GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM MÉTODOS ÁGEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM MÉTODOS ÁGEIS"

Transcrição

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM MÉTODOS ÁGEIS Jeandro Maiko Perceval 1 Carlos Mario Dal Col Zeve2 Anderson Ricardo Yanzer Cabral ² RESUMO Este artigo apresenta conceitos sobre métodos ágeis para desenvolvimento de software e gestão do conhecimento. O objetivo principal para o desenvolvimento desse trabalho é realizar uma pesquisa para descobrir processos e/ou ferramentas utilizadas para gestão do conhecimento nas empresas para com elas auxiliar em projetos de desenvolvimento de software em equipes que optam por utilizar metodologias ágeis, principalmente SCRUM, assim proporcionando uma melhor aquisição e gerenciamento dos conhecimentos adquiridos e aprendidos ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento. Palavras-chave: Metodologias Ágeis, SCRUM, Extreme Programming, Gestão do Conhecimento. ABSTRACT: This article present concepts about agile methods to develop software and knowledge management. It is intended to realize the process and tools which are used in knowledge management by companies that develops software projects, in order to assist the teams that work with this agile methods, mainly SCRUM, to afford a better acquisition and manage the knowledge learned in the course of the software development life cycle. Key-Words: Agile Methodologies, SCRUM, Extreme Programming, Management of the Knowledge. INTRODUÇÃO Modelos tradicionais de desenvolvimento muitas vezes estão incompatíveis com a realidade de empresas ou com a necessidade do projeto. Exigem um número maior de colaboradores, pois focam em muita análise e documentação. Projetos comumente tornam-se 1 Acadêmico Autor do Artigo. ² Professores da Universidade Luterana do Brasil.

2 excessivamente demorados, pois em muitos casos, ao serem redefinidos os requisitos, a documentação deve ser reformulada para atender as novas especificações, aumentando assim o tempo do desenvolvimento do projeto, gerando incapacidade para cumprimento de prazos além de resultar em um custo maior. Quando finalizados, ocorrem de já não serem capazes de suprir as necessidades do cliente, pois essas possivelmente já foram alteradas. Modelos baseados em métodos ágeis são principalmente úteis em casos onde há grande variação de requisitos por parte do cliente, pois pregam que o sistema deve ir se adaptando conforme exigências que são verificadas ao longo do ciclo de desenvolvimento. Em muitos casos o cliente não entende a colaboração real que um sistema pode vir a dar a seu negócio. Conhecimento que pode ser adquirido ao utilizar diferentes versões de um sistema até alcançar sua ferramenta ideal. Em projetos guiados por Metodologias Ágeis, a informação retida ao final do projeto é pouca, restringindo-se quase que somente ao produto final em si. O que leva a poder dizer que, em projetos de desenvolvimento de software, a maior parte da informação e do conhecimento armazenado está nos códigos e em seus comentários deixados pelos desenvolvedores. Acredita-se fazer necessário estudar maneiras para armazenar e melhor gerenciar conhecimentos e lições aprendidas no uso de métodos ágeis de desenvolvimento de software. METODOLOGIAS ÁGEIS Metodologias Ágeis possibilitam à equipe de desenvolvimento concentrar-se no software somente, ao invés de em seu projeto e documentação. Geralmente, contam com uma abordagem iterativa para especificação, desenvolvimento e entrega de software, e foram criadas principalmente para apoiar o desenvolvimento de aplicações de negócios nas quais os requisitos de sistema mudam rapidamente durante o processo de desenvolvimento (SOMMERVILLE, 2007). Complementando, o autor ainda cita que destinam-se a entregar um software de trabalho rapidamente aos clientes, que podem então propor novos requisitos e alterações a serem incluídos nas iterações posteriores do sistema. Para Martin Fowler (FOWLER, 2003) as metodologias ágeis tentam criar um equilíbrio entre nenhum e muito processo. O autor considera que a diferença mais evidente dessas metodologias para as tradicionais é que metodologias ágeis são menos centradas em documentação, normalmente enfatizando uma quantidade menor de documentos para uma dada tarefa.

3 Existem diversas metodologias baseadas nos princípios ágeis, porém esse trabalho foca apenas em SCRUM e Extreme Programming. ORIGEM O surgimento dessas metodologias deu-se pelo fato de seus idealizadores, por terem grande experiência em desenvolvimento de software, e, por isso, terem presenciado um grande número de projetos que não tiveram um retorno esperado ou que muitas vezes acabou sendo cancelado, tentarem definir maneiras para acabar com o caos que alguns projetos de software acabam se tornando. Para isso eles identificaram as principais causas de fracasso de projetos e buscaram maneiras e práticas, muitas já conhecidas, para elaborar uma nova maneira para gerenciar projetos de software. MANIFESTO ÁGIL Em 2001, um grupo de pesquisadores auto denominados de Aliança Ágil (Agile Alliance), entre eles Martin Fowler, Alistair Cockburn, Jim Highsmith, Kent Beck, Mike Beedle e outros, motivados pela suas experiências em desenvolvimento de software, iniciaram uma discussão sobre como desenvolver software de forma mais rápida e eficaz, orientado principalmente à simplicidade (ZANATTA, 2004). Esta discussão resultou no chamado Manifesto Ágil, que em síntese aponta: Desejamos descobrir melhores caminhos para desenvolver software fazendo e ajudando outros a fazerem. Valorizamos os indivíduos e interações através de processos e ferramentas; O desenvolvimento de software deve possuir uma documentação compreensiva; A colaboração do cliente e respostas às mudanças através de um plano específico (AGILE, 2008). SCRUM Ken Schwaber (SCHABER, 2008), desenvolvedor dos processos do SCRUM junto com Jeff Sutherland, define SCRUM como sendo um processo Ágil que pode ser utilizado para gerenciar e controlar o desenvolvimento de softwares, produtos e qualquer projeto usando iteração e práticas incrementais. Para Zanatta, (ZANATTA, 2004), o SCRUM é um método para gerenciar o processo de desenvolvimento de software não definindo técnicas nem ferramentas, apenas define como equipes devem trabalhar em ambientes onde requisitos mudam constantemente, sofrendo

