Noções de Economia. Módulo V

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Noções de Economia. Módulo V"

Transcrição

1 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 1 Noções de Economia Módulo V 13. A Racionalidade Econômica do Governo Introdução Nos tempos atuais, a grande maioria dos países adota um sistema econômico misto, no qual convivem, de um lado, o setor privado, representado por empresas particulares que geram bens e serviços com a finalidade de obtenção de lucros e, de outro lado, o setor público, representado pelo Governo, exercendo tanto atividades de compra e de produção de bens e serviços, quanto atividades de regulação da vida econômica. Essa participação do setor público na economia vem sendo objeto de debates ao longo da história. O próprio Adam Smith, considerado por muitos como o pai da Economia, já discutia o assunto na sua clássica obra, A Riqueza das Nações, na qual o mesmo sustentava a tese de que o Governo devia realizar somente as seguintes funções: Defesa nacional e garantia da soberania do país, por meio das forças armadas; Administração dos serviços da Justiça; Provisão e manutenção das instituições e serviços públicos; Além dessas, Adam Smith entendia que o Governo deveria atuar sempre no sentido de suprir as chamadas falhas de mercado, ou seja, situações nas quais as leis de mercado (oferta e demanda) nem sempre fossem suficientes para garantir uma boa alocação dos recursos produtivos na economia. Historicamente este sempre foi um debate acalorado entre economistas, políticos e demais estudiosos no assunto. Algumas correntes de pensamento defendem a idéia de que o Governo é um elemento importante para manutenção da estabilidade da economia, e capaz de alavancar o crescimento econômico e o desenvolvimento do país.

2 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 2 Outras correntes consideram que o Governo apresenta problemas que o tornam menos eficiente do que o setor privado e, portanto, sua intervenção na vida econômica deveria ser mínima, limitando-se às atividades essenciais. Seja como for, o fato é que a participação do Governo na vida econômica vem crescendo ao longo do tempo, impondo a necessidade do seu estudo. Podemos considerar que o Governo, através de diversos instrumentos de política econômica, influencia o comportamento dos agentes econômicos, nos seus processos diários de tomada de decisão. Assim, verificamos que essa intervenção governamental pode se dar em dois níveis: a) No nível do funcionamento de um determinado mercado de um bem ou serviço, instituindo impostos ou estabelecendo tarifas e quotas, preços máximos ou preços mínimos, ou ainda utilizando mecanismos legais de regulação do mercado. Trata-se de uma intervenção num nível microeconômico, que gera impacto sobre o comportamento da demanda pelo bem ou serviço, ou sobre a sua oferta, causando mudanças nos preços e quantidades demandadas, com efeitos sobre o nível de bemestar dos participantes desse mercado (consumidores e produtores); b) No nível de funcionamento da economia como um todo, elevando ou reduzindo os gastos públicos e/ou a carga tributária total, alterando o tamanho do déficit e da dívida pública, ou ainda modificando o volume de meios de pagamento em circulação. Tratase aqui de uma intervenção no nível macroeconômico, produzindo efeitos sobre a demanda agregada de bens e serviços, e consequentemente sobre a produção total e sobre a renda global da população. Com essa distinção entre os dois grandes níveis de atuação do Governo, iremos a partir de agora analisar quais são os fundamentos por trás das ações empreendidas pelos governantes, observando as razões para tais ações. Veremos que a interferência estatal na vida econômica e nas decisões de empresas e indivíduos obedece também a uma lógica, a uma racionalidade, na medida em que busca resolver alguns problemas econômicos para os quais o livre jogo das forças de oferta e demanda não consegue oferecer uma solução adequada.

3 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia Aspectos Microeconômicos da Intervenção Governamental As falhas de mercado O mercado é um mecanismo bastante eficiente para ajustar a economia e resolver de que forma a produção será organizada. Mas, em muitas situações o mercado falha ao cumprir essa missão. As chamadas falhas de mercado são basicamente as seguintes: Imperfeições na concorrência; Existência de Bens Públicos; Externalidades; Informação Assimétrica. Vejamos a seguir em que consistem cada uma dessas falhas de mercado e como o Governo lida com elas: a) As imperfeições na concorrência Se os mercados reais funcionassem exatamente como no modelo ideal de Concorrência Perfeita (ou seja, um grande número de consumidores e de produtores, nenhum deles com poder suficiente para influenciar os preços), a economia atingiria a eficiência máxima na alocação dos recursos e na satisfação das variadas necessidades humanas. Na prática os mercados se apresentam como estruturas de competição imperfeita, como por exemplos os oligopólios (poucas empresas ofertantes) e os monopólios (mercados dominados por um único produtor). Essas estruturas de mercado levam a economia a produzir uma quantidade total de produtos menor que o modelo da concorrência perfeita, e a um preço de equilíbrio maior, reduzindo, portanto, o nível de bem-estar da sociedade, com prejuízo para os consumidores. O Governo interfere na economia ao limitar o poder de mercado dessas empresas, mediante as várias formas de regulação existentes: fixação de preços mínimos, limitação de lucro máximo, legislação de defesa e estímulo à concorrência, limitação de fusões, etc.

4 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 4 b) A existência de Bens Públicos Os bens públicos são aqueles oferecidos pelo governo devido à impossibilidade de serem oferecidos pelo mercado. Esses bens têm como características a não-exclusividade e a nãorivalidade. Um bem apresenta exclusividade quando é possível impedir que alguém o consuma, se esse alguém não fizer o pagamento do seu preço. Um bem apresenta rivalidade quando o consumo de uma unidade do mesmo reduz o total de unidades que podem ser consumidas pelos outros indivíduos naquele momento. São as características da exclusividade e da rivalidade que levam as empresas privadas a ofertar os bens privados, pois podem cobrar por isso e controlar o seu acesso, disponibilizando-os somente para os consumidores que aceitarem pagar o preço correspondente. Os bens públicos, por sua vez, são não-exclusivos e não-rivais. Um exemplo é a Defesa Nacional. Toda a população é beneficiada pela existência do Exército, não sendo possível excluir parte da mesma de sua proteção. Ao mesmo tempo, se uma pessoa é, num determinado momento, protegida pelo Exército, isso não reduz a quantidade de proteção disponível para o restante da sociedade. Outro exemplo são os faróis marítimos. São considerados bens não-exclusivos, porque não se pode impedir que um determinado navio utilize o seu serviço (que é a iluminação noturna, auxiliando a navegação costeira). Além disso, quando um navio utiliza esse serviço, não reduz a quantidade de iluminação disponível para os outros navios, sendo o farol, portanto, um bem não-rival. Isto faz com que apareça a figura do carona (também chamado na Microeconomia de free-rider ), ou seja, o indivíduo que não está disposto a pagar pelo uso do bem, mas deseja consumi-lo. O produtor não tem como impedir que os caronas consumam o bem, portanto não tem interesse em produzi-lo, pois não há como impedir o acesso àqueles consumidores que não querem pagar pelo uso do bem. No caso do farol, por exemplo, mesmo que os navios sejam obrigados, por lei, a pagar uma taxa pela utilização dos faróis, é impossível fornecer o serviço apenas àqueles que pagarem por isso; não se pode impedir que outros navios se comportem como free-rider, pegando carona sem pagar pela taxa.

