM CORPORATIVA Bruna Theil Sampaio i Resumo: O presente artigo pretende discutir a construção da identidade visual corporativa e sua importância para criar e

Leia mais

Com o objetivo de esclarecer esta questão e ainda arrecadar assinaturas para o Movimento Brasil

Com o objetivo de esclarecer esta questão e ainda arrecadar assinaturas para o Movimento Brasil Mídia Eletrônica Quinta-feira (26/9) - rádio CBN Diário, programa Noticias da Tarde, ao vivo, às 14h50 entrevista com o coordenador da ACIF Jovem, Guilherme Sarkis, sobre a ação do Feirão do Imposto 2013

Leia mais

realização de Eventos

realização de Eventos Guia para realização de Eventos 1 REGRAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS Todos os palestrantes, VIP ou não, devem ser Distribuidores Forever. Os ambientes dos eventos devem primar pela qualidade e

Leia mais

CONAR: NOVAS RESTRIÇÕES PARA A PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

CONAR: NOVAS RESTRIÇÕES PARA A PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS : NOVAS RESTRIÇÕES PARA A PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS Conheça todas as novidades que o Conar está implantando a partir de 10 de abril de 2008 para a publicidade de cervejas, vinhos, aguardentes,

Leia mais

Introdução Redação Redação Comercial Microsoft Word 2010

Introdução Redação Redação Comercial Microsoft Word 2010 Sumário Introdução... 1 ATA... 3 Circular... 5 DECLARAÇÃO... 8 REQUERIMENTO... 10 Envelopes... 11 MEMORANDOS... 13 PROCURAÇÕES... 16 OFÍCIO... 17 CARTA DE COBRANÇA... 19 ATESTADO... 22 ATESTADO... 23 CURRICULUM

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação:

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação: RESENHA Resenha é a apreciação crítica sobre uma determinada obra (livro, artigo, texto, filme, etc.). Trata-se de um breve texto, semelhante a um resumo, que visa comentar um trabalho realizado. Será

Leia mais

PROJETOS CULTURAIS: MITOS E REALIDADES

PROJETOS CULTURAIS: MITOS E REALIDADES SEMINÁRIO PROJETOS CULTURAIS: MITOS E REALIDADES NOSSA PROGRAMAÇÃO 1ª Parte Alguns mitos e realidades sobre a Cultura e o Marketing Cultural 2ª Parte Projetos Culturais: Planejamento e modelos I - PORQUE

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS JÚLIO RAIZER

CONHECIMENTOS GERAIS JÚLIO RAIZER 1º BLOCO...2 I. Conhecimentos Gerais Júlio Raizer...2 Concursos Públicos no Brasil...2 Áreas...2 II. Características das Bancas Organizadoras...2 Fundação Carlos Chagas (FCC)...2 Cesgranrio...3 Vunesp...3

Leia mais

a) a locução Lei de Incentivo ao Esporte Prefeitura de São Paulo ;

a) a locução Lei de Incentivo ao Esporte Prefeitura de São Paulo ; manual de DIVULGAÇÃO da lei municipal de incentivo ao esporte APLICAÇÃO DA MARCA LEI E DECRETO Lei nº 15.928/13 Art. 32. Em todos os projetos incentivados por esta lei deverá constar claramente de todo

Leia mais

Perguntas Frequentes. Atração de Jovens Talentos BJT

Perguntas Frequentes. Atração de Jovens Talentos BJT Perguntas Frequentes Atração de Jovens Talentos BJT Diretoria de Relações Internacionais Coordenação-Geral de Bolsas e Projetos CGBP Coordenação de Acompanhamento de Bolsistas no Exterior CBE Brasília,

Leia mais

Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais

Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais Segundo Eduardo Lapa, a gestão de conteúdo é caracterizada pelo: Conjunto de técnicas, modelos, definições e processos de ordem estratégica e tecnológica

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Local de residência do candidato selecionado, com disponibilidade para viagens em todo o território nacional.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Local de residência do candidato selecionado, com disponibilidade para viagens em todo o território nacional. TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) especializado(a) na área de suporte técnico para levantar e sistematizar as informações sobre os investimentos estrangeiros diretos e suas relações com os

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA, POSTURAS E NORMAS DE CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA, POSTURAS E NORMAS DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA, POSTURAS E NORMAS DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA, POSTURAS E NORMAS DE CONDUTA Versões traduzidas de políticas e contratos jurídicos são fornecidas apenas como uma conveniência para facilitar

Leia mais

Objetivo: descrever como abrir uma solicitação de suporte técnico através da internet.

Objetivo: descrever como abrir uma solicitação de suporte técnico através da internet. Suporte Técnico Hotline Como abrir uma solicitação Denilson Pegaia Objetivo: descrever como abrir uma solicitação de suporte técnico através da internet. Aviso: Este documento apresenta dicas e exemplos

Leia mais

Código de Ética e Conduta. Trabin Software & Consulting

Código de Ética e Conduta. Trabin Software & Consulting Trabin Software & Consulting Sumário 1. Apresentação... 4 2. Empresa... 5 2.1. Histórico... 5 2.2. Missão... 5 2.3. Visão..... 6 2.4. Valores... 6 2.5. Princípios... 6 3. Conceito de Ética... 8 3.1. Ética

Leia mais

GUIA COMPLETO DE ORIENTAÇÕES AOS CONSULTORES INDEPENDENTES. Outubro/2014

GUIA COMPLETO DE ORIENTAÇÕES AOS CONSULTORES INDEPENDENTES. Outubro/2014 GUIA COMPLETO DE ORIENTAÇÕES AOS CONSULTORES INDEPENDENTES Outubro/2014 Índice 1 Guia rápido para reuniões 4 2 Alegações 6 3 Regulamentação 7 4 Tipos de alegações 8 4.1 Alegações sobre produtos 8 4.2 Alegações

Leia mais

Resolução TSE n. 23.404 (27-02-2014) Capítulo VII artigos 33 a 48

Resolução TSE n. 23.404 (27-02-2014) Capítulo VII artigos 33 a 48 HORÁRIO ELEITORAL 2014 RESOLUÇÃO TSE 23404 Resolução TSE n. 23.404 (27-02-2014) Capítulo VII artigos 33 a 48 Capítulo VII Da Propaganda Eleitoral Gratuita no Rádio e na Televisão Art. 33 A propaganda eleitoral

Leia mais

Código e Anexos - CONAR

Código e Anexos - CONAR Código e Anexos - CONAR CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO Considerando: - as diretrizes da legislação publicitária do País, especialmente capituladas na Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, e no Decreto nº 57.690,

Leia mais

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012.

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012. DIAS, P. S. Território e informação: o circuito da produção publicitária na cidade de São Paulo. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas,

Leia mais

...estas abordagens contribuem para uma ação do nível operacional do design.

...estas abordagens contribuem para uma ação do nível operacional do design. Projetar, foi a tradução mais usada no Brasil para design, quando este se refere ao processo de design. Maldonado definiu que design é uma atividade de projeto que consiste em determinar as propriedades

Leia mais

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010 Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo São Paulo, 12 de agosto de 2010 Agenda Quem Somos Marketing Esportivo Comunicação Total Patrocinados Patrocinadores

Leia mais

5 Passos para vender mais com o Instagram

5 Passos para vender mais com o Instagram 5 Passos para vender mais com o Instagram Guia para iniciantes melhorarem suas estratégias ÍNDICE 1. Introdução 2. O Comportamento das pessoas na internet 3. Passo 1: Tenha um objetivo 4. Passo 2: Defina

Leia mais

Você já deve ter lido varias vezes sobre, Gatilhos Mentais, pois bem, hoje vamos falar sobre isso...

Você já deve ter lido varias vezes sobre, Gatilhos Mentais, pois bem, hoje vamos falar sobre isso... Olá, tudo bem?! Nesse Mini E-book eu vou lhe passar a 1º Sacada da semana, pretendo toda semana compartilhar informações com você, pois sei bem o que é ficar na internet buscando informações e nunca encontrar

Leia mais

INSTRUÇÕES DOUTRINÁRIAS

INSTRUÇÕES DOUTRINÁRIAS INSTRUÇÕES DOUTRINÁRIAS Muito pouco foi escrito com referência a instruções doutrinárias na Corrente do Amanhecer. O que se tem, fora o Livro de Leis e Chaves Ritualísticas, são trabalhos isolados, como

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas:

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas: 1 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Artigo Científico. Para a elaboração do artigo

Leia mais

TESTE DE USABILIDADE DO SITE DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS VOLTADA PARA O VAREJO DE MODA

TESTE DE USABILIDADE DO SITE DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS VOLTADA PARA O VAREJO DE MODA TESTE DE USABILIDADE DO SITE DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS VOLTADA PARA O VAREJO DE MODA Thaissa SCHNEIDER 1, Monique VANDRESEN 1, Flávio dos SANTOS 1 1 Universidade do Estado de Santa Catarina. SUMÁRIO

Leia mais

BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar Expressão Gráfica para Engenharia NORMAS TÉCNICAS

BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar Expressão Gráfica para Engenharia NORMAS TÉCNICAS BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar NORMAS TÉCNICAS APOSTILA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFSCar volume 3 Profª Sheyla Mara Baptista Serra Agosto de 2008 3 NORMAS TÉCNICAS Conhecer

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO ULTRABOOK

REGULAMENTO CONCURSO ULTRABOOK REGULAMENTO CONCURSO ULTRABOOK Regulamento Concurso Interno SOU MAIS UNIPAC LAFAIETE 1. Disposições Gerais 1.1. Este regulamento diz respeito ao Concurso Sou MAIS Unipac Lafaiete da Faculdade presidente

Leia mais

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO

CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO CADERNO DE PROVAS OBJETIVA E REDAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1. Esta prova contém Redação e 20(vinte) questões objetivas. Caso o caderno esteja incompleto e/ou tenha qualquer

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA

FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA FILOSOFIA DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA TOYOTA Toyota do Brasil Pós-venda Capítulo 1 - O que o Cliente espera do Serviço de Pós-Venda Capítulo 2 - A Filosofia do Serviço de Pós-Venda Toyota Definindo a Filosofia

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO Iluminação de Lojas Destacar uma vitrine, a arquitetura da fachada, os produtos e a decoração dos espaços internos tornando as lojas atraentes aos olhos do público, já não é possível sem a elaboração de

Leia mais

PRODUTOR EM MÍDIA AUDIVISUAL

PRODUTOR EM MÍDIA AUDIVISUAL PRODUTOR EM MÍDIA AUDIVISUAL Profissão de Radialista Lei n.º 6.615, de 16/12/1978 e Decreto n.º 84.134, de 30/10/1979 Regulamenta a Lei n.º 6.615, de 16 de dezembro de 1978. O Presidente da República,

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 8/PUB-TV/2010

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 8/PUB-TV/2010 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 8/PUB-TV/2010 Inserção de publicidade na televisão Serviço de Programas TVI / Março 2010 (período de 8 a 14) Lisboa 28 de

Leia mais

Desenho Técnico. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Desenho Técnico. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 DEFINIÇÃO VISÃO ESPACIAL HISTÓRIA - O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos

Leia mais

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia Informar Qualificar Influen ÍNDICE O QUE É ANÁLISE DE MÍDIA / AUDITORIA DE IMAGEM? QUAL A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DE ANÁLISE DE MÍDIA? O QUE É PRECISO

Leia mais

Pgm 652 - Problemas da telefonia celular - 14/08/2012

Pgm 652 - Problemas da telefonia celular - 14/08/2012 Publicado em TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br) 27/12/2012-21h41 Pgm 652 - Problemas da telefonia celular - 14/08/2012 O programaobservatório da Imprensa na TV, exibido ao vivo na terça-feira (14/08)

Leia mais

Concurso Público para o provimento de vagas em Cargos de Nível Superior da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia

Concurso Público para o provimento de vagas em Cargos de Nível Superior da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS 1- Quais são os processos de produção da notícia usados pelos diferentes meios: rádio, televisão e jornalismo? (A) Pauta, Checagem, Entrevista, Redação, Edição. (B) Produção,

Leia mais

José Aerton Rodrigues da Silva

José Aerton Rodrigues da Silva José Aerton Rodrigues da Silva Redação fácil para o Enem concursos públicos civis e militares Nilópolis RJ 2014 Edição do autor p. 1 Revisão: José Aerton Capa: Roberta Dias Aerton, José, Redação fácil

Leia mais

MONTAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. Profa. Katiuscia Linguagem Publicitária

MONTAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. Profa. Katiuscia Linguagem Publicitária MONTAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO Profa. Katiuscia Linguagem Publicitária TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO Texto literário: aquele em que há predomínio da função poética e uso especial da linguagem para

Leia mais

MERCADO 115,582 103,292 88,854 75,987 53,120. FATURAMENTO DO SETOR DE FRANCHISING BRASILEIRO (valor em bilhões de R$)

MERCADO 115,582 103,292 88,854 75,987 53,120. FATURAMENTO DO SETOR DE FRANCHISING BRASILEIRO (valor em bilhões de R$) [ [ [ A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou o resultado do setor em 2011. Frente a um crescimento de 16,9%, o faturamento das franquias brasileiras alcançou 88 bilhões de reais, ou 2,3%

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens que se seguem. 51 A aquisição é uma função arquivística referente às atividades de transferência e recolhimento dos documentos de arquivo.

Leia mais

ELEMENTOS DO PLANO DE NEGÓCIOS

ELEMENTOS DO PLANO DE NEGÓCIOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS DE PARNAÍBA CURSO: Técnico em Informática DISCIPLINA: Empreendedorismo PROFESSORA: CAROLINE PINTO GUEDES FERREIRA ELEMENTOS DO PLANO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ESPORTES REGULAMENTO ESPORTIVO DO 4º ENATCHÊ

DEPARTAMENTO DE ESPORTES REGULAMENTO ESPORTIVO DO 4º ENATCHÊ Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central MTG-PC DEPARTAMENTO DE ESPORTES REGULAMENTO ESPORTIVO DO 4º ENATCHÊ CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º O Encontro Esportivo, como parte das atividades

Leia mais

Visão 360º da Construção. cobertura. Lorem ipsum dolor sit amet, cons ectetur adipiscing elit. Phasellus aliquet neque eu mi feugiat eget ante

Visão 360º da Construção. cobertura. Lorem ipsum dolor sit amet, cons ectetur adipiscing elit. Phasellus aliquet neque eu mi feugiat eget ante Também distribuída para as maiores construtoras do Brasil Matéria de capa cobertura Lorem ipsum dolor sit amet, cons ectetur adipiscing elit. Phasellus aliquet neque eu mi feugiat eget ante Ed.00 - ano

Leia mais

Campanha de Conscientização sobre a Lei Antifumo 1. Tuane Vigo NOYA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP

Campanha de Conscientização sobre a Lei Antifumo 1. Tuane Vigo NOYA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP Campanha de Conscientização sobre a Lei Antifumo 1 Tuane Vigo NOYA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP RESUMO Este trabalho foi resultado de uma solicitação por parte da Reitoria

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 7ª Região ESCLARECIMENTO II

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 7ª Região ESCLARECIMENTO II ESCLARECIMENTO II EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA N 01/2014 SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA O Conselho Regional de Psicologia da 7ª região CRP/RS, através de sua Comissão Permanente de Licitações,

Leia mais

Como planejar a sua carreira profissional

Como planejar a sua carreira profissional 1 Como planejar a sua carreira profissional Normalmente, as crises e os momentos difíceis pelos quais todos nós vivenciamos, são excelentes momentos para repensarmos as nossas decisões e ações. Talvez

Leia mais

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada.

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada. 2 CONTEXTO O mercado brasileiro de games é o quarto maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e México, e apresenta um grande potencial de crescimento. O aumento de renda e acesso ao crédito

Leia mais

SUGESTÕES PARA A ADEQUAÇÃO DE CANIS E DE CRIADORES DE ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ/SP

SUGESTÕES PARA A ADEQUAÇÃO DE CANIS E DE CRIADORES DE ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ/SP Sumaré, setembro de 2012 SUGESTÕES PARA A ADEQUAÇÃO DE CANIS E DE CRIADORES DE ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ/SP Se de um lado temos criadores conscientes e responsáveis, munidos de informação e formação

Leia mais

La Bourse de São Paulo - 1911

La Bourse de São Paulo - 1911 La Bourse de São Paulo - 1911 1 La Bourse de São Paulo - 1911 La Bourse de São Paulo 1911 Reprodução de publicação histórica, de autoria de Emilie Quoniam de Schompré, feita em 1911 com o intuito de mostrar

Leia mais

Como usar o LinkedIn para buscar emprego

Como usar o LinkedIn para buscar emprego 1 Como usar o LinkedIn para buscar emprego Por Rogerio Jovaneli, de INFO Online - 02 de maio de 2011 SÃO PAULO - As redes sociais representam, cada vez mais, uma ferramenta importante para profissionais

Leia mais

1. Comunicação de Projectos

1. Comunicação de Projectos PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA COMUNICAÇÃO DE PROJECTOS 1. Comunicação de Projectos A comunicação é um elemento crucial para o sucesso da implementação de projectos. Os projectos devem incorporar claramente

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 11. O princípio da relevância da informação jornalística é o(a): (A) interesse econômico (B) interesse público (C) interesse da empresa (D) interpretação dos fatos (E) interesse

Leia mais

S F U. Segue a programação do SEMAC 2014 no dia 29 de novembro de 2014 no ANEXO 1.

S F U. Segue a programação do SEMAC 2014 no dia 29 de novembro de 2014 no ANEXO 1. Curitiba, 22 de Setembro de 2014 Aos Veneráveis Mestres e Obreiros do Grande Oriente do Paraná S F U Segue a programação do SEMAC 2014 no dia 29 de novembro de 2014 no ANEXO 1. Segue, também, o ANEXO 2

Leia mais

Projeto de Disseminação da Informação para ME e EPP no Brasil Ação conjunta Secretaria Técnica e Comitê Informação

Projeto de Disseminação da Informação para ME e EPP no Brasil Ação conjunta Secretaria Técnica e Comitê Informação Projeto de Disseminação da Informação Ação conjunta Secretaria Técnica e Comitê Informação Introdução Detalhamento da Proposta do Projeto Estratégia e desenvolvimento tático Atividades e ações Resultados

Leia mais

Lata na mão, grafiteiro na rua, arte na prede e a montagem de um vídeo etnográfico na Amazônia 1

Lata na mão, grafiteiro na rua, arte na prede e a montagem de um vídeo etnográfico na Amazônia 1 Lata na mão, grafiteiro na rua, arte na prede e a montagem de um vídeo etnográfico na Amazônia 1 Leila Cristina Leite Ferreira-UFPA RESUMO: Este artigo traz como discussão a captação, a elaboração e a

Leia mais

PEP - 2016-6ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA

PEP - 2016-6ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1 PEP - 2016-6ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1 a QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar o emprego das novas tecnologias de informação e comunicação no mundo contemporâneo, de 1950

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.316, DE 2012 (Do Sr. Eros Biondini)

PROJETO DE LEI N.º 4.316, DE 2012 (Do Sr. Eros Biondini) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.316, DE 2012 (Do Sr. Eros Biondini) Altera a redação do 1º do art. 13 da Lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006, que regulamenta a comercialização de alimentos

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Prêmio Expocom 2014 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Prêmio Expocom 2014 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Anúncio: Drogas não rimam com diversão 1 Bruno Mendes da Silva 2 Suelen Brandes Marques Valente 3 Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF RESUMO Este trabalho foi desenvolvido para atender a um

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO MISS DO CENTENÁRIO. 1.Objeto e Prazo do concurso

REGULAMENTO CONCURSO MISS DO CENTENÁRIO. 1.Objeto e Prazo do concurso REGULAMENTO CONCURSO MISS DO CENTENÁRIO 1.Objeto e Prazo do concurso 1.1. O concurso MISS DO CENTÉNARIO, doravante denominado simplesmente de concurso, será realizado pela Sociedade Esportiva Palmeiras

Leia mais

Guia Grupo Amil de Comunicação Digital para Corretores

Guia Grupo Amil de Comunicação Digital para Corretores Guia Grupo Amil de Comunicação Digital para Corretores Índice O Objetivo O Corretor para o Grupo Amil As Marcas do Grupo Amil A Identificação Selos de Identificação Inserção em Canais Digitais - Perfis

Leia mais

Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1

Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1 Campanha promocional Doutores da Alegria - Voluntáriado 1 Alexandre COELHO 2 Catarina CARVALHO 3 Danielle RIBEIRO 4 Leoni ROCHA 5 Paloma HADDAD 6 Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 7 Universidade Fumec,

Leia mais

PASSO-A-PASSO PARA DESENVOLVER E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO

PASSO-A-PASSO PARA DESENVOLVER E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO CURSO DE PEDAGOGIA EaD PASSO-A-PASSO PARA DESENVOLVER E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1. CARACTERÍSTICAS E CONCEITUAÇÃO Este texto trata a respeito das Normas da ABNT com a finalidade de orientar os acadêmicos

Leia mais

Consumidor convergente

Consumidor convergente Conectividade Consumidor convergente O cenário está montado: Internet, novas tecnologias, convergência das mídias. A conectividade cada vez maior leva os usuários a um patamar de participação nunca antes

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009 Mídias Locativas O Edital Mídias Locativas Vivo arte.mov 2010 é uma iniciativa do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis Projeto aprovado

Leia mais

O JOGO DA ADEQUAÇÃO CAPA

O JOGO DA ADEQUAÇÃO CAPA O JOGO DA ADEQUAÇÃO Lideradas por empresas globais, plataformas que conectam usuários e fornecedores pela internet se popularizam no mundo inteiro e levantam questões sobre a aplicação dos direitos do

Leia mais

COMPRE AQUI E MORE BEM : A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA E OS DISCURSOS DA PROPAGANDA IMOBILIÁRIA

COMPRE AQUI E MORE BEM : A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA E OS DISCURSOS DA PROPAGANDA IMOBILIÁRIA COMPRE AQUI E MORE BEM : A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA E OS DISCURSOS DA PROPAGANDA IMOBILIÁRIA Maria Eliane Gomes Morais (PPGFP-UEPB) Linduarte Pereira Rodrigues (DLA/PPGFP-UEPB) Resumo: Os textos publicitários

Leia mais

EMENTA: Não é permitida, em peças publicitárias, a determinação de prescrição de estabelecimentos para realização de exames complementares.

EMENTA: Não é permitida, em peças publicitárias, a determinação de prescrição de estabelecimentos para realização de exames complementares. PROCESSO-CONSULTA CFM nº 50/12 PARECER CFM nº 12/13 INTERESSADO: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial ASSUNTO: Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos. Publicidade.

Leia mais