O ESTADO ATUAL DOS PROBLEMAS DE LOCALIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS PESQUISAS DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ESTADO ATUAL DOS PROBLEMAS DE LOCALIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS PESQUISAS DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO BRASIL"

Transcrição

1 O ESTADO ATUAL DOS PROBLEMAS DE LOCALIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS PESQUISAS DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO BRASIL Márcia Marcondes Altimari Samed Universidade Estadual de Maringá Departamento de Engenharia de Produção Mirian Buss Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção RESUMO O despreparo e a vulnerabilidade das nações perante a ocorrência de desastres, tanto aqueles causados pelo homem quanto aqueles ocasionados pela natureza, contribuíram para a consolidação de estudos sobre a logística humanitária. O problema de localização é um conceito que está bem definido na logística empresarial e pode influenciar o desenvolvimento de pesquisas na logística humanitária. Este artigo propõe, primeiramente, apresentar o estado atual das pesquisas sobre o problema de localização. E, em um segundo momento, realizar uma investigação das publicações nacionais sobre o problema de localização na logística humanitária. Por meio do confronto desses resultados, serão estabelecidas as contribuições que podem ser introduzidas nas pesquisas atuais e futuras no âmbito da logística humanitária. ABSTRACT Unpreparedness and vulnerability of the nations during the occurrence of disasters, both human made or natural, has contributed to the consolidation of studies on humanitarian logistics. Location problem is a concept that is well defined in the logistics business and it can influence the development of research on humanitarian logistics. This article aims to present the current state of research on the problem of location. And then, conduct an investigation of the publications on facility location in humanitarian logistics. Through the comparison of these results, will be established the contributions that can be introduced in current and future research in the context of humanitarian logistics. 1. INTRODUÇÃO Localização ou localização de instalações é um ramo da logística que pode ser tratado por meio de métodos da pesquisa operacional. Algumas áreas de aplicação incluem instalações públicas, privadas, ambiente militar, negócios, em que instalações podem representar hospitais, centros de distribuição, novas unidades industriais, escolas, apenas para citar alguns exemplos. Na literatura sobre a logística empresarial há uma vasta gama de publicações que se propuseram a determinar a localização ou posicionamento ótimo de nova(s) facilidade(s) entre várias instalações existentes, visando otimizar uma ou mais funções objetivo (custo, lucro, distância, serviço, tempo de espera, cobertura, market share, entre outros). Do ponto de vista de aplicação não há limites para os problemas de localização de instalações.

2 Uma aplicação recente, de acordo com Balcik e Beamon (2008), consiste na localização de centrais de suporte a desastres e situações emergenciais, tanto para os desastres naturais quanto para aqueles causados pelo homem. Segundo os autores, as decisões de localização de instalações de centrais de suporte afetam o desempenho de operações de logística humanitária, já que o número, os locais de centros de distribuição e a quantidade de ações de fornecimento de socorro comprometem diretamente o tempo de resposta e o custo decorrente de toda a cadeia humanitária. Embora hoje a logística seja considerada uma atividade central de resposta a desastres, por muito tempo o setor de ajuda humanitária tratou a logística como uma despesa ao invés de um importante componente estratégico para o seu desenvolvimento (Beamon e Kotleba, 2006). Apenas recentemente as organizações de ajuda humanitária começaram a entender a importância da logística no sucesso de operações em desastres. Neste contexto, as centrais de suporte a situações emergenciais podem assumir simultaneamente ou isoladamente o papel de abrigo para pessoas que perderam suas residências devido ao desastre; armazém para estoque de suprimentos de ajuda humanitária e como central para atendimento médico emergencial. No Brasil, todos os anos são registrados casos de desastres naturais, como alagamentos, ciclones, deslizamentos, enxurradas, inundações, chuvas intensas, granizos e tornados. As consequências materiais podem ser contabilizadas pelos danos causados a instituições públicas de ensino e saúde, prestadores de serviços públicos, unidades habitacionais, propriedades rurais e infraestrutura pública. Do mesmo modo, os danos humanos são inúmeros, podendo-se destacar casos de vítimas fatais, feridos, enfermos, desabrigados, desalojados e desaparecidos. Verifica-se, portanto, a necessidade de realização de estudos direcionados à localização de centrais de suporte a situações emergenciais para suprir o apoio logístico humanitário necessário. Este artigo tem como objetivo identificar, por meio de uma revisão de literatura, as potenciais contribuições para as pesquisas sobre localização de instalações aplicada à logística humanitária no Brasil. Metodologicamente, esta pesquisa é realizada no contexto teórico, por meio de uma análise descritiva dos dados. Esta pesquisa está delimitada a uma investigação de publicações que propõem uma revisão ou survey sobre problemas de localização. Primeiramente, pretende-se identificar as principais classes de problemas de localização, conforme ilustrado na Figura 1. A etapa de análise é realizada com base na identificação do estado atual dos métodos e aplicações dos problemas de localização visando extrair potenciais contribuições dessas metodologias para resolver problemas de localização na logística humanitária, especialmente, na contribuição para pesquisas no âmbito nacional. A Figura 2 apresenta um diagrama do processo de análise.

3 Classificação Problema de Localização Característica da Instalação Informações sobre a Demanda Horizonte de Tempo Modelos Clássicos Métodos Contribuições para a Logística Humanitária Contribuições para as Pesquisas sobre Logística Humanitária no Brasil Figura 1: Etapa de Classificação Figura 2: Etapa de Análise A partir da etapa de análise, serão extraídos os subsídios necessários para identificar as potenciais contribuições para as pesquisas sobre logística humanitária no Brasil. O artigo está estruturado como segue. Nesta seção apresentou-se uma introdução conceitual sobre problemas de localização, a caracterização do problema de localização no contexto da logística humanitária, os objetivos e delimitações da pesquisa, bem como a metodologia empregada no seu desenvolvimento. Na seção 2 são apresentados os fundamentos dos problemas de localização em uma abordagem tradicional. Na seção 3, serão descritas algumas publicações sobre problemas de localização na logística humanitária. A seção 4 exibirá uma síntese dos resultados e as conclusões. 2. PROBLEMAS DE LOCALIZAÇÃO A localização é uma área de estudos da pesquisa operacional relacionada à determinação da localização ou posicionamento ótimo de instalações que otimiza uma função objetivo. Algumas áreas de aplicação incluem instalações públicas, privadas, ambiente militar, negócios, entre outros. Há uma vasta literatura que aborda especificamente o tema localização de instalações ou simplesmente problemas de localização. Alguns livros tratam o problema de localização como tema principal ou na forma de capítulo, dentre os quais, destacam-se alguns: Christofides (1975), Daskin (1995), Dresner e Hamacher (2004), Ballou (2004), Larson e Odoni (2007), Farahani e Hekmatfar (2009) e Eiselt e Marianov (2011). Na literatura da pesquisa operacional é possível encontrar importantes artigos, no formato de revisão ou survey, que relatam a preocupação com o rumo das pesquisas na área e propõem direcionamentos para pesquisas futuras. Corbett e Van Wassenhove (1993) e Denizel et al. (2003) identificaram um desequilíbrio imputado entre os trabalhos teóricos e práticos na área, bem como determinaram aplicações emergentes para a proposição de novos estudos. Devido à relevância desse tipo de pesquisa, optou-se por selecionar apenas artigos que realizaram uma revisão ou survey sobre localização de instalações Revisão sobre Problemas de Localização Para a etapa de classificação dos problemas de localização foram selecionados três artigos, a saber: Owen e Daskin (1998), Mladenovic (2007) e Farahani et al. (2010). Esta seleção foi originada pela abrangência dos conceitos relacionados.

4 Owen e Daskin (1998) apresentaram uma revisão sobre o tema localização de instalações. Historicamente, segundo os autores, os estudos de localização tiveram início em 1909 com os estudos de Weber. A partir da década de 1960, os estudos sobre a teoria de localização prosperaram e foram renovados com a publicação de Hakimi, em As estratégias de localização foram divididas pelos autores em problemas de localização determinísticos estáticos e dinâmicos. Na primeira categoria estão incluídos os problemas de p-medianas, problemas de cobertura de conjuntos, problemas de p-centros e algumas formulações adicionais. A categoria de problemas de localização dinâmicos, segundo os autores, é a que apresenta menos trabalhos desenvolvidos e é aquela que se propõe a estudar problemas de localização de instalações para um vasto período, tal que considera incertezas relacionadas ao atendimento da demanda ao longo do tempo e também considera as expansões e realocações da facilidade em longo prazo. Mladenovic et al. (2007) realizaram um survey sobre as abordagens metaheurísticas aplicadas a problemas de localização com p-medianas. Os autores justificam a utilização das metaheurísticas aos problemas de localização, pois os métodos exatos podem levar um tempo razoável para atingir a solução ótima, sendo que em alguns casos essa solução não é alcançada, pois devido à complexidade, esses problemas são classificados como NP-hard. Os autores sugerem que, nesses casos, as heurísticas são capazes de encontrar soluções aproximadas e, algumas vezes ótimas, porém, sem conseguir provar sua otimalidade. Os métodos identificados foram selecionados segundo a seguinte classificação: heurísticas clássicas e metaheurísticas aplicadas a problemas de localização com p-medianas. De acordo com essa classificação, as heurísticas clássicas para os problemas de p-medianas foram divididas em três grupos: i) heurísticas construtivas; ii) heurísticas de busca local; iii) programação matemática heurística. Na sequência foram apresentadas algumas metaheurísticas, tal que entre as mais conhecidas tem-se: tabu search, genetic algorithm, simulated annealing, ant colony. Por fim, os autores concluem que ocorreu um avanço no estado da arte com relação às metaheurísticas nos últimos anos. Mesmo sendo poucas as aplicações nos problemas de localização com p-medianas, houve uma melhoria na qualidade das soluções devido à intensificação das buscas em regiões promissoras do espaço de soluções. No planejamento logístico alguns fatores qualitativos são considerados de suma importância na etapa de localização. Nesta fase, devem ser determinados os critérios de avaliação das localidades candidatas à instalação das centrais de suporte, estabelecendo-se regras hierárquicas para a priorização destes critérios. O processo de tomada de decisão considera mais que um fator de medida, uma vez que transforma o problema de tomada de decisão em um problema de tomada de decisão multiobjetivo ou problema de decisão multiatributo. Essas categorias de problemas fazem parte dos problemas de tomada de decisão multicritério. Para esses problemas há, usualmente, algumas alternativas pré-determinadas que satisfazem cada objetivo em um nível especificado e o tomador de decisão seleciona a melhor solução (ou soluções) entre todas as alternativas de acordo com a prioridade de cada critério e a interação entre eles. Para Farahani et al. (2010), desde que a teoria de tomada de decisão com múltiplos critérios foi proposta, seu conceito passou a ser implementado em problemas de localização. Nesse artigo, os autores realizaram um survey sobre problemas de localização de instalações com múltiplos critérios, distinguindo-os em: problemas de localização bi-objetivo, k-objetivos e

5 multiatributos. Por muitos anos as publicações sobre problemas de localização multicritério eram escassas. Mas, de acordo com o artigo, na última década a formulação e resolução de problemas de localização com múltiplos critérios tiveram um aumento substancial e têm aberto novas janelas para a ciência da localização. Os autores apresentam uma coletânea das principais publicações que empregam os métodos para resolver problemas de localização multiatributo como analytic hierarchical process (AHP), analytic network process (ANP), elimination and choice translating reality (ELECTRE), technique for order preference by similarity to ideal solution (TOPSIS), entre outros. Sob certas situações, os valores dos critérios qualitativos são muitas vezes vagos e imprecisos, portanto sugerem o uso de grupos de decisão multiatributo fuzzy Classificação dos Problemas de Localização A partir de uma análise de conteúdo das publicações citadas nos três artigos selecionados, é possível extrair algumas classificações para os problemas de localização, conforme relacionado a seguir. Características das Instalações Informações sobre a Demanda 1 nível Níveis hierárquicos Instalações nocivas ou indesejáveis Múltiplas instalações Setor público Setor privado Outros Determinístico Estocástico Horizonte de Tempo Estático Dinâmico Função Objetivo Objetivo único Multiobjetivo Modelos P-Medianas P-Centros Cobertura de conjuntos Métodos Determinísticos Heurísticos Metaheurísticas Multicritérios 3. PROBLEMAS DE LOCALIZAÇÃO NA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA Dois artigos foram selecionados, pois realizaram uma revisão sobre métodos de otimização na logística humanitária e situações emergenciais: Altay e Green (2006) e Caunhye et al. (2012). Considerando que esses artigos abordam várias aplicações da otimização na logística

6 humanitária, fez-se primeiramente uma análise geral de cada artigo e após, buscou-se direcionar o foco para os problemas de localização. Não foram encontrados artigos que propusessem uma revisão de métodos de apoio à tomada de decisão na logística humanitária. Altay e Green (2006) realizaram um survey na literatura da pesquisa operacional para identificar futuras direções de pesquisa em operações de desastres. Para os autores a aleatoriedade dos impactos e dos problemas e a singularidade dos acidentes exigem dinâmicas em tempo real, que sejam eficazes e que tenham custos de soluções eficientes. Esses fatores tornam a logística humanitária um assunto muito adequado para a pesquisa operacional. Nesse artigo os autores realizaram uma pesquisa sobre a literatura relacionada à pesquisa operacional para identificar tendências das investigações na área da logística humanitária. Foram analisados 109 artigos, os quais foram propostos por autores das mais variadas nacionalidades. De acordo com as referências, 46,8% dos artigos foram publicados no período de 2000 a Com relação às metodologias utilizadas pelos artigos analisados, pode-se destacar: programação matemática, probabilidade e estatística, simulação, teoria da decisão, lógica fuzzy, inteligência artificial, dinâmica de sistemas, entre outras. No que diz respeito às abordagens, os desastres naturais são os mais estudados, seguidos de desastres causados pelo homem e outros tipos de desastres. Com relação ao ciclo de vida do desastre, 48% se reportam à fase de mitigação, 23% à fase de preparo, 27% à fase de resposta e 12% à fase de recuperação. Os autores analisam ainda as categorias das publicações, sendo que a maioria (57,8%) propõe o desenvolvimento de modelos, em seguida aparecem as publicações de estudos teóricos e, por fim, estudos práticos ou aplicados. Dos artigos relacionados por esses autores, apenas 13 artigos referem-se especificamente ao problema de localização de instalações. Caunhye et al. (2012) apresentam uma revisão de literatura sobre modelos de otimização na logística emergencial. O objetivo proposto consiste em recomendar direções de pesquisas futuras, extraindo-se informações das publicações que se concentram na fase pré-desastre (evacuação, pré-posicionamento e localização de instalações) e na fase pós-desastre (evacuação, distribuição de suprimentos de ajuda humanitária, transporte de acidentados, etc). Em relação à localização de instalações, os autores propuseram uma classificação dos artigos em duas categorias: localização-evacuação e localização com distribuição e préposicionamento de estoques. As análises das publicações indicam que até agora os estudos sobre localização de instalações se restringiram à etapa de operação pré-desastre. Os autores analisaram 74 publicações, das quais 74% foram publicadas no período de 2000 a Os artigos que abordam o problema de localização são 17, dos quais a maioria trata o problema de localização com 1 nível hierárquico, 1 função objetivo e existe um equilíbrio entre as abordagens determinísticas e estocásticas Determinação do Estado Atual sobre Localização de Instalações na Logística Humanitária Foram selecionados 13 citados por Altay e Green (2006) e 17 artigos citados por Caunhye et al. (2012) que abordam problemas de localização. Realizou-se uma análise de conteúdo, buscando-se identificar o estado atual das classes de problemas de localização no âmbito da logística humanitária. Definiu-se como desenvolvida a classe de problemas citada em mais do que 50% dos artigos selecionados e pouco desenvolvida, caso contrário.

7 Tabela 1: Localização de Instalações na Logística Humanitária Classes dos Problemas de Localização Análise do Estado Atual Desenvolvida Pouco Desenvolvida 1 nível Níveis hierárquicos Múltiplas instalações Demanda determinística Demanda estocástica Problema estático Problema dinâmico 1 objetivo Multiobjetivo p-medianas p-centros Cobertura de conjuntos Métodos Determinísticos Heurísticas Metaheurísticas Multicritérios Fonte: Os autores. Estes resultados indicam, primeiramente, que tem ocorrido um crescimento do interesse por parte dos pesquisadores pelos problemas de localização. No entanto, ainda há potencial para avanço das pesquisas, mais especificamente modelos que considerem vários níveis hierárquicos, problemas dinâmicos, multiobjetivos, métodos heurísticos, metaheurísticas e métodos multicritérios Análise das Publicações sobre Localização de Instalações na Logística Humanitária no Brasil Nesta etapa de pesquisa considerou-se a revisão de publicações nacionais sobre logística humanitária desenvolvida por Bertazzo et al. (2012). Com base nesse artigo, propôs-se um refinamento para identificar apenas os trabalhos sobre localização. Adicionalmente, algumas publicações nacionais não citadas pelos autores foram incluídas, tendo em vista o desenvolvimento de novas pesquisas. Bertazzo et al. (2012) realizaram uma revisão sistemática acerca das publicações nacionais sobre logística humanitária. Essa pesquisa identificou 54 publicações nacionais sobre logística humanitária em diversas áreas de conhecimento. Constatou-se um maior interesse pelo assunto, diagnosticado pela quantidade de publicações, a partir de Assim, como o assunto é relativamente novo no contexto de pesquisas nacionais, a maior parte das publicações concentra-se em congressos e simpósios. A pesquisa também identificou que os desastres mais estudados referem-se a enchentes e inundações e que a etapa do desastre mais citada pelas publicações é a etapa de mitigação, seguida da etapa de preparação. Os autores constataram que os métodos mais empregados nos problemas de logística humanitária são métodos determinísticos. Até a data da publicação desse artigo, não havia sido detectada a

8 utilização de modelos estocásticos. Por fim, com base no artigo, tem-se que apenas 4 das publicações referem-se ao problema de localização. A seguir, são descritos os trabalhos relacionados no artigo citado acima e outros mais recentes que complementam a lista de publicações nacionais sobre o problema de localização na logística humanitária. Nogueira et al. (2009) desenvolveram um modelo de uma rede dinâmica para determinar a localização de centrais de ajuda humanitária por meio de problema de p-medianas e na etapa de distribuição de suprimentos de caráter emergencial foi utilizado o problema de caminhos mínimos. Esse modelo de rede considerou aspectos dinâmicos, tal como situações de interrupção de determinados acessos como conseqüência da ocorrência de um desastre. Os resultados demonstram que o modelo proposto pode fornecer informações de apoio à decisão e permite a realização de simulações de diferentes cenários de situações emergenciais. Conforme Nogueira e Gonçalves (2010), para a localização de uma central de inteligência e suporte para situações emergenciais devem ser considerados critérios sociais, econômicos, ambientais, qualidade de vida, ligados ao desenvolvimento sustentável e, principalmente, a preservação da vida. Neste contexto, tem-se um problema com múltiplos critérios, cada qual com diferentes graus de complexidade e relacionamento, tal que estes critérios são, algumas vezes, conflitantes e podem influenciar com graus distintos de importâncias na determinação da solução final. Este problema se caracteriza como um problema de decisão que integra em seu processo de avaliação tanto os aspectos quantitativos como qualitativos. Nesse processo não existe uma solução ótima, mas pode-se determinar a melhor alternativa entre várias existentes. Esse trabalho considerou a concepção, o desenvolvimento e a aplicação de um modelo para a logística humanitária considerando duas fases distintas: a primeira consiste no problema de localização de uma central de inteligência e suporte para situações emergenciais e a segunda consiste no desenvolvimento de uma rede dinâmica para auxiliar na distribuição de recursos emergenciais. Na primeira fase, foi utilizado o método de análise hierárquica de processo, AHP, estruturado de acordo com os princípios básicos: estruturação, julgamentos comparativos e síntese das prioridades. Barbosa et al. (2010) apresentaram uma metodologia para localização de depósitos de suprimentos utilizados no atendimento de vítimas de desastres naturais na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. A metodologia proposta foi fundamentada na utilização de sistemas de informações geográficas, programação linear e análise hierárquica de processo, AHP. A utilização conjunta dessas ferramentas proporcionou uma resposta eficiente para a tomada de decisão da localização de depósitos de armazenagem de suprimentos de ajuda humanitária, que antes era decidida pelas instituições públicas, de forma empírica. Maciel Neto et al. (2011) investigaram a realidade das comunidades que vivem no interior do estado do Amazonas e as vulnerabilidades impostas pelas sazonalidades dos rios. Para tanto, foi proposto um modelo de localização de centrais permanentes de inteligência e ajuda

9 humanitária para atender à população nos períodos de seca. O modelo consistiu de uma adaptação do modelo clássico de cobertura de conjuntos. Souza (2011) propôs um modelo para a distribuição espacial de centrais de atendimento a populações atingidas por desastres naturais no estado brasileiro de Santa Catarina. Este modelo visa reduzir o tempo de resposta para o atendimento à população. Definiu-se que as centrais seriam armazéns com disponibilidade para armazenar equipamentos e suprimentos básicos para atendimento rápido às populações afetadas. O autor utilizou o modelo de p- medianas devido à vantagem de se garantir a um maior número de pessoas um nível de serviço mais elevado. Para resolver o inconveniente de se deixar alguns dos possíveis usuários com um serviço com qualidade inferior, incluiu-se a restrição de que nenhum distrito deve ficar mais afastado do que uma distância máxima preestabelecida. Os resultados demonstram que a distribuição privilegiou as regiões que apresentam maior probabilidade de fenômenos que causam grandes danos à população. Souza (2012) definiu um modelo para localização de veículos de socorro para suprir atendimento aos acidentados em rodovias no estado de Santa Catarina, no menor tempo possível. Deste modo, foi proposto um modelo similar ao problema das p-medianas, porém, com a inclusão de restrições relativas aos problemas de p-centros e de cobertura de conjuntos. Com esta aplicação, conclui-se que houve uma elevação do nível de serviço oferecido. Maciel Neto et al. (2012-a) utilizaram o modelo de localização de p-medianas juntamente com a metodologia de caminhos mínimos, por meio de programação linear inteira, visando o atendimento à pessoas afetadas por situações de seca/cheias em 13 microrregiões do estado do Amazonas. Maciel Neto et al. (2012-b) exploraram as situações severas causadas pelas sazonalidades dos rios, que são o principal meio de transporte para a região Amazônica, e sua influência no atendimento emergencial das populações afetadas. Utilizaram um modelo de p-centros e programação linear inteira. Apesar de não contemplar todos os municípios do estado, esse modelo tem potencial para contribuir com o processo de coordenação que envolve o sistema de ajuda humanitária, proporcionando uma alternativa viável na etapa de preparação para os períodos de secas/cheias dos rios. Brito Jr. et al. (2013) propuseram um modelo de otimização estocástica a problemas de préposicionamento de suprimentos de ajuda humanitária em situações de desastre no Brasil. Incertezas foram introduzidas na demanda (definida pela severidade do desastre e magnitude e cobertura média) e ruptura de acessibilidade em algumas áreas. Uma aplicação no estado de São Paulo foi implementada considerando-se dois estágios e penalizações para demandas não atendidas. Os resultados apresentam a minimização do custo total de operação Determinação do Estado Atual da Localização de Instalações na Logística Humanitária no Brasil

10 A análise de 9 publicações nacionais permitiu a elaboração da Tabela 2, em que foi considerada como desenvolvida a classe de problemas citada numa taxa maior do que 50% dos artigos selecionados e pouco desenvolvida, caso contrário. Tabela 2: Localização de Instalações na Logística Humanitária no Brasil Classes dos Problemas de Localização Análise do Estado Atual Desenvolvida Pouco Desenvolvida 1 nível Níveis hierárquicos Múltiplas instalações Demanda determinística Demanda estocástica Problema estático Problema dinâmico 1 objetivo Multiobjetivos p-medianas p-centros Cobertura de conjuntos Métodos determinísticos Heurísticas Metaheurísticas Multicritérios Com base nestes resultados, verifica-se que as publicações nacionais são muito recentes, observando-se um crescimento após 2009 e um volume maior de publicações em Identifica-se ainda que há potencial para avanço das pesquisas em problemas com vários níveis hierárquicos, múltiplas instalações, problemas estocásticos, problemas dinâmicos, multiobjetivos, modelos p-centro, modelos de cobertura de conjuntos, métodos heurísticos, metaheurísticas e métodos multicritérios. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Uma análise da literatura sobre logística humanitária permite identificar muitas publicações que abordam as relações entre logística humanitária e logística empresarial, outras que relatam as fases de operações logísticas humanitária, assim como relatam aplicações de boas práticas da cadeia de suprimentos empresarial à cadeia humanitária ou o emprego de metodologias e técnicas da pesquisa operacional à logística humanitária. Observa-se que todos esses artigos têm em comum a característica de direcionar os conhecimentos consolidados na logística empresarial para o âmbito da logística humanitária, considerando os desafios de melhorar o desempenho das operações e a habilidade de dar repostas rápidas e eficientes em situações emergenciais. Neste contexto, observa-se que os trabalhos realizados buscam uma formalização da logística humanitária como área de conhecimento e, portanto, a grande maioria possui abordagem conceitual. Há, no entanto, um enfoque distinto com relação às publicações sobre o problema de localização na logística humanitária, em que a maioria dos trabalhos se refere a estudos aplicados, tanto os internacionais quanto nacionais.

11 Para a resolução de problemas locacionais no contexto da logística humanitária, os métodos determinísticos e estáticos ainda são os mais utilizados. De acordo com a literatura, para um elevado número de nós de demanda, abordagens enumerativas podem se tornar proibitivas. Nesses casos, heurísticas e metaheurísticas possuem potencial para contribuir para os processos de decisão de localização na logística humanitária, pois podem lidar eficientemente com problemas complexos e gerar soluções muito perto daquela considerada ótima em um tempo computacional reduzido. Os problemas de localização no contexto da logística humanitária carecem de modelos que considerem um planejamento no horizonte de longo prazo, ou ainda, situações de localização de múltiplas centrais em períodos de tempo previamente definidos e situações de relocar centrais já instaladas. Neste sentido, há um amplo potencial para modelagens de problemas dinâmicos. Problemas de localização estocásticos podem melhorar a representação das imprevisibilidades e turbulências características dos problemas de localização na logística humanitária, tanto por meio da utilização de abordagens probabilísticas quanto por meio de planejamento de cenários. Métodos de análise multicritério também podem contribuir para o processo de tomada de decisão sobre a melhor alternativa para a localização no contexto da logística humanitária, visto que têm a capacidade de considerar múltiplos aspectos qualitativos, simultaneamente. Por exemplo, aspectos relacionados à acessibilidade do local, recursos humanos, meio ambiente, aspectos ambientais, aspectos econômicos, questões históricas e culturais, geografia regional, infraestrutura do local, segurança, entre outros. A análise das publicações nacionais e internacionais sobre localização na logística humanitária permite constatar que estas ainda são muito recentes e seguem evoluindo ao longo dos últimos anos, sendo que as publicações nacionais são, em número, inferiores às internacionais e de pouca relevância, tendo em vista a falta de publicações em periódicos especializados. Neste sentido, acredita-se que a identificação das contribuições citadas por este artigo pode reger o direcionamento de novas pesquisas na busca da consolidação desta nova área de conhecimento. Agradecimentos Agradecimentos à Fundação Araucária e à CAPES pela concessão de bolsa de estágio pósdoutoral. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Altay, N., Green, W. G. (2006) OR/MS research in disaster operations management. European Journal of Operational Research. 175, Balcik, B., Beamon, B. M. (2008) Facility Location in Humanitarian Relief. Logistics: Research and Applications, 11, 2, Ballou, R. H. (2004), Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. Person Education, Inc. Barbosa, E. O., Monteiro, V. L., Giannotti, M. A., Brito Jr., I. ( 2010) Localização de depósito de suprimentos de alívio para atendimento a desastres naturais no Vale do Paraíba Paulista. Anais do XXIV Congresso de Pesquisa e Ensino de Transporte (ANPET). Beamon, B., Kotleba, S. K. (2006) Inventory management support systems for emergency humanitarian relief operations in South Sudan, The International Journal of Logistics Management, 17, Bertazzo, T. R., Brito Jr., I., Leiras, A., Yoshizaki, H. (2012) Gestão de operações de desastres naturais e logística humanitária: uma revisão da literatura acadêmica brasileira. In: XXXII Encontro Nacional de

12 Engenharia de Produção (ENEGEP). Brito Jr., I., Leiras, A., Yoshizaki, H. T. Y. (2013) Stochastic Optimization Applied to the Prepositioning of Disaster Relief Supply Chain Decision in Brazil. Anais do 24th Production and Operations Management Society (POMS Conference). Christofides, N. (1975) Graph Theory An Algorithm Approach. Academic Press, Berlin. Corbett, C. J. e Van Wassenhove, L. N. (1993) The natural drift: What happenned to operations research? Operations Research, 41, 4, , Caunhye, A. M., Nie, S., Pokharel, S. (2012) Optimization models inn emergency logistics: A literature review. Socio-Economic Planning Sciences, 46, Daskin, M. S. (1995) Network and Discrete Location: Models, Algorithms and Applications. Willey, Berlin. Denizel, M., Usdiken,, B., Tuncalp, D. (2003) Change and international variation in knowledge production in OR/MS. Operations Research, 51, 5, Dresner, A., Hamacher, H. W. (2004) Facility Location: Application and Theory. Springer-Verlag, Berlin. Eiselt, H. A., Marianov, V. (2011) Foundations of location analysis International Series in Operational Research & Management Science, vol Farahani, R. Z, Hekmatfar, M. (2009) Facility Location: Concepts, Models, Algorithms and Case Studie, Springer-Verlag, Berlin. Farahani, R. Z., SteadieSeifi, M., Asgari, N. (2010) Multiple criteria facility location problems: A survey. Applied Mathematical Modeliing, 34, Larson, R. C., Odoni, A. R. (2007) Urban Operations Research. Dynamic Ideas, Berlin. Maciel Neto, T., Oliveira, D., Gonçalves, M. B. (2011) Proposta de Localização de Centrais de Inteligência e Suporte Humanitário Atendendo à Sazonalidade da Seca no Amazonas. Anais do XXV Congresso de Pesquisa e Ensino de Transporte (ANPET). Maciel Neto, T., Cirino, S., Gonçalves, M. B. (2012-a) Distribuição de Centros de Suporte Humanitário no Estado do Amazonas. Anais do XIX Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP). Maciel Neto, T., Cirino, S., Gonçalves, M. B. Mayerle, S. F. (2012-b) Localização de Centros de Inteligência e Suporte Humanitário no Estado do Amazonas utilizando Programação Linear Inteira Uma Alternativa para Atendimentos Emergenciais. Anais do XVII Congresso Panamericano de Inginiería de Tránsito Transporte y Logística (PANAM). Mladenovic, N., Brimberg, J., Hansen, P., Moreno-Pérez, J. A. (2007) The p-median problem: A survey of metaheuristic approaches. European Journal of Operational Research, 179, Nogueira, C. W., Gonçalves, M. B., Oliveira, D. (2009) O enfoque da logística humanitária no desenvolvimento de uma rede dinâmica para situações emergenciais: o caso do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Anais do XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino de Transporte (ANPET). Nogueira, C. W., Gonçalves, M. B. (2010) O desenvolvimento e aplicação de um modelo para a localização de uma central de inteligência e suporte para recebimento, controle e distribuição de recursos em situações emergenciais com foco na logística humanitária. Anais do XXIV Congresso de Pesquisa e Ensino de Transporte (ANPET). Owen, S. H., Daskin, M. S. (1998) Strategic facility location: A review. European Journal of Operational Research, 111, Souza, J. C. (2011) Logística Humanitária Distribuição Espacial de Centrais de Atendimento de Emergência para Populações Atingidas por Desastres Naturais. Anais do XXV Congresso de Pesquisa e Ensino de Transporte (ANPET). Souza, J. C. (2012) Logística Humanitária no Atendimento Médico Emergencial em Rodovias Localização de Veículos de Socorro. Anais do XVII Congresso Panamericano de Inginiería de Tránsito Transporte y Logística (PANAM). Márcia Marcondes Altimari Samed (mmasamed@uem.br) Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, Jardim Universitário, Maringá, PR, Brasil Mirian Buss Gonçalves (mirianbuss@gmail.com) Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil

APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP A UM PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO ESTADO DO PARANÁ

APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP A UM PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO ESTADO DO PARANÁ APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP A UM PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO ESTADO DO PARANÁ Marcia Marcondes Altimari Samed (UEM) mmasamed@uem.br Fernanda Bianchini Rodrigues de Oliveira

Leia mais

METODOLOGIA AHP APLICADA AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO DE CENTRAIS DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA NO ESTADO DE SANTA CATARINA

METODOLOGIA AHP APLICADA AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO DE CENTRAIS DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA NO ESTADO DE SANTA CATARINA METODOLOGIA AHP APLICADA AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO DE CENTRAIS DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Marcia Marcondes Altimari Samed (UEM ) mmasamed@uem.br Mirian

Leia mais

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho Pesquisa Operacional Introdução Profa. Alessandra Martins Coelho julho/2014 Operational Research Pesquisa Operacional - (Investigação operacional, investigación operativa) Termo ligado à invenção do radar

Leia mais

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho Pesquisa Operacional Introdução Profa. Alessandra Martins Coelho agosto/2013 Operational Research Pesquisa Operacional - (Investigação operacional, investigación operativa) Termo ligado à invenção do radar

Leia mais

MÉTODO AHP APLICADO AO PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE ASSISTÊNCIA PARA SITUAÇÕES EMERGENCIAIS NO ESTADO DO PARANÁ

MÉTODO AHP APLICADO AO PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE ASSISTÊNCIA PARA SITUAÇÕES EMERGENCIAIS NO ESTADO DO PARANÁ DOI: http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v24i1.27410 MÉTODO AHP APLICADO AO PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE ASSISTÊNCIA PARA SITUAÇÕES EMERGENCIAIS NO ESTADO DO PARANÁ AHP METHOD APPLIED TO THE

Leia mais

Unemat Campus de Sinop Curso de Engenharia Elétrica 8º semestre. Disciplina: Introdução à Otimização Linear de Sistemas

Unemat Campus de Sinop Curso de Engenharia Elétrica 8º semestre. Disciplina: Introdução à Otimização Linear de Sistemas Unemat Campus de Sinop Curso de Engenharia Elétrica 8º semestre Disciplina: Introdução à Otimização Linear de Sistemas Slides: Introdução à Pesquisa Operacional - para situar a otimização linear Professora

Leia mais

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Introdução à Pesquisa Operacional 1 PESQUISA OPERACIONAL PO Sumário Origens A natureza O impacto Principais sociedades profissionais ligadas à PO Algumas publicações científicas ligadas

Leia mais

estruturação de processos que visam alcançar a maximização da quantidade e qualidade de atendimento, minimizando o tempo de movimentação e entrega de

estruturação de processos que visam alcançar a maximização da quantidade e qualidade de atendimento, minimizando o tempo de movimentação e entrega de 1 Introdução O conceito de logística surgiu no ambiente militar com o objetivo de estabelecer uma estrutura eficiente de transporte, disposição e deslocamento dos recursos utilizados. Para transportar

Leia mais

CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO. Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01

CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO. Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01 CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01 Tomada de Decisão É o processo de identificar um problema específico e selecionar

Leia mais

Localização de Instalações. Projeto de Redes Logísticas. Escola Politécnica. Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha.

Localização de Instalações. Projeto de Redes Logísticas. Escola Politécnica. Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha. Localização de Instalações Projeto de Redes Logísticas Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha Escola Politécnica cbcunha@usp.br Objetivo Definir a configuração de uma rede logística / supply chain em termos

Leia mais

Regência de Projetos Encontro Anual de Membros Belo Horizonte, de xx

Regência de Projetos Encontro Anual de Membros Belo Horizonte, de xx Regência de Projetos 1 de xx Priorização: alcançando o alinhamento estratégico Estudo de Caso do Setor de Mineração PMO (Escritório de Projetos) Ítalo Coutinho, MsC, Especialista João Carlos Araújo da

Leia mais

3 Decisões de Localização de Instalações

3 Decisões de Localização de Instalações 3 Decisões de Localização de Instalações Historicamente, o estudo contemporâneo dos problemas de localização foi iniciado por Alfred Weber, que estudou a localização de uma fábrica com o objetivo de minimizar

Leia mais

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco.

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco. CONCEITOS DE REDE Uma rede é formada por um conjunto de nós, um conjunto de arcos e de parâmetros associados aos arcos. Nós Arcos Fluxo Interseções Rodovias Veículos Rodoviários Aeroportos Aerovia Aviões

Leia mais

DESASTRES NATURAIS NO ESTADO PARANÁ Impactos e Medidas de Prevenção

DESASTRES NATURAIS NO ESTADO PARANÁ Impactos e Medidas de Prevenção Simpósio Brasileiro de Emergências Aquáticas Impacto Prevenção - Ação DESASTRES NATURAIS NO ESTADO PARANÁ Impactos e Medidas de Prevenção Ten-Cel. QOBM Edemilson de Barros Coordenador Executivo de Proteção

Leia mais

MODELO MATEMÁTICO PARA A LOCALIZAÇÃO DE FILTROS DE ÁGUA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

MODELO MATEMÁTICO PARA A LOCALIZAÇÃO DE FILTROS DE ÁGUA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 MODELO MATEMÁTICO PARA A LOCALIZAÇÃO DE FILTROS DE ÁGUA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA Matheus da Silva Andrade (UFPE ) matheus_352@hotmailcom Tatiana

Leia mais

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Introdução à Pesquisa Operacional Origens militares Segunda guerra mundial Aplicada na alocação de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS Aluno: Guilherme de Arruda Falcão Ferreira Orientador: Adriana Leiras Introdução Desastres naturais e emergências complexas apresentam cada vez maiores

Leia mais

Um Modelo Integrado para o Projeto de Redes Logísticas com Decisões de Localização de Instalações, Produção, Transporte e Estoques.

Um Modelo Integrado para o Projeto de Redes Logísticas com Decisões de Localização de Instalações, Produção, Transporte e Estoques. Marcelo Maciel Monteiro Um Modelo Integrado para o Projeto de Redes Logísticas com Decisões de Localização de Instalações, Produção, Transporte e Estoques. Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa

Leia mais

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN:

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: EnEPA II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: 978-85-7764-083-6 TIPO ARTIGO CIENTÍFICO ÁREA TEMÁTICA GOVERNANÇA, SUSTENTABILDADE E AMAZÔNIA

Leia mais

Unidade de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás Regional Catalão

Unidade de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás Regional Catalão 1 CAPÍTULO O MÉTODO SIMULATED ANNEALING APLICADO EM LOCALIZAÇÃO E ROTEAMENTO Ferreira, Kamyla Maria 1 * ; Queiroz, Thiago Alves de 2 1 Unidade de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP)

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto Instituto

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização, Regional Catalão / UFG

Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização, Regional Catalão / UFG 15 CAPÍTULO ABORDAGENS ROBUSTAS PARA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO LINEAR COM INCERTEZA NOS DADOS Marques, Raina Ribeiro 1 *; Queiroz, Thiago Alves de 2 ; 1 Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SEQÜENCIAIS DE MÚLTIPLOS ESTÁGIOS

CLASSIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SEQÜENCIAIS DE MÚLTIPLOS ESTÁGIOS Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 CLASSIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SEQÜENCIAIS DE MÚLTIPLOS ESTÁGIOS João Candido Bracarense 1, Juliano Rodrigo Lamb 2 RESUMO: A

Leia mais

Algoritmos Genéticos e Evolucionários

Algoritmos Genéticos e Evolucionários Algoritmos Genéticos e Evolucionários Djalma M. Falcão COPPE/UFRJ PEE e NACAD falcao@nacad.ufrj.br http://www.nacad.ufrj.br/~falcao/ http://www.nacad.ufrj.br/~falcao/ag/ag.htm Resumo do Curso Introdução

Leia mais

Pesquisa Operacional. Definição. Sumário 2/23/2016

Pesquisa Operacional. Definição. Sumário 2/23/2016 Pesquisa Operacional Prof. Adriano Maranhão Apresentação (Professor) Site: www.resenhadevalor.com.br Graduado em Ciências da Computação UVA/2009 Pós-graduado em Engenharia de Software INTA/2010 DTI/Sobral

Leia mais

CAP 254 CAP 254. Otimização Combinatória. Professor: Dr. L.A.N. Lorena. Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves

CAP 254 CAP 254. Otimização Combinatória. Professor: Dr. L.A.N. Lorena. Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves CAP 254 CAP 254 Otimização Combinatória Professor: Dr. L.A.N. Lorena Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves Conteúdo C Simulated Annealing (2//7). C2 Busca Tabu (22//7). C3 Colônia de Formigas

Leia mais

Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro, Brasil

Impacto dos desastres naturais sobre a saúde de crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro, Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Estudos em Saúde Coletiva Centro de Estudos e Pesquisas de Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES) / FIOCRUZ / MS Impacto dos desastres naturais sobre

Leia mais

15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE NA SEDE URBANA DE SANTARÉM

15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE NA SEDE URBANA DE SANTARÉM 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE NA SEDE URBANA DE SANTARÉM Milena Marília Nogueira de Andrade 1 ; Claudio Fabian Szlafsztein 2 Resumo O mapeamento

Leia mais

Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO

Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO Tipos de Problemas 1. Dada uma variedade de alimentos, escolher uma dieta de menor custo que atenda as necessidades nutricionais de um indivíduo?

Leia mais

OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES

OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES Renaldo Onofre Laureano Junior Capitão Bombeiro Militar Gerente de Logística e Mobilização Essa apresentação é destinada aos profissionais que, diariamente, dedicam

Leia mais

Resumo Expandido INTRODUÇÃO:

Resumo Expandido INTRODUÇÃO: Resumo Expandido Título da Pesquisa (Português): Pesquisa Operacional aplicada ao problema de alocação de caminhões em uma mina a céu aberto. Título da Pesquisa (Inglês): Operations Research applied to

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Contextualização e motivação

1 Introdução. 1.1 Contextualização e motivação 1 Introdução 1.1 Contextualização e motivação Segundo Novaes (2004), no final da década de 1970, significativas mudanças econômicas passaram a afetar as sociedades comercialmente desenvolvidas e industrializadas.

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional. Prof. Me. Carlos Guimarães

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional. Prof. Me. Carlos Guimarães PESQUISA OPERACIONAL UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional Prof. Me. Carlos Guimarães Objetivo Introduzir o tema Pesquisa Operacional por meio da apresentação: Da sua origem; Das sociedades profissionais

Leia mais

1-1 PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO

1-1 PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO 1-1 PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO Regra do Jogo 1-2 Provas MAN ADM 1 a Prova: 8 ou 10 de maio 2 a Prova: 12 ou14 de junho Substitutiva: 18 ou 21 de junho Média P = Média das Provas T = Média dos Testes

Leia mais

UM MODELO MATEMÁTICO PARA REDES LOGÍSTICAS COM FLUXOS DIRETOS E REVERSOS E NOVOS INTEGRANTES

UM MODELO MATEMÁTICO PARA REDES LOGÍSTICAS COM FLUXOS DIRETOS E REVERSOS E NOVOS INTEGRANTES UM MODELO MATEMÁTICO PARA REDES LOGÍSTICAS COM FLUXOS DIRETOS E REVERSOS E NOVOS INTEGRANTES Marcos Wagner Jesus Servare Junior (UFES) marcoswjunior@gmail.com Glaydston Mattos Ribeiro (UFES) glaydston@terra.com.br

Leia mais

APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA ESTIMAR MATRIZ ORIGEM-DESTINO DE CARGA

APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA ESTIMAR MATRIZ ORIGEM-DESTINO DE CARGA APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA ESTIMAR MATRIZ ORIGEM-DESTINO DE CARGA Daniel Neves Schmitz Gonçalves Luiz Antonio Silveira Lopes Marcelino Aurelio Vieira da Silva APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS

Leia mais

Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos

Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos MODELAGEM E ANÁLISE Modelagem Questões atuais de modelagem Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos

Leia mais

Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo

Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo Um Algoritmo Genético para o Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo Francisco Henrique de Freitas Viana Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio Departamento de Informática

Leia mais

Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - ISSN:

Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - ISSN: Programação linear inteira na otimização dos lucros: aplicação em uma panificadora para auxiliar no processo de tomada de decisão Resumo Lays Capingote Serafim da Silva (UFG) laysengenharia7@gmail.com

Leia mais

Teoria da Decisão. Otimização Vetorial. Prof. Lucas S. Batista. lusoba

Teoria da Decisão. Otimização Vetorial. Prof. Lucas S. Batista.  lusoba Teoria da Decisão Otimização Vetorial Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Graduação em Engenharia de Sistemas Introdução

Leia mais

A RECUPERAÇÃO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA (SP) 5 ANOS APÓS O DESASTRE

A RECUPERAÇÃO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA (SP) 5 ANOS APÓS O DESASTRE A RECUPERAÇÃO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA (SP) 5 ANOS APÓS O DESASTRE Raquel Froese Buzogany Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos, Escola Politécnica da USP Lina S. Sohn Departamento

Leia mais

CAPÍTULO 2 Visão Geral da Abordagem de Modelagem da Pesquisa Operacional 7

CAPÍTULO 2 Visão Geral da Abordagem de Modelagem da Pesquisa Operacional 7 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Introdução 1 1.1 A origem da pesquisa operacional 1 1.2 A natureza da pesquisa operacional 2 1.3 O impacto da pesquisa operacional 3 1.4 Algoritmos e/ou courseware 3 Referências selecionadas

Leia mais

ESTÁGIOS DOMINANTES FLEXÍVEIS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FLOW SHOP HÍBRIDOS

ESTÁGIOS DOMINANTES FLEXÍVEIS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FLOW SHOP HÍBRIDOS ESTÁGIOS DOMINANTES FLEXÍVEIS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FLOW SHOP HÍBRIDOS João Vitor Moccellin Departamento de Engenharia de Produção Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Av. Trabalhador

Leia mais

ANÁLISE E PREDISPOSIÇÃO À OCORRÊNCIA DE ESCORREGAMENTOS UTILIZANDO ROTINAS DE APOIO À DECISÃO COMO BASE PARA O... PAINÉIS

ANÁLISE E PREDISPOSIÇÃO À OCORRÊNCIA DE ESCORREGAMENTOS UTILIZANDO ROTINAS DE APOIO À DECISÃO COMO BASE PARA O... PAINÉIS PAINÉIS 97 Rodrigues, B. B.; Zuquette, L. V. 98 ANÁLISE E PREDISPOSIÇÃO À OCORRÊNCIA DE ESCORREGAMENTOS UTILIZANDO ROTINAS DE APOIO À DECISÃO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO URBANO Berenice Bitencourt Rodrigues

Leia mais

3. Otimização sob Incerteza

3. Otimização sob Incerteza 3. Otimização sob Incerteza Os problemas de otimização tentam resolver, de forma eficiente, situações do mundo real por meio de modelos matemáticos que utilizam parâmetros incertos. Pode-se encontrar na

Leia mais

PLANEJAMENTO DA ALOCAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ITENS DE SUPRIMENTO EMERGENCIAL LEVANDO EM CONTA CRITÉRIOS DE ROBUSTEZ

PLANEJAMENTO DA ALOCAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ITENS DE SUPRIMENTO EMERGENCIAL LEVANDO EM CONTA CRITÉRIOS DE ROBUSTEZ PLANEJAMENTO DA ALOCAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ITENS DE SUPRIMENTO EMERGENCIAL LEVANDO EM CONTA CRITÉRIOS DE ROBUSTEZ Aluna: Giovanna Góes Orientador: Fabricio Oliveira Introdução Todos os anos, catástrofes

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Eduardo Ladeira Ávila Melhoria da Qualidade da Informação no Transporte Marítimo da Petrobras- Análise e proposições Dissertação de Mestrado (Opção profissional)

Leia mais

Unidade de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás Regional Catalão

Unidade de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás Regional Catalão 5 CAPÍTULO BUSCA EM VIZINHANÇA VARIÁVEL PARA LOCALIZAÇÃO E ROTEAMENTO Silva, Lorrany Cristina da 1 *; Queiroz, Thiago Alves de 2 1 Unidade de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás Regional

Leia mais

Teoria da Decisão. Introdução. Prof. Lucas S. Batista. lusoba

Teoria da Decisão. Introdução. Prof. Lucas S. Batista.  lusoba Teoria da Decisão Introdução Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Graduação em Engenharia de Sistemas Apresentação Sumário

Leia mais

ANÁLISE DE REDES PARA A SELEÇÃO DE FORNECEDORES DE SUPRIMENTOS HUMANITÁRIOS

ANÁLISE DE REDES PARA A SELEÇÃO DE FORNECEDORES DE SUPRIMENTOS HUMANITÁRIOS João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 ANÁLISE DE REDES PARA A SELEÇÃO DE FORNECEDORES DE SUPRIMENTOS HUMANITÁRIOS Marcia Marcondes Altimari Samed (UEM ) mmasamed@uembr Sergio Leonardo Milani

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E LITERATURA

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E LITERATURA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E LITERATURA Priscila Artero Cicone 1 ; Cassia Kely Favoretto Costa 2 ; Sonia Cristina Soares Dias Vermelho 3 RESUMO: O objetivo da

Leia mais

BANCO DE DADOS DE EVENTOS ATMOSFÉRICOS SEVEROS E A RELAÇÃO COM RISCOS AMBIENTAIS. Geórgia Jorge Pellegrina

BANCO DE DADOS DE EVENTOS ATMOSFÉRICOS SEVEROS E A RELAÇÃO COM RISCOS AMBIENTAIS. Geórgia Jorge Pellegrina I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE RISCOS RISCOS AMBIENTAIS E VULNERABILIDADES CLIMÁTICAS BANCO DE DADOS DE EVENTOS ATMOSFÉRICOS SEVEROS E A RELAÇÃO COM RISCOS AMBIENTAIS. Geórgia Jorge Pellegrina INTRODUÇÃO

Leia mais

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. As subáreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção que balizam esta modalidade na Graduação, na Pós-Graduação, na Pesquisa e nas Atividades Profissionais, são as relacionadas a seguir. 1.

Leia mais

PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS CORRENTES EM UMA FERROVIA ATRAVÉS DE PROGRAMAÇÃO POR METAS

PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS CORRENTES EM UMA FERROVIA ATRAVÉS DE PROGRAMAÇÃO POR METAS PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS CORRENTES EM UMA FERROVIA ATRAVÉS DE PROGRAMAÇÃO POR METAS Gregório Coelho de Morais Neto Pedro Henrique Del Caro Daher PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS

Leia mais

DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES. Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes

DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES. Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes Outubro/2013 Introdução Estratégia de estoque Previsão Fundamentos de estocagem Decisões de estocagem Decisões

Leia mais

Ferramenta para simulação dinâmica de sistema de manufatura baseada em modelos de construção flexivel.

Ferramenta para simulação dinâmica de sistema de manufatura baseada em modelos de construção flexivel. para simulação dinâmica de sistema de manufatura baseada em modelos de construção flexivel. Fábio Luis Oliveira dos Reis (UFBA) flreis@ufba.br Leizer Schnitman (UFBA) leizer@area1.br Herman Augusto Lepikson

Leia mais

Minicurso Inteligência Artificial Aplicada a Sistemas Elétricos. Niterói, 12 de Maio de 2018

Minicurso Inteligência Artificial Aplicada a Sistemas Elétricos. Niterói, 12 de Maio de 2018 Minicurso Inteligência Artificial Aplicada a Sistemas Elétricos Niterói, 12 de Maio de 2018 Realização 2 Realização 3 Programação: manhã 9:30h-10:30H VISÃO GERAL: OTIMIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

Leia mais

Una mirada sobre los residuos de desastres

Una mirada sobre los residuos de desastres UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA Una mirada sobre los residuos de desastres Profa. Dra. Wanda R. Günther Problematização Alterações ambientais e climáticas aumento das ocorrências de

Leia mais

UNIVERSIDADE FERERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA

UNIVERSIDADE FERERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA UNIVERSIDADE FERERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA I. Título do Projeto de Pesquisa Instrumentalização Psicossocial na prevenção

Leia mais

Teoria da Decisão. Otimização Vetorial. Prof. Lucas S. Batista. lusoba

Teoria da Decisão. Otimização Vetorial. Prof. Lucas S. Batista.   lusoba Teoria da Decisão Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Graduação em Engenharia de Sistemas Introdução Sumário 1 Introdução

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS IEP0001. Introdução a Engenharia de Produção

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS IEP0001. Introdução a Engenharia de Produção CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS IEP0001 Introdução a Engenharia de Produção Professor Claudio Decker Junior claudiodecker@gmail.com Avaliação 2 1.

Leia mais

Desastres Naturais e Vulnerabilidade: Caso do Município de Petrópolis

Desastres Naturais e Vulnerabilidade: Caso do Município de Petrópolis Desastres Naturais e Vulnerabilidade: Caso do Município de Petrópolis polis- Rio de Janeiro. Disciplina: População Espaço o e Ambiente - CST-310 310-3 Aluna: Lira Luz Benites Lázaro Profs: Silvana Amaral

Leia mais

O desastre de 2008 no

O desastre de 2008 no XVIII Simpósio i Brasileiro i de Recursos Hídricos - Mesa Redonda Eventos Naturais e Desastres em Engenharia O desastre de 2008 no Vale do Itajaí Beate Frank Tópicos Que desastre foi esse? O que explica

Leia mais

2. SUBÁREA: Transportes Aquaviários, Infraestrutura e Logística Portuária.

2. SUBÁREA: Transportes Aquaviários, Infraestrutura e Logística Portuária. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de

Leia mais

APLICAÇÃO DE META-HEURÍSTICAS À ENGENHARIA DE PRODUÇÃ O

APLICAÇÃO DE META-HEURÍSTICAS À ENGENHARIA DE PRODUÇÃ O APLICAÇÃO DE META-HEURÍSTICAS À ENGENHARIA DE PRODUÇÃ O João Carlos Zayatz Universidade Estadual de Maringá jcarloszay@gmail.com Gislaine Camila Lapasini Leal Universidade Estadual de Maringá gclleal@uem.br

Leia mais

SEQUENCIAMENTO DE LINHAS DE MONTAGEM MÚLTIPLAS NO AMBIENTE DE PRODUÇÃO ENXUTA UM ESTUDO SIMULADO PARA MINIMIZAR O RISCO DE PARADAS

SEQUENCIAMENTO DE LINHAS DE MONTAGEM MÚLTIPLAS NO AMBIENTE DE PRODUÇÃO ENXUTA UM ESTUDO SIMULADO PARA MINIMIZAR O RISCO DE PARADAS Disponível eletronicamente em www.revista-ped.unifei.edu.br Edição Especial Projeto Pró Engenharias Revista P&D em Engenharia de Produção V. 08 N. 01 (2010) p. 06-10 ISSN 1679-5830 SEQUENCIAMENTO DE LINHAS

Leia mais

Estratégias para a integração de stakeholders em operações de desastres Doutorando: Tharcisio Cotta Fontainha Orientadora: Adriana Leiras

Estratégias para a integração de stakeholders em operações de desastres Doutorando: Tharcisio Cotta Fontainha Orientadora: Adriana Leiras Estratégias para a integração de stakeholders em operações de desastres Doutorando: Tharcisio Cotta Fontainha Orientadora: Adriana Leiras Agenda Introdução Performance Prism e Stakeholders em operações

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção Métodos para Tomada de Decisão ( 4 ) Sala de Aula ( 0 ) Laboratório ENEX50703 Técnicas e métodos para a tomada de decisão, análise de decisão; processo de Decisão com diversos métodos como AHP; Electre;

Leia mais

1.1. Breve Histórico do Planejamento Energético no SEB

1.1. Breve Histórico do Planejamento Energético no SEB 1 Introdução A utilização de Programação Dinâmica Estocástica (PDE) para o planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos foi considerada inviável devido ao mal da dimensionalidade, que ocorre devido

Leia mais

Problemas de otimização

Problemas de otimização Problemas de otimização Problemas de decisão: Existe uma solução satisfazendo certa propriedade? Resultado: sim ou não Problemas de otimização: Entre todas as soluções satisfazendo determinada propriedade,

Leia mais

Pesquisa Operacional I - Módulo 01

Pesquisa Operacional I - Módulo 01 Pesquisa Operacional I - Módulo 01 Prof. Marcelo Xavier Guterres, Dr. Eng. 17 de março de 2017 Objetivos do Módulo 01 Definir o conceito de Pesquisa Operacional; Breve histórico da Pesquisa Operacional;

Leia mais

mudanças estratégicas na Cia fizeram esta data ser adiada para abril de 2005.

mudanças estratégicas na Cia fizeram esta data ser adiada para abril de 2005. 1 Introdução Uma das principais características da logística moderna é sua crescente complexidade operacional. Alguns de seus principais componentes são: aumento da variedade de produtos, entregas mais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES AO EDITAL N 127, DE 09 DE SETEMBRO DE 2010, PUBLICADO NO D.O.U. Nº 179,

Leia mais

04/03/2016 CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL: CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:

04/03/2016 CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL: CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES: CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL CAPÍTULO 1 em: ANDRADE, Eduardo L. de; INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL. 4 a. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC PESQUISA OPERACIONAL: Conjunto

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto

Leia mais

Influência do Tamanho Amostral no Planejamento Econômico para Controle On-Line de Processo por Atributo com Erros de.

Influência do Tamanho Amostral no Planejamento Econômico para Controle On-Line de Processo por Atributo com Erros de. Influência do Tamanho Amostral no Planejamento Econômico para Controle On-Line de Processo por Atributo com Erros de 1. Introdução: Classificação Lupércio França Bessegato 1 Roberto da Costa Quinino 2

Leia mais

TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL.

TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL. 16 TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

1.1. Formulação do Problema

1.1. Formulação do Problema 1. Introdução O atual ambiente de negócios altamente competitivo, exigente e globalizado tem requisitado às empresas atitudes mais eficazes para promover a satisfação e o sucesso dos seus clientes. Uma

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Sistemas de Informação na OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA / COMPETÊNCIAS EMENTA / BASES TECNOLÓGICAS Informação, Sistemas de Informação, Tecnologia de Informação & Comunicação. Conceito de Engenharia

Leia mais

MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA PARA MINIMIZAÇÃO DOS ADIANTAMENTOS E ATRASOS EM FLOW SHOP COM SETUP DEPENDENDE DA SEQUÊNCIA

MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA PARA MINIMIZAÇÃO DOS ADIANTAMENTOS E ATRASOS EM FLOW SHOP COM SETUP DEPENDENDE DA SEQUÊNCIA MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA PARA MINIMIZAÇÃO DOS ADIANTAMENTOS E ATRASOS EM FLOW SHOP COM SETUP DEPENDENDE DA SEQUÊNCIA Cristiano Marinho Vaz, cmv02@hotmail.com Vinícius Ferreira da Silva

Leia mais

ANÁLISE DE DESEMPENHO DINÂMICO DE AMBIENTES PRODUTIVOS COM CANAIS DE SUPRIMENTOS AUTOMÁTICOS E ESTOQUE EM PROCESSAMENTO

ANÁLISE DE DESEMPENHO DINÂMICO DE AMBIENTES PRODUTIVOS COM CANAIS DE SUPRIMENTOS AUTOMÁTICOS E ESTOQUE EM PROCESSAMENTO ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /10.2*&4365879&4/1:.+58;.2*=?5.@A2*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& ANÁLISE DE DESEMPENHO DINÂMICO DE AMBIENTES PRODUTIVOS

Leia mais

ANÁLISE CRÍTICA DA METODOLOGIA DaLA (DAMAGE, LOSS AND NEED ASSESSMENT) SEGUNDO A DISPONIBILIDADE DE DADOS DE DESASTRE NO BRASIL

ANÁLISE CRÍTICA DA METODOLOGIA DaLA (DAMAGE, LOSS AND NEED ASSESSMENT) SEGUNDO A DISPONIBILIDADE DE DADOS DE DESASTRE NO BRASIL ANÁLISE CRÍTICA DA METODOLOGIA DaLA (DAMAGE, LOSS AND NEED ASSESSMENT) SEGUNDO A DISPONIBILIDADE DE DADOS DE DESASTRE NO BRASIL Aluna: Raysa de Antais e Silva Orientadora: Adriana Leiras Introdução Desastres

Leia mais

5 Agregação das Reservas das Entidades

5 Agregação das Reservas das Entidades 5 Agregação das Reservas das Entidades Neste capítulo é apresentado o procedimento de agregação das reservas das entidades. É importante ressaltar que as entidades probabilísticas sofrem agregação probabilística,

Leia mais

MODELAGEM DA LOCALIZAÇÃO DE ARMAZÉNS INTERMODAIS PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DE SOJA PARA EXPORTAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ

MODELAGEM DA LOCALIZAÇÃO DE ARMAZÉNS INTERMODAIS PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DE SOJA PARA EXPORTAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 MODELAGEM DA LOCALIZAÇÃO DE ARMAZÉNS INTERMODAIS PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DE SOJA PARA EXPORTAÇÃO

Leia mais

4 Métodos Existentes. 4.1 Algoritmo Genético

4 Métodos Existentes. 4.1 Algoritmo Genético 61 4 Métodos Existentes A hibridização de diferentes métodos é em geral utilizada para resolver problemas de escalonamento, por fornecer empiricamente maior eficiência na busca de soluções. Ela pode ser

Leia mais

Otimização multicritério, análise de sensibilidade e hipotética

Otimização multicritério, análise de sensibilidade e hipotética MODELAGEM E ANÁLISE Otimização multicritério, análise de sensibilidade e hipotética Otimização multicritério Refere-se a uma situação de decisão em que as alternativas são avaliadas com vários objetivos,

Leia mais

Modelo de Programação Estocástica para o Planejamento Estratégico da Cadeia Integrada de Petróleo

Modelo de Programação Estocástica para o Planejamento Estratégico da Cadeia Integrada de Petróleo Gabriela Pinto Ribas Modelo de Programação Estocástica para o Planejamento Estratégico da Cadeia Integrada de Petróleo Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção

Leia mais

MÉTODOS EXATO E HEURÍSTICO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DAS P-MEDIANAS COM DOIS OBJETIVOS

MÉTODOS EXATO E HEURÍSTICO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DAS P-MEDIANAS COM DOIS OBJETIVOS XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. MÉTODOS EXATO E HEURÍSTICO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DAS P-MEDIANAS COM DOIS OBJETIVOS Paula Mariana dos Santos (UFV) paula-marianna@hotmail.com JOSE

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

Teoria da Decisão. Processo Analítico Hierárquico Analytic Hierarchy Process (AHP) Prof. Lucas S. Batista.

Teoria da Decisão. Processo Analítico Hierárquico Analytic Hierarchy Process (AHP) Prof. Lucas S. Batista. Teoria da Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP) Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Graduação em Engenharia de Sistemas

Leia mais

Modelo para localização de instalações em escala global envolvendo quatro elos da cadeia logística

Modelo para localização de instalações em escala global envolvendo quatro elos da cadeia logística Modelo para localização de instalações em escala global envolvendo quatro elos da cadeia logística Ricardo Hamad Nicolau Dionísio Fares Gualda Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO PARA OTIMIZAÇÃO DA ALTURA E LOCALIZAÇÃO DA FONTE PONTUAL ATRAVÉS DA DISPERSÃO ATMOSFÉRICA DE SUA EMISSÃO

DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO PARA OTIMIZAÇÃO DA ALTURA E LOCALIZAÇÃO DA FONTE PONTUAL ATRAVÉS DA DISPERSÃO ATMOSFÉRICA DE SUA EMISSÃO DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO PARA OTIMIZAÇÃO DA ALTURA E LOCALIZAÇÃO DA FONTE PONTUAL ATRAVÉS DA DISPERSÃO ATMOSFÉRICA DE SUA EMISSÃO Jaqueline dos Santos Vieira¹; Carlos Henrique Portezani² ¹ Estudante

Leia mais

Planejamento para fundições: uma aplicação do método das K-melhores mochilas. 1 Introdução

Planejamento para fundições: uma aplicação do método das K-melhores mochilas. 1 Introdução Planejamento para fundições: uma aplicação do método das K-melhores mochilas Murilo S. Pinheiro, Franklina M.B. Toledo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, Av.

Leia mais

Tópicos Especiais em Otimização

Tópicos Especiais em Otimização Tópicos Especiais em Otimização ivo.junior@ufjf.edu.br Juiz de Fora, 05 de Maio de 2016 Introdução Qual a diferença entre inteligência: ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL? ARTIFICIAL: É a ciência que tenta compreender

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL. **Apresentação** Profa. Vitória Pureza 2º Semestre

INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL. **Apresentação** Profa. Vitória Pureza 2º Semestre INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL **Apresentação** Profa. Vitória Pureza 2º Semestre Roteiro O que é Pesquisa Operacional Áreas Gerais de Aplicação Por que aprender Pesquisa Operacional? O que são Modelos?

Leia mais

Estudo de Problemas de Cobertura com Ênfase na Área Militar Participantes :

Estudo de Problemas de Cobertura com Ênfase na Área Militar Participantes : Estudo de Problemas de Cobertura com Ênfase na Área Militar Participantes : Mônica M. de Marchi Carmen L. R. dos Santos Maria José Pinto Márcia Rodrigues Campos Ten. Cel. Eng. Luiz Sérgio Heinzelmann Cap.

Leia mais

Bancos de Dados Geográficos. Modelagem Dinâmica EspaçoTemporal para Análise do Uso e. Ocupação do Solo

Bancos de Dados Geográficos. Modelagem Dinâmica EspaçoTemporal para Análise do Uso e. Ocupação do Solo Bancos de Dados Geográficos Modelagem Dinâmica EspaçoTemporal para Análise do Uso e Ocupação do Solo Prólogo Introdução Tradicionalmente, os Sistemas de Informação Geográfica são baseados em suposições

Leia mais

A LOGÍSTICA REVERSA: FATOR ESTRATÉGICO NA REDUÇÃO DE RESÍDUOS NO BIOMA PAMPA

A LOGÍSTICA REVERSA: FATOR ESTRATÉGICO NA REDUÇÃO DE RESÍDUOS NO BIOMA PAMPA A LOGÍSTICA REVERSA: FATOR ESTRATÉGICO NA REDUÇÃO DE RESÍDUOS NO BIOMA PAMPA Tais Couto de Jesus¹, Ana Cláudia Caldeira Couto², Christian Guimarães Severo³ RESUMO A crescente importância da preservação

Leia mais

1. Computação Evolutiva

1. Computação Evolutiva Computação Bioinspirada - 5955010-1 1. Computação Evolutiva Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 1.7. Outras Metaheurísticas Populacionais 1.7.1. Metaheurísticas Populacionais

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA REVISÃO DA LITERATURA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE DESASTRES COM ÊNFASE EM LOGÍSTICA DE OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS

ATUALIZAÇÃO DA REVISÃO DA LITERATURA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE DESASTRES COM ÊNFASE EM LOGÍSTICA DE OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS ATUALIZAÇÃO DA REVISÃO DA LITERATURA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE DESASTRES COM ÊNFASE EM LOGÍSTICA DE OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS Raquel Froese Buzogany Tábata Rejane Bertazzo Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki

Leia mais