1 A Arte de Combinar as Substâncias Medicinais Chinesas: Sua Teoria, Metodologia & Vantagens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 A Arte de Combinar as Substâncias Medicinais Chinesas: Sua Teoria, Metodologia & Vantagens"

Transcrição

1 Dui Yao A arte da combinação dos medicamentos chineses Philippe Sionneau 1 A Arte de Combinar as Substâncias Medicinais Chinesas: Sua Teoria, Metodologia & Vantagens A matéria médica chinesa contém inúmeras cobinações de duas substâncias medicinais que são comumentemente utilizadas juntas. Cada um desses pares de substâncias é reconhecido por ser especialmente eficaz no tratamento de condições patológicas específicas. Baseado na experiência empírica, o efeito terapêutico dessas combinações é seguro, consistente e não pode ser ignorado pelos praticantes ocidentais da medicina chinesa. Abaixo estão as principais maneiras nas quais as combinações de substâncias medicinais são descritas e utilizadas na medicina chinesa. A. Combinar para aumentar a complementaridade mútua Algumas substâncias medicinais se complementam mutuamente de forma harmônica e balanceada, potencializando a ação terapêutica uma da outra. 1. Substâncias medicinais do mesmo tipo que complementam uma a outra Substâncias medicinais de uma mesma classe tem a tendência de complementar e incrementar uma a outra e formam o tipo de combinação de substâncias mais comumentemente vista na medicina chinesa. Apesar disso, alguns pares são mais eficazes e conhecidos do que outros. Por exemplo: Ma Huang (Herba Ephedrae) & Gui Zhi (Ramulus Cinnamomi Cassiae) Ma Huang dispersa o frio e fortemente resolve o exterior (ou seja, promove a transpiração). Gui Zhi dispersa o vento e resolve o exterior de maneira moderada. Quando essas duas substâncias são utilizadas juntas, elas fortemente resolvem o exterior. Em outras palavras, sua ação é drástica Da Huang (Radix et Rhizoma Rhei) & Mang Xiao (Mirabilitum) Da Huang dispersa o fogo, refresca o sangue e desbloqueia o fluxo das fezes 1. Mang Xiao dispersa o calor, umedece a secura e amolece as fezes. Quando combinadas, Mang Xiao amolece as fezes e Da Huang promove sua precipitação. Essa combinação, portanto, trata de forma eficaz a constipação caracterizada pelas fezes duras e ressecadas e causada pelo calor no estômago e intestinos. 1 Wiseman traduz tong bian como desbloqueia as fezes. Nós adicionamos a palavra fluxo a fim de enfatizar o efeito sobre o movimento das fezes.

2 Shi Gao (Gypsum Fibrosum) & Zhi Mu (Rhizoma Anemarrhenae Asphodeloidis) Shi Gao dispersa o calor do nível do qi e drena o fogo e Zhi Mu nutre o yin e direciona o fogo para baixo. Quando utilizadas juntas, essas duas substâncias fortemente dispersam e drenam o excesso-calor ao mesmo tempo que protegem fluidos e humores. 2. Substâncias medicinais de tipos diferentes que complementam uma a outra Frequentemente, substâncias medicinais de tipos muito diferentes são utilizadas juntas desde que se complementem, de uma maneira ideal, para tratar uma desarmonia bem específica. Por exemplo: a) Tratar simultâneamente a raiz (ben) e a ramificação (biao) Dang Shen (Radix Codonopsitis Pilosulae) & Zi Su Ye (Folium Perillae Frutescentis) Dang Shen fortalece o baço e suplementa o qi. Zi Su Ye resolve o exterior, ou seja, promove a transpiração. Juntas, essas substâncias suplementam o qi ao mesmo tempo que resolvem o exterior. Uma substância dá suporte ao qi correto e trata a raiz enquanto a outra dispersa o qi perverso e trata a ramificação. Essa combinação é particularmente indicada para casos agudos de ataque do frio sobre uma condição pré existente de vacuidade de qi. b) Suplementar simultâneamente duas divisões (qi & sangue) Huang Qi (Radix Astragali Membranacei) & Dang Gui (Radix Angelicae Sinensis) Huang Qi suplementa o baço e fortalece o qi de forma a promover a produção e a transformação do sangue. Dang Gui nutre, movimenta e harmoniza o sangue. Quando combinadas, essas duas substâncias simultâneamente suplementam o qi e o sangue em casos de vacuidade mútua de qi e sangue. c) Tratar simultâneamente duas situações patológicas diferentes Chuan Lian Zi (Fructus Meliae Toosendan) & Yan Hu Suo (Rhizoma Corydalis Yanhusuo) Chuan Lian Zi é fria, dispersa o calor, movimenta o qi, acalma o fígado e alivia a dor. Yan Hu Suo é morna, movimenta o sangue, movimenta o qi e alivia a dor. Quando combinadas, essas duas substâncias promovem o movimento do qi e do sangue, e aliviam a dor causada pela estagnação de qi e estase de sangue em padrões de desarmonia tanto de frio quanto de calor. d) Harmonizar o exterior & o interior Chai Hu (Radix Bupleuri) & Huang Qin (Radix Scutellariae Baicalensis)