5 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 5 A não-rivalidade colabora ainda mais para o fenômeno do free-rider, pois na medida em que seu consumo não reduz a quantidade do bem ou serviço usufruído pelos demais consumidores, estes não estarão preocupados em estabelecer nenhum tipo de sanção contra o carona. Como resultado extremo, podemos ver uma situação na qual praticamente todos os consumidores desejarão atuar como free-riders. A não-exclusividade e a não-rivalidade fazem com que as empresas percam o interesse em ofertar os bens públicos. Por essa razão, bens públicos são geralmente ofertados pelo Governo. Sua produção deve ser financiada a partir da arrecadação de tributos, portanto de forma compulsória para toda a sociedade. Alguns bens, porém, chamados de bens meritórios, possuem os atributos da exclusividade e da rivalidade, mas também costumam ser ofertados pelo Governo, pois apresentam uma importância social muito grande, e nem sempre o setor privado os oferece de forma satisfatória. Exemplos são a educação, a saúde e o saneamento. Embora o setor privado possa produzi-los, existe o risco de exclusão das camadas sociais de renda mais baixa, razão pela qual o Governo chama para si a responsabilidade de aumentar a oferta de tais bens. c) As Externalidades Externalidades representam os impactos das ações de uma pessoa sobre o bem-estar de outras que não participam da ação. Em outras palavras, são efeitos externos aos mercados. Elas podem ser positivas, quando promovem efeitos benéficos sobre os demais, ou negativas, quando resultam em efeitos nocivos sobre outros agentes. Exemplo de externalidade positiva é a educação, que beneficia a pessoa que se educa e se instrui, mas também beneficia a todos aqueles que desfrutam da presença e das atividades dessa pessoa. Outro exemplo está numa praça, que valoriza os imóveis vizinhos. Exemplos de externalidade negativa são o consumo de cigarros, a utilização de combustível à base de petróleo pelos automóveis, que degrada o ar, e ainda a produção de bens que geram resíduos nocivos ao meio ambiente. As externalidades podem ocorrer na Produção ou no Consumo. O Governo atua mediante impostos e subsídios que interferem na produção e no consumo de certos produtos, visando, conforme o caso, elevar ou reduzir os custos associados a cada atividade, conforme a externalidade seja negativa ou positiva.

6 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 6 Por exemplo, para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera por parte de determinadas indústrias (externalidade negativa na produção) o Governo pode instituir um imposto sobre o volume dessas emissões (também chamado de Imposto de Pigou, em homenagem ao economista Arthur Pigou, um dos pioneiros a cuidar deste assunto dentro da Teoria Econômica). Ao fazer isto, o Governo está forçando as empresas a internalizarem parte dos custos sociais que as mesmas causam à população, devido à degradação ambiental. Outro exemplo: quando o Governo estabelece altos percentuais para os impostos sobre o consumo de cigarros (externalidade negativa no consumo), está tentando fazer com que consumidores deste bem internalizem parte dos custos sociais gerados pela sua ação (fumantes passivos, maior demanda na rede pública de saúde, etc). d) A Informação Assimétrica (ou Informação Imperfeita) No modelo de concorrência perfeita, presume-se que produtores e consumidores têm amplo acesso a todas as informações disponíveis, o que lhe permite maximizar seus resultados, adotando as decisões mais racionais. O que se verifica na prática é que freqüentemente ocorre assimetria de informações, no sentido de que os consumidores não conhecem as reais qualidades e defeitos dos produtos tanto quanto os produtores e, portanto, não dispõem de todas as informações necessárias para um julgamento perfeito dos preços praticados no mercado. Em muitos casos, a limitação de informações pode ser tão grande que induza o consumidor a tomar decisões errôneas. Essa situação leva a uma vantagem dos produtores em relação aos consumidores, o que significa um deslocamento de parte do bem-estar desses últimos para os primeiros. Assim, o Governo intervém no mercado formulando leis que obriguem as empresas a informar convenientemente os consumidores acerca das reais propriedades dos bens ofertados no mercado. O papel do Governo é reduzir a assimetria de informações de modo a fazer com que o sistema econômico seja o mais eficiente possível e gere o máximo de bem-estar para a sociedade.

7 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia Noções de Regulação Econômica Uma das formas modernas de intervenção governamental nos diversos mercados é através da Regulação Econômica. Esta pode ser entendida como um conjunto de regras particulares ou de ações específicas, implementadas por agências governamentais, com o objetivo de interferir no mecanismo de alocação de recursos produtivos feita pelo mercado, alterando as decisões de oferta e demanda de consumidores e produtores. Em outras palavras, o Governo interfere nas regras do jogo do mercado, sempre no sentido de corrigir as falhas de mercado, visando assegurar um alto nível de eficiência econômica. Isto quer dizer que a legislação passa a interferir nas relações particulares entre empresas (produtores) e indivíduos (consumidores). É importante observar que grande parte dos negócios realizados habitualmente no mercado é feita por meio de contratos (por exemplo, contratos de trabalho, de compra e venda, de locação, de prestação de serviços, de empréstimos, etc.) A legislação, por sua vez, trata de definir limites bem claros para que esses contratos sejam considerados válidos. Isso implica dizer que as forças de oferta e de demanda operam livremente, porém dentro de certas restrições legais. Assim, as diversas transações envolvendo bens e serviços apresentarão, além dos custos normais de produção, outros custos de adequação às normais legais, envolvendo a elaboração e cumprimento dos próprios contratos firmados entre os agentes econômicos. São os chamados custos de transação. Se todos os agentes econômicos tivessem acesso à todas as informações acerca dos bens e serviços transacionados (ou seja, se não existisse o fenômeno da informação assimétrica) e se todos confiassem que a outra parte não descumpriria o acerto contratado (ou seja, se não houvesse custos de transação), então todos os recursos produtivos seriam empregados de forma eficiente, não necessitando da interferência do Governo. Teríamos a situação chamada pela Teoria Econômica de alocação eficiente segundo Pareto ou ainda Alocação Ótima de Pareto (em homenagem ao Economista Vilfredo Pareto, que formulou essa tese). Numa situação dessas, os agentes econômicos estariam na melhor situação possível, não sendo possível melhorar o nível de bem estar de um agente sem reduzir o nível de bem estar do outro.

