Etiopatogenia e Fisiopatologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Etiopatogenia e Fisiopatologia"

Transcrição

1 ETFP 1 Etiopatogenia e Fisiopatologia O corpo humano tem a capacidade de resistir a diversos fatores patógenos para manter o equilíbrio relativo entre o interior do corpo e o mundo exterior. Esta capacidade de resistência chama-se QI Vertical, ou ZHENG QI (fator anti-patógeno). ZHENG QI é um termo genérico para indicar a função de vários QI de proteger o organismo da invasão pelos fatores patogênicos exteriores. Aos fatores que tendem a romper qualquer desses desequilíbrios, chamamos XIE QI (fatores patógenos). O aparecimento da enfermidade acontece quando o ZHENG QI não pode resistir ao XIE QI, rompendo-se o desequilíbrio normal entre o YIN e o YANG do corpo. A Medicina Tradicional Chinesa toma o ZHENG QI como causa interna e principal da enfermidade e o XIE QI como causa externa e secundária. A causa externa atua através da causa interna. Quando o ZHENG QI está normal, o XIE QI não pode penetrar; se o XIE QI vence é porque o ZHENG QI está debilitado. E importante não considerar o desequilíbrio em questão como uma causa da patologia. A causa da desarmonia em si pode ser localizada nos hábitos dietéticos, estilo de vida, prática de exercícios, etc. A Medicina Chinesa enfatiza o equilíbrio como uma questão chave da saúde: o equilíbrio entre o repouso e os exercícios, na dieta, equilíbrio das atividades sexuais e climático. Qualquer desarmonia contínua pode se tomar uma causa patológica. A Etiologia da Medicina Tradicional Chinesa relaciona diretamente as enfermidades com as mudanças climáticas e emocionais que em geral vão além da capacidade de adaptação do indivíduo, considerando-os como fatores patógenos de diversas enfermidades, afetando diretamente o corpo humano e causando doenças. Identificar a causa da desarmonia do paciente é uma das partes mais importantes da prática médica chinesa porque, somente assim, poderemos aconselhar o paciente a evitála, minimizando ou prevenindo sua ocorrência. Por exemplo, se uma pessoa sofre de dor e distensão abdominais, decorrentes da Estagnação do Qi do Fígado (GAN), muito evidentemente causadas por alterações emocionais, não adianta aconselhá-la a fazer dietas muito severas para evitar estes sintomas. Por outro lado, se a pessoa sofre de dor nas mãos e punhos por causa do Frio-Umidade Exterior decorrente do tipo de vida onde a mesma exerce trabalho pesado de limpeza, lavando coisas na água fria, não adianta investigar profundamente sua vida emocional. Devemos saber diferenciar quando lançar mão do exame do padrão ou da anamnese para achar a causa da patologia.

2 ETFP 2 A causa da patologia pode ser localizada pelo exame do padrão, por exemplo, nas causas climáticas e exteriores da patologia. Se uma pessoa mostra todos os sintomas de um ataque Vento-Calor Exterior, então podemos dizer que o Vento-Calor é a causa da patologia, independentemente do clima a que a pessoa estava exposta. Em outras palavras, a identificação da causa (Vento-Calor) é alcançada tendo como base o padrão, não a história. Em outros casos, a anamnese é necessária para identificar a causa da patologia. Por exemplo, se uma pessoa sofre de Estagnação do QI do Fígado (GAN), não podemos saber se isso decorre de alterações emocionais ou dietéticas, sendo necessário lançar mão dos dados obtidos na anamnese. Se pudermos identificar o inicio do desequilíbrio, seremos capazes de localizar a primeira pista do que seria a causa provável. Ao tentar localizar a causa patológica, é conveniente e útil pensar na vida do indivíduo em três períodos: Pré-natal Infância Vida adulta 1. PERÍODO PRÉ-NATAL Se os pais concebem quando estão muito velhos, ou com a saúde debilitada, a constituição da criança será afetada. Isto pode ser também o caso da mãe que adoece ou ingere muitas drogas durante a gravidez. 2. INFÂNCIA É o período do nascimento até a adolescência. Uma causa freqüente da patologia no inicio da infância é a dieta. A criança que deixa de mamar no peito muito cedo (muito freqüente hoje em dia) pode provocar uma Deficiência do Baço (PI). Alimentá-la em excesso com leite de vaca pode causar Umidade ou Fleuma (TANYIN). As emoções podem ser uma causa da patologia na infância. Situações familiares, tais como estresse entre os pais, educação muito rígida, pais muito exigentes, muita pressão na escola. Todas essas situações podem conduzir a uma alteração na psique da criança, podendo dar origem a padrões emocionais negativos na vida futura da criança. Por exemplo, cefaléias que se iniciam na infância são freqüentes em crianças brilhantes, das quais os pais exigem muito para que tenham um bom desempenho escolar. Acidentes, traumas e quedas são causas comuns de patologia na infância, podendo causar problemas futuros. Exercícios físicos excessivos na época da puberdade podem causar alterações menstruais futuras, enquanto que a atividade sexual prematura pode provocar alterações urinárias ou períodos dolorosos.

