RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ATIVIDADES 2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ATIVIDADES 2018"

Transcrição

1 RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ATIVIDADES 2018

2 DIRETORIA e CONSELHO Diretoria Executiva: Presidente: Cristiane Martins Pantaleão (11.ª RS) 1.º vice-presidente: Ivoliciano Leonarchik (7.ª RS) 2.º vice-presidente: Mauro Sergio de Araujo (15.ª RS) Secretário: Cláudio de Souza (21.ª RS) Vice-secretário: Ivone Faust Sponchiado (8.ª RS) Tesoureiro: João Carlos Strassacapa (22.ª RS) Vice-tesoureiro: Simone A. Gonçalves (11.ª RS) Conselho Fiscal: Titular: Ângela Conceição Oliveira Pompeu (3.ª RS) Titular: Fábio de Melo (9.ª RS) Suplente: José Orlando Benedetti Villa (15.ª RS) Suplente: Diego Domingues (19.ª RS) Suplente: Katya Teixeira Carvalho (2.ª RS)

3 EQUIPE Arlene Bernini Fernandes Luana Carla Tironi de F. Giacometti Carla Daniele de Oliveira Luzia Tiemi Oikawa Dorotéia Fátima Pelissari de Paula Soares Maria da Penha Marques Sapata Ediane de Fatima Mance Burdinski Marina Sidinéia Ricardo Martins Eunice Alves Gomes Regina Vasconcelos Ulian Peron Giorgia Regina Luchese Rodrigo Luiz Brassarotto Luppi Grasiela Pomini Rosangela Treichel Saenz Surita Keullin Oliboni Viviane Betanin Leila Cristina Pilonetto Baggio Wagner Mancuso Faria Lilian Welz Organização e edição: Cintia Monteiro Criação: Nancy Marchioro

4 DIRETRIZ 1 Educação na Saúde 1. Promover e estimular a educação na saúde com os gestores, equipes técnicas municipais e equipe do Cosems, com vistas à qualificação da atenção e gestão do SUS nos municípios e regiões. 2. Instrumentalizar os gestores, trabalhadores da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, e equipe Cosems para planejar e qualificar as ações e serviços de saúde, à luz da Pnab.

5 DIRETRIZ 2 Apoio Institucional 1. Realizar o apoio institucional aos gestores visando o fortalecimento da governança regional.

6 DIRETRIZ 3 Gestão Colegiada 1. Efetivar a participação dos membros da diretoria e conselho deliberativo do Cosems, nas instâncias de articulação interfederativa e interinstitucional com garantia de decisão colegiada do Cosems.

7 1.º QUADRIMESTRE 2018

8 videoconferências grupo técnico de financiamento do SUS do Conasems Fundo Nacional de Saúde Cosems de todo o Brasil. Datas: 08 e 12 de janeiro. Objetivo: esclarecer aos apoiadores do Projeto Rede Colaborativa de todo o país as mudanças trazidas pela Portaria GM/MS 3.992/2017.

9 reunião com secretário e equipe técnica de Saúde do município de Campo do Tenente. Data: 09 de janeiro. Local: Curitiba-PR. Objetivo: discutir a melhoria da qualidade da Atenção Básica e a adequação à Portaria n.º de 21 de setembro de 2017.

10 D1 reunião com a coordenadora estadual do Paraná do Projeto Rede Colaborativa. Data: 16 de janeiro. Local: Maringá-PR. Objetivo: sistematizar as atividades dos apoiadores do Projeto Rede Colaborativa para compor a agenda de atividades do grupo de apoiadores do Paraná.

11 reunião sobre judicialização na Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama. Data: 18 de janeiro. Local: Secretaria Municipal de Saúde, Umuarama-PR. Objetivo: qualificar os processos de judicialização no município e discutir com a gestão de Umuarama e a 12.ª Regional de Saúde os números da judicialização na área de abrangência da RS.

12 videoconferência da Superintendência de Vigilância em Saúde sobre agravos/doenças de notificação compulsória. Data: 22 de janeiro. Local: Ponta Grossa-PR. Objetivo: provocar debates com os serviços de saúde para aprimorar a vigilância para a situação das notificações da Candida auris, visando a identificação oportuna de casos para adoção de medidas preventivas.

13 D1 reunião da Câmara Técnica extraordinária da CIB Regional. Data: 22 de janeiro. Local: Cisamusep, Maringá-PR. Objetivo: discutir a contratualização de serviços de saúde na região de Maringá.

14 reunião do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Data: 23 de janeiro. Local: Ivaiporã-PR. Objetivo: discutir e aprovar a nova proposta financeira do Ciuenp para 2018.

15 reunião de Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (Cresems) da 22.ª RS de Ivaiporã. Data: 23 de janeiro. Local: Cis Ivaiporã-PR. Objetivo: discutir regionalmente as políticas de saúde.

16 reunião do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 15.ª Região de Saúde. Data: 23 de janeiro. Local: sede do Cisamusep, Maringá-PR. Objetivo: discutir sobre a contratualização nos municípios da 15.ª RS.

17 reunião do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 15.ª Região de Saúde. Data: 23 de janeiro. Local: sede do Cisamusep, Maringá-PR. Objetivo: discutir sobre a contratualização nos municípios da 15.ª RS.

18 reunião de alinhamento de ações entre as regionais 18.ª (Cornélio Procópio) e a 19.ª (Jacarezinho). Data: 24 de janeiro. Local: 19.ª Regional de Saúde, Jacarezinho-PR. Objetivo: formar uma rede colaborativa entre as equipes das duas regionais e os apoiadores.

19 reunião de Cresems 16.ª Regional de Saúde de Apucarana. Data: 25 de janeiro. Local: autarquia de Apucarana-PR. Objetivo: discutir regionalmente as políticas de saúde.

20 reunião com Seção de Ações Estratégicas e Redes de Atenção Scaera/14.ª RS. Data: 26 de janeiro. Local: 14.ª RS. Objetivo: apoio e orientação à gestora do município de Amaporã, sobre o plano municipal de saúde e prazos de entrega de instrumentos de gestão.

21 D1 I Oficina Dimensionamento de Trabalhadores da Saúde na Atenção Básica. Data: 29 e 30 de janeiro. Local: Curitiba-PR. Objetivo: fortalecer as ações referentes ao planejamento da força de trabalho para suprir as necessidades de assistência.

22 reunião do Cresems. Data: 31 de janeiro. Local: auditório da 14ª RS, Paranavaí-PR. Objetivo: discutir e refletir sobre retrospectiva das fortalezas e fragilidades do ano de 2017 e definir pauta para o plano do ano 2018.

23 reunião do Cresems Litoral. Data: 31 de janeiro. Local: Paranaguá-PR. Objetivo: discutir sobre as políticas de saúde da região.

24 oficina de Apresentação da Rede Saúde do Idoso. Data: 31 de janeiro. Local: auditório da PUC, Londrina-PR. Objetivo: apresentar a Rede de Saúde do Idoso para os profissionais da região.

25 D1 reunião sobre contratos da região de Maringá. Data: 01 de fevereiro. Local: Unicesumar, Maringá-PR. Objetivo: continuidade da discussão dos contratos.

26 reunião para avaliação dos hospitais de Cianorte. Data: 02 de fevereiro. Local: Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte-PR. Objetivo: avaliar as metas qualitativas e quantitativas do documento descritivo contratual.

27 reunião da Câmara Técnica da Atenção Básica. Data: 06 de fevereiro. Local: Hotel Lizon, Curitiba-PR. Objetivo: Discutir assuntos a serem pactuados em reunião da CIB Estadual.

28 1.ª reunião do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Data: 06 de fevereiro. Local: Hotel Lizon, Curitiba-PR. Objetivo: promover a compreensão e alinhar informações acerca do processo de mudança do financiamento do SUS, com base na Portaria 3992 de 28 de dezembro de 2017.

29 reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Data: 07 de fevereiro. Local: Curitiba-PR. Objetivo: pactuar os assuntos discutidos e encaminhados na reunião do Cosems.

30 reunião com equipe gestora do Município de Mandaguari e diretor do Hospital Cristo Rei de Mandaguari. Data: 08 de fevereiro. Local: Maringá-PR. Objetivo: esclarecer a equipe do município de Mandaguari sobre formas de contratualização com prestador hospitalar.

31 reunião de Cresems. Data: 08 e 09 de fevereiro. Local: Nova Tebas e Ivaiporã-PR. Objetivo: apresentar para o secretário de Saúde Estadual as necessidades da região.

32 D1 reunião da equipe Cosems-PR. Data: 15 e 16 de fevereiro. Local: Maringá-PR. Objetivo: apropriar do conteúdo da Educação Permanente em Saúde (EPS), subsidiando a atuação e organizando o trabalho da equipe.

33 reunião do Programa Suscom+. Data: 19 de fevereiro. Local: Ministério Público Estadual, Maringá-PR. Objetivo: apresentar o Programa Suscom+ às representações sociais, gestores, órgãos de controle social e outros atores da comunidade e discutir as estratégias para execução.

34 GT CIT da Pnab. Data: 19 e 20 de fevereiro de Local: Conass, Brasília-DF. Objetivo: definir critérios de financiamento das EAB.

35 reunião do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) 13.ª Regional. Data: 20 de fevereiro. Local: Consórcio Ciscenop, Cianorte-PR. Objetivo: elaborar o plano de trabalho do Cresems para 2018 e discutir pautas sobre saúde.

36 reunião do Cosems-GO. Data: 20 de fevereiro. Local: Goiânia GO. Objetivo: falar aos gestores municipais e contadores dos municípios sobre as alterações no financiamento do SUS.

37 reunião de Cresems e CIR da 22.ª Regional de Saúde de Ivaiporã. Data: 20 de fevereiro. Local: Ivaiporã-PR. Objetivo: discutir as políticas públicas de saúde e problemas detectados pelos gestores e regional de saúde.

38 reunião com Conselho Municipal de Saúde (CMS). Data: 21 de fevereiro. Local: Dr. Ulysses-PR. Objetivo: discutir com os membros do CMS seu papel na gestão da saúde do município.

39 reunião do Cresems 12.ª Regional. Data: 22 de fevereiro. Local: Consórcio Cisa, Umuarama-PR. Objetivo: elaborar o plano de trabalho do Cresems para 2018 e discutir pautas sobre saúde.

40 D3 reunião do GT Gestão, CIT, subgrupo Planejamento e Financiamento. Data: 22 de fevereiro. Local: Ministério da Saúde, Brasília DF. Objetivo: discutir a pauta solicitada pela CIB-PR em relação à contratualização no SUS e repasses entre os entes federados.

41 D1 capacitação Estratificação de Risco de Hipertensos e Diabéticos. Data: 22 de fevereiro. Local: Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims), Pato Branco-PR. Objetivo: capacitar os profissionais do consórcio e das equipes municipais para Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) e Linha de Cuidado propostos pela Sesa/PR.

42 reunião da CIT e reunião paralela para definição de proposta do financiamento da Pnab. Data: 22 de fevereiro. Local: Opas, Brasília-DF. Objetivo: apresentar proposta do GT para a CIT.

43 reunião do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 15.ª RS. Data: 22 de fevereiro. Local: Faculdade Unifama, Maringá-PR. Objetivo: articular e discutir assuntos para pactuar em CIB Regional.

44 reunião com Conselho Municipal de Saúde (CMS). Data: 22 de fevereiro. Local: Piên-PR. Objetivo: trabalhar o papel do CMS na gestão da saúde.

45 reunião de Comissão Intergestora Regional (CIR) da 16.ª Regional de Saúde de Apucarana. Data: 23 de fevereiro. Local: dependências da regional, Apucarana-PR. Objetivo: discutir problemas e políticas de saúde da região.

46 reunião com instituição de ensino Cescage. Data: 26 de fevereiro. Local: Ponta Grossa-PR. Objetivo: atender a chamado da instituição para apoio na elaboração de oficina sobre sistemas de informação do SUS para semana de enfermagem.

47 reunião temática sobre orçamento municipal. Data: 26 de fevereiro. Local: sala de reunião da Secretaria Municipal de Saúde de Reserva-PR. Objetivo: discutir a compatibilização do Plano Municipal de Saúde com o orçamento municipal.

48 D3 reunião GT de gestão da CIT. Data: 27 de fevereiro. Local: Ministério da Saúde, Brasília DF. Objetivo: discutir com a assessoria jurídica e áreas técnicas do MS, Conass e Conasems o tema contratualização no SUS.

49 reunião com a Secretaria de Saúde de Maringá e Consórcio da Região Cisamusep. Data: 27 de fevereiro. Local: SMS, Maringá-PR. Objetivo: discutir a utilização dos recursos de MAC repassados pelo MS para o consórcio Cisamusep.

50 participação na cerimônia de entrega de selos do processo de tutoria. Data: 27 de fevereiro. Local: Ponta Grossa-PR. Objetivo: participar como convidada da cerimônia de entrega dos selos bronze e prata às unidades que passaram pelo processo de certificação.

51 reunião na microrregião de Astorga. Data: 01 de março. Local: Astorga-PR. Objetivo: realizar o diagnóstico da microrregião com relação a compra de serviços com prestadores privados.

52 61.ª Reunião do Comitê Intersetorial da Dengue. Data: 01 de março. Local: auditório da Sesa, Curitiba-PR. Objetivo: tratar da situação das arboviroses; ciclos de visita domiciliar e índice de infestação; analisar roteiro de supervisão de dengue e outras arboviroses; falar sobre febre amarela e fazer informes.

53 assembleia dos prefeitos e Cresems da 22.ª Regional de Saúde. Data: 02 de março. Local: dependências do Cis, Ivaiporã-PR. Objetivo: discutir e alinhar os encaminhamentos frente aos problemas apresentados pela região.

54 D3 reunião do Comitê Executivo da Saúde da Justiça Federal. Data: 02 de março. Local: Curitiba-PR. Objetivo: aproximar o poder judiciário dos problemas enfrentados pelos gestores da região metropolitana, levantar e discutir com o judiciário as melhores maneiras de minimizar a judicialização na região.

55 oficina sobre o Relatório Anual de Gestão. Data: 02 de março. Local: auditório da Universidade Filadélfia (Unifil), Londrina-PR. Objetivo: alinhamento entre os técnicos da regional de saúde e apoiador para realização da oficina.

56 Data: 06 de março. oficina para implantação do Centro de Especialidades do Paraná (CEP) na 5.ª Região de Saúde (5.ª RS). Objetivo: alinhamento conceitual sobre os novos modelos de gerenciamento, de organização e de atenção à saúde, planejamento da implantação do CEP na 5.ª RS e programação assistencial para o novo CEP. Local: Faculdade Campo Real, Guarapuava PR.

57 D1 oficina Contratualização no SUS. Data: 08 e 09 de março. Local: Curitiba-PR. Objetivo: alinhar as diretrizes para a qualificação das equipes Cosems, Sesa e municípios para o reordenamento do processo de contratualização complementar no SUS.

58 avaliação Comsus. Data: 12 de março. Local: Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais, Ponta Grossa-PR. Objetivo: avaliação da utilização dos recursos de convênio Comsus na região.

59 discussão sobre organização da Rede de Urgência e Emergência. Data: 12 de março. Local: 6.ª Regional de Saúde, União da Vitória-PR. Objetivo: busca pela implantação do componente da Rede de Urgência e Emergência Samu Regional.

60 oficina do Conasems. Data: 12 e 13 de março. Local: Manhattan Plaza Hotel, Brasília-DF. Objetivo: alinhamento da execução do projeto de apoio integrado a gestores e profissionais de saúde dos municípios no fortalecimento das ações de combate ao Aedes.

61 reunião sobre contratualização no SUS. Data: 13 de março. Local: Consórcio Intermunicipal de Saúde (Ciscenop), Cianorte-PR. Objetivo: qualificar as discussões sobre os contratos da região.

62 reunião do Cresems 12.ª Regional de Saúde com os prestadores de serviços hospitalares. Data: 14 de março. Local: 12.ª Regional de Saúde, Umuarama PR. Objetivo: alinhar conceitos e discutir os contratos da região de saúde.

63 reunião com prefeito e gestor de saúde dos municípios de Mandaguari e Marialva. Data: 14 de março. Local: Maringá-PR. Objetivo: discutir sobre as implicações de construir uma UPA em Mandaguari que atenderia também o município de Marialva.

64 reunião com promotora da comarca de Maringá. Data: 14 de março. Local: Maringá-PR. Objetivo: conversar sobre as demandas da promotoria da comarca de Maringá aos municípios com relação aos contratos paralelos.

65 reunião do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 18.ª Regional de Saúde. Data: 14 de março. Local: auditório da 18.ª Regional de Saúde, Cornélio Procópio-PR. Objetivo: elaboração do plano do Cresems da 18.ª Regional de Saúde.

66 oficina de Instrumento de Gestão. Data: 15 de março. Local: Secretaria de Saúde de São João do Ivaí-PR. Objetivo: revisar fluxo da Rede Mãe Paranaense e apoiar no processo de análise dos instrumentos de gestão.

67 D1 2.ª Oficina sobre Dimensionamento de Trabalhadores da Saúde na Atenção Básica. Data: 15 de março. Local: Maringá-PR. Objetivo: aprofundar o aspecto da metodologia para dimensionamento de trabalhadores da saúde.

68 reunião sobre Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Serviço (Coapes). Data: 15 março. Local: Unespar, Paranavaí-PR. Objetivo: analisar a documentação preparada pela assessoria jurídica da Prefeitura de Paranavaí, que fixa as normas para a formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Serviço - Coapes no município.

69 Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Básica. Data: 15 e 16 de março. Local: Curitiba-PR. Objetivo: construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios.

70 reunião do Cresems RMC. Data: 16 de março. Local: Curitiba-PR. Objetivo: relatar a Oficina de Contratualização no SUS e seus encaminhamentos; levantar as dificuldades da Região Metropolitana com a judicialização e organizar as sedes microrregionais para a capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde.

71 reunião CIB Regional. Data: 19 de março. Local: Curitiba-PR. Objetivo: deliberar sobre as políticas de saúde de Curitiba e Região Metropolitana.

72 D1 Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Básica. Data: 19 e 20 de março. Local: Moinho Vermelho, Maringá-PR. Objetivo: apresentação aos gestores de saúde e equipes sobre a portaria da nova Política Nacional da Atenção Básica.

73 reunião com o advogado Dr. Fernando Mânica. Local: Curitiba-PR. Data: 20 de março. Objetivo: discutir e encontrar soluções para o processo de contratualização de serviços de saúde.

74 reunião com equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Data: 22 de março. Local: Maringá-PR. Objetivo: discutir o documento da Sesa Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) diretrizes e processos.

75 reunião Comitê Executivo da Saúde da 15.ª RS. Data: 22 de março. Local: Maringá-PR. Objetivo: dialogar e colaborar com as instituições envolvidas nos processos de judicialização para buscar o aprimoramento das políticas públicas de saúde.

76 reunião do GT da saúde (judicialização). Data: 22 de março. Local: Maringá-PR. Objetivo: reativar o GT de Maringá.

77 D1 1.ª reunião temática sobre o Sispacto. Data: 22 de março. Local: auditório do Centro de Entomologia da 19.ª Regional de Saúde, Jacarezinho-PR. Objetivo: trabalhar o Sistema Integrado de Monitoramento.

78 reunião do Cresems da 15.ª RS. Data: 23 de março. Local: Cisamusep, Maringá-PR. Objetivo: articular e discutir assuntos para pactuar em CIB Regional.

79 oficina sobre Prevenção de Suicídio. D1 Data: 23 de março. Local: Paranavaí-PR. Objetivo: desencadear um processo de discussão regional acerca do tema suicídio, tendo em vista que no início deste ano de 2018 houve aumento do índice de tentativas e de óbitos por este motivo na região noroeste.

80 inauguração da Farmácia da 12.ª Regional de Saúde e do Centro Mãe Paranaense. Data: 26 de março. Local: Umuarama-PR. Objetivo: qualificar o atendimento à gestante e às crianças de alto risco da região.

81 reunião com os prefeitos. Data: 26 de março. Local: Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), Umuarama-PR. Objetivo: promover interatividade entre prefeitos e secretários municipais de Saúde.

82 Encontro Macrorregional de Secretários Municipais de Saúde e Contadores Municipais. Data: 27 de março. Local: Unopar, Londrina PR. Objetivo: levar orientações e esclarecimentos sobre a Portaria GM/MS n.º 3992/2017 aos prefeitos, contadores e gestores municipais da macrorregião norte.

83 Encontro Macro Norte da Operacionalização da Portaria GM/MS n.º 3992/2017. Data: 27 de março. Local: Londrina-PR. Objetivo: discutir a operacionalização da portaria GM/MS n.º 3992/2017 alinhado com os instrumentos de Planejamento do SUS.

84 avaliação do Hospsus, fase 1, no Instituto de Saúde Bom Jesus (ISBJ). Data: 28 de março. Local: Ivaiporã-PR. Objetivo: avaliar o hospital conforme determinado no programa Hospsus, fase I, em relação aos meses de novembro e dezembro de 2017, e janeiro e fevereiro de 2018.

85 reunião do Grupo Condutor da Rede Mãe Paranaense da 15.ª RS. Data: 28 de março. Local: Maringá-PR. Objetivo: alinhar questões referentes à Rede Mãe Paranaense da 15.ª RS.

86 reunião da Câmara Técnica da CIB Regional da 15.ª RS. Data: 28 de março. Local: Maringá PR. Objetivo: articular e discutir assuntos a serem pactuados em reunião da CIB Regional.

87 D3 reunião Suscom+. Data: 28 de março. Local: Capanema-PR. Objetivo: ouvir população sobre os problemas no município, facilitar a identificação das questões sanitárias críticas e a seleção de objeto de prioridade para atuação do gestor municipal.

88 D1 oficina de Trabalho de Contratos. Data: 28 de março. Local: Ponta Grossa-PR. Objetivo: discutir o processo de contratualização em Ponta Grossa.