8 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 8 Porém, como sabemos que há informação assimétrica, bem como risco de descumprimento das obrigações pactuadas entre os agentes econômicos, cabe ao Governo estabelecer critérios para validar os contratos, definindo as regras do jogo de mercado, impondo quase sempre limitações a alguns direitos, como o direito de uso, o de cessão e o de alienação. Essas intervenções do Governo restringem a oferta e a demanda num mercado. Exemplos são os preços máximos e mínimos, as restrições à entrada de novos produtores no mercado, a imposição de atendimento aos consumidores de determinada área, a obrigatoriedade da especificação das características dos produtos, a imposição de padrões ambientais no local da produção, etc. Os instrumentos de regulação podem ser genericamente classificados em: Instrumentos de Comando e Controle (C&C), associados a regras particulares, implementadas por agências governamentais especialmente concebidas para esses fins, fazendo uso de regulamentos e sanções; e Incentivos Financeiros (IF), associados a transferências de recursos por meio de impostos e subsídios. É importante ainda observar como a Regulação é empregada também para tratar da falha de mercado conhecida como imperfeições da concorrência. Na concorrência imperfeita as empresas atuam num mercado específico de modo a fixar seus preços acima dos custos marginais de produção. O resultado em termos de eficiência econômica é inferior ao mercado de concorrência perfeita (nesta situação o preço corresponde exatamente ao custo marginal de produção). É possível, em alguns mercados, surgir a figura do Cartel, correspondente a um acordo de fixação de preços entre os produtores participantes do mercado. Uma estrutura de mercado com tais características se afasta da solução competitiva e se aproxima da solução de monopólio, gerando ineficiência econômica. Para que uma situação como essa perdure no tempo, com equilíbrio estável, sem que novas firmas sejam atraídas pelos lucros de monopólio existentes, é necessário que existam barreiras à entrada. As barreiras à entrada correspondem a custos que uma nova empresa, ao entrar neste mercado, teria que arcar, mas que as empresas já participantes do mercado não necessitam

9 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 9 mais incorrer, como por exemplo, o domínio de marcas, patentes, desenhos industriais, direitos de extração de minérios, licenças ambientais, etc... Toda vez que a competição num determinado mercado se afastar do ideal da concorrência perfeita, pendendo mais para o outro extremo, a situação de monopólio, o Governo, através de órgão regulador próprio, deverá impedir e punir condutas que sejam consideradas anticoncorrenciais. No Brasil tal atribuição cabe ao CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, agência responsável pela política de defesa da concorrência, também chamada de política antitruste. Cabe ao CADE zelar pela observância da lei, decidir pela existência de infrações, aplicar as penalidades quando detectar infração e ainda exercer controle dos atos e contratos que possam levar uma empresa a ter posição dominante no mercado, em detrimento das demais. Os principais instrumentos de punição de que o CADE dispõe, caso seja caracterizada infração à ordem econômica, são multas, proibições de contratar com órgãos públicos, inclusive financeiros, exibição pública por meio de divulgação dos atos na imprensa e inclusão no Cadastro de Defesa do Consumidor. Por outro lado, os mercados também falham quando os custos e benefícios de uma transação, para cada agente envolvido, não são explicitamente definidos nos termos do contrato. Nesse caso, correspondente a uma assimetria de informações, os contratos entre os agentes econômicos, mesmo sendo voluntários e respeitando a legislação em vigor, não conduzem ao emprego eficiente dos recursos. Um exemplo clássico na literatura econômica é o do mercado de carros usados, em que os vendedores conhecem melhor as reais condições do veículo que os compradores. Esse é um caso de informação assimétrica que pode se controlada por uma legislação mais ampla, como o Código de Defesa do Consumidor. Em outras situações, a assimetria de informação pode estar associada com outra falha de mercado, exigindo uma regulamentação através de legislação específica, como, por exemplo, é o caso dos planos de saúde. No Brasil há um Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, integrado por órgãos federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, bem como por entidades privadas de defesa do consumidor. A agência governamental encarregada de executar a Política Nacional de Defesa do Consumidor é o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - DPDC, subordinado à Secretaria de Direito Econômico SDE do Ministério da Justiça.

10 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia Aspectos Macroeconômicos da Intervenção Governamental O crescimento do papel do Governo na economia é um fenômeno mundial, que ganhou força, sobretudo, a partir da grande depressão americana nos anos 30, quando surgiram as idéias de Keynes, um dos principais nomes da Macroeconomia. Um dos pilares da economia Keynesiana é o de que as flutuações no nível de atividade econômica (e, portanto, do nível de emprego e da renda) devem ser combatidas pelo Governo, através de uma política fiscal ativa. Daí uma grande importância conferida pelo pensamento Keynesiano à atuação do Governo no sentido de estimular a Demanda Agregada nos períodos de recessão, via gastos públicos. Com o desenvolvimento da Macroeconomia e das teorias no campo das Finanças Públicas, economista americano Richard Musgrave, nos anos 50, identificou as três principais funções exercidas pelo Governo nos tempos modernos: a função alocativa, a função distributiva e a função estabilizadora. Vejamos cada uma delas a seguir: a) Função Alocativa O Governo atua no sentido de fazer ajustamentos na alocação dos recursos produtivos dentro do sistema econômico, ou seja, trata de estimular a produção de bens que o setor privado não tem interesse em produzir, ou o faz em quantidades insuficientes é o caso dos bens públicos e dos bens meritórios. Assim, é o Governo quem toma a iniciativa de construir estradas, barragens, ferrovias, portos, aeroportos, enfim, grandes obras de infra-estrutura que exigem alto investimento e oferecem riscos elevados, mas que são fundamentais para o desenvolvimento futuro do país. Também nessa linha é o Governo quem assume o compromisso de prover a sociedade com certos bens e serviços elementares, tais como Saúde e Educação, cujo custo no setor privado nem sempre é acessível para a grande maioria da população. Isso implica dizer que o Governo realiza, periodicamente, uma série de gastos ou despesas públicas, com o objetivo de realizar obras, investimentos e projetos que influenciam a alocação de recursos no sistema econômico. Para financiar tais despesas, o Governo deve também recorrer a diversas fontes de receitas públicas, na sua maioria de caráter compulsório (tributos e contribuições cobradas de pessoas e de empresas).

11 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 11 b) Função Distributiva Implica na ação do Governo em promover ajustamentos na forma pela qual o sistema econômico distribui a renda gerada entre as pessoas, buscando reduzir as desigualdades sociais e regionais, que não são resolvidas pelo livre jogo de forças de oferta e demanda, e em certas situações são até mesmo agravadas pelo mercado. O Governo faz estes ajustamentos através da sua política tributária, criando impostos progressivos sobre a renda, e através de sua política de gastos, realizando transferências para a população mais carente, por meio dos diversos programas sociais. A própria construção de escolas e hospitais públicos acaba se constituindo, também, numa forma de se fazer essa redistribuição de renda, dos mais favorecidos para as camadas mais pobres da sociedade, na medida em que são coletados grande volume de recursos junto às camadas mais ricas, e posteriormente são disponibilizados uma gama maior de serviços públicos, utilizados com mais intensidade pelas pessoas de renda mais baixa. c) Função Estabilizadora Cabe ao Governo zelar pela estabilidade das relações econômicas, assumindo um papel de monitoramento da conjuntura, notadamente sobre os índices de inflação e desemprego. O Governo é o responsável pelo gerenciamento macroeconômico, seja tomando medidas expansionistas, quando é necessário aumentar o nível da atividade econômica, seja também no sentido de conter a demanda por bens e serviços, quando há uma necessidade de reduzir a intensidade da inflação. Também no exercício desta função o Governo pode alterar seus níveis de gasto público, realizando maiores compras, quando deseja expandir o nível de atividade econômica, ou reduzindo seus gastos, quando quer provocar uma redução no nível geral da economia. Assim, a atuação estatal tem um papel crucial na própria administração do sistema econômico. A participação do Governo no PIB Produto Interno Bruto dos principais países do mundo tem crescido consideravelmente, principalmente após a segunda guerra mundial. Diante do peso relativo do Governo na produção e demanda por bens e serviços, coloca-se como uma condição fundamental para o bom funcionamento da economia que a gestão dos recursos públicos seja feita da forma mais eficiente possível.