3 ETFP 3 3. VIDA ADULTA Qualquer uma das causas patológicas usuais aplica-se neste longo período, sendo que as mais importantes são as alterações emocionais. As causas da patologia são usualmente divididas em interna, externa e outras: Interna: emocionais Externa: clima Outras: constituição, fadiga/exercícios em demasia, atividade sexual excessiva, dieta, trauma, epidemias, parasitas, intoxicações e tratamento inadequado CAUSAS INTERNAS Na Medicina Chinesa, o corpo, a mente e as emoções estão integradas como um todo sem inicio ou fim, no qual os Sistemas Internos são a maior esfera de influência. Por exemplo, o Rim (Shen) corresponde ao órgão rim sob um nível anatômico, às energias associadas ao Rim (Shen) sob um nível energético, ao cérebro e ao pensamento sob um aspecto mental e ao medo sob um nível emocional. Todos estes níveis interagem simultaneamente uns com os outros. As emoções somente se tomam causas patológicas quando forem particularmente intensas e, principalmente, quando forem prolongadas. Uma vez que o corpo e a mente formam um todo integrado e inseparável, as emoções podem não somente causar um desequilíbrio, como também serem causadas por este. Por exemplo, um estado de medo e ansiedade por um longo período pode causar a Deficiência do Rim (Shen); por outro lado, se o Rim (Shen) se tornar deficiente, poderá provocar sentimentos de medo e ansiedade. As Sete Emoções são: Raiva Alegria Tristeza Preocupação e Obsessão Medo Choque Cada uma dessas emoções apresenta um efeito particular sobre o QI e afeta um determinado sistema: A Raiva faz o QI ascender e afeta o Fígado (GAN); A Alegria faz o QI fluir lentamente e afeta o Coração (XIN); A Tristeza dissolve o QI e afeta o Pulmão (FEI); A Preocupação e Obsessão paralisam o QI e afetam o Baço (PI). A preocupação também afeta o Pulmão (FEI); O Medo faz o QI descender e afeta o Rim (SHEN); O Choque dispersa o QI, afetando o Rim (SHEN) e o Coração (XIN)

4 ETFP 4 RAIVA A raiva ou fúria, inclui outros estados emocionais tais como, ressentimento, raiva contida, irritabilidade, frustração, ódio, indignação, animosidade ou amargura. Qualquer um destes estados emocionais pode afetar o Fígado (GAN). A fúria (sentido amplo) faz o QI aumentar e muitos sintomas e sinais se manifestarão na cabeça e no pescoço, tais como cefaléia, zumbido, tontura, manchas vermelhas na parte frontal do pescoço, rubor facial, sede, língua vermelha e gosto amargo na boca. Um dos sintomas mais comuns da fúria é a cefaléia. A ira excessiva pode causar disfunção do Fígado (GAN) na dispersão e drenagem provocando sintomas de dor e distensão da região do hipocôndrio, menstruação alterada, depressão espiritual e irritabilidade. Se afeta a função de armazenamento do sangue, se produz hemorragia. Naturalmente, alguém que esteja furioso nem sempre demonstra estes sintomas, e a pessoa pode aparentar submissão, depressão e palidez. Em particular, a depressão mental por um período prolongado é freqüentemente decorrente da fúria reprimida ou do ressentimento. A Raiva, com freqüência afeta o Estômago (WEI) e o Baço (PI), assim como o Fígado (GAN). Isto pode ser decorrente da Estagnação do Qi do Fígado (GAN) invadindo o Estômago (WEI) e o Baço (PI). ALEGRIA A alegria pode se tomar uma causa patológica quando é excessiva. Isto conduz a um estimulo excessivo do Coração (XIN) e pode provocar Fogo do Coração (XIN) ou Vazio- Calor no Coração (XIN) dependendo da condição básica. TRISTEZA A tristeza debilita o Pulmão (FEI), mas também afeta o Coração (XIN). A tristeza provoca a Deficiência do QI do Pulmão (FEI) e pode manifestar uma variedade de sintomas, tais como dispnéia, cansaço, depressão ou choro. Nas mulheres, a Deficiência do Qi do Pulmão (FEI) conduz a Deficiência do Sangue (XUE) e amenorréia. PREOCUPAÇÃO E OBSESSÃO A Obsessão significa pensar demais, exercer um trabalho mental ou estudo excessivos. Isso debilita o Baço (PI) e causa cansaço, anorexia e diarréia.

5 ETFP 5 Ocorre tanto em jovens em idade escolar ou universitária, como em adultos devido às exigências na área profissional. É muito comum o excesso de trabalho mental induzir à deficiência da função do Baço (PI) de transformar e transportar. A preocupação depaupera e interrompe tanto o Pulmão (FEI) como o Baço (PI), afetando-o da mesma forma que o trabalho mental excessivo. A preocupação freia o QI do Pulmão (FEI), provocando ansiedade, dispnéia e rigidez nos ombros e pescoço. Muitos pacientes apresentam ombros arqueados ou aumentados e rigidez no pescoço, acompanhados de respiração superficial e interrupção do QI do Pulmão (FEI) causada pela preocupação crônica. MEDO O medo depaupera o QI do Rim (SHEN), e faz o QI descender. O medo apresenta um efeito diferente nas crianças e adultos. Nas crianças, ele faz o QI descender causando enurese noturna, sendo muito comum quando a criança sente medo ou tem uma sensação de insegurança decorrente de alguma situação familiar. Em adultos, o medo e a ansiedade crônica freqüentemente provocam uma Deficiência do YIN do Rim (SHEN) e aumenta o Vazio-Calor dentro do Coração (XIN), com sensação de calor na face, sudorese noturna, palpitação, boca e garganta secas. CHOQUE O Choque mental afeta o Coração (XIN) e o Rim (SHEN). Subitamente ele depaupera o QI do Coração (XIN), podendo causar palpitação, dispnéia e insônia. O Choque afeta o Coração (XIN) privando a Mente da sua residência. O Choque também afeta o Rim (SHEN) porque o organismo utiliza a Essência (JING) deste para suprir a repentina deficiência do QI. Por esta razão, o Choque pode causar sintomas de sudorese noturna, boca seca, tontura ou zumbido.

