Regulamento. para atribuição de bolsas internacionais de estudos de licenciatura e mestrado nas áreas da MÚSICA E ARTES CÉNICAS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulamento. para atribuição de bolsas internacionais de estudos de licenciatura e mestrado nas áreas da MÚSICA E ARTES CÉNICAS 1"

Transcrição

1 PROCULTURA - PROMOÇÃO DO EMPREGO NAS ATIVIDADES GERADORAS DE RENDIMENTO NO SETOR CULTURAL NOS PALOP E EM TIMOR-LESTE ATIVIDADE 1.2 CONCURSOS DE BOLSAS INTERNACIONAIS PARA ESTUDOS DE NÍVEL SUPERIOR, PÓS-GRADUADO E RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NAS ÁREAS DA MÚSICA E ARTES CÉNICAS. Regulament para atribuiçã de blsas internacinais de estuds de licenciatura e mestrad nas áreas da MÚSICA E ARTES CÉNICAS 1 ENQUADRAMENTO PROCULTURA (FED/2019/ ) é uma Açã financiada pela Uniã Eurpeia n âmbit d Prgrama Indicativ Multianual PALOP-TL UE para , cfinanciada e gerida pel Camões, IP, cm um períd de implementaçã cmpreendid entre 2019 e Tem pr bjetiv cntribuir para aumentar empreg em atividades geradras de rendiment na ecnmia cultural e criativa ns PALOP e em Timr-Leste. Através da atribuiçã de blsas de licenciatura e mestrad pretende-se favrecer a frmaçã de cmpetências especializadas, a cntempraneidade e a invaçã na criaçã, difusã e cmercializaçã da música e das artes cénicas ds PALOP e de Timr-Leste, através d acess a educaçã especializada e mais mbilidade internacinal ds criadres e peradres destes setres. OBJETIVO DO CONCURSO É bjetiv deste cncurs atribuir blsas de estuds a cidadãs ds PALOP e de Timr-Leste para a frequência de curss de licenciatura u mestrad, nas áreas da música e artes cénicas, em instituições de ensin superir de referência n estrangeir. 1 Artes de palc: teatr, dança, artes circenses, ópera, cant.

2 QUEM PODERÁ CANDIDATAR-SE? BOLSAS DE LICENCIATURA: Sã elegíveis candidaturas de cidadãs nacinais de Angla, Cab Verde, Guiné-Bissau, Mçambique, Sã Tmé e Príncipe e Timr-Leste, e aí efetivamente residentes, que sejam detentres de certificad de habilitações d ensin secundári cmplet. Nã sã elegíveis candidaturas de cidadãs que tenham simultaneamente a nacinalidade prtuguesa e pagament de blsa cessa quand s blseirs venham a adquirir essa nacinalidade durante a frequência d curs. Os candidats deverã esclher previamente a instituiçã de ensin superir e curs que pretendem frequentar, apenas nas áreas da música e artes cénicas. O Camões, IP pderá cnduzir s prcediments necessáris para certificaçã de equivalências das habilitações ds candidats a blsas de licenciatura e para aceitaçã e clcaçã desses candidats ns curss esclhids, junt de instituições de ensin superir em Prtugal, apenas n âmbit ds regimes especiais de acess 2 (cnfrme Decret-Lei n.º 393 -A/99, de 22 de utubr, e Despach n.º 21371/2009, de 23 de setembr). Se s candidats pretendem frequentar curss nutrs países u instituições de ensin superir 3, deverã, em primeir lugar, apresentar a sua candidatura diretamente à instituiçã que esclheram e depis cmprvar que fram admitids (cm carta de aceitaçã u prva de matrícula) quand apresentarem a candidatura a blsa neste cncurs. BOLSAS DE MESTRADO: Sã elegíveis candidaturas de cidadãs nacinais de Angla, Cab Verde, Guiné-Bissau, Mçambique, Sã Tmé e Príncipe e Timr-Leste, e aí efetivamente residentes, que sejam detentres de um certificad de habilitações a nível de licenciatura. Nã sã elegíveis candidaturas de cidadãs que tenham simultaneamente a nacinalidade prtuguesa e pagament de blsa cessa quand s blseirs venham a adquirir essa nacinalidade durante a frequência d curs. Nã sã elegíveis candidaturas de cidadãs que tenham beneficiad, ns últims vinte e quatr (24) meses, de uma blsa cncedida pela Cperaçã Prtuguesa. Os candidats deverã esclher previamente a instituiçã de ensin superir e curs de mestrad que pretendem frequentar e apresentar a sua candidatura diretamente à instituiçã que esclheram, apenas nas áreas da música e artes cénicas. 2 Instituições públicas de ensin superir universitári e plitécnic em Prtugal. 3 Sã elegíveis para este cncurs s candidats que pretendem frequentar instituições de ensin superir na Eurpa, Brasil e em países vizinhs ds PALOP e Timr-Leste.