12 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 12 É nesse ponto que entra o papel do Orçamento Público. Constitui-se o mesmo no instrumento básico de gestão das finanças públicas, na medida em integra o planejamento das atividades a serem executadas pelo Governo, as formas de obtenção dos recursos necessários à execução dessas atividades, e os meios pelos quais esses recursos serão gastos. Assim, o orçamento público apóia-se no seguinte tripé: A Receita Pública representa os ingressos de recursos que entrarão para os cofres públicos, servindo para financiar as atividades estatais; A Despesa Pública representa a aplicação desses recursos, ou seja, de que forma o Governo irá gastar os recursos arrecadados, obtidos junto à sociedade, quando estiver executando suas ações; A Dívida Pública representa os compromissos assumidos pelo Governo no passado, perante a sociedade, e que deverão ser de alguma financiados pela obtenção de novos recursos no futuro. A equação fundamental no âmbito da Gestão Fiscal, ou seja, da gestão das finanças públicas, é a seguinte: Resultado = Receita Despesa A situação ideal é aquela em que o Governo apresente um resultado igual a zero, ou seja, o montante de recursos arrecadados pela sociedade (Receita) seja integralmente utilizado em ações que beneficiem a própria sociedade (Despesa). Assim, podemos ter as seguintes situações: Receita < Despesa -> Aconteceu Déficit Fiscal, isto é, faltaram recursos, levando o Governo a recorrer a empréstimos para financiar parte de suas despesas. Essa situação leva a um aumento da Dívida Pública. Receita = Despesa -> Situação de Equilíbrio Fiscal, isto é, todo o montante de impostos e contribuições feitas pela sociedade ao Governo (incluindo-se os demais tipos de receitas públicas) foi plenamente aplicado no desempenho das funções públicas.

13 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 13 Receita > Despesa -> Houve Superávit Fiscal, ou seja, sobraram recursos, que poderão ser utilizados em períodos futuros, ou ainda, para uma redução da Dívida Pública. É importante observar que Receitas, Despesas, Déficit e Dívida Pública são variáveis que interferem no funcionamento da economia no nível macro. Receitas Públicas As Receitas Tributárias representam a parcela mais significativa dos recursos que possibilitam o funcionamento do Governo. Utiliza-se a expressão Sistema Tributário como referência ao conjunto de tributos em vigor em um determinado período de tempo, incidentes sobre os contribuintes. A montagem do sistema tributário numa economia deve observar certos fundamentos. Os economistas apontam alguns princípios genéricos, que devem orientar a elaboração de um Sistema Tributário, o qual deve ajudar a sociedade no seu objetivo de alcançar o máximo bem-estar social; tal sistema deve apresentar algumas características básicas, as quais veremos a seguir: Os princípios Teóricos de Tributação a) Neutralidade O planejador governamental deve procurar formular uma estrutura tributária que não gere grandes perdas de eficiência econômica e que não produza grandes distorções dos preços relativos dos diversos bens e serviços, decorrentes dos tributos. O Sistema Tributário deve interferir ao mínimo nas decisões de alocações da economia (exceto quando essa interferência seja desejável, para reduzir desigualdades regionais, por exemplo). b) Simplicidade O sistema deve ser elaborado de forma a viabilizar uma administração ágil e dinâmica, implicando em baixo custo da máquina arrecadadora para o Governo, bem como para o setor privado. A interpretação das regras tributárias deve ser fácil, de modo a não gerar custos adicionais, para os agentes econômicos, relativos à gestão de suas obrigações tributárias.

14 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 14 c) Transparência O sistema tributário deve ser compreensível para os contribuintes, de forma a estimular a contribuição, ou seja, devem ser transparentes para o contribuinte o total que é arrecadado pelo Governo, e o modo como tais recursos são efetivamente aplicados. Aqui entra o papel da prestação de contas periódica feita pelos governantes sobre a destinação dos recursos obtidos com a tributação. d) Equidade Um sistema tributário que se pretenda eqüitativo deve procurar obter de todos os contribuintes uma quota semelhante de sacrifício, porém, tratando os desiguais na justa medida da sua desigualdade. Temos aqui dois aspectos da Equidade: Equidade Horizontal Dar o mesmo tratamento (tributar da mesma forma) indivíduos considerados iguais. Equidade Vertical Diferenciar o tratamento (tributário) para contribuintes que estejam em situação desigual. No que tange à Equidade, nem sempre o Sistema Tributário consegue se aproximar de um modelo que seja considerado socialmente justo. A Equidade não quer dizer tratar todos os contribuintes da mesma maneira, mas sim tratar de modo equivalente aqueles que estejam na mesma situação. Como alcançar esse objetivo de justiça fiscal? Dois critérios têm sido usados: o critério do beneficio e o critério da capacidade de pagamento. Vamos analisar em que consistem os mesmos. O critério do beneficio Por este critério, um sistema tributário pode ser considerado justo se exigir de cada cidadão uma contribuição (ou seja, um sacrifício), proporcional aos benefícios que o mesmo recebe do Governo. Há implícita uma idéia de contraprestação, na forma de benefícios públicos gerados para o contribuinte. Desse modo, para determinar o imposto a ser cobrado de cada indivíduo, seria necessário conhecer a magnitude dos benefícios por ele usufruídos relativamente aos demais contribuintes. Ou, em outros termos, o montante de seu "consumo" de bens e serviços públicos relativamente à oferta total de tais bens.