6 CAUSAS EXTERNAS ETFP 6 As causas externas da patologia decorrem de fatores climáticos, que são: Vento Frio Calor de Verão Umidade Secura Fogo São usualmente chamados de os Seis Excessos. Estão intimamente relacionados ao tempo e às estações climáticas. O tempo somente se torna uma causa patológica quando o equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente é afetado devido debilidade do organismo em relação àquele fator climático. A pessoa não precisa estar debilitada para ser invadida pelos fatores patogênicos exteriores. Uma pessoa relativamente saudável também pode ser atacada por estes, se estes forem mais fortes do que as resistências do organismo. A condição básica da pessoa também determina o tipo de padrão exterior que irá se originar. Uma pessoa com tendência ao Calor provavelmente mostrará sintomas de Vento-Calor se ela for invadida pelo Vento exterior. Por outro lado, uma pessoa com tendência à Deficiência do Yang exibirá sintomas de Vento-Frio se for atacada pelo Vento exterior. Isso explica como alguém pode apresentar sintomas de Vento-Calor no meio de um Inverno extremamente frio, ou sintomas de Vento-Frio no meio de um dos mais tórridos Verões. As temperaturas artificiais criadas pelo homem, como o ar condicionado, também podem causar patologias. O ar condicionado pode causar sintomas de ataque do Vento frio exterior. O calor e a secura excessivos em alguns locais podem causar sintomas de ataque de Vento-Calor. Trabalhadores que ficam expostos a temperaturas muito altas ou cozinheiros que passam o dia inteiro em cozinhas muito quentes. Os fatores patogênicos exteriores penetram no organismo através da pele ou nariz e boca. É mais provável o Calor exterior invadir o organismo através da boca e do nariz. Um padrão não é chamado de exterior porque é causado por um fator patogénico exterior, mas porque o fator patogênico está localizado na pele e nos músculos, ou seja, o Exterior do corpo. Se um fator patogênico exterior penetrar profundamente para afetar órgãos internos (ou seja, Interior ), o padrão resultante das manifestações clínicas é definido como um padrão interior, embora neste caso, o padrão tenha sido causado por um fator patogênico exterior.

7 ETFP 7 Os sistemas internos também podem ser afetados até certo ponto, particularmente se houver uma desarmonia preexistente em determinado sistema. Cada sistema apresenta uma aversão especifica a determinado clima: - O Coração (Xin) odeia o calor; - O Pulmão (Fei) odeia o frio; - O Fígado (Gan) odeia o vento; - O Baço (Pi) odeia a umidade; - O Rim (Shen) odeia a secura. As condições de moradia também determinam qual fator climático irá invadir o organismo. Por exemplo, viver numa casa úmida causara invasão de Umidade exterior independente da estação climática. Uma vez dentro do organismo, os fatores patogénicos exteriores podem mudar completamente sua natureza. Por exemplo, Vento-Frio pode se transformar em Calor, Umidade pode facilmente gerar Calor, Fogo e Calor podem causar Secura enquanto que Calor extremo pode provocar Vento. Cada um dos fatores climáticos causa uma determinada manifestação clínica típica de um clima específico. Por exemplo: O Vento exterior causa sintomas e sinais que surgem de repente e se modificam rapidamente. O Frio contrai, causa dor e excreções aquosas. A Umidade invade o organismo gradualmente e causa excreções pegajosas e turvas. A Secura obviamente seca os Fluidos Corpóreos (Jin Ye). O Calor e o Fogo originam sensações de calor, sede e agitação mental. VENTO Na primavera faz muito vento, porisso predominam as enfermidades motivadas por ele. Receber vento depois de transpirar ou quando se dorme desabrigado, são fatores indutivos de enfermidades causadas por vento patógeno. a) O vento que se dirige para a parte superior do corpo, é um fator patógeno YANG. Quando invade o corpo, afeta a face, a cabeça e a parte superior do corpo, debilitando sua capacidade defensiva e causando um desajuste na abertura e fechamento dos poros de toda a superfície do corpo. Origina enfermidades com sintomas clínicos como dor de cabeça, obstrução nasal, dor e ardência na garganta, edema facial, aversão ao vento e transpiração anormal. b) O ataque de vento é variado e rápido, razão pela qual o vento origina enfermidades com sintomas migratórios e de mudanças constantes. Em geral estas enfermidades são agudas e passageiras. c) O vento tem caráter móvel, porisso causa amiúde enfermidades com sintomas de rigidez e movimento anormal das extremidades como convulsões espasmos, tremores das extremidades, rigidez de nuca, opistótono, paralisia facial. d) O vento patógeno se associa muitas vezes com o frio, a umidade, a secura e o calor, formando assim fatores patógenos complexos como vento-frio, vento-umidade, ventosecura, ou vento-calor.

8 FRIO ETFP 8 No inverno predominam as enfermidades causadas pelo frio. Se com o clima frio se porta pouca roupa, ou se depois de suar se expõe o corpo a um esfriamento, ou se expõe ao vento ou à chuva, facilmente se é atacado pelo frio. a) O frio é um fator patógeno YIN que debilita o YANG. A síndrome de frio é uma manifestação causada por excesso de YIN. Quando o YANG do corpo é consumido pelo frio, perde sua função normal de promover calor no corpo e aparecem as manifestações do frio no enfermo, tais como aversão ao frio, extremidades frias, calafrios, diarréia com alimentos mal digeridos e urina clara e abundante. b) O frio se caracteriza pela contração e estancamento. Pela invasão do frio se contraem os canais colaterais e se retarda a circulação de QI e XUE, o que origina enfermidades com sintomas de dor de tipo frio e entumescimento de extremidades. O frio pode produzir também o fechamento dos poros com manifestações de aversão ao frio sem sudorese. CALOR DE VERÃO As enfermidades provocadas pelo calor de verão se vêem nesta estação ou em climas muito cálidos. Quando a temperatura é muito elevada, se se trabalha sob sol ardente ou em uma habitação mal ventilada com calor sufocante, facilmente se é atacado pelo calor. a) O calor de verão consome QI e YIN e pode perturbar a mente. O calor de verão é um fator patógeno YANG que se eleva e se dispersa facilmente. A invasão do calor de verão pode causar sudorese excessiva, sede, respiração curta, lassidão e pouca urina concentrada. Nos casos graves se pode apresentar também febre alta, inquietude, pele vermelha e seca, ou alguns sintomas de delírio ou coma. b) O calor de verão se acompanha freqüentemente de umidade. Já que no verão o clima é muito úmido e tem chuva, o que aumenta a umidade, então o corpo humano é facilmente atacado pelos ditos fatores, com sintomas de tonteiras, sensação de peso na cabeça, opressão torácica, náuseas, inapetência, diarréia, peso nas extremidades e astenia. UMIDADE A umidade se apresenta no período de transição entre o verão e o outono, quando chove freqüentemente. Ao ser pego pelas chuvas, ao sentar-se em locais úmidos, dormir em casa úmida, trabalhar dentro d água ou transpirar em excesso empapando-se a roupa, facilmente se é atacado pela umidade. a) A umidade é pesada e turva. A umidade é um fator patógeno substancial e é pesada por natureza. Sua invasão ao corpo humano leva a sintomas como sensação de opressão e peso na cabeça (como se fosse coberto por algo), peso nas extremidades, sensação de peso na região epigástrica, opressão torácica, náuseas, vômito, gosto doce ou sensação pegajosa na boca.