4 alterações constantes, oposto ao que ocorre normalmente em uma indústria de manufatura qualquer, onde os processos são repetíveis e muitas vezes bem definidos. Para Schwaber (SCHWABER, 2008), o gerenciamento é atingido e verificado com as reuniões diárias do SCRUM. Durante essas reuniões pode-se observar o espírito do time, a participação de cada integrante e a interação entre eles e ainda problemas no andamento do projeto. O autor complementa dizendo que tudo é visível - o que deverá ser feito, como o trabalho está progredindo e aquilo que já foi realizado. SCRUM apóia decisões relativas à gestão dos custos, tempo, qualidade e funcionalidade. Além disso, a gestão diária está ciente do que pode fazer para ajudar o desenvolvimento - quais decisões são necessárias, e que está ficando no caminho. PAPÉIS EM UM PROJETO SCRUM Em SCRUM existem três diferentes papeis conduzindo o projeto. Que são eles: Product Owner. Representa o interessado no resultado do projeto. Pode ser o próprio cliente ou um representante. É responsável por definir e priorizar o que necessita, além de avaliar o resultado de cada iteração, pois sabe as reais necessidades do produto e seu verdadeiro valor de retorno. Scrum Master. Para Schwaber (SCHWABER, 2004), o Scrum Master é o responsável pela realização das tarefas (valores e práticas) e pelo sucesso direto do Scrum. É seu dever conhecer as regras e práticas do SCRUM para auxiliar o Team e o Product Owner. Scrum Team. A Equipe Scrum, através de encontros com o Scrum Master, é responsável pelas ações para atingir os objetivos de cada Sprint (ZANATTA, 2004). No SCRUM, o time deve se autogerenciar para atingir melhores resultados possíveis. Podem executar as tarefas prioritárias de cada sprint da maneira que desejarem. ARTEFATOS E FASES DO SCRUM A seguir serão descritos os artefatos e fases de um projeto SCRUM, tendo como base o livro do Schwaber (Schwaber, 2004). Product Backlog. É uma lista com os requisitos do software ou produto que será desenvolvido no projeto. É responsabilidade do Product Owner fornecer as informações do produto, disponibilizá-las e priorizá-las. Sprint Backlog. É composto por tarefas do Product Backlog definidas pela Equipe, Scrum Master e Product Owner a ser desenvolvida no Sprint atual.

5 Sprint. É onde as tarefas do Sprint Backlog são executadas pela equipe. Em projetos de software, é onde o código é gerado, é a fase de desenvolvimento em si. Deve durar aproximadamente trinta dias. Daily Scrum. Devem ser realizadas, preferencialmente, diariamente com duração entre quinze e trinta minutos. Nelas é possível identificar obstáculos ou impedimentos ao projeto. É dever do Scrum Master perguntar a cada integrante do Scrum Team o que ele realizou desde a última reunião, o que realizará até a próxima e que problemas ele esta tendo para a realização do seu trabalho. Sprint Planning Meeting. É dividido em duas partes de quatro horas cada. Na primeira, o Product Owner apresenta suas prioridades do Product Backlog para o Team, que deve questioná-lo para esclarecer-lhes suas dúvidas sobre o que esta sendo solicitado. Na segunda, o Team deve definir como executará as tarefas priorizadas pelo Product Owner, tarefas que agora compõem o Sprint Backlog. Sprint Review Meeting. Reunião realizada ao final de cada Sprint onde será apresentado ao Product Owner o resultado alcançado, ou seja, a nova funcionalidade implementada, caso o projeto seja de desenvolvimento de software, é apresentada aos interessados. EXTREME PROGRAMMING (XP) Para Kent Beck, um dos criadores da XP (BECK, 2000), define XP como sendo uma metodologia leve para times de tamanho pequeno a médio, que desenvolvem software em face de requisitos vagos que se modificam rapidamente. Martin Fowler (FOWLER, 2003) informa que as raízes do XP estão principalmente ligadas a colaboração estreita entre Kent Beck e Ward Cunningham no final da década de Ambos refinaram suas práticas em diversos projetos durante a década de 90, estendendo suas idéias para uma abordagem de desenvolvimento de software que fosse tanto adaptativa, quanto orientada a pessoas. Tendo como base seus valores (comunicação, simplicidade, feedback e coragem), a XP especifica 12 práticas para sua implementação. Em sua maioria, essas praticas não foram inventadas pelos idealizadores da XP, mas sim os mesmos buscaram técnicas esquecidas que até mesmo não deram certo no passado. Porém, afirmam que unidas, é possível agregar o valor de cada e ainda uma complementar e reforçar as outras em seus pontos fracos. GESTÃO DO CONHECIMENTO

6 Para Turban (TURBAN, 2004), a Gestão do Conhecimento (GC) é um processo que ajuda as empresas a identificar, selecionar, organizar, distribuir e transferir informação e conhecimento especializado que fazem parte da memória da empresa e que normalmente existem dentro delas de forma não-estruturada. O autor complementa dizendo que a gestão do conhecimento é basicamente um processo de extrair, transformar e difundir o conhecimento por toda a empresa, de forma que possa ser compartilhado e, portanto, reutilizado. A Gestão do Conhecimento visa definir formas para melhorar o acesso à informação de uma organização, pois através de maneiras fáceis e bem definidas para sua obtenção no momento adequado, poderá ser (e provavelmente será) um grande fator para auxiliar a empresa em suas tomadas de decisões. PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Em um bom sistema de GC, o conhecimento nunca está terminado, pois, com o tempo, o ambiente muda e ele precisa ser atualizado de modo a refletir essas mudanças. Com base nessa afirmação, Turban (TURBAN, 2004) propõe um ciclo para melhor gerenciar a informação dentro de uma empresa, onde o conhecimento deve ser criado, capturado, depurado, armazenado, administrado e difundido. FERRAMENTAS PARA CONTROLE DE TAREFAS Com o decorrer das pesquisas, ferramentas para auxiliar o gerenciamento de tarefas e para melhor auxiliar a comunicação entre integrantes de projetos ágeis foram descobertas. Como normalmente são ferramentas simples e com um único propósito (melhorar comunicação entre integrantes das equipes), foi verificado uma possibilidade de estudar maneiras para a essas ferramentas, que já são utilizadas em projetos de softwares ágeis, propor melhorias para também obter-se melhor gerenciamento dos conhecimentos. Não foram realizados testes de comparação entre ferramentas. Para a realização do trabalho, decidiu-se utilizar a ferramenta AgilePlanner. A proposta será analisar funções ausentes na ferramenta, para após definir melhoramentos ou ferramentas que poderiam ser pesquisadas ou desenvolvidas para seu melhor aproveitamento. AGILE PLANNER O AgilePlanner auxilia à disponibilizar imediatamente o planejamento estabelecido em reunião, fornecendo uma maneira para criar, organizar e editar eletronicamente os cartões