3 Chai Hu dispersa o qi perverso do exterior num padrão de desarmonia do shao yang enquanto Huang Qin dispersa o qi perverso do interior num padrão de desarmonia do shao yang. Quando são combinadas, essas duas substâncias harmonizam o shao yang. e) Suplementar e drenar simultâneamente Huang Qi (Radix Astragali Membranacei) & Fang Feng (Radix Ledebouriellae Divaricatae) Huang Qi suplementa o qi e fortalece o baço, eleva o yang, guarda o exterior e alivia a transpiração. Fang Feng dispersa o vento, resolve o exterior e dispersa o vento-umidade. Quando combinadas, uma substância suplementa e a outra dispersa. Elas fortalecem a defesa exterior ao mesmo tempo em que dispersam os males externos do exterior. f) Fortalecer uma ação Cang Zhu (Rhixoma Atractylodis) & Huang Bai (Cortex Phellodendri) Cang Zhu fortalece o baço, seca a umidade e dispersa o vento-umidade. Huang Bai dispersa o calor, drena o calor vazio e resolve a umidade no aquecedor inferior. Quando combinadas, uma substância eficazmente seca a umidade e a outra dispersa o calor. Assim, quando utilizadas juntas, essas substâncias eficientemente dispersam o calor e resolvem a umidade no aquecedor inferior. B. Combinar opostos para aumentar a complementaridade Substâncias medicinais de naturezas diferentes possuem funções e efeitos diferentes que podem, até mesmo, ser opostos. Algumas vezes, pode ser útil fazer uso de oposições como essas para se produzir uma determinada ação terapêutica que jamais seria obtida se fossem utilizadas somente substâncias do mesmo tipo. 1. Combinar substâncias de natureza fria & quente Geralmente, substâncias medicinais de natureza fria e substâncias medicinais de natureza quente possuem funções opostas que frequentemente são difíceis de conciliar. Entretanto, se forem bem escolhidas e empregadas nas dosagens corretas, elas não só podem ser utilizadas em conjunto, sem nenhum problema, como podem produzir excelentes resultados terapêuticos. Por exemplo: Shi Gao (Gypsum Fibrosum) & Gui Zhi (Ramulus Cinnamomi Cassiae) Shi Gao é muito fria e seu tropismo é no nível do qi 2. Ela dispersa e drena o calor do yang ming e dos músculos (a dosagem é importante). Gui Zhi é morna, resolve o exterior 2 Wiseman traduz fen como aspecto. O ideograma mostra uma faca dividindo algo em dois pedaços. O editor do livro, entretanto, achou que a palavra divisão refletia uma translação denotativa mais acurada sem

4 e dispersa o frio. Combinadas, uma é fria e a outra é morna e, portanto, essa combinação é refrecante sem, contudo, produzir congelamento e estase (um dos efeitos causados pelo frio). Além disso, é morna sem, contudo, ser ressecante (um dos efeitos gerados pelo calor). Quando combinadas, essas substâncias dispersam calor, promovem o livre fluxo no sistema de canais e tratam as obstruções causadas pelo calor ou bi (isto é, articulações quentes, vermelhas e inchadas). Huang Lian (Rhizoma Coptidis Chinensis) & Wu Zhu Yu (Fructus Evodiae Rutaecarpae) Huang Lian é amarga e fria, dispersa o calor, seca a umidade e drena o fogo do coração, fígado e estômago. Wu Zhu Yu é picante e morna, redireciona o refluxo do qi do estômago para baixo e alivia o vômito, acalma o fígado e alivia a dor. Combinadas, uma substância é fria e a outra é quente. Elas acalmam e drenam o calor do fígado e do estômago enquanto tratam o vômito, a regurgitação ácida e a dor nos flancos. 2. Suplementar e dispersar simultâneamente A suplementação é um método de tratamento direcionado ao suporte do qi correto enquanto a dispersão é um método direcionado à eliminação do qi perverso. Algumas vezes, torna-se necessário suportar o qi correto e dispersar o qi perverso simultâneamente. Isso ocorre sempre que uma condição de excesso (isto é, uma condição aguda) manifestar-se sobre uma condição de vazio (isto é, uma condição crônica) já presente ou quando um vazio e um excesso coexistirem em um mesmo padrão de desarmonia. Por exemplo: Da Huang (Radix Et Rhizoma Rhei) & Ren Shen (Radix Panacis Ginseng) Da Huang é amarga, fria e ataca o qi perverso. Ren Shen é doce, neutra e fortemente suplementa o qi original. Quando essas duas substâncias são combinadas, elas suportam o qi correto ao mesmo tempo em que dispersam o qi perverso, sempre que houver um acúmulo no intestino grosso de indivíduos idosos ou enfraquecidos. Huang Lian (Rhizoma Coptidis Chinensis) & E Jiao (Gelatinum Corii Asini) Huang Lian é amarga e fria, dispersa o fogo do coração, drena e seca a umidade-calor. Sua função é dispersar o calor perverso. E Jiao é doce e neutra, nutre o yin e o sangue, e sua função é dar suporte ao qi correto. Quando combinadas essas duas substâncias dispersam o fogo repleto, e suplementam e nutrem o yin vazio. Essa combinação é utilizada sempre que um distúrbio febril causou danos ao yin gerando insônia e agitação, ou nas disenterias do tipo quente, que causaram danos ao yin e são acompanhadas pela presença de pus e sangue nas fezes. contudo alterar o sentido da palavra chinesa. Nessa versão, achei por bem manter o termo mais comumentemente utilizado no Brasil que é nível.

5 Zhi Shi (Fructus Immaturus Citri Aurantii) & Bai Zhu (Rhizoma Atractylodis Macrocephalae) Zhi Shi quebra a estagnação de qi e dispersa o acúmulo de alimentos. Bai Zhu fortalece o baço e as funções de transformação e transporte do aquecedor médio. Quando combinadas essas substâncias tratam o acúmulo de alimentos (isto é, uma condição de excesso) causado pela vacuidade do baço. 3. Abrir e agrupar simultâneamente Esse é um método de tratamento similar ao método de suplementar e dispersar simultâneamente. Entretanto, seu efeito terapêutico é direcionado à harmonização do movimento do qi através da normalização do refluxo do qi (ou seja, o refluxo do qi do pulmão, estômago e/ou do fígado) e do fortalecimento do fluxo correto (ou seja, difuão e descenço do qi do pulmão, descenço do qi do estômago, ascenção do qi do baço e recepção do qi pelos rins). Por exemplo: Xi Xin (Herba Asari Cum Radice) & Wu Wei Zi (Fructus Schizandrae Chinensis) Xi Xin é picante, morna, e dispersa e espalha o frio, promove o aquecimento dos pulmões e transforma a fleuma-frio. Xi Xin espalha e abre. Wu Wei Zi é picante, morna, suplementa os pulmões e os rins, e evita a extravasão do qi dos pulmões. Wu Wei Zi suplementa e agrupa. Quando combinadas, essas duas substâncias espalham e dispersam o frio que bloqueia o qi dos pulmões, ao mesmo tempo em que retém a extravasão do qi dos pulmões que tenderia a se rebelar. Essas substâncias aliviam a tosse e acalmam a asma 3. Na presença do vento-frio, o qi dos pulmões é bloqueado pelo mal externo e sua difusão e descenço fica prejudicadas. O princípio de tratamento consiste em dispersar e espalhar o vento-frio a fim de facilitar a circulação do qi dos pulmões. Essa é a função de Xi Xin. Se houver tosse ou asma, o qi dos pulmões se rebela para cima e, se essa situação for severa ou prolongada, o qi dos pulmões corre o risco de ser prejudicado. Então, o princípio de tratamento consiste em regular e conter o qi dos pulmões e essa é a função de Wu Wei Zi. 4. Combinar características fixas (shou) & móveis (zou) Os conceitos de zou e shou são muito difíceis de serem traduzidos. Zou indica a tendência de uma substância medicinal de ser ativa, dinâmica, a tendência que essa substância tem de se movimentar, de poder facilmente penetrar nas mais diminutas partes de um sistema ou de poder dirigir-se para o exterior, o interior ou através de uma canal com bastante facilidade. Shou, por outro lado, indica que uma determinada substância tende a ter uma ação de contração, que sua atuação é localizada, que é fixa e tranquila, e sem produzir nenhuma significante transformação no qi. Essas substâncias tendem a ter uma 3 Wiseman traduz ping como acalmar. Embora essa seja uma tradução aceitável, o leitor deve ser informado que a tradução literal do ideograma é nivelar. Essa dimensão espacial é importante para o leitor entendor quando e por que se acalma a asma ou se acalma o fígado. Em outras palavras, o termo acalmar é utilizado quando se quer nivelar o refluxo do qi para cima.