9 ETFP 9 A umidade patógena é turva por natureza. Sua invasão no corpo causa amiúde enfermidades dérmicas, abcessos e úlceras, leucorréia massiva do tipo purulento com odor fétido, urina turva e etc... b) A umidade é viscosa e provoca estagnação, o que faz com que a enfermidade dure muito e se faça crônica e difícil de curar. Origina enfermidades tais como Síndrome BI (dor) fixo (incluindo artrite reumatóide) ou encefalite epidêmica. SECURA As enfermidades produto da secura podem apresentar-se no outono, quando não chove e o clima é seco. A secura patógena consome líquidos YIN, sobretudo, YIN do Pulmão (FEI). As manifestações clínicas são : pele seca, secura de boca e nariz, dor e secura de garganta, tosse seca com pouco catarro, etc... CALOR, FOGO E CALOR MODERADO Calor, fogo e calor moderado são fatores patógenos YANG, similares em natureza, mas diferentes em intensidade. Entre eles, o fogo é o mais forte e o calor moderado o mais suave. O calor, como o de verão, se caracteriza também por dispersão e prejudica o YIN com uma tendência a direcionar-se para dentro para perturbar a mente. a) Com a invasão do calor se produzem vento e perturbações do Sangue (XUE). O excesso de calor patógeno esgota o YIN do Fígado (GAN) e causa má nutrição de tendões e canais. Se manifesta com febre alta acompanhada de coma, delírio, convulsão, rigidez de nuca, opistótono, olhos fixos para cima. É o que se conhece como "calor extremo causa vento". O calor patógeno pode causar extravasamento de Sangue (XUE). Podem aparecer manifestações hemorrágicas tais como epistaxe e erupções dérmicas. Isto se chama "Calor excessivo perturba o Sangue". b) Com a invasão do calor se produz infecção da pele. Casos como carbúnculos, furúnculos, úlceras com enrubescimento, edema, calor e pruridos locais são causadas principalmente pelo calor patógeno. Além dos seis fatores mencionados acima, existe um outro fator pestífero que causa enfermidades epidêmicas. Muito similar em natureza ao calor patógeno, mas mais pernicioso e fatal. Este é geralmente acompanhado de umidade patógena tóxica e contagiosa. As enfermidades epidêmicas são freqüentemente mortais com mudanças rápidas e drásticas, como se vê na varíola, peste e cólera. Existem enfermidades que não são causadas por vento, frio, umidade, secura e calor patógenos exógenos, mas suas manifestações clínicas são similares. Para que não se confundam enfermidades de etiologias diferentes, as causas dessas síndromes são denominadas como vento, frio, umidade, secura e calor endógenos.

10 ETFP 10 OUTRAS CAUSAS PATOLÓGICAS As outras causas patológicas são: Compleição debilitada Excesso de exercícios físicos Excesso de atividade sexual Dieta irregular Trauma Parasitas e venenos Tratamento inadequado COMPLEIÇÃO DEBILITADA Cada pessoa nasce com uma determinada constituição, a qual é dependente da saúde dos pais em geral e particularmente da saúde deles na época em que ocorreu a concepção. Além disto, depende da saúde da mãe durante a gravidez. A união das essências sexuais dos pais na concepção dá origem a um ser humano cuja constituição é, até certo ponto, determinada nesta ocasião. Em geral, a constituição do ser humano não pode ser modificada: o poder imenso e o vigor de determinados atletas da atualidade não são somente decorrentes do treino, mas também da constituição, e aqueles que nasceram com uma constituição relativamente debilitada não podem pretender adquirir estas surpreendentes habilidades físicas. Um estilo de vida equilibrado e saudável dos pais, com exercícios respiratórios para desenvolver o Qi, pode conduzir a um bom desenvolvimento constitucional do filho As causas da constituição debilitada são encontradas tanto na saúde dos pais em geral, como na saúde destes na época da concepção. De acordo com a Medicina Chinesa, se uma mulher conceber quando estiver em idade avançada, é provável que a criança tenha uma constituição debilitada. Além disso, se há consumo de álcool ou fumo durante a gravidez, isso afetará a constituição da criança. Os chineses também acreditam que isso ocorre se os pais, na época da concepção, estiverem alcoolizados. A face pode revelar a debilidade constitucional, especialmente nas orelhas. Orelhas muito pequenas com lóbulos curtos denunciam a debilidade constitucional.

11 ETFP 11 EXCESSO ATIVIDADES A questão do equilíbrio entre a atividade e o repouso afeta o Qi diretamente. Quando exercemos nossas atividades, consumimos o Qi quando descansamos, o Qi é restaurado. Sob condições normais, o Qi consumido no trabalho e exercícios regulares é rapidamente restaurado através da dieta e do repouso. Quando a pessoa trabalha além da capacidade do Qi, o organismo é forçado a depauperar a Essência (Jing) para enfrentar a demanda do seu dia-a-dia, aparecendo sintomas de Deficiência do Yin. Quando se atinge este nível, mesmo o repouso adequado não auxiliará esta situação muito rapidamente, somente por um longo período. Há três tipos de excesso de atividades físicas a serem considerados: Excesso de atividade mental Excesso de trabalho fisico Excesso de exercícios fisicos 1. Excesso de Atividade Mental Trabalhar longas horas, alimentando-se inadequadamente, sob condições de estresse, sempre com pressa, por um longo período, conduz à exaustão do Qi. Estas condições de trabalho são usualmente associadas a uma dieta irregular a qual tenderá a causar Deficiência do Qi ou Yin do Estômago (Wei). O excesso de trabalho mental e de concentração, debilitam o Baço (Pi). A Deficiência do Yin do Estômago (Wei) nestas condições pode, eventualmente, conduzir à Deficiência do Yin do Rim (Shen). 2. Excesso de Trabalho Físico O excesso de trabalho físico depaupera o Qi do Baço, uma vez que este domina os músculos. O uso excessivo de uma parte do corpo (movimento constante e repetitivo) causa Estagnação do Qi no local. Por exemplo, o braço constantemente levantado da cabeleireira ou o cotovelo suspenso do pedreiro. O Agachar excessivamente, como acontece nas construções de edifícios, debilita o Rim e o baixo ventre. Aposição vertical excessiva do corpo (ficar muito em pé) também debilita o Rim.

12 ETFP Excesso de Excercícios Físicos Uma quantidade razoável de exercícios é benéfica e essencial à boa saúde. Mas o excesso de atividade física depaupera o Qi. Determinados tipos de exercícios podem causar a Estagnação do Qi numa determinada área. O levantamento de peso afeta o baixo ventre; a corrida, os joelhos; e o tênis, os cotovelos. A falta de exercícios também é uma causa de patologia. A atividade física regular é essencial para a circulação adequada do Qi. A falta de exercício conduzirá à Estagnação do Qi e, em. alguns casos, à Umidade. EXCESSO DE ATIVIDADE SEXUAL Desde os tempos antigos na China, a atividade sexual excessiva tem sido considerada uma causa patológica, porque tende a exaurir a Essência (Jing) do Rim (Shen). As atividades sexuais que não atingem o orgasmo não são consideradas lesivas à Essência (Jing) do Rim (Shen). As essências sexuais tanto no homem como na mulher são manifestações externas da Essência (Jing) do Rim (Shen). Por esta razão, a perda das essências sexuais levam à perda temporária da Essência (Jing) do Rim (Shen). Devemos ajustar a atividade sexual de acordo com a idade, condição fisica, além de se considerar as estações climáticas. Idade Em boas condições de saúde Em condições médias de saúde 15 2x/dia lx/dia 20 2x/dia lx/dia 30 lx/dia Cada 2 dias 40 Cada 3 dias Cada 4 dias 50 Cada 5 dias Cada 10 dias 60 Cada 10 dias Cada 20 dias 70 Cada 30 dias Abstinência A atividade sexual deve ser reduzida se houver uma Deficiência de Qi ou de Sangue (Xue) e, principalmente, uma Deficiência do Rim (Shen). Pode-se dizer que a energia sexual masculina é mais diretamente relacionada à Essência (Jing) do Rim (Shen), enquanto que nas mulheres a energia sexual é mais voltada para o Sangue (Xue). Nas mulheres, o Útero está mais relacionado ao Rim (Shen) e qualquer fator que debilite o Útero afeta o Rim (Shen), particularmente o Yin do Rim (Shen).

13 ETFP 13 Muitos partos em curtos períodos afetam o Útero e o Rim (Shen). Esta é uma causa importante de depleção da Essência (Jing) do Rim (Shen) nas mulheres, algo equivalente à atividade sexual excessiva nos homens. Ficar exposto ao frio após a relação sexual pode afetar severamente o Yang do Rim. Se o Rim (Shen) estiver debilitado e se, em especial o Yang do Rim (Shen) for deficiente, poderá ocorrer falta de desejo sexual ou inabilidade para alcançar o orgasmo. Por outro lado, se o Yin do Rim (Shen) estiver severamente deficiente, conduzindo ao aumento do Fogo-Vazio, pode ocorrer um desejo sexual excessivo com inabilidade para ser satisfeito. A pessoa pode, também, apresentar sonhos sexuais vividos resultando em emissões noturnas nos homens e orgasmo nas mulheres. DIETA Os hábitos alimentares podem se transformar numa causa patológica se a dieta não estiver equilibrada do ponto de vista qualitativo ou quantitativo. A subnutrição é uma causa óbvia de patologia. Acontece muito em pessoas idosas pobres que vivem sozinhas freqüentemente têm uma dieta com baixo valor nutritivo e calórico, e em pessoas que aderem rigidamente a uma dieta severa. Outro exemplo consiste nas pessoas que sofrem de anorexia nervosa, e outras que param de comer para perder peso. A malnutrição causa uma deficiência do QI e do Sangue (Xue), e debilita a função do Baço de transportar e transformar, dificultando sua função de absorver os nutrientes dos alimentos. O excesso de alimentação também enfraquece o Baço e o Estômago conduzindo ao acúmulo de muco, sensação de plenitude, eructação, regurgitação ácida, náusea e distensão abdominal. O consumo excessivo de alimentos frios e crus (tais como saladas, sorvetes, líquidos frios ou frutas) pode enfraquecer o Baço, em especial o Yang do Baço (Pi), causando diarréia, calafrios, muco frio, dor e distensão abdominais O consumo excessivo de alimentos doces e açúcar, também bloqueia a função do Baço de transformar e transportar, originando a Umidade, com sintomas de catarro respiratório superior, distensão e plenitude abdominais, muco nas fezes e secreção vaginal. O consumo excessivo de alimentos quentes e condimentado origina sintomas de Calor, especialmente no Estômago ou no Fígado, tais como gosto amargo na boca, sensação de queimação no epigástrio e sede.

