Agenda Estratégica, Rio Boat Show Projeto Rio Náutico - Agenda Estratégica Rio Boat Show 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agenda Estratégica, Rio Boat Show 2011. Projeto Rio Náutico - Agenda Estratégica Rio Boat Show 2011"

Transcrição

1 Projeto Rio Náutico - Agenda Estratégica Rio Boat Show 2011

2 Escopo Disponibilizar um quadro de recomendações que permita à SEDEIS, ao SEBRAE/RJ e às Partes Interessadas 1, refletirem sobre uma pauta coerente voltada para a criação de um ambiente econômico de classe mundial para o setor náutico no Estado do Rio de Janeiro. Elaborar uma Agenda Positiva, que traduza o pensamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Sociedade Civil e do Empresariado da cadeia produtiva do setor náutico fluminense. 1 Entenda-se da Sociedade Civil e Empresariado envolto na cadeia produtiva do setor náutico fluminense.

3 Agenda Positiva Estabelece de forma concreta os desafios e oportunidades do setor náutico fluminense; Define as grandes metas transformadoras a serem estabelecidas e perseguidas em favor do setor náutico fluminense; Estabelece as prioridades estratégicas para o setor náutico fluminense e permite um acompanhamento do desenvolvimento econômico deste setor; Chama a atenção para a importância de um enfrentamento positivo dos entraves que podem estar inibindo a conversão do setor náutico fluminense em um setor competitivo em classe mundial.

4 Modelo Mental e Elos da Cadeia Produtiva (i) cadeia produtiva inbound representando a indústria de construção, comercialização, reparo e assistência técnica de embarcações para esporte e lazer. (ii) infra-estrutura representando as marinas, as instalações náuticas e os contornos regulatórios que as envolvem. (iii) a cadeia produtiva outbound e a demanda representando os operadores aquaviários, os chartes, os operadores de turismo náutico e a própria demanda sob a forma de usuários finais.

5 Justificativas e Direcionamento do SEBRAE/RJ na atuação junto a setores econômicos relevantes Cenário caracterizado pela estabilidade financeira e pelas perspectivas de crescimento econômico, constitui uma oportunidade para o Estado do Rio de Janeiro colocar as micro e pequenas empresas no centro da agenda nacional e internacional de desenvolvimento; Isto nos leva à missão institucional do SEBRAE: Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo; Apenas algumas diretrizes para cumprimento da missão:

6 Metodologia do Projeto Rio Náutico - Agenda Estratégica O conector 1 compreendeu remessa ou aplicação de questionários em grupos focais, reuniões de grupo focais, entrevistas em profundidade e visitas à instalações náuticas, com consequente tabulação e análise de dados.

7 Metodologia do Projeto Rio Náutico - Agenda Estratégica

8 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense

9 Construção de Embarcações de Esporte e Recreio e Infra-Estrutura Náutica Breve Caracterização dos Impactos Econômicos Produção nacional de embarcações/ano com 15,5% de share para o Estado do Rio 27,7% da infraestrutura náutica nacional está alocado no Estado do Rio Diferimento do ICMS no Rio é uma plataforma para conversão de MPEs de setores próximos em fornecedores náuticos de 1ª e 2ª camada Média de 7,4 empregos diretos e indiretos por cada embarcação produzida Estruturas de apoio localizadas nas regiões litorâneas, fixando a população onde há carência de alternativas emprego e renda O momento do Rio pode acelerar a captação de grande parte dos US$ 800mi de consumo anual na cadeia náutica nacional

10 Locacional de Marinas e Clubes Náuticos (Angra e Paraty)

11 Locacional de Marinas e Clubes Náuticos (Búzios e Cabo Frio)

12 Locacional de Marinas e Clubes Náuticos (Rio de Janeiro)

13 Draft dos Elos da Cadeia Produtiva Potencial de conversão de MPEs presentes nos APLS priorizados pela SEDEIS em fornecedores de 1ª e 2ª camada (ex: Ferragens Guarda Mancebo, Corrimão. Escada de Popa, etc.)

14 Draft dos Elos da Cadeia Produtiva

15 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Balança Comercial, em US$ MM (Rio de Janeiro, Jan.2008 Jan.2011) Razoável movimentação de estoque remanescente vindo do Exterior... Fonte: Autores, a partir de Aliceweb/MDIC, 2011.

16 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Principal motivo para quem NUNCA exportou: OBS: gráfico de frequência não plotado em histograma.

17 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Destinação média do orçamento da empresa para P&D com recursos próprios : 01 único outlier com 15% do orçamento anual em P&D Obteve recursos de subvenção econômica para projeto com ênfase em inovação tecnológica (últimos 3 anos): Apenas 27% das empresas no quartil máximo (Acima de 2,01% do orçamento anual em P&D)

18 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Situação do mercado fornecedor de insumos e matéria-prima que atendem aos construtores de barcos e implementos (i) Mercado está normal, em regime de livre concorrência. (ii) Mercado está fornecedor, ou seja, pouco favorável aos construtores de barcos e implementos, com fornecedores pouco abertos a flexibilização, negociação, etc. (iii) Mercado está comprador, ou seja, favorável aos constru-tores de barcos e implementos.

19 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Itens críticos de suprimento praticamente centralizados (fornecedores são praticamente únicos e exclusivos no mercado) OBS: Outros incluem mantas e tecidos.

20 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Itens de suprimento precisam ser IMPORTADOS ou Comprados EM OUTROS ES- TADOS: OBS: Outros incluem mantas e tecidos, componentes para montagem de Deck e fibra de carbono.

21 Pressão sobre capital de giro Agenda Estratégica, Rio Boat Show 2011 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Barreiras impostas pelos fornecedores centralizados (fornecedores são praticamente únicos e exclusivos no mercado)?

22 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Produto embarcação mais rentável no mercado: OBS: gráfico de frequência não plotado em histograma.

23 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva inbound) Acessório mais rentável no mercado: OBS: Outros incluem motores importados.

24 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (infra-estrutura) Conhece a certificação Blue Flag de praias e marinas? Se conhece o Blue Flag, mas ainda não buscou a certificação, as razões seriam:

25 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (infra-estrutura) Se houvesse uma linha de crédito específica para investimento em equipamentos e bens para revitalização ou modernização de marinas, qual seria sua prioridade de uso do crédito? (i) (ii) (i) Aquisição de guindastes, carretas e equipamentos de limpeza e abastecimento. (ii) Implantar novos galpões cobertos ampliando número de vagas na marina. OBS: gráfico de frequência não plotado em histograma.

26 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (infra-estrutura) Qual segmento do setor náutico emprega mais em sua região? OBS: gráfico de frequência não plotado em histograma. Não inclui segmento inbound.

27 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (infra-estrutura) Como é, em relação a qualidade, a formação desta mão-de-obra especializada que atende o setor náutico da região? Regular 16,0% Ruim 17,0% (i) Inexistente 67,0% (i) Inexistente, o treinamento acaba sendo on the job. MOC e Arrais deveriam ter ênfase essencialmente prática. Conteúdo programático do que é ofertado ainda requer reciclagem.

28 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (infra-estrutura) A quantidade de mão-de-obra especializada disponível na região atende o mercado: De maneira satisfatória : 0% De maneira insatisfatória : 100% Nota: Tendência de Déficit de mão-de-obra de Condutores náuticos profissionais entre a segunda metade de 2012 e o primeiro semestre de 2013.

29 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (infra-estrutura) Distorção Conceitual na Aplicação do IPI no Setor Náutico OBS: Alíquota diferenciada apenas no caso de incorporação do equipamento náutico no ativo imobilizado de empresas de turismo. Aplicável apenas sobre barcos a vela e barcos a motor exceto com motor fora-de-borda.

30 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva outbound) Rotas/circuitos náuticos mais explorados (por ordem de importância): Por quê são os mais explorados? 8% 9% 17% Mais viável economicamente Muita procura 8% Maior infraestrutura (Restaurantes, Vestiários, Banheiros) Facilidade do plano de navegação 58% Mais acessível do ponto de vista logístico

31 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva outbound) Rotas/circuitos náuticos menos explorados (por ordem de importância): OBS: gráfico de frequência não plotado em histograma.

32 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva outbound) O que torna estes circuitos pouco explorados? Áreas com berçário natural, algas, corais ou defeso de pesca OBS: gráfico de frequência não plotado em histograma.

33 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva outbound) Quais eventos náuticos você gostaria de ver prioritariamente em sua região? (i) (ii) (iii) (i) Workshops sobre clima-meteorologia e regras de segurança em navegação. (ii) Reunião de cruzeiros temáticos (cruzeiros pela paz, cruzeiros pela solidariedade, etc.) (iii) Eventos de lançamento de moda náutica.

34 Visão Geral do Setor Náutico Fluminense (cadeia produtiva outbound) Quais as embarcações que mais circulam e buscam abrigo em sua região? (i) (i) Bote de casco rígido e semi-rígido. OBS: gráfico de frequência não plotado em histograma. Jets e Hovercrafts não atingiram frequência mínima.

35 Lógica dos Temas Estratégicos A adoção de Temas Estratégicos visa facilitar as tentativas de aproveitamento de oportunidades para um salto em temas específicos que, eventualmente, podem se converter em programas e planos de trabalho a serem desenvolvidos pelas Partes Interessadas. O fato de os Temas Estratégicos gerarem Pontos Focais a serem considerados em uma ampla agenda setorial a ser iniciada na edição 2011 da Rio Boat Show, reflete um importante pressuposto, o de que o sucesso de qualquer programa ou plano de trabalho em prol do setor náutico fluminense não depende exclusivamente das iniciativas da SEDEIS e do SEBRAE/RJ. O sucesso almejado depende acima de tudo de um sistema de valores que congregue (i) vontade de se relacionar e (ii) vontade de se trabalhar de modo articulado por sobre os desafios apresentados na Agenda.

36 Temas Estratégicos

37 T.1.1 TEMA ESTRATÉGICO: INSTALAÇÕES NÁUTICAS E FACILIDADES LOGÍSTICAS Turistas náuticos esperam encontrar no destino, facilidades logísticas para suprir necessidades específicas dos meios náuticos. Vagas para estadia, rampas de acesso ao mar, atracadouro, Forklifts, oficinas para pequenos reparos, abastecimento de água, combustível e energia elétrica (enquanto atracado), loja de peças e acessórios náuticos etc. Para a escolha do destino da viagem, alguns pontos importantes do ponto de vista das instalações de apoio são considerados pelo turista náutico, como: i. Oferta de infra-estrutura e serviços de qualidade (marinas); ii. Conservação do meio ambiente; iii. Segurança; iv. Divulgação das facilidades náuticas no destino. Rampas públicas de acesso direto ao mar são recursos procurados por quem não tem vínculos com Clubes Náuticos ou não podem arcar com custos do uso de marinas. PONTOS FOCAIS Facilidades Logísticas: Dotar o litoral de instalações provedoras de sistemas de cobertura por rádio-bases e postos de abastecimento de combustível, garantindo a segurança da navegação. Rampas: Acessos ao mar por rampas públicas é um meio de inclusão náutica a uma camada turística de menor poder aquisitivo. São Sebastião: Criação de Pólo Náutico revitalizando e viabilizando área para acomodação de novos investidores. ESTRATEGIA E FORESIGHT A instalação de facilidades logísticas e de rampas ao longo das praias e orla poderá compor, juntamente com a redução dos custos de produção de embarcações, um processo de Inclusão Náutica para integrar ao meio uma camada da população com menor poder aquisitivo.

38 T.1.2 TEMA ESTRATÉGICO: CONTORNOS REGULATÓRIOS Possuindo um litoral de quilômetros de extensão, lagos, clima ameno, ilhas, rios navegáveis, excelentes condições marítimas e ausência de fenômenos naturais, como furacões, o Brasil não aproveita seu grande potencial para o Turismo Náutico. Vem crescendo o número de barcos estrangeiros a circularem por águas brasileiras, muitos atraídos pelo poder da divulgação no marketing de rede, onde as belezas naturais existentes ao longo do litoral, a navegação tranqüila e o fim da lei que inibia a vinda dos turistas para o Brasil são alardeados pelos próprios navegantes. PONTOS FOCAIS Book Brasil Náutico Legal (passo a passo da legalização de embarcações): A legislação existente não trata especificamente do Turismo Náutico, os assuntos relacionados às atividades náuticas estão inseridos na legislação sobre temas associados. A cadeia produtiva náutica precisa ser compreendida como atividade de caráter e de interesse social, e seus ativos (embarcações, marinas e iate clubes, piers de atracação e garagens náuticas) classificados como bens de geração de serviços. ESTRATEGIA E FORESIGHT A cadeia produtiva náutica precisa ser compreendida como atividade de caráter e de interesse social e para tanto, merece uma legislação própria. SPU: Diligenciar para obter alteração na metodologia de cálculo das taxas de uso de águas públicas para instalações de apoio náutico.

39 T.2.1 TEMA ESTRATÉGICO: ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO SETOR NÁUTICO FLUMINENSE OUTLOOK ANUAL O ambiente competitivo no qual se insere o setor náutico fluminense eleva a neces-sidade de informações precisas e consistentes sobre esta indústria, seja para fins de tomada de decisão empresarial ou institucional. No entanto, os dados relativos ao desempenho do setor náutico no Estado do Rio de Janeiro costumam ser produzidos com metodologias e conceitos diferentes, difi-cultando o processo de caracterização da cadeia produtiva náutica como um todo. A articulação institucional atual foi capaz de produzir estudos altamente qualificados nos últimos anos (ACOBAR, 2005 e MTUR, 2010 ), mas ainda carece de uma rotina capaz de fornecer dados básicos com consistência e periodicidade regular. PONTOS FOCAIS Gargalo estrutural de informações setoriais: O levantamento de informações setoriais básicas acaba sendo realizado a partir de aproximações, oriundo de iniciativas justas, porém isoladas e por vezes pontuais. Convém conceber e implantar um sistema de informação sobre o setor náutico fluminense, atenuando o atual gargalo estrutural de dados e informações. Legitimidade do sistema de informações setoriais: Concebido um sistema de informação sobre o setor náutico fluminense, cabe assegurar legitimidade e confiabilidade dos dados através de convênios com o IBGE e entidades congêneres, sejam públicas ou privadas. ESTRATEGIA E FORESIGHT Estabelecer uma rotina capaz de fornecer dados básicos sobre o setor náutico fluminense, com consistência e periodicidade regular

40 T.2.2 TEMA ESTRATÉGICO: CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MICRO E PEQUENOS FORNECEDORES NÁUTICOS A lógica de desenvolver fornecedores nacionais ainda não atendidos pelo mercado naval nacional pode ser rebatida para o segmento náutico. A despeito da aparente ausência de uma empresa âncora indutora de desenvolvimento, as rotas de desenvolvimento ao setor de embarcações de esporte e recreio podem se assemelhar aquelas empregadas no setor naval, em especial as rotas (i) Tecnologia - voltadas para a promoção do desenvolvimento tecnológico de fornecedores em Processos, Produto e Gestão e (ii) Organização da Demanda voltada para aumento da visibilidade entre os elos da cadeia de barcos e implementos. PONTOS FOCAIS Estruturas de Financiamento: Dotar as empresas da cadeia de barcos e implementos de capacitações voltadas para elaboração de projetos e acesso a tais estruturas, antecede qualquer iniciativa de Capitalização em nível estrutural mais adiantado. Buscar aproximação com Investe-Rio. Tecnologia e Gestão: Acesso a práticas de planejamento, avaliação de desempenho, identificação das prioridades de recursos, definição de indicadores de desempenho e gerenciamento de projetos para a melhoria da competitividade. Adensamento: Dar visibilidade da demanda de embarcações e implementos sob o ponto de vista dos operadores, charters e pontos de venda, de sorte a minimizar formação de imobilizado excessivo na cadeia produtiva. ESTRATEGIA E FORESIGHT Tratar o elo Construtores de Barcos e Implementos como recurso crítico para o Setor Náutico Fluminense. Enfatizar o processo de capacitação deste empresariado visando valorização do produto local e enfrentamento ao movimento de estoque remanescente vindo do Exterior.

41 T.2.3 TEMA ESTRATÉGICO: MOBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA CONSTRUTORES DE BARCOS E IMPLEMENTOS A competitividade do segmento de construção de barcos e implementos guarda relação com um processo de mobilização e formação de mão de obra especializada (laminador, marceneiro, eletricista, mecânico, etc.). Programas mobilizadores podem dar origem a futuras unidades de ensino e de profissionalização voltadas para transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo. PONTOS FOCAIS Prominp Náutico: Aproveitar a experiência da SEDEIS no Prominp - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural com vistas ao desenvolvimento de um programa mobilizador semelhante, capaz de atender às necessidades do segmento de construção de barcos e implementos. ESTRATEGIA E FORESIGHT Desenvolver um programa mobilizador de mão de obra capaz de atender às necessidades do segmento de construção de barcos e implementos..

42 T.2.4 TEMA ESTRATÉGICO: VALORIZAÇÃO DA EMBARCAÇÃO MADE IN BRAZIL E MADE IN RIO O quadro de exportações e importações de alguns produtos náuticos a partir do Estado do Rio de Janeiro, revela uma tendência de desequilíbrio no saldo fluminense, sugerindo (i) presença de algumas barreiras de entrada ao produto fluminense no Exterior e (ii) razoável movimentação de estoque remanescente de produtos estrangeiros, ingressando no Estado do Rio a preços eventualmente depreciados. Este cenário aponta fortemente para a necessidade da valorização do conteúdo local Made in Brazil e Made in Rio. PONTOS FOCAIS Missões Comerciais: Amalgamar demanda e oferta via missões in, recebendo no Estado do Rio, potenciais adquirentes e estimular missões out de acordo com calendário internacional de exposição de embarcações. Divulgar calendário de feiras e missões internacionais e, em casos oportunos, designar uma instituição com credenciais para promover as missões out. Citar setor náutico no rol dos setores relevantes do Estado do Rio Why Brazil, Why Rio: Os argumentos acerca do acabamento, preço competitivo e design arrojado das embarcações fluminenses podem ser ponto de partida para criação de um instrumento semelhante ao Catálogo NAVIPEÇAS com cadastro e exposição em ambiente web dos novos produtos e acessórios Made in Rio por MPEs, bem como das estruturas de construção e reparo vinculadas à ACOBAR. Documentação dos incentivos do Estado do Rio para atração de investimentos de construção náutica incrementam a promoção do conteúdo local fluminense. ESTRATEGIA E FORESIGHT Congregar a cadeia produtiva náutica fluminense em um catálogo web de acesso irrestrito e ressaltar os incentivos estaduais para atuais e novos investidores, em um formato Why Rio

43 T.2.5 TEMA ESTRATÉGICO: INOVAÇÃO Tecnologias portadoras do futuro para o elo Construtores de Barcos e Implementos certamente incluem design e novos materiais. Um dos marcos do enfrentamento a competição internacional reside na questão da inovação voltada para Produto Novo e que no caso do setor náutico passa essencialmente por inovação em materiais. O processo de pesquisa e aproveitamento de novos materiais e o constante acompanhamento sobre o desenvolvimento de novos materiais como Poliestireno, Poliuretano e evoluções diversas do PVC (Poli Cloreto de Vinila) são condição sin equa non para o fortalecimento do produto embarcação Made in Brazil. PONTOS FOCAIS Acesso a Editais de Inovação: Disseminar e monitorar o acesso aos editais de introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços que incorporem aumento de produtividade e modificações no bem-estar social. Rio + Yacht Design: Os fornecedores especializados na área de projetos de embarcações desenvolvem atividades típicas e aptas para aproveitamento dentro da plataforma de ação colaborativa da SEDEIS denominada RIO + DESIGN, gerando oportunidades para capacitações visando ingresso em um circuito específico com ênfase em arquitetura náutica, concept design e projeto de interiores de embarcações de recreação e lazer. Aproximar os escritórios de design no Rio dos projetistas náuticos. ESTRATEGIA E FORESIGHT Disseminar o conjunto de mecanismos das políticas de governo para promover a competitividade dos construtores de embarcações fluminenses, em especial os incen-tivos voltados para compartilhar custos, diminuindo o risco tecnológico da inovação no setor náutico fluminense.

44 T.3.1 TEMA ESTRATÉGICO: FORMAÇÃO DE PESSOAL (MOC E ARRAIS) A frota nacional de 53 mil barcos de esporte e lazer acima de 14 pés gera mais de 117 mil empregos diretos em lojas náuticas, marinas, cursos, clubes e oficinas. Anualmente, a indústria náutica coloca no mercado mais de embarcações. Ainda de acordo com esses dados da ACOBAR, a indústria náutica brasileira tem a capacidade de gerar empregos diretos e indiretos por cada embarcações construídas. Contudo o potencial de geração de empregos indiretos pela indústria é relevante, visto que esta cadeia produtiva faz parte da indústria do turismo, que vem experimentando um crescimento anual da ordem de 5,4%, com projeção de expansão a taxas médias anuais de 4,5% a.a. para os próximos 10 anos. PONTOS FOCAIS Déficit de pessoal: A quantidade atual, principalmente no verão, não atende a demanda. i. Migração de mão-de-obra: P,G&E, Usina,etc. / (MOC moço de convés/técnicos da indústria náutica/grau de escolaridade/ ii. Legislação Trabalhista: não reconhecimento da embarcação amadora/ Taifeiros / iii. Capacidade de oferta de cursos: Capacidade Capitanias MOC e ARRAIS / Especialistas mais demandados: mecânico de embarcações, carpinteiro, eletricista e soldador. Qualidade da mão-de-obra: A maioria dos profissionais são formados em regime on the job, e quando formados migram para setores próximos. Carências imediatas poderiam ser tratadas em médio prazo, em especial prática e extensão tanto para a ARRAIS quanto para o MOC Aquaviários. ESTRATEGIA E FORESIGHT Fomentar a criação de Escolas de Condutores Náuticos e desenvolver o Programa de Capacitação Técnica para Embarcações visando ampliar a quantidade e qualidade da mãode-obra do setor.

45 T.3.2 TEMA ESTRATÉGICO: ESTÍMULO E PROMOÇÃO DE EVENTOS NÁUTICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Cinco regatas internacionais que passaram pela Bahia em 2007 geraram mais de reportagens, 68 horas de matérias em televisão e mais de 8 milhões de Page views em sites. O porto construído na Espanha para sediar a America's Cup 2007 recebeu 1 milhão de visitantes durante os três meses do evento. O legado do evento foi estimado em um ingresso de 200 mi/ano na economia espanhola até 2015 e geração de 60 mil novos empregos. PONTOS FOCAIS Cruzeiros Temáticos: Apoiar iniciativas voltadas para estruturação de cruzeiros temáticos (cruzeiros pela paz, cruzeiros pela solidariedade, etc.). Dados do MTUR apontaram um crescimento de 374% entre 2004 e 2009 para esta tipologia de eventos. ESTRATEGIA E FORESIGHT A promoção do Estado do Rio como destino de classe mundial passa pelo apoio permanente a eventos náuticos de alto nível. Criar Calendário de Eventos Náuticos para o estado do Rio de Janeiro para fortalecer a comunicação interna e externa entre o setor e seus stakeholders.

46 T.3.3 TEMA ESTRATÉGICO: CERTIFICAÇÃO COMO INDUTORA DA CULTURA EMPREENDEDORA NÁUTICA O programa Bandeira Azul foi criado em 1985, na França, para contemplar os balneários que investiam no tratamento de esgoto e na balneabilidade da água. Os requisitos foram tornando-se mais exigentes com o decorrer do tempo e atualmente estão apoiados em quatro pilares: qualidade das águas, informação e educação ambiental, gestão ambiental e serviços de segurança. Trata-se de uma importante ferramenta de diferenciação de destinos turísticos e gestão costeira e integrador por contemplar aspectos sociais, ambientais e educacionais. PONTOS FOCAIS Certificação Estadual Náutica: Desenvolver um programa de Certificação Estadual Náutica para diferenciar praias e marinas localizadas em áreas estratégicas, servindo como um marco intermediário em um conceito de sistema evolutivo incorporando a certificação Blue Flag como estágio final. Esta certificação poderá se tornar a marca de conformidade do setor. ESTRATEGIA E FORESIGHT Apropriar-se das externalidades positivas refletidas nos processos de certificação Blue Flag pode ser um fator decisivo na indução de uma Cultura Empreendedora Náutica no Estado do Rio.

47 T.3.4 TEMA ESTRATÉGICO: VIABILIZAÇÃO DE ROTAS E CIRCUITOS NÁUTICOS O Estado do Rio de Janeiro possui belezas que o diferenciam de outros estados do país e do mundo. Essa característica natural tem sido uma importante vantagem competitiva para o estado, contudo, o usuário náutico possui uma expectativa maior dos destinos de viagens. Importante destacar que a Indústria Náutica tem uma forte co-relação com a Indústria do Turismo, setor que movimenta mais de seis trilhões de dólares anualmente em todo o mundo e apresenta taxas de crescimento anual de mais de 5%. PONTOS FOCAIS Atenuar a aparente inviabilidade econômica de novos roteiros: a localização, a falta de estrutura básica, alguns obstáculos ambientais e a transformação de praias em áreas particulares (Santa Rita) têm inviabilizado economicamente a ativação de novos roteiros nas regiões investigadas e sobrecarregado os existentes. Segundo o levantamento realizado, as rotas menos exploradas são a Mamanguá e Cajaíba, na região da Costa Verde. ESTRATEGIA E FORESIGHT Transformar a vocação náutica do Estado do Rio em roteiros viáveis do ponto de vista técnico e econômico.

48 Contatos Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços Av. Rio Branco, 110/21º andar - Centro RJ - Cep Fone SEBRAE/RJ Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro Área de Desenvolvimento Industrial Rua Santa Luzia, 685 6º 7º e 9º Andares Centro Rio de Janeiro RJ CEP Fone: (0xx21) ; Fax: (0xx21)

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PEQUENOS negócios no BRASIL 99% 70% 40% 25% 1% do total de empresas brasileiras da criação de empregos formais da massa salarial do PIB das exportações

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Levantamento da Base. Industrial de Defesa. Levantamento da Base. Industrial de Defesa (BID) Reunião Plenária do COMDEFESA

Levantamento da Base. Industrial de Defesa. Levantamento da Base. Industrial de Defesa (BID) Reunião Plenária do COMDEFESA Levantamento da Base Industrial de Defesa (BID) Levantamento da Base Reunião Plenária do COMDEFESA Industrial de Defesa São Paulo, 05 de março de 2012 (BID) Reunião Ordinária ABIMDE São Bernardo do Campo,

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS 22 de Outubro de 2014 AGENDA Relembrar o conceito de Plano Municipal de Turismo Etapas percorridas no desenvolvimento do PMT de Farroupilha

Leia mais

REDEPETRO RN. Grandes Compradores, pequenos fornecedores. M.Sc. Gutemberg Dias

REDEPETRO RN. Grandes Compradores, pequenos fornecedores. M.Sc. Gutemberg Dias REDEPETRO RN Grandes Compradores, pequenos fornecedores M.Sc. Gutemberg Dias MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL 5 milhões de empresas formais (99% das empresas formais) e 10 milhões de informais;

Leia mais

3. TURISMO EM AMBIENTES AQUÁTICOS. 3.3 Mercado de turismo náutico no Brasil;

3. TURISMO EM AMBIENTES AQUÁTICOS. 3.3 Mercado de turismo náutico no Brasil; 3. TURISMO EM AMBIENTES AQUÁTICOS 3.3 Mercado de turismo náutico no Brasil; Breve panorama do mercado de turismo náutico (ou das atividades de lazer náutico?) no Brasil O mercado náutico de lazer envolve

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

TURISMO. o futuro, uma viagem...

TURISMO. o futuro, uma viagem... TURISMO o futuro, uma viagem... PLANO NACIONAL DO TURISMO 2007-2010 OBJETIVOS Desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais.

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Workshop Sistema Indústria Núcleos de Petróleo e Gás nos Estados

Workshop Sistema Indústria Núcleos de Petróleo e Gás nos Estados Workshop Sistema Indústria Núcleos de Petróleo e Gás nos Estados Maurício Reis Santos AIB/DECAPEG Área de Insumos Básicos Departamento da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás DEMANDA POR PETRÓLEO: aumento

Leia mais

Desenvolvimento Econômico e Inovação

Desenvolvimento Econômico e Inovação Desenvolvimento Econômico e Inovação Case Prático: Altus Sistemas de Informática S.A Rosana Casais 09/2008 Conceitos Inovação tecnológica: transformação de competências tecnológicas em resultados econômicos;

Leia mais

Criação e Implantação de um Núcleo de Inteligência Competitiva Setorial para o Setor de Farmácias de Manipulação e Homeopatia.

Criação e Implantação de um Núcleo de Inteligência Competitiva Setorial para o Setor de Farmácias de Manipulação e Homeopatia. Criação e Implantação de um Núcleo de Inteligência Competitiva Setorial para o Setor de Farmácias de Manipulação e Homeopatia Elisabeth Gomes 6º Conferencia Anual de Inteligência Competitiva IBC São Paulo

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020 COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA 2014-2020 18-11-2015 INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM MISSÃO Promover o desenvolvimento, a competitividade e a modernização das empresas

Leia mais

Apoio para fornecedores do setor de Petróleo & Gás em São Paulo

Apoio para fornecedores do setor de Petróleo & Gás em São Paulo Apoio para fornecedores do setor de Petróleo & Gás em São Paulo Ubirajara Sampaio de Campos Subsecretário de Petróleo e Gás Secretaria de Energia do Estado de São Paulo Santos Offshore 09 Abril 2014 Indústria

Leia mais

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE Palestra para o Conselho Regional de Administração 1 O QUE É O SEBRAE? 2 O Sebrae O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012 CONTEXTO O setor de florestas plantadas no Brasil éum dos mais competitivos a nível mundial e vem desempenhando um importante papel no cenário socioeconômico do País, contribuindo com a produção de bens

Leia mais

Sistema produtivo e inovativo de software e serviços de TI brasileiro: Dinâmica competitiva e Política pública

Sistema produtivo e inovativo de software e serviços de TI brasileiro: Dinâmica competitiva e Política pública Conferência Internacional LALICS 2013 Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável 11 e 12 de Novembro, 2013 - Rio de Janeiro, Brasil Sistema produtivo

Leia mais

2011/2014. Medidas. Agendas Estratégicas Setoriais. medidas em destaque. Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior

2011/2014. Medidas. Agendas Estratégicas Setoriais. medidas em destaque. Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior Medidas Estímulos ao Investimento e à Inovação Comércio Exterior Plano Competitividade Brasil Exportadora Maior Financiamento à Exportação 2011/2014 Defesa Comercial Defesa da Indústria e do Mercado Interno

Leia mais

Plano BrasilMaior 2011/2014

Plano BrasilMaior 2011/2014 Plano BrasilMaior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Agenda de Ações para a Competitividade dos Pequenos Negócios Dimensões do Plano Brasil Maior -Quadro Síntese Dimensão Estruturante:

Leia mais

1 Disseminar a cultura de empreender e inovar, fortalecendo as ações do Comitê de Empreendedorismo e Inovação (CEI)

1 Disseminar a cultura de empreender e inovar, fortalecendo as ações do Comitê de Empreendedorismo e Inovação (CEI) Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Visão: "Que em 2020 Santa Maria e região sejam referência pela capacidade de empreender,

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

PREPARE O SEU PROJETO FALE CONNOSCO!

PREPARE O SEU PROJETO FALE CONNOSCO! Candidaturas abertas até 18 de Setembro QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO PREPARE O SEU PROJETO FALE CONNOSCO! Tel./Fax: 22 600 71 20 projectos@advancedway.pt www.advancedway.pt Qualificação e internacionalização

Leia mais

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia ANEXO XIII XXXIII REUNIÓN ESPECIALIZADA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DEL MERCOSUR Asunción, Paraguay 1, 2 y 3 de junio de 2005 Gran Hotel del Paraguay Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia Anexo XIII Projeto:

Leia mais

Reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria

Reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria Reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria Santa Maria, 15 de Outubro de 2012 Pauta: 1) Contexto da Economia Criativa no Brasil de acordo com o Plano da Secretaria da Economia Criativa

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

MODELO 1 PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

MODELO 1 PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS ANEXO 1 MODELO 1 PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Este documento serve como base orientadora para a apresentação de propostas de Arranjos Produtivos Locais para enquadramento no

Leia mais

PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL

PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL Políticas de Inovação para o Crescimento Inclusivo: Tendências, Políticas e Avaliação PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL Rafael Lucchesi Confederação Nacional da Indústria Rio

Leia mais

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011 A Mobilização Empresarial pela Inovação: Desafios da Inovação no Brasil Rafael Lucchesi Rafael Lucchesi 25/05/2011 CNI e vários líderes empresariais fizeram um balanço crítico da agenda empresarial em

Leia mais

INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS. Novembro de 2014

INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS. Novembro de 2014 INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS Novembro de 2014 1 Competitividade de Destinos Emergência nos estudos sobre estratégia empresarial Indústria, empresas, países, organizações Diferentes

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para realização de um plano de sustentabilidade financeira para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito da

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Disseminar a cultura empreendedora e inovadora em Santa Maria Ações de disseminação da Cultura Empreendedora Ações de trabalho conjunto entre Universidades e Comunidade Divulgação do trabalho pelo CEI

Leia mais

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014

Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Code-P0 Síntese do planejamento e os impactos para o país com a Copa do Mundo 2014 Encontro Nacional - Abracen Eventos Esportivos e os Impactos para o país São Paulo, 7 de março de 2012 Code-P1 O Brasil

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Portugal 2020: Investigação e Inovação no domínio da Competitividade e Internacionalização

Portugal 2020: Investigação e Inovação no domínio da Competitividade e Internacionalização Portugal 2020: Investigação e Inovação no domínio da Competitividade e Internacionalização Duarte Rodrigues Vogal da Agência para o Desenvolvimento e Coesão Lisboa, 17 de dezembro de 2014 Tópicos: 1. Portugal

Leia mais

Oportunidades e desafios de qualificação profissional. III Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio de Janeiro FIRJAN - 06/06/2014

Oportunidades e desafios de qualificação profissional. III Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio de Janeiro FIRJAN - 06/06/2014 Oportunidades e desafios de qualificação profissional III Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio de Janeiro FIRJAN - 06/06/2014 Petrobras Plano de Negócios 2014-2018 Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são:

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são: 24/2010 1. Identificação do Contratante Nº termo de referência: TdR nº 24/2010 Plano de aquisições: Linha 173 Título: consultor para desenvolvimento e venda de produtos e serviços Convênio: ATN/ME-10541-BR

Leia mais

Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia Inovação e Tecnologia INOVAÇA O E TECNOLOGIA ALTERNATIVAS PARA APOIAR A CIÊNCIA, A INOVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO RS Em uma época identificada como a era do conhecimento e da informação, é

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

A Tecnologia da Informação aplicada no Desenvolvimento do Turismo na região Centro Oeste: Contextualização.

A Tecnologia da Informação aplicada no Desenvolvimento do Turismo na região Centro Oeste: Contextualização. Apresentação Condomínio de TI é a entidade de empresas ligadas a Tecnologia da Informação (TI) provendo um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP

Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP Workshop sobre Apoio a Empresas de Base Tecnológica em SP Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico FAPESP Aluysio Asti Superintendente da Área de Planejamento- BNDES Abril/2006 Marcos

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Visão: "Que em 2020 Santa Maria e região sejam referência pela capacidade de empreender,

Leia mais

FOCOS DE ATUAÇÃO. Tema 8. Expansão da base industrial

FOCOS DE ATUAÇÃO. Tema 8. Expansão da base industrial FOCOS DE ATUAÇÃO Tema 8. Expansão da base industrial Para crescer, a indústria capixaba tem um foco de atuação que pode lhe garantir um futuro promissor: fortalecer as micro, pequenas e médias indústrias,

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto.

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Instituto Educacional BM&FBOVESPA e Endeavor: Negócios de Alto Impacto. Com reconhecida experiência, o Instituto Educacional BM&FBOVESPA, a Escola de Negócios

Leia mais

Programa de Atração de Investimentos

Programa de Atração de Investimentos 1 Programa de Atração de Investimentos Oficina de Trabalho da RENAI - Rede Nacional de Informação sobre o Investimento Brasília, 08 de Junho de. Antecedentes 2 O Governo Brasileiro quer dar prioridade

Leia mais

AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20

AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20 AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20 Vítor Escária CIRIUS ISEG, Universidade de Lisboa e Augusto Mateus & Associados Barreiro, 30/06/2014 Tópicos Enquadramento A Estratégia de Crescimento

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL ESPECIALIZADO

TERMOS DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL ESPECIALIZADO TERMOS DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL ESPECIALIZADO 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA 1.1 UGP Nº 002/ 2012. 2. IDENTIFICAÇÃO DO CONTRATANTE 2.1 Contratante A Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa

Índice. 3 Resultados da pesquisa. 17 Conclusão. 19 Questionário utilizado na pesquisa Índice 3 Resultados da pesquisa 17 Conclusão 19 Questionário utilizado na pesquisa Esta pesquisa é uma das ações previstas no Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense,

Leia mais

Apresentação Institucional Departamento de Bens de Capital - BNDES. ABIMAQ fevereiro de 2014

Apresentação Institucional Departamento de Bens de Capital - BNDES. ABIMAQ fevereiro de 2014 Apresentação Institucional Departamento de Bens de Capital - BNDES ABIMAQ fevereiro de 2014 Principais Linhas para o setor de BK FINAME: produção e comercialização de máquinas, equipamentos, bens de informática

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Inteligência de Mercado

Boletim Benchmarking Internacional. Inteligência de Mercado Boletim Benchmarking Internacional Inteligência de Mercado Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim informações relacionadas

Leia mais

Projetos Atuais e Futuros da CAIXA RS junto ao mercado Naval e Portuário. Porto Alegre, agosto de 2010.

Projetos Atuais e Futuros da CAIXA RS junto ao mercado Naval e Portuário. Porto Alegre, agosto de 2010. Projetos Atuais e Futuros da CAIXA RS junto ao mercado Naval e Portuário Porto Alegre, agosto de 2010. APOIO AO Polo Naval - Rio Grande Atuação integrada do Governo, por meio da SEINFRA e SEDAI, voltada

Leia mais

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011 Pesquisa IBOPE Ambiental Setembro de 2011 Com quem falamos? Metodologia & Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo geral Identificar

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

PROGRAMA RS TECNÓPOLE

PROGRAMA RS TECNÓPOLE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PROGRAMA RS TECNÓPOLE Porto Alegre, abril de 2011. 1 1. CONCEITOS BÁSICOS E ANTECEDENTES A inovação

Leia mais

BNDES Prosoft. Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação

BNDES Prosoft. Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação BNDES Prosoft Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação Objetivo - Contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional de software

Leia mais

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ AREA TEMÁTICA: TRABALHO LAIS SILVA SANTOS 1 CARLOS VINICIUS RODRIGUES 2 MARCELO FARID PEREIRA 3 NEUZA CORTE DE OLIVEIRA

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO OBJETIVO Incrementar a economia digital do Estado de Alagoas e seus benefícios para a economia local, através de ações para qualificação, aumento de competitividade e integração das empresas e organizações

Leia mais

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br)

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br) COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) DESCRIÇÃO GERAL: O Coordenador Sênior do Uniethos é responsável pelo desenvolvimento de novos projetos, análise de empresas, elaboração, coordenação, gestão e execução

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Identidade, Competitividade, Responsabilidade Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Identidade, Competitividade, Responsabilidade ACORDO DE PARCERIA Consagra a política de desenvolvimento económico, social, ambiental e territorial Define

Leia mais

DECRETO Nº, DE DE DE. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea a, da Constituição, e

DECRETO Nº, DE DE DE. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea a, da Constituição, e DECRETO Nº, DE DE DE. Aprova a Política Nacional da Indústria de Defesa (PNID). A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea a, da Constituição, e Considerando

Leia mais

Como empresas e instituições financeiras juntaram esforços para avançar no financiamento de projetos sustentáveis no Brasil Maria Eugênia Taborda

Como empresas e instituições financeiras juntaram esforços para avançar no financiamento de projetos sustentáveis no Brasil Maria Eugênia Taborda Como empresas e instituições financeiras juntaram esforços para avançar no financiamento de projetos sustentáveis no Brasil Maria Eugênia Taborda Presidente da Câmara Temática de Finanças Sustentáveis

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Universidade de Évora, 10 de março de 2015 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Faculdade de Letras Universidade do Porto

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Faculdade de Letras Universidade do Porto QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Faculdade de Letras Universidade do Porto Arquivos e serviços de informação: a certificação da qualidade no Brasil Maria Odila Fonseca Universidade Federal

Leia mais

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO CONTEÚDO 1 APRESENTAÇÃO 2 PÁGINA 4 3 4 PÁGINA 9 PÁGINA 5 PÁGINA 3 APRESENTAÇÃO 1 O cenário de inovação e incertezas do século 21 posiciona o trabalho

Leia mais

POR QUE SER ASSOCIADO ABESE? CONHEÇA TODOS OS BENEFÍCIOS

POR QUE SER ASSOCIADO ABESE? CONHEÇA TODOS OS BENEFÍCIOS POR QUE SER ASSOCIADO ABESE? CONHEÇA TODOS OS BENEFÍCIOS Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - ABESE Entidade que representa, nacionalmente, as empresas de sistemas

Leia mais

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Eixos Temáticos, Diretrizes e Ações Documento final do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (Ouro Preto - MG, 17 a 21 de julho

Leia mais

Rede CIN CIN MS. Centro Internacional de Negócios FIEMS

Rede CIN CIN MS. Centro Internacional de Negócios FIEMS Rede CIN CIN MS Centro Internacional de Negócios FIEMS O que é a REDE CIN? Coordenada pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, e criada com o apoio da Agência Nacional de Promoção de Exportações

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Portugal 2020 Candidaturas Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME

Portugal 2020 Candidaturas Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME Portugal 2020 Candidaturas Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME Projetos Conjuntos de Internacionalização: Natureza dos beneficiários Os beneficiários são empresas PME de qualquer natureza

Leia mais

Metodologia de Elaboração do PPA-Plano. Cuiabá, Março de 2011

Metodologia de Elaboração do PPA-Plano. Cuiabá, Março de 2011 Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual 2012/2015 Cuiabá, Março de 2011 Estratégia e PPA Plano Estratégico de Desenvolvimento MT+ 20 2012/2032 Orientações Estratégicas de Longo Prazo Plano Plurianual

Leia mais

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos,

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos, REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------- MINISTÉRIO DA ENERGIA GABINETE DO MINISTRO INTERVENÇÃO DE S.EXA SALVADOR NAMBURETE, MINISTRO DA ENERGIA, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE CONTADORES DA ELECTRO-SUL

Leia mais