3 Os candidats deverã cmprvar que fram admitids n curs (cm carta de aceitaçã u prva de matrícula) quand apresentarem a candidatura a blsa neste cncurs. COMO PREPARAR UMA CANDIDATURA? A entrega de candidaturas é feita através de (prcultura@cames.mne.pt) cm títul BOLSAS (licenciatura u mestrad) (país de residência d/ candidat/a) 4 u entã presencialmente, junt ds serviçs d Camões, IP/ Cperaçã Prtuguesa nas Embaixadas de Prtugal, através de um frmulári de candidatura e anexs dispníveis em: Os candidats deverã reunir e entregar s seguintes dcuments: Tds s candidats (para licenciatura e mestrad): 1. Frmulári de candidatura ttalmente preenchid e assinad; 2. Cópia de dcument de identificaçã pessal (Passaprte u Bilhete de Identidade); 3. Declaraçã d/a candidat/a em cm autriza a utilizaçã d dcument de identificaçã para tds s prcediments inerentes a prcess de atribuiçã/ gestã de blsa de estud pel Camões IP; 4. Cópias ds certificads de habilitações académicas, cm discriminaçã das disciplinas e das respetivas classificações: ds últims três ans d ensin secundári u pré-universitári (apenas para candidats a licenciatura) 5 ; d curs de licenciatura (apenas para candidats a mestrad); 5. Outrs dcuments específics que sejam exigids para ingress na instituiçã de ensin e curs esclhids, designadamente, cmprvativs de que /a candidat/a cumpre s pré-requisits d curs (se existirem). Cas s candidats ptem pr instituições e curss que exijam pré-requisits e cuj praz para realizaçã de prvas já tenha sid ultrapassad, inviabilizand assim a matrícula em 2019, pderã ainda ser selecinads para atribuiçã de uma blsa: nestes cass serã reservadas vagas n cntingente de 2020 para estes candidats, 4 ATENÇÃO: s anexs de dimensã superir a 5 MB pderã nã ser recebids pr . Se quiser enviar dcuments de dimensã superir deverá prcurar reduzir tamanh ds ficheirs u enviar váris s sucessivs, identificads cm Parte 1, Parte 2, etc. 5 O Ministéri da Educaçã de Prtugal nã pderá fazer recnheciment de recnheciments de habilitações, u seja, ns cass em que s candidats tenham uma habilitaçã académica btida n estrangeir u numa escla internacinal n seu país e em que essa habilitaçã tenha já sid recnhecida pelas autridades de educaçã d seu país, deverã instruir a candidatura a blsa cm a habilitaçã inicial e nã cm seu recnheciment.

4 de frma a permitir a realizaçã de prvas nesse an (habitualmente em març), ficand a atribuiçã efetiva da blsa cndicinada a resultad das prvas. 6. Declaraçã cmprvativa de que /a candidat/a é nacinal e residente n país de rigem há, pel mens, três ans cnsecutivs (habitualmente emitid pelas Câmaras Municipais u autarquia lcal equivalente); 7. Curriculum Vitae, que deverá incluir infrmaçã sbre: Frmaçã académica; Frmaçã prfissinal (se aplicável); Frmaçã artística/ musical (se aplicável); Prduçã artística/ musical ns últims 3 ans (se aplicável), pdend incluir ligações para visinament de trabalhs u apresentações (Yutube, Vime, Blgues, Sites, Facebk, etc); Experiência de trabalh anterir (se aplicável); 8. Carta de mtivaçã (máxim 1 página), que deverá esclarecer as mtivações d candidat para a realizaçã ds estuds, nmeadamente: Enquadrament n percurs prfissinal (atual e/ u prjetad); Resultads esperads (imediats e futurs); 9. Carta de recmendaçã (se fr muit relevante para a candidatura). Apenas candidats a licenciatura em instituições de ensin nã abrangidas pels acrds especiais de acess a ensin superir em Prtugal: 10. Cmprvativ de admissã n curs de licenciatura (carta de aceitaçã da instituiçã de ensin u prva de matrícula). Apenas candidats a mestrad: 11. Cmprvativ de admissã n curs de mestrad (carta de aceitaçã u certificad de matrícula n respetiv curs, para s candidats que devam iniciar a frmaçã n an letiv em que se candidatam, u Certificad de Aprveitament da fase curricular e parecer d Orientadr da Dissertaçã para s candidats que já tenham cncluíd 1º an d curs de mestrad); 12. Declaraçã da entidade empregadra, infrmand sbre a utilidade que terã s estuds que candidat pretende realizar para desenvlviment de capacidades da própria entidade empregadra. A equipa d PROCULTURA em cada país, através d ds serviçs d Camões, IP/ Cperaçã Prtuguesa em cada Embaixada de Prtugal ns seis países, pderá apiar s candidats na identificaçã de curss e de instituições de ensin e esclarecer dúvidas sbre a s dcuments de candidatura.

5 Cas ptem pr entregar a candidatura presencialmente, s candidats deverã clcar tds s dcuments num envelpe fechad, identificad cm Blsas PROCULTURA, e entregá-l até às 14h lcais d dia 04 de julh na Embaixada de Prtugal. QUAL O PRAZO DE CANDIDATURA? Blsas de licenciatura para iníci em 2019: de 14 de junh a 04 de julh de Blsas de mestrad para iníci em 2019: de 05 de julh e 12 de setembr de Blsas de licenciatura para iníci em 2020: de 03 de fevereir a 01 de julh de Blsas de mestrad para iníci em 2020: de 02 de julh e 12 de setembr de QUANTAS BOLSAS SERÃO ATRIBUÍDAS? Serã atribuídas 12 blsas de licenciatura em 2019 e 12 blsas em 2020, quatr pr país, excet se nã huver candidats selecinads em númer suficiente. Serã atribuídas 12 blsas de mestrad em 2019 e 12 blsas em 2020, duas pr país e pr an, excet se nã huver candidats selecinads em númer suficiente. Se nã huver candidats selecinads em númer suficiente em 2019, as blsas nã atribuídas transitam para an seguinte. Se nã huver candidats selecinads em númer suficiente ainda em 2020, num determinad país, as blsas nã atribuídas pderã ser atribuídas a candidats de utr país e/u cnvertidas em blsas de mestrad. QUAL O VALOR DAS BOLSAS? A blsa de licenciatura é de 380,00 mensais, acrescida de um cmplement de 50,00 cas blseir nã fique aljad em residência universitária, de um subsídi únic de instalaçã de 275,00 e de subsídis anuais de 165,00 e de prpinas até 1.100,00. A blsa de mestrad é de 710,00 mensais, acrescida de um subsídi únic de instalaçã de 275,00 e de subsídis anuais para prpinas de 1.100,00. Tds s blseirs recebem dis subsídis de viagem, de valr variável pr país de rigem e de destin, cnfrme quadr seguinte, send primeir atribuíd para aquisiçã da viagem de ida e segund n mment de regress.