14 ETFP 14 O consumo excessivo de alimentos fritos e oleosos (tais como alimentos fritos, leite, queijo, manteiga, creme, sorvete, banana, castanhas ou carnes gordurosas) leva à formação da Fleuma ou Umidade, os quais obstruem as funções do Baço de transformar e transportar. Isto pode causar vários sintomas da Fleuma, tais como sinusite, secreção nasal, sensação de torpeza na cabeça, cefaléia, bronquite, etc. A Medicina Chinesa não considera somente a alimentação, mas também a maneira como a pessoa se alimenta. Pode-se ingerir os alimentos com qualidade e equilíbrio, mas se ingeri-los de maneira inadequada, também poderá causar patologias. Por exemplo, alimentar-se com pressa, discutir questões profissionais enquanto se alimenta, voltar ao trabalho logo após a refeição, alimentar-se tarde da noite, alimentar-se sob pressão emocional, todos estes hábitos interferem na digestão adequada dos alimentos, provocando uma Deficiência do Yin do Estômago (Wei). Isto se manifesta na língua com saburra superficial, ou sem saburra no centro, sede, dor no epigástrio e fezes secas. TRAUMATISMOS Incluídas aqui todas as incisões, feridas por armas de fogo, contusões, pancadas, queimaduras, mordeduras ou picadas de animais. Os traumas fisicos causam uma Estagnação local do Qi ou do Sangue (Xue). Um trauma leve causa Estagnação de QI e um severo causa estase do Sangue (Xue). Ambos os casos, originam dor, edema e hematoma PARASITAS E VENENOS Há muito pouco para ser discutido sobre isto, uma vez que eles são, evidentemente, causas de patologias. A infestação por parasitas intestinais é mais comum em crianças e, embora os vermes sejam uma causa externa da patologia, a Medicina Chinesa considera a dieta pobre como um fator colaborador. Um consumo excessivo de alimentos doces e gordurosos conduz à Umidade, que propicia um ambiente fértil para o crescimento de vermes. TRATAMENTO INADEQUADO Uma discussão completa das iatrogenias causadas por efeitos colaterais dos medicamentos ocidentais está além do objetivo deste livro. Assim como para a Medicina Chinesa, o tratamento inadequado pode, obviamente, ser uma causa de patologia. Para a Acupuntura, uma das grandes vantagens consiste no fato de ser uma terapia relativamente segura. Mesmo se aplicado um tratamento inadequado, na maioria dos casos, o próprio organismo se reequilibra em poucos dias. Isto não quer dizer, entretanto, que não possa originar efeitos maléficos causados pelo tratamento inadequado.

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se

Leia mais

OITO PRINCÍPI P O I S

OITO PRINCÍPI P O I S OITO PRINCÍPIOS TEM COMO FUNÇÃO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DOS DADOS OBTIDOS DO PACIENTE: A LOCALIZAÇÃO DA DESARMONIA A NATUREZA DA DESARMONIA AS CONDIÇÕES DOS FATORES PATOGÊNICOS E DE RESISTÊNCIA DO ORGANISMO

Leia mais

Dor segundo a Medicina Chinesa

Dor segundo a Medicina Chinesa XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais Dor segundo a Medicina Chinesa Introdução Definição A IASP- International Association for the Study of Pain (Associação Internacional

Leia mais

PADRÕES DO FÍGADO (GAN)

PADRÕES DO FÍGADO (GAN) PADRÕES DO FÍGADO (GAN) ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO (GAN) SENSAÇÃO DE DISTENSÃO E DOR NOS HIPOCÔNDRIOS - NO NÍVEL FÍSICO A ESTAGNAÇÃO DE FÍGADO SE MANIFESTA PRINCIPALMENTE NESTA REGIÃO, EM AMBOS OS LADOS.

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO)

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) OU FLUIDOS ORGÂNICOS JIN = ÚMIDO = ALGO LÍQUIDO YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) JIN - FLUIDOS YE - LÍQUIDOS PUROS, CLAROS, AQUOSOS, DILUÍDOS TURVOS,

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16 DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA A tensão do dia a dia é a causa mais freqüente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo. Fique sabendo, lendo este artigo,

Leia mais

Sinais de alerta perante os quais deve recorrer à urgência:

Sinais de alerta perante os quais deve recorrer à urgência: Kit informativo Gripe Sazonal A gripe Sazonal é uma doença respiratória infeciosa aguda e contagiosa, provocada pelo vírus Influenza. É uma doença sazonal benigna e ocorre em todo o mundo, em especial,

Leia mais

Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente

Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente GRIPE X RESFRIADO GRIPE e RESFRIADO são as mesmas coisas? Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelo vírus Influenza (tipos A,B e C) e o resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado

Leia mais

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO INTERROGATÓRIO ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR AS PERGUNTAS INICIALMENTE TOMANDO POR BASE OS 8 CRITÉRIOS, SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS, ZANG FU E ETIOPATOGENIA. DEIXAR QUE O PACIENTE JUSTIFIQUE

Leia mais

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Departamento de Fisiologia Curso: Educação Física NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Aluno: Anderson de Oliveira Lemos Matrícula: 9612220 Abril/2002 Estrutura de Apresentação Líquidos Eletrólitos Energia

Leia mais

Interrogatório DOR. No CD Rom

Interrogatório DOR. No CD Rom Interrogatório No CD Rom - Um artigo complementar sobre a importância do Interrogatório na MTC. - Modelo de Ficha de Avalição de pacientes. Imprima Frente e Verso. ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR

Leia mais

CONFIRA DICAS PARA ENFRENTAR O ALTO ÍNDICE ULTRAVIOLETA

CONFIRA DICAS PARA ENFRENTAR O ALTO ÍNDICE ULTRAVIOLETA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Edifício Durval Silva, QD. 103 Sul, Rua SO-07, LT. 03, Centro CEP 77.016-010 Telefone: (63) 3218-5210 / E-mail: cievspalmas@gmail.com VIGILÂNCIA

Leia mais

Método de Amenorréia Lactacional

Método de Amenorréia Lactacional CAPÍTULO 19 Método de Amenorréia Lactacional Pontos Básicos para Profissionais/Serviços de Saúde e Clientes É um método de planejamento familiar baseado na amamentação. Proporciona contracepção para a

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Revisão da neurofisiologia da dor, Revisão da fisiopatologia

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Homehealth provider Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Ronco: atrás do barulho, um problema de saúde mais sério www.airliquide.com.br O que é Apnéia do Sono? Apnéia do sono é uma síndrome que pode levar

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão Setembro/2015 3 Onda de virose? 6 Tudo é Virose? 10 Programa - PRO Mamãe & Bebê 11 Depressão Setembro/2015 Onda de virose? O virologista Celso Granato esclarece Ouço muita gente falar em virose. Procurei

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg Flaxin finasterida MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 5 mg em embalagem com 30

Leia mais

INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C)

INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C) INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C) NOME: DATA: Faça um círculo na resposta de cada item que melhor descreva seu paciente nos últimos 7 dias. 1. Insônia Inicial: 0 Nunca

Leia mais

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose?

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose? REIKI O Reiki é uma técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos para a harmonização dos corpos físico, emocional, mental e energético e baseia-se na ideia de que uma "energia

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

DECLARAÇÃO DE GUERRA AO RUÍDO

DECLARAÇÃO DE GUERRA AO RUÍDO DECLARAÇÃO DE GUERRA AO RUÍDO Diz-se que a capacidade auditiva deficiente não pode ser curada nem corrigida devido ao fato de que a perda da audição produzida pelo ruído é sempre permanente. O ouvido humano

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de abril, e neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

de elite podem apresentar essas manifestações clínicas. ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA

de elite podem apresentar essas manifestações clínicas. ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA ATIVIDADES FÍSICAS E ALERGIA É inquestionável que a melhora na aptidão física, com os conseqüentes benefícios físicos e fisiológicos, permite as pessoas portadoras de reações alérgicas suportar com mais tranqüilidade os seus agravos

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico I. INTRODUÇÃO Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico Para se fazer qualquer tratamento em M.T.C, que seja mais do que meramente sintomático, é preciso um diagnóstico correto da disfunção em curso. O diagnóstico

Leia mais

Prevenção em saúde mental

Prevenção em saúde mental Prevenção em saúde mental Treinar lideranças comunitárias e equipes de saúde para prevenir, identificar e encaminhar problemas relacionados à saúde mental. Essa é a característica principal do projeto

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

STIEMYCIN GEL. 20 mg/g

STIEMYCIN GEL. 20 mg/g STIEMYCIN GEL 20 mg/g Stiemycin_Bula Paciente _ GDS v2.0 13/11/2013 1 Stiemycin eritromicina APRESENTAÇÃO Gel 20 mg/g (2%) em bisnaga com 60 g. USO EXTERNO VIA TÓPICA USO ADULTO E PACIENTES ACIMA DE 12

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

Etiopatogenia na Medicina Chinesa

Etiopatogenia na Medicina Chinesa Etiopatogenia na Chinesa Prof. Eduardo Alexander Doutor em Saúde Coletiva - IMS/UERJ edu.alexander@gmail.com www.grandetriade.com.br Rio de Janeiro 2009 Quadro Resumo Racionalidades Médicas Racionalidades

Leia mais

1 O que é terapia sexual

1 O que é terapia sexual 1 O que é terapia sexual Problemas, das mais diversas causas, estão sempre nos desafiando, dificultando o nosso diaa-dia. A vida é assim, um permanente enfrentamento de problemas. Mas existem alguns que

Leia mais

RAPILAX. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio

RAPILAX. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio RAPILAX Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio RAPILAX picossulfato de sódio APRESENTAÇÃO Solução oral contendo: 7,5 mg/ml de picossulfato de sódio em frasco

Leia mais

FINASTIL (finasterida)

FINASTIL (finasterida) FINASTIL (finasterida) EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido Revestido 5 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FINASTIL finasterida APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 5 mg de finasterida acondicionados em embalagem

Leia mais

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policabofila cálcica Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 625 mg: embalagens com 14 e 30 comprimidos.

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO O que devo fazer para garantir um envelhecimento com qualidade de vida ao meu animal?

Leia mais

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado AROMATERAPIA - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado CICLOS DA VIDA A versatilidade da aromaterapia, aliada à natureza delicada do tratamento, a torna adequada a todos os estágios

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab)

Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab) Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab) Para a perda de visão devida a edema macular secundário a oclusão da veia retiniana (OVR) Informação importante para o doente Secção 1 Sobre o Lucentis

Leia mais

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. CÂNCER EM CRIANÇAS O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. O câncer é comum em crianças? Nos

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica

Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica Gripe pandémica Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica De que trata esta brochura? Esta brochura apresenta informações acerca da gripe pandémica. Dá resposta a 10 perguntas importantes acerca

Leia mais

HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem

HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem HANSENÍASE Causada pela Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que é um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e por

Leia mais

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada

Leia mais

QFase REVISTA TJ 11. Tiago Elias Junior. Volume 02 julho/2014 Ano 1 Bebedouro SP. Redator chefe. Experiências. Bebe da Semana. Obesidade infantil

QFase REVISTA TJ 11. Tiago Elias Junior. Volume 02 julho/2014 Ano 1 Bebedouro SP. Redator chefe. Experiências. Bebe da Semana. Obesidade infantil Marca registrada Volume 02 julho/2014 no 1 Bebedouro SP QFase REVIST Obesidade infantil Por : Dr. Tiago Elias Diferença da criança gordinha da criança obesa Bebe da Semana O Bebê da semana do facebook

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

3 Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos.

3 Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos. História Natural da Doença Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária UERJ/UFRJ Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva UFRJ Resumo

Leia mais

Atividade física: pratique essa ideia.

Atividade física: pratique essa ideia. Atividade física: pratique essa ideia. Quando o assunto é qualidade de vida, não dá para ficar parado. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é o principal fator de promoção do bem-estar

Leia mais

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos.

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. MUVINOR policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. USO ORAL USO ADULTO (ACIMA DE 12 ANOS DE IDADE) COMPOSIÇÃO

Leia mais

BELPELE. Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g. Belpele_AR011113_Bula Paciente

BELPELE. Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g. Belpele_AR011113_Bula Paciente BELPELE Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g BULA PACIENTE BELPELE adapaleno APRESENTAÇÕES: Gel adapaleno 3 mg/g (0,3%) embalagem contendo bisnaga com 30g. VIA TÓPICA USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO:

Leia mais

Hipertensão Arterial no idoso

Hipertensão Arterial no idoso Hipertensão Arterial no idoso Prof. Dr. Sebastião Rodrigues Ferreira-Filho Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil Departamento de Hipertensão Sociedade Brasileira de Nefrologia Uma história americana:

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais

Dor no Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia

Dor no Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia Dor no Ombro Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo O que a maioria das pessoas chama de ombro é na verdade um conjunto de articulações que, combinadas aos tendões e músculos

Leia mais

Cólera e Escarlatina

Cólera e Escarlatina Cólera e Escarlatina Nome do Aluno Daiane, Lisandra e Sandra Número da Turma 316 Disciplina Higiene e Profilaxia Data 30 de Maio de 2005 Nome da Professora Simone Introdução O presente trabalho irá apresentar

Leia mais

O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de

O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de transmissão... 6 Acidentes ocupacionais com materiais

Leia mais

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente 500mg de cálcio 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio

Leia mais

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. 1 mg APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 1 mg em embalagem com 30 ou 60 comprimidos. USO ORAL

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar.

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. O verão chega para agravar o pesadelo da dengue. As mortes pela doença aumentaram na estação passada e vem preocupando

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção)

Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção) Psicopatologia Cogntivo-Desenvolvimental 2004/05 Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção) Trabalho elaborado por:

Leia mais

Será que é influenza (gripe)? Quem tem sintomas de febre repentina, tosse e dor de garganta. Guia de consulta e Cuidado. (Tradução Provisória)

Será que é influenza (gripe)? Quem tem sintomas de febre repentina, tosse e dor de garganta. Guia de consulta e Cuidado. (Tradução Provisória) Será que é influenza (gripe)? Quem tem sintomas de febre repentina, tosse e dor de garganta. Guia de consulta e Cuidado (Tradução Provisória) Introdução: O outono é a estação do ano mais propícia para

Leia mais

cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda.

cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

O QUE SABE SOBRE A DIABETES?

O QUE SABE SOBRE A DIABETES? O QUE SABE SOBRE A DIABETES? 11 A 26 DE NOVEMBRO DE 2008 EXPOSIÇÃO PROMOVIDA PELO SERVIÇO DE MEDICINA INTERNA DO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EPE DIABETES MELLITUS É uma doença grave? Estou em

Leia mais

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO TODOS CONTRA O MOSQUITO A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO Sobre o Aedes aegypti O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da Dengue, Chikungunya e e a infecção acontece após a pessoa receber uma picada do

Leia mais

cartões de bolso serié 3 Transmissão das ITS

cartões de bolso serié 3 Transmissão das ITS cartões de bolso serié 3 Transmissão das ITS 1 O que são ITS? São infecções causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios, que se transmitem de pessoas infectadas para outras, através das relações

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

finasterida Comprimido revestido 1mg

finasterida Comprimido revestido 1mg finasterida Comprimido revestido 1mg MODELO DMODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Comprimido revestido 1mg Embalagens contendo

Leia mais

BRONQTRAT BRONQTRAT INFANTIL. cloridrato de ambroxol

BRONQTRAT BRONQTRAT INFANTIL. cloridrato de ambroxol BRONQTRAT BRONQTRAT INFANTIL cloridrato de ambroxol Natulab Laboratório SA. Xarope adulto de 30mg/5mL Xarope pediátrico de 15mg/5mL BRONQTRAT XAROPE PACIENTE BRONQTRAT cloridrato de ambroxol APRESENTAÇÕES

Leia mais

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre ÍNDICE 1. O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?... pág 4 2. Quais são os sinais e sintomas?... pág 4 3. Como a LMC evolui?... pág 5 4. Quais são os tratamentos disponíveis para a LMC?... pág 5 5. Como

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Primeiro Setênio A constituição física da criança

Primeiro Setênio A constituição física da criança Primeiro Setênio A constituição física da criança No primeiro setênio temos o encontro entre a parte espiritual da individualidade e a parte biológica, muitas vezes a mãe ou o pai sentem a aproximação

Leia mais

Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto.

Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto. Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto. CONTEÚDO HOMOLOGADO Nesta entrevista ao isaúde Bahia, a médica

Leia mais

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal Dossier Informativo Osteoporose Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal 2008 1 Índice 1. O que é a osteoporose? Pág. 3 2. Factores de risco Pág. 4 3. Prevenção Pág. 4 4. Diagnóstico

Leia mais

PYR-PAM pamoato de pirvínio

PYR-PAM pamoato de pirvínio PYR-PAM pamoato de pirvínio DRÁGEA 100 MG Bula do Paciente Pyr-Pam UCI-FARMA Conforme RDC 47/09 Página 1 PYR-PAM pamoato de pirvínio FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO PYR-PAM DRÁGEA 100 MG: cartucho contendo

Leia mais

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014)

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) 1 Lugar Aluno: Marcelo Couferai dos Santos Melo Professora: Maria Beatriz de Brito Avila Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Giuseppe Carmineo

Leia mais

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m CASO CLINICO Cliente : A. G - 21 anos - Empresa familiar - Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m Motivo da avaliação: Baixa auto estima, dificuldade em dormir, acorda várias vezes a noite. Relatou

Leia mais

Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 15 comprimidos.

Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 15 comprimidos. Dolamin Flex clonixinato de lisina cloridrato de ciclobenzaprina Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 15 comprimidos. USO ADULTO VIA ORAL Composição Cada comprimido

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se "pega" o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente?

Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se pega o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente? Matéria publicada no site da Ana Maria Braga sobre Câncer: E agora? Como se "pega" o câncer? É possível evitá-lo e não ficar doente? Câncer não se "pega" como uma doença contagiosa. Nenhuma forma humana

Leia mais