89 D1 1.ª reunião temática sobre contratualização dos Campos Gerais. Data: 28 de março. Local: sala de reunião do Hotel Barbur, Ponta Grossa-PR. Objetivo: discutir a contratualização no SUS.

90 D3 inauguração da Farmácia do Paraná. Data: 29 de março. Local: Francisco Beltrão-PR. Objetivo: inauguração do espaço que abriga medicamentos para quase 7 mil moradores dos 27 municípios da 8.ª Regional de Saúde cadastrados no programa do Estado.

91 reunião do Grupo Condutor Estadual da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Data: 02 de abril. Local: auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Curitiba-PR. Objetivo: discutir a organização da Rede de Urgência e Emergência do Paraná.

92 reunião de Cresems da 16.ª Regional de Saúde. Data: 03 de abril. Local: Expo Unimed, Curitiba-PR. Objetivo: discutir a utilização dos recursos recebidos na região.

93 reunião da CIB Estadual. Data: 03 de abril. Local: Expo Unimed, Curitiba-PR. Objetivo: deliberar e pactuar assuntos de interesse bipartite para a saúde da população do Estado do Paraná.

94 reunião de equipe do Cosems-PR com os apoiadores da rede colaborativa. Data: 03 e 04 de abril. Local: sala de reunião do Hotel Lizon, Curitiba-PR. Objetivo: discutir e adequar as diretrizes para o Plano de Trabalho 2018/19 e organizar o trabalho da equipe Cosems-PR.

95 reunião municipal sobre processo de tutoria. Data: 05 de abril. Local: Jaguariaíva-PR. Objetivo: apoiar a 3.ª Regional de Saúde na sensibilização dos municípios para adesão ao processo de tutoria do Estado do Paraná.

96 oficina sobre Contratualização no SUS 10.ª Regional de Saúde. Data: 09 de abril. Local: Cascavel PR. Objetivo: discutir com assessores jurídicos, equipes e gestores municipais, e profissionais das regionais os processos de contratação de serviços de saúde de forma complementar.

97 oficina de Contratualização Fase I. D1 Data: 09 de abril. Local: Cis Ivaiporã-PR. Objetivo: estudar legislações que regem os contratos no SUS.

98 avaliação do Sispacto 2017 e pactuação do 2018 Municípios da 5.ª Região de Saúde (5.ª RS). Data: 09, 10, 11, 12 e 13 de abril. Local: 5.ª Regional de Saúde, Guarapuava-PR. Objetivo: avaliar os indicadores e metas do Sispacto 2017 e pactuar metas para 2018 de cada município da região.

99 Encontro sobre Unificação dos Blocos de Financiamento do SUS Portaria n. 3992/2017. Data: 10 de abril. Local: Amsop, Francisco Beltrão PR. Objetivo: orientações sobre as alterações trazidas pela Portaria GM/MS n.º 3992/2017 aos prefeitos, contadores e gestores municipais de saúde das regiões de Francisco Beltrão e Pato Branco.

100 D1 Encontro Regional Potencializando o Cuidado em Saúde por meio da Equipes de Saúde da Família (ESF). Data: 10 de abril. Local: Uningá, Maringá-PR. Objetivo: discutir sobre os avanços e desafios da ESF nos Municípios do Paraná.

101 reunião Gtab. Data: 10 e 11 de abril Local: sala de reuniões do Conasems, Brasília-DF. Objetivo: revisar o documento de orientação sobre a Pnab proposto pelo MS.

102 participação no Encontro Nascer nos Campos Gerais. Data: 11 de abril. Local: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR. Objetivo: propiciar ampla discussão entre gestores, academia, assistência de atenção básica e média complexidade para as questões relacionadas ao parto saudável.

103 oficina Contratualização no SUS 14.ª Regional de Saúde. Data: 12 de abril. Local: Paranavaí-PR. Objetivo: discutir com assessores jurídicos, equipes e gestores municipais, e equipes das regionais de saúde os processos de contratação de serviços de saúde de forma complementar.

104 reunião itinerante do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 15.ª RS. Data: 12 de abril. Local: Floresta-PR. Objetivo: discutir assuntos de interesse da gestão municipal de saúde para pactuar em CIB Regional.

105 D1 reunião comunitária do programa Suscom+. Data: 12 de abril. Local: Maringá-PR. Objetivo: estimular a participação da comunidade na construção da Atenção Básica.

106 reunião da microrregião de Colorado. D1 Data: 13 de abril. Local: Colorado-PR. Objetivo: discutir o processo de contratualização na microrregião de Colorado.

107 reunião para apresentação e discussão da planilha de financiamento. Data: 16 de abril. Local: Campo Mourão-PR. Objetivo: apresentar e discutir a viabilidade de implantação da planilha financeira.

108 oficina Contratualização no SUS 14.ª Regional de Saúde. Data: 17 de abril. Local: Pato Branco-PR. Objetivo: discutir com assessores jurídicos, equipes e gestores municipais, e equipes das regionais de saúde os processos de contratação de serviços de saúde de forma complementar.

109 reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Regional da 22.ª Regional de Saúde. Data: 17 de abril. Local: Ivaiporã-PR. Objetivo: discutir políticas de saúde e pactuações propostas pelos municípios e regional de saúde.

110 D1 oficina do Plano Estadual de Populações Expostas aos Agrotóxicos. Data: 17 e 18 de abril. Local: anfiteatro Cyro Grossi da Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR. Objetivo: conhecer o Plano Estadual de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos e apoiar sua implantação no Paraná.

111 oficina Contratualização no SUS 8.ª Regional de Saúde. Data: 18 de abril. Local: Francisco Beltrão-PR. Objetivo: discutir com assessores jurídicos, equipes e gestores municipais, e equipes das regionais de saúde os processos de contratação de serviços de saúde de forma complementar.

112 oficina de Contratualização. Data: 18 de abril. Local: Guarapuava-PR. Objetivo: capacitar os gestores da 5.ª RS para o processo de contratualização no SUS, alinhando conceitos para o reordenamento das contratualizações na região.

113 D3 reunião do Cosems-PR (diretoria e presidentes dos Cresems) com o secretário de estado da Saúde. Data: 19 de abril. Local: auditório da Sesa-PR, Curitiba PR. Objetivo: encontro com o novo secretário de saúde do Estado para dar as boas vindas e apresentar as solicitações da entidade.

114 reunião de CIB Regional da 16.ª Regional de Saúde de Apucarana. Data: 19 de abril. Local: dependências da Regional de Saúde, Apucarana-PR. Objetivo: discutir as políticas de saúde e pactuar pautas propostas pelos gestores e regional de saúde.

115 D1 Oficina Macro Noroeste do Plano Estadual de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. Data: 19 de abril. Local: Unicesumar, Maringá-PR. Objetivo: apresentar, discutir e articular ações conjuntas do Plano de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos do Estado do Paraná.

116 reunião da Diretoria e Conselho Deliberativo do Cosems com novo secretário estadual da Saúde do Paraná e equipe. Data: 19 de abril. Local: auditório da Sesa, Curitiba-PR. Objetivo: apresentação do direcionamento do trabalho do novo secretário estadual da Saúde aos presidentes de Cresems e diretoria do Cosems.

117 reunião com diretores da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária-PR. Data: 19 de abril. Local: Araucária-PR. Objetivo: realizar conversa aberta sobre a nova Política Nacional de Atenção Básica e nova forma de financiamento do SUS.

118 D1 reunião temática sobre Sispacto. Data: 20 de abril. Local: auditório da 21.ª Regional de Saúde, Telêmaco Borba-PR. Objetivo: pactuação dos indicadores do Siapacto.

119 reunião na 14.ª Promotoria da Comarca de Maringá. Data: 23 de abril. Local: Maringá-PR. Objetivo: alinhar alguns encaminhamentos a respeito do processo de interdição do Hospital Municipal de Paiçandu.

120 oficina do Grupo Técnico Tripartite para revisão da RDC 50/2002. Data: 23 a 27 de abril. Local: Anvisa, Brasília-DF. Objetivo: atualizar a norma que estabelece a estrutura física dos estabelecimentos assistenciais de saúde em função das novas tecnologias.

121 D3 reunião do Comitê de Mortalidade Infantil. Data: 24 de abril de Local: Prefeitura Municipal de Palmas-PR. Objetivo: discutir e elaborar estratégias para diminuir o número de óbitos infantis no município de Palmas.

122 II Encontro Intervisa (Encontro dos Profissionais de Vigilância Sanitária) e I Encontro Estadual de Vigilância Sanitária. Data: 24 a 26 de abril de 2018 Local: Ponta Grossa-PR. Objetivo: propiciar novo olhar e conhecer tendências do processo de trabalho da Vigilância Sanitária. Discutir todos os processos de trabalho da Visa, propiciando a integração com outras vigilâncias e Atenção Básica.

123 reunião Câmara Técnica da CIB da 15.ª RS. Data: 25 de abril. Local: Maringá-PR. Objetivo: articular e discutir assuntos a serem pactuados em reunião da CIB Regional.

124 D1 oficina de contratualização com a participação dos 21 municípios da 17.ª Regional de Saúde. Data: 25 de abril de Local: Londrina-PR. Objetivo: alinhar as diretrizes para a qualificação das equipes: cosems, regional de saúde e municípios.

125 reunião com a equipe do Erasto Gaertner Unidade de Irati. Data: 26 de abril. Local: Unidade do Erasto Gaertner Irati-PR. Objetivo: expor dificuldades que os municípios estão encontrando no agendamento com a Unidade de Irati e alinhar processo de encaminhamento dos pacientes da 4.ª Região de Saúde.

126 D1 oficina Contratualização no SUS. Data: 27 de abril. Local: Maringá-PR. Objetivo: qualificar as equipes dos municípios para reordenamento do processo de contratualização complementar no SUS.

127 reunião do Consórcio Ciruspar/Samu Sudoeste com os gestores de saúde da 7.ª e 8.ª Regionais. Data: 27 de abril. Local: Francisco Beltrão-PR. Objetivo: apresentar o trabalho realizado pelo consórcio e aproximar os gestores das decisões administrativas.

128 oficina de Contratualização. D1 Data: 14 de maio. Local: União da Vitória-PR. Objetivo: capacitar os gestores da 6.ª RS para o processo de contratualização no SUS, alinhando conceitos para o reordenamento das contratualizações na região.

129 D1 1.º Laboratório de Saúde de São José dos Pinhais. Data: 17 de maio. Local: São José dos Pinhais-PR. Objetivo: abordar a saúde pública e a sua influência no desenvolvimento econômico do município.

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ PROGRAMAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO COSEMS 2017

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ PROGRAMAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO COSEMS 2017 1 CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ PROGRAMAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO Curitiba Fevereiro 2 Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná Diretoria Executiva: Presidente: Cristiane

Leia mais

COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES

COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES 1º. Quadrimestre JANEIRO À ABRIL/2017 Diretriz 1: Processo de Educação Permanente em Saúde CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ COSEMS PR Diretriz 1:

Leia mais

COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES

COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES COSEMS-PR RELATÓRIO DE ATIVIDADES 3º. Quadrimestre SETEMBRO À DEZEMBRO/2016 Diretriz 1: Processo de Educação Permanente em Saúde Diretriz 1: Processo de Educação Permanente em Saúde: Reuniões com as Universidades

Leia mais

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO COSEMS DE 2015

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO COSEMS DE 2015 1 CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO COSEMS DE 2015 Curitiba fevereiro 2015 2 Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná Diretoria do COSEMS-PR

Leia mais

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO COSEMS 2016

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO COSEMS 2016 1 CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DO COSEMS 2016 Curitiba Fevereiro 2017 2 Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná Diretoria Executiva:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MISSÃO VISÃO VALORES

PLANO DE TRABALHO MISSÃO VISÃO VALORES MISSÃO VISÃO VALORES Missão: O COSEMS tem por finalidade lutar pelo fortalecimento e autonomia dos municípios na área da saúde. Visão: Ser uma entidade modelo no país pela sua organização e funcionamento,

Leia mais

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ 1 CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ PLANO DE TRABALHO DO COSEMS 2016-2017 Curitiba fevereiro 2016 Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná Rua Piquiri, Nº737 - Rebouças.

Leia mais

APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013

APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013 APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013 Convento da Penha, Vila Velha/ES CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO Espírito Santo Capital - Vitória 78 municípios População

Leia mais

CRONOGRAMA PARA CAPACITAÇÕES. Julho de 2012

CRONOGRAMA PARA CAPACITAÇÕES. Julho de 2012 CRONOGRAMA PARA CAPACITAÇÕES Julho de 2012 Capacitações Enfermagem 15,16,17/8 Guarapuava, Pato Branco, Telêmaco Borba, Irati Guarapuava 15-Enfermeiros da AP 16-Enfermeiros dos Hospitais da Rede 17-Técnicos

Leia mais

CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508

CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508 XXVIII Congresso de Secretários Municipais de do Estado de São Paulo CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508 CRS Coordenadoria de Regiões de da Secretaria de Estado da de São Paulo

Leia mais

RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018

RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018 RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018 Atividades realizadas em Janeiro de 2018, Reunião com Equipe técnica preparatória para organização do Evento Caixa Único, integração vigilância

Leia mais

Carta do Rio de Janeiro

Carta do Rio de Janeiro Carta do Rio de Janeiro Os Secretários Municipais de Saúde, reunidos no III Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de junho de 2011, na cidade do Rio

Leia mais

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Sebastião de Moraes - COSEMS/SP CNPJ / CARTA DE ARARAQUARA

Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Sebastião de Moraes - COSEMS/SP CNPJ / CARTA DE ARARAQUARA CARTA DE ARARAQUARA Os Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, reunidos em Araraquara, no X Congresso e XXI Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, posicionam-se

Leia mais

Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais. Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL

Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais. Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL Porto Seguro/BA 2017 Divisão das Regiões de Saúde Resgate Histórico

Leia mais

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP Instância deliberativa de articulação e pactuação das diretrizes e políticas públicas de saúde no âmbito do Estado Foi criada em 1993 com a NOB93 Regulamentadas pelo Decreto

Leia mais

Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP

Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP NOTA TÉCNICA 03/2015 Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP Brasília, 02 de março de 2015 1 INTRODUÇÃO O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo de colaboração firmado

Leia mais

Regionalização e Planejamento Regional Integrado

Regionalização e Planejamento Regional Integrado Regionalização e Planejamento Regional Integrado SUS LEGAL Processo de Planejamento ascendente Rateio dos recursos, conforme LC 141/2012 Modelo de atenção Consolidação das normas do SUS Regionalização

Leia mais

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari -

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica Salvador, 05 de julho de 2018 Marislan Neves Sofia

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FERRAMENTAS DE GESTÃO MUNIICPAL E O PAPEL DO DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE Adriana Ruzene Departamento Regional de Saúde de Franca/SP email: drs8@saude.sp.gov.br SECRETARIA

Leia mais

Panorama das Redes de Atenção à Saúde.

Panorama das Redes de Atenção à Saúde. Panorama das Redes de Atenção à Saúde. Saúde Direito de todos e dever do Estado CONSTITUIÇÃO FEDERAL Lei 8.080 Lei 8.142 DECRETO 7.508 Lei 12.401 Lei 12.466 Lei complementar 141 1986 1988 1990 1991 1993

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Perfil Epidemiológico do Suicídio no Paraná

Perfil Epidemiológico do Suicídio no Paraná Psic. Me. Emerson Luiz Peres Perfil Epidemiológico do Suicídio no Paraná Psic. Me. Emerson Luiz Peres Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Epidemiologia - CEPI Divisão de Vigilância

Leia mais

Introdução. HEMEPAR- Criado em 31 de março de 1982, vinculado à SESA-PR.

Introdução. HEMEPAR- Criado em 31 de março de 1982, vinculado à SESA-PR. Introdução Década de 80 Portaria 07 de 30 de Abril Institui a Rede Nacional de Hematologia e Hemoterapia e o Sistema Nacional de Hematologia e Hemoterapia. HEMEPAR- Criado em 31 de março de 1982, vinculado

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS RUE

IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS RUE NOTA TÉCNICA 14 2011 IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS RUE Minuta de portaria que altera a Política Nacional de Atenção às Urgências e Institui a Rede de Atenção às Urgências no

Leia mais

Plano de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos do Estado do Paraná 2017 a 2019

Plano de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos do Estado do Paraná 2017 a 2019 Plano de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos do Estado do Paraná 2017 a 2019 I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná Curitiba, 23/08/2018 Marcos

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA No- 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

Atuação do CONASEMS na Conjuntura Nacional do SUS

Atuação do CONASEMS na Conjuntura Nacional do SUS Atuação do CONASEMS na Conjuntura Nacional do SUS Chapecó 2 de maio de 2018 1. Dar a continuidade as tratativas da Agenda da Política de Atenção Básica PNAB (CIT ago/17): - Competências ACS e ACE face

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 16 Profª. Tatiane da Silva Campos Outras normas complementares

Leia mais

Os componentes da Gestão Estratégica e Participativa do SUS

Os componentes da Gestão Estratégica e Participativa do SUS Os componentes da Gestão Estratégica e Participativa do SUS Natal/RN, agosto 2014 XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte SUS 25 anos: avanços e enfrentamentos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. 398 municípios consorciados. R$ 120 milhões. Aproximadamente. em aquisições/ano. Aproximadamente

APRESENTAÇÃO. 398 municípios consorciados. R$ 120 milhões. Aproximadamente. em aquisições/ano. Aproximadamente APRESENTAÇÃO O último ano foi um novo marco de atuação do Consórcio Intergestores Paraná Saúde (CIPS). No cumprimento da nossa Missão Servir aos municípios comprando mais e melhor, investimos na ampliação

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Leia mais

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos 13 de julho de 2016 Gestão e Financiamento 1 - Melhorar a gestão e o financiamento da saúde,

Leia mais

Articulação das Regiões de Saúde: definição de responsabilidades e compromissos dos Entes Federados

Articulação das Regiões de Saúde: definição de responsabilidades e compromissos dos Entes Federados Jorge Harada - Diretor do Departamento de Articulação Interfederativa, unidade da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (DAI/SGEP/MS) Articulação das Regiões de Saúde: definição de responsabilidades

Leia mais

CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015

CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015 CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015 MESA Regionalização nas diferentes redes de atenção: COAP e Regulação Secretaria Estadual de Saúde Assessoria Técnica e de Planejamento ASSTEPLAN Porto

Leia mais

PORTARIAS DE DIRETRIZES PARA REGULAÇÃO e INCENTIVO DE CUSTEIO PARA COMPLEXOS REGULADORES

PORTARIAS DE DIRETRIZES PARA REGULAÇÃO e INCENTIVO DE CUSTEIO PARA COMPLEXOS REGULADORES Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação-Geral de Regulação e Avaliação PORTARIAS DE DIRETRIZES PARA REGULAÇÃO e INCENTIVO DE CUSTEIO PARA COMPLEXOS

Leia mais

Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS. Jorge Harada

Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS. Jorge Harada Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS Jorge Harada Voltando no tempo... Estado autoritário, controlador, centralizador Sistema de Saúde Fragmentado Restrição de acesso Sem participação

Leia mais

DECRETO 7508/11 E O PROCESSO DE PACTUAÇÃO TRIPARTITE. CONGRESSO DO COSEMS - SÃO PAULO Marília - SP. Mar/12

DECRETO 7508/11 E O PROCESSO DE PACTUAÇÃO TRIPARTITE. CONGRESSO DO COSEMS - SÃO PAULO Marília - SP. Mar/12 DECRETO 7508/11 E O PROCESSO DE PACTUAÇÃO TRIPARTITE CONGRESSO DO COSEMS - SÃO PAULO Marília - SP Mar/12 FORTALECIMENTO DO SUS Lei 8080/90 - art. 8º - As ações e serviços de saúde, executados pelo SUS,

Leia mais

AVALIAÇÃO PROJETO e PERSPECTIVAS

AVALIAÇÃO PROJETO e PERSPECTIVAS AVALIAÇÃO PROJETO e PERSPECTIVAS PROJETO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS 2017 Avanços Sobre o vínculo com gestores: Garantia de acesso às informações em tempo real Valorização

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FERRAMENTAS DE GESTÃO MUNIICPAL E O PAPEL DO DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE Adriana Ruzene Departamento Regional de Saúde de Franca/SP email: drs8@saude.sp.gov.br SECRETARIA

Leia mais

BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015

BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015 BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015 1 BALANÇO 2014 Viabilização de auditório e coffee-break para reuniões mensais do Cosems; Criação da comissão de AF juntamente com a SESAP e construção da REMUNE

Leia mais

O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde

O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde Brasília, 25/01/2017 Lei 141 Art. 30. Os planos plurianuais,

Leia mais

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Brasília, 9 a 12 de julho de 2011 A rede cegonha deve ser organizada de maneira a possibilitar

Leia mais

Data Feriado 01/01/2018 Descrição Recesso Judiciário Tipo Recesso Origem Data Feriado 02/01/2018. Tipo Recesso Origem Data Feriado 03/01/2018

Data Feriado 01/01/2018 Descrição Recesso Judiciário Tipo Recesso Origem Data Feriado 02/01/2018. Tipo Recesso Origem Data Feriado 03/01/2018 Data Feriado 01/01/2018 Data Feriado 02/01/2018 Data Feriado 03/01/2018 Data Feriado 04/01/2018 Data Feriado 05/01/2018 Data Feriado 06/01/2018 Data Feriado 07/01/2018 Data Feriado 08/01/2018 Data Feriado

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS

IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL Núcleo de Coordenação da Assistência Social IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE

Leia mais

Análise da Pesquisa DataFolha 2015 encomendada pela CBSK - Confederação Brasileira de Skate, sobre o Skate no Brasil.

Análise da Pesquisa DataFolha 2015 encomendada pela CBSK - Confederação Brasileira de Skate, sobre o Skate no Brasil. Análise da Pesquisa DataFolha 2015 encomendada pela CBSK - Confederação Brasileira de Skate, sobre o Skate no Brasil. - Estimativa de Praticantes de Skate no Paraná Curitiba 2016 OBJETIVO Utilizar os dados

Leia mais

Qualificação da Gestão

Qualificação da Gestão Qualificação da Gestão O que é o SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços de saúde sob gestão pública Com direção única em cada

Leia mais

3º Ciclo do PMAQ ( ) Brasília, 11 de Abril de 2018

3º Ciclo do PMAQ ( ) Brasília, 11 de Abril de 2018 3º Ciclo do PMAQ (2016-2018) Brasília, 11 de Abril de 2018 Fases do PMAQ - 3º Ciclo PORTARIA Nº 1.645, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015. FASE 1 FASE 2 FASE 3 Adesão e Contratualização Avaliação Externa e Certificação

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)-PORTARIA/GM Nº 648 DE 28/03/06 Definição expressa do MS de revitalizar a

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde. Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde. Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Educação Permanente para Trabalhadores de Saúde Evelyne Nunes Ervedosa Bastos Gilmara Maria Batista Tavares Fortaleza/CE

Leia mais

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gestão do SUS Pacto pela Vida Pacto em Defesa do SUS PACTO PELA SAÚDE O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação

Leia mais

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde - PRO EPS-SUS. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE,

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 11. Compete às esferas federal, estaduais, do

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS

ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS NOTA TÉCNICA 16 2008 ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS Brasília, 10 de dezembro de 2008. 1. Antecedentes NOTA TÉCNICA 16 2008 Em 2002 o Ministério da Saúde publicou por

Leia mais

ENCONTRO TRIPARTITE PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO REGIONAL E CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA - COAP

ENCONTRO TRIPARTITE PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO REGIONAL E CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA - COAP ENCONTRO TRIPARTITE PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO REGIONAL E CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA - COAP (MS/SES-SP/COSEMS-SP) 27/05/13 INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO Fonte: Ministério

Leia mais

ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE/2017. Mauro Junqueira, Presidente do CONASEMS Secretário Municipal de Saúde de Carmo de Minas/MG

ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE/2017. Mauro Junqueira, Presidente do CONASEMS Secretário Municipal de Saúde de Carmo de Minas/MG ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE/2017 Mauro Junqueira, Presidente do CONASEMS Secretário Municipal de Saúde de Carmo de Minas/MG INÍCIO DA GESTÃO Série de prazos e de obrigações e ao mesmo

Leia mais

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde 2016 QUESTIONÁRIO REDE

Leia mais

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CARTA

Leia mais

INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS

INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS NOTA TÉCNICA 01 2012 INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS 1 INTRODUÇÃO Esta Nota Técnica visa apresentar uma análise da Portaria/GM 2.979 de 15/12/11 que dispõe sobre a transferência

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016 GERALDO DE OLIVEIRA BARBOSA Secretário Municipal de Saúde/ Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro RIO CLARO SP 2016 INTRODUÇÃO O Sistema de Planejamento

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA MACRORREGIÃO NORDESTE E PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO A SAUDE FIOCRUZ

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA MACRORREGIÃO NORDESTE E PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO A SAUDE FIOCRUZ REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA MACRORREGIÃO NORDESTE E PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO A SAUDE FIOCRUZ BREVE HISTÓRICO Cooperação técnica do Ministério da Saúde coordenada

Leia mais

Gestão em Saúde. Prof. Arruda Bastos (85)

Gestão em Saúde. Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos arrudabastos@gmail.com (85) 9925.1122 1. Gestão da própria imagem; Gestão em Saúde 2. Panorama histórico da Gestão da Saúde; 3. Gestão do SUS Introdução, Regulação e

Leia mais

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gestão do SUS Pacto pela Vida Pacto em Defesa do SUS PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais do SUS. Pacto entre União, Estados e Municípios. Objetivo - promover inovações nos processos

Leia mais

Curso Especialização em Saúde Pública

Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Inserido na política de saúde do Estado do Paraná/SESA Perspectiva de uma Gestão Pública voltada para resultados Consonância

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Institui o incentivo financeiro de custeio

Leia mais

Celebrado em abril de 2007, com 100% dos municípios (78) Pacto pelo SUS - Engajamento na luta por mais recursos na saúde Pacto pela Vida - Pactuação

Celebrado em abril de 2007, com 100% dos municípios (78) Pacto pelo SUS - Engajamento na luta por mais recursos na saúde Pacto pela Vida - Pactuação Maio de 2013 Celebrado em abril de 2007, com 100% dos municípios (78) Pacto pelo SUS - Engajamento na luta por mais recursos na saúde Pacto pela Vida - Pactuação dos Indicadores Pacto de Gestão - Geração

Leia mais

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO COSEMS 2014 UBATUBA Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo Departamento de Atenção Hospitalar e

Leia mais

Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue

Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue SITUAÇÃO NACIONAL SITUAÇÃO NACIONAL (2008 2009) Redução de 50% do número de casos (1º de janeiro a 13 de junho). Essa redução ocorreu

Leia mais

REDE ESTADUAL DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA - ESTADO DO PARANÁ

REDE ESTADUAL DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA - ESTADO DO PARANÁ REDE ESTADUAL DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA - ESTADO DO PARANÁ - 2007 HEMOCENTROS - 4 UMUARAMA PARANAVAÍ CIANORTE MARINGÁ CAMPO MOURÃO C. PROCÓPIO LONDRINA APUCARANA JACARÉZINHO HEMONÚCLEOS - 6 UNIDADES

Leia mais

RESOLUÇÃO CIB Nº 34, DE

RESOLUÇÃO CIB Nº 34, DE RESOLUÇÃO CIB Nº 34, DE 22-03-2016 DOE 24-03-2016 Aprova a atualização dos anexos I, II e III da Resolução CIB Nº 249/2014. A Plenária da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia no uso de suas atribuições,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE-CONASS-CONASEMS

MINISTÉRIO DA SAÚDE-CONASS-CONASEMS Considerações Iniciais: O Decreto 7.508, sancionado em 28 de junho de 2011, vem preencher uma lacuna no arcabouço jurídico do SUS, ao regulamentar, depois de 20 anos, a Lei 8.080/90, dispondo sobre a organização

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS. a) Mortalidade infantil b) Saúde do idoso c) Mortalidade materna d) Doenças emergentes e endêmicas e) Mortalidade por câncer.

POLÍTICAS PÚBLICAS. a) Mortalidade infantil b) Saúde do idoso c) Mortalidade materna d) Doenças emergentes e endêmicas e) Mortalidade por câncer. POLÍTICAS PÚBLICAS 1. O enunciado toda a equipe é corresponsável pela atenção aos problemas de saúde, assim como pelas práticas de promoção da saúde, respeitando as competências e limites de cada categoria

Leia mais

Estratégias de Fortalecimento da Atenção Básica no Estado de Mato Grosso Leda Maria de Souza Villaça Secretária Municipal de Saúde de Juína

Estratégias de Fortalecimento da Atenção Básica no Estado de Mato Grosso Leda Maria de Souza Villaça Secretária Municipal de Saúde de Juína Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica Estratégias de Fortalecimento da Atenção Básica no Estado de Mato Grosso Leda Maria de Souza Villaça Secretária Municipal de Saúde de Juína Juína

Leia mais

Assembleia ordinária do Cosems AL. Izabelle Monteiro Alcântara Pereira Secretária Municipal de Saúde de Teotônio Vilela Presidente Cosems/AL

Assembleia ordinária do Cosems AL. Izabelle Monteiro Alcântara Pereira Secretária Municipal de Saúde de Teotônio Vilela Presidente Cosems/AL Assembleia ordinária do Cosems AL Izabelle Monteiro Alcântara Pereira Secretária Municipal de Saúde de Teotônio Vilela Presidente Cosems/AL Maceió Dezembro - 2017 Cenário das dificuldades enfrentadas pelos

Leia mais

CARTA DE PORTO SEGURO 5º CONGRESSO NORTE NORDESTE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

CARTA DE PORTO SEGURO 5º CONGRESSO NORTE NORDESTE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE CARTA DE PORTO SEGURO 5º CONGRESSO NORTE NORDESTE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE Os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste estiveram reunidos no Centro de Convenções

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE LIRCE LAMOUNIER

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE LIRCE LAMOUNIER SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DE GOIÁS ORGANIZAÇÃO DO SUS LIRCE LAMOUNIER DISCIPLINA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, GESTÃO PESSOAL E MULTIPROFISSIONAL (ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS) FACULDADE DE FARMÁCIA

Leia mais

Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná

Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná CONTRATO DE RATEIO Nº 03/2019 Considerando que, nos termos da Portaria nº 1010, de 21 de maio de 2012, a União e o Estado do Paraná financiará uma parcela do custeio do componente móvel SAMU 192; Considerando

Leia mais

QUAL O PERFIL DOS GESTORES MUNICIPAL DE SAÚDE NO CICLO 2017/2020?

QUAL O PERFIL DOS GESTORES MUNICIPAL DE SAÚDE NO CICLO 2017/2020? QUAL O PERFIL DOS GESTORES MUNICIPAL DE SAÚDE NO CICLO 2017/2020? Pesquisa Nacional para a Construção do Perfil dos Gestores(as) Municipais de Saúde Ciclo 2017/2020 Fase II A Pesquisa com os Gestores(as)

Leia mais

TABELA - OFÍCIOS DE DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO ORDEM DESCRESCENTE SEGUNDO O ART. 98, 2º, ADCT/CF

TABELA - OFÍCIOS DE DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO ORDEM DESCRESCENTE SEGUNDO O ART. 98, 2º, ADCT/CF TABELA - OFÍCIOS DE DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO ORDEM DESCRESCENTE SEGUNDO O ART. 98, 2º, ADCT/CF (DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA POPULAÇÃO COM RENDA DE ATÉ 3 SALÁRIOS MÍNIMOS) Mesorregião Seção Judiciária

Leia mais

Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia. Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA

Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia. Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA Proposta de discussão 1- Critérios para escolha das Policlínicas

Leia mais

3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) VI Fórum de Gestão da Atenção Básica

3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) VI Fórum de Gestão da Atenção Básica 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) VI Fórum de Gestão da Atenção Básica Brasília, 23 de Outubro de 2015 PMAQ Objetivos e Características do Programa

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NOTA TÉCNICA Nº 04 ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ACORDO COM A LEI COMPLEMENTAR Nº141 DE 13 DE JANEIRO DE 2012 Introdução: Até 2011, a forma de prestar contas sobre as ações, recursos

Leia mais

ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO

ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO A desconformidade entre as estruturas da demanda e da oferta na atenção primária à saúde ESTRUTURA DA DEMANDA Condições agudas Condições crônicas

Leia mais

Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas BRASÍLIA 2013 I - Introdução O presente projeto

Leia mais

Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS

Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS Adalgisa Borges Nogueira Nomura Coordenadora Estadual Urgência e Emergência de São Paulo São Paulo, 7 março 2012 Rede

Leia mais

Possibilidades e desafios

Possibilidades e desafios V Encontro Nacional IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Possibilidades e desafios 27 a 29 Setembro 2011 Diretriz 3 - Garantia da integralidade na atenção à Saúde do Trabalhador Leticia

Leia mais

O PMAQ COMO ATENÇÃO BÁSICA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA. Célia Regina Rodrigues Gil Saúde Coletiva/UEL

O PMAQ COMO ATENÇÃO BÁSICA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA. Célia Regina Rodrigues Gil Saúde Coletiva/UEL O PMAQ COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA Célia Regina Rodrigues Gil Saúde Coletiva/UEL Avaliação de Políticas Públicas em Saúde E O QUE FOI FEITO É PRECISO CONHECER PARA MELHOR PROSSEGUIR...

Leia mais

PAUTA DETALHADA. 1. HOMOLOGAÇÃO: a) Secretaria Executiva da CIB-SUS/MG: Consolidado de Pactuações CIRA e CIR.

PAUTA DETALHADA. 1. HOMOLOGAÇÃO: a) Secretaria Executiva da CIB-SUS/MG: Consolidado de Pactuações CIRA e CIR. Ofício SUBGR/CIB-SUS/MG nº 04/2018 Belo Horizonte, 16 de fevereiro de 2018. Para: Eduardo Luiz da Silva Presidente do COSEMS/MG Assunto: Convocação da 239ª Reunião Ordinária da CIB-SUS/MG. Prezado Presidente,

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº de 1990 e outras normas

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº de 1990 e outras normas ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 20 Profª. Tatianeda Silva Campos Pacto pela Saúde /

Leia mais

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS. Mar/2012

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS. Mar/2012 CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS Mar/2012 O SUS HOJE IDSUS aponta problemas de acesso e de qualidade do sistema na maioria

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO:

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: 2018 Gestão Eixo/Diretriz: PROGRAMAR MODELO DE GESTÃO COM CENTRALIDADE NA GARANTIA DE ACESSO, GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM RESULTADOS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FINANCIAMENTO.

Leia mais

ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador

ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador FUNDAMENTOS E DIRETRIZES DA Ter território adstrito; AB Acesso universal e contínuo; Serviços resolutivos e de qualidade; Porta aberta e preferencial

Leia mais

RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE

RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE ANO 2013 Conforme previsto no art. 36 da Lei Complementar N.º 141/2012, o Relatório Detalhado do Quadrimestral Anterior contém informações

Leia mais

QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL

QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL Financiamento Estadual Constituição de 1988: Garantia de direito à saúde; Obrigou ao Estado realizar políticas sociais

Leia mais

Pacto pela Saúde no. desafios. Maringá,, 23 de agosto de 2007

Pacto pela Saúde no. desafios. Maringá,, 23 de agosto de 2007 Pacto pela Saúde no Paraná avanços e desafios Maringá,, 23 de agosto de 2007 Teses do CONASEMS As Teses formuladas para o período 2005/2007 qualificaram os posicionamentos municipalistas,, abordando questões

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 19 Profª. Tatianeda Silva Campos Pacto de Gestão do

Leia mais

PAUTA PMAQ 3º CICLO MINUTA PORTARIA

PAUTA PMAQ 3º CICLO MINUTA PORTARIA PAUTA PMAQ 3º CICLO MINUTA PORTARIA REUNIÃO DIRETORIA BRASILIA, 26/08/2015 PMAQ É um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado

Leia mais

Movimento da Reforma Sanitária Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado responsabilidade compartilhada Normas Operacionais com divisão de

Movimento da Reforma Sanitária Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado responsabilidade compartilhada Normas Operacionais com divisão de Julho de 2012 Movimento da Reforma Sanitária Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado responsabilidade compartilhada Normas Operacionais com divisão de tarefas Resgate da solidariedade entre os entes

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA Edital 01/2009

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA Edital 01/2009 Almirante Tamandaré Oficial de Promotoria 44 1 Alto Paraná Oficial de Promotoria Altônia Oficial de Promotoria 10 1 Andirá Oficial de Promotoria Antonina Oficial de Promotoria Apucarana Oficial de Promotoria

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais