Manual de Uso do TopoHAM. Aula Iniciando o TopoHAM. 1. Definição. 1. Campo. Software para cálculo e desenho de topografia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Uso do TopoHAM. Aula 01. 1. Iniciando o TopoHAM. 1. Definição. 1. Campo. Software para cálculo e desenho de topografia."

Transcrição

1 Página 1 de 83 Manual de Uso do TopoHAM. Esse manual ensinará a manusear e utilizar todos os módulos TopoHAM Aula Iniciando o TopoHAM Inicie o TopoHAM e clique no menu Arquivo e selecione a opção Abrir Poligonal, selecione o diretório '\...\Meus Documentos\TopoHAM 7\Projetos\Exemplo01\' e selecione o "Exemplo01.pol". Após abrir a poligonal será exibida a janela Caderneta de Campo: 1. Definição Na guia Definição está preenchida com os dados do Proprietário, Presição Angular e Linear, e o Método de Leitura, Poligonal (Aberta ou Fechada), Índice, Coordenadas, Ângulo Vertical, Método das Distâncias e Cálculo de Altimetria. 1. Campo Clique na guia Campo, e observe que o Tipo de Caderneta é Taqueometria, ajuste o Método de Compensação conforme mostra a figura abaixo, habilite Referências.

2 Página 2 de Cálculos Clique com o botão inverso do mouse sobre a Caderneta, será exibido o menu Campo, clique na opção Calcular. Na janela de Compensar Poligonal, habilite os erros que deseja ajustar e clique em Ok para Calcular. 1. Resumo Clique na guia Resumo, será exibido um gráfico com os erros de X, Y e Desvio Padrão, clique nas Caixa de listagem e ajuste os Estilo, após clique no botão Relatório.

3 Página 3 de 83 Relatório do Resumo 1. Desenho Na barra de ferramentas localizada acima das guias, clique no botão Desenho, será exibido a janela de Visualização Gráfica.

4 Página 4 de 83 Configurar Clique no botão Configurar, será exibira a janela de configuração. Pontos Na guia Pontos clique no botão Auto Organizar, e os dados serão ajustados automáticamente. Elementos Na guia Elementos, habilite os Elementos de Pontos que deseja que apareça, informe a escala e pressione {Enter}, ajuste Malha, Fonte e Modelo de Norte, e depois clique em Ok.

5 Página 5 de 83 Elemento e Estilo 1. Exportando dados para o Google Earth Na barra de ferramentas clique no botão Google Earth, Zona UTM e clique em Ok. será exibida a janela de Configuração, selecione o Elipsóide e Superfície Feche o minimize o Google Earth, clique no botão Superfície, guia "Malha". informe a distância e clique em Ok, será inserido uma nova Curva de Nível Clique no botão Curva de Nível, informe a Distância Vertical e Informe a Escala.

6 Página 6 de 83 Folha e Carimbo Clique no botão Folha e Carimbo, será inserido uma folha com a Malha configurada anteriormente e Modelo do Norte. Visualizando em 3D Clique na guia Malha 2, e clique na área de desenho e arraste para rotacionar. 1. Exportando dados para o AutoCAD Na barra de ferramentas clique sobre o botão do AutoCAD, a versão instalada em seu pc, e clique em Ok para Confirmar. informe o nome do Arquivo, selecione

7 Página 7 de Imprimindo o Desenho Minimize o AutoCAD, e novamenta na janela de Visualização Gráfica, clique no botão Imprimir, Impressão. será exibida a janela de Clique no Menu Arquivo e selecione a opção Configurar Impressão, ou Paisagem). Ajuste a Escala e Pressione {Enter} ajuste o papel (Retrato Clique no botão Seleção, para ajustar a região de impressão.

8 Página 8 de 83 Configurando Camadas e Penas Clique no botão Camadas, selecione a camada, ajsute o estilo, cor, espessura e depois clique no botão Retornar. 1. Exportando Pontos [Texto] Feche a Janela de Impressão, novamente na Visualização Gráfica, clique no botão Texto, informe o nome do Arquivo.

9 Página 9 de 83 Aula Coordenadas Totais Clique na barra de Vertical, expanda o nó para visualizar o arquivo existente, dê um clique duplo para abrir a janela de Coordenadas. Desenho da Coordenadas Na barra de Ferramentas clique no botão Desenho, será exibida a janela de Gráficos com os respectivos pontos.

10 Página 10 de 83 Criando novo Arquivo de Coordenadas Clique no menu Arquivo e selecione a opção Novo, informe o nome do Arquivo, será exibida uma tabela vazia. Clique novamente no menu Arquivo e selecione a opção Importar-> Poligonal de Base, abra na pasta "...\Meus Documentos\Projetos\TopoHAM 7\Exemplo03\", o 'Exemplo03.pol' os dados serão inseridos na tabela. Dados Importados da Poligonal-de-base Exportando Texto

11 Página 11 de 83 Clique no menu Arquivo e selecione a opção Exportar->Texto, informe o nome do Arquivo. Substituindo Descrições Clique no menu Editar e selecione a opção Descrições, será exibida a janela de Descrições. Crie os códigos numéricos: 87, 88 e 89; para Cód. Ascii: E, SD e SE; para as Descrições utilize: Eixo, Seção Direita e Seção Esquerda conforme ilustra a figura abaixo. Clique no botão Sustituir que as Descrições seja alteradas. para Ajustando Dados Clique no Menu Dados e selecione a opção Ajustar, será exibida a janela de Ajustamento pelo MMQ, informe a precisão Linear e Angular e Número de Reinterações, Altere o valor das coordenadas de Partida ou Chegada. Clique no botão Ok para ajustar os dados, que serão exibidos os Erros Lineares e Ângulares em um arquivo texto. Aula Criando um Novo Projeto Feche as janelas de Coordenadas, Visualização Gráfica e Campo do TopoHAM, clique no Arquivo e selecione a opção Novo Projeto, será exibida a janela Novo Projeto. Informe o Nome do Arquivo: "Aula03", caso queira modificar o diretório clique no botão Diretório, caso contrário clique em Salvar.

12 Página 12 de 83 Na barra Vertical, expanda o nó Campo e dê um clique duplo no arquivo "Aula03.pol", será exibida a janela de Caderneta de Campo. 1. Estação Total Na janela Caderneta de Campo clique na guia Campo e depois na Tabela de Campo com o botão Inverso do mouse será exibido o menu Caderneta, clique em Importar Arquivo e selecione Estação Total, o TopoHAM irá perguntar se Deseja criar uma nova Caderneta? Clique em Não, será exibida a janela de Formatar Dados da Estação Total Clique no botão Abrir e selecione a Estação TopCON GTS 210. Selecione a pasta "...\TopoHAM 7\Exemplo06\" arquivo 'Exemplo06.m21'

13 Página 13 de 83 Os dados serão exibidos conforme mostra o gráfico abaixo. Clique no botão Formatar de Campo. e os dados serão salvos na Caderneta 1. Caderneta Campo Volte novamente na barra Vertical e selecione o arquivo que recebeu os dados da Estação "Aula03.pol", dê um clique duplo para abrir, será exibida a janela de Caderneta de Campo. Clique com o botão inverso do Mouse sobre para exibir o menu Caderneta, selecione a opção Ajustar Tipo de Vis. Manual, será exibida a janela Ajustar Visada Manualmente. Você pode criar Descrições equivalente para cada Tipo de Visada, mas nesse exemplo clique em apena Ok, pois a medição ja está configurada para utilizar as descrições.

14 Página 14 de 83 Tipo de Visada Ajustadas Observe que foram trocadas os Tipo pela as descrição, esse levantamento possui um poligonal principal e uma auxiliar. Cálculos Salve os dados, clique com o botão inverso do mouse e selecione a opção Calcular, será exibida a janela de Compensar Poligonal de base, habilite as opção Utilizar Médias: Distância Horizontal e Vertical, informe o desvio a serem descartadas nas medidas e clique em Ok. Relatório dos Cálculos Ao clicar no botão Ok, será emitido um relatório com os erros lineares e angulares, e a janela de Distâncias Horizontais e Verticais para visualizar.

15 Página 15 de 83 Distâncias Horizontais e Verticais Resumo Feche a janela de Distâncias Horizontais e Verticais, e novamente na janela Caderneta de Campo, clique na guia Resumo, para ver o relatório do erros. Selecione os Estilos e habilite a opção 3D. Distâncias Horizontais Clique na guia Distâncias Horizontais para visualizar os erros horizontais e verticais.

16 Página 16 de Desenho da Poligonal Clique no botão Desenho para visualizar o gráfico da poligonal principal e auxiliar com suas respectivas irradiações. Aula Coordenadas Geográficas Clique com o botão inverso do mouse sobre a Barra Vertical e selecione a opção Fechar Projeto (no caso Aula03). Clique no Menu Arquivo e selecione a opção Abrir Projeto, abra a pasta "...\Meus Documentos\Projetos\TopoHAM 7\Exemplo01\", selecione o arquivo "Exemplo01.pol". Na barra Vertical, expande o nó de Coord. Geográficas e selecione o arquivo "Rede Bras. de Monitoramento Continuo.cog", será exibida a janela de Coordenadas Geográficas.

17 Página 17 de 83 Convertendo Geográficas para UTM Ajuste o Meridiano Central, Sigla da Latitude e Longitude, Elipsóide de destino e clique no botão Calcular exibidos na mesma planilha conforme mostra a figura abaixo., os dados serão Convertendo de UTM para Geográficas Volte novamente na barra Vertical e selecione o arquivo "Rede Bras. de Monitoramento Continuo.cut", dê um clique duplo para abrir. Ajuste os paramêtros e clique no botão calcular.

18 Página 18 de 83 Convertendo Coordenadas Local[Topográfica] para UTM/Geográficas Na barra Vertical selecione o arquivo "Levto Topográfico.cle", dê um clique duplo para abrir. No 1º Ponto informe o registro da planilha que vai receber a coordenada UTM e clique no botão Calcular. Desenho das Coordenadas Geográficas Clique no botão Desenho para visualizar o gráfico dos pontos.

19 Página 19 de Azimute Verdadeiro Na barra Vertical, dê um clique duplo em Azimute Verdadeiro, será exibida a janela de Azimute Verdadeiro. Na mesma clique no botão Abrir, e abra a pasta "Azimute Verdadeiro" dentro de "...\Exemplo01\" selecione o arquivo "Criciuma01.Azv", clique no botão Calcular Azimute Verdadeiro, para exibir a Refração e Paralaxe.

20 Página 20 de 83 Refração e Paralaxe Aula Nivelamento Geométrico Na Barra Vertical expande o nó Nivelamento Geométrico, selecione o arquivo "SALES - Trecho01", será exibida a janela de Nivelamento Geométrico. O Nivelamento pode conter Estacas do Eixo do Nivelamento, bem como visadas a direita e esquerda, RN e pontos Auxiliares (Mudança), esse exemplo é para ilustrar.

21 Página 21 de 83 Cálculos e Compensação Clique no botão Calcular, será exibida a janela de Cálculos, selecione a Estaca de Partida e Chegada, clique no botão, para preencher as Cotas das RN-1 e 2, caso já possua uma RN conhecida informe pois se tiver habilitado a opção Compensar e Ajustar, os erros vão ser distruídos entre as estacas, proporcional as distâncias. Métodos dos Ângulos: Refere-se ao ângulo horizontal das estaca dos eixo do nivelamento, após configurar clique no botão Calcular. Planta Baixa Após efetuar os cálculos, clique no botão Planta Baixa respectivas estacas do Eixo, Esquerda e Direita., será exibida planta com as Perfil Longitudinal Feche a Visualização Gráfica e novamente em Nivelamento, clique no botão Perfil, para visualizar o gráfico do Perfil.

22 Página 22 de 83 Seções Transversais Feche a Visualização Gráfica e novamente em Nivelamento, clique no botão Seção Transversal., para visualizar o gráfico da Seção Relatório do Nivelamento Clique no botão Word, informe o nome do arquivos, e mesmo será exibido no Word. 1. Relatório Vá até a Barra Vertical e dê um clique duplo em Relatório, será exibida a janela Lista de Arquivos. Lista de Arquivos

23 Página 23 de 83 Na Lista de Arquivos estão todos os arquivos de relatórios salvos dentro da pasta de projeto basta selecionar para abrir ou excluir, podendo também clicar para mudar de diretório ou pasta. OBS: Os arquivos vão ser aberto de acordo com os aplicativos associados a sua extensão. Exemplo: "*.txt" com Bloco de Notas; "*.dwg" com AutoCAD, etc... Aula Inciando o TopoHAM-CAD Na Barra Vertical, expande o nó TopoHAM-CAD, e dê um clique duplo no arquivo "Exemplo01.ham", será exibido o TopoHAM-CAD. Utilize o botão Central do Mouse para ampliar, reduzir e deslocar o gráfico

24 Página 24 de 83 Zoom Criando um novo Desenho Clique com o botão inverso do mouse sobre a barra Vertical e selecione a opção Novo TopoHAM-CAD, Informe o nome do arquivo "Aula06", clique no botão Salvar, será exibido um novo desenho. Importando pontos da poligonal de base Clique no menu Arquivo->Importar e selecione a opção Poligonal-de-base, selecione o arquivo "Exemplo01.pol", os pontos vão ser inserido no desenho. Configurar Pontos Clique no menu Exibir e selecione a opção Configurar, será exibida a janela de Configurações. Habilite os elementos dos pontos que irão aperecer no desenho, clique no botão Fonte, para ajustar a fonte e tamanho dos textos. Clique em Ok para salvar e no Desenho utilize os recursos de Zoom.

25 Página 25 de 83 Elementos dos Pontos Organizar Camadas Clique no menu Exibir e selecione a opção Zoom Total, e depois clique no menu Modificar e selecione a opção Organizar Camadas. Selecione a região de Pontos e será exibida a janela de Organizar Camadas. Ajuste o Nome da Nova Camada, Estilo de Pontos e Tamanho do Ponto e clique no botão Ok. Engate Clique no menu Exibir e selecione a opção Engate, será exibida a janela de Engate. Clique na caixa de checagem de Habilitar e Ponto Final, ajuste o Raio de Seleção e depois no botão Ok. Linha Simples Clique no Menu Desenhar e selecione a opção Linha Simples, na área de desenho vá clicando sobre os pontos, e quando chegar ao final

26 Página 26 de 83 pressione a {f}, para fechar o polígono, caso queira desfazer pressione {d}, para deixar o polígono aberto clique com o botão inverso do mouse. Obs.: Após desenhar o polígono, clique no botão salvar. Aula Memorial Descritivo [Georeferenciamento de Imóveis] Clique no menu Projeto e selecione a opção Memorial Descritivo, informe {N} para criar um novo; informe {O} para selecionar objetos, selecione o polígono construído anteriormente, será exibida a janela de Memorial Descritivo. Memorial Na guia Memorial, selecione o Elipsóide, o Sistema de Coordenadas, Zona UTM, Sigla da Latitude. Na tabela Informe o Código, Elemento Divisor e Confrontante, edite também o Cabeçalho e clique no botão Salvar. Monografia Na guia Monografia, selecione o Vértice e clique no menu Monografia e selecione a opção Esboço para visualizar o gráfico no browser.

27 Página 27 de 83 Exportando o Memorial Descritivo Clique no menu Arquivo-Exportar e selecione a opção Word, informe o nome do arquivo e os dados serão abertos no mesmo (caso esteja instalado no pc). Planilha Técnica Clique no menu Arquivo-Exportar-Planilha Técnica e selecione a opção Texto ou Excel, e os dados serão exportados, corforme mostra figura abaixo.

28 Página 28 de 83 Inserindo Confrontante no Desenho Clique no menu Desenho e selecione a opção Confrontante e os mesmo serão inseridos no desenho informando apenas a altura do texto. Inserindo Tabela de Azimute e Distâncias Clique no menu Desenho e selecione a opção Azimute/Distância-Quadro e será inserida uma tabela no desenho. Inserindo Folha Clique no menu Desenho e selecione a opção Inserir Folha, será inserida uma folha com o carimbo, conforme mostra a figura abaixo.

29 Página 29 de 83 Editando Tabela Salve o Memorial e feche a janela. No TopoHAM-CAD clique no menu Desenhar e selecione a opção Tabela, será exibida a janela. Selecione a Tabela "1-Tabela..." e clique no botão Editar. Clique no botão de e informe o ponto de inserção da tabela, após ter ajustado, clique no botão Salvar e Voltar depois. Inserindo Malha no Desenho Clique no Menu Desenhar e selecione a opção Malha, será exibida a janela de Malha, informe o Delta X e Y, clique no botão, para selecionar a região que vai ser inserida a malha. Habilite a opção Cortar nas Inter, selecione os prefixo X e Y, ajuste a escala, em Objetos selecione Pontos e clique no botão Desenhar para se ter uma prévia de como vai ficar. Clique no botão Ok para inserir. Desenho da Malha Obs.: Após inserir Malha, clique no botão salvar. Aula Modelagem Digital do Terreno Clique no menu MDT e selecione a opção Selecionar, será exibida a janela de Definição de Triângulos.

30 Página 30 de 83 Clique no botão Novo, selecione o Estilo e informe a Distâncias dos lados, ângulo interno mínimo e clique no botão, na área de desenho selecione os pontos; posteriormente clique no botão Salvar e Ok. Triangulando o MDT Clique no menu MDT e selecione a opção Triangular, selecione o método e os triângulos serão exibidos na área de desenho. Desenho do MDT Curva de Nível Clique no menu MDT e selecione a opção Curva de Nível, será exibida a janela de Curva de Nível. Selecione o MDT, ajuste as cores das Curva Mestra e Intermediária, e clique no botão Ok. Desenho das Curvas de Níveis

31 Página 31 de 83 Cotando Curva de Nível Clique no menu MDT e selecione a opção Cotar Curva de Nível, não se esqueça de ajustar a fonte e altura dos texto. Informe o ponto inicial e final passando sempre sobre as curvas de nível. Obs.: Após Cotar as Curva de Nível, clique no botão salvar. Aula Projetando Platô Fechando o Projeto Feche todas as janelas aberta e clique no menu Arquivo e selecione a opção Fechar Projeto, novamente clique no menu Arquivo e selecione a opção Abrir Projeto, selecione a pasta "...\Exemplo02\Exemplo02.pol", o mesmo será adiconado na barra Vertical do TopoHAM, expanda o nó TopoHAM-CAD e selecione o arquivo "Exemplo02.ham", dê um clique duplo para abrir. Novo Desenho No TopoHAM-CAD, clique no menu Arquivo e selecione a opção Novo, e informe o nome do desenho "Aula09" e clique no botão Salvar, será exibido um desenho em branco, ajuste a altura do texto. Salve dentro da mesma pasta "Exemplo02\" Carregando Pontos Clique no menu Arquivo novamente e selecione a opção Carregar Pontos {F5}, será exibida a janela de Carregar Pontos. Selecione apenas o "Exemplo02.pol" e clique no botão Ok, para carregar os pontos.

32 Página 32 de 83 Pontos Carregados Criando MDT Clique no menu MDT e selecione a opção Selecionar, será exibida a janela Definição. Clique no botão Novo, depois clique no botão, selecione os pontos na área de desenho, ajuste a Distância dos lados para 300, clique no botão Salvar e depois Ok. Triangulando MDT Clique no Menu MDT e selecione a opção Triangular, os triângulos deverão aparecer na área de desenho. Para deixar habilitar opu desabilitar a visulização dos triângulos, clique no menu MDT e selecione a opção Vísivel. Inserindo Curva de Nível

33 Página 33 de 83 Clique no menu MDT e selecione a opção Curva de Nível, será exibida a janela de Curva de Nível, clique em Ok para confirmar. Desenhando o retângulo do Platô Clique no menu Desenhar-Retângulo e selecione a opção Retângulo 2 Ptos, na área de desenho informe as coordenadas final e inicial, conforme mostra a figura abaixo, voçê pode rotaciona-lo também para reduzir a movimentação de solo. Projetando o Platô Clique no menu Projeto e selecione a opção Platô, e siga os passos abaixos: Selecione: <Objetos> 5 Linha(s) Selecionada(s). Informe: <Dist. de Locação>> 20 <OffSet de Corte> 1/> 1 <OffSet de Aterro> 1/> 1,5 <Prof. Média de Limpeza>> 0,15 Clique no ponto de Inserção das seções transversais: <X>> 5073,25 <Y>> 5312,75 Informe: <Cota de Passagem>> 517,777 O TopoHAM-CAD exibe: Volume de Corte: ,2284m3 Volume de Aterro: ,0917m³ Perc. Corte: 51,98 Perc. Aterro: 48,02 Área de Limpeza: ,216m² Volume de Limpeza: 3434,432m³ Novo Bloco: BLK1Sec_Plator O TopoHAM-CAD vai perguntar se deseja salvar: S-Sim; N-Não. Em caso de Sim será exibida a janela Platô. O TopoHAM-CAD irá perguntar se deseja criar um novo MDT? Em caso de Sim; Deseja Triangular? Sim; será inserido automaticamente um novo MDT! Platô-Definição A guia Definição Exibe os parâmetros do Platô e os respectivos Volume dos Taludes.

34 Página 34 de 83 Platô-Volume A guia Volume exibe uma tabela com as estacas e os volume de Corte e Aterro. Emita relatório nos formatos: Texto, Excel e HTML. Seções Transversais Feche a janela do Platô, e visualize as seções transversais. Contorno nos OffSet's ou Linha de Talude Clique no menu Exibir e selecione a opção Camadas, será exibida a janela de Camadas. Clique no botão Nova, será adiconada uma nova Camada no final da tabela, dê um duplo clique para editar altere o nome da camada para Corte, dê um clique sobre a cor para mudar. Repita os passos anteriores e crie uma nova camada com o nome de Aterro, mude a cor e selecione uma e clique no botão Atual.

35 Página 35 de 83 Clique em Ok para confirmar, clique no menu Desenhar selecione Linha Simples, na área de desenho começe desenhando os offset's de corte e aterro, quando passar de Corte para Aterro ou vice-versa, mude a camada para diferenciar a passagem de corte para aterro. Obs: Não esqueça de ativar os Engate [Ponto Final]. Desenhando Talude Clique no menu Desenhar e selecione a opção Talude, informe a Linha Crista e Linha Base do Talude, informe também o espaçamento e sentido do talude. Caso o desenho saia de forma indesejada, clique no botão Desfazer e refaça os passos anteriores e mude o sentido da linha de talude. Visualizando o Platô em 3D Clique no menu MDT e selecione a opção Visualizar MDT em 3D, será exibida a janela Visualização em 3D, na caixa de chegagem de MDT's selecione o MDT "Plato_2", e na área de desenho clique e arraste para rotacionar o desenho.

36 Página 36 de 83 Salve o desenho e vamos para a próxima aula... Aula Arruamento e Loteamento Criando novo desenho Clique no menu Arquivo e selecione a opção Novo, informe o nome do arquivo "Aula10" e clique no botão Salvar. Importando Poligonal Clique no menu Arquivo-Importar e selecione a opção Poligonal de Base, e selecione a pasta "...\Exemplo01\Exemplo01.pol", os pontos vão ser carregados na área de desenho.

37 Página 37 de 83 Desenhando Polígono Clique no menu Desenhar e selecione a opção Linha Simples, desenhe um polígono similar ao da figura abaixo, quando chegar ao final pressione {f} para fechar o polígono. Arruamento Clique no menu Projeto e selecione a opção Arruamento: Selecione o objeto: <Gleba ou Linha>> 8 Linha(s) ou Gleba(s) selecionada(s). Ponto Inicial <X>> , <Y>> , Informe os Azimutes <Az. Inicial>> 213,3635 <Az. Final>> 130,111 Comando: 5 Objeto(s) selecionado(s). Será exibido a janela de Arruamento, ajuste a largura da Quadra para 80,00; habilite a opção Explodir Blocos e clique em Ok. Quadras e ruas inseridas no desenho Loteamento Clique no menu Projeto e selecione a opção Loteamento: Informe a opção Loteamento <L-Lotear, N-Nomear, M-Memorial> <Loteamento>> L Selecione o objeto <Objetos>> 5 Objeto(s) selecionado(s). Informe <Nome da Quadra>> A Informe <Largura>> 10 Informe [1-Simples]; [2-Composto] 1 <Modelo>> 1

38 Página 38 de 83 Novo Bloco: BLK1A Modelo 2 Caso opte pelo modelo 2, o lotes ficarão dispostos igual ao da figura abaixo: Elementos de Esquina Clique no menu Projeto e selecione a opção Elementos de Esquina, e siga os passos abaixo: Selecione o lote (Esquina) <Objetos>> 5 O polígono possui 5 vértices. Será exibido na tela o nome do vértice, informe o número do vertice que vai receber a curva: <Informe o Vértice>> 1 <Informe o Raio>> 9 Vértice: 1 - Raio: 9,000 <C-Calcular> Para calcular pressione {c} <Informe o Vértice>> c2 <Deseja salvar os elementos?>> S 5 - Linha(s) excluída(s). Repita o mesmo para os demais lotes no cantos da esquina e para a quadra também.

39 Página 39 de 83 Memorial de Lote(s) Clique no menu Projeto e selecione a opção Memorial de Lote, selecione a Quadra e o Lote, exporte os dados no formato texto ou HTML (menu Memorial), lembrando que o arquivos htm pode ser abertos no excel e editados. Exportando Lotes e Quadras (Plantas Individuais) Clique no menu Arquivo-Novo Desenho e selecione a Lote ou Quadra, depois abra os desenho para visualizar. Salve os dados, e vamos para próxima Aula. Aula Terraplenagem para polígonos irregulares Clique no menu Arquivo e selecione a opção Novo, salve com o nome "Aula11", será exibido um desenho em branco, clique no menu Arquivo-Importar e selecione a opção Poligonal de Base, selecione a pasta "...\Exemplo02\Exemplo02.pol" os pontos serão Carregados na tela

40 Página 40 de 83 Pontos Carregados Criando MDT Clique no menu MDT e selecione a opção Selecionar, será exibida a janela Definição. Clique no botão Novo, depois clique no botão, selecione os pontos na área de desenho, ajuste a Distância dos lados para 300, clique no botão Salvar e depois Ok. Triangulando MDT Clique no Menu MDT e selecione a opção Triangular, os triângulos deverão aparecer na área de desenho. Para deixar habilitar opu desabilitar a visulização dos triângulos, clique no menu MDT e selecione a opção Vísivel. Inserindo Curva de Nível Clique no menu MDT e selecione a opção Curva de Nível, será exibida a janela de Curva de Nível, clique em Ok para confirmar.

41 Página 41 de 83 Polígono Irregular Clique no menu Desenhar e selecione a opção Linha Simples, desenhe um polígono similar ao da figura abaixo, quando chegar ao final pressione {f} para fechar. Terraplenagem Clique no menu Projeto e selecione a opção Terraplenagem, e siga os passos abaixos: Selecione <Objetos>> 7 Linha(s) selecionada(s). Informe <OffSet Corte> 1/> 1 <OffSet Aterro> 1/> 1,5 <Dist. Seção Transv.>> 20 <Inserir Bermas?>> S <Incl. Transv. da Berma %>> -4 <Largura da Berma>> 3 <Altura da Berma>> 2 <Cota do Projeto>> 519,000 Após selecionar objetos e informar os parâmentros, será exibida a janela de Terraplenagem. Caso queira utilizar a cota média do terreno clique no botão, para suavizar os cantos habilite e informe a distância de recúo, para platô inclinado utilize a interpolação cúbica do pontos interno ao platô, no desenho ao lado se clicar sobre a curva de nível a cota do projeto assumirá o valor da cota da curva. Após ajustar as devidas configurações clique no botão Ok. O TopoHAM irá perguntar se Deseja criar um MDT automático? Caso Sim: Deseja Triangular? Ponto(s) selecionado(s). 1 Ponto(s) eliminado(s). 565 Triângulos adicionados. 565 Triângulos adicionados Triângulo(s) excluído(s) Ponto(s) selecionado(s). 0 Ponto(s) eliminado(s).

42 Página 42 de Triângulos adicionados. 560 Triângulos adicionados. 1. Editando MDT Triângulo Manual Triângulo Manual (Falhas) Clique no menu MDT e selecione a opção Triângulo Manual, selecione o MDT: "Terraplenagem", a malha vai ser preenchida com uma hachura e vai ser possível ver as falhas. Triângulo Manual (Corrigido) Clique nos vértices que não estão preenchidos para formas triângulos e corrigir as falhas. Excluindo Aresta Clique no menu MDT e selecione a opção Excluir Aresta. Selecione o MDT: "Terraplenagem". Observe que existe aresta fora do platô ou terraplenagem essas mesmas devem ser excluídas.

43 Página 43 de 83 Excluir Aresta (Excesso) Excluir Aresta (Excesso Excluído) Clique no ponto inicial e final, a região que for interceptada pela linha vai ser excluída, em caso de erro clique em desfazer. Visualizando em 3D Após editar a malha, clique no menu MDT e selecione a opção Visualizar MDT's em 3D, selecione o mdt: "Terraplenagem", e clique na área de desenho e rotacione para visualizar. Interligando as linha de Berma de Corte e Aterro Salve o Desenho, clique no menu Desenhar e selecione a opção Linha Simples, selecione a Camada "Corte" ou "Aterro", dependendo por onde vá se iniciar a interligação das linhas.

44 Página 44 de 83 Inserindo Talude Clique no menu Desenhar e selecione a opção Talude, informe a linha da Crista, Linha Base, Espaçamento e sentido, caso não saia de forma desejada, clique em Desfazer e refaça mudando o sentido, conforme mostra a figura abaixo: 1. Asbuilt Inserindo Eixo Clique no menu Projeto e selecione a opção Eixo, informe o ponto inicial e final, conforme mostra a figura abaixo: Distância Clique no menu Medição e selecione a opção Distância, clique no ponto inicial e final (conforme mostra a figura ao lado). Essa distância vai servir para ajudar a construir um Asbuilt. Cálculo do Volume (Asbuilt) Clique no menu Projeto-Asbuilt e selecione a opção Novo e siga as intruções abaixo: Selecione:

45 Página 45 de 83 <MDT Primitivo> MDT_1 Informe o tipo: [E-Eixo] [P-Polígono] <Informe o Tipo>> E <Selecione o Eixo>> 2 Eixo(s) selecionado(s). <MDT Acabado> Terraplenagem_2 Informe a Dist. da Seção Transversal. Informe a distância medida anteriormente: <Dist. da Seção Transv.>> 100 <Espaçamento>> 10 Informe a Estaca <0+0,000 -> 12+10,464> 0+0,000 <Estaca Inicial>> 0+0,000 Informe a Estaca <0+0,000 -> 12+10,464> 12+10,464 <Estaca Final>> 12+10,464 <Escala> 1/> 500 Será exibida a janela de Volume do Asbuilt, emita relatório. Volume Desenho Ao clicar na guia ou aba Desenho será exibida a janela Desenho, selecione o Desenho, informe a Escala e clique no botão Ok para visualizar o gráfico. Clique no menu Desenho e selecione Exportar TopoHAM-CAD, caso opte pelo desenho atual, informe o ponto de inserção da Seções Transversais e Perfil Longitudinal. Salve os Asbuilt, e feche a janela de Volume do Asbuilt. Estaqueamento do Eixo

46 Página 46 de 83 Clique no menu Medição-Segmento e selecione a opção Estaquear, e siga os passos abaixos: Selecione o Eixo <Objetos>> 2 Objeto(s) selecionado(s). 2 OBJETO(S) SELECIONADO(S). <Estaca Inicial>> 0 <Fração Inicial>> 0 <Salvar Estacas?>> S Novo Bloco: BLK1Cotar_Coord 1.Volume 3D Clique no menu MDT e selecione a opção Volume 3D, será exibida a janela de Volume entre MDT's. Selecione o MDT Primitivo e Acabado, clique no botão Ok para calcular, clique também em salvar para inserir uma tabela, clique no botão Hachurar para salvar a Região de Corte e Aterro. Salve o desenho e vamos para próxima Aula. Aula Estrada de Rodagem Clique com o botão inverso do mouse sobre a Barra Vertical e selecione a opção Fechar Projeto. Clique no Menu Arquivo e selecione a opção Abrir Projeto, abra a pasta "...\Meus Documentos\Projetos\TopoHAM 7\Exemplo03\", selecione o arquivo "Exemplo03.pol". Na barra Vertical expanda o nó do TopoHAM-CAD, dê um clique duplo em "Exemplo03.ham", será exibido o desenho. Clique no menu Arquivo selecione a opção Novo, informe o nome do arquivo: "Aula12", será exibido um desenho em branco. Importando pontos da poligonal de base Clique no menu Arquivo->Importar e selecione a opção Poligonal-de-base, selecione o arquivo "Exemplo03.pol", os pontos vão ser inserido no desenho.

47 Página 47 de 83 Organizar Camadas Clique no menu Ferramentas e selecione a opção Organizar Camadas, selecione os pontos e será exibida a janela de Organizar Camadas. Clique no botão Ok para ajustar as descrições as camadas. Pontos Organizados Ajuste o Nome da Camada, Estilos, Cor e Tamanho do Ponto se julgar necessário. Criando MDT Clique no menu MDT e selecione a opção Selecionar, será exibada a janela de Definição de Triângulos. Clique no botão Novo e depois clique no botão Selecionar Pontos por Camadas, será exibida a janela Selecionar Objetos. Em Objetos selecione pontos em Camadas selecione Todas, clique no botão selecionar e depois Ok. Clique no menu MDT e selecione a opção Triângular, e os pontos serão triangulados conforme mostra a figura abaixo.

48 Página 48 de 83 Definição de Triângulos Curva de Nível Clique no menu MDT e selecione a opção Curva de Nível, será exibida janela de Curva de Nível. Clique no botão Ok para interpolar. MDT Visível Para dar maior visibilidade ao desenho clique no menu MDT e selecione a opção Visível (desabilite). Eixo da Estrada Clique no menu Projeto e selecione a opção Eixo, vá clicando nos PI (os pontos em verdes, nesse caso pertence ao eixo do primitivo), quando chegar ao final clique com o botão inverso do mouse.

49 Página 49 de 83 Desenho do Eixo Curva Horizontal Circular Clique no menu Projeto e selecione a opção Estrada de Rodagem-Curva Horiz. Circular-Raio, e siga os passos abaixos: <PI>> 24 - PI <Raio>> 235,031 <Dist. Locação>> 10 <Coef. de Atrito>> 0,5 Dados dados da curva após salvar Será exibida a janela de Super Largura, clique em Calcular e depois em Ok. O topoham-cad irá perguntar se Deseja Salvar os Dados? Caso Sim; Informe o nome do Arquivo, lembrando que para todas as curvas do eixo devem ter o mesmo nome. 2 - Eixo(s) excluído(s).

50 Página 50 de 83 Novo Bloco: BLK6Curva_Hor Inserir Tabela: [ 4 ] [Linha x Coluna] 6 x 3 Continue inserindo Curva Horizontal Circular até chegar o final, conforme mostra a figura abaixo: Clique menu Arquivo e selecione a opção Salvar. Primitivo da Estrada Clique no menu Projeto->Estrada de Rodagem e selecione o item Primitivo, clique sobre o Eixo, informe o Arquivo, Estaca Inicial e Final, distância de locação das seções, para podermos editar o traçado na próxima Aula. Aula Estrada de Rodagem Clique no menu Projeto e selecione - Estrada de Rodagem e selecione a opção Visualizar, será exibido o módulo de Estrada. No Software de Estrada clique no menu Arquivo e Selecione a opção Abrir, selecione a pasta "...\Exemplo03\Eixo1.der", será exibida a janela de Definição e habilitada a Barra Vertical. Definição Na janela de Definição de Estradas, preencha os dados e clique no botão Salvar, vá na Barra Vertical e dê um duplo clique sobre Eixo, será exibida a janela de Exio.

51 Página 51 de 83 Eixo da Estrada de Rodagem O Eixo da Estrada, exibe as Estacas, Angulos, Cotas, Descrições e Coordenadas X, Y. Clique no botão Calcular para ajustar as Coordenadas. Planta do Eixo Clique botão Planta, para visualizar o gráfico do Eixo, ajuste a Altura do Ponto e Escala.

52 Página 52 de 83 Perfil do Eixo Feche a janela de Visualização Gráfica, de volta na janela de Eixo, clique no botão Perfil Longitudinal, será exibido o gráfico do Perfil do Eixo. Curva Horizontal Circular Feche a janela de Visualização Gráfica e de volta na janela de Eixo, clique no botão Curva Hor. Circular, será exibida a janela de Curva Horizontal. Clique no botão Calcular para visualizar os dados, utilize as setas para deslocar os registros, emitá relatórios e clique no botão Desenho para visualizar o gráfico.

53 Página 53 de 83 OBS.: Os dados contidos no módulo de Curva Horizontal foram salvos no TopoHAM-CAD ao criar Curva Horizontais. Caso queira inserir nova Curva é só clicar no botão Novo, preencher os dados. Seções Transversais Primitivas Feche a janela de Curva Horizontal e novamente na janela Eixo ou na barra vertical, clique em Seções Transversais, será exibida a janela de Seções Transversais Primitivas. Selecione a Estaca, os dados serão exibidos na tabela abaixo, caso queira edita-las, não se esqueça de Salvar. Seções Transversais Primitivas [Desenho] Na janela de Seções ou na barra Vertical clique em Seções ou Desenho da Seções, será exibido o gráfico da Seções Transv. Primitiva. Selecione a Estaca do Eixo, Informe o número de seções a serem exibidas, informe a Escala e clique no botão Ok.

54 Página 54 de 83 Seções Transversais Primitivas [Planta Baixa] Feche o gráfico e na janela de Seções Transv. Primitiva, clique no botão Planta, para exibir o gráfico. Selecione a Estaca Inicial e Final e clique no botão Ok. Superfície ou MDT Clique no botão Superfície e informe a distância máxima de pontos a serem triangulados. Curva de Nível Clique no botão Curva de Nível e informe a Distância Vertical e Escala, será inserido as Curva de Nível na Planta. Visualização em 3D Clique na guia Malha 2, e na área de desenho clique e arraste o mouse para visualizar o gráfico em 3D.

55 Página 55 de 83 Perfil Longitudinal Feche a janela de Gráfico e na de Seções Primitivias, clique no botão Perfil Longitudinal, selecione a Estaca Inicial e Final, informe a Escala Vertical e Horizontal, clique no botão Ok para exibir o gráfico. Greide Feche a janela de Gráfico, e clique no botão Greide, será exibida a janela de Greide.

56 Página 56 de 83 Clique no botão Novo PIV, clique sobre os vértices para inserir PIV, será exibida a janela de Ajustar Coordenadas do Greide, ajuste as coordenadas X e Z, clique em Ok. Continue inserindo os PIV até chegar ao final.

57 Página 57 de 83 Curva Vertical Clique no botão Curva Vertical, e selecione a opção Raio, clique sobre o PIV e informe o Raio da Curva e clique no botão Ok, será exibida a janela de Curva Vertical. Selecione o tipo de Curva e clique no botão Calcular e depois e Retornar. Continue inserindo Curva Vertical até chegar ao final. Inclinação Transversal, Super Largura e Seção Tipo Clique no botão Seção, será exibida a janela de Seção Tipo, caso deseje utilizar a seção comum é só editar os campos de Inclinação Transversal, Super Largura, Inclinação do Acostamento, Largura da Pista e Canteiro Central e Inclinação. Desenho Caso habilite a Seção Tipo, clique na guia Seção Tipo, selecione a seção, a mesma pode ser editada.

58 Página 58 de 83 Seção Tipo Após definir a seção, clique na guia Desenho, será exibida a janela de Seção Tipo. Definindo a Seção Tipo Informe o Offset de Corte e Aterro e Nome da Seção que determinados trechos vão receber, clique no botão Ok. Em Desenho, habilite ou desabilite as bermas de corte e aterro, o número de vezes a serem repetidas, altura e largura. Clique no botões de Navegação para visualizar as estacas. Seção Acabada/Projeto Clique no botão Converter Seção, caso exista mais de um arquivo de projeto, será exibida a janela de Seção, para selecionar o arquivo. Seção Acabada [Gráfica] Na guia Gráfica, é exibido o gráfico da seção, selecione a estaca e edite, não se esqueça de Salvar.

59 Página 59 de 83 Seção Acabada [Tabela] Clique na guia Tabela, para exibir os dados da Seção Acabada, os mesmo podem ser editados. Seção Acabada [Planta Baixa] Clique no botão Planta Baixa, será exibido o gráfico da Planta, selecione a Estaca Inicial e Final e clique no botão Ok.

60 Página 60 de 83 Seção Acabada [Perfil Longitudinal] Feche a janela de Visualização Gráfica, e na janela de Seção Acabada, clique no botão Perfil Longitudinal, será exibido o gráfico do Perfil com Greide. Seção Acabada [Desenho da Seção Transversal] Feche a janela de Visualização Gráfica, e na janela de Seção Acabada, clique no botão Seção, será exibido o gráfico da Seção Transversal. Volume Feche o gráfico e novamente na janela de Seção Acabada, clique no botão Volume, será exibido o Volume de Corte e Aterro. Para visualizar a Limpeza clique no menu Volume e selecione a opção Limpeza. Emita relatórios.

61 Página 61 de 83 Diagrama de Massas Feche a janela de Volume e na Barra Vertical dê um clique no item Diagrama de Massas. Diagrama de Massas [Volume] Na guia Volume informe a DLT e DMT, fator de Redução e clique no botão Salvar e depois Atualizar. Diagrama de Massas [Diagrama de Massas] Clique na guia Diagrama de Massas, para exibir o gráfico com as linhas de distribuição, bota fora e empréstimo no desenho, podendo ser editadas e inseridas. Ajuste as Escala Vertical e Horizontal, para uma melhor visualização.

62 Página 62 de 83 Diagrama de Massas [Custo] Clique na guia Custo, para visualizar a planilha de custo da terraplenagem, ajuste o custo da Escavação, Compactação e Transporte, informe a Distância do Bota Fora e Empréstimo. Após preencher os dados clique no botão Calcular. Material e Orçamento Feche a janela de Diagrama de Massas e na barra vertical, clique em Material será exibido a janela de Material e Orçamento. Selecione o Elemento da Seção, clique no botão Novo, informe o nome do Item, Unidade, Espessura e Preço por unidade, clique no botão Salvar e os dados serão salvos e calculados na planilha abaixo. Emita relatórios.

63 Página 63 de 83 Projeto Completo da Estrada Definição Na guia Definição, informe o comprimento do Sub-Trecho e Sobre Posição, habilite os Elementos que você queira que apareça no Desenho, ative a Faixa de Dominio: informe a distância a partir do eixo (direita e esquerda) e estilo da linha. Desenho Clique na guia Desenho e selecione o Trecho, os gráficos serão exibidos na área de desenho. Exporte os dados para o AutoCAD.

64 Página 64 de 83 Lista de Arquivo Clique na barra vertical e dê um clique duplo em Relatório será exibida a Lista de Arquivos, selecione o arquivo e clique no botão Abrir. 1. Importando Estrada Feche o módulo de Estrada, inicie o TopoHAM, abra o Exemplo03 "...\TopoHAM 7\Projeto\Exemplo03\", e na barra vertical expanda o nó TopoHAM-CAD e selecione a "Aula12.ham", será exibida a janela do TopoHAM-CAD.

65 Página 65 de 83 Clique no menu Arquivo-Importar e selecione a opção Estrada de Rodagem, selecione o Arquivo "Eixo01.der" dentro da pasta Exemplo03, será exibida a janela de Importar Estradas. Selecione o Elemento da Estrada que deseja Importar, ajuste as Escala e informe a Estaca Inicial e Final. Clique no botão Ok, caso exista vários arquivos de Seção Acabada, será exibida a janela Seção Acabada/Projeto, selecione o arquivo. Caso deseje criar um Novo MDT, clique em Sim. Repita os passos anteriores e selecione o Elemento da Estrada [Seção Transversal].

66 Página 66 de 83 Aula 14 Salve os dados, e no TopoHAM-CAD, clique no Arquivo e selecione a opção Abrir, selecione a pasta Exemplo05, abra o arquivo "Seções Transversais.ham". Será exibido o gráfico da seções transversais. Cálculo da Área da Seção Transversal Clique no Menu Medição e selecione a opção Área de Corte e Aterro Selecione a Linha Primitiva <Objetos>> 38 Linha(s) Selecionada(s). Selecione a Linha Projeto <Objetos>> 16 Linha(s) Selecionada(s). Área Corte: 131,708m² Área Aterro: 0,000m² Deseja salvar os dados? [S-Sim; N-Não]> S

67 Página 67 de 83 Medindo Distâncias Clique no menu Medição e Selecione a opção Distâncias, informe o ponto Inicial e Final, não se esqueça de ajustar a altura do texto. Medindo Rumo/Azimute Clique no menu Medição e Selecione a opção Rumo/Azimute, informe o ponto Inicial e Final. Medindo Ângulo Anti-horário Clique no menu Medição e selecione a opção Ângulo Anti-Horário, informe o ponto Inicial e Final. Gerando MDT através de Curva de Nível Salve os dados e clique no menu Arquivo e selecione a opção Abrir, selecione o arquivo "Curva de Nível.ham". Clique no Menu Modificar e selecione a opção Converter Linha, informe a "P", selecione o objeto de Destino no caso a curva de nível, os pontos serão inseridos. <<Informe o Objeto de Destino>> <Gleba> <Spline> <Pontos> <Linha Obrigatória> <Borda> <Eixo> <Objeto de Destino>> p Objetos> 67 Linha(s) selecionada(s).

68 Página 68 de 83 Repita os passos anteriores até que chegar ao final de todas as curvas de nível. MDT Clique no menu MDT e selecione a opção Selecionar, clique no botão Novo, depois no botão, selecione os pontos e depois clique no botão Salvar. Novamente clique no menu MDT e selecione a opção Triangular. Salve os dados. Coordenadas Geográficas Clique no menu Arquivo e abra a pasta "Exemplo01", selecione o arquivo "Exemplo01.ham".

69 Página 69 de 83 Clique no menu Medição e selecione a opção Coordenadas Geográficas, selecione o objeto, e ajuste o Elipsóide e Zona UTM, clique em Ok. Aula 15 Inicie o TopoHAM-ACAD, que está disponível na versão 2007, 2008, 2010 e 2011 em 32 bits, e 2012 para 64 bits. 1.Importando Texto (Ascii) No TopoHAM-ACAD, clique em Menus-Arquivo-Importar e selecione a opção Texto, será exibida a janela de Importar Texto, mude a extensão do arquivo para cvs, clique no botão Selecione Arquivo textos ( ), dentro C:\...\Projetos\Exemplo04\ selecione o Arquivo 'Exemplo04.cvs', Coloque a seqüência de dados conforme mostra a figura abaixo e clique em Ok. Os dados serão importados para o AutoCAD, e lá ajuste 'pdmode' e 'pdsize'.

70 Página 70 de 83 Pontos Importados Triangulando MDT Clique no menu MDT e selecione a opção Triangular Clique no botão Novo, informe o nome do MDT. Clique no botão Sel. Camadas, selecione todas as Camadas e clique no botão Triangular. MDT do Terreno Após o MDT, interpole as curva de nível (clique no menu MDT e selecione a opção Curva de Nível), Cota as Curva (Clique no menu MDT e selecione a opção Cotar Curva), congela a camada do MDT, o desenho deverá apresentar o seguinte aspecto. Salve os dados como "Aula15.dwg". Curva de Nível

71 Página 71 de Criando Eixo da Barragem No AutoCAD, Freeze a camada Mdt_1, trace um Polilinha semelhante ou igual ao desenho abaixo, passando pela curva de nível com a cota 950,00 esta que será a cota da lâmina d'água. 1. Barragem No TopoHAM-ACAD, na guia de Projetos dê um clique duplo em Barragem, informe N-novo, selecione o MDT, informe o sentido da lâmina no caso a esquerda do eixo, será exibida a janela de Barragem. Definição Na guia Definição, informe a Locação de Estacas 2m, e Cota da Lâmina (950,000m), após o preenchimento clique no Menu Dados e selecione a opção Calcular, aguarde o processamento dos dados, se não aparecer nenhuma mensagem de erro é que os dados são consistente. Observe que a Borda Livre ou diferença entre cota da crista e lâmina é de apenas 0,95, pode não ser o correto mas o nosso caso é só para efeito de cálculo e aprendizagem.

72 Página 72 de 83 Perfil da Barragem Clique na guia Desenho da Barragem, utilize os recursos de zoom para melhor visualizar, clique no menu Barragem e selecione a opção Exportar Perfil, informe o ponto de Inserção no AutoCAD. Planta Baixa Clique na guia Desenho, utilize os recursos de zoom para melhor visualizar, clique no menu Barragem e selecione a opção Exportar Barragem e os pontos serão inserido no AutoCAD. Seções Clique na guia Desenho, selecione a estaca, utilize os recursos de Zoom, na ultima estaca exibe todas as seções, exporte para o AutoCAD e de acabamento.

73 Página 73 de 83 Volume da Barragem e Lâmina Clique na guia(s) Volume da Barragem e Lâmina para visualizar os volumes, emita relatórios ou insira as tabelas no AutoCAD. Ao Exportar Planta Baixa, (Deseja criar um Novo MDT?), os dados deverão ficar conforme ao da figuras abaixo:

74 Página 74 de 83 Planta da Barragem Congele os MDT's inseridos no desenho. 1. Editando Malha Clique no menu MDT e selecione a opção Editar Malha, será exibida a janela de Triângulos Selecione o MDT_Lâmina, clique no botão Excluir Aresta e exclua as arestas que está fora da lâmina. Selecione o Aterro e Edite também, clique no botão Curva de Nível, após editar feche a janela e salve.

75 Página 75 de 83 Aula Tanque No AutoCAD desenhe um retângulo de 40x60m Rotacione e Mova conforme a figura. Desenho do Tanque No TopoHAM-ACAD na guia de Projeto selecione a opção Tanque, selecione o MDT e o Tanque (Retângulo), informe a Larg. da Crista: (3,5), Cota do Fundo: (945,81), Cota da Crista: (950,21625), Offset de Corte: 1/ (1), e Offset de Aterro: 1/ (1,5), Inserir Bermas (S-Sim;N-Não),(Deseja Criar um Novo MDT?), será inserido os pontos no AutoCAD, para visualizá-los melhor, Freeze as camadas "Curva Simples" e cote as demais curvas na região do Tanque para uma melhor visualização. Pontos do Tanque

76 Página 76 de 83 Congele a Camada do MDT novo. Talude do Tanque Desenhe os taludes do Tanque e deixe próximo ao da figura abaixo: Desenhando Talude nos Tanques Edite as linhas, insira onde estiver faltando e utilize PEdit, para junta-las. Clique no menu Exibir e selecione a opção Talude, selecione a crista e a base, informe o sentido caso ocorrá erro, desfaça e mude o sentido.

77 Página 77 de Visualizando em 3D Denscogele os MDT's e utilize Orbit, para rotacionar em 3d 1. Perfil Sobre MDT's Feche a janela de 3D e no AutoCAD desenhe um polilinha sobre o tanque conforme mostra a figura e também sobre a Barragem com apenas dois vértices. Eixo do Perfil No TopoHAM-ACAD na guia Projetos selecione a opção Perfil sobre MDT's, no AutoCAD selecione o objeto (polilinha), informe o ponto de destino, repita o mesmo para a segunda linha e os dados ficarão conforme mostra a figura abaixo: Perfil Sobre MDT's

78 Página 78 de Direção de Fluxo No TopoHAM-ACAD, na guia MDT selecione a opção Direção de Fluxo, selecione o MDT_1, a Região (ponto inicial e final), será desenhado os possíveis caminho de escoamento de Água, note que todos vem no sentido do tawelg. Direção de Fluxo 1. Perfil Livre No AutoCAD trace uma polilinha igual ao do Desenho, e TopoHAM-ACAD, na guia Projeto selecione a opção Perfil Livre. Eixo

79 Página 79 de 83 No AutoCAD selecione a polilinha, informe (U-Único) ponto de inserção, e será inserido o perfil conforme mostra a figura abaixo: Perfil Sobre o Eixo Aula 17 1.Linha de Tubo Nesta aula vamos inserir uma linha de tubo, o nosso exemplo ilustrativo é de uma barragem que necessita da instalação de uma linha de tubo. Lembrando que há nesse caso 2 ou mais MDT's. Freeze os MDT's, e traçe um polilinha, passando um pouco fora do aterro conforme mostra a figura abaixo:

80 Página 80 de 83 Clique na guia Projeto e selecione dê um duplo clique em Tubo, continue seguindo os passo abaixos: Menu Projeto->Linha de Tubo Informe o MDT Primitivo. Command: MDT Selecionado: MDT_1 Command: Selecione o Objeto: Command: <Inclinação>. (0,5) Command: <Diâmetro>. (0,8) Command: Informe o Ponto de Inserção: Command: Selecione o MDT do Projeto. Command: MDT Selecionado: MDT_Aterro_1 Planta Baixa Seção Transversal 1. Ponte A Ponte, nos dá uma noção de volume de aterro a ser descontado e a vazão. Portando desenhe uma polilinha ou retângulo conforme mostra a figura abaixo

81 Página 81 de 83 Clique no menu Projeto e selecione opção Ponte e siga os passos abaixo: Command: Menu Projeto-<Ponte Informe o MDT Primitivo. Command: MDT Selecionado: MDT_1 Command: Selecione o Objeto: Command: >Esp. do Pilar< (3,5) Command: >Larg. da Coluna< (0,4) Command: Informe o ponto de inserção: Command: Informe o MDT Acabado. Command: MDT Selecionado: MDT_Aterro_1 Planta Seção e Perfil 1. Fatiamento Clique no menu MDT e selecione a opção Fatiamento, selecione o mdt, cor, número de fatias e ponto de inserção da legenda. Command: MDT Selecionado: MDT_1 Command: (MD)Mapa de Declividades,(B)Branco/Preto,(A)Azul,(V)Verde,(C)Ciano,(VE)Vermelho,(M)Magenta,(AM)Amarelo (MD):V Command: <Cota Maior> (500,000) Command: <Cota Menor> (486,417)

82 Página 82 de 83 Command: <Número de fatias> (14) Command: <Estilo Hachura> (SOLID) Será inserido um novo desenho, para voltar ao desenho interior pressione {ctrl+tab} 1.Divisão de Área Salve os dados e crie um novo desenho, clique no menu Arquivo-Importar TopoHAM-CAD, selecione o arquivo "\Projetos\Exemplo01\Exemplo01.ham". Dados Importados Freeze a camada MDT_1, e aproxime do desenho conforme mostra a a figura abaixo:

83 Página 83 de 83 Clique no menu Gleba e selecione a opção Divisão de Área, informe: Command: Menu Gleba->Divisão de Área Command: Selecione o Objeto: Command: <Área: 35756,344m2> Informe a área procurada: (17878,171875) Command: Ponto Médio: <Sim; Não> (S) Command: Informe o Ponto de Partida:

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 2 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

COMPLETA AUTOMAÇÃO PARA

COMPLETA AUTOMAÇÃO PARA COMPLETA AUTOMAÇÃO PARA TOPOGRAFIA E GEODÉSIA Algumas Novidades da Versão Office: Reformulação das Planilhas de Cálculos; GeraçãodeLayoutsdeImpressão; Inserção e Georreferenciamento de Imagens Raster;

Leia mais

1 / 42. Manual de Estradas no Excel

1 / 42. Manual de Estradas no Excel 1 / 42 Manual de Estradas no Excel Manual de Estradas no Excel O Manual das Estradas Excel, ensinará tudo que você precisa para o futuro dos seus negócios e desenvolvimento da sua empresa. -Exportação

Leia mais

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem.

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem. ÍNDICE 1 - INTERFACE/TECLAS... 3 2 - LIGANDO O EQUIPAMENTO... 4 3 - CRIANDO UM WAYPOINT... 4 4 - CRIANDO UMA TRILHA... 7 4.1 Apagando traçados... 7 4.2 Criando Trilhas... 8 - Posicione-se no ponto de partida

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Fundiário Preparando o desenho para o Módulo Fundiário _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar

Leia mais

Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos:

Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: 2.5 Memorial Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: Definição de divisas confrontantes Permite identificar os

Leia mais

GUIA PRÁTICO GEORREFERENCIAMENTO

GUIA PRÁTICO GEORREFERENCIAMENTO GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 GEORREFERENCIAMENTO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. Introdução Neste guia apresentam-se os passos necessários para

Leia mais

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA 16 - SCARTA Módulo do SPRING que permite editar uma carta e gerar arquivo para impressão, permitindo a apresentação na forma de um documento cartográfico. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos 2. Módulo de Desenho 2.1 Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1 Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico 05/2012 Versão 2.2.14.1 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 2) Ferramenta Snap...

Leia mais

LOTECAD - LOTEAMENTO URBANO NO AUTOCAD

LOTECAD - LOTEAMENTO URBANO NO AUTOCAD LOTECAD - LOTEAMENTO URBANO NO AUTOCAD Índice 1. Desenvolvimento... 02 2. Linguagem... 02 3. Objetivo... 02 4. Passo a passo... 02 4.1. Preparação da quadra para processamento... 03 4.2. Processando todos

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1

SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 SIGA-CEIVAP... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO

Leia mais

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002)

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002) Tutorial do Sistema GeoOffice Todos os direitos reservados (1999-2002) Sistema GeoOffice Sistema Topográfico Solution Softwares Tutorial Passo a Passo Conteúdo I Tabela de Conteúdos Foreword 0 Parte I

Leia mais

Pontos. Snap no Ponto:

Pontos. Snap no Ponto: Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica de cada ponto.

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3

EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3 GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3 Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico ÍNDICE: 1. INTRODUÇÃO... 3 2. EXPORTAÇÃO

Leia mais

WEBGIS Sistema Informativo Territorial

WEBGIS Sistema Informativo Territorial PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA WEBGIS Sistema Informativo Territorial MANUAL DE UTILIZAÇÃO Autor: Rony Camargo de Brito Primeira edição: 20-06-2008 Atualizado: 08-10-2008 Todos os Direitos Reservados

Leia mais

Módulo de Georreferenciamento. Sistema. Página 1/75

Módulo de Georreferenciamento. Sistema. Página 1/75 Módulo de Georreferenciamento Sistema Página 1/75 Para iniciar o Módulo de Georreferenciamento acesse, no AutoCAD a partir do Menu flutuante >Posição >Georreferenciamento >Módulo de Georreferenciamento.

Leia mais

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Importante: Buscar sempre as últimas atualizações do sistema posição no site: www.posicao.com.br Em

Leia mais

SISTEMA PARA ACOMPANHAMENTO DE CASOS DE DENGUE

SISTEMA PARA ACOMPANHAMENTO DE CASOS DE DENGUE SISTEMA PARA ACOMPANHAMENTO DE CASOS DE DENGUE Este visualizador funciona melhor nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome (o funcionamento não é completo no Internet Explorer), portanto dê preferencia

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DO ESPORTE E DO TURISMO JOGOS OFICIAIS DO PARANÁ / 2015.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DO ESPORTE E DO TURISMO JOGOS OFICIAIS DO PARANÁ / 2015. JOGOS OFICIAIS DO PARANÁ / 2015. MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO)

TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO) GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO) Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO Transformação entre

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

MANUAL TÉCNICO PARA LEVANTAMENTO E DESENHO TOPOGRÁFICO Apresentação

MANUAL TÉCNICO PARA LEVANTAMENTO E DESENHO TOPOGRÁFICO Apresentação MANUAL TÉCNICO PARA LEVANTAMENTO E DESENHO TOPOGRÁFICO Apresentação A planilha de Melhor Caminho GPS serve para projetar e desenhar Planta Baixa, Perfil Longitudinal e Seções Transversais do Projeto, bem

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

No sub menu de perfil temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de perfil temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Perfil. Esta ferramenta gera uma representação em corte longitudinal da superfície física do terreno. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Perfil: delas.

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Novidades Versão 2.8 (Contas) 2 Part II Novidades Versão 2.9 (Contas)

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

SPID TOPO GUIA DE USO

SPID TOPO GUIA DE USO SPID TOPO GUIA DE USO 1. ABRINDO O SPID TOPO O usuário poderá ter acesso ao aplicativo na página do Laboratório de Topografia e Cartografia (LTC) no endereço: http://www.ltc.ufes.br/. Na área reservada

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Última Atualização: 08/01/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances VI Prorrogação

Leia mais

Projeto Agenda Cidadã Exercício Prático - Criação e Consulta de Registros Vicon SAGA

Projeto Agenda Cidadã Exercício Prático - Criação e Consulta de Registros Vicon SAGA Exercício Objetivo Aplicativo Criação e consulta de registros - Vicon SAGA Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará formulários, realizará cadastros de

Leia mais

Criando uma apresentação no Impress

Criando uma apresentação no Impress Criando uma apresentação no Impress Passo 1 Clique em Menu Aplicações -> Escritório -> BROffice -Impress -> clique em apresentação vazia -> Criar. Passo 2 - Escolha a 3ª opção da coluna da esquerda, onde

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Implantação do sistema Condominium

Implantação do sistema Condominium Implantação do sistema Condominium Nesse manual iremos acompanhar o passo a passo para a implantação do sistema, portanto iremos pular algumas telas do cadastro, que deverão ser preenchidas após a implantação

Leia mais

TopoHAM-Excel Software para cálculo e desenho de topografia. 1 / 1. Manual do TopoHAM-Excel

TopoHAM-Excel Software para cálculo e desenho de topografia. 1 / 1. Manual do TopoHAM-Excel 1 / 1 Manual do Manual do Manual do O Manual do TopoHAM ensinará tudo que você precisa para o futuro dos seus negócios e desenvolvimento da sua empresa. -Caderneta de Campo. -Ajustamento MMQ. -Coordenadas

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO

GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO GUIA DO USUÁRIO www.accountcontabilidade.com.br 1 SUMÁRIO Acessando o sistema 04 Atalhos 05 Importando Exercícios Eletrônicos 06 Apresentação dos Exercícios Eletrônicos 07 Procedimentos para resolver exercícios

Leia mais

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1 12 - Módulo Automação Residencial - Autopower Manual de utilização Módulo Automação Residencial Para maiores informações, acesse www.autoenge.com.br ou por email suporte@autoenge.com.br 12.1 - Inserção

Leia mais

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP O que é o GIMP É um programa de criação e edição de imagens. Foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, ou seja, é um software

Leia mais

Sumário. 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7

Sumário. 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7 Ferragens Sumário 1. Propósito 1 2. Tabela de Ferragem 1 3. Criar Tabela de Ferragem 1 4. Conector de Ferragens 7 1. Propósito Para definirmos todos os materiais que devem compor uma estrutura de ferragem,

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Manual do Sistema HDI Online / Worksite (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros )

Manual do Sistema HDI Online / Worksite (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros ) Manual do (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros ) HDI Seguros Departamento de Produto Automóvel Produto Auto Magda Dioclecio Martins 01 1/47 1. Introdução 1.1. Objetivo Aplicabilidades múltiplas

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO Página 1/20 1. Visão Geral do Módulo CAR O módulo CAR foi desenvolvido para auxiliar o usuário na criação das geometrias (áreas, linhas e pontos) que serão utilizadas

Leia mais

Tutorial. Exportando mapas para KML. Versão 1.0 16/01/2009. Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Exportando mapas para KML. Versão 1.0 16/01/2009. Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Exportando mapas para KML Versão 1.0 16/01/2009 Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para exportar os mapas gerados

Leia mais

Mala Direta no OpenOffice.org Writer 2.0

Mala Direta no OpenOffice.org Writer 2.0 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

QGIS 2.2 Modo de Edição: Edição de Feições de Polígono

QGIS 2.2 Modo de Edição: Edição de Feições de Polígono QGIS 2.2 Modo de Edição: Edição de Feições de Polígono Jorge Santos 2014 Conteúdo Sumário Capítulo 1... 3 Material de Apoio... 3 1.1 Cartografia de Referência... 3 1.2 Base Cartográfica Vetorial de Referência...

Leia mais

AULA 14 Plugin TerraEdit

AULA 14 Plugin TerraEdit 14.1 AULA 14 Plugin TerraEdit Nessa aula são apresentadas as funcionalidades do plugin de edição de dados vetoriais denominado TerraEdit. Juntamente com a edição vetorial, ele permite a edição dos atributos

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

1. Passo Iniciar Todos os Programas Acessórios WordPad.

1. Passo Iniciar Todos os Programas Acessórios WordPad. Todos os exercícios abaixo são práticos. Eles visam treinar as ferramentas aprendidas no curso. Leia com atenção as questões para fazê-las. O texto em vermelho, é uma passo a passo para fazer as questões.

Leia mais

AULA 2 Planos, Vistas e Temas

AULA 2 Planos, Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos, Vistas e Temas Essa aula apresenta os conceitos de Plano de Informação, Vista e Tema e suas manipulações no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1. Abra o

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Protocolo Versão 1.17.0 Última revisão: 26/11/2015 2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura

Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura Versão: V0_0_3 Data: 11 de abril de 2014 Diretoria Geral de Recursos Humanos - DGRH Site: http://www.dgrh.unicamp.br

Leia mais

PACOTE TOPOGRAFIA. Cálculos

PACOTE TOPOGRAFIA. Cálculos PACOTE TOPOGRAFIA Cálculos Este aplicativo é responsável pelos cálculos de topografia e UTM do Sistema topograph. As cadernetas de levantamento de campo podem ser introduzidas a partir de dados levantados

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO DE VIAS ÍNDICE ANALÍTICO

MANUAL DO MÓDULO DE VIAS ÍNDICE ANALÍTICO MANUAL DO MÓDULO DE VIAS ÍNDICE ANALÍTICO 1 AMBIENTE DE TRABALHO...1 2 IMPORTANDO DADOS GERADOS NO SISTEMA POSIÇÃO PARA O AUTOCAD/INTELLICAD...2 3 MODELAGEM DIGITAL DO TERRENO...4 4 INICIANDO UM PROJETO

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

1.Roteador Re054 e RE108

1.Roteador Re054 e RE108 Guia rápido - Roteador 1.Roteador Re054 e RE108 1. Instalação e Conexão de cabos. Instalação 2. Não consigo acessar a http (não conseguiu começar a configurar), o que deve ser ou o que devo fazer? Instalação

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Março 2014 Indíce Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 3 3. Introdução...

Leia mais

AULA 2 Planos, Vistas e Temas

AULA 2 Planos, Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos, Vistas e Temas Essa aula apresenta os conceitos de Plano de Informação, Vista e Tema e suas manipulações no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1. Abra o

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÕES COMENTADAS Prof.: Erion Monteiro Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União Nível Superior Cargo 1 Analista Administrativo 11/9/2010 Sequencial 015

Leia mais

Composição de Layout no Spring

Composição de Layout no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Vladimir Diniz Vieira Ramos Belo Horizonte, 2007 CRIAÇÃO

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Sumário. 1 Introdução ao Excel 2013 1

Sumário. 1 Introdução ao Excel 2013 1 Sumário Introdução...xiii A quem se destina este livro... xiii Como este livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii 1 Introdução ao Excel 2013 1 Identificação

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6 SUMÁRIO 1. Instalação... 1 2. Operações... 3 2.1 Comunicação... 4 2.1.1 Modo... 4 2.1.2 Ethernet... 5 2.1.3 Serial... 6 2.1.4 Configurações da placa de rede... 6 2.2 Edição base... 7 2.2.1 Produto... 7

Leia mais

Manual do Sistema. Página 1/14

Manual do Sistema. Página 1/14 Manual do Sistema Página 1/14 1. MÓDULO DE CÁLCULO 1.1 Utilitários 1.1.1 Importar ASCII Esta ferramenta permite que um arquivo no formato.ascii ou.txt sejam reconhecidas pelo Sistema. Segue abaixo exemplo

Leia mais

CADIEF. Software para georreferenciamento de propriedades, padrão IEF. 1- Desenvolvimento... 2. 2- Linguagem... 2 3- CADIEF... 2

CADIEF. Software para georreferenciamento de propriedades, padrão IEF. 1- Desenvolvimento... 2. 2- Linguagem... 2 3- CADIEF... 2 CADIEF Software para georreferenciamento de propriedades, padrão IEF. ÍNDICE 1- Desenvolvimento..................................... 2 2- Linguagem....................................... 2 3- CADIEF.........................................

Leia mais