PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social"

Transcrição

1 Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à prestaçã de api scial as estudantes d ensin superir, em especial àqueles em cndições de carência ecnómica cmprvada, de md a garantir que nã sejam excluíds pr incapacidade financeira d sistema de ensin, nmeadamente, através das mdalidades de api scial diret e indiret. II OBJETIVOS Assegurar as funções da açã scial, n quadr d regime jurídic das instituições de ensin superir e das matérias estabelecidas e reguladas pr lei especial. Planear a divulgaçã da infrmaçã relativa a prcess de atribuiçã de blsas de estud, a desenvlver n mment de integraçã ds nvs estudantes. Realizar s prcediments técnics e administrativs relativs: à atribuiçã, mnitrizaçã e gestã de apis financeirs a fund perdid sb a frma de blsas de estud; cmplements de aljament; assim cm auxílis de emergência de natureza excecinal para cass cmprvads de carência ecnómica grave e pntual; às mdalidades de api scial indiret. Caracterizar s candidats a blsa de estud, de md, a prceder a acmpanhament/encaminhament ds estudantes identificads em situações de risc. Identificar s apis necessáris as estudantes, prtadres de deficiência física, sensrial u utra, ns terms legais em vigr, cm grau de incapacidade igual u superir a 60%. Mnitrizar e cntrlar as infrmações prestadas pel estudante quand efetuu a candidatura. Prmver a dinamizaçã de events n âmbit da dimensã scial da educaçã. Apiar tecnicamente s órgãs de gestã, nmeadamente, através da elabraçã de dssiers, pareceres técnics, relatóris e prjets. III INFORMAÇÕES GERAIS A - DEFINIÇÕES esclar direta traduz-se em apis direts, designadamente: Blsa de estud; Cmplement de aljament; Cmplement mensal de mbilidade; Auxíli de emergência; Benefíci anual de transprte. indireta traduz-se na dispsiçã de serviçs de suprte a estudante, designadamente: Acess a alimentaçã em cantinas e bares; Acess a apis educativs; Acess a serviçs de saúde; Acess a apis para estudantes cm necessidades especiais, designadamente prtadres de deficiência. Acmpanhament scial serviç que assegura atendiment e acmpanhament de pessas em situaçã de vulnerabilidade, exclusã e emergência scial.

2 Página 2 de 5 Auxíli de emergência api atribuíd a estudante, de natureza excecinal, face a situações ecnómicas especialmente graves e que nã sejam enquadráveis n âmbit d prcess nrmal de atribuiçã de blsa de estud pel Estad. Blsa de estud prestaçã pecuniária anual para cmparticipaçã ns encargs cm a frequência de um curs u cm a realizaçã de um estági prfissinal de caráter brigatóri, atribuída pel Estad, sempre que estudante e/u agregad familiar em que se integra nã dispnha de um nível mínim adequad de recurss financeirs. Blsa de estud de mérit scial visa recnheciment e api financeir de estudantes da ESEP que, estand fra d âmbit de aplicaçã da açã scial u que, apesar daqueles apis, apresentem níveis de carência ecnómica cnsiderads elevads, desenvlvam atividades de participaçã cívica, prmvidas pela ESEP. Cntratualizaçã é um prcess destinad a estudantes que tenham sid blseirs n an letiv anterir, que requeiram a cntinuidade de atribuiçã de blsa de estud e que cumpram as cndições para efeit (de acrd cm Regulament de Atribuiçã de Blsas de Estud a Estudantes d Ensin Superir). Cmplement de aljament cmplement mensal atribuíd as estudantes blseirs deslcads, num an letiv, que tenha requerid a atribuiçã de aljament em residência ds serviçs de açã scial e este nã tenha sid cncedid. Cmplement de mbilidade cmplement atribuíd a estudantes blseirs que realizem um períd de estuds em mbilidade, n âmbit de prgramas legalmente recnhecids. IAS (Indexante ds apis sciais) valr que serve de base a cálcul das prestações sciais. B - ORIENTAÇÕES QUANTO À EXECUÇÃO O serviç de açã scial divulga s prazs e as cndições para apresentaçã da candidatura a blsa de estud. O cntact cm candidat pde ser efetuad: Atendiment: presencialmente (individual u em sessões de esclareciment), u pr via telefónica ns hráris de atendiment definids u via . Entrevista: presencialmente, após marcaçã pr via telefónica, u através da platafrma de candidatura de blsa de estud. A entrevista é agendada pel técnic de açã scial: quand agregad familiar nã apresenta rendiments; quand s meis de prva necessáris para cálcul d rendiment nã estã dispníveis; quand apurament de rendiment per capita d agregad familiar é inferir a estabelecid; quand requerente tem idade inferir a 25 ans e em que agregad familiar é cmpst pr uma única pessa; em cas de reclamaçã, quand técnic julgue adequad; em cas verificaçã sistemática u auditria, quand técnic julgue adequad; em situaçã de requeriment de reanálise pr alteraçã significativa da situaçã ecnómica d agregad familiar e/u sua cmpsiçã, quand técnic julgue adequad; em cas de suspensã de matrícula, send estudante blseir; u quand qualquer utra situaçã se justifique. A análise de candidatura a blsa de estud deve ser célere e eficaz, sempre que pssível. As áreas de riscs que merecem atençã especial estã definidas n plan de prevençã de risc de crrupçã e infrações cnexas (PGRCIC).

3 Página 3 de 5 O auxíli de emergência pde ser slicitad pel estudante perante situações ecnómicas especialmente graves, quand estas crram durante an letiv e nã sejam enquadráveis n âmbit d prcess nrmal de atribuiçã de blsas de estud. O cmplement de aljament é atribuíd a estudante deslcad, mediante apresentaçã de recib mensal de renda. É desenvlvid uma verificaçã sistemática (IT.15) junt de candidaturas selecinadas aleatriamente cnfrme plan de mnitrizaçã e mediçã (MOD.158), nde sã slicitads tds s dcuments que suprtem/cmprvem a infrmaçã frnecida pel candidat n mment de candidatura a blsa de estud. Para atribuiçã de blsas de mérit scial aplica-se regulament de atribuiçã de blsas de mérit scial e regulament ds PAC s (pactes de ações de cidadania). IV RECURSOS PG.05 Gestã académica. Regulament de Atribuiçã de Blsas de Estud a Estudantes d Ensin Superir. Regulament rgânic. Platafrma SICABE (platafrma de gestã d sistema de atribuiçã de blsas de estud da DGES). Materiais e audivisuais requisitads. Aplicativ GESTA. Espaçs de alimentaçã. Espaçs desprtivs. Serviçs de infrmaçã, reprgrafia, api bibligráfic e material esclar. V AÇÕES Açã Respnsabilidade esclar direta 1. Analisar suprte legal e cnslidar a infrmaçã a divulgar. 2. Prceder à cmunicaçã ds prazs d prcess de candidaturas a blsas de estud. 3. Atualizar a infrmaçã a divulgar n site da ESEP e prceder à divulgaçã., GDIAP 4. Dispnibilizar infrmaçã relativa à candidatura à blsa de estud, n mment da matrícula/inscriçã n curs e na semana de integraçã ds nvs estudantes. 5. Planear, divulgar e realizar sessões de esclareciment sbre a candidatura a blsa de estud e registar. 6. Submeter a candidatura na platafrma de gestã d sistema de atribuiçã de blsas de estud da DGES. Estudante 7. Submeter a infrmaçã na platafrma SICABE acerca da infrmaçã académica ds requerentes de blsa de estud. SAAE

4 Página 4 de 5 Açã Respnsabilidade 8. Analisar s prcesss individuais de candidatura. 9. Pedir s dcuments cmplementares, cas aplicável. 10. Efetuar as entrevistas cm requerente de md a apurar a veracidade ds rendiments declarads e da situaçã familiar e scial d agregad, cas aplicável. 11. Efetuar relatóri da entrevista. 12. Enviar para prcessament, s despachs das candidaturas que nã seguiram prcess de cntratualizaçã. 13. Emitir despach da decisã de atribuiçã prvisória de blsa de estud. 14. Ntificar da cnfirmaçã u cancelament da atribuiçã de blsa de estud prvisória. DGES 15. Acinar prcess de psiçã e de reclamaçã, se aplicável. Estudante 16. Analisar e emitir parecer. 17. Decidir e emitir despach. 18. Slicitar a reanálise da candidatura, em cas de alteraçã da cmpsiçã d Estudante agregad familiar u de alteraçã significativa da situaçã ecnómica d mesm. 19. Analisar e emitir parecer. 20. Prceder a pagament da blsa de estud. DGES 21. Infrmar ds cass de alteraçã da infrmaçã académica. SAAE 22. Analisar e prpr a suspensã u cessaçã da blsa de estud, cas aplicável. 23. Mnitrizar e cntrlar de acrd cm IT.15. Cmplements 1. Verificar a elegibilidade das cndições de atribuiçã de cmplement de aljament. 2. Prceder a pagament d cmplement de aljament as estudantes deslcads. DGES Auxílis de emergência 1. Autrizar a atribuiçã ds pedids de auxíli de emergência. 2. Validar e acinar pedid na platafrma. 3. Atribuir auxíli de emergência, se aplicável. DGES Blsa de Mérit Scial (BMS) 1. Frmalizar a candidatura à BMS através de requeriment a. Estudante 2. Analisar a candidatura à BMS e emitir parecer. 3. Decidir e emitir despach. 4. Prceder a prcessament ds auxílis prevists. SAAE/CGR-COC ERASMUS 1. Preencher a infrmaçã ds períds de mbilidade. GAMII 2. Submeter a infrmaçã na platafrma SICABE acerca da infrmaçã d períd de SAAE mbilidade ds requerentes de blsa de estud. 3. Prceder a pagament d cmplement. DGES esclar indireta 1. Prestar s esclareciments/encaminhar para s serviçs adequads e divulgar prtcls existentes.

5 Página 5 de 5 Açã 2. Mnitrizar as cndições de acess às refeições n âmbit d sistema de açã scial d ensin superir e que valr da refeiçã nã ultrapasse s valres acnselhads. 3. Encaminhar para serviçs de respstas sciais, facultand nme e cntacts das entidades que pdem acmpanhar estudante. Respnsabilidade VI FLUXOGRAMA Nã aplicável. VII DOCUMENTOS ASSOCIADOS Regulament de atribuiçã de blsas de mérit scial. Regulament ds PAC s. Plan de Prevençã de risc de crrupçã e infrações cnexas. IT.15 Auditria interna a blsas de estud. MOD.158 Plan de mnitrizaçã e mediçã.

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social

PROCEDIMENTO OPERATIVO Ação social Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à prestação de apoio social aos estudantes do ensino superior, em especial àqueles em condições de carência económica comprovada, de modo a garantir que não sejam excluídos

Leia mais

Definir as condições de acesso às regalias sociais do pessoal próprio dos SSCGD.

Definir as condições de acesso às regalias sociais do pessoal próprio dos SSCGD. Nrmas ds SSCGD Utentes Sem Cmparticipaçã ENTRADA EM VIGOR: març 2018 0. Preâmbul 0.1 N âmbit ds seus Estatuts, s SSCGD: 0.1.1 Têm pr bjetiv melhrar as cndições ecnómicas e sciais ds empregads e apsentads

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V07 17.05.2018 Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã e Entrada e Requisits Mínims...

Leia mais

Regime Escolar Fruta Escolar /

Regime Escolar Fruta Escolar / Regime Esclar Fruta Esclar / Frmuláris 2016/2017 - Índice NOTA INTRODUTÓRIA...3 Pedid de Ajuda...4 1. Pedid de Ajuda...4 A. Página de Rst d Pedid...4 B. Pedid de Ajuda Página dis...6 C. Mapa de Medidas

Leia mais

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica Gestã de Participantes da Semana de Integraçã Acadêmica MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 07/01/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 2 2. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL... 3 3. DO DIAGRAMA

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V06 31.10.2016 Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança Índice 1- Enquadrament... 3

Leia mais

crcj CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS

crcj CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS CdHhISSM DE PROT CÇAO DE CIIIIIIIÇflS E JDUEFIS OBJETIVOS OBJETIVOS AÇÃO INDICADORES METAS GERAIS ESPECIFICOS Garantir a participaçã das entidades representadas Realizaçã de reuniões nas instalações das

Leia mais

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos Prgrama de Capacitaçã Dcente EDITAL Subsistema: Treinament e Desenvlviment Versã: 002 Data de Implantaçã: Elabrad pr: Aprvad pr: Data da revisã: 27/09/208 Recurss Humans Direçã Geral 4/09/208. Abrangência.

Leia mais

Apoios à Contratação através do IEFP

Apoios à Contratação através do IEFP Apis à Cntrataçã através d IEFP Car Assciad, A Assciaçã d Cmerci, Serviçs e Turism d Distrit de Beja, vem pr este mei infrmar que IEFP Institut de Empreg Frmaçã Prfissinal dispõe para an de 2013 de várias

Leia mais

Regulamento de Frequência - ADR

Regulamento de Frequência - ADR Regulament de Frequência - ADR www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V09 17.05.2018 Regulament de Frequência - ADR [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã

Leia mais

5. METODOLOGIAS FORMATIVAS

5. METODOLOGIAS FORMATIVAS 1. OBJETIVOS Pretende-se cm presente Dssier de Acreditaçã, identificar as cndições mínimas exigidas pel INEM, que devem ser cumpridas pela entidade acreditada na realizaçã da sua atividade frmativa. A

Leia mais

Regulamento de Propinas dos Programas de Formação da Universidade da Madeira

Regulamento de Propinas dos Programas de Formação da Universidade da Madeira Regulament de Prpinas ds Prgramas de Frmaçã da Universidade da Madeira Capítul I Dispsições Gerais Artig 1.º Âmbit 1. O presente Regulament aplica se a tds s aluns inscrits na Universidade da Madeira em

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO

APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO Qual bjetiv ds frmuláris e cm serã utilizadas as infrmações cletadas? A Pró-Reitria de Planejament e Orçament Prplan elabru e publica Frmulári para

Leia mais

Renovação de matrícula Constituição de Turmas

Renovação de matrícula Constituição de Turmas Renvaçã de matrícula Cnstituiçã de Turmas 2018-2019 Escla Secundária de Vila Verde, 19 de julh de 2017 O Diretr Suprte legal 1. O prcediments de matrícula/ renvaçã e as nrmas a bservar na distribuiçã de

Leia mais

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes

Regulamento de Frequência Capacidade Profissional Gerentes Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V02 31.10.2016 Regulament de Frequência Capacidade Prfissinal [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament...

Leia mais

Validação de metodologia de aplicação de Custos Simplificados

Validação de metodologia de aplicação de Custos Simplificados Validaçã de metdlgia de aplicaçã de Custs Simplificads Cfinanciament através de Tabela Nrmalizadas de Custs Unitáris, Cnfrme alínea c) d n.º 2, d artig 7.º d Decret-Lei n.º 159/2014, de 27 de utubr Estágis

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Clientes HB SAÚDE Relatório de Auditoria e Parecer Técnico

Pesquisa de Satisfação de Clientes HB SAÚDE Relatório de Auditoria e Parecer Técnico Pesquisa de Satisfaçã de Clientes HB SAÚDE 2018 Relatóri de Auditria e Parecer Técnic Jã August Simões Abril/2018 AVALIAÇÃO DE CENÁRIO A HB SAÚDE (HB SAÚDE S/A) adta as nrmas gerais recmendadas pela ANS

Leia mais

Regulamento de Frequência: CMT Certificação de Motorista de Táxis

Regulamento de Frequência: CMT Certificação de Motorista de Táxis Regulament de Frequência: CMT Certificaçã de Mtrista de Táxis www.academiadprfissinal.cm email:geral@academiadprfissinal.cm V01 Regulament de Frequência: CMT Certificaçã de Mtrista de Táxis [Esclha a data]

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2014 PREÂMBULO A Cnfederaçã Nacinal de Municípis CNM, inscrita n CNPJ/MF sb nº 00.703.157/0001-83, cm sede n SCRS 505, Blc C, Lte 01 3º

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Página 1 de 10 Elabrad pr: Equipa Data: 03.05.2017 Aprvad: Direçã Data: 04.05.2017 Página 2 de 10 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã d Serviç 3 2 Frmand(a)s 5 3- Avaliaçã 6 4 Certificaçã 7 5 Funcinament

Leia mais

Programa Estágios Profissionais

Programa Estágios Profissionais Prgrama Estágis Prfissinais Cnsiste num estági cm a duraçã de 9 meses, pdend prlngar-se, cm autrizaçã d IEFP, excepcinalmente, até 12 meses, quand fr cmplementad pr um estági a realizar em territóri nacinal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 O IMED INSTITUTO DE MEDICINA, ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO, através d presente instrument, trna

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CHAMADA PÚBLICA CURSOS SUPERIORES E CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE

EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CHAMADA PÚBLICA CURSOS SUPERIORES E CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia d Ri Grande d Sul campus Caxias d Sul EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2018. PROCESSO

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Frmaçã Prfissinal Ediçã: 06 Página 1 de 10 Elabrad pr: Equipa Data: 19.02.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data:22.02.2018 Frmaçã Prfissinal Ediçã: 06 Página 2 de 10 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA Objetiv Dispnibilizar a pçã de negativaçã ds clientes pessas físicas e/u jurídicas sbre dívidas nã pagas. Flux Prcess Página 2 de 14 Prcess 1. PEFIN 1.1 Menus Específics

Leia mais

Regulamento de Cedência de Instalações Escolares

Regulamento de Cedência de Instalações Escolares Regulament de Cedência de Instalações Esclares Artig 1.º Objet O bjet d presente regulament cnsiste n estabeleciment de nrmas relativas à cedência de instalações esclares. Artig 2.º Espaçs Dispníveis 1.

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Empreendedrism Qualificad) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

o Instituto Politécnico Portalegre

o Instituto Politécnico Portalegre DEFESA NACION L - Institut Plitécnic Prtalegre PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL E O INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE Entre: O Ministéri da Defesa Nacinal através da Direçã-Geral

Leia mais

0. INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS

0. INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS ÍNDICE: 0. Intrduçã 1. Objetivs 2. Destinatáris 3. Prémis 4. Candidatura 5. Cndições de Participaçã 6. Critéris de Avaliaçã e Decisã 7. Júri 8. Cnsiderações Finais 2 0. INTRODUÇÃO O Municípi de Aruca pretende

Leia mais

GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA

GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA GUIA ORIENTADOR DE CANDIDATURA PROGRAMAS DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES ERASMUS+ / Açã1 Países de Língua Oficial Prtuguesa PLOP 2019/2020 1 SUMÁRIO 1. GABINETE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS 2. CONDIÇÕES Á MOBILIDADE

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

DOCUMENTO DAS SELEÇÕES NACIONAIS GINÁSTICA AERÓBICA 2014/2015. Versão 13 Nov Ginástica Aeróbica

DOCUMENTO DAS SELEÇÕES NACIONAIS GINÁSTICA AERÓBICA 2014/2015. Versão 13 Nov Ginástica Aeróbica DOCUMENTO DAS SELEÇÕES NACIONAIS GINÁSTICA AERÓBICA 2014/2015 Versã 13 Nv. 2015 1. Ntas Intrdutórias A Lei de Bases da Atividade Física e d Desprt (Lei nº 5/2007, de 16 de Janeir), cnsidera desprt de alt

Leia mais

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL)

Designação do projeto Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa (OADRL) Designaçã d prjet Órgã de Acmpanhament das Dinâmicas Reginais de Lisba (OADRL) - 2016 Códig d prjet LISBOA-09-6177-FEDER-000003 Objetiv principal Criar as cndições e reunir s meis necessáris para exercíci

Leia mais

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o)

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o) Lista ds dads a registar e armazenar em frmat eletrónic n âmbit d sistema de mnitrizaçã (a que se refere artig 24.) L 138/34 ANEXO III É exigida a apresentaçã de dads para as perações apiadas pel FSE,

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AEFPCEUP A Assciaçã de Estudantes da Faculdade de Psiclgia e de Ciências da Educaçã da Universidade d Prt (AEFPCEUP) recnhece que s rçaments participativs, utilizads

Leia mais

Apoio à Diversificação e Qualificação dos Serviços Prestados pelas Escolas

Apoio à Diversificação e Qualificação dos Serviços Prestados pelas Escolas Api à Diversificaçã e Qualificaçã ds Serviçs Prestads pelas Esclas Cedência de Instalações Esclares Cnservatóri de Cimbra Regulament Preçári Revist em janeir de 2014 Página 1/9 REGULAMENTO DE CEDÊNCIA

Leia mais

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier CURSO DE MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E VIOLÊNCIA (PPGDHCV) ÁREA BÁSICA: CIÊNCIA POLÍTICA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANA UNIEURO, RECONHECIDO PELA PORTARIA 1.077, DE 31 DE OUTUBRO DE

Leia mais

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier CURSO DE MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E VIOLÊNCIA (PPGDHCV) ÁREA BÁSICA: CIÊNCIA POLÍTICA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANA UNIEURO, RECONHECIDO PELA PORTARIA 1.077, DE 31 DE OUTUBRO DE

Leia mais

Concursos ICA 2019 ANEXO XII. Programa de Apoio ao Cinema

Concursos ICA 2019 ANEXO XII. Programa de Apoio ao Cinema ANEXO XII Prgrama de Api a Cinema Subprgrama de Api à Cprduçã na Mdalidade de Api à Cprduçã cm Países de Língua Prtuguesa 1. Candidats e beneficiáris Pdem candidatar-se e beneficiar de api s prdutres independentes

Leia mais

Regulamento Interno Formação Profissional

Regulamento Interno Formação Profissional Página 1 de 11 Elabrad pr: Equipa Data: 28.08.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data: 29.08.2018 Página 2 de 11 Índice Intrduçã 3 1- Apresentaçã d Serviç 3 2 Frmand(a)s 6 3- Avaliaçã 7 4 Certificaçã

Leia mais

Município de Vila Pouca de Aguiar

Município de Vila Pouca de Aguiar Municípi de Vila Puca de Aguiar Antóni Albert Pires Aguiar Machad, Presidente da Câmara Municipal de Vila Puca de Aguiar, trna públic, ns terms d dispst na alínea g) d nº 1 d artig 25º da Lei nº 75/2013,

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Prjet Tecnlógic Códig: 196 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/12.º Prva: Pr (Prjet) Nº de ans: 1 Duraçã: 30-45 minuts Decret-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

BSP Business School São Paulo

BSP Business School São Paulo BSP Business Schl Sã Paul Manual de Slicitações Prcediments e Prazs Sumári Slicitações de Dcuments Atestad cm especificações...1 Atestad de ba cnduta...1 Atestad de frequência...2 Atestad de Matrícula...2

Leia mais

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES REGULAMENTO CONVOCATÓRIA PÚBLICA TRANSFRONTEIRIÇA DE PRÉMIOS DE CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 1 Índice 1 Enquadrament... 3 2 Objetivs... 3 3 Requisits para participaçã...

Leia mais

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier

Coordenadora: Profa. Dra. Lidia de Oliveira Xavier CURSO DE MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E VIOLÊNCIA (PPGDHCV) ÁREA BÁSICA: CIÊNCIA POLÍTICA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANA UNIEURO, RECONHECIDO PELA PORTARIA 1.077, DE 31 DE OUTUBRO DE

Leia mais

Concursos ICA 2019 ANEXO XI. Programa de Apoio ao Cinema

Concursos ICA 2019 ANEXO XI. Programa de Apoio ao Cinema ANEXO XI Prgrama de Api a Cinema Subprgrama de Api à Cprduçã na Mdalidade de Api à Cprduçã Internacinal cm Participaçã Minritária Prtuguesa 1. Candidats e beneficiáris Pdem candidatar-se e beneficiar de

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - ONA NORMAS ORIENTADORAS

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - ONA NORMAS ORIENTADORAS Títul: Dept: NO_3_AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL_14.06.2016 Códig Revisã Página NORMAS E SISTEMAS NO.NO.003 2 1 de 9 ELABORAÇÃO: VERSÃO DESCRIÇÃO DATA 1 PRIMEIRA VERSÃO DO DOCUMENTO NO SISTEMA

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A finalidade desta plítica é prprcinar a tds s titulares de dads que pr qualquer mei digital, ns frnecem infrmaçã, cnheciment necessári sbre a gestã que fazems ds seus dads pessais.

Leia mais

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 1. O INOVA SENAI 1.1 O que é INOVA SENAI é uma atividade técnica-cultural n frmat de cncurs que visa recnhecer publicamente as capacidades de invaçã, empreendedrism

Leia mais

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 14 dezembro 2011

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 14 dezembro 2011 Ata 1ª Reuniã Cnselh Ec-Escla 14 dezembr 2011 As catrze dias d mês de dezembr de 2011 realizu-se, n auditóri, a primeira reuniã d cnselh Ec-Esclas d Clégi Valsassina d presente an lectiv. A reuniã cntu

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

Regulamento Interno Centro de Recursos para a Inclusão. REGPO03 Edição: 02 Página 1 de 9

Regulamento Interno Centro de Recursos para a Inclusão. REGPO03 Edição: 02 Página 1 de 9 Regulament Intern Centr de Recurss para a Inclusã Ediçã: 02 Página 1 de 9 Elabrad pr: Equipa Data: 20.09.2017 Aprvad: Direçã Data : 21.09.2017 Regulament Intern Centr de Recurss para a Inclusã ÍNDICE Ediçã:

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Dispõe sbre estági de estudantes; altera a redaçã d art. 428 da Cnslidaçã das Leis d Trabalh CLT, aprvada pel Decret-Lei nº 5.452, de 1º de mai de 1943, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembr de 1996; revga

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL A eticadata sftware, pela sua visã, missã e valres cnsidera a frmaçã e desenvlviment prfissinal ds seus recurss humans cm uma pedra fundamental e diferenciadra

Leia mais

ESTACIONAMENTO (CAMPUS DE CAMPOLIDE)

ESTACIONAMENTO (CAMPUS DE CAMPOLIDE) ESTACIONAMENTO (CAMPUS DE CAMPOLIDE) Infrmações gerais Para esclareciment u resluçã de qualquer assunt relacinad cm Acess de Viaturas a Campus de Camplide, s utilizadres d Campus deverã prceder da seguinte

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Carimbagem, registo, magnetização e atribuição de cotas

PROCEDIMENTO OPERATIVO Carimbagem, registo, magnetização e atribuição de cotas Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à identificaçã e lcalizaçã de mngrafias, bras de referência e materiais dispnibilizads na bibliteca da ESEP. II OBJETIVOS Identificar as bras, mngrafias e materiais adquirids

Leia mais

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II]

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II] 2018 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU II] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU II 1. Lcal de realizaçã 1. Cimbra, pst náutic

Leia mais

IARC. - Anexo 3 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas

IARC. - Anexo 3 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas IARC - Anex 3 - Anex à ferta de Infraestruturas Aptas a Aljament de Redes de Cmunicações Eletrónicas Prcediments de Gestã de Pedids v1.4.1 Índice 1. Intrduçã 3 2. Prcediments 3 2.1 Pedids de Infrmaçã de

Leia mais

Proteção do Património dos Investidores. Fundo de Garantia dos Depósitos

Proteção do Património dos Investidores. Fundo de Garantia dos Depósitos Prteçã d Patrimóni ds Investidres O CaixaBI infrma (s) Cliente(s) da existência de um Fund de Garantia ds Depósits, de um Sistema de Indemnizações as Investidres e a sua Plítica Prteçã ds Ativs ds Clientes.

Leia mais

Regulamento Interno Centro de Recursos para a Inclusão. REGPO03 Edição: 03 Página 1 de 9

Regulamento Interno Centro de Recursos para a Inclusão. REGPO03 Edição: 03 Página 1 de 9 Página 1 de 9 Elabrad pr: Equipa Data: 21.09.2018 Aprvad: Cnselh de Administraçã Data: 27.09.2018 ÍNDICE Página 2 de 9 1 Serviç 3 1.1-Enquadrament 3 1.2-Objetivs 3 1.2.1-Objetivs específics 3 1.3-Destinatáris

Leia mais

TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I]

TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] 2015 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU I 1. Lcal de realizaçã Lisba Aulas Teóricas:

Leia mais

Regulamento. Cabeço de Montachique

Regulamento. Cabeço de Montachique Regulament Cabeç de Mntachique 28 de Outubr de 2018 1. Organizaçã A Urban Obstacles é uma prva rganizada pela Universal Events Assciaçã, que cnta cm api da Câmara Municipal de Lures. 2. Data/Hra/Lcal 2.1.