6 propriedade adstringente, uma propriedade de reter, proteger, suplementar, aliviar ou pacificar. Essas caractrísticas, entretanto, são sempre relativas e nunca absolutas e, portanto, uma prescrição medicinal pode ser fixa com relação a uma substância medicinal e móvel com relação à outra. Essa noção pode ser melhor compreendida ao se estudar os efeitos de Sheng Huang Qi (Radix Astragali Membranacei crua) e Mi Zhi Huang Qi (Radix Astragali Membranacei processada e frita no mel). Crua, Huang Qi possui uma propriedade suave, seu sabor é ligeriamente doce e sua natureza é ligeriamente morna. Ela tende a se mover (zou) e essa característica a possibilita: a. Direcionar-se para o exterior, fazer cessar a transpiração e conter o qi defensivo b. Direcionar-se para o interior dos canais e tratar a sequela de uma hemiplegia c. Direcinar-se para as articulações e tratar um impedimento (isto é, bi) d. Direcionar-se para a pele e tratar distúrbios dermatológicos Huang Qi processada e frita no mel tem uma propriedade pesada, é muito doce em termos de sabor e sua natureza é morna. Ela tende a ser fixa (shou) e esse seu caráter fixo direciona suas ações para o interior, concentrando e fixando sua ação no aquecedor médio e permitindo que: a. Suplemente o qi do baço e do estômago b. Eleve o yang puro do aquecedor médio Esse método consiste na combinação de substâncias medicinais fixas e móveis a fim de fortalecer uma ação terapêutica em particular. Por exemplo: Hua Shi (Talcum) & Zhi Gan Cao (Radix Glycyrrhizae processada e frita com mel) Hua Shi é doce e fria e tem natureza escorregadia. Ela dirige o qi dos pulmões para baixo, dispersa o calor do verão, alivia a agitação, abre os orifícios e desinibe a urina. Hua Shi é uma substância móvel. Zhi Gan Cao é doce, neutra e suplementa o qi, harmoniza e equilibra a ação de outras substâncias, alivia a tensão e a dor. Zhi Gan Cao é uma susbtância fixa. Quando combinadas, Zhi Gan Cao equilibra a ação drástica de Hua Shi. Juntas, essas duas substâncias dispersam o calor, aliviam o calor do verão e desinibem a urina sem causar danos ao aquecedor médio. Dang Gui (Radix Angelicae Sinensis) & Bai Shao (Radix Albus Paeoniae Lactiflorae) Dang Gui é doce, picante e morna, suplementa e movimenta o sangue, regula a menstruação e alivia a dor. Sua natureza é móvel. Ela movimenta o sangue por causa de sua natureza picante e móvel. Bai Shao é amarga, azeda e ligeriamente fria. Ela nutre o sangue, preserva o yin, tranquiliza o fígado e alivia a dor. Seu caráter fixo preserva o

7 2 As Combinações Bai He (Bulbus Lilii) & Zhi Mu (Rhizoma Anemarrhenae Asphodeloidis) Bai He Nutre o yin do coração e acalma o espírito Dispersa o calor & umedece os pulmões, alivia a tosse Doce & fria mas umedece sem ser viscosa Tendência a suplementar Dosagem usual: 10 30g Zhi Mu Dispersa o calor e drena o fogo Enriquece o yin e umedece a secura Amarga & fria mas dispersa o fogo sem causar ressecamento Tendência a drenar Propriedades quando combinadas: Uma umedece enquanto a outra dispersa o calor. Uma suplementa enquanto a outra drena. Quando combinadas, essas substâncias umedecem e dispersam o calor dos pulmões, nutrem o coração e acalmam o espírito. Principais indicações da combinação: 1. Aflição, agitação, insônia, vertigem, sede associada a um distúrbio de calor que causou danos ao yin ou a uma vacuidade de yin acompanhada de calor vazio (1) (2) 2. Tosse seca, aflição e agitação após um distúrbio febril associado ao calor (2) 3. Distúrbio do lírio (3) Notas: (1) para essas indicações, essa combinação é encontrada em Bai He Zhi Mu Tang (Decocção de Lírio & Anemarrhena). (2) Se a tosse seca for predominante, recomenda-se utilizar Bai He processada no mel. Se a aflição, a agitação ou a insônia são predominantes, recomenda-se utilizar Bai He crua. Se a sede for predominante, Zhi Mu processada a seco ou no mel deve ser utilizada. Se a tosse seca for predominante, Zhi Mu recomenda-se processar Zhi Mu à seco até esta ficar ligeiramente queimada. (3) O distúrbio do Lírio é uma forma de depressão mental caracterizada pela depressão das emoções, ansiedade, desejo de dormir sem, contudo, ser capaz de fazê-lo, vontade de caminhar sem, contudo, ser capaz de fazê-lo, sensação subjetiva de frio ou calor, etc. Essa afecção ocorre após um distúrbio febril, que teria ocorrido subita ou recentemente, ou após distúrbios emocionais que teriam causado danos ao yin do coração e que, nesse caso, seriam problemas antigos e progressivos. Esse distúrbio leva o nome da principal substância utilizada para tratá-lo, Bai He (bulbus Lilii). Comentário: (a) Bai He é eficaz no tratamento de inúmeras desarmonias psicológicas ou cardíacas associadas à vacuidade do yin do coração como palpitação, profunda dor no peito acompanhada por sensação de vazio na região do coração, insônia, excesso de sonhos, aflição, agitação e neurastenia. 7

8 (a) incompatível com carne e sangue do carneiro, e a maltose (Yi Tang). Ban Xia (Rhizoma Pinelliae Ternatae) & Huang Qin (Radix Scutellariae Baicalensis) Ban Xia Haung Qin Picante e dispersante Amarga e fria Fortalece o baço e seca a umidade Dispersa o calor e seca a umidade Harmoniza o estômago e alivia o vômito Drena o fogo e resolve a toxidade Desfaz nódulos Estanca a hemorragia e acalma o feto Direciona o qi para baixo Propriedades quando combinadas: Uma é morna enquanto a outra é fria. Uma é picante e facilita o fluxo, a outra é amarga e dispersa. Quando essas substâncias são combinadas, elas harmonizam e restabelecem a interação entre o yin e o yang. Juntas, elas efetivamente dispersam o calor e drenam o fogo, harmonizam o estômago, aliviam o vômito e dissipam nódulos. Principais indicações da combinação: 1. Vômito e náuseas associados a uma apresentação de shao yang (1). 2. Fleuma calor (2). 3. Falta de apetite, náusea, vômito, sensação de distensão e plenitude no estômago, diafragma e tórax causada por uma condição mista de frio e calor (3). Notas: (1) Para essas indicações, essa combinação está presente em Xiao Chai Hu Tang (Decocção Menor de Bupleurum). Para essas indicações, recomenda-se utilizar Ban Xia processada no gengibre e Huang Qin crua. (2) Para essa indicação, essa combinação é utilizada em Qing Qi Hua Tan Wan (Pílulas para Dispersar o Calor do Qi e Tranformar a Fleuma). Nesse caso recomenda-se utilizar Ban Xia processada na lima e Huang Qin processada no vinho. (3) Para essas indicações, essa combinação é utilizada em Ban Xia Xie Xin Tang (Decocção de Pinelliae para Dispersar o Calor do Coração). Para essas indicações devem ser utilizadas Ban Xia processada no gengibre e Huang Qin ligeiramente torrada, processada a seco ou processada no gengibre. Comentários: (a) A combinação de Ban Xia & Huang Qin, e Chai Hu & Haung Qin na fórmula Xiao Chai Hu Tang (Decoção Menor de Bupleurum) para resover desordens do shao yang é bem evidenciada na prática clínica. Em tais casos, quando Huang Qin é removida, a dor e a sensação de distensão no tórax e nos flancos desaparece mas, a alternância entre a febre e os calafrios persiste. Quando Ban Xia é removida, a febre e os calafrios desaparecem mas a dor e sensação de distensão no tórax e nos flancos persistem. Se apenas Chai Hu for utilizada, a febre não cede mas, se Huang Qin for acrescentada, a febre rapidamente desaparece. 8

9 Ban Xia (Rhizoma Pinelliae Ternatae) & Sheng Jiang (Rhizoma Zingiberis Fresco) Ban Xia Sheng Jiang Transforma a fleuma Aquece o centro e alivia o vômito Descende o qi e alivia o vômito Drena os fluidos yin acumulados no centro Alivia o vômito gerado pelo acúmulo de fleuma no Alivia o vômito causado pelo frio no estômago estômago Propriedades quando combinadas: Uma direciona para baixo enquanto a outra dispersa. Uma seca, a outra aquece. Quando essas duas substâncias são combinadas, elas transformam a fleuma e direcionam o qi para baixo, harmonizam o estômago e aliviam o vômito. Principais inidcações da combinação: 1. Náusea, vômito acompanhado pela ausência da sede, língua coberta por saburra gordurosa devido a estagnação de fleuma umidade no aquecedor médio (1) (2). 2. Tosse intermitente e acompanhada pela expectoração de fleuma aquosa e profusa (3). Notas: (1) Para essas indicações, essa combinação é utilizada em Xiao Ban Xia Tang (Decocção Menor de Pinelliae). Para essas indicações recomenda-se utilizar Ban Xia processada no gengibre. (2) Sheng Jiang é famosa pela sua eficácia no tratamento do vômito. Ela pode ser utilizada em todos os tipos de vômito, até mesmo quando este for causado pelo calor no estômago desde que seja combinada a outras substâncias relacionadas à natureza do desequilíbrio. Tradicionalmente diz-se que Sheng Jiang é como um bálsamo para o vômito. Uma outra aplicação interessante é utilizar Sheng Jiang junto a substâncias amargas que facilmente provocariam náuseas. Nesse caso, Sheng Jiang pode ser adicionado à decocção ou mastigado imediatamente após à ingestão do líquido. Geralemente isso é mais que suficiente para acalmar os pacientes mais difíceis. (3) Para essas inidcações essa combinação está presente em Er Cheng Tang (Decocção das Duas [substâncias] Envelhecidas) e todas as suas variações. Para essas indicações, recomenda-se utilizar Ban Xia processada na lima. Ban Xia (Rhizoma Pinelliae Ternatae) & Shu Mi (Semen Panici Miliacei) Ban Xia Shu Mi Transforma a fleuma Suplementa o qi do estômago Dispersa a estagnação de alimentos (1) Transforma a fleuma Harmoniza o estômago Harmoniza o estômago Direciona o qi para baixo Acalma o espírito Dosagem usual: 12g 9

10 Da Huang (Radix Et Rhizoma Rhei) & Mang Xiao (Mirabiliyum) Da Huang Amarga, fria, promove a descarga e a precipitação Alivia o fluxo e promove a expulsão das fezes Movimenta o sangue e remove a estase Drena o fogo e resolve a toxidade Dispersa acúmulos nos intestinos (calor, umidade calor, alimentos) Dosagem usual: 3 15g Mang Xiao Salgada, fria, umedece e amolece Umedece a secura, amolece endurecimentos e facilita a expulsão das fezes Dispersa o calor e drena o fogo Reduz o inchaço, alivia a dor, remove acúmulo de alimentos (uso externo) Disagem usual: 6 15g Propriedades quando combinadas: Uma facilita o fluxo, a outra amolece as fezes. Quando essas substâncias são combinadas, elas se complementam e fortalecem uma a outra. Juntas, elas pecipitam o calor repleto, o acúmulo interno e facilitam o fluxo das fezes. Principais indicações da combinação: 1. Constipação caracterizada por fezes ressecadas, endurecidas, dor abdominal que piora com a imposição de pressão, e gerada por um acúmulo de calor no yang ming (1) (2). 2. Constipação caracterizada por fezes ressecadas e endurecidas, febre alta, delírio e confusão mental, língua seca e coberta por saburra amarela, e gerada pelo calor repleto nas vísceras yang ming (1) (2). 3. Constipação crônica ou severa causada pelo calor (2). Notas: (1) Para essas indicações essa combinação está presente em Da Cheng Qi Tang (Maior Decocção do Nível do Qi) (2) Para todas essas indicações, recomendase utilizar Da Huang crua. Comentários: (a) Da Huang é uma das principais substâncias medicinais utilizadas para precipitar o calor, a umidade calor e/ou o acúmulo de alimentos nos intestinos, e resolver a constipação associada ao tipo calor. Entretanto, ela pode ser utilizada em qualquer tipo de constipação desde que devidamente combinada a outras substâncias. (b) A ação purgativa de Da Huang é drástica e, portanto, deve ser controlada pelo praticante. Este pode ajustar a ação de Da Huang se prescrevê-la dentro dos seguintes parâmentros: noque se refere à dosagem, até 3g Da Huang é ligeiramente purgativa e estimula a digestão. Isso ocorre porque, em doses baixas, o sabor amargo estimula o estômago. Acima de 3g, quanto maior a dose maior será seu efeito purgativo. Existe uma ampla variedade nos graus de sensibilidade aos efeitos purgativos de Da Huang. Em certos pacientes, diarréia profusa pode ocorrer em dosagens de apenas 3g enquanto que, em outros, uma constipação pode resistir a dosagens na ordem de 12g. Assim, cautela é sempre recomendada e o tratamento deve ser iniciado com pequenas dosagens que devem ser aumentadas, gradualmente, sempre que necessário, até que a dosagem ideal seja alcançada. Da Huang é uma importante substância medicinal e sua utilização tem que ser compreendida. O método de preparo é também um importante passo para melhor ajustar os efeitos de Da Huang. Da Huang utilizada crua permite um efeito 10

11 purgativo mais forte. Processada no vinho Da Huang é apenas levemente purgativa. Carbonizada, Da Huang não apresenta nenhum efeito purgativo. Da mesma forma como ocorre com método de preparo, a forma de administração também tem sua parcela de peso. Pós ou infusões exercem um forte efeito purgativo. Decocção de apenas 5 minutos também possui um forte efeito purgativo. Decocções que ultrapassem os 30 minutos terão efeito purgativo moderado e, finalmente, dependendo da substância com a qual Da Huang for combinada, o efeito purgativo tanto pode ser aumentado quanto diminuido. Por exemplo, Da Huang com Mang Xiao tem um forte efeito purgativo enquanto que Da Huang com Gan Cao (Radix Glycyrrhizae) tem um efeito purgativo apenas moderado. (c) Quando Da Huang é utilizada, o paciente pode estar apresentando fezes acompanhadas de forte odor, dor abdominal e urina escura que deverão desaparecer ao final do tratamento. Esses são todos sinais de que o calor e os acúmulos estão sendo expulsos do organismo. Da Zao (Fructus Zizyphi Jujubae) & Sheng Jiang (Rhizoma Zingiberis Fresco) Da Zao Sheng Jiang Doce, promove a nutrição Picante, promove o movimento Suplementa o aquecedor médio & o qi Movimenta o qi Nutre o sangue Dispersa o vento frio Harmoniza as ações de outras substâncias Aquece o aquecedor médio medicinais Dosagem usual: 5 10g Dosagem usual: 2 5 unidades Propriedades quando combinadas: Quando essas substâncias são combinadas, elas movimentam o qi defensivo, nutrem o qi construtivo e harmonizam o construtivo e o defensivo. Elas fortalecem o baço e harmonizam o aquecedor médio. Principais indicações da combinação: 1. Transpiração, aversão ao vento e febre gerada pela desarmonia entre o qi construtivo e defensivo (1). 2. Fadiga, fraqueza, dor abdominal e falta de apetite causado pela desarmonia entre o qi construtivo e defensivo (2). Notas: (1) Para essas indicações essa combinação pode ser encontrada em Gui Zhi Tang (Decocção de Ramo de Canela). (2) Para essas indicações essa combinação está presente em Xiao Jian Zhong Tang (Decocção Menor para Fortalecer o Centro). Comentários: (a) Esse par é bastante utilizado, em diversas fórmulas. Essas duas substâncias auxiliam na assimilação correta dos princípios ativos de outras substâncias medicinais. Da Zao suplementa o aquecedor médio enquanto Sheng Jiang movimenta o qi e promove o aquecimento do aquecedor médio. Elas possuem ainda a característica de harmonizar as ações de outras substâncias medicinais. Da Zao e Gan Cao são as duas principais substâncias harmonizantes da medicina chinesa. Ao contrário daquilo que é comumentemente falado, Sheng Jiang não é apenas o gengibre crú. É o rizoma 11

Fórmulas Magistrais da Dinastia Han

Fórmulas Magistrais da Dinastia Han Magali Lobosco Fórmulas Magistrais da Dinastia Han 1 a Edição Rio de Janeiro 2008 Copyright 2008 Magali Lobosco Nenhuma parte deste livro pode ser utilizada ou reproduzida em qualquer meio ou forma, seja

Leia mais

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico.

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Título Original Stagnation, Depression, Constraint, and Stasis: Terminological Clarification Por Jason Blalack www.chinesemedicinedoc.com

Leia mais

Dor segundo a Medicina Chinesa

Dor segundo a Medicina Chinesa XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais Dor segundo a Medicina Chinesa Introdução Definição A IASP- International Association for the Study of Pain (Associação Internacional

Leia mais

OITO PRINCÍPI P O I S

OITO PRINCÍPI P O I S OITO PRINCÍPIOS TEM COMO FUNÇÃO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DOS DADOS OBTIDOS DO PACIENTE: A LOCALIZAÇÃO DA DESARMONIA A NATUREZA DA DESARMONIA AS CONDIÇÕES DOS FATORES PATOGÊNICOS E DE RESISTÊNCIA DO ORGANISMO

Leia mais

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas Enxaqueca Depressão Hipertensão 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Classificada como Picante e fresca que resolve superfície 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Natureza: Fresca Sabor: Amarga

Leia mais

ERVAS CHINESAS NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO. Dr. Marcio Miyamoto Tao das Ervas Fitoterapia Chinesa

ERVAS CHINESAS NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO. Dr. Marcio Miyamoto Tao das Ervas Fitoterapia Chinesa ERVAS CHINESAS NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO Dr. Marcio Miyamoto Tao das Ervas Fitoterapia Chinesa HIPERTENSÃO - SBH O que é hipertensão: É a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 mmhg

Leia mais

Lista de Fitoterapia Chinesa TCM Practitioner. 3º Trimestre 2010 TCM FORMULA SEDATELEC PULANNA SHENZHOU NO PAIN NEEDLE PEACE

Lista de Fitoterapia Chinesa TCM Practitioner. 3º Trimestre 2010 TCM FORMULA SEDATELEC PULANNA SHENZHOU NO PAIN NEEDLE PEACE Lista de Fitoterapia Chinesa TCM TCM FORMULA SEDATELEC PULANNA SHENZHOU NO PAIN NEEDLE PEACE Fitoterapia Chinesa* Fórmulas tradicionais TCM FORMULA: Suplemento alimentar: gotas (ml), cápsulas (caps) e

Leia mais

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se

Leia mais

O Desenvolvimento da matéria médica

O Desenvolvimento da matéria médica Introdução A fitoterapia chinesa é tão antiga que sua história se confunde com a história da própria Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Até muito recentemente, pouco se conhecia a respeito da forma de

Leia mais

Shāng Hán Lùn. 伤寒论 Tratado da Lesão por Frio

Shāng Hán Lùn. 伤寒论 Tratado da Lesão por Frio Shāng Hán Lùn 伤寒论 Tratado da Lesão por Frio Tópicos Introdução ao Shang Han Lun Definição Shang Han 6 Canais Transmissão Huo Luan e gastroenterite Classificação Diferenciação e tratamento Autor e obras

Leia mais

Durval Verçosa Junior. durvalvet@ig.com.br

Durval Verçosa Junior. durvalvet@ig.com.br Durval Verçosa Junior durvalvet@ig.com.br Segredos da Fitoterapia Chinesa Na Terapia Oncológica Veterinária Durval Verçosa Junior durvalvet@ig.com.br 1 Neoplasias na visão Ocidental 2 Neoplasias na visão

Leia mais

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO)

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) OU FLUIDOS ORGÂNICOS JIN = ÚMIDO = ALGO LÍQUIDO YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) JIN - FLUIDOS YE - LÍQUIDOS PUROS, CLAROS, AQUOSOS, DILUÍDOS TURVOS,

Leia mais

Dietoterapia. Dietoterapia. Dietoterapia 14/11/2014. Alimentação Natural para cães segunda MVTC. Medicina Tradicional Chinesa

Dietoterapia. Dietoterapia. Dietoterapia 14/11/2014. Alimentação Natural para cães segunda MVTC. Medicina Tradicional Chinesa Alimentação Natural para cães segunda MVTC Quais são as 5 bases da Medicina Tradicional Chinesa? Carolina C. T. Haddad ACUVET Congresso Paulista de Especialidades Outubro/ 2014 Medicina Tradicional Chinesa

Leia mais

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO INTERROGATÓRIO ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR AS PERGUNTAS INICIALMENTE TOMANDO POR BASE OS 8 CRITÉRIOS, SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS, ZANG FU E ETIOPATOGENIA. DEIXAR QUE O PACIENTE JUSTIFIQUE

Leia mais

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Revisão da neurofisiologia da dor, Revisão da fisiopatologia

Leia mais

Interrogatório DOR. No CD Rom

Interrogatório DOR. No CD Rom Interrogatório No CD Rom - Um artigo complementar sobre a importância do Interrogatório na MTC. - Modelo de Ficha de Avalição de pacientes. Imprima Frente e Verso. ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR

Leia mais

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS 1 Calor: Fígado Coração (ID) Tr.Aquecedor Deficiência Yin Rins Estagnação Estagnação Qi Fígado Deficiência T.Aq. Deficiência Yang Rins/ Baço Estagnação Umidade Bexiga Distúrbios Urinários

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Sistema Vestibular Introdução Função: transmitir a informação do ouvido interno até o cérebro

Leia mais

1. Liu Wei Di Huang Wan. Composição. 2. Ba Jen Tang 3/7/2013. Liu Wei Di Huang Wan Patologias Tratadas. Ba Jen Tang Composição

1. Liu Wei Di Huang Wan. Composição. 2. Ba Jen Tang 3/7/2013. Liu Wei Di Huang Wan Patologias Tratadas. Ba Jen Tang Composição 1. Liu Wei Di Huang Wan Indicação: Tônico de Yin do Rim e do Fígado; As 20 Fórmulas Magistrais Chinesas mais utilizadas Ação: Fórmula clássica para Tonificar o Yin do Rim e do Fígado (paciente demonstra

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA Teoria da Acupuntura ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento através do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funções, ela controla

Leia mais

PADRÕES DO FÍGADO (GAN)

PADRÕES DO FÍGADO (GAN) PADRÕES DO FÍGADO (GAN) ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO (GAN) SENSAÇÃO DE DISTENSÃO E DOR NOS HIPOCÔNDRIOS - NO NÍVEL FÍSICO A ESTAGNAÇÃO DE FÍGADO SE MANIFESTA PRINCIPALMENTE NESTA REGIÃO, EM AMBOS OS LADOS.