6 Subsídi de viagem Pais de rigem intercntinental países vizinhs Angla 600,00 400,00 Cab Verde 400,00 400,00 Guiné-Bissau 500,00 400,00 Mçambique 600,00 400,00 Sã Tmé e Príncipe 600,00 400,00 Timr-Leste 1.000,00 400,00 QUAL A DURAÇÃO DAS BOLSAS? As blsas de licenciatura cbrem apenas 1.º cicl de estuds de Blnha e têm duraçã máxima de quatr ans. As blsas de mestrad têm duraçã máxima de dis ans. Tdas as blsas sã atribuídas pr um an letiv de cada vez e nã sã renvadas autmaticamente. Em cada an seguinte, s blseirs deverã pedir a renvaçã através d preenchiment de um frmulári dispnível em QUAL O MÉTODO DE APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS? 1.ª fase As candidaturas cmpletas e válidas serã avaliadas pr um júri cnstituíd em cada país em cnsulta cm as autridades nacinais, que deverá integrar três elements, indicativamente: um representante das autridades nacinais (da Cultura u Educaçã); persnalidade independente cm atividade diferenciada ns setres da música u artes cénicas; Assistente Técnic d PROCULTURA n país u quem substitua. Nesta fase serã utilizads s seguintes critéris de avaliaçã: 50% para a classificaçã média glbal ds candidats ns últims três ans d ensin secundári u pré-universitári (para candidats a licenciatura) u n curs de licenciatura (para candidats a mestrad); 50% para a apreciaçã d júri sbre a relevância da candidatura para desenvlviment ds setres da música e artes cénicas n país de residência ds candidats, cnsiderads a carta de mtivaçã (5%), curs que pretende (10%) e a pssibilidade de inserçã prfissinal (35%) pnderada pr eventual carta de recmendaçã e/u, n cas ds candidats a mestrad, pr declaraçã da entidade empregadra (se fr uma entidade relevante para estes setres). Sem prejuíz d critéri de relevância da candidatura para desenvlviment ds setres da música e artes cénicas, na apreciaçã d júri, s candidats a blsas de licenciatura sem empreg u cm empreg precári pderã ser particularmente valrizads.

7 Os candidats d géner feminin, tant a blsas de licenciatura cm a blsas de mestrad, deverã também ser particularmente valrizads na apreciaçã d júri. Nesta fase, júri pderá cntactar u entrevistar s candidats para esclarecer dúvidas sbre a candidatura. Os candidats que tenham btid pel mens 70 em 100 pnts pssíveis serã aprvads para a fase seguinte. 2.ª fase Os candidats aprvads pel júri deverã fazer uma prva de cnheciments rientada para racicíni, cm respstas pr esclha múltipla, a realizar pels serviçs d Camões, IP/ Cperaçã Prtuguesa. O Camões, IP selecinará candidats que tenham btid as classificações relativas mais elevadas na prva de cnheciments mas nã fica brigad a preencher tdas as vagas dispníveis e pderá, ainda, cnsiderar que desempenh ds candidats nã satisfez cndições mínimas para atribuiçã de blsa. O Camões, IP aplicará um critéri de igualdade d géner na seleçã de candidats, distribuind as blsas, quand pssível, pr númer igual de hmens e de mulheres, respeitand a rdenaçã ds candidats em cada um destes dis universs. Sem prejuíz deste critéri, na atribuiçã de blsas de mestrad pderá ser dada preferência a candidats detentres de relaçã de trabalh cm entidades d país de rigem, desde que a atribuiçã da blsa determine um aument de capacidade dessas entidades e que sejam relevantes para s setres da música e artes cénicas. O camões, IP publicará s resultads d prcediment de seleçã, indicand, em listas autónmas, quais s candidats que fram admitids e quais s que fram excluíds (e em que fase d prcediment nã cumpriram s requisits exigids). Os candidats dispõem de um praz de 10 dias para apresentaçã de pedids de esclareciment u eventuais reclamações, find qual as listas se trnam definitivas. E DEPOIS DA SELEÇÃO? Os candidats selecinads deverã enviar, lg que pssível, s seguintes dcuments as serviçs d Camões, IP/ Cperaçã Prtuguesa junt das Embaixadas de Prtugal: Cópia d dcument de identificaçã pessal (Passaprte u Bilhete de Identidade) autenticada pela representaçã diplmática de Prtugal; Originais ds certificads de habilitações ds últims três ans d ensin secundári u pré-universitári (para blsas de licenciatura) u ds certificads de licenciatura (para blsas de mestrad), cm discriminaçã das disciplinas e respetivas classificações, autenticads pels serviçs ficiais de educaçã d respetiv país e recnhecids pela representaçã diplmática de Prtugal, u anexar a apstilha da Cnvençã de Haia; Cmprvativ de vist de estudante válid;

8 Cmprvativ de reserva de viagem; Carta de cmprmiss assinada, nde s candidats aceitem remeter à crdenaçã d PROCULTURA (prcultura@cames.mne.pt) relatóris anuais de prgresss ns seus estuds, até 30 de setembr de cada an; Declaraçã de hnra assinada, nde s candidats assumam cmprmiss de respeitar s deveres de blseir e de regressar a seu país de rigem uma vez cncluíd curs, aceitand também cntribuir para PROCULTURA em atividades relacinadas cm as suas áreas de estuds (alguns exempls de atividades nde pderã ser cnvidads a participar: semináris, ficinas de frmaçã, aulas nas instituições de ensin apiadas pel prjet); Dads de cnta bancária d candidat. Quand s candidats devam frequentar instituições de ensin nã abrangidas pels acrds especiais de acess a ensin superir em Prtugal, Camões, IP pderá exigir a apresentaçã de dcuments autenticads e/u traduções ficiais para atribuir a blsa, incluind através de prcediments de recnheciment pelas representações diplmáticas de Prtugal ns países nde estejam lcalizadas aquelas instituições de ensin. N cas destes candidats, uma vez validads s dcuments de candidatura pel Camões, IP, um cntrat de atribuiçã de blsa será assinad de imediat. Quand s candidats devam frequentar instituições de ensin abrangidas pels acrds especiais de acess a ensin superir em Prtugal, s prcesss de candidatura sã remetids à Direçã-Geral d Ensin Superir em Prtugal (DGES), para recnheciment d ensin secundári e para clcaçã d candidat n curs esclhid. A infrmaçã sbre s candidats clcads é depis enviada para Camões, IP na data indicada n calendári da DGES (habitualmente n iníci de setembr), e nessa altura, cas candidat tenha sid clcad, deverá ser slicitad vist de estudante ns Serviçs Cnsulares. O cntrat de atribuiçã blsa será assinad em Prtugal. Os serviçs d Camões, IP/ Cperaçã Prtuguesa prcurarã crdenar cm s Serviçs Cnsulares junt de cada Embaixada de Prtugal a apreciaçã d pedid de vist ds blseirs sem prejudicar a frequência atempada ds curss. Mas este api nã dispensa s blseirs de requererem vist, ns terms e cm s dcuments exigids pela cmpetente autridade cnsular. COMO SÃO TRATADOS OS DADOS PESSOAIS? Os dads pessais vluntariamente transmitids a Camões, I.P. n âmbit deste cncurs serã tratads em estrita bservância das regras e nrmas estabelecidas n rdenament jurídic prtuguês e n Regulament (EU) 2016/679. Os dads pessais que frem frnecids pels candidats serã tratads exclusivamente para efeits de gestã e execuçã d prgrama de blsas, para cumpriment de princípis e brigações legais e para fins histórics u estatístics pel Camões, IP. Os dads pessais ds candidats e blseirs serã cnservads pel períd de temp necessári para atribuiçã e gestã das blsas, excet ns cass em que utr períd seja exigid pela legislaçã aplicável.