15 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 15 Essa abordagem apresenta alguns problemas. Em primeiro lugar, muitas vezes vai haver uma dificuldade operacional, no sentido de quantificar o montante de benefícios distribuídos para cada indivíduo. Em segundo lugar, existe a tendência de tornar o Sistema Tributário mais injusto, não sendo, portanto, alcançado o ideal da Equidade: na prática, seriam beneficiados com mais intensidade os contribuintes que efetuassem os recolhimentos mais elevados. Isso significa que os contribuintes menos favorecidos, com menor renda, que recolhem menos tributos, tenderiam a ser penalizados com uma disponibilidade menor de serviços públicos. Tal situação agravaria as desigualdades de renda existentes na sociedade. De modo semelhante, regiões mais ricas, portanto com maior nível de recolhimento tributário, tenderiam a receber mais benefícios do Governo, o que significa que regiões mais pobres seriam sempre preteridas. O resultado seria um aprofundamento ainda maior das desigualdades econômicas entre as regiões. Por isso, como regra geral os países seguem o critério da capacidade de pagamento para tentar tornar seus sistemas tributários mais eqüitativos. Vamos analisá-lo agora. O critério da capacidade de pagamento Segundo este critério, a aplicação da eqüidade na formulação do sistema tributário exige que o imposto suportado pelos contribuintes seja diretamente proporcional à sua capacidade de pagamento. Assim, enquanto que pelo critério do Benefício a carga enfrentada pelos contribuintes seria determinada pelo "consumo de bens e serviços públicos", pelo critério da Capacidade de Pagamento seria determinado pela suas rendas individuais, aceitando-se que a renda pessoal constitui uma medida adequada de capacidade de contribuição. Usualmente, a aplicação dos tributos sobre a renda das pessoas tende a se configurar como método mais adequado para atender ao critério da capacidade de pagamento, pelo menos até que seja possível obter formas de tributação do patrimônio de baixo custo e de alta eficiência que garantam incorporar o conjunto da riqueza dos indivíduos na base de cálculo dos impostos.

16 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 16 Questões de Concursos 01 - A poluição pode ser caracterizada como: a) bem público; b) bem escasso; c) bem final; d) bem complementar; e) externalidade. (Agente da PF 2002) - Conceituar regulação não é tarefa fácil. Assim como a noção de serviço público, a de regulação deve levar em conta o tratamento diferenciado imposto por circunstâncias de tempo e de espaço. Isso porque os ordenamentos jurídicos de diferentes Estados, ou do mesmo Estado em diferentes momentos, ou ainda os de unidades federativas de um mesmo Estado, poderão ter, em relação à regulação ou às atividades reguladas, tão diversas visões que não seja possível afirmar a priori que tal ou qual atividade se conforme ou não dentro de sua noção. Corolário lógico dessa realidade, a noção de regulação é naturalmente dependente da forma como o sistema jurídico a contemple, ou seja, é o respectivo sistema jurídico que dirá que gama ou elenco de atividades se incluem no seu âmbito. Pedro Henrique Poli de Figueiredo. Uma contribuição para o conceito de regulação do serviço público no Brasil. In: Marco regulatório, n.º 1 (com adaptações). Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito da regulação de mercados Regulação de mercados poderia ser definida como o conjunto de ações públicas que busca melhorar a eficiência da alocação dos recursos no mercado, ou aumentar o bem-estar social dessa alocação (CERTO ou ERRADO?). 03 A regulação visa criar sistemas de competição em setores que tendem a funcionar sob o regime de monopólios naturais, que provocam a existência de custos fixos importantes, grande proporção de investimentos irreversíveis, gerando barreiras à entrada de novos investidores (CERTO ou ERRADO?). 04 A regulação visa corrigir a ocorrência de externalidades, como contaminação, utilização de recursos naturais e efeitos da poluição (CERTO ou ERRADO?). 05 Um aspecto que não precisa ser contemplado pela regulação é a assimetria de informação, que consiste em o produtor ter mais informação que o consumidor e não a transferir, pois o Estado deve deixar que o mercado encontre seu ponto de equilíbrio (CERTO ou ERRADO?). 06 Uma política adequada de regulação deve ter objetivos claros quantificáveis, tendo presente que regulação não é apenas fixar preço (CERTO ou ERRADO?).

17 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia (Analista de Orçamento/DF) - Por definição, um bem público é: a) um bem privado, porém de uso coletivo; b) aquele que é usado concomitantemente por muitos indivíduos; c) um bem exclusivo do governo, só usado por pequeno número de indivíduos; d) aquele que não pode ser consumido por duas pessoas diferentes; e) Todas são falsas (EPPG/ESAF) - São considerados bens públicos: a) Aqueles que os indivíduos não se mostram propensos a revelar quanto estariam dispostos a pagar por eles, esperando que os outros o façam. b) Aqueles cujo consumo implica em custos que não podem ser repartidos de forma compulsória entre a sociedade. c) Aqueles cujo consumo implica que seus custos sejam repartidos de forma espontânea entre a sociedade. d) Aqueles cujo preço é avaliado pelo mercado. e) Aqueles cujo preço é extremamente baixo e que, portanto, nenhuma firma estaria disposta a oferecê-lo no mercado (BACEN) - Considerando o conceito de externalidades, é correto afirmar que: a) São corrigidas pelo sistema de preços. b) Decorrem do fato de ser impossível que a ação de um agente ou grupo de agentes tenha impactos sobre resultados desejados por outros agentes. c) São sempre negativas, de vez que estão relacionadas com a piora, decorrentes de ação de outros, dos resultados desejados por determinados agentes. d) São sempre positivas, de vez que estão relacionadas com a melhora, decorrentes de ação de outros, dos resultados desejados por determinados agentes. e) São decorrentes do fato de que a ação de um agente ou grupo de agentes pode ter impactos sobre resultados desejados por outros agentes Externalidades negativas, embora incomuns em nosso cotidiano, são objeto de preocupação, havendo necessidade de regulamentação e de agências governamentais especificamente concebidas para esse fim (Certo ou Errado?). 11 O free-rider é a pessoa que usufrui o bem público sem pagar por ele. (Certo ou Errado?) 12 (Escrivão Pol.Civil/PA - CESPE/2006) - Acerca da intervenção do Estado na economia, assinale a opção correta. a) A existência de bens públicos, tais como as escolas públicas e privadas, justifica a presença do Estado na economia. b) Setores econômicos com monopólio natural não justificam por si sós a necessidade de intervenção econômica do Estado. c) A presença de externalidade positiva ou negativa não justifica uma intervenção do Estado na economia. d) O livre funcionamento dos mercados pode ocasionar problemas como inflação e desemprego, o que justifica a necessidade de intervenção do Estado na economia.

18 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia (Escrivão Pol.Civil/PA - CESPE/2006) - Acerca da regulação de mercados, assinale a opção correta. a) A Os principais objetivos da regulação de mercados são o bemestar do consumidor e a melhoria da eficiência alocativa, distributiva e produtiva da indústria envolvida. b) Todo tipo de monopólio natural deve ser coibido pelo regulador a fim de que se promova a concorrência por meio da quebra desse monopólio. c) A prática de preços baixos deve ser incentivada pelo regulador e devem ser utilizados todos os instrumentos necessários para que os preços baixem, independentemente das conseqüências sobre o setor produtivo regulado. d) Cabe ao regulador promover a concorrência entre empresas de um mesmo setor, o que permite a formação de barreiras à entrada de novas empresas no setor em questão Com relação à teoria das finanças públicas, é correto afirmar que: a) Função alocativa é o fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado; b) O princípio da exclusão é aquele que se caracteriza pelo pagamento de um serviço por parte de um indivíduo e que necessariamente implica a exclusão de outro indivíduo; c) Os bens públicos contemplam o princípio da não exclusão; d) Os bens meritórios satisfazem o princípio da exclusão, mas são produzidos pelo Estado; e) Todas as afirmativas estão corretas 15 - (Técnico/MPU) - Quanto às características do setor público, assinale a opção incorreta. a) Segundo a teoria econômica, o setor público exerce três funções básicas: ajustamento da alocação de recursos; ajustamento da distribuição da renda e da riqueza; e estabilização econômica. b) Por intermédio da função de ajustamento da alocação de recursos o setor público objetiva ampliar a oferta de todo bem ou serviço fornecido pelo setor privado a preços fora do alcance de amplas parcelas da população. c) Entre os instrumentos de ajustamento da distribuição da renda e da riqueza incluem-se a tributação e a adequada seleção dos gastos públicos. d) As políticas fiscal e monetária são instrumentos empregados no desempenho da função de estabilização econômica. e) O exercício das funções básicas do governo se efetiva por intermédio da elaboração e execução de sua política orçamentária (AFTN/ESAF) - A função alocativa do Governo está associada a a) Controle da demanda agregada visando amenizar os efeitos sobre o bem-estar social de crises de inflação ou recessão. b) Intervenção do estado na economia, para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego. c) Fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. d) Utilização de instrumentos de política fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas. e) Implementação de uma estrutura tarifária progressiva.

19 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 19 (Assessor Legislativo da Câmara dos Deputados) - Julgue os itens seguintes. Segundo a teoria econômica, o setor público exerce algumas funções básicas, podendo-se afirmar que: 17 O setor público exerce as funções alocativa, distributiva e estabilizadora (CERTO ou ERRADO?). 18 A função distributiva tem como objetivo reduzir o consumo das classes altas, priorizando o investimento (CERTO ou ERRADO?). 19 Políticas fiscais e monetárias são instrumentos para o desempenho da função estabilizadora (CERTO ou ERRADO?). 20 A função alocativa tem como um de seus objetivos a ampliação da oferta de bens públicos (CERTO ou ERRADO?).

20 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 20 Gabarito 01 - E 02 CERTO 03 CERTO 04 CERTO 05 ERRADO 06 CERTO 07 - B 08 - A 09 - E 10 - E 11 CERTO 12 D 13 A 14 - E 15 - B 16 - C 17 CERTO 18 ERRADO 19 CERTO 20 CERTO

21 Rede de Ensino LFG Curso Preparatório para Agente da Polícia Federal - Noções de Economia 21 Bibliografia Complementar BENEVIDES, Diva e GREMAUD, A. Manual de Economia dos Professores da USP. Ed. Saraiva. GARÓFALO, Gilson de Lima, Análise Microeconômica. Ed. Atlas. GIAMBIAGI, Fábio. Finanças Públicas. Ed. Campus. MANKIW, Gregory. Introdução à Economia. Ed. Campus. PINDICK, Robert S. e RUBINFIELD, Daniel L. Microeconomia, Ed. Prentice Hall. RESENDE, Fernando. Finanças Públicas. Ed. Atlas. STIGLITZ, Joseph. Introdução à Microeconomia. Ed. Campus. SOUZA, Nali de Jesus de, Curso de Economia. Ed. Atlas. VARIAN, Hal. Microeconomia. Ed. Campus. VASCONCELLOS, Marco Antonio S. Economia: Micro e Macro Ed. Atlas. VASCONCELOS, Marco Antonio S. e OLIVEIRA, Roberto G. Manual de Microeconomia. Ed. Atlas. VICENCONTI, Paulo. Introdução à Economia. Ed. Frase.

Economia. Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos,

Economia. Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos, Economia Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos, Comércio Internacional Objetivos Apresentar o papel da taxa de câmbio na alteração da economia. Iniciar nas noções

Leia mais

Legislação aplicada às comunicações

Legislação aplicada às comunicações Legislação aplicada às comunicações Fundamentos de competição Carlos Baigorri Brasília, março de 2015 Objetivo Conhecer os principais conceitos envolvidos na regulação econômica: Oferta e demanda Teoremas

Leia mais

Aula 8. Política Fiscal: déficit e dívida pública

Aula 8. Política Fiscal: déficit e dívida pública Aula 8 Política Fiscal: déficit e dívida pública O Crescimento da Participação do Setor Público na Atividade Econômica Crescimento da renda per capita - gera um aumento da demanda de bens e serviços públicos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO PÚBLICO Atualizado em 16/10/2015 ORÇAMENTO PÚBLICO O orçamento anual da União é composto pelos orçamentos: Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento

Leia mais

Finanças Públicas. Aula 1

Finanças Públicas. Aula 1 Finanças Públicas Aula 1 Finanças Públicas Teoria do bem estar social Finanças Públicas Conceito de ponto Ótimo de Pareto Finanças Públicas As Falhas de mercado Falhas de mercado Existência de Bens públicos

Leia mais

LISTA 5A. Conceitos importantes: 1) Determinantes da produção e da produtividade de um país 2) Financiamento do investimento: poupança

LISTA 5A. Conceitos importantes: 1) Determinantes da produção e da produtividade de um país 2) Financiamento do investimento: poupança LISTA 5A Conceitos importantes: 1) Determinantes da produção e da produtividade de um país 2) Financiamento do investimento: poupança 3) Poupança, crescimento econômico e sistema financeiro 4) Mercado

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE Os custos das instituições Dra Janice Donelles de Castro - Professora do Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de

Leia mais

Cartilha do Orçamento Público

Cartilha do Orçamento Público Cartilha do Orçamento Público O QUE É O ORÇAMENTO? Nós cidadãos comuns, ganhamos e também gastamos dinheiro. Podemos receber dinheiro de uma ou várias fontes: salário, aluguel de imóveis, prestação de

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Este documento fornece a estrutura que B Lab utiliza para avaliar as estratégias fiscais que atendam aos requisitos da Certificação

Leia mais

Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos. Conceito de Déficit e Dívida Pública

Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos. Conceito de Déficit e Dívida Pública Conceito de Déficit e Dívida Pública Correção 9)As operações de mercado aberto envolvem variações nos encaixes compulsórios que os bancos comerciais detêm junto ao Banco Central e, por essa razão, afetam

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA

FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA O que a macroeconomia analisa? Analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados como: renda, produto nacional, nível geral de preços, nível

Leia mais

Comentários e Recursos da prova de Economia e Finanças Públicas para Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Comentários e Recursos da prova de Economia e Finanças Públicas para Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Comentários e Recursos da prova de Economia e Finanças Públicas para Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Olá, pessoal! Analisando a prova (prova 1, tipo 003), pude concluir que a banca foi bastante

Leia mais

Direito Tributário Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 1

Direito Tributário Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 1 Direito Tributário Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 1 ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO O Estado desenvolve atividades políticas, econômicas, sociais, administrativas, financeiras, educacionais, policiais,