Leia mais

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico I. INTRODUÇÃO Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico Para se fazer qualquer tratamento em M.T.C, que seja mais do que meramente sintomático, é preciso um diagnóstico correto da disfunção em curso. O diagnóstico

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais

Entendimento e Tratamento da Dengue

Entendimento e Tratamento da Dengue Entendimento e Tratamento da Dengue 登 革 热 dēng gé rè Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho, FT, Ac Diretor Geral da EBRAMEC - Escola Brasileira de Medicina Chinesa Doutorando em Acupuntura pela Universidade

Leia mais

FARMACOPEIA CHINESA I

FARMACOPEIA CHINESA I FARMACOPEIA CHINESA I Aula I 2015-2016 Diana Pinho 03/2016 Recomendações Gerais: Vademecum Golden Flower Sistema de Avaliação FARMACOPEIA I: Cada avaliação teórica-prática (45%) Nota mínima de 9,5ptos

Leia mais

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada

Leia mais

OS SENTIDOS: O TATO, O PALADAR, O OLFATO, A AUDIÇÃO E A VISÃO PROF. ANA CLÁUDIA PEDROSO

OS SENTIDOS: O TATO, O PALADAR, O OLFATO, A AUDIÇÃO E A VISÃO PROF. ANA CLÁUDIA PEDROSO OS SENTIDOS: O TATO, O PALADAR, O OLFATO, A AUDIÇÃO E A VISÃO PROF. ANA CLÁUDIA PEDROSO ATRAVÉS DOS SENTIDOS TEMOS A CAPACIDADE DE PERCEBER O AMBIENTE EXTERNO AO NOSSO ORGANISMO. ISSO É POSSÍVEL DEVIDO

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 2º ano Módulo nº5- Semiologia Psíquica Portefólio de Psicopatologia Ana Carrilho- 11ºB

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 2º ano Módulo nº5- Semiologia Psíquica Portefólio de Psicopatologia Ana Carrilho- 11ºB Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 2º ano Módulo nº5- Semiologia Psíquica Portefólio de Psicopatologia Ana Carrilho- 11ºB É uma doença psiquiátrica que leva as pessoas a acreditarem que

Leia mais

Acupuntura e o Diafragma

Acupuntura e o Diafragma Observações sobre Acupuntura e o Diafragma Mikael Ikivesi Tao Tao Project (Finlândia) http://kiinalainenlaaketiede.fi/taotao Tradução e Adaptação para Português Leo Silveira Projeto Medicina Chinesa Clássica

Leia mais

NEOPRAZOL. (omeprazol)

NEOPRAZOL. (omeprazol) NEOPRAZOL (omeprazol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Cápsula 20mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOPRAZOL omeprazol APRESENTAÇÕES Cápsula 20mg Embalagens com 14 ou 28 cápsulas VIA

Leia mais

Prof. Henrique Adam Pasquini

Prof. Henrique Adam Pasquini Segundo a MTO Prof. Henrique Adam Pasquini RSRSRSRSRSRS... Prof. Henrique Adam Pasquini 2 INSPEÇÃO DA LÍNGUA MTC A Língua é o broto do Coração. Embriologia A Língua e o coração se originam de um mesmo

Leia mais

Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde

Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde Om muni muni maha muni sakya muni soha Om tare tutare turê soha... 1 Pulsologia Chinesa os vinte e oito pulsos patológicos" Delvo Ferraz da Silva 2 Teorias de

Leia mais

Apostila de Fitoterapia- Noções Básicas

Apostila de Fitoterapia- Noções Básicas Apostila de Fitoterapia- Noções Básicas Histórico 2000 a.c- Medicina era praticada por mulheres da tribo do Norte Asiático- Xamãs Arqueologia fez a conexão das Feiticeiras com a Medicina 600 a.c.- Medicina

Leia mais

Ciclo circadiano

Ciclo circadiano 10 11 12 13 14 09 15 08 16 07 06 05 Ciclo circadiano 17 18 19 04 20 03 21 02 01 24 23 22 Amargo Azedo Doce Picante Salgado Quente Morno Neutro Fresco Frio Flor Caule e Talos Raiz Folhas Semente Coração

Leia mais

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE ANSIEDADE A ansiedade é uma reação ligada ao instinto de sobrevivência frente a situações e momentos de medo, perigo ou de tensão, que prepara a pessoa para o que poderá

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa: Fundamentos em Medicina Erval Chinesa e Formulação no Síndroma de Estagnação do Qi

Medicina Tradicional Chinesa: Fundamentos em Medicina Erval Chinesa e Formulação no Síndroma de Estagnação do Qi Medicina Tradicional Chinesa: Fundamentos em Medicina Erval Chinesa e Formulação no Síndroma de Estagnação do Qi Autor: Carla Sofia Fernandes Ximenes Dissertação do 2º Ciclo de Estudos conducente ao Grau

Leia mais

Fitoterapia Chinesa Aplicada na Insônia

Fitoterapia Chinesa Aplicada na Insônia II Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa Fitoterapia Chinesa Aplicada na Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral:

Leia mais

omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg

omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO omeprazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

Principais propriedades físicas da água.

Principais propriedades físicas da água. BIOQUÍMICA CELULAR Principais propriedades físicas da água. Muitas substâncias se dissolvem na água e ela é comumente chamada "solvente universal". Por isso, a água na natureza e em uso raramente é pura,

Leia mais

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16 DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA A tensão do dia a dia é a causa mais freqüente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo. Fique sabendo, lendo este artigo,

Leia mais

Diabetes - Introdução

Diabetes - Introdução Diabetes - Introdução Diabetes Mellitus, conhecida simplesmente como diabetes, é uma disfunção do metabolismo de carboidratos, caracterizada pelo alto índice de açúcar no sangue (hiperglicemia) e presença

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

Fórmulas Clássicas da Fitoterapia Chinesa

Fórmulas Clássicas da Fitoterapia Chinesa PÓS-GRADUAÇÃO Fórmulas Clássicas da Fitoterapia Chinesa Estudo do Clássico Shang Han Lun (Tratado das Doenças Causadas pelo Ataque do Frio) 传统方剂学 Parceiro Apresentação Este curso tem por base o estudo

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E

SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E O que não é assimilado pelo organismo O que o organismo não assimila, isto é, os materiais inúteis ou prejudiciais ao seu funcionamento, deve ser eliminado.

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev.

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. OSTEOPREVIX D carbonato de cálcio colecalciferol APRESENTAÇÕES

Leia mais

Observação Clínica. A MTC no Tratamento da Diabetes Uma Estratégia em Cinco Fases

Observação Clínica. A MTC no Tratamento da Diabetes Uma Estratégia em Cinco Fases A MTC no Tratamento da Diabetes Uma Estratégia em Cinco Fases Li Saimei 李 赛 美 Treatise on Febrile Diseases Dept. of Guangzhou University of Traditional Chinese Medicine, Guangzhou 510407, China Tradução:

Leia mais

Etiopatogenia e Fisiopatologia

Etiopatogenia e Fisiopatologia ETFP 1 Etiopatogenia e Fisiopatologia O corpo humano tem a capacidade de resistir a diversos fatores patógenos para manter o equilíbrio relativo entre o interior do corpo e o mundo exterior. Esta capacidade

Leia mais

Patologia por imagem Abdome. ProfºClaudio Souza

Patologia por imagem Abdome. ProfºClaudio Souza Patologia por imagem Abdome ProfºClaudio Souza Esplenomegalia Esplenomegalia ou megalosplenia é o aumento do volume do baço. O baço possui duas polpas que são constituídas por tecido mole, polpa branca

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Funcional Prof. Ms. Jean Luis de Souza Presidente SOBRAFISA NACIONAL Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional * PROGRAMA * SISTEMA CARDIOVASCULAR * ELEMENTOS

Leia mais

Etiopatogenia na Medicina Chinesa

Etiopatogenia na Medicina Chinesa Etiopatogenia na Chinesa Prof. Eduardo Alexander Doutor em Saúde Coletiva - IMS/UERJ edu.alexander@gmail.com www.grandetriade.com.br Rio de Janeiro 2009 Quadro Resumo Racionalidades Médicas Racionalidades

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Departamento de Fisiologia Curso: Educação Física NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Aluno: Anderson de Oliveira Lemos Matrícula: 9612220 Abril/2002 Estrutura de Apresentação Líquidos Eletrólitos Energia

Leia mais

O que Realmente Funciona

O que Realmente Funciona Prisão de Ventre O mal conhecido como intestino preguiçoso, obstipação ou prisão de ventre atinge cerca de um em cada cinco pessoas. O tratamento é bastante simples, mas, na falta dele, a prisão de ventre

Leia mais

de elite podem apresentar essas manifestações clínicas. ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA

de elite podem apresentar essas manifestações clínicas. ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA É inquestionável que a melhora na aptidão física, com os conseqüentes benefícios físicos e fisiológicos, permite as pessoas portadoras de reações alérgicas suportar com mais tranqüilidade os seus agravos

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO O que devo fazer para garantir um envelhecimento com qualidade de vida ao meu animal?

Leia mais

Silimalon (slimarina + metionina)

Silimalon (slimarina + metionina) Silimalon (slimarina + metionina) Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda Drágeas 70 mg / 100 mg Bula do Paciente Silimalon drágea- Versão 01 11/2010- paciente Página 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SILIMALON

Leia mais

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO TODOS CONTRA O MOSQUITO A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO Sobre o Aedes aegypti O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da Dengue, Chikungunya e e a infecção acontece após a pessoa receber uma picada do

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO TIPO I AR YANG SUPREMO TAI YANG Características físicas: fronte larga, brilho intenso nos olhos, tórax bem desenvolvido (devido a hiperplasia do parênquima pulmonar), ombro largo, cintura proporcionalmente

Leia mais

RAPILAX. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio

RAPILAX. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio RAPILAX Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio RAPILAX picossulfato de sódio APRESENTAÇÃO Solução oral contendo: 7,5 mg/ml de picossulfato de sódio em frasco

Leia mais

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento,

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, fome e sede constantes, vontade de urinar diversas vezes,

Leia mais

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente 500mg de cálcio 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio

Leia mais

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policabofila cálcica Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 625 mg: embalagens com 14 e 30 comprimidos.

Leia mais

Betadine. Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimido 16 mg e 24 mg

Betadine. Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimido 16 mg e 24 mg Betadine Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimido 16 mg e 24 mg MODELO DE BULA PARA O PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BETADINE dicloridrato de betaistina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES BETADINE

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

Conheça alguns mitos e verdades sobre a tosse

Conheça alguns mitos e verdades sobre a tosse Uol - SP 28/04/2015-12:43 Conheça alguns mitos e verdades sobre a tosse Da Redação Tosse pode ser transmitida de pessoa para pessoa. VERDADE: porém, isso só é possível se a tosse for causada por um agente

Leia mais

BEAUTIFEYE (Glycerin (and) Albizia Julibrissin Bark Extract (and) Darutoside)

BEAUTIFEYE (Glycerin (and) Albizia Julibrissin Bark Extract (and) Darutoside) BEAUTIFEYE (Glycerin (and) Albizia Julibrissin Bark Extract (and) Darutoside) LIFTING DA PÁLPEBRA SUPERIOR - BLEFAROPLASTIA SEM CORTE REDUZ RUGAS, BOLSAS E SINAIS DE FADIGA NA ÁREA DOS OLHOS MAIS JOVEM

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos.

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. MUVINOR policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. USO ORAL USO ADULTO (ACIMA DE 12 ANOS DE IDADE) COMPOSIÇÃO

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

5 TENDÊNCIAS ATUAIS DE CONTRATAÇÃO E GERENCIMENTO DE OBRAS SUBTERRÂNEAS

5 TENDÊNCIAS ATUAIS DE CONTRATAÇÃO E GERENCIMENTO DE OBRAS SUBTERRÂNEAS Relatório Técnico nº 99 642-205 - 43/384 5 TENDÊNCIAS ATUAIS DE CONTRATAÇÃO E GERENCIMENTO DE OBRAS SUBTERRÂNEAS Obras subterrâneas são claramente diferenciadas de outros tipos de construção pela sua natureza

Leia mais

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO F1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO EM SOLO NATURAL No solo natural o Photogenesis F1 irá complementar os nutrientes

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 20, 30 ou 60 cápsulas contendo

Leia mais

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes.

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Atividade Física A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver

Leia mais

Centro de Acupunctura do Funchal

Centro de Acupunctura do Funchal Centro de Acupunctura do Funchal Medicina Tradicional Chinesa Dr António Franco Medicina Tradicional Chinesa Centro de Acupunctura do Funchal CAF Medicina Tradicional Chinesa Existe há pelo menos 5 mil

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina)

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina) DIGEDRAT (maleato de trimebutina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula mole 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO DIGEDRAT maleato de trimebutina APRESENTAÇÕES Cápsula mole Embalagens contendo

Leia mais

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA Instituto Bioethicus Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA A arte da palpação é de extrema importância dentro do exame semiológico da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa e a

Leia mais

Agulha de Fogo, da teoria à prática

Agulha de Fogo, da teoria à prática II Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa Agulha de, da teoria à prática Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral:

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Genkor. 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 10-2009 www.revista-fi.com. Introdução

Genkor. 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 10-2009 www.revista-fi.com. Introdução MÉTODOS E CRITÉRIOS PARA SUBSTITUIÇÃO DE FONTES LÁCTEAS EM GELADOS COMESTÍVEIS Introdução O leite pode ser considerado a principal matéria-prima para a indústria de gelados comestíveis em função de ter

Leia mais