9 Para salvaguarda ds princípis de transparência e cntrl demcrátic, interesse públic e prteçã ds interesses ds cidadãs, s nmes, nacinalidade e curss que deverã frequentar s candidats a quem tenha sid atribuída uma blsa pel Camões, IP serã cmunicads a tds s candidats e publicads pr váris meis, incluind as páginas Internet d prgrama PALOP-TL UE e d Camões, IP. A candidatar-se a este cncurs está a dar seu cnsentiment infrmad e inequívc para tratament ds dads que lhe digam respeit ns terms descrits neste anúnci e de frma autmatizada, cm a finalidade d prcess de gestã das blsas de estud. O Camões, I.P. respeita a sua privacidade. Para bter mais infrmações sbre as plíticas e práticas de privacidade, cnsulte as nssas plíticas e princípis em Para exercer s seus direits de acess, retificaçã, psiçã, prtabilidade u apagament, apresentar uma reclamaçã, cntactar Encarregad da Prteçã de Dads u slicitar infrmaçã adicinal utilize prtecadads@cames.mne.pt u utrs cntacts indicads na página Internet d Camões, IP. Os candidats pderã efetuar reclamações para a Cmissã Nacinal de Prteçã de Dads ( CNPD ) de Prtugal cas cnsiderem que existe incumpriment das dispsições legais relativas à prteçã de dads pr parte d Camões, IP. OUTROS ASSUNTOS Para esclareciment de assunts nã referids neste anúnci u para auxiliar a sua interpretaçã pderã ser cnsultads Regulament de Blsas (Despach n.º 21371/2009, de 23 de setembr) e síti d Camões, IP em: Esta publicaçã fi prduzida cm api financeir da Uniã Eurpeia. O seu cnteúd é da exclusiva respnsabilidade d Camões, IP e nã reflete necessariamente a psiçã da Uniã Eurpeia

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2º semestre / 2014 O FGV Law Prgram da Escla

Leia mais

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 1 Índice 1 Enquadrament... 3 2 Objetivs... 3 3 Requisits para participaçã...

Leia mais

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas

INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO. Concurso para apoio a iniciativas-piloto no âmbito das economias criativas INICIATIVAS GULBENKIAN PARA A INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO Cncurs para api a iniciativas-pilt n âmbit das ecnmias criativas Nta: Este cncurs decrre em duas etapas. ENQUADRAMENTO A Fundaçã Caluste Gulbenkian

Leia mais

Divulgação do Resultado 14/12/2015 Período de Matrícula 10 a 26/02/2016

Divulgação do Resultado 14/12/2015 Período de Matrícula 10 a 26/02/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORADO PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE LETIVO DE 2016 1. PREÂMBULO A Crdenaçã

Leia mais

Renovação de matrícula Constituição de Turmas

Renovação de matrícula Constituição de Turmas Renvaçã de matrícula Cnstituiçã de Turmas 2018-2019 Escla Secundária de Vila Verde, 19 de julh de 2017 O Diretr Suprte legal 1. O prcediments de matrícula/ renvaçã e as nrmas a bservar na distribuiçã de

Leia mais

EDITAL MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS 2. MATRÍCULA E INSCRIÇÃO. 2.

EDITAL MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS 2. MATRÍCULA E INSCRIÇÃO. 2. Www.fep.up.pt Rua Dr. Rbert Frias 1 4200-464 Prt 1 T. +351 225 571 100 1 E. gerat@fep.up.pt 1/6 - An letiv 2019/2020 2. fase CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS de SIEEP

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à prestaçã de api scial as estudantes d ensin superir, em especial àqueles em cndições de carência ecnómica cmprvada, de md a garantir que nã sejam excluíds pr incapacidade

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Outubr 2012 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

EFCA/CA/FGIV/1804 RESPONSÁVEL DE PROJETO. A Agência acolherá candidaturas de pessoas fortemente motivadas a participar no desenvolvimento da AECP.

EFCA/CA/FGIV/1804 RESPONSÁVEL DE PROJETO. A Agência acolherá candidaturas de pessoas fortemente motivadas a participar no desenvolvimento da AECP. RECRUTAMENTO A AGÊNCIA EUROPEIA DE CONTROLO DAS PESCAS (AECP) É UM ORGANISMO DA UNIÃO EUROPEIA INSTITUÍDO EM 2005 PARA ORGANIZAR A COORDENAÇÃO OPERACIONAL DAS ATIVIDADES DE CONTROLO E INSPEÇÃO DA PESCA

Leia mais

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos Prgrama de Capacitaçã Dcente EDITAL Subsistema: Treinament e Desenvlviment Versã: 002 Data de Implantaçã: Elabrad pr: Aprvad pr: Data da revisã: 27/09/208 Recurss Humans Direçã Geral 4/09/208. Abrangência.

Leia mais

Comissão Organizadora da Imagem

Comissão Organizadora da Imagem Cmissã Organizadra da Manual de Execuçã Manual de execuçã CO 2017 Intrduçã Cm a nva da ANEM, prende-se a necessidade de cumprir as nrmas gráficas estabelecidas e desenvlver estratégias para, além de aumentar

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2014 PREÂMBULO A Cnfederaçã Nacinal de Municípis CNM, inscrita n CNPJ/MF sb nº 00.703.157/0001-83, cm sede n SCRS 505, Blc C, Lte 01 3º

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Página 1 de 10 Elabrad pr: Equipa Data: 03.05.2017 Aprvad: Direçã Data: 04.05.2017 Página 2 de 10 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã d Serviç 3 2 Frmand(a)s 5 3- Avaliaçã 6 4 Certificaçã 7 5 Funcinament

Leia mais

Processo Seletivo Unificado - Estágio Governo do Estado de São Paulo. Edital 002/2018

Processo Seletivo Unificado - Estágio Governo do Estado de São Paulo. Edital 002/2018 Prcess Seletiv Unificad - Estági Gvern d Estad de Sã Paul Edital 002/2018 ( ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI A LEITURA DO EDITAL ) Principais etapas d prcess e suas respectivas datas Event Iníci Fim Períd

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DO PEDIDO DE ACREDITAÇÃO PRÉVIA DE NOVOS CICLOS DE ESTUDO (APAPNCE) (Ensin Universitári e Plitécnic) Agst 2016 Caracterizaçã d pedid A1. Instituiçã

Leia mais

12.ª Edição REGULAMENTO. Artigo 1.º

12.ª Edição REGULAMENTO. Artigo 1.º 12.ª Ediçã - 2017 REGULAMENTO Artig 1.º O presente regulament estabelece as regras pr que se rege a ediçã de 2017 d Prémi de Jrnalism Direits Humans & Integraçã, atribuíd pela Cmissã Nacinal da UNESCO

Leia mais

5. METODOLOGIAS FORMATIVAS

5. METODOLOGIAS FORMATIVAS 1. OBJETIVOS Pretende-se cm presente Dssier de Acreditaçã, identificar as cndições mínimas exigidas pel INEM, que devem ser cumpridas pela entidade acreditada na realizaçã da sua atividade frmativa. A

Leia mais

Regime Escolar Fruta Escolar /

Regime Escolar Fruta Escolar / Regime Esclar Fruta Esclar / Frmuláris 2016/2017 - Índice NOTA INTRODUTÓRIA...3 Pedid de Ajuda...4 1. Pedid de Ajuda...4 A. Página de Rst d Pedid...4 B. Pedid de Ajuda Página dis...6 C. Mapa de Medidas

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Códig da publicitaçã d prcediment Códig de candidat A preencher pela entidade empregadra CARACTERIZAÇÃO DO POSTO

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Improve International - Ambassador Programme Estatuto

Improve International - Ambassador Programme Estatuto Imprve Internatinal - Ambassadr Prgramme Estatut Ediçã 2019 / 2020 Estatut d Ambassadr O estatut de Ambassadr da Imprve Internatinal é de carácter rganizacinal, prmcinal, recreativ e educacinal e nã tem

Leia mais

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC),

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), REGULAMENTO GERAL A participaçã nas V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), a realizar n Edifíci Esclar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nva de Lisba, Hspital S. Francisc

Leia mais

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o)

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o) Lista ds dads a registar e armazenar em frmat eletrónic n âmbit d sistema de mnitrizaçã (a que se refere artig 24.) L 138/34 ANEXO III É exigida a apresentaçã de dads para as perações apiadas pel FSE,

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CHAMADA PÚBLICA CURSOS SUPERIORES E CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE

EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CHAMADA PÚBLICA CURSOS SUPERIORES E CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia d Ri Grande d Sul campus Caxias d Sul EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2018. PROCESSO

Leia mais

Edital de 27 de julho de 2009 Bolsão Curso Clio

Edital de 27 de julho de 2009 Bolsão Curso Clio Edital de 27 de julh de 2009 Blsã Curs Cli Cncurs de Blsas pr Desempenh 1. Das dispsições preliminares 1.1 O Cncurs de Blsas d Curs Cli será rganizad pr esta mesma instituiçã e presente edital estará dispnível

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Prjet Tecnlógic Códig: 196 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/12.º Prva: Pr (Prjet) Nº de ans: 1 Duraçã: 30-45 minuts Decret-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM FUNDAÇÃO DE APOIO À TECNOLOGIA E CIÊNCIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 2017/

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM FUNDAÇÃO DE APOIO À TECNOLOGIA E CIÊNCIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 2017/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM FUNDAÇÃO DE APOIO À TECNOLOGIA E CIÊNCIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 2017/3070065-01 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS Designer V e Desenvlvedr

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Frmaçã Prfissinal Ediçã: 06 Página 1 de 10 Elabrad pr: Equipa Data: 19.02.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data:22.02.2018 Frmaçã Prfissinal Ediçã: 06 Página 2 de 10 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã

Leia mais

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier CURSO DE MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E VIOLÊNCIA (PPGDHCV) ÁREA BÁSICA: CIÊNCIA POLÍTICA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANA UNIEURO, RECONHECIDO PELA PORTARIA 1.077, DE 31 DE OUTUBRO DE

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier CURSO DE MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E VIOLÊNCIA (PPGDHCV) ÁREA BÁSICA: CIÊNCIA POLÍTICA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANA UNIEURO, RECONHECIDO PELA PORTARIA 1.077, DE 31 DE OUTUBRO DE

Leia mais

EDITAL DIRPPG-CT 01/ Participação de Pesquisadores em Eventos Técnico-Científicos apoiados com recursos da UTFPR, Câmpus Curitiba.

EDITAL DIRPPG-CT 01/ Participação de Pesquisadores em Eventos Técnico-Científicos apoiados com recursos da UTFPR, Câmpus Curitiba. Ministéri da Educaçã Universidade Tecnlógica Federal d Paraná Diretria Geral d Câmpus Curitiba Diretria de Pesquisa e Pós-Graduaçã EDITAL DIRPPG-CT 01/2016 - Participaçã de Pesquisadres em Events Técnic-Científics

Leia mais

Concursos ICA 2019 ANEXO XI. Programa de Apoio ao Cinema

Concursos ICA 2019 ANEXO XI. Programa de Apoio ao Cinema ANEXO XI Prgrama de Api a Cinema Subprgrama de Api à Cprduçã na Mdalidade de Api à Cprduçã Internacinal cm Participaçã Minritária Prtuguesa 1. Candidats e beneficiáris Pdem candidatar-se e beneficiar de

Leia mais

GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA

GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA PROGRAMAS DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES ERASMUS+ / Açã1 Países de Língua Oficial Prtuguesa PLOP 2019/2020 1 SUMÁRIO 1. GABINETE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 2. CONDIÇÕES Á MOBILIDADE

Leia mais

Concursos ICA 2019 ANEXO XII. Programa de Apoio ao Cinema

Concursos ICA 2019 ANEXO XII. Programa de Apoio ao Cinema ANEXO XII Prgrama de Api a Cinema Subprgrama de Api à Cprduçã na Mdalidade de Api à Cprduçã cm Países de Língua Prtuguesa 1. Candidats e beneficiáris Pdem candidatar-se e beneficiar de api s prdutres independentes

Leia mais

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier CURSO DE MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E VIOLÊNCIA (PPGDHCV) ÁREA BÁSICA: CIÊNCIA POLÍTICA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANA UNIEURO, RECONHECIDO PELA PORTARIA 1.077, DE 31 DE OUTUBRO DE

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V06 31.10.2016 Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança Índice 1- Enquadrament... 3

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MODALIDADE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Autorização - Portaria de 22/08/2008 MEC

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MODALIDADE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Autorização - Portaria de 22/08/2008 MEC CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MODALIDADE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Autrizaçã - Prtaria 1.050 de 22/08/2008 MEC Edital 001/2010 - Prcess Seletiv UAB A Pró-reitria de Extensã

Leia mais

II CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO

II CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO II CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO - Bases Regulamentares - PROTOTRANSFER II CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO - Bases Regulamentares -

Leia mais

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! Campanha Cnstruind Cidades Resilientes: minha cidade está se preparand! Platafrma temática sbre risc urban nas Américas Frtaleciment da cperaçã e clabraçã entre gverns lcais Cnvite à apresentaçã de prpstas

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificaçã/Critéris An Letiv 2018/2019 Nível de Ensin: Secundári Áreas/Disciplina: TOLC An: 2º Curs: Básic Científic-Humanístic Prfissinal X Planificaçã Períd Sequências/Temas/Móduls Cnteúds Prgramátics/Dmínis

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO EDITAL 001 PROCESSO SELETIVO ANO 2018 1. ABERTURA A Pró-Reitria Acadêmica (PrAcad)

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V07 17.05.2018 Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã e Entrada e Requisits Mínims...

Leia mais

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017 Auditria às Reclamações e Pedids de Infrmaçã ds CTT Crreis de Prtugal, S.A. 2017 Síntese d Relatóri Versã pública 11 de setembr de 2018 Este dcument fi preparad pela Grant Thrntn & Assciads, SROC, Lda.

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Humanidades Departamento de Ciências Sociais Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Universidade Federal do Ceará Centro de Humanidades Departamento de Ciências Sociais Programa de Pós-Graduação em Sociologia Universidade Federal d Ceará Centr de Humanidades Departament de Ciências Sciais Prgrama de Pós-Graduaçã em Scilgia EDITAL N.º 02/2013-PPGS SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM SOCIOLOGIA TURMA 2014 O Prgrama de

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018 DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARDUNHA E XISTO, FUNDÃO 161123 Medalha de Prata de Mérit Municipal Departament de Ciências Sciais

Leia mais

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS INSTRUÇÃO AO CANDIDATO - GERAL IT 088

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS INSTRUÇÃO AO CANDIDATO - GERAL IT 088 Página: 1 de 6 1. OBJETIVO Frnecer a candidat as instruções necessárias para a sistemática de avaliaçã de pessal na execuçã d ensai nã destrutiv de Estanqueidade Detecçã de Vazaments Nã Visíveis de Líquids

Leia mais

Consulta pública sobre a revisão da Estratégia Europeia para a Deficiência

Consulta pública sobre a revisão da Estratégia Europeia para a Deficiência Cnsulta pública sbre a revisã da Estratégia Eurpeia para a Deficiência 2010-2020 Na UE, há aprximadamente 80 milhões de pessas cm deficiência que diariamente enfrentam barreiras que as impedem de participar

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Página 1 de 11 Elabrad pr: Equipa Data: 28.08.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data: 29.08.2018 Página 2 de 11 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã d Serviç 3 2 Frmand(a)s 6 3- Avaliaçã 7 4 Certificaçã

Leia mais

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica Gestã de Participantes da Semana de Integraçã Acadêmica MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 07/01/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 2 2. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL... 3 3. DO DIAGRAMA

Leia mais

ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES

ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES ACM ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES 1996: Prtugal institui carg de Alt Cmissári para a Imigraçã e Minrias Étnicas, de frma a criar cndições para a implementaçã e crdenaçã de plíticas públicas de integraçã;

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Recredenciada pela Prtaria MEC nº 1473 de 07 de Outubr de 2011. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciad pela Prtaria MEC nº 2812 de

Leia mais

(Abertura de procedimento concursal simplificado destinado ao recrutamento local de docentes do ensino português no estrangeiro)

(Abertura de procedimento concursal simplificado destinado ao recrutamento local de docentes do ensino português no estrangeiro) AVISO Camões Institut da Cperaçã e da Língua, I.P. ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO NA ÁFRICA DO SUL, NAMÍBIA, SUAZILÂNDIA E ZIMBABUÉ (Abertura de prcediment cncursal simplificad

Leia mais

Reedita, com alterações, a Resolução

Reedita, com alterações, a Resolução RESOLUÇÃO N 11/2011, DE 22 DE MARÇO DE 2011 Reedita, cm alterações, a Resluçã n 11/2005, de 13/12/2005, que estabelece critéris e rtina peracinal para atribuiçã de vagas de Prfessr Titular na UFMG. O CONSELHO

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A finalidade desta plítica é prprcinar a tds s titulares de dads que pr qualquer mei digital, ns frnecem infrmaçã, cnheciment necessári sbre a gestã que fazems ds seus dads pessais.

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO EDITAL 002 PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR ANO 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO EDITAL 002 PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR ANO 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO EDITAL 002 PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR ANO 2018 1. ABERTURA A Reitria d Centr Universitári Ritter ds

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

NOTA Nº E-023/2014 I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

NOTA Nº E-023/2014 I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS ADMINISTRAÇÃO CENTRAL E DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR NOTA Nº E-023/2014 A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS

Leia mais

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 3º Cngress de e de Educaçã, Ciência e Cultura: Expandind as Frnteiras d Saber 1ª Circular O UDF - Centr Universitári, pr mei d Prgrama de Iniciaçã Científica, Tecnlógica e Invaçã, têm a hnra de cnvidá-l

Leia mais

o Instituto Politécnico Portalegre

o Instituto Politécnico Portalegre DEFESA NACION L - Institut Plitécnic Prtalegre PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL E O INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE Entre: O Ministéri da Defesa Nacinal através da Direçã-Geral

Leia mais

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços:

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços: Term de Referência para cntrataçã de Auditres Externs A Rede Nrte-Sul http://www.nrd-sued-netz.de é um departament da DGB Bildungswerk BUND, instituiçã educacinal pertencente à Cnfederaçã ds Sindicats

Leia mais

PROGRAMA ECOVALOR 2018/2019 REGULAMENTO

PROGRAMA ECOVALOR 2018/2019 REGULAMENTO REGULAMENTO 1 1. INTRODUÇÃO O Prgrama Ecvalr é um prgrama de educaçã ambiental que tem cm principal públicalv públic esclar, abrangend tds s estabeleciments de ensin (esclas públicas, privadas, IPSS),

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL EDITAL Nº 05/2018 A Universidade Federal de Peltas (UFPEL) trna

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Recredenciada pela Prtaria MEC nº 1473 de 07 de Outubr de 2011. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciad pela Prtaria MEC nº 2812 de

Leia mais

REGULAMENTO DO PASSATEMPO LUCKY DAYS 2019

REGULAMENTO DO PASSATEMPO LUCKY DAYS 2019 REGULAMENTO DO PASSATEMPO LUCKY DAYS 2019 ARTIGO 1 PREÂMBULO A empresa POINT S DEVELOPMENT, SAS, cm capital scial de 418.000 eurs, matriculada n Regist d Cmérci e das Sciedades de Lyn: 491 028 627 00025,

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Entidade: Direçã-Geral ds Estabeleciments Esclares () Mrada: Praça de Alvalade, nº 12 1749-070 Telefne: 218433910 Crrei eletrónic: atendiment@dgeste.mec.pt Síti da internet: https://www.dgeste.mec.pt/

Leia mais

DOCUMENTO DAS SELEÇÕES NACIONAIS GINÁSTICA AERÓBICA 2014/2015. Versão 13 Nov Ginástica Aeróbica

DOCUMENTO DAS SELEÇÕES NACIONAIS GINÁSTICA AERÓBICA 2014/2015. Versão 13 Nov Ginástica Aeróbica DOCUMENTO DAS SELEÇÕES NACIONAIS GINÁSTICA AERÓBICA 2014/2015 Versã 13 Nv. 2015 1. Ntas Intrdutórias A Lei de Bases da Atividade Física e d Desprt (Lei nº 5/2007, de 16 de Janeir), cnsidera desprt de alt

Leia mais

Regulamento. Cabeço de Montachique

Regulamento. Cabeço de Montachique Regulament Cabeç de Mntachique 28 de Outubr de 2018 1. Organizaçã A Urban Obstacles é uma prva rganizada pela Universal Events Assciaçã, que cnta cm api da Câmara Municipal de Lures. 2. Data/Hra/Lcal 2.1.

Leia mais

DITAL Nº 15/2015. EDITAL 15/2015 Processo Seletivo de Docente

DITAL Nº 15/2015. EDITAL 15/2015 Processo Seletivo de Docente Artig 1º. A FACULDADE GUANAMBI, mantida pel Centr de Educaçã Superir de Guanambi (CESG), trna pública a abertura de inscrições para seleçã de candidats para carg de dcente. Artig 2. O regime de cntrataçã

Leia mais

LIflUR FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA [DIRETOR] Despacho D-5/2017. Clínica de Verão 2017 REGULAMENTO CLÍNICA DE VERÃO

LIflUR FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA [DIRETOR] Despacho D-5/2017. Clínica de Verão 2017 REGULAMENTO CLÍNICA DE VERÃO 1 1 i Iflflfll LIflUR FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA [DIRETOR] Despach D-5/2017 Clínica de Verã 2017 Ouvids s Cnselhs Científic e Pedagógic da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisba assim

Leia mais

3 EDITAL DE SELEÇÃO DOS PLANOS DE TRABALHO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PRODAP

3 EDITAL DE SELEÇÃO DOS PLANOS DE TRABALHO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PRODAP 3 EDITAL DE SELEÇÃO DOS PLANOS DE TRABALHO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PRODAP A Cmissã Permanente de Seleçã e Acmpanhament (CPSA) da Universidade Federal de Sergipe,

Leia mais

EDITAL DE PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA CONSTANTES NO EDITAL Nº. 002/2017 Profissional Graduado