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Instrumentos Econômicos de Gestão Ambiental. Subsídio Ambiental

Instrumentos Econômicos de Gestão Ambiental. Subsídio Ambiental Instrumentos Econômicos de Gestão Ambiental Subsídio Ambiental Acabamos de perceber que um tributo sobre emissões funciona como se estivéssemos estabelecendo um preço pelo uso do patrimônio ambiental que

Leia mais

www.estrategiaconcursos.com.br Página 1 de 8

www.estrategiaconcursos.com.br Página 1 de 8 Comentários Macroeconomia (Área 3) Olá Pessoal. O que acharam da prova do BACEN? E especificamente em relação à macro (área 3)? A prova foi complexa? Sim! A complexidade foi acima do esperado? Não! Particularmente,

Leia mais

QUESTÕES DE AFO E CONTABILIDADE PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO CONTABILIDADE - STM/2011 ÚLTIMA PARTE

QUESTÕES DE AFO E CONTABILIDADE PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO CONTABILIDADE - STM/2011 ÚLTIMA PARTE QUESTÕES DE AFO E CONTABILIDADE PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO CONTABILIDADE - STM/2011 ÚLTIMA PARTE Prezado internauta e estudante do Ponto dos Concursos! Desejo a todos uma mente ILUMINADA e que tenham

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA RESUMIDA on line http://www.grupoempresarial.adm.br 8/5/2014 21:32 Página 1 de 12 PARTE 1 / ASPECTOS TEÓRICOS INICIAIS Conteúdo sinótico 1. Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade

Leia mais

SUPER CURSO DE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS E SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL SIMULADO 01 - BACEN e CMN Professor: Tiago Zanolla

SUPER CURSO DE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS E SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL SIMULADO 01 - BACEN e CMN Professor: Tiago Zanolla SIMULADO Conhecimentos Bancários e SFN QUESTÃO 01 (INÉDITA TZ 2013) Considerando o Sistema Financeiro Nacional, assinale a única alternativa que traz a correta correlação de itens: 1. Funding 2. Spread

Leia mais

Polícia Federal Concurso de 2009 (Cespe/UnB) Informática

Polícia Federal Concurso de 2009 (Cespe/UnB) Informática Polícia Federal Concurso de 2009 (Cespe/UnB) Informática Julgue os itens subsequentes, a respeito de Internet e intranet. 1 As intranets, por serem redes com acesso restrito aos usuários de empresas, não

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Sociedade no Acompanhamento da Parceria para. Governo Aberto. material de discussão. artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21

Sociedade no Acompanhamento da Parceria para. Governo Aberto. material de discussão. artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21 Sociedade no Acompanhamento da Parceria para Governo Aberto material de discussão artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21 discussão sobre modelo de governança para a parceria para governo aberto no brasil

Leia mais

Uma estratégia para sustentabilidade da dívida pública J OSÉ L UÍS O REIRO E L UIZ F ERNANDO DE P AULA

Uma estratégia para sustentabilidade da dívida pública J OSÉ L UÍS O REIRO E L UIZ F ERNANDO DE P AULA Uma estratégia para sustentabilidade da dívida pública J OSÉ L UÍS O REIRO E L UIZ F ERNANDO DE P AULA As escolhas em termos de política econômica se dão em termos de trade-offs, sendo o mais famoso o

Leia mais

AJUSTE COMPLEMENTAR ENTRE O BRASIL E CEPAL/ILPES POLÍTICAS PARA GESTÃO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS CURSO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE PROJETOS

AJUSTE COMPLEMENTAR ENTRE O BRASIL E CEPAL/ILPES POLÍTICAS PARA GESTÃO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS CURSO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE PROJETOS Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos AJUSTE COMPLEMENTAR ENTRE O BRASIL E CEPAL/ILPES POLÍTICAS PARA GESTÃO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS CURSO

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência de benefícios, incentivos fiscais ou financeiros instituídos

Leia mais

LANCASTER, Kelvin A Economia Moderna. Teoria e Aplicações. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1979.

LANCASTER, Kelvin A Economia Moderna. Teoria e Aplicações. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1979. Economia de Mercado Módulo 10 A ESTRUTURA DO MERCADO OBJETIVO: Desde o surgimento de uma sociedade de mercado, o sistema econômico caracterizava se por um grande número de pequenas empresas. No entanto,

Leia mais

Painel 1: "Reforma Tributária e justiça fiscal Prof. JOÃO MÁRIO DE FRANÇA Coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC)

Painel 1: Reforma Tributária e justiça fiscal Prof. JOÃO MÁRIO DE FRANÇA Coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC) Painel 1: "Reforma Tributária e justiça fiscal Prof. JOÃO MÁRIO DE FRANÇA Coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC) - REFORMA TRIBUTÁRIA: Competitividade, equidade e equilíbrio federativo.

Leia mais

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O presente trabalho trata do seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com especial enfoque

Leia mais

Aula 1 Contextualização

Aula 1 Contextualização Economia e Mercado Aula 1 Contextualização Prof. Me. Ciro Burgos Importância do estudo da Ciência Econômica e da organização dos mercados Impacto na sociedade Instrumentalização Tomada de decisão empresarial

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE MELHORES PRÁTICAS DA OCDE PARA A TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA INTRODUÇÃO A relação entre a boa governança e melhores resultados econômicos e sociais é cada vez mais reconhecida. A transparência abertura

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 (Do Sr. Eliseu Padilha) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 (Do Sr. Eliseu Padilha) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 (Do Sr. Eliseu Padilha) Institui o Programa de Estímulo ao Terceiro Setor, o Fundo Nacional de Estímulo ao Terceiro Setor e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Oportunidades e Riscos

Oportunidades e Riscos 2.4b INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. 1 MOTIVOS (ou VANTAGENS)

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

ELABORAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS AULA 01: CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS A PROJETOS TÓPICO 04: NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 1.14 NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Leia mais

GRATUITO CURSO COMPLETO DO SUS 17 AULAS 500 QUESTÕES COMENTADAS. Professor Rômulo Passos Aula 09

GRATUITO CURSO COMPLETO DO SUS 17 AULAS 500 QUESTÕES COMENTADAS. Professor Rômulo Passos Aula 09 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO CURSO COMPLETO DO SUS 17 AULAS 500 QUESTÕES COMENTADAS Professor Rômulo Passos Aula 09 Legislação do SUS Completo e Gratuito Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL. Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO

SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL. Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO 1 2 Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a

Leia mais

UNOCHAPECÓ Programação Econômica e Financeira

UNOCHAPECÓ Programação Econômica e Financeira Estruturas de mercado UNOCHAPECÓ Programação Econômica e Financeira Texto para Discussão 1 De acordo com a natureza do mercado em que estão inseridas, as empresas deparam-se com decisões políticas diferentes,

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Prova Escrita de Economia A 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 712/2.ª Fase 15 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

1 Introdução. futuras, que são as relevantes para descontar os fluxos de caixa.

1 Introdução. futuras, que são as relevantes para descontar os fluxos de caixa. 1 Introdução A grande maioria dos bancos centrais tem como principal ferramenta de política monetária a determinação da taxa básica de juros. Essa taxa serve como balizamento para o custo de financiamento

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA

OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA Programa de Voluntariado da Classe Contábil Com o objetivo de incentivar o Contabilista a promover trabalhos sociais e, dessa forma, auxiliar

Leia mais

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS ANACLETO G. 1 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem a finalidade de apuração dos resultados aplicados pelos

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

Regulação em Projetos Transnacionais de Infraestrutura Aspectos Econômicos. Arthur Barrionuevo FGV - Escolas de Administração e Direito

Regulação em Projetos Transnacionais de Infraestrutura Aspectos Econômicos. Arthur Barrionuevo FGV - Escolas de Administração e Direito Regulação em Projetos Transnacionais de Infraestrutura Aspectos Econômicos Arthur Barrionuevo FGV - Escolas de Administração e Direito Introdução Infraestrutura Características da Infraestrutura Projetos

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ]

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ] 01 - Q223454A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração

Leia mais

Introdução à Administração Financeira

Introdução à Administração Financeira Introdução à Administração Financeira Conceitos Introdutórios e Revisão de alguns elementos e conceitos essenciais à Administração Financeira Introdução à Administração Financeira Administração: é a ciência

Leia mais

NOTA JURÍDICA CONASEMS n. 014 NÚCLEO DE DIREITO SANITÁRIO

NOTA JURÍDICA CONASEMS n. 014 NÚCLEO DE DIREITO SANITÁRIO ASSUNTO: DEFINIÇÃO DO QUE SEJAM AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE. DESNECESSIDADE DE NOVA REGULAMENTAÇÃO. ART. 200 DA CF E ART. 6º DA LEI 8.080/90. Desde o ano 2000, quando foi promulgada a Emenda Constitucional

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA. PROJETO DE LEI No 451, DE 2011

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA. PROJETO DE LEI No 451, DE 2011 COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI No 451, DE 2011 Institui o Programa Nacional de Apoio à Assistência Social PRONAS e dá outras providências. Autor: Deputado THIAGO PEIXOTO Relator:

Leia mais

PROJETO FORÇA PARA O RIO GRANDE DO SUL

PROJETO FORÇA PARA O RIO GRANDE DO SUL PROJETO FORÇA PARA O RIO GRANDE DO SUL PROJETO FORÇA PARA O RIO GRANDE DO SUL, EMENDA AO PROJETO 1. RENÚNCIA FISCAL: Verificar quais são as empresas que possuem o benefício, fazer levantamento, ex. GM,

Leia mais

Tropa de Elite-PF Economia Módulo 4 - Questões Otacílio Araújo

Tropa de Elite-PF Economia Módulo 4 - Questões Otacílio Araújo Tropa de Elite-PF Economia Módulo 4 - Questões Otacílio Araújo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. (CESPE/UnB/ECB/ 2011) Acerca de déficit e superávit público

Leia mais

LEI Nº 1047/2012. O Prefeito do Município de Pinhalão, Estado do Paraná. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 1047/2012. O Prefeito do Município de Pinhalão, Estado do Paraná. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu, sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1047/2012 O Prefeito do Município de Pinhalão,. SÚMULA: Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2013 e dá outras providências. Faço saber que a Câmara Municipal decreta, e eu,

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico As competências constitucionais Competência para prestação de serviços públicos locais (CF, art. 30) Compete aos Municípios:... V - organizar e

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

O ORÇAMENTO PÚBLICO AO ALCANCE DO CIDADÃO

O ORÇAMENTO PÚBLICO AO ALCANCE DO CIDADÃO O ORÇAMENTO PÚBLICO AO ALCANCE DO CIDADÃO Denise Rocha Assessora de Política Fiscal e Orçamentária São Luís - MA 23 a 27 de agosto de 2004 1ª ETAPA - ENTENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO A importância do orçamento

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO PREÇO NA EMPRESA

DETERMINAÇÃO DO PREÇO NA EMPRESA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO - DEPE CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL

Leia mais

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM 1 AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM De acordo com uma pesquisa realizada em Brasília, conforme consta em reportagem publicada pelo jornalista Luis Bissigo,

Leia mais

4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas

4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas 1. Aplicação 1 - As instituições financeiras, as demais

Leia mais

O presente caso pretende ser usado para elucidar os questionamentos quanto a dedutibilidade de despesas operacionais de acordo com o exposto.

O presente caso pretende ser usado para elucidar os questionamentos quanto a dedutibilidade de despesas operacionais de acordo com o exposto. 1 INTRODUÇÃO O presente caso pretende ser usado para elucidar os questionamentos quanto a dedutibilidade de despesas operacionais de acordo com o exposto. Através de um levantamento na legislação que trata

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Introdução: Boas Práticas

Introdução: Boas Práticas Introdução: O presente Guia, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas ABEP tem por objetivo apresentar e orientar os profissionais responsáveis pela realização de pesquisas de mercado

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas PROVA 712/12 Págs. Duração da prova: 120

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

Capítulo 1: Introdução à Economia

Capítulo 1: Introdução à Economia Capítulo 1: Introdução à Economia Conceito de Economia Problemas Econômicos Fundamentais Sistemas Econômicos Curva (Fronteira de Possibilidades de Produção. Conceito de Custos de Oportunidade Análise Positiva

Leia mais

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32 There are no translations available. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão A concessão Por que o governo resolveu fazer a concessão? Nos

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação:

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 32 O Conselho Estadual de Educação é órgão colegiado

Leia mais

Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil

Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil Julho de 2005 Risco Macroeconômico 2 Introdução: Risco Financeiro e Macroeconômico Um dos conceitos fundamentais na área financeira é o de risco, que normalmente

Leia mais

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública MINISTERIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública Banco de Dados/Roteiro

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP Índice 1. As quatro fases do PCP...3 1.1. Projeto de produção... 3 1.2. Coleta de informações... 5 1.3. Relação despesas/vendas...

Leia mais

Atividade Financeira do Estado

Atividade Financeira do Estado Atividade Financeira do Estado O Estado desenvolve atividades políticas, econômicas, sociais, administrativas, financeiras, educacionais, policiais, com a finalidade de regular a vida humana na sociedade,

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO

CURSO ON-LINE PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO RESOLUÇÃO DA PROVA DE AFO/MPOG/2008 I PARTE Prezados colegas! O fim do ano de 2008 se aproxima! Porém, em 2008, com crise financeira e tudo mais, houve bastantes concursos. O ano de 2008 praticamente está

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise -

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise - RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - Janeiro de 1998 RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - As empresas, principalmente

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR

PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR Contribuições da Arquitetura e da Engenharia de Projetos para os candidatos ao Governo Federal Agosto de 2010 O Brasil

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 DISCURSO DO MINISTRO NELSON BARBOSA POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE CARGO Senhoras e Senhores, Em primeiro

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais