Medicina Legal. Alexandre Herculano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medicina Legal. Alexandre Herculano"

Transcrição

1 Medicina Legal Alexandre Herculano

2

3 TRAUMATOLOGIA FORENSE

4 Traumatologia Médico-legal estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e socioeconômicas. Trata também do estudo das diversas modalidades de energias causadoras desses danos.

5 Essas energias dividem-se em: energias de ordem mecânica energias de ordem física energias de ordem química energias de ordem físico-química

6 PARTE 2 TRAUMATOLOGIA FORENSE 3.1.Introdução a traumatologia forense Generalidades Energias vulnerantes e suas classificações 3.2 Lesões (Energia Mecânica) Lesões produzidas por ação contundente Lesões produzidas por instrumentos cortantes Lesões produzidas por instrumentos perfurantes Lesões produzidas por instrumentos cortocontundentes Lesões produzidas por instrumentos perfurocontundentes Lesões produzidas por projéteis de arma de fogo de alta energia

7

8

9

10 ( CESPE - PCPE - Auxiliar de Perito) Agente mecânico que, por meio de pressão, percussão, torção, sucção, distensão, flexão, compressão, descompressão, arrastamento, deslizamento, contragolpe ou de forma mista, traumatiza o organismo classifica-se como instrumento A) contundente. B) cortante. C) perfurocortante. D) perfurocontundente. E) cortocontundente.

11 Rubefação. Não chega a ser uma lesão, sob o ponto de vista anatomopatológico, por não apresentar significativas e permanentes modificações de ordem estrutural, mas o é sob o ângulo da Medicina Legal. Qualquer alteração da normalidade individual de origem violenta interessa ao estudo e à análise técnico-pericial.

12 Escoriação. Tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves. Tem pouco significado clínico, mas assume um valor indiscutível na perícia médico-legal. Define-se, de forma mais simples, como o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. Simonin chamou-a de erosão epidérmica e Dalla Volta de abrasão.

13 Equimose. Trata-se de lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo.

14 Quando se apresenta em forma de pequenos grãos, recebe o nome de sugilação e, quando em forma de estrias, toma a denominação de víbice. E petéquias, pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico. Equimona, como sinônimo de equimose de grande proporção.

15

16

17 (PCPA - Escrivão de Polícia ) As equimoses representam o extravasamento e dispersão do sangue nas malhas dos tecidos e podem surgir em diversas partes do corpo, bem como assumir certos tipos de coloração. De acordo com o espectro equimótico de Legrand Du Saulle, uma equimose de coloração amarela indica ter sido causada há, aproximadamente: A) seis meses. B) duas horas. C) um dia. D) doze dias. E) um mês.

18 Hematoma. O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. Formam-se, no interior dos tecidos, verdadeiras cavidades, onde surge uma coleção sanguínea. Pela palpação da região afetada, percebe-se a sensação de flutuação.

19 Bossa sanguínea. A bossa sanguínea diferencia-se do hematoma por apresentar-se sempre sobre um plano ósseo e pela sua saliência bem pronunciada na superfície cutânea. É muito comum nos traumatismos do couro cabeludo e é vulgarmente conhecida por galo.

20 Fraturas. Decorrem dos mecanismos de compressão, flexão ou torção e caracterizam-se pela solução de continuidade dos ossos. São chamadas de diretas, quando se verificam no próprio local do traumatismo, e indiretas, quando provêm de violência em uma região mais ou menos distante do local fraturado. Estas últimas têm como exemplo o indivíduo que cai de uma certa altura em pé e fratura a base do crânio por contragolpe.

21 Luxações. São caracterizadas pelo deslocamento de dois ossos cujas superfícies de articulação deixam de manter suas relações de contato que lhes são comuns. São denominadas completas, quando as superfícies de contato se afastam totalmente, e incompletas, quando a perda de contato das superfícies articulares é parcial. Podem ser fechadas e expostas. As mais comuns são as luxações do ombro, do cotovelo, do joelho e do tornozelo.

22 Entorses. São lesões articulares provocadas por movimentos exagerados dos ossos que compõem uma articulação, incidindo apenas sobre os ligamentos. Uma flexão intensa de uma mão sobre o antebraço, uma abdução mais brusca do polegar sobre o seu metacarpo, um pé mal assentado no solo ou uma rotação mais violenta de um joelho são exemplos de causas capazes de produzir uma entorse.

23 Lesões por martelo. De causa quase sempre dolosa, essas lesões, quando produzidas com certa violência, podem apresentar danos graves, como, por exemplo, afundamentos ósseos do segmento golpeado, reproduzindo a perda de tecidos quase semelhante à forma e às dimensões daquele objeto agressor. Quando a ação é em sentido perpendicular, estas lesões são conhecidas como fratura perfurante ou fratura em vazador ou fratura em saca-bocados de Strassmann.

24 Quando a ação é em sentido perpendicular, estas lesões são conhecidas como fratura perfurante ou fratura em vazador ou fratura em saca-bocados de Strassmann. Pode ocorrer também um afundamento parcial e uniforme com inúmeras fissuras, em forma de arcos e meridianos, e, por isso, denominado sinal do mapa-mundi de Carrara. Quando o traumatismo se verifica tangencialmente, produz uma fratura de forma triangular com a base aderida à porção óssea vizinha e com o vértice solto e dirigido para dentro da cavidade craniana. Esse é o sinal em terraza de Hoffmann.

25 Encravamento. É uma modalidade de ferimento produzida pela penetração de um objeto afiado e consistente, em qualquer parte do corpo. São ocorrências de grande impacto, quando o corpo do indivíduo se desloca violentamente de encontro ao objeto, ou quando ambos se defrontam em grande Velocidade.

26 Empalamento. Essa forma especial de encravamento caracteriza-se pela penetração de um objeto de grande eixo longitudinal, na maioria das vezes consistente e delgado, no ânus ou na região perineal. As lesões são sempre múltiplas e variadas, sua profundidade varia de acordo com o impacto e as dimensões do objeto contusivo.

27 Lesões por precipitação. As lesões por precipitação foram sumariamente descritas por Leon Thoinot: Pele intacta ou pouco afetada, rupturas internas e graves das vísceras maciças e fraturas ósseas de características variáveis.

28

29

30 ( CESPE - PCPE - Delegado - adaptada) A respeito de aspectos médico-legais relacionados a lesões corporais e a maus-tratos a idosos e menores, julgue os itens. As feridas punctórias e as que apresentam cauda de escoriação são típicas de lesão por instrumento contundente

31 (PCPA Delegado de Polícia) As leis de Edouard Filhos e Karl Ritter Von Langer, são estudadas no campo das lesões produzidas por instrumentos: A) perfurantes de médio calibre. B) cortocontundentes. C) perfurocontundentes. D) perfurantes de pequeno calibre. E) contundentes.

32

33

34

35

36

37

38 ( CESPE - PCPE - Auxiliar de Legista) As feridas com margens nítidas e regulares, mais extensas que profundas; fundo limpo, cauda de escoriação geralmente presente e que tendem a sangrar copiosamente, são provocadas por instrumento do tipo A) perfurocortante. B) cortante. C) contundente. D) cortocontundente. E) perfurocontundente.

39 ( PCPA - Delegado de Polícia) A ordem das lesões que se cruzam e são produzidas por ação cortante decorrente de armas brancas pode ser observada através do sinal de: A) Richter. B) Chavigny. C) Knight. D) Simonin. E )Legrand Du Saulle.

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52 (2018 Delegado de Polícia do Piauí IBADE) Em relação aos mecanismos de ação, é INCORRETO afirmar que: a) Os agentes perfurocontudentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados do que pelo deslizamento do gume. b) Os agentes perfurantes atuam por pressão em um ponto de contato, rompendo as fibras e causando danos internos bem maiores do que o pequeno orifício de entrada. c) Os agentes cortantes atuam em contato com o corpo, que se dá por uma linha do gume, cortam por deslizamento e pressão, geralmente sem maior profundidade. d) Os agentes contundentes atuam por choque, pressão ou deslizamento no contato com a superfície plana, como regra. e) Os agentes perfurocortantes onde além da perfuração, por

53 (FUMARC - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil) Considerando as lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, o diagnóstico diferencial entre o ferimento de entrada e o de saída no plano ósseo craniano, é feito pelo sinal de A) Bonnet. B) Carrara. C) Strassmann. D) Terraza de Hoffmann

54 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Em relação a lesões produzidas por instrumento perfurocontundente, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os orifícios de entrada nos tiros encostados têm forma irregular, denteada ou com entalhe. II. O diâmetro dos orifícios de entrada nos tiros encostados é sempre menor que o do projétil. III. Os tiros encostados permitem deixar impresso o desenho da boca e da alça de mira na pele, através de um alo de tatuagem e esfumaçamento, conhecido como sinal de Benassi. IV. Em geral, nos ferimentos de tiros encostados, não há zona de tatuagem nem esfumaçamento. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas b) I, III e IV, apenas c) II e III, apenas d) III e IV, apenas e) I e IV, apenas

55 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Em relação a lesões produzidas por instrumento perfurocontundente, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os orifícios de entrada nos tiros a curta distância têm forma arredondada ou ovalar. II. Nos ferimentos de tiros a curta distância, não podem ser percebidos halo de enxugo e aréola equimótica. III. O diâmetro dos orifícios de entrada nos tiros a curta distância é tipicamente menor que o do projétil. IV. A zona de tatuagem é um sinal indiscutível de orifício de entrada em tiros a curta distância. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas b) II e III, apenas c) I, III e IV, apenas d) I e IV, apenas e) III e IV, apenas

56 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Assinale a alternativa correta que apresenta as características de lesão de saída produzida por disparo de projétil de arma de fogo. a) Forma regular, bordas invertidas, menor sangramento, apresenta orla de escoriação e halo de enxugo b) Forma irregular, bordas evertidas, maior sangramento, não apresenta orla de escoriação nem halo de enxugo c) Forma regular, bordas evertidas, maior sangramento, não apresenta orla de escoriação nem halo de enxugo d) Forma irregular, bordas invertidas, menor sangramento, não apresenta orla de escoriação nem halo de enxugo e) Forma regular, bordas evertidas, maior sangramento, apresenta orla de escoriação e halo de enxugo

57 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Em relação à lesão produzida por um instrumento perfurante de baixo calibre, assinale a alternativa que apresenta corretamente quais dos itens abaixo são características dessa lesão. I. Abertura estreita. II. Raro sangramento. III. Pouca nocividade na superfície. IV. Maior diâmetro que o instrumento causador. Estão corretas as afirmativas: a) I, III e IV, apenas b) I, II e III, apenas c) II, III e IV, apenas d) I, II e IV, apenas

58 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Em relação à lesão produzida por um instrumento cortante, marque a alternativa que apresenta corretamente quais dos itens abaixo são características dessa lesão. I. Regularidade das bordas. II. Regularidade do fundo da lesão. III. Presença de vestígios traumáticos em torno da ferida. IV. Predominância do comprimento sobre a profundidade. a) I, II e III, apenas b) I, III e IV, apenas c) II, III e IV, apenas d) III e IV, apenas e) I, II e IV, apenas

59 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Em relação à lesão produzida por um instrumento contundente de superfície, assinale a alternativa que apresenta corretamente quais dos itens abaixo são características dessa lesão. I. Bordas regulares. II. Fundo irregular. III. Pouco sangramento. IV. Vertentes irregulares. Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III, apenas b) I, III e IV, apenas c) I, II e IV, apenas d) II, III e IV, apenas e) III e IV, apenas

60 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Em relação a lesões produzidas por precipitação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Nas quedas acidentais, é incomum que o corpo deslize bem próximo ao local da precipitação. II. Nas lesões produzidas por precipitação, há desproporção entre as lesões cutâneas e as lesões ósseas e viscerais. III. Nas lesões produzidas por precipitação, a pele fica intacta ou pouco afetada. Estão corretas as afirmativas: a) Todas as afirmativas estão corretas b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III d) Está correta apenas a afirmativa I e) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

61 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Em relação a lesões produzidas por instrumento perfurocortante, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Ferimento com um ângulo agudo e outro arredondado, quando produzido por instrumento de um só gume. II. Ferimento com dois ângulos agudos, quando produzido por instrumento de dois gumes. III. Ferimento de largura notadamente menor que a espessura da lâmina, quando produzido por instrumento de um só gume. IV. Ferimento produzido por instrumento perfurocortante no abdome é sempre menor ou igual ao comprimento do gume desse instrumento. Estão corretas as afirmativas: a) I, III e IV, apenas b) I e II, apenas c) II e III, apenas d) I e IV, apenas e) III e IV, apenas

62 (Médico Legista 2017 IGP-PR) O médico legista, ao analisar um ferimento perfurocontuso ocasionado por disparo de arma de fogo nas costa do cadáver, verificou principalmente as seguintes características: forma ovalar e halo de tatuagem concentrado na parte inferior e disperso na parte superior. Assinale a alternativa que representa uma conclusão correta do médico legista com base nessas características analisadas. a) O disparo foi encostado e inclinado de cima para baixo b) O disparo foi encostado e inclinado de baixo para cima c) O disparo foi a curta distância e inclinado de cima para baixo d) O disparo foi à distância e inclinado de cima para baixo e) O disparo foi a curta distância e inclinado de baixo para cima

63 (Médico Legista 2017 IGP-PR) Em relação a lesões produzidas por instrumento cortocontundente, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A dentada é um tipo de lesão cortocontusa. II. Quando o fio de corte não for afiado, prevalecem os caracteres de contusão dos tecidos. III. A ação de um machado tipicamente causa uma lesão cortocontusa. IV. As lesões cortocontusas apresentam tipicamente bordos regulares e cauda. Estão corretas as afirmativas: a) I, III e IV, apenas b) I, II e III, apenas c) II e III, apenas d) I e IV, apenas e) III e IV, apenas

64 (IGP-RS 2017 Técnico em Perícias) Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 associando os ferimentos descritos com os instrumentos capazes de produzi-los. Destaca-se que mais de um instrumento pode provocar o mesmo tipo de ferimento. Coluna 1 1. A vítima apresentava escoriações e hematomas na região das costas; fratura no antebraço direito; e fratura exposta na base do crânio. 2. O cadáver exibia lesões com bordos regulares e lisos nas mãos e nos antebraços, além de múltiplos ferimentos profundos de bordos lisos e cauda linear na região do tórax. 3. A vítima possuía lesões com penetração acentuada, de pequeno diâmetro e bordos regulares nas regiões do tórax e do pescoço. Coluna 2 ( ) Faca. ( ) Espeto de churrasco. ( ) Bastão de madeira. ( ) Estilete. ( ) Barra metálica.

65 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) B) C) D) E)

66 (IGP-RS 2017 Técnico em Perícias) São exemplos de instrumentos comumente utilizados na produção de ferimentos contusos: A) Barra metálica e faca. B) Secção de vidro e segmento de madeira. C) Projétil de arma de fogo e prego. D) Martelo e coronha de arma de fogo. E) Estilete e tesoura.

67 (Odontolegista 2017 IGP-PR) As lesões produzidas por um instrumento perfurante de médio calibre obedecem às leis de Filhós e de Langer. A respeito desse assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A primeira lei de Filhós estabelece que as soluções de continuidade dessas feridas assemelham-se às produzidas por instrumentos de dois gumes ou tomam a aparência de casa de botão. II. A segunda lei de Filhós estabelece que, quando essas feridas se mostram numa mesma região onde as linhas de força tenham um só sentido, seu menor eixo tem sempre a mesma direção. III. A lei de Langer estabelece que na confluência de regiões de linhas de força diferentes, a extremidade da lesão toma o aspecto de ponta de seta, de triângulo, ou mesmo de quadrilátero. Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III b) apenas I e II c) apenas I e III d) apenas II e III e) Nenhuma das afirmativas

68 (Odontolegista 2017 IGP-PR) Considerando as lesões produzidas por um instrumento cortante, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual (is) dos itens abaixo é (são) característica (s) dessa lesão. I. Hemorragia quase sempre abundante. II. Afastamento das bordas da ferida. III. Predominância do comprimento sobre a profundidade. IV. Irregularidades do fundo da lesão. Assinale a alternativa correta. a) I, II e III, apenas b) I, III e IV, apenas c) II, III e IV, apenas d) I, II e IV, apenas e) III e IV, apenas

69 (Odontolegista 2017 IGP-PR) Em relação a lesões produzidas por um instrumento contundente, analise as afirmativas abaixo. I. Escoriação tem como resultado a ação tangencial dos meios contundentes. II. As equimoses da conjuntiva ocular não sofrem a sucessão de tonalidade característica do espectro equimótico. III. Luxações são lesões articulares provocadas por movimentos exagerados dos ossos que compõem uma articulação, incidindo apenas sobre ligamentos. Assinale a alternativa correta. a) Todas as afirmativas estão corretas b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III d) Estão corretas apenas as afirmativas II e III e) Nenhuma das afirmativas está correta

70 (Odontolegista 2017 IGP-PR) Uma faca do tipo peixeira possui um só gume e produz lesões perfurocortantes. A respeito das lesões produzidas por esse instrumento, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Ferimento em forma de botoeira com fenda regular. II. A largura do ferimento é menor que a espessura da lâmina. III. Um ângulo do ferimento é agudo e outro é arredondado. IV. O comprimento da lesão é maior que a largura da folha, se o trajeto de saída da arma foi perpendicular ao plano do corpo. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas b) I, III e IV, apenas c) II e III, apenas d) I e III, apenas e) III e IV, apenas

71 (Odontolegista 2017 IGP-PR) Os ferimentos perfurocontundentes são produzidos por mecanismos de ação que perfura e contunde. Em relação a esses ferimentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os orifícios de entrada nos tiros à distância podem formar a câmara de mina de Hoffmann. II. Nos ferimentos de tiros encostados, pode existir o sinal de Werkgaertner. III. Os ferimentos de entrada de tiros à distância apresentam a bordas reviradas para dentro. IV. Nos ferimentos de tiros na cabeça, pode aparecer o sinal de Benassi. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas b) I, III e IV, apenas c) II e III, apenas d) I e IV, apenas e) II, III e IV, apenas

72 (Odontolegista 2017 IGP-PR) Em relação a lesões produzidas por disparo de arma de fogo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os orifícios de saída apresentam bordas evertidas e não apresentam halo de enxugo. II. O diâmetro dos orifícios de saída é menor que o do projétil. III. Nos tiros a curta distância podem ser percebidos halo de enxugo e auréola equimótica. IV. A zona de tatuagem não ocorre nos orifícios de saída. Estão corretas as afirmativas: a) I e II, apenas b) I, III e IV, apenas c) II e III, apenas d) I e IV, apenas e) III e IV, apenas

73 (Odontolegista 2017 IGP-PR) Assinale a alternativa que apresenta as características de lesão de entrada produzidas por disparo de projétil de arma de fogo a curta distância, atingindo diretamente a pele da vítima. a) Forma arredondada ou ovalar, bordas invertidas, halo de enxugo e aréola equimótica b) Forma irregular, bordas invertidas, orla de escoriação e halo de enxugo c) Forma arredondada ou ovalar, bordas invertidas, não apresenta orla de escoriação nem halo de enxugo d) Forma irregular, bordas evertidas, orla de escoriação e halo de enxugo e) Forma arredondada ou ovalar, bordas evertidas, orla de escoriação e halo de enxugo

74 (Odontolegista 2017 IGP-PR) Ao analisar um ferimento perfurocontuso ocasionado por disparo de arma de fogo no tórax de um cadáver, foram verificadas as seguintes características: forma ovalar, halo de tatuagem, concentrado na parte superior e disperso na parte inferior, halo de enxugo e bordas invertidas. Assinale a alternativa que representa uma conclusão correta com base nessas características analisadas. a) O disparo foi à distância e inclinado de cima para baixo b) O disparo foi encostado e inclinado de baixo para cima c) O disparo foi a curta distância e inclinado de baixo para cima d) O disparo foi a curta distância e inclinado de cima para baixo e) O disparo foi à distância e inclinado de baixo para cima

75 (Odontolegista 2017 IGP-PR) Ferimentos cortocontundentes são causados por instrumentos que, mesmo apresentando gume, são influenciados pela ação contundente. Em relação a esses ferimentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. A dentada não é considerada um tipo de lesão cortocontusa. II. Quando o fio de corte for afiado, prevalecem os caracteres de contusão dos tecidos. III. A ação de uma foice tipicamente causa uma lesão cortocontusa. IV. As lesões cortoconstusas apresentam forma bem variável, dependendo da região atingida, da inclinação, do peso, do gume e da força que atua. Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III, apenas b) I, III e IV, apenas c) II e III, apenas d) I e IV, apenas e) III e IV, apenas

76 (Delegado 2017 Policia Civil Acre - Adaptada) A perícia médico-legal em um cadáver indica uma lesão estrelada na cabeça, forte impregnação de fumaça e detritos granulares provenientes de incombustão da pólvora no conduto produzido através da massa encefálica. Nesta, foi encontrado um objeto metálico, totalmente feito de chumbo, em forma ogival. Na lateral deste objeto foi identificada a presença de estriações. Com base nesse dado julgue o item. O cadáver possui uma lesão provocada por projetil de arma de fogo comum, tendo havido disparo com o cano da arma encostado na cabeça.

77 (Auxiliar de Necropsia 2017 Policia Civil Acre) As lesões por precipitação são provocadas por energia de ordem: A) química B) elétrica C) histoquímica D) mecânica E) radiante

78 (Auxiliar de Necropsia 2017 Policia Civil Acre) A lesão provocada por projetil de arma de fogo disparado a curta distância e que incide perpendicularmente a pele é considerada: A) bioquímica B) incisa C) biodinâmica D) perfurocontusa E) cortocontusa

79 (DELEGADO DE POLÍCIA/MA_FCC_2006) Em face da Doutrina Médico-Legal brasileira julgue o item A caracterização médico-legal de tiro à distância, em face de uma arma de fogo de calibre 38, significa que o tiro foi deflagrado, pelo menos, a três metros de distância.

80 (MÉDICO LEGISTA/MA) Do ponto de vista Médico-Legal, julgue os itens Nos ferimentos abdominais produzidos pelos agentes pérfuro-cortantes, a profundidade máxima e a largura do ferimento sempre correspondem ao tamanho e à largura da lâmina do instrumento que produziu a lesão.

81 (MÉDICO LEGISTA/MA) Do ponto de vista Médico-Legal, julgue os itens A Lei de Filhos e Langer se aplica aos ferimentos produzidos pelos instrumentos perfurantes.

82 (MÉDICO LEGISTA/MA) Do ponto de vista Médico-Legal, julgue os itens A evolução da cor de uma equimose, no tempo, segundo o Espectro Equimótico de Legrand du Saulle, se faz da seguinte forma: primeiramente do vermelho para o vermelho-violáceo; depois se acentua o colorido azulado; paulatinamente muda para a coloração amarelada; depois para o esverdeado e, finalmente, volta a pele para a cor normal.

83 (MÉDICO LEGISTA/MA) Do ponto de vista Médico-Legal, julgue os itens A rubefação e o edema traumático não são classificados como lesão corporal, de acordo com a Doutrina Médico Legal, pois podem desaparecer rapidamente, não sendo mais observados quando do exame de corpo de delito.

84 (MÉDICO LEGISTA/MA) Do ponto de vista Médico-Legal, julgue os itens A descrição de contusão, fornecida em um relatório médico, é elemento suficiente para se realizar uma perícia indireta e se classificar uma lesão corporal.

85 (POLÍCIACIVIL/PE_IPAD_2006) Um instrumento vulnerante cuja ação se faz por pressão sobre um ponto causando uma lesão corporal é classificado como: A) um instrumento perfurante. B) um instrumento contundente. C) um instrumento cortante. D) um instrumento pérfuro-cortante. E) um instrumento pérfuro-contundente.

86 (POLÍCIACIVIL/PE_IPAD_2006) Um instrumento vulnerante é classificado, em Medicina Legal, basicamente: A) pelo seu peso. B) pela sua forma. C) pelo seu uso habitual. D) pela sua ação. E) pela sua composição.

87 (Polícia Civil/PI_2008_NUCEPE) Em uma perícia de lesões corporais, o perito descreve algumas lesões na etapa da descrição do exame pericial: 1 - Escoriação de 1 cm, linear, na região malar direita. 2 - Ferida corto-contusa, irregular, de 2 cm, na região anterior do pescoço. 3 - Ferida incisa, de 2 cm, linear, na região malar direita. 4 - Ferida puntifome, na face palmar da mão direita. A respeito do laudo, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda: (1) escoriação ( ) instrumento cortante (2) ferida puntória ( ) instrumento contundente (3) ferida corto-contusa (4) ferida incisa ( ) instrumento perfurante ( ) instrumento corto-contundente

88 Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta na coluna da direita, de cima para baixo: a) 2, 4, 3, 1 b) 4, 2, 1, 3 c) 4, 1, 3, 2 d) 4, 1, 2, 3 e) 3, 4, 1, 2

89 (Polícia Civil/PI_2008_NUCEPE) Numere a coluna da direita, de acordo com sua correspondência com a da esquerda: (1) ferida corto-contusa ( ) punhal (2) ferida incisa ( ) foice (3) ferida contusa ( ) taco de bilhar (4) ferida perfuro-incisa ( ) navalha Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta na coluna da direita, de cima para baixo: a) 2, 4, 3, 1 b) 4, 2, 1, 3 c) 4, 1, 3, 2 d) 3, 1, 2, 4 e) 3, 4, 1, 2

90 (Polícia Civil/PI_2008_NUCEPE) Numere a coluna da direita, de acordo com sua correspondência com a da esquerda: (1) instrumento contundente ( ) ferida incisa (2) instrumento cortante ( ) ferida contusa (3) instrumento perfurante ( ) ferida puntória (4) instrumento corto-contundente ( ) ferida corto-contusa Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta na coluna da direita, de cima para baixo: a) 2, 4, 3, 1 b) 2, 1, 3, 4 c) 4, 1, 3, 2 d) 4, 1, 2, 3 e) 3, 4, 1, 2

91 (Instituto Geral de Perícias IGP/SC Concurso Público Edital 001/2008 Perito Médico-Legista Médica) A mordedura de cão é considerada uma lesão: a) Contundente. b) Cortante. c) Corto-contusa. d) Perfurante.

92 (Instituto Geral de Perícias IGP/SC Concurso Público Edital 001/2008 Perito Médico-Legista Médica) Os ferimentos produzidos por instrumento contundente denominam-se: a) Perfuro-contusos. b) Corto-contusos. c) Equimoses e hematomas. d) Abrasivos e hemorrágicos.

93 (Instituto Geral de Perícias IGP/SC Concurso Público Edital 001/2008 Perito Médico-Legista Médica) Assinale o tipo de ferimento causado por um machado: a) Ferimento cortante. b) Ferimento contundente. c) Ferimento perfuro-contundente. d) Ferimento corto-contuso.

94 (Polícia Civil/PI_2008_NUCEPE) Entre as alternativas abaixo, a respeito da identificação e traumatologia, assinale a correta: a) A equimose de cor avermelhada aparece em geral do início ao terceiro dia, devido à saída de hemoglobina da hemácea, mas o seu valor cronológico é relativo. b) A ferida incisa é conceituada como a exposição da derme, devido ao arrancamento da epiderme. c) A coloração dos livores não varia com a causa mortis. d) As feridas incisas, geralmente, possuem as bordas irregulares. e) A cauda de escoriação é encontrada, comumente, nas feridas corto-contusas profundas.

95 (Polícia Civil/PI_2008_NUCEPE) A perícia de necropsia encontra uma ferida pérfuro-contusa, com orifício de forma elíptica, de 5 milímetros de extensão, com presença de zona de queimadura, situada na região peitoral direita e outro orifício de 10 milímetros, irregular, com presença de auréola equimótica na região escapular direita. Face a essas informações, é possível afirmar que a lesão na região peitoral corresponde a orifício de: a) Entrada de projétil de arma de fogo, tiro bem próximo ou encostado. b) Saída de projétil de arma de fogo, tiro à distância. c) Entrada de projétil de arma de fogo, tiro à distância. d) Saída de projétil de arma de fogo, tiro a curta distância. e) Saída de projétil de arma de fogo, sem que se possa precisar a distância do tiro.

96 (POLÍCIACIVIL/PE_IPAD_2006) Um projétil de arma de fogo que tangencia o corpo da vítima arrancando a epiderme caracteriza a ação de um instrumento: A) perfurante. B) cortante. C) contundente. D) pérfuro-cortante. E) pérfuro-contundente.

97 (Perito Criminal) São efeitos secundários das armas de fogo, EXCETO: a) Orla de escoriação b) Zona de tatuagem c) Zona de esfumaçamento d) Zona de chamuscamento e) Zona de queimadura

98 (Perito Criminal) Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características, EXCETO: A) forma estrelada, sinuosa ou retilínea B) bordas irregulares, escoriadas e equimosadas C) fundo irregular D) vertentes irregulares E) muito sangramento

99 (Perito Criminal) A lesão corto-contusa localizada na face posterior do pescoço denomina-se: a) Decapitação b) Empalamento c) Esgorjamento d) Degolamento e) Esganadura

100 (Perito Criminal) Não se trata de lesão estudada no meio físico-químico: a) Esganadura b) Enforcamento c) Estrangulamento d) Sufocação indireta e) Empalamento

101 (Perito Criminal) A lesão corto-contusa que separa a cabeça do corpo denomina-se: a) Decapitação b) Empalamento c) Esgorjamento d) Degolamento e) Esganadura

102 (Perito Criminal) Nos tiros, a pólvora incombusta forma a zona de: a) Zona de escoriação b) Zona de tatuagem c) Zona de contusão d) Zona de enxugo e) Zona de equimose

103 (Perito Criminal) A mais singela lesão contusa é a) Rubefação b) Hematoma c) Equimose d) Escoriação e) Edema

104 (Perito Criminal) Pode se subdividir em sugilação, petéquias ou víbices a) Rubefação b) Hematoma c) Equimose d) Escoriação e) Edema

105 (Perito Criminal) A forma das equimoses significa muito para os legistas. Às vezes, imprime a marca dos objetos que lhe deram origem a) equimoses tracionadas b) equimoses figuradas c) equimoses de Simonin d) equimoses rubefadas

106 (Perito Criminal) Um dos fatos mais chamativos da atenção na perícia de casos de atropelamento ferroviário é a redução do corpo a diversos e irregulares fragmentos conhecida como. a) espostejamento b) decapitação c) empalamento d) drenagem

107 (Perito Criminal) As fraturas perfurantes ou de martelo denominam-se a) Sinal de Strasman b) Sinal do Mapa Mundi de Carrara c) Sinal de Kunckel d) Sinal de Sommer & Larcher e) Sinal de Shuskanol

108 (Perito Criminal) A impregnação de elementos secundários no túnel dos tiros denomina-se a) Sinal de Strasman b) Sinal do Mapa Mundi de Carrara c) Sinal de Kuneckel d) Sinal de Sommer & Larcher e) Sinal de Schusskanol

109 (Perito Criminal) As múltiplas linhas de fratura em retalho traumático ósseo da calota craniana denominam-se a) Sinal de Strasman b) Sinal do Mapa Mundi de Carrara c) Sinal de Kuneckel d) Sinal de Sommer & Larcher e) Sinal de Schusskanol

110 (Perito Criminal) A lesão craniana típica na precipitação denomina-se a) Mancha de Tardieu b) Mancha verde abdominal c) Sinal de Kuneckel d) Lesão em saco de noz e) Mancha de Sommer & Larcher

111 (Perito Criminal) É exemplo de equimose a) Mancha de Tardieu b) Mancha verde abdominal c) Sinal de Kuneckel d) Lesão em saco de noz e) Mancha de Sommer & Larcher

112 (Perito Criminal) Imprime na pele a ponta do cano e a mira da arma na superfície de entrada do projetil de arma de fogo a) Câmara de mina de Hoffman b) Sinal de Werkgaetner c) Sinal de Benassi d) Sinal de Amussat e) Sinal de Friedberg

113 (Perito Criminal) Elemento que aparece em todos os tipos de tiros a) Zona de Chamuscamento b) Zona de Queimadura c) Orla Equimótica d) Zona de Tatuagem e) Zona de Escoriação

114 (2016 Delegado de Polícia CESPE PCPE) A respeito de aspectos médico-legais relacionados a lesões corporais e a maus-tratos a idosos e menores, julgue os itens. As feridas punctórias e as que apresentam cauda de escoriação são típicas de lesão por instrumento contundente.

115 (2016 Delegado de Polícia CESPE PCPE) A respeito de aspectos médico-legais relacionados a lesões corporais e a maus-tratos a idosos e menores, julgue os itens. Em se tratando de lesões por arma branca, o exame médico pericial concentra-se na observação das bordas da ferida e nas manchas encontradas na pele e nas vestes, em torno da lesão, no intuito de estabelecer a distância e a velocidade dos golpes.

116 (2016 Delegado de Polícia CESPE PCPE) A respeito de aspectos médico-legais relacionados a lesões corporais e a maus-tratos a idosos e menores, julgue os itens. Nas lesões por projétil de arma de fogo de alta energia, as ondas de pressão agravam a lesão pelo mecanismo de retoque do projétil.

117 (2016 Auxiliar de Legista CESPE PCPE) As feridas com margens nítidas e regulares, mais extensas que profundas; fundo limpo, cauda de escoriação geralmente presente e que tendem a sangrar copiosamente, são provocadas por instrumento do tipo A) perfurocortante. B) cortante. C) contundente. D) cortocontundente. E) perfurocontundente.

118 (2016 Auxiliar de Perito CESPE PCPE) Agente mecânico que, por meio de pressão, percussão, torção, sucção, distensão, flexão, compressão, descompressão, arrastamento, deslizamento, contragolpe ou de forma mista, traumatiza o organismo classifica-se como instrumento A) contundente. B) cortante. C) perfurocortante. D) perfurocontundente. E) cortocontundente.

119 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) A propósito das lesões provocadas por instrumentos contundentes, julgue os itens. A Caso, ao se mover para agredir um indivíduo, o agressor leve um soco da vítima, é correto afirmar que o agressor, recebendo o soco, sofreu contusão ativa.

120 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) A propósito das lesões provocadas por instrumentos contundentes, julgue os itens. Se um indivíduo, parado em uma fila de supermercado, for golpeado subitamente com um soco desferido por outro indivíduo, é correto dizer que a contusão foi passiva.

121 (Médico Legista CESPE) A propósito das lesões provocadas por instrumentos mecânicos, julgue os itens. O instrumento cortante, agindo por deslizamento e seguindo uma direção em semicurva condicionada pelo braço do agressor ou pela curvatura da região ou do segmento atingido, deixa, no final do ferimento, e apenas na epiderme, uma cauda cortante.

122 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) A propósito das lesões provocadas por instrumentos contundentes, julgue os itens. Equimoses traumáticas, por desaparecem com a compressão digital nas primeiras vinte e quatro horas do seu aparecimento, diferem das equimoses espontâneas, que levam, no mínimo, três dias com a aplicação desse procedimento para desaparecerem.

123 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) A propósito das lesões provocadas por instrumentos contundentes, julgue os itens. O edema traumático pode, em algumas situações, apresentar a forma do instrumento que o tiver provocado.

124 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) Durante um assalto, o autor do delito utilizou uma navalha para intimidar a vítima, provocando nela duas lesões na mesma região corporal. Assinale a opção correta relativamente às características das lesões resultantes. A) A ordem de produção de duas lesões que se cruzam, tendo sido produzidas no mesmo local, pode ser determinada pelo seu trajeto; dessa forma, havendo uma lesão retilínea e outra curva, é correto afirmar que a lesão retilínea foi produzida depois da lesão curvilínea. B) A profundidade das lesões é maior nas extremidades do que no centro. C) A presença de cauda escoriativa nas lesões é um elemento que auxilia na determinação da direção dos ferimentos, assim como na posição do agressor. D) As lesões possuem forma linear, que pode ser explicada pela ação cortante e perfurante do instrumento, por deslizamento e pressão, afastando as fibras dos tecidos. E) As bordas das feridas são regulares e o fundo das lesões é irregular, apresentando pontes de tecidos íntegros.

125 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) Julgue os itens em relação a feridas causadas por projéteis de arma de fogo. A Considerando que uma zona de tatuagem e de esfumaçamento adjacente ao orifício de entrada do projétil tenha sido encontrada em indivíduo atingido pelos referidos projéteis, tais elementos são compatíveis com disparo a curta distância e podem ser removidos com a lavagem da pele.

126 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) Julgue os itens em relação a feridas causadas por projéteis de arma de fogo. Orifícios com zona de contusão e enxugo, zona de queimadura e zona equimótica podem ser observados em feridas produzidas por projéteis em disparos a distância.

127 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) Julgue os itens em relação a feridas causadas por projéteis de arma de fogo. Características como ferida irregular, com bordas evertidas, sangrentas, sem halo de enxugo, com uma orla de escoriação, presentes em indivíduo apoiado em um anteparo, correspondem a um orifício de saída de projétil.

128 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) Julgue os itens em relação a feridas causadas por projéteis de arma de fogo. É possível definir a distância do disparo a partir das características dos orifícios de saída do projétil identificados nos indivíduos atingidos.

129 (2016 Médico Legista CESPE PCPE) Julgue os intes em relação a feridas causadas por projéteis de arma de fogo. O sinal de Werkgaertner, detectado no exame cadavérico de indivíduos atingidos pelos referidos projéteis, é representado por um halo de tatuagem e esfumaçamento ao redor do orifício de entrada de projétil em osso do crânio, e ocorre em disparos encostados.

130

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA LEGAL

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA LEGAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA LEGAL (2018 Medicina Legal/Criminalística) O ramo das ciências médicas que se ocupa em elucidar as questões da administração da justiça civil e criminal que podem

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco XI. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco XI. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Bloco XI Profª. Leilane Verga Ferimentos de entrada nos tiros à distância Buraco de fechadura Ferida em sedenho Lesões de raspão Único ferimento de entrada por vários projéteis

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco IV. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco IV. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco IV Profª. Leilane Verga Trauma por ação contundente Instrumentos de ação contundente Rubefação Escoriação Questões (cortantes e

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco II. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco II. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco II Profª. Leilane Verga Instrumentos perfurantes Lesões produzidas por ação perfurante Questões Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos

Leia mais

TRAUMATOLOGIA FORENSE

TRAUMATOLOGIA FORENSE É a parte da Medicina Legal que se ocupa das implicações jurídicas dos traumatismos. Abrange enorme gama de agentes vulnerantes capazes de lesar o organismo ou de prejudicar de algum modo seu funcionamento

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco Profª. Leilane Verga Ferida contusa Fraturas Luxações Entorses Questões Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos FERIDA CONTUSA Trata-se

Leia mais

D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O

D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O A U L A 8 T R A U M A T O L O G I A I BINA, Ricardo Ambrosio

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco V. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco V. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco V Profª. Leilane Verga Equimose Hematoma Bossa sanguínea Edema Questões Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos EQUIMOSE Lesões que

Leia mais

Medicina Legal. Traumatologia Forense; Classificação dos agentes. Professor Lucas Klassmann.

Medicina Legal. Traumatologia Forense; Classificação dos agentes. Professor Lucas Klassmann. Medicina Legal Traumatologia Forense; Classificação dos agentes Professor Lucas Klassmann www.acasadoconcurseiro.com.br Medicina Legal TRAUMATOLOGIA FORENSE Ramo da Medicina Legal que estuda as ofensas

Leia mais

(2018 Delegado de Polícia do Piauí IBADE) Em relação aos mecanismos de ação, é INCORRETO afirmar que: a) Os agentes perfurocontudentes onde a lesão

(2018 Delegado de Polícia do Piauí IBADE) Em relação aos mecanismos de ação, é INCORRETO afirmar que: a) Os agentes perfurocontudentes onde a lesão (2018 Delegado de Polícia do Piauí IBADE) Em relação aos mecanismos de ação, é INCORRETO afirmar que: a) Os agentes perfurocontudentes onde a lesão acontece mais pelo peso e força com que eles são usados

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco XIII. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco XIII. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Bloco XIII Profª. Leilane Verga Lesões produzidas por projéteis de alta energia Lesões por ação cortocontundente LESÕES PRODUZIDAS POR PROJÉTEIS DE ALTA ENERGIA Projéteis que

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco VII. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco VII. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco VII Profª. Leilane Verga ROTEIRO Rupturas de vísceras internas Prolapso de vísceras internas Lesões produzidas por artefatos explosivos

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco I. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco I. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco I Profª. Leilane Verga Traumatologia Tipos de Energia Introdução à Energia Mecânica Classificação dos meios mecânicos Agentes Vulnerantes

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco VIII. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco VIII. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Bloco VIII Profª. Leilane Verga Lesões por precipitação Lesões por achatamento Lesões por arrancamento Lesões por cinto de segurança Lesões por explosão de bolsas de ar Lesões

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco X. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco X. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Bloco X Profª. Leilane Verga Ferimentos de entrada nos tiros a curta distância Questões Roteiro FERIMENTOS DE ENTRADA NOS TIROS A CURTA DISTÂNCIA Delton Croce Manual de Medicina

Leia mais

AGENTES PRODUTORES DE LESÕES

AGENTES PRODUTORES DE LESÕES AGENTES PRODUTORES DE LESÕES TRAUMATOLOGIA FORENSE É o estudo dos instrumentos ou meios capazes de produzir violência sobre o corpo humano. Se ocupa com as implicações jurídicas dos traumatismos. TRAUMATOLOGIA

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco III. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos Bloco III. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Bloco III Profª. Leilane Verga Instrumentos de ação cortante Lesões produzidas por ação cortante INSTRUMENTOS DE AÇÃO CORTANTE Os meios ou instrumentos de ação cortante agem

Leia mais

1. (PC RJ 2009) Sobre o exame de corpo de delito e outras perícias, é correto afirmar que: a) o laudo pericial será elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no máximo para 30 dias, em casos

Leia mais

Prof.ª Leticia Pedroso

Prof.ª Leticia Pedroso Prof.ª Leticia Pedroso Ferimento Lesão ou perfuração em qualquer tecido, como resultado de um trauma. A pele por ser o maior órgão do corpo humano, está mais exposta a sofrer ferimentos do que qualquer

Leia mais

IGP-RS criminalística Prof. Lucas Klassmann

IGP-RS criminalística Prof. Lucas Klassmann IGP-RS criminalística Prof. Lucas Klassmann criminalística PRÉ-PROVA CRIMINALÍSTICA Definição de Criminalística Autônoma e multidisciplinar. Auxiliar e informativa das autoridades policiais e judiciária.

Leia mais

Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF)

Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) CAPÍTULO 1 1. Introdução Talvez a área da balística forense mais empregada nos locais de crime seja a Balística Terminal, que desde alguns séculos

Leia mais

MEDICINA LEGAL CRIMINALÍSTICA E NOÇÕES DE. 5ª edição Revista, ampliada e atualizada

MEDICINA LEGAL CRIMINALÍSTICA E NOÇÕES DE. 5ª edição Revista, ampliada e atualizada MEDICINA LEGAL E NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA 5ª edição Revista, ampliada e atualizada 2016 Capítulo 7 TRAUMATOLOGIA FORENSE 197 CAPÍTULO 7 Traumatologia forense Trauma é a atuação de uma energia externa (exógena)

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MEDICINA LEGAL. 21. Na tíbia, a epífise proximal dos homens solda-se com a idade de:

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MEDICINA LEGAL. 21. Na tíbia, a epífise proximal dos homens solda-se com a idade de: 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MEDICINA LEGAL 21. Na tíbia, a epífise proximal dos homens solda-se com a idade de: a) 10 a 14 anos b) 15 a 19 anos c) 20 a 24 anos d) 25 a 29 anos 22. O sinal de Werkgartner

Leia mais

HEMORRAGIAS. Não deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos; Não deve aplicar substâncias como pó de café ou qualquer outro produto.

HEMORRAGIAS. Não deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos; Não deve aplicar substâncias como pó de café ou qualquer outro produto. HEMORRAGIAS O controle de uma hemorragia deve ser feito imediatamente, pois uma hemorragia abundante e não controlada pode causar morte em 3 a 5 minutos. A hemorragia externa é a perda de sangue pelo rompimento

Leia mais

Questionário - Medicina Legal Faculdade de Direito UFG

Questionário - Medicina Legal Faculdade de Direito UFG 1. O que estuda a Diceologia Médica? 2. O que estuda a Deontologia Médica? 3. O que estuda a Medicina Legal do trabalho ou Ocupacional? 4. Do que trata a Medicina Previdenciária 5. E a Medicina Securitária?

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) Capítulo 2 Incapacitação balística

Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) Capítulo 2 Incapacitação balística Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) 2. Aspectos gerais dos ferimentos de tiros 3. Lesões produzidas por projéteis expelidos por armas de fogo com cano de alma raiada

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO HUMANA

IDENTIFICAÇÃO HUMANA Medicina Legal LIVRO DO FRANÇA IDENTIFICAÇÃO HUMANA Como referência bibliográfica, o livro de Genival Veloso de França, Medicina Legal, que em vários concursos é literalmente cobrado. Os outros autores

Leia mais

PROFESSOR: JEAN NAVES EMERGÊNCIAS PRÉ-HOSPITALARES

PROFESSOR: JEAN NAVES EMERGÊNCIAS PRÉ-HOSPITALARES PROFESSOR: JEAN NAVES EMERGÊNCIAS PRÉ-HOSPITALARES QUESTÃO 01 O parâmetro que não faz parte do exame primário da vítima. a) é a respiração. b) é o pulso. c) é a tensão arterial. d) são as vias aéreas.

Leia mais

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE MEDICINA LEGAL QUESTÕES 71 A 75

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE MEDICINA LEGAL QUESTÕES 71 A 75 PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL (PC RS) FUNDATEC QUESTÕES DE MEDICINA LEGAL QUESTÕES 71 A 75 QUESTÃO NÚMERO 71 GABARITO: letra C (A) Errado. Alcoolemia se refere à dosagem do álcool

Leia mais

Capítulo Introdução

Capítulo Introdução Capítulo 3 T r a u m at o l o g i a Forense 3.1. Introdução A Traumatologia Forense estuda os traumas, lesões, instrumentos e ações vulnerantes, visando a elucidar a dinâmica dos fatos. Trauma é o resultado

Leia mais

Fraturas, luxações e contusões

Fraturas, luxações e contusões Fraturas, luxações e contusões 1. Fratura É toda solução de continuidade súbita e violenta de um osso. A fratura pode ser fechada quando não houver rompimento da pele, ou aberta (fratura exposta) quando

Leia mais

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DAS LESÕES PRODUZIDAS POR ARMAS DE FOGO PARA ESTIMAÇÃO DO TIPO DE ARMA UTILIZADA

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DAS LESÕES PRODUZIDAS POR ARMAS DE FOGO PARA ESTIMAÇÃO DO TIPO DE ARMA UTILIZADA ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DAS LESÕES PRODUZIDAS POR ARMAS DE FOGO PARA ESTIMAÇÃO DO TIPO DE ARMA UTILIZADA Joicy Ferreira de Queiroz Bióloga e Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília

Leia mais

Art O exame de corpo de delito e outras perícias serão. realizados por perito oficial, portador de diploma de curso

Art O exame de corpo de delito e outras perícias serão. realizados por perito oficial, portador de diploma de curso Prova comentada Bem tranquila essa! Vejamos a literalidade: Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. (...) 2º Os

Leia mais

Traumatologia. Energias Vulnerantes Físicas e Não Mecânica Parte 3. Profª. Leilane Verga

Traumatologia. Energias Vulnerantes Físicas e Não Mecânica Parte 3. Profª. Leilane Verga Traumatologia Parte 3 Profª. Leilane Verga Eletricidade Radioatividade Luz Som ELETRICIDADE Eletricidade natural ou cósmica raios Eletricidade artificial ou industrial ELETRICIDADE NATURAL Fulminação quando

Leia mais

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: É a ruptura total ou parcial do osso e podem ser fechadas ou expostas. CLASSIFICAÇÃO: Fratura fechada ou interna: Na fratura fechada não há rompimento

Leia mais

MEDICINA LEGAL PASSANDO A LIMPO

MEDICINA LEGAL PASSANDO A LIMPO MEDICINA LEGAL PASSANDO A LIMPO Vanessa Fortes Zschaber Marinho Perícias Perícia conceito e formas Perícia complexa Perito Corpo de delito conceito e tipos Perícias - legislação Corpo de delito - indispensável

Leia mais

NEURORRADIOLOGIA DO TRAMA CRANIO- ENCEFÁLICO (TCE)

NEURORRADIOLOGIA DO TRAMA CRANIO- ENCEFÁLICO (TCE) NEURORRADIOLOGIA DO TRAMA CRANIO- ENCEFÁLICO (TCE) ARNOLFO DE CARVALHO NETO (arnolfo@ufpr.br) Os TCEs podem ser inicialmente divididos em abertos e fechados. Os abertos são causados principalmente por

Leia mais

Sumário. Noções Introdutórias Perícias e peritos médico-legais Documentos Médico-Legais Antropologia Forense

Sumário. Noções Introdutórias Perícias e peritos médico-legais Documentos Médico-Legais Antropologia Forense Sumário Capítulo 1 Noções Introdutórias... 23 1.1. Classificação... 24 Quadro Sinóptico... 25 Capítulo 2 Perícias e peritos médico-legais... 27 2.1. Perícia... 27 2.2. Exame de corpo de delito... 28 2.3.

Leia mais

ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 1 CONCEITO

ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 1 CONCEITO ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 1 CONCEITO São as energias que, atuando mecanicamente sobre o corpo, modificam, completa ou parcialmente, o seu estado de repouso ou de movimento.

Leia mais

Balística forense: uma revisão

Balística forense: uma revisão Balística forense: uma revisão Ulisses Anselmo da Silva 1* Resumo: É a disciplina que estuda as armas de fogo, suas diferentes munições e os efeitos produzidos por essas sempre que tiverem nexo causal

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Medicina e Odontologia Legal p/ Polícia Civil-DF (Papiloscopista)

Livro Eletrônico Aula 00 Medicina e Odontologia Legal p/ Polícia Civil-DF (Papiloscopista) Livro Eletrônico Aula 00 Medicina e Odontologia Legal p/ Polícia Civil-DF (Papiloscopista) Professor: Alexandre Herculano AULA 00: Noções de Tanatologia (parte I) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1 2. Cronograma

Leia mais

O sangramento pode ser externo e/ou interno.

O sangramento pode ser externo e/ou interno. Sangramento é a perda de sangue dos vasos sangüíneos. O sangue é bombeado pelo coração, caminha pelas artérias e se espalha pelo resto do corpo. O caminho de volta do sangue é feito através de vasos chamados

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana. Sistema esquelético. Profa. Dra. Silvana Boeira

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana. Sistema esquelético. Profa. Dra. Silvana Boeira Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana Sistema esquelético Profa. Dra. Silvana Boeira É composto por ossos e (articulações). É constituído por um total de 206 ossos.

Leia mais

TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES

TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES TRAUMAS FRATURAS E IMOBILIZAÇÕES PRIMEIROS SOCORROS SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!!! O QUE SIGNIFICA??? Cuidados com riscos de incêndio, desabamentos, novas quedas, agressões, Atenção com fios elétricos

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Tanatologia. Parte 1. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Tanatologia. Parte 1. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Parte 1 Profª. Leilane Verga TANATOLOGIA Parte da Medicina Legal que estude o morto e a morte, e as consequências jurídicas inerentes a esta. O que é morte? Morte = cessação dos fenômenos

Leia mais

MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS CONCEITO DE MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS TIPOS DE MÚSCULOS GENERALIDADES DO SISTEMA MUSCULAR ESTRIADOS ESQUELÉTICOS

MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS CONCEITO DE MIOLOGIA TIPOS DE MÚSCULOS TIPOS DE MÚSCULOS GENERALIDADES DO SISTEMA MUSCULAR ESTRIADOS ESQUELÉTICOS Marcelo Marques Soares Prof. Didi GENERALIDADES DO SISTEMA MUSCULAR CONCEITO DE MIOLOGIA MIOLOGIA É parte da anatomia que estuda os músculos e seus anexos. TIPOS DE MÚSCULOS Células Musculares Cardíacas

Leia mais

Conceito. Principais Causas. Classificação. Extensão da Queimadura 29/04/2016

Conceito. Principais Causas. Classificação. Extensão da Queimadura 29/04/2016 Queimaduras Conceito Lesão nos tecidos de revestimento do organismo (pele, músculo, vasos sanguíneos, nervos e ossos) geralmente causada por agentes térmicos, eletricidade, produtos químicos, radiação,

Leia mais

WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA. coleção MEDICINA SINOPSES. para concursos. Coordenação Leonardo Garcia LEGAL MATERIAL COMPLEMENTAR

WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA. coleção MEDICINA SINOPSES. para concursos. Coordenação Leonardo Garcia LEGAL MATERIAL COMPLEMENTAR WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA MEDICINA coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo Garcia LEGAL 41 MATERIAL COMPLEMENTAR 2 Medicina Legal Vol. 41 Material Complementar Fig. 4.1 Imagens que retratam

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Balística Parte 3. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Balística Parte 3. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 3 Profª. Leilane Verga Resíduos de tiro Exames residuográficos Questões RESÍDUOS DO TIRO Em locais em que ocorreu produção de tiro, lesão corporal ou morte por arma de

Leia mais

6.4. Sexologia Forense Traumatologia Forense Tanatologia Forense... 18

6.4. Sexologia Forense Traumatologia Forense Tanatologia Forense... 18 SuMÁRIo CAPÍTULO I - MEDICINA LEGAL 1. Considerações Iniciais - Conceito................................ 1 2. Bases Históricas.................................... 3 3. Relação com as Ciências Jurídicas

Leia mais

WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA. coleção MEDICINA SINOPSES. para concursos. Coordenação Leonardo de Medeiros Garcia LEGAL MATERIAL COMPLEMENTAR

WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA. coleção MEDICINA SINOPSES. para concursos. Coordenação Leonardo de Medeiros Garcia LEGAL MATERIAL COMPLEMENTAR WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA MEDICINA coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo de Medeiros Garcia LEGAL 41 MATERIAL COMPLEMENTAR 2 Medicina Legal Vol. 41 Material Complementar Fig. 4.1 Imagens

Leia mais

Traumatologia. Energias Vulnerantes Físicas e Não Mecânica Parte 2. Profª. Leilane Verga

Traumatologia. Energias Vulnerantes Físicas e Não Mecânica Parte 2. Profª. Leilane Verga Traumatologia Parte 2 Profª. Leilane Verga Pressão atmosférica Questões PRESSÃO ATMOSFÉRICA Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Fonte: Alunos Online

Leia mais

Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas

Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas Page 1 of 17 Instrutor HEngholmJr Version 1.0 September 21, 2014 Page 2 of 17 Indice 1. CONCEITOS PRELIMINARES DA MECANICA.... 4 1.1. FORÇA NORMAL (N)...

Leia mais

Ética, Biossegurança e Cinemática do Trauma

Ética, Biossegurança e Cinemática do Trauma Ética, Biossegurança e Cinemática do Trauma Respeitar o modo e a qualidade de vida do traumatizado. Respeitar a privacidade e a dignidade do paciente, evitando sua exposição desnecessária. Biossegurança

Leia mais

2º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº

2º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº º trimestre TB- FÍSICA Data: Ensino Médio 1º ano classe: Prof. J.V. Nome: nº Valor: 10 Nota:.. 1. (Ufsm 011) Na figura a seguir, são representados um objeto (O) e a sua imagem (I) formada pelos raios de

Leia mais

MATÉRIA 09: MEDICINA LEGAL E CRIMINALÍSTICA UD 02: MEDICINA LEGAL

MATÉRIA 09: MEDICINA LEGAL E CRIMINALÍSTICA UD 02: MEDICINA LEGAL POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE ENSINO ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS CORONEL PM EDUARDO ASSUMPÇÃO CURSO SUPERIOR DE TÉCNICO DE POLÍCIA OSTENSIVA E PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA MATÉRIA

Leia mais

Medicina Legal. Traumatologia Forense. Professor Fidel Ribeiro.

Medicina Legal. Traumatologia Forense. Professor Fidel Ribeiro. Medicina Legal Traumatologia Forense Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Medicina Legal SUBDIVISÕES DA MEDICINA LEGAL A) Antropologia Forense Estuda a identidade e a identificação do

Leia mais

DISCIPLINA MEDICINA LEGAL PROFESSOR PAULO COEN MONITOR LAYLA G. DE ALMEIDA CARVALHO AULA 02. Ementa:

DISCIPLINA MEDICINA LEGAL PROFESSOR PAULO COEN MONITOR LAYLA G. DE ALMEIDA CARVALHO AULA 02. Ementa: DISCIPLINA MEDICINA LEGAL PROFESSOR PAULO COEN MONITOR LAYLA G. DE ALMEIDA CARVALHO AULA 02 Ementa: BLOCO 01... 2 16. Traumatologia forense... 2 16.1. Conceito... 2 16.2. Planos de Estudo... 2 16.3. Energias...

Leia mais

Deve ser feito de imediato: Compressas frias Repouso imobilização 21/03/2017

Deve ser feito de imediato: Compressas frias Repouso imobilização 21/03/2017 Luxação Deve ser feito de imediato: Compressas frias Repouso imobilização Ocorre quando as extremidades ósseas da articulação deixam de se encontrar 1 Entorse Provocada por um movimento violento que leva

Leia mais

Prof. Raquel Peverari de Campos

Prof. Raquel Peverari de Campos Luxação Deve ser feito de imediato: Compressas frias Repouso imobilização Ocorre quando as extremidades ósseas da articulação deixam de se encontrar Entorse Provocada por um movimento violento que leva

Leia mais

Ferimentos. Prof. Raquel Peverari de Campos

Ferimentos. Prof. Raquel Peverari de Campos Ferimentos Ferimento é uma agressão à integridade tecidual. O ferimento é sempre produzido por um agente lesivo que alberga micróbios próprios e, desta forma, contamina a ferida, como também leva os micróbios

Leia mais

Ferimento é uma agressão à integridade tecidual.

Ferimento é uma agressão à integridade tecidual. Ferimentos Ferimento é uma agressão à integridade tecidual. 1 O ferimento é sempre produzido por um agente lesivo que alberga micróbios próprios e, desta forma, contamina a ferida, como também leva os

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 13 CONTUSÃO TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 13.01 CONTUSÃO A contusão é uma lesão sem o rompimento da pele, tratando-se de uma forte compressão

Leia mais

Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO

Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO SISTEMA ESQUELÉTICO Composto de ossos e cartilagens. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio)

Leia mais

HEMORRAGIAS. Prof. Raquel Peverari de Campos

HEMORRAGIAS. Prof. Raquel Peverari de Campos HEMORRAGIAS É um termo aplicado para descrever sangramento intenso. Hemorragia é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue. A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza PRIMEIROS SOCORROS Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza Primeiros socorros Noções básicas b de sinais vitais Perfil do socorrista Vias aéreas a obstrução Ressuscitação cardiopulmonar RCP Ferimentos,

Leia mais

MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL

MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL Convênio Racional Engenharia S/A e IBRAMEM CALIL JR, C. OKIMOTO, F.S. PFISTER, G. M. SUMÁRIO I. DEFINIÇÕES II. TIPOS DE CORTES III. CLASSIFICAÇÃO POR DEFEITOS 1. Defeitos

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MEDICINA LEGAL

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MEDICINA LEGAL 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MEDICINA LEGAL Questão nº: 21 Quando um indivíduo é apanhado sozinho pela descarga de um raio, por vezes, ocorre uma passagem da corrente apenas pela superfície corporal,

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Odontologia Legal p/ PC-RR (Odonto Legista) Com Videoaulas - Pós Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Odontologia Legal p/ PC-RR (Odonto Legista) Com Videoaulas - Pós Edital Livro Eletrônico : Luiz Luiz PERITO RORAIMA 218 Pós Edital 24 de agosto, 218 Luiz Apresentação Olá meus novos amigos, É com grande satisfação que apresento a vocês este curso de MEDICINA LEGAL, projetado

Leia mais

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM 70 CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM 71 DESCONTINUIDADES MAIS FREQÜENTES NAS OPERAÇÕES DE SOLDAGEM Podemos definir descontinuidade como sendo uma interrupção das estruturas típicas de uma junta

Leia mais

HEMORRAGIAS. É um termo aplicado para descrever sangramento intenso. Hemorragia é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue.

HEMORRAGIAS. É um termo aplicado para descrever sangramento intenso. Hemorragia é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue. HEMORRAGIAS É um termo aplicado para descrever sangramento intenso. Hemorragia é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue. A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez

Leia mais

Sumário. Parte I INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA LEGAL

Sumário. Parte I INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Parte I INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Capítulo I CONCEITO DE MEDICINA LEGAL... 23 1.1. Medicina Legal como ciência e como arte... 23 1.2. Denominações... 23 1.3. Importância do estudo da medicina

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Ossos do pé mantêm-se unidos por meio de fortes ligamentos que lhe permitem sustentar o peso corporal e funcionar como

Leia mais

Introdução à Anatomia

Introdução à Anatomia ESTRUTURA ANIMAL 1 Introdução à Anatomia : É o fundamento de todas as outras ciências médicas. Função: Fornecer noções preciosas para as aplicações na prática médico-cirúrgica Anatomia vem do grego; Significa

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Energias Vulnerantes Físicas e Não Mecânica Parte 5. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Energias Vulnerantes Físicas e Não Mecânica Parte 5. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 5 Profª. Leilane Verga Lesões gravíssimas Lesões corporais culposas Lesões corporais seguidas de morte Exercícios LESÕES GRAVÍSSIMAS Agrupadas no parágrafo 2o do artigo

Leia mais

O que é Hérnia de Disco. Vértebras e Discos Intervertebrais

O que é Hérnia de Disco. Vértebras e Discos Intervertebrais Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira O que é Hérnia de Disco Vértebras e Discos Intervertebrais 1 - VÉRTEBRAS As vértebras são constituídas

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação...

Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação... Sumário 13 Sumário CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL... 21 1. Histórico... 21 2. Medicina Legal no Brasil... 22 3. Áreas de atuação... 23 CAPÍTULO 2 PERÍCIA MÉDICO-LEGAL E SEUS PERITOS... 25 1. Corpo

Leia mais

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura Formação do Osso e Ossificação Esboço Cartilaginoso Pontos de Ossificação Primária Pontos de Ossificação Secundária Formação da Epífise

Leia mais

Total de 11 páginas 1

Total de 11 páginas 1 SISTEMA ESQUELÉTICO O esqueleto Esqueleto grego: corpo ressecado Entretanto é um tecido vivo Endoesqueleto 206 ossos Funções Sustentação; Proteção; Reserva de minerais; Movimentação; Formação de células

Leia mais

Sumário. Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação...

Sumário. Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação... Sumário 13 Sumário CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL... 21 1. Histórico... 21 2. Medicina Legal no Brasil... 22 3. Áreas de atuação... 23 CAPÍTULO 2 PERÍCIA MÉDICO-LEGAL E SEUS PERITOS... 25 1. Corpo

Leia mais

importantíssimo para o funcionamento do corpo humano Origem MESODÉRMICA Presença de miofibrilas contidas no citoplasma

importantíssimo para o funcionamento do corpo humano Origem MESODÉRMICA Presença de miofibrilas contidas no citoplasma Estudado por um ramo da ciência MIOLOGIA Células altamente especializadas importantíssimo para o funcionamento do corpo humano Origem MESODÉRMICA Presença de miofibrilas contidas no citoplasma maior quantidade

Leia mais

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS LESÕES DO ESPORTE CLASSIFICAÇÃO GERAL AGUDA Lesão inicial, ocorre subtamente; Ex: fraturas, cortes, contusões. CRÔNICA Lesão que se desenvolve em um longo período ou perdura por muito tempo; Ex: cotovelo

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

Urgência e Emergência

Urgência e Emergência Urgência e Emergência Trauma 1. (FUNDEP CISSUL MG 2013) A cinemática do trauma possibilita a suspeita de algumas lesões e contribui para que se evitem lesões despercebidas. Sobre esse tema é CORRETO afirmar

Leia mais

LESÕES DE CRÂNIO. traumatismos

LESÕES DE CRÂNIO. traumatismos LESÕES DE CRÂNIO traumatismos FRATURAS DE CRÂNIO ABERTAS & FECHADAS LESÕES ENCEFÁLICAS, CONTUSÃO E CONCUSSÃO SINAIS & SINTOMAS DO TRAUMA CRANIOENCEFÁLICO (TCE) TRAUMATISMOS DE FACE: SINAIS & SINTOMAS LESÃO

Leia mais

1. IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO: DATILOSCOPIA. Identidade: conjunto de atributos que caracterizam alguém.

1. IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO: DATILOSCOPIA. Identidade: conjunto de atributos que caracterizam alguém. Identidade: conjunto de atributos que caracterizam alguém. 1. IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO Identificação: Ação ou processo pelo qual se determina a identidade de alguém. É através da identidade que as pessoas

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Medicina Legal p/ Polícia Civil-MA (Odontolegista)

Livro Eletrônico Aula 00 Medicina Legal p/ Polícia Civil-MA (Odontolegista) Livro Eletrônico Aula Medicina Legal p/ Polícia Civil-MA (Odontolegista) Professor: Wagner Luiz Heleno Marcus Bertolini APRESENTAÇÃO DO CURSO E TRAUMATOLOGIA. ENERGIA MECÂNICA.PARTE 1. SUMÁRIO PÁGINA 1.

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA ESQUELÉTICO

INTRODUÇÃO AO SISTEMA ESQUELÉTICO INTRODUÇÃO AO SISTEMA ESQUELÉTICO O QUE É O OSSO? É um órgão composto por diversos tecidos diferentes funcionando em conjunto: tecido ósseo, cartilagem, tecido conjuntivo denso, epitélio, tecido adiposo

Leia mais

Como Estudar Saúde da Criança para a prova de Enfermagem PROF. HYGOR ELIAS

Como Estudar Saúde da Criança para a prova de Enfermagem PROF. HYGOR ELIAS Como Estudar Saúde da Criança para a prova de Enfermagem PROF. HYGOR ELIAS MORTALIDADE INFANTIL ALEITAMENTO MATERNO INTRODUÇÃO DE NOVOS ALIMENTOS ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CALENDÁRIO

Leia mais

ALBANI BORGES DOS REIS

ALBANI BORGES DOS REIS ALBANI BORGES DOS REIS Metodologia Científica e Perícia Criminal Millennium 2006 Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central da Unicamp R277m Reis, Albani Borges dos. Metodologia cientifica e

Leia mais

Prof. Sabrina Cunha da Fonseca

Prof. Sabrina Cunha da Fonseca Prof. Sabrina Cunha da Fonseca E-mail: sabrina.cfonseca@hotmail.com Corpo humano: Hemorragia: É a perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como: nariz, boca, ouvido; ela pode ser

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 11 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidados de enfermagem em Traumatismos Músculo esqueléticos lesão = mau funcionamento dos músculos, articulações e tendões adjacentes, mobilidade da área

Leia mais

Corte por serra de fita

Corte por serra de fita Corte por serra de fita Corte por serra de fita Formação do cavaco O processo de formação de cavaco no corte por serra de fita é feito em duas fases: Na primeira fase, o dente comprime e curva as fibras

Leia mais

TRAUMA ADBOMINAL. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMA ADBOMINAL. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA ADBOMINAL Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE ABDOME Anatomia interna Cavidade do corpo que contém estruturas, órgãos e vasos calibrosos: Órgãos sólidos fígado, baço, pâncreas, rins. Órgãos ocos esôfago,

Leia mais