7 de tarefas do projeto. A alteração realizada por uma equipe será imediatamente vista por integrantes do projeto onde quer que estejam, sejam eles integrantes da equipe que alterou, ou membros de outra equipe do projeto que esta localizada em outro país (PLANNER, 2008). As metodologias ágeis buscam sempre deixar disponível para todos o que esta sendo, o que já foi, e o que deverá ser realizado. Para isso, comumente as equipes trabalham com cartões de histórias e tarefas, onde cada contém uma tarefa a ser realizada. O AgilePlanner possibilita que esses cartões estejam on-line para maior facilidade de acesso e possibilita a integração e visualização entre equipes separadas geograficamente. SOLUÇÃO PROPOSTA O trabalho pretende aprofundar os estudos na ferramenta AgilePlanner. O objetivo de tal estudo será o de entender sua utilização e contribuição para projetos de desenvolvimento de software que utilizam a Metodologia Ágil SCRUM. Com isso, será possível definir pontos onde serão propostos melhorias ao sistema, para com ele, melhorar a Gestão do Conhecimento em projetos de desenvolvimento de software que utilizam Metodologias Ágeis. CONCLUSÃO Através dos estudos realizados foi possível obter um melhor esclarecimento sobre o estado da arte das metodologias ágeis, constatou-se que se faz necessário estudar maneiras para apoiá-las através da utilização de técnicas e ou ferramentas para gestão do conhecimento. Definiu-se por realizar uma melhor análise sobre a ferramenta AgilePlanner, podendo assim propor melhorias para utiliza-la também para a retenção e gerenciamento dos conhecimentos adquiridos e aprendidos durante o ciclo de desenvolvimento de software. BIBLIOGRAFIA MARTINS, José Carlos Cordeiro, Gerenciando projetos de desenvolvimento de software. 2.ed. Rio de Janeiro: Brasport, TURBAN, Efraim; McLEAN, Efraim; WETHERBE, James. Tecnologia da Informação para Gestão. Porto Alegre. Bookman, SOMMERVILLE, Ian, Engenharia de Software 8.ed. Pearson 2007 BECK, Kent, Programação Extrema (XP) Explicada. Acolha as mudanças. São Paulo. Bookman, 2000

8 AGILE, Manifesto. Site oficial dos criadores das metodologias ágeis. Visitado em 10/06/2008. Disponível na internet via WWW. URL: SCHWABER, Ken. Site oficial do Scrum. Visitado em 11/06/2008. Disponível na internet via WWW. URL: SCHWABER, Ken. Agile Project Management with Scrum. Microsoft Press, 2004 ZANATTA Lazaretti, Alexandre. xscrum: uma proposta de extensão de um Método Ágil para Gerência e Desenvolvimento de Requisitos visando adequação ao CMMI Florianópolis, Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em JEFFRIES, Ron. Site sobre XP. O autor é um dos pioneiros na utilização da metodologia junto com Kent Beck, no projeto C3 da Chrysler. Visitado em 22/06/2008. Disponível na internet via WWW. URL: WELLS, Don. Site sobre XP. O autor é um dos pioneiros na utilização da metodologia junto com Kent Beck, no projeto C3 da Chrysler. Visitado em 22/06/2008. Disponível na internet via WWW. URL: PLANNER. Site do Agile Planner. Visitado em 20/06/2008. Disponível na internet via WWW. URL: CHAPIEWSKI, Guilherme. Como estamos indo com a adoção de Scrum na Globo.com. Visitado em 09/06/2008. Disponível na internet via WWW. URL:

2012. Quinta Conferência de Qualidade de Software ASR Consultoria

2012. Quinta Conferência de Qualidade de Software ASR Consultoria 1 Visão CMMI do Ágil 2 Visão CMMI do Ágil 3 Visão Ágil do CMMI 4 Visão Ágil do CMMI 5 Visão Ágil do CMMI 6 Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES

UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS XP E SCRUM PARA O DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DE APLICAÇÕES Marcelo Augusto Lima Painka¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil

Leia mais

Scrum. Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE

Scrum. Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE Scrum Introdução UFRPE-DEINFO BSI-FÁBRICA DE SOFTWARE scrum Ken Schwaber - Jeff Sutherland http://www.scrumalliance.org/ Scrum Uma forma ágil de gerenciar projetos. Uma abordagem baseada em equipes autoorganizadas.

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software

Desenvolvimento Ágil de Software Desenvolvimento Ágil de Software Métodos ágeis (Sommerville) As empresas operam em um ambiente global, com mudanças rápidas. Softwares fazem parte de quase todas as operações de negócios. O desenvolvimento

Leia mais

SCRUM. Fabrício Sousa fabbricio7@yahoo.com.br

SCRUM. Fabrício Sousa fabbricio7@yahoo.com.br SCRUM Fabrício Sousa fabbricio7@yahoo.com.br Introdução 2 2001 Encontro onde profissionais e acadêmicos da área de desenvolvimento de software de mostraram seu descontentamento com a maneira com que os

Leia mais

Estudo sobre Desenvolvimento de Software Utilizando o Framework Ágil Scrum

Estudo sobre Desenvolvimento de Software Utilizando o Framework Ágil Scrum Estudo sobre Desenvolvimento de Software Utilizando o Framework Ágil Scrum Andre Scarmagnani 1, Fabricio C. Mota 1, Isaac da Silva 1, Matheus de C. Madalozzo 1, Regis S. Onishi 1, Luciano S. Cardoso 1

Leia mais

FireScrum: Ferramenta de apoio à gestão de projetos utilizando Scrum

FireScrum: Ferramenta de apoio à gestão de projetos utilizando Scrum C.E.S.A.R.EDU Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife Projeto de Dissertação de Mestrado FireScrum: Ferramenta de apoio à gestão de projetos utilizando Scrum Eric de Oliveira

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Disciplina: INF5008 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 8. Metodologias

Leia mais

METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SCRUM: ESTUDO DE REVISÃO. Bruno Edgar Fuhr 1

METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SCRUM: ESTUDO DE REVISÃO. Bruno Edgar Fuhr 1 METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SCRUM: ESTUDO DE REVISÃO Bruno Edgar Fuhr 1 Resumo: O atual mercado de sistemas informatizados exige das empresas de desenvolvimento, um produto que tenha ao mesmo

Leia mais

Metodologias Ágeis. Gerenciando e Desenvolvendo Projetos de forma eficiente. Gabriel Verta 0767948 Rafael Reimberg 0767701 Vinicius Quaiato - 0767697

Metodologias Ágeis. Gerenciando e Desenvolvendo Projetos de forma eficiente. Gabriel Verta 0767948 Rafael Reimberg 0767701 Vinicius Quaiato - 0767697 Metodologias Ágeis Gerenciando e Desenvolvendo Projetos de forma eficiente Gabriel Verta 0767948 Rafael Reimberg 0767701 Vinicius Quaiato - 0767697 Introdução Ao longo dos anos a indústria de desenvolvimento

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CMP1141 Processo e qualidade de software I Prof. Me. Elias Ferreira Sala: 210 F Quarta-Feira:

Leia mais

Engenharia de Software I. Aula 15: Metodologias Ágeis. Prof. Márcio D. Puntel marcio@puntel.org

Engenharia de Software I. Aula 15: Metodologias Ágeis. Prof. Márcio D. Puntel marcio@puntel.org Engenharia de Software I Aula 15: Metodologias Ágeis Prof. Márcio D. Puntel marcio@puntel.org Março - 2008 Antes... Manifesto Mudança de contratos Foco nas premissas... 2 Algumas metodologias Extreme Programming

Leia mais

SCRUM Gerência de Projetos Ágil. Prof. Elias Ferreira

SCRUM Gerência de Projetos Ágil. Prof. Elias Ferreira SCRUM Gerência de Projetos Ágil Prof. Elias Ferreira Métodos Ágeis + SCRUM + Introdução ao extreme Programming (XP) Manifesto Ágil Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o

Leia mais

Guia Projectlab para Métodos Agéis

Guia Projectlab para Métodos Agéis Guia Projectlab para Métodos Agéis GUIA PROJECTLAB PARA MÉTODOS ÁGEIS 2 Índice Introdução O que são métodos ágeis Breve histórico sobre métodos ágeis 03 04 04 Tipos de projetos que se beneficiam com métodos

Leia mais

Wesley Torres Galindo

Wesley Torres Galindo Qualidade, Processos e Gestão de Software Professores: Alexandre Vasconcelos e Hermano Moura Wesley Torres Galindo wesleygalindo@gmail.com User Story To Do Doing Done O que é? Como Surgiu? Estrutura Apresentar

Leia mais

Daniel Wildt -dwildt@gmail.com

Daniel Wildt -dwildt@gmail.com Metodologias Ágeis e Software Livre Daniel Wildt -dwildt@gmail.com Bacharel em Informática (PUCRS) Professor Universitário (FACENSA) Mais de 10 anos de experiência em Desenvolvimento de Software, hoje

Leia mais

Uma introdução ao SCRUM. Evandro João Agnes evandroagnes@yahoo.com.br

Uma introdução ao SCRUM. Evandro João Agnes evandroagnes@yahoo.com.br Uma introdução ao SCRUM Evandro João Agnes evandroagnes@yahoo.com.br Agenda Projetos de Software O que é Scrum Scrum framework Estrutura do Scrum Sprints Ferramentas Projetos de software Chaos Report Standish

Leia mais

Manifesto Ágil e as Metodologias Ágeis (XP e SCRUM)

Manifesto Ágil e as Metodologias Ágeis (XP e SCRUM) Programação Extrema Manifesto Ágil e as Metodologias Ágeis (XP e SCRUM) Prof. Mauro Lopes Programação Extrema Prof. Mauro Lopes 1-31 45 Manifesto Ágil Formação da Aliança Ágil Manifesto Ágil: Propósito

Leia mais

METODOLOGIA ÁGIL. Lílian Simão Oliveira

METODOLOGIA ÁGIL. Lílian Simão Oliveira METODOLOGIA ÁGIL Lílian Simão Oliveira Fonte: Pressman, 2004 Aulas Prof. Auxiliadora Freire e Sabrina Schürhaus Alexandre Amorin Por quê???? Principais Causas Uso das Funcionalidades Processos empírico

Leia mais

Wesley Torres Galindo. wesleygalindo@gmail.com

Wesley Torres Galindo. wesleygalindo@gmail.com Wesley Torres Galindo wesleygalindo@gmail.com Wesley Galindo Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Mestrado em Engenharia de Software Engenheiro de Software Professor Faculdade Escritor Osman

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS METODOLOGIAS ÁGEIS ENGENHARIA DE SOFTWARE 10/08/2013

LISTA DE EXERCÍCIOS METODOLOGIAS ÁGEIS ENGENHARIA DE SOFTWARE 10/08/2013 LISTA DE EXERCÍCIOS METODOLOGIAS ÁGEIS ENGENHARIA DE SOFTWARE 10/08/2013 Disciplina: Professor: Engenharia de Software Edison Andrade Martins Morais http://www.edison.eti.br prof@edison.eti.br Área: Metodologias

Leia mais

SCRUM com Equipes Inexperientes

SCRUM com Equipes Inexperientes SCRUM com Equipes Inexperientes Cicero Tadeu Pereira Lima França 1, Antonio de Barros Serra 2, Robério Gomes Patricio 3, Isydório Alves Donato 4 Resumo A constante busca dos projetos de TI por um produto

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software. Unidade V Modelagem de PDS. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com

Processo de Desenvolvimento de Software. Unidade V Modelagem de PDS. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Processo de Desenvolvimento de Software Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta aula Modelo Cascata (Waterfall) ou TOP DOWN. Modelo Iterativo. Metodologia Ágil.

Leia mais

[Agile] Scrum + XP. Wagner Roberto dos Santos. Agilidade extrema. Arquiteto Java EE / Scrum Master wrsconsulting@gmail.com. Globalcode open4education

[Agile] Scrum + XP. Wagner Roberto dos Santos. Agilidade extrema. Arquiteto Java EE / Scrum Master wrsconsulting@gmail.com. Globalcode open4education [Agile] Scrum + XP Agilidade extrema Wagner Roberto dos Santos Arquiteto Java EE / Scrum Master wrsconsulting@gmail.com 1 Apresentação Arquiteto Java EE / Scrum Master Lead Editor da Queue Arquitetura

Leia mais

Desenvolvimento Ágil com XP e Scrum. Guilherme Chapiewski guilherme.chapiewski@gmail.com http://gc.blog.br

Desenvolvimento Ágil com XP e Scrum. Guilherme Chapiewski guilherme.chapiewski@gmail.com http://gc.blog.br Desenvolvimento Ágil com XP e Scrum Guilherme Chapiewski guilherme.chapiewski@gmail.com http://gc.blog.br WTF?!? Porque ágil? Quem usa isso? Google Yahoo! Electronic Arts Lockheed Martin Phillips Siemens

Leia mais

Manifesto Ágil - Princípios

Manifesto Ágil - Princípios Manifesto Ágil - Princípios Indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas. Software funcionando é mais importante do que documentação completa e detalhada. Colaboração com o

Leia mais

Engenharia de Software I

Engenharia de Software I Engenharia de Software I Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DAI 2015 Desenvolvimento Rápido de Software 2 1 Para quê o Desenvolvimento Rápido de Software? Os negócios

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Metodologias para Desenvolvimento de Software XP e SCRUM Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.br Agenda Desenvolvimento Ágil de Software

Leia mais

extreme Programming extreme Programming (XP) Metodologia Ágil Partes do XP Communication (comunicação) 1. Valores do XP

extreme Programming extreme Programming (XP) Metodologia Ágil Partes do XP Communication (comunicação) 1. Valores do XP extreme Programming extreme Programming (XP) Metodologia ágil para equipes pequenas a médias desenvolvendo software com requesitos vagos ou que mudam freqüentemente. [Beck 2000] Em XP, codificação é principal

Leia mais

Scrum How it works. Há quatro grupos com papéis bem definidos:

Scrum How it works. Há quatro grupos com papéis bem definidos: Scrum É um processo de desenvolvimento iterativo e incremental. É utilizado quando não se consegue predizer tudo o que irá ocorrer. Em geral, utiliza-se em projetos complexos, de difícil abordagem pela

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT GUSTAVO ARCERITO MARIVALDO FELIPE DE MELO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT GUSTAVO ARCERITO MARIVALDO FELIPE DE MELO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT GUSTAVO ARCERITO MARIVALDO FELIPE DE MELO Análise da Metodologia Ágil SCRUM no desenvolvimento de software para o agronegócio Limeira

Leia mais

Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software

Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software Conteúdo Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre 2005 Material inicialmente elaborado por André Figueiredo e mantido por pesquisadores

Leia mais

Prof. Me. Marcos Echevarria

Prof. Me. Marcos Echevarria Prof. Me. Marcos Echevarria Nas décadas de 80 e 90 a visão geral sobre a melhor maneira de desenvolver software era seguir um cuidadoso planejamento para garantir uma boa qualidade; Esse cenário era aplicável

Leia mais

Métodos Ágeis, Fomando Times de Alto Desempenho. Ari do Amaral Torres Filho @ariamaral ariamaralt@gmail.com

Métodos Ágeis, Fomando Times de Alto Desempenho. Ari do Amaral Torres Filho @ariamaral ariamaralt@gmail.com Métodos Ágeis, Fomando Times de Alto Desempenho Ari do Amaral Torres Filho @ariamaral ariamaralt@gmail.com Iniciando com uma Apresentação (Instrutor, Alunos e Palestra) Apresentação do Professor Sou Bacharel

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE BOAS PRÁTICAS DO PMI COM OS MÉTODOS ÁGEIS Por: Sheyla Christina Bueno Ortiz Orientador Prof. Nelsom Magalhães Rio de Janeiro

Leia mais

Scrum. Gestão ágil de projetos

Scrum. Gestão ágil de projetos Scrum Gestão ágil de projetos Apresentação feita por : Igor Macaúbas e Marcos Pereira Modificada por: Francisco Alecrim (22/01/2012) Metas para o o Metas para treinamento seminário Explicar o que é Scrum

Leia mais

Alexandre Lima Guilherme Melo Joeldson Costa Marcelo Guedes

Alexandre Lima Guilherme Melo Joeldson Costa Marcelo Guedes Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Graduação Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistema Disciplina: Processo de Desenvolvimento de Software Scrum Alexandre Lima Guilherme Melo Joeldson

Leia mais

Ferramenta para Gerenciamento de Requisitos em Metodologias Ágeis

Ferramenta para Gerenciamento de Requisitos em Metodologias Ágeis Ferramenta para Gerenciamento de Requisitos em Metodologias Ágeis Eduardo dos Santos Gonçalves 1, Heitor Boeira dos Reis Filho 1 1 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Av. Itacolomi, 3.600 Bairro São

Leia mais

Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software

Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software de Desenvolvimento de Software Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

Gerenciamento de Equipes com Scrum

Gerenciamento de Equipes com Scrum Gerenciamento de Equipes com Scrum Curso de Verão 2009 IME/USP www.agilcoop.org.br Dairton Bassi 28/Jan/2009 O que é Scrum? Processo de controle e gerenciamento Processo iterativo de inspeção e adaptação

Leia mais

Ferramenta para gestão ágil

Ferramenta para gestão ágil Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl Agenda Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento Resultados e discussões

Leia mais

SCRUM: UMA DAS METODOLOGIAS ÁGEIS MAIS USADAS DO MUNDO

SCRUM: UMA DAS METODOLOGIAS ÁGEIS MAIS USADAS DO MUNDO SCRUM: UMA DAS METODOLOGIAS ÁGEIS MAIS USADAS DO MUNDO RESUMO Eleandro Lopes de Lima 1 Nielsen Alves dos Santos 2 Rodrigo Vitorino Moravia 3 Maria Renata Furtado 4 Ao propor uma alternativa para o gerenciamento

Leia mais

SCRUM. É um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto.

SCRUM. É um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto. SCRUM SCRUM É um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto. Ken Schwaber e Jeff Sutherland Transparência A transparência garante que

Leia mais

RESUMO PARA O EXAME PSM I

RESUMO PARA O EXAME PSM I RESUMO PARA O EXAME PSM I Escrito por: Larah Vidotti Blog técnico: Linkedin: http://br.linkedin.com/in/larahvidotti MSN: larah_bit@hotmail.com Referências:... 2 O Scrum... 2 Papéis... 3 Product Owner (PO)...

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software Scrum. Prof. Antonio Almeida de Barros Jr.

Processo de Desenvolvimento de Software Scrum. Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Processo de Desenvolvimento de Software Scrum Manifesto da Agilidade Quatro princípios Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas Software funcionando mais que documentação compreensiva Colaboração

Leia mais

development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE

development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE Prazos curtos Baixo custo Agregação ao negócio Fidelidade do cliente Competitividade Sobrevivência Cenário 2000 35% dos projetos apresentam sucesso 31% dos projetos

Leia mais

Análise da aplicação da metodologia SCRUM em uma empresa de Desenvolvimento de Software

Análise da aplicação da metodologia SCRUM em uma empresa de Desenvolvimento de Software Análise da aplicação da metodologia SCRUM em uma empresa de Desenvolvimento de Software Carolina Luiza Chamas Faculdade de Tecnologia da Zona Leste SP Brasil carolchamas@hotmail.com Leandro Colevati dos

Leia mais

ESTUDO DE CASO: SCRUM E PMBOK UNIDOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS. contato@alinebrake.com.br. fs_moreira@yahoo.com.br. contato@marcelobrake.com.

ESTUDO DE CASO: SCRUM E PMBOK UNIDOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS. contato@alinebrake.com.br. fs_moreira@yahoo.com.br. contato@marcelobrake.com. ESTUDO DE CASO: SCRUM E PMBOK UNIDOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (CASE STUDY: SCRUM AND PMBOK - STATES IN PROJECT MANAGEMENT) Aline Maria Sabião Brake 1, Fabrício Moreira 2, Marcelo Divaldo Brake 3, João

Leia mais

UMA ABORDAGEM PARA VIABILIZAR A ADERÊNCIA DA METODOLOGIA SCRUM AO MODELO MPS.BR NÍVEL G.

UMA ABORDAGEM PARA VIABILIZAR A ADERÊNCIA DA METODOLOGIA SCRUM AO MODELO MPS.BR NÍVEL G. UMA ABORDAGEM PARA VIABILIZAR A ADERÊNCIA DA METODOLOGIA SCRUM AO MODELO MPS.BR NÍVEL G. Magda A. Silvério Miyashiro 1, Maurício G. V. Ferreira 2, Bruna S. P. Martins 3, Fabio Nascimento 4, Rodrigo Dias

Leia mais

Após completar este módulo você deverá ter absorvido o seguinte conhecimento: Uma ampla visão do framework Scrum e suas peculiaridades

Após completar este módulo você deverá ter absorvido o seguinte conhecimento: Uma ampla visão do framework Scrum e suas peculiaridades Objetivos da Aula 1 Após completar este módulo você deverá ter absorvido o seguinte conhecimento: Uma ampla visão do framework Scrum e suas peculiaridades Entendimento sobre os processos essenciais do

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA WEB PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE UTILIZANDO METODOLOGIAS ÁGEIS

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA WEB PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE UTILIZANDO METODOLOGIAS ÁGEIS TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA WEB PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE UTILIZANDO METODOLOGIAS ÁGEIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

Leia mais

DISCIPLINA ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 03 Desenvolvimento Ágil Modelos Ágeis. Profª Esp.: Maysa de Moura Gonzaga

DISCIPLINA ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 03 Desenvolvimento Ágil Modelos Ágeis. Profª Esp.: Maysa de Moura Gonzaga DISCIPLINA ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 03 Desenvolvimento Ágil Modelos Ágeis Profª Esp.: Maysa de Moura Gonzaga 2º Semestre / 2011 Extreme Programming (XP); DAS (Desenvolvimento Adaptativo de Software)

Leia mais

Quais são as características de um projeto?

Quais são as características de um projeto? Metodologias ágeis Flávio Steffens de Castro Projetos? Quais são as características de um projeto? Temporário (início e fim) Objetivo (produto, serviço e resultado) Único Recursos limitados Planejados,

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ÁGEIS

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ÁGEIS WESLLEYMOURA@GMAIL.COM INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ÁGEIS ANÁLISE DE SISTEMAS Introdução aos métodos ágeis Metodologias tradicionais Estes tipos de metodologias dominaram a forma de desenvolvimento de software

Leia mais

Géssica Talita. Márcia Verônica. Prof.: Edmilson

Géssica Talita. Márcia Verônica. Prof.: Edmilson Géssica Talita Márcia Verônica Prof.: Edmilson DESENVOLVIMENTO ÁGIL Técnicas foram criadas com o foco de terminar os projetos de software rapidamente e de forma eficaz. Este tipo de técnica foi categorizada

Leia mais

SCRUM. Otimizando projetos. Adilson Taub Júnior tecproit.com.br

SCRUM. Otimizando projetos. Adilson Taub Júnior tecproit.com.br SCRUM Otimizando projetos Adilson Taub Júnior tecproit.com.br Sobre mim Adilson Taub Júnior Gerente de Processos Certified ScrumMaster; ITIL Certified; Cobit Certified; 8+ anos experiência com TI Especialista

Leia mais

Método Ágil em Gerenciamento de Projetos de Software

Método Ágil em Gerenciamento de Projetos de Software Fundação Getulio Vargas MBA em Gerenciamento de Projetos Método Ágil em Gerenciamento de Projetos de Software Ana Cristina Monteiro Almeida Arnaldo Lyrio Barreto (Orientador) Rio de Janeiro Outubro de

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROJETOS

INTRODUÇÃO A PROJETOS INTRODUÇÃO A PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GESTÃO DE PROJETOS Gestão Ágil de projetos Gestão de projetos com PMBOK GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS GESTÃO ÁGIL

Leia mais

PROJETOS ÁGEIS: O PMBOK TAMBÉM É ÁGIL?

PROJETOS ÁGEIS: O PMBOK TAMBÉM É ÁGIL? PROJETOS ÁGEIS: O PMBOK TAMBÉM É ÁGIL? Juliano Paulo Menzen 1 Adilson Pize 2 Resumo: Este trabalho mostra que os projetos que utilizam o PMBOK como guia de gerenciamento de projetos também podem ser considerados

Leia mais

SCRUM como metodologia de gestão de projetos da área administrativa Venturus: um case de sucesso RESUMO

SCRUM como metodologia de gestão de projetos da área administrativa Venturus: um case de sucesso RESUMO SCRUM como metodologia de gestão de projetos da área administrativa Venturus: um case de sucesso RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência do uso da metodologia Scrum para o gerenciamento

Leia mais

ScRUM na prática. Scrum no dia-a-dia. V Semana de Tecnologia da Informação

ScRUM na prática. Scrum no dia-a-dia. V Semana de Tecnologia da Informação ScRUM na prática Scrum no dia-a-dia V Semana de Tecnologia da Informação Agenda Manifesto Ágil; O Scrum; Os papéis do Scrum; Quem usa Scrum; O Scrum na Tray; Cerimônias; Artefatos. Qualidade. era uma vez

Leia mais

Metodologias Ágeis. Aécio Costa

Metodologias Ágeis. Aécio Costa Metodologias Ágeis Aécio Costa Metodologias Ágeis Problema: Processo de desenvolvimento de Software Imprevisível e complicado. Empírico: Aceita imprevisibilidade, porém tem mecanismos de ação corretiva.

Leia mais

Estudo de caso: aplicação das metodologias ágeis de desenvolvimento: Scrum e XP no desenvolvimento do sistema Unidisciplina

Estudo de caso: aplicação das metodologias ágeis de desenvolvimento: Scrum e XP no desenvolvimento do sistema Unidisciplina Perquirere, 11 (1): 113-129, jul. 2014 Centro Universitário de Patos de Minas http://perquirere.unipam.edu.br Estudo de caso: aplicação das metodologias ágeis de desenvolvimento: Scrum e XP no desenvolvimento

Leia mais

Ágil. Rápido. Métodos Ágeis em Engenharia de Software. Introdução. Thiago do Nascimento Ferreira. Introdução. Introdução. Introdução.

Ágil. Rápido. Métodos Ágeis em Engenharia de Software. Introdução. Thiago do Nascimento Ferreira. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução Métodos Ágeis em Engenharia de Software Thiago do Nascimento Ferreira Desenvolvimento de software é imprevisível e complicado; Empresas operam em ambiente global com mudanças rápidas; Reconhecer

Leia mais

PROPOSTA DE SISTEMÁTICA PARA GESTÃO DE PROJETOS BASEADA NA METODOLOGIA ÁGIL SCRUM

PROPOSTA DE SISTEMÁTICA PARA GESTÃO DE PROJETOS BASEADA NA METODOLOGIA ÁGIL SCRUM XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

Os Desafios da Segurança no Desenvolvimento com Métodos Ágeis. OWASP Education Project. The OWASP Foundation http://www.owasp.org

Os Desafios da Segurança no Desenvolvimento com Métodos Ágeis. OWASP Education Project. The OWASP Foundation http://www.owasp.org Os Desafios da Segurança no Desenvolvimento com Métodos Ágeis Education Project Rafael Dreher Porto Alegre Chapter - Co-founder Security Consultant @ Dell dreher@owasp.org Copyright 2007 The Foundation

Leia mais

GERÊNCIA DE CONHECIMENTO APLICADA A DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SOFTWARE COM SCRUM.

GERÊNCIA DE CONHECIMENTO APLICADA A DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SOFTWARE COM SCRUM. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA ROGNER RANGEL AHNERT GERÊNCIA DE CONHECIMENTO APLICADA A DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SOFTWARE COM SCRUM. VITÓRIA 2014 ROGNER

Leia mais

ágeis para projetos desenvolvidos por fábrica de software

ágeis para projetos desenvolvidos por fábrica de software Uso de práticas ágeis para projetos desenvolvidos por fábrica de software Artur Mello artur.mello@pitang.com Uma empresa C.E.S.A.R Fábrica de Software O termo software factory foi empregado pela primeira

Leia mais

Gestão de Projetos com Scrum

Gestão de Projetos com Scrum Gestão de Projetos com Scrum Curso de Verão - Jan / 2010 IME/USP - São Paulo Dairton Bassi dbassi@gmail.com Processo de gerenciamento de projetos. Processo iterativo de inspeção e adaptação. Usado para

Leia mais

Por que o Scrum? o Foco na Gerência de Projetos; o Participação efetiva do Cliente.

Por que o Scrum? o Foco na Gerência de Projetos; o Participação efetiva do Cliente. Por que o Scrum? o Foco na Gerência de Projetos; o Participação efetiva do Cliente. Desenvolvido por Jeff SUTHERLAND e Ken SCHWABER ; Bastante objetivo, com papéis bem definidos; Curva de Aprendizado é

Leia mais

Scrum-Half: Uma Ferramenta Web de Apoio ao Scrum

Scrum-Half: Uma Ferramenta Web de Apoio ao Scrum Scrum-Half: Uma Ferramenta Web de Apoio ao Scrum Diego R. Marins 1,2, José A. Rodrigues Nt. 1, Geraldo B. Xexéo 2, Jano M. de Sousa 1 1 Programa de Engenharia de Sistemas e Computação - COPPE/UFRJ 2 Departamento

Leia mais

Scrum Guia Prático. Raphael Rayro Louback Saliba Certified Scrum Master. Os papéis, eventos, artefatos e as regras do Scrum. Solutions. www.domain.

Scrum Guia Prático. Raphael Rayro Louback Saliba Certified Scrum Master. Os papéis, eventos, artefatos e as regras do Scrum. Solutions. www.domain. Scrum Guia Prático Os papéis, eventos, artefatos e as regras do Scrum Solutions www.domain.com Raphael Rayro Louback Saliba Certified Scrum Master 1 Gráfico de Utilização de Funcionalidades Utilização

Leia mais

Conheça as metodologias Scrum e Extreme Programming e quais as diferenças entre as metodologias tradicionais e ágeis

Conheça as metodologias Scrum e Extreme Programming e quais as diferenças entre as metodologias tradicionais e ágeis Processos Ágeis Aprenda o que são processos ágeis Conheça as metodologias Scrum e Extreme Programming e quais as diferenças entre as metodologias tradicionais e ágeis Leonardo Simas, Osias Carneiro, Vagner

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Software

Gerenciamento de Projetos de Software Gerenciamento de Projetos de Software Framework Ágil, Scrum Prof. Júlio Cesar da Silva Msc. 2º Encontro Ementa & Atividades Aula 1: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos (p. 4) 30/abr (VISTO) Aula 2:

Leia mais

Pesquisa de perfis de empresas do interior de São Paulo, cidade de Ribeirão Preto, que utilizam a Dívida Técnica do Scrum e de como o fazem uso

Pesquisa de perfis de empresas do interior de São Paulo, cidade de Ribeirão Preto, que utilizam a Dívida Técnica do Scrum e de como o fazem uso 2011 Pesquisa de perfis de empresas do interior de São Paulo, cidade de Ribeirão Preto, que utilizam a Dívida Técnica do Scrum e de como o fazem uso Arthur Gera Orientador Profº Marcos Danilo Chiodi Martins

Leia mais

III Workshop INLAND UFV - 2010

III Workshop INLAND UFV - 2010 III Workshop INLAND UFV - 2010 Desenvolvimento de software para pesquisa e desenvolvimento: desafios e possiveis soluções Prof. José Luis Braga Departamento de Informática - UFV Contexto Sistemas Organizacionais

Leia mais

Scrum Mais um caso de sucesso

Scrum Mais um caso de sucesso Scrum Mais um caso de sucesso Alvarino R. Junior Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) Avenida Marechal Castelo Branco, 170 88.509-300 Lages SC Brasil alvarinojr@gmail.com Abstract. With increasingly

Leia mais

Gerenciamento Ágil de Projetos de Desenvolvimento de Softwares na Secretaria de Estado da Casa Civil

Gerenciamento Ágil de Projetos de Desenvolvimento de Softwares na Secretaria de Estado da Casa Civil Gerenciamento Ágil de Projetos de Desenvolvimento de Softwares na Secretaria de Estado da Casa Civil Claryanne A. Guimarães 1, Daniel Dias S. Rosa 1 1 Departamento de Computação Universidade Federal de

Leia mais

05/05/2010. Década de 60: a chamada Crise do Software

05/05/2010. Década de 60: a chamada Crise do Software Pressman, Roger S. Software Engineering: A Practiotioner s Approach. Editora: McGraw- Hill. Ano: 2001. Edição: 5 Introdução Sommerville, Ian. SW Engineering. Editora: Addison Wesley. Ano: 2003. Edição:

Leia mais

METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO ÁGEIS DE SOFTWARE SCRUM E EXTREME PROGRAMING AGILE SOFTWARE DEVELOPMENT METHODOLOGIES SCRUM AND EXTREME PROGRAMING

METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO ÁGEIS DE SOFTWARE SCRUM E EXTREME PROGRAMING AGILE SOFTWARE DEVELOPMENT METHODOLOGIES SCRUM AND EXTREME PROGRAMING METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO ÁGEIS DE SOFTWARE SCRUM E EXTREME PROGRAMING AGILE SOFTWARE DEVELOPMENT METHODOLOGIES SCRUM AND EXTREME PROGRAMING Marcio Francisco Nogueira * Mauro Zamaro ** RESUMO Este

Leia mais

Especialização em Engenharia de Software e Banco de Dados

Especialização em Engenharia de Software e Banco de Dados Especialização em Engenharia de Software e Banco de Dados Disciplina: Engenharia de Software Tópico: Metodologias Ágeis Prof. Rodolfo Miranda de Barros rodolfo@uel.br O que é agilidade? Agilidade: Rapidez,

Leia mais

Aplicando a Metodologia Ágil Scrum para apoio ao Gerenciamento de Requisitos

Aplicando a Metodologia Ágil Scrum para apoio ao Gerenciamento de Requisitos ISSN 2316-2872 T.I.S. São Carlos, v. 3, n. 2, p. 122-130, mai-ago 2014 Tecnologias, Infraestrutura e Software Aplicando a Metodologia Ágil Scrum para apoio ao Gerenciamento de Requisitos Felipe Luiz Carnevali,

Leia mais

Workshop SCRUM. Versão 5 Out 2010 RFS. rildo.santos@etecnologia.com.br

Workshop SCRUM. Versão 5 Out 2010 RFS. rildo.santos@etecnologia.com.br Todos os direitos reservados e protegidos 2006 e 2010 Objetivo: Estudo de Caso Objetivo: Apresentar um Estudo de Caso para demonstrar como aplicar as práticas do SCRUM em projeto de desenvolvimento de

Leia mais

MODELO DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL SCRUM

MODELO DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL SCRUM MODELO DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL SCRUM CEETEPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FATEC DE TAUBATÉ HABILITAÇÃO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TEMA MODELO DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL:

Leia mais

Guia do Nexus. O Guia Definitivo para o Nexus: O exoesqueleto do desenvolvimento Scrum escalado. Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Scrum.

Guia do Nexus. O Guia Definitivo para o Nexus: O exoesqueleto do desenvolvimento Scrum escalado. Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Scrum. Guia do Nexus O Guia Definitivo para o Nexus: O exoesqueleto do desenvolvimento Scrum escalado Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Scrum.org Tabela de Conteúdo Visão Geral do Nexus... 2 O Propósito

Leia mais

MANIFESTO ÁGIL. Esses conceitos aproximam-se melhor com a forma que pequenas e médias organizações trabalham e respondem à mudanças.

MANIFESTO ÁGIL. Esses conceitos aproximam-se melhor com a forma que pequenas e médias organizações trabalham e respondem à mudanças. METODOLOGIAS ÁGEIS SURGIMENTO As metodologias ágeis surgiram em resposta ao problema dos atrasos no desenvolvimento de software e aos cancelamentos, devido ao fato dos sistemas demorarem muito tempo para

Leia mais

A utilização do Scrum em um sistema web: um estudo de caso

A utilização do Scrum em um sistema web: um estudo de caso ISSN 23162872 T.I.S. São Carlos, v. 1, n. 1, p. 7681, jul. 2012 Tecnologias, Infraestrutura e Software A utilização do Scrum em um sistema web: um estudo de caso Flávia dos Santos Zenaro Abstract: This

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS VANESSA WATZKO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS VANESSA WATZKO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS VANESSA WATZKO PROPOSTA DE MÉTODO DE GESTÃO DE PROJETOS INCORPORANDO CONCEITOS

Leia mais

Proposta. Treinamento Scrum Master Gerenciamento Ágil de Projetos. Apresentação Executiva

Proposta. Treinamento Scrum Master Gerenciamento Ágil de Projetos. Apresentação Executiva Treinamento Scrum Master Gerenciamento Ágil de Projetos Apresentação Executiva 1 O treinamento Scrum Master Gerenciamento Ágil de Projetos tem como premissa preparar profissionais para darem início às

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS DE PROCESSO: PROTOTIPAÇÃO, PSP E SCRUM Peterson Vieira Salme 1, Claudete Werner 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil petersonsalme@gmail.com, claudete@unipar.br

Leia mais

Aplicação de Métricas de Software com Scrum

Aplicação de Métricas de Software com Scrum Aplicação de Métricas de Software com Scrum Mateus Luiz Gamba. Ana Cláudia Garcia Barbosa Curso de Ciência da Computação Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias - Universidade do Extremo

Leia mais

Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Outubro de 2011. Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland

Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Outubro de 2011. Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland Guia do Scrum Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo Outubro de 2011 Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland Índice O propósito do Guia do Scrum... 3 Visão geral do Scrum...

Leia mais

Desenvolvimento ágil de Software

Desenvolvimento ágil de Software Desenvolvimento ágil de Software Joaquim Lopes Júnior joaquim@f6sistemas.com.br Diretor PHPrime Training e F6 Sistemas Bacharel em C. Da Computação UFMG 2006 Mestrado (em andamento) UFMG 2009 Desenvolvimento

Leia mais

Órgão / Unidade: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) / Seção de Desenvolvimento de Sistemas (SEDSIS) E-mail:

Órgão / Unidade: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) / Seção de Desenvolvimento de Sistemas (SEDSIS) E-mail: Órgão / Unidade: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) / Seção de Desenvolvimento de Sistemas (SEDSIS) E-mail: sonia.moreira@tre-rj.jus.br, avelino.gomes@tre-rj.jus.br, carlos.willians@tre-rj.jus.br

Leia mais

Proposta de processo baseado em Scrum e Kanban para uma empresa de telecomunicações

Proposta de processo baseado em Scrum e Kanban para uma empresa de telecomunicações 79 Proposta de processo baseado em Scrum e Kanban para uma empresa de telecomunicações Luís Augusto Cândido Garcia Afonso Celso Soares Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação FAI garcialac@yahoo.com.br

Leia mais

Ideal para que tipo de empresa (equipe): pequena, média, grande? Em software onde os requisitos não são conhecidos é recomendado o uso do XP? Por quê?

Ideal para que tipo de empresa (equipe): pequena, média, grande? Em software onde os requisitos não são conhecidos é recomendado o uso do XP? Por quê? Significado de XP? Extreme Programming (Programação Extrema). Ideal para que tipo de empresa (equipe): pequena, média, grande? Pequenas e Médias. Em software onde os requisitos não são conhecidos é recomendado

Leia mais

Gestão Ágil de Projetos e a certificação PMI-ACP

Gestão Ágil de Projetos e a certificação PMI-ACP Gestão Ágil de Projetos e a certificação PMI-ACP Apresentação Roberto Gil Espinha Mais de 15 anos de experiência em Projetos Bacharel em Administração de Empresas pela UNIVILLE Pós-Graduado em Gestão Empresarial

Leia mais

Scrum. Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Sistemas de Informação Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br

Scrum. Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Sistemas de Informação Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br Scrum Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Sistemas de Informação Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br Baseado em slides de Mike Cohn mike@mountaingoatsoftware.com traduzidos e adaptados por

Leia mais

Tópicos. Métodos Ágeis. Histórico; Valores; Métodos Ágeis x Modelos Tradicionais; Exemplo: Referências Bibliográficas.

Tópicos. Métodos Ágeis. Histórico; Valores; Métodos Ágeis x Modelos Tradicionais; Exemplo: Referências Bibliográficas. Métodos Ágeis Edes Garcia da Costa Filho edes_filho@dc.ufscar.br 1 Tópicos Histórico; Valores; Métodos Ágeis x Modelos Tradicionais; Exemplo: Extreme Programming (XP). Referências Bibliográficas. 2 Histórico

Leia mais

Desenvolvimento Ágil sob a Perspectiva de um ScrumMaster

Desenvolvimento Ágil sob a Perspectiva de um ScrumMaster Desenvolvimento Ágil sob a Perspectiva de um ScrumMaster Danilo Sato e Dairton Bassi 21-05-07 IME-USP O que é Scrum? Processo empírico de controle e gerenciamento Processo iterativo de inspeção e adaptação

Leia mais