UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA"

Transcrição

1 Data Aprovação: 16/05/2012 Data Desativação: Carga Horária Total: 90 Carga Horária Teórica: 48 Carga Horária Prática: 42 Carga Horária Teórico/Prática: 0 Carga Horária Seminário: 0 Carga Horária Laboratório: 0 Carga Horária Supervisionada: 0 Carga Horária Extra Classe: 0 Nº Créditos : 6 Programa: Conteúdo: Educação 1. A Docência para Educação Infantil no Brasil 1.1. História Recente da Educação Infantil no Brasil: Questões para o debate atual sobre um perfil para o Profissional de Educação Infantil 1.2. Documentação Legal: Proposições para a Formação de Professore(a)s para a Educação Infantil 1.3. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil: Perspectivas para os Estudos e as Pesquisas sobre a Docência na Educação Infantil 2. Identidade do(a) Professor(a) da Educação Infantil 2.1. Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Contribuições da Pedagogia e da Psicologia da Infância A Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural 3. Especificidade da Docência na Educação Infantil 3.1. Trabalho Docente na Educação Infantil: Possibilidades de Criação ou de Reprodução? 3.2. Especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil: Rumos e Desafios Ementa: A disciplina tem por finalidade estudos teóricos dirigidos a reflexões sobre as Especificidades da Docência na Educação Infantil, a partir da documentação legal e das contribuições da Pedagogia e da Psicologia em sua vertente histórico cultural. O tema de trabalho será a recente trajetória de estudos e perspectivas para se pensar num perfil de Professor(a) da Educação Infantil como produto de intenções político-pedagógicas. Com essa intenção, os trabalhos se pautarão em fundamentos teóricos capazes de motivarem e ampliarem as discussões sobre o conhecimento produzido sobre a temática, retomando os direitos fundamentais da infância brasileira e o papel da educação e da atuação docente na constituição de marcas do humano na criança pequena. Formação de Professore(a)s da Educação Infantil. Especificidades da Docência na

2 Infância em articulação com os Direitos Fundamentais das Crianças. Documentação Legal. Contribuições da Pedagogia e da Psicologia para se pensar num perfil de Profissional dedicado(a) à Educação Infantil. Bibliografia: ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação & Sociedade, Campinas, ano 22, n. 74, p , abr. 2001a.. Documentação Oficial e o mito da educadora nata na educação infantil. Cadernos de Pesquisa. n. 113, p , julho, 2001b. BARRETO, A. M. R. F. Educação Infantil no Brasil: desafios colocados. Grandes políticas para os pequenos. Cadernos CEDES, n.37, p. 7-17, A educação infantil no contexto das políticas públicas. Revista Brasileira de Educação, n.24, p.53-65, set./dez BARROCO, S. M. L. S. Vigotski e os novos fundamentos para a educação de pessoas com e sem deficiência. In: FAUTISNO, R. C.; CHAVES, M.; BARROCO, S. M. S. (Org.). Intervenções pedagógicas na Educação Escolar Indígena: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Maringá: EDUEM, p BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, Lei 8.069/90 (1990). Estatuto da Criança e do adolescente. Brasília, DF: Senado, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Coordenação de Educação Infantil. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, DF: 1994a.. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Coordenação de Educação Infantil. Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. Brasília, DF: 1994b.. Lei 9.394, de , Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, v. 84, n. 248, 23 dez. 1996a.. Propostas pedagógicas e currículo em educação infantil. Brasília: MEC, 1996b.. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 1998a. 2. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998b. 3v.

3 . Ministério da Educação e do Desporto. Política Nacional de Educação: pelos direitos das crianças. Brasília, DF: MEC/SEB, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, Resolução de 13 de dezembro de 2005a.. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros de qualidade para a educação infantil. Brasília, DF, 2005b. 1 v. Disponível em: < Acesso em: 27 jul Lei , de 6 de fevereiro de Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos d idade. 2006a.. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2006b.. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: DF, 2006c. < Acesso em: 27 jul Resolução nº5, de 17 de dezembro de Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diponível em: < option=com_content&view=article&id=12992:diretrizes-para-a-educacaobasica&catid=323:orgaosvinculados.> Acesso em: 27 de julho de CAMPOS, M. M. Educar e cuidar: questões sobre o perfil do profissional de educação infantil. In: Por uma política de formação do profissional de educação infantil. Brasília: MEC, 1994, p Educar crianças pequenas: em busca de um novo perfil de professor. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.2, n. 2-3, p , jan./dez CAMPOS, M. M.; ROSEMBERG, F. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEF/COEDI, CERISARA, A. B. A produção acadêmica na área da educação infantil a partir da analise de pareceres sobre o Referencial Curricular Nacional da educação infantil: primeiras aproximações. In: FARIA, A. L.

4 G.; PALHARES, M. S. (Org.). Educação infantil pós - LDB: rumos e desafios. 2.ed. Campinas: Autores Associados, p Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez, O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil no contexto das Reformas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p , set Por uma pedagogia da educação infantil: desafios e perspectivas para as professoras. In: BARBOSA. R. L. L (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, p CHAVES, M. Intervenções pedagógicas e promoção da aprendizagem da criança: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. p In: FAUSTINO, R. C.; CHAVES, M. BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Intervenções pedagógicas na educação escolar indígena: contribuições da Teoria Histórico- Cultural. Maringá: EDUEM, CRUZ, S. H. V. Reflexões acerca da formação do professor infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 3 n.97, p.79-89, maio FACCI, M. G.; TULESKI, S. C.; BARROCO, S. M. S. Escola de Vigotski: Contribuições para a Psicologia e a Educação. Maringá: EDUEM, FARIA, A. L. G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.92, out./2005. FARIA, A. L. G. de; MELLO, S. A. (Orgs.). Territórios da Infância: linguagens, tempos e relações para uma pedadogia para as crianças pequenas. Araraquara, SP.: Junqueira&Marin, FARIA, A. L. G. de; PALHARES, M. S. Educação Pós-LDB: rumos e desafios. 5.ed. Campinas, SP.: Autores Associados, FARIA, V. L. B. de; DIAS, R. T. de S. (Orgs.). Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo: Scipione, (Percursos) FREITAS, M. C. de. Para uma sociologia histórica da infância no Brasil. In: FREITAS, M. C. de (Org.). História Social da Infância no Brasil. 6.ed. São Paulo: Cortez, p GARCIA, R. L.; LEITE FILHO, A. (Org.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, (O sentido da escola).

5 HADDAD, L. Políticas Integradas de Educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 129, p , set./dez KISHIMOTO, T. M. O sentido da profissionalidade para o educador da infância. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, p Pedagogia e a formação de Professores(as) de Educação Infantil. Pro-posições, Campinas, v. 16, n.3(48), p , set/dez KOSIK, K. Dialética do Concreto. Tradução Célia Neves e Alderico Toríbio. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, KRAMER, S. Professores de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p , maio/ago A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 8. ed. São Paulo: Cortez, As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental.educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n.96-especial, p , out KUHLMANN JR, M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, LEITE FILHO, A. Proposições para uma educação infantil cidadã. In: GARCIA, R. L.; LEITE FILHO, A. (Org.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, p LEITE, M. L. M. A infância no século XIX segundo memórias e livros de viagem. In: FREITAS, M. C. de (Org.). História Social da Infância no Brasil. 6.ed. São Paulo: Cortez, p LEONTIEV, A. N. Actividade, consciencia y personalidad. Buenos Aires: Ciencias Del Hombre, MACHADO, M. L. de A. Desafios iminentes para projetos de formação de profissionais para educação infantil. Cadernos de Pesquisa. n. 110, p , julho, (Org.). Encontros e Desencontros em Educação Infantil. 2.ed. São Paulo: Cortez, MACIEL, F. I. P.; BAPTISTA, M. C.; MONTEIRO, S. M. (Orgs.). A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, MARCILIO, M. L. A roda dos expostos e a criança abandonada na História do Brasil.

6 In: FREITAS, M. C. de (Org.). História Social da Infância no Brasil. 6.ed. São Paulo: Cortez, p MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Traduzido do inglês por Artur Morão. Lisboa: Edições 70, MELLO, S. A. Linguagem, consciência e alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: UNESP-Marilia-Publicações, 2000b. MERISSE, A. et al. Lugares da infância: reflexões sobre a história da criança na fábrica, creche e orfanato: São Paulo: Arte & Ciência, MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, (Mundo do Trabalho) MOITA, M. C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, LDA, NASCIMENTO, M. E. P. do. Os profissionais da Educação Infantil e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In: FARIA, A. L. G.; PALHARES, M. S. (Org.). Educação Infantil pós - LDB: rumos e desafios. 2. ed. Campinas: Autores Associados, p NOVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, OLIVEIRA, L. C. V.; CARDOSO, B. R. de L. Políticas municipais de formação contínua de professores para a educação infantil: estudo de caso. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 1 (49), p , jan./abr OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. A formação em contexto: a perspectiva da associação criança. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M. (Org.) Formação em contexto: uma estratégia de integração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogia(s) da Infância dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: ArtMed, OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. KISHIMOTO, T. M. (Orgs.). Formação em Contexto: uma estratégia de integração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, ONGARI, B.; MOLINA, P. A Educadora de creche: construindo suas identidades. São Paulo: Cortez Editora, OSTETTO, L. E. (Org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. 6.ed. Campinas, SP.:

7 Papirus, Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, OSTETTO, L. E.; LEITE, M. I. Arte, infância e formação de professores. Autoria e transgressão. Campinas, SP: Papirus, p (Coleção Ágere) PASQUALINI, J. C. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 5 Araraquara, PRADO, P. D. As crianças pequenininhas produzem cultura? Pro-posições. Vol. 10. n1[28]. Março, p ROSEMBERG, F. A. LBA, o Projeto Casulo e a Doutrina de Segurança Nacional. In: FREITAS, M. C. de (Org.). História Social da Infância no Brasil. 6.ed. São Paulo: Cortez, p Organizações multilaterais, Estado e políticas de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p , março/ Sísifo e a educação infantil brasileira. Pro-posições, Campinas, v. 14, n. 1(40), p , jan./abr SILVA, I. de O. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidades. São Paulo: Cortez, VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, VOLPATO, C. F.; MELLO, S. A. Trabalho e formação dos professores de creche em Botucatu: reflexões críticas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p , set./dez VYGOTSKI, L. S. Problemas del desarollo de la psique. Obras Escogidas, Vol. III. Madrid: Visor, ZAPELINI; C. A. E. Processos formativos constituídos no interior das instituições de Educação Infantil: uma experiência de formação continuada. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 2 (59), p , maio/ago Bibliografia Complementar ANGOTTI, M. (Org.) Educação Infantil: para que, para quem e por quê? 2.ed. Campinas, SP.: Editora

8 Alínea, BECCHI, E.; BONDIOLI, A. Avaliando a pré-escola: uma trajetória de formação de professoras. Campinas, SP.: Autores Associados, BISSOLI, M. de F. (Org.) Fundamentos da Educação Infantil. Manaus: CEFORT, EDUA, FALK, J. (Org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de lóczy. Tradução de Suely Amaral Mello. Araraquara: JM Editora, FARIA, A. L. G.; DEMARTINI, Z. de B. F.; PRADO, P. D. (Org.). Por uma Cultura da Infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP.: Autores Associados, LIMA, E.A. de. Reconceitualizando o papel do educador: o ponto de vista da escola de Vigotski Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Brasileira) - Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, Infância e Teoria Histórico-Cultural: (Des) Encontros da Teoria e da Prática. 2005, Tese (Doutorado em Ensino na Educação Brasileira). Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, OSTETTO, L. E.; OLIVEIRA, E. R. de; MESSINA, V. da S. Deixando Marcas : A prática do registro no cotidiano da educação infantil. 2. ed. Florianópolis: Cidade Futura, ROSSETTI-FERREIRA, M. C. et al. (Orgs.). Os fazeres na educação infantil. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, TONUCCI, F. Com olhos de criança. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: ArtMed, Objetivos: Critérios: Oferecer subsídios teóricos para que o(a)s estudantes da pós-graduação possam: Analisar e compreender: - a construção recente de ideias sobre um perfil de Professor(a) para a/da Educação Infantil, a partir da documentação legal e das contribuições da Pedagogia e da Psicologia em sua vertente histórico-cultural; - as especificidades da docência na Educação Infantil, os rumos e desafios sobre a questão; - criticamente a formação do(a) Professor(a) da Educação Infantil como produto de intenções sociais, políticas e pedagógicas. A avaliação será feita concomitantemente ao desenvolvimento das atividades. Serão avaliados os avanços de cada estudante em relação aos objetivos propostos, mediante análise da produção de textos e/ou artigos, quando for critério para a conclusão da

9 disciplina, além da análise da sua participação nas atividades propostas, como seminários e debates.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 26/11/2014 Data Desativação: Nº Créditos : 3 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Formação de Professores para Educação Infantil: Processos e Desafios da Profissionalidade do(a) Professor(a) Semestre Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Área: CONCENTRAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO 1 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Educação Infantil: Fundamentos e Práticas Educativas Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Professor Responsável: Prof. Dra. Gilza Maria Zauhy Garms Departamento:

Leia mais

)0& ),A $"B# &2"# 8 #! 8 CD?%%56 ##" E (# # # #! (7 $FA = # 4!" >#( "B# B : 8?+GCH? 5%%6 #",!#,!! # # ; (7?

)0& ),A $B# &2# 8 #! 8 CD?%%56 ## E (# # # #! (7 $FA = # 4! >#( B# B : 8?+GCH? 5%%6 #,!#,!! # # ; (7? !"#$% &'() **+,+-./ )0 &0)() 1)&()1(1)2 ) 3)( 4*3)5!"#$ %! &# ' "#( #!"!"#)*!"# +,!#-#". " &#"/0 (#&##/1!2"# ( 34!" /0 56! 7 &2"# 8 #! &# #/0 9 &" : ;# :,!#9 &# 3 " &#"/0" ##"# 678""8 9 1"!: 9 7

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 16/05/2012 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004231A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão Docente(s) Marcos Jorge Unidade Faculdade de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR Concurso Público para Professor Edital UESC Nᵒ 255/2013 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

ALVARES, M. N. et alii. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002, 184 p.

ALVARES, M. N. et alii. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002, 184 p. Designação da Disciplina: Temas Transversais em Educação Domínio Específico ( ) Domínio Conexo ( X ) Natureza: N o de Créditos: 08 N o de Semanas: 15 Prof.(a) Responsável: Drª Mara Sueli Simão Moraes Ementa:

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina formação de professores alfabetizadores e ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina professores e o ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código EDU-1095 Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número de créditos: 08

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2012.2 CURSO: Pedagogia FASE: 1ª. DISCIPLINA: Educação e Infância TURNO: Matutino CARGA HORÁRIA: 72h/a CRÉDITOS: 04 PROFESSOR(A): Sueli Wolff Weber 1 EMENTA

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Formação Humana Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso:

Leia mais

OFERTA 2011/1 ESPECIFICAÇÃO DE DISCIPLINA (EMENTA E BIBLIOGRAFIA) I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

OFERTA 2011/1 ESPECIFICAÇÃO DE DISCIPLINA (EMENTA E BIBLIOGRAFIA) I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Disciplina: Seminário II - Atividade Complementar Carga Horária: 15h Créditos: 1.0.0 Aspectos da Literatura Infantil BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003869A - Didática Docente(s) Maria do Carmo Monteiro Kobayashi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Escola-Comunidade Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso: MESTRADO ( X) DOUTORADO

Leia mais

Meu objetivo: Concepção de educação e escola.

Meu objetivo: Concepção de educação e escola. Meu objetivo: DATA CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Franca - Prova 04/06/2017 CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS, DE LEGISLAÇÃO E ESPECÍFICOS Teorias e função atual

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: PEDAGOGIA ANO: 2008 HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID Área de Conhecimento Aspectos Pedagógicos do Movimento Humano (A) Estágio Curricular Supervisionado Ementa/Bibliografia Objetivos: Levantamento e análise

Leia mais

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Meu objetivo: Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Educação Especial e Inclusão Educação Básica na LDB Organização da

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO CURSO: Doutorado [X] Mestrado [X] DISCIPLINA: Formação e Desenvolvimento Profissional Docente Eletiva

Leia mais

Palavras-chave: Educação; Formação docente; Teoria histórico-cultural.

Palavras-chave: Educação; Formação docente; Teoria histórico-cultural. O(A) PROFESSOR(A) DA INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA DE HUMANIZAÇÃO Elieuza Aparecida de Lima i Universidade Estadual Paulista Amanda Valiengo ii Universidade Federal dos

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Franca. Curso HISL-D13 - Licenciatura Plena em História. Ênfase. Disciplina HIS1430-D - História da Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Franca. Curso HISL-D13 - Licenciatura Plena em História. Ênfase. Disciplina HIS1430-D - História da Educação Curso HISL-D13 - Licenciatura Plena em História Ênfase Identificação Disciplina HIS1430-D - História da Educação Docente(s) Vania de Fatima Martino Unidade Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO OFERTA CURRICULAR 2018/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO OFERTA CURRICULAR 2018/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO OFERTA CURRICULAR 2018/1 Professoras Responsáveis: Maria Beatriz Moreira Luce e Nalú Farenzena Professoras Colaboradoras:

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Política Educacional Brasileira: abordagem histórica e contemporânea Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Linha 4 Formação dos Profissionais da Educação,

Leia mais

REFERÊNCIAS. ABRAMOVAY, M. e KRAMER, S. (1991)."O Rei Está Nu": Um debate sobre as

REFERÊNCIAS. ABRAMOVAY, M. e KRAMER, S. (1991).O Rei Está Nu: Um debate sobre as 112 REFERÊNCIAS ABRAMOVAY, M. e KRAMER, S. (1991)."O Rei Está Nu": Um debate sobre as funções da pré-escola. In: SOUZA, S. J. e KRAMER, S. Educação ou Tutela? A criança de 0 a 6 anos. São Paulo: Loyola,,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 002/2018 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES A PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA, Estado de São Paulo, através do Prefeito Municipal, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 02/03/2015 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

SME-SP. Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1. Publicações Institucionais. (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

SME-SP. Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1. Publicações Institucionais. (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) SME-SP (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1 Publicações Institucionais Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.... 1 SÃO PAULO

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA Página 1 de 5 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE DISCIPLINA 2016.1 DISCIPLINA: Estágio Supervisionado

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2013.1 CURSO: Pedagogia FASE: 7ª DISCIPLINA: Prática de Ensino

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA Resolução 04/CD de 05/11/1982 Reconhecimento: Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico

Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Resolução 04/CD de 05/11/1982 Reconhecimento: Portaria 519/MEC de 13/10/1987 PLANO DE ENSINO CURSO: Pedagogia DISCIPLINA: Fundamentos e Prática

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP 88.040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA Telefone - (48)

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina B - Estágio Supervisionado II: a Estrutura e a Organização Institucional da Escola de Nível Médio

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina B - Estágio Supervisionado II: a Estrutura e a Organização Institucional da Escola de Nível Médio Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004232B - Estágio Supervisionado II: a Estrutura e a Organização Institucional da Escola de Nível Médio Docente(s) Roberto Nardi Unidade

Leia mais

Plano de Ensino. Curso. Identificação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Câmpus de Bauru. 1604L Licenciatura em Física.

Plano de Ensino. Curso. Identificação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Câmpus de Bauru. 1604L Licenciatura em Física. Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004232A Estágio Supervisionado II: A Estrutura e a Organização Institucional da Escola de Nível Médio Docente Roberto

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO. Modalidade Curso Evento

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO. Modalidade Curso Evento Dados da proposta FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO Modalidade Curso Evento Cidade de realização Jaguarão Título INFAGRUPOS DOCÊNCIA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E RECREACIONISTAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO 1 I. IDENTIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Jataí CURSO: Mestrado em Educação DISCIPLINA: Trabalho e Educação CARGA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA DPED CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA DPED CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2015.1 CURSO: Pedagogia FASE: 1ª. DISCIPLINA: Educação e Infância TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA: 72h/a CRÉDITOS: 04 PROFESSOR(A): Julice Dias (julice.dias@hotmail.com)

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2012.2 CURSO: Pedagogia FASE: 7ª DISCIPLINA: Prática de Ensino

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil I Código da Disciplina: EDU Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável: Pedagogia

Leia mais

SEMESTRE/ANO: 1º semestre de 2010

SEMESTRE/ANO: 1º semestre de 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL PROFESSORA RESPONSÁVEL: Ms. Jaqueline Veloso Portela de Araújo CARGA HORÁRIA

Leia mais

Anped 30 anos de pesquisa e compromisso social GT 07. Educação da Criança de 0 a 6 anos. Ligia Leão de Aquino Coordenadora do GT 07

Anped 30 anos de pesquisa e compromisso social GT 07. Educação da Criança de 0 a 6 anos. Ligia Leão de Aquino Coordenadora do GT 07 Anped 30 anos de pesquisa e compromisso social GT 07 Educação da Criança de 0 a 6 anos Ligia Leão de Aquino Coordenadora do GT 07 A origem O GT7 foi criado em 1981, quando a Associação resolveu funcionar

Leia mais

6. Referências Bibliográficas

6. Referências Bibliográficas 91 6. Referências Bibliográficas ALVES, T; PINTO, J.M. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil. Caderno de Pesquisa, 41 (143), 606-639p, ago, 2011. ARCE, A. Compre o kit neoliberal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 16/12/2015 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de Pedagogia

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de Pedagogia Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação Departamento de Pedagogia PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2014/1 CURSO: Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Código: EST-II Carga Horária: 72h Créditos: 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Código: EST-II Carga Horária: 72h Créditos: 5 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE TRABALHO - GRUPO JACARÉ (2017) 1) Apresentação O agrupamento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004108A - Prática de Ensino de Matemática II Docente(s) Nelson Antonio Pirola Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018 II Turma: 417 Disciplina: PSI

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004237A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física Docente(s) Roberto Nardi Unidade Faculdade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU232 Políticas de Formação Continuada de Professores/as

Programa Analítico de Disciplina EDU232 Políticas de Formação Continuada de Professores/as 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004114A - Psicologia da Educação Docente(s) Rita Melissa Lepre Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Prática de Ensino: Pensamento e Ação do professor ( ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Prática de Ensino: Pensamento e Ação do professor ( ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( ) Bacharelado DISCIPLINA: Prática de Ensino: Pensamento e Ação do professor ( X ) Licenciatura ( ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Ms. Cicília Gabriela Correia Tavares -2018- MATRIZ CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Componentes Curriculares

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA Heloise de Oliveira Carvalho* Paulo Sérgio Pereira Ricci** JUSTIFICATIVA Ao nos depararmos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Educação Inclusiva Código da Disciplina: EDU 319 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 2015/1 Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas Élidi Cristina Tinti SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros TINTI, ÉC. Referências bibliográficas. In: Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017 PróReitoria de Graduação Caracterização da disciplina Código da disciplina: NHT407215 Nome da disciplina: Avaliação no Ensino de Química Créditos (TPI): (304) Carga horária: 36 horas Aula prática: Não

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINAS Disciplina: Educação Especial e processos inclusivos Código: PPGE-1715 Carga horária/crédito: 45 h Professor/a: Denise Meyrelles de Jesus Ementa: Educação, formação humana e conhecimento. Políticas contemporâneas

Leia mais

BIBLIOGRAFIA DIRETOR E SUPERVISOR

BIBLIOGRAFIA DIRETOR E SUPERVISOR BIBLIOGRAFIA DIRETOR E SUPERVISOR CONHECIMENTOS GERAIS para os cargos de DIRETOR DE ESCOLA e SUPERVISOR ESCOLAR Documentos Institucionais 1.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE REGISTRO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE REGISTRO ESCOLAR 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2013.1 CURSO: Pedagogia FASE: 1ª. DISCIPLINA: Educação e Infância TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA: 72h/a CRÉDITOS: 04 PROFESSOR(A): Julice Dias (julice.dias@hotmail.com)

Leia mais

HISTÓRIAS, MÚSICAS, POESIAS, AUTORES E PERSONAGENS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E PROFESSORES

HISTÓRIAS, MÚSICAS, POESIAS, AUTORES E PERSONAGENS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E PROFESSORES HISTÓRIAS, MÚSICAS, POESIAS, AUTORES E PERSONAGENS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E PROFESSORES Marta Chaves (DTP-UEM) Heloisa Toshie Irie Saito (DTP-UEM) Janice Carina Groth (PG

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica PRÓ- REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 29/06/2018 Data Desativação: Nº Créditos : 3 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

ORIENTAÇÕES PARA SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA ORIENTAÇÕES PARA SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Informação: Por questões de privacidade e preservação de imagem. TODAS AS FOTOS COM CRIANÇAS FORAM REMOVIDAS DESTA APRESENTAÇÃO. SINEPE/MG

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO 1 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina O JOGO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Código Semestre Ano Letivo Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES; Área: CONCENTRAÇÃO ( x ) Nível: MESTRADO (

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Estabelece a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara.

Estabelece a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara. RESOLUÇÃO UNESP Nº 60, DE 28 DE AGOSTO DE 2007. Estabelece a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara. O Reitor da Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS.

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL E ZONA URBANA DE SÃO LUÍS. Ione da Silva Guterres Especialista em Docência na Educação Infantil pela

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Ciências. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Ciências. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Ciências Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conteúdos e fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR

Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR Profa. Dra. Flávia Dias de Souza Docente do Departamento de Educação DEPED Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Docente do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIE IDEAL UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: PEDAGOGIA ANO: 2008 HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Componente exclusivo de curso ( X ) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Nome do Componente ENSINO DA MATEMÁTICA: ESPECIFICIDADES DIDÁTICAS Discussão sobre a elaboração de registros matemáticos por crianças

Leia mais

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Teoria sócio histórico cultural de Vygotsky Professora: Camila Vasconcelos Carnaúba Lima Código: PSI06 Carga Horária:

Leia mais

HISTÓRIA HISTÓRIA. BLOCO: I DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA: 30h CRÉDITOS: 1.1.0

HISTÓRIA HISTÓRIA. BLOCO: I DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA: 30h CRÉDITOS: 1.1.0 DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO CARGA HORÁRIA: 15h CRÉDITOS: 1.0.0 EMENTA: Apresentar ao aluno a estrutura física e funcional do Curso e da instituição. Expor a filosofia, objetivo, metodologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo PROFESSORA: Caroline Kern Contato

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo PROFESSORA: Caroline Kern Contato UNIVERSIDADE DO - UDESC DEPARTAMENTO: Pedagogia CURSO: PEN-EDI Pedagogia - noturno DISCIPLINA: Currículo, Conhecimento e Cultura II Código 6 CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo 2013-2 PROFESSORA: Caroline

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Temas Transversais em Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Temas Transversais em Educação Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004528A - Temas Transversais em Educação Docente(s) Mara Sueli Simao Moraes Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE Departamento de Matemática Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE Departamento de Matemática PLANO DE CURSO 2017-II MAT 208 Prática de Ensino de Matemática IV (sujeito a alterações durante

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: ESTÁGIO IV TURMA E PROFESSOR RESPONSÁVEL: ISRAEL ELIAS TRINDADE CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 112 CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR ! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁ RIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO

Leia mais

Nome da professora: Dra. Maria Ivonete Barbosa Tamboril

Nome da professora: Dra. Maria Ivonete Barbosa Tamboril FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE - NUSAU DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA- DEPSI Resolução de criação: 048/CONDIR/1988 Renovação de Reconhecimento: Portaria 270/2017/MEC Disciplina:

Leia mais

Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação. Nome em inglês: Policies, education and deafness

Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação. Nome em inglês: Policies, education and deafness Formulário para criação, alteração e extinção de disciplinas Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO, ALTERAÇÃO E EXTINÇÃO DE DISCIPLINAS Criação ( X ) Alteração (

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004242A - Estágio Supervisionado IV: Atividades de Regência em Unidade Escolar Docente(s) Roberto Nardi Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID Área de Conhecimento Aspectos Pedagógicos do Movimento Humano Ementas / Bibliografia Ementa: Estágio Curricular Supervisionado IV Ensino Médio Objetivos.

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 6º Disciplina: F.T. do Ensino de Geografia Aulas Teóricas: 72 h / aula Aulas Práticas: Carga Horária: 72h / aula Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Apresenta

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Av. Lamartine P. Avelar, 1.120. Setor Universitário

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II

Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II 0 Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens histórica,

Leia mais

PEDAGOGIA CAMPUS / POLO DE REALIZAÇÃO: MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA (CMPP) CURSO: PEDAGOGIA

PEDAGOGIA CAMPUS / POLO DE REALIZAÇÃO: MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA (CMPP) CURSO: PEDAGOGIA EDITAL Nº 88/2014 PREG: RELATIVO AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR, PROFESSOR ORIENTADOR E SUPERVISOR DE ESTÁGIO PARA O PARFOR/UFPI PRESENCIAL. EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DE DISCIPLINAS

Leia mais