EDITAL DE PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA CONSTANTES NO EDITAL Nº. 002/2017 Profissional Graduado O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL n. 002/2017 EDITAL DE PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA CONSTANTES NO EDITAL Nº. 002/2017 Prfissinal Graduad O Crdenadra Institucinal d Prgrama O Paraná Fala

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1 Regulament das Atividades Cmplementares d Curs de Relações Internacinais Currícul 2018/1 Em cnfrmidade cm a Resluçã nº 4, de 04..2017, da Câmara de Educaçã Superir d Cnselh Nacinal de Educaçã (CES/CNE),

Leia mais

Regulamento de Frequência - ADR

Regulamento de Frequência - ADR Regulament de Frequência - ADR www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V09 17.05.2018 Regulament de Frequência - ADR [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS

REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS 1 REGULAMENTO CONCURSO DE INFOGRAFIAS SOBRE O PROJECTO O prjet EDUCO 2 CEAN é um prjet vencedr d Prgrama Eurpeu Erasmus+, que agrega várias iniciativas de api cmunitári centradas na educaçã, na aprendizagem

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA AS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS DE SKYRUNNING 2018

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA AS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS DE SKYRUNNING 2018 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA AS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS DE SKYRUNNING 2018 Federaçã de Campism e Mntanhism de Prtugal Av. Crnel Eduard Galhard, 24 D 1199-007 Lisba Prtugal Tel.: 218 126 890 Fax: 218 126

Leia mais

CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDO 2010/11 GUIA PRÁTICO

CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDO 2010/11 GUIA PRÁTICO CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDO 2010/11 GUIA PRÁTICO 1 INDÍCE A Blsa de estud. 2 B - Cndiçã geral, de âmbit pessal, para beneficiar de blsa de estud. 3 C Requeriment - dads de identificaçã d candidat. 4

Leia mais

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V02 31.10.2016 Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament...

Leia mais

Regulamento de Propinas dos Programas de Formação da Universidade da Madeira

Regulamento de Propinas dos Programas de Formação da Universidade da Madeira Regulament de Prpinas ds Prgramas de Frmaçã da Universidade da Madeira Capítul I Dispsições Gerais Artig 1.º Âmbit 1. O presente Regulament aplica se a tds s aluns inscrits na Universidade da Madeira em

Leia mais

Apoios à Contratação através do IEFP

Apoios à Contratação através do IEFP Apis à Cntrataçã através d IEFP Car Assciad, A Assciaçã d Cmerci, Serviçs e Turism d Distrit de Beja, vem pr este mei infrmar que IEFP Institut de Empreg Frmaçã Prfissinal dispõe para an de 2013 de várias

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017 ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 16/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO DOMÍNIO DA COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO Equipaments especificamente afets a atividades de Investigaçã e Desenvlviment (I&D) ELEGIBILIDADE

Leia mais

Edital 08/2010. Poderão se inscrever no processo candidatos que preencham os requisitos conforme relacionados abaixo:

Edital 08/2010. Poderão se inscrever no processo candidatos que preencham os requisitos conforme relacionados abaixo: Faculdade de Administraçã Centr de Educaçã a Distância Edital de Seleçã de Tutres a Distância UAB, I/SEED/MEC Edital 08/2010 A Universidade Federal de Juiz de fra (UFJF) trna públic, pr mei deste Edital,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsista ao programa nacional de pós-doutorado PNPD 2013

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsista ao programa nacional de pós-doutorado PNPD 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centr de Ciências Exatas Prgrama de Pós-Graduaçã em Química EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleçã de blsista a prgrama nacinal de pós-dutrad PNPD

Leia mais

Esta Política de Privacidade visa informá-lo sobre as finalidades da recolha e tratamento dos seus dados pessoais.

Esta Política de Privacidade visa informá-lo sobre as finalidades da recolha e tratamento dos seus dados pessoais. POLÍTICA DE PRIVACIDADE A Vila Vita (Prtugal) - Actividades Turísticas e Hteleiras, Lda., trata a infrmaçã relativa as dads pessais ds seus clientes cm a máxima cnfidencialidade e segurança. O tratament

Leia mais

0. INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS

0. INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS ÍNDICE: 0. Intrduçã 1. Objetivs 2. Destinatáris 3. Prémis 4. Candidatura 5. Cndições de Participaçã 6. Critéris de Avaliaçã e Decisã 7. Júri 8. Cnsiderações Finais 2 0. INTRODUÇÃO O Municípi de Aruca pretende

Leia mais

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Departament: Infraestrutura Direçã: Unidade de PPDU Categria: P4 Salári anual: USD 44,328

Leia mais

Programa Cidadãos Manual do Promotor Anexo 2: Preenchimento do formulário de pedido de pagamento Versão 1.1

Programa Cidadãos Manual do Promotor Anexo 2: Preenchimento do formulário de pedido de pagamento Versão 1.1 Prgrama Cidadãs Ativ@s Manual d Prmtr Anex 2: Preenchiment d frmulári de pedid de pagament Versã 1.1 A apresentaçã de pedids de pagament através d SIPPCA prcessa-se pel preenchiment d respetiv frmulári.

Leia mais

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 1. O INOVA SENAI 1.1 O que é INOVA SENAI é uma atividade técnica-cultural n frmat de cncurs que visa recnhecer publicamente as capacidades de invaçã, empreendedrism

Leia mais

REGULAMENTO SENAI NO MUNDO 2017/2018

REGULAMENTO SENAI NO MUNDO 2017/2018 REGULAMENTO SENAI NO MUNDO 2017/2018 1 P á g i n a Sumári 1. PROPÓSITO... 3 2. DA INSCRIÇÃO... 3 3. DAS CATEGORIAS... 4 4. DA CLASSIFICAÇÃO... 5 5. DA VOTAÇÃO... 5 6. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE... 6 7.

Leia mais

CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES

CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES APURAMENTO MADEIRA 16 e 17 de junh de 2018 Funchal (RG3) e Ribeira Brava (CDM) 1. REGULAMENTO Aplica-se regulament da FPA previst para esta cmpetiçã, que pderá ser cnsultad

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Empreendedrism Qualificad) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais