COMPLETA AUTOMAÇÃO PARA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPLETA AUTOMAÇÃO PARA"

Transcrição

1 COMPLETA AUTOMAÇÃO PARA TOPOGRAFIA E GEODÉSIA

2 Algumas Novidades da Versão Office: Reformulação das Planilhas de Cálculos; GeraçãodeLayoutsdeImpressão; Inserção e Georreferenciamento de Imagens Raster; Barra de comandos completa e customizável; Barra Lateral para gerenciamento dos diferentes arquivos de Projeto (Caderneta, Nivelamento, Geodésia, Locação, Poligonal, Desenho, MDT, Perfil, Áreas, Modelo 3D e Relatórios); Nova Modelagem Digital do Terreno; Projeto de Platôs e cálculo de Volumes; Reformulação das ferramentas para projetos viários; Sistema CAD próprio; Relatórios completos e automatizados.

3 Para melhor atender às diferentes necessidades dos usuários, o DataGeosis Office possui quatro diferentes versões. Standard Versão Novo sistema CAD, com desenvolvimento próprio, interativo, prático e intuitivo. Nova Caderneta de Cálculos (identificação automática da seqüência e tipo de Poligonal). Cadernetas para cálculos de levantamentos planialtimétricos e nivelamentos geométricos. Nova caderneta de Nivelamento. Nova Modelagem Digital de Terreno, possibilitando alterações dinâmicas (apagar e alterar lados, inserir e remover pontos, criação de linhas obrigatórias, linhas de fronteira e de exclusão). Curvas de nível. Cálculo de áreas e geração de memorial descritivo com interatividade com o usuário. Divisão automática de áreas. Múltiplos arquivos de desenho.

4 Versão Standard Plus Plus Todas as Ferramentas da Versão Standard e mais... Perfis Longitudinal e Transversal; Cálculo de Poligonais Geodésicas; Caderneta de Geodésia para transformações de coordenadas (UTM, Geodésicas e Topográficas Locais) e transformações entre sistemas de referência; Coordenadas dos pontos no desenho em Topográficas ou Planas TM; Cálculo do coeficiente de deformação linear (fator k) e convergência meridiana para todos os pontos da caderneta; Confecção de Monografia de Vértices GPS; Todas as ferramentas necessárias para o Georreferenciamento de Imóveis rurais segundo as normas do INCRA (memoriais, planilhas, desenho, etc...); Extrapolação de fuso UTM; Nova visualização 3D;

5 Versão Professional Todas as Ferramentas da Versão Standard Plus e mais... Cálculo de volume entre superfícies, superfície e plano e superfície e rampa; Cálculo de Volumes por Áreas; Mapas de declividade e cálculo de área de inundação; Geração de greides; Configuração de seção tipo; Cálculo de volume por seções transversais no ambiente de perfil; Projeto de platôs e volumes de terraplenagem. Geração de relatórios e notas de serviços de terraplanagem;

6 Versão Vias Vias Standard Standard Todas as Ferramentas da Versão Professional e mais... Cálculo de Curvas Horizontais (circulares simples e compostas, transição simétrica i e transição assimétrica); i Cálculo de Curvas Verticais (circulares simples, parábolas simples e compostas); Configuração de diferentes modelos de seção tipo em um mesmo alinhamento; Cálculo de super elevação e super largura; Dimensionamento e cálculo de pavimentos. Cálculo de volumes de camada vegetal e nível geológico.

7 ENTRADA DE DADOS MANUAL OU VIA IMPORTAÇÃO(1338) Os dados podem ser introduzidos na planilha do DataGeosis Office manualmente a partir da digitação dos dados do levantamento de campo, independente do método utilizado para o levantamento. Pode se ainda fazer a introdução dos dadosd através da comunicação direta, via cabo serial ou USB, com coletores externos, linha de receptores GPS da Magellan e GARMIN e ainda com uma ampla lista de estações totais disponíveis no mercado, tais como: GEODIMETER, SOKKIA, NIKON, ZEISS, TOPCON, LEICA, SOUTH, GEODETIC, FOIF, KOLIDA, etc.

8 IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS (1339) O DataGeosis permite a abertura de arquivos textos (*.asc, *.txt, *.dat) facilitando a entrada de dados de qualquer trabalho que esteja em formato digital. Pode se abrir arquivos textos definindo se a seqüência das colunas a serem inseridas na planilha, ou ainda mantendo se suas configurações originais. O DataGeosis permite também a importação de arquivos nos formatos DXF, DWG e DGN e ainda em formatos Shape File (SHP).

9 PLANILHA DE CÁLCULOS (1346) O DataGeosis Office permite a configuração de até quatro tipos de cadernetas de campo (caderneta de coordenadas, eletrônica, taqueométrica ou reduzida. Assim, pode se ter diferentes formas de obtenção de distâncias e ângulos vertical e horizontal em um mesmo projeto. Pode se ter ainda várias planilhas em um mesmo projeto, seja planialtimétrica ou de nivelamento. A planilha do DataGeosis é totalmente integrada ao sistema de desenho, proporcionando atualização no CAD após qualquer alteração ou inserção de pontos na planilha. Os pontos poderão ser lançados no CAD em topográficas ou planas TM.

10 CÁLCULO DE POLIGONAIS (1347) O DataGeosis foi desenvolvido para identificar e calcular poligonais Abertas, Fechadas e Apoiadas em Dois Pontos. Para os dois últimos tipos pode se distribuir os erros através de três métodos de compensação: Mínimos Quadrados, Proporcional às Distâncias e Proporcional às Projeções. É possível processar também cálculos de uma planilha de Nivelamento, onde os erros podem ser compensados através do método Proporcional ao Número de Estações. As tolerâncias de fechamento angular e linear podem ser estabelecidas pelo usuário durante a etapa decálculos.

11 PLANILHA DE NIVELAMENTO(1364) O DataGeosis permite a criação de planilhas de nivelamento para cálculo e distribuição de erros em nivelamentos geométricos. Pode se utilizar de circuitos abertos,, fechados ou apoiados em dois pontos. Para o cálculo e a compensação utiliza se o método proporcional ao número de estações, o qual será processado automaticamente (à medida que se insere as informações). Pode se ainda utilizar os dados do trecho nivelado para a geração de um perfil longitudinal.

12 CAD INTEGRADO(1348) O DataGeosis possui um sistema CAD próprio, especialmente desenvolvido para atender às mais diversas necessidades do usuário na elaboração de plantas topográficas. Possui ferramentas para criação e edição de projetos, desenvolvidas especificamente para trabalhos topográficos, tais como: linhas com representação topográfica, estaqueamento, simbologia de taludes, inserção de malha de coordenadas, símbolos, blocos, textos, legendas, hachuras, etc. Ao criar o desenho, o software criará as camadas (layers) automaticamente a partir das descrições definidas na planilha. Cada camada poderá ser customizada com padrões de tipos linhas, espessuras, cor e simbologia para os pontos.

13 FUNÇÃO AUTO CROQUI(1349) Com a função Auto Croqui a edição de desenhos se torna fácil e ágil. É uma ferramenta que possibilita localizar pontos de mesmo atributo e em seguida ligá los los através de linha, poli linha ou spline, possibilitando também trocar a camada dos pontos, tudo de maneira rápida e automática. Se preferir poderá utilizar comandos diretos para unir pontos que estejam em numeração seqüencial.

14 GERAÇÃO DE GLEBAS E CÁLCULO DE ÁREAS(1350) O DataGeosis Office permite a geração de diferentes glebas definindo as segundo o tipo de utilização (área útil, APP, reserva legal, ruas e caminhos, etc.). Para cada Gleba gerada será calculado a área, perímetro e quantidade de vértices correspondente, podendo ativar o preenchimento em hachura individualmente, diferenciado as entre si. Possui ainda outras formas rápidas para obtenção da área de um polígono tais como cálculo por limite ou por vértices. Pode se ainda realizar o cálculo dimensionando e indicando com texto o valor obtido.

15 DIVISÃO DE ÁREAS(1351) A divisão de áreas no DataGeosis Office pode ser executada através de dois métodos específicos: Ponto e Azimute. Para os dois métodos a divisão é automática e o usuário poderá definir a área desejada (Área A ou Área B) em valores numéricos ou em partes iguais. Após a divisão são criadas automaticamente as duas regiões (glebas) resultantes.

16 MEMORIAL DESCRITIVO(1352) O memorial descritivo pode ser personalizado de acordo com as necessidades do usuário, possibilitando a apresentação de áreas e distâncias topográficas ou planas, rumos, azimutes topográficos ou planos, e coordenadas topográficas, planas ou geográficas. O Memorial descritivo será apresentado conforme a configuração realizada atendendo perfeitamente à lei de Registro de Terras ou qualquer outra configuração geodésica ou topográfica.

17 FERRAMENTAS DE DESENHO(1354) O DataGeosis possui várias ferramentas de construção e edição de desenhos, algumas desenvolvidas especialmente para fins de desenhos topográficos. Essas ferramentas faz do DataGeosis um software totalmente independente de outros softwares de desenho, o que possibilita o desenvolvimento completo de trabalhos topográficos, desde a coleta de dados de campo à apresentação final do desenho.

18 MODELAGEM DIGITAL DO TERRENO(1355) O DataGeosis utiliza a Modelagem Numérica do Terreno para representar o relevo da superfície levantada, de forma a obter o conjunto de informações necessárias aos cálculos de áreas superficiais, curvas de nível, mapas de declividades, perfis, áreas de inundação e visualização em 3D, ou seja, é o ponto base para todos os trabalhos de altimetria e volumetria. A modelagem digital do terreno possibilita uma maior precisão no traçado das Curvas de Nível além de permitir a determinação da altimetria em qualquer local da superfície do terreno e não somente nos pontos do levantamento.

19 CURVAS DE NÍVEL(1356) O DataGeosis permite a construção automática das curvas de nível (mestras e intermediárias) possibilitando configurações independentes (eqüidistância, cor, tipo e espessura de linha). O software possui ainda recursos que possibilitam bl a não construção das curvas em determinadas regiões do projeto através da definição de camadas de Linhas de Fronteiras e de Exclusão (durante o cálculo do MDT). Pode se cotar as Curvas de Nível automaticamente, sendo necessário apenas a definição de um alinhamento para indicar a posição e a direção das cotas.

20 GEODÉSIA(1361) A caderneta de geodésia do DataGeosis Office permite ao usuário as seguintes operações: Transformação de coordenadas Geodésicas para Topográficas e vice versa a partir de um ponto de origem; Transformação das Coordenadas Geodésicas entre quaisquer Sistemas de Referência; Transformação de coordenadas UTM para Geodésicas ou vice versa. Pode se ainda: Calcular automaticamente da Convergência Meridiana e fator de escala na caderneta de coordenadas; Transporte de Coordenadas no plano UTM; Converter desenho em coordenadas UTM para desenho Topográfico.

21 MONOGRAFIA DE VÉRTICES GEODÉSICOS(1365) O DataGeosis Office permite a confecção de monografias de vértices geodésicos. Nesta ferramenta pode se informar as coordenadas do vértice em qualquer sistema de referência e em seguida selecionar até dois sistemas de referência para impressão, cujas coordenadas d serão calculadas automaticamente a partir dos dados inseridos inicialmente.

22 EXPORTAÇÃO DE DADOS(1358) O DataGeosis permite a exportação de dados analíticos (Coordenadas, Ângulos e Distâncias) e também dados gráficos (desenho). O desenho pode ser exportado nos formato DXF, DWG e DGN (2D ou 3D) o que permite uma interface com qualquer outro software para desenho ou outros softwares de topografia. Os dados analíticos podem ser exportados no formato ASCII Definido pelo Usuário, onde pode se selecionar quais colunas (informações) se deseja exportar. Como se trata de um arquivo texto é possível sua abertura em qualquer outro software de topografia.

23 LOCAÇÃO DE PONTOS(1359) O DataGeosis permite a geração de cadernetas de locação com as respectivas coordenadas dos pontos a serem locados. Esta caderneta será criada a partir do ambiente de desenho, onde o usuário seleciona os pontos que se interessa locar para que assim a caderneta de locação seja criada automaticamente. Pode se ainda gerar automaticamente uma planilha de locação com ângulos e distâncias nos casos em que se deseja realizar a locação através de um teodolito e de uma trena.

24 IMPRESSÃO DE PLANILHAS E DESENHOS(1360) O DataGeosis permite a impressão de planilhas e desenhos em qualquer impressora ou plotter que seja compatível com o Windows. O usuário poderá configurar as planilhas, definindo se os dados a serem impressos. Pode se ainda definir a área a ser impressa e posteriormente a escala de impressão ideal para um determinado formato de papel. Caso o formato de papel da impressora utilizada não seja suficiente para impressão em uma determinada escala, pode se imprimir em folhas articuladas.

25 PERFIS LONGITUDINAL E TRANSVERSAL(1366) Esta ferramenta possibilita a geração de perfis longitudinais e transversais a partir da definição de um traçado geométrico. Caso o usuário tenha mais de uma superfície calculadaparaumamesmaáreaépossível gerar os perfis para duas ou mais superfícies possibilitando a visualização conjunta destes perfis. Pode se configurar os perfis alterando se as cores e a espessura das linhas, a fonte e tamanho dos textos (cotas, títulos, etc.), a relação entre as escalas vertical ehorizontal, entre outras configurações.

26 CÁLCULO DE VOLUMES ENTRE SUPERFÍCIES(1368) Esta ferramenta possibilita o cálculo de volume de maneira rápida e precisa, realizado por meio de integração matemática. Assim pode se calcular o volume entre um modelo primitivo (superfície original do terreno) e um modelo comparado, sendo que este último pode ser um outro modelo (superfície), um plano projetado pelo usuário (com cota estabelecida) ou ainda o cálculo entre dois perfis para uma mesma região. Para os três métodos pode se gerar um relatório completo de cálculo. Nesta ferramenta, o programa realizará o cálculo para toda a superfície do Modelo digital do terreno.

27 CÁLCULO DE VOLUMES(1368) Nesta ferramenta pode se calcular o volume entre um modelo primitivo (superfície original do terreno) e um modelo comparado, sendo que este último pode ser um outro modelo (superfície), um plano projetado pelo usuário (com cota estabelecida) ou ainda uma rampa (plano inclinado) definida pelo usuário. Para os três métodos podese gerar um relatório completo de cálculo. Nesta ferramenta, o programa realizará o cálculo apenas dentro de um polígono especificado pelo usuário.

28 MAPA DE DECLIVIDADES(1369) O DataGeosis possibilita a confecção de um mapa de declividades do terreno com classes (intervalos de declividades) definidas pelo usuário. É uma ferramenta muito prática, pois possibilita a análise da declividade de um terreno para fins de loteamento, detecção de áreas críticas para desmoronamento em encostas, planejamento de lavouras agrícolas entre outros. Após a geração do mapa é possível inserir automaticamente uma legenda de identificação das classes com suas respectivas áreas.

29 ÁREA DE INUNDAÇÃO(1370) Esta ferramenta é muito utilizada em estudos de projetos de barragens e de canalização de córregos, entre outros, possibilitando calcular e criar, a partir de uma cota de projeto, um mapa das áreas que serão inundadas. Além da área inundável, esta ferramenta fornece também o volume de água dentro do perímetro de estudo, alem de uma representação gráfica (mapa) em planta. Pode se utilizar o cálculo em múltiplos níveis para obter um relatório completo de área e volume de inundação para diferentes intervalos de cotas.

30 GERAÇÃO DE GREIDES(1371) O DataGeosis permite a criação de greides para projetos de Estradas de Rodagem, Arruamentos, entre outros, diretamente sobre o perfil longitudinal, possibilitando também a alteração da linha de projeto construída. Durante o desenho do greide pode se definir a distância horizontal e a inclinação desejada para cada trecho. Após a criação do alinhamento vertical será criada uma tabela completa com as informações do greide.

31 SEÇÕES TIPO(1373) Possibilidade de criação de vários modelos de Seção Tipo que poderão ser adaptadas para projetos geométricos de estradas, arruamentos em projetos de loteamentos, entre outros, pois permite a utilização de elementos de seção tipo, tais como: canteiro central, acostamento, passeio, pistas, largura adicional, canaletas, taludes e bermas de corte e aterro. A criação dos modelos de seção é feita de forma seqüencial, da esquerda para direita, montando se os elementos desejados. Pode se para um mesmo projeto, utilizar seções tipo intercaladas, onde cada trecho do projeto (em Estradas, por exemplo) possuirá um modelo de seção tipo. Após a criação e edição dos modelos pode se calcular o volume de corte e aterro para cada estaca transversal.

32 CÁLCULO DE VOLUMES DE PAVIMENTO(1362) No DataGeosis Office o usuário pode calcular os parâmetros da pavimentação através dos métodos: Método do Índice de Grupo, Método do CBR, Método DNER ou outro definido pelo usuário. Uma vez indicado os parâmetros, o software fará o cálculo dos volumes necessários para a sub base base, base e revestimento ao longo de todo o projeto.

33 VISUALIZAÇÃO DOS VOLUMES DE CORTE E ATERRO(1521) O DataGeosis permite a visualização gráfica dos volumes de corte e aterro nos perfis longitudinais, com a apresentação dos volumes totais (em tabelas) para corte e aterro bem como os volumes de pavimento calculados para o projeto.

34 PROJETO DE PLATÔS(1520) O DataGeosis permite o cálculo de platôs por dois métodos distintos: pelo topo ou pela saia. Basta informar o polígono correspondente ao topo ou à saia e uma cota de projeto para que assim o platô seja projetado. Permite também a configuração dos taludes para melhor adaptação ao projeto.

35 CURVAS HORIZONTAIS(1375) O DataGeosis permite o projeto geométrico de curvas horizontais de forma fácil e ágil. Esta ferramenta permite o cálculo de Curvas Horizontais Circulares Simples e Compostas, Circulares com Transição Simétrica e Circulares com Transição Assimétrica além de possibilitar o cálculo da superelevação e superlargura. Fornecendo as informações iniciais do projeto (velocidade diretriz, atrito longitudinal, etc.) o programa calcula automaticamente o raio mínimo permitido. Os demais elementos da curva (deflexão por metro, desenvolvimento, ângulo central, etc.) serão calculados automaticamente e o programa fará o traçado das curvas, com a possibilidade de se criar uma tabela com os elementos, disponibilizando a a no desenho.

36 SUPERELEVAÇÃO E SUPERLARGURA(1519) O DataGeosis permite o cálculo automático da super elevação e superlargura para as curvas horizontais. Para isso basta o usuário fornecer o raio da curva, os comprimentos de transição para a superelevação e a distância entre eixos, largura do veículo de projeto e balanço dianteiro para o cálculo da superlargura.

37 CURVAS VERTICAIS(1374) Esta ferramenta permite o projeto geométrico de curvas verticais com as mesmas facilidades das curvas horizontais. O DataGeosis possibilita o cálculo de dois tipos de curvas verticais: circular simples, parábola simples e parábola composta. Após a criação do greide o programa identifica os PIV s existentes possibilitando o traçado da curva vertical para cada um deles. Em seguida basta introduzir o raio ou o comprimento da curva para o programa calcular automaticamente os demais elementos da parábola (estaca PCV, estaca PTV, estaca PIV, cota PCV, cota PTV, flecha máxima, etc.).

38 INSERÇÃO DOS DADOS DO PROJETO NO DESENHO(1518) Após a finalização do projeto de cálculo das curvas verticais e das curvas horizontais pode se inserir os dados do traçado e os pontos do projeto no desenho. Pode se ainda inserir os perfis longitudinais e transversais e também o alinhamento com o traçado da via projetada.

39 GERAÇÃO DE RELATÓRIOS E NOTAS DE SERVIÇO(1517) Após a finalização do projeto podese gerar um relatório completo do cálculo de volumes, apresentando se os valores obtidos estaca por estaca. O DataGeosis permite também a geração de um relatório completo (nota de serviço) do projeto.

40 VISUALIZAÇÃO 3D(1367) Esta ferramenta permite a visualização 3D de uma superfície permitindo uma apresentação do projeto implantado, ou até mesmo da superfície do terreno natural. É possível optar por visualizar um modelo por vértices, linhas ou face, podendo se também ativar a visualização em cores que mostram os diferentes níveis do terreno.

41

EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3

EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3 GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3 Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico ÍNDICE: 1. INTRODUÇÃO... 3 2. EXPORTAÇÃO

Leia mais

GUIA PRÁTICO GEORREFERENCIAMENTO

GUIA PRÁTICO GEORREFERENCIAMENTO GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 GEORREFERENCIAMENTO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. Introdução Neste guia apresentam-se os passos necessários para

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 2 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

PACOTE TOPOGRAFIA. Cálculos

PACOTE TOPOGRAFIA. Cálculos PACOTE TOPOGRAFIA Cálculos Este aplicativo é responsável pelos cálculos de topografia e UTM do Sistema topograph. As cadernetas de levantamento de campo podem ser introduzidas a partir de dados levantados

Leia mais

ISF 204: ESTUDOS TOPOGRÁFICOS PARA PROJETOS EXECUTIVOS DE FERROVIAS

ISF 204: ESTUDOS TOPOGRÁFICOS PARA PROJETOS EXECUTIVOS DE FERROVIAS ISF 204: ESTUDOS TOPOGRÁFICOS PARA PROJETOS EXECUTIVOS DE FERROVIAS 1. OBJETIVO Definir e especificar os serviços constantes dos Estudos Topográficos a serem desenvolvidos nos Projetos Executivos de Engenharia.

Leia mais

Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO

Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 18 a 20 de Junho São Paulo Brasil Apresentado por: Danilo Sidnei dos Santos Gerente e Desenvolvedor do Posição

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

-ESTRUTURA VIÁRIA TT048 CURVAS VERTICAIS

-ESTRUTURA VIÁRIA TT048 CURVAS VERTICAIS INFRAINFRA -ESTRUTURA VIÁRIA TT048 CURVAS VERTICAIS Prof. Djalma Pereira Prof. Eduardo Ratton Profa. Gilza Fernandes Blasi Profa. Márcia de Andrade Pereira Um fator importante para a segurança e eficiência

Leia mais

Aula 8 : Desenho Topográfico

Aula 8 : Desenho Topográfico Aula 8 : Desenho Topográfico Topografia, do grego topos (lugar) e graphein (descrever), é a ciência aplicada que representa, no papel, a configuração (contorno,dimensão e posição relativa) de um porção

Leia mais

Pontos. Snap no Ponto:

Pontos. Snap no Ponto: Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica de cada ponto.

Leia mais

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos 2. Módulo de Desenho 2.1 Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica

Leia mais

Manual de Uso do TopoHAM. Aula 01. 1. Iniciando o TopoHAM. 1. Definição. 1. Campo. Software para cálculo e desenho de topografia.

Manual de Uso do TopoHAM. Aula 01. 1. Iniciando o TopoHAM. 1. Definição. 1. Campo. Software para cálculo e desenho de topografia. Página 1 de 83 Manual de Uso do TopoHAM. Esse manual ensinará a manusear e utilizar todos os módulos TopoHAM Aula 01 1. Iniciando o TopoHAM Inicie o TopoHAM e clique no menu Arquivo e selecione a opção

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS - ESALQ / USP LEB 340 - Topografia e Geoprocessamento I Prof. Rubens Angulo Filho 1º Semestre de 2015

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS - ESALQ / USP LEB 340 - Topografia e Geoprocessamento I Prof. Rubens Angulo Filho 1º Semestre de 2015 Trabalho prático nº 01: Levantamento à Trena 1) Material: a) trena de 20,0m; b) 3 balizas; c) 4 fichas; d) GPS de navegação 2) Método: A medição dos alinhamentos, no campo, será executada por 3 balizeiros

Leia mais

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Página 1 de 9 Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Capitulos 01 - Requisitos 02 - Etaqpas 03 - Traçado 04 - Trafego e Clssificação 05 - Geometria 06 - Caracteristicas Técnicas 07 - Distancia

Leia mais

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002)

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002) Tutorial do Sistema GeoOffice Todos os direitos reservados (1999-2002) Sistema GeoOffice Sistema Topográfico Solution Softwares Tutorial Passo a Passo Conteúdo I Tabela de Conteúdos Foreword 0 Parte I

Leia mais

Versão Standard. Descrição Técnica:

Versão Standard. Descrição Técnica: Descrição Técnica: DataGeosis OFFICE Software topográfico para ambiente Windows, aceitando Windows 95/98 ou versões superiores. Apresenta-se com uma interface reformulada, mais amigável ao usuário. O novo

Leia mais

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 PROJETO BÁSICO Primeira edição: válida a partir de 07/11/2006 Palavras Chave: Projeto Básico,

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO DE VIAS ÍNDICE ANALÍTICO

MANUAL DO MÓDULO DE VIAS ÍNDICE ANALÍTICO MANUAL DO MÓDULO DE VIAS ÍNDICE ANALÍTICO 1 AMBIENTE DE TRABALHO...1 2 IMPORTANDO DADOS GERADOS NO SISTEMA POSIÇÃO PARA O AUTOCAD/INTELLICAD...2 3 MODELAGEM DIGITAL DO TERRENO...4 4 INICIANDO UM PROJETO

Leia mais

SUMÁRIO 2.0 - LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL URBANO

SUMÁRIO 2.0 - LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL URBANO ESPECIFICAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TOPOGRAFIA SUMÁRIO 1.0 - INTRODUÇÃO 1.1 - ESPECIFICAÇÕES CORRELATAS 2.0 - LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL URBANO 2.1 - POLIGONAIS DE 1

Leia mais

DIRETRIZES PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LEGISLAÇÃO, DOCUMENTOS, PROJETOS E DIRETRIZES ESPECÍFICAS

DIRETRIZES PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LEGISLAÇÃO, DOCUMENTOS, PROJETOS E DIRETRIZES ESPECÍFICAS DIRETRIZES PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LEGISLAÇÃO, DOCUMENTOS, PROJETOS E DIRETRIZES ESPECÍFICAS Visando subsidiar tecnicamente o processo com fins de regularização fundiária em áreas de AEIS-II, deverão

Leia mais

08-LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMETRIA pg 98

08-LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMETRIA pg 98 TOPOGRAFIA 08-LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMETRIA pg 98 levantamento pontos planimétricos, altimétricos ou planialtimétricos pontos de apoio (partir destes ) Projeção ΔX = D. sen Az ΔY = D. cos Az TÉCNICAS

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO)

TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO) GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO) Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO Transformação entre

Leia mais

EXERCÍCIOS DE TOPOGRAFIA

EXERCÍCIOS DE TOPOGRAFIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL Área de Topografia e Geoprocessamento 1 EXERCÍCIOS DE TOPOGRAFIA Professores: Rubens Angulo Filho

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP - LABTOP Topografia 2. Métodos de Aquisição de dados Planialtimétricos

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP - LABTOP Topografia 2. Métodos de Aquisição de dados Planialtimétricos UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP - LABTOP Topografia 2 Métodos de Aquisição de dados Planialtimétricos Recife, 2014 Métodos de Aquisição dos Dados O cuidado

Leia mais

No sub menu de perfil temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de perfil temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Perfil. Esta ferramenta gera uma representação em corte longitudinal da superfície física do terreno. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Perfil: delas.

Leia mais

7.5 Planialtimetria 7.5.1 Topologia Tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.

7.5 Planialtimetria 7.5.1 Topologia Tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE GEOMENSURA MÓDULO II UNIDADE CURRICULAR TOPOGRAFIA III 7.5

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO LOTEAMENTOS E DESMEMBRAMENTOS 04 vias do processo contendo na capa o número

Leia mais

Modelo Digital de Terreno - V 6.5

Modelo Digital de Terreno - V 6.5 TCP MDT Modelo Digital de Terreno - V 6.5 Versão Profissional Introdução A Versão Profissional foi desenvolvida para ajudar o usurário em todas as fases de realização de um projeto no âmbito da Topografia.

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Capítulo 6 ELEMENTOS GEOMÉTRICOS DAS ESTRADAS DE RODAGEM

Capítulo 6 ELEMENTOS GEOMÉTRICOS DAS ESTRADAS DE RODAGEM Capítulo 6 ELEMENTOS GEOMÉTRICOS DAS ESTRADAS DE RODAGEM 6.1. INTRODUÇÃO A geometria de uma estrada é definida pelo traçado do seu eixo em planta e pelos perfis longitudinal e transversal. A Fig. 6.1 apresentada

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Elementos geométricos de uma estrada (Fonte: PONTES FILHO, 1998) GEOMETRIA DE VIAS 1. INTRODUÇÃO: A geometria de uma estrada é definida pelo traçado do

Leia mais

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem.

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem. ÍNDICE 1 - INTERFACE/TECLAS... 3 2 - LIGANDO O EQUIPAMENTO... 4 3 - CRIANDO UM WAYPOINT... 4 4 - CRIANDO UMA TRILHA... 7 4.1 Apagando traçados... 7 4.2 Criando Trilhas... 8 - Posicione-se no ponto de partida

Leia mais

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEODÉSIA TOPOGRAFIA I NIVELAMENTO GEOMÉTRICO PROFESSOR JORGE LUIZ BARBOSA DA SILVA JUNHO/2003 MONITORES: VIVIAN, RODRIGO

Leia mais

1 / 42. Manual de Estradas no Excel

1 / 42. Manual de Estradas no Excel 1 / 42 Manual de Estradas no Excel Manual de Estradas no Excel O Manual das Estradas Excel, ensinará tudo que você precisa para o futuro dos seus negócios e desenvolvimento da sua empresa. -Exportação

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 10 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 31 As projeções do lado do polígono, com rumo no 4 o quadrante, sobre os eixos x e y são, respectivamente: a) positiva e positiva b) positiva e negativa c)

Leia mais

Manual do Sistema. Página 1/14

Manual do Sistema. Página 1/14 Manual do Sistema Página 1/14 1. MÓDULO DE CÁLCULO 1.1 Utilitários 1.1.1 Importar ASCII Esta ferramenta permite que um arquivo no formato.ascii ou.txt sejam reconhecidas pelo Sistema. Segue abaixo exemplo

Leia mais

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros Exercício Objetivo Aplicativo Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará modelará um banco de dados aplicado ao contexto de desastres; realizará cadastros

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Cemitérios - Licença Prévia (LP) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Cemitérios - Licença Prévia (LP) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Cemitérios - Licença Prévia (LP) - Avenida Nascimento de Castro,

Leia mais

Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos:

Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: 2.5 Memorial Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: Definição de divisas confrontantes Permite identificar os

Leia mais

MANUAL TÉCNICO PARA LEVANTAMENTO E DESENHO TOPOGRÁFICO Apresentação

MANUAL TÉCNICO PARA LEVANTAMENTO E DESENHO TOPOGRÁFICO Apresentação MANUAL TÉCNICO PARA LEVANTAMENTO E DESENHO TOPOGRÁFICO Apresentação A planilha de Melhor Caminho GPS serve para projetar e desenhar Planta Baixa, Perfil Longitudinal e Seções Transversais do Projeto, bem

Leia mais

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS)

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS) INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS) 1. DEFINIÇÃO 1.1. Licença Simplificada (LS) - concedida para a localização, instalação, implantação e operação

Leia mais

Como trabalhar corretamente com os templates do SANCAD e DRENAR

Como trabalhar corretamente com os templates do SANCAD e DRENAR Como trabalhar corretamente com os templates do SANCAD e DRENAR O objetivo deste documento é mostrar aos projetistas que utilizam os softwares SANCAD e DRENAR da Sanegraph Ltda a necessidade de preparar

Leia mais

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO Página 1/20 1. Visão Geral do Módulo CAR O módulo CAR foi desenvolvido para auxiliar o usuário na criação das geometrias (áreas, linhas e pontos) que serão utilizadas

Leia mais

Módulo de Georreferenciamento. Sistema. Página 1/75

Módulo de Georreferenciamento. Sistema. Página 1/75 Módulo de Georreferenciamento Sistema Página 1/75 Para iniciar o Módulo de Georreferenciamento acesse, no AutoCAD a partir do Menu flutuante >Posição >Georreferenciamento >Módulo de Georreferenciamento.

Leia mais

ISF 211: PROJETO DE TERRAPLENAGEM

ISF 211: PROJETO DE TERRAPLENAGEM ISF 211: PROJETO DE TERRAPLENAGEM 1. OBJETIVO Definir e especificar os serviços constantes do Projeto de Terraplenagem nos Projetos de Engenharia Ferroviária, Projeto Básico e Projeto Executivo. 2. FASES

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estradas 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estradas 1 1 a QUESTÃO Supondo que você é o engenheiro responsável pela elaboração do projeto geométrico do Arco Metropolitano do Recife, projeto que irá conectar o pólo de desenvolvimento industrial do litoral norte

Leia mais

Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer

Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer Para produzir os mapas de campo, que são baseados em pontos instantâneos de atributos específicos, como a produtividade,

Leia mais

TUTORIAL: DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO

TUTORIAL: DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO TUTORIAL: DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO Desenvolvido por: Eng a Giana Grupioni Rezende Av. Paulo VI, n 184 / Bairro Sumaré / CEP 01262-010 / São Paulo SP / Fone: (11) 3868-0822 / Fax: (11) 3673-0702

Leia mais

Início E. 2345+13,98. UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estradas 1. 1 a QUESTÃO

Início E. 2345+13,98. UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estradas 1. 1 a QUESTÃO 1 a QUESTÃO Supondo que você foi designado para desenvolver o projeto geométrico do Arco Metropolitano do Recife, que corresponderá a uma o obra rodoviária ligando a região norte do estado, próximo ao

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS GEOMETRIA DE VIAS Elementos geométricos de uma estrada (Fonte: PONTES FILHO, 1998) 1. INTRODUÇÃO: Após traçados o perfil longitudinal e transversal, já

Leia mais

Funcionalidades. Mantenha a sua equipa totalmente coordenada

Funcionalidades. Mantenha a sua equipa totalmente coordenada Mude para o novo AutoCAD Civil 3D e ajude a sua equipa a ser mais rápida e precisa na execução de projectos. Através de interligação da produção de desenhos com o projecto, o Modelo 3D digital permite-lhe

Leia mais

Composição de Layout no Spring

Composição de Layout no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Vladimir Diniz Vieira Ramos Belo Horizonte, 2007 CRIAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISPREC

MANUAL DO USUÁRIO SISPREC MANUAL DO USUÁRIO SISPREC Concorrência nº 005/ANA/2009 - Sistema de previsão de enchentes na bacia do Rio Paraíba do Sul 1 de 44 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 1.1 Apresentação do Sistema... 4 Figura 1.1 Tela

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

Aula 18 PERFIL TOPOGRÁFICO: TIPOS DE RELEVO. Antônio Carlos Campos

Aula 18 PERFIL TOPOGRÁFICO: TIPOS DE RELEVO. Antônio Carlos Campos Aula 18 PERFIL TOPOGRÁFICO: TIPOS DE RELEVO META Apresentar perfis topográficos, mostrando as principais formas geomorfológicas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: identificar os principais

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL LINHA VERDE CIC

IMPLANTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL LINHA VERDE CIC MEMORIAL DESCRITIVO IMPLANTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL LINHA VERDE CIC Lote 01 MARÇO/2011 1. PROJETO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL LINHA VERDE CIC SUL INTRODUÇÃO O Projeto de Sinalização

Leia mais

ISF 209: PROJETO GEOMÉTRICO

ISF 209: PROJETO GEOMÉTRICO ISF 209: PROJETO GEOMÉTRICO 1. OBJETIVO Definir e especificar os serviços constantes do Projeto Geométrico dos Projetos de Engenharia Ferroviária, Projeto Básico e Projeto Executivo. 2. FASES DO PROJETO

Leia mais

7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS

7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS 7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS A diagramação das placas de Sinalização Vertical de Indicação compreende os seguintes passos: Definição da altura das letras, a partir da velocidade regulamentada na via; Dimensionamento

Leia mais

Lista de Exercícios de Topografia Planimetria

Lista de Exercícios de Topografia Planimetria Lista de Exercícios de Topografia Planimetria 1. Cite 3 métodos de levantamento topográfico e uma situação prática onde cada um poderia ser empregado. 2. Verifique se existe erro de fechamento angular

Leia mais

TCP-TÚNEL Locação e Processo de Dados de Túneis

TCP-TÚNEL Locação e Processo de Dados de Túneis TCP-TÚNEL Locação e Processo de Dados de Túneis Introdução Esta aplicação, instalada em um PC de bolso, facilita ao usuário as opções mais comuns para a locação e a tomada de dados de tuneis com estações

Leia mais

Fotos de TopView com Estação total

Fotos de TopView com Estação total Um dos melhores programas de Topografia de Campo desenvolvido para Windows Pocket, Windows Ce, Windows Mobile, Windows XP/Vista/7/8 Tablet, e agora também para ANDROID. Fotos de TopView con diferentes

Leia mais

DELIMITAÇÃO E PLANEJAMENTO DE DEMARCAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO

DELIMITAÇÃO E PLANEJAMENTO DE DEMARCAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO PROJETO DE PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM SANTA CATARINA (PPMA/SC) DELIMITAÇÃO E PLANEJAMENTO DE DEMARCAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO RELATÓRIO TÉCNICO DE DELIMITAÇÃO 03FAT0206R00 CURITIBA

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

CRIANDO MDT. Para criar o MDT Selecione o botão Modelagem ou clique na área esquerda da do programa onde se terá a opção criar Nova Modelagem.

CRIANDO MDT. Para criar o MDT Selecione o botão Modelagem ou clique na área esquerda da do programa onde se terá a opção criar Nova Modelagem. CRIANDO MDT Um MDT no programa AutoGeo tem como finalidade servir como base de dados para informações que servirão para os cálculos a serem realizados tudo que se for projetado a base vem do modelo digital

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Fundiário Preparando o desenho para o Módulo Fundiário _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar

Leia mais

Escrito por TQS Admin Qua, 28 de Agosto de 2013 10:35 - Última revisão Sex, 24 de Abril de 2015

Escrito por TQS Admin Qua, 28 de Agosto de 2013 10:35 - Última revisão Sex, 24 de Abril de 2015 Prezados, Palavras chaves: SISEs, Sondagem, SPT, camada de solo Vamos agora tratar do lançamento das sondagens no sistema SISEs. É possível lançar as sondagens, com os SPT s, camadas do solo, materiais

Leia mais

A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente:

A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente: A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente: Computer Aided Drafting (CAD) a palavra drafting pode ser traduzida como desenho técnico,

Leia mais

DER/PR ES-T 03/05 TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS

DER/PR ES-T 03/05 TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS TERRAPLENAGEM: EMPRÉSTIMOS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130 www.pr.gov.br/derpr Especificações

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

WEBGIS Sistema Informativo Territorial

WEBGIS Sistema Informativo Territorial PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA WEBGIS Sistema Informativo Territorial MANUAL DE UTILIZAÇÃO Autor: Rony Camargo de Brito Primeira edição: 20-06-2008 Atualizado: 08-10-2008 Todos os Direitos Reservados

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura via física e via digital; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e

Leia mais

ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO ESCRITÓRIO MUNICIPAL DE PROJETOS E OBRAS DIVISÃO DE PROJETOS VIÁRIOS Elaboração de Adequação de Projetos, Geométrico e de Drenagem, de vias do Túnel Verde, á execução

Leia mais

LOTECAD - LOTEAMENTO URBANO NO AUTOCAD

LOTECAD - LOTEAMENTO URBANO NO AUTOCAD LOTECAD - LOTEAMENTO URBANO NO AUTOCAD Índice 1. Desenvolvimento... 02 2. Linguagem... 02 3. Objetivo... 02 4. Passo a passo... 02 4.1. Preparação da quadra para processamento... 03 4.2. Processando todos

Leia mais

SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1

SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-CEIVAP MANUAL DO USUÁRIO 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 SIGA-CEIVAP... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL 2 Publicação IPR - 727/2006 Diretrizes Básicas

Leia mais

Projeto Agenda Cidadã Exercício Prático - Criação e Consulta de Registros Vicon SAGA

Projeto Agenda Cidadã Exercício Prático - Criação e Consulta de Registros Vicon SAGA Exercício Objetivo Aplicativo Criação e consulta de registros - Vicon SAGA Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará formulários, realizará cadastros de

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO PONTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO PONTOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO PONTOS ÁREA: FÍSICA APLICADA 1. Mecânica Newtoniana. 2. Oscilações Mecânicas: Oscilador Harmônico Clássico. 3. Gravitação Universal.

Leia mais

GE.01/202.75/00889/01 GERAL GERAL ARQUITETURA / URBANISMO INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA

GE.01/202.75/00889/01 GERAL GERAL ARQUITETURA / URBANISMO INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 01 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA REV. M O D I F I C A Ç Ã O DATA PROJETISTA DESENHISTA APROVO Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária ESCALA DATA

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Projeto Arquitetônico I 2015/01 Representação de projetos de arquitetura - NBR 6492 Arquitetura

Leia mais

AQUISIÇÃO DE DADOS. Topografia. Prof. Luciene Delazari Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG da UFPR SIG aplicado ao Meio Ambiente 2011

AQUISIÇÃO DE DADOS. Topografia. Prof. Luciene Delazari Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG da UFPR SIG aplicado ao Meio Ambiente 2011 AQUISIÇÃO DE DADOS Prof. Luciene Delazari Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG da UFPR SIG aplicado ao Meio Ambiente 2011 Topografia 1.1. Conceitos 1.2. Elementos da Planta Topográfica 1.3. Estudo das

Leia mais

Manual Técnico do Sistema MODULAR de Terças para Cobertura e Fechamento. Edição - Julho/2012. modular@modularsc.com.br www.modularsc.com.

Manual Técnico do Sistema MODULAR de Terças para Cobertura e Fechamento. Edição - Julho/2012. modular@modularsc.com.br www.modularsc.com. Manual Técnico do Sistema MODULAR de Terças para Cobertura e Fechamento Edição - Julho/2012 modular@modularsc.com.br CONTEÚDO A EMPRESA 3 SISTEMA DE TERÇAS PARA COBERTURA E FECHAMENTO 4 Apresentação 4

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 114

Norma Técnica Interna SABESP NTS 114 Norma Técnica Interna SABESP NTS 114 LOCAÇÃO E LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO DE SEÇÕES TOPOGRÁFICAS Especificação Agosto - 2000 NTS 114: 2000 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I O 1. OBJETIVO...1

Leia mais

Desenho Técnico Sumário

Desenho Técnico Sumário Sumário 1 Introdução... 3 2 Classificação dos desenhos... 3 3 Formatos e tipo de papel... 6 4 Letras e Algarismos... 7 5 Escalas... 7 6 Carimbo ou Legenda... 8 7 Simbologia... 9 8 - Linhas e Traçados...

Leia mais

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria Calculando uma peça com o CALDsoft7 É muito simples calcular uma peça com o CALDsoft7, basta seguir os passos apresentados abaixo: - Escolher a peça

Leia mais

ÍNDICE Parte I Instalação do Software Tela Laje IBTS v. 5.0 Parte II Registro para Utilização do Software Tela Laje IBTS v 5.0

ÍNDICE Parte I Instalação do Software Tela Laje IBTS v. 5.0 Parte II Registro para Utilização do Software Tela Laje IBTS v 5.0 ÍNDICE Parte I Instalação do Software Tela Laje IBTS v. 5.0... 4 1 Configurações mínimas para o funcionamento do software... 4 2 Instalar o software... 5 3 Desinstalar o software... 5 Parte II Registro

Leia mais

Documento sujeito a revisões periódicas Natal RN CEP 59056-450 Tel: (84) 3232-2102 / 3232-1975 / 3232-2118

Documento sujeito a revisões periódicas Natal RN CEP 59056-450 Tel: (84) 3232-2102 / 3232-1975 / 3232-2118 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos

Leia mais

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas. Balancete Orçamentário Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.6 Processo : Relatórios Subprocesso : Balancete Orçamentário Data publicação da : 17/06/2015 O Balancete é um relatório contábil oficial

Leia mais

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIARES NO SEGURO RURAL

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIARES NO SEGURO RURAL CURSO DE COMPROVAÇÃO DE PERDAS AGRÍCOLAS PARA O SEGURO RURAL, PROAGRO E PROAGROMAIS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIARES NO SEGURO RURAL Prof. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho TERESINA, NOVEMBRO DE 2012

Leia mais

Levantamento. Levantamento altimétrico:

Levantamento. Levantamento altimétrico: Levantamento planimétrico trico: projeção plana que não traz informações acerca do relevo do terreno levantado; somente acerca de informações relativas à medições feitas na horizontal. Levantamento altimétrico:

Leia mais

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÕES COMENTADAS Prof.: Erion Monteiro Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União Nível Superior Cargo 1 Analista Administrativo 11/9/2010 Sequencial 015

Leia mais

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO (PLANIMETRIA)

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO (PLANIMETRIA) Topografia LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO (PLANIMETRIA) Prof. Paulo Carvalho, M.Sc Macedo, M.Sc Prof. Emilia Rabanni, Dra. Poli, Brasil.. 2014 2/27 Levantamento Topográfico Planimétrico Medição Métodos de Levantamento

Leia mais

ANEXO VIII Características Geométricas e Perfis Viários Propostos 1. CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DAS VIAS MUNICIPAIS

ANEXO VIII Características Geométricas e Perfis Viários Propostos 1. CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DAS VIAS MUNICIPAIS ANEXO VIII Características Geométricas e Perfis Viários Propostos 1. CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DAS VIAS MUNICIPAIS CATEGORIAS DAS VIAS MUNICIPAIS SEÇÃO NORMAL DA VIA (m) PISTA DE ROLAMENTO (m) FAIXA

Leia mais

ISF 203: ESTUDOS TOPOGRÁFICOS PARA PROJETOS BÁSICOS DE FERROVIAS

ISF 203: ESTUDOS TOPOGRÁFICOS PARA PROJETOS BÁSICOS DE FERROVIAS ISF 203: ESTUDOS TOPOGRÁFICOS PARA PROJETOS BÁSICOS DE FERROVIAS 1. OBJETIVO Definir e especificar os serviços de Estudos Topográficos nos Projetos Básicos de Engenharia Ferroviária. Devem ser considerados

Leia mais