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificaçã/Critéris An Letiv 2018/2019 Nível de Ensin: Secundári Áreas/Disciplina: TOLC An: 2º Curs: Básic Científic-Humanístic Prfissinal X Planificaçã Períd Sequências/Temas/Móduls Cnteúds Prgramátics/Dmínis

Leia mais

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 13 dezembro 2013

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 13 dezembro 2013 Ata 1ª Reuniã Cnselh Ec-Escla 13 dezembr 2013 As treze dias d mês de dezembr de 2013 realizu-se, n auditóri, a primeira reuniã d cnselh Ec-Esclas d Clégi Valsassina d presente an lectiv. A reuniã cntu

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Invest. Explr. Agrícla) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020

Leia mais

Manual de Versão Group Folha. e-social. Manual de cadastros dos novos campos e validação

Manual de Versão Group Folha. e-social. Manual de cadastros dos novos campos e validação Manual de Versã Grup Flha e-scial Manual de cadastrs ds nvs camps e validaçã Bel Hriznte, 2018. Grup Sftware. Tds s direits reservads Sumári Intrduçã... 3 1. Validadr de dads... 3 2. Respnsável pel e-scial...

Leia mais

Comissão Organizadora da Imagem

Comissão Organizadora da Imagem Cmissã Organizadra da Manual de Execuçã Manual de execuçã CO 2017 Intrduçã Cm a nva da ANEM, prende-se a necessidade de cumprir as nrmas gráficas estabelecidas e desenvlver estratégias para, além de aumentar

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER. 2580~318 ALENQUER Telal Fax alenquer.pt EDITAL N.

CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER. 2580~318 ALENQUER Telal Fax alenquer.pt   EDITAL N. 2580~318 ALENQUER Telal. 263 730 900 Fax 263 711 504 geral@crn alenquer.pt www.çm-alenquer.pl EDITAL N. 130/2008 ÁLVARO JOAQUIM COMES PEDRO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER: TORNA PÚBLICO que,

Leia mais

Modelo de Comunicação Consulta a Tempo e Horas Âmbito do Documento Modelo de Comunicação Assunto: Corpo da mensagem:

Modelo de Comunicação Consulta a Tempo e Horas Âmbito do Documento Modelo de Comunicação Assunto: Corpo da mensagem: Mdel de Cmunicaçã Cnsulta a Temp e Hras Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da aplicaçã Cnsulta a Temp e Hras - CTH, na sua cmpnente técnica.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MODALIDADE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Autorização - Portaria de 22/08/2008 MEC

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MODALIDADE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Autorização - Portaria de 22/08/2008 MEC CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MODALIDADE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Autrizaçã - Prtaria 1.050 de 22/08/2008 MEC Edital 001/2010 - Prcess Seletiv UAB A Pró-reitria de Extensã

Leia mais

DITAL Nº 15/2015. EDITAL 15/2015 Processo Seletivo de Docente

DITAL Nº 15/2015. EDITAL 15/2015 Processo Seletivo de Docente Artig 1º. A FACULDADE GUANAMBI, mantida pel Centr de Educaçã Superir de Guanambi (CESG), trna pública a abertura de inscrições para seleçã de candidats para carg de dcente. Artig 2. O regime de cntrataçã

Leia mais

IARC. - Anexo 7 - Regras de Faturação. Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas

IARC. - Anexo 7 - Regras de Faturação. Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas IARC - Anex 7 - Anex à ferta de Infraestruturas Aptas a Aljament de Redes de Cmunicações Eletrónicas Regras de Faturaçã Índice 1. Intrduçã 3 2. Regras de Faturaçã 3 2.1 Pedids de Infrmaçã 3 2.2 Pedid de

Leia mais

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! Campanha Cnstruind Cidades Resilientes: minha cidade está se preparand! Platafrma temática sbre risc urban nas Américas Frtaleciment da cperaçã e clabraçã entre gverns lcais Cnvite à apresentaçã de prpstas

Leia mais

EDITAL MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS 2. MATRÍCULA E INSCRIÇÃO. 2.

EDITAL MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS 2. MATRÍCULA E INSCRIÇÃO. 2. Www.fep.up.pt Rua Dr. Rbert Frias 1 4200-464 Prt 1 T. +351 225 571 100 1 E. gerat@fep.up.pt 1/6 - An letiv 2019/2020 2. fase CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS de SIEEP

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. OBJETIVO A plítica de treinament e desenvlviment tem cm bjetiv estabelecer cndições exigíveis para identificar as necessidades cletivas e individuais de treinament, prprcinand as prfissinais, qualificaçã

Leia mais

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I]

[FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] 2018 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU I 1. Lcal de realizaçã Gramid, Gndmar Aulas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS Edital de Seleçã para Blsista d Prgrama PNPD/CAPES 1. PREÂMBULO 1.1. O Crdenadr d Prgrama

Leia mais

Regulamento Interno Ano letivo 2016/17 (Revisto em julho de 2016)

Regulamento Interno Ano letivo 2016/17 (Revisto em julho de 2016) Regulament Intern An letiv 2016/17 (Revist em julh de 2016) Índice 1 Intrduçã 2 Órgãs da Escla 3 Secretaria 4 Regime de funcinament a) An letiv b) Hrári de funcinament c) Pagaments d) Autrizações e) Bens

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES ON-LINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES ON-LINE MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES ON-LINE N prcess de renvaçã de matrículas para an lectiv 2011/2012, e na sequência d plan de melhria cntínua ds serviçs a dispnibilizar as aluns, IPVC ferece, pela

Leia mais

O equilíbrio económico e financeiro de uma concessão de transportes

O equilíbrio económico e financeiro de uma concessão de transportes O equilíbri ecnómic e financeir de uma cncessã de transprtes Fernand Cresp Diu UTAP Cnteúds 1) Breve apresentaçã da UTAP 2) O Value fr Mney, valr d serviç de transprtes 3) O mdel de negóci, s cntrats e

Leia mais

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017 Auditria às Reclamações e Pedids de Infrmaçã ds CTT Crreis de Prtugal, S.A. 2017 Síntese d Relatóri Versã pública 11 de setembr de 2018 Este dcument fi preparad pela Grant Thrntn & Assciads, SROC, Lda.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Extensão - PROEX Pró-Reitoria Estudantil PROEST PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Extensão - PROEX Pró-Reitoria Estudantil PROEST PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitria de Extensã - PROEX Pró-Reitria Estudantil PROEST PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL Edital PROEX - 06/2018 EDITAL PARA BOLSAS NO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES

Leia mais

Regulamento. Cabeço de Montachique

Regulamento. Cabeço de Montachique Regulament Cabeç de Mntachique 28 de Outubr de 2018 1. Organizaçã A Urban Obstacles é uma prva rganizada pela Universal Events Assciaçã, que cnta cm api da Câmara Municipal de Lures. 2. Data/Hra/Lcal 2.1.

Leia mais

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e utilizadres d Sistema de Infrmaçã para a Saúde Oral (SISO) que suprta Prgrama Nacinal para a Prmçã da Saúde Oral

Leia mais

OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador Audição Pública Revisão Regulamentos 22 de Junho 2017

OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador Audição Pública Revisão Regulamentos 22 de Junho 2017 OLMC Operadr Lgístic de Mudança de Cmercializadr Audiçã Pública Revisã Regulaments 22 de Junh 2017 Operadr Lgístic de Mudança de Cmercializadr Cnfrme previst n Decret-Lei n.º 38/2017, de 31 de Març, OLMC

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL EDITAL Nº 05/2018 A Universidade Federal de Peltas (UFPEL) trna

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Mobilidade de estudantes e recém-graduados

PROCEDIMENTO OPERATIVO Mobilidade de estudantes e recém-graduados Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável à gestão de atividades resultantes de programas nacionais e internacionais de mobilidade de estudantes e. II OBJETIVOS Assegurar as atividades de mobilidade de estudantes

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Carimbagem, registo, magnetização e atribuição de cotas

PROCEDIMENTO OPERATIVO Carimbagem, registo, magnetização e atribuição de cotas Página 1 de 5 I ÂMBITO Aplicável à identificaçã e lcalizaçã de dcuments dispnibilizads na bibliteca da ESEP. II OBJETIVOS Identificar e rganizar s dcuments adquirids e ferecids. Assegurar cntrl de regist

Leia mais

1. O Programa. 2. Conteúdo programático

1. O Programa. 2. Conteúdo programático EDITAL SENAI-UFPE-ACCENTURE-FACEPE 01/2016 O Departament Reginal d Serviç Nacinal de Aprendizagem Industrial de Pernambuc SENAI-PE, trna públic presente Edital que estabelece prcess de Seleçã e Admissã,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI) CERCIAV Dezembr de 2015 A Direçã Marília Martins Maria Laima Emanuel Rcha Olga Figueired Antóni Silva 1 Preâmbul N âmbit d Rendiment

Leia mais

NO Comité de Gestão de Risco

NO Comité de Gestão de Risco P. 1! de 5 NO Cmité de Gestã de Risc Aprvad em reuniã de Cmissã Executiva de.03.22 Crdenad pr: Direçã de Gestã de Riscs e Segurs Direçã de Organizaçã e Gestã de Recurss Humans P. 2! de! 5 1. Objet A presente

Leia mais

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações PM 3.5 Versã 2 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para Prcediment de Cmercializaçã. Alterad nme deste Prcediment

Leia mais

Regulamento. Programa Olivais em Férias Jovem. Ano 2017

Regulamento. Programa Olivais em Férias Jovem. Ano 2017 Regulament Prgrama Olivais em Férias Jvem An 2017 Cntribuinte: 507 001 460 Rua General Silva Freire, Lte C, 1849-029 Olivais, Lisba Telefne 218540690 Fax 218520687 E-mail geral@jf-livais.pt Cnteúd 1. Intrduçã...